Oeste Semanal Edição 72

Page 1

DIVULGAÇÃO

Bel Kutner: „Eu não vivo de vender biquíni‰. Pág. 17 Volkswagen reestiliza Gol e Voyage. Página 11

ADE

❑ R$ 3 milhões para L A nova iluminação de N A

M E S

EM RE

A

ID

ST

Oeste

AC

Votação do Marco Civil: motivo de divergências. Pág. 15

VI

avenidas de Luís Eduardo. Página 10

Ano II ❑ Nº 72 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

Tiragem desta edição

6.500

exemplares Preço do exemplar

R$ 1,00

São 3 os pedidos de impugnação de Oziel Ministério Público também entra com ação na Justiça Eleitoral da Comarca. PÁGINA 4

A S P R O P O S TA S D E H U M B E RT O ARQUIVO

OESTE SEMANAL publica a segunda entrevista de candidatos. O prefeito Humberto Santa Cruz diz por que é candidato à reeleição. Pág. 6 e 7

Começa a construção de 500 unidades do Minha Casa, Minha Vida na Cidade. Página. 10


2 INFORMAÇÃO

E OPINIÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

PREZADO LEITOR A entrada em cena da matriarca dos Souza bservador da política local chama a atenção da coluna sobre a entrada em cena, na campanha eleitoral, de personagem que se tem mantido incógnita, mas com poder de persuasão: dona Lídia Maria de Souza, mãe de Juarez e de Jusmari e sogra de Oziel Alves de Oliveira. A matriarca entrará em cena se a candidatura de Oziel vier a ser impugnada pela Justiça Eleitoral no Estado. De acordo com o observador, dona Lídia convencerá Oziel a deixar de lado as divergências com o cunhado Juarez e apoiar sua candidatura. “A família sabe que, perdendo no Estado, a chance de Oziel ter a candidatura validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é remota. O discurso da presidente daquela corte, Cármem Lúcia, é de aplicação da Lei da Ficha Limpa com rigor, imparcialidade e serenidade”, diz o observador, lembrando que Oziel tem condenação, irrecorrível, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. O observador admite que dona Lídia já tentou e não conseguiu reaproximar os cunhados, mas ele acredita que, em situação extrema de impugnação, conseguirá, em nome da família e do legado do falecido marido, o pioneiro Constantino Catarino de Souza, impor a Oziel apoio a Juarez.

O

Sinal vermelho Os pedidos de impugnação da candidatura de Oziel Alves de Oliveira (PDT), feitos pelas coligações de Humberto Santa Cruz e de Juarez de Souza, ganharam acolhida do Ministério Público eleitoral antes mesmo da manifestação do promotor Sávio Damasceno nos autos. Ao entrar também com pedido contra Oziel, o promotor indicou que sua manifestação é pela impugnação da candidatura do deputado.

Mais trabalho ARQUIVO/HENRIQUE CABELO

Além do pedido de impugnação de Oziel, o juiz eleitoral Pedro Godinho terá que julgar outros, um deles movido pela coligação de Juarez de Souza, contra a candidatura de José Fernandes como vice do prefeito Humberto. O pessoal de Juarez tenta JUIZ PEDRO GODINHO reconquistar o PR, partido de Fernandes, que se bandeou para coligação do prefeito em meio às convenções do final do mês passado. O PR estava com a Terceira Via, mas o comando estadual do partido interveio na comissão provisória local e deu-se a troca de lado. A coligação de Humberto também entrou com ação pedindo a invalidade da convenção do pessoal do PR que foi deposto.

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

Correm ainda na Justiça ações que envolvem o PSL e o PT, com candidatos a vereador nas coligações de Oziel e de Humberto.

Lição não aprendida O governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff se encontraram na semana passada, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Enseada do Paraguaçu e do batismo da Plataforma P59, da Petrobras. Poderiam ter trocado figurinhas e relembrado a história do PT desde os tempos em que o partido nem era embrião, à época das greves do ABC paulista. Poderiam ter recordado que, naqueles tempos da ditadura militar, a Scânia duvidou de Lula e de uma empresa a greve dos metalúrgicos se espalhou pelas demais montadoras. E ali nascia a semente do partido que levaria um operário à presidência da República. A história parece ter ensinado pouco aos dois governantes. Na Bahia, a greve dos professores chegou a uma centena de dias e está se esvaziando só depois da intervenção do Tribunal de Justiça e dos Ministérios Públicos estadual e federal. O Governo do Estado foi incapaz de negociar sozinho com os professores. Em Brasília, o panorama não é muito diferente. Só depois de dois meses de greve em 43 universidades federais representantes do governo descem do Olimpo para negociar proposta com os grevistas. Parecia que o assunto nada tinha com os chefes das capitanias de Salvador e de Brasília. Tal como pareceu à Scania. Por fim, se vê autoridades afirmando que os alunos não serão afetados porque as aulas serão repostas. E só nos resta fazer de conta

Marfrig Marcos Molina tem pressionado o BNDES a aumentar sua participação na Marfrig. O recado é mais ou menos o seguinte: se o BNDES, que foi o criador do conglomerado, não ajudar a endividada criatura, vai para a sua conta o que acontecer com o frigorífico. O RR aposta que o BNDES cede a Molina. Procurado, o empresário não quis comentar o assunto.

Banco Rural A concentração no sistema bancário já está colocando uma pulga atrás da orelha do Banco Central. Parece não ter limite. Em tempo: a bola da vez deve ser o Banco Rural.

Nutriplant Após uma profunda reestruturação, que envolveu, inclusive, a venda de ativos, a família Pansa está em busca de um novo sócio para a Nutriplant - uma das maiores empresas de micronutrientes agrícolas do Brasil. Procurada, a companhia informou que, em conformidade com as regras de governança corporativa, não faz qualquer comentário sobre assuntos estratégicos sem comunicação prévia ao mercado.

que acreditamos. Amém.

Licitação adiada À última hora, a Prefeitura suspendeu a licitação para a escolha da empresa que vai explorar o serviço de transporte coletivo no Município, que seria realizada na segundafeira, 16. Empresas concorrentes questionaram exigências do edital, como itens que a burocracia licitatória chama de índices econômicos (adimplência, nível de endividamento dos concorrentes, etc) e, por cautela, a Comissão de Licitação adiou a disputa, para avaliação das queixas. Analisado o calhamaço do edital pela área jurídica do Município, concluiu-se que as exigências estão de acordo com a legislação do setor de transporte urbano e rural. Nova data para a abertura dos envelopes com as propostas já foi marcada para o próximo dia 30.

Mais médicos A inauguração da Unidade de Pronto

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Imprima Editora & Gráfica Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

PUBLICIDADE Juliana Cadore Filipe Garcia

TIRAGEM* 6.500 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Suco salgado A Ajinomoto avalia a negociação da fabricante de sucos Fit, sediada em São Paulo. Os japoneses estão insatisfeitos com o desempenho da marca. Procurada, a Ajinomoto negou a venda da empresa.

Laticínios Os maiores fabricantes de laticínios do Brasil abriram guerra contra a uruguaia Conaprole. Liderada por empresas como Lácteos Brasil e Itambé, a pressão para que o governo brasileiro imponha barreiras alfandegárias aos produtos lácteos do Uruguai mira no país vizinho, mas o alvo mesmo é a empresa. A Conaprole tem se tornado um intruso cada vez mais indesejável do lado de cá da fronteira. Sozinha, já responde por mais de 60% das exportações de leites e derivados do Uruguai para o Brasil. Os fabricantes brasileiros trabalham com a projeção de que este número chegará a 70% até o fim do ano. Os produtos da Conaprole têm uma inserção maior na Região Sul, não por coincidência uma das bases mais fortes da Lácteos Brasil. As empresas nacionais evocam como maior argumento para a implantação de barreiras fiscais a questão da reciprocidade. Elas têm encontrado enormes dificuldades para acessar o mercado uruguaio.

www.relatorioreservado.com.br

Atendimento (UPA) melhorou significativamente o atendimento médico à população. Até o final do mês, a Secretaria Municipal de Saúde incorpora mais seis médicos à equipe que atende a população. Um irá para o recém-inaugurado posto de saúde do bairro Vereda Tropical e os outros cinco serão direcionados para a UPA e para o hospital e maternidade Gileno de Sá.

Ofensa a animais Na edição 70 de Oeste Semanal, este Prezado registrou que boleto bancário despachado no Rio de Janeiro, via Correios, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), só havia chegado à redação após o vencimento. A nota insinuava que a correspondência deveria ter vindo do Rio a Luís Eduardo em lombo de burro ou jegue. Foi ofensa aos dois animais. A empresa Correios é de uma desorganização incomparável. Outra correspondência, da mesma ABI, postada no Rio em 13 de junho, só chegou à caixa de correspondência aqui do jornal em 18 de julho. ■

impressão do jornal, na Imprima Editora & Gráfica LTDA, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

3


4C I D A D E

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

Impugnação de Oziel Três pedidos tramitam na Justiça Eleitoral da Comarca DA REDAÇ‹O rês pedidos de impugnação da candidatura de Oziel Alves de Oliveira (PDT) tramitam na Justiça Eleitoral de Luís Eduardo Magalhães. Além das ações impetradas pelas coligações das candidaturas de Juarez de Souza e Humberto Santa Cruz, o Ministério Público Eleitoral da Comarca também ingressou com pedido de impugnação do registro da candidatura do deputado. O promotor Sávio Henrique Damasceno Moreira baseou seu pedido na desaprovação de contas de Oziel, pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), com base na Lei da Ficha Limpa. As outras duas ações também estão fundamentadas na decisão do TCE/BA, como informou Oeste Semanal na edição 70. As contas de Oziel rejeitadas pelo tribunal são do ano de 2004, quando o deputado era prefeito de Luís Eduardo Magalhães. É acusado de haver recebido recursos da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), e não haver comprovado a aplicação correta do dinheiro, que somara à época R$ 410.772,70, decorrentes de convênios firmados em 19 de abril de 2004, visando apoio para a 11ª Feira Internacional Agrishow, de 26 de abril a 1º de maio de 2004, e à Agrishow Nordeste, de 8 a 12 de junho. Dentre as irregularidades, constatadas pelo TCE/BA e citadas pelo promotor Sávio estão:

T

- ausência de comprovante de despesas; - não cumprimento integral do objeto conveniado; - pagamento de despesas 430 dias após o evento (23 de fevereiro de 2005); - fundamentação com aspectos inconsistentes e em desacordo com a Lei 8666/1993; - plano de trabalho incompleto; - inconsistência no laudo técnico; - falta orçamento das citações de preços em empresas situadas na região (somente em contactadas da empresa vencedora, a Public, para a NLL Montagens e PR Publicidade, do Paraná, e MF Engenharia de Standes e SC Comunicação, de São Paulo) - exclusividade à empresa (Public); - impressão atrasada dos comprovantes de regularidade fiscal (INSS, FGTS,Receita Federal e PGFM), em 25 de agosto de 2004, após homologação da inexigibilidade; - responsabilidade financeira (devolução de recursos aos cofres públicos) a Oziel Oliveira de R$ 106.561,00 e de R$ 400,00 a Djalma Ferreira Lustosa (então diretor da Seagri). O promotor Sávio acredita que as ações contra Oziel serão decididas rapidamente na Comarca. Os pedidos de impugnação de registro da candidatura, mesmo que aceitos pelo juiz eleitoral Pedro Godinho, não resultarão na eliminação imediata de Oziel da campanha eleitoral. Se vencido em primeira instância, certamente o deputado recorrerá a tribunal superior e, por meio de recursos, manter-se-á na disputa. Como informou Oeste Semanal, o deputado Oziel responde no Supremo Tribunal Federal (STF) a quatro ações e a seis inquéritos. As acusações são de prática de crimes eleitorais, de responsabilidade fiscal, contra a fé pública e contra a lei de licitações (ver tabela).

Presidente do TSE: Ficha Limpa será aplicada com rigor Da Redação, com informações da Assessoria de Imprensa do TRE/SE A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, afirmou que a Lei da Ficha Limpa, já declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro passado, será totalmente aplicada no período eleitoral deste ano. “Esta é a primeira eleição em que prevalecerá a Lei da Ficha Limpa. Ela atende aos reclamos da sociedade, que ainda convive com a corrupção, algo absolutamente intol-

erável e inaceitável. Nós somos os juízes e devemos garantir que a lei seja aplicada com toda serenidade, imparcialidade e rigor”, disse a ministra durante visita ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, na terça-feira, 17. A presidente do TSE disse que a aplicação da lei passa por algumas dificuldades, como o fato de o juiz ainda não contar com jurisprudência consolidada, pois a legislação é nova. “Isso, contudo, não significa nenhum tipo de inaplicação, bem ao contrário, significa que vamos aplicá-la. Estaremos unidos exatamente para possibilitar que o juiz não

PROMOTOR Sávio Henrique Damasceno

AÇÕES E INQUÉRITOS CONTRA OZIEL NO STF

CRIMES ELEITORAIS ● Ação Penal 609 (realização de boca de urna e uso de meio de radiodifusão em dia de votação) ● Inquérito 3.330 (ato ilícito contra a Lei Eleitoral não especificado no site do STF) CRIMES PREVISTOS NA LEI DE LICITAÇÕES ● Ação Penal 575 (utilização de verba pública indevidamente em proveito alheio). ● Ação Penal 576 (crime em licitação). ● Inquérito 3.304 (crime não especificado no site do STF). ● Inquérito 3.109 (crime não especificado no site do STF). ● Inquérito 3.108 (crime não especificado no site do STF). ● Inquérito 3.107 (crime não especificado no site do STF). CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA ● Inquérito 3.428 (uso de documento falso). CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL ● Ação Penal 574 (uso de documento falso). FONTE: STF

tenha dificuldade no enfrentamento das indagações de novas questões que vierem a ser postas aos seus cuidados”, ressaltou. A ministra informou que até o final do mês o TSE vai expor em seu novo site espaço de questionamentos e respostas sobre a Lei da Ficha Limpa, para que os juízes possam usálo como fonte de consulta.

Segurança. Cármen Lúcia garantiu a segurança física e intelectual dos juízes e servidores na hora de desempenhar suas funções. “Essa é uma eleição, normalmente, muito apaixonada para quem é candidato e eleitor. Em cidade pequena é assim. Isso é a emoção que, no entanto, faz com que o juiz e o servidor tenham muito mais cuidado. Porque esse acirramento de emoção acaba,

às vezes, em frente ao Fórum.” O TSE está fazendo o levantamento dos locais onde há necessidade de reforço da segurança e manutenção da ordem pública durante as eleições. “Eu não espero que na minha gestão alguém tenha desconforto, insegurança, devido ao acirramento político. Estamos levantando todas as localidades que tenham algum histórico de problema ou que o juiz de alguma forma sinta a necessidade de apoio extra”, afirmou. “Os juízes terão dificuldade, pois teremos que conviver com as chamadas redes sociais, novas mídias, como Twitter, espaços que não havia antes. Mas que são espaços de liberdade de expressão e, por outro lado, locais onde se podem implantar indignidades contra certas pessoas. O juiz terá que lidar com essa nova realidade”, disse Carmem Lúcia. ■

TRANSPORTES

www.casadaspedrasba.com.br astradiotti@uol.com.br

COMERCIALIZAÇÃO E TRANSPORTE DE GESSO AGRÍCOLA E CALCÁRIO. TRANSPORTE DE ALGODÃO E SOJA. (77) 3628-2317 transcerrado@uol.com.br

(77) 3628-0324 comercial@transcerrado.com.br


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

5


6CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

OESTE SEMANAL ENTREVISTA CANDIDATOS A PREFEITO-2

As propostas de Humberto ARQUIVO

DA REDAÇ‹O

através da instalação de tubulação e canais. Isso quer dizer que, com a chegada do período de chuvas, os locais já asfaltados não sofrerão mais com os mesmos problemas de alagamentos. Os resultados dessa administração são muito positivos para a cidade. E temos projetos para continuar essa melhoria da qualidade de vida dos nossos moradores para os próximos anos.

este Semanal publica nesta edição entrevista com o prefeito Humberto Santa Cruz (PP), canditado à reeleição. É a segunda publicada. A primeira foi com o candidato Juarez de Souza (PMDB). Foram feitas seis perguntas a cada um dos três candidatos. O jornal espera que Oziel Alves de Oliveira (PDT) envie respostas até a quarta-feira, 25, para publicação na próxima edição. Quatro pedidos de entrevista foram encaminhados ao candidato e não houve retorno. A seguir, a entrevista com o prefeito Humberto Santa Cruz:

O

– Por que o senhor quer ser prefeito por mais quatro anos? Quero ser prefeito de Luís Eduardo novamente para dar continuidade ao trabalho de renovação e avanço que iniciamos nestes três anos e meio. Com o trabalho que fizemos, a cidade hoje está muito melhor. Os moradores de todos os bairros foram beneficiados com obras de infraestrutura e projetos voltados não somente para o presente, mas para o bem-estar dos filhos e netos de cada pessoa do nosso município. Quando assumi a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, percebi que antes de mais nada precisaria arrumar a casa. A dívida de R$ 11,8 milhões relacionada à previdência, deixada pela gestão anterior, era até então desconhecida. Isso inviabilizava qualquer convênio com os governos federal e estadual, por falta de certidão negativa. Com o refinanciamento da dívida feito, essas parcerias foram conquistadas, e, assim, garantimos recursos que possibilitaram a realização de grandes projetos para a nossa cidade, como a construção da UPA, as mais de mil casas populares, o asfaltamento de várias ruas e tantos outros. Além disso, agrupamos todas as secretarias municipais, que estavam espalhadas pela cidade, no Centro Administrativo, reduzindo custos e agilizando o atendimento à população. Investimos muito no primeiro ano em arrumar a casa e a elaborar projetos para a cidade. Na administração pública, para colocar os projetos em prática da forma correta, com ética e transparência, é necessário mais tempo. Por isso, a maioria das obras de melhoria da nossa cidade deslanchou a partir do segundo ano. Quero ser prefeito por mais quatro anos para continuar o caminho de Luís Eduardo Magalhães em direção ao futuro. A nossa cidade já é um dos principais polos agrícolas do país e, com a demanda externa crescente, a exportação tende a aumentar, valorizando ainda mais o agronegócio de Luís Eduardo. Outro fator que merece destaque é o crescimento que a cidade terá em conse-

jaumat.const@hotmail.com

``

Nós já estamos trazendo a renovação e não pretendemos parar por aqui, pois nosso compromisso vai além do agora.

quência da vinda da universidade federal para o município, capacitando nossos jovens e garantindo uma mão de obra mais qualificada para atender às necessidades da indústria e do comércio local. Já é fato que hoje a cidade está melhor. A cidade hoje está unida para assegurar a devida assistência aos que mais precisam e proporcionar mais qualidade de vida a todos. É por isso que eu quero ficar mais quatro anos, para que Luís Eduardo Magalhães continue crescendo e que esse crescimento seja para todos. – Como o senhor avalia sua administração? Vejo que em nossa gestão a cidade de Luís Eduardo Magalhães avançou muito e a melhoria nos serviços básicos prestados à população já pode ser notada por todos. Nós conseguimos trazer a primeira UPA 24 horas do oeste baiano para o nosso município. Trouxemos os serviços do SAMU, que presta socorro a toda a população. Implantamos a Policlínica Municipal, levando o atendimento médico especializado para a rede municipal de saúde. Transformamos a unidade mista na unidade hospitalar Gileno de Sá, implantando duas salas cirúrgicas muito bem equipadas, capacitadas a realizar também partos cesarianos pela rede pública, uma sala de pequenas

Venha conferir nossa nova linha de armários para banheiro.

