Page 1

NEROFILM - VERSUSFILMS - PROGRAMA IBERMEDIA

DIAS NUBLADOS Projeto Longa Metragem de Paula Fabiana.


DIAS NUBLADOS-FILME

SINOPSE:

Produção de filme de longa metragem de aproximados 90 minutos, cuja proposta narrativa objetiva a realização de obra de gênero drama político que, sem tomar posição partidária ou ideológica, retrata o encontro de duas mulheres que buscam um novo recomeço em uma época conturbada de esperança e incertezas. O personagem de Roberta, protagonizado por Mariana Lima retorna ao Brasil após alguns anos de exílio. Antônia, por sua vez, teve sua filha desaparecida em 1970, e acredita que Roberta possa ter estado com esta, buscando esclarecer o desaparecimento da filha, busca por Roberta. Roteiro selecionado pelo Programa Ibermedia.


N ERO F ILM

Argumento: Dias Nublados

Em seu primeiro ato no ano de 1969, o roteiro apresenta Marina, uma estudante e ativista integrante de uma organização de resistência ao regime caindo na clandestinidade e desaparecendo juntamente com outros companheiros. Essa ausência é um dos temas dessa obra que aborda a angústia dos familiares que em tempos de ditadura buscam por notícias de seus familiares desaparecidos. Essa dor é representada pelo personagem de Antônia que, a partir desse ponto, começa a viver a angustia da espera e uma busca silenciosa por respostas em tempos de repressão e censura. A busca de Antônia pela filha desaparecida já atravessou uma década de silêncio e angústia. Essa mãe incansável encontra em Roberta mais que uma esperança de desvendar os fatos em torno ao desaparecimento da filha. O Roteiro é marcado pela aproximação desses personagens e pelas lembranças que surgem em torno ao desaparecimento de Marina. Em uma narrativa que explora o conceito de busca ao tempo que propõe um resgate histórico em torno a esses fatos ocorridos na história recente do Brasil. O segundo ato se inicia com a chegada de Roberta, personagem que após um longo período de exílio na Europa decide retornar ao Brasil, já que a Lei da Anistia, de 1979, foi outorgada. Assim, o início dos anos 80 é contextualizado como um período conturbado pelo fim da ditadura, marcado por ataques terroristas da extrema direita. Nesse clima tenso, frente a frente com o passado, Roberta desconfia que a ditadura ainda domina o país e começa a temer por sua segurança ao tempo que o encontro com Antônia lhe traz as lembranças do período que tenta esquecer.

2


Bruno, por sua vez, tenta trazer para Roberta a esperança de um novo recomeço e a possibilidade de uma nova vida. Nessas memórias retornamos ao passado de Roberta. Dessa vez como uma jovem corajosa que vive na clandestinidade e ambiciona retornar a guerrilha urbana. Essas memórias fragmentadas funcionam como peças de um quebra cabeça que não se completa, mas que revela parte da história. Nessas lembranças de Roberta existe a culpa diante dos acontecimentos que levaram a captura dos jovens que estavam com ela na clandestinidade - inclusive Marina. Esse segredo ela decide por fim revelar a Antônia - é o clímax e resolução do roteiro.

PROPOSTA: Produção de filme de longa metragem, de narrativa intimista e de resgate histórico, focado nas relações humanas, mais especificamente, entre duas personagens centrais que tiveram suas vidas devastadas pelo Golpe de 1964. O filme se inicia nos anos 80. A personagem de Antônia, uma senhora de classe média, de aproximados 50 anos, que busca pela filha desaparecida desde 1970 e encontra em Roberta uma exilada que retorna do exílio com a esperança de desvendar tais fatos. Nesse cenário de abertura política, retornos dos exilados, e atentados terroristas, o filme tem em seu cenário o período dos anos 80. A proposta da obra é acompanhar a vida dessas duas personagens, revelando personagens complexos em um período de mudanças. Este filme de narrativa poética explora dois personagens centrais e o que está ao redor deles, ao tempo em que busca resgatar temas e fatos importantes do período que ainda hoje prevalecem, tal como o processo de Anistia, a volta dos exilados, a abertura política, etc. Em uma obra que não faz posição política ou partidária, mas busca trazer a reflexão da importância da democracia. A narrativa construída através do conceito de Walter Benjamin sobre o resgate do tempo, propõe uma narrativa construída a partir dos fragmentos em uma busca pelo resgate da memória, buscando narrar de forma sutil a força desses fatos ocorridos. Acredito que esse tipo de proposta cinematográfica deve ser valorizado pelo seu intuito de resgate histórico e pela proposta de gênero, pois os tempos atuais mostram cada vez mais a importância e a necessidade desse estilo de obra cinematográfica.

