Page 1

Foto: Rodrigo Covolan

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016

ã r o e V DIÁRIO DOS CAMPOS

Pág. 11

Seu carro precisa de uma atenção especial antes de pegar a estrada

Pág. 2 e 3

CADERNO ESPECIAL DE VERÃO

Alimente-se bem o ano inteiro e conquiste uma vida muito mais saudável

A estação mais quente do ano é também a estação que mais desperta nas pessoas a vontade de se cuidar e ter uma vida mais saudável. Confira nesta edição especial as dicas de especialistas sobre como ter uma vida melhor neste verão.


2

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016

DIÁRIO DOS CAMPOS

2016/2017

Alimente-se bem no verão

o ano inteiro O verão é a estação dos corpos à mostra, e por isso todo mundo se preocupa em ficar bem, perder os quilinhos a mais e assim fazer bonito na praia, no clube ou no dia a dia entre os familiares e amigos.

minha nova escolha, neste caso alimentar-se bem, não vou conseguir manter este novo hábito. É preciso tempo emocional e cronológico para se adaptar à mudança e isso exige decisão”, explica o especialista.

Para alcançar o corpo desejado, muitos aproveitam a estação Foi isso que fez o representante comercial Jerry de Oliveira. mais quente do ano para mudar os hábitos alimentares, e pasEle decidiu mudar seus hábitos alimentares no verão para ficar sam a ter uma alimentação mais leve, em forma e também por necessidade balanceada, nutritiva e refrescante. Mas, de cuidar da saúde, pois estava com apé certo querer ter uma alimentação sauneia. “Com o processo do regime aca“Ninguém consegue mudar dável apenas nesta época? bei ganhando gosto pela minha nova o hábito alimentar sem mudar alimentação. Me senti melhor e mais Para o nutrólogo José elegante e isso fez com que eu decido estilo de vida. É preciso Alves Lara Neto, toda muisse mudar meus hábitos para sempre”, dança no hábito alimentempo emocional e cronológico conta. tar é válida, mas deve ser para se adaptar à mudança uma mudança gradual e A mudança de Jerry foi radical. Ele para a vida toda. passou a fazer uso de alimentos como e isso exige decisão” integrais, cereais, sucos naturais e sala“Ninguém consegue mudas. “Tudo isso nunca havia feito parte dar o hábito alimentar sem da minha alimentação. No início parecia mudar o estilo de vida. Os hábitos são um reflexo impossível mudar tanto assim, mas o fato de não ingerir bebida de proteção à vida. São os hábitos que nos mantém alcóolica também ajudou. Por isso consegui chegar ao meu obseguros. Se eu não tenho estilo de vida condizente com a jetivo e manter até os dias de hoje”, justifica.


DIÁRIO DOS CAMPOS

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016 2016/2017

3

Hábitos saudáveis dão equilíbrio ao ser humano Além de mudar o estilo de vida, doutor Lara recomenda que a pessoa interessada em aproveitar o clima agradável do verão para mudar seus hábitos alimentares tenha em mente uma importante lição: hábitos saudáveis dão equilíbrio ao ser humano em todas as áreas de sua vida.

equilibrada. Além disso, é necessário que essa nova alimentação se encaixe dentro dos padrões culturais de onde a pessoa vive e não oscile muito. Por exemplo: se um dia a pessoa alimentase bem e no outro volta aos hábitos antigos, quem vai sentir é o organismo. “É necessário buscar uma composição natural dos alimentos, com a quantidade ideal de proteínas e carboidratos que o ser humano necessita para sobreviver. É errado mudar de forma radical, é necessário se adaptar”, ressalta.

