10909 - Diario - Quinta-feira 05.12.25_FC

Page 1


Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025 | Ano 32 • Edição 10909

EDITAL EM JANEIRO

Obras do Sesc VR vão gerar mais de 150 empregos; unidade será no Barreira Cravo

Terreno foi adquirido por R$ 5,2 milhões e complexo de 6,4 mil metros quadrados tem entrega prevista para 2027

O Sesc RJ vai lançar em janeiro o edital de contratação para a construção da nova unidade de Volta Redonda. A iniciativa avança mais uma etapa importante do projeto e atende à expectativa da população por um equipamento de grande impacto social para a cidade e região. O empreendimento deve gerar cerca de 150 empregos

diretos e indiretos durante a obra, além de criar mais de 80 postos de trabalho permanentes após inauguração. A instituição apoiou uma série de iniciativas no município, incluindo a Expo VR.

 CIDADES | Página 6

Kátia Miki diz que Fundo de Previdência dos Servidores de B. do Piraí beira colapso

Chefe do executivo municipal busca alternativas e culpa ex-prefeito Mário Esteves pela condição caótica que pode afetar mais de 1.200 inativos e ativos

A prefeita Kátia Miki confirmou nesta quinta-feira (4) que o Fundo de Previdência de Barra do Piraí vive um “colapso causado pela antiga gestão”, e

que em breve poderá interferir negativamente na vida de mais de 1.200 aposentados e pensionistas que recebem pelo órgão da Administração Pública, além

dos servidores ativos. O ex-prefeito Mário Esteves disse que a prefeita “terá que provar o que diz”.

 POLÍTICA | Página 3

Onça-parda volta à natureza por meio de Zoo-VR e

Equipes do Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) devolveram à natureza, na manhã desta quinta-feira (4), uma onça-parda resgatada em setembro, no bairro Fazenda da Barra 2, em Resende.

A onça-parda foi resgatada em uma área urbana e passou por exames de sangue, urina e fezes, além de ultrassonografia abdominal total e radiografia. O animal foi solto após passar por check-up geral no Zoo-VR.

 CIDADES | Página 6

Animal ganha liberdade após checkup geral e retorna ao novo habitat

Penedo

Turismo

recebe ExpoRio

Agulhas Negras no final de semana

As atividades do evento serão distribuídas entre o Encanto Penedo — onde ocorrerão plenárias, debates e ações de capacitação — e o Clube Finlândia, que sediará os shows.

A iniciativa é da Secretaria de

Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, voltada ao fortalecimento da interiorização e da integração do turismo fluminense.

 ECONOMIA | Página 7

Oferta de 600 vagas temporária é destaque da 1ª Feira de Empregos em Angra dos Reis

Mais de 600 oportunidades de emprego serão disponibilizadas durante a 1ª Feira de Empregos para a Alta Temporada, marcada para a próxima quinta-feira (11), no Centro de Estudos Ambientais (CEA). Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento reunirá mais de 30 empresas dos setores de comércio e serviços, incluindo oportunidades exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs).

 ECONOMIA | Página 7

SEGURANÇA GANHA REFORÇO E COLOCA VR NA LIDERANÇA REGIONAL

 POLÍCIA | Página 4

VOLTA REDONDA

Homem é encontrado morto na Rodovia do Contorno

Um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto no início da manhã desta quinta-feira (4) na Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, na pista sentido bairro Água Limpa. O corpo estava na margem da via, entre a pista e a vegetação, ficando apenas os pés visíveis da calçada.

 POLÍCIA | Página 4

Vítima estava com pés e mãos amarrados

Foto: Evandro Freitas

Cerca

Parque Nacional do Itatiaia vence

Prêmio Nacional

do Turismo 2025

Projeto vencedor do Itatiaia reúne várias ações para garantir que todas as pessoas possam viver a experiência com a natureza

Brasília | Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) foi o vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo, com o projeto “Natureza Sem Barreiras: Itatiaia Acessível”. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (3), em Brasília.

O PNI disputou com outros 28 projetos habilitados na categoria e chegou à final ao lado de duas iniciativas: Turistea – Turismo Inclusivo, do TEAMARR – Centro de Acolhimento ao Autista, e Praça da Acessibilidade, do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras.

O projeto vencedor do Itatiaia reúne várias ações para garantir que todas as pessoas possam viver a experiência com a natureza, como a Cachoeira Acessível do Camapuã (a 1ª. do Rio de Janeiro e a segunda do Brasil), o Caminho Acessível do Voluntariado, o Bosque Sensorial, a Alameda Conectar, as melhorias no Centro de Visitantes com Libras, braile e audiodescrição, além da 1ª. edição da

Corrida para pessoas com deficiência “Caminhos Acessíveis” em 2025 e do 1º Encontro Nacional de Acessibilidade em Unidades de Conservação no mesmo ano. Segundo Felipe Mendonça, chefe do Parque, a vitória é motivo de orgulho.

“Esse prêmio mostra a nossa intencionalidade de investir em quem mais precisa de apoio para desfrutar do contato com a natureza. Quando investimos em quem mais precisa, todos ganham. A natureza precisa ser vivida por todos e todas, sem barreiras. E equipe do Parque está de parabéns.” Para Elisabete Hulgado, responsável pela Gestão Socioambiental do Parque, o resultado é fruto de um esforço coletivo. “Esse reconhecimento é de todos que acreditam que inclusão muda realidades. Hoje o Itatiaia é um parque mais humano e mais acessível.”

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e coloca o Itatiaia como referência nacional em turismo acessível em áreas naturais.

O prêmio promovido pelo Ministério do Turismo e Conselho Nacional do Turismo é um tributo às iniciativas inovadoras, à excelência na gestão e ao impacto positivo que prestadores de serviços turísticos e profissionais comprometidos exercem no setor do turismo. Para além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas tenham um compromisso contínuo com a excelência, incentivando a busca por inovações.

Além disso, ao serem replicadas em outros destinos brasileiros, contribuem para melhorar as condições do turismo em seus territórios. Entende-se que o reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.

Volta Redonda promove última edição de 2025 do Marco Zero Cultural no domingo

A Prefeitura de Volta Redonda realiza neste domingo (7) a última edição de 2025 do Marco Zero Cultural. O evento, organizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Cultura (SMC) e Assistência Social (Smas), acontecerá das 9h às 13h na Praça Cardeal Pacelli, em frente à Igreja de Santo Antônio, no bairro Niterói.

A programação foi preparada para marcar o encerramento do ano e celebrar o clima natalino. A partir das 11h, o cantor Luiz Lima, o “Japão”, sobe ao palco com um repertório de samba e bossa nova para animar o público.

O espetáculo “Dagaz – Emoções em Movimentos”, promovido pelo Instituto Dagaz na noite da última terça-feira (2), lotou o Teatro GACEMSS e encerrou as atividades de 2025 dos cursos gratuitos de Teatro, Balé e Expressão Corporal. Ao todo, 205 crianças e adolescentes dos polos CIEP Júlio Caruso e Toninho Marques se apresentaram diante de familiares e convidados, mostrando o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de meses de ensaios e dedicação. Com patrocínio da NTS (Nova Transportadora do Sudeste) e da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o evento reforçou o impacto social do Dagaz na formação cultural de crianças e jovens. O público assistiu a coreografias e

Vista Alegre recebe

Descarte Solidário Comunitário neste sábado

Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa promove neste sábado (6) a última edição de 2025 do Descarte Solidário Comunitário. A ação será realizada das 8h às 12h, na Rua Padre Luiz de Franzen, próximo à Igreja Católica São José, no bairro Vista Alegre. A iniciativa oferece aos moradores a oportunidade de descartar corretamente materiais que não devem ser destinados ao lixo comum. Entre os itens que serão recolhidos estão eletroeletrônicos, pilhas e baterias, óleo de cozinha

usado, livros, revistas e peças de bicicletas — objetos que, quando descartados de maneira inadequada, podem causar danos ao meio ambiente.

O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou a importância do envolvimento da população para o sucesso da ação. “A adesão da comunidade é fundamental para garantirmos um destino correto aos resíduos e reduzirmos os impactos ambientais. Cada item descartado de forma responsável representa um passo importante para uma cidade mais limpa e consciente”, ressaltou.

Barra Mansa alerta para importância da atualização cadastral de imóveis

Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa está intensificando as ações de divulgação do programa Cadastramento Legal, iniciativa lançada em 2025 pela Secretaria de Finanças para facilitar a atualização de informações cadastrais de imóveis no município. O objetivo é incentivar que os proprietários regularizem voluntariamente seus dados, evitando pendências e cobranças retroativas no futuro. Por meio de um formulário eletrônico, os moradores podem informar se a construção é nova, se houve ampliação da área edificada ou simplesmente atualizar dados pessoais, como telefone, e-mail e vínculo com o imóvel.

O evento também contará com uma Feira de Artesanato, que irá oferecer produtos típicos

e itens natalinos — oportunidade para quem deseja antecipar as compras de fim de ano e apoiar

cenas que revelaram o resultado do trabalho educativo e artístico desenvolvido durante o ano. Entre os depoimentos emocionados, a estudante de teatro Renata Azevedo, de 14 anos, destacou a experiência de se apresentar para um grande público. “Foi muito divertido e uma experiência incrível, mesmo com o nervosismo e a dificuldade para decorar os textos”, contou. A assistente social Juliana Silva ressaltou o empenho

da equipe e dos alunos. “Foram seis meses de preparação e o espetáculo superou todas as expectativas. Estou muito emocionada e feliz com o trabalho realizado”, afirmou.

A professora de balé Maria Eduarda Ferreira celebrou o desempenho de suas alunas. “Foi uma emoção enorme. Trabalhamos duro e hoje elas me deram um presente no palco”, disse. O professor de expressão corporal

artesãos locais. Para completar a experiência, a gastronomia terá a tradicional pizza frita, já conhecida pelos frequentadores do Marco Zero.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, o projeto encerra 2025 cumprindo sua missão de fortalecer a identidade cultural da cidade. “Chegamos na última edição do ano do Marco Zero Cultural com a certeza de que alcançamos nosso objetivo principal: aproximar a comunidade da história da cidade, fomentar a cultura local e reforçar o sentimento de pertencimento. Já planejamos retomar no ano que vem com ainda mais energia”, afirmou.

Marcelo Lima também destacou o caráter afetivo da criação coletiva. “Foi um mergulho intenso na criação, um trabalho colaborativo com as crianças e com as famílias. Dá até vontade de apresentar mais”, comentou. A presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, enfatizou a importância da arte na transformação social e agradeceu o apoio das instituições parceiras. “Fizemos a diferença. Somos a diferença. As crianças merecem estar em um palco bonito, com luz bonita. Acreditamos no poder da arte de transformar vidas. Nada disso seria possível sem o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (Minc) da NTS (Nova Transportadora do Sudeste) e da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que valorizam a Lei de Incentivo e confiam no nosso trabalho”, afirmou.

