









![]()










Gregório José Lourenço Simão
Jornalista / Radialista / Filósofo
Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.
O direito de arrependimento e a esperteza dos bancos
O Código de Defesa do Consumidor, coitado, é uma das peças literárias mais otimistas já escritas no Brasil. Está lá, bonito, prometendo mundos e fundos: o consumidor tem sete dias pra se arrepender da compra feita fora do estabelecimento comercial. Lindo, não? Uma poesia jurídica! Só faltou avisar que, na prática, o arrependido é quem mais sofre.
Funciona assim: você compra, paga, não recebe, se arrepende. Até aí, tudo certo. Aí vem o banco, de terno bem passado, e diz: “Sim, senhor cliente, o senhor tem o direito de se arrepender, mas precisa aguardar o procedimento interno, a análise do setor, o fechamento da fatura, o protocolo, o alinhamento de sistemas e o Mercúrio retrógrado.” Resultado: o consumidor passa o prazo de arrependimento tentando entender em qual camada da Via Láctea o banco arquivou sua solicitação.
Os bancos descobriram um talento raro: o de transformar um direito em um labirinto.Elesnãonegam—apenasdificultamatéqueocidadãodesista.Éaversão financeira do “volte amanhã”. E se o cliente insiste, o banco responde com aquele sorriso de manual: “Estamos analisando o caso.” Analisando o quê, exatamente? O arrependimento do cliente ou o tamanho da taxa que podem cobrar antes de resolver?
Enquanto isso, o tempo corre, e o estorno — que deveria ser simples, rápido e moralmente óbvio — vira uma maratona burocrática. O consumidor, que já perdeu o produto e a paciência, agora também perde a fé.
E o banco, impassível, segue ganhando: cobra juros, taxas, IOF e talvez até um adicional por “tempo de espera espiritual”.
A esperteza é sutil, quase elegante. O banco não precisa trapacear — basta ser lento.Alentidão virou estratégia.Afinal, quanto mais tempo o cliente demora pra ser ressarcido, mais dinheiro fica parado rendendo... pra quem?Adivinhe. No fim, o direito de arrependimento acaba alendo o mesmo que promessa de político em época de eleição: bonito no papel, inútil no bolso.
É por isso que, neste país tropical e cordial, o arrependimento é livre, mas o estorno é caro. E os bancos, sempre geniais, descobriram a fórmula perfeita: deixar o consumidor tão cansado que ele desiste antes de vencer.
Afinal, arrependimento é humano. Mas banco esperto… é institucional.

Otempo em Santa Catarina deve se manter firme em todas as regiões nesta sexta-feira (21), porém, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil alerta para o retorno de instabilidades no estado a partir da tarde de sábado (22). A formação de um sistema de baixa pressão na costa do Uruguai favorece para condições de temporais.
Conforme a Defesa Civil, nesta sexta-feira o sistema de alta pressão se afasta para o oceano, favorecendo o aumento das temperaturas em todas as regiões. Nos planaltos, as mínimas ficam entre 6°C e 10°C, enquanto nas áreas restantes, variam entre 15°C e 17°C. Já as máximas, alcançam valores entre 29°C e 32°C no Grande Oeste e no Litoral Sul, as demais regiões registram máximas que oscilam entre 28°C e 30°C. Em relação às condições marítimas, o dia inicia com ondas entre 2 e 2,5 m no Litoral Sul, diminuindo ao longo do dia.
Para o sábado (22), o órgão informa que o começo do dia deve ser de tempo firme e presença

de sol, mantendo a tendência dos dias anteriores. Mas a formação do sistema de baixa pressão na costa do Uruguai favorece o retorno das instabilidades. A partir da tarde, há condições para temporais, especialmente no Grande Oeste e nas áreas
de divisa com o Rio Grande do Sul, que avançam para as demais regiões entre a tarde e à noite. Risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e alagamentos pontuais.


Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Salmos 3:1

Fundado em 07 de junho de 1997
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.
Impressão: Gráfica Soller
BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC
Rua São João Batista, nº 661
Whatsapp: (48) 99671-3638
E-mail: diarioomunicipio@gmail.com
Portal: www.diarioomunicipio.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

Natardedeontem,terça-feira (29/11), uma comitiva da Prefeitura de Sangão esteve em Florianópolis para uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (SED). Participaram do encontro o prefeito CastilhoSilvanoVieira,ochefe de gabinete Renato Antunes, a secretária de Educação Gislaine de Souza e a assistente pedagógica Marieli Eva. A comitiva foi acompanhada pelo Deputado Estadual Zé Miltom Acomitivafoirecebidapela secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, e pela secretária adjunta da Educação, Kênia Andresa

Messias ao STF
Scarduelli. O tema central do encontro foi a construção de uma nova creche no bairro Santa Apolônia, cujo projeto está orçado inicialmente em R$ 3.421.561,09. Durante a reunião, o prefeito e a secretária de Educação apresentaram todo o projeto às representantes do Estado, destacando a importância da obra para o desenvolvimento da comunidade, ampliando vagas na educação infantil e garantindo um espaçomoderno,seguroeadequado às necessidades das crianças.
Para o prefeito Castilho
SilvanoVieira,aagendafoiextremamente positiva:
“A reunião seguiu os rumos que esperávamos. Voltamos para Sangão confiantes de que o pedido será atendido. Nossa expectativa é de que, em breve, possamos anunciar essa grande conquista em parceria com o Governo do Estado.”
A Prefeitura de Sangão segue empenhada em fortalecer a educação infantil, ampliando investimentos e buscando apoio estadual para transformar ainda mais a realidade das famílias sangãoenses.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (20), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ser o sucessor de Luís Roberto Barroso como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A oficialização da indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, vinha sendo especulado como opção número um para a indicação ao cargo, mas outras possibilidades como o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também apareciam nas “bolsas de apostas”.

Carlos Bolsonaro (PL-RJ), vereadordoRiodeJaneiroepré-candidato a senador por Santa Catarina, reiterou o apoio à candidatura da aliada CarolinedeToni(PL-SC)comocompanheira de chapa e insinuou que o governador Jorginho Mello (PL) poderia estar descumprindo um acordo na formação da aliança para as eleições de 2026. As afirmações foram feitas ao colunista do portal Metrópoles Paulo Capelli e divulgadas nesta quarta-feira (19). Segundo o colunista, Carlos Bolsonaro afirmou que o desejo do pai, Jair Bolsonaro, e da família é o de que as duas candidaturas do PLfiquem com ele e Carol deToni.Também afirmou que o apoio a essa dupla deve permanecer mesmo que Carol precise trocar de partido. Segundo Carlos, o combinado seria que Jair Bolsonaro escolheria um candidato ao Senado e Jorginho Mello, o outro. O ex-presidente teria optado pelo filho; já o governadorteriaescolhidoCaroldeToni.Depoisdaconversaentreoex-presidenteeogovernador,noentanto,Jorginhoteriaindicadoapreferência porapoiarEsperidiãoAmin(PP-SC).Issopermitiriaampliarogrupode partidos na coligação para disputar a reeleição em 2026 e, por consequência, o tempo da propaganda política na televisão.

Carlos Bolsonaro afirmou que deve renunciar ao cargo de vereador no Rio em 15 de dezembro e mudar o domicílio eleitoral para São José, na Grande Florianópolis. Atualmente, o título de eleitor dele permanece no Rio, mas ele precisa transferir o documento para Santa Catarina até o começo de abril do próximo ano, se quiser concorrer ao Senado pelo Estado em 2026.


