ITAQUAQUECETUBA-SP
4 A 10 DE OUTUBRO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 115
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

TURISMO: A FOZ DO IGUAÇU ALÉM DAS CATARATAS PÁGINA 10
![]()
ITAQUAQUECETUBA-SP
4 A 10 DE OUTUBRO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 115
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

TURISMO: A FOZ DO IGUAÇU ALÉM DAS CATARATAS PÁGINA 10
Ranking de Competitividade ainda traz a cidade da região do Alto Tietê em 181º lugar no país PÁGINA 4

ITAQUAQUECETUBA CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR INTOXICAÇÃO CAUSADA POR METANOL

PÁGINA 4

PROGRAMA “SUPER AÇÃO SP” CHEGA A ITAQUÁ COM INVESTIMENTO DE R$2,5 MILHÕES

PÁGINA 5
POLÍCIA: GCM PRENDE PESSOAS E RECOLHE DROGAS NA COMUNIDADE DA KAPLAS

PÁGINA 8
IAC ESTÁ DE VOLTA A REPRESENTAR ITAQUAQUECETUBA NO FUTEBOL PÁGINA 12
Lee Jun-fan, conhecido em todo o mundo como Bruce Lee (1940-1973), foi mais do que um ator de filmes marciais: diretor, produtor, roteirista, instrutor, filósofo e autor de livros. A ele é creditada a frase: “A posse de tudo começa na mente”. O desejo de mudar a realidade é o primeiro movimento para a transformação. A partir daí, são necessários os meios e as condições, sejam naturais ou criadas, para se concretizar. A cidade de Itaquaquecetuba começou outubro com duas demonstrações amplas da união entre a vontade e os meios para obtê-los - o início do programa “Super Ação SP”, ação integrada entre o Município e o governo do Estado para uma nova estratégia de com -

bate à vulnerabilidade social, e a entrega de mais de uma centena de veículos à Administração, por meio de suas secretarias e órgãos municipais.
Pela manhã, a confirmação de um investimento de mais de R$2,5 milhões para acompanhar, de forma atenta e personalizada, mais de 2,8 mil famílias, com mil delas tendo o acompanhamento para a consolidação na assistência social, qualificação profissional e estabilidade no mercado de trabalho ou empreendedorismo.
Pela tarde, uma das maiores renovações de frota realizadas por um gestor público regional, englobando quase a totalidade da estrutura administrativa.
Uma das grandes lamentações do Brasil autêntico e profundo, dos homens e mu -
lheres cujas histórias pessoais não constam nas placas de ruas mas trazem em si a força imaterial da nação, sempre foi a ausência do Estado em cumprir seus princípios fundamentais da Constituição de 1988: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. Quando se naturaliza a desigualdade social, a indiferença e o desamparo, o solo dos corações e mentes é arado para receber as sementes da tirania, da violência como justificativa para a sobrevivência e o sucesso, e do desprezo pelo próximo. Quando não há garantia de que ambas as partes do Contrato Social - governantes e governados - estão cumprindo suas partes, há uma brecha para a


Nesta semana, a Prefeitura de Itaquaquecetuba fez uma das maiores entregas de veículos de trabalho do Poder Público dos últimos tempos, com 101 novos veículos incorporados a diversas atividades, incluindo o trabalho da Guarda Civil Municipal, que vem atuando de forma ativa no policiamento de nossa cidade. Mas foi na década de 1950 que a cidade recebeu a sua primeira viatura, para o trabalho da Polícia Militar. O Ford Jeep Willys foi o primeiro avanço na garantia da lei e da ordem, no tempo em que policiais ainda
dependiam de bicicletas para cobrir grandes distâncias, ou mesmo a cavalo para áreas de difícil acesso. A viatura foi presença constante nas diligências até a década de 1970, quando a frota foi ampliada e substituída, mediante as necessidades da cidade em crescimento.
Cabo Almeida, Cabo Araújo, Soldado Lanzas e muitos outros deixaram seus nomes na história do cumprimento da Lei e trabalharam para uma Itaquaquecetuba segura para todos a borde de veículos como este da imagem.
desconfiança, para a arbitrariedade e não há mais uma civilização, mas uma união de parceiros desconfiados à espera de uma punhalada no escuro, sem um dia de paz.
A bênção de iniciativas e investimentos em infraestrutura - realizados não apenas em Itaquaquecetuba, mas em diversas cidades e cantos do País - traz consigo a responsabilidade de cumprir plenamente suas propostas, metas e juramentos. Da mesma forma que as picapes e hatchbacks da Prefeitura chegam pelo zelo ao tempo, e da mesma forma que o Desenvolvimento Social destaca a urgência de medidas assistenciais aos desvalidos e vulneráveis, a sociedade como um todo espera que todos os serviços públicos tenham ple -
nas condições de funcionar a contento, sem sucateamentos. Homens e mulheres de todas as idades, origens, etnias, idéias e destinos, que esperam por uma consulta, um atendimento, uma oportunidade. Itaquaquecetuba viveu, ao longo de sua multi centenária história enquanto ajuntamento de pessoas, períodos distintos de crescimento, de apatia, de abandono e de desenvolvimento. A era em que os sonhos do passado de uma atenção e recursos para a mudança de vida começou e continua. A posse do sonho de crescimento e equidade de condições, que começou na mente, segue agora à palma das mãos de homens e mulheres que devem sair às ruas e cumprir.
Funcionários da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Eduardo Santiago de Souza, na Vila São Paulo em Ferraz de Vasconcelos, foram treinados na manhã desta terça-feira (30 de setembro) pela Defesa Civil do município dentro do projeto “Defesa Civil Na Escola”. O objetivo foi capacitá-los sobre a “Lei Lucas”, para que eles tenham condições de fazer os primeiros socorros em situações como desengasgo, além de primeiros socorros na escola.
A Lei Lucas é uma legislação
brasileira que obriga professores e funcionários de escolas e creches públicas e privadas a receberem capacitação em noções básicas de primeiros socorros, visando garantir uma resposta rápida e segura em situações de emergência, como engasgos, quedas e paradas cardiorrespiratórias. A lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli, um menino de 10 anos que faleceu após engasgar durante um passeio escolar, uma tragédia que poderia ter sido evitada com atendimento de primeiros socorros.


