ED.2895 - SEG 02-12-2024.pdf

Page 1


PÁGINA 05

Artigo/opinião

Jornalista / Radialista / Filósofo

Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências

Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação

MBA em Gestão Pública.

Cuidadores invisiveis aumentam a cada dia

“Cuidar”. Verbo simples, forte e essencial. Não deveria ser sinônimo de peso, descaso ou invisibilidade, mas, para milhões de cuidadores no Brasil e no mundo, essa é a realidade. Em hospitais, clínicas e lares, essas pessoas – muitas vezes informais, mal remuneradas ou até mesmo não remuneradas – dedicam suas vidas a quem precisa de ajuda. São o amparo dos frágeis, o sorriso para os enfermos e, frequentemente, os que choram sozinhos.

Vivemos em um tempo em que o ato de cuidar se tornou um paradoxo. É indispensável e, ao mesmo tempo, marginalizado. Cuidadores informais, como familiares que assumem a responsabilidade de cuidar de parentes acamados, sequer têm acesso a direitos trabalhistas. Profissionais que atuam de maneira independente muitas vezes se tornam enfermeirosdefato,sem,noentanto,oreconhecimentoformal.Ainformalidadeosengole.

Gilbert F. Houngbo, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), escancarou esse abismo ao apontar que a forma como o cuidado é organizado no mundo apenas reforça as desigualdades de gênero e sociais.Arecente Resolução da OIT sobre Trabalho Decente e Economia do Cuidado não deixa dúvidas: estamos longe de oferecer condições dignas para quem cuida, seja no âmbito doméstico ou profissional.

Eosnúmerosgritam.Em2018,647milhõesdepessoas,sendo606milhõesmulheres, estavam fora da força de trabalho por responsabilidades de cuidado. Não é coincidência que a maioria seja feminina – o peso cultural e social recai sobre elas. Mesmo com alguns avanços em educação infantil e políticas de cuidado, as mudanças climáticas e o envelhecimento da população apenas intensificam a demanda por cuidadores.

Ocenáriobrasileironãofogeàregra.Bastaumavisitaaqualquerhospitalpúblicopara verodesesperodefamiliaresbuscandoajudaparacontratarcuidadores.Osqueseoferecem são, em grande parte, trabalhadores informais, sem carteira assinada, direitos ou salários que condigam com a carga emocional e física do trabalho.

Enquanto isso, cuidadores familiares – que, muitas vezes, deixam seus próprios empregosparaassumiropapelde“enfermeiroimprovisado”–sequertêmumarededeapoio. Na prática, cuidam de outros enquanto ninguém cuida deles.

É urgente transformar o verbo “cuidar” em política.AResolução da OITaponta o caminho:maisinvestimentosempolíticaspúblicas,educaçãoequalificação,alémdemelhores condições para os trabalhadores formais e informais do setor. Não se trata apenas de justiça social, mas de humanidade.

Porque cuidar, no final das contas, é um ato de amor. Mas amor, sozinho, não paga contas nem cura o cansaço. É hora de enxergar os invisíveis que sustentam vidas. Que possamos, um dia, viver em um mundo onde cuidar seja um verbo conjugado com dignidade.

Defesa Civil alerta para risco de temporais com rajadas de vento a partir da madrugada de segunda-feira

ADefesa Civil alerta que na madruga da de segunda-feira (02), a passagem de uma frente fria favorece condições para temporais em toda Santa Catarina, podendo ser severos no Grande Oeste. Na região da Amurel o risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.

Com o avanço da frente fria, os temporais ganham força e vêm acompanhados de raios,intensasrajadasdevento,chuvaforte e eventual queda de granizo, sobretudo entreoGrandeOesteeosuldeSC.Nodecorrer da segunda-feira a chuva e os temporais

seespalhamparatodasregiões.Nonorte catarinense os temporais devem ser caracterizados, principalmente, por chuva intensa, não se descartando rajadas de vento pontuais.