Na próxima segunda-feira, 24 de novembro, Capivari de Baixo receberá o Ônibus Lilás, unidade móvel do Governo do Estado que oferece acolhimento, orientação e serviços especializados para mulheres. O veículo estará estacionado no Ginásio Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, no Centro, das 9h às 15h, com atendimentos gratuitos na área social, além de ações de promoção dos direitos humanos e prevenção à violência contra a mulher. A iniciativa integra o Projeto Recomeçar em Movimento, desenvolvido pelo Creas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem como objetivo fortalecer a rede de proteção feminina, por meio de escuta qualificada, acolhimento e difusão de informações. As atividades começam às 9h, com a abertura oficial e apresentação de dança do Ceaca. Entre9he15h,aequipetécnicadoCreasestarádisponívelparaorientações, esclarecimento de dúvidas e inscrições para o Projeto Recomeçar de 2026. Também das 9h às 13h, o Cras realiza o projeto Social + PertodeVocê,comorientaçõessobreCadÚnicoeProgramaBolsaFamília. O serviço de manicure com alunas do Cras ocorre em dois períodos: das 9h às 11h e das 13h às 14h.ARede Feminina de Combate ao Câncer atenderá o público das 9h às 15h, oferecendo informações e esclarecendo dúvidas. No mesmo horário, o Sine disponibilizará vagas de emprego. Já a Secretaria Municipal de Saúde ofertará, das 9h às 12h, auriculoterapia, aferição de pressão arterial e exame de glicemia (HGT). Às 10h, está programada uma roda de conversa sobre autoestima e empoderamento feminino, conduzida por Meilene V. Nogueira. Das 12h às 13h, haverá apresentação de defesa pessoal para mulheres, comAlex Nascimento. Encerrando a programação, das 14h às15h,osargentoPMElissonrealizaráumarodadeconversasobreo botãodopânicoeosmecanismosdeproteçãoàsmulheres.Paraasecretária de Desenvolvimento Social Thayse Izidro, a presença do Ônibus Lilás em Capivari de Baixo representa mais um passo no compromisso com a valorização e o respeito às mulheres. “Nossa intenção é oferecer acesso a serviços fundamentais de forma próxima e humanizada. A programação foi pensada com muito carinho e atenção para realizar acolhimento e fortalecer a cidadania de nossas mulheres”.


Oatual diretor de relações institucionais da Frente de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), Edinho Bez afirmou que avalia voltar à disputa eleitoral em 2026, como deputado federal pelo MDB, decisão que deve ser anunciada até dezembro. “Eu nunca corri da raia, tenho compromisso com a região e estou avaliando com calma, porque não posso brincar com tudo o que construí”, afirmou Edinho.
Segundo ele, lideranças do partido nas três microrregiões do Sul já o procuraram para alinhar a estratégia. “O MDB precisa ter um representante de cada microrregião. Já temos
Tiago Zilli na Amesc, Jorge Koch na Amrec e a Amurel também precisa de um nome”, destacou. Edinho disse ainda que deputados e prefeitos aguardam sua definição para organizar dobradinhas e composição de campanha. Caso confirme a candidatura, Edinho disputará uma vaga à Câmara Federal e poderá reeditar parceria eleitoral com o deputado estadual Tiago Zilli, que reforçou apoio ao ex-parlamentar durante entrevista. O MDB, segundo Edinho, deverá estar novamente coligado com o governador Jorginho Mello em 2026, repetindo a aliança construída na eleição anterior.

Matérias votadas e aprovadas na Quadragésima Primeira Sessão Ordinária, em 18 de novembro de 2025:
• Indicação nº 222/2025 – Sugere ao Poder Executivo que determine à Secretaria de Obras, a realização de reparos na rede de drenagem e limpeza das bocas de lobo no Bairro Rio Carvalho (Autoria – Vereador Ivan Vieira/PL).


te, providencie, assim que possível, a reforma do Ginásio de Esportes da Comunidade de Rio América, neste município (Autoria – Vereadora Izolete Duarte Vieira/PP).

Executivo que, através do setor competente, providencie a construção do Portal de Entrada Ala Norte na entrada do Bairro Nova Itália, ou confordor José Carlos José/PP).

• Indicação nº 224/2025 – Sugere ao Poder Executivo que determine à Secretaria de Saúde que disponibilize um Odontopediatra à população do município de Urussanga (Autoria – Vereadora Rosemeri Aparecida Mafra da Silva /PL).
• Indicação nº 223/2025 – Sugere ao Poder Executivo Municipal que, através do setor competen-

• Indicação nº 225/2025 – Sugere ao Poder

• Indicação nº 226/2025 – Sugere ao Poder Executivo que, através do setor competente, providencie licitação para implantação de pontos de táxi nos Bairros Nova Itália, De Villa e Estação, neste município (Autoria – Vereador José Carlos José/PP).
• Indicação nº 227/2025 – Sugere ao Poder Executivo que, através do setor competente, providencie a pavimentação asfáltica da Rodovia dos Imigrantes Italianos, no trecho que vai do Rancho dos Bugres até a divisa com Pedras Grandes (Autoria – Vereador José Carlos José/PP).