Prefeitura investe na modernização da gestão e garante mais agilidade no atendimento à população
A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou nesta quarta-feira (1º de outubro) a entrega de 101 novos veículos que passam a integrar a frota oficial do município. O evento foi realizado na sede da Secretaria de Serviços Urbanos (rua Ali HamoudAlpes de Itaquá).
O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, de secretários municipais, vereadores, servidores e moradores da cidade. A renovação da frota representa, segundo a Prefeitura, um investimento significativo voltado a aprimorar os serviços públicos em áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, segurança, mobilidade e outros setores que atuam diretamente no dia
a dia da população.
Os veículos, todos ano e modelo 2025, foram adquiridos por meio de locação e escolhidos de acordo com as necessidades operacionais de cada secretaria. A nova frota inclui modelos SUV, pick-ups cabine simples, sedans e hatchbacks econômicos. Na segurança, as SUVs do tipo viatura policial, estão equipadas com compartimento de carga, vão ampliar a presença e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM). A categoria pick-up cabine simples, ideal para serviços operacionais e de campo, corresponderá a unidades distribuídas entre as secretarias de Abastecimento, Administração, Educação, Esporte, Mulher, Serviços Urbanos, Saúde e Mobilidade. Já os veículos do
tipo sedan e hatchback econômicos, mais adequados à rotina administrativa, foram para a Administração, Cultura, Emprego, Assistência Social, Educação, Esporte, Governo, Habitação, Mulher, Abastecimento, Jurídico, Obras, Mobilidade, Planejamento, Receita, Saúde, Serviços Urbanos e Turismo.
Com essa aquisição, a expectativa da gestão municipal é oferecer mais eficiência nos serviços, reduzir custos de manutenção com veículos antigos e melhorar o deslocamento de equipes em toda a cidade.
Durante a apresentação, o prefeito Eduardo Boigues destacou a importância da medida para modernizar a gestão e garantir melhores condições de trabalho

aos servidores, em que a nova frota deve impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados à população com mais agilidade no atendimento e melhores condições de trabalho a quem serve à comunidade.
Segundo Eduardo Boi-
gues a definição da frota levou em consideração a demanda de cada pasta.. “A distribuição dos nossos veículos é de acordo com a necessidade de cada secretaria. A segurança, por exemplo, precisa estar sempre em operação, com a GCM circulando 24 horas.
lotado na quarta-feira
Já a educação concentra a maior frota, pois é a maior pasta do município, com mais de 3 mil funcionários e 120 escolas. Depois, vem a saúde, que também exige uma frota robusta. Todas as secretarias receberam de acordo com sua necessidade”.
Mechas doadas serão transformadas em perucas para mulheres em tratamento
Como parte das ações do Outubro Rosa, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, lançou a campanha Corte Solidário, uma iniciativa que une solidariedade e autoestima. A ação oferece cortes de cabelo gratuitos para quem deseja doar seus fios e contribuir com a produção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer.
A campanha será realizada nos dias 6, 13 e 20, das 13h às 17h, na Casa da Mulher (rua Guariri, 261 –Vila São Carlos). Os cabelos arrecadados serão destinados ao Instituto Amor em Mechas, responsável pela confecção e doação das perucas. Podem ser doados cabelos com comprimento mínimo de 10 centímetros. O atendimento é gratuito, individual e com agendamento prévio. Para participar, basta enviar uma
mensagem pelo WhatsApp (11) 97378-8568.
“A doação de cabelo representa um gesto de solidariedade e um ato de amor que devolve esperança e autoestima a mulheres em um momento de vulnerabilidade. Contamos com a participação da população nessa corrente do bem”, disse a secretária Hadla Issa.
O prefeito Eduardo Boigues também reforçou o compromisso da cidade com ações de conscien-



tização. “O Outubro Rosa em Itaquá é sobre acolher, apoiar e transformar rea-
lidades. O Corte Solidário é um exemplo disso, um gesto simples que pode
mudar vidas. Esperamos ver a cidade envolvida na causa.”

Ranking de Competitividade ainda traz a cidade da região do Alto Tietê em 181º lugar no país
O Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta quinta-feira (2 de outubro), apontou a cidade de Itaquaquecetuba como a 64ª melhor do Estado na qualidade em Saúde Pública. A cidade teve desempenho significativo também em âmbito nacional, chegando ao 181º lugar.
A pesquisa avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. O ranking municipal foi estruturado em 13 pilares, 65
indicadores e três dimensões que abarcam temas sensíveis como Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Inovação e Inserção Econômica. e está disponível na página (https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/).
Segundo o levantamento, Itaquaquecetuba atingiu o 64º lugar entre os municípios do estado de São Paulo no quesito Qualidade de Saúde. Neste indicador, a pesquisa apurou índices como Mortalidade Materna, Desnutrição
na Infância, Obesidade de Crianças, e Mortalidade Infantil e de Causas Evitáveis. O ranking do CLP considera que “qualidade é condição básica para avaliar o nível de bem-estar e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população”.
“Nos últimos quatro anos e meio, a Saúde foi colocada como prioridade de nossa gestão. Reestruturamos o sistema público e ampliamos a oferta de serviços, com direito a significativos investimentos e humanização. A maior
preocupação é atender com excelência o paciente da cidade. A rede municipal é a porta de entrada para milhares de pessoas que precisam de acolhimento médico - o que demanda eficiência e responsabilidade”, apontou o prefeito Eduardo Boigues, comemorando os resultados da cidade.
Para o chefe do Poder Executivo, medidas realizadas nos últimos quatro anos e intensificadas em 2025 contribuíram para o desempenho da cidade, e citou a entrega da nova Unidade Básica de Saúde

