Page 6

METRÓPOLE

6

SOROCABA, SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2019

diariodesorocaba.com.br

Semana do Brincar invadirá o Sesc Programação propõe um ‘Brincar que abraça a diferença’ em diversas atividades de 25 de maio a 2 de junho Divulgação

Hoje, as temperaturas oscilam entre 16ºC de mínima e 24ºC de máxima; pode chover.

MOREIRA DOS SANTOS Tinha 73 anos. Era casado com Maria de Lourdes Ferreira dos Santos, deixando os filhos, Maria Goretti, Antônio Marcos, Ronaldo, Maria Aparecida e Cláudio Marcelo. Será sepultado hoje e o féretro sairá às 11 horas do Velório Central para o Cemitério Memorial Park. SRA. MARÍLIA DE DIRCEU VIEIRA JORDÃO Tinha 90 anos. Deixou os filhos, Olavo, Lílian, Selma, Luiz e Ana Cláudia. O sepultamento é hoje e o féretro sai às 9 horas do Velório Central para o Cemitério Saudade.

SÃO PASCOAL BAILÃO Religioso (+ 1592)

Será uma semana toda dedicada ao brincar, principalmente em família De 25 de maio a 2 de junho, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar’2019 em todas as unidades do Estado, inclusive com uma programação especial em Sorocaba. A ação promovida no Brasil pela Aliança pela Infância desde 2009, que conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013, convida a sociedade para reflexão e debate sobre a importância do brincar. Com o tema “O Brincar que abraça a diferença”, a edição de 2019 traz luz ao fato de que o brincar é um terreno fértil para a construção da alteridade. Quando brincam, as crianças ressignificam o mundo - pedra vira gente, folha vira pássaro, galho vira varinha de condão. Ao brincar, é possível reconhecer semelhanças em um mundo

dotado de diferenças. Serão realizadas na unidade local do Sesc, no Jardim Faculdade, à rua Barão de Piratininga, 555, vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contações de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações. Tudo de graça! A programação tem início, aliás, com o ateliê ‘Artes para Pequenos – Cores & Mosaico’, onde as crianças terão a oportunidade de experimentar as nuances das cores com diversos materiais. Já no encontro ‘Feira do Brincar: O Brincar que abraça a Diferença’, os instrutores de atividades infanto-juvenis da Unidade apresentam vivências que privilegiam os saberes dos programas educativos do Sesc.

No ‘Ateliê Livre de Criação de Brinquedos’, os pequenos farão uso da criatividade em conjunto para criar ou recriar brinquedos com os mais diversos materiais. A programação também conta com as ‘Mediações Animadas’, que apresentam brincadeiras a partir da troca de saberes, exploração de instrumentos musicais e confecção de invenções, e, finalizando as atividades, o bate-papo ‘Brincar no Diverso’, tratando de temas como a importância do brincar enquanto expressão fundamental da infância e etapa crucial do desenvolvimento humano. A atividade será ministrada por Aline França, integrante da Aliança pela Infância; Ghandy Piorsky, educador e artista plástico, e Tabta Rosa, integrante do ‘Costurando Memórias’.

A agenda do Brincar Alguns destaques dentro da programação da Semana Mundial do Brinar’2019 no Sesc Sorocaba serão estes: • Feira do Brincar: O Brincar que Abraça a Diferença - Encontro para pensar e vivenciar o brincar. Um espaço de trocas, vivências, que privilegia saberes dos programas infantis e educativos do Sesc, com brincadeiras populares, indígenas, afro-brasileiras e africanas. Dias 25 e 26, sábado e domingo, das 14 às 16 horas. • Ateliê livre de criação de brinquedos - Tem tanta coisa por aí que dá para juntar e criar ou recriar um brinquedo. Nesta oficina, diversos itens, materiais e ferramentas estarão disponíveis para crianças e responsáveis criarem juntos. Dias 25 e 26, sábado e domingo, das 14 às 16 horas. • Artes para Pequenos – Cores & Mosaico - Um ateliê para explorar com as crianças as nuances das cores, utilizando lápis de cor, guache e tinta aquarelável. Dia 25, sábado, das 10h30 às 11h30. De 3 a 6 anos. • Nichos do Brincar - Qual foi a última vez que você brincou? O brincar não deveria ser só coisa de criança. Os nichos do brincar são espaços diversos da unidade que trazem reflexões sobre o brincar e muitas culturas, desde as populares até as indígenas e afro-brasileiras. De 28 a 31, terça à sexta-feira, das 9 às 21 horas. • Mediação animada: Os Sons do Brincar - Os sons e as músicas são ferramentas fantásticas para conhecer culturas, povos e a diversidade da nossa própria cultura. Nesta atividade, as crianças são convidadas a conhecer e explorar diversos instrumentos musicais. Dias 28 e 29, terça e quarta-feira, das 17 às 19 horas. • Vamos Brincar do Quê? - Os participantes irão vivenciar brincadeiras a partir de trocas de saberes. De qual brincadeira você mais gosta? Dia 30, quinta-feira, das 17 às 19 horas. • Tesouros e Cacarecos - Um retalho de tecido, um pedaço de papel, um barbante amarelo, uma roda sem um carro. Estes itens podem ser cacarecos ou tesouros, depende da imaginação de quem vê. Nesse encontro, serão confeccionadas invenções, brinquedos, coisas novas ou coisa alguma. Dia 31, sexta-feira, das 17 às 19 horas. • Bate-papo: O Brincar no Diverso - Educadores tratam da importância do brincar, expressão fundamental da infância e etapa crucial do desenvolvimento humano. Elemento de socialização, contato com o diverso e, ao mesmo tempo, desafio e fonte de enriquecimento nas relações de aprendizado, o brincar é um solo fértil para o desenvolvimento humano. Dia 31, sexta-feira, às 19 horas, no Teatro da Unidade. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

