ED.2893 - QUI 28-11-2024 - 2.pdf

Page 1


PÁGINA 05

Artigo/opinião

Jornalista / Radialista / Filósofo

Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências

Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação

MBA em Gestão Pública.

O preço da comodidade e o caminho que não podemos perder

Imagine a cena: o sol tímido do amanhecer se esgueira pelas ruas abarrotadas, enquanto a cidade desperta em um compasso descompassado. Veículos individuais tomam o asfalto como reis de uma monarquia desordenada, cada um em seu próprio ritmo. No horizonte, o transporte coletivo observa silencioso, desafiado, e em muitos casos, esquecido.

OBrasilestátrocandoosônibusporaplicativos,carrosemotos.Dadosrecentesmostram que, nos últimos sete anos, o uso de ônibus como meio principal de transporte caiu de 45,2% para 30,9%. A promessa de conforto, flexibilidade e rapidez oferecida por outras opções seduzopassageirocomum,masacomodidadetemumpreço,eeleserápagoemcongestionamentos, emissões de carbono e no colapso da mobilidade urbana.

Nosso problema é estrutural e histórico. O transporte coletivo foi projetado para ser financiado pelo usuário pagante, mas a matemática deixou de fechar faz tempo. Enquanto isso, as gratuidades aumentam e a qualidade, bem, essa tropeça na falta de investimentos e em gestões, digamos, pouco inspiradas. Sem corredores exclusivos, sem pontualidade, sem previsibilidade e, muitas vezes, sem segurança, os coletivos perdem a corrida para as alternativas individualizadas,queoferecemexatamenteoqueopassageiroprocura:umaboaexperiência.

Mas será que essa troca é sustentável? O aumento no número de veículos individuais já énotório.Aplicativosdetransporte,praticamenteinexistentesháseteanos,agorarespondem por mais de 11% das viagens. Carros e motos ganham protagonismo, mas a infraestrutura urbana não acompanha.As cidades não têm espaço para todos.Aequação é simples: mais veículos, menos mobilidade.

Ainda assim, há esperança. Mais de 63% dos usuários que abandonaram o ônibus dizem que voltariam se os problemas fossem resolvidos. Segurança, previsibilidade e conforto são os pilares que podem resgatar o transporte coletivo. E aqui entra o papel indispensável de quem toma as decisões: o transporte público precisa ser priorizado.

Issosignificainvestiremcorredoresexclusivos,modernizarasfrotas,garantiracessibilidade e oferecer informações claras e precisas aos passageiros. Significa também fomentar parceriasentreopúblicoeoprivado,porquesoluçõesqueexigemgrandestransformaçõessóse concretizam com a soma de forças.

Sem essas mudanças, corremos o risco de transformar a mobilidade urbana em um grande paradoxo: a busca por mais agilidade nos levará a uma paralisia coletiva.

Sequisermosquenossascidadescontinuemapulsar,seráprecisomuitomaisqueumcliquenoaplicativo.Seráprecisoreconstruiraconfiançanotransportepúblico,paraqueelevolteasernãosóumaopção,masaescolhaóbviaesustentável.Eparaisso,nãodáparaesperar mais um ônibus que já está atrasado.

Prazo para justificar falta ao 1º turno das Eleições 2024 encerra em uma semana

Os eleitores para quem o voto é obrigatório e que não compareceram às urnas no primeiro turno das Eleições Municipais 2024, realizado no dia 6 de outubro, têm mais uma semana para justificar à Justiça Eleitoral o motivo da sua ausência. De acordo com a legislação, o prazo para apresentar a justificativa sem implicação de multas encerra no dia 5 de dezembro.

Para isso, o eleitor deve encaminhar a documentação que comprove o motivo da falta. Isso pode ser feito por meio do aplicativo e-Título, disponível para download em dispositivos Android e iOS, ou pelo Sistema Justifica.

Também é possível regularizar a situação entregando a documentação comprobatória junto do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em um cartório eleitoral ou por envio postal.

Conforme a Justiça Eleitoral, independentementedomeioutilizado,ajustificativa será analisada pelo juiz da zona eleitoral responsável e pode ou não ser aceita. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito.Asolicitação pode ser acompanhada por meio do Sistema Justifica informando o número de protocolo.