(UBS) +Centro, o Centro de Saúde Infantil (CSI), o início das atividades do 1º Instituto de Nefrologia de Itaquá, inaugurado no final
Caso teria sido registrado no dia 24 de setembro depois de dar entrada na UPA 24H
A Prefeitura de Itaquaquecetuba confirmou nesta sexta-feira (3 de outubro) a primeira morte por intoxicação com metanol na região do Alto Tietê, que teria ocorrido no final de setembro e seguia sob suspeitas.
A primeira declaração aconteceu na noite de quinta-feira (dia 2) pelo prefeito Eduardo Boigues em seu perfil nas redes sociais, onde informou que o caso teria sido no dia 24 de setembro e que estava sob suspeita, mas exames posteriores confirmaram a causa mortis como intoxicação por metanol.
Segundo nota enviada pela Prefeitura, o pri-
meiro caso teria ocorrido entre os dias 23 e 24 de setembro, onde a vítima foi atendida no Hospital Geral de Itaquaquecetuba (HGI). Até o momento não houve confirmação do gênero ou idade da vítima.
O comunicado revelou que as autoridades acompanham um segundo caso ainda suspeito de intoxicação, que teria sido atendido no Centro de Saúde 24 Horas (CS 24H) do Centro da cidade na quinta-feira (2 de outubro) e, após receber atendimento inicial, foi encaminhado ao HGI, onde segue sob acompanhamento dos especialistas.
Como medida no cenário dos últimos dias, a
Secretaria de Saúde informou que instituiu o Gabinete de Gestão de Riscos e Crises (GGRC), de monitoramento de cenário sanitário, articulação de ações e medidas de prevenção e resposta. Os casos de suspeita passarão pela análise do Comitê de Óbito, que dará andamento às investigações clínicas.
A Prefeitura declarou que também será realizada uma força-tarefa de fiscalização, com blitz conduzidas pela Vigilância Sanitária, em parceria com o Procon municipal, a Secretaria de Segurança Urbana e a Fiscalização de Posturas a fim de coibir a comercialização irregular de bebidas e proteger a

de setembro, o Agiliza SUS e a ampliação da Unidade Saúde da Família (USF) Miray e da UBS do Recanto Mônica, entre outros.

saúde da população.
“A gestão municipal reforça seu compromisso em adotar todas as providências cabíveis para proteger a vida dos cidadãos e manter a transparência das informações junto à sociedade”, conclui a nota enviada ao Diário Itaquá.
Em caso de denúncias, a população pode acionar a Vigilância Sanitária pelo (11) 4506-4180 ou vigilancia.sanitaria@itaquaquecetuba.sp.gov.br, a Ouvidoria pelo (11) 4642-4606 ou ouvidoria.saude@itaquaquecetuba.sp.gov.br, a GCM pelo 153, (11) 4753-1108/1421/1274 ou 4642-4659, o Procon pelo (11) 4642-2005 ou procon@itaquaquecetuba.sp.gov.br e a Fiscalização de Posturas pelo (11) 4753-7032 ou posturas@itaquaquecetuba.sp.gov.br.

Programa estadual beneficiará mais de 2,8 mil famílias em ações e acompanhamento contínuo personalizado


Equipe de 31 agentes do programa estadual em parceria com Prefeitura já estão visitando famílias para mapeamento e atendimento individual
A cidade de Itaquaquecetuba é a primeira cidade do Alto Tietê e uma das primeiras do Estado a integrar o programa “Super Ação SP”, do governo do Estado, de combate à miséria e desigualdade. A apresentação do programa aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º de outubro) na Vila Virgínia, com a confirmação de investimento de mais de R$2,5 milhões.
O anúncio foi feito em conjunto pela secretária de Estado Andrezza Rosalém (Desenvolvimento Social), o prefeito Eduardo Boigues, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues, e o secretário municipal Gabriel Rocha (Assistência Social).
A iniciativa contará com a participação de 31 agentes comunitários que serão dedicados exclusivamente ao programa, com o objetivo de percorrer o território e fazer o acompanhamento familiar das
2.883 famílias consideradas aptas a participar da iniciativa, que trabalhará em duas “trilhas”: a de Proteção (1.854), considerada a de atenção mais urgente, e a de “Superação”, em um programa de até dois anos de funcionamento (1.029).
A secretária de Estado explicou a ação das trilhas, que consistem em atender as famílias mais vulneráveis das cidades participantes do Super Ação SP ao mesmo tempo na assistência mais urgente, além do trabalho escalonado em etapas para ajudar os núcleos familiares a obter estabilidade, registro e acesso a benefícios federais e estaduais, qualificação profissional adequada e inserção no mercado de trabalho formal.
Durante suas falas, o secretário de Assistência Social reforçou a importância do trabalho realizado no município pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas) e do apoio do governo do Estado a novas iniciativas
visando romper o ciclo da pobreza, a busca por novas soluções do Fundo Social de Solidariedade e a necessidade de realizar uma ação que integre medidas de curtíssimo prazo e de longo prazo, para que as pessoas tenham como dar início de imediato.
A secretária estadual reforçou que a atuação será intersetorial, de maneira a cobrir o trabalho de diversas secretarias, incluindo as pastas- municipais e estaduais- responsáveis pelo desenvolvimento econômico e geração de emprego com contribuição. “Não podemos apenas promover cursos e formar uma oferta que está incompatível com a demanda local e do momento”, destacou Andrezza.
Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, a expectativa é de que o trabalho já seja iniciado nesta quinta-feira (dia 2), com as primeiras equipes indo às

ruas para as primeiras entrevistas de levantamento do território. “Esta reunião é o ponta-pé inicial de andar junto do Desenvolvimento Social, do Fundo Social e de outras pastas. Contem com a gente para o que precisarem da gente”.
O prefeito, por sua vez, reforçou a importância de trabalho conjunto do Poder Público pelo bem. “Isso é mais do que assistencialismo, precisamos de proteção social. Itaquaquecetuba sempre teve histórico de famílias vulneráveis, e é importante termos esse braço de atendimento assistencial e no braço de qualificação, sendo uma proteção completa”, concluiu Boigues.
Itaquaquecetuba é uma das oito cidades que faz parte da primeira etapa de 48 cidades aderentes ao programa estadual, sendo a primeira do Alto Tietê. Além delas, participam as cidades de Campinas, Embu das Artes, Barueri,
São Vicente, Paulínia, São Roque e Cabreúva.
“TRILHA
Um dos destaques da apresentação do “Super Ação SP” foi o detalhamento de como funcionará a “trilha da superação”, que fará a abordagem personalizada de cada família apta no programa, que contará com 1.029 famílias pré-selecionadas.
Na primeira fase, as famílias passarão por visitas semanais para identificar os principais problemas e demandas de primeira hora, com uma ajuda de R$150 por membro por um período de seis meses para a conexão a serviços e benefícios essenciais em conjunto com secretarias de Saúde, habitação, Educação e Emprego. Caso seja cumprida a meta, a família receberá R$200 adicionais.
No segundo módulo, o objetivo é desenvolver a formação e desenvol-
vimento de habilidades e competências, com o pagamento de R$1,2 mil por membro participante para cursos presenciais, e R$630 para cursos a distância, com o máximo de duas pessoas para a realização de cursos ou para a obtenção do diploma do Ensino Médio. Caso seja cumprida a carga horária de 80 horas, será pago um adicional de R$600 para cada participante.
Na terceira etapa, o Super Ação SP visa incluir o núcleo familiar no mercado de trabalho formal, ou por meio do empreendedorismo, com o incentivo de R$1.804 (o valor do Salário Mínimo Paulista) dividido em duas parcelasa primeira no instante da contratação, e a outra seis meses depois.
A expectativa é de que cada família, ao longo de dois anos, conte com o aporte financeiro de aproximadamente R$10 mil por meio do programa estadual.

