Page 1

Diário

de Petrópolis 56 anos

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Site: www.diariodepetropolis.com.br

Preço do exemplar: R$ 1,80

Nº 15.853 - Domingo, 22 de maio de 2011

saúde

PMP faz contrato de prestação de serviços com Santa Teresa Fotos: Alan Alonso

O processo de análise dos termos tramitou durante sete meses por todas as entidades ligadas à gestão da área da saúde

Em uma ação inédita em Petrópolis, foi estabelecida a contratualização dos serviços prestados pelo Hospital Santa Teresa (HST) ao município. A Secretaria de Estado de Saúde também participou do processo e aprovou o contrato. O procedimento oficializa o relacionamento entre o prestador de serviço e o contratante, com a definição do perfil de atendimento acordado em função da demanda estabelecida pelo órgão municipal. A contratualização também determina metas quantitativas e, principalmente, qualitativas, com a humanização do atendimento. Este fato gera maior responsabilidade para ambos os lados (município e entidade), relacionados ao cumprimento efetivo do conteúdo contratual. De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que o mesmo seja feito com todos os prestadores de serviço. (Página 5)

Alunos da rede municipal de ensino fazem a Prova Petrópolis no dia 28

Divulgação

Avaliação serve para diagnosticar problemas

Hoje é o Dia do Abraço

Para comemorar a data, integrantes de uma igreja evangélica distribuíram muitos abraços ontem pelas ruas do Imperador e Paulo Barbosa, próximo ao Shopping Pedro II. Com cartazes nas mãos, que diziam “abraço grátis”, eles ofereciam o carinho a todos. (Página 5)

A Prova Petrópolis, uma iniciativa inédita no município, será realizada no dia 28 de maio, de 9h ao meio-dia. As provas serão aplicadas aos estudantes do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio na própria escola em que o aluno estuda. Ao todo são 7.562 alunos, sendo 4.521 do 5º ano, 2.890 do 9º ano e 151 do ensino médio. A partir do resultado, será feito esse diagnóstico para as escolas. (Página 10)

bairros

PSC defende candidatura própria em 2012 O PSC realizou ontem de manhã sua convenção municipal, tendo como principal assunto a disputa eleitoral do ano que vem, com a possibilidade de candidatura própria a prefeito. O vereador Márcio Muniz admite que pode ser o candidato, mas ainda não há nada decidido. O deputado federal Hugo Leal presidiu a convenção. (Página 11)

As provas serão aplicadas aos estudantes do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio

Oriunda da fazenda de Joaquim Rolla, que construiu o Hotel Quitandinha e loteou o espaço, a Comunidade da Alagoas virou um emaranhado de casas. A localidade hoje mantém um pequeno comércio que atende bem os moradores. Mas como em toda a cidade, o local necessita de muitos melhoramentos. (Pá-

Casarões abandonados

Existem muitas casas e terrenos abandonados em Petrópolis, inclusive no Centro da cidade. E, ao que parece, eles ainda permanecerão à vista dos cidadãos e turistas por bastante tempo. A Casa Franklin Sampaio (foto), localizada na Praça da Liberdade é um bom exemplo. (Página 17)

15ª edição do Câmara Mirim começa esta semana

(Página 7)

10ª Semana da Enfermagem

Alunos e professores encerraram ontem a 10ª Semana de Enfermagem da FMP/Fase. Um trabalho especial sobre prevenção ao álcool foi mostrado em três tendas instaladas na Praça Dom Pedro. Foram apresentados os problemas que a bebida alcoólica pode causar. (Página 11)

nesta edição Leonardo

Drummond

Moreira Franco

Pág. 2

Pág. 2

Pág. 2

Aristóteles

Boff

Arthur Virgílio Pág. 2

Dora Kramer Pág. 3

Mauro Peralta Pág. 4


56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

DRUMMOND

Q

uem tem memória e acompanha os programas eleitorais pela televisão, desde que foi instituído há mais de 30 anos, fica entediado com as promessas voltadas para educação, saúde e pensionistas. Todos prometem fazer o que nem podem, se eleitos, mas o fazem por saber que o povo aspira a saúde, educação para os filhos e melhoria das pensões. Durante algum tempo, o INSS chegou a subir o teto para 20 mínimos, cobrou de quem devia e depois recuou e nunca indenizou quem pagou por um direito que não receberia. Agora o Brasil cresce e não tem mão de obra para atender a demanda. Estamos importando técnicos e trabalhadores especializados, quando temos tanta frente desempregada ou subempregada. Os governos, e vem de longe, nunca fizeram nada pelo ensino profissional, ficando tudo a cargo do sistema S, que funciona, só que tem reBasta vontade política cursos limitados. O goverpara que o magistério volte a no Lula foi o primeiro a dar ter o prestigío que já teve atenção ao problema via a construção de centenas de CEFETs pelo país. Mas o melhor teria sido fazer como Aécio Neves, em Minas. Repassou recursos para o sistema S e, assim, não precisou investir, selecionar e administrar uma área em que já existia quem sabia fazer melhor.

A situação é grave. Basta uma consulta ao Ministério do Trabalho para se verificar que impressiona o número de estrangeiros que chegam para trabalhar em funções de bom nível. E o Brasil não pode negar as autorizações sob pena de ver fechadas indústrias importantes. Exemplo maior está no Rio, na Companhia Siderúrgica do Atlântico, que já anunciou que substituirá os estrangeiros, mais de mil, assim que o mercado local puder atender às suas necessidades. Deveria ser feito um mutirão para a qualificação, a começar pela reciclagem de engenheiros, por exemplo, que abandonaram a profissão no passado por falta de oportunidades. Chamar de volta ao mercado, treinando intensivamente através da rede privada, que é mais ágil em implementar um sistema para a emergência que vivemos. O curioso é que as centrais sindicais não se interessam pelo assunto. Gostam de fazer política, de tumultuar as relações entre o capital e o trabalho, mas... Nem uma palavra sobre a falta de habilitação do operariado. E, quando podem, falam É preciso valorizar o até mal do sistema S, professor e estes devem criado pela sensibilida- respeitar os alunos de e clarividência de Getulio Vargas. Ele sabia que o Estado não daria conta do recado. Só funciona mesmo em poucas áreas, como na diplomacia – Instituto Rio Branco –, Forças Armadas e alguma coisa no serviço público, com os despojos do antigo DASP. Na educação, mesmo a reciclagem do corpo docente é um fracasso conhecido. O ensino público é de má qualidade e os professores apreciam uma greve, recebendo sem trabalhar com as exceções naturais numa carreira de idealistas.

n Arthur

Virgílio

J

A importância do Sistema "S"

Urge treinamento adequado, um esforço nacional, para atender ao crescimento e melhorar a vida do trabalhador. È preciso valorizar o professor, e estes devem de respeitar os alunos e cumprirem para com seus deveres perante as escolas. Basta vontade política para que o magistério volte a ter o prestigio que já teve perante a sociedade.

* Jornalista - aristotelesdrummond.com.br

domingo, 22 de maio de 2011

Perderam as referências

ARISTÓTELES

2

á nem me refiro ao “consultor” Dirceu. Lamento, isto sim, a nova trapalhada do Ministro Palocci, homem forte do governo Dilma. Preparado, poderia prestar inestimáveis serviços ao País. Mas vive no limite entre o certo e o errado desde os tempos da Prefeitura de Ribeirão Preto. Até hoje seu sono é visitado por fantasmas municipais. Inteligente, é talvez o quadro mais preparado do seu partido e do seu governo. Envolveu-se, porém, no episódio da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo e ficou na periferia do poder até a apertada absolvição pelo STF.

Disciplinado, não consigo negar que tenha sido eficiente Ministro da Fazenda ou que seja, no presente, atilado articulador político. Novamente as manchetes dele se ocupam, entretanto, com notícias dasairosas, envolvendo obscuras atividades empresariais com reflexos, que precisam ser aclarados, em seu patrimônio pessoal. Deus lhe deu valiosos dons. Pena essa tendência a estragar as coisas. Os governos Lula e Dilma, aliás, perderam as referências. Difícil encontrar Ministro que não responda a processo grave ou não tenha escapado de algum. Governo de “reabilitados”, alguém diria, na melhor hipótese. Até porque quem não é “reabilitado”, longe de estar isento de suspeições, na regra (pode haver exceções), está respon-

dendo a alguma inquirição do MP ou dos tribunais. João Paulo Cunha, presidindo a Comissão de Justiça da Câmara e Delúbio Soares, tratado como se não fosse o arrecadador do mensalão e sim menino travesso que falou palavrão para a vizinha, são símbolos do que virou a República. Fisiologia, negociatas, baixo clero comandando a política, ausência de espírito público, tudo isso retrata o Brasil que não desejo para os meus filhos e nem para os filhos de ninguém. A inflação está de volta. A irresponsabilidade fiscal de Lula a redespertou. A inapetência de Dilma para combatê-la a alimenta, contraditoriamente na hora em que a jornalista Míriam Leitão lança seu novo livro (SAGA BRASILEIRA, A LONGA LUTA DE UM POVO POR SUA MOE-

DA), relatando a epopeia que foi a vitória contra a hiperinflação, entre 1979/93, de 13.5 trilhões por cento. Voltam as fórmulas milagrosas e demagógicas de falso combate ao “dragão”. Controle de preços, demagogia que prejudica a Petrobrás e seus acionistas, medidas insuficientes, meia boca, insustentáveis. Num País em que as obras do fim da era Lula estão abandonadas; apenas 8% dos homicídios são solucionados e governo não consegue fazer sua formidável base parlamentar deliberar sobre o Novo Código Florestal. Às vésperas da ditadura nazista, disse Heine sobre a Alemanha: “de noite, quando penso no meu país, perco o sono”. Pois eu também. n Diplomata. Foi líder do PSDB no Senado

Convergência necessária n Cândido Vaccarezza

N

a história das relações entre os produtores rurais e os ambientalistas tem prevalecido a ideia de que eles estão em lados opostos. Trata-se de uma postura equivocada, em que nenhum dos lados ganha e o país é quem perde. Ainda mais porque, entre uns e outros, estão os pequenos proprietários, os maiores responsáveis pelo abastecimento da mesa dos brasileiros. A votação do novo Código Florestal, agora, é a oportunidade que temos de transformar essa disputa numa parceria positiva para toda a sociedade. Não estamos falando de um assunto qualquer, mas de uma legislação que terá impacto direto na produção agropecuária e na preservação do meio ambiente. São temas estratégicos para nós, brasileiros, e também para toda a comunidade internacional. Pois o Brasil é o lugar onde se encontra a maior biodiversi-

dade do planeta e, ao mesmo tempo, o país com as melhores condições para aumentar a oferta de alimentos para a população mundial. São temas estratégicos e interdependentes. Segundo cientistas, o aquecimento global já afeta a produção agrícola no mundo. Estudo feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, indica que nos últimos 30 anos as produções de milho e de trigo em todo o mundo caíram, respectivamente, 5,5% e 4% em resposta ao clima mais quente. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) fez um alerta no início do mês sobre os potenciais efeitos catastróficos das mudanças climáticas na produção de alimentos a partir de 2050. Ano, em que, segundo o Banco Mundial, será preciso elevar em 80% a atual produção mundial de alimentos para abastecer toda a população. Segundo o Fórum Econômico Mundial na América Latina de 2011, o Brasil, com seus recursos naturais, terá um papel fundamental no desafio de aumentar a produção

e a produtividade mundial de alimentos. Esse é o tamanho da responsabilidade da decisão que estamos tomando. Ciente disso, a presidenta Dilma Rousseff determinou que os setores do governo ligados aos dois lados da questão encontrassem a convergência necessária para construir uma proposta que atendesse ao desafio de viabilizar a produção rural sem comprometer o meio ambiente. Os ministros da Agricultura, Wagner Rossi; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence, se envolveram diretamente nessa negociação. A primeira providência foi afastar as teses fundamentalistas da discussão. E, assim, pela primeira vez, o debate evoluiu - e muito! Foi possível avançar na solução de impasses importantes, como a regulamentação das áreas consolidadas em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e compensação e uso sustentável nas Áreas de Reserva Legal. Essa convergência entre as áreas ligadas ao meio ambiente e à produção rural estimulou

um acordo mais amplo, envolvendo o relator do projeto na Comissão Especial, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Com concessões de lado a lado, foi possível avançar num acordo que contemplou 98% da matéria. Não foi pouco! Restam dois pontos importantes de divergência: a manutenção das áreas de proteção e a não anistia a quem desmatou reservas florestais, mas que podem e devem ser superados. Nunca houve convergência igual nesse tema e agora não podemos desperdiçar o enorme avanço já alcançado. As mudanças climáticas globais já não são apenas teses científicas, mas transformações que o cidadão comum sente em todos os cantos do planeta. O aumento no preço dos alimentos e o desabastecimento são ameaças reais. Os argumentos de cada lado para defender suas teses deveriam se somar para construir um novo consenso. Um acordo é possível e necessário. n Deputado federal, PT-SP, é líder do governo na Câmara dos Deputados.

Os riscos da arrogância do Império n Leonardo Boff

C

onto-me entre os que se entusiasmaram com a eleição de Barack Obama para Presidente dos EUA, especialmente vindo depois de G. Bush Jr., Presidente belicoso, fundamentalsta e de pouquíssimas luzes. Este acreditava na iminência do Armagedon bíblico e seguia à risca a ideologia do Destino Manifesto, um texto inventado pela vontade imperial norte-americana, para justificar a guerra contra o México, segundo o qual os EUA seriam o novo povo escolhido por Deus para levar ao mundo os direitos humanos, a liberdade e a democracia. Esta excepcionalidade se traduziu numa histórica arrogância que fazia os EUA se arrogarem o direito de levar ao mudo inteiro, pela política ou pelas armas, o seu estilo de vida e sua visão do mundo. Esperava que o novo Presidente não fosse mais refém desta nefasta e forjada eleição divina, pois anunciava em seu programa o multilateralismo e a não hegemonia. Mas tinha lá minhas desconfianças, pois atrás do Yes, we can (“sim, nós podemos”) podia se esconder a velha arrogância. Face à crise econômico-financeira apregoava que os EUA mostrou em sua história que podia tudo e que ia

superar a atual situação. Agora por ocasião do assassinato de Osama bin Laden ordenada por ele (num Estado de direito que separa os poderes, tem o Executivo o poder de mandar matar ou não cabe isso ao Judiciário que manda prender, julgar e punir?) caiu a máscara. Não teve como esconder .a arrogância atávica. O Presidente, de extração humilde, afrodescentente, nascido fora do Continente, primeiramente muçulmano e depois convertido evangélico, disse claramente: ”O que aconteceu domingo envia uma mensagem a todo o mundo: quando dizemos que nunca vamos esquecer, estamos falando sério”. Em outras palavras: “Terrorristas do mundo inteiro, nós vamos assassinar vocês”. Aqui está revelada, sem meias palavras, toda a arrogância e a atitude imperial de se sobrepor a toda ética. Isso me faz lembrar uma frase de um teólogo que serviu por 12 anos como assessor da ex-Inquisição em Roma e que veio me prestar solidariedade por ocasião do processo doutrinário que lá sofri. Confessou-me: ”Aprenda da minha experiência: a ex-Inquisição não esquece nada, não perdoa nada e cobra tudo; prepare-se”. Efetivamente assim foi o que senti. Pior ocorreu com um teólogo moralista, queridíssimo em toda a cristandade, o alemão, Bernhard Hâring,