3


OBJETIVOS: Realização de filme de longa Metragem de aproximados 90 minutos. Fomento a produção audiovisual brasileira.

LOCAÇÕES:

Geração de empregos e oportunidades a novos talentos.

Esse filme será produzido nas cidades de Santos e São Paulo com o apoio da Film Commission Santos - Film Commission São Paulo - Ecine e Instituto Quero Cinema.

Produção de obra de qualidade cinematográfica. Projeção em Festivais nacionais e internacionais, cinemas, net e TV.

4


D IAS N UBLADOS - F ILME .

EQUIPE TÉCNICA:

P AULA F ABIANA - D IRETORA /R OTEIRISTA C RISTINA M ENDONÇA - P RODUTORA L UÍS V ALENTÍ - P RODUTOR D IRETOR DE FOTOGRAFIA - RUI POÇAS P RODUTORAS : N ERO F ILM - P RODUTORA

DE CINEMA E VÍDEO LTDA

V ERSUS F ILMS - E SPANHA DISTRIBUIDORAS: E LO C OMPANY B RASIL / V ALENTÍ F ILMS E SPANHA

A POIO P ROGRAMA I BERMEDIA .

5


NEROFILM PRODUTORA DE CINEMA E VÍDEO LTDA .

Essa maldita vontade de ser pássaro - longa.

EXIBIÇÃO EM FESTIVAIS: 35 Festival International Cairo - Egito - 2012. 14 Festival International Bratislava - Eslováquia-2012. 29 Festival de cinema Bogotá - Colombia - 2012. Morrow -Festival Internacional Moscou - Russia - 2012 Festival Internacional de Isla Marguerita - Venezuela -2012. Festival de cinema latino americano de Trieste - Itália - 2012. Festival Internacional de Girona - Espanha - 2012. Festival Internacional Puebla - México - 2012. Festival Internacional CINEB -Santiago - Chile - 2012. Festival Internacional de San Diego - Estados Unidos - 2012. Festival de CineUnder- Argentina - Buenos Aires - 2012. Festin - Lisboa - Portugal -2013. Festival Internacional de Bangalore - India - 2013. Festival Libercine -Buenos Aires - Argentina - 2013. Festival Internacional Cinerama BC - Camboriu - Brasil - 2013.

6


NEROFILM PRODUTORA DE CINEMA E VÍDEO LTDA .

CURTAS : CANA AMARGA - INTOLERÂNCIA

OBRAS REALIZADAS:

Essa maldita vontade de ser pássaro - longa -89minBrasil/2012. (Prêmio Menção honrosa Festival internacional Cinerama -2013) Fragmentos de la guerra - vídeo instalação - 11 min -Fundaçao Bilbao Arte/2008-2009. (Prêmio exposição individual 2009). Desencontro - curta - 35mm - 6min - Brasil - 2004. (Prêmio ABD-SP - Projeção cinemark - 2004). Cana Amarga - curta - 16mm - 17min - Brasil - (Prêmio melhor direção Mostra Goiânia curtas 2013-Prêmio melhor curta CurtaSE-Sergipe 2004- Prêmio melhor curta Festival Guarnicê Maranhão-2004). Para que servem os anjos - vídeo contemporâneo 7min - 2004/Prêmio Sergio Motta 2004). Cotidiano - curta- 16mm - 5min - 2003. Intolerância - curta - super8 - 9min - 2002 . (Melhor curta experimental FAM Festival Audiovisual do Mercosul - 2002 - Melhor curta festival Super 8 Campinas - SP).

7

Dias Nublados Filme  

Projeto de longa metragem de ficção

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you