Autoridades destacam importância de articulação na redução de impactos à população e economia energética
A Prefeitura de Itaquaquecetuba foi uma das cidades que compareceu à apresentação oficial do “Plano Verão 2025-2026”, da concessionária de energia elétrica EDP para preparação e contingências durante a temporada de chuvas de verão, que começa no mês que vem. O evento aconteceu na quarta-feira (1º de novembro) na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
O evento contou com autoridades e representantes das cidades do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, e Itaquaquecetuba enviou representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Eco-
“Buracos
nômico. Os organizadores discutiram medidas para o enfrentamento de eventos climáticos extremos que estão impactando a infraestrutura elétrica, a segurança da população e a continuidade das atividades econômicas.
A abertura foi conduzida pelo diretor-presidente da EDP, Dyogenes Rosi, que destacou ações da empresa diante de ocorrências severas em sua malha de mais de 30 mil km de rede de distribuição, entre elas soluções para mitigação de riscos, como a reorganização das bases operacionais, realocação estratégica de equipes, mutirões de manutenção preventiva (como poda de árvores e limpeza urbana),
investimentos em tecnologia e aperfeiçoamento da comunicação com os usuários.
O plano apresentado também define as prioridades de atendimento emergencial em casos críticos, com foco em hospitais, asilos, áreas com cabos energizados rompidos e regiões com risco iminente à vida. Outro destaque foi a apresentação do meteorologista da Climatempo Pedro Regoto, que trouxe um panorama das mudanças climáticas globais desde 1881 e apresentou previsões para o período entre outubro de 2025 e março de 2026. Segundo ele, o verão será de temperaturas amenas, porém com episódios de chuvas
intensas e mudanças climáticas bruscas. O secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila, destacou a importância da preparação. “Uma gestão adequada do fornecimento de energia propicia a atração de novos empreendimentos, assim como o andamento contínuo da cadeia produtiva. Ocorrências climáticas severas afetam os empresários da cidade, que sofrem com enchentes, ausência de colaboradores em dias de calamidade, perda de produção e, claro, interrupções no fornecimento de energia, elemento essencial para o funcionamento das empresas e a manutenção da produti-

vidade.”
As informações obtidas durante o evento serão compartilhadas com os demais gestores municipais de Itaquá para subsidiar ações de planejamento, prevenção e resposta aos efeitos das mudanças climáticas. “A participação de Itaquá no evento rea-
firma o compromisso da administração municipal com o enfrentamento à imprevisibilidade climática, priorizando a segurança da população, a continuidade dos serviços essenciais e o fortalecimento do ambiente de negócios na cidade”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Poços tomam paisagem urbana e geram transtornos, como parte de investimentos de um total de R$1 bilhão
por JOÃO VÍTOR BERNARDO
Quem percorre as ruas de Itaquaquecetuba notou a multiplicação de interdições parciais em ruas e avenidas com tapumes e barreiras instaladas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Tais intervenções seguem sendo uma incógnita para muitos moradores.
Uma enquete do Diário Itaquá nas redes sociais mostrou que mais de dois terços dos seguidores responderam à pergunta “Você sabe o que está sendo feito nestes buracos?” com
a resposta “Não”.
Segundo a Sabesp, procurada pelo Diário Itaquá, os poços fazem parte das intervenções do projeto “Integra Tietê”, lançado no ano passado e com a meta de aumentar e universalizar a rede de coleta e tratamento de esgoto nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa, segundo a companhia, engloba eventos recentes como a entrega da modernização da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) de Itaquaquecetuba. Nas contas da empresa prestadora de serviços
de água e esgoto, estão abertos cerca de 30 poços para obras de expansão da rede, que funcionam como pontos de acesso para a instalação de tubulações no subsolo. As ações estão sendo realizadas por dez empresas diferentes para as obras de esgotamento sanitário na cidade
A meta é de que 300 km sejam instalados na cidade até 2029, o que contaria com uma equipe de mil profissionais entre operadores de máquinas, ajudantes, encarregados, fiscais técnicos, engenheiros, equipe de segurança do

trabalho e pessoal administrativo.
“A Sabesp compreende o transtorno temporário e pede desculpas por ele. No entanto, as intervenções são necessárias para o benefício permanente para os moradores de Itaquaquecetuba, com mais saúde e qualidade de vida. Para minimizar o impacto, os locais das obras estão devidamente sinalizados e cercados com tapumes devidamente identificados. Além disso, a Companhia mantém diálogo constante com os moradores do entorno das obras, com a

Prefeitura e com os órgãos de trânsito para comunicar os desvios e garantir a segurança da população”, informou a companhia em nota.
Segundo a Sabesp e os consórcios atuando, o prazo para conclusão das intervenções é de 36 meses, previsto para janeiro de 2028.