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias Subeditora: Jaqueline Gomes

com câncer na garganta a ponto de quase não poder falar. Mesmo assim foi submetido a rigoroso interrogatório na sala escura daquela instância de terror psicológico por causa de algumas afirmações sobre sexualidade. Ao sair confessou: “o interrogatório foi pior do que aquele que sofri com a SS nazista durante a guerra”. O que significa: pouco importa a etiqueta, católico ou nazista, todo sistema autoritário e totalitário obedece à mesma lógica: cobra tudo, não esquece e não perdoa. Assim prometeu Barack Osama e se propõe levar avante o Estado terrorista, criado pelo seu antecessor, mantendo o Ato Patriótico que autoriza a suspensão de certos direitos e a prisão preventiva de suspeitos sem sequer avisar aos familiares, o que configura sequestro. Não sem razão escreveu Johan Galtung, norueguês, o homem da cultura da paz, criador de duas instituições de pesquisa da paz e inventor do método Transcend na mediação dos conflitos (uma espécie de política do ganha-ganha): tais atos aproximam os EUA ao Estado fascista. O fato é que estamos diante de um Império. Ele é consequência logica e necessária do presumido excepcionalismo É um império singular, não baseado na ocupação territorial ou em colônias mas nas 800 bases militares distribuídas pelo

de Petrópolis Diário 56 anos Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

mundo todo, a maioria desnecessária para a segurança americana. Elas estão lá para meter medo e garantir a hegemonia no mundo. Nada disso foi desmontado pelo novo Imperador, nem fechou Guantânamo como prometeu e ainda mais, enviou trinta mil soldados ao Afeganistão para uma guerra de antemão perdida. Podemos discordar da tese básica de Abraham P. Huntington em seu discutido livro O choque de civilizações. Mas nele há observações, dignas de nota, como esta: “a crença na superioridade da cultura ocidental é falsa, imoral e perigosa”(p. 395). Mais ainda:”a intervenção ocidental provavelmente constitui a mais perigosa fonte de instabilidade e de um possível conflito global num mundo multicivilizacional”(p. 397). Pois as condições para semelhante tragédia estão sendo criadas pelos EUA e pelos seus súcubos europeus. Uma coisa é o povo norteamericano, bom, ingenioso, trabalhador e até ingênuo que admiramos, outra é o Governo imperial, que não respeita tratados internacionais que vão contra seus interesses e capaz de todo tipo de violência. Mas não há impérios eternos. Chegará o momento em que ele será um número a mais no cemitério dos impérios mortos. n www.leonardoboff.com.br Site: www.diariodepetropolis.com.br

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

Rua Joaquim Moreira 106 Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


DORA KRAMER Sangria desatada

C

om maioria cuja fortaleza é celebrada de norte a sul, de leste a oeste, espanta que o governo precise recorrer a estratagemas típicos de oposição para evitar uma derrota em plenário, como fizeram os líderes governistas na Câmara dias atrás ao obstruir a sessão e derrubar o quórum para a votação do novo Código Florestal. É igualmente espantoso que, com toda sua capacidade de aniquilar a oposição que fez a história do mito Lula, o PT no poder necessite recorrer a expedientes exorbitantes para impedir que requerimentos de convocação do ministro Antonio Palocci sejam postos em votação, correndo a trancafiar salas para evitar reuniões de comissões na Câmara e mandando o guarda da esquina

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2011

atrás de deputados a arrancar cartazes das paredes da Casa. Assim como é intrigante que toda lisura existente processo de enriquecimento do ministro da Casa Civil nos últimos quatro anos em que esteve deputado federal necessite da contratação de serviços de emergência em comunicação e mobilização do governo inteiro numa operação dita de contra-ataque. Ou essa maioria não é aquilo tudo o que se diz ou o crescimento do patrimônio de Antonio Palocci não está tão acima de qualquer suspeita como alegam seus defensores que há dias tentam dar o caso por encerrado a golpes de gestos truculentos e de retórica falaciosa. Quando a semana começou, havia uma reportagem da Folha

de S. Paulo mostrando que Palocci acumulara entre 2006 e 2010 bens imóveis no valor de R$ 7,5 milhões e havia também uma expectativa de que o ministro conseguisse comprovar a licitude do patrimônio. A semana termina sem a devida explicação e com muito mais: o governo movendo mundos e fundos para evitar que o ministro se explique, notícias sobre faturamento de R$ 20 milhões na consultoria do ministro só no ano eleitoral de 2010 e uma empreiteira com contratos no setor público dizendo-se cliente de Palocci. À lista acrescente-se a suspeita do uso da votação do Código Florestal como moeda de troca com a tropa de defesa no Congresso, a proposta de criação de uma CPI e uma grande

quantidade de requerimentos de convocação a serem apresentados na Câmara e do Senado. No campo político a contraofensiva governista obedece ao velho roteiro de criar uma realidade paralela em que transitam conspiradores interessados em desestabilizar a República e opositores empenhados em promover um “terceiro turno” das eleições. Logo entrará em cena o espetáculo “nós contra eles”, com forte inclinação a criminalizar o noticiário. Um forrobodó digno de grave crise, onde não há nada de grave a não ser o fato de a evolução patrimonial do ministro continuar sem explicação. A reação defensiva do governo é desproporcional às manifestações de confiança na lisura de Palocci. Por que impedi-lo de falar ao Congresso? Quando ministro da Fazenda, acusado de frequentar uma casa de lobby em Brasília, Antonio Palocci tomou a iniciativa de se explicar. É bem verdade que na ocasião mentiu, como se viu adiante pelo depoimento do caseiro da

3

referida residência, Francenildo Costa, testemunha da presença constante de Palocci no local. A propósito, Francenildo quando suspeito de receber um dinheiro “atípico” no mesmo dia exibiu o extrato da conta com o depósito feito... pelo pai. Lançada no ar na tarde de uma sexta-feira, no sábado a acusação já não viu a luz do dia. Desse modo simples é que se enterram suspeitas. Uma no cravo. A emenda da senadora Marta Suplicy ao projeto de criminalização da homofobia, criando uma exceção para “manifestação pacífica de pensamento decorrente de ato de fé”, tem o evidente objetivo de conquistar o apoio das bancadas evangélicas. Diante das reações contrárias, a senadora já admite retirar a emenda. O que, de um lado, pode satisfazer às ponderações (justas) de que a exceção é uma brecha à aceitação da intolerância, de outro reacenderá a rejeição dos evangélicos capitaneados no Senado por Marcello Crivella e na Câmara por Anthony Garotinho. Ambos da base do governo.

CIDADE

PSC fala em candidatura própria em 2012 Alan Alonso

Vinicius Henter

viniciushenter@diariodepetropolis. com.br

Militantes do PSC durante a convenção municipal na manhã de ontem na Câmara: partido já se prepara para as eleições do ano que vem

Hugo Leal fala em independência em relação ao Executivo O deputado Hugo Leal defendeu uma postura de independência do PSC em relação ao Executivo dos três níveis: municipal, estadual e federal. “É importante sabermos a dimensão que o par-

tido está tendo. O PSC está se consolidando, com uma relação de independência. Não a crítica pela crítica. Não o discurso ofensivo vazio. Em Petrópolis, não é diferente. O PSC tem que manter essa relação de in-

dependência com a prefeitura”, disse. Márcio Muniz afirmou que, ao contrário de outros partidos, a legenda se identifica com o significado da sigla: Partido Social Cristão. O caráter religioso do

PSC foi ressaltado pelo expresidente Roberto Viveiros, que disse que deixaria a convenção mais cedo para ter uma reunião em sua casa com um grupo da Opus Dei – organização da Igreja Católica.

O PSC realizou sua convenção municipal, ontem de manhã, na Câmara, com o discurso de defesa pela candidatura própria a prefeito em 2012. O vereador Márcio Muniz, cotado para a disputa, não negou a possibilidade de ser o candidato. Participaram do evento o deputado federal Hugo Leal, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, o novo presidente municipal do partido, Paulo Cleffs, o vereador Samir Yarak e militantes da legenda. A convenção marcou o início do debate interno no PSC para as eleições de 2012. Além de cogitar uma candidatura própria a prefeito, o partido também trabalha com a meta de dobrar o número de cadeiras na Câmara – hoje ocupadas por Muniz e Samir. Vários participantes do evento assinaram ontem a carta de filiação do partido, com alguns já se lançando pré-candidatos a vereador. “Temos condições de lançar candidatura própria ao Executivo desta cidade. Vamos discutir isso dentro do partido com muita maturidade”, disse Cleffs. Márcio Muniz frisou que a estratégia do partido para 2012 ainda está aberta, mas afirmou que o PSC vem ganhando importância e pode crescer ainda mais nas próximas eleições. “As pessoas às vezes

me perguntam: ‘você vai ser candidato a quê?’ Não sei. Eu sou do PSC. Sei lá se vou ser candidato a prefeito. Não sei o que vai acontecer no ano que vem. O que importa é estar alinhado com o partido. Nós não vamos para nada suicida, mas não acho nada impossível, não”, disse Muniz. “É o nosso desejo ter uma candidatura própria, seja no nível municipal, estadual ou federal”, concordou Hugo Leal. Estiveram no encontro alguns dos ex-presidentes do PSC petropolitano. Roberto Rocha, que deixou o cargo para que Cleffs assumisse, argumentou que a candidatura própria pode não ser a curto prazo. “O que o nosso estatuto diz é exatamente o que está no artigo 5º da Constituição Federal, que é a defesa por educação, saúde, habitação e meios de locomoção dignos para a população. Vamos buscar isso. Se não em 2012, quem sabe em 2016?”, disse Rocha. Samir Yarak cobrou uma união dos membros do partido, para que na eleição do ano que vem candidatos a vereadores “não falem mal dos colegas de partido” em busca de votos. Segundo Paulo Cleffs, a meta será fazer quatro vereadores. Também estiveram no evento os presidentes do PSDB, Paulo Kapps, do PTdoB, Nei Botafogo, e Jorge Barenco, representando o PMDB.

Alerj aprova criação de mais 178 cargos para o MP Vinicius Henter

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou, na última sexta-feira (20), o projeto de lei que cria 178 cargos para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) a um custo anual de mais de R$ 13 milhões. O projeto, de autoria do próprio MPRJ, depende agora de aprovação do governador Sérgio Cabral. A justificativa apresentada pelo órgão é que a criação “visa à estruturação do MPRJ, de forma a viabilizar o cumprimento integral e adequado de sua missão institucional”. Caso Cabral sancione o projeto, serão criados 11 cargos de procurador de Justiça, 25 de promotor de Justiça, 11 de analista do MPRJ, 95 de técnico do MPRJ, 25 de assessora-

mento à Promotoria e 11 de assessoramento à procuradoria. Na justificativa do projeto encaminhado à Alerj, o procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes, argumenta que o poder judiciário do estado criou diversos órgãos nos últimos anos “a fim de atender aos anseios sociais que se avolumam com rapidez crescente”. No entanto, ainda segundo Cláudio Soares Lopes, a criação desses órgãos judiciários não foi acompanhada, na mesma proporção, pelo MPRJ. Os novos 178 cargos no MPRJ representarão um gasto a mais por mês de R$ 1,437 milhão. De acordo com o procurador-geral, o aumento eleva o limite de gasto pessoal do MPRJ em 0,03%, em relação à receita corrente líquida do órgão.

Divulgação

Sede do Ministério Público estadual, na cidade do Rio: criação de cargos custará R$ 13 milhões por ano

Ele ainda garante que os novos gastos estão compatíveis “com o Plano Plu-

rianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e as Metas Fiscais estabelecidas pelo

Poder Executivo”. O projeto informa ainda que as despesas com a

criação dos cargos serão pagas com a verba destinada ao MPRJ, “ficando o Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares”. “A sua aprovação (...) e sua respectiva conversão em lei concretizará, em essência, a adequada defesa dos direitos fundamentais assegurados pela Constituição da República, em especial aqueles voltados à garantia da liberdade plena, da igualdade, do acesso à Justiça e do devido processo legal, bem como à mitigação de atos de abuso de poder eventualmente perpetrados contra os cidadãos fluminenses. O adequado aparelhamento do Ministério Público Estadual fortalece, em última instância, o próprio estado do Rio de Janeiro”, justificou o procurador-geral de Justiça.


4

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 22 de maio de 2011

O centenário de um ícone Relações com o maior país do mundo n Dinizar Araújo

H

oje, para falar-se em China, tem-se que tirar o chapéu da cabeça. A China é a maior nação do mundo. Maior em população, maior na política e maior em sua economia. A China é uma nação com uma área geográfica de mais de 9.500 de km2 sendo, portanto, maior que o Brasil que tem 8,500 milhões de km2. A China tem uma população muito maior que cada nação do mundo, com 1.3 bilhões de habitantes, é uma população 6 vezes maior que a do Brasil, que é de 193 milhões habitantes. Tem uma densidade demográfica de mais de 138,4 habitantes por km2 e uma renda per capita de 6,860 dólares (por pessoa). Como se vê, é um país que tem 1/6 parte da população do mundo. É tão grande a sua população, que o governo só permite aos casais terem um filho. Se tiver mais filhos, o governo não reconhece e os pais não podem nem registrar os filhos além de um. Não podem receber assistência social do governo. É um país do regime social comunista. E o nome do país é República Popular da China. O país tem uma população tão grande que a mão de obra é muito barata, a tal ponto que a produção dos produtos chineses é imensamente superior a dos outros países do mundo. E sendo uma produção tão grande e seus produtos podem ser vendidos para o exterior por preço muito baixo. Podendo citar-se o exemplo dos carros chineses, tipo compacto, que estão sendo vendidos a pouco mais de R$ 22 mil reais, com todas as garantias. Assim , também, são os demais produtos que são a preços sem concorrência. O Brasil, foi o primeiro país do mundo a reconhecer que a China tem uma economia de mercado, e é por isso que o Brasil tem estabelecido uma grande parceria de comércio com esse país. A tal ponto que os chineses têm dado prioridade à compra de produtos brasileiros, cujo montante chegou a ser de mais de 30 bilhões dólares. E assim a china vai conquistando o mundo do ponto de vista comercial. A nossa presidente, em sua primeira viagem, foi à china acompanhada de empresários do Brasil, para estabelecer vários tratados de mútua colaboração. A viagem da nossa presidente foi um grande sucesso. E a China continua a ser e a ser muito mais parceira comercial do Brasil, porque o Brasil descobriu que o maior país do mundo é também um excelente parceiro comercial para comprar e vender produtos do Brasil.