• Moção nº 22/2025 – Solicita o envio de Moção de Aplausos aos atletas Gustavo de Lorenzi, rara Beninca pela conquista do vice campeonato na série prata da Liga de SC de vôlei (Autoria –Vereador Ivan Vieira /PL).




Em uma reunião que ocorreu no Palácio Barriga Verde, na capital catarinense, representantes de Treze deMaiosereuniramparadiscutir pautas essenciais para o desenvolvimento do município. O encontro contou com a presença do prefeito Nenem e dos vereadores Fábio, Rogério e Jaco, que destacaram a importância de parcerias e investimentos para a melhoria da qualidade de vida da população.
Um dos principais anúncios da reunião foi feito pelo deputado Tiago Zili, que confirmou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil. Esse recurso será fundamental para ampliar investimentos em infraestrutura, uma das áreas que mais necessita de atenção no município. Durante sua fala, o deputado ressal-
tou a importância do trabalho coletivo: “Estamos aqui para somar esforços e garantir que Treze de Maio receba os investimentos que merece. Essa emenda é um passo importante para o desenvolvimento da infraestrutura local, que impacta diretamente a vida dos cidadãos”.
O prefeito Nenem, por sua vez, expressou sua gratidão ao deputado e enfatizou que a emenda representa uma oportunidade ímpar para o município. “Agradeço ao deputado Tiago Zili pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho. Esses recursos serão direcionados para obras que vão melhorar o dia a dia da nossa população, como a recuperação de estradas e a ampliação de serviços públicos”, afirmou.
Os vereadores também abordaram a importância de
um planejamento estratégico que garanta a aplicação correta dos recursos. “É fundamental que cada centavo dessa emenda seja utilizado de forma transparente e eficaz. Precisamos ouvir a comunidade e entender suas prioridades”, destacou o vereador Rogério.
A reunião também trouxe à tona outras pautas relevantes, como a necessidade de melhorias na saúde e na educação. Fábio, um dos vereadores presentes, sugeriu a criação de um comitê que envolva a população nas decisões sobre o uso dos recursos. “O povo deve ser ouvido. Vamos trabalhar juntos para que esses investimentos reflitam as reais necessidades de Treze de Maio”, disse.
Com a confirmação da emenda, o município se vê

diante de uma nova perspectiva de desenvolvimento. A expectativa é que, com a destinação desses recursos, seja possível realizar obras quepromovamnãoapenasa infraestrutura, mas também o bem-estar social. A união entre os representantes da
cidade e o apoio do governo estadual são vistos como fundamentais para que Treze de Maio alcance novos patamares de qualidade de vida.
O próximo passo será a elaboração de um plano de ação que defina como os re-
cursos serão aplicados, garantindo que as prioridades da população sejam atendidas. A expectativa é que as melhorias comecem a ser visíveis nos próximos meses, trazendo esperança e progresso para todos os cidadãos de Treze de Maio.
Os próximos três anos — 2026, 2027 e 2028 — serão marcados por uma intensa agendacultural,educativaeempreendedora em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina.
A mobilização regional pretende valorizar o legado dos imigrantes que moldaram a identidade local e impulsionaram o desenvolvimento econômico, social e cultural de diversas cidades.
Opontoaltodaprogramação está previsto para 28 de abril de 2027, data que marca a chegada dos primeiros imigrantes à Colônia Azambuja, em Pedras Grandes — marco histórico que simboliza o início de uma nova era para a região.
Entretanto, as atividades começam já em 2026, com a ce-
lebração dos 135 anos da Colônia Nova Veneza, e seguem até 2028, quando Urussanga comemora o seu sesquicentenário.
Paraplanejaresseamplocalendário de ações, uma reunião estratégica foi realizada nesta terça-feira no castelo do agente Consular Honorário da Itália em Criciúma, Olvacir José Bez Fontana, localizado em Caravaggio, Nova Veneza. O encontro reuniu representantes de entidades culturais, lideranças comunitárias e prefeitosdediversascidadessul-catarinenses,unidospelopropósitodeorganizarumaagendasólida, participativa e histórica.
O grupo surgiu da necessidade de estruturar eventos que celebrem, com profundidade e visão contemporânea, o sesquicentenário da imigração italiana no Sul de Santa Catarina. Um
dospilaresdaprogramaçãoserá o empreendedorismo, inspirado no espírito pioneiro dos imigrantes que, ao chegarem à região, fundaram engenhos, fábricas e iniciativas que impulsionaram o progresso local.
Participam do grupo — que deverá ser ampliado nas próximas semanas — os prefeitos Agnaldo Filippi (Pedras Grandes), Stela Talamini (Urussanga) e Ângela Ghislandi (Nova Veneza), o ex-deputado Ronaldo Benedet, além de historiadores como Adilcio Cadorin, escritores, jornalistas, associações italianas, empresários, ex-prefeitoseacadêmicos.Todoscomprometidoscomaconstruçãode umaagendaquehonreopassado, fortaleça o presente e projete o futuro da italianidade na região.







