Diário Itaquá - Edição 112

Page 1


ITAQUAQUECETUBA-SP

16 A 19 DE SETEMBRO DE 2025

ANO 03 • EDIÇÃO 112 Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

TURISMO: DUBAI PARA CRIANÇAS PÁGINA 10

Rodeio de Itaquá traz mais de 300 mil espectadores em cinco dias de festa

Provas de montaria e shows musicais consolidam festa como principal da região PÁGINA 3

SAÚDE: PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO AMARELO E CINCO NOVAS AMBULÂNCIAS

PÁGINA 4

GOVERNO: SERVIDORES RECEBEM QUALIFICAÇÃO PARA NOVA FERRAMENTA DIGITAL PÁGINA 9

DETRAN-SP REFORÇA FISCALIZAÇÃO E FECHA DOIS CFCS NO ALTO TIETÊ EM 2025

PÁGINA 6

SUZANO ABRE VAGAS

PARA OBRAS DO NOVO

ACESSO DO RODOANEL PÁGINA 11

SECRETARA DE EDUCAÇÃO DISTRIBUI MAIS DE 2 MIL COMPUTADORES PARA ESCOLAS MUNICIPAIS

PÁGINA 8

GOVERNO DO ESTADO RECONHECE 11 NOVAS CADEIAS DE PRODUÇÃO LOCAL PÁGINA 11

EDITORIAL

Não é o fim, mas um começo a se considerar

Em 1942, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill afirmou que a vitória das tropas aliadas na batalha de El-Alamein, na campanha do Norte da África, não era o “começo do fim” do Terceiro Reich, mas apenas o “fim do começo” de uma batalha mais árdua que estava no horizonte. A perspectiva de um momento e sua importância pode fazer a diferença entre grandes líderes ou homens e mulheres destinados às notas de rodapé nos livros de História.

Passado a comoção gerada pelo término do julgamento do chamado “Núcleo Crucial” da Ação Penal 2668, que trata da acusação contra o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e

outros por tentativa de golpe de estado, dentre outros crimes, resta à sociedade brasileira olhar de forma científica a natureza e os desdobramentos de um ato que transcende questões políticas, ideológicas ou eleitorais, e que superam as convenções sobre o início e fim deste ato.

O que vimos acontecer na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira é a última parada de uma viagem que começou há muito tempo - antes do final de maio, quando o STF formou maioria para acatar a Ação Penal para investigar os mandantes e agentes operacionais do primeiro escalão. Muito antes dos ataques à Praça dos Três

Poderes em 8 de janeiro de 2023, ou dos acampamentos pedindo a recontagem dos votos à força em 2022. Esta jornada começou no dia 20 de junho de 2013, no momento em que as manifestações contra o aumento nas passagens de ônibus de São Paulo, e contra a ação violenta da Polícia Militar contra manifestantes estudantis, tornaram-se um ponto de convergência do campo conservador contra a “corrupção” de forma ampla, difusa e sem culpados.

Na ocasião, ninguém em sã consciência se colocaria contra uma manifestação pedindo um Brasil mais honesto, mas ninguém imaginava seus desdobramentos - o agravamento

Uma cidade é composta por quem vive nela, sejam eles ou elas nascidos e criados, ou mesmo aqueles que a escolheram como lar, ou mesmo aqueles que, de forma distante, contribuem para que ela desenvolva todo o seu potencial. Quando temos um cidadão, nascido em outra cidade, cujas contribuições fazem a diferença no dia-a-dia das pessoas, é comum que ela seja reconhecida com o título de Cidadão Honorário.

Itaquaquecetuba, ao longo de seus anos de emancipação político-administrativa, rendeu homenagens

a homens e mulheres que fizeram a diferença na vida da nossa gente. Mas não podemos esquecer o primeiro a receber tamanha honraria: o 44º governador do Estado de São Paulo, Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, que governou o Estado de 1959 a 1963, se destacando na construção de usinas hidrelétricas e universidades públicas.

O título foi concedido pelo presidente da Casa de Leis de Itaquaquecetuba na época, Leolino dos Santos, que hoje dá nome a uma escola municipal no bairro Quinta da Boa Vista.

das tensões entre campos políticos à irreversibilidade de rompimentos e às raias da violência em casos espalhados pelos quatro cantos do país. O custo humano, material, econômico e toda esta jornada para o coração de trevas da política brasileira foi, em grande parte, a expiação de uma dívida de longa data, que está longe de ser quitada - a dívida da nossa perspectiva como povo e de nosso papel para a construção ou destruição não apenas de valores morais ou ideológicos, mas de marcos civilizatórios.

A democracia brasileira é uma Catedral de Gaudí, em eterna construção e aprimoramento. Um projeto voltado ao futuro, que se aproxima em

A Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba, localizada na Vila Virgínia, recebeu na última quarta-feira (10 de setembro) a visita de alunos da escola estadual “Prof. Cícero Antônio de Sá Ramalho”, sediada no bairro Vila Monte Belo.

A visita de cerca de 25 alunos, acompanhados dos professores João Paulo Dutra, Adriana e Andreia, foi recebida pelo presidente da Casa de Leis, vereador Dr. Roque, entre outros membros e funcionários do Poder Legislativos. O grupo apresentou os gabinetes, salas administrativas e

momentos em que o respeito às instituições se vale - e que serve como baliza para qualquer outra tentativa, de qualquer lado do espectro político, como é possível ver dentro da própria composição dos ministros da Suprema Corte brasileira.

“Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito - tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos”, disse Churchill à Câmara dos Comuns, em 1947. Não é o começo do fim da polarização política, mas pode ser o fim do começo de nosso processo de cura como povo.

o Plenário, onde são realizadas semanalmente as sessões da Câmara, além de sessões extraordinárias e audiências públicas de interesse da comunidade.

Os alunos também realizaram uma “entrevista coletiva” com os representantes da Câmara, tirando dúvidas sobre o trabalho de um vereador e da importância de seu trabalho para os rumos da cidade. Segundo os professores, a visita faz parte do conteúdo de matérias que os jovens estão estudando neste segundo semestre.

ITAQUÁ RODEIO FEST 2025

Itaquá Rodeio Fest 2025 reúne multidão e celebra música de grandes nomes

O Itaquá Rodeio Fest 2025, que começou na última sexta-feira (5 de setembro) mostrou a que veio e se consolidou como um dos maiores eventos do Alto Tietê e do Estado, onde reuniu cerca de 300 mil espectadores, segundo dados da organização.

A festa reuniu mais de uma dezena de artistas de renome na música popular no recinto montado ao lado do Itaquá Park Shopping e é considerado o maior rodeio de portas abertas do país.

O primeiro final de semana foi marcado pelo bom tempo nos primeiros dias, diferentemente das edições anteriores. A estrutura do evento, com amplos espaços de alimentação, camarotes, áreas de descanso e segurança reforçada, contribuiu para uma experiência confortável e segura, reforçando a importância do rodeio para a cidade e região.

Na sexta-feira (5 de setembro), Zé Neto & Cristiano abriram o festival com um show de energia contagiante, empolgando os fãs com seus grandes sucessos. Dennis e Natanzinho Lima assumiram o palco em seguida, levando ritmo e interação com a plateia, que dançava e cantava junto, mostrando o potencial do evento em unir diferentes estilos musicais e públicos.

No sábado (dia 6), a música eletrônica tomou conta do Itaquá Rodeio Fest com o DJ Alok, que trouxe ao público uma experiência

imersiva e vibrante, com luzes, efeitos e batidas. A noite ainda contou com a performance de Lauana Prado, que cativou a todos com sua voz marcante e presença de palco, demonstrando a diversidade musical do rodeio.

O encerramento do primeiro final de semana de apresentações, que aconteceu no domingo (dia 7) trouxe os grandes nomes da música sertaneja: Luan Santana, Gustavo Mioto e Raffa Torres. Cada apresentação emocionou o público com hits consagrados, momentos de interação e performances impecáveis.

O SEGUNDO

FINAL DE SEMANA

O segundo final de semana de apresentações foi marcado pela emoção de mais de 60 mil espectadores para os shows da DJ Maju Santana e Bruno Martini, além do ex-Araketu Tatau, com apresentações especiais de Naldo Benny e Moacyr Franco. Queridinhos da atualidade entre os maiores nomes do sertanejo nacional, os cantores Henrique & Juliano capricharam na setlist com sucessos como “Traumatizei”, “Quase Algo”, “Como é que a Gente Fica”, “A Briga foi Feia” e “Aquela Pessoa” embalaram os milhares de fãs, que, cantaram, em uníssono, cada verso, do início ao fim. A apresentação foi marcada, também, por uma homenagem à saudosa Marília Mendonça, com a música

“Flor e o Beija-Flor”, que ela interpretou com a dupla.

No sábado (dia 13), último dia de shows, quase 70 mil espectadores receberam o “Embaixador” Gusttavo Lima e a batida de MC Kevinho, além da etapa final das provas de montaria em cavalos com a Seleção Brasileira de Cutiano.

Bastaram os primeiros acordes de “Desejo Imortal”, cantada por Gusttavo Lima, para que a arena inteira entoasse em coro os versos desta e de várias outras canções do artista. Pela segunda vez no festival, o sertanejo não economizou em interação com o público e na potência vocal num show embalado por sucessos, como “Café e Amor”, “Na Hora de Amar” e “Ficha Limpa”, com direito a momentos intimistas de boteco, novas canções, como “Culpa”, e um final apoteótico, com “Balada” e o refrão “Tchê Tcherere Tchê Tchê”. O show de Kevinho no Itaquá Music Fest 2025 marcou a volta do músico aos palcos, após uma pausa na carreira para cuidar da mãe. Curada de um câncer, Sueli emocionou o público de Itaquaquecetuba ao entrar no palco com o filho. Na setlist do MC, não faltaram os hits “Rabiola”, “O Grave Bater” e “Olha a Explosão”- composição que ficou entre as mais tocadas da América Latina em 2017 e que ganhou remix internacional em parceria com os rappers americanos French Montanna, Chainz e Nacho.

Clima perfeito marcam o sucesso do Itaquá rodeio Fest 2025, que valoriza a música e a cultura local
POR LARISSA DIAS
Festival musical celebrando aniversário da cidade se consolidou como principal evento musical do Alto Tietê com 300 mil espectadores

Itaquaquecetuba divulga ações da campanha “Setembro Amarelo” na rede básica SAÚDE

Ações voltadas à valorização da saúde mental envolvem acolhimento e roda de conversa

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou no começo desta semana a programação especial na rede pública em alusão à campanha nacional de valorização da saúde mental “Setembro Amarelo”, que inclui rodas de conversa e iniciativas de acolhimento em unidades de Saúde do município. O objetivo é promover o diálogo e fortalecer cuidados com a saúde mental da população.