D E S T A Q U E S. . . u O Deputado Hugo Leal, foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para seu vice- líder da Câmara Federal. Agora o deputado terá maiores responsabilidades nas votações de projeto de interesse do governo. u O ex-secretário Nelson Sabrá inscreveu-se para ser candidato a prefeito nas próximas eleições. Ele será um bom candidato a prefeito. u O ministro de Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, está pedindo à Câmara Federal que aprove o projeto lei que crie a Previdência complementar para os servidores públicos, com a finalidade de reduzir o déficit da previdência social. u O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, está precisando coletar sangue para atender ao consumo naquele hospital. u O prefeito Paulo Mustrangi já definiu terreno para construir as casas dos desabrigados do Vale do Cuiabá. Publicará Decreto no Diário Oficial, desapropriando parte da Fazenda San Joaquim do Vale do Cuiabá. Tudo bom. u O Conselho Tutelar comemorou o Dia Nacional de Combate ao Abuso da Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente. Estão fazendo um abaixo assinado para pleitearem uma Delegacia especial da Criança e do Adolescente. u Petrópolis e a subida da Serra estão sem segurança, porque o posto da Polícia Federal da Serra está fechado há tempo. u O frio está castigando os petropolitanos, porque há uma forte massa de frio no centro-oeste e sudeste. u Recebi o jornal Tribuna do Advogado, no qual há uma chamada para os senhores Defensores Públicos para adotarem critério objetivo para atendimento gratuito em suas consultas. u O secretário do SETRAC, Luiz Eduardo Peixoto, está fiscalizando o pagamento do aluguel social do Vale Social do Vale do Cuiabá, porque tem recebido informações que algumas pessoas o estão recebendo de forma inadequada. u O INSS está exigindo que os beneficiados por incapacidade, por auxílio doença e aposentados por invalidez. Se submetam a nova Perícia Médica, para saber se estão aptos a voltarem ao voltarem ao trabalho. u O secretário de Fazenda está recebendo proposta para instalação de empresa estrangeira para estabelecer-se no Estado de Rio de Janeiro. u Os vereadores Marcelo Motorista e Dudu se desentenderam na Câmara de vereadores sobre a mudança da Audiência Pública sobre a mudança da data da reunião para tratar de discutir a transporte público da cidade. u O Deputado Bernardo Rossi está interessado de abolir a tortura que é praticada em algumas delegacias de Polícia do Estado.

dinizar@hotmail.com *Advogado

n Mauro Peralta

A

ssim como o Dr. Nélson de Sá Earp, outro grande destaque da medicina petropolitana completaria 100 anos de nascimento em 2011, precisamente no próximo dia 23. Ele é o Dr. Nélson da Cruz Loureiro. Seus genitores foram o Sr. Arthur Agripino Loureiro e a Sra. Arlinda Isabela Esch Loureiro. Casado com Noemia Filpo da Cruz Loureiro, teve dois filhos, o prestigiado dentista Nélson Loureiro Filho, e a Sra. Nelly Filpo Loureiro da Costa. Dr. Nélson trabalhou durante 55 anos no nosso maior hospital, o Santa Teresa, chefiando a clínica obstétrica durante longo período, com grande rigor, mas, sempre com humanismo extremo, virtude

tão em falta nos dias de hoje. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, foi professor de dezenas de médicos petropolitanos. Pelas suas mãos firmes vieram ao mundo perto de 30 mil novos petropolitanos, a grande maioria com trabalho de parto, que sempre é melhor para a mãe e para o neném. Desportivo emérito, amava o Petropolitano Futebol Clube, do qual foi presidente do Conselho Deliberativo e diretor, além de atleta desde as categorias de base, infantil, juvenil, até o time de futebol adulto. Gostava tanto de esporte que construiu um campo de peladas no seu sítio, no distrito da Posse. Semanalmente havia jogos de que participavam médicos,

enfermeiros, operários, sem nenhuma discriminação. Até com 70 anos Dr. Nélson participava das pelejas e nunca gostava de perder. Muitos colegas eram usuários contumazes do prazer do esporte seguido da cervejinha gelada, entre eles os cardiologistas Alódio Imbroise, Carlos Alberto Comes, Orlando Medella, o angiologista Renam Guerra Vitral, o ortopedista prof. Fernando Pina Cabral e muitos outros. Rigoroso, não gostando de nada errado, apesar de torcedor doente do Fluminense, quando o presidente Horta contratou o polêmico craque Paulo César Caju, de comportamento não condizente com a época, disse que passaria a torcer pelo Bonsucesso. Quando a máquina tricolor ganhou o campeonato, esqueceu a promessa, e voltou a

torcer abertamente pelo clube do pó de arroz. Dr. Nélson foi membro atuante da Sociedade Médica de Petrópolis, sendo um dos 39 abnegados que contribuíram para a compra de nossa sede, da Rua Piabanha. Foi ainda um dos fundadores da Unimed, pois sempre acreditou no cooperativismo e no trabalho de união. Falecido em oito de fevereiro de 1997, vivendo no céu junto a Deus, sua memória nunca foi nem será esquecida pelos seus milhares de pacientes, amigos e por todos que o conheceram. À Sociedade Médica e à sua família nossos parabéns pelo seu exemplo indelével de caráter, hombridade, rigor, desportividade e amizade, sem nunca perder a humanidade. n Médico www.casadomedicode petropolis.com.br

Oi, Paizinho Lindo! n Nelson Feitosa

M

inha filha, Patrícia, fez sua estreia como articulista mandando-me este e-mail que contém a frase título acima; como subtítulo, grafava: “A Rainha da Engenharia”: “Quando eu fiz faculdade, existia um evento famoso que era a Olimpíada dos Jogos Universitários. As faculdades de Engenharia, Medicina, Físio e Fono, Administração, Psicologia e Direito, disputavam ardorosamente as várias modalidades esportivas. Na abertura dos jogos, os times entravam em formação e iam se alinhando um ao lado do outro. O diretor fazia um pequeno discurso sobre a importância da competição etc. Tinha até banda de música da Prefeitura de Petrópolis! Este evento era uma festa! Nós, da Engenharia, levávamos batucada para a torcida, tínhamos gritos de guerra, vestíamos camisetas iguais num fervor como se fôssemos os hooligans da Inglaterra (sem as brigas, é claro...) Ficávamos nas arquibancadas cantando e torcendo, quando tinha jogo do nosso time e quando não, ficávamos nos barzinhos em frente do ginásio, lá no Bingen, tomando cer-

vejinhas e cachaça com mel. Bem, não era difícil chegar no fim da noite já um tanto ou quanto mamados. Naquele ano havia uma votação para eleger uma rainha para cada time de cada faculdade. Essa rainha seria tipo uma mascote do time, para dar sorte etc. Começaram as cotações de quem seriam as candidatas. Para as faculdades de psicologia, fono e fisio, era uma disputa acirrada, pois tinha muita mulher. Mas para a engenharia, que tinha apenas umas 4 entre 240 alunos, não foi difícil eu entrar na concorrência. Fui classificada por aclamação popular como uma das concorrentes. Acabei ganhando a eleição de Rainha da Engenharia. Eu tinha 20 anos e nem liguei para os preparativos, pois pensei: - Vou entrar na quadra puxando o time em formação, escutar os discursos e sair para o “esquenta” dos jogos no bar. Chegou o grande dia da abertura dos jogos. Fui para o ginásio com a camiseta do time da engenharia, como em outro ano qualquer. Cheguei na hora, mas o evento sempre tinha atrasos e fiquei só observando as outras rainhas das outras faculdades. Elas estavam treinando as suas entradas na quadra, com coreografias, fitas, arcos, flores no cabelo, maquiadas

com purpurina etc... Não precisa dizer que fiquei chocada e me sentindo a maior incompetente, pois eu estava sem plano nenhum, sem maquiagem e principalmente sem a menor inspiração para isso. Nunca fui muito vaidosa, nem perua. Nunca iria imaginar que eu teria que ter preparado algo para essa triunfal entrada, que para mim, era apenas mais uma, mas que eu entraria na frente e só. Os meus colegas nem ligaram, começaram a beber no bar e eu junto, meio nervosa a respeito da situação, mas não querendo demonstrar isso. É claro que aconteceu o inevitável: fiquei bêbada antes de entrar na quadra para a abertura dos jogos. (Coisas da juventude...) Chegou a hora: todos em formação do lado de fora do ginásio, fui colocada na frente de todos, mal me aguentando em pé. Tudo rodava quando anunciaram: “Tá na hora da engenharia entrar!” Alguém me indicou: “é por ali...” e eu fui andando, ou rodando, sei lá, nem sei se andei em linha reta ou não, mas lembro que as outras rainhas faziam acrobacias, piruetas, jogavam fitinha para cima, e eu só ria muito e balançava os braços exageradamente como se estivesse mangando do jeitinho meigo e para mim idiota das outras rainhas, que

eu estava achando ridículas... Pois bem, após todos os times terem entrado e estarem alinhados, foi anunciado ao público de mais de mil pessoas, que durante a entrada dos times, houve uma avaliação das performances das rainhas e que seria anunciada a rainha ganhadora da Olimpíada daquele ano. Nessa hora, minhas pernas começaram a tremer. Nem sabia que haveria eleição entre as 6 rainhas. Que raiva eu estar ali naquela situação... Não deu outra; os alto-falantes anunciaram: “Em sexto lugar, a rainha da engenharia, Patrícia Brandão Feitosa...” Quase chorando, fui salva pelo meu namorado na época, que estudava comigo, o Rubens (meu pai diz que ele é “fobofi” - forte, bonito e fiel) que saiu correndo lá de trás da formação, me abraçou e falou baixinho no meu ouvido: “Para mim, você será minha eterna Rainha...” A partir daí eu percebi que este namorado era diferente dos outros que eu já havia tido. Casei com ele, ano que vem fazemos bodas de prata e vamos em frente!” Patrícia Brandão Feitosa.. Minha muito querida filha. n Médico, psicoterapeuta Site: www.hipnosemedica. hpw.com.br

Óculos

J

n Gustavo Wider

á disse em outra oportunidade que quando se vai ficando velho vai-se precisando de óculos até mesmo para achar os próprios óculos. E isso é um fato. Eu, por exemplo, tenho óculos para todas as funções e necessidades imagináveis. Tenho óculos para longe e óculos para perto. Também os tenho para meia distância. Óculos para ler na cama e óculos para ler no banheiro; óculos para trabalhar em meu ofício de joalheiro e óculos para trabalhar em meu segundo ofício que é o de escritor. Óculos para dirigir e óculos para assistir à televisão. Tenho também um par de óculos dos

assim chamados executivos, que são lentes divididas ao meio, sendo a parte debaixo bem mais forte para ter uma função um pouco de lupa e a parte de cima para ‘quase’ meia distância a fim de que possa ver as ferramentas ao alcance da mão em minha banca de trabalho. Esses servem também para jogar cartas de forma a que possa ver o meu jogo assim como o alheio. Tenho óculos para escrever ao computador e óculos para caminhar. No carro, levo escondidos um par de óculos suplentes para a hipótese de perder os originais próprios para dirigir. Reparem que, para essa finalidade, eu ainda não mencionei os necessários óculos escuros para perto e para lon-

ge... No tempo em que andava de bicicleta levava uma bolsa só com meus variados tipos de óculos para qualquer eventualidade. Em função desse multiuso já mais de uma vez me perguntaram, ironicamente, se eu nunca havia ouvido falar dos óculos multifocais. Lembra-me ainda quando da primeira vez em que tentei os referidos multifocais, foi quando estava aos cuidados do oftamologista professor Dr. Alfredo Haak, e isso está fazendo por volta de trinta e tantos anos. Disse-me o mestre nessa oportunidade: - Você vai precisar ter um pouco de paciência para adaptar-se a esses novos óculos; bote-os na cara e não os tire mais, só assim conse-

guirá adaptar-se a eles. Saí de seu consultório decidido a seguir sua orientação e adaptar-me aos ditos cujos. Já na rua quase fui atropelado por conta deles e, virava e mexia, estava agarrado a um poste como se estivesse bêbado. Mas o fato é que até hoje não me adaptei inteiramente. Por essa razão é que preciso de tantos óculos; já que não me adapto aos multifocais uso os plurioculares, o que, sem dúvida, é muito mais trabalhoso e complexo. Sem dizer que é muitíssimo mais caro. E, para concluir, tenho um par de óculos velhos estrategicamente colocados no corredor da casa que é para procurar os de esteja precisando no momento. n ggwider@compuland.com.br


55 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 22 de maio de 2011

5

cidade

Igreja Juventude de Cristo comemora Dia do Abraço Roberta Müller robertamuller@diariodepetropolis. com.br

Não houve quem passasse pelas ruas do Imperador e Paulo Barbosa, próximo ao Shopping Pedro I, na manhã de ontem, que não mostrasse um sorriso, mesmo que tímido. De abraços contidos aos mais empolgados estavam sendo “distribuídos” por integrantes da Igreja Evangélica Juventude de Cristo, em lembrança ao Dia do Abraço, comemorado amanhã (22). Com cartazes nas mãos, que diziam “abraço grátis”, eles ofereciam o carinho a todos que passavam e divertiam as pessoas. Alguns aproveitaram o momento para desabafar e contar o que estava acontecendo em suas vidas - seus medos, suas angustias -, outros choravam, e a maioria dos que não parava dizia que “estava sem tempo”, mas saía sorrindo. O pastor da instituição, Paulo Henrique do Nascimento, disse que, hoje em dia, as pessoas estão mais “individualistas” e, com esse trabalho, eles conseguem se aproximar de quem precisa. “A palavra é importante

para dar um apoio às pessoas, mas, muitas vezes, uma atitude é melhor do que falar qualquer coisa. Por isso esse projeto dá certo. Já peguei o telefone de várias pessoas que passaram e contaram que estão precisando de ajuda”, explicou ele. O grupo que distribuía abraços foi montado com cerca de 10 pessoas, divididas em duplas. Uma ficou em frente ao shopping, outra na Praça Alcindo Sodré, outra em frente ao prédio da Receita Federal e o restante percorrendo as ruas. A missionária Roseli da Glória era uma das integrantes da igreja que estava distribuindo os abraços. Ela contou que ouviu dezenas de histórias. “Quando eles nos abraçam, acabam desabafando, choram e pedem conselhos. Aí nos os levamos até o pastor. O abraço dá um conforto, traz alegria”, disse a missionária. O projeto foi desenvolvido no ano passado, por um pastor que atua no Rio de Janeiro. Desde então, diversas instituições promovem o Dia do Abraço em diferentes cidades não só do estado do Rio, como também em São Paulo. Alan Alonso

As moradoras da rua pediram ajuda das autoridades

Esgoto corre a céu aberto em rua do bairro da Glória Edson Cunha especial para o Diário

Quatro famílias que vivem em uma rua no bairro da Glória, em Corrêas, estão vivendo um grande drama. Um esgoto a céu aberto está passando na porta das residências, o que está provocando mal-estar entre os vizinhos. Ontem pela manhã uma equipe do Consórcio Águas do Imperador esteve no local. A falta da rede de esgoto em parte da Rua Nossa Senhora da Glória, na altura do número 1.708, no ponto final do ônibus que serve o Bairro da Glória é o causador da confusão. Desde dezembro de 2010, os moradores solicitaram a construção da rede de esgoto. Desde então o detrito despejado por quatro casas são lançados em uma vala na via. “Eu pago taxa de esgoto e não tenho o serviço”, garantiu a arrematadeira Sandra Regina Santos Franco, de 49 anos. Segundo ela, a fossa de seis metros de profundidade vive entupindo, o que está causando o problema. “Quando o tempo está quente o cheiro é insuportável. Precisamos de uma ajuda das autoridades”, pediu. Outra que espera contar com o poder público é Adriana Santos Franco, de 32 anos. “Moro no local desde que nasci e este problema vem aumentando. Já estamos cansados de pedir ajuda às autoridades”, contou. A dona de casa lembrou anda que desde dezembro os moradores estão esperando a construção da rede de esgoto. “Três supervisores da Águas do Imperador já estiveram

aqui e mediram o terreno, mas não fizeram nada”, disse Adriana. Mas Ana Paula de Oliveira Borges Franco, de 25 anos, contou que os moradores das quatro residências estão sofrendo constrangimento, já que outros vizinhos culpam as famílias das casas de número 1.708 do problema. “Nós não temos culpa disso, mas tem gente que passa na rua e zomba da gente. Não aguentamos mais”, explicou. Outra moradora prejudicada com a situação é a balconista Karina Santos Franco, de 20 anos. Ela também já solicitou ajuda mas não obteve resposta. Ontem pela manhã, no momento em que o Diário fazia a reportagem na rua, uma equipe dxo Consórcio Águas do Imperador estava no local limpando a fossa, mas as moradoras garantem que o problema não será resolvido. “Eles limpam hoje e amanhã volta tudo ao normal. Telefone com defeito Há pelo menos três meses o telefone público que fica em frente ao número 1.708 da Rua Nossa Senhora da Glória não funciona. O pior é que na última sextafeira uma equipe da Oi/Telemar esteve no local e retirou o aparelho. “Mesmo com o aparelho ele não funcionava. Nós estamos completamente abandonados aqui”, afirmou Sandra Regina. Por ser fim de semana, o Diário de Petrópolis não conseguiu contato com as concessionárias Águas do Imperador e Oi/Telemar.

