Issuu on Google+

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADIMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS EDSON PEREIRA BESSA

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

IPUPIARA-BA 2006


EDSON PEREIRA BESSA

ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO APRESENTADO À UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - CURSO DE ADMINISTRAÇAO DE PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS Orientador: Prof. RICARDO NAKAMOURA

IPUPIARA-BA 2006


ATIVIDADE DE PORTIFOLIO

“COMO O PODER SOCIOECONOMICO DE UMA PESSOA INFLUECIA NO COMPORTAMENTO DO CLIENTE E NAS AÇOES DE MARKETING DE UMA EMPRESA”.

Partes do texto pesquisado Estudo sobre o consumidor maduro. O consumidor maduro detém poder de consumo e de decisão, pois a pesquisa realizada pela a ACNielsen aponta que, 63% são chefes de família e 48% são economicamente ativos. Geralmente, eles são provedores dos filhos ou cuidam dos netos. Nas classes C e D, esse consumidor, em muitos casos, pertence a grandes famílias, e como provedor principal, ajuda sogros, irmãos, filhos e netos, que geralmente dividem a mesma casa. São duas as situações que levam esse consumidor maduro a continuar na ativa. A primeira é a questão da necessidade. A condição financeira da família impede que ele possa parar com as atividades. A segunda se refere ao estilo de vida. São aqueles que não “conseguem ficar parado” e se matem em atividade mesmo depois da aposentadoria. Esse público, mesmo com alto poder de consumo, se sente excluído das atenções. Uma das entrevistadas disse que pesquisas são feitas somente com gente jovem.

IPUPIARA-BA 2006


Eles também valorizam as marcas, mesmo que em muitos casos o preço seja considerado um pressuposto básico.

Conhecer bem esse consumidor maduro pode render bons negócios para loja. Só para ter uma idéia, em 45% das categorias esse público consome, de acordo com a pesquisa da ACNielsen, 7% acima da media em seus domicílios. Fonte: revista vitrine do varejo / ano 08 / n° 87 / março de 2006.

COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO PESQUISADO.

É fato que o poder socioeconômico de uma pessoa define o seu padrão de consumo e influencia no seu comportamento. O ser humano é totalmente dependente do meio em que vive, por isso, pessoas de classes sociais diferentes vivem em ambientes diferentes e ostentam padrões de vida que se diferem totalmente; destacando em cada pessoa um perfil de consumidor, devido a influencia da sociedade e do poder aquisitivo de cada uma delas. Toda e qualquer empresa que se baseia nesse conceito, na hora de divulgar e oferecer seu produto e serviço, irá fundamentar a relação com o cliente, analisando seu comportamento, seu padrão de vida e sua cultura, definindo o perfil de cliente a atingir e estabelecendo desta forma, as ações de marketing da empresa, buscando assim, o vinculo de uma boa relação entre empresa e cliente.

IPUPIARA-BA 2006


AÇÕES DE MARKETING PAR A O PÚBLICO PESQUISADO.

Após ter conhecido as necessidades e desejos desses consumidores, e as influencias do poder socioeconômico, as ações de marketing a serem tomadas são: Oferecer descontos especiais para um determinado volume de compra, pois o pressuposto básico para a maioria dessa classe de consumidor é o preço. Oferecer serviços diferenciados, como bom atendimento, entrega em domicilio, brindes e outros; Porque eles se sentem, excluídos das atenções; e se forem surpreendidos com serviços que atendam suas expectativas, poderá responder com boas compras e a fidelizaçao. Fazer também promoções nos produtos como: comida congelada, massas e alimentos semiprontos e nos produtos de marcas. Porque esse público valoriza muita a praticidade, e as marcas próprias além de serem bem percebidas, são para eles símbolos de status.

IPUPIARA-BA 2006


Comportamento do Consumidor