ASecretaria Municipal deAssistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, participou, a convite das escolas municipais Giacomo Bez Fontana e João Sartor, de uma apresentaçãoespecialdecapoeirarealizadapela oficina do CRAS, conduzida pelo oficineiro Rafael.
AscriançasdoSCFVforamrecebidascommuitocarinhoe entusiasmo pelas equipes das escolas, que acolheram e valorizaramaparticipaçãodogrupo.ParaasecretáriadeAssistência Social, Keite Fernandes Borges, “é um orgulho poder participar com essas crianças nesses momentos de interação”, destacando a importância de acompanhar, incentivar e reconhecer cada vivência proporcionada a elas.
A atividade integrou a programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, reforçando o compromisso do município com o respeito, a valorizaçãodaculturaafro-brasileiraeapromoçãodaigualdaderacial.
Durante a apresentação, as crianças puderam demonstrar seus aprendizados, fortalecer vínculos e vivenciar momentos de integração, cultura e cidadania — experiências que enriquecem seu desenvolvimento e reafirmam a relevância do trabalho realizado pelo SCFV.

Odeputado estadual Volnei Weber realiza, no próximo dia 24 de novembro, a entrega do Prêmio “SC Vale Ouro”, uma iniciativa inédita de seu gabinete que tem como objetivo reconhecer e valorizar empresas catarinenses que se destacaram no cenário nacional e internacional ao longo de 2025.Ao todo, 42 organizações serão homenageadas pela excelência, inovação e contribuição ao desenvolvimento econômico de SantaCatarina.
Criado para evidenciar o protagonismo do empreendedorismo catarinense, o prêmio reconhece empresasdediferentesportesesegmentos que conquistaram premiações relevantes no país e no exterior.Aproposta,segundoodeputado, é fortalecer a visibilidade das marcas catarinenseseincentivarumambiente cada vez mais competitivo e inovador.
“O Prêmio ‘SC Vale Ouro’ nasceu com o propósito de valorizar quem faz Santa Catarina avançar. Queremos celebrar a dedicação, a inovaçãoeotalentodosempreendedores que projetam o nome do nossoEstadoparaoBrasileparaomundo. Mais do que uma homenagem, esta iniciativa coloca Santa Catarina em evidência e reforça nosso compromisso em estimular a excelência e atrair novos investimentos”, desta-
cou Volnei Weber.
O parlamentar também ressalta que a intenção é tornar o prêmio permanente na agenda estadual. “Nosso compromisso é consolidar o ‘SC Vale Ouro’ como um reconhecimento anual, que incentive ainda mais empresas a seguirem o caminho da inovação, da competitividade e dos resultados que orgulham Santa Catarina”, afirmou.
O evento, aberto à imprensa e autoridades, será marcado pela valorização dos 42 premiados, representantes de diversos setores que contribuem diretamente para o fortalecimento da economia catarinense.
Serviço
Data: 24 de novembro
Horário: 19h
Local: Auditório Deputada Antonieta de Barros – Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Listagemdos42homenageados do prêmio “SC Vale Ouro”
1. Stannis Cervejaria – premiação no Brasil Beer Cup 2025
2. Opa Bier Cervejaria – premiação no World BeerAwards 2025
3. Cervejaria Big Jack – destaque no Concurso Brasileiro de Cervejas 2025
4.BenjaminKombucha–prêmio
The Best of Show 2025 como melhor kombucharia do ano
5. Nugali Chocolates – destaque no International Chocolate Awars, London Awards e Academy of ChocolateAwards 2025
6. Rocha Alimentos – destaque na EXPOSUPER 2025 como melhor visual merchandising
7. Apis Nativa Agroindustrial Exportadora - medalha de ouro no Paris International HoneyAwards 2025
8. Queijo com Sotaque - Super OuronoFestivalQueijosPrêmioBrasil 2025
9. Grupo Giassi - Prêmio ProfissionaisdoAnoABRAS2025,nacategoria Diretor Comercial
10. Vinícola Bianco - prêmios Wines of Brazil Awards 2025 e Brasil Wine Cup 2025
11. Vinícola Thera – título na Grande Prova Vinhos do Brasil 2025 e medalha de prata no Decanter World WineAwards 2025
12. Vinícola De Noni – Brasi Wine Cup 2025
13. Brennstube Licores e Destilados - destaque no Brasil Cup 2025 e medalha de ouro no prêmio The Best of Show no Brasil Spirits Cup 2025
14. Nectar Hidromel - medalhas de ouro no Brasil Cup 2025
15. Docca Distillery - eleita a destilaria mais premiada no Brasil