O processo é totalmente digital e voltado a dar mais agilidade ao cadastro imobiliário. Além da atualização básica, o programa também permite que contribuintes que não informaram alterações nos últimos anos possam se regularizar espontaneamente. Após o envio dos dados, a equipe técnica analisa a documentação e as medidas do imóvel para concluir o processo. Quando aprovado, o novo valor do IPTU — ou sua atualização — só passa a valer no ano seguinte. Segundo o gerente de Inteligência Cadastral, Alex Sander da Costa, quase metade dos imóveis da cidade necessita de atualização: “Assim que a equipe recebe a solicitação, ela avalia a documentação e verifica as medidas do imóvel. Estando tudo correto, o cadastro é realizado e o contribuinte rece-

be as informações do novo IPTU — ou da atualização — que só passa a valer no ano seguinte. Todo o processo é feito de forma totalmente eletrônica”, explicou. O formulário pode ser acessado pelo link disponibilizado pela prefeitura (https://abrir.link/ HoXhd) ou pelo WhatsApp da atendente virtual SARA, no número (24) 2106-3400, enviando apenas uma mensagem de texto. De acordo com o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, a pasta está planejando ampliar a divulgação do programa diretamente nos bairros, em parceria com associações de moradores e vereadores. “Nosso compromisso é com o crescimento responsável e sustentável do município. Para alcançarmos resultados alinhados ao planejamento anual, trabalhamos continuamente para promover a regularização das pendências apresentadas pelos contribuintes, inclusive as referentes aos imóveis. O munícipe precisa saber que estamos aqui para auxiliá-lo da melhor forma, orientando, garantindo boas condições e evitando ações que possam gerar transtornos no futuro”, destacou. Leonardo reforçou que manter os cadastros atualizados também ajuda a administração municipal a conhecer melhor as necessidades de cada região da cidade. “Isso é vital para avaliar a necessidade de futuros investimentos em obras e serviços que irão beneficiar diretamente os moradores”, concluiu.

Jovens veem conhecimento em IA como diferencial para emprego

País

Pesquisa divulgada nessa quarta-feira (3) mostra que 80% dos jovens acreditam que o conhecimento sobre Inteligência Artificial (IA) é fator impactante para conseguir emprego. O levantamento, feito pela Nexus e pela Demà, ouviu 2.016 pessoas, de 14 a 29 anos, nas 27 unidades da federação, entre 14 e 20 de julho. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa indicou ainda que 11% dos jovens avaliam que o conhecimento em IA não faz diferença para a obtenção do emprego, 3% acham que seja até prejudicial e 2% não souberam responder.

APRENDIZAGEM

Quando se avalia a utilização das ferramentas de IA, 69% dos jovens acham que elas podem ajudar no processo de aprendizagem, enquanto 24% acreditam que podem prejudicar e 7% não sabem ou não souberam responder.

Segundo a pesquisa, 83% utilizam IA para fazer pesquisas

gerais ou acadêmicas; 71% acreditam que o recurso ajuda no dever de casa, em trabalhos e estudos para provas de escolas, das faculdades, universidades ou do ensino técnico. Já 70% usam IA para traduzir textos e 67%, para resumir ou corrigir publicações. De acordo com o levantamento, 66% dos jovens utilizam a IA para gerar novas ideias em alguma atividade, 63% criam imagens; 62% usam para escrever novos textos e 52% usam para preparar apresentações ou relatórios.

“É muito representativo que pelo menos metade dos entrevistados confirme que usa IA de alguma forma. Sem dúvida, a Inteligência Artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nessa pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente, as de aprendizado”, destacou o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno. Com informações da Agência Brasil.

Volta Redonda
Divulgação
Cerimônia realizada nesta quarta-feira (3), em Brasília
O PRÊMIO
Última

Cidadania se afasta de Federação com o PSB

A decisão de não seguir com as negociações para a criação de uma federação dos partidos PSB e Cidadania, adotada pela Executiva Nacional do Cidadania, na pessoa do atual presidente Comte Bittencourt, no mês de novembro, foi avaliada de maneira indiferente por dois políticos da legenda socialista em Volta Redonda.

A vereadora Klingler afirmou que as negociações estão a cargo do Diretório Nacional do PSB, sob liderança do presidente João Campos. “Tenho certeza que nossa Direção saberá conduzir da melhor forma. Respondo ao meu partido e sigo os princípios e diretrizes da nossa legenda, que tem uma trajetória consolidada, posição clara no campo progressista e participação central no Governo Federal ao lado do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin”, ressaltou a parlamentar.



O deputado Jari Oliveira, por sua vez, preferiu não avaliar a questão numa ótica pessoal, mas foi claro em seu comentário. “Essa é uma negociação que está sendo conduzida pelo Diretório Nacional do PSB, e sob a liderança do nosso presidente João Campos. Tenho certeza que a melhor decisão para a legenda será adotada”, sentenciou o deputado.



Um dos entraves é que o Cidadania ainda mantém uma federação vigente com o PSDB até abril de 2026, conforme exigência legal. A nova federação com o PSB só poderá ser efetivada após esse prazo. A outra, é uma disputa interna pela liderança nacional do Cidadania, entre Comte e o ex-presidente da legenda, Roberto Freire. Freire tenta reassumir a presidência do partido.



A decisão pelo fim das tratativas entre as legendas mira conter uma suposta crise no Cidadania, que se intensificou desde março, quando a sigla rompeu a federação com o PSDB — homologada ainda sob a gestão de Freire. Desde então, o partido sofreu um “racha”, uma vez que uma parte dos dirigentes defendia manter a aliança com os tucanos.

COMBUSTÍVEIS I

O custo para abastecer um veículo com gasolina atingiu sua menor proporção na renda familiar em oito anos, segundo o Indicador de Poder de Compra do Monitor de Preço de Combustível, produzido pela Veloe, que é hub de mobilidade e gestão de frota, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

COMBUSTÍVEIS II

No terceiro trimestre de 2025, o gasto com o combustível comprometeu 5,9% da renda média domiciliar nacional — o menor percentual para o período desde 2017, quando foi de 5,7%. Nas capitais, o índice ficou em 4,0%, também o melhor resultado desde 2018 (3,9%), reforçando a recuperação do poder de compra das famílias.

COMBUSTÍVEIS III

O impacto do abastecimento no Sudeste (5,0%) apresenta menor comprometimento relativo de renda. A análise considera o percentual necessário para encher um tanque de 55 litros com gasolina comum, cruzando os dados de renda da Pnad Contínua (IBGE) com os preços monitorados mensalmente.

COMBUSTÍVEIS IV

Em novembro, a gasolina comum, com preço médio nacional de R$ 6,263, registrou queda de 0,5% em comparação a outubro. Mesmo assim, acumula alta de 0,8% no ano e de 1,4% em 12 meses. As principais baixas foram registradas no Sudeste (R$ 6,136), onde houve retração de 1,1%. O etanol hidratado subiu 0,3% no mês, atingindo R$ 4,374. O combustível acumula altas de 5,0% no ano e de 6,5% em 12 meses. A região Sudeste apresentou o menor preços (R$ 4,256). O diesel S-10 avançou 0,2% em novembro, alcançando R$ 6,169, mas ainda apresenta retração de 0,7% no acumulado do ano.

COMBUSTÍVEIS V

O estudo também atualiza o Indicador de Custo-Benefício Flex, que compara os preços do etanol e da gasolina para orientar consumidores de veículos flex. Em novembro, o etanol correspondeu a 72,6% do preço, o que mantém a gasolina como a opção mais vantajosa na maior parte do país.

DENTRO E FORA I

Na última reunião de 2025, a CPMI do INSS aprovou na quinta-feira (4) a convocação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Mas foram rejeitados os reque-

Kátia Miki confirma déficit no Fundo de Previdência dos

Servidores e acusa ex-prefeito

Prefeita fala em “colapso”, e que em breve problema poderá interferir negativamente na vida de mais de 1.200 aposentados, pensionistas e servidores ativos

Foto: Arquivo

rimentos para convocação de Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do advogado-geral da União, Jorge Messias, que teve o nome recém-indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

DENTRO E FORA II

Segundo a Agência Senado, o colegiado também não acatou os requerimentos para a oitiva de representantes de instituições financeiras como os bancos Santander e C6 e a Crefisa. Em uma longa reunião para análise de 181 requerimentos, senadores e deputados do governo e da oposição dividiram-se na maior parte das solicitações, com alegações e acusações de ambos os lados de interesses políticos nas pautas em deliberação, como no caso do governador Romeu Zema.

LULINHA

Por 19 votos contrários a 12 a favor, foi rejeitada a convocação do Fábio Luís Lula da Silva (conhecido como Lulinha), requerida pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). Parlamentares da oposição afirmaram que em depoimento à Polícia Federal, Edson Claro, ex-funcionário de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, teria dito que o filho do presidente Lula estaria recebendo uma mesada de R$ 300 mil de Antunes. Líder do governo, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) desafiou os demais parlamentares a apresentar provas contra Fábio Lula. Segundo o parlamentar, não há nenhuma relação entre a CPMI e o filho do presidente Lula.

DECISÕES I

Foram retirados da pauta da CPMI do INSS os requerimentos para a convocação do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel. De acordo com o governo, ele irá ao colegiado após o recesso de fim de ano.

Os parlamentares aprovaram diversas quebras dos sigilos bancário, fiscal e telemático e envio de RIFs pelo Coaf, mas foram rejeitados todos os pedidos referentes ao ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi.

DECISÕES II

Também não foi acatada a convocação e quebra de sigilos de Danielle Miranda Fonteles, responsável pela Pepper Comunicação Interativa, que teria recebido repasses do “Careca do INSS”. Após a reunião, Viana informou em entrevista à imprensa que já está buscando assinaturas para estender o prazo da CPMI, que atualmente tem como data final 28 de março de 2026.

Nem tudo são flores na administração municipal de Barra do Piraí, nos últimos meses, já que a prefeita Kátia Miki (Solidariedade) confirmou nesta quinta-feira (4) que o Fundo de Previdência de Barra do Piraí vive um “colapso causado pela antiga gestão”, e que em breve poderá interferir negativamente na vida de mais de 1.200 aposentados e pensionistas que recebem pelo órgão da Administração Pública, além dos servidores ativos. Segundo dados apresentados pela prefeita, nos últimos quatro anos do governo Mário Esteves (Republicanos), o Fundo de Previdência dos servidores municipais deixou de receber quase R$ 40 milhões em contribuições obrigatórias. O Fundo de Previdência de Barra do Piraí, criado para garantir segurança financeira aos servidores municipais, enfrenta atualmente uma grave crise.

