Ediçao Nº 1594

Page 3

Rede social

Semana passada SEXTA-FEIRA, DIA 2 BEJA JOVEM AGRIDE RAPARIGA ALEGANDO TER VISTO “O MAL” Uma rapariga foi agredida com uma chave de fendas no pescoço, em Beja, por um jovem, que alegou ter visto “o mal” na vítima, tendo sido detido pela PSP. O agressor está “completamente alucinado” e diz que “é um ser superior” e viu na vítima “o mal”, relatou a subcomissária Maria do Céu Silva, do Comando de Beja da PSP, referindo que o jovem “não estava normal” quando foi detido, ou seja, “estava transtornado e até transpirava”. A agressão ocorreu junto de um autocarro na gare de Beja da Rodoviária do Alentejo e depois de uma discussão entre os jovens, explicou a subcomissária, referindo que, “aparentemente, não há nenhuma ligação” entre o agressor e a vítima. Segundo relatos de testemunhas, explicou a responsável, o agressor, de 24 anos, de Faro e estudante da Universidade de Évora, tinha entrado, nesta cidade, num autocarro, que passou por Beja, onde parou para a entrada de passageiros, entre os quais a vítima. Após ter entrado no autocarro, a vítima, de 21 anos, de Silves e estudante do Instituto Politécnico de Beja, sentou-se perto do agressor e ambos começaram a discutir, contou a subcomissária. Entretanto, continuou, a vítima saiu do autocarro e, enquanto falava com o motorista, o agressor saiu “disparado” da viatura e “começou a olhar para ela e, de repente, espetou-lhe a chave de fendas no pescoço, na zona da traqueia”. Após a agressão, o agressor foi detido pela PSP e a vítima foi transportada para o Hospital de Beja. Segundo fonte do Hospital de Beja, a vítima tinha “uma ferida perfurante no pescoço” e estava “estável”.

DOMINGO, DIA 4 VIDIGUEIRA DESPISTE DE VEÍCULO FAZ UM MORTO Uma mulher morreu e a sua irmã sofreu ferimentos leves, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, no IP2, entre Portel e Vidigueira. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou à Lusa que a mulher que sofreu ferimentos foi transportada para o Hospital Distrital de Beja e que o corpo da vítima mortal foi encaminhado para o Gabinete de Medicina Legal também do hospital de Beja, para ser efetuada a autópsia. De acordo com fonte do Destacamento de Trânsito de Évora, as duas irmãs, com idades entre os 50 e 60 anos, são naturais de Vidigueira e residentes em Beja. Estiveram envolvidos no socorro ao acidente 10 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Portel, apoiados por quatro veículos, uma viatura Suporte Imediato de Vida (SIV), de Moura, e um helicóptero do INEM.

ODEMIRA MENINA ALEMÃ SALVA NA ZAMBUJEIRA DÁ NOME A PROJETO DE PREVENÇÃO A Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano (Resgate) decidiu dar ao seu projeto de prevenção de afogamentos o nome Zora Lutz, de uma menina alemã resgatada por banhistas na Zambujeira do Mar (Odemira), no início de outubro. Após o final da época balnear, a 15 de setembro, a Resgate iniciou um programa de voluntariado na costa alentejana, para o qual se ofereceram seis jovens nadadores-salvadores do concelho de Odemira. “A Resgate fornece o equipamento, que tem de andar com eles no carro”, enquanto os nadadores-salvadores têm de ter “o telefone sempre ligado” e estar disponíveis para, “ao toque do telemóvel, correr para uma praia para socorrer alguém”, explicou António Mestre, o presidente da associação. O projeto foi posto à prova pela primeira vez a 3 de outubro, quando duas crianças de nacionalidade alemã foram arrastadas pela corrente na praia da Zambujeira.Quando dois voluntários da Resgate chegaram à praia, as crianças já tinham sido resgatadas do mar por três elementos da associação de bodyboard local, mas Zora Lutz, de 15 anos, encontrava-se inanimada. Segundo António Mestre, os nadadores-salvadores “iniciaram imediatamente a reanimação” da menina e foi isso que “fez a diferença entre a Zora morrer e a Zora viver”.

