Sexta, 22 de janeiro

Page 3

SOROCABA, SEXTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2021 diariodesorocaba.com.br

3

METRÓPOLE Trabalhadores da Saúde são imunizados na Cidade

PANDEMIA

Sorocaba notifica sete novas mortes por Covid

Divulgação

Agência Brasil

Cidade registra 30.050 casos e 28.975 recuperados

No primeiro dia, um total de 1.566 trabalhadores já tinha sido vacinado

Sorocaba recebeu a notificação de mais 462 casos confirmados A Secretaria da Saúde registrou sete novos óbitos pela Covid-19, dos quais dois deram-se nesta quinta-feira (21). As mortes com a confirmação da doença aumentaram para 617 e a taxa de letalidade no município é 2,05%, abaixo da taxa estadual, que é 3,1%. Já os casos confirmados passaram de 29.588 para 30.050 e os recuperados chegaram a 28.975. Sorocaba recebeu a notificação de mais 462 casos confirmados e 416 recuperados. Do total de confirmados, 74 estão internados (35 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 384. A cidade também apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo Coronavírus, de 906 para 615. No censo diário de leitos da Covid-19 desta quinta-feira (21), o Hospital Estadual "Adib Jatene"

está com cinco leitos clínicos Covid ocupados, com cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 100% ocupados. Outro hospital estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e quatro estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponíveis nesse hospital, 17 estão ocupados. Os hospitais contratados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, como a Santa Casa, estão com 61,90% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 13 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 100%, o que representa 40 leitos ocupados dos 40 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 20 leitos clínicos Co-

vid e 17 estão ocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do Gpaci, apenas um está ocupado. Na UPH Zona Leste, dos 10 leitos de UTI Covid, oito estão ocupados. Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (39) e de UTI (20). O único leito infantil de UTI Covid desse hospital encontra-se sem paciente. O Samaritano possui 16 leitos clínicos Covid ocupados do seu total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 80% de ocupação, o que significa 16 leitos ocupados dos 20 ofertados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está com paciente. O Hospital Evangélico atingiu 100% de ocupação de sua UTI Covid (10 leitos ocupados dos 10 pactuados) e 100% dos leitos clínicos (14 leitos ocupados dos 14 pactuados).

Os novos óbitos – Homem de 52 anos, imunodeprimido, faleceu em hospital particular de São Paulo no dia 19 de dezembro de 2020; – Homem de 60 anos, sem comorbidades, faleceu em hospital público de Pilar do Sul no dia 11 de dezembro de 2020; – Homem de 68 anos, cardiopata, faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 16 de janeiro; – Homem de 81 anos, diabético e hipertenso, faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 21 de janeiro; – Mulher de 36 anos, imunodeprimida, faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 20 de janeiro; – Homem de 56 anos, sem comorbidades, faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 19 de janeiro; – Homem de 83 anos, diabético e obeso, faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 21 de janeiro.

Ponte é interditada em Brigadeiro Tobias A Defesa Civil interditou preventivamente a ponte localizada na Rua Paulo Varchavtchik, na esquina com a Rua Miguel Ascêncio, no bairro de Brigadeiro Tobias. A medida foi tomada depois que uma equipe de engenheiros da Secretaria de Serviços Públicos e Obras esteve no local e constatou o comprometimento das condições de segurança da

ponte de madeira. Os técnicos observaram que a ponte apresenta deterioração em uma de suas pilastras, com sinais de rachaduras. Também foi verificado um princípio de erosão na superfície, causada pelas chuvas do período. Apesar das condições que motivaram a interdição preventiva da ponte e o bloqueio de acesso, nenhum acidente foi registrado.

Para garantir a segurança de pedestres e motoristas, agentes da Defesa Civil e da Urbes já providenciaram a sinalização correta. Uma nova avaliação será feita por engenheiros da pasta na manhã desta sexta-feira (22). Ações emergenciais serão feitas para a restauração da ponte e a execução dos serviços necessários para que o tráfego seja normalizado.

Após a chegada das 9.280 doses da vacina contra a Covid-19 na noite de terça-feira (19), a Prefeitura iniciou uma força-tarefa para distribuir todas as doses na manhã da quarta-feira (20). Com carros oficiais, as vacinas foram entregues nas Unidades Básicas de Saúde, serviço de acamados e hospitais públicos e privados, com escolta da PM e GCM. Um total de 1.566 trabalhadores da rede municipal de saúde já tinha sido vacinado no primeiro dia da campanha. Na Unidade Básica de Saúde da Vila Hortência, os funcionários da parte da manhã foram imunizados, assim como os de outras unidades que foram recebendo as doses. A unidade conta com cerca de 40 servidores.

Emocionada e com a esperança de que a pandemia acabe logo, a técnica de Enfermagem, Maria Helena, de 60 anos, começou a chorar na sua imunização. “É uma alegria a chegada desta vacina. Eu já tive a doença, venci e agora estou mais aliviada que a imunização começou em nossa cidade”, ressaltou. Na Santa Casa de Misericórdia, a colaboradora da equipe de higiene, Maria Cleuza Moreira da Silva, 51 anos, foi a primeira vacinada do hospital na quarta-feira. De acordo com a Santa Casa, a funcionária está trabalhando desde o início da pandemia. “Quisemos prestigiar um integrante da equipe de higiene lembrando do importante trabalho que fazem”, explicou.

Estado tem aumento de 39% nas mortes por Coronavírus O Estado de São Paulo registrou aumento de 42% no número de novos casos e de 39% de óbitos da Covid-19 em 21 dias de janeiro, em comparação ao mesmo período de dezembro. Em toda a pandemia, já houve 1.670.754 casos e 50.938 vítimas fatais em toda a pandemia em São Paulo. Desse total, somente em janeiro foram confirmados 208.457 casos novos e 4221 mortes. Já em dezembro, entre os dias 1º e 21, tinham sido registrados 146.390 casos e 3041 óbitos. As taxas de ocupação

permanecem em crescimento a cada dia. Neste ano, já saltaram 9% no Estado – de 61,8% para 70,8% – e mais de 4% na Grande São Paulo. O número de pacientes internados é de 13.711, dos quais 7.658 em Enfermaria e 6.053 em Unidades de Terapia Intensiva, conforme dados das 12 horas desta quinta-feira (21). Entre o total de casos diagnosticados, 1.420.484 pessoas estão recuperadas. Os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada - 616 com um ou mais óbitos.

Abrigos de ônibus recebem manutenção ou são trocados As estruturas de nove abrigos usados no transporte coletivo estão recebendo manutenção. De acordo com a Urbes-Trânsito e Transporte, trata-se de um dos primeiros trabalhos deste ano. Desses abrigos, quatro estão situados em pontos da Avenida Américo de Carvalho e são fabricados em estrutura metálica, equipados com cobertura para proteção da chuva e Sol. Dos nove pontos que receberam melhorias, os dois da Rua Euclydes Antônio Scapol continuam de madeira e foram completamente reformados. Segundo o diretor-presidente

da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, há uma programação permanente de manutenção e instalação de novos abrigos, conforme a necessidade das estruturas existentes. É o caso do ponto de ônibus em frente ao Terminal Santo Antônio, que na semana passada apresentou problemas no sistema elétrico e recebeu intervenção rápida. O abrigo passou por reforma completa, com troca de painéis e cobertura, bem como de toda fiação. “São medidas importantes que beneficiam milhares de usuários do transporte público”, disse.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.