Spirits Cup 2025
16. Cachaçaria Spézia – premiações no Brasil Spirits Cup 2025
17. Cervejaria 048 - medalha de ouro no prêmio The Best of Show 2025 e múltiplas medalhas no Brasil Beer Cup
18. WEG Equipamentos Elétricos – destaque no anuário Valor 1000 na categoria Mecânica
19. Condor S/A- primeiro lugar no Prêmio de Disrupção em Inovação (categoria Impacto Ambiental ou Social)
20. Fazzenda Park Hotelprêmio Melhores Destinos 2024 / 2025
21. Beto Carrero World – premiação no Traveller´s Choice
22. Cooperaliança – prêmios da ANEEL de Satisfação do Consumidor 2025
23. EPAGRI - premiaçãoAgilidade2025peloprojetodetransformação digital
24. Librelato Implementos Rodoviários – prêmio Lótus 2025
25. Invento Chocolates Bean to Bar – medalha de ouro no Prêmio Bean to Bar Brasil 2025
26. Cafundó da Serra Cachaçaria - medalha de duplo ouro no Concurso New Spirits 2025
27. Flor da Cana Cachaçaria - medalha de prata na EXPOCACHAÇA - MG e da medalha de

ouro no Concurso Mundial de Bruxelas - Bélgica 2025
28. Cachaça Refazenda –concurso New Spirits 2025
29. Rancho Santa Fé - Prêmio Mérito Sensorial no Concurso New Spirits 2025
30. Cachaça Imigrante - Prêmio Mérito Sensorial no Concurso New Spirits 2025
31. Sicoob Credivale SCGreat Place to Work 2025
32. Fazenda Santa Bárbaracampeão nacional de produtividade na Safra 2024/2025 pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB)
33. Unika Cervejaria - medalha de ouro no Brasil Beer Cup 2025
34.Adeucélio Sartor - primeiro lugar na categoria Ovos por Galinhas Capitalizadas no Prêmio SuperAgro da JBS 2025
35. Coopercocal - prêmio Brasil Permissionária acima de 10.000 unidades consumidoras
36. Baly Brasil - prêmio Expositor EXPOAPRAS by Popai 2025
37. Vinícola Quarezemin –Brasil Wine Sup 2025
38. Vinícola Trevisol - Brasil Wine Cup e Wines of Brazil Awards 2025
39. Costão do Santinho Resort & Spa – Traveller Review Award 2025
40. Cachaça do Conde - medalhas de ouro nos concursos Spirits Selection 2025 e New Spirits 2025
41. Cachaçaria Moendãoconcursos Brasil Spirit Cup e New Spirits 2025
42. Hospital São José de Criciúma – selo Diamante do Angels Awards 2025.