Eleitores no exterior

O eleitor que possui título em um domicílio eleitoral no Brasil mas que estava no exterior no dia da votação também pode apresentar justificativa após o pleito pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou encaminhando a documentação junto do

RJE pós-eleição por serviços de postagem. O prazo para esses eleitores é de 60 dias após a votação ou em até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Consequências

Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa que não seja aceita resulta em multa. Se a multa não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, e quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar o débito.

Além disso, sem votar, justificar e quitar a dívida, a pessoa fica impedida de ser investida ou nomeada em funções ou cargos públicos; obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obter empréstimo em bancos públicos, entre outras consequências.

Fundado em 07 de junho de 1997

Expediente

Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP

Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231

Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves

Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.

Impressão: Gráfica Soller

Arroio Corrente - Jaguaruna - SC

Rua São João Batista, nº 661

Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: diarioomunicipio@gmail.com

Portal: www.diarioomunicipio.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna

Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

Balneário
Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo e Tubarão.

Empresário João Pinheiro participa de gravações em SC e estuda investimentos no Estado

Oempresário paulista

Joao Pinheiro esteve em Santa Catarina nesse

último final de semana. Ele faz uma participação especial no longa metragem “MANÉDAROÇA”,dirigido pelo cineasta paranaense André Elias. Nessa etapa, as gravações aconteceram num resort 5 estrelas em Itapema a apenas 200 km de Jaguaruna. Entretanto a incursão em território catarinense não parou por aí.

Pinheiroéumbigplayer na área de exportação de commodities agrícolas e minérios, ele aproveitou os dias em Santa Catarina para sondar oportunidades de negócios e visitou o

Porto de São Francisco do Sul, em plena expansão e bem menos congestionado que o Porto de Santos, ondeaoempresárioatualmente opera.

O interesse do empresário pelo estado aumentou depois de uma reunião com o senador Beto Martins (foto) que detalhou o momento de expansão que a economia catarinense vive, contrariando a tendência nacional.

João Pinheiro comanda a Sugar Brasil uma holding de empresas que atua em diferentes áreas como aviação, agronegócio, mineração e estuda a possibilidade de

investir no ramo farmacêutico.

Por outro lado, Santa Catarina tem se tornado cada vez mais atrativa para o empresariado

em geral, mas em especial para os paulistas que buscam reduzir custos operacionais e simultaneamente uma excelente qualidade de vida

para seus colaboradores. As posições firmes do governador Jorginho de Melo (PL-SC) na área de segurança pública, de apoio ao empreen-

dedorismo e à inovação, além da coragem em confrontar os abusos fiscais do governo federal também chama a atenção do empresariado nacional.

Progressistas assumem apoio a Júlio Garcia

Os deputados estaduais Pepê Collaço, Altair Silva e Zé Milton, do partido Progressistas, declararam apoio à candidatura do deputado estadual Júlio Garcia para a presidência daAssembleia Legislativa. O anúncio foi feito durante uma reunião realizada em Chapecó na tarde de ontem (27), duranteAlesc Itinerante.

Exonerações

OTribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) determinou, na quarta-feira (27), de maneira cautelar, que o Centro de Informática eAutomação do Estado de Santa Catarina S.A. (Ciasc) suspenda os efeitos do acordo de parceria e “qualquer outro termo ou contrato” celebrado com a empresa Íntegra Saúde Digital Telemedicina LTDA. A decisão foi assinada pelo vice-presidente,conselheiro-relatorJoséNeiAscari,quetambémdetermina que o Ciasc se abstenha de assinar qualquer contrato, ajuste ou negócio com outros órgãos públicos ou privados em decorrência doAcordo de Parceria/Contrato celebrado com a Íntegra Saúde e delibera para que a Diretoria-Geral de Controle Externo doTCE/SC avalie a autuação de processos sobre outras parcerias celebradas pelo Ciasc para fins de eventual aprimoramento dos processos e normas internas.

Aprovada lei que autoriza medicamentos a base de cannabis pelo SUS em SC

É bem possível que o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, autorize ainda essa semana a secretaria de Gestão a exonerar dezenas de pessoas ligadas às secretarias e fundações. No mais tardar até dia 15 de dezembro, Jairo exonerará os membros dos demais cargos, deixando apenas algumas pessoas mais chegadas ao seu gabinete para concluir todo o trabalho de transição.