TERÇA-FEIRA, DIA 6 ALVITO CADÁVER DE IDOSO DESAPARECIDO ENCONTRADO EM RIBEIRA O cadáver de um idoso, de 78 anos, que estava desaparecido desde segunda-feira à noite, em Alvito, foi encontrado na terça-feira à tarde numa ribeira perto da vila. Segundo o Comando de Beja da GNR, o cadáver foi encontrado pela guarda, que está a tentar apurar as causas da morte.

3 perguntas a Bernardo Loff

Médico responsável pela consulta de diabetologia do Hospital de Beja Assinala-se no dia 14 o Dia Mundial da Diabetes. Quantas pessoas com diabetes existem no Baixo Alentejo?

Segundo o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, a prevalência da diabetes em 2010 era de 12,4 por cento na população portuguesa entre os 20-79 anos, o que corresponde a 991 mil indivíduos; destes, sete por cento são diabéticos conhecidos e 5,4 por cento não sabem que têm a doença. No Baixo Alentejo em 2010 existiam cerca de 9 700 diabéticos diagnosticados, o que corresponde a 7,2 por cento, ligeiramente acima da média nacional. Estes números têm vindo a aumentar todos os anos, quer no País, quer no Baixo Alentejo. É uma situação preocupante, pois a diabetes aumenta o risco de doença e de morte por enfarte do miocárdio e trombose cerebral, de amputação dos membros inferiores, de cegueira e de entrada em diálise, para além dos custos sociais e económicos aumentados para o diabético, para a sua família e para a sociedade.

Sines voltou a ser a capital da dança Depois do sucesso de anos anteriores, Sines voltou a receber a competição nacional de Danças de Salão e Latino-americanas. Um certame que é considerado como um dos melhores do género no País e o mais concorrido pelo número de dançarinos em prova.

Para contrariar a crise Uma produção que pretende “contrariar a crise” com vários “números hilariantes”. Assim se anunciava o espetáculo “Crise, riso e Facebook”, que levou ao palco do Pax Julia a atriz veterana Florbela Queiroz e o diseur Nuno Miguel Henriques, o autor da produção.

Quais são as causas da doença e os principais grupos de risco?

O aumento da prevalência da diabetes tipo 2 deve-se a estilos de vida não saudáveis: redução da atividade física e erros alimentares (alimentação muito calórica, devido ao consumo exagerado de gorduras e de açúcares de absorção rápida, contidos em bolos, doces e bebidas açucaradas). Estes dois fatores contribuem para a obesidade, que constitui o principal fator de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2. A sua prevalência vai aumentando com a idade; estando a população portuguesa cada vez mais envelhecida, tal como no Alentejo, é natural que o número de diabéticos vá aumentando. Assim, as principais causas são a obesidade, o sedentarismo e a idade superior a 45 anos. Sendo uma doença com forte carga genética, as pessoas que têm familiares diabéticos estão também em risco. Um outro grupo de risco é constituído pelas mulheres que tiveram diabetes diagnosticada durante a gravidez ou que tiveram um bebé com mais de quatro quilos ao nascer.

V Encontro de História do Alentejo Litoral, em Sines “Alentejo Litoral: espaço e tempo e crises” foi o tema escolhido para o V Encontro de História do Alentejo Litoral, um evento que já vai tendo lugar no panorama cultural da região e que este ano teve como cenário o Centro Emmerico Nunes e a Capela da Misericórdia.

Comandante dos Bombeiros de Ferreira toma posse António Gomes é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo. A cerimónia decorreu no último sábado, no quartel dos “soldados da paz”. António Gomes, de 52 anos de idade, ocupava o cargo de forma interina há cerca de um ano.

Considera que a população do distrito está suficientemente informada sobre a doença, nomeadamente sobre as causas e os grupos de risco?

Não existem dados objetivos sobre o grau de informação da população do distrito de Beja acerca das causas e dos grupos de risco. Os médicos de família e os enfermeiros dos centros de saúde são imprescindíveis para essa informação durante as consultas médicas e de enfermagem. As autarquias têm também promovido periodicamente ações para a promoção da saúde dirigidas às populações e têm criado condições para a prática da atividade física. NP

Escola Profissional de Alvito na Feira dos Santos A Escola Profissional de Alvito esteve presente em mais uma edição da Feira dos Santos. Durante quatro dias os alunos das áreas de restauração e informática puderam demonstrar as competências adquiridas no âmbito da sua formação.

Diário do Alentejo 9 novembro 2012

03


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.