A irregularidade foi apontada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com Kátia Miki, no Processo nº 212548-0/2025. Apenas em 2024, o ex-prefeito deixou de repassar R$ 13.527.640,33. O relatório destaca: “Improbidade 5: o município não realizou integralmente

A prefeita Katia Miki propõe adesão a Emenda Constitucional 135/2025 para salvar o Fundo de Previdência de Barra do Piraí. Ela explicou que na região, o governo de Vassouras e outros municípios já aderiram. A emenda citada pela prefeita foi promulgada em 20 de dezembro de 2024, e é conhecida como a “Emenda Constitucional do Corte de Gastos” ou “PEC Emergencial”, por ter como objetivo principal a contenção de despesas obrigatórias. Embora a EC nº 135/2024 trate de temas fiscais amplos, ela não criou um novo fundo de previdência específico, mas sim estabeleceu medidas de ajuste fiscal que impactam indiretamente as finanças públicas, incluindo as relacionadas à previdência social, como a desvinculação de receitas.

a transferência das contribuições previdenciárias, parte patronal, ao RPPS, concorrendo para o não atingimento do equilíbrio financeiro e atuarial do regime, conforme preceitos do artigo 1º, II, da Lei Federal nº 9.717/1998”. Além disso, Kátia Miki afirmou que a antiga gestão deixou de cumprir integralmente os acordos de parcelamentos e concedeu aposentadorias com piso salarial acima da capacidade financeira do sistema. “De acordo com apuração, o ex-prefeito Mário Esteves não repassou integralmente as contribuições patronais obrigatórias ao longo do seu mandato”, revelou.

PRINCIPAIS ASPECTOS

DA EC Nº 135/2024:

Corte de Gastos: A emenda visa gerar economia para os cofres públicos, com expectativas de reduzir despesas em cerca de R$ 70 bilhões nos anos de 2025 e 2026, para entes das três esferas públicas do Poder Executivo. Teto Remuneratório: A emenda aborda o teto remuneratório dos agentes públicos, previsto no artigo 37, XI da Constituição Federal, para controlar os gastos com pessoal. Desvinculação de Receitas: Um dos impactos nos fundos, incluindo os fundos patrimoniais, é a autorização para desvincular 30% das receitas patrimoniais do órgão ou fundo arrecadador para o Tesouro Nacional. É importante perceber que

O ex-prefeito Mário Esteves disse à reportagem do Diário do Vale que a prefeita terá que provar o que diz. “Cadê as suas provas? Ela afirma, então terá que provar. Ela só faz ilação. Ela disse que tinha rombo de R$ 1 bilhão (risos). Maior que a dívida de Cabo Frio e Belford Roxo. Onde estão as provas? Falar é fácil”, criticou. Mário Esteves foi mais além, e previu que a prefeita também terá que solicitar parcelamento, assim como ele afirma ter feito durante sua administração. “Ela vai ter que parcelar também. A parte patronal eu solicitei parcelar pela Câmara, na ocasião. Sai da prefeitura pagando só a parte re-

existe uma outra emenda relevante em 2025: a EC nº 136/2025, que redefiniu o regime de pagamento de precatórios e estipulou novos prazos para o parcelamento de débitos de estados e municípios com seus regimes próprios de previdência social (RPPS) e com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Em nota, a atual administração do Fundo de Previdência afirma que, desde o início do atual governo os repasses das contribuições dos servidores e da parte patronal vêm sendo realizados regularmente. Entretanto, ressalta que a situação herdada é extremamente preocupante.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA: “O Fundo de Previdência de

colhida do servidor, pois se não o fizesse, eu estaria cometendo crime. Já a parte patronal, eu encaminhei mensagem para a Câmara Municipal autorizar o parcelamento, mas ela (prefeita) à época, articulou com os vereadores e não permitiu. Agora, ela encaminhou mensagem 111/2025, de 3 de dezembro de 2025 ao Legislativo, solicitando autorização para o parcelamento e reparcelamento das contribuições previdenciárias e dos demais débitos do município”, garante Esteves. Ele afirmou ainda que todos os outros prefeitos deixaram dividas, e muitas ele teria quitado ao longo dos dois mandatos, e garantiu: “Estamos processando a prefeita por estas e outras ilações. Ela terá que provar”, finalizou Mário Esteves. De acordo com dados obtidos junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), a administração municipal “não realizou o pagamento dos valores decorrentes de acordos de parcelamentos com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), concorrendo para o não atingimento do equilíbrio financeiro e atuarial do Regime, em desacordo com os preceitos estabelecidos no artigo 1, Inciso II da Lei Federal 9.717 de 1998”.

Barra do Piraí vem recebendo, desde o início do governo da prefeita Katia Miki, as contribuições dos servidores e o patronal com regularidade. Os déficits herdados da gestão anterior são assustadores. O Fundo de Previdência está quebrado, o que em breve poderá interferir negativamente na vida de mais de 1.200 aposentados e pensionistas que recebem pelo órgão da Administração Pública, além dos servidores ativos. Estamos fazendo de tudo: revendo aposentadorias, cortando gastos, reduzindo o número de servidores comissionados e trabalhando incansavelmente para que tamanha irresponsabilidade não atinja os trabalhadores e aposentados que tanto contribuíram para a Prefeitura Municipal”.

Governo do RJ repassa R$ 279 milhões a municípios fluminenses

Estado do Rio

O Governo do Estado repassou nesta semana R$ 279 milhões para os 92 municípios fluminenses. O depósito feito pela Secretaria de Fazenda refere-se ao montante arrecadado no período de 24 a 28 de novembro. Os valores correspondem à distribuição de parte da arrecadação de Royalties do petróleo e dos tributos IPI, ICMS e IPVA às administrações municipais.

O total depositado no mês de dezembro foi de R$ 279 milhões. Desde o início deste ano, ao adicionar

as cotas-parte e os repasses relacionados às transferências federais e à receita diretamente arrecadada pelo Estado, os municípios receberam um total acumulado de R$ 17,4 bi-

lhões. Os depósitos semanais são feitos por meio da Secretaria de Fazenda, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11 de janeiro de 1990. As

ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Os repasses aos municípios da arrecadação de Royalties do petróleo e dos tributos IPI e ICMS são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios (IPM), apurados anualmente para aplicação no exercício seguinte, conforme determina a Constituição Federal

e observado o disposto na Lei Complementar Federal nº 63, de 11 de janeiro de 1990, nas Leis Estaduais nº 2.664, de 27 de dezembro de 1996, e nº 5.100, de 04 de outubro de 2007, e no Decreto Estadual nº 47.664, de 29 de junho de 2021.

consultas dos valores dos exercícios anteriores podem ser feitas no Portal do Tesouro do site da Fazenda. Os valores semanais transferidos aos municípios fluminenses variam em função dos prazos fixados na legislação vigente. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento tributário e o volume dos recursos arrecadados. A agenda de recolhimento tributário pelos contribuintes está concentrada no dia 10 de cada mês.

Donos de carros com mais de 20 anos ganham isenção do IPVA em todo país

País A deputada federal Daniela Carneiro divulgou nesta quinta-feira (4), em suas redes sociais, a aprovação da PEC 15/2020, que determina isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais de fabricação em todo o país. Após ser aprovada pela Câmara dos Deputados, a proposta segue

agora para promulgação do Congresso Nacional. A mudança uniformiza uma regra que atualmente varia entre os estados, já que cada unidade da federação tem seus próprios critérios para isenção do imposto. Com a nova determinação, a dispensa de pagamento passa a valer de forma automática e nacional para carros de passeio, veículos mistos e caminhonetes que completarem duas décadas de uso. Ficam de fora da isenção micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques. Em seu vídeo, Daniela afirmou que a proposta traz “mais segurança jurídica e alívio no bolso de quem mais precisa”, reforçando que a medida pode beneficiar milhares de proprietários que dependem do veículo para trabalhar ou se deslocar. A parlamentar também ressaltou que a aprovação da PEC representa, segundo ela, um avanço construído pelo Congresso. “Quando o Parlamento trabalha com seriedade, o resultado aparece na ponta, na vida de quem realmente depende dessas mudanças”, declarou.

Administração municipal não realizou pagamento dos valores do acordo de parcelamento com o Regime Próprio de Previdência Social
PREFEITA BUSCA ALTERNATIVAS PARA EVITAR COLAPSO

Volta Redonda consolida condição de polo regional de Segurança Pública

Além das ações para redução da criminalidade, município termina o ano com as obras do Batalhão de Ações com Cães da PM avançando e anúncios de nova sede da PF e de futuro Batalhão Ambiental

Volta

A Prefeitura de Volta Redonda tem trabalhado desde 2021 para tornar realidade políticas públicas a fim de promover o bem-estar social, atender às necessidades da população e garantir direitos fundamentais em diversas áreas, como saúde, educação e segurança pública – nesta última, em particular, o município encerra 2025 consolidando ainda mais sua condição de polo regional no setor, uma das maiores preocupações dos brasileiros conforme diversas pesquisas de opinião. Prova dessa posição de referência no Sul Fluminense são o

Nessa quarta-feira (3), o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, comunicou ao prefeito Antonio Francisco Neto que Volta Redonda receberá uma das três novas unidades de Polícia Ambiental (UPAms), que são o braço operacional do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o estado do Rio conta com sete unidades, que têm por finalidade otimizar a fiscalização

avanço das obras do futuro Batalhão de Ações com Cães (BAC), no bairro Roma, e os anúncios da escolha de Volta Redonda para receber uma das três novas unidades do Batalhão de Polícia Ambiental no estado do Rio, conforme o DIÁRIO DO VALE anunciou com exclusividade na edição da última quinta-feira (4); e do acordo com a Polícia Federal para a construção de uma nova sede da corporação no município. Elas irão se juntar às atividades conjuntas das forças de segurança já implementadas e que se mostram fundamentais para reduzir os números de ações criminosas.

BATALHÃO AMBIENTAL EM 2026

e o combate a crimes ambientais em todo o território fluminense. As responsabilidades da Unidade de Polícia Ambiental incluem o Policiamento Ostensivo de Proteção ao Meio Ambiente, abrangendo a prevenção e repressão a delitos como desmatamento, tráfico de animais silvestres, caça ilegal e exploração irregular de recursos, bem como invasões em Áreas de Preservação Permanente. Além da atua-

Outro anúncio importante aconteceu no final de novembro. Na ocasião, a Prefeitura de Volta Redonda e a Polícia Federal (PF) formalizaram parceria para viabilizar a construção da nova sede da corporação no município. Ela será construída em um terreno de 5 mil metros quadrados doado pelo governo municipal, localizado na Rua 758,

BATALHÃO DE CÃES

ção repressiva, as unidades realizam fiscalizações em parceria com outros órgãos e promovem a educação ambiental, contribuindo indiretamente para a segurança e o bem-estar da população ao proteger mananciais e áreas de encosta, prevenindo desastres naturais como deslizamentos e inundações.