As atividades começaram na quarta-feira (10 de setembro) no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps-IJ), localizado na Vila Zeferina. Na próxima segunda-feira (dia 15) será na Unidade

Ações acontecerão em unidades das redes de Saúde e Assistência Social

Básica de Saúde (UBS) do Caiuby e, no dia 16, será a vez dos profissionais do Caps II com distribuição de frases para a população no

Parque Ecológico Mário do Canto, no bairro Estação. No dia 17, às 13h, a roda de conversa será realizada no Ambulatório de

Saúde Mental no Centro. No dia 18, estão previstas duas atividades, sendo uma às 13h30 na USF Pequeno Coração e às 14h na

USF Josely. No dia 19, às 11h, a programação segue na UBS Maragogipe e no dia 22, às 11h, na UBS Morro Bran-

Prefeitura apresenta cinco novas ambulâncias durante Desfile Cívico no Centro

Segundo Secretaria de Saúde, entrega representa renovação completa da frota do Samu

Um dos pontos altos da celebração do Dia da Independência em Itaquaquecetuba (veja mais nesta edição) foi a apresentação de cinco novas ambulâncias à disposição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A apresentação faz parte da programação da celebração dos 465 anos de fundação da cidade.

Os veículos que desfilaram no desfile cívico na avenida Emancipação substituirão, segundo a Secretaria de Saúde, as via-

turas mais antigas da frota, o que deve garantir qualidade, agilidade e segurança nos atendimentos. A pasta municipal reforça que a renovação garante sete ambulâncias aptas ao uso na cidade, com renovação completa da frota. Além da ampliação da frota de ambulâncias, a pasta reforçou a equipe do Samu com a contratação de novos condutores, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos, fortalecendo a estrutura e a capacidade de resposta do serviço.

Outro avanço apontado pela Municipalidade é a nova base do serviço que está em fase de consolidação, que deverá trazer mais eficiência e conforto aos profissionais e pacientes.

O secretário Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social) destacou que a renovação da frota e o reforço da equipe fazem parte de uma gestão voltada ao cuidado. “Nossa prioridade é cuidar das pessoas. Com mais ambulâncias, profissionais capacitados e a nova base

co . No dia 23, serão três encontros: às 10h na UBS Fortuna, às 13h na USF Piratininga e às 14h na USF Miray.

No dia 24 serão duas ações, sendo uma às 9h no SAE/CTA e às 13h30 na Saúde Mental. A programação será encerrada no dia 30, às 13h30, na Escola Estadual Roque Barbosa de Miranda e às 14h na UBS Jardim Odete. O prefeito Eduardo Boigues aproveitou para ressaltar o compromisso da gestão com o bem-estar dos moradores. “Nossa prioridade é cuidar. Essa programação é mais uma demonstração de que estamos atentos às necessidades da população com a saúde mental no centro das nossas ações”.

em andamento, garantimos um SAMU cada vez mais preparado para salvar vidas e atender a população com qualidade e humanidade”.

O prefeito Eduardo Boigues ressaltou a importância da entrega no mês do aniversário da cidade. “Itaquá completa 465 anos e quem ganha o presente é a população. Estamos renovando a frota do SAMU, ampliando equipes e estruturando uma nova base porque saúde é compromisso e respeito com a vida de cada cidadão”.

Veículos foram apresentados no dia 7
DA REDAÇÃO

Operação ‘Sem Fronteiras’ desarticula pontos de tráfico em Itaquaquecetuba e Suzano POLÍCIA

Operação de GCM e Polícia Civil resultou na prisão de duas pessoas em flagrante

A Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba (GCM) realizou, em conjunto com a Polícia Civil, uma nova operação contra o tráfico de entorpecentes em áreas estratégicas da cidade e do Alto Tietê.

Na “Operação Sem Fronteiras”, duas casas usadas como ponto de venda e armazenamento de drogas, conhecidas como “Casas-Bomba”, foram localizadas e desarticuladas pelas autoridades, resultando na prisão de dois indivíduos em flagrante e na apreensão de drogas e dinheiro dos criminosos.

A primeira casa-bomba, no bairro Cidade Miguel Badra em Suzano, as equipes encontraram 410 porções de cocaína, 308 porções de skank, 210 pedras de crack, 150 porções de maconha, 196 unidades de drogas “K”, além de 101 frascos de lança-perfume e R$ 1,2 mil em

unidades de drogas “K” e 175 porções de maconha. Uma mulher foi presa.

Operação retirou grande quantidade de entorpecentes de pontos na região espécie. Um indivíduo foi detido. Já na segunda ação, no Jardim Roseli, em Itaquá, foram apreendidas 249 porções de cocaína, 243 pedras de crack, 200

“A Operação Sem Fronteiras reforça o compromisso da GCM de Itaquá com a segurança da população e a atuação integrada com as demais forças policiais para o enfrentamento ao tráfico de drogas e à criminalidade”, destacou o

secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira. “Essa operação é um exemplo claro de como a integração entre as forças de segurança pode gerar

resultados concretos. Seguiremos atuando de forma firme contra o tráfico e intensificando nossas ações preventivas”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

DA REDAÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) confirmou nesta segunda-feira (15 de setembro) que reforçou a fiscalização contra Centros de Formação de Condutores (CFCs), as autoescolas, que estariam cometendo irregularidades durante o processo de habilitação de motoristas.