Pascoal era irmão leigo franciscano e grande adorador da Santíssima Eucaristia. Morreu em Valência, na Espanha.

SEXTA-FEIRA Das 7 às 11h30 VERDE VALE: Rua Giuseppina Cagliero VILA AMÉLIA: Rua Cel. José Prestes ÁRVORE GRANDE: Ruas Professor Fonseca Júnior e Cesário Aguiar JARDIM ZULMIRA: Rua Domingos Teruz JARDIM DOS ESTADOS: Rua Júlio de Mesquita Filho

SRA. DIRCE BELLÃO Tinha 95 anos. Deixou as filhas, Geni, Creuza, Nair e Maria Neuza. O sepultamento dar-se-á hoje, dia 17, e o féretro sairá às 9 horas do Velório Ofebas para o Cemitério Santo Antônio. SR. JOSÉ DIRCE TELLA Tinha 68 anos. Era casado com Regina Célia Rodrigues Ferraresi Tela, deixando os filhos, Rodolfo, Sara, Júlia e Thaísa. Foi sepultado ontem, dia 16, no Cemitério Santo Antônio.

SR. FRANCISCO DO CARMO RUIZ Tinha 69 anos. Era casado com Brandina Arruda de Jesus Ruiz, deixando os filhos, Luís Alfredo e Antônio. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 10h30 do Velório Central para o Cemitério Consolação. SR. MANOEL

SR. ONÉSIO RIBEIRO Tinha 84 anos. Era casado com Maria Augusta dos Santos Ribeiro, deixando os filhos, Lígia Maria, José Roberto, Ivone, Joel, Regina, Laura, Geraldo, Valéria, Edilson e Ariana. Será sepultado hoje e o féretro sairá às 9 horas do Velório Jardim Simus para o Cemitério Santo Antônio. SR. RODINEI NABARRETE PEDRO Tinha 62 anos. Deixou os filhos, Ivan, Rodrigo, Daiana, Amanda e Fernanda. O sepultamento dar-se-á hoje e o féretro sairá às 8 horas do Velório Jardim Simus para o Cemitério Memorial Park. SR. JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA Tinha 74 anos. Era casado com Vanilda Freitas da Silva, deixando os filhos, Carlos, Emerson e Tânia. Será sepultado hoje e o féretro sairá às 8h30 do Velório Central para o Cemitério Santo Antônio. SRA. MARIA DAS DORES AMÊNDOLA Tinha 88 anos. Deixou os filhos, Marisa e Pedro. Foi sepultada dia 16 no Cemitério Saudade. SR. REGINALDO FARIA GUIDO Tinha 44 anos. Era casado com Amanda de Paula Fonseca, deixando os filhos, João Pedro, Luiz Antônio, Samuel e Natali. Foi sepultado dia 16 no Cemitério Santo Antônio. SRA. APARECIDA LIMA PAÇO Tinha 95 anos. Deixou os filhos, Sílvio e Sônia. O sepultamento deu-se dia 16 no Cemitério Santo Antônio. SRA. MARIA APARECIDA DOS SANTOS GOMES Tinha 49 anos. Era casada com Edson Gomes Prata, deixando a filha Stefanny. O sepultamento ocorreu dia 16 no Cemitério Memorial Park. LUIZ ANTÔNIO GOMES DE QUEVEDO Tinha 63 anos. Foi sepultado dia 16 no Cemitério Santo Antônio. SR. DEOLINDO MARCONI Tinha 86 anos. Era casado com Thereza da Fonseca Marconi, deixando os filhos, Maria Cleusa, Lúcia, Jovelina, João Carlos e Sérgio. Foi sepultado dia 16 no Cemitério Consolação.

Profile for DIÁRIO DE SOROCABA

Sexta, 17 de maio  

Sexta, 17 de maio  

Advertisement