A5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu, por unanimidade, receber integralmente as denúncias apresentadas pelo Ministério Público contra prefeitos, ex-prefeitos e executivos ligados ao Grupo Serrana Engenharia, investigados no âmbito da Operação Mensageiro, considerada a maior ação anticorrupção da história recente do Estado.
A decisão, relatada pela desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, envolve três frentes municipais: Jaguaruna, Imaruí e Balneário Barra do Sul; além do núcleo empresarial que, segundo o MP, centralizava as operações de pagamentos de propina, manipulação de licitações e controle dos contratos municipais de coleta de lixo.
Em Jaguaruna, o Ministério Público afirma que o ex-prefeito Edenilson Montini da Costa recebeu cerca de R$ 510 mil em propina, distribuídos em pelo menos quinze entregas realizadas sempre em envelopes pardos pelo funcionário Altevir Seidel, apontado como mensageiro da organização criminosa.
As vantagens ilícitas estariam vinculadas à manu-
tenção dos contratos firmados pela prefeitura com o Grupo Serrana, que teriam inclusive sido aditivados ao longo dos anos. A investigação juntou documentos, registrostelefônicos,contratos, planilhas internas da empresa e anotações financeiras recuperadas durante as diligências.
Com base nesse conjunto probatório, a relatora concluiuqueháindíciossuficientes para a abertura da ação penal.
Em Imaruí, o caso envolve dois ex-prefeitos: Rui JoséCandemilJúnioreAmarildo Matos de Souza. O MP sustentaqueRuiteriarecebido aproximadamente R$ 308 mil em valores clandestinos, repartidos em 16 repasses ao longo do mandato, igualmente entregues por mensageiros da empresa.
Segundo a denúncia, o editaldaprincipallicitaçãode resíduos da cidade teria sido redigido pela própria Serrana, entregue ao prefeito em umpendriveepublicadocom cláusulas restritivas capazes de impedir a participação de concorrentes.
investigação reuniu registrosdeWhatsApp,bilhetagem telefônica, planilhas de controle interno e documentos apreendidos no sistema
da empresa. Para o Tribunal, o conteúdo apresenta, nesta fase, coerência narrativa, individualização de condutas e embasamento mínimo exigido para o prosseguimento da ação penal.
Em Balneário Barra do Sul, a denúncia aceita recai sobre o ex-prefeito Antônio Rodrigues, acusado de receber R$ 30 mil em espécie em um encontro marcado por mensagens de WhatsApp com um funcionário da empresa. De acordo com o MP, o pagamento teria ocorrido após determinação do empresário Odair Mannrich, que buscava antecipar valores e regularizar repasses diante do avanço das investigações.
A bilhetagem telefônica indica a presença do emissário do Grupo Serrana na região da prefeitura no horário aproximado do encontro, enquanto a perícia extraiu mensagens e registros que, para o Ministério Público, reforçam a tese da entrega. As planilhas apreendidas também contêm referências específicas ao município e aos supostos valores destinados aos gestores locais.
Dos três ex-prefeitos que viraram reús, apenasAntônio Rodrigues foi preso em uma das fases da operação.
Além dos núcleos municipais, o Tribunal descreve o Grupo Serrana como uma estrutura empresarial organizada e funcional, com divisão clara de tarefas entre diretores, funcionários administrativos e mensageiros encarregados das entregas de dinheiro. A acusação aponta que a organização atuava em mais de 140 municípios, mantinha contabilidade paralela baseada em notas fiscais frias e elaborava editais com cláusulas direcionadas para garantirexclusividadeemlicitações públicas. Documentos internos, planilhas recuperadas após tentativas de destruição e o depoimento de colaboradores compõem a base das investigações,queagoraavançam para a fase de instrução processual.
O que argumentaram as defesas dos ex-prefeitos
A defesa do ex-prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, alegou que a denúncia estaria fundada exclusivamente em delações premiadas, sem provas autônomas que a sustentassem, e que por isso faltaria justa causa para a ação. A defesa sustentou ainda a ausência