Prefeitura consolida relação com Hospital Santa Teresa A Prefeitura de Petrópolis, por determinação do prefeito Paulo Mustrangi e intermediada pela Secretaria de Saúde, em uma ação inédita no município, estabeleceu a contratualização dos serviços prestados pelo Hospital Santa Teresa (HST). A Secretaria de Estado de Saúde também participou do processo e aprovou o contrato. O procedimento oficializa o relacionamento entre o prestador de serviço e o contratante, com a definição do perfil de atendimento acordado em função da demanda estabelecida pelo órgão municipal. A contratualização também determina metas quantitativas e principalmente, qualitativas, com a humanização do atendimento. Este fato gera maior responsabilidade para ambos os lados (município e entidade), relacionados ao cumprimento efetivo do conteúdo contratual. O processo de analise dos termos tramitou durante sete meses por todas as entidades ligadas à gestão da área da saúde. O governo municipal também submeteu o projeto aos representantes do ConSaúde. Os representantes do governo municipal fizeram questão de debater e explicar todas as cláusulas do contrato com os integrantes, que ratificou que o papel do conselho é o de fiscalizar os serviços prestados pelo hospital. “Foi trabalhoso, mas aprendemos muito com todo o processo. Com essa nova modalidade teremos a discriminação de todos os serviços

Arquivo

O Hospital Santa Teresa, na Rua Paulino Afonso, consolida relação com a Secretaria de Saúde

prestados e as metas pactuadas pelo contrato deverão ser cumpridas à risca. Fica aqui o meu agradecimento a todos que participaram do processo e exaltar a força dos responsáveis pelo Hospital Santa Teresa, que presta serviços de extrema relevância à população petropolitana. Também quero dizer à população que estamos no caminho correto para reestruturar todo o serviço de saúde da cidade”, disse a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa. A contratualização também será estendida aos demais prestadores de serviço na área da saúde na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que haja a contratualização de

praticamente todos os prestadores de serviço que hoje atuam na rede pública de saúde após a bem sucedida ação realizada com o Santa Teresa. “Ficamos muito contentes em sermos o primeiro hospital contratualizado do município de Petrópolis. A contratualização não é um processo fácil, requer muitos dados estatísticos e análise muito bem feita. A modalidade adotada é uma ferramenta que vem para organizar o sistema, determina metas para o hospital e requer responsabilidades dos gestores no cumprimento do orçamento. Isso é excelente, porque a função do hospital no sistema tornase totalmente transparente”,

avaliou o diretor executivo do HST, Vinícius Tadeu de Oliveira. Desde a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Petrópolis, não houve nenhum tipo de contratualização dos prestadores de cuidados na área da saúde, apenas a absorção dos contratos do extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). Ainda será criada uma comissão de monitoramento para acompanhar o andamento dos serviços prestados, com a participação de integrantes da Secretaria municipal e estadual de Saúde e de membros das unidades onde houver a contratualização.

Preços dos produtos se mantêm estáveis na maioria dos mercados Com já é de praxe, o Diário de Petrópolis visitou ontem 5 dos principais mercados do centro da cidade para apurar os preços de 14 itens básicos, com objetivo de ajudar você, consumidor, a gastar o menos possível e mesmo assim sair de carrinho cheio do supermercado. A variação foi pequena em relação à última pesquisa e, quando os preços não se mantiveram estáveis, na maioria das vezes abaixaram. Essa tendência não foi verificada totalmente apenas no mercado Terê Frutas, na Rua Paulo Barbosa. Lá, onde

todos os 14 itens foram encontrados, 12 deles se mantiveram estáveis, mas o litro do leite Elegê Integral e o quilo do açúcar refinado União aumentaram. O primeiro produto apresentou aumento de 9,1% enquanto que o preço do segundo elevou-se em 23,1% em relação a última pesquisa. No Supermercado ABC, somente dois produtos não foram encontrados. Apenas o quilo do sal Cisne, do açúcar União e do patinho mantiveram-se estáveis, enquanto que cinco itens apresentaram redução nos preços e quatro registraram aumento. O óleo

de soja Liza, por exemplo, teve aumento de 18,5%. Já o pacote de 500g do café Pilão, que era vendido a R$ 7,28 semana passada, ontem saía a R$ 5,98, registrando redução de 21,7%. No Celma, localizado na Rua Floriano Peixoto, todos os itens foram encontrados e 9 deles mantiveram os mesmos preços da última pesquisa. O quilo da alcatra e do contrafilé apresentou redução, assim como o litro do óleo de soja Liza e do leite Elegê. O único produto que teve o preço elevado foi o café Pilão 500g. No In-

tercontinental, na Rua Paulo Barbosa, apenas o preço das três carnes – patinho, alcatra e contrafilé- variaram, enquanto que no Grandelli, na Rua do Imperador, o preço dos 10 itens encontrados permaneceram estáveis em relação a última pesquisa. Mesmo com a maioria dos mercados apresentando redução no preço dos produtos, a soma do preço mais em conta dos 14 itens pesquisados, foi maior do que em relação a última pesquisa. Enquanto que na semana passada o carrinho cheio saía a R$71,98, no sábado saía a R$73,01.

Produtos

Terê Frutas

ABC

Celma

Intercontinental Grandeli

Arroz Tio João 5kg Feijão ComBrasil 1kg Sal Cisne 1kg Far. Trigo Dona Benta 1kg Óleo Soja Liza 1l Açucar Ref. União 1kg Café Pilão 500g Macarrão Espag. Nº 8 Amália Leite Elegê Integral 1l Fubá Granfino 1kg Biscoito Maisena Piraquê 200g Patinho kg Alcatra kg Contrafilé kg

R$ 13,80 R$ 2,99 R$ 2,35 R$ 2,79 R$ 3,29 R$ 2,45 R$ 6,95 R$ 2,19 R$ 2,39 R$ 1,79 R$ 2,35 R$ 13,99 R$ 17,90 R$ 17,90

R$ 9,85 R$ 2,59 R$ 1,65

R$ 10,95 R$ 2,59 R$ 1,49 R$ 2,29 R$ 2,66 R$ 2,48 R$ 6,36 R$ 1,88 R$ 2,29 R$ 1,19 R$ 1,97 R$ 12,75 R$ 13,48 R$ 13,48

R$ 12,98 R$ 2,79 R$ 1,49 R$ 2,69 R$ 2,99 R$ 2,29 R$ 6,98 R$ 1,89 R$ 2,79 R$ 1,69 R$ 1,95 R$ 11,98 R$ 14,98 R$ 13,98

R$ 3,19 R$ 2,69 R$ 5,98 R$ 1,99 R$ 1,49 R$ 2,15 R$ 11,98 R$ 13,80 R$ 13,80

R$ 11,98 R$ 2,69 R$ 2,39 R$ 3,29 R$ 2,39 R$ 5,98 R$ 1,79 R$ 2,45 R$ 1,59 R$ 2,10

Mulher é presa depois de furtar carteira e celular Uma jovem de 21 anos foi presa em flagrante, na noite desta sexta-feira, depois de furtar uma carteira com R$ 212 e um celular, na Rua Quissamã, no bairro de mesmo nome. Se-

gundo a Polícia Militar, o crime aconteceu dentro de um estabelecimento comercial na região, que não teve o nome divulgado, por volta de 20h. A acusada teria aproveitado o momen-

to de distração da vítima, uma mulher de 22 anos, e furtado os objetos. Após dar falta de sua carteira e do celular, ela informou o ocorrido à polícia, que foi até o local e conseguiu

localizar a criminosa a poucos metros do estabelecimento, no mesmo bairro. Ela foi encaminhada à 105ª Delegacia (Retiro), onde foi reconhecida pela vítima.


6

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

56 anos

Noivas de Isa

A Isa Drummond Noivas e Festas vai apresentar a aguardada Coleção Jade 2011 durante um desfile que agita a Travessa Cristal, na Rua 16 de Março, no dia 26, às 18h. O evento tem entrada franca. E não para por aí. Em julho, a grife reserva mais uma apresentação durante o Casar na Serra.

DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2011

Editora Vozes

Na próxima quarta-feira, 25, às 16h, a Câmara Municipal de Petrópolis entrega Moções Congratulatórias pelos vereadores às pessoas que se destacaram na cidade nos diversos seguimentos. Dentre as homenagens, uma moção pelos 110 anos da Editora Vozes, pelo vereador Marcio Muniz.

socialmarise@yahoo.com.br

Seminário

Gente que faz I

Já estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Digitalização, Preservação e Difusão de Acervos Patrimoniais que será promovido pelo Museu Imperial de 19 a 21 de outubro. O evento é uma iniciativa do Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial (Projeto DAMI) e abre espaço para interessados em apresentar trabalhos ou participar como ouvintes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.museuimperial.gov.br, através do link Acervo Digital.

Myriam Daulsberg, coronel Júlio da Silva Lopes, coronel Mozart da Motta Mendes, frei Antônio Moser, irmã Irma e Sidney Teixeira fazem parte das personalidades que a Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe) vai homenagear no próximo dia 27, às 20h, no evento Gente que Faz.

Sempre Assim

Gente que faz II

O renomado artista plástico concretista Yves Serpa apresenta-se no centro Cultural de Nogueira, na expo “Simples Assim”. Na mostra poderão ser vistos trabalhos premiados com Medalha de OURO, nos salões: Internacional do Iate Club Brasileiro e ADESG, no ano de 2010. O artista receberá para coquetel no dia 11 de junho. Organização e Curadoria: Arqt Beatriz Bessa Pretyman.

Guia de Gastronomia

CHRISTINE MICHELIN lança mais uma edição do “Guia de Gastronomia” em junho

Anote na agenda para não esquecer. O lançamento da 11ª edição do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores, da jornalista Christiane Michellin, já tem data marcada: dia 29 de Junho, no Barão Gastronomia e Eventos, em Itaipava. Para quem não sabe, o chef Barão ganhou o prêmio Água na Boca do jornal o Globo 2010 como o melhor restaurante da Serra.

Marilu Maciel, vice-presidente a entidade, foi entrevistada na última sexta-feira no programa Opinião Geral (Canal 14), onde falou sobre o destino das doações da Afipe e também sobre o trabalho que a instituição realiza a creches, asilos e orfanatos.

ARNALDO ANTUNES: show de talento

Arnaldo Antunes O show do cantor Arnaldo Antunes, na última sexta-feira, lotou o Teatro D. Pedro. As performances do artista empolgaram a plateia, composta de fãs que o acompanham desde a época dos Titãs. A coluna ficou sabendo que além de excelente no palco, o cantor também o é fora dele. Um fã, que guardava um ingresso (autografado por ele e por todos os Titãs) de um show que aconteceu em 21 de maio de 87, foi recebido pelo cantor com muita atenção e simpatia no camarim. A emoção foi tanta que ele nem conseguiu desbloquear o celular para registrar o momento. A coluna também destaca as performances que Antunes fez no palco e na plateia. Parabéns ao Sesi e ao Viva Cultura. Que venham outros shows!

Encontro de Motor - Homes

Criada em 2006, a Associação de Campistas do Rio de Janeiro “Amigos do Rio” após ajudar as vítimas das chuvas de janeiro, agora se reúnem para celebrar a amizade e a natureza, motivando as autoridades a fazerem em cada município uma área de camping. O evento acontece entre os dias 26 a 29 de maio, de quinta a domingo, das 08 às 22h, no Parque de Exposições de Petrópolis, em Itaipava. A entrada é franca.

Encerramento Em clima de diversão, a turma do curso de Cozinha Profissional II ministrado pela chef Caroline Geoffroy na FASE, concluiu mais uma etapa. Na última segundafeira, alunos e professora sereuniram para preparar uma confraternização para convidados. Delícias como blini de espinafre com ervas finas e croque monsieur, garantiram o sucesso.

Pão francês - R$ 5,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios

Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ


domingo, 22 de maio de 2011

No 2° turno O vereador Márcio Arruda, líder do governo na CMP, garante que o prefeito Paulo Mustrangi vai para o segundo turno nas eleições em 2012.

Títulos de Cidadania A festa de entrega dos Títulos de Cidadania Petropolitana e da Medalha Koeler deste ano será no castelo de Itaipava, dia 15 de julho. Carmen Jacques de Moraes

Cidade Aberta cidadeabertadp@gmail.com

Paulo Roberto

(Carminha Jacques), Nádia Santos Tobias e Luiz Alberto Pinto Ferreira receberão a honraria das mãos do presidente da Câmara, vereador Paulo Igor Carelli.

Mais destaques que receberão o Título de Cidadania Petropolitana: Francisco Quixaba (vereador Baninho); Paulo Cesar Bittencourt (vereador Gil Magno); Dom Frei José Ubiratan Lopes (vereador João Tobias); Amélia Barrilli (vereador Jorginho Banerj); Oscar Berro (vereador Dudu); Elizabeth Costa e Oliveira (vereador Márcio Arruda); Salvatore Santoro (vereador Marcelo Motorista); Mauricio Aliman (vereador Marcio Muniz); Valdir do Carmo (vereador Vadinho); Ivan Ferreira (vereador Renato Thomé); Marcelo Fonseca (vereador Samir Yarak); Peter Hjorth (vereador Thiago Damaceno); e Moisés Pregal (vereador Wagner Silva).

0800 funcionando. A concessionária colocou à disposição o 08000241000, mas ninguém consegue falar.

Poda Por falar em Ampla, em novembro do ano passado, uma moradora do bairro Valparaíso entrou com pedido para poda de uma árvore que está com os galhos avançando na fiação do poste em frente à sua casa. E até agora, nada.

Dama da Cultura A querida e dinâmica Neyse Lioy está, merecidamente, recebendo o carinhoso título de “Dama da Cultura de Petrópolis”.