“Quando falamos de alimentação esse “Os alimentos nos equilíbrio é ainda mais notório. Pois quando nos protegem da doença, alimentamos mal, surge um desequilíbrio no corpo que gera a doença, e a doença é impera- por isso precisamos tiva. Ela nos impede de desfrutar até do gratuito da vida, que é a nossa saúde. Os alimentos nos nos alimentar bem para protegem da doença, por isso precisamos nos Entre os alimentos mais indicados pelo alimentar bem para manter o equilíbrio do nos- manter o equilíbrio” especialista estão os vegetais como verso corpo e da nossa mente”, ressalta o especialduras, frutas e leguminosas. “Estes alimentos além de serem ista, que é diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, Abran. leves, ajudam na hidratação do corpo, pois no verão é muito importante se hidratar”. Doutor Lara recomenda ainda a inMas, quais alimentos mais recomendados para iniciar gestão de alimentos ricos em licopeno e betacaroteno, que esta mudança alimentar e mantê-la por toda a vida? além de saudáveis ajudam a cuidar da pele, que geralmente Segundo o doutor Lara, todos os alimentos são indicafica mais exposta no verão. dos, desde que a pessoa esteja focada em uma alimentação


4

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016

DIÁRIO DOS CAMPOS

2016/2017

Qual o melhor estilo de

piscina para sua casa? Ter uma piscina em casa é o sonho de muita gente. Além de proporcionar bons momentos de descanso e lazer para toda a família, a piscina também ajuda a valorizar o imóvel e enriquece o projeto paisagístico da área externa. As piscinas estão cada vez mais modernas, com estilos de construção, formas, cores e acessórios que se adequam ao perfil de cada cliente. Mas, independente da técnica construtiva adotada, é fundamental avaliar

o espaço disponível do terreno antes de iniciar a instalação de uma piscina. Entre os detalhes que precisam ser avaliados estão o tamanho do local, estilo do solo, a posição do sol, e a profundidade da piscina. Construir uma piscina é um empreendimento que envolve profissionais capacita-

dos, e que exige uma cuidadosa pesquisa de mercado na escolha da empresa que se encarregará da construção. Para saber qual o modelo que mais combina com seu imóvel, separamos algumas informações específicas sobre cada estilo de construção – alvenaria, fibra ou vinil. Confira!


DIÁRIO DOS CAMPOS

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016

As piscinas de alvenaria ou concreto armado, são construídas através de uma estrutura de ferro com fundo concretado. Possuem alta resistência e maior durabilidade - quando bem elaboradas duram por tempo indeterminado.

alvenaria As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas e, por isso, são bem mais rápidas e fáceis de instalar do que os outros tipos. Porém, possui restrições de modelos, profundidades e formatos. Sua instalação se torna inviável em terrenos ou locais de difícil acesso, por exemplo. Se comparada com os demais modelos, sua durabilidade é menor. Se forem executadas manutenções regulares e adequadas, podem durar cerca de dez anos. Porém, seu custo de instalação é bem menor também.

É um modelo que valoriza e destaca o design externo da casa, pois pode ser projetada em qualquer tamanho ou formato e possui grande variedade de revestimentos, como azulejos, pedras ou pastilhas. As pastilhas são a maior aposta do momento quando o as-

Esse tipo de piscina precisa receber uma camada de impermeabilização antes da instalação dos revestimentos. A impermeabilização pode ser feita com argamassa ou manta asfáltica, porém, se for mal executada, pode gerar problemas de vazamento e trincas.

As piscinas desse tipo são mais fáceis de instalar. Por já serem modelos prontos, o tempo de instalação é de cerca de 7 a 10 dias. Também são mais fáceis de limpar, por serem lisas e não acumularem sujeira, fungos ou bactérias. A dica para quem optar por este tipo de material é avaliar a espessura da fibra, e escolher sempre a mais grossa, que será mais resistente, pois, apesar de raros, podem ocorrer problemas de bolhas ou fissuras no material.

2016/2017

sunto é revestimento de piscina de alvenaria, pois apresentam melhor qualidade e maior possibilidade de personalização.

vinil

5

O vinil é o material utilizado para dar o acabamento estético e funcional a este modelo de piscina e é instalado sobre uma estrutura de alvenaria que recebe ainda um revestimento de filme de PVC. Assim como a piscina de concreto, também pode ser construída no formato e tamanho desejado.