Filósofo, teólogo e doutor em arquitetura fala sobre o trabalho de campo entre construções do Brasil colonial
por ANDRÉ DINIZ
O trabalho da preservação histórica é feito em diversas frentes- de peças de arte a objetos do cotidiano, de grandes documentos a bilhetes do dia-
-a-dia. E na história do Brasil-Colônia, a arquitetura de igrejas e capelas ajuda a contar como a fé andou lado-a-lado com a construção do país. Gabriel Frade dos San-
tos é graduado em Filosofia e Teologia, mestre em teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São
Paulo (USP), sendo autor de livros e artigos científicos, e compartilhou informações e curiosidades sobre o trabalho de preservação da História pela arquitetura sacra.
A história do Brasil e a história sacra andam de lado a lado.Como vem sendo feito o trabalho de preservação das igrejas históricas e quais são os principais desafios que os estudiosos encontram nessa busca para explicar o nosso passado e apresentar o nosso presente?
GABRIEL FRADE: É importante dizer que as expressões arquitetônicas, artísticas do período colonial aqui no Brasil, que chegaram até nós, de 80% a 90% são expressões ligadas à religião. Esse é um trabalho que tem ocorrido, eu poderia até dizê-lo, talvez até muito recentemente. Um grande marco na modernidade em relação ao resgate da memória, principalmente da arquitetura, nós encontraremos com o movimento modernista aqui de São Paulo. E o nome importante nesse quesito é Mário de Andrade, que está ligado às primeiras iniciativas que depois resultarão no IFAM (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) e começa a percorrer o Brasil, mas principalmente o estado de São Paulo. Mário de Andrade passa aqui por Itaquaquecetuba, na década de 30 aproximadamente. Mas Mário de Andrade não se interessou muito pela nossa igreja, porque
naquele momento ela havia sido descaracterizada pelo movimento que foi a chegada dos religiosos redentoristas, que no afã de manter a igreja de pé, eles tiveram uma intervenção e desestruturaram a fachada.
DIÁRIO ITAQUÁ
E qual é o principal desafio hoje?
GABRIEL FRADE: Há uma dificuldade enorme na disponibilização, muitas vezes, dos documentos. Nem sempre esses documentos antigos estão disponíveis. Ou, quando estão disponíveis, é preciso fazer um trabalho mesmo de investigação para tentar descobrir documentos que se fazem menção, mas que se perderam, dos quais já não temos mais traços. Documentos do século XVI, por exemplo. Eu, quando estive no arquivo do Estado, ainda tive a felicidade de ter em mãos documentos do início do século XVIII sobre Itaquaquecetuba. Essa dificuldade que, muitas vezes, historiadores, arquitetos, pessoas voltadas à preservação encontram para ter acesso a esses documentos.
DIÁRIO
Existe algum grupo que faz o rastreamento desses documentos? Porque esses documentos podem
estar tanto em arquivos públicos quanto em acervos privados, acervos de famílias..
GABRIEL FRADE: O processo de investigação histórica é um processo, parte dos indícios, eventualmente. Para documentos mais antigos, certamente uma boa fonte de informação são os arquivos eclesiásticos. Esses realmente trazem, muitas vezes, documentos de grande importância. Embora seja preciso dizer que nem sempre a condição de conservação desses arquivos é a mais desejada. Por isso que eu dizia, precisamos avançar muito ainda nesse quesito.
DIÁRIO ITAQUÁ
E por qual motivo não há esse trabalho de preservação?
GABRIEL FRADE: Porque são custos, muitas vezes, grandes para se manter os documentos com papel, com pergaminho. Uma tecnologia de mais de 500 anos que ela não consegue se manter também. Desde a conservação do material, do suporte material, que é uma coisa que demanda um trabalho de especialistas, até a questão de simplesmente decifrar esses documentos mais antigos, com grafias, muitas vezes, muito complicadas. Essa é
uma fonte importante.
DIÁRIO ITAQUÁ
Em sua trajetória como pesquisador, como acadêmico, o senhor participou de duas obras muito importantes aqui para Itaquaquecetuba, que o senhor até trouxe para a gente. Como foi a busca pelas informações para a compilação dessas obras que o senhor foi o organizador e como estão sendo os novos trabalhos para poder contar a história da cidade?
GABRIEL FRADE: Bom, eu sou suspeito de falar dessas coisas, porque é um pouco a nossa cachaça, é um vício. A gente gosta de ler, gosta de ir atrás e de pesquisar. Quem sofre muito é a minha esposa, muitas vezes tem que aguentar a quantidade de livros que eu tenho lá em casa e papéis e assim por diante. Mas dizer que foi um prazer muito grande, especialmente o livro “Antigos Aldeamentos Jesuíticos”, porque é fruto não só da minha pesquisa, mas também de outros pesquisadores importantes aqui para o Estado e para o país. (A Igreja Nossa Senhora D’Ajuda) Ela está em um local alto aqui em Itaquaquecetuba, mas além da igreja nós temos a praça. E aquela praça, na verdade, ela não é simplesmente uma praça


qualquer. Ela é, com toda certeza, o antigo terreiro dos jesuítas. Aquilo tinha um sentido já no processo do aldeamento. Nós ainda mantemos esse espaço, de forma que somos das pouquíssimas cidades que ainda mantém, ainda com muita descaracterização, naturalmente, mas ainda mantém a sua configuração mais original e colonial.
DIÁRIO ITAQUÁ
Fale um pouco sobre o futuro do trabalho de preservação histórica. O senhor que vem acompanhando já há muitas décadas, há muitos anos, esse traba-
lho de resgate da nossa história.
GABRIEL FRADE: Digamos que em termos tecnológicos a gente teve mudanças notáveis e uma facilitação também no trabalho da pesquisa. Mas o material humano, vamos assim dizer, que é imprescindível, a gente olha com bons olhos e com um olhar de esperança, a gente vê um interesse cada vez maior por parte dos jovens no que diz respeito à própria identidade. Dentro de uma certa limitação, para a criação da nossa identidade. E ainda há muito campo de pesquisa.

Operação também resultou na apreensão de R$ 2,3 mil em área da antiga Kaplas
DA REDAÇÃO
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou, na tarde desta quinta-feira (2), uma operação na comunidade Kaplas que resultou na prisão de dois suspeitos, apreensão de R$ 2.385 em espécie, três celulares, materiais de contabilidade do tráfico e 3.320 porções de drogas.
Durante o patrulhamento pela rua Jacareí, entrada da comunidade, os agentes flagraram pessoas adquirindo drogas. Uma mulher abandonou uma sacola contendo entorpecentes e, em seguida, dentro de um barraco de madeira com a porta aberta, os guardas visualizaram mais drogas, dinheiro e duas pessoas em ligação telefônica, que foram abordadas e detidas. No total, foram apreendidas 1.242 porções de maconha, 1.320 de cocaína e 758 de crack.
Um dos indivíduos resistiu à prisão, tentou fugir e incitou moradores a resgatá-lo. Em seguida, cerca de 40 pessoas cercaram os agentes, que foram atacados com paus e pedras.


Atuação de GCMs foi decisiva para encontrar depósito de narcóticos dentro da ocupação da Kaplas, em Itaquaquecetuba
Para dispersar o grupo e garantir a integridade da equipe, foram efetuados dois disparos de arma de fogo para o alto. A GCM contou com o apoio da Polícia Militar e a situação foi controlada.
O secretário Anderson Caldeira (Segurança Urbana) destacou que a operação teve como objetivo proteger a população da opressão do tráfico. “Retirar de circulação mais de 3 mil porções de drogas em
uma única operação é um grande resultado. A GCM mostrou coragem diante da resistência e cumpriu seu papel. Nós, como poder público, fomos até a comunidade justamente para libertar essa popula-
ção humilde da opressão do tráfico de drogas, que usa as pessoas como escudo para manter grandes quantidades de entorpecentes.”
“Itaquá não vai se curvar ao crime organizado. Es-
tamos fortalecendo nossas forças de segurança e vamos continuar combatendo o tráfico e a criminalidade para que nossa população viva com mais tranquilidade”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues.
Adesões podem ser feitas pela internet e primeiros 200 inscritos receberão kit exclusivo dos organizadores
Já estão abertas as inscrições para a edição 2025 da “Caminhada Outubro Rosa”, iniciativa da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, que acontece no dia 18 de outubro. O evento é gratuito e vem para a campanha de conscientização à saúde da mulher e de prevenção ao câncer de mama.
O evento acontecerá no terceiro sábado de outubro com concentração a partir das 7 horas da manhã no estacionamento do Itaquá Park Shopping (estrada do Mandi, 1.205Jardim Ariane) com duração até o meio-dia e terá um percurso de três quilômetros.
As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio do link (https://cutt. ly/CrMVhUpt). Segundo os organizadores, os 200


Caminhada reúne conscientização e valorização da saúde da mulher na detecção e tratamento contra o câncer de mama
primeiros inscritos receberão um kit exclusivo com camiseta, viseira, squeeze, munhequeira, material informativo e sacochila. Segundo a secretária Hadla Issa (Mulher, Direitos Humanos e Cidadania),
a conscientização do câncer de mama permite uma detecção precoce e mais chances de cura. “Essa mobilização é sobre o acolhimento e fortalecimento da rede de apoio. Nenhuma mulher deve enfrentar essa
luta sozinha”, apontou.
“O Outubro Rosa é um convite ao autocuidado e à prevenção. Essa caminhada simboliza o abraço da nossa cidade às mulheres e às famílias, mostrando que, juntas, podemos salvar vidas com informação e atitude”, afirmou Mila Boigues, primeira-dama e presidente do Fundo Social. O prefeito Eduardo Boigues também reforçou a importância da ação. “Cuidar das pessoas é a nossa
missão e a prevenção é um dos pilares para garantir qualidade de vida. Participar dessa caminhada é reafirmar que Itaquá está unida pela saúde da mulher e pela valorização da vida”.
Dicas ajudam a conquistar vaga e estar pronto para qualquer seleção
A Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba divulgou nesta quinta-feira (2 de outubro) que, diante do aumento de seleções de emprego realizadas na cidade nos últimos meses, intensificou ações para facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho formal. Entre elas, a orientação de candidatos para o processo de entrevistas.
As seleções de vagas à população são parte do programa “Itaquá mais Emprego”, desenvolvido na cidade, e a preparação para a etapa de entrevistas é, segundo a pasta municipal, fator principal para o sucesso na conquista de uma vaga, onde o candidato deve se apresentar com segurança, clareza e informações relevantes ao recrutador.
Entre as orientações repassadas pela equipe, foi destacada a importância

de treinar a apresentação pessoal, saber falar sobre as experiências anteriores, qualidades e diferenciais. Ter clareza sobre os pontos fortes, conquistas e metas profissionais ajuda a construir um discurso coerente e convincente.
Outra dica é estudar sobre a empresa e a vaga antes da entrevista. Compreender o perfil institucional e as responsabilida-
des do cargo demonstra interesse, proatividade e comprometimento com a oportunidade oferecida. Além disso, é importante destacar experiências anteriores que estejam alinhadas com a função desejada, demonstrando domínio sobre os conhecimentos exigidos.
Durante a conversa com o recrutador, o candidato também deve mostrar


motivação. Falar sobre o que espera aprender, como pretende crescer na função e de que forma a vaga se encaixa em seus planos profissionais mostra maturidade e foco. A pontualidade também é um fator determinante: chegar com antecedência, vestir-se de forma adequada e manter postura profissional desde o primeiro contato são atitudes que contam pon-
tos e influenciam na avaliação final.
“Quando o candidato vai preparado, as chances de conquistar a tão sonhada vaga aumentam. Queremos que os munícipes estejam prontos para qualquer seleção”, destacou o chefe da pasta, Luciano Dávila.
“Há espaço para todos. Basta se candidatar, se preparar e acreditar. Nosso
compromisso é gerar oportunidades e fortalecer a empregabilidade em Itaquá”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
Atualmente, o programa Itaquá Mais Emprego conta com 2,8 mil vagas disponíveis. Há oportunidades para candidatos com ou sem experiência, além de vagas destinadas a pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e a geração de renda. Os interessados em participar das seleções devem comparecer à Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico(rua Dom Thomaz Frey, 89- Centro), onde é possível realizar o cadastro no programa Itaquá Mais Emprego e, caso o perfil seja compatível, já pode ter o encaminhamento para entrevistas. As vagas também estão disponíveis no mural virtual e podem ser conferidas pelo link (https:// cutt.ly/gwtFn1hh).

A cidade paranaense é mundialmente conhecida pela beleza das suas imponentes quedas d’água, mas há muito mais para conhecer
As Cataratas do Iguaçu estão entre as paisagens mais espetaculares do mundo. Não por acaso, foram escolhidas em 2011 como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo em uma votação internacional online organizada pela fundação “New7Wonders”. Isso já seria motivo mais do que suficiente para conhecer a cidade paranaense de Foz do Iguaçu, localizada na divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina.
No entanto, nem só de cataratas vive essa bela cidade. Ainda há muito mais para visitar e, por isso, resolvemos listar mais 4 atrações que você pode conhecer quando for a Foz.
1) PARQUE DAS AVES
Localizado em frente à entrada do Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves é considerado o maior viveiro da América Latina. Ao todo, abriga mais de mil pássaros, de 150 espécies diferentes, espalhados em 16,5 hectares de Mata Atlântica.
O parque é dividido em viveiros, que reproduzem os ecossistemas dos animais, como Pantanal e Amazônia. Mas a grande atração é mesmo o Viveiro das Araras, o maior do mundo. Um universo de cores, sons e os voos rasantes vão fazer a alegria de todos, especialmente das crianças.
2) MARCO DAS 3 FRONTEIRAS
Bem no local onde o Rio Iguaçu deságua no Rio Paraná está a divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai. Aqui, os países criaram seus marcos fronteiriços, logo após a sangrenta Guerra do Paraguai, no final do século 19.
Em Foz do Iguaçu fica o marco brasileiro, instalado há 122 anos. Ele está pintado de verde e amarelo, marcando o nosso território.
Hoje, ainda é possível encontrar algumas antigas construções, como o velho cais fluvial. O local conta ainda com restaurantes e mirantes.
3) TEMPLO BUDISTA
O templo Chen Tien foi construído em 1996 pelas comunidades chinesas da região e fica na




História, cultura e religiosidade caminham com preservação ambiental
região norte de Foz do Iguaçu. Por estar localizado em um ponto elevado, oferece uma visão interessante da região e é possível ver ao longe Ciudad del Este, no Paraguai, famosa há décadas por ser um centro de compras dos brasileiros.
O edifício chama a atenção por sua belíssima arquitetura, mas seu entorno também é encantador. O templo é cercado por uma ampla área verde repleta de árvores e jardins, além
de mais de 120 estátuas, que reproduzem demônios e divindades diversas. Várias encarnações de Buda também foram retratadas nas esculturas. Eis um local de paz e quietude, perfeito para meditar ou simplesmente relaxar.
4) USINA DE ITAIPU
A Usina de Itaipu é uma das principais atrações de Foz do Iguaçu, mas ela oferece tantas atrações que praticamente rivaliza com

Às vésperas do Feriado Nacional de Nossa Senhora, a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, estuda a implantação de uma Taxa de Preservação Ambiental voltada aos veículos dos turistas. O projeto de lei já foi encaminhado pela Prefeitura de Aparecida para a Câmara Municipal, onde passará por votação.
De acordo com o projeto, os valores cobrados variam de R$ 5 a R$ 70. Aparecida é o principal destino turístico religioso do país. O Santuário Nacional de Aparecida, conhecida especialmente pela imponente basílica, recebeu no ano passado cerca de 9 milhões de visitantes. Somente no dia 12, data do feriado, foram quase 140 mil pessoas.
A iniciativa, apesar de controversa, não é nova: em Caldas Novas (GO), a taxa já integra a rotina do turismo. Os valores variam de R$ 5, no caso de motocicletas, a R$ 183 para ônibus, conforme o porte do veículo. A arrecadação é destinada à conservação ambiental, revitalização de pontos turísticos e manutenção da infraestrutura urbana, com isenções para moradores e veículos de serviços essenciais.
Em Fernando de Noronha (PE), a cobrança é individual e diferenciada para brasileiros e estrangeiros. O recurso financia fiscalização, gestão ambiental e preservação de ecossistemas frágeis. No Estado de São Paulo, Campos do Jordão e Ilhabela (SP) discutem propostas semelhantes. Cabo Frio (RJ) restabeleceu recentemente a cobrança de R$ 2.500 para entrada de ônibus de turismo sem placa local.
a cidade. Afinal de contas, o local conta com o Ecomuseu, o Polo Astronômico, o Refúgio Biológico e o Porto Kattamaram, que oferece um incrível passeio de barco pela represa. Como se não bastasse, ainda tem o Circuito Especial, uma visita guiada para conhecer o funcionamento da segunda maior usina hidrelétrica do mundo. É uma lista de coisas para fazer que pode consumir alguns dias.
Embora as taxas sejam importantes para controlar o fluxo de visitantes e, principalmente, obter fundos para investir em recuperação ambiental, a medida pode acarretar um afastamento de uma parcela significativa dos fiéis. Santuza Macedo, especialista em turismo e CEO da Diamond Viagens, explica que a discussão sobre a taxa precisa considerar o perfil real de quem visita Aparecida. “O público vai, majoritariamente, ao Santuário Nacional, onde já desembolsa R$ 45 apenas para estacionar. Somar a esse valor uma taxa municipal pode transformar a experiência em um peso financeiro. É importante lembrar que boa parte desses visitantes pertence a grupos religiosos ou familiares de renda média e baixa, que fazem o esforço de viajar em busca de fé e pertencimento. Nesse cenário, a cobrança sem contrapartida clara corre o risco de afastar turistas e prejudicar justamente os pequenos empreendedores locais que dependem desse fluxo contínuo de peregrinos”, avalia. A especialista frisa os pontos positivos como cobrir os custos que o próprio turismo gera (exemplo da limpeza urbana e manutenção de vias) e também investir em preservação ambiental. “Em locais de alta demanda, esse recurso pode ser decisivo para preservar o que dá sentido à experiência turística”, completa.
FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem
Orientações de segurança para peregrinação segura envolvem hábitos para evitar problemas no caminho a Aparecida
A Prefeitura de Santa Isabel emitiu nesta terça-feira (30 de setembro) um alerta aos peregrinos católicos apostólicos romanos que seguem pela “Rota da Fé” em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no Vale do Paraíba, envolvendo questões de saúde, principalmente em trechos de mata.
Segundo o alerta, feito em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, os romeiros devem tomar precauções para evitar contrair febre amarela, com medidas a serem tomadas com pelo menos dez dias antes da viagem, como a vacinação preventiva - caso o indivíduo tenha tomado as doses antes de 2014, segundo o Ministério da Saúde, ou com uma dose única para toda a vida como preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI).


O uso de roupas claras, folgadas e que cobrem o corpo previnem insolação e picadas de insetos
A Secretaria de Saúde reforça que os romeiros devem sempre usar repelente ao atravessar trechos com áreas de mata
na rodovia Presidente Dutra (BR-116), usar roupas de manga comprida e de cores claras, permanecer hidratado e atento às con-
dições de saúde durante a caminhada.
A concessionária CCR RIO-SP, responsável pela principal ligação entre as
duas capitais, reforça que terá entre os dias 4 e 12 de outubro à disposição uma série de tendas de orientações com funcio-
namento 24 horas por dia, no trecho entre Arujá e Pindamonhangaba, e na Rota da Luz de Pindamonhangaba a Aparecida. Aos motoristas, as autoridades reforçam a necessidade de acender os faróis também durante o dia para facilitar a visualização no trecho, a necessidade de planejamento prévio com equipe de apoio, principalmente para grandes grupos ou com pessoas que apresentem comorbidades, e sempre fazer a travessia em segurança em passarelas e sobre viadutos.
A Secretaria de Saúde de Santa Isabel reforçou que a fé e devoção devem ser acompanhadas de cuidados preventivos, principalmente no que diz respeito à febre amarela. A prefeitura aponta que a vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todas as cidades, e que todos devem se cuidar.

Evento teve “jogo das Estrelas” e Município aposta no esporte como ferramenta de transformação
POR JOÃO VÍTOR BERNARDO
Mais de dois mil espectadores viram no último domingo (28 de setembro) o início de um novo capítulo do futebol de Itaquaquecetuba no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo (Campo do Brasil), localizado no bairro Morro Branco, com a apresentação oficial do Itaquá Athlético Clube (IAC) como o novo time representante da cidade em competições oficiais, como uma nova fase de valorização do esporte de alta performance na cidade.
O time foi fundado em 1980 e é responsável por revelar ao futebol mundial o lateral-direito Cafu, campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994 e 2002 (na última, como
As categorias de base já demonstraram um desempenho expressivo nas competições em que participaram neste ano, especialmente no Campeonato Paulista. O sub-21 garantiu classificação para as oitavas de final e o sub-12 encerrou sua participação na fase de grupos do Paulista, mas foi campeão da Copa Ouro. As equipes sub-13 e sub-14 alcançaram a se-
capitão). A equipe voltou com o apoio da Prefeitura, que aposta no esporte como ferramenta de transformação social, inclusão da comunidade e formação do senso de pertencimento da população como um todo.
A celebração contou com milhares de fãs do esporte que compareceram ao estádio, e os 500 primeiros a cruzar a catraca receberam uma camiseta do time comemorativa da nova fase do futebol de Itaquá. A apresentação contou com diversas partidas amistosas, sendo uma delas o combinado das categorias sub-15, sub-17 e sub20 do IAC contra o sub-20 da Secretaria de Esporte.
Em seguida, o prefeito Eduardo Boigues, o vice-
gunda fase da competição estadual, já o sub-15 e o sub-17 avançaram até a terceira. Por fim, o sub20, que disputou a Série B do Campeonato Paulista, chegou até as quartas de final.
O presidente do IAC, José Chiotti, destacou que o clube tem como meta revelar talentos locais. “É uma alegria imensa ver o IAC novamente em cam-
-prefeito Rogério Tarento, o secretário Fabiano Novais (Esporte e Lazer) e demais servidores e moradores da cidade participaram de uma partida contra a seleção de craques do passado..
“A parceria com o IAC representa nosso compromisso com o desenvolvimento esportivo da cidade. O esporte educa, afasta das ruas e oferece oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional”, completou o secretário de Esporte.
“Estamos muito felizes em oficializar o retorno do IAC, que faz parte da história de Itaquaquecetuba. Investir no esporte é investir no futuro dos jovens e essa iniciativa vai abrir portas para muitos talentos”, afirmou o prefeito.
po e sentir o carinho da cidade. O clube nasceu em Itaquaquecetuba, tem raízes fortes aqui e volta para ser, mais uma vez, referência de oportunidade para os jovens. Queremos resgatar nossa história, valorizar os talentos locais e mostrar que o esporte é um caminho de transformação e futuro. O IAC é de todos nós e está de volta para ficar.”



IAC traz de volta o vermelho e preto para os campos por Itaquaquecetuba
Um dos momentos mais esperados no último domingo, marcado por nostalgia e emoção, foi o reencontro no Campo do Brasil no “Jogo das Estrelas”, que trouxe grandes nomes do futebol brasileiro das décadas de 1980 a 2000.
O Jogo das Estrelas terminou com vitória da seleção de craques do passado por 3 a 1 sobre a equipe formada pelo prefeito Eduardo Boigues, o vice Rogério Tarento, o secretário de Esporte Fabiano Novais, servidores e moradores da cidade.
Nomes como do ex-goleiro Sérgio, ídolo do Palmeiras, o lateral-direito Índio, ex-Corinthians, além de Capone e Capitão, com passagens pelo São Paulo, fizeram parte da seleção de estrelas que entrou em campo. Também participaram Amaral, Júnior, Mül-

ler, Biro-Biro e Jean Carlos. Os gols da partida foram marcados por Müller (2) e Jean Carlos, garantindo o triunfo da seleção das estrelas. O time do Master do IAC descontou com gol do prefeito Eduardo Boigues.
O Diário de Itaquaque-
cetuba conversou com alguns dos craques após a partida. Müller destacou a importância do evento e comentou sobre o futebol atual, citando Gustavo Gómez, zagueiro do Palmeiras:“Ele não jogaria de titular no Palmeiras daquela época. Era um time
muito competitivo, com grandes atletas como o Klebão e Antônio Carlos”. Biro-Biro relembrou seu gol mais marcante na carreira, justamente contra o Palmeiras: “Foi numa semifinal do Paulista. Fiz um gol de canela que eliminou o rival”.