Sopros Nossa animada “Dama da Cultura de Petrópolis”, Neyse Lioy, integra a comissão organizadora do projeto Mata Atlântica, evento promovido pela Associação do Patrimônio Natural (APN/ RJ) e pelo Instituto Estadual do Ambiente -INEA . O projeto estará trazendo para nossa cidade, em agosto, uma apresentação do conjunto de sopros “Grassauer Blechbläser Ensemble”, da cidade de Grassau, Bavaria – Alemanha. O Grassauer foi escolhido por desenvolver trabalhos em prol das pessoas carentes e manifestar constante preocupação com o meio ambiente.

Próximo Concerto de Órgão na Catedral será na próxima quinta-feira (27), às 20h, tendo como atração o maestro Marco Aurélio Lischt. A entrada é franca e serão aceitas doações espontâneas, em envelopes distribuídos durante o evento, para a conservação Órgão Guilherm Berner.

residentes sobre o trânsito ao redor da Praça. A iniciativa se dá devido à intensa carga e descarga do comércio, inviabilizando o tráfico de carros de passeio ônibus etc.

Almoço

Na CMP O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Igor Carelli, com a representante da sociedade civil, Selma Ayres Diogo, e o ouvidor do povo, Júlio Cesar Braga Iório.

Amamentação Parabéns à equipe da Unidade de Saúde da Família (PSF) Vila Saúde, no Quitandinha, que conquistou para Petrópolis o primeiro título de “Unidade Básica Amiga da Amamentação” do município, juntando-se ao grupo dessas unidades dentro do Estado do Rio.

Vice-líder O deputado federal Hugo Leal foi nomeado, na manhã da última ter-

ça-feira (17), vice-líder do governo na Câmara Federal.

Audiência A audiência pública promovida pela Diocese de Petrópolis e pelo Comitê Gestor do Portal Dados Municipais (na quarta-feira, 19/05) foi um verdadeiro sucesso. O secretário da Habitação, Carlos Abenza, anunciou a construção de 180 casas para as famílias atingidas pela tragédia das enchentes no Vale do Cuiabá. E, com os trabalhos apresentados, o bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, propôs que as reuniões passem a acontecer de forma setorizada, com a concretização das ações apresentadas.

Na última sexta-feira (20), o comandante Arnaldo Paulo recebeu o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor Carelli, o deputado estadual Bernardo Rossi, o vereador Albano Filho (Baninho) e respectivos assessores, o amigo Jorge Machado e o renomado advogado e colunista do Diário de Petrópolis Célio Thomaz, para almoço em sua residência.

Arrumadinho O vereador Wagner Silva chega às Sessões Plenárias da CMP superarrumadinho, com terno impecável, sapatos brilhando e o cabelo penteado. Mas, os vereadores Márcio Arruda e João Tobias aparecem sempre por trás e descabelam o pobre Wagner.

Moção Os sargentos da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Márcio Alexandre Alves, Ednei Felício da Silva e Denilson Francisco de Paula, heróis da chacina na Escola Municipal

Tasso Silveira, em Realengo, serão homenageados com Moção Congratulatória na Câmara Municipal, pelo presidente Paulo Igor, na próxima quarta-feira (25), às 16h.

Novas Casas Na quarta-feira (18), o prefeito Paulo Mustrangi informou que será publicado no Diário Oficial do Município, um decreto que transforma parte da Fazenda San Juaquino, no Vale do Cuiabá, em área de utilidade pública. No local serão construídas novas casas para os desabrigados da tragédia das chuvas de 12 de janeiro.

Idosos Na terça-feira (24), será realizado o III Fórum Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”. Na Universidade Estácio de Sá, Campus Bingen, das 8h às 18h. A participação é gratuita e aberta a todos. Equipe DP

15ª edição do Câmara Mirim acontece essa semana edição anterior, metade dos vereadores mirins eram meninos e outra metade, meninas. Agora tivemos uma surpresa depois de formado o grupo ao percebemos que entre os selecionados existe apenas um menino. Isso é um indicativo que em alguns anos o perfil da Câmara de Vereadores também pode mudar. Poderemos ter uma participação maior das mulheres”, comenta a coordenadora do projeto e psicóloga, Raquel Vieira. Raquel explica que a escolha dos vereadores mirins é feita com base em redações sobre possíveis projetos que eles apresentam nas escolas. “Em fevereiro começamos a visitar as escolas, apresentando este projeto aos alunos e incentivando a participação deles. Nosso principal critério para a escolha é a criatividade nas redações. Eles apresentam suas idéias e propões a criação de projetos de lei. A comissão geralmente escolhe aqueles que se destacam pela originalidade, por trazerem idéias boas e propostas novas”, explica. Durante dois dias os alunos conhecem a rotina de funcionamento da Câmara. De acordo com o cronograma do evento, no dia 26 o grupo participa de uma palestra e recebe cartilha com informações sobre as funções do vereador e o papel do poder legislativo na cidade. Ainda no primeiro dia, os estudantes fazem uma visita ao Palácio Amarelo e conversam com vereadores. À tarde,

Órgão Catedral

Hoje, durante todo o dia, o vereador Silmar Fortes estará, junto com a Associação de Moradores, na Praça de Corrêas, fazendo uma pesquisa de opinião com os

política

Estudantes participam esta semana da 15ª edição do projeto Câmara Mirim, que tem por objetivo despertar nos estudantes a consciência política e possibilita que alunos conheçam e vivenciem a rotina de um integrante do Poder Legislativo. Ao todo, 20 alunos com idade entre nove e 14 anos participam do projeto, que acontece nos dias 26 e 27 deste mês. Dentre os selecionados, 15 serão diplomados como vereadores mirins e cinco como suplentes. “Mais do que abrir espaço para que alunos apresentem suas idéias, a intenção deste projeto é formar cidadãos mais conscientes, desenvolver nesses estudantes o interesse pela política e fazer com que eles entendam qual é o papel de um vereador. Durante os dois dias que eles passam aqui na Câmara, eles recebem informações sobre o funcionamento do poder legislativo e com isso desenvolvem uma leitura própria sobre a política”, explica o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor. Ao todo 44 alunos de 22 escolas da rede pública enviaram redações com propostas de possíveis projetos de lei, 20 foram selecionados. Uma característica do grupo, chamou a atenção da coordenadora do Projeto Raquel Vieira, que há três anos está à frente do Câmara Mirim: a maioria absoluta de meninas participando do projeto. “O interesse maior das meninas em participar é cada vez mais evidente. Na

7

Praça de Corrêas

Destaques

Muitos e-mails chegando com reclamações sobre o número para ligações gratuitas da AMPLA não estar

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

os vereadores mirins fazem o primeiro debate de idéias em plenário. No segundo dia, os vereadores mirins visitam a Prefeitura e são recebidos pelo chefe do executivo. À tarde, eles participam de uma sessão plenária, em que elegem a mesa diretora. Após a fala do presidente mirim eleito. Os demais vereadores mirins apresentam seus projetos de Lei e fazem a votação das matérias. “Eles vivenciam todas as etapas do trabalho de um vereador”, complementa Raquel. O encerramento é feito com homenagens na presença de pais, diretores e professores dos alunos. “Percebemos que essas crianças saem daqui com uma visão diferente sobre a política, porque elas conhecem melhor o papel dos vereadores”, pontua Paulo Igor A coordenadora do projeto conta que percebendo o interesse dos alunos pelo assunto uma mudança foi feita no projeto para o acompanhamento desses alunos por seis meses. “Percebemos que depois de serem vereadores mirins estes alunos anseiam por mais informações. Por isso, a partir desta edição, decidimos por acompanhar o grupo, organizando reuniões mensais. Desta forma podermos possibilitar que eles absorvam melhor todo o aprendizado e desenvolvam suas habilidades e sua consciência política”, finaliza.


D

iário nos

B

airros Ailson Souza

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

Alagoas. De uma mata fechada a um emaranhado de moradias Quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra decretou a proibição do jogo no Brasil em 30 de maio de 1946 começou a decadência do Hotel Quitandinha. As terras ao seu redor também pertenciam a Joaquim Rolla, mentor do arrojado projeto da construção dos 440 apartamentos e 13 grandes salões com até dez metros de altura. Nestas terras ao redor nos morros está localizada a hoje Comunidade da Alagoas. Joaquim Rolla designou a Companhia de Terrenos Quitandinha a lotear e negociar os lotes com interessados em adquirir espaço para construção. Depois da demarcação de ruas de acesso também através da empresa, nos anos 1950 começaram os empreendimentos. Com 67 anos e sessenta morando na Rua Alagoas, Roberto Schnaider Pereira lembra que quando veio com os pais Geralda e José Schnaider Pereira, o lugar era mata fechada. O pai foi adquirindo lotes na região e

55 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 22 de maio de 2011

9

SERVIÇO ÔNIBUS

n Duas linhas com o mesmo número de ônibus servem aos usuários da localidade. O 466 vai até o rodo da Rua C e o primeiro horário é às 5h20 com o último saindo às 21h40 da Rodoviária Imperatriz Leopoldina. O 437 tem a primeira saída do final da Rua Alagoas às 5h50 e o último do centro da cidade é às 23h30. O itinerário é direto, sem desvios a outras comunidades.

IGREJA

n Os fiéis católicos assistem a missas aos domingos 9h na Capela de São José, na Rua Vassouras. Durante a semana são realizadas celebrações marcadas periodicamente e batizados e casamentos são agendados na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Amaral Peixoto, próximo do Condomínio do Parque Residencial Santos Dumont – BNH do Quitandinha.

COMÉRCIO

n Mercados, bares e loja de materiais de construção fazem parte do comércio da localidade e todos eles entregam em domicílio. Os consumidores e visitantes comprovam a qualidade das mercadorias e os preços acessíveis a comunidade carente, conforme informação dos próprios moradores e até mesmo dos proprietários dos estabelecimentos comerciais.

SAÚDE

n O Posto de Saúde da Rua Amazonas ainda não está atendendo aos moradores locais. Ele passou por recente reforma e até o momento três agentes de saúde estão fazendo o cadastramento das famílias locais. Lideranças comunitárias adiantam que a data da inauguração está para ser marcada e o atendimento quando começar será estendido as comunidades vizinhas.

TEMPLOS

n Na Igreja Maranata da Rua Alagoas os cultos são terças e quintas-feiras às 19h e aos domingos tem e a escola bíblica dominical às 10h com culto às 19h. Na Assembleia de Deus no entroncamento da Rua Alagoas em direção a Rua C os cultos são aos domingos 19h30. Outros segmentos evangélicos compõem na localidade com cultos em dias alternados e orações domiciliares.

TÁXI

n O ponto de táxi mais próximo para o atendimento aos moradores é o da Avenida Ayrton Sena, 700, próximo a Casa do Alemão. Moradores informam que os taxistas quando solicitados, rapidamente chegam ao local da chamada. O telefone é 2231 5953. O outro é no Palácio Quitandinha, na Rua Estados Unidos, 2. O telefone é 2243 8987. Comunidade da Alagoas vista de baixo. No detalhe, Roberto Schnaider

hoje o filho é considerado um dos maiores empreendedores da região com casas e lojas alugadas com preços módicos na comunidade carente. Hoje a Rua Alagoas é

um emaranhado de casas espalhadas em suas encostas. No local existe um comércio e prestadores de serviços que atendem as necessidades dos moradores. Mas como em to-

das as comunidades carentes de Petrópolis, são necessários muitos atendimentos de serviços públicos para facilitar a vida dos proprietários e inquilinos do lugar.

Comerciante começou com barraca e hoje tem mercado

Ari Soares monta cestas básicas para consumidores locais

Há trinta cinco anos na Rua Alagoas, o comerciante Ari Soares Alves lembra hoje que ao chegar à comunidade, menos de uma dezena de casas fazia parte da área central. Para ele, a paralisação dos trabalhos do Posto de Saúde é o que mais faz falta aos moradores locais que são obrigados a se deslocar para pontos distantes da cidade. - Lembro que tinha pouquíssimas casas aqui – recordou. – Vim de Mar de Espanha (MG), meu irmão comprou um terreno e me vendeu a metade quando montei uma barraquinha para negociar bebidas. Ari Soares hoje sorri do sofrimento que passou ao informar que na barraquinha que montou ele, ainda solteiro, dormia dentro dela e quando chovia era obrigado a jogar água para fora com uma lata. Perguntado sobre o atendimento público na localidade, o comerciante disse que apenas a falta do Posto de Saúde contribui para o sacrifício de moradores. Para ele, quando o PS voltar a funcionar o problema de mães que são obrigadas a carregar filhos no colo para longe em busca de atendimento, finalmente vai acabar. - Estamos torcendo para que a inauguração aconteça logo – afirmou. Hoje, casado com Rosilene e quatro filhos – Leomir, Carina, Arilene e Rosilaine – Ari Soares tem um mercado com muitas variedades de mercadorias. Tricolor confesso e afirmando que o nome de Leomir foi dado ao filho em homenagem ao jogador tricampeão pelo Fluminense em 1983/84/85 ele monta cestas básicas e faz entregas em domicilios. Basta que o consumidor ligue para 2235 1336.

Sebastião com Belmiro ao lado do muro de contenção

As centenas de pessoas que usam a servidão do final da Rua Alagoas continuam com dificuldades de andar sobre pedras soltas, lama e mato. O local precisa de pavimentação que já foi pedida às autoridades e a coisa só não está pior devido ao interesse de moradores locais que procuram cortar o mato e adaptar o piso para evitar quedas de passantes. - Construímos um muro de contenção com recursos próprios, pois uma barreira caiu e uma outra ameaçava também deslizar – informou o presidente Sebastião de Souza e Silva, da Associação de Moradores da Rua Amazonas e Adjacências – AMORAMA. – O material consegui com amigos meus para que o trabalho fosse executado. Na quinta-feira era notado no local o esforço do morador Belmiro da Costa Pessoa auxiliado por um vizinho. Eles cortavam o mato na encosta do morro ao lado esquerdo de quem desce na servidão. Sobre o muro, ele disse que o serviço foi executado por moradores locais e encheu a bola da AMORAMA sobre o trabalho: - Foi um grande apoio com o material. O risco de desabamento acabou – afirmou, aliviado. Sebastião confirmou que a servidão é usada para a integração geográfica de moradores da Comunidade da Alagoas, Parque São Vicente a até Duques. Mas afirmou que a passagem precisa de ser calçada para assegurar o trânsito das pessoas. Ao finalizar, o líder comunitário lembrou que o material conquistado para o muro de contenção foi pedra, areia, cimento, ferro e blocos.

Pedestres esperam obras de calçamento na servidão

Com muito bom gosto, Cláudia montou salão na Alagoas

Empenho leva ex-doméstica a montar um salão de beleza Se por um lado a comunidade da Alagoas é considerada carente, por outro ela já pode contar com um salão de cabeleireiro de primeiro mundo. Isso graças ao empenho da hoje profissional Cláudia Cristina da Silva que há seis meses atende clientes no salão muito bem montado e também decorado na quadra 53, loja 2. - Há bem pouco tempo eu trabalhava como doméstica – lembrou, sem nenhum preconceito. Cláudia informou que se empenhou em cursos no Instituto Embeleze e no Serviço Nacional de Aprendizagem

Comercial – SENAC. Moradora da comunidade, ela confirmou que já conta com um bom número de clientes e que se esforça em propagar o salão com panfletos. Por sinal, muito bem elaborados. O nome do salão é Beleza Natural. Nele são trabalhados por Cláudia cortes, apliques, trancinhas, escovas marroquina, pintura, escovas e unhas. Ela atende de segunda a sexta-feira de 9h às 20h e aos sábados o movimento chega a atingir as 11h. O agendamento também pode ser feito pelos telefones 9237 1610 e 8827 5642. Há quinze anos na Rua Alagoas, Valdir Dias Ferraz administra o Mercado Frio Bar e ao mesmo tempo a loja de materiais de construção no lote 24, quadra 82. De Quitandinha ele tem 46 anos de moradia e acha que a comunidade deveria ter mais atenção com buracos nas ruas, lembrando que entrega em domicílios e que constantemente tem problemas com os veículos.