Se

a moda pega…

Deputados Estaduais aprovaram em sessão na quarta-feira (27), o projeto de lei que autoriza o fornecimento de medicamentos a base de cannabis pelo SUS em Santa Catarina.Avotação, em Chapecó, ocorreu depois que a Comissão de ConstituiçãoeJustiça(CCJ)daAlescaprovouamatérianaterça-feira(26).Ainiciativaédiscutidadesde2021noParlamentoCatarinense. Oprojetoaprovadoé resultadodequatropropostasentreelasadadeputadaPaulinha(Podemos)edo PadrePedroBaldessar(PT).OprojetoampliaoacessoaosmedicamentospeloSUSparaalémdastrêscondiçõesdeepilepsiasgravesjáprevistasnaportariadaSecretariadeEstadodaSaúde:síndromedeDravet,síndrome de Lennox–Gastaut e Complexo EscleroseTuberosa. Conforme o texto, caberá ao médico prescrever o uso de medicamentos à base de cannabis nas condições em que o tratamento for necessário.

Um candidato a vereador de Garopaba, que não se elegeu, foi preso na terça feira (26) durante uma operação das polícias Civil e Militar para reprimir o uso ilegal de motocicletas para manobras perigosas.

De acordo com a polícia, o homem, de 39 anos e que não teve o nome divulgado, é praticante das manobras, entre elas o “grau”, onde o condutor empina a moto e se equilibra na roda traseira, e membro de uma associação voltada à prática de tais manobras. Ele divulgou, em rede social, promessas de vingança pelo fato de não ter sido eleito vereador na última eleição, informou a PCSC.

Miguel
Decisão do TCE SC

Pedras Grandes

Obras da Rodovia da Imigração voltam a parar por falta de pagamentos pelo governo do Estado

Oprefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, anunciou na manhã de ontem (27) a intenção de acionar novamente o governodoestadonaJustiçapara reivindicar o pagamento de R$ 2,4 milhões, recursos que estão empenhados desdeoanopassado.Essesvalores são destinados à conclusão da primeira etapa da Rodovia da Imigração Italiana, que conecta o centro da cidade ao distrito de Azambuja.

Essa nova ação judicial replica o princípio da demanda anterior, que resultou

no pagamento do convênio para o segundo trecho da rodovia, que vai de Azambuja ao Rancho dos Bugres. Agnaldo destaca que, assim que assumiu o cargo, o governador Jorginho Mello prometeu aos prefeitos da Amurelqueosrecursospara PedrasGrandesseriamliberados, mas essa promessa não se concretizou. O prefeito enfatiza que a cidade não possui pendências de prestação de contas e, por isso, está determinado a buscar na Justiça o cumprimento do compromisso do estado. Ele ressal-

ta que a atual gestão está comprometida em finalizar a obra ainda neste ano, o que justifica mais uma ação judicial contra o governo estadual.

Atualmente, 95% da primeira etapa da obra já foi concluída, restando apenas a pavimentação de um pequeno trecho e a execução de obras acessórias, como drenagem e canaletas.Omunicípiotemcolaborado ativamente, realizando a pintura e a sinalização da rodovia para acelerar o processo.

A Rodovia da Imigração

Italiana, que possui aproximadamente 20 quilômetros de extensão, é dividida em dois trechos. Recentemente, a prefeitura obteve uma vitória judicial que obrigou o estado a cumprir as parcelas do convênio para a pavimentação da segunda etapa. Agora, Agnaldo Filippi busca garantir o mesmo direito para a primeira etapa da rodovia através da nova ação judicial.

Com um total de R$ 14,9 milhões empenhados, o prefeito afirma que ainda falta liquidar R$ 2,4 milhões, valor que espera obter com

Sessão Especial

Jorge Eduardo da Silva

Inspiração e Esperança.

Não desista, levante a cabeça, pois Deus está contigo e você é um vencedor.

Pare de olhar o passado, pois você não está mais lá, mas levante a cabeça e veja o futuro que você tem pela frente.

O tempo que você vai perder olhando o passado, poderá fazer falta para olhar para a frente e buscar as soluções que se fazem necessárias.