“Esse anúncio é mais um reconhecimento do trabalho sério que realizamos para fazer de

POLÍCIA FEDERAL TERÁ NOVA SEDE

entre os bairros Casa de Pedra e Siderópolis.

O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou na ocasião que a medida atende a um pedido do delegado da PF em Volta Redonda, Dr. Carlos Alberto da Silva Santos, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da instituição, que atualmente funciona em um imóvel alugado.

ATENDERÁ 20 CIDADES

Anunciado em 2024, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) está sendo construído no bairro Roma, às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), com previsão de entrega para 2026. O batalhão vai funcionar em um terreno de mais de 7,6 mil metros quadrados, com quase 1,4 mil m², que inclui setor administrativo, bloco de dormitórios, bloco veterinário, canil e área de treinamento. Sua estrutura foi inspirada no modelo da 1ª Companhia Destacada do BAC em Macaé, no norte do estado do Rio. O futuro BAC do Sul Fluminense terá uma importante atuação regional, cobrindo as 20 cidades pertencentes ao 5º CPA (Comando de Policiamento de Área) e dará suporte a batalhões como o 28º BPM de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM de Paraty.

A especialidade do Batalhão é o emprego de cães em diversas operações complexas, incluindo a busca e resgate de pessoas perdidas ou soterradas, a captura de criminosos escondidos e a localização de materiais ilícitos, como drogas, armas e explosivos, além de restos mortais. Além dessas missões, o BAC também apoia outras unidades com policiamento ostensivo em praças esportivas e em operações táticas, ampliando significativamente a eficácia da corporação.

“Volta Redonda já é sede para a Risp (5ª Região Integrada de Segurança Pública), do 28º Batalhão da Polícia Militar e da Deam (Delegacia Especialidade de Atendimento à Mulher), e agora reforça sua tendência de abrigar uma estrutura de segurança abrangente e integrada, incluindo os equipamentos municipais”, destaca o prefeito Neto.

Volta Redonda uma referência em segurança pública. Nosso agradecimento ao coronel Menezes e ao governador Cláudio Castro por confiarem em nosso governo para receber essa unidade”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto, acrescentando que irá discutir com o secretário o melhor local para a construção do batalhão que irá beneficiar toda a região.

O delegado confirmou que o local foi escolhido em comum acordo, sendo o mais adequado às necessidades da PF. Além da doação do terreno, a construção do novo espaço será impulsionada por uma emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões, por meio do deputado federal General Pazuello.

MILHARES DE CÂMERAS

ESPALHADAS PELA CIDADE

Todas essas novidades têm como ponto em comum as parcerias com as forças de segurança e o trabalho integrado entre município e governos estadual e federal, que são fundamentais para que Volta Redonda tenha números que a colocam como uma das cidades mais seguras do estado do Rio, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ).

O mais recente levantamento do ISP-RJ, comparando novembro deste ano com o mesmo mês em 2024, mostra índices de roubos a comércios e de carga zerados, enquanto furto de celular, roubo de rua e letalidade violenta caíram.

“Graças a um trabalho sério, que inclui tecnologia, inteligência, integração entre as forças de segurança e parceria com a população, os resultados têm aparecido”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, acrescentando:

“Temos milhares de câmeras espalhadas pela cidade, que facilitam o trabalho de inteligência e a resolução e prevenção de crimes, mas não podemos esquecer da participação

ativa da população, estimulada pelos grupos de WhatsApp mantidos pela Ordem Pública. São mais de 20 mil pessoas, entre moradores, comerciantes, líderes comunitários e representantes das forças de segurança conectadas nesses grupos, que funcionam como canais diretos de comunicação em tempo real.” O município conta com diversas inciativas de sucesso, dentre elas o sistema de monitoramento de câmeras no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que permite a leitura de placas e identificação facial; o trabalho realizado pela Guarda Municipal, a Operação Segurança Presente, as diversas patrulhas especializadas, as ações de conscientização e a parceria com as polícias Militar e Civil.

“Em todas as nossas passagens pela prefeitura, sempre tivemos como objetivo fazer de Volta Redonda a cidade em que todos sonhamos viver. E isso passa por termos uma cidade segura, que a população tenha esse sentimento toda vez que sai de casa, quando está nas ruas. Com certeza seguimos no caminho certo”, conclui o prefeito Neto.

EDITAL

DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Sul Fluminense – ( QUIMSULF), por seu representante Diretor Coordenador Geral Jorge Alves de Pinho, no uso de suas atribuições, convoca os associados efetivos conforme Cláusulas 10ª e 11ª do Estatuto Social vigente desta entidade para participarem da Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 10 de dezembro de 2025, (quarta-feira) às 10hs00 em primeira convocação e ou às 10h30min; em segunda e última convocação, com qualquer quórum, com endereço sito à Rua: Felipe Bruno, n.27 – Bairro Jardim Tropical – Resende/RJ. Este Edital de Convocação será publicado conforme o Estatuto Social vigente, cláusula 18ª, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: a) Prestação de Contas de dezembro/2024 à novembro/2025; b) Parecer do Conselho Fiscal e aprovação da proposta orçamentária para o ano de 2026; c) Assuntos gerais.

de Souza Pregoeira

Homem é encontrado morto na Rodovia do Contorno, em VR

Volta Redonda

Um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto no início da manhã desta quinta-feira (4) na Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, na pista sentido bairro Água Limpa. O corpo estava na margem da via, entre a pista

e a vegetação, ficando apenas os pés visíveis da calçada. A vítima é um jovem negro, que aparenta cerca de 25 anos, e vestia calça preta, tênis preto e camisa azul. Ele foi encontrado com os pés e as mãos amarrados, além da cabeça envolta em fita. O caso foi registrado na 93ª DP.

Treinamento da Semop atualiza forças de segurança em Volta Redonda

As equipes de Operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda passaram por um novo ciclo de capacitação nesta quarta-feira (3). Os agentes civis receberam instruções sobre segurança de proximidade, ética e cidadania, noções de direito penal e legislação de trânsito. O treinamento também abordou o funcionamento do monitoramento público por câmeras e técnicas de pilotagem segura.

As atividades foram realizadas no auditório da Defesa Civil, na Ilha São João, e ministradas pelo secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique; pelo coordenador da Operação Segurança Presente em Volta Redonda, major José Eduardo Silvério;

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

pelo comandante da Guarda Municipal, Silvano de Paula; pelo piloto de motovelocidade e instrutor da Semop, Helder Shad; e pelo servidor do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), Arthur Genestra.

A iniciativa integra um processo contínuo da Semop para aprimorar a atuação das equipes e reforçar a segurança operacional dos agentes, assegurando um serviço de maior qualidade à população. “É um momento fundamental para aprimorar técnicas, alinhar procedimentos e reforçar o compromisso com um atendimento cada vez mais eficiente e seguro à população. Capacitação salva vidas, profissionaliza o serviço e fortalece toda a rede de proteção da nossa cidade”, destacou o secretário coronel Henrique.

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES, COMPRAS E CONTRATOS AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 49/2025

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA AQUISIÇÃO E FORNECIMENTO DE PNEUS, CÂMARAS DE AR E PROTETORES DE CÂMARA DE AR, DESTINADOS AOS VEÍCULOS QUE COMPÕEM A FROTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS/RJ; A sessão de disputa do pregão iniciará no dia 18 de dezembro de 2025, às 14:00hs no Portal da Bolsa de licitações do Brasil-BLL no endereço www.bll.org.br. O Edital está disponível para download em transparencia.quatis.rj.gov.br Quatis, 04 de dezembro de 2025.

LUCIANA VERRI

Secretária Municipal de Licitações, Compras e Contratos AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2025

ALTERAÇÃO E REMARCAÇÃO

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM MANUTENÇÃO PREDIAL, REFORMA E CONSTRUÇÃO CIVIL EM GERAL, INCLUSIVE ELÉTRICA, PARA CONCLUSÃO DA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL HENRY NESTLÉ. Os participantes serão credenciados e as propostas abertas no dia 19 de dezembro de 2025, às 14:00 horas. O Edital está disponível para download em transparencia. quatis.rj.gov.br Quatis, 04 de dezembro de 2025.

LUCIANA VERRI

Secretária Municipal de Licitações, Compras e Contratos

AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 11/2025

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM CONSTRUÇÃO CIVIL, READEQUAÇÃO ELÉTRICA E INSTALAÇÃO DE APARELHOS CONDICIONADORES DE AR NA ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª JULIETA PEREIRA SAMPAIO; Os participantes serão credenciados e as propostas abertas no dia 22 de dezembro de 2025 às 14:00 horas. O Edital está disponível para download em transparencia. quatis.rj.gov.br Quatis, 04

Volta Redonda encerra 2025 consolidando ainda mais sua condição de polo regional no setor
Foto: Evandro Freitas
Vítima estava com pés e mãos amarrados
Volta Redonda

Projeto capacita mulheres e meninas a reconhecer sinais de violência antes da agressão

Iniciativa criada em Brasília aposta em prevenção e educação para romper ciclos de abuso

Vanessa Ribeiro, especialista em segurança e defesa pessoal para mulheres, natural de Niterói (RJ) e formada em Israel, transformou sua atuação profissional em uma resposta direta à violência cotidiana sofrida por mulheres e meninas. Atuando em diferentes regiões do Brasil e também na África, ela desenvolveu cartilhas e projetos de prevenção que hoje ganham ainda mais relevância diante do avanço dos casos de agressão no país.

CARTILHA QUE CHEGA ANTES DA VIOLÊNCIA

reage à violência contra a mulher apenas quando ela já aconteceu? Especialista em segurança e defesa pessoal, Vanessa Ribeiro chegou a Brasília em busca de cumprir sua missão, sem conhecer ninguém, mas com uma convicção: atuar na raiz do problema.

Barra do Piraí

A pergunta que guia o trabalho da especialista Vanessa

Ribeiro é direta e

“Eu estava ganhando dinheiro, a academia estava funcionando, mas essa voz começou a me dizer: como é que você chega às mulheres que não podem pagar por uma aula? Como você chega às mulheres que estão em situação de violência e não conseguem nem sair de casa?”, relembra.

Um dos principais instrumentos do projeto é a Cartilha de Prevenção à Violência contra Meninas e Mulheres, desenvolvida por Vanessa Ribeiro e hoje distribuída pelo Ministério das Mulheres e pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. A publicação é utilizada nas atividades do projeto em diferentes regiões, especialmente em escolas e comunidades, com foco em meninas entre 15 e 16 anos que estão iniciando os primeiros relacionamentos e conquistando maior autonomia de circulação.

desconfortável: por que

Do incômodo pessoal nasceu o projeto Defesa das Mulheres, uma iniciativa que atua na educação preventiva e na formação em segurança, tanto no ambiente doméstico quanto no urbano. O método prioriza informação e encorajamento, sem recorrer ao medo ou à exposição da violência como espetáculo. O objetivo é claro: ensinar mulheres a reconhecer sinais de risco antes que a agressão se concretize.