``

HUMBERTO SANTA CRUZ

cirurgias e uma sala de parto normal. A rede municipal de educação também cresceu. Construímos mais unidades escolares e a Escola Modelo agora é uma realidade no município. Investimos na capacitação e valorização dos professores, mostrando o nosso reconhecimento a essa importante classe, um dos pilares para o futuro dos nossos jovens. Em nossa administração, tivemos a preocupação de proporcionar alternativas para os jovens ocuparem seu tempo livre envolvidos em atividades educativas e recreativas, como o esporte e projetos culturais. Atitudes como essas afastam os nossos jovens do contexto de drogas e criminalidade. Por isso, concluímos a obra do Ginásio de Esportes, que hoje está pronto, estamos dando continuidade ao Estádio Municipal, que estava parado, estamos colocando a cobertura das quadras de esporte das escolas municipais e construímos praças em vários bairros da cidade. Depois de dois anos lutando pela municipalização do nosso trânsito, neste ano conseguimos. Agora a cidade tem autonomia para realizar a tão sonhada fiscalização e a sinalização urbana. Além do asfaltamento de mais de 40 km nas ruas de Luís Eduardo, nós também implantamos uma melhor infraestrutura nos bairros da cidade com a drenagem para as águas pluviais,

– O surgimento da Terceira Via atrapalha ou beneficia sua campanha? Na verdade, não tem grande impacto. Eu acredito que o trabalho que fizemos e as propostas que estamos apresentando vão beneficiar a população e fazer com que os moradores entendam a importância de continuar esse trabalho, justamente para proporcionar o crescimento de qualidade para o município.  Em nossa administração conseguimos transformar a realidade de Luís Eduardo Magalhães. Nós já estamos trazendo a renovação e não pretendemos parar por aqui, pois o nosso compromisso vai além do agora. Estamos construindo uma boa cidade para nossos filhos e netos. – O fato de seu partido, o PP, não haver conseguido atrair o PMDB e o DEM para sua campanha, impedindo que o senhor tivesse a opção de ter Fábio Lauck (PMDB) ou Luciano Trindade (DEM) na chapa como vice, afeta sua campanha ou o senhor acredita que, mesmo dissidentes em seus partidos, transferirão votos de peemedebistas e democratas para sua candidatura? Fábio Lauck e Luciano Trindade são homens comprometidos com o desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães. Não vieram para a nossa coligação por questões partidárias, mas estão mais do que nunca presentes em defesa dos interesses da população. Fábio, Luciano e também Valtair Fontana têm perfis específicos e irão somar muito nessa nova maneira de fazer política em Luís Eduardo. E hoje, estão juntos com José Fernandes e eu, os três candidatos de 2008. Tenho certeza de que seus eleitores entendem que estamos juntos para fazer uma cidade ainda mais justa, unindo todos os bairros pelo mesmo ideal de crescimento da cidade, pois Luís Eduardo Magalhães é uma só. – À última hora o senhor conseguiu atrair o PR, que estava na Terceira Via, e o PSL, que se alinhava com Oziel. A escolha de José Fernandes para vice fez parte da negociação com o PR ou foi escolha pessoal sua com vistas a atrair eleitores no Santa Cruz? A escolha de José Fernandes também levou em conta muitos pedidos da população do Santa Cruz e bairros adjacentes, onde ele é muito querido. Ele é conhecido por todos por seu amor pela cidade e já mostrou que tem um forte vínculo com Luís Eduardo Magalhães. Conclui na página 8 ➧


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

As propostas de ... Conclusão da página 6 Além disso, teve todo o aval do PR, que tem nos apoiado nessa trajetória política. José Fernandes concorda com a nossa forma de governar, tem se mostrado muito disposto e capaz em contribuir e terá um papel importante na administração da nossa cidade. – Quais seus principais planos de governo para um segundo mandado?  As nossas propostas de governo são frutos da vontade da população, construídas com a participação dos moradores, e irão atender às necessidades de Luís Eduardo Magalhães. No primeiro mandato realizamos várias

ações que transformaram a realidade do município. No segundo mandato, vamos dar continuidade aos projetos que asseguram o desenvolvimento da cidade e vamos dar início a novas realizações. Fizemos mais de 40 km de asfalto, trazendo conforto e praticidade para os moradores de todos os bairros. Estender esse trabalho para toda a cidade é mais do que um plano, é um compromisso com o bem-estar de todos. As mudanças no trânsito da nossa cidade agora são reais. Já estamos fazendo as rotatórias na BR e iniciando a sinalização no centro da cidade. A organização do trânsito agora será possível e vamos reordenar as ruas e avenidas, com semáforos e sinais verticais e horizontais, além de realizar campanhas de conscientização pela segurança e responsa-

TSE inclui em lista mais oito candidatos a vereador DA REDAÇ‹O O número de candidatos a vereador em Luís Eduardo Magalhães aumentou de 162 para 170, na listagem exibida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram incluídos na semana quatro candidatos da coligação Pra frente é que se anda e quatro da coligação O progresso continua. As duas coligações são da chapa Humberto Santa Cruz-José Fernandes. A lista de 170 candidatos não é definitiva. PR, PSL e PT têm candidatos em coligações que são adversárias na eleição majoritária.

A Justiça Eleitoral decidirá quais poderão continuar candidatos. O PR, que estava com a chapa JuarezJaime, sofreu intervenção em sua comissão provisória local e os novos dirigentes se uniram ao prefeito Humberto Santa Cruz. O mesmo ocorreu com o PSL, que estava com Oziel. O PT, que está com Humberto, rachou e parte foi para Oziel. As comissões depostas e as novas realizaram convenções e indicaram candidatos a vereador. Com base nos 170 da lista, o número por

bilidade no trânsito. Vamos continuar atraindo médicos para a cidade, inclusive para a 1ª UPA 24 horas do oeste que construímos e equipamos. Transformamos a unidade mista na unidade hospitalar Gileno de Sá. Vamos estruturar o aeroporto com terminais de cargas e passageiros. Em breve teremos um aeroporto de grande porte, garantindo mais oportunidades de negócios para Luís Eduardo e facilitando a vida dos moradores. Vamos ampliar os projetos sociais e assistenciais da nossa cidade. E vamos construir mais escolas modelos, escolas de tempo integral e a Praça da Bíblia, dando ao nosso morador ainda mais opções de entretenimento e educação de qualidade. Convido você, leitor, a participar da elabo-

ração das propostas de melhoria para a nossa cidade. Você pode dar sugestões como as que recebemos de criar uma biblioteca municipal, com espaço para computadores e internet gratuita, construir rampas de skate e esportes radicais nas praças e incentivar cursos técnicos para os jovens, estimulando a qualificação deles para o primeiro emprego. A sua sugestão pode ser enviada para o nosso site: www.humberto11.com.br ou para o meu perfil no Facebook: www.facebook.com/humbertosantacruz11. Com todos os projetos que temos para os próximos quatro anos daremos continuidade ao trabalho que estamos fazendo pelo desenvolvimento de Luís Eduardo, e, assim, garantir uma cidade mais digna e mais feliz para a nossa população. ■

CANDIDATOS A VEREADOR EM LUÍS EDUARDO COLIGAÇÃO PRA FRENTE É QUE SE ANDA 11 - PP / PT / PR / PRTB Nome Completo

Nome para Urna

Nº Candidato

Sigla

MARIA DA GLORIA PEREIRA DOS REIS MARIA JOSÉ FAGUNDES DE SOUZA THAYS MENDES CARDOSO GROMANN VALTAIR CARLOS FONTANA

MARIA DA GLORIA LIA THAYS GROMANN VALTAIR FONTANA

22222 11456 11011 13123

PR PP PP PT

IDIVONE ZEQUIELA SANTOS DAMASCENO JOSENITA PORFIRO DA SILVA ROBERTO CÉZAR NUNES VITAL TEREZA LEITE DA SILVA

22 11 11 13

Nome para Urna

Nº Candidato

Sigla

Nº Partido

KIKI JÔ DO BAR ROBERTO CÉZAR TEREZA LEITE

10110 43231 40654 31234

PRB PV PSB PHS

10 43 40 31

FONTE: TSE

coligações é o seguinte: ● Pra frente é que se anda (PP, PT, PR e PRTB) – 21; ● O progresso continua (PRB, PSL, PSDC, PHS, PSB, PV e PSDB) – 20; ● Fé para vencer (PDT e PCdoB) – 29;

● Igualdade para todos (PSL, PPS, PTC e PT,doB) – 29; ● Trabalho e união (PT, PRP e PSD) – 24; ● A semente da renovação (PMDB, PTN, PR e DEM) – 23; ● Fé e trabalho (PTB e PSC) – 24.

JAIME Cappellesso e Juarez de Souza.

Terceira Via debate estratégias de ação Da Assessoria de Imprensa da coligação “A semente da renovação” objetivos” disse Cappellesso. Durante o evento, a equipe de comunicação dos candidatos apresentará o portal da Semente da Renovação, www.juarez15.com.br, que entra no ar no início da semana. Entre outras novidades, o portal exibirá o Plano de Governo completo, que vem recebendo centenas de sugestões através de mídias sociais como o Facebook. No Portal, os internautas poderão interagir com a equipe de campanha para dar sugestões e fazer críticas. ■

Nº Partido

COLIGAÇÃO O PROGRESSO CONTINUA - PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB Nome Completo

ADRIANO RABIÇO

A coligação “A semente da renovação”, da chamada Terceira Via, reúne-se nesse sábado, em almoço de trabalho. Os candidatos a prefeito Juarez de Souza (PMDB) e Jaime Cappellesso (PTB), os 47 candidatos a vereador e a equipe de coordenação irão debater o planejamento de campanha e as estratégias de ação. O objetivo é iniciar a campanha eleitoral ordenadamente. “Em campanha eleitoral o importante é não errar, pois quem falha menos tem melhores resultados e atinge seus

7

CIDADE

Oeste Semanal também pode ser lido no site DiariodoOeste.com.br


8

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

ACONTECE OBRAS ACELERADAS

LUCIANO DEMETRIUS

As obras da Prefeitura para melhoria do trânsito no trecho central da BR 020/242 prosseguem em ritmo acelerado. Na quarta-feira, 18, o tráfego de veículos na pista da rodovia no sentido Barreiras foi desviado para a Avenida Enedino Alves da Paixão. A pista foi liberada para o início de asfaltamento de pista junto ao leito da BR. As pistas serão construídas nos dois sentidos da rodovia e o projeto da Prefeitura prevê ainda duas rotatórias e duas passarelas.

MANEJO DO SOLO

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão ofereceu treinamento de manejo e conservação do solo e da água aos produtores inscritos no Programa BCI (Better Cotton Iniciative) da região de Canabrava, no município de Malhada. O instrutor responsável, o engenheiro agronômo Ernesto Lacerda, atualizou os 29 participantes nos assuntos de manejo e conservação do solo, climatologia e meio ambiente através de palestras e demonstração prática de todos os tipos de solo.

AGENDA empresariais a par tir de informações financeiras (cujos temas envolverão a administração financeira da empresa, fluxo de caixa, planejamento e indicadores de desempenho). No segundo, voltado para empresários, novos empreendedores e colaboradores de micro e pequenas empresas, serão oferecidas técnicas para elaboração de plano de negócios, projeção de fluxo de caixa, planejamento financeiro, definição de metas e análise de viabilidade. Mais informações pelos telefones (77) 3628-2790 e 3611-3013.

Treinamentos no Sindicato Rural Em parceria com a Petrobras e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ Bahia), o Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães promove na próxima quinta-feira, 26, o treinamento de lubrificantes. O curso é direcionado a técnicos agrícolas, mecânicos e profissionais locados no depar tamento de compras e acontece das 8h às 18h, na sede da entidade.

Sarau no CTG O Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo dos Gerais promove em 15 de setembro o Sarau da Prenda Jovem. Podem se inscrever jovens do sexo feminino com idade entre 14 e 16 anos. Mais informações pelos telefones (77) 3628-1154 e 9971-8405.

● Entre os dias 15 e 17 de agosto acontece o treinamento sobre Norma Regulamentadora 12 que dispõe sobre a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Além disso, de 20 a 24 de agosto acontece o treinamento sobre NR 31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. Ambos os cursos acontecem das 14h às 22h na sede da entidade. Informações pelo telefone (77) 3628. 3019

Baile do MEC As duplas César e Alessandro e Denis e Denyel são as atrações do Bailão Sertanejo do MEC no sábado, 4 de agosto, na sede do Mimoso Esporte Clube. Reserva de mesas e ingressos pelos telefones (77) 9802-8660 e 9997-7114.

Musicalização infantil A Ebateca Escola de Balé e Artes promove de 3 de agosto a 7 de novembro o curso de Musicalização Infantil (para crianças a partir dos seis meses de idade). O objetivo do curso é usar a música para promover a socialização, concentração, memorização e desenvolvimento do raciocínio lógico. As aulas serão às sextas-feiras pela manhã, em horário a confirmar . Mais informações pelos telefones (77) 3639-0692 e 8823-8063.

Cursos no Sebrae O Sebrae de Luís Eduardo Magalhães promove entre os dias 7 e 10 de agosto os cursos Análise e Planejamento Financeiro e Consultoria na Área Financeira. No primeiro, das 19h às 22h45, serão abordadas a competência de analisar e projetar estratégias

Show sertanejo O cantor Diego Falk e a dupla Léo e Lian apresentam-se no Quartas da Toca, na quarta-feira, 25, a par tir das 19h, na Toca do Urubu (esquina da Avenida Salvador com a rua José Cardoso de Lima). Mais informações pelo telefone (77) 9924-7887.

Lembrete A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães promove no próximo sábado, 28, a “1ª LEM Night Run”. A largada será às 19 horas, na Avenida JK, em frente à quadra da JK. Haverá duas categorias: 18-35 anos e Master (masculino e feminino). As inscrições devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Óculos, presentes e decorações Cursos: ● Pintura em tecidos, MDF ● Patchwork ● Crochê ● Macrame

● ●

Ponto Cruz Bordado em fitas ● Fuxico ● Entre outros

Rua Clériston Andrade, Esq. com Rua Paraná, nº 923, Centro CEP 47850-000 LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - BA

ABAPA

Informações para esta seção: oestesemanal@diariodooeste.com.br

● O Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães abriu novas inscrições para o curso de Prevenção de Passivos Trabalhistas Atualização de NR’s. Para esta segunda edição, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto serão oferecidas 20 vagas. Direcionado à prevencionistas na área rural, sejam eles, produtores rurais, técnicos engenheiros de segurança, advogados, contadores, gestores, RH´s, estudantes e profissionais de áreas afins, o treinamento, com carga horária de 40 horas, esclarece o que tem de novidade nas normas regulamentadores do setor agrícola, exigidas pelo Ministério de Trabalho e outros órgãos. Entre as Normas Regulamentadoras que serão abordadas pela especialista no assunto, Ana Paula Brandão, estão NR 01 (Disposições Gerais), NR 06 (Equipamento Proteção Individual – EPI), NR 08 (Edificações), NR 12 (Máquinas e Equipamentos), NR 15 (Insalubridade), NR 16 (Periculosidade), NR 20 (Inflamáveis e Combustíveis), NR 24 (Higiene e Conforto), NR 28 (Fiscalização e Penalidades), NR 31 (Rural) e NR 33 (Confinados). O curso tem o custo de R$ 450,00. Informações pelo telefone (77) 3628. 3019 ou pelo e-mail rubens.srlemba@gmail.com.

● Começam em agosto na FAAHF os cursos de especialização em Direito e Processo do Trabalho, Direito e Processo Penal, Direito Constitucional Aplicado, Direito Previdenciário e Direito Processual Civil. Matrículas feitas até 31 de julho terão desconto de 20%. ● Seguem aber tas na FAAHF as inscrições para o curso de especialização em Metodologia do Ensino Superior, voltado para graduados nos mais diversos campos que atuem ou pretendam atuar na docência em instituições de ensino superior. O início das aulas é em agosto. Com carga horária de 360 horas/aula, o curso terá duração de aproximadamente 15 meses. ● Será realizada no dia 10 de agosto, a par tir das 8h30, a III Jornada Científica, com o tema “Ética na Saúde Pública Nacional”. O evento acontece até as 11h30min no Cemac. Mais informações sobre os cursos pelo telefone (77) 3628-9900 ou pelo e-mail coordenacao.fgv@faahf.edu.br.

● Entre os dias 3 e 5 de agosto, acontece o primeiro módulo do Curso de Especialização em Manejo da Fertilidade do Solo do Cerrado, focado na sustentabilidade do Cerrado, e promovido pela Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF). Informações pelo fone (77) 3628 9900.

● No próximo sábado, 28, será inaugurada a Quatro Estações Hall, a mais nova casa de eventos de Luís Eduardo Magalhães, na BR 020/242, nos fundos do antigo Espaço de Eventos Quatro Estações. Show com Israel Novaes, a par tir das 23h. Mais informações pelo telefone (77) 3628-6866.

● Parceria entre a Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faafh) e a empresa DYP lança o projeto Despertando Talentos com cursos profissionalizantes em Gestão Empresarial, Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Agronegócio, Gestão em Produção Industrial, Gestão Logística, Auxiliar Administrativo com Secretariado, Inglês (técnico), Atendimento Humanizado, Mecânica, Tecnologia em Motocicletas e Áreas da Saúde. Carga horária de 200 horas. Informações pelo fone (77) 3628 9900.

● Será realizado no sábado, 18 de agosto, o Baile dos Maçons, a par tir das 22h, no Quatro Estações Hall. O evento é promovido pelas Lojas Maçônicas de Luís Eduardo Magalhães. Mais informações pelo telefone (77) 3628-6866. ● Os sucessos da década de 70 serão relembrados no Celebration Anos 70 Original 2ª Edição, no dia 25 de agosto, a par tir das 22h45, no CTG Sinuelo dos Gerais. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

AGRONEGŁCIO

Bahia tem Comissão de Sementes e Mudas Da Associação dos Produtores de Sementes do Estado da Bahia Foi criada a Comissão de Sementes e Mudas da Bahia, em ato realizado na quinta-feira, 12, na Superintendência Federal de Agricultura, em Salvador. A comissão, formada por agentes de órgãos federais e estaduais, instituições de pesquisa e extensão, associações e federações de produtores, entre outras, tem como objetivo contribuir com o Ministério da Agricultura na elaboração de estratégias para o bom andamento do setor de sementes e mudas. Aiba, Aprosem-BA e Fundação Bahia fazem parte da comissão. A CSM/BA é composta de uma diretoria, eleita no dia de criação da mesma, tendo como primeiro presidente o fiscal federal agropecuário Isaque de Oliveira Ferraz, e como vice-presidente Celito Missio. Para tornar dinâmico o trabalho da comissão, subcomissões também foram instituídas – de grandes culturas, de forrageiras, de café, de citrus, de cacau e florestal. No caso das grandes culturas (grãos) e forrageiras, as subcomissões ficarão no Oeste da Bahia, tendo a Aprosem-BA como articuladora, uma vez que é a entidade do setor.

Comitê Estratégico do Agronegócio é criado

CIDADE

9

Cinco mil são esperados na 2… Festa do Motorista e do Dia do Colono DA REDAÇ‹O

LUCIANO DEMETRIUS

erca de cinco mil pessoas são esperadas para participar da 2ª Festa do Motorista e do Dia do Colono, entre os dias 26, quinta-feira e 29 de julho, domingo, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta). A estimativa é de um dos organizadores do evento, o presidente da Associação do Grupo Novo Paraná (GNP), Fabrício Daniel Strassburger. A expectativa supera as cerca de 4.300 pessoas que estiveram na primeira edição, em 2011. “Aguardamos um número maior por duas razões: uma, pelo aumento do número de dias (passou FABRÍCIO STRASSBURGER de dois para quatro) e porque o evento já começa a se firmar na região”, afirma é a inclusão de cursos e treinamentos prátiFabrício Strassburger. O evento celebra, cos aos motoristas participantes. Na primeira edição, foram oferecidos também, a data oficial em homenagem ao Colono e ao dia de São Cristóvão, protetor cursos teóricos de direção defensiva, que serão mantidos em 2012. “Os motoristas dos motoristas, ambos em 25 de julho. têm pouco tempo para cuidar de sua saúde. Abertura. A abertura do evento será na Durante a festa, será a oportunidade para quinta-feira, 26, a partir das 8h, com expo- que eles previnam-se de algumas doenças. sição dos estandes de empresas fabricantes Já sobre os cursos teóricos e práticos, o de caminhões, de representantes de imple- objetivo é a conscientização econômica, mentos na área de transportes e de mate- devido às dicas para bom uso do veículo, e riais agrícolas. A segunda edição da festa de prevenção de acidentes”, disse Fabrício terá duas novidades entre os dias 26 e 28 de Strassburger. julho: uma são as vacinas contra hepatite B, A programação normal segue até o sábado, febre amarela e antitetânica, aplicadas por 28. Na sexta-feira, 29, haverá baile com a uma equipe da Secretaria Municipal de Banda Panamérica, a partir das 22h. No Saúde, que também fará testes de HIV e domingo, carreata com concentração a partir sífilis e medição de pressão arterial; outra, das 6h e saída às 6h30 do Posto Imperador,

C

seguindo pela via lateral à BR 020 até o Posto Ursa, retornando pela rodovia até a Bunge Alimentos e, depois, rumando ao Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta). No portão principal do Centro de Eventos será feita a bênção dos carros e, em seguida, celebrada missa em homenagem ao motorista e ao colono. À tarde, a partir das 14h, show, distribuição de brindes, bingo e sorteios.

Cardápio. O cardápio de cada um dos quatro dias do evento será variado. Com valor ainda indefinido pela organização, serão servidos vaca atolada (quinta-feira), galinhada (sexta-feira), feijoada (sábado) e churrasco (domingo). A arrecadação líquida da festa será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Luís Eduardo Magalhães (APAE-LEM). Em 2011, foram repassados R$ 30 mil à entidade. Como surgiu. A ideia de criar o evento surgiu após almoço entre os integrantes da Associação do Grupo Novo Paraná, em 2010, em comemoração ao Dia de São Cristóvão, em 25 de julho. “Tomamos como exemplo a tradição destas festas na região Sul. Aqui no Oeste da Bahia não havia um evento deste porte, em uma região onde há forte presença do transporte e com tradição na área agrícola. Criar o evento foi uma forma de pedir proteção aos motoristas e colonos que são a força trabalhadora da região”, disse Strassburger.

Do Ministério da Agricultura A definição de prioridades na formulação da política agrícola, a construção de agenda estratégica do agronegócio, indicadores e metas de desempenho do setor, bem como de suas respectivas cadeias produtivas são algumas das metas do Comitê Estratégico do Agronegócio instituído pelo Ministério da Agricultura. A Portaria nº 644, assinada pelo ministro Mendes Ribeiro Filho, criando o comitê, foi publicada na sexta-feira,13, no Diário Oficial da União (DOU). O lançamento será nesta segunda-feira, 23, dentro das comemoração dos 152 anos do Ministério. O comitê será composto de até 20 integrantes, além do ministro, lideranças de entidades setoriais e empresariais do setor produtivo rural e personalidades do agronegócio indicadas por Mendes.

Caminhoneiros marcam greve para quarta-feira O Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) marcou para a próxima quarta-feira, 25, greve geral da categoria. Os organizadores esperam a paralisação de 600 mil caminhões que circulam pelas estradas brasileiras. Os caminhoneiros reivindicam redução de tarifas nos pedágios e reavaliação por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) dos registros das empresas transportadoras que estão sendo montadas por motoristas autônomos com base em novo sistema definido pelo Governo federal. O movimento argumenta que as novas

empresas estariam prejudicando o mercado. De acordo com o Movimento União Brasil Caminhoneiro, o valor do frete na maioria dos casos não cobre os custos de manutenção dos veículos. Para a entidade, o baixo valor é decorrente de alteração na legislação, feita pela ANTT. Para não perder a viagem, o caminhoneiro estaria sendo obrigado a aceitar os baixos valores oferecidos. Alessandra Macedo, coordenadora nacional do movimento, disse ao jornal Estado de S. Paulo que a divulgação da greve está sendo feita por meio da internet, de panfletos e por meio de sindicatos e associações espalhadas pelo País. O dia 25

foi escolhido por ser o Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. A greve objetiva também protestar contra a nova lei que regulamenta a profissão de motorista e contra o chamado Cartão do Frete, que estabelece que cooperados ou agregados de cooperativas somente poderão prestar serviços exclusivos para as entidades a que estiverem vinculados. Sindicalistas ouvidos pelo jornal paulista argumentam que isso impossibilita a venda de fretes e compromete as atividades dos profissionais autônomos. O Movimento Brasil Caminhoneiro marcou a paralisação a partir da zero hora do dia 25. ■


10

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012 FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

AS PRIMEIRAS fundações das 500 unidades habitacionais do Solar dos Buritis.

Moradias para baixa renda Prefeitura inicia construção de 500 unidades ao lado do novo aeropor to de Luís Eduardo DA REDAÇ‹O omeçaram as obras de fundações dos primeiros blocos das 500 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida 2, em Luís Eduardo Magalhães.  O trabalho foi iniciado na segunda-feira, 16, por operários da Atrium Construtora, de Feira de Santana, escolhida pela Caixa Econômica Federal para a construção das 500 moradias destinadas a famílias de baixa renda. As 500 unidades são parte do projeto de mil, conseguido pelo prefeito Humberto Santa Cruz em dezembro do ano passado, quando da adesão da Bahia ao programa Minha Casa, Minha Vida 2, que garantiu ao Estado a construção de 160 mil residências em 55 municípios até o final de 2014. Na primeira fase, que se completará em maio do próximo ano, a Atrium entregará 500 unidades, segundo informou Jailton José dos Santos, mestre geral de obras. As outras 500 ficarão prontas em 2014. “Vamos realizar o sonho da casa própria de mais mil famílias de baixa renda da

será subsidiado pelo Governo Federal. Todo o projeto das mil apartamentos custarão R$ 50 milhões, incluindo instalação de rede de esgoto, drenagem e asfaltamento.

C

O MESTRE geral de obras Jailton José dos Santos, ladeado pelo encarregado de obras

Noelson Santos Matos (à esquerda) e Fagner Carlos de Lima, chefe da área administrativa do canteiro de obras da Atrium. Cidade, dando-lhes moradia digna”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz. O conjunto habitacional se localiza ao lado do novo aeroporto de Luís Eduardo e se denomina Solar dos Buritis.

O prefeito informou que as moradias serão entregues a famílias com renda até três salários mínimos e que as 120 prestações não poderão exceder a 10% do ganho mensal. Cerca de 90% do valor da moradia

Como serão. O mestre geral de obras Jailton informou que as 500 unidades serão edificadas em blocos de oito apartamentos cada – quatro no primeiro andar e quatro no segundo andar,  com escada comum aos moradores do nível superior, em terreno de 844 metros quadrados. A construção de cada bloco ocupará 209 metros quadrados. O restante da área será de uso comum das oito famílias moradoras de cada bloco. As unidades terão 48 metros quadrados, com sala, cozinha, dois quartos e banheiro. Pronta a base, a edificação dos apartamentos é rápida – um bloco de oito unidades em quatro dias. A Prefeitura já aprontou e está construindo outras 262 unidades habitacionais para a população de baixa renda. Também foram doados 900 lotes para construção de moradias por conta dos beneficiados.

R$ 3 milhões para nova iluminação DA REDAÇ‹O O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai liberar nos

próximos dias R$ 3 milhões para nova iluminação de vias públicas de Luís Eduardo Magalhães. Os recursos foram solicitados 90 dias atrás ao secretário e vice-governador

Silobag Ipesa - Peças originais - Implementos agrícolas em geral 77 3628-4780 - 3628-9605 - 3639-0189 Rua Kiichiro Murata, Q. 28 - L. 04 e 21 Jardim Imperial - LEM - BA Email: campoestemb@uol.com.br

Otto Alencar pelo prefeito Humberto Santa Cruz, em encontro em Salvador. A liberação dos recursos só depende do projeto executivo, que a Coelba está concluindo. O prefeito Humberto Santa Cruz informou que os trabalhados da nova ilumi-

nação começarão já em agosto. O prefeito informou ainda que ganharão nova iluminação as avenidas Kichiro Murata, Paraíso, JK, ACM, Tancredo Neves e Salvador, além da Rua 24 de Junho. Nas avenidas, os postes serão instalados nos canteiros centrais.■

Av. Enedino Alves da Paixão, 2438, Qd. 33, Lt. 01 - Santa Cruz Em frente a Primavia - CEP 47850-000 - Luís Eduardo Magalhães - Ba


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

VARIEDADES

11

VE¸CULOS

NOVO VISUAL PARA PREVENIR CONTRA-ATAQUES FOTOS DIVULGAÇÃO/AE

Voyage

Gol

DIEGO ORTIZ/AE

F

rente de Fox e traseira de Polo europeu. Essa foi a receita escolhida pela Volkswagen na reestilização do Gol, carro mais vendido do Brasil há 26 anos seguidos. Lançado em 1980, o hatch está na quinta geração, e ganhou um eficiente "tapa" de meia vida para encarar com ainda mais força os rivais, que são muitos. De 11 em 2002, foram para 22 no ano passado e há outros a caminho, como o Hyundai HB e o Toyota Etios, prestes a chegar. A partir de R$ 27.990, o Gol ganha a companhia do Voyage na plástica, que exibe a mesma frente - a traseira é similar à do Jetta - e preço inicial de R$ 29.990. Os dois

FICHA TÉCNICA com motor 1.0. Com o 1.6, o preço do Gol salta para R$ 31.890 e o do Voyage, para R$ 34.590. Com câmbio automatizado, são, respectivamente, R$ 34.490 e R$ 37.190. O motor "maior" não recebeu atualizações. Gera 104 cv e 15,6 mkgf com etanol. O 1.0 ganhou alterações para ficar mais econômico. Produz os mesmos 76 cv e 10,6 mkgf, mas agora há soluções técnicas vindas do pacote Bluemotion, inéditas na linha. Chamado de TEC, o motor tem novo coletor de admissão, camada de carbono nas saias dos pistões, injetor com melhorias e sistema de ignição com mais energia na centelha. Isso diminuiu em até 4% o consumo de combustível (8% no total com o pacote Bluemotion completo) e deixou o

torque um pouco superior antes das 3 mil rpm, segundo informações da fabricante. Não que o VW tenha passado a subir ladeiras com o vigor de um garoto atrás de pipas, mas deu para perceber maior disposição ao esticar a segunda marcha. De resto, no comportamento dinâmico o Gol (e também o Voyage) continua eficiente. A direção é certinha e a suspensão bem calibrada que solta um pouca a frente no limite e deixa curvas mais fechadas bem divertidas de contornar. Outro aspecto interessante nos "novos" modelos é o pioneiro uso de garrafas PET recicladas para fazer o estofamento. A lista de equipamentos de série cresceu e tem como novidades vidros dianteiros elétricos, travamento central e abertura

VOLKSWAGEN GOL 1.0

Preço sugerido Motor Potência (cv)* Torque (mkgf)* Câmbio Largura Porta-malas Peso

R$ 27.990 1.0, 4 cil, 8V, flexível 76 a 5.250 rpm 10,6 a 3.850 rpm Manual, 5 marchas 1,65 metro 285 litros 947 quilos

*DADOS COM ETANOL; FONTE: VOLKSWAGEN

interna do porta-malas. No fim, a impressão que dá é que se o Gol fosse um membro da família, ele seria aquele tio que já não conta histórias novas, mas que está feliz com o implante de cabelo e é um cara em que todo mundo pode confiar. DIVULGAÇÃO/AE

NOVA GERAÇÃO DO ECOSPORT CUSTARÁ A PARTIR DE R$ 53.490 A Ford, finalmente, divulgou os preços da segunda geração do EcoSport, que chega às concessionárias em agosto a partir de R$ 53.490. Além do modelo baiano, há novidades nas tabelas de Audi, JAC e Nissan.

Voltando ao utilitário-esportivo, todas as versões virão de fábrica com air bags dianteiros, freios ABS, sistema multimídia, direção e trio elétricos, além de ar-condicionado. A FreeStyle, de topo com motor 1.6 flexível de

até 115 cv, tem dois catálogos O primeiro, a R$ 59.990, acrescenta controles eletrônicos de estabilidade e tração, rodas de 16" e sensor de estacionamento. No segundo, com preço sugerido de R$ 63.690, há ainda bancos de couro e seis air bags. Os detalhes da Titanium, versão de tipo com motor 2.0 Ford Ecosport flexível e até 143 cv, não foram divulgados. Segundo fontes, a tabela partirá de cerca de R$ 72 mil. Da Audi, o A5 Cabriolet está chegando por R$ 229.700. O conversível alemão tem motor 2.0 de 211 cv e câmbio automatizado de sete marchas. Com esse trem de força o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. A velocidade máxima é de 238 km/h. A novidade da Nissan é a linha 2013 do sedã Tiida, que passa a oferecer câmbio automático de quatro velocidades como opcional. O modelo mexicano, tabelado a R$ 46.290, tem motor 1.8 flexível de até 126 cv. A chinesa JAC, por sua vez, reduziu o preço do sedã J5. O modelo, que partia de R$ 49.990, ficou R$ 3 mil mais em conta e sai por R$ 46.990. Antes da redução do IPI

a tabela era de R$ 53.800. O J5 tem motor 1.5 a gasolina de 125 cv. O câmbio é manual de cinco velocidades. (AE)

Fones: (77) 3628-6970 (77) 9983-9553 (77) 9141-9308 Peças e Serviços: ● Eixo Cardans. ● Tensores. ● Barra direção todos. DISTRIBUIDOR AEMCO Av. Luís Eduardo Magalhães, Qd. 02 LT. 07 Vereda Tropical - Cond. Tropical Ville CEP 47850-000 - LEM/BA




14 V A R I E D A D E S

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

VE¸CULOS

BMW SÉRIE 1 TEM LINHAS MAIS JOVENS QUE O A3 DIEGO ORTIZ/AE

P

isar no pedal da alegria, comumente chamado de acelerador, é uma tarefa realizada com satisfação quando o assunto é o novo Série 1 e o A3. O Audi, aliás, é referência em desempenho no segmento desde o lançamento da atual geração no País, em 2006, e tem no conjunto mecânico um de seus trunfos. O BMW também não passa vergonha e, mesmo com 30 cv a menos, anda bem próximo do rival - com o modo esportivo acionado. Prova disso é que a diferença na aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 0,6 segundos. Na estrada, a rigidez torcional desses alemães impressiona, assim como o trabalho das suspensões, independentes, cheias de si e sem mostras de limite. A diversão é garantida em qualquer tipo de tocada e o torque máximo que entra cedo (a 1.500 rpm no BMW e 1.700 rpm no Audi) propor-

ciona saídas de curva emocionantes em qualquer um deles. Não há no Brasil outros modelos com desempenho superior nessa faixa de preço. A direção do BMW, boa para quem deseja esportividade, é mais precisa e tem respostas firmes. No Audi, a assistência é maior e a deixa mais leve, o que facilita as manobras de estacionamento. Em compensação, é menos direta que a do rival. Na ergonomia, por outro lado, o Série 1 não é tão bom quanto o A3. Seu volante é mais deslocado para o centro do painel e fica levemente desalinhado em relação aos pedais. De resto, o acabamento é muito bom nos dois e o conforto só bonifica o motorista, que ao escolher um desses modelos para ter esportividade, terá dado um tiro certeiro. Agora, se o caro leitor tem família e muitas coisas para carregar, há melhores opções dentro das linhas de Audi e BMW. Mas essa já é uma outra história.

VOLANTE TORNOU-SE UMA ESPÉCIE DE JOYSTICK Com o avanço da tecnologia, o controle de diversos recursos eletrônicos tem migrado do painel para o volante, que deixou sua função de apenas operar a trajetória do veículo para tornar-se uma espécie de joystick do motorista. Modelos mais acessíveis, como o VW Gol, e até picapes, como Ford Ranger e Chevrolet S10, oferecem essa solução. O objetivo é manter a atenção do motorista na direção. Desviar os olhos da estrada para procurar o botão de volume do rádio, por exemplo, pode tomar até dois segundos. Com o carro rodando a 100 km/h, isso equivale a percorrer mais de 55 metros Entre as funções operadas por botões e aletas no volante estão câmbio, sistema de som, ar-condicionado e telefone. O Ford Edge, que traz o recurso multimídia Sync, desenvolvido em parceria com a Microsoft, possibilita a navegação por várias funções, tudo por meio das teclas no volante. A BMW está desenvolvendo um sistema que permitirá compor oralmente mensagens de texto e/ou e-mail para envio pelo celular. O excesso de informação concentrada no volante, no entanto, pode mais atrapalhar do que ajudar. Algumas fabricantes, como a Porsche, alertam que operar os equipamentos com o carro em movimento é perigoso. Para o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Alves Junior,

FICHA TÉCNICA

FICHA TÉCNICA

BMW Série 1 Urban

AUDI A3 SPORTBACK

Preço sugerido R$ 122.200 Motor 1.6, 4 cil., 16V, turbo, a gasolina Potência (cv) 170 a 4.800 rpm Torque (mkgf) 25,5 a 1.500 rpm Câmbio Automático, 8 marchas Comprimento 4,32 metros Largura 1,76 metro Entre-eixos 2,69 metros Porta-malas 360 litros 0 a 100 km/h 7,5 segundos O QUE ELES OFERECEM Air bags Série (seis) Ar-condic. digital . Série Banco mot. reg. alt Série Comp. de bordo Série Conjunto elétrico Série Direção assistida Série (hidráulica) Freios ABS Série Toca-CDs com MP3 Série MANUTENÇÃO** Amortecedor tras. R$ 617 Farol . R$ 5.970 Para-choque diant. R$ 2.360 Pastilhas de freio R$ 979 Velas (jogo) R$ 1.808 SEGURO*** Itaú R$ 3.785,44 Porto Seguro R$ 4.108,46 SulAmérica R$ 4.703,13 PONTUAÇÃO 1º Acabamento 5 Câmbio 5 Conforto 5 Desempenho 4 Equipamentos 4 Ergonomia 4 Espaço 4 Estabilidade 5 Estilo 5 Instrumentos 4 Manutenção 3 Motor 4 Porta-malas 4 Preço 3 Seguro 3 Suspensão 5 Total: 67

Preço sugerido R$ 119.277 Motor 2.0, 4 cil., 16V, turbo, a gasolina Potência (cv) 200 a 5.100 rpm Torque (mkgf) 28,6 a 1.700 rpm Câmbio Automatizado, 6 marchas Comprimento 4,29 metros Largura 1,76 metro Entre-eixos 2,57 metros Porta-malas 370 litros 0 a 100 km/h 6,9 segundos O QUE ELES OFERECEM Air bags Série (quatro) Ar-condic. digital . Série Banco mot. reg. alt Série Comp. de bordo Série Conjunto elétrico Série Direção assistida Série (hidráulica) Freios ABS Série Toca-CDs com MP3 Série MANUTENÇÃO** Amortecedor tras. R$ 1.118 Farol . R$ 3.940 Para-choque diant. R$ 4.654 Pastilhas de freio R$ 806 Velas (jogo) R$ 1.328 SEGURO*** Itaú R$ 5.764,46 Porto Seguro R$ 5.921,91 SulAmérica R$ 2.986,84 PONTUAÇÃO 1º Acabamento 5 Câmbio 4 Conforto 4 Desempenho 5 Equipamentos 4 Ergonomia 4 Espaço 3 Estabilidade 5 Estilo 4 Instrumentos 4 Manutenção 2 Motor 5 Porta-malas 4 Preço 3 Seguro 2 Suspensão 5 Total: 63

FONTE: FABRICANTES; ** PESQUISA FEITA PELA REPORTAGEM; *** PERFIL: HOMEM, 40 ANOS, CASADO, MORADOR DO CENTRO DA CAPITAL, USO PARA IDA E VOLTA PARA O TRABALHO COM GARAGEM NOS DOIS LOCAIS

alterar funções do sistema de som ou o computador de bordo em nada afeta a direção. Mas recursos mais aprimorados, como telefone celular, são perigosos. "Apesar de estar em viva-voz, o motorista volta sua atenção ao interlocutor e passa a dirigir mecanicamente. Se alguém lhe perguntar detalhes do trajeto, ele não vai saber responder." Conforme Dirceu, apenas 2% da população consegue desenvolver, com atenção e foco, duas atividades ao mesmo tempo. É bem diferente do que ocorre na Fórmula 1, por exemplo. Com cerca de metade do diâ-

Falar com: Francisca Américo Vanessa

metro de um volante "normal", o de um carro da categoria tem mais de 20 botões, para funções que vão desde o "neutro" do câmbio à operação do rádio para falar com a equipe, passando pelo balanço dos freios, funcionamento do diferencial e do Kers. E o piloto deve operá-los durante a corrida, entre as curvas, e até a mais de 300 km/h. (AE)

CÍVIL CRIMINAL TRABALHISTA AMBIENTAL EMPRESARIAL

MÁRIO MACHADO JÚNIOR

Ao lado das Lojas Americanas

Rua Paraná 455 Grupo 203/204 Ed. Ana Luisa Centro - Luis Eduardo Magalhães - BA Tel.: 77 3628.0007 e-mail mmj.advs@hotmail.com site: http://mmjadvs.jur.adv.br


V A R I E D A D E S 15

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

TECNOLOGIA

VOTAÇÃO DO MARCO CIVIL: MOTIVO DE DIVERGÊNCIAS TATIANA DE MELLO DIAS/AE

Q

para a rede, em seu decálogo, publicado em 2009. "A meu ver, a ideia era gerar uma estrutura que resguardasse a abertura e a liberdade da rede. Uma espécie de ‘regulação’ contra regulações", define Demi Getschko , diretor do CGI e um dos pioneiros da internet no País. O decálogo foi a base para o Marco Civil.

em caso de emergência ou questões técnicas. A neutralidade seguiria os princípios do CGI - e esse ponto preocupou o governo. A Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais mostraram a Molon a preocupação de que o Marco estaria vinculando a regulamentação a um órgão que não tem poder regulamentador. Foi esse encontro que provocou o primeiro adiamento da votação de terça para quarta-feira e uma das alterações no texto: Molon preservou o conceito de neutralidade, mas disse que sua regulamentação ficaria a cargo da Presidência.

uando recebeu a função de ser o relator do Marco Civil da Internet, em abril, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) estava otimista. Hoje o sentimento mudou: Não resolveu. A briga agora é com as teles. virou "orgulho e sensação de missão cumpri"O conceito de neutro é muito difuso", diz da". De fato, ele conseguiu transformar um Divergência. Mas nem os princípios são Eduardo Levy, diretor do Sinditelebrasil, que projeto que, inicialmente parecia vago "definir direitos dos usuários de internet" - unânimes. Já são três anos de discussões em representa a indústria de telecomunicações em um projeto de lei enxuto e conciliatório. todos os meios possíveis - blogs, audiências no País. "Era preciso que ficassem mais explípúblicas, portal e-Democracia, reuniões - e citos os critérios pelos quais empresas Mas isso não foi o suficiente. Para entender o princípio do Marco Civil algumas questões continuam sem consenso. podem gerenciar as redes", diz. Ele também A primeira delas é critica o poder dado ao CGI. "O da Internet, é preciso retroceder MOLON1313.COM.BR DETODOSPARATODOS.ORG a responsabilização CGI é um comitê, suas decisões às primeiras leis que queriam dos provedores e nem sempre são consenso. controlar e monitorar a web. das empresas de Muitas vezes levam em consideCom medo de que as propostas internet sobre o ração apenas a noção, aquilo que restringissem a liberdade dos conteúdo postado acham que seja." usuários, o Ministério da Justiça pelos usuários. O Quem regularia a neutralidae a Fundação Getúlio Vargas Marco Civil prevê de? "Se não for a Anatel, quem (FGV) do Rio de Janeiro propuisenção: empresas vai ser?", pergunta Levy. "O CGI seram, em 2009, uma espécie não podem ser resnão tem poder nem capacidade. "Constituição" online. ponsabilizadas Uma agência como a Anatel tem O texto passou por uma concivilmente pelo que estrutura, corpo técnico. sulta pública inovadora em as pessoas postam, Gostando ou não, ela pode ir Wordpress, sofreu várias modificomo não são obrimais por um lado do que por cações, foi para a Casa Civil e só gadas a remover outro, mas ela tem a autoridade." em 2012 chegou à Câmara. Nas conteúdo sem Demi Getschko A agência diz que " aguarda apromãos dos deputados, o projeto Alessandro Molon ordem judicial. Elas vação para avaliar a necessidade ainda correu por audiências, consultas e enfim foi formatado na versão podem ter políticas próprias e agir de acordo de qualquer regulamentação". Hoje a neutralidade é definida pela Lei que Molon apresentou na primeira semana com elas, mas não têm a obrigação de fiscalizar usuários. O provedor só é culpado se, após Geral das Telecomunicações, que proíbe a de julho. A primeira votação, marcada para a terça- ordem judicial, não remover o conteúdo. A discriminação de qualquer tipo de conexão e feira passada, não ocorreu. Foram necessá- ideia foi preservar a liberdade de expressão e de usuários "quanto às condições de acesso e fruição do serviço". A lei também diz que a rias alterações no texto. A segunda votação, evitar a censura. Mas isso causa incômodo. O professor de direito Marcelo Thompson, internet não pode ser confundida com telemarcada para o dia seguinte, também foi cancelada. Não houve quórum - não houve apoio por exemplo, diz que isso tira dos provedores comunicações - é um serviço de valor adisuficiente para aprovar o projeto "Eu consi- a responsabilidade por controlar conteúdo cionado. Segundo Getschko, há uma intenção dero lamentável. É ruim para o Brasil atrasar ofensivo aos direitos humanos - homofobia e de incorporar a rede ao domínio das telecoessa votação. Os usuários brasileiros estão pedofilia, por exemplo. O advogado Renato municações. "O fato das teles atuarem tamOpice Blum diz que a necessidade de ordem bém como provedores gera busca adicional desprotegidos", defende o deputado. O Marco Civil é o primeiro projeto a definir judicial para remover um conteúdo ofensivo por parte delas para isso", diz. Molon diz que, na forma como está, o texto os princípios básicos da internet por aqui. pode sobrecarregar o judiciário. "Hoje no Por exemplo: o Facebook pode ser culpado meu escritório sai uma notificação de remo- do Marco Civil não permitiria que a Anatel por um post agressivo de um usuário? Em ção de conteúdo por dia. A diferença é que, regulamentasse o tema. "Endurecemos nesse que condições o YouTube pode remover um com o Marco, trocaria uma notificação por ponto", afirma. Segundo Levy, as teles não chegaram a analisar a última versão do texto por vídeo? Quem define as regras para uso dos um processo", diz. Nem mesmo no governo federal, que apro- falta de tempo. "O adiamento foi prudente", nossos dados pessoais online? Empresas podem proibir aplicativos ou determinados vou no texto em 2011 e o encaminhou a diz, reconhecendo a atuação de Molon: "Ele usos da web? Todas essas questões, até hoje, Câmara, há consenso sobre o texto. O ponto de sempre ouviu as partes interessadas". O Marco Civil ganhou, nas previsões mais só encontram resposta na jurisprudência - e conflito é a neutralidade de rede, o princípio nem sempre as decisões são feitas por pes- que define que os provedores não podem privi- otimistas, um mês para ser discutido até ser legiar usuários ou conteúdos específicos, e nem votado em agosto. Mas, em ano de eleições, é soas que compreendem a natureza da rede. O Comitê Gestor da Internet (CGI), enti- regular a maneira como as pessoas usam a rede impossível prever o comportamento dos parA primeira versão do texto de Molon esta- lamentares. O caminho ainda é longo e sinudade que coordena o funcionamento da rede no País, foi o primeiro a propor um resguardo belecia a neutralidade e suas exceções seriam oso. A espera continua.

CRONOLOGIA 1994 - A Embratel inaugura a internet comercial no Brasil, ainda por linha discada. A única regra foi a definida pelo Ministério das Comunicações: vetou ao grupo Telebrás o acesso direto aos usuários. 1995 - Surge a necessidade de administrar a rede. É criado o Comitê Gestor da Internet, formado por membros da sociedade civil, provedores de acesso e membros do governo. 1998 - A lei 9.610, de Direitos Autorais, entra em vigor. Na época foi comemorada, mas logo se tornou alvo de críticas por não dar conta de questões criadas pela própria internet. 2003 - O Projeto de Lei nº 84, apresentado em 1999 pelo então deputado Luiz Piauhylino (PSDB), é aprovado na Câmara.

A lei definia crimes cometidos no ambiente vir tual e suas penas.

é encaminhado ao governo.

2008 - O então senador Eduardo Azeredo cria um substitutivo ao PL nº 84/99. Sua versão do projeto dá início a uma árdua disputa sobre o conteúdo da lei, apelidada de "AI-5 Digital".

2011 - Em junho, sites do governo sofrem ataques e a Lei Azeredo volta à pauta. Em agosto, a presidente Dilma Rousseff aprova o projeto do Marco Civil e o envia à Câmara como PL nº 2126/2011.

2009 - O Ministério da Justiça (MJ), em meio às polêmicas sobre a regulamentação da internet e crimes cibernéticos, propõe o Marco Civil da Internet e abre elaboração do projeto para consulta pública.

2012 - Maio - Fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann são vazadas. Outra lei de crimes digitais mais branda, o PL 2793/2011, é aprovada em votação relâmpago no Congresso.

2010 - O texto é discutido em uma plataforma Wordpress ao longo de dois meses. Há polêmicas sobre a responsabilidade dos provedores, o que levou o MJ a rever o texto. O projeto

Julho - O relator da Comissão Especial do Marco Civil, Alessandro Molon, divulga o texto final do projeto e o encaminha à votação. Mas as duas tentativas para votá-lo foram frustradas.

COMIC SANS É MOTIVO DE POLÊMICA Ela apareceu de novo e desta vez não foi em um trabalho de escola ou na circular do condomínio, mas em uma das descobertas científicas mais importantes da história. A Comic Sans, a fonte tipográfica mais ridicularizada de todos os tempos, foi utilizada na apresentação que os cientistas do Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) fizeram para anunciar a descoberta de uma partícula subatômica considerada apenas uma suposição, o bóson de Higgs, no início deste mês.

Logo virou piada. "Usar Comic Sans (exceto em quadrinhos) é como fazer Física usando unidade imperial", brincou um usuário do Twitter, referindo-se à obsoleta unidade inglesa de medidas. Sam Byford, do site The Verge, escreveu: "Ficamos assustados com o fato de que uma equipe com as pessoas mais brilhantes do mundo acredite que a Comic Sans é uma fonte apropriada para uma ocasião histórica como essa".

REABILITAÇÃO A fonte foi usada no anúncio do bóson de Higgs. Será que ela deixará de ser piada? A zombaria também veio em forma de um abaixoassinado online solicitando à Microsoft que altere o nome da fonte para "Comic Cerns" no Windows 8. A petição, que visa a 100 mil assinaturas, ainda não alcançou 800, mas conta com um apoiador fundamental: o criador da fonte, Vincent Connare. No Twitter, ele declarou apoio à campanha e tirou sarro: "Se o Cern ganhar o prêmio Nobel, em que fonte será escrito?".

Cômica. Quando o assunto é Comic Sans, parece não haver meio termo: ou se ama ou se odeia. A fonte é conhecida por ser usada de forma exaustiva e generalizada. Além de ser comum em anúncios, cardápios, letreiros e documentos, ela já apareceu na camisa do time de basquete de Portugal, na revista "Time" e em anúncios da Adidas. Um funcionário do Twitter chegou a dizer que ela é um dos três assuntos que mais geram tráfego no site. O repúdio de muitos deve-se ao fato de a fonte parecer infantilizada. Na verdade, essa foi a intenção. Connare, que trabalhava na Microsoft, desenhou a fonte em 1994, para fazer parte da versão beta do Microsoft Bob, software destinado a crianças. A inspiração veio das graphic novels "O Cavaleiro das Trevas" e "Watchmen". Connare não concordava que as falas de Rover, cachorrinho personagem do software, aparecessem com a fonte Times New Roman, o que considerava inapropriado. Por demorar demais, a fonte não foi incluída na versão, mas saiu no ano seguinte no Windows 95 Plus e no Microsoft 3D Movie Maker. A par tir daí, foi ganhando po-pularidade. Para Connare, "a fonte faz sucesso porque não é como as comuns, é casual, então se sobressai".(AE)


16

VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

DESTAQUES DA TV IVA OLIVEIRA

DIVULGAÇÃO

SÁBADO, 21/07

"LATA VELHA" RELEMBRA SUCESSOS DE TIM MAIA DIVULGAÇÃO

N

este sábado, o "Caldeirão do Huck" apresenta mais um episódio do quadro "Lata Velha". Luciano Huck mostra a história do carioca Walter Lopes. Morador de Vila Isabel e dono de um Chevette 1980, o jovem de 20 anos chamou a atenção do apresentador por TIM MAIA sua criatividade. No palco, ele terá que cantar ao vivo um medley com grandes sucessos de Tim Maia e garantir a reforma do seu carro. O programa vai ao ar na Globo, às 16h05.

ÚLTIMA REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE BELO MONTE A série especial "Belo Monte, uma Usina Polêmica" exibirá seu último episódio neste sábado, no Jornal da Cultura. O especial, que começou na segunda-feira, 16/07, foi até a cidade de Altamira, no Pará, para investigar os desdobramentos da obra que, após a construção, será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás da chinesa Três Gargantas e de Itaipu. Na região, entrevistou índios, ambientalistas, promotores públicos, sindi-

NOTAS AE

SARMENTO NA PIOR EM "CHEIAS DE CHARME" Não serão só as Empreguetes que se darão bem nos próximos capítulos de "Cheias de Charme" (Globo). Lygia (Malu Galli), que foi demitida do escritório de Sarmento (Tato Gabus Mendes), ganhará os clientes que tinham seus processos na empresa do golpista. Sarmento perderá a licença para advogar e terá de vender as joias da família.

PRÊMIO DO “IDOLOS KIDS” O "Ídolos Kids", versão infantil do reality musical da Record, que estreia em setembro, dará um prêmio de R$ 100 mil ao vencedor, valor cinco vezes menor do que o da atração adulta. Os participantes, entre 5 e 12 anos, também vão concorrer a uma viagem. Mas a criançada não ficará confina-

calistas, moradores, ribeirinhos, líderes de movimentos sociais, representantes do governo, além das empresas envolvidas O Jornal da Cultura é exibido às 21h15.

NOVA "FESTA RADICAL NO HARD ROCK HOTEL" O TruTV transmite a partir deste sábado a terceira temporada de "Festa Radical no Hard Rock Hotel". Nesta nova fase, a cidade de Las Vegas é o cenário do pecado. Nos bastidores de um dos eventos mais sexys do mundo, seguranças e funcionários protegem grandes apostadores das festas na piscina do Hard Rock Hotel. O programa é exibido às 22h30. DOMINGO, 22/07

"CLUBE DOS CORRESPONDENTES" NO GLOBO NEWS Mostrar como o Brasil é visto pelos outros países é a proposta do "Clube dos Correspondentes", que estreia às 23h, no Globo News. Apresentado pela jornalista Leila Sterenberg, a atração mostra a rotina de jornalistas estrangeiros que moram e trabalham no Brasil levando as notícias do país para o resto do planeta. No estúdio do novo programa, Leila Sterenberg recebe os correspondentes para uma reflexão sobre os temas levantados durante as gravações "em campo". A cada edição do programa, a apresentadora debate os assuntos propostos com quatro jornalistas. SEGUNDA-FEIRA, 23/07

CANAL VIVA EXIBE CAPÍTULO DE "CHIQUINHA GONZAGA" Famoso por reexibir alguns dos clássi-

da em uma mansão.

MAIS UMA REPÓRTER O time de repórteres do "Hoje em Dia" (Record) ganhou na última semana a sua 12ª integrante, Silvia Damasceno. A equipe exclusivamente de mulheres vai às ruas para falar tanto de amenidades quanto de notícias do dia.

NA EXPECTATIVA Apesar de Hebe Camargo ter recebido alta do hospital Albert Einstein, onde passou por exames de rotina no domingo, ainda não há previsão para que a apresentadora volte a gravar seu programa na RedeTV!. A produção da loira continua trabalhando, mas as reprises estão mantidas.

ZULU ESTÁ DE VOLTA Sumido da telinha desde uma participação em "Corações Feridos", novela escrita por Iris Abravanel no SBT, o modelo e ator Paulo Zulu estará de volta à TV no comando do reality show "The Amazing Race", que terá mais uma tem-

cos da tele vi são brasileira, o Canal Viva apresenta, às 23h15, mais um capí tu lo de "Chi quinha Gonzaga". Grávida e sem ter onde morar, Chiquinha Gon zaga (Gabriela Duarte) sai à procura de emprego e Castello (Antônio Petrin) arruma um sótão para ela ficar GABRIELA DUARTE por um tempo. Jacinto (Marcello Novaes) não con se gue encon trar Chiquinha e viaja para a Europa com a mãe sem saber que será pai de novo. A atra ção tam bém é exi bi da em horá rio alternativo, às 5h. TTERÇA-FEIRA, 24/07

NOVO EPISÓDIO DE "TAPAS & BEIJOS" No epi só dio desta terça-feira de "Tapas & Beijos", da Globo, os rastros dos relacionamentos anteriores de Sueli (Andréa Beltrão) e Fátima (Fernanda Torres) ficam dentro do seu próprio teto. E eles prometem causar muita confusão. Ao conviver com Jurandir (Érico Brás) e Bia (Malu Rodrigues), Sueli e Jorge (Fabio Assunção) têm que atu rar os exces sos do gar çom, que acaba com a comida, usa as toalhas do sogro e não respeita os limites da boa convivência. Já Fátima descobre fotos de Clotilde em sua casa e não admi te con vi ver com registros da "barata cascuda". O programa vai ao ar às 22h20.

porada no canal pago Space, prevista para este semestre.

TUFÃO EM FAMÍLIA FACEBOOK

Murilo Benício arranjou um tempo entre as gravações da novela "Avenida Brasil" (Globo) para posar com Pietro, filho do seu relacionamento com a atriz G i o v a n n a Antonelli, para a campanha de Dia dos Pais da Hering.

QUARTA-FEIRA, 25/07

GNT EXIBE DOCUMENTÁRIO "EU SOU A MÍDIA" O documentário "Eu Sou a Mídia", que será exibido na faixa das 23h15, no GNT, aborda o fenômeno dos blogs e vlogs a partir do ponto de vista de seus protagonistas, que se tornaram celebridades. Através de entrevistas, a busca pela fama e o narcisismo virtual são questionados neste filme. A atração faz parte da faixa "GNT.DOC". QUINTA-FEIRA, 26/07

NOVA FASE DE "RU PAUL E A CORRIDA DAS LOUCAS" O VH1 estreia nesta quinta-feira uma nova fase do seriado "Ru Paul e a Corrida das Loucas". Na quarta temporada da atração, o mundo acabará em 2012 e Ru Paul desafia 13 drag queens a sobreviverem ao Rupocalipse: elas devem fazer uma sessão de "fotos tóxicas" e criar um visual pós-apocalíptico. A atração vai ao ar às 21h e terá exibição regular nas quintas-feiras, no mesmo horário. SEXTA-FEIRA, 27/07

"FOGO & PAIXÃO" GANHA HOMENAGEM Um tributo ao movimento "Fogo & Paixão" esquenta os palcos do "Som Brasil" na sexta, às 2h, com canções sobre amores imensuráveis e ciúmes exagerados. Os representantes do gênero Reginaldo Rossi, Amado Batista, Odair José e Fernando Mendes participam do musical ao lado de Nando Reis e Os Infernais, Bárbara Eugênia e Leo Tucherman. Camila Pitanga inicia o programa contextualizando o movimento. A atração vai ao ar na Globo.

BANCADA VAGA Marcelo Tas embarcará para Londres neste mês e sumirá da bancada do "CQC" por uma semana. Enquanto o apresentador confere as Olimpíadas, um substituto dividirá o comando da atração com Oscar Filho e Marco Luque. A Band ainda não escolheu, mas não será um dos humoristas do programa.

REY SONHA ALTO

MURILO BENÍCIO

FICOU PARA TRÁS Alice Braga, em cartaz com o filme "Na Estrada", revelou que tem vontade de pegar mais papéis na televisão. Ela tentou uma vaga no seriado "Como Aproveitar o Fim do Mundo", de Fernanda Young e Alexandre Machado, que estreia na Globo em novembro, mas a atriz Alinne Moraes foi a escolhida.

Robert Rey, apresentador da RedeTV!, disse no "De Frente com Gabi" (SBT) que tem planos de se candidatar a governador da Califórnia (EUA), onde mora. E falou sobre sua sexualidade. "Eu tenho a cara um pouquinho gay, mas as mulheres sabem que eu não sou."

PROCON NELA A atriz Carolina Kasting contou à "Quem", esta semana nas bancas, que o único ensaio sensual que fez não teve sucesso por não mostrar muito o corpo. "Recebi uma carta muito mal-humorada, falando: 'Você faz essa revista, fui à banca, comprei e, quando fui olhar, não enxerguei nada!'", revela a atriz.

BELEZA PARA TODOS A top Carol Trentini foi anunciada nesta terça como embaixadora da ONG Operação Sorriso, que faz operações gratuitas em crianças com lábio leporino.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

VARIEDADES

17

TELEVIS‹O IGOR GIANNASI

DIVULGAÇÃO

delícia. E o (autor) Antonio Calmon foi meu pai na televisão, me deu vários personagens divertidos e ótimos. Ele foi o cara com quem eu mais trabalhei. Foi o responsável por eu ter insistido nesse caminho.

BEL KUTNER: “EU NÃO VIVO DE VENDER BIQUÍNI E NEM FILTRO SOLAR"

A

os 42 anos, a atriz carioca Bel Kutner interpreta Marialva na novela "Gabriela", de Walcyr Carrasco, a submissa mulher do coronel Melk Tavares (Chico Diaz) e mãe da estudante Malvina, personagem de Vanessa Giácomo. Fora da telinha, ela dirige a peça "Maratona de Nova York", em cartaz em São Paulo. Mãe de Davi, de 6 anos - com o exmarido, o músico Fabio Mondego -, e filha dos atores Paulo José e Dina Sfat (1938-1989), ela conta que, na infância, o quarto que dividia com as irmãs Ana e Clara se transformou em teatro, com palco e tudo. Seus pais tiveram grande influência para você se tornar atriz? BEL KUTNER - Claro, eu fui criada para isso. Por mais que eles dissessem que não. O meu quarto e das minhas irmãs tinha um palquinho. Vocês que pediram? Não. Como assim? Com sete anos: 'mamãe, tive um sonho, quero um teatrinho'? Não, eles eram doidos. E aí, para não atrapalhar o teatro, tinha um triliche. O banheiro era um camarinzinho, com espelhinho, luzinha. Surreal. Vocês brincavam de encenar? Ué, tinha sessão toda semana. Tinha bilheteria na porta do quarto, de madeira, feita por marceneiro. Meu pai sempre gostou dessas coisas, ele tem uma oficina na casa dele, em que mexe com coisa elétrica, faz luminária, volta e meia toma um 'chocão'. E eu fico: 'ó, vai queimar o marca-passo, hein?'. Claro que não tem nada a ver, né?

E profissionalmente, como foi? Fui para o Tablado (escola de teatro no Rio) na adolescência. Comecei a fazer aula com Sura Berditchevsky, Guida Vianna, Louise Cardoso, Bernardo Jablonski e o Carlos Wilson, que foi quem me colocou no teatro. Isso com 14 anos. Aí, eu peguei o bicho. E na TV? Desde criança eu era usada quando precisavam de filhos. Minha mãe falava 'não, vai estudar', então personagem fixo ela não deixava fazer. Até me convidavam para uma coisa ou outra, ela não queria. Mas quando tinha coisa de cena, evento de época, como O Caminho das Pedras Verdes, um caso especial sobre Borba Gato (dirigido por Paulo José, em 1978), e precisavam de um monte de crianças, éramos nós e os primos. Ia todo mundo lá gravar. Tinha criança chorando de verdade na cena, uma coisa horrorosa. "Corpo Santo" (1987), na TV Manchete, foi sua primeira novela? Foi a primeira novela inteira, apesar de que eu morria de overdose. O Jonas Bloch me matava numa festinha. Era pesadíssima. Silvinha Buarque era a jovem protagonista e eu era colega dela de escola e ia parar numa festa de uma galera do pó. Como foi a experiência de interpretar a sua mãe? Foi muito legal. Eu fazia ela jovem, quando tinha sido prostituta. Ela era mulher do Ari

Tem autores preferidos? Ou com quem gostaria de trabalhar? Ah, claro, agora vou te dizer nomes e depois fico com meu filme queimado. Eu tenho uma autoestima boa, então costumo gostar de quem gosta de mim (risos).

Bel Kutner Fontoura, com quem eu estou gravando Gabriela e com quem fiz A Favorita (2008), amicíssimo da minha mãe. Eram flashbacks, gravamos na Lapa, em uma boate. Ela na chuva, desesperada, grávida, e abandonando o bebê, que futuramente seria a Isabela Garcia. Eu fui mãe da Isabela Garcia (risos). Aliás, é curioso ver você em "Gabriela" como mãe da Vanessa Giácomo, de 29 anos, que faz uma colegial. Você acha que eu não poderia ter uma filha se formando no colegial? Nos anos 20, uma mulher de 42 anos era uma matrona, velha, pronta para morrer. E televisão não é um retrato, é uma fantasia. Quando foi que se deu conta de que era filha de atores tão importantes? Desde pequena. O assédio era muito grande. Era diferente a relação do público com os atores. Hoje em dia as pessoas sabem mais da vida. E quando eu era criança era demais. Minha mãe era heroína de novela, vilã. Meu pai era um gato selvagem. Era uma loucura. Um papel marcante seu foi a Scarlet de "Vamp" (1991). Foi uma febre adolescente. Era um trabalho maravilhoso. (O diretor) Jorge Fernando botava uma pólvora ali e tudo pegava fogo. Uma

HORŁSCOPO

Quem são seus ídolos em relação a atores e atrizes? Não sou uma idólatra. Tenho muito respeito e admiração por muitos com quem tive sorte de trabalhar: Zezé Polessa, mulher do meu pai por oito anos; Cássia Kiss Magro, que na TV faz coisas que só ela pode fazer. Irene Ravache, por quem tenho uma paixão de querer casar com ela e ter três filhos, mas ela não me quer. E Renata Sorrah, minha musa. Também vou falar das óbvias. Quem não ama Marília Pêra, Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira? Existe um assédio de paparazzi? Tem nos lançamentos de novela, mas aí estão trabalhando. As pessoas têm isso de investigar a vida. É chato, mas e o custo-benefício? Vou deixar de dar meu mergulho porque alguém pode fotografar e eu sair toda desgrenhada numa foto? Não. Eu não vivo de vender biquíni nem filtro solar. Eu posso sair desgrenhada, branca como areia. Isso não vai mudar nada. Poderia mudar minha autoestima, mas não é isso que me incomoda. O importante é o seu trabalho. Claro. Eu convivo com vários atores sensacionais que não são famosos. E aí, tem um famoso e um não-famoso no mesmo lugar. É tão ridícula a diferença, como se fossem pessoas de importância diferentes. Se você sai de um Big Brother, se acabou de cometer um crime, ou se está namorando uma pessoa superpoderosa, todo mundo aparece igual.

DE 23 A 30/07

PATRYCIA TORRES/AE

TODA A ATIVIDADE SERÁ BENEFICIADA

pode ser que você fique sem saber qual caminho deve seguir. O ideal seria adiar decisões por alguns dias e obser var melhor os fatos.

Céu que promete muitas realizações para quem estiver disposto a ter uma atitude proativa em relação à vida. Toda atividade será beneficiada, a única coisa que não pode acontecer é a inércia.

Leão (23/7 a 23/8) Existe um ótimo aspecto para os amigos de Leão nessa semana; a entrada do Sol no seu signo propicia mais luz e mais entendimento. Excelente período para concretizar seus sonhos.

Áries (21/3 a 20/4) O ariano estará mais objetivo do que nunca, expressando exatamente aquilo que espera de si mesmo, da vida e dos outros trazendo ótimos resultados. Cultive a tolerância.

Virgem (24/8 a 22/9) Bom momento para viajar, conhecer novas pessoas e novos lugares. Tudo isso se deve a um aspecto interno no qual você está se permitindo uma liberdade e felicidade maiores.

Touro (21/4 a 21/5) Soberano é uma palavra que se adequa muito bem as taurinos nos próximos dias. Seu senso de identidade está forte e magnético, atraindo naturalmente tudo que há de melhor.

Libra (23/9 a 23/10) Dois caminhos e duas possibilidades muito claras neste momento: ou você encara seus pontos fracos e os transmuta, o que pode causar um pouco de tensão e até um pouco de dor, ou você deixa tudo como está e fica vivendo de aparências.

Gêmeos (22/5 a 21/6) O grande avanço emocional pelo qual você tem passado nas ultimas semanas ganha agora uma conotação grandiosa e duradoura. As questões afetivas estão em pauta. Câncer (22/6 a 22/7) Muitas coisas acontecendo simultaneamente e

Escorpião (24/10 a 22/11) Existe uma intensidade no ar e algumas coisas podem não acontecer no tempo que você espera. De alguma maneira, isso está acontecendo para que você olhe para dentro. Sagitário (23/11 a 21/12)

Algumas questões do passado voltam com força total; elas podem vir através de pessoas ou mesmo das suas emoções. As vezes, é difícil para você se aprofundar em si mesmo, mas desta vez, você terá que fazê-lo. Capricórnio (22/12 a 20/1) Plutão em sua casa continua provocando uma transformação profunda. Desta vez parece que o emocional vem com força, alguns aspectos tensos devem surgir para que você tome consciência deles e tire deles o melhor. Tenha calma.

Aquário (21/1 a 18/2) Semana mais lenta com alguns fatos acontecendo e pelos quais você não esperava. Permitase uma folga mental, emocional e física. Algumas vezes isso é o melhor a fazer. Peixes( 19/2 a 20/3) Urano está cobrando de você postura e disciplina. As associações que você escolheu estarão tensas e poderão dar alguma dor de cabeça. Porém, elas só estão sendo um espelho. Atenção!


18

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

SEBASTIÃO NERY O PT e os banqueiros RIO – Serafim Rodrigues Morais, “Semi Rodrigues”, uma das maiores fortunas de Goiás (boiadeiro, fazendeiro, comerciante, industrial), comprou o Agrobanco, de Goiás. Um dia, abre os jornais e vê uma declaração do ministro baiano Ângelo Calmon de Sá dizendo que o Banco Econômico da Bahia ia comprar o Agrobanco e mais outro. Não havia nada daquilo, a declaração era inventada, plantada. Mas como bom goiano filho de mineiro, do coronel Miguel Rodrigues, engoliu em seco, ficou calado. Recebeu um convite do Banco Central para ir lá. Foi. – O senhor é o Serafim Rodrigues Morais? – Sou. – E quem é Semi Rodrigues? – Sou eu. – Como é que pode? O senhor é Serafim ou Semi? – Sou os dois. Meu nome de batismo é Serafim. Mas em Goiás, São Paulo, Minas, Mato Grosso, Paraná, por aí tudo, onde negocio, só me chamam de Semi. Faz diferença? – Faz e muita. Banqueiro só pode ter um nome. Banqueiro com dois nomes não dá. O senhor não pode ser dono do Agrobanco. Semi entendeu tudo, levantou-se, foi saindo: – Olhe, moço. Tenho dois nomes e garanto os dois. Conheço banqueiro aí que não garante nem os próprios cheques.

Meirelles Quando Lula anunciou seu governo, em 2003, a grande surpresa foi o presidente do Banco Central : um maneiroso e melífluo banqueiro brasileiro, deputado federal do PSDB de Goiás, Henrique Meirelles. Todo falso. Nem banqueiro brasileiro, nem deputado de Goiás. Tinha sido presidente do Banco de Boston, americano, e comprou a

eleição de deputado para ter cacife político, tanto que nem assumiu o mandato. Durante os dois mandatos de Lula, Meirelles cumpriu fielmente seu papel de agente secreto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban): disparou os juros para garantir os lucros dos banqueiros e especuladores. Era um crime explícito contra o Pais. Quanto mais os juros subiam, mais a indústria, a economia, afundavam. O

País tem os maiores juros de cartão de crédito da AL Camila Maciel Agência Brasil Os juros cobrados no cartão de crédito no Brasil são os maiores da América Latina, de acordo com levantamento pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste). Por ano, o brasileiro, que efetua parte do pagamento da fatura, paga taxa média de 323,14%, quase seis vezes maior em comparação ao segundo colocado da lista , o Peru, onde a taxa média anual é de 55%. Foram pesquisadas as taxas de juros nas operações de cartão de crédito de sete países da região. O terceiro colocado no ranking é o Chile, com 54,24%, seguido pela Argentina (50%), pelo México (33,8%) e pela Venezuela (33%). Colômbia, por sua vez, apresentou a menor taxa, com 29,23%. Foram analisados, durante o mês de junho, treze bancos e financeiras em sete países da América Latina. Segundo a analista da associação, Renata de Almeida, os indicadores econômicos dos países investigados não justificam a discrepância entre as taxas. “As diferenças econômicas não são significativas. Com isso, a gente vê que realmente as

taxas aplicadas são exageradas”, avalia. Para a ProTeste, os juros dos cartões de crédito deveriam seguir a trajetória da Selic, taxa básica de juros da economia, que caiu de 11% para 8,5% ao ano, de janeiro a junho. No mesmo período, em contrapartida, os juros cobrados pelos bancos cresceram de 237,9% para 323,14%. De acordo com a associação, a justificativa dos bancos brasileiros para o alto percentual é a inadimplência do consumidor.

Conselho. A analista, no entanto, avalia que os juros “exorbitantes” são que agravam a inadimplência. “Nós aconselhamos ao consumidor que nunca pague o mínimo (da fatura do cartão de crédito) e, caso isso já tenha acontecido, que ele faça um empréstimo com banco para quitar essa dívida, porque os juros serão menores que os juros rotativos do cartão de crédito”, sugere a analista. Renata criticou a falta de transparência no setor. “Com a briga dos bancos pela redução dos juros, eles não informam com facilidade a taxa cobrada nos cartões de crédito. Muitas vezes, você só conhece a taxa real quando recebe a primeira fatura do cartão”, destacou.

Brasil vinha crescendo a bem mais de 5%, Meirelles jogou para o que é hoje: menos de 2%, talvez 1% este ano. E Meirelles? Caiu no mato, sumiu. Onde anda a Interpol?

Banco Central Miguel Rodrigues, mineiro, velho e sábio chefe político de Goiás, pai do ex-deputado Orensi Rodrigues e do empresário “Semi Rodrigues” da história anterior, estava diante da TV ouvindo os discursos de fim de ano. Falou o presidente Figueiredo, prometendo dias melhores. Daí a pouco falou Delfim, dizendo que o Banco Central garantia que 1981 seria melhor. Miguel Rodrigues chamou o filho: – Orensi, vem cá. O presidente está assegurando que em 1981 vai ser melhor e Delfim dizendo que o Banco Central garantiu. Olha, meu filho, quando eu era bem jovem, morei em Frutal, lá em Minas, no Triângulo Mineiro. Um dia, chegou um delegado novo a Frutal, foi ao prefeito: – Vim com ordem do chefe de polícia para acabar com o crime neste município. O senhor aguarde minhas providências. Uma semana depois, as lojas, armazéns, botequins, quitandas e muros de Frutal amanheceram com um cartaz grande colado em todo canto: “Por ordem expressa do eminentíssimo

senhor delegado, fica proibido o crime neste município. Assinado, o senhor delegado”. Miguel Rodrigues, velho e sábio, trocou de canal.

França O governo francês anunciou a revisão de Orçamento de 2012, com aumento de 7,2 bilhões de euros em impostos de setores mais ricos do país, para reduzir o déficit público. Como o partido de François Hollande, o PS, ganhou a maioria no Parlamento em junho, a proposta deve ser aprovada. Na campanha eleitoral de maio, Hollande pediu crescimento para os países da zona do euro. Para 2013, seu governo cobrará menos impostos da indústria e classe média e 75% sobre fortunas acima de 1 milhão de euros. No Brasil, a política do PT é tirar da indústria e dar aos banqueiros. Sebastião Nery, baiano de Jaguaquara, é jornalista político. Foi comentarista do Jornal Nacional, colunista da Folha de S. Paulo e da Tribuna da Imprensa, correspondente de jor nais brasileiros em Moscou, Praga e Varsóvia. Fundou o jornal Politika no início dos anos 70, fechado pela ditadura militar. É autor de 19 livros, entre eles a antológica série Folclore Político. Nery foi também vereador em Belo Horizonte, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda adido cultural do Brasil na França e na Itália.

Exportações baianas caem, mas ainda são positivas no semestre Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado Com a queda da demanda global em meio à crise, a Bahia registrou queda de 12,2% nas exportações em junho, na comparação com igual mês do ano passado. Mesmo com a queda, as vendas para o exterior registraram crescimento de 4,7% no primeiro semestre, ante igual período de 2011, chegando a US$ 5,13 bilhões. Apesar da maior rentabilidade obtida pela desvalorização de 10,5% do real em relação ao dólar nos últimos dois meses, as exportações baianas se ressentiram da redução da demanda em seus principais mercados, com exceção da Ásia. A China foi o principal mercado de destino para as exportações estaduais no mês passado, com 8,6% de crescimento. Com exceção dos asiáticos, porém, houve queda nas vendas para todos os principais mercados dos produtos produzidos na Bahia, especialmente para a Argentina, que reduziu as compras em 27%, União Européia, com queda de 26,8%, e EUA, com -13,2%. Como reflexo da crise, os preços médios dos produtos exportados pelo Estado recuaram novamente em junho: 4,4% em relação a maio. É o quarto mês consecuti-

vo de queda nos preços, que acumula no semestre variação negativa de 2,8% em relação ao primeiro semestre de 2011. A queda nas exportações em junho foi puxada pelo setor metalúrgico (72,4%); petróleo e derivados (36%); petroquímico (15,9%) e de metais preciosos (57,4%). Com exceção do setor de petróleo e derivados, cujos preços médios subiram 4,9% comparados a junho de 2011, todos os demais apresentaram redução comparativamente.

Importações. No semes tre, as com pras exter nas da Bahia atin gi ram US$ 3,95 bilhões, fican do 7,7% acima do pri mei ro semes tre do ano anterior. Na com pa ra ção com junho de 2011, as compras regis traram queda de 27,6%, o equi va len te a US$ 558,6 milhões. Com menor ritmo da ati vi da de eco nô mi ca inter na e com a valo ri za ção do dólar, as impor ta ções recua ram em junho, prin ci pal men te em maté rias pri mas (miné rio de cobre, nafta) bens de con su mo (auto mó veis) e bens de capi tal (máqui nas e equi pa men tos). No primeiro semestre, a Bahia gerou um superávit de US$ 1,18 bilhão em sua balan ça comer cial, con tri buin do com 16,7% do saldo comercial brasileiro no período. ■


C I D A D E 19

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

Matou a esposa e se suicidou DA REDAÇ‹O autônomo Aroldo Dias dos Santos, 41 anos, matou a esposa e cometeu suicídio na noite de sábado 14, no Jardim das Acácias. O crime aconteceu por volta das 19h30 na residência em que o casal morava, na rua da Emburana. Segundo policiais, Aroldo deu 15 facadas na dona de casa Arildes de Jesus, 46, e, em seguida, enforcou-se com uma corda presa a uma viga do teto, na cozinha.

O

Morre homem que fora esfaqueado Railton Oliveira Martins, 43 anos, morreu na noite de sexta-feira, 13, no Hospital do Oeste, em Barreiras. Na noite de 30 de maio ele recebeu cinco facadas – duas na barriga, duas nas costas e uma na perna – durante briga em festa, no bairro Mimoso II. O autor teria sido um homem identificado pelo apelido de Nê. De acordo com familiares e amigos de Railton Martins, este teria se desentendido com o agressor e levado um soco no rosto. Railton teria saído do local do evento em direção a sua residência. Ao chegar a sua casa, foi surpreendido por Nê, que lhe desferiu os golpes de faca. Railton chegou a receber alta na terça-feira, 10, mas retornou ao hospital na sexta-feira, onde veio a falecer. Natural de Morpará, ele era pai de dois filhos. A Polícia Civil está à procura do suspeito do homicídio.

Jovens são baleados na Praça da Matriz O estudante Tomás Van Pereira da Fé, 17 anos, e o pedreiro Igor Átila da Fé Lopes, 20, foram feridos a tiros na praça da Matriz, no Centro, na madrugada de segunda-feira, 16. Segundo eles, o autor dos disparos teria sido um menor conhecido pelo apelido de Tiaguinho. A tentativa de homicídio aconteceu por volta da 1h30. Os jovens disseram aos policiais militares que atenderam a ocorrência que não conheciam o agressor e que podem ter sido confundidos com outras pessoas. Os baleados, que são primos, disseram ter sido perseguidos desde a casa de shows Estação Gê, até o Centro, por seis rapazes, cada um em uma bicicleta. Os dois ouviram provocações do grupo, mas seguiram até o Centro, quando nas proximidades do Guri Lanches, já na praça, foram atingidos pelos tiros. Tomás levou um tiro na perna esquerda e também foi agredido com uma coronhada na cabeça. Já Igor foi atingido com um tiro no tórax. Em seguida, os seis desconhecidos fugiram. Os dois jovens foram socorridos pelo Samu e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Eles foram atendidos e liberados no final da tarde de segunda-feira.

Preso acusado de homicídio A Polícia Militar prendeu na noite de

Vizinhos escutaram os pedidos de socorro da mulher e foram até a casa, quando a encontraram agonizando e viram o corpo do homem preso à corda. Arildes de Jesus foi levada em estado grave à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil investiga o caso. Este é o primeiro homicídio registrado no mês de julho. Em 2012, 23 pessoas foram assassinadas em Luís Eduardo Magalhães, o que resulta média de uma morte violenta a cada 8,5 dias.

terça-feira, 17, no Santa Cruz, Aldemir Borges da Silva, conhecido pelo apelido de “Dema”. Ele é acusado de ter matado a facadas Fernando Dias dos Santos na madrugada do mesmo dia, no povoado de São José do Rio Grande, em Riachão das Neves. Os policiais chegaram até Aldemir da Silva por meio de denúncia anônima. Por volta das 22h, ele foi encontrado em um bar. O nome da rua e do estabelecimento não foram informados pela Polícia Militar. Inicialmente, os PMs foram avisados de que Dema estaria no terminal rodoviário, mas quando os policiais chegaram ao local foram informados de que ele teria se dirigido ao Santa Cruz. Após realizar buscas pela região, eles encontraram Dema no bar. Ele não resistiu à prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia. Dema e Fernando dos Santos já haviam se desentendido há três anos. O motivo seria o som alto de Dema. Os dois entraram em luta corporal e foram presos. Mesmo após terem sido liberados, era comum os dois se desentenderam. Segundo familiares de Fernando dos Santos, constantemente Dema o ameaçava de morte. Na madrugada de terça-feira, 17, Dema invadiu a casa de Fernando dos Santos enquanto este dormia e desferiu várias facadas nele. Fernando dos Santos chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Descoberta produtora de CDs e DVDs piratas Ao atender uma ocorrência de briga em uma casa no Santa Cruz, na tarde de sábado, 14, policiais militares descobriram que no local funcionava uma produtora de CDs e DVDs piratas. Os PMs haviam sido informados que em uma residência na rua Ibitibia uma pessoa havia sido agredida. Quando chegaram à casa, os policiais foram informados por João Coelho da Silva que Silvério Francisco de Souza, 38 anos, o havia agredido. O homem agredido disse aos PMs que no local eram reproduzidos CDs e DVDs ilegalmente. Foram realizadas buscas pelo interior do imóvel e encontrados 400 CDs virgens, 200 DVDs virgens, uma torre de gravação com 11 equipamentos acoplados para produção de cópias, duas impressoras multifuncionais e vários equipamentos eletrônicos auxiliares para reprodução das mídias. João da Silva e Silvério de Souza foram encaminhados para a Delegacia. Silvério de Souza vai responder também por crime de violação de direitos autorais. Todo o material foi apreendido e recolhido à delegacia.

Homem fica ferido ao cair de moto Um motociclista identificado apenas pelo primeiro nome, Leandro, ficou ferido após cair de sua moto no final da tarde de domingo, 15, no Jardim Primavera. Por volta das 18h ele seguia com sua Honda Titan CG 150 placa NTP 2474 pela rua Acre, quando perdeu o equilíbrio e caiu em frente à Igreja Assembleia de Deus. Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos leves.

Preso após comprar com cartão furtado Antonio José Pereira de Freitas, 18 anos, foi preso na tarde de quinta-feira, 19, após ter comprado equipamentos eletrônicos usando cartões e documentos furtados de um carro que havia arrombado, no Centro. Por volta das 16h, o ladrão arrombou o carro da comerciante Maria Magna Alves de Souza, na rua Paraná, e dele levou uma bolsa com documentos, dinheiro e cartões bancário e de crédito da mulher. Cerca de uma hora depois, policiais militares foram avisados pelo vendedor da Loja Paraíba que um rapaz havia comprado um notebook e uma câmera fotográfica digital naquele estabelecimento. O funcionário da loja estranhou que o cliente comprou os equipamentos com documentos de uma mulher. Tão logo Antonio de Freitas saiu do estabelecimento, o vendedor chamou a polícia. Em ronda feita pela região central, os policiais militares encontraram o suspeito. Na abordagem, foram encontrados os produtos comprados na loja, a bolsa de Maria Alves de Souza, um aparelho celular, a chave de um veículo Fiat e R$ 414. Segundo a comerciante, o ladrão sacou R$ 1.000 de seu cartão de crédito e da conta corrente e fez duas compras no nome dela (uma de R$ 33,34 e outra de R$ 599). Com esta última quantia, somada ao que fora retirado no banco, foi possível comprar o notebook à vista, que custou R$ 1.599. Antonio de Freitas foi levado à Delegacia de Polícia e vai responder por furto e estelionato.

Pedreiro perde moto em assalto O pedreiro Sérgio Abi Mascarenhas dos Santos, 39 anos, teve sua motocicleta roubada em assalto na noite de quarta-feira, 18, no Santa Cruz. Por volta das 19h, nas proximidades da Feira Municipal, ele foi abordado por um homem armado com revólver. O ladrão exigiu que Sérgio dos Santos lhe entregasse a moto Yamaha YBR

125 ED placa JRA 9682. Em seguida, o assaltante fugiu com a moto em direção ao Centro.

Policiais são suspeitos de matar jovem detido Três policiais civis baianos são suspeitos de espancar e matar um preso de 21 anos no interior da carceragem da Delegacia de Porto Seguro, na região sul da Bahia, na noite de sábado, 14. O juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Porto Seguro, André Marcelo Strogenski, expediu na segunda-feira, 16, mandados de prisão preventiva contra os investigadores Otávio Garcia Gomes (43), Joaquim Pinto Neto (42) e Robertson Lino Gomes da Costa (44), suspeitos de espancar Ricardo Santos Dias. Atendido em uma unidade de saúde da região, Dias morreu devido aos ferimentos. Também foi decretada a prisão preventiva do filho de Costa, Murilo Bouson de Souza Costa (22), suspeito de ter participado do espancamento. Os três policiais civis se entregaram à Corregedoria da Polícia Civil na noite de quintafeira (19). Murilo Bouson de Souza Costa continua foragido. Acusado de assassinar um comerciante durante um assalto a uma loja no centro de Porto Seguro, na quarta-feira, 11, Ricardo Dias havia sido preso horas antes de ser espancado. Segundo a assessoria da Polícia Civil, Dias e mais três homens (sendo dois adolescentes) foram detidos em flagrante por tráfico de drogas e, no caso de Dias, também por porte ilegal de arma. Na Delegacia de Porto Seguro, os investigadores verificaram que Dias era acusado de ter matado o comerciante poucos dias antes. De acordo com a Polícia Civil, o outro homem preso junto com Dias também foi espancado, mas, socorrido, sobreviveu aos ferimentos. O corregedor-geral da Secretaria de Segurança Pública, Nélson Gaspar, e a corregedora da Polícia Civil, delegada Iracema Silva de Jesus, seguiram para Porto Seguro a fim de acompanhar as investigações, a cargo da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, localizada na cidade de Eunápolis. O delegado responsável pelo inquérito, Evy Paternostro, ouviu testemunhas do crime e solicitou a realização de exames periciais. Além de responder a um inquérito criminal, os policiais também vão responder a um processo administrativo disciplinar, podendo ser demitidos da corporação. O caso ocorre poucos dias após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ter classificado o sistema penal baiano de caótico e recomendado ao governo estadual a desativação das carceragens existentes em delegacias da região metropolitana de Salvador, além da transferência dos presos, inclusive os provisórios, para penitenciárias estaduais. (Alex Rodrigues/Agência Brasil). ■

CLASSIFICADOS (77) 3628-0313 S10 Executive 2.8 D 4x2 Verde 2011 Completa Gol 1.0 4P Branco 2005 Basico Fiesta 1.6 4P Preto 2007 Completo

Uno Way 1.0 4P Cinza 2010 Com Ar Classic 1.0 4P Preto 2006 Completo Idea 1.4 ELX 4P Branco 2008 Completo EcoSport 1.6 FreeStyle 4P Vermelho 2009 Completo Voyage 1.6 4P Prata 2009 Completo F-250 2P Preta 2007 Completo Fox 1.0 4P Preto 2005 Completo


20

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

STUDIO 55

OSVALDO FILHO

Os padrinhos foram Fabiana Andrade e Diego Prehll; e Luiz Eduardo Pereira e sua esposa Marcilene. A celebração aconteceu na Igreja Luterana. Após o batizado todos comemoraram com um almoço em família.

Nasceu Manuela Ivy Guirao da Cunha e seu marido André da Cunha estão sorrindo à toa com a chegada de Manuela, que nasceu na quinta-feira, 12. O parto aconteceu no Hospital e Maternidade Silvestre, em Luís Eduardo. Manuela nasceu às 0h15 com 3,460 quilos e 50 cm.

Festa no berçário JOSIANE Marchezan e Leonardo Aragão

LÍGIA Ramos e Álvaro Branco Junior

Casamentos e noivado conteceu no sábado, 14, o casamento de Josiane Marchezan e Leonardo Aragão. A cerimônia religiosa foi realizada no Centro de Convenções Nossa Senhora Aparecida (Gruta), às 17h30. Os noivos receberam os convidados no C.T.G Sinuelo dos Gerais.

A

● Lígia Ramos, fonoaudióloga, e Álvaro Branco Junior, advogado, casaram-se no sábado, 14, às 18h30, na Igreja São José, no Santa Cruz. Eles receberam os convidados no bistrô Olavo Nascimento. O casal reside em Ivaiporã (PR). Os pais de Lígia, Neusa e Valdir Ramos, são os proprietários do Hotel Paranoá.

Fotografia

PAULA Lorentz e Douglas Patel

● Liana Knapp Falkowski e Tiago Canzi irão se casar no próximo sábado, 28. A cerimônia

religiosa será realizada no Centro de Convenções Nossa Senhora Aparecida (Gruta), às 18h30. Após a cerimônia, os noivos receberão os convidados no Espaço Quatro Estações. ● Paula Luciana Lorentz e Douglas Pandini Patel ficaram noivos no domingo, 15. O noivado aconteceu na residência dos pais de Paula, reunindo familiares, com um almoço. Eles namoram há quatro anos e dois meses. Os pais de Paula são Nanci Doris e Beno Lorentz, e os de Douglas, Marilde Pandini e Osiris Patel. A previsão para o casamento é meados de 2013.

Em Fortaleza O casal Alexandre e Flavia Rizkalla parte em viagem de farias neste domingo, 22, para Fortaleza. Eles ficarão hospedados no hotel Vila Galé Cumbuco, um resort nas dunas da Costa dos Ventos junto à charmosa vila do Cumbuco, localizada a 33 km do centro de Fortaleza. O casal viaja de férias e

RITA de Cassia Iria e Aloisio dos Santos Iria

O 1º Arraiá do Berçário e Maternal Pequeno Bebê aconteceu no sábado, 14, às 19h, e teve como objetivo a socialização e confraternização entre pais, crianças e professores. O arraiá teve como a rainha Isabella de Oliveira Braz e como rei Gabriel Novais Vebber. A princesa foi Maria Eduarda Braz Martins e o príncipe Kauê dos Santos. O evento teve sorteios e brindes.

O fotógrafo Geraldo Dyck, de Curitiba, estará visitando Barreiras, no dia 18 de agosto, e Luís Eduardo Magalhães, no dia 19. Ele tem alguns ensaios fotográficos agendados. Nascido em 1950, em Curitiba, Dyck é filho de imigrantes alemães. De 1970 a 1980 morou no Canadá, onde começou a fotografar como hobby. De volta ao Brasil, fotografa profissionalmente desde 1995. O site do fotógrafo é www.dyck.com.br/.

Aniversariantes Rita de Cassia Ribeiro Iria festejou seu aniversário com amigas em sua residência no sábado, 7. A festa, que começou às 19h, teve a presença de mais de 20 convidadas. Rita aproveitou para colocar a conversa em dia com as convidadas.

Batizado

● O casal Teofilo Jeronimo Motta e Edinete Conceição reuniu amigos e familiares para comemorar o primeiro aniversário do pequeno Emmanuel, na quinta-feira, 12. “Ursinho Pooh” foi o tema da festa escolhido pelos pais do menino. Os pais receberam os convidados em sua residência.

Renata e seu marido Dioner Prehll batizaram a pequena Isis no domingo, 8, às 9h30.

● Ivania Antunes comemorou seu aniversário na segunda-feira, 16. Beloni Portella e Fabio

vai comemorar o aniversário de cinco anos do filho Miguel, que será na quinta-feira, 26. Eles retornam dia 6 de agosto.

DIONER Prehll, Renata e Isis

ISABELLA Braz e Gabriel Vebber

PING-PONG JADER SOUZA BORGES Empresário

Por que Luís Eduardo Magalhães? Meus pais escolheram Luís Eduardo Magalhães devido ao seu potencial agrícola. Viemos dispostos a trabalhar e graças a Deus foi uma ótima escolha. Três coisas que são necessárias para sua felicidade? Em primeiro, sem dúvida, Jesus Cristo. Minha família, meu pai, mãe e irmãos. E minha futura esposa, que amo muito, Alessandra Ribas. O que gosta: Humildade. O que odeia: Prepotência. Por que sua profissão: Comecei acompanhar meu pai no comércio aos 12 anos de idade, desde então nunca mais parei, continuo com ele até hoje no ramo varejista. Já o restaurante foi uma aventura, tenho fascínio pela gastronomia. Sou comerciante de sangue, gosto do desafio de formar equipe, liderar, vender e acompanhar resultados. Sonho: Filhos. Time do coração: Gosto do São Paulo, mas não sou torcedor de acompanhar jogos. O que lhe assusta: Desorganização. Hobbies: Academia. Comida: Gosto de muitos tipos de comida, mais o bife mal passado com arroz branco e saladinha ainda é o meu predileto. Bebida: Suco de morango da fruta bem gelado. Um vinho de vez em quando, de preferência Santa Helena tinto seco. Saudade: Infância. Dinheiro: Tira a saúde de muitos para dar luxo a poucos. Música: Gospel, instrumental e um pop-rock leve. Não vive sem: Propósito. O que não pode faltar em uma viagem: Minhas roupas. Recentemente fiz uma viagem, organizei a mala de todos no carro e esqueci a minha. Se você acredita que não pode faltar felicidade, amigos, música ou outra coisa parecida é porque você nunca esqueceu suas roupas (risos). Um dia especial: Quando ganhei o Super Nintendo. O que é tecnologia: Conhecimento, agilidade e organização. O que gostaria de fazer no futuro? Ser bom pai. Luís Eduardo Magalhães precisa de: Governo comprometido e acessível.

Ricardi na terça-feira, 17. Mark Hillmann e Vanderli Barbosa, na sexta-feira, 20. Juliano Fronza comemora neste sábado, 21, e Maria Lúcia de Sousa Triaca, neste domingo, 22. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

21

Jornal de verdade.


22

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

Dia Mundial do Rock A Toca do Urubu realizou uma festa para comemorar o 13 de julho, Dia Mundial do Rock. Duas bandas foram as atrações da noite: a braziliense Nipous, que comandou um tributo à banda norte americana Foo Fighters; e a luiseduardense Unidade 8. Um público de mais de 200 pessoas esteve na Toca. A banda Nipous mostrou qualidade e fez um repertório sem erros, não deixando o público sem os ouvidos preenchidos com os agudos das guitarras nem um minuto. Além do tributo ao Foo Fighters, a banda tocou covers. Os que mais se destacaram foram os das bandas Rage Against The Machine e U2. A Unidade 8 tocou músicas próprias e covers das bandas Franz Ferdinand, Kings of Leon, Tequila Baby e Slipknot. Foi uma noite comemorada em grande estilo, com harmonia entre os presentes, destinada somente a reverenciar a data, esquecendo os Tchus, Tchas e Tchererês.

com uma extensão de apenas 147 metros, é formado por dois olhos d´água, que brotam num barranco e geram um lago com águas azuis-esverdeadas. Fica localizado entre os municípios de Aurora e Taguatinga.

Em Maceió Tatiane Fontana passa o restinho das férias com familiares em Maceió. Entre os vários locais visitados por Tatiane, o que mais impressionou e encantou foi a Praia do Francês.

Em Fortaleza Raissa Hersen também curte o final das férias longe da Cidade. Ela está em Fortaleza, relaxando com as belezas naturais do local.

Em Porto de Galinhas NA TOCA DO URUBU: Vocalista da Nipous,

André ... ● O radialista Américo Junior, que comanda

o programa “Na Balada”, na Mundial FM, preparou um repertório especial para comemorar o Dia Mundial do Rock, que foi ao ar na sexta, 13, com início às 21h30 horas. Quem sintonizou a Mundial escutou vários estilos do rock´n roll.

Ananda Karen seguiu no início da semana para Porto de Galinhas, um dos locais muito visitados por turistas na chamada alta temporada. Porto de Galinhas é uma das praias mais conhecidas da Região Nordeste, e está localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco.

residir na sua terra natal, Salvador. ● Raphael Gaspar esteve na Cidade revendo amigos e familiares na última semana. Ele aproveita o final das férias no curso de Biologia Marinha, que cursa em Joinvile, em Santa Catarina. ● Rafael Maximiliano também esteve na Cidade na última semana. Ele visitou amigos e os pais, que residem em Luís Eduardo. Rafael é recém-formado em Engenharia Petrolífera, e reside na cidade do Rio de Janeiro.

Avenida Lounge A Avenida Quatro Estações recebeu um bom público no último sábado, 14. Tudo para o show da cantora de sertanejo universitário Amanda Borges. A jovem cantora, de apenas 15 anos, fez o primeiro show na região e mostrou muita qualidade. Ainda na noite se apresentaram os DJs de house music Bryan de Jongh e Pinky Noise.

Aniversariantes

Em Passo Fundo Adriano Van Riel está em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Ele viajou com seus pais para visitar amigos e familiares em sua terra natal. Adriano aproveita para “pegar um friozinho” nos pampas. Ele retorna à cidade na próxima semana, quando se iniciam as aulas do curso de Agronomia.

BRUNA MELLO

KAMILA FÁVERO

NAT DAMASCENO

CAMILA POSSATO

Em Brasília ...Raphael Gaspar e Rafael Maximiliano...

...Diogo Belarmino e Helena Ogrodowczyk.

Eapic 2012

no Rio Grande do Sul.

Paulo Sibin Jalaska esteve em São João da Boa Vista, São Paulo, participando da 39° Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Eapic 2012), conhecida como a “festa country mais completa do país”, por reunir diversos eventos simultâneos, como exposição de animais, marcha de equinos, provas de hipismo e a tradicional montaria em bovinos. O campeão da montaria se classifica para a final do Circuito Barretos de Rodeios. Além de todas essas atrações, a Eapic apresenta grandes shows para o público. As atrações deste ano foram a cantora de axé Ivete Sangalo; as duplas sertanejas Edson e Hudson, Jorge e Mateus, João Bosco e Vinicius, e Chitãozinho e Xororó; e os cantores sertanejos Gusttavo Lima, Daniel e Michel Telló. A Eapic aconteceu entre os dias 6 e 15.

Em Rio Azuis Alexandra Martini, Fábio Piccoli e Mauricio Rossetto estiveram no Tocantins, no domingo, 15. O destino foi o Rio Azuis, visitado por muitos luiseduardenses, devido à sua beleza e à proximidade com a Cidade. O Azuis, considerado o menor rio do Mundo,

Marina romeiro esteve em Brasília no último final de semana. Ela participou do Brasília Indoor, que aconteceu nos dias 13 e 14, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. As atrações desse ano do evento foram a cantora Ivete Sangalo, o cantor Tomate e as bandas Eva e Asa de Águia.

Visitas Ana Carolina Neto esteve visitando amigos na Cidade na semana que passou. A exprofessora de Balé da Ebateca voltou a

Despedida Jéssica Daiane Gust se despediu de Luís Eduardo na noite de sexta-feira, reunindo amigos em sua residência. Jéssica mudouse no início desta semana para Santa Rosa,

AMANDA BORGES

NO AVENIDA LOUNGE. Angela Gatto, Charles Andrade e Fran Ertel

Aniversariantes em destaque da semana: na segunda, 16, Anna Sandhers e Misae Sakamoto Frantz; na terça, 17, Bruna Mello; na quarta, 18, Michele Schmitt, Antonio Juracy Moreno Neto, Sabrina Coracini e Aline Borges; na quinta, 19, Silvana Cunha, Kamila Favero, Adriana Aparecida Domingues, Felipe Guerra, Adriano Martins, Rui Carlos Gengnagel, Talita Sampaio, Nat Damacenno e Ailton Araujo Arantes; na sexta, 20, Camila Possatto, Elison Nichetti, Jacob Wobeto, Karen Cristina Dorsi e Luana Bruna Walker Coelho. Nesse sábado, 21, comemoram Deborah Bagano Gonçalves, Carol Freitas, Cleber Passeti, Amanda Almeida Oliveira e Juliano Fronza. No domingo, 22, é a vez de Tati Hupfer. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

ESPORTES

23

Com intensidade de furacão Vento em Popa vence Juventus com goleada de 4 a 0 na abertura da Série A de futebol amador LUCIANO DEMETRIUS Da Oeste Comunicação a largada da Série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador, o Vento em Popa passou por cima do Juventus (atual campeão da competição, disputada em 2011 com o nome de Seletivo Amador) goleando o adversário por 4 a 0, na tarde de domingo, 15, no Campo da Bunge. O jogo marcou a abertura da competição, que será disputada por 12 equipes, divididas em duas chaves de seis times. Os gols da goleada foram marcados por Giovani (duas vezes), Ninho e Radinho. Com este resultado, o Vento em Popa lidera a chave A, com três pontos. Juventus ainda não somou pontos. Integram, também, esta chave – considerada a mais difícil da competição - as equipes da Cica, Ipiranga, Massa Bruta e União. Na chave B estão Boa Vista, Flamenguinho, Mangueirão, Portelinha, Roma e Saqueiro. O primeiro tempo da partida foi monótono com raros lances de perigo de gol. Os dois primeiros gols do Vento em Popa destoaram em meio a 45 minutos de um futebol truncado e de pouca criatividade. O artilheiro Giovani quase abriu o placar aos seis minutos ao receber a bola próximo da pequena área, mas chegou atrasado quando tentou o cabeceio ao gol, já próximo ao chão. Mas, aos 16 minutos, ele recebeu cruzamento de Pita, em cobrança de falta pela direita e, na grande área, cabeceou contra o gol de Aparecido para fazer 1 a 0. Dois minutos depois, o mesmo Giovani aproveitou descuido de marcação da defensiva do Juventus e avançou em direção à área. Equivocadamente, o juiz marcou impedimento. O Juventus só chegou com perigo aos 24 minutos, com Natanael cruzando da linha de

N

DIVULGAÇÃO/VENTO EM POPA

fundo, pelo lado direito, para Uéverton que cabeceou sem força e a bola acabou recuperada pela defesa do Vento em Popa. O segundo gol aconteceu aos 45 minutos, após Ninho recuperar a bola da zaga do Juventus e chutar da entrada da grande área. No segundo tempo, logo nos primeiros minutos o lateral-esquerdo Damião, que já havia recebido cartão amarelo no primeiro tempo, acertou uma cotovelada no rosto do volante Ismael (Vento em Popa) e foi expulso de campo. Em seguida, aos cinco minutos, Radinho marcou o terceiro gol do Vento em Popa. Desencontrado em campo e apresentando um futebol inferior ao da decisão da Copa Interclubes contra o Morada da Lua, dia 1º de julho, quando empatou e perdeu o título, o Juventus forçava a marcação e tentava ao menos diminuir a goleada. Mas quem marcou foi o Vento em Popa, por meio de pênalti cobrado por Giovani, aos 40 minutos, no canto superior direito do gol de Aparecido. Aos 42 minutos, Jéder (que voltou a atuar em campo após quase dois anos na função de treinador do Juventus) e Leandro, do Vento em Popa, foram expulsos após se desentenderem em jogada no meiode-campo. Durante a discussão, Jéder chegou a chutar a perna direita do adversário.

Destaques. Dentre os destaques da partida, o goleiro Aparecido foi o melhor jogador do Juventus e evitou que sua equipe fosse goleada por um placar maior. Pelo lado do Vento em Popa, o trio vindo do Morada da Lua Giovani, Ismael e Ninho foi responsável pela movimentação do ataque que garantiu a goleada na estreia. Para o técnico do Vento em Popa, Adetrides Reis Pereira (Dete), a goleada por 4 a 0 foi atípica, que teve influência pelos excessos do adversário. “Nós sabíamos que o

Jogo define primeiro classificado da Série B O jogo entre RG Distribuidora e Ajax neste domingo, 22, às 8h, no Campo do Jardim das Acácias, vai apontar a primeira equipe classificada para as quartas-de-final da Série B do Campeonato Municipal de Futebol Amador. As duas equipes dividem a liderança da chave L com três pontos cada, mas a RG Distribuidora leva vantagem no saldo de gols (dois contra um) e, portanto, classifica-se com um empate. A outra equipe da chave, o

Chapada Diamantina, não somou nenhum ponto e já está eliminada da competição. Nos outros jogos do final de semana, neste sábado, 21, pela chave J, o Vitória enfrenta o Peniel, às 16h, no Campo do Jardim das Acácias. O Peniel vem de uma derrota por 3 a 1 para o Maclaren e precisa vencer por pelo menos três gols de diferença para ter chances de classificação. Também no sábado, às 16h, no Campo do Santa Cruz, Agromac x Jacobina, pela

GIOVANI, autor de dois dos quatro gols do Vento em Popa na partida contra o Juventus. jogo seria duro. Porém, eles (jogadores do Juventus) apelaram para a pancadaria, entraram em desespero, enquanto nós demos a resposta jogando futebol”.

Público. O jogo de abertura mais uma vez expôs o problema crônico da falta de público nos jogos de futebol disputados em Luís Eduardo Magalhães. A partida, com horário previsto para começar às 15h30, somente teve início às 16h07, ou seja, com 37 minutos de atraso. Mesmo assim, cerca de apenas 50 pessoas ocupavam as arquibancadas do Campo da Bunge. Houve breve melhora de torcedores no intervalo do segundo tempo, quando cerca de 90 pessoas assistiam à partida. “É uma pena que em Luís Eduardo Magalhães, mesmo com bons campeonatos e com a boa participação de nossos representantes em competições regionais, como foi o Juventus, que chegou à decisão da Copa Interclubes, ainda sofra com a pouca presenchave K. O Jacobina perdeu na primeira rodada por 7 a 0 para o Santa Cruz e vai preci-sar golear por pelo menos oito gols de vantagem para sonhar com a classificação. No domingo, 22, Rio de Ondas x Udinese, às 8h, no Campo do Santa Cruz, em jogo da chave M. Na primeira rodada, o Rio de Ondas foi goleado pelo MEC por 7 a 0 e é outra equipe que depende de uma goleada superior a oito gols de vantagem para

ça de público nos jogos”, disse Reginildo França (Régis), do blog Esporte LEM. “Apesar do trabalho da mídia, o público parece não se identificar com o futebol local. Quem sabe com a inauguração do Estádio Municipal, prevista para este ano, as coisas melhorem em termos de público”, afirmou o repórter Douglas Silva, da Rádio Cultura. O quadro visto na abertura da Série A do Campeonato Municipal é diferente do visto no jogo de estreia do Seletivo Amador, em 2011. entre Saqueiro e Santa Cruz.Na ocasião, um público de cerca de 500 pessoas compareceu ao Campo do Santa Cruz, no dia 13 de março, um domingo de chuva e frio na Cidade. A solenidade de abertura também teve mais qualidade em 2011, com a presença dos representantes das 24 equipes participantes, da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes. Em 2012,houve apenas a execução do Hino Nacional antes da partida entre Vento em Popa e Juventus.

ter possibilidades de classificação.

Resultados. No sábado, 14, Chapada Diamantina 1 x 2 Ajax, no Campo do Santa Cruz, e MEC 0 x 1 Udinese, no Campo do Jardim das Acácias. No domingo, 15, XiqueXique 1 x 1 Toque Final, no Campo do Santa Cruz, e Palmeirinha 2 x 1 Oliveiras, no Campo do Jardim das Acácias. ■

CAMPEONATO MUNICIPAL - SÉRIE A

Campo Data

BUNGE 15/jul

VILA BURITI 22/jul

BUNGE 21/jul

BUNGE 22/jul

VILA BURITI 21/jul

Time A Time B Horario Campo Data

JUVENTUS - 0 VENTO EM POPA - 4 15:30 BUNGE 28/jul

PORTELINHA BOA VISTA 15:30 VILA BURITI 29/jul

IPIRANGA CICA 15:30 BUNGE 29/jul

SAQUEIRO FLAMENGUINHO 15:30 BUNGE 04/ago

MASSA BRUTA UNIÃO 15:30 VILA BURITI 04/ago

Time A Time B Horario Campo Data

PORTELINHA FLAMENGUINHO 15:30 VILA BURITI 05/ago

JUVENTUS CICA 15:30 BUNGE 11/ago

SAQUEIRO MANGUEIRÃO 15:30 VILA BURITI 11/ago

IPIRANGA UNIÃO 15:30 BUNGE 12/ago

ROMA BOA VISTA 15:30 VILA BURITI 12/ago

Time A Time B Horario Campo Data

JUVENTUS UNIÃO 15:30 VILA BURITI 18/ago

PORTELINHA MANGUEIRÃO 15:30 BUNGE 19/ago

IPIRANGA MASSA BRUTA 15:30 VILA BURITI 19/ago

SAQUEIRO ROMA 15:30 BUNGE 25/ago

CICA FLAMENGUINHO VENTO EM POPA BOA VISTA 15:30 15:30 VILA BURITI BUNGE 25/ago 26/ago

Time A Time B Horario Campo Data

PORTELINHA ROMA 15:30 VILA BURITI 26/ago

JUVENTUS SAQUEIRO MASSA BRUTA BOA VISTA 15:30 15:30 BUNGE VILA BURITI 01/set 01/set

IPIRANGA VENTO EM POPA 15:30 BUNGE 02/set

MANGUEIRÃO FLAMENGUINHO 15:30 VILA BURITI 02/set

Time A Time B Horario

JUVENTUS IPIRANGA 15:30

PORTELINHA SAQUEIRO 15:30

MANGUEIRÃO BOA VISTA 15:30

MASSA BRUTA CICA 15:30

UNIÃO VENTO EM POPA 15:30

VILA BURITI 28/jul

ROMA MANGUEIRÃO 15:30 BUNGE 05/ago MASSA BRUTA VENTO EM POPA 15:30 BUNGE 18/ago

UNIÃO CICA 15:30 BUNGE 08/set ROMA FLAMENGUINHO 15:30


24

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 21 a 27 de julho de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

Santa Cruz campeão O

Santa Cruz conquistou o título do Torneio Beneficente Rangel Bernardo e Família de Futsal, disputado no sábado, 14, no Ginásio de Esportes José Alberto Lauck. A competição, prevista inicialmente para ser realizada também nos dias 15, 21 e 22 de julho, foi abreviada pelos organizadores a fim de evitar custos com arbitragem e também para não prejudicar as equipes que participam das Séries A e B do Campeonato Municipal de Futebol Amador. O que facilitou a realização do torneio em apenas um dia foi a inscrição de 15 equipes, o que permitiu a fórmula de disputa em jogos eliminatórios. A trajetória do título do Santa Cruz teve início com a vitória por 1 a 0 diante do Vento em Popa. Nas quartas-de-final, vitória por 2 a 1 diante do Meninos da Vila. Nas semifinais, a maior goleada da equipe campeã que derrotou a Asmeg por 4 a 1. Na decisão, vitória por 3 a 0 sobre a Udinese. Segundo os organizadores da competição, a arrecadação líquida para o ex-goleiro Rangel Bernardo (que já defendeu a seleção de futebol de Luís Eduardo Magalhães e as equipes do Vento em Popa e Santa Cruz) é de R$ 700. O valor será utilizado no tratamento médico do jogador que sofreu acidente automobilístico, em abril. Ele se recupera de uma lesão no pé esquerdo. “A realização deste torneio serviu para mostrar que existe união entre os desportistas de Luís Eduardo Magalhães. O que se viu aqui foi uma confraternização entre jogadores que há muito não se via na Cidade. Fico satisfeito tanto pela colaboração em arrecadarem o dinheiro como pela paz entre os integrantes das equipes”, frisou Rangel Bernardo logo após a decisão. Também participaram do torneio Acadêmicos, Agrovitta, Ajax, Cruz Azul, Juventus, Lanchonete do Gaúcho, Milk Shake da Praça, Red Bull, Sai Catando e Young Boys.

Velocidade em Roda Velha Roda Velha recebe nestes sábado, 21, e domingo, 22, a sexta etapa da Fórmula Kartcross e a segunda etapa da Fórmula Turismo do Campeonato Baiano de Velocidade em Terra. No sábado, a partir das 8h, treino livre até o início da tarde. Em seguida, por volta das 15h, treino classificatório das duas categorias. No domingo, largada da primeira bateria da Fórmula Turismo, às 9h. Às 10h, largada da primeira bateria da Kartcross. A segunda bateria da Turismo terá início às 11h e a da Kartcross, às 12h. A Fórmula Turismo terá a estreia dos pilotos Kenni Henke, Vitor Closs e Bruno Canavezzi. Atualmente, o líder desta categoria é Sidnei Muller, com 83 pontos. Seguem-se Juliano Teles (72|); Sérgio Hanauer (58); Marcelo Fraga (36); Roberto Fedrizzi (27) e Marcos Lúcio (20). Na kartcross, a classificação da atual temporada é a seguinte: 1º) Júnior Closs, 92 pontos; 2º) Francisco Júnior, 60; 3º) Iradir Júnior (Gauchinho), 50; 4º) Júnior Marçal, 49; 5º) Vitor Carvalho (46); 6º) Eliomar Basílio (Mineiro) e Alexandre Maver (41); 8º) André da Veiga (38); 9º) Vitor Closs (36); 10º) Luís Kasuya e Augusto Montani (Gutão) (22); 12º) Vitor Canassa (19); 13º) Marcelo Kappes (17); 14º) Alan Bordin (12); 15º) Zigmar Gotz (9); 16º) Altair Galego (8); 17º) Marcelo Primo (6); 18º) Lucas Kazufi (4); 19º) Wesley Cancelier (1); 20º) Marcio Ney (0).

Segurança Duas viaturas e ao menos dez guardas municipais foram vistos fazendo a segurança do jogo Vento em Popa x Juventus na tarde de domingo, 15, válido pela primeira rodada da Série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador. A julgar pelo restrito público (cerca de 90 espectadores), o número de guardas chegou a ser exagerado. Mas levando-se em conta o nervosismo de jogadores e

Frase “Pode registrar, este ano vou ser campeão pelo Santa Cruz”, disse o lateral-esquerdo Gil “Cabecinha”, que em 2012 defende a equipe laranja na Série B do Campeonato Municipal de Futebol Amador.

Alívio O narrador Galvão Bueno irá sem credencial para os Jogos de Londres e, portanto, não narrará nenhum evento esportivo. No máximo, apresentará dois programas semanais pelo canal Sportv. O telespectador agradece!

Sugestão de leitura Gustavo Grabia, jornalista esportivo do jornal argentino Olé, lançou durante o 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o livro “La Doce, a explosiva história da torcida organizada mais temida do mundo”. O autor relata a força que a torcida do Boca Juniors tem até mesmo sobre a diretoria do clube. Durante o evento, realizado entre 12 e 14 de julho, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, o jornalista alertou que caso não haja rigor com as organizadas de clubes brasileiros, elas podem tornar-se parte integrante de máfias.

Propostas em jogo

de alguns integrantes das comissões técnicas, é preciso muita segurança.

Com a chegada da campanha para as eleições municipais, vale aguardar o que os candidatos a prefeito e vereador vão propor para a área esportiva. Espera-se que haja um conteúdo que envolva a educação e a cultura em meio aos temas ligados ao esporte. É comum a afirmação de que o esporte evita que adolescentes e jovens arrisquem-se nas drogas. Porém, com mais escolas (dotadas de boas bibliotecas) e espaços culturais, o esporte terá reforço no combate às anomalias sociais. Pretende-se, também, que as canchas esportivas instaladas em praças e parques não transformem-se em ponto de venda e consumo de drogas, principalmente no período noturno.

Nenhuma novidade

Intermunicipal

Envolvimento do ex-presidente da Fifa, João Havelange, e do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em escândalo de suborno apenas chama a atenção por ser um novo caso. Os dois dirigentes são famosos por fazer do futebol um bom negócio em causa própria.

O jogo entre as seleções de São Francisco do Conde e de Santo Antônio de Jesus, neste domingo, 22, às 15h, no Estádio Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde, abre o Campeonato Intemunicipal de Seleções. A composição dos grupos e a tabela completa dos demais jogos da competição, que terá a primeira rodada disputada no dia 29 de julho, será conhecida no congresso técnico na sede da Federação Baiana de Futebol (FBF) neste sábado, 21. A seleção de Luís Eduardo Magalhães está confirmada no Campeonato Intermunicipal de Seleções e vai mandar seus jogos no Estádio Municipal Ocival Rodrigues de Souza, em São Desidério.

(77) 3628-4552

Quem pinta, pinta com Eloí Tintas 6 vezes no cartão sem juros ou 10 vezes sem juros no cheque pela Losango

Longe, mais uma vez! Assim como em 2011, a seleção luiseduardense vai jogar como mandante em São Desidério por ainda não possuir um estádio

próprio em condições de receber jogos de competição de âmbito estadual. O Estádio Municipal de Luís Eduardo está com as obras em andamento e a previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano. O desgaste dos jogadores com as constantes viagens e a falta de público influenciaram na pífia participação da seleção, que foi eliminada logo na primeira fase com uma vitória, um empate e quatro derrotas.

Razia na pista Nestes sábado, 21, e domingo, 22, o piloto brasileiro Luiz Razia defende a liderança da temporada 2012 da GP2 no circuito alemão de Hockenheim. A pista de 4.574 metros é conhecida pelas longas retas que antes cortavam a Floresta Negra. "Adoro a pista de Hockenheim, é muito técnica e exige bastante atenção aos detalhes para fazer um boa classificação, que é o nosso principal objetivo”, disse o baiano de Barreiras da equipe Arden International. Ele está em primeiro lugar na classificação geral com 165 pontos, seis à frente do segundo colocado, o italiano Davide Valsecchi.

Descontrole A tentativa da Secretaria de Esporte e Lazer de equacionar problemas nas datas dos eventos esportivos locais com a implantação de um calendário sofre com os frequentes cancelamentos das competições ou alteração de datas. Para agravar a quebra no calendário, organizadores de alguns eventos sequer comunicam a alteração à Secretaria, o que provoca choque de datas e até mesmo de locais das atividades.

Corrida O corredor Cleriston Alves Dourado, de Luís Eduardo Magalhães, chegou em quarto lugar na Corrida dos 50 Anos de Canarana, Centro-Norte da Bahia. A prova foi disputada na segunda-feira, 16, dia do aniversário do município, em extensão de 16 quilômetros.

Mountain Bike Será realizado neste domingo, 22, a partir das 9h, o V Rally de Mountain Bike do Oeste Baiano, em Santa Maria da Vitória. Além dos competidores locais, são aguardados ciclistas de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Vitória da Conquista, Irecê, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e também de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Serão entregues R$ 8 mil em prêmios.

Chances de pódio O Brasil será representado por 259 atletas em 27 modalidades nos Jogos de Londres 2012. As possibilidades de medalha estão em dez esportes: atletismo, boxe, futebol, ginástica, judô, hipismo, natação, vela, vôlei e vôlei de praia. No basquete, apesar da ascensão das seleções masculina e feminina, a expectativa é que os brasileiros tenham bom desempenho, mas não o suficiente para conquistar medalhas. A expectativa maior é em torno do futebol masculino, que segue em busca de seu primeiro ouro olímpico. ■


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.