10

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 22 de maio de 2011

geral

APE realiza atividade pelo primeiro emprego A diretoria da Asso- ção e qualificação profissiociação Petropolitana dos nal, segundo Diego Vieira Estudantes realizou nesta o evento foi um sucesso e sexta-feira a caravana da isso se deu graças à brilhante APE com o tema do primei- gestão que o corpo docente ro emprego para a juventu- da escola vem realizando de. A atividade ocorreu no durante os últimos anos. O Ciep Cândido Portinari, em presidente da associação Itaipava, com a presença de disse ainda que esta foi uma 200 estudantes, autoridades das melhores atividades que locais e palestrantes. a APE realizou este ano. Estiveram presentes a “Fico feliz em saber que essa diretora da escola profes- gestão reaproximou o estusora Ana Paula, o profes- dante da entidade. Estamos sor Ronan realizando um e algumas marco na hisOs estudantes lideranças tória de nossa receberam uma estudantis da cidade no que cidade, além tange o jovem bolsa parcial de do presidente a ingressar no uma empresa da JPTB, Damercado de de formação niel de Paula trabalho’’, disrepresentanse o dirigente. profissional do o deputaPara o do estadual estudante EdMarcus Vinicius. Os estu- son, novo presidente do dantes do terceiro ano do en- Grêmio da escola, o evento sino médio requisitaram essa surpreendeu os estudantes: atividade na escola durante a “Poder debater e falar soeleição do grêmio da escola bre o primeiro emprego é ocorrida no mês passado e extremamente importante o presidente da APE, Diego para o jovem que cursa o Vieira realizou-a. ensino médio e a APE está Durante o evento, os es- de parabéns pela iniciativa’’, tudantes receberam uma bol- comentou. Os estudantes ensa parcial da Prime System, tregaram currículos para que empresa de formação pro- a APE possa encaminhá-los fissional e debateram com o a empresas amigas da carapalestrante assuntos como o vana e para uma empresa de mercado de trabalho, educa- estágios.

Indústria petropolitana receberá da Firjan Medalha do Mérito Industrial A diretora-presidente da Eletro Metalúrgica Universal, Waltraud Keuper Rodrigues Pereira, receberá na segunda-feira, dia 23 de maio, a Medalha do Mérito Industrial. A comenda será conferida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aos cinco empresários do Estado que mais se destacaram em 2011, prestando serviços relevantes à indústria e à economia fluminense. Na ocasião, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também será laureado, como personalidade de destaque. A entrega da medalha será feita em solenidade comemorativa ao Dia da Indústria, que começa às 17h na sede da Firjan, na Avenida Graça Aranha, 1, no Centro do Rio. Fundada em 1952 num pequeno galpão nos fundos de uma casa, na Mosela, a Eletro Metalúrgica Universal é hoje uma das principais empresas do setor metal mecânico do país. Fabrica máquinas de café e produtos de aço inox. Waltraud conta que o negócio começou com seu pai, Augusto Keuper. “Ele

começou trabalhando nos fundos de casa e, apesar de todas as dificuldades, nunca desistiu”, conta, emocionada, lembrando o período mais difícil pelo qual passaram. “A fábrica crescia e ele, poucos meses depois de mudar de endereço, da Mosela para a atual sede, no Quissamã, sofreu um acidente e perdeu uma das pernas. Morávamos ao lado da nova fábrica e me lembro bem dele mandando abrir uma porta do quarto dele para o prédio da metalúrgica. Ele ficou comandando o negócio da cama”, revela. Waltraud lembra, com orgulho, que aos 12 anos ela já trabalhava no escritório da metalúrgica. “Fiquei quase 20 anos fora, mas voltei em 84 e não saí mais da empresa”. Hoje a Eletro Metalúrgica Universal tem 77 funcionários e tem como carro-chefe as máquinas de café e cafeteiras. Desde 2000 a indpustria também fabrica refresqueiras e máquinas de suco. Os produtos da empresas chegam a todo o Brasil e também ao exterior, principalmente América Latiba e África.

Alunos do município fazem a Prova Petrópolis no dia 28 A Prova Petrópolis, uma iniciativa inédita no município, será realizada no dia 28 de maio, de 9h ao meio-dia. As provas serão aplicadas aos estudantes do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio na própria escola em que o aluno estuda. Essa é a primeira edição da Prova Petrópolis e foi criada pela Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria de Ensino Fundamental, com o objetivo de realizar um diagnóstico das práticas pedagógicas do ensino fundamental e aplicar novas ações para melhorar a Educação no município. Ao todo são 7.562 alunos, sendo 4.521 do 5º ano, 2.890 do 9º ano e 151 do ensino médio. “A Prova Petrópolis será um momento histórico da educação do município. Nossas crianças vão fazer um ensaio geral antes da Prova Brasil, que é realizada em novembro pelo Ministério da Educação. Vou poder levar para o prefeito Paulo Mustrangi onde estamos bem e onde podemos melhorar, em cada uma das escolas”, declarou o secretário de Educação, William Campos. Avaliação vai diagnosticar temas que precisam de mais atenção Com a Prova Petrópolis

Ascom/PMP

Alunos das escolas públicas da cidade já estão se preparando para a Prova Petrópolis, no próximo dia 28

será possível verificar o desempenho dos estudantes e realizar novas ações para melhorar o ensino do município. A partir do resultado, será feito esse diagnóstico para as escolas trabalharem com os alunos as áreas com maior deficiência (desenvolvendo projetos, novos métodos etc.). Presença do aluno é obrigatória A presença do aluno na prova é obrigatória e ele deve

chegar meia hora antes do início da avaliação. Os estudantes que não comparecerem, os pais terão que apresentar justificativa à escola e, em caso de problema de saúde, atestado médico. Os pais serão chamados à escola e os casos de ausência estão sujeitos a serem encaminhados ao Conselho Tutelar. Petrópolis ultrapassou meta do MEC A meta prevista pelo MEC

Número de trabalhadores com algum tipo de deficiência cai 12% Divulgação

Vinicius Konchinski /Abr

O número de trabalhadores com deficiência formalmente empregados caiu 12% entre 2007 e 2010. Apesar de o país ter criado 6,5 milhões de postos de trabalho com carteira assinada neste período, 42,8 mil vagas para pessoas com deficiência foram fechadas. A redução dos postos de trabalho para trabalhadores com deficiência consta dos relatórios da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgados anualmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo a Rais, divulgada no dia 11 de maio, em 2007, 348,8 mil trabalhadores empregados no país tinham alguma deficiência. Em 2010, esse número caiu para 306 mil. Ao mesmo tempo, o total de trabalhadores empregados formalmente no país passou de 37,6 milhões para 44,1 milhões. Isso representa um crescimento de 17% no período. O descompasso entre o crescimento do emprego formal e a redução das contratações dos deficientes são indícios de uma ilegalidade, segundo as entidades que os representam. No Brasil, uma lei de 1991 obriga que empresas com mais de 100 funcionários tenham, no mínimo, 2% de seu quadro composto por trabalhadores com deficiência. Portanto, se as contratações aumentaram, era de se esperar que o número de deficientes empre-

Segundo o Ministério do Trabalho, o número é entre 2007 e 2010

gados também crescesse. “A queda [do número de trabalhadores com deficiência] mostra que as empresas não cumprem a lei”, afirmou a superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), Teresa Costa d’Amaral. “As justificativas das empresas são muitas, e a tolerância do Poder Público com o descumprimento da lei é uma constante.” De acordo com ela, companhias alegam que candidatos com deficiência não têm qualificação necessária para assumir as vagas disponíveis ou que essas postos são para trabalhos que não podem ser executados por deficientes. A superintendente disse que o MTE e o Ministério Público do Trabalho, por sua vez, não exigem o cumprimento da lei. Por isso, as contratações de deficientes não aumentam. Em 2007, os trabalha-

dores com deficiência representavam em torno de 0,9% de todos os empregados formais do Brasil. No ano passado, passaram a representar menos de 0,7%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência. Desses, conforme informou a Rais, 1,25% está empregado. Maicon Rocha Santos, de 26 anos, faz parte do total de 98,75% dos deficientes sem emprego. Ele é paraplégico e usa cadeira de rodas. Tem curso técnico em eletrônica e está no último ano da faculdade de administração. Contudo, não encontra um emprego que pague mais do que ele recebe atualmente como aposentado por invalidez e estagiário em uma organização não governamental. “As empresas não estão adaptadas para um cadeirante”, disse ele. “Elas também

Tranqüilidade para a sua empresa

EDITAL DE CONVOCAÇÃO O presidente da Associação Petropolitana de Imprensa – API – no uso de suas atribuições estatutárias, vem por intermédio deste edital convocar os associados para a assembleia geral extraordinária que será realizada no dia 28 de maio de 2011 no Diário de Petrópolis, sito a Rua Joaquim Moreira, 106, Centro, Petrópolis/RJ às 19h em primeira convocação e às 19h30 em segunda e última convocação com qualquer número de associados, onde estará em pauta: 1- Mudanças no estatuto da entidade; 2- Eleição de diretoria; 3- Assuntos gerais Petrópolis, 20 de maio de 2011

Marco Falconi Rocha PRESIDENTE

para 2009 no 5º ano era de 4,5, e Petrópolis conseguiu ultrapassar ficando com o Ideb de 4,6. Para 2011, a meta prevista pelo MEC é 4,9, mas a Secretaria de Educação definiu no planejamento estratégico uma meta de 5,0. Já para o 9º ano a meta para 2009 era de 4,0 e Petrópolis ficou com 3,7. A meta para 2011 é 4,0, mas a Secretaria de Educação estipulou 4,5 como meta para a rede municipal de ensino.

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informática Escrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito Trabalhista Projetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Corretagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializado Direção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582 Advogado – OAB/RJ 59.566 Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322

não querem contratar alguém com experiência, que possa ganhar bem. Querem alguém só para cumprir a cota.” A procuradora Vilma Leite Amorim confirma que os baixos salários comparados às aposentadorias são uma barreira para o aumento da contratação das pessoas com deficiência. Vilma, que é responsável pela Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades do Ministério Público do Trabalho Federal (MPT), disse que o órgão vem trabalhando em várias frentes para ampliar a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho formal. Ela disse que a fiscalização da lei é constante. Ações contra empresas que não cumprem as cotas para deficientes estão sendo movidas, assim como acordos têm sido assinados para adequação de companhias à legislação. Segundo a procuradora, as causas da redução das contratações terão que ser avaliadas. “Os dados estão colocados e estão trabalhando para compreender as causas da queda [do número de deficientes empregados] e reverter essa situação”, disse. O MTE, em nota, informou que 143 mil pessoas com deficiência foram incluídas no mercado de trabalho formal de 2005 a 2010, devido a ações de fiscalização do órgão. O ministério, entretanto, não se pronunciou sobre a redução de 12% do número de deficientes empregados nos últimos três anos.


domingo, 22 de maio de 2011

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

11

Cidade

Semana de Enfermagem mostra efeitos do álcool

Fotos: Alan Alonso

Edson Cunha - especial para o Diário

A 10ª Semana de Enfermagem da FMP/Fase foi encerrada ontem na Praça Dom Pedro com um trabalho de prevenção do alcoolismo. Em três etapas, os alunos de enfermagem mostraram os problemas que o álcool pode causar às pessoas, começando pelo prazeres provocados pela bebida e encerrando com a depressão e morte. Durante o dia inteiro, distribuídos em três tendas, os profissionais da saúda da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Fase mostraram que o álcool consumido em excesso pode provocar muitos danos. Na primeira tenda os alunos de enfermagem mostraram o início do consumo da bebida lícita. Já em outra tenda os alunos apresentaram os problemas que o álcool provoca na vida das pessoas, inclusive menores, que estão consumindo bebidas a cada dia mais cedo. “O alcoolismo é uma doença e o consumo geralmente começa em casa”, adverte a enfermeira doutora Miriam Heidemann, coordenadora do curso de enfermagem da FMP/Fase. Por fim, na terceira barraca, os estudantes de enfermagem apresentaram o ciclo final do alcoolismo, a morte. “O alcoolismo é um grande problema de saúde e Petrópolis não está longe disso”, explicou Miriam. Para a enfermeira doutora as pessoas que estão com problemas com o álcool devem procurar uma ajuda o mais rápido possível. “O tratamento existe, basta a pessoa querer”, assegura Miriam. No encerramento da 10ª Semana de Enfermagem da

Os alunos de enfermagem da FMP/Fase mostraram durante todo o dia de ontem os efeitos causados pelo álcool. A enfermeira doutora Miriam Heidemann participou do evento

FMP/Fase, participaram oito professores, seis mestres, um especialista e 62 alunos. Efeitos do uso do álcool No aparelho digestório: câncer de boca, de esôfago, gastrite, úlceras, hepatite alcoólica, cirrose hepática, câncer de fígado e de estomago e câncer de intestino. No sangue: anemia, alterações na coagulação sanguínea, diminuição no número de leucócitos, com diminuída resposta imunológica. No sistema cardiovascular: aumento da pressão arterial, alterações no metabolismo de lipídeos e insuficiência cardíaca. No sistema nervoso: maior risco de acidentes, pela redução de reflexos, transtornos mentais. No sistema reprodutor: alterações no ciclo menstrual, no tamanho dos testículos e na produção/função dos es-

permatozóides. Conhecendo os efeitos nocivos do álcool na saúde Dentro de nosso organismo, o álcool possui um efeito sedativo que age diretamente no sistema nervoso autônomo, (que controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e o equilíbrio das funções de todo o corpo), provocando relaxamento nos músculos. Compreendendo este fato, fica mais fácil entender o porquê das pessoas embriagadas pelo álcool falarem de forma tão lenta e confusa ou, até mesmo, caírem no sono quando bebem além da conta. Entretanto, em pequenas doses, a influência da bebida alcoólica geralmente pode ser um pouco estimulante pelo fato desta relaxar a tensão diária e de fazer com que

as pessoas se sintam mais abertas com os outros. O que a grande maioria das pessoas que bebem não sabem, é que o maior problema

com o álcool são os efeitos psicológicos causados por ele. A bebida alcoólica pode interferir drasticamente no funcionamento da memória,

fato que ocorre frequentemente com pessoas que bebem exageradamente por um longo período de tempo.


12 56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

Dois corais... A apresentação gratuita dos corais Doane College Choir e Coral Municipal no Palácio de Cristal é a pedida para o Happy Hour Cultural da quartafeira, dia 25 de maio, a partir das 19h, no Palá-

cio de Cristal. Juntos pela primeira vez em apresentação pra lá de especial na Cidade Imperial, os maestros prometem noite que vai emocionar os apaixonados pela música de qualidade.

Bauernfest 2011

Níver de Silvinha...