“Eu consigo explicar para elas atitudes que parecem normais, mas não são seguras: encontros marcados por aplicativos, confiança rápida demais, exposição em redes sociais”, relata. Para a especialista, a cartilha não ensina medo, mas consciência. “A gente quer despertar o bichinho da segurança.”

EDUCAÇÃO COMO SAÍDA DE LONGO PRAZO

O trabalho em escolas revelou outra urgência: falar sobre proteção com crianças. Dessa demanda nasceu o projeto ‘Escola Segura, Vida Segura’, dedicado a estudantes de 6 a 14 anos.

A iniciativa reúne livros pedagógicos, material online e formação para professores. O conteúdo aborda, conforme a faixa etária, segurança emocional, violência física, bullying, assédio e importunação.

“Não existe cara de agressor. Ele pode ser seu professor, seu namorado, alguém da sua família”, afirma. Por isso, segundo ela, o foco não está em aparência, mas em comportamento. “O que mostramos são as bandeiras vermelhas que aparecem ao longo de um relacionamento.”

“Não é só a criança que aprende. A gente capacita o professor para reconhecer sinais e agir”, explica. Para ela, a educação é o caminho mais consistente para romper ciclos de violência. “Uma criança que aprende a identificar situações de risco cresce sabendo se proteger. Isso muda histórias.”

Ela também chama atenção para o impacto

indireto da violência contra a mulher. “Quando ocorre um feminicídio, em média duas crianças se tornam vítimas secundárias.” Em muitos casos, essas crianças passam a ser criadas pela família do agressor. “Crescem ouvindo que a mãe foi culpada. É uma distorção que perpetua a violência.”

Hoje, o Defesa das Mulheres é apresentado a gestores públicos como um programa completo, que vai além da entrega de material. “Não é só conteúdo. É formação, é metodologia, é acompanhamento.”

A partir de janeiro, Vanessa Ribeiro passa a expandir o projeto para o setor corporativo em São Paulo, com foco na proteção de colaboradoras e na prevenção à violência no ambiente de trabalho. A ideia que sustenta todo o trabalho permanece a mesma desde o início: a violência precisa ser combatida antes de acontecer

Katia Miki lança Barra Lilás e amplia rede de proteção às mulheres

Programa reforça ações de prevenção, acolhimento e educação para combater a violência de gênero no município

A prefeita Katia Miki participou, nesta quarta-feira (3), do lançamento do Protocolo Estadual de Cooperação Interinstitucional Contra o Feminicídio, no antigo Tribunal do Júri do TJRJ, onde também assinou oficialmente a implantação do Barra Lilás em Barra do Piraí. A iniciativa representa um avanço importante para ampliar ações de prevenção, acolhimento e conscientização em toda a rede municipal, especialmente nas escolas. Os dados mais recentes indicam que a violência contra a mulher segue em patamar alarmante no estado do Rio de Janeiro. Relatórios e dossiês do Instituto de Segurança Pública (ISP) e levantamentos oficiais mostram números expressivos de ocorrên-

cias e alertam para a necessidade de ações integradas de prevenção, educação e proteção. Trata-se de um problema que combina altas taxas de ocorrências registradas nas delegacias, além da persistência de feminicídios e outras formas de violência de gênero. No Brasil, uma mulher é vítima de feminicídio a cada seis horas, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2025). Para a prefeita, esses números exigem união e ação imediata. “A gente não pode naturalizar um dado tão duro como esse. Proteger as mulheres é uma prioridade no nosso governo, e estar aqui hoje reforça nossa responsabilidade de ampliar políticas públicas, fortalecer a rede e garantir que nenhuma mulher esteja sozinha”, destacou Katia.

Com o Barra Lilás, Barra do Piraí adere a um programa estruturado de educação nas escolas, diálogo sobre igualdade de gênero, respeito, direitos das mulheres, além de políticas de acolhimento. A adesão ao programa representa o fortalecimento da rede municipal de proteção com integração entre Secretaria da Mulher, Casa da Mulher, Procuradoria da Mulher, Guarda Municipal, Conselho da Mulher, assistência social e Judiciário local.

A secretária da Mulher, Daniella de Oliveira, reforçou o impacto da iniciativa no cotidiano das meninas e jovens do município. “O Barra Lilás aproxima o tema da realidade das nossas estudantes, promovendo reflexão, autonomia e informação. Quando a escola se torna um espaço seguro

e consciente, nós quebramos barreiras e abrimos caminho para uma geração que não aceita a violência como destino”, declarou.

O Barra Lilás segue as diretrizes do Programa Rio Lilás do Tribunal de Justiça, um conjunto de ações educativas que incluem palestras, rodas de conversa, materiais pedagógicos e o “Espaço Maria da Penha” nas escolas que tem objetivo de difundir a Lei Maria da Penha, promover a igualdade de gênero e prevenir a violência desde a infância. A Ronda Maria da Penha complementa a ação com atuação da Guarda Municipal na fiscalização do cumprimento de medidas protetivas e no acompanhamento de casos.

Para a secretária de Assistência Social, Marina Tinoco, o Barra Lilás complementa ações

já desenvolvidas pelas equipes municipais. “Nosso trabalho no atendimento e acolhimento das mulheres tem avançado, mas levar diálogo para dentro das escolas é um passo fundamental. Prevenir é tão importante quanto proteger, e essa parceria fortalece toda a rede”, ressaltou.

A coordenadora da COEM/ TJRJ, desembargadora Adriana Ramos de Mello, reforçou a importância do trabalho integrado. “Essa rede de proteção precisa ser integrada e articulada, porque o feminicídio é um fenômeno que atinge toda a sociedade. Quando morre uma mulher, morre um pouco da sociedade também”, afirmou.

A combinação de um protocolo comprometido com agilidade, justiça e perspectiva de gêne-

ro, com um programa educativo e preventivo como o Barra Lilás, mostra que Barra do Piraí não está apenas reagindo à violência, está se preparando para preveni-la, educar e proteger. A articulação entre Judiciário, Executivo municipal e sociedade civil representa uma aposta concreta de que políticas estruturadas e integradas podem fazer a diferença.

A juíza titular da Comarca de Barra do Piraí, Katylene Collyer Pires, ressaltou a relevância de fortalecer o vínculo entre Judiciário e município.

“Barra do Piraí tem dado passos concretos no enfrentamento à violência contra a mulher, e o Barra Lilás chega para somar a esse movimento. Educação e conscientização são pilares essenciais para romper ciclos de violência”, disse a magistrada.

Fundação Beatriz Gama forma mais de 300 alunos em cursos profissionalizantes em VR

A Fundação Beatriz Gama (FBG), da Prefeitura de Volta Redonda, realizou nesta quinta-feira (4) a cerimônia de formatura dos cursos profissionalizantes ofertados ao longo do segundo semestre. Ao todo, mais de 305 alunos concluíram os cursos distribuídos entre a sede da fundação e diversos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), encerrando o ciclo iniciado em 5 de agosto. A mesa solene de abertura contou com a presença do presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira; a assessora Denise Alves e o chefe de Gabinete do deputado estadual Munir Neto, Enio Batista; da diretora financeira Simone Cristina Vaz Avila; e da coordenadora dos cursos profissionalizantes, Maria Helena Avelino.

A coordenadora dos cursos destacou o comprometimento das turmas e celebrou os resultados alcançados. “Este é um dia muito especial para todos nós. Agradeço a Deus e parabenizo cada aluno pela dedicação ao longo dessa jornada. As alunas do curso de corte e costura, por exemplo, confeccionaram as próprias peças que estão usando hoje, um orgulho enorme ver como evoluíram e alcançaram exatamente aquilo que almejavam no início do curso”, ressaltou a coordenadora. Representando o deputado Munir Neto, Denise Alves reforçou o apoio do mandato à qualificação profissional. “É uma alegria estar aqui representando o deputado Munir Neto, que enviou seu abraço a todos os formandos. Colocamos o gabinete à disposição da fundação e dos alunos. Parabenizo cada estudante e

a equipe de oficineiros, que são a base essencial desse trabalho tão transformador”, disse Denise. Pelos formandos, Márcia Rodrigues dos Santos, aluna do curso de Depilação com Design de Sobrancelhas, emocionou o público ao relatar sua trajetória. “É uma honra representar meus colegas neste momento tão significativo. Este já é o meu terceiro curso na fundação, e cada um deles ampliou meu conhecimento e fortaleceu minha confiança profissional. Agora, quero aplicar tudo o que aprendi no meu salão. Participar desses cursos tem sido transformador. Cresci, me aprimorei e encontrei novas oportunidades. Agradeço profundamente por acreditarem no nosso potencial”, relatou a formanda. Presidente da FBG, Vitor Hugo ressaltou o compromisso da instituição com a formação de qualidade e com a inserção dos

alunos no mercado de trabalho. “Receber cada um de vocês aqui é motivo de grande satisfação. Hoje temos um corpo de instrutores que se equipara ao de qualquer grande instituição de ensino. Nosso objetivo é entregar conhecimento, e esse é um patrimônio que ninguém pode tirar de vocês. Parabéns pela dedicação. A fundação estará sempre de portas abertas para apoiá-los”, concluiu Vitor Hugo.

CURSOS OFERTADOS

Na sede da Fundação Beatriz Gama, foram oferecidos os cursos de Cabeleireiro, Corte e Costura (Básico e Avançado), Confeitaria (Básico e Avançado), Depilação com Design de Sobrancelhas, Estética Integrativa, Mecânica de Autos, Manicure com Alongamento de Unhas e Tranças.

Já nos Cras dos bairros Santo

Agostinho e Voldac foi ofertado o curso de Ornamentação com Balões (Avançado); no Cras Eucaliptal, Empreendedorismo; no Açude I, Depilação com Design de Sobrancelhas; no Candelária, Manicure com Alongamento de Unhas; e nos Cras Coqueiros e Siderlândia, Maquiagem. O Centro Comunitário Roma recebeu o curso de Tranças. Além dessas unidades, a FBG também promoveu capacitações para adolescentes atendidos pelo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). No Criaad (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente), foi realizada a oficina de Barbearia. No Cense (Centro de Socioeducação), as atividades incluíram Xadrez, Capacitação Gradual para Leitura, Elétrica Predial e Barbearia. Na Unidade Provisória do Cense, foi ofertada a oficina de Barbeiro.

Com duração média de quatro meses e cerca de 70% do conteúdo voltado para atividades práticas, os cursos têm como missão ampliar oportunidades, desenvolver habilidades e promover o crescimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens e adultos moradores (a partir de 14 anos) de Volta Redonda.