Sua principal vantagem é que dispensa outro revestimento e a impermeabilização, e o vinil pode ser encontrado em diversas estampas, cores e modelos. Por outro lado, está sujeito a cortes acidentais

fibra

Sua construção é mais rápida e barata do que a utilizada na piscina de alvenaria, e possui a vantagem da mesma facilidade de limpeza que a piscina de fibra, pois são lisas e não utilizam rejuntes que acumulam sujeira, fungos e bactérias. A durabilidade das piscinas de vinil pode ser afetada mais facilmente pelo uso de produtos químicos, como cloro excessivo, que faz com que a tinta se desbote e a superfície resseque. Sua durabilidade é de cerca de dez anos.


6

DIÁRIO DOS CAMPOS

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016 2016/2017

O perigo aumentou. O cuidado também deve aumentar Dengue, Chikungunya, Zica, Microcefalia. Quatro graves doenças relacionadas à picada do Aedes Aegypti, um pequeno mosquito que pode acabar com a vida ou deixar sequelas arrasadoras. O perigo aumentou, e para evitar que mais vidas sejam contagiadas, o cuidado também deve aumentar. Para incentivar a população a tomar medidas preventivas e impedir que o Aedes Aegypti se reproduza neste verão, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná criou uma campanha de conscientização. Através da ação, a equipe de saúde do estado quer mostrar para todos os paranaenses que a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água, pois são propícios para a criação e reprodução do mosquito. Alguns cuidados como manter as tampas das lixeiras fechadas e colocar os lixos em sacos plásticos, não jogar lixo em terrenos baldios, não deixar água da chuva acumulada na laje e guardar garrafas de vidro ou plástico com a boca para baixo, são essenciais nesta lita contra o mosquito.

Dicas de prevenção

Confira na tabela abaixo todos os cuidados essenciais para deixar o Aedes Aegypti longe de sua casa.

Mantenha a caixa d´água sempre fechada com tampa adequada.

Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

Encha de areia, até as bordas, os pratinhos dos vasos de plantas.

Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana ou guarde-os sem água, em local coberto.

Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Mantenha bem tampados tonéis e barris de água.

Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha as tampas das lixeiras bem fechadas. Não jogue lixo em terrenos baldios.


DIÁRIO DOS CAMPOS

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016

Doenças causadas pelo Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo. No estado do Paraná, foram confirmados 298 casos entre os meses de agosto a dezembro de 2016. A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Chikungunya

Aedes Aegypti

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegyptie Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Microcefalia

Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Essa malformação congênita pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos, como bactérias, vírus e radiação. O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia. O Instituto Evandro Chagas encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika. Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial. As investigações sobre o tema continuam em andamento. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

2016/2017

7

O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes Aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebe o nome do local de origem de sua identificação em 1947, em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.

Zica

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.


8

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016 2016/2017

Corrida:

a escolha preferida dos novos atletas

O suor escorre pela face e se espalha por todo o corpo. O cansaço toma conta das pernas e pés, e a distância parece não ter fim. Mas, o prazer de sentir o vento no rosto, apreciar a paisagem, respirar o ar puro, e ainda gastar muitas calorias em pouco tempo, têm feito da corrida uma das principais escolhas dos novos atletas de todo o Brasil. Por ser uma atividade fácil, que pode ser praticada em qualquer lugar, e uma das atividades que mais contribui com a perda de peso, a corrida tem sido a escolha preferida de homens e mulheres das mais variadas idades, afinal, para correr bastam duas coisas: um bom tênis e força de vontade. O dentista Gustavo Haertel descobriu na corrida um esporte divertido, prazeroso e que lhe dá a cada dia novos desafios. “Comecei a correr há uns quatro anos. No início queria apenas fazer um exercício, mas aprendi a gostar. Comecei na esteira, depois fui pra rua e hoje corro em média quatro vezes por semana”, conta o atleta. Para Gustavo, a corrida ainda é uma atividade de lazer, porém, ele já participou de diversas competições como

meias maratonas, maratonas, e inclusive do Iron Man Brasil. “Por causa da corrida também voltei a nadar e hoje também participo de competições de nado. Neste ano estou me preparando para competir em duas 2 maratonas e uma maratona aquática de 25km”, revela. Para isso, o dentista treina com disciplina, sempre acompanhado de um profissional habilitado, que o orienta e ajuda a acertar os passos em direção aos novos desafios. “Correr é um vício bom, que eu recomendo para qualquer um”, finaliza.