Você sempre conseguirá superar todo e qualquer momento ruim.

Pare de olhar para o passado. Você não está mais lá, reafirmamos novamente. Você na verdade pertence ao presente e ao futuro. Caminhe sempre na direção do seu progresso.

Os anjos nos envolvem com proteção, esperança e amor. Mesmo invisíveis, sua presença ilumina nossos caminhos e traz serenidade.

Inspiração Angelical:

Eles nos lembram de nossa força e coragem, inspirando compaixão e gratidão.

Luz da Esperança:

Os anjos são símbolos de esperança, guiando nossos passos mesmo nos momentos difíceis. Confie em sua luz e proteção.

Energia Positiva:

Espalhe amor e positividade, seguindo o exemplo angelical. Pequenas ações gentis criam grandes impactos.

Permita que os anjos inspirem sua jornada, trazendo confiança, esperança e serenidade.

Gratidão aosAnjos (do céu e da terra)!

esta nova demanda judicial. A pressão por cumprimento das obrigações financeiras do estado é uma priori-

dade para a administração municipal, que visa concluir a obra e beneficiar a população local.

Facebook: Jorge Eduardo da silva Facebook pg: Estaçao Jorge Instagram: @Jorgeeduardodaso Instagram: afroartbrasilsetnias777 Gmail: jjorgeeduardojjj21@gmail.com

Espaço Evoluir

Aeroporto de Jaguaruna: Primeiro leilão de PPP de Santa Catarina acontece nesta quinta-feira

OAeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, será o centro das atenções nesta quinta-feira (28), quando ocorre o leilão para sua concessão na B3, a bolsa de valores brasileira, em São Paulo. Este marco representa a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do governo de Santa Catarina, que transferirá a gestão, manutenção e expansão do terminal ao setor privado pelos próximos 30 anos.

Detalhes do leilão

A sessão pública terá início às 10h, momento em que as propostas serão abertas para identificar a oferta mais vantajosa. Para manter a imparcialidade, o número de envelopes recebidos não será divulgado antes. O concessionário vencedor terá que investir R$ 38 milhões na modernização da infraestrutura do terminal.

O evento contará com a presença do governador Jorginho Mello, acompanhado pelo secretá-

rio estadual de Portos,Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, o presidente da SCPAR InvestSC, Renato Lacerda, e o senador Beto Martins, entre outros representantes do governo.

Tentativa revisada para atrair investidores

Esta é a segunda tentativa de leiloar o Aeroporto de Jaguaruna. Após a falta de propostas na primeira tentativa, o governo estadual revisou o edital, incluindo garantias adicionais para mitigar os riscos do concessionário. Diversas rodadas de diálogo foram realizadas com empresários e especialistas do setor, refinando as condições para atrair investidores. Cleverson Siewert, secretário da Fazenda, destacou o compromisso do governo:

“As melhorias no edital garantem um ambiente favorável para investimentos no aeroporto, assegurando a modernização necessária para oferecer mais qualida-

de aos passageiros.”

Renato Lacerda, presidente da SCPAR InvestSC, complementou:

“Nosso maior aprendizado foi ouvir a sociedade e o setor privado. Essa abordagem colaborativa resultou em propostas concretas para o futuro do aeroporto.”

Projeções de crescimento

Atualmente,oAeroportodeJaguaruna movimenta cerca de 11 mil passageiros por mês, somando 133 mil em 2023, um aumento de 12,2% em relação ao ano anterior. Com a concessão, a expectativa é que o fluxo anual suba para 188 mil passageiros, superando o recorde de 143 mil registrado em 2017.

Investimentos e contrapartidas

A empresa vencedora será remunerada pelas receitas de tari-

fas aeroportuárias e outras fontes, como aluguéis de espaços comerciais e publicidade. Além disso, terá compromissos de investimentos, incluindo:

Ampliação da capacidade de passageiros e processamento de bagagens; Obras de adequação da pista e melhorias na movimentação de aeronaves; Expansão do estacionamento e aprimoramento de serviços de apoio.

O governo estadual contribuirá com aportes de até R$ 10,1 milhões, liberados conforme os investimentos forem realizados, alémdeumacontraprestaçãoanu-

al de R$ 800 mil.