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 12/2024, Inexigibilidade Nº 5/2024. Cujo critério de julgamento é o de MENOR VALOR, que foi HOMOLOGADO no dia 28 de novembro de 2024 as 11:25:00 horas, tendo como objeto: Locação de Imóvel de madeira, situada na Rua Caxias do Sul, s/n, bairro Camacho município de Jaguaruna, Santa Catarina. Está sendo ofertado para uma família em vulnerabilidade Social acompanhada pelo Centro de Referência de Assistência Social do Município de Jaguaruna.. O Edital e seus anexos encontram-se a disposição para obter através do endereço eletrônico www.jaguaruna.sc.gov.br. Maiores informações podem ser obtidas no Paço Municipal, Av. Duque de Caxias, 290 Centro, Jaguaruna/ SC, ou Telefone (48) 3624-8422, site ou no endereço eletrônico: licitacao@ jaguaruna.sc.gov.br no horário de expediente das 07:00 às 13:00 horas.

Jaguaruna/SC, 28 de novembro de 2024.

LAERTE SILVA DOS SANTOS

Prefeito Municipal

Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Salmos 15:1

Fundado em 07 de junho de 1997

Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP

Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231

Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves

Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.

Impressão: Gráfica Soller

BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: diarioomunicipio@gmail.com

Portal: www.diarioomunicipio.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna

Gravatal,

Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

Circulação:
Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo e Tubarão.
AVISO DE LICITAÇÃO
Estado de Santa Catarina FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL

Deputados da região carimbam apoio à Júlio Garcia à presidência da Alesc

Concluindo o que parece ser seu último mandato de deputado estadual, Júlio Garcia (PSD) está construindo uma ampla aliança para presidir a Assembleia Legislativa no biênio 2025/2026.Abancada daAmurel integrou o grupo logo nos primeiros movimentos.

Volnei Weber (MDB), ex-prefeito de São Ludgero, faz parte do time que defende a ampliação do espaço do seu partido dentro do governo Jorginho Mello (PL). No entanto, é tido como um dos pilares do apoio a Júlio Pepê Collaço (PP), por sua vez, posou com a sua bancada para garantir o endosso. Júlio Garcia já recebeu manifestações de apoio de PSD, MDB, PP, Podemos, União, Novo e Repu-

blicanos. É muito provável que consiga construir uma eleição por consenso.

O terceiro deputado da região não participará da escolha. Soratto (PL) vai renunciar ao mandato na segunda quinzena de dezembro para poder ser diplomado e tomar posse como prefeito de Tubarão. A bancada da sigla ainda não se posicionou.

Aos 74 anos, Júlio César Garcia construiu carreira como funcionário do antigo Banco do EstadodeSantaCatarina(Besc) – inclusive em Tubarão.

É deputado estadual desde 1987 e deixou de exercer o posto apenas entre 2011 e 2018, quando foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Recursos para Gravatal

Prefeito reeleito de Gravatal, Clei Rodrigues, e o vice eleito, Marcos Corrêa, cumpriram agenda em Brasília, onde acompanharam o andamento de recursos no Ministério da Saúde da ordem de R$ 2,5 milhões para o novo posto de saúde do Centro, buscaram verbas para o custeio de exames e solicitaram um veículo adaptado para a Apae. No Ministério do Turismo, protocolaram pedido para a expansão da Praça dos Direitos Humanos.

Reunião da transição em TB

Na semana passada em uma reunião das equipes de transição em Tubarão foi marcada por um mal estar. Ninguém tornou público mas comenta se que a equipe do prefeito eleito, todos saíram espantados com o que viram. Na semana que vem é provável que Estêner e seu vice anunciem os demais nomes da futura administração.

Jorginho e Bolsonaro

Após cumprir sua agenda de compromissos oficiais em Brasília, o governador Jorginho Mello, aproveitou a agenda na capital federal para conversar com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A reunião, que aconteceu em um momento reservado, reforça a relação de proximidade entre o governador e o ex-presidente.