A corrida na história

Diz a lenda que no ano de 490 a.C. um homem teria tido a incumbência de levar até Atenas a notícia de que os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona. Para isso, ele teria corrido 35 quilômetros e, ao dar a notícia, teria caído no chão, já morto. Mas, isso é apenas uma lenda, que não possui indícios históricos de que tenha realmente ocorrido, mas o fato é que essa lenda impulsionou a entrada da prova de maratona já na primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896. Fonte: www.brasilescola.com.br

DIÁRIO DOS CAMPOS


DIÁRIO DOS CAMPOS

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016 2016/2017

9

Uma atividade, vários benefícios Os benefícios da corrida se espalham por todo o corpo, assim como o suor que surge logo nos primeiros minutos da prática do exercício. Além de queimar gordura, a corrida ainda aumenta a resistência; estimula o raciocínio, pois exige foco e concentração; melhora o sono e o humor; e ainda previne doenças, pois fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de macrófagos, células que atacam bactérias e vírus. Também melhora o fluxo sanguíneo das coronárias e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco, o que contribui para afastar o risco de aterosclerose, que é o estreitamento de vasos devido a placas de gordura e que leva ao infarto. Com tantos benefícios em uma única atividade, o que você está esperando para vestir um bom tênis e começar a correr? De acordo com o personal trainer Juliano Schmidt Torquato Luiz, qualquer pessoa pode fazer da corrida um exercício regular e, inclusive, tornar-se um atleta e participar de competições de corrida, como as maratonas, por exemplo. “Não importa a idade ou o preparo físico. Qualquer pessoa pode começar a correr,

porém, antes é importante que tome alguns cuidados, como fazer um check-up com um médico”, revela o profissional, que há mais de dez anos atua como treinador de atletas de corrida. O primeiro passo, segundo Juliano, é escolher um profissional habilitado para iniciar os treinos e escolher uma roupa leve e um tênis adequado. (veja mais dicas abaixo) “É importante que este novo atleta inicie os treinos de forma gradativa, sem exigir muito do corpo logo no início. Para isso, é preciso definir pelo menos três dias da semana para os treinos. Quanto mais dias de treino, melhores os resultados”, explica o treinador.

Dicas para os iniciantes Escolha um bom tênis e uma roupa leve; Consulte um médico; Comece devagar e com treinos frequentes; Fique atento à postura; Hidrate-se sempre e alimente-se adequadamente.


10

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016

DIÁRIO DOS CAMPOS

2016/2017

Suas férias muito bem

Aproveitadas

Você trabalhou muito durante todo o ano e já sonha com os dias de férias que estão chegando? Assim como você, milhares de pessoas planejam passar o tempo de descanso e as festas de final de ano na praia ou no campo, ao lado da família e dos amigos. Para aqueles que pretendem alugar um imóvel para curtir as férias, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher o local e o tipo de contrato de aluguel, afinal, existem impostores que se aproveitam da internet para anunciar imóveis que não lhes pertencem ou com características bem diferentes daquelas prometidas ao locatário. Segundo a Federação Nacional de Corretores de Imóveis, Fenaci, para não cair em um golpe é preciso prestar atenção em alguns detalhes. As precauções começam com a busca de imóveis através de imobiliárias idôneas, evite aluguéis direto com o proprietário. Caso opte por essa modalidade, exija um contrato e, sempre que possível, visite o imóvel antes de fechar o contrato. Cheque tudo o que for oferecido. Verifique a localização do imóvel, as condições de acesso ao local, a infraestrutura da região, como acesso fácil a padarias, açougues, supermercados, bem como as condições de segurança do imóvel. Se não puder visitar o imóvel, uma das dicas da Fenaci é fazer uso de aplicativos, como o Google Street View, que tem imagens recentes do exterior de imóveis e seus entornos e assim verificar se a oferta corresponde ao que está sendo anunciado.

Defesa do Consumidor Caso todas as precauções sejam tomadas e, ainda assim, você venha a ser enganado, fique atento. O artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor é obrigado a cumprir com a oferta anunciada. Assim, se as condições da casa não se equipararem com o prometido pela imobiliária ou pelo proprietário, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago, desde que desista de ficar com o imóvel.


DIÁRIO DOS CAMPOS

PONTA GROSSA, DEZEMBRO DE 2016

Vai fazer uma viagem? Revise o seu carro!

Final de ano, época de férias, tempo bom para arrumar as malas, reunir a família e viajar. Muitas pessoas aproveitam este período para pegar a estrada e curtir os festejos no litoral ou no interior. Não importa o seu destino, se você vai viajar de carro neste final de ano, fique ligado nas dicas do mecânico Cleber da Silva e lembre-se, a revisão do veículo é um item essencial antes de programar qualquer viagem. “Não deixe para revisar o seu carro na véspera da viagem, afinal pode haver a necessidade de substituição de alguma peça que muitas vezes é difícil de ser encontrada de um dia para o outro. Por isso, agende a revisão do seu veículo uma semana antes de viajar”, recomenda o mecânico. Procure uma oficina de sua confiança para fazer a revisão e garantir assim um excelente resultado e não ter surpresas em sua viagem de férias.

2016/2017

11

Os fluidos são o líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem. Cheque o nível e a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos. Nos carros modelo flex, não esqueça do nível do combustível do reservatório de partida a frio.

fluidos

elétrica

Confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente.

acessórios

Triângulo, macaco e chave de roda devem estar no carro e é preciso checar o funcionamento antes de sair de casa, para não ter uma surpresa caso haja necessidade de utilizá-los. Caso haja algum problema, faça a troca por um acessório novo e em perfeito estado de uso.

pneus

Cheque a pressão e fique ligado quanto à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição. Não se esqueça de verificar o step, ele precisa estar em ordem caso haja necessidade de utilizá-lo durante a viagem. Caso haja uma ou mais bolhas, é necessário substituir o step, pois pode estar com algum dano na carcaça. E não esqueça do alinhamento e balanceamento.


Navegue com a Navegue com a TIM na maior cobertura maior cobertura 4G do Paraná e do B do Paraná e do Brasil.

Troque Troque seu chip antigo seu chip antigo porpor um TIMChipum 4G TIMChip 4G tim.com.br/4g Troque Troque seu chip antigo seu chip antigo tim.com.br/4g porpor um TIMChip um 4G TIMChip 4G

“Maior“Maior cobertura 4G do Paraná” cobertura refere-se à quantidade de4G municípiosdo cobertos.Paraná” Fonte: Teleco (http://www.refere-se teleco.com.br/4g_cobertura.à asp?rel_mun=2#Rel_mun_4g), quantidade verificação feita de em 29/03/2016. em“Maior 29/03/2016. cobertura 4G do Brasil” refere-se“Maior à quantidade de municípios cobertura cobertos e de população 4G coberta.do Fonte: Brasil” Teleco, em 7/7/2016. refere-se à quan

“Maior “Maior cobertura 4G do Paraná” cobertura refere-se à quantidade de4G municípiosdo cobertos.Paraná” Fonte: Teleco (http://www.teleco.com.br/4g_cobertura.asp?rel_mun=2#Rel_mun_4g), refere-se à quantidade verificação feita de em 29/03/2016. em“Maior 29/03/2016. cobertura 4G do Brasil” refere-se “Maior à quantidade de municípios cobertura cobertos e de população 4G coberta. do Fonte: Brasi Teleco, em 7/7/2016. l” refere-se à quan

Verao 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you