INSCRIÇÕES PARA 2026

As inscrições para as turmas de 2026 ficarão abertas de 10 a 27 de fevereiro do próximo ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto feriados). Para se inscrever, é necessário apresentar cópias de documento com foto, CPF e comprovante de residência. A aula inaugural será realizada em 3 de março. As atividades terminam em 30 de junho e a formatura acontecerá na primeira semana de julho.

Volta Redonda

Unidade no Barreira Cravo terá

mais de 150 vagas de empregos

Fecomércio investiu R$ 5,2 milhões na compra do terreno; complexo de 6,4 mil metros quadrados tem entrega prevista para 2027

O Sesc RJ vai lançar em janeiro o edital de contratação para a construção da nova unidade de Volta Redonda. A iniciativa avança mais uma etapa importante do projeto e atende à expectativa da população por um equipamento de grande impacto social para a cidade e região.

O complexo será construído em um terreno de 6,4 mil metros quadrados na Avenida Beira Rio, no bairro Barreira Cravo. Com previsão de entrega em 2027, o empreendimento deve gerar cerca de 150 empregos diretos e indiretos durante a obra, além de criar mais de 80 postos de trabalho permanentes após sua inauguração.

O projeto arquitetônico é distribuído em dois pavimen-

tos. O destaque é o uso do aço — marca da identidade industrial local — e prevê uma estrutura completa: praça central arborizada e descoberta, quadra poliesportiva coberta, parque infantil, clínica odontológica, Espaço Sesc Saúde Mulher (com mamografia e Papanicolau), galeria de artes, academia de ginástica, espaço de Arte, Ciência e Tecnologia, restaurante, espaço multiuso, terraço para eventos e estacionamento privativo.

Segundo o diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc RJ, Fábio Soares, o avanço das etapas técnicas que antecedem o edital é essencial para garantir que o processo de contratação reflita todas as necessidades do projeto e sua importância para Volta Redonda.

“Estamos trabalhando com

rigor técnico e muito compromisso para garantir que o edital reflita todas as necessidades do projeto e o potencial que a nova unidade tem para Volta Redonda. Essa fase preparatória é fundamental para que a construção avance com segurança, qualidade e total alinhamento às demandas da instituição e da comunidade. Trata-se de um investimento estruturante, pensado para atender a cidade por muitas décadas. Nosso objetivo é entregar uma unidade moderna, funcional e acolhedora, que reúna serviços essenciais e contribua diretamente para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região”, explica o diretor.

A futura unidade reforça a presença histórica do Sesc RJ em Volta Redonda. A instituição apoiou uma série de

iniciativas no município, incluindo a Expo VR, o Festival da Juventude, aniversário da cidade e a celebração do Réveillon, fortalecendo sua

Aciap BM promove última edição do “Café com Negócios de 2025”

Barra Mansa

A Aciap BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) promoveu nesta quinta-feira (4), a última edição do “Café com Negócios” deste ano. O evento reuniu empresários da região, trazendo reflexões para potencializar as vendas neste fim de ano. Com o tema “Venda mais neste Natal: dicas que geram lucro e encantamento”, o encontro contou com palestra da analista de RH, jornalista e publicitária Renata Alarcão, que destacou a importância de conectar marcas e produtos aos sentimentos do consumidor.

“As pessoas não compram produtos; elas compram emoções”, reforçando que 95% das decisões do dia a dia são guiadas pela emoção, segundo pesquisa divulgada pelo Jornal Valor Econômico. “O papel do empreendedor é despertar sensações, memórias e significados que façam o cliente se identificar e desejar viver uma experiência”, afirmou Renata. A palestrante também abordou a força do propósito, que os empreendedores devem explorá-lo.

“Propósito é o que vende, que o torna único. Precisamos também ter uma visão sobre quatro elementos estratégicos para resultados consistentes: acolhimento, gentileza, interesse genuíno e personalização”, disse.

Ela explicou, ainda, o valor dos detalhes como embalagem, entrega e estímulos sensoriais (visuais, auditivos, olfativos e táteis) como parte fundamental da experiência de compra, especialmente no Natal, período propício para fortalecer vínculos e fidelizar consumidores.

“Aproveitem o Natal para estabelecer uma conexão com seus

clientes. A venda é a transferência de sentimentos”, finalizou, desejando boas vendas aos participantes.

Após a palestra, que contou com o apoio do Sicredi e do Sebrae, a Aciap BM promoveu ainda uma rodada de apresentações de empresários, que falaram rapidamente sobre seus negócios.

“Reunimos empresários realmente comprometidos em crescer, trocar experiências e fortalecer o ambiente de negócios da nossa cidade. O encontro reafirma o propósito do Café com Negócios: oferecer um espaço de networking, onde ideias se conectam, oportunidades surgem e as empresas ganham força. Saímos muito satisfeitos com os resultados desta edição e desejo que todos levem essa energia e os aprendizados do evento para impulsionar as vendas de fim de ano”, finalizou a presidente da ACIAP BM, Fernanda Fonseca Moysés.

Associação de Aposentados amplia atendimento e oferece 25 especialidades

Sul Fluminense

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR) tem registrado uma média superior a sete mil consultas mensais nas unidades de saúde que mantém em Volta Redonda, Barra do Piraí e no posto avançado de Pinheiral. Ao todo, são oferecidas 25 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Geriatria, Endocrinologia, Nutrição, Ginecologia e Urologia, as mais procuradas

Sul Fluminense

Equipes do Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) devolveram à natureza, na manhã desta quinta-feira (4), uma onça-parda resgatada em setembro, no bairro Fazenda da Barra 2, em Resende. O animal jovem foi solto após passar por check-up geral no Zoo-VR.

atuação cultural e social junto à população. Com o edital previsto para janeiro, o projeto entra em sua fase determinante para o início

da construção, aproximando Volta Redonda de receber um dos mais relevantes investimentos comunitários da região.

pelos pacientes. Em Volta Redonda, os atendimentos são realizados na Unidade Aterrado, na Rua 535, nº 835, que também reúne serviços como fisioterapia, odontologia, academia e outras atividades voltadas ao público associado. Segundo a diretora de Saúde da AAPVR, Ana Rosa Machado Furtado, a alta demanda está ligada à qualidade dos profissionais e à agilidade na marcação das consultas.

“Hoje conseguimos agendar em prazo menor do que a maioria das clínicas particulares. Além disso, com apenas o valor da contribuição mensal, de R$ 91, o associado pode acessar várias especialidades, o que representa uma economia significativa”, afirmou Ana Rosa.

Somente em Volta Redonda, a entidade conta com 58 médicos. As consultas podem ser marcadas pelo telefone (24) 2102-1909, opção 7. Quando há encaminha-

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

“A área de soltura foi definida pelo Inea, e é uma área de ocorrência natural da espécie, com suporte biológico para manter o animal. Além das características biológicas, o local é área protegida e distante de zona urbana”, explicou o biólogo do Zoo-VR, Almir Folly. A onça-parda foi resgatada em uma área urbana e passou por exames de sangue, urina e fezes, além de ultrassonografia abdominal total e radiografia. Também foi realizado um exame oftalmológico, já que a onça chegou ao Zoo-VR com uma alteração no olho esquerdo. “Foi observado que o animal possuía uma coloração diferente em um dos olhos. Então foi encaminhado para o zoológico para avaliação médica e de condições de soltura. Após a realização de todos os exames, ficou constatado que o indivíduo goza de saúde plena e comportamento adequado para retorno à natureza. A alteração em um dos olhos é uma cicatriz antiga que não impede o animal de cumprir seu papel biológico”, explica Almir Folly. O diretor do Zoo-VR, o biólogo Jadiel Teixeira, informa que o animal recebeu todos os cuidados

mento do próprio médico que atendeu o paciente, o retorno pode ser agendado diretamente na unidade.

Em Barra do Piraí, a unidade funciona na Rua Cristiano Otoni, nº 206, oferecendo 14 especialidades. Já o posto avançado de Pinheiral, localizado na Rua José Gomes da Silva Júnior, nº 135, atende Clínica Médica, Geriatria, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Nutrição e Ortopedia.

O secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP, reforçou a importância do tratamento ofertado pelo zoológico e, principalmente, a devolução do animal para a natureza. “O Parque Zoológico Municipal é um espaço de cuidado para os animais que estão abrigados ali, já que não possuem condições de retornar à natureza. Nosso trabalho é para que os animais continuem a viver em seus habitats, e, para aqueles que precisam de cuidado, garantimos isso por meio da estrutura do Zoo-VR”, frisou o secretário. Zoo-VR e Inea

veterinários e manejo adequados durante o período em que permaneceu no zoológico. “O indivíduo ficou conosco por pouco mais de dois meses, manteve alimentação, hidratação e comportamento normais, sem alterações clínicas. Por ser um animal de vida livre, em boas condições de saúde e com comportamento natural preservado, estava apto para retornar ao seu habitat”.

mostra a estudantes uso da escória como insumo agrícola e de infraestrutura

para aproximar a comunidade de projetos de inovação e sustentabilidade desenvolvidos em suas operações

Volta Redonda

Cerca de 30 alunos do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, de Volta Redonda, realizaram nesta quinta-feira (4) a primeira visita oficial de estudantes ao Pátio de Agregado Siderúrgico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no bairro Volta Grande. A atividade integra ações da empresa para aproximar a comunidade de projetos de inovação e sustentabilidade desenvolvidos em suas operações. Durante a visita guiada, os estudantes conheceram o que, segundo a CSN, é o processo de beneficiamento da escória siderúrgica, apontado pela empresa como responsável por transformá-la em insumos para diversas aplicações. Entre os projetos apresentados, a companhia destacou, conforme afirma, a recente autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para o uso do agregado siderúrgico como matéria-prima para fertilizantes e corretivos agrícolas de solo em todo o país. De acordo com a companhia, o produto é obtido a partir da escória de aciaria e é reconhecido como insumo mineral capaz de corrigir a acidez do solo e fornecer nutrientes como cálcio e magnésio. Conforme aponta a CSN, ensaios físico-químicos indicam que o material apresenta poder de neutralização semelhante ao de corretivos tradicionais e atende aos limites legais de metais e contaminantes. Ao percorrer o pátio, os alunos também observaram diferentes usos já consolidados e outros em desenvolvimento para o agregado siderúrgico. Segundo os técnicos, há aplicações na pavimentação urbana e rodoviária, no lastro ferroviário, na construção civil e em estudos para utilização na fabricação de cimentos, com foco em desempenho e redução

de impactos ambientais.

Ainda conforme a equipe técnica, essas aplicações reforçam o potencial do agregado como alternativa sustentável e economicamente competitiva, contribuindo para a redução do consumo de recursos naturais e para avanços em economia circular. Durante a visita, os estudantes receberam explicações sobre como a tecnologia empregada pela CSN permite converter um coproduto da aciaria em um insumo de valor agregado, com impactos no agronegócio, na infraestrutura e no meio ambiente. A empresa apontou dados que indicam que materiais alcalinos derivados da escória podem, inclusive, absorver parte do carbono atmosférico.