Periferia Viva

Na última quinta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que cria o programa Periferia Viva. “É uma iniciativa histórica do governo federal para transformar as condições de vida nas comunidades mais vulneráveis do país”, destacou a deputada Ana Paula Lima que acompanhou o lançamento no Palácio do Planalto.Oprogramareúnemaisde30políticaspúblicascoordenadas por diversos ministérios e contará com um investimento robusto de R$ 7 bilhões oriundos do Novo PAC (Programa deAceleração do Crescimento).

SC referente nacional

No evento Periferia Viva, Santa Catarina também conquistou o Prêmio Periferia Viva pelo projeto Mulheres em Ação, da cidade de Palhoça. A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC), vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, acompanhou as representantes do projeto na cerimônia e celebrou a premiação.

“Santa Catarina mostrou sua força e foi reconhecida por meio destas mulheres de Palhoça, que conquistou o prêmio pelo trabalho incrível no enfrentamento às desigualdades sociais. Esse é o Brasil que estamos reconstruindo: com inclusão, valorização e apoio às iniciativas que transformam vidas”, declarouAna Paula.

O Mulheres em Ação é uma organização não governamental que atua nos bairros Frei Damião e Brejaru, promovendo o empoderamento feminino e o enfrentamento às desigualdades sociais. As iniciativas incluem cursos de qualificação profissional, palestras, além de trabalhos voluntários como a manutenção de uma horta comunitária.

No aguardo da ornamentação de Natal Capivari de Baixo

Amenos de trinta dias do Natal, o município de Capivari de Baixo se depara com uma preocupante ausência de ornamentação natalina, suscitando críticas e descontentamento entre os munícipes.Afalta de decorações típicas da época, que tradicionalmente elevam o espírito natalino e impulsionam o comércio local, tem gerado uma sensação de descaso por parte do governo municipal.

A vereadora eleita Cariny Figueiredo manifestou sua preocupação através de um vídeo, onde abordou de forma crítica a situação, enfatizando a importância da ornamentação não apenas como uma questão es-

tética, mas também como um fator que contribui para a autoestima da população e a movimentação econômica da cidade. Em sua postagem, a vereadora expressou a frustração de muitos cidadãos que esperam ver suas ruas e praças enfeitadas para as festividades de fim de ano.

Em resposta às indagações da nossa equipe, a administração municipal informou que a instalação da ornamentaçãonatalinaestá programadaparaapróxima semana. Segundo a prefeitura, o atraso se deve à necessidade de adequações junto a entidades envolvidas no processo. No entanto, muitos moradores per-

manecem céticos quanto a essa justificativa, especialmente considerando que o planejamento para o Natal geralmente exige tempo e organização antecipada.

A administração assegurou que toda a equipe responsável pela montagem está pronta e que, em um esforço conjunto, a instalação das decorações pode ser concluída em até 24 horas. No entanto, a falta de sinais visíveis de progresso até o momento levanta questionamentos sobre a eficácia do planejamento e a capacidade da gestão em atender às expectativas da população.

A ornamentação natalina, além de embelezar a

cidade, é um importante atrativo turístico e um estímulo ao comércio local, que muitas vezes depende das vendas de fim de ano para equilibrar as contas.A ausência de um ambiente festivo pode impactar negativamente as vendas e a movimentação econômica, gerando preocupação entre os comerciantes. Com a proximidade do Natal, os moradores de Capivari de Baixo esperam ansiosos por um esforço significativo da administração municipal para garantir que a cidade esteja devidamente enfeitada, proporcionando um clima natalino que valorize a data e traga

alegria à comunidade. A expectativa é de que, em breve, as ruas se encham de luzes e decorações, refletindo o espírito festivo que caracteriza esta época do ano.

A situação serve como um alerta para a importância do planejamento e da responsabilidade na gestão pública, especial-

mente em momentos que demandam maior sensibilidadeeatençãoàsnecessidades da população. A cidade, que deveria estar se preparando para celebrar o Natal, agora aguarda ansiosamente por uma resposta rápida e eficaz da administração municipal para que a festividade não passe em branco.