de ato de ofício que configurasse corrupção e pediu absolvição sumária.
As defesas de Rui José Candemil Júnior e Amarildo Matos de Souza afirmaram que os depoimentos dos colaboradores seriam contraditórios, que não haveria descrição de hierarquia ou divisão de tarefas capaz de caracterizar organização criminosa e que a bilhetagem telefônica não comprovaria entrega de valores. Alegaram também nulidade das colaborações premiadas, ausência de ato de ofício e falta de competência do Tribunal em relação a Amarildo.
Já em Balneário Barra do Sul, a defesa de Antônio Rodrigues afirmou que a denúncia não corresponderia aos resultados das diligências, que não existiriam provas periciais da entrega do dinheiro e que os aditi-
vos contratuais eram legais e aprovados pela Câmara Municipal, argumento que, segundo a defesa, tornaria “ilógica” a acusação de pagamento de vantagem indevida. Também contestou a confiabilidade dos colaboradores.
O Tribunal, entretanto, rejeitou todos os argumentos preliminares, afirmando que existem elementos externos às delações capazes de sustentar a abertura das ações penais e que questões sobre contradições, veracidade de provas e credibilidade de testemunhas serão analisadas durante a instrução. Com a aceitação das denúncias, os processos entram agora na fase de oitivas, perícias e confrontação entre as versões do Ministério Público e das defesas, etapa crucial para a definição dos próximos desdobramentos da Operação Mensageiro.
Nove mil peças oficiais da Nike (camisas, calções, meiões, bonés etc) no valor de R$ 5 milhões de reais ‘sumiram’ durante o mandatodoex-presidentedoCorinthians, Augusto Melo e, pasmem, continuam sumindo no mandato do atual presidente Osmar Stábile – as informações são do jornalista Marco Bello da Rádio Transamérica. Stábile determinou então que o diretor de tecnologia do clube, Marcelo Munhoz, fizesse uma auditoriaparadescobrirodestinodessematerial.Aprimeira revelação surpreendente foi que apesar de ter um sistema de câmeras de segurança em pleno funcionamento no almoxarifado, ninguém sabia para onde iam essas imagens!?!
A investigação interna também constatou falhas de
controle e o desaparecimento de materiais. Relatórios apontam desvios de camisas e a venda ilegal de itens. Após a entrega do relatório da auditoria, o vice-presidente do Corinthians, Armando Mendonça, notificou judicialmente os auditores que estavam seguindo ordens diretas do presidente do clube. Não entendeu? Nem nós.
VALOR E COTA EXCEDIDA, MAS A NIKE NÃO LIGA.
Se você achou esquisito até agora, se prepare porque piora, o portal Meutimao.com.br revela que somando os anos de 2024 e 2025 até a conclusão da auditoria, o clube recebeu R$ 23.772.000,00 em materiais esportivos.Ototalexcedeem R$15.772.000,00acotacon-
tratual prevista (R$ 4 milhões por ano), o que corresponde a um estouro de aproximadamente297%nolimiteestabelecido. Mais estranho ainda foi a posição da Nike que não aplicou multas pelo excesso, sequer reclamou da situação. As consequências já começam a ser sentidas. No dia 13 de setembro, por exemplo, quando o Corinthians venceu o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã, o time jogou com o segundo conjunto, na cor preta, porque não havia quantidade suficiente de peças do primeiro uniforme, branco, para vestir todos os jogadores. “Como alternativa, o Corinthians entrou em contato com a Diretoria do Fluminense, solicitando autorização para que a partida ocorresse com ambas as equipes utilizando seus segundos uniformes. O Flumi-
nense gentilmente atendeu o pedido", explica o texto da averiguação.
Resumindo apesar da fornecedoraestarcandidamente enviandoquase300%dematerial esportivo a mais do que consta em contrato, ainda assim faltam uniformes para os jogadores. E estamos falando de um dos maiores clubes do Brasil com um faturamentoanualbilionário,seriacômico senão fosse trágico.







Aponteacâmerae façasuacotaçãogratuita hojemesmo!