Para a professora Alline Oliveira Gonçalves, a atividade aproximou teoria e prática e ampliou o interesse dos jovens por ciência e tecnologia. “Eles voltam para a sala de aula com uma visão mais concreta de como a indústria e a sustentabilidade podem caminhar juntas”, afirmou. A visita marcou o início de um projeto que, segundo a CSN, deverá receber outras instituições de ensino nos próximos meses. “Acreditamos que mostrar de perto como a indústria evolui e se reinventa é essencial para inspirar novas gerações”, afirmou Daira Rodrigues, gerente de Projetos Estratégicos.

PESQUISA E COOPERAÇÃO NO ESTADO Os estudantes também conheceram o acordo de cooperação firmado entre a CSN e a Pesagro-Rio, que desenvolve pesquisas de campo sobre o uso seguro do agregado siderúrgico em culturas agrícolas do estado. Segundo a empresa, os ensaios buscam validar o potencial do produto para solos ácidos, comuns na região Sudeste. CSN

Projeto arquitetônico é distribuído em dois pavimentos
Foto: Divulgação
“Café com Negócios” encerra ano com debate sobre vendas de Natal
Foto: CSN
Após passar por uma bateria de exames e avaliações, onça-parda volta à natureza.

Resende lidera geração de empregos no Médio Paraíba em 2025, aponta Caged

Município registra saldo de 936 novos postos até outubro, com destaque para o setor industrial

Resende

O município segue em ritmo de crescimento na geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, mostram que Resende alcançou, até outubro de 2025, o melhor saldo de empregos da região do Médio Paraíba: 936 novas vagas. A última atualização, referente ao mês de outubro, também confirmou mais um período de resultado positivo.

O desempenho é impulsionado principalmente pelo setor industrial, que continua sendo um dos pilares econômicos da cidade. Somente em outubro, o segmento registrou saldo de 500 postos de trabalho, número que supera o total mensal de muitos municípios da região. Comércio e construção civil também apresentaram evolução no período.

De janeiro a outubro de 2025, Resende contabilizou 14.867 admissões contra 13.931 desligamentos. O setor industrial lidera com saldo de 608 novas vagas e 2.819 contratações. Na sequência aparece o setor de serviços, com 232 postos de trabalho gerados. Segundo o comparativo regional, o segundo melhor desempenho do Médio Paraíba é de Barra Mansa, com saldo de 816 empregos, seguido por Barra do Piraí (+689) e Valença (+628).

O prefeito Tande Vieira destacou que o bom momento do

mercado de trabalho é resultado de um conjunto de ações integradas. “É muito importante que Resende continue consolidando seu desempenho positivo e de liderança na região. Somos um município atrativo para novos empreendimentos, com infraestrutura e qualidade de vida para os trabalhadores. Saúde, educação, lazer, cultura e outros serviços de excelência contribuem diretamente para esses indicadores. O trabalho da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo

tem aproximado a gestão dos empresários e fortalecido esse crescimento. Monitoramos constantemente os números do Caged e estamos satisfeitos com os resultados, que refletem o esforço diário da nossa equipe”, afirmou. Os dados completos podem ser consultados no portal do Caged: pdet.mte.gov.br/novo-caged. Resende também mantém ações contínuas de apoio ao trabalhador por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que realiza a intermediação entre candidatos e empresas. O servi-

ço funciona em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços.

O Sine Resende está localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, 104, Jardim Tropical, no 3º andar do Edifício da APM. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações sobre cadastro e vagas podem ser obtidas pelo telefone (24) 3360-6238 ou pelo e-mail sineresendevagas@gmail.com.

Angra promove 1ª Feira de Empregos com mais de 600 vagas para a alta temporada

Angra dos Reis

Mais de 600 vagas de emprego serão disponibilizadas durante a 1ª Feira de Empregos para a Alta Temporada, marcada para a próxima quinta-feira (11), no Centro de Estudos Ambientais (CEA). Organizado pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento reunirá

mais de 30 empresas dos setores de comércio e serviços, incluindo oportunidades exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs). A feira é voltada para candidatos a partir de 18 anos, com ensino fundamental completo, e tem como objetivo facilitar o acesso de moradores que buscam recolocação profissional ou sua primeira experiência no mercado de trabalho. Grande parte das vagas

será destinada ao período da alta temporada, quando o fluxo turístico cresce significativamente. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Essiomar Gomes, destaca que o evento representa um avanço importante para o desenvolvimento econômico do município e a geração de novas perspectivas para a população. “A Feira de Empregos é uma

porta aberta para quem está em busca de oportunidades. Estamos reunindo empresas sérias, que precisam de mão de obra, e oferecendo aos moradores a chance de conquistar um trabalho digno e iniciar um novo ciclo profissional. É uma iniciativa que beneficia toda a cidade”, afirmou o secretário.

ExpoRio Turismo Agulhas Negras movimenta Penedo neste final de semana

Sul Fluminense

A região das Agulhas Negras recebe, entre sexta (5) e domingo (7), mais uma edição da ExpoRio Turismo, iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio voltada ao fortalecimento da interiorização e da integração do turismo fluminense. As atividades serão distribuídas entre o Encanto Penedo — onde ocorrerão plenárias, debates e ações de capacitação — e o Clube Finlândia, que sediará os shows. A edição deste ano reúne os quatro municípios da região — Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis — além de representantes do trade turístico, artesãos, produtores rurais e empreendedores. A proposta é reforçar a identidade regional e ampliar a oferta de

SEXTA-FEIRA (5)

experiências voltadas ao setor. A programação inclui plenárias, painéis, talk show com especialistas, estandes municipais, exposição de artesanato e produtos rurais. A área de shows terá apresentações de Samuel Eleotério (sexta, 19h), Jorge Vercillo (sexta, 21h30), Yasmin Santos (sábado, 21h30) e Thiago Martins (domingo, 21h30), atraindo moradores e visitantes e contribuindo para movimentar a economia local.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, a realização da ExpoRio Turismo em Agulhas Negras reforça o papel do interior no desenvolvimento do setor.

“O turismo das Agulhas Negras é um exemplo claro de

 9h às 10h – Café de boas-vindas e credenciamento

 10h – Mesa de abertura

Assinaturas de termos de cooperação

Entrega simbólica de carteiras de artesãos e guias

Entrega de certificações de associações

Entrega das placas do projeto “Vivências do Rio Rural”

 11h15 às 11h45 – Apresentação “Ações da SETUR”

 11h50 às 12h40 – Mesa “Turismo nas Agulhas Negras: desafios e oportunidades”

 12h45 às 13h25 – Painel “Rota inter-re-

Ilha São João recebe 4ª edição do Mega Sul Fluminense neste domingo (7)

Volta Redonda

Volta Redonda vai sediar no próximo domingo (7) o Mega Sul Fluminense. O evento será das 9h às 19h na Ilha São João e promete reunir mais de 10 mil pessoas. O ingresso será solidário, mediante doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. O total arrecadado será destinado a entidades beneficentes do município.

A programação conta com diversas atrações, incluindo exposição de mais de 500 carros (rebaixados, antigos e esportivos); área de som automotivo; motoclubes; e arenas de manobras de carros e motos com pilotos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; além de área kids e praça de alimentação com Food Trucks.

Ulysses Acciarito, organizador do evento, ressaltou que o Mega Sul Fluminense se consolidou como um espaço seguro, autorizado e preparado para quem gosta de manobras de carros e motos, e de vivenciar a cultura dos motores de forma responsável.

“A nossa proposta é justamente essa: tirar essas práticas das ruas, conscientizar o público sobre segurança no trânsito e mostrar que existe um ambiente adequado para quem quer curtir esse universo sem colocar ninguém em risco”, disse, convidando o público para uma experiência única.

“Será um dia de atrações, integração e muita energia boa. A cada ano trabalhamos para entregar uma experiência melhor, mais organizada e mais completa. Esperamos todos vocês!”, completou.

“O Mega Sul Fluminense não é apenas uma exposição de veículos, é um espaço de convivência, inovação e integração entre apaixonados por automobilismo, expositores e famílias inteiras que prestigiam essa grande festa. Para nós, é motivo de orgulho receber um evento tão importante, que movimenta a economia, gera oportunidades e atrai visitantes de diversas cidades”, declarou o prefeito Antonio Francisco Neto.

ORDEM PÚBLICA DEFINE ESQUEMA

ESPECIAL DE SEGURANÇA

Na terça-feira (2), o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, recebeu, na sede da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), na Ilha São João, os organizadores da 4ª edição do Mega Sul Fluminense, Ulysses Acciarito e Renata Justino. A reunião serviu para tratar dos preparativos finais do encontro automotivo.

Durante a visita, Coronel Henrique apresentou o esquema de segurança planejado para o evento, com foco no ordenamento. Ele destacou a presença do ônibus de monitoramento móvel da Semop, que funciona como um Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e será instalado na área do Mega Sul Fluminense. O veículo permitirá monitoramento em tempo real de toda a movimentação na Ilha São João, auxiliando o trabalho dos agentes de segurança e garantindo mais agilidade na resposta a qualquer situação que demande intervenção.

“Nosso objetivo é oferecer segurança e tranquilidade para o público, para os organizadores e para quem participa do evento. O sistema de monitoramento e a integração com as demais forças de segurança vão contribuir para que tudo transcorra da melhor forma possível”, afirmou Coronel Henrique, que foi presenteado com uma camisa do evento.

De acordo com a organização, algumas regras serão adotadas para garantir a segurança e o bom andamento do encontro, como a proibição da entrada com bebidas e alimentos, além de ser proibida a entrada e permanência de menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.

A 4ª edição do Mega Sul Fluminense conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda, Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Trânsito Seguro, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Sesan (Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda) e Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude).

Barra Mansa reforça importância da adesão ao Cadastramento Legal

Barra Mansa

como o interior do Rio tem força, identidade e capacidade de gerar desenvolvimento. A ExpoRio Turismo chega para reforçar essa vocação, promovendo integração, capacitação e novas oportunidades de negócios para quem vive do turismo. Nosso compromisso é seguir fortalecendo as regiões, apoiando empreendedores e mostrando que o turismo é, sim, um vetor de desenvolvimento econômico e social em todo o estado”, afirmou Tutuca.

POTENCIAL TURÍSTICO E IMPACTO REGIONAL

Com natureza exuberante, gastronomia reconhecida, rede hoteleira diversificada e atrativos como Penedo, Visconde de Mauá e o Parque Nacional de Itatiaia,

PROGRAMAÇÃO

gional do Turismo Religioso”

 13h30 – Encerramento

SÁBADO (6)

 9h às 9h50 – Mesa “Natureza viva: ecossistemas e destinos sustentáveis”

 9h55 às 10h45 – Mesa “Gastronomia como vetor de identidade e desenvolvimento”

 10h50 às 11h30 – Painel “Captação de investimentos e novos negócios”

 11h35 às 12h15 – Mesa “Turismo e aventura: experiências seguras”

 12h20 às 13h – Mesa “Roteiro Wellness: bem-estar e experiências integrativas”

a região das Agulhas Negras se consolidou como um dos polos turísticos mais fortes do estado. A realização da ExpoRio Turismo aprofunda essa vocação ao aproximar o trade, qualificar profissionais e ampliar a visibilidade dos destinos no mercado estadual e nacional.

A edição Agulhas Negras encerra o calendário 2025 da ExpoRio Turismo com foco na regionalização e na geração de novas oportunidades para pequenos negócios, fortalecendo pousadas, restaurantes, receptivos, guias e artesãos.

A ExpoRio Turismo Agulhas Negras é promovida pela Setur-RJ e pela TurisRio, com apoio dos municípios da região e parceiros do setor.

 13h às 13h30 – Palestra “Marketing no Turismo”

 13h30 – Encerramento DOMINGO (7)

 9h às 9h50 – Roda de Conversa “A força do artesanato no turismo”

 9h55 às 10h45 – Mesa “Destination Wedding e impacto econômico”

 10h50 às 11h35 – Mesa “Legado das colônias e construção de destinos”

 11h40 às 12h20 – Mesa “Turismo Cultural e valorização de espaços de memória”

 12h20 às 13h20 – Mesa “Eventos como motor do Turismo”

 13h30 – Encerramento

Lançado pela Prefeitura de Barra Mansa em 2025, o programa Cadastramento Legal surgiu para facilitar a atualização cadastral de imóveis no município. Por meio da iniciativa da Secretaria de Finanças, os proprietários podem informar, por meio de um formulário eletrônico, se a construção é nova ou se houve aumento da área construída, além de atualizar dados pessoais – como telefone, e-mail e vínculo com o imóvel.

O Cadastramento Legal é também uma oportunidade para os contribuintes realizarem a declaração espontaneamente, permitindo que aqueles que deixaram de atualizar suas informações nos anos anteriores regularizem seu cadastro sem sofrer cobrança retroativa.

O formulário do programa deve ser preenchido no site: https://abrir.link/HoXhd. O acesso também pode ser feito a partir do WhatsApp, bastando enviar uma mensagem de texto para a atendente virtual SARA: (24) 2106-3400.

Segundo o gerente de Inteligência Cadastral, Alex Sander da Costa, quase metade dos imóveis do município apresenta ampliação de área construída, ausência de cadastro ou necessidade de atualização. “Assim que a equipe recebe a solicitação, ela avalia a documentação e verifica as medidas do imóvel. Estando tudo

correto, o cadastro é realizado e o contribuinte recebe as informações do novo IPTU — ou da atualização — que só passa a valer no ano seguinte. Todo o processo é feito de forma totalmente eletrônica”, explicou. O secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, informou que a equipe da Pasta está planejando uma divulgação do programa nos bairros, em um trabalho que também envolve a colaboração de representantes de associações de moradores e vereadores.

“Nosso compromisso é com o crescimento responsável e sustentável do município. Para alcançarmos resultados alinhados ao planejamento anual, trabalhamos continuamente para promover a regularização das pendências apresentadas pelos contribuintes, inclusive as referentes aos imóveis. O munícipe precisa saber que estamos aqui para auxiliá-lo da melhor forma, orientando, garantindo boas condições e evitando ações que possam gerar transtornos no futuro”, destacou. Leonardo lembrou ainda que a atualização cadastral contribui diretamente para que a administração municipal conheça melhor a realidade de diferentes áreas de Barra Mansa, sobretudo as localidades onde têm ocorrido novas construções. “Isso é vital para avaliar a necessidade de futuros investimentos em obras e serviços que irão beneficiar diretamente os moradores”, concluiu Leonardo.

Divulgação
Desempenho

O Grupo Axxis Sul Fluminense celebrou, na terça-feira, do dia 25 de novembro, o encerramento das atividades de 2025 em um evento especial no Lord Jim Room, em Volta Redonda. O encontro reuniu arquitetos, designers de interiores e lojistas do setor da construção civil. O ponto alto da noite foi o anúncio da vencedora da Campanha Relâmpago “Rumo ao Caribe”: a arquiteta Anna Caroline Malta, que garantiu uma viagem ao Caribe com acompanhante em março de 2026. A presidente do Axxis, Maria das Graças Paiva, destacou as conquistas do ano e o fortalecimento das parcerias, ressaltando que 2026 chegará com muitas novidades. O Grupo Axxis reúne 13 estabelecimentos dos setores de construção, arquitetura e decoração: Cosiba Serviços Industriais, Chok Premium, Dimare Planejados, Home & Tech, Igui Resende, Dellano Planejados, Galpão Select, Genesys Marmoraria, Mollica Decoração, Marmoraria Marbella, Tracoá Revestimentos, Vatel Resende e Vatel Barra Mansa.

O empresário Marcos Freitas, da AMD Brasil (Volta Redonda), está

desfrutando dias de descanso ao lado da família durante suas férias pela Europa. Na foto, Marcos aparece em Roma, na Itália, acompanhado de sua esposa Thayla Pelayo e de seu fi lho Arthur Pelayo, aproveitando os encantos da Cidade Eterna. Uma viagem repleta de história, lazer e bons momentos em família.

No dia 10 de dezembro, a partir das 19h30, o Shopping PátioMix Resende será palco de uma noite especial na Usina Pizza & Grill. O evento, com entrada a R$ 10 mais 1 litro de leite — destinado ao Asilo Nicolino Gulhot — celebra os 5 anos do programa Peladeiros, da Rádio Real FM 93.9. A comemoração reúne ouvintes, amigos e parceiros dos apresentadores Adriano Goes, Fabrício Abbud e Alê Matheus, que comandam a atração com muita irreverência e bom humor. Para acompanhar as novidades, siga no Instagram: @peladeiros939.

O jornalista Biel Carboni, natural de Volta Redonda e atualmente residente em Balneário Camboriú, onde atua na área de comunicação, marcou presença nos bastidores do novo projeto audiovisual da cantora Ana Castela.Em clima descontraído, Biel aparece em uma foto ao lado de Ana Castela e do cantor Zé Felipe, que também participa da produção.

No dia 27 de novembro, a Gless Volta Redonda realizou sua tradicional degustação de Natal em parceria com os Mimos da Márcia, proporcionando uma tarde marcada pela união da moda e gastronomia, celebrando a temporada natalina com sofisticação e experiências encantadoras.O evento também foi palco do lançamento da nova coleção Alto Verão 26, apresentado em um desfile pensado para revelar as tendências que vão iluminar os dias mais quentes, garantindo inspiração e estilo para a próxima estação.

O clima natalino já tomou conta do Shopping Park Sul, em Volta Redonda, que acaba de anunciar sua tradicional Promoção de Natal 2025, trazendo prêmios desejados e benefícios especiais para quem fizer compras no período festivo. Neste ano, os consumidores poderão concorrer a 7 unidades do recém-lançado iPhone 17, um dos smartphones mais aguardados do mercado. Para participar, basta acumular R$ 350 em compras nas lojas do shopping entre os dias 02/12 e 31/12. Cada valor equivalente gera 1 número da sorte, que será utilizado no sorteio oficial. Os clientes cadastrados no Clube+, programa de vantagens do Park Sul, ganham ainda mais chances, recebendo números da sorte em dobro. Para acompanhar novidades, bastidores da campanha e outras ações de fim de ano, siga no Instagram: @shoppingparksul.

Barra Mansa deu início às celebrações de fim de ano com grande sucesso. A abertura do Brilho de Natal, reuniu moradores na Avenida Roosevelt Brasil. O público se emocionou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e com o acendimento da árvore de 25 metros, a maior do Sul Fluminense. A entrega da chave da cidade ao Papai Noel, a queima de fogos e a decoração especial espalhada por diversos pontos do município garantiram ainda mais encanto à noite.

Um Brinde à vida

Desejo muitos anos de vida, luz e saúde para nossos aniversariantes:

 Anitta grava meditações e assina prefácio de livro de guru

 Wagner Moura perde prêmio de melhor atuação no Gotham Awards

 Heloisa Périssé posa com nova namorada em aniversário de Walcyr Carrasco

 Zé Felipe muda música dedicada à ex para citar Ana Castela: ‘Cabelo preto’

 Diddy diz que Netflix ‘roubou’ imagens para novo documentário

 Ney Matogrosso lembra romance e parceria com Cazuza em série: ‘Provocador’

 Marina Ruy Barbosa canta ‘Medo Bobo’ com Maiara e

Um bom dia com muito glamour para meus queridos leitores!
Felipe Rodrigues Larissa Castro
Carolina Ribeiro Chedid Arbex (Dellanno), Maria das Graças Castro Paiva Santos (Dimare), Anna Caroline Gouveia Malta, Rafael Roxo de Souza (Chok Premium) e Wesley Sessa Gonçalves (Home & Tech)
Vera Mollica Lima e Silva (Mollica), Edlaine da Fraga Figueredo, Alan Chagas de Macedo e Fabiana Koyama D Faria
Wagner Soares Bernardes, Hugo de Almeida Guimarães e Izabella Paiva Santos Valva (Dimare)
Izabella Paiva Santos Valva (Dimare), Wagner Soares Bernardes, Anna Caroline Gouveia Malta, Carolina Ribeiro Chedid Arbex (Dellanno), Marcelle Baptista, Maria da Glória Barbosa Alvese Tauana Correa Candido
Vera Mollica Lima e Silva (Mollica), Josane Cordeiro Martins (Marmoraria Marbella), Tais Pereira da silva (Tracoá), Carolina Ribeiro Chedid Arbex (Dellanno), Maria das Graças Castro Paiva Santos (Dimare), Rafael Roxo de Souza (Chok Premium), Wesley Sessa Gonçalves (Home & Tech), José Diomar Seixas Pereira (Vatel Barra Mansa), Beatriz Seixas Pereira (Vatel Resende), Flaviano da Silva (Marmoraria Gênesys), Vanderlan Esperança Franco (Cosiba), Caio Medeiros Martins (Galpão Select)
Luciana Macedo, Denise Sanches, Júlio Monteiro e Paula Robadey
Júlio Monteiro, Aline Aragão, Petys Simões e Ângela Onofre
Gabi Lagatta, Júlio Monteiro e Vanessa Lagatta
Maraisa.
André Sodré, 01 de dezembro
Gabriel Dias, 04 de dezembro
Felipe Cruz, 03 de dezembro

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.