Dezembro Vermelho: reforço na prevenção e conscientização sobre HIV/AIDS

Adata de 1º de dezembro marca o dia de conscientização sobre HIV e Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pelo vírus HIV). Com isso, a Secretária de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da conscientização e prevenção da doença. A campanha também ajuda a combater o estigma e o preconceito em torno do HIV e das pessoas que vivem com o vírus, e procura melhorar a compreensão da doença como um problema de saúde pública global.

Viver com HIV não é o mesmo que ter Aids. A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, quando o sistema imunológico se encontra muito debilitado.

O HIV se espalha através de fluídos corporais e afeta células específicas do sis-

tema imunológico tornando o organismo incapaz de lutarcontrainfecçõesedoenças. Ele pode ser contraído por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para seu filhoduranteagravidez,no parto e na amamentação, e por instrumentos que furam ou cortam e estejam contaminados.

“O HIV/Aids ainda não têm cura, mas há formas de prevenção da infecção e tratamento para o controle da doença. Sabemos que muitas pessoas podem ser infectadas com o HIV e não apresentarem nenhum sintoma durante 10 anos ou mais e, por isso, os exames são importantes, assim como o cuidado e o tratamento precoce ao ser diagnosti-

cado com o vírus”, destaca Regina Valim, infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Em Santa Catarina, de 2013 a 2023 foram notificadas 25.174 pessoas que vivem com o vírus do HIV. Em em 2023, foram 2.492 novas infecções, sendo que se concentraram nas pessoas de 20 a 39 anos, do sexo masculino (888 casos). Em 2023, foram 1.254 casos registrados com o diagnóstico da doença AIDS, causada pelo vírus. No entanto, há uma tendência de queda no número de óbitos, passando de 6,3 em 2022 para 5,5 em 2023.

Recomenda-se que todas as pessoas sexualmente ativas realizem regularmente testes para a detecção do HIV. Atualmente, existem testes rá-

pidos que são realizados sem a necessidade de estrutura laboratorial. Eles são práticos, feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. Com o resultado do teste em mãos, caso a pessoa esteja infectada, o tratamento é iniciado imediatamente, sem custo algum para o paciente.

A camisinha ainda é o método mais acessível e eficaz para a prevenção do HIV e deve ser utilizada em todas as relações sexuais. Preservativos femininos e masculinos estão disponíveis gratuitamente nos serviços de saúde para toda a população.

Além desse método, outros dois também podem ser utilizados na prevenção à infecção: a Pro-

filaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). A PrEP é indicada para aquelas pessoas com parceiros soropositivos, por exemplo, e consiste na ingestão diária de um comprimido que impede que o HIV infecte o organismo, antes mesmo da pessoa ter contato com o vírus. A PEP é indicada para pessoas que passa-

ram por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha, por exemplo, e consiste no uso de medicamento em até 72 horas após a exposição, devendo ser continuado por 28 dias.

Todos os métodos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Indústria de SC gera mais de 1,3 mil empregos em outubro

Aindústria de Santa Catarina re gistrou 1.320 novos empregos em outubro, elevando o saldo positivo de vagas acumulado no ano para 59.494, segundo informações do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. “O mercado de trabalho catarinense continua sendo impulsionado por setores ligados ao consumo das famílias. Por outro lado, o desempenho das exportações catarinenses tem favorecido a criação de postos de trabalho em segmentos industriais específicos”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar deAguiar. De acordo com análise do ObservatórioFIESC,entreossetores industriais que mais se destacaram na criação de oportunidades está a construção civil, com saldo de empregos formais em outubro de 413 vagas. No ano, o setor criou 13.691 postos de trabalho formais. A contratação de profis-

Economia

sionais em serviços especializados para a construção – como instalações elétricas e hidráulicas – puxou o desempenho e respondeu por 352 vagas, o equivalente a 85,2% do total da construção.

Na segunda posição, o ramo de equipamentos elétricos se destacou, com a criação de 396 empregos no mês, incentivada pela fabricação de eletrodomésticos. Essa dinâmica reflete a expansão do consumo das famílias, que tem aquecido a demanda por produtos da linha branca.

O nível de consumo também impactou o setor de máquinas e equipamentos, com geração de 277 empregos formais em outubro. “Esse efeito é explicado pelos encadeamentos produtivos, já queomaiorconsumodasfamílias impulsionou setores voltados a bensdeconsumofinal,comoaindústria alimentícia e a fabricação deembalagens.Isso,porsuavez, ampliou a necessidade de ma-

nutenção de maquinários industriais nessas atividades, gerando a maior parte das vagas no setor”, explica o economista do Observatório FIESC, Bruno Haeming.

Setor automotivo

A indústria automotiva também teve bom resultado, com a abertura de 143 novas vagas de empregoformaisemoutubro,com as atividades ligadas à fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias em destaque. A produção de peças e acessórios para veículos vem atendendo à crescente demanda do mercado nacional, impulsionado pelo aquecimento nas vendas de automóveis em 2024. Além disso, o setor integra em sua cadeia produtiva componentes de motores exportados por Santa Catarina, fortalecendo sua posição tanto no mercado interno quanto no comércio exterior.

Outros setores

Segundo o Caged, o setor de serviçoslideraascontrataçõesno mês, com 4,7 mil vagas, e também no acumulado do ano, com 64.382 oportunidades de trabalho criadas. O comércio teve sal-

56% dos empresários brasileiros não estudaram finanças, diz pesquisa

Uma pesquisa da SumUp revelou que 56% dos pequenos empresários brasileiros nunca buscaram aprender sobre finanças. Mesmo assim, 92% deles gerenciam as finanças de seus negócios.

A falta de tempo foi apontada por 32% dos entrevistados como a principal barreira para buscar esse conhecimento essencial.

Além disso, 19% dos empreendedores citaram a falta de orçamento como um obstáculo para estudar finanças. O cenário econômico instável no Brasil foi mencionado como uma dificuldade por 30% dos participantes. Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais da SumUp, salientou a importância da educação financei-

ra para o sucesso empresarial.

“Os brasileiros, em sua maioria, empreendem por necessidade, e muitos não tiveram a oportunidade de aprender sobre finanças antes de abrir o próprio negócio.”

Busca por conhecimento é maiscomumentreempresários com maior escolaridade

O estudo destacou ainda que a busca por conhecimento financeiro é mais comum entre empreendedores com maior escolaridade.

Apenas 31% dos que possuem ensino fundamental completo ou incompleto buscaram estudar finanças, enquanto esse percentual chega a 57% entre os que têm pós-graduação.

Paraadquirirconhecimento,

quase metade dos empreendedores utiliza vídeos ou cursos online.

Em relação às práticas de gestão financeira, 43% dos entrevistados usam anotações manuais e 32% recorrem a planilhas eletrônicas.

A pesquisa sugere que políticas para incentivar a educação financeira poderiam beneficiar significativamente esse grupo, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável.

Quantos empreendedores o Brasil tem?

De acordo com uma pesquisa do Sebrae e Anegepe, publicada em abril, o Brasil abriga

do positivo de 3,5 mil empregos no mês passado, o que leva a um saldo positivo acumulado de cercade16milpostosemSantaCatarina. No total, foram gerados em outubro 10,1 mil novos postos formais no estado, elevando o saldo acumulado do ano para 140 mil empregos.

aproximadamente 42 milhões de pessoas empreendedoras. Esse contingente já posiciona o país entre os dez principais em registros de empresas, e pode dobrar em três anos devido ao aumento de interessados em iniciar negócios próprios. Ao comparar o número de empreendedores com a população total, o Brasil ocupa a 8ª posiçãonorankingglobal,liderado por Equador, Guatemala e Arábia Saudita.

Aneel anuncia bandeira verde e conta de luz ficará mais barata

ABandeira Tarifária para o mês de dezembro será verde, anunciou nesta sexta-feira, dia 29, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).Após a vigência da bandeira amarela em novembro, a expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

A medida vale para todos os consumidores de energiaconectadosaoSistema Interligado Nacional.

Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos.

Sobreoanúncio,odiretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro. Com as bandeiras tarifárias, sistema criado pela ANEEL em 2015, o consumidor ganha um papel mais ativo na gestão de seu consumo de energia elétrica, ao conhecer previamente as condições e o custo de geração no País.

O sistema reflete o cus-

to variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as

termelétricas.

Com as bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acio-

nar termelétricas. Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com bons hábitos de consumo que evitam desperdícios e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. Com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente.

Mandioca do Sul Catarinense lidera mercado de tapiocas

Atapioca produzida com a mandioca da região sul de Santa Catarina segue ganhando novos mercados. Uma pesquisa, realizada pela revista SuperVarejo, analisou as empresas que mais cresceram em 199 categorias alimentícias, e apontou a mandioca da região como a que mais cresceu no sul do país.

De acordo com o CEO da Rocha Alimentos, Cloudo Rocha, este resultado é reflexo direto da alta qualidade da mandioca cultivada na região. "Mais de 300 produtores, de Passo de Torres a Garopaba, contribuem com isso. São pequenos e grandes agricultores, que fornecem a matéria-prima para que possamos beneficiá-la e transformá-la em diferentes produtos. E é justamente este compromisso com a excelência e a sustentabilidade

na cadeia de produção que tem surpreendido e atendido às crescentes demandas dos consumidores".

Ainda de acordo com Cloudo, a expansão e o crescimento da empresa são suportados por investimentos contínuos em tecnologia e práticas sustentáveis, assegurando que cada etapa respeite altos padrões de qualidade. "Seguimos expandindo nossa influência no mercado nacional com produtos como a tapioca de creatina, que se destaca no segmento de alimentos saudáveis", diz ele, ao complementar: "a inovação reflete nosso foco em atender não só às necessidades alimentares, mas também ao bem-estar dos consumidores, oferecendo produtos que contribuem positivamente para sua saúde e qualidade de vida".

Meliantes furtam fiação para show das " Águas Dançantes" em Tubarão

Aproximadamente 2 mil metros de fios de 4mm, 6mm e 10mm foram furtados no equipamento que será responsável pelo espetáculo show das “Águas Dançantes”, na ponte Nereu Ramos, em Tubarão.

De acordo com relatos do diretor administrativo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Felipe Antunes Nascimento, a ação foi constatada na última quarta-feira, 27 de novembro.

Contudo, ele decidiu manifestar a sua indignação perante à situação em suas redes sociais, na noite de ontem, 29. Com tom de indignação, Felipe endereçou críticas principalmente às pessoas que doam esmolas e marmitas para moradores de rua.

A fiação foi instalada no início desta semana e testada pela Gerência de Iluminação Pública. Segundo Felipe, os trabalhos serão recomeçados do zero. Ainda não há previsão para a conclusão dos reparos.

Carro é consumido pelas chamas na BR-101

Incêndio aconteceu na madrugada deste domingo (01), em Morro Grande/Sangão

Um véiculo, Corsa Sedã de cor branca foi completamente consumido pelas chamas na madrugada deste domingo (01), na BR-101, próximo a Sangão. Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros

de Morro da Fumaça, as chamas foram registradas por volta da 00h30, no sentido Norte da rodovia. O carro era conduzido por um homem, de 30 anos, que estava sozinho no momento do incidente e não sofreu

ferimentos. Para a contenção do fogo, foram utilizados cerca de 300 litros de água. Após a extinção, o local foi deixado aos cuidados da CCR ViaCosteira e da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Homem é preso após efetuar disparos de arma de fogo em via pública de Tubarão

No fim da tarde deste sábado (30), após uma denúncia de disparos de arma de fogo em via pública, a Polícia Militar prendeu um homem portandoumapistola,no bairro Humaitá de Cima, em Tubarão. Ao irem até o local da denúncia,osmilitaresidentificaram o homem e realizaram a abordagem. Em sua posse, foi apreendida uma pistola (calibre 9mm), além de carregadores sobressalentes, dinheiro e cocaína no interior de seu veículo.

O homem, de 47 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.