As reuniões relativas à Bauernfest estão movimentando o Clube 29 de Junho, dentre eles podemos destacar o Concurso de Rainha e o grande almoço. Em breve mais detalhes...

Quem comemora níver hoje é a querida amiga Silvinha Tavares Esteves, mulher do arquiteto Leandro Esteves e que comemora a data ao lado do maridão e da filha Maria Elisa.... Nossos parabéns!!!

Biblioteca Rocambole

Célio Thomaz celiothomaz@celiothomaz.com.br

Reeleitos

Na manhã da última quarta-feira, foi inaugurada a biblioteca Rocambole, a biblioteca infantil do Museu Imperial, com presença de alunos do 5º ano do ensino fundamental. No evento, houve contação de história com a professora Alaíde Guedes, que apresen-

100 anos Dr. Nelson Loureiro Será hoje, às 11h30 a missa pelo Centenário dos 100 anos do saudoso Dr. Nelson Loureiro, que muito fez pela medicina petropolitana. Ele é pai dos queridos Nelsinho Loureiro e Nely Filpo Loureiro Binato de Castro.

Primeiro aninho No último dia oito foi comemorado o primeiro níver de Sebasthian Martins, neto do querido casal Sidney e Claudia Martins e filho de Rodrigo Martins. Os nossos Parabéns... com um pouquinho de atraso...

DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2011

tou o livro “Aventuras da Memória”, de autoria de Patrícia Engel Secco. Em seguida, as crianças foram convidadas a criarem um marcador de livros, com desenhos que remetessem às suas boas memórias. Ao final, todos puderam consultar os livros da biblioteca

Grande Arraiá Uma grande festa junina será realizada no final de junho, um evento fechado, bem familiar. Muita comida típica a cargo de bufê especialmente contratado, músicos de uma banda de forró, todos com traje típico e a tradicional dança de quadrilha. Depois contamos.

Sem carreata...

Marcelo Soares e Roberto Badro no momento em que se abraçavam quando foram reconduzidos na representação da FIRJAN da Regiao Serrana

O pequeno Sebasthian Martins no colo do papai Rodrigo

Marcelo Luiz da Silva Soares e Roberto Badro foram reeleitos nessa semana para a presidência e vice-presidência, da representação regional da Firjan/CIRJ na Região Serrana no mandato 2011/2012. Marcelo Soares é executivo da região para a GE Energy América Latina e Roberto Badro, o presidente dos Sindicatos de Panificação de Petrópolis (SINDPAES) e das Indústrias de Cervejas, Bebidas em Geral, Produtos de Cacau e Balas, Doces e Conservas Alimentícias, Massas Alimentícias e Biscoitos de Petrópolis.

O Flamengo foi campeão estadual e lamentavelmente não aconteceu a tradicional carreata da vitória neste ano, não sei o que aconteceu, será que é a emoção de Maurinho Branco, o seu organizador, com mais um título de campeão!!!

Foram Vistos

Novos Pratos

Circulando na noite da última quinta-feira no Shopping Rio Sul, o presidente da Fundação de Cultura Charles Rossi. Ele estava acompanhado de sua simpática mulher. É sempre uma pessoa muito educada e cortês.

O Restaurante Majórica sempre à frente... Agora está com muitas novidades em seu cardápio. A Majórica hoje é considerado point de almoços e jantares dos executivos, politicos, empresários petropolitanos.


56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 22 de maio de 2011

13

internacional

Sérgio Guimarães

Arábia Saudita é poupada do discurso de Obama, mas analistas entendem que motivo pode ter sido financeiro sergioguima@uol.com.br

Governo decide aumentar exploração do petróleo nos EUA Sempre foi bastante conhecido por todos que o governo dos Estados Unidos preferia importar petróleo a explorar o já existente em solo americano. A política nesse setor era de poupar as grandes reservas existentes no solo do país e, como grande consumidor, utilizar o óleo vindo do exterior em lugar de gastar o que – sabia-se – existia em grande quantidade em baixo da terra ou sob o mar americano. Notícia dada com destaque no último fim de semana pela mídia norte-americana, entretanto, informou que a administração Barack Obama teria decidido modificar bastante a orientação que existia no setor e teria decidido aumentar a produção petrolífera do país, pressionada pelo alto preço da gasolina, que praticamente atingiu os 4 dólares por galão. Ao mesmo tempo, e talvez pensando em termos de política interna com vista à reeleição no próximo ano, essa decisão tira uma arma da oposição que sempre reclamou que o presidente elogiava a exploração dos outros países, mas restringia

Japão entra em recessão devido a terremoto e tsunami Não bastasse ao Japão ter perdido para a China, no ano passado, o posto de segunda potência econômica mundial que ocupava há muito tempo, sua economia acaba de entrar extraoficialmente em recessão, pois o PIB do país sofreu o segundo semestre seguido de queda. Embora o índice do “tombo” tenha sido de apenas 0,9% em relação aos últimos três meses de 2010 – que já mostraram uma diminuição quanto aos três meses anteriores – se comparado com o primeiro trimestre do ano passado a queda do PIB japonês chegou aos 3,7%. As explicações oficiais e as dos analistas para essa baixa foram a recuperação lenta dos estragos ainda causados pela crise financeira global e o forte terremoto seguido de também fortíssima tsunami ocorridos em 11 de março último na região nordeste do país. Esse desastre natural que é considerado o mais caro da história japonesa, com prejuízos estimados em US$ 300 bilhões, causou grande destruição na região atingida, tendo sido de 42% o total das empresas afetadas. Muito atingido em todo o país foi, principalmente, o fornecimento de energia, devido ao fechamento das usinas atômicas de Fukushima e de Hamaoka, a primeira diretamente atingida pelo terremoto e pela tsunami e a segunda, por ordem do primeiro-ministro Naoto Kan. Ele alegou que esta fica na região de Tokai, onde é esperada a ocorrência de mais um grande terremoto, bem mais perto de Tóquio, dentro dos próximos 30 anos. A mídia japonesa noticiou, na semana que passou, que analistas estão pessimistas quanto à recuperação econômica do país para o atual trimestre. Eles temem que, se não for restabelecido o fornecimento de peças e componentes eletrônicos indispensáveis à indústria de manufaturas, inclusive fora do Japão, os resultados do PIB podem continuar a ser negativos existindo também a possibilidade de árias empresas decidirem mudar sua produção para outros países. E, por último, é sempre lembrado que, durante a recente crise financeira global, a economia japonesa registrou queda durante quatro trimestres (ou, doze meses) seguidos.

a dos EUA. Como exemplo, utilizado até em campanhas republicanas de propaganda na TV era lembrado que, em sua recente visita ao Brasil, Obama disse que os EUA desejam ser o principal cliente do petróleo que o país pretende produzir em suas grandes reservas do pré-sal. Com isso, ele mostrou apoiar a exploração petrolífera na costa brasileira enquanto não permite que o mesmo seja feita no litoral de seu país. Junte-se então o já mencionado preço elevado que os consumidores americanos estão pagando pelo combustível e que lhes diminui o poder de compra, também fundamental para a recuperação da economia do país, ao lobby das petrolíferas e está armada a equação do setor. Como restrição à decisão de Obama estão a provável atitude negativa dos ambientalistas à expansão da produção em locais como o Alasca, e a lembrança do grande desastre ambiental com o vazamento de milhões de litros de óleo causado pela explosão de um poço da BP, no ano passado no Golfo do México.

Causou espécie aos analistas e comentaristas políticos a ausência de menção à Arábia Saudita no discurso de 45 minutos da última quinta-feira do presidente Barack Obama quanto ao estabelecimento de reformas democráticas entre os países árabes do Oriente Médio. Reinando desde a década de 30 do século passado a monarquia absolutista saudita comanda com mão de ferro um país que é o maior produtor de petróleo da região e da OPEP – e grande fornecedor do “ouro negro” aos Estados Unidos. Mas que também é conhecido em todo o mundo por ser um dos recordistas em violações dos direitos humanos do planeta. Por tudo isso, foi grande

a estranheza geral quando o presidente norte-americano se dirigiu diretamente aos jovens das revoltas árabes da Tunísia e do Egito – e da Líbia, da Síria, do Bahrein, do Iêmen e do Marrocos, lembramos nós – sem sequer mencionar os jovens sauditas, apesar de ter criticado o envio de tropas sauditas para ajudar a reprimir ma-

nifestantes do vizinho Bahrein a pedido do governo deste. A própria mídia norte-americana comentou o episódio em suas matérias de anteontem ao recordar que a aliança de Washington com Riad já dura 66 anos, mas tem sofrido o que chamou de “turbulências” nos últimos meses. Entretanto, reconhece que a Arábia Saudita é o que chama de “central” para a política americana no Oriente Médio. E reconhece três outros pontos importantes desempenhados pela monarquia sunita chefiada pelo rei Abdullah: o reino é o que chama de atorchave para o processo de paz entre palestinos e israelenses; é um dos principais parceiros dos EUA na luta contra o

terrorismo; e, em tempos de baixo crescimento econômico na grande democracia ao norte do Rio Grande ainda é um dos principais clientes da indústria de armamentos americana. Aí então é que surge o principal motivo para o país árabe ser poupado no discurso do presidente Obama na quinta-feira, embora a mídia norte-americana não mencione especificamente: o governo de Riad estaria pressionando os EUA por um acordo para uma compra de US 60 bilhões em aeronaves, que permitiriam a aquisição de 84 caças F-15 e que confirmariam a supremacia militar do país sobre o Irã – o grande inimigo comum a ambos – pelos próximos anos.

77 milhões de brasileiros não têm acesso a bancos A notícia chegou na última terça-feira vinda de Londres e reproduz reportagem da revista britânica “The Economist” que trata da regulamentação do setor bancário internacional a qual informa que o Brasil é o quinto país do mundo quanto ao número de pessoas que não têm acesso aos serviços bancários. Neste início da segunda década do Terceiro Milênio, 77 milhões de brasileiros adultos ainda não possuem uma conta bancária.

De acordo com os números apresentados na matéria da “Economist” juntamente com o Brasil, nas cinco primeiras posições do setor, estão outros quatro países também bastante populosos: pela ordem, são, China, Índia, Indonésia e Paquistão. Na China, com seus mais de 1,3 bilhão de habitantes, quase a metade da população – 597 milhões – ainda não tem acesso aos serviços bancários, sendo de notar-se que apesar desse enor-

me mercado potencial o governo preocupa-se com a rápida expansão do setor bancário em geral, o que poderia ocasionar uma bolha. Segundo país do mundo a superar a marca de 1 bilhões de habitantes, a Índia ocupa a segunda colocação entre os sem conta bancária: 395 milhões. A seguir vêm a Indonésia, com 97 milhões de adultos sem acesso a bancos e o Paquistão, com 87 milhões na mesma situação. Nas outras cinco colocações entre os

dez primeiros do ranking estão Bangladesh, com 68 milhões; Nigéria, 67 milhões; México, 54 milhões; Vietnã, 42 milhões; e Filipinas, 40 milhões. A revista britânica informa ainda que a maior parte da população mundial sem conta bancária(62%) encontra-se nos países em desenvolvimento. Em grande contraste com essa situação, nos países ricos, existem apenas 95 milhões de pessoas.


14 56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 22 de maio de 2011

Agenda Cultural INSTITUTO OMAR CARDOSO

HORÓSCOPO Áries - (21/03 a 20/04)

Início de uma relação amorosa mais intensa e feliz. Haverá oportunidade para se aproximar da pessoa amada. As atividades artísticas e educativas também estarão beneficamente estimuladas. Maior harmonia e felicidade no ambiente doméstico.

Touro - (21/04 a 20/05)

Dia em que terá muita disposição mental e física para trabalhar nos negócios e para tratar de assuntos pessoais. As novas amizades estarão bastante favorecidas bem como o amor. Todavia, evite abusos. Tente prestar atenção as pessoas à sua volta. Cuidado com suas ações.

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

Alguma prudência será bastante aconselhável, uma vez que afastará a possibilidade de se perder em pequenos negócios. Influências benéficas. Pode tratar de assuntos importantes. Dinheiro sob bons fluxos.

Câncer - (21/06 a 22/07)

Momento favorável para reencontrar os amigos de trabalho, com os familiares e com a pessoa amada. O sucesso profissional, bem como as novas empresas e empreendimentos será evidente.

Leão - (23/07 a 22/08)

Evite o pessimismo e seja mais confiante e empreendedor, hábil e ambicioso, que terá muito sucesso em tudo que fizer hoje e nas próximas horas. Aumento de vitalidade. Faça planos para a próxima semana.

Virgem - (23/08 a 22/09)

A maior parte do seu interesse continuará voltada para o mundo das ideias, dos conceitos filosóficos e da busca de elevação e ampliação dos horizontes. O sol indica a necessidade de ter de se adaptar a certas condições materiais, especialmente na vida a dois.

Libra - (23/09 a 22/10)

Hoje, você corre perigo de romper com alguma pessoa de sua amizade. Evite a pressa, ao realizar negócios, e não se precipite em seu campo profissional. Êxito amoroso e sentimental. Aumento da inteligência.

 Escorpião - (23/10 a 21/11) Momento em que sua inteligência se elevará devido ao bom fluxo de Marte. Contudo procure compreender melhor seus colegas de trabalho bem como os familiares e a pessoa querida. Bom momento para viagens curtas.

Sagitário - (22/11 a 21/12)

Momento benéfico. Favorável em tudo o que pretenda realizar ou conceber. Faça deste dia, um marco de realizações e otimismo. Procure vivê-lo intensamente. Ideal para o amor. Concentre suas energias para resolver tudo da melhor forma possível. É hora de agir.

 Capricórnio - (22/12 a 20/01) Dia em que exigirá o máximo de sua inteligência para que possa conseguir realizar seus anseio e desejos. O fluxo astral é dos melhores para a sua saúde, para tratar com pessoas religiosas e para solicitar favores.

Aquário - (21/01 a 19/02)

Dificuldade na vida doméstica. Você ainda não conseguiu atingir sua meta e colocar em ordem sua vida. Talvez seja hora de parar tudo, colocar a cabeça no lugar e depois voltar com força total suas atividades normais.

 Peixes - (20/02 a 20/03) Faça de tudo hoje, para melhorar suas condições sociais, profissionais e financeiras. Mas tudo dentro de um sentido honesto e inteligente. Estão favorecidos os contatos pessoais. Boas Notícias.

Aposentado Pensionista

INSS

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO TAXAS SUPER ESPECIAIS!

SEM SAIR DE CASA, SEM BUROCRACIA

NÃO TEM CONSULTA SPC E SERASA

Ligue já!

(11) 3504-8484 Crédito somente para aposentados e pensionistas do INSS. Com juros de 2,34% ao mês em até 60meses. Crédito sujeito a margem disponível.