Potencial para o Sul de SC

IvanAmaral,secretáriodePortos, Aeroportos e Ferrovias, expressou otimismo: “Acreditamos no sucesso desta PPP, que não apenas impulsionará o Aeroporto de Jaguaruna, mas também fomentará o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, uma região com enorme potencial de crescimento.”

Com o leilão, Santa Catarina dá um passo estratégico para modernizar sua infraestrutura aeroportuária e fortalecer a economia regional.

Apa da Baleia Franca: Regularização fundiária ganha força na AGU

Em busca de soluções para cerca de 50 mil famílias ameaçadas de demolições e cortes de energia elétrica em áreas da APA da Baleia Franca, uma reunião estratégica foi realizada ontem, envolvendo a advogada tubaronense Dra. Natália, a deputada federal Geovania de Sá, o senador Esperidião Amin e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

As áreas, situadas em Laguna e Jaguaruna, enfrentam restrições ambientais severas, apesar de sua urbanização. Durante o encontro, foi acordada a revisão do plano de manejo

daAPAe o início do processo de regularização fundiária nas áreas já consolidadas. Também foi solicitado ao ICMBio a redefinição dos limites da APA em regiões urbanizadas, visando conciliar proteção ambiental e o direito à moradia.

Dra. Natália destacou a importância de um equilíbrio técnico entre os direitos das comunidades e a preservação ambiental, ressaltando que a regularização fundiária oferece dignidade às famílias enquanto respeita critérios sustentáveis. "Proteger as pessoas e o meio ambiente não são ações excludentes; buscamos uma solução estruturada e justa", enfatizou.

A deputada Geovania de Sá reforçou o compromisso com as comunidades afetadas, enquanto o senador Amin destacou a necessidade de articulação entre diferentes esferas de governo.Asensibilidade demonstrada pelo ministro e sua equipe jurídica garantiu avanços no tema, que seguirá com novas deliberações envolvendo órgãos competentes.

O encontro representa uma união de esforços para trazer segurança jurídica e desenvolvimento sustentável às regiões impactadas, um passo crucial para assegurar os direitos básicos de milhares de famílias.

Comunidade do Balneário

Esplanada questiona saída de médico da Unidade

de Saúde Jaguaruna

Os moradores do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, se organizaram para contestar a decisão da Secretaria de Saúde de afastar o médico que atende na unidade de saúde local. Em reunião realizada na segunda-feira (25), cerca de 50 moradores elaboraram uma ata de protesto para encaminhar à prefeitura, além de reunir mais de 400 assinaturas em um abaixo-assinado.

A comunidade argumenta que o profissional, contratado até 2027, é altamente qualificado, sendo o único entre os 13 médicos do município com pós-graduação e capaz de realizar pequenos procedimentos na unidade. “Ele é o melhor médico que já tivemos. É notório que a decisão tem cunho político”, declarou Rejane Nazario Fagun-

des, moradora local.

Em nota, a prefeitura não falou sobre os motivos do afastamento, citando a preservação da privacidade e integridade do profissional. Com a mudança, a população teme ficar sem atendimentos, especialmente devido à distância da unidade mais próxima, localizada em Campo Bom, o que impactaria principalmente os idosos da região.

Turnê "Cultura em Foco, Natureza em Cena" chega a Jaguaruna

neste

domingo com show da banda NósNaldeia

Neste domingo, 1º de dezembro, Jaguaruna recebe a turnê "Cultura em Foco, Natureza em Cena", um evento cultural e ambiental gratuito que promete encantar o público na Praça da Estação Ferroviária, no centro de Jaguaruna. A programação começa às 19h30, com atividades para toda a família.

O grande destaque da noite é o show da banda NósNaldeia, que levará ao palco uma mistura contagiante de reggae e música de qualidade, garantindo momentos de muita vibração e alegria.Antes disso, o público poderá conferir a peça teatral "AFada da Natureza", uma apresentação cheia de magia e reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

O evento é realizado pela Bento Eventos, com o patrocínio do Bistek Supermercados e incentivo do Programa de IncentivoàCulturadoGovernodeSantaCatarina.

Data: Domingo, 01/12

Horário: A partir das 19h30

Local: Praça da Estação Ferroviária, Jaguaruna, Centro - Jaguaruna

Entrada: Gratuita

Autores de mega-assalto de R$ 125 milhões a banco de Criciúma são condenados

Dezessete pessoas envolvidas no assalto de R$ 125 milhões ao Banco do Brasil, em Criciúma, em 2020, foram sentenciadas a penas que variam de 9 a 50 anos de prisão. O roubo, realizado por um grupo de criminosos que agiu no estilo "novo cangaço", é considerado o maior da história do estado. O ataque, que aconteceu na noite de 30 de novembro, resultou em um policial militar gravemente ferido e causou grande destruição na cidade. Durante a ação, os criminosos bloquearam ruas, fizeram reféns e espalharam explosivos. Entre os condenados estão 13 homens e 4 mulheres, com as penas dos principais autores variando de 36 a

50 anos. Os envolvidos que ajudaram no planejamento e execução do crime foram sentenciados a 9 anos de prisão. As investigações apontaram que a quadrilha provavelmente veio de outras regiões do país. Apesar das investigações sigilosas e da abertura de dois inquéritos criminais, o caso teve desdobramentos apenas após

uma análise interna da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.

O assalto, caracterizado por ações simultâneas de violência e sequestro, deixou um rastro de destruição pela cidade, com parte do dinheiro espalhada pelas ruas e um galpão utilizado pelos criminosos encontrado em Içara, cidade vizinha.

Duas mulheres são presas ao tentar sair de loja com TV furtada em Tubarão

Duas mulheres foram presas após serem flagradas tentando furtar uma televisão em uma loja de eletrodomésticos no centro de Tubarão, na manhã desta terça-feira (26). A ocorrência foi registrada às 11h03, quando a Polícia Militar foi acionada pelo Centro de Operações (COPOM) sobre o furto em andamento.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram as suspeitas contidas pelos funcionários dentro da loja. Segundo o gerente do estabelecimento, as mulheres retiraram o aparelho de TV do andar superior e tentaram sair pela porta da frente sem realizar o pagamento. Durante a tentativa de saída dissimulada, foram abordadas pela equipe de funcioná-

rios. Em sua defesa, as suspeitas alegaram que haviam pegado a televisão para consultar as formas de pagamento disponíveis. No entanto, a versão apresentada foi considerada inconsisten-

Caminhão cai de ponte e motorista fica preso às ferragens em Tubarão

Um caminhão carregado acabou caindo de umapontenaBR-101em Tubarão nesta quarta-feira (27). O caso foi registrado por volta das 17h no bairro São Cristóvão.

Conforme o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o veículo caiu de cima da estrutura e ficou tombado, próximo de um córrego, às

margens da rodovia. O caminhão estava carregado no momento do acidente.

O motorista ficou estava consciente, mas ficou preso entre as ferragens do painel e o guarda corpo da ponte, que acabou entrando na cabine durante a colisão e acertando as pernas do condutor. O homem ficou pendurado pelo cinto e pelas ferragens.

Após o resgate, ele foi retiradopeloparabrisaeficou aos cuidados da equipedesocorrodaCCRViaCosteira, empresa que administra o trecho Sul da BR-101.

A operação contou com atuação dos Bombeiros de Tubarão e Capivari de Baixo, da CCR e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Homem é gravemente ferido ao ser atingido por árvore em Treze de Maio

te, especialmente diante dos relatos das testemunhas que confirmaram a tentativa de furto.

Diante dos fatos, a dupla recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Um homem de 59 anos sofreu graves ferimentosaoseratingidoporuma árvore enquanto realizava um serviço em Treze de Maio. O fato ocorreu nesta terça-feira, dia 26, na Estrada Geral de São Luiz. OsBombeirosVoluntários foram acionados e encontraram a vítima deita-

da com ferimento compatível a amputação parcial da perna direita. O homem chegou a improvisar um torniquete para conter o sangramento. No local auxiliando a vítima antes da chegada do serviço de emergência, uma equipe de enfermeiras do posto de saúde aplicava os primeiros socorros.

A guarnição iniciou o atendimento para controle de hemorragia e o retiraram do local. A equipe do Serviço Aeromédico do Saer também foi acionada para auxiliar no atendimento de urgência e conduziu a vítimadehelicópteroatéohospital de Tubarão para atendimento médico.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.