Segundo o Detran-SP, o monitoramento de agentes aumentou desde a criação da Diretoria de Gestão Regulatória em novembro de 2024, como parte da reestruturação do órgão na estratégia do governo estadual de eficiência e governança- o programa “SP na Direção Certa”. No levantamento divulgado pelo governo do Estado no começo desta semana, desde o início do ano foram 2,4 mil ações de fiscalização e 121 cassações de empresas que atuavam de forma irregu-

Detran-SP aumenta fiscalização contra autoescolas irregulares TRÂNSITO

121 registros de CFCs foram cassados neste ano, incluindo no Alto Tietê

Iniciativa visa garantir transparência a estabelecimentos credenciados

lar, contra cerca de 1,5 mil fiscalizações entre janeiro e agosto de 2024. No Alto Tietê, as fiscalizações aumentaram nas dez cidades da região de 58 em 2024 para 108, representando um aumento de 46,29% nas vistorias.

Dentre os problemas apurados pelos fiscais do Detran-SP estão veículos de que deveriam estar em uso estacionados em frente à autoescola sem instrutor ou aluno, salas completamente vazias no horário destinado às aulas teóri-

cas, além de situações em que provas teóricas eram registradas como realizadas sem que, de fato, houvesse aplicação do exame.

Em Itaquaquecetuba, durante o ano foi registrada uma cassação de CFC e uma advertência;

em Suzano, foram duas advertências. Em Poá, foi uma cassação e três advertências; em Ferraz de Vasconcelos foi uma advertência, o mesmo em Santa Isabel. No mesmo período em 2024, nenhuma sanção foi aplicada na

POLÍCIA: Casal é encontrado morto em quarto de motel no distrito de Jundiapeba, em Mogi

Autoridades investigam circunstâncias de morte de homem de 47 anos e mulher de 33

Um casal foi encontrado morto na noite de sábado (13 de setembro) em um quarto de um motel localizado no distrito de Jundiapeba, na cidade de Mogi das Cruzes.

Segundo informações das autoridades, o caso foi registrado depois de funcionários do estabelecimento tentarem en -

trar em contato com os hóspedes, mas sem obter respostas. No boletim de ocorrência registrado, o casal estava sem vida na banheira quando foram encontrados.

Detalhes da ocorrência apontam que o homem tinha 47 anos e era membro da Polícia Militar, lotado em um batalhão na cidade de São Paulo. Já

a mulher tinha 33 anos.

O caso foi registrado como “morte suspeita” e “morte súbita”, sem uma causa determinante aparente, no plantão policial de Mogi das Cruzes.

Até o fechamento da matéria, não foi confirmada a causa dos falecimentos, e seguem sob investigação das autoridades.

região.

Perguntado pela reportagem sobre a possibilidade da comunidade saber quais são os estabelecimentos cassados para se prevenir de qualquer tipo de problema no futuro, o órgão apontou que disponibiliza em seu portal da internet a lista de CFCs aprovados e regulados. A consulta pode ser feita pela internet em https:// tinyurl.com/48t3z666, com a inserção do registro da base de dados “gov.br”. “Com ações de fiscalização presencial e remota, aliadas a ferramentas de inteligência preditiva para identificar riscos, o Detran-SP reafirma seu compromisso com a integridade do processo de habilitação. A obtenção da CNH deve ser obtida de forma legítima, observando as normativas vigentes”, diz Eric Wetter, diretor de Gestão Regulatória do Detran-SP.

Polícia Civil em Mogi das Cruzes segue com apurações sobre o caso

ESPORTE

Itaquaquecetuba impulsiona o esporte com novos projetos e eventos de destaque

Modalidades como futebol de campo, basquete e voleibol ganharam novo olhar e incentivos

Itaquaquecetuba tem se consolidado como um polo esportivo regional, com investimentos significativos em infraestrutura, programas sociais e clubes locais. A cidade tem se destacado em diversas modalidades, promovendo inclusão, revelação de talentos e fortalecimento da identidade esportiva local.

O Itaquá Athletico Clube (IAC), fundado em 2023, tem sido um dos principais protagonistas desse movimento. Em 2025, o clube deu passos importantes, como a realização de peneiras que reuniram mais de mil jovens atletas em busca de uma vaga nas categorias Sub-15 e Sub-17. O evento, realizado no Campo do Brasil, contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues e do secretário de Esporte e Lazer, Fabiano Novais. Além disso, o IAC estreou com vitória

na terceira fase do Campeonato Paulista Sub-15, derrotando o Desportivo Brasil por 1 a 0. O time também avançou para as oitavas de final da Série B do Campeonato Paulista Sub-20, empatando com o Nacional e garantindo a classificação antecipada. O programa Vôlei Mania, em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, tem promovido o esporte entre crianças e adolescentes. Em 2024, o programa ampliou sua atuação com o Festival das Escolinhas Noturnas, atendendo mais de 700 atletas de 6 a 14 anos nas escolinhas de futsal e ginástica rítmica. Em 2025, o Vôlei Mania Itaquá participou da Superliga C de Voleibol Masculino, competição nacional organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento, realizado entre os dias 3 e 7 de agosto no Ginásio Municipal Sumiyoshi

Nakaharada, reuniu nove equipes de quatro estados do Sudeste. A equipe de Itaquá mostrou personalidade e espírito de luta, reagindo nos momentos decisivos, apesar de ser superada pelo Univassouras (RJ) em um confronto decidido no tie-break . Na modalidade de basquete, o Itaqua Basquete tem se destacado nas competições regionais. Em 2025, a equipe Sub-16 venceu os Ursos por 52 a 38 na Temporada Regular da NLAB. Além disso, o time Sub-15 enfrentou os Cougars Team, mostrando o crescimento e a competitividade da equipe.

O Judô Morada do Sol, com unidades em Poá e Itaquaquecetuba, tem sido referência na formação de atletas desde 2005. A associação oferece aulas de judô e jiu-jitsu para crianças a partir de 5 anos, promovendo disciplina, res-

peito e desenvolvimento físico e mental. Além dos clubes e programas, a cidade tem investido em infraestrutura esportiva. O Campo do Brasil, estádio municipal, tem sido palco de importantes eventos, incluindo jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e partidas

do Campeonato Paulista. O Ginásio Municipal Sumiyoshi Nakaharada, na Vila Japão, atende cerca de 1.400 alunos em mais de 15 modalidades esportivas, como basquete, futsal, vôlei e ginástica.

Esses avanços refletem o compromisso da cidade com o esporte como fer-

ramenta de inclusão social, desenvolvimento e fortalecimento da identidade local. Com investimentos contínuos e o engajamento da comunidade, Itaquaquecetuba se posiciona como um exemplo de como o esporte pode transformar realidades e promover o bem-estar coletivo.

BEM ESTAR ANIMAL: Itaquaquecetuba oferece 68 animais para adoção entre cães e gatos

Mascotes disponíveis no CCZ estão vermifugados, vacinados e castrados na idade adequada

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou nesta semana a campanha de adoção responsável de cães e gatos abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro Chácara Cuiabá. No total, são 68 animais de estimação que aguardam a chance de um lar.

Segundo a pasta municipal, são 52 animais adultos entre cães e gatos, além de 16 filhotes de cachorro prontos para adoção, tendo passado por acompanhamento veterinário, vacinação antirrábica, vermifugados conforme avaliação e, quando em idade adequada, castrados.

Para adotar, é necessário apresentar documento

com foto, comprovante de endereço e passar por uma entrevista com a equipe técnica. Apenas maiores de 18 anos podem participar do processo.

Segundo a Secretaria de Saúde, essas medidas garantem mais saúde e qualidade de vida aos animais.

“O nosso CCZ trabalha diariamente para cuidar de

dezenas de cães e gatos. Um trabalho fundamental, já que estamos falando de vidas. Convocamos a população para entrar nessa causa e praticar a adoção responsável”, completou o prefeito Eduardo Boigues. O CCZ fica na rua Senador Canedo, 550 – Chácara Cuiabá e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

POR JOÃO VITOR BERNARDO
Esporte amador e de alto desempenho ganham novo fôlego
Cães e gatos aguardam uma chance em Itaquá

Prefeitura começa entrega de 2 mil notebooks para escolas municipais EDUCAÇÃO

Medida deve estimular habilidades digitais de alunos em sala de aula, segundo Secretaria de Educação

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou nesta semana que começou a entrega de 2,1 mil computadores portáteis (notebooks) nas unidades da rede básica de Ensino. Os equipamentos estão sendo distribuídos em 36 escolas municipais de ensino básico (Emeb) para apoio do processo de aprendizagem em sala de aula.

Segundo a Secretaria de Educação do município, a entrega tem como objetivo ampliar o engajamento dos estudantes e o processo de habilidades cognitivas e criativas.

A aquisição foi possível por meio de uma parceria do governo municipal com o Estado, dentro do Planon de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp).

Segundo a Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba, em nota, o impacto da iniciativa deve superar as expectativas das equipes pedagógicas a médio e longo prazo. A pasta reiterou que os notebooks representam uma mudança na forma de aprendizado dos alunos, com a possibilidade de desenvolver práticas mais interativas, estimulando a criativida-

Nova tecnologia deve ajudar no aprendizado no primeiro ciclo do ensino fundamental

A tecnologia já faz parte do dia a dia e, ao levarmos os notebooks para a sala

de aula, oferecemos mais oportunidades de aprendizado, ampliando o poten-

ECONOMIA: Expo Alto Tietê 2025 reforça Itaquá como polo de negócios,

cultura e turismo

Evento chega à 14ª edição com espaço para networking, oportunidades de negócios e apoio do poder público

Aconteceu na quarta-feira (10 de setembro) o lançamento da Expo Alto Tietê 2025, que será realizada nos dias 25 e 26 de setembro, das 14h às 20h, na Secretaria de Serviços Urbanos. Com mais de 20 anos de história, a feira retorna agora com novidades, oferecendo um ambiente estratégico para empresários e público interessado em oportunidades de mercado.

Segundo o prefeito da FEMPI Andre Domeni “A Expo foi pensada para ser um espaço de network, sinergia entre empresários e também uma oportunidade de aproximação com o poder público. Di-

versas entidades estarão presentes, incluindo o Desenvolve São Paulo, o Sebrae e várias secretarias da Prefeitura, reforçando o caráter institucional e de apoio à comunidade empresarial”

O secretário de Governo, Marcelo Barbosa, destacou a importância do evento: “A Expo consegue impactar localmente com a geração de negócios, emprego e networking, mas principalmente em toda a região, mostrando que Itaquá é uma cidade acolhedora, que tem espaço para vários tipos de eventos”.

Complementando, Luciano Dávila, da Secretaria Municipal, reforçou o

compromisso da Prefeitura com os empresários: “Nós teremos o banco de dados à disposição e todo o apoio da Secretaria Municipal em tudo que for necessário para a cidade e para o empresário que vier para Itaquá.”

Lançamento foi acompanhado por autoridades municipais de e autonomia. “Estamos preparando as crianças para o futuro.

cial dos estudantes”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.

A feira é aberta tanto para quem deseja visitar quanto para quem deseja expor. Interessados podem se inscrever pelo site. Segundo a organização, as vagas para expositores estão se esgotando rapidamente, e quem não conseguir espaço nesta edição já pode se preparar para a participação no próximo ano.

A Expo Alto Tietê 2025 promete ser um ponto

de encontro estratégico, oferecendo oportunidades de negócios, troca de

experiências e de parcerias, além de reforçar o papel de Itaquá como ci-

dade promotora de eventos, cultura e turismo regional.

Prefeitura capacita servidores para nova plataforma eletrônica de documentos GOVERNO

Sistema ‘SEI Cidades’ pretende modernizar gestão de processos eletrônicos na Prefeitura de Itaquá

A Secretaria de Governo de Itaquaquecetuba promoveu na quarta-feira (10 de setembro) uma oficina de capacitação para servidores públicos municipais para o uso da plataforma

“SEI Cidades”, sistema que, segundo a Administração Municipal, deve modernizar a gestão de documentos e processos eletrônicos.

O treinamento realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na Vila Virgínia, contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais, que apresentaram as funcionalidades da ferramenta.

Segundo a Prefeitura,

alguns setores do funcionalismo público já estão utilizando a ferramenta, que se destacaria por ser mais intuitiva, prática e eficiente no dia-a-dia da gestão pública. O SEI Cidades foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), e cedido gratuitamente ao governo do Estado, que passou a disponibilizá-lo aos municípios. Sua implantação no sistema local foi feita por meio do decreto municipal 8.508/2025.

Para o secretário de Governo, Marcello Barbosa, a ferramenta será um grande diferencial na rotina das secretarias. “O sistema vai facilitar o fluxo de trabalho, já que re-

duz a burocracia e garante mais agilidade na tramitação de documentos e processos. É uma inova-

ção que transforma Itaquá na gestão pública e melhora o atendimento aos munícipes”, destacou.

O prefeito Eduardo Boigues também ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos investindo em

uma gestão mais tecnológica, moderna e próxima das necessidades da população”, completou.

Plenário da Câmara recebe audiência para apresentação final do projeto da nova Luops

Segundo Secretaria, encontro marca etapa conclusiva nas discussões sobre o futuro da cidade

A Secretaria de Planejamento de Itaquaquecetuba realizou na tarde desta quarta-feira (10 de setembro), às 17h30, a apresentação final do projeto de Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (Luops). O encontro representa a etapa conclusiva do processo participativo que vem discutindo o futuro do planejamento urbano do município.

A apresentação aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, localizado no bairro Vila Virgínia, e teve como meta mostrar à comunidade as diretri-

zes e propostas que vão orientar o desenvolvimento urbano da cidade, promovendo organização, sustentabilidade e crescimento ordenado.

Segundo a Prefeitura, por meio da pasta de Planejamento, a lei de uso do solo e o novo zoneamento são instrumentos essenciais para planejar o futuro do município, garantindo equilíbrio entre áreas residenciais, comerciais, industriais e de preservação ambiental, além de oferecer mais segurança jurídica para investimentos e projetos.

Segundo a Secretaria de Planejamento em nota,

depois da análise e incorporação de todas as sugestões e apontamentos recebidos, o Município estará pronto para apresentar à comunidade a nova lei, que deverá representar a etapa final de um processo participativo fundamental para o planejamento urbano.

“O encontro é aberto à população e a participação da comunidade é fundamental. Com essa apresentação, damos um passo decisivo para garantir um desenvolvimento organizado, sustentável e seguro para todos os moradores”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Nova ferramenta deverá melhorar fluxo de documentos dentro da Gestão municipal
Secretaria de Planejamento apresetou resultados em comunidade
DA REDAÇÃO

Dubai (também) para menores TURISMO

A vibrante cidade dos Emirados Árabes Unidos oferece muito luxo e paisagens deslumbrantes, mas também programas voltados às crianças

Viagem solo

cai no gosto do público feminino

Dubai entrou definitivamente no “wishlist” dos viajantes brasileiros há alguns anos. A incrível cidade dos Emirados Árabes Unidos chama a atenção pela combinação de luxo, exotismo e (muitas) belezas, sejam naturais, sejam as construídas pela mão humana. Uma boa novidade para as famílias com crianças é que o local vem ganhando mais e mais atrações infantis, fazendo com que a cidade possa ser devidamente usufruída por todos.

Antes de viajar a Dubai, é importante saber que a melhor época para estar por lá é entre novembro e março, quando os termômetros não ultrapassam os 30°C (no verão pode chegar a 50°C).

Entre as opções de parques estão o Wild Wadi no Jumeirah Beach Hotel

e Aquaventure no Atlantis Dubai. Eles têm uma infinidade de aventuras radicais, como o túnel que atravessa uma piscina de tubarões de verdade. Mas calma, o contato é apenas visual. Há rios e piscinas para as crianças menores (ou menos aventureiras) brincarem.

Quem não dá conta de tanta adrenalina, pode optar pelo Dreamland Aquaa Park, a 40 minutos de táxi do centro da cidade, em Umm Al Ouwain, emirado vizinho, que oferece escorregadores mais suaves, com piscina e bar.

Uma atração interessantíssima é o Kidzania. Trata-se de uma verdadeira minicidade localizada no maior shopping center do mundo, o Dubai Mall. Lá as crianças podem escolher entre 80 carreiras diferentes para

se envolver, como dirigir um carro de bombeiros, praticar a atividade de joalheiros, e até mesmo trabalhar na assessoria de imprensa local.

Como quase tudo em Dubai é hiperlativo, a cidade também abriga o maior parque temático coberto do mundo. O IMG Word of Adventure possui uma área equivalente a 28 estádios de futebol. Conta com mais de 20 atrações divididas em quatro zonas temáticasMarvel, Cartoon Network, Lost Valley Dinosaur Adventure e IMG Boulevard – além de 28 restaurantes. O parque fica próximo à Global Village na E 311. Uma atração inusitada é o Ski Dubai. Em pleno deserto, a cidade conta com uma montanha de neve artificial, quase sempre lotada de crianças e

adultos fazendo aulas de ski ou snowboard, tobogã, zorgbing, jogando bolas de neve ou até conhecendo os pinguins de neve que ali habitam, atração que por sí só, já vale a visita. As aulas de ski são abertas a crianças de 3 anos ou mais, enquanto as de snowboard são para os que tem acima de 8 anos. Mas se a família gosta de aventura pode optar por explorar o deserto. A Arabian Adventures, realiza mais de 110 excursões por semana. No programa, um veículo 4x4 leva os viajantes pelas dunas até chegar a um acampamento no estilo beduíno, onde todos poderão desfrutar de um buffet com churrasco e salada, assistir à dança do ventre e participar de várias atividades relacionadas ao deserto.

Quando se visita qualquer destino turístico, seja no Brasil ou no exterior, é possível perceber um interessante fenômeno: cada vez mais as mulheres se aventuram a conhecer, sozinhas, lugares novos pelo mundo. Elas marcam presença firme em atrações turísticas diversas, fugindo do estereótipo padrão de visita apenas com a família ou em grupo de amigos/colegas. Essa impressão – perceptível a olho nu, é embasada por diversos levantamentos. Dados da Condor Ferries, empresa internacional de transporte e turismo, mostram que 64% das pessoas que viajam sozinhas no mundo são mulheres. Um outro levantamento, desta vez divulgado pela plataforma Statista em 2025, crava que 45% da população feminina no Brasil tem interesse em realizar uma viagem solo. O número representa um crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Mas o que tem motivado essa grande onda de mulheres viajando sozinhas pelo mundo? Há as explicações racionais e as emocionais. A primeira pode ser mensurada em mais uma pesquisa: De acordo com o portal Solo Female Travelers Club, entre as principais motivações para mulheres viajarem sozinhas estão: liberdade e flexibilidade (87%), quebra de rotina (83%) e autocuidado e tempo para si (79%). Mas se formos analisar o quadro sob outro aspecto vamos encontrar algo muito mais profundo, que ecoa forte na alma feminina. A especialista em turismo e CEO da Diamond Viagens, Santuza Macedo, tem a resposta na ponta da língua. “Muitas mulheres passaram a vida cuidando de filhos, da casa, da carreira. Quando se permitem uma viagem solo, estão assumindo o protagonismo da própria história”, afirma. Ao organizar excursões e experiências voltadas para mulheres, ela consegue traduzir um pouco dessa busca especial empreendida pelas viajantes. “Fazer as malas e partir sozinha não é um gesto egoísta. É uma forma de se ouvir, se respeitar e se reconhecer. Viajar sozinha é um ato de amor próprio”, explica. A ausência de espelhos sociais e cobranças externas favorece um mergulho interior. “É sobre aprender a se escutar e se acolher, redescobrir gostos, hábitos e desejos próprios”, completa a especialista.

Com isto, o turismo liderado por mulheres cresce a olhos vistos: empresas de turismo voltadas exclusivamente para mulheres aumentaram 230% nos últimos anos. Resta às empresas e destinos que queiram atrair este público tão especial trabalhar para garantir conforto e, principalmente, segurança às viajantes.

FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem

ARTIGO
Destino no Oriente Médio conhecido pelo luxo também oferece opções para as crianças

‘Suzano Mais Emprego’ está com mais de cem vagas voltadas às obras do Rodoanel SUZANO

Oportunidades voltadas à construção são para ajudante geral, carpinteiro e armador de ferragens

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Suzano, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, divulgou nesta semana mais de 950 vagas disponíveis pelo programa “Suzano Mais Emprego”, sendo 108 voltadas às obras de construção da alça da alça de acesso no Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) na cidade.

As oportunidades de emprego estão na página do programa na internet, por meio do link (https:// suzanomaisemprego.com. br), e em sua totalidade cobrem mais de 127 profissões diferentes. Para o Rodoanel estão abertas as vagas de ajudante geral (88), carpinteiro (10) e

armador de ferragens (10).

A exigência para cada uma das três funções é de que o candidato tenha pelo menos ensino fundamental.

A expectativa é de que o futuro recrutamento marque o início oficial da obra, confirmada em março deste ano. Segundo o gover-

no estadual, ao longo dos próximos anos devem ser gerados cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos. Para participar do pro-

cesso de seleção, os interessados devem acessar o site, realizar o cadastro gratuito e se candidatar às vagas escolhidas. O mesmo vale

para as demais. Além das oportunidades para a obra do Rodoanel, também há oportunidades para consultor de vendas, técnico de cabeamento, auxiliar de produção, auxiliar de torcedeira, armador de estrutura em concreto, consultor, eletricista de baixa-tensão e operador de telemarketing.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a proporção de oportunidades de emprego reflete o esforço da Administração Municipal em ampliar o acesso da população local ao mercado de trabalho, e que as obras do rodoanel deverão impactar positivamente o desenvolvimento da cidade e da região como um todo.

ALTO TIETÊ: CONDEMAT+ impulsiona crescimento com 11 novas Cadeias de Produção Local

Seis cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) receberam o reconhecimento do governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais (SP Produz) para 11 Cadeias Produtivas Locais (CPLs) na última semana.

O programa voltado ao desenvolvimento econômico local estabelece quatro níveis de maturidade “Aglomerado Produtivo”, “Em

Desenvolvimento”, “Consolidada” e “Madura”, onde a partir do segundo nível é possível receber repasses de recursos para investimento nas CPLs. As cidades contempladas da região são Arujá (1 CPL), Biritiba Mirim (2), Itaquaquecetuba (1), Mogi das Cruzes (4), Salesópolis (1) e Suzano (2).

Na classificação por nível de maturidade, a CPL Fungicultura de Mogi das Cruzes foi classificada como madura, o mais alto nível do programa. No nível de CPL Consolidada, estão: Flo-

res e Plantas Ornamentais de Arujá, Agricultura Familiar de Mogi das Cruzes, Leite de Mogi das Cruzes, Agroindústria de Biritiba Mirim, Turismo de Base Comunitária de Biritiba Mirim, Cervejas Artesanais de Suzano e Gastronomia de Suzano. Outras duas CPLs estão no nível Desenvolvimento: Mel de Salesópolis, Metalurgia de Itaquaquecetuba. Já a Tecnologia da Informação de Mogi das Cruzes está classificada como Aglomerado Produtivo.

Segundo o Condemat,

a região possui três CPLs aprovadas em 2024: Eucalipto do Alto Tietê – Salesópolis (que conquistou R$ 750 mil em recursos para compra de equipamentos), ESG do Plástico – Mairiporã, e TIC – Mogi das Cruzes.

A Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Condemat+ destacou a importância do reconhecimento das CPLs, onde a região ganha mais relevância e abre portas para novos incentivos, gerando desenvolvimento econômico e social.

Agro, indústria e serviços na região
Nova obra da alça do Rodoanel abre chances para público local

3ª Cavalgada de Itaquá reúne cerca de 400 participantes e consolida tradição tropeira CULTURA

Encerramento do Itaquá Rodeio Fest saiu da arena do Jardim Adriane com destino ao Parque “Mário do Canto”

Itaquaquecetuba recebeu no domingo (14 de setembro) cerca de 400 participantes para a terceira edição da Cavalgada - tradição tropeira da cidade que exalta a cultura da montaria. O encontro marcou o encerramento do Itaquá Rodeio Fest, que celebrou os 465 anos do município.

Com concentração às 10 horas, no local da festa, no Jardim Adriane, o cortejo seguiu para o Parque Ecológico “Mário do Canto”, no bairro Estação. O evento reuniu comitivas, cavaleiros, amazonas e charreteiros locais e, também, arrebatou participantes de outras cidades da região do Alto Tietê. Entre os cavalos, era possível ver exemplares de raças como América Trotter, Mangalarga, Quarto de Milha, Campolina e Appaloosa.

A corte do Itaquá Rodeio Fest 2025, composta pela rainha, Natália Morei-

ra Dutra de Andrade; pela 1ª princesa, Fernanda de Souza Martins; e pela 2ª princesa, Thamires Vitória Santana Rosa, acompanhou o grupo, durante todo o percurso. No Parque Ecológico, ponto final do desfile, foi servida “galinhada”

- comida típica dos tropeiros elaborada com arroz e frango. A animação musical ficou por conta do sertanejo João Gabriel.

Considerado o maior rodeio de portas abertas do Brasil e com chancela da MP Promoções, por meio

de patrocínios e venda de camarotes, o Itaquá Rodeio Fest recebeu 300 mil pessoas durante cinco dias de programação.

Realizado nos dias 5, 6, 7, 12 e 13 de setembro, o festival recebeu, no line-up, grandes nomes da música:

os DJs Alok, Dennis, Bruno Martini e Maju Santana; Tatau, ex-Araketu; Turma do Pagode; o forrozeiro Natanzinho Lima; MC Kevinho; e os sertanejos Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto, Luan Santana, Henrique & Juliano, Raffa Torres, Lauana Prado, e Gusttavo Lima. Na arena, houve disputas em touros pela Liga Nacional de Rodeio (LNR), valendo uma vaga na final, em Barretos-SP, em 2026, e montaria em cavalos, com a participação da Seleção Brasileira de Cutiano.

DA REDAÇÃO
Trajeto foi acompanhado por aficcionados pela cultura sertaneja e trouxe de volta tradições centenárias da cidade

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.