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Teatro

Relembrando Sylvia Orthof e minimalismo no D. Pedro Hoje, às 17h, será encenada a peça ‘Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina’ no Theatro D. Pedro, censura livre, ingressos a R$ 20. A produção e direção é da Artenaserra. A peça conta a história das viagens de Leopoldina e o seu filho Zé Vagão da Roda Fina através de várias cidades do país e as engraçadas aventuras vividas pela relação de uma mãe e seu filho. Trata-se de um espetáculo que quer manter na memória a poesia de Sílvia Orthof e as suas ótimas e irreverentes ideias sobre a pedagogia no universo infantil, a defesa da natureza, o amor materno superprotetor, o ciclo da vida nas trilhas de uma locomotiva e a sabedoria que a idade nos proporciona. Minimalismo – O Theatro D. Pedro também abre suas portas para receber, entre quarta e sexta-feira desta semana, a partir de 19h30, a Mostra Minimalista de Teatro que, este ano, chega bem

De graça

Uma peça para aquecer a memória de Sylvia Orthof hoje nos palcos

mais ‘enxuta’, ou seja, apenas dois dias e dedicada somente ao teatro, ao contrário de anos anteriores, em que a mesma era acompanhada de exposições de arte e palestras específicas. Na quarta e na sexta será apresentada (e

premiada) a mostra “5 Minutos em Cena”. Na quinta será reapresentada a peça “Depois da Chuva”, com o Teatro Circense Andança, de Petrópolis, um trabalho que nasceu a partir da própria Mostra Minimalista.

Na cidade

Em cartaz filme que rendeu um Oscar de melhor atriz a Liz Taylor Amanhã e nas próximas terça e quartafeiras, às 19h, a Sala de Cinema Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni apresenta o filme “Quem tem Medo de Virgínia Woolf?”, um drama dirigido por Mike Nichols, baseado em peça de sucesso de Edward Albee e estrelada pelo ‘casal 20’ dos anos 60, Elizabeth Taylor (que ganhou um Oscar pelo papel) e Richard Burton. Trata-se de uma obraprima da dramaturgia contemporânea, um texto considerado a quintaessência do teatro “realista”. O filme recebeu indicações para todas as categorias do Oscar. A censura é 12 anos e a entrada, franca.

THOR – Censura 10 anos – com Anthony Hopkins – Horários: 15h e 19h10 todos os dias, exceto 2ª feira – Sessão extra sexta e sábado, 21h40 A aventura épica se inicia no planeta Terra nos dias de hoje até reino de Asgard. O Poderoso Thor é um arrogante guerreiro cujas ações intempestivas despertam uma guerra antiga. Como castigo, Thor é enviado à Terra e forçado a viver entre os mortais. Uma vez aqui, ele aprende o que significa ser um verdadeiro herói, depois que o vilão mais poderoso de seu mundo envia as forças negras de Asgard para invadir o planeta. TODO MUNDO TEM PROBLEMAS SEXUAIS – Censura 14 anos – Com Pedro Cardoso - Horários: 17h30 todos os dias, exceto 2ª feira Todo Mundo tem Problemas Sexuais conta cinco histórias diferentes que têm em comum a questão sexual que envolve os desejos e as consequências dos problemas sexuais: Impotência - Uma mulher descobre no bolso de seu parceiro um comprimido de Viagra, e começa a duvidar da validade de seu amor. Perversão - Casal que durante anos viveu um casamento convencional e, por alguma circunstância inesperada, não conseguem mais viver sem que tenham outros parceiros na cama. Sedução - Farmacêutico quer seduzir sua melhor amiga, mas sem perder a amizade da mesma. Desejo - História de casal que se conhece pela internet e tem encontros tórridos no escuro, até que um dia ao abrir a porta da geladeira a luz revela verdades ocultas. Preferências Sexuais - História de um homem que descobre que mesmo amando sua mulher, tem atração por homens. Ingressos: terças e quartas ingresso promocional a R$ 6 para todos (exceto feriados). Preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. Preço de ingressos aos sábados e domingos - inteira R$ 16 e meia R$ 8.

O Tantra é terma de palestra especial hoje

Palestras, música e corais são atrações para esta semana Hoje, de 9h30 às 11h, tem ‘O Tantra sem mistérios e Cânticos Sagrados da Índia’ na Rua General Osório, 65, Centro. Censura livre, entrada franca. Trata-se de uma palestra elucidativa sobre esta filosofia profunda, madura e pouco compreendida, com o professor Fabio Goulart. Hoje, às 18h, tem ‘O Quinto Elemento’, um espetáculo de dança do ventre com variações e técnicas que levam até a demonstração do 5° elemento da dança, dentro de um estudo aprimorado das ener-

gias que ela trabalha em nosso corpo. A direção é do bailarino e coreógrafo Alan Keippert e quem apresenta é a Cia.de Corpo& Alma. No Teatro Afonso Arinos do Centro de Cultura Raul de Leoni, censura livre, ingresso a R$ 30. Na próxima quarta, dia 25, acontece mais uma edição dos Concertos de Outono, a partir de 19h, no Palácio de Cristal, com entrada franca. Dois coros cantarão, na ocasião: o Doane College Choir e o Coral Municipal de Petrópolis.

Na cidade

Revista em quadrinhos sobre câncer de mama recebe Moção Honrosa A equipe da revista Multiplica Replica recebe na próxima quarta, dia 25, às 16h, Moção Honrosa na Câmara Municipal de Petrópolis, através do vereador Márcio Muniz, em virtude do projeto em prol da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Vão receber a honraria Renata Lopes Pacheco, fisioterapeuta oncológica e líder do projeto, Daniela Carvalho, pedagoga e escritora e Raphael Faria, publicitário e desenhista. O projeto intitulado Multiplica Replica distribuiu material lúdico e educativo sobre a saúde da mama e o câncer de mama em formato de história em quadrinhos. A revista é uma ferramenta para educadores de dez escolas públicas da cidade de Pe-

CINE ITAIPAVA Est. União & Indústria, 11.000 - Itaipava

Capa da revista que receberá a moção nesta quarta

trópolis. A ideia é propiciar aprendizagem contextualizada sobre a saúde da mama, desenvolver o pensamento crítico e auxiliar a identificar situações que indicam um alerta ao câncer de mama.

A revista é o resultado de um projeto patrocinado pelo Programa de Incentivo a Projetos Comunitários Susan G. Komen e do Instituto Internacional de Educação e tem como parceiros o CTO – Centro de Terapia Oncológica, APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, Prefeitura Municipal de Petrópolis e Secretaria de Educação, tem por meta favorecer o desenvolvimento postural precoce, estabelecer procedimentos saudáveis e efetivos frente à saúde da mama através das discussões geradas dentro das escolas, aquecer os aspectos culturais, éticos e emocionais do aluno acreditando no poder mobilizador que crianças bem informadas possuem diante de pais e familiares.

CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de Sá Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro SALA 1 RIO – Censura livre – Horários: 14h30 e18h30 Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro. TODO MUNDO TEM PROBLEMAS SEXUAIS – Censura 14 anos - Com Claudia AbreuHorários: 16h30 e 20h30 SALA 2 PIRATAS DO CARIBE – NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS – Censura 12 anos – com Johnny Depp – Horários: 15h, 18h e 21h Neste conto de verdade, traição, juventude e morte, o Capitão Jack Sparrow cruza com uma mulher de seu passado, e ele não tem certeza se é amor ou se ela o está usando para encontrar a lendária Fonte da Juventude. Quando ela o obriga a bordo do Queen Anne’s Revenge, navio do temido pirata Barba Negra, Jack encontra-se diante de uma aventura inesperada, em que ele não sabe quem temer mais: Barba Negra, ou a mulher de seu passado.

Preços: Segunda é dia de cinema. Ingressos a R$ 3 em todas as sessões. Terça a quinta (exceto feriados): Sessões iniciadas até 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada. TOP CINE HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 PIRATAS DO CARIBE 4: Navegando em Águas Misteriosas – Censura 10 anos – com Johnny Depp – Horários: 14h50, 17h40 e 20h30 - 2ª feira – dia 23 – não haverá sessão SALA 2 VELOZES E FURIOSOS 5 – Operação Rio – Censura 14 anos - com Paul Walker – Horários: 15h30, 18h10 e 20h50 - 2ª feira – dia 23 – não haverá sessão Dominic Toretto foi resgatado da prisão por sua irmã Mia e Brian O’Conner, que realizam um ousado resgate sobre rodas. Logo em seguida, ele desaparece. Brian e Mia vão até o Rio de Janeiro, onde encontram Vince. Ele propõe ao casal o roubo de carros que estão sendo levados em um trem, algo que, segundo ele, será uma operação simples que renderá um bom lucro. Durante a operação, Dominic reaparece e diz à irmã que os planos mudaram. Ela então leva um dos carros a um esconderijo em plena favela carioca, deixando Dominic e Brian enfrentando policiais e bandidos. TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1º piso Centro - Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 RIO – Censura livre – Horários: 15h30 - 2ª feira – dia 23 – não haverá sessão PADRE – Censura 14 anos – com Paul BVettany – Horários: 17h20, 19h10 e 21h - 2ª feira – dia 23 – não haverá sessão A história gira em torno de um lendário guerreiro Sacerdote da última Guerra de Vampiros, que agora vive na obscuridade entre os outros habitantes humanos espezinhados em paredes nas cidades distópicas governadas pela Igreja. Quando sua sobrinha é raptada por um bando de vampiros assassinos, o Sacerdote quebra seu juramento sagrado para se aventurar em uma busca para encontrá-la antes que ela seja transformada em um deles. Ele é acompanhado na sua cruzada pelo namorado de sua sobrinha, um jovem xerife (rápido no gatilho), e uma ex-guerreira Sacerdotisa que possui habilidades de luta sobrenaturais. SALA 2 THOR – Censura 10 anos – com Anthony Hopkins – Horários: 15h50 e 18h20 (cópia dublada) – 20h50 (cópia legendada) - 2ª feira – dia 23 – não haverá sessão SALA 3 RIO – Censura livre - Horários: 16h10 - 2ª feira – dia 23 – não haverá sessão O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA – Censura 12 anos – com Ginnifer Goodwin – Horários: 18h30 e 20h40 - 2ª feira – dia 23 – não haverá sessão Rachel vai fazer 30 anos e era toda certinha, mas durante uma comemoração bebeu além da conta e acabou transando com Dex, um amigo da faculdade. Só que o cara é o noivo de sua melhor amiga Darcy, de quem ela é madrinha de casamento. Agora, ele vive o conflito dos preparativos para a festa, enquanto começam a pesar na balança a amizade dos tempos de infãncia e o que sempre sentiu por Dex.

Filmes na TV nO DIABO VESTE PRADA – GLOBO – 13H55 – COM MERYL STREEP Jovem jornalista rejeitada vai trabalhar em uma revista de moda e é perseguida pela editora-chefe. nSR. & SRA. SMITH – GLOBO – 23H05 – COM ANGELINE JOLIE Casal se apaixona, sem saber que ambos são assassinos profissionais. Eles acabam descobrindo a verdade em uma missão mútua. nSIN CITY – A CIDADE DO PECADO – GLOBO – 01H10 – COM MICKEY ROURKE Baseado em uma série de quadrinhos ‘noir’ de Frank Miller, que também faz uma ponta no filme. O visual lembra bastante os originais, em quadrinhos.


domingo, 22 de maio de 2011

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

15

SAÚDE

Acupuntura: uma forte opção terapêutica

De acordo com especialista, a técnica fortalece o sistema imunológico e melhora a qualidade de vida

O clima frio começa a se manifestar. E junto com ele um elemento um tanto quando incômodo - principalmente para quem sofre de alergias como a rinite – o ar seco. “A rinite é uma irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça e outros agentes ambientais, como frio e ar seco”, explica a fisioterapeuta especialista em acupuntura, Dra. Luciana Meneghel, profissional da Clínica Reacciona de Piracicaba. Dra. Luciana esclarece que a inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da doença. “A rinite pode ser não alérgica ou alérgica. A não alérgica é geralmente causada por inflamação que não deriva de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais. Já a rinite alérgica, que é a forma mais comum de rinite, é causada, na maioria dos casos, por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais, mas também pode ser provocada devida reação à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios”.

acupuntura oferece resultados maravilhosos, diminuindo ou até mesmo cessando essas dores intensas. Isto ocorre graças ao poder de produzir endorfinas. O paciente experimenta o alívio já entre os 15 ou 20 minutos após o início da sessão”.

O tratamento com acupuntura apresenta bons resultados para prevenir e combater as alergias

A patologia é muito frequente, e atinge cerca de 4 a cada 10 pessoas, tanto adultos quanto crianças. Os sintomas mais comuns incluem: rinorreia (nariz escorrendo), obstrução nasal (nariz entupido), espirros, prurido (coceira), coriza, e/ou secreção pós-nasal e dores de cabeças. Porém, um tratamento

tem se destacado e mostrado eficácia contra os principais sintomas da rinite: a acupuntura. Segundo a Dra. Meneghel, “o uso da acupuntura para tratamento do quadro de rinite alérgica pode se apresentar como uma excelente opção terapêutica, em que a substituição da medicação diminui o risco de efeitos colate-

rais causados pelo uso dessas substâncias, que podem não ser eficazes no controle das crises”, salienta a fisioterapeuta da Clínica Reacciona de Piracicaba. A dor forte, muitas vezes, é o motivo de queixa dos pacientes com rinite, levando ao consumo frequente e intenso de medicações. “Felizmente, a

O tratamento O tratamento com acupuntura apresenta ótimos resultados para prevenir e combater as alergias respiratórias, diminuindo a intensidade das crises, espaçando as ocorrências e até mesmo livrando o paciente definitivamente do problema. “A acupuntura estimula pontos que ativam os canais energéticos do organismo, ajudando a comandar funções, incitando a produção de analgésicos naturais e fortalecendo o sistema imunológico”, conta a fisioterapeuta. Existem várias técnicas que podem ser usadas para o tratamento da rinite: as agulhas punturadas em pontos específicos, a moxabustão, a auriculoterapia e os magnetos. Luciana Meneghel salienta que as sessões de acupuntura duram em média 1 hora, sendo que neste tempo o paciente é avaliado e, em seguida, são puncionadas as agulhas, permanecendo por 30 minutos.

O resultado No tratamento da rinite com acupuntura é possível sentir efeito já no primeiro dia, como a redução da secreção e o descongestionamento das vias aéreas minutos após a aplicação. Para a rinite e a sinusite juntas, em três ou quatro sessões - sendo uma por semana - é possível perceber uma grande melhora. “Como são doenças crônicas, a reincidência pode ocorrer, por isso é indicado prolongar o tratamento conforme orientação do acupunturista. Com o decorrer do tratamento, o tempo entre as crises aumenta muito e, na maioria dos casos, no final do tratamento, o paciente fica livre definitivamente do problema, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida”, comenta a acupunturista. O aparelho respiratório A sinusite, a asma, a bronquite, a tosse, entre outras, são doenças respiratórias que também podem ser tratadas com a acupuntura. “Esse tratamento ajuda a harmonizar de forma natural o funcionamento do aparelho respiratório. Pode ou não ser associado ao tratamento medicamentoso, de acordo com a cronicidade da patologia. O importante é não abrir mão de uma orientação especializada e lembrar que, se tratadas de forma inadequada, essas doenças podem acarretar problemas mais graves”, finaliza Dra. Luciana.

Colesterol: o que ele tem a ver com infecções...

A má alimentação infantil é um dos fatores de risco para o coração

Coração infantil também precisa de cuidados A falta de exercícios e a alimentação inadequada são as principais causas da obesidade infantil. Foi-se o tempo em que uma criança gordinha era vista como saudável. O excesso de peso é uma doença e merece atenção. Provoca o surgimento de diabetes, problemas cardíacos e má formação do esqueleto. No Brasil, estudos mostram que o índice de obesidade infantil está cinco vezes maior do que há vinