Issuu on Google+

31 Diário do Alentejo 2 agosto 2013

Hotel em Évora revestido a cortiça: cientistas americanos tentam descobrir onde se foi desencantar uma rolha suficientemente grande para cobrir o edifício. Papa Francisco afirmou: “Quem sou eu para criticar os gays?”. Gays respondem dizendo: “Nós também não criticamos ninguém, mas preferíamos o papa que usava sapatos Prada vermelhos”. facebook.com/naoconfirmonemdesminto

Plantação de bambu no Alqueva abre a porta à imigração de pandas! A empresa Bamboo Green Fuel pretende investir no Baixo Alentejo, na indústria de transformação do bambu em biomassa, aproveitando o regadio do Alqueva e alguns terrenos na nossa região para o efeito. Todavia, ao que apurámos, há apenas algumas questões a condicionar este negócio, nomeadamente a chegada de milhares de pandas e lémures grisalhos do bambu em busca de uma vida melhor. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está entre as autoridades que alertaram o Governo para os perigos desta iniciativa: “As pessoas pensam que os pandas são animais fofos e que não fazem mal a uma mosca, mas a verdade é que noutros países com plantações de bambu estes animais só criaram problemas… Um pouco por todo o lado viam-se os pandas a pedir esmola nos semáforos, a organizar corridas ilegais de preguiças e a criar redes de prostituição de ursos polares. Além disso, já estão a tentar dominar órgãos de comunicação social do nosso país, como a ‘Casa Cláudia’ e o Canal Panda… E os lémures grisalhos do bambu ainda são piores, com as técnicas de extorsão, os roubos de cobre ou as máfias organizadas… Se encontrar um grupo de lémures vestidos como o Rui Santos n’ ‘O Dia Seguinte’, contacte imediatamente as forças de segurança”, explicou fonte do SEF.

Depois do Templo de Diana em Beja, Google Maps recomenda visita ao Corcovado no Altinho, em Serpa A nova versão do Google Maps apresenta novidades de relevo: para além do novo grafismo, esta ferramenta informática sugere agora monumentos ou locais de interesse a visitar nas diversas regiões visualizadas. Foi assim que o responsável pela parte cultural da nossa página no Alentejo descobriu que deveria visitar o Templo de Diana… em Beja! E, ao que parece, este não terá sido o único equívoco do Google Maps no que se refere a locais de interesse na nossa região, já que o mesmo programa aconselha uma visita ao Corcovado no Altinho, em Serpa, aos supertubos na praia de Quintos, ao Guggenheim em Santa Vitória, ao Louvre em São Brissos e ao deserto do Sahara em Sines. Mas existem ainda mais novidades: uma investigação “Não confirmo, nem desminto”/Pousadas de Portugal/revista “Autarca Mais Atrevido” descobriu que o Google Maps decidiu disponibolizar também uma versão exclusiva para as Autárquicas do mês de setembro no distrito de Beja, com funcionalidades específicas para os diversos candidatos, como “O melhor caminho para chegar à praça da República”, destinado aos candidatos de Beja; “Como chegar a Barrancos algures nesta vida”, para os candidatos à autarquia barranquenha; e “Onde é que fica Alcácer do Sal?”, destinado a Torres Couto.

Inquérito As hortas urbanas de Beja já têm instalações sanitárias. O que acha desta inovação?

CRISTINA ESPÍRITO SANTO Pessoa coisinha Eu cá acho super bem que as hortas já tenham instalações desse tipo… Se há coisas de que os pobrezinhos precisam é de locais onde possam fazer cocó, e assim… Nós, as pessoas ricas, não temos esse problema, pois não fazemos cocó, nós defecamos, que é muito mais chique e limpo. O nosso cocó nem sequer cheira mal, ao contrário do dos pobrezinhos… Fofuchos!

Bebé Cristas: agricultores alentejanos oferecem brinquedo Reforma Agrária da Playmobil Nasceu, na semana passada, Maria da Luz, filha de Assunção Cristas, a primeira na linha de sucessão ao trono do Ministério da Agricultura. Segundo consta, vários colegas de governo foram os primeiros a dar presentes à recém-nascida: Pedro Lomba, por exemplo, ofereceu-lhe um briefing da Fisher Price; Paulo Portas presenteou-a com um submarino e uma fotocopiadora da Mattel; e Passos Coelho deu-lhe um peluche do Miguel Relvas que fala – se carregarem na mão do boneco ele diz as frases “O José Edurado dos Santos é meu amigo” e “A RTP vai ser privatizada até ao final do ano”. Mas, os agricultores alentejanos também se quiseram associar a este acontecimento, pelo que ofereceram o novíssimo brinquedo da Playmobil, uma representação da Reforma Agrária. A “Não confirmo, nem desminto” teve acesso ao presente e, não só assegura o seu realismo, como revela a descrição que vinha na caixa: “Acreditas na apropriação coletiva dos meios de produção e detestas latifundiários? Gostavas de distribuir os lucros pelos teus camaradas, mesmo não percebendo muito de gestão? Então pega na tua enxada e vamos abrir umas cabeças fascistas!”.

GUSTAVO HORTELÃO, 46 ANOS Agricultor de vão de escada e assinante do “Borda d’Água” Acho muito bem! É uma coisa necessária, já que passamos aqui tanto tempo… Pessoalmente, é uma mais-valia, até porque não saí de ao pé das minhas “meninas” enquanto não começaram a crescer. Experimente passar quatro meses sem ir à casa de banho até que as favas e os morangos brotem! Mais um bocadinho e eu começava a fertilizar os terrenos… Assim, o meu único passatempo por aqui foi colecionar infeções urinárias!...

CRISTINA ESPÍRITO SANTO Forma de vida unicelular Desculpe lá interromper o seu inquérito pobrezinho, mas visitei a horta e acho que há coisas que podiam ser alteradas para tornar este espaço mais ricaço friendly, tipo, se há casas de banho, bem que podiam fazer um SPA ou uma casa de chá… E em vez de plantarem coisas sem interesse, como cenouras ou rábanos – mas quem come isso? –, deviam plantar sapatos Manolo Blahnik ou malas Gucci. Mas isso sou eu, que tenho olho pró negócio, ‘tá a ver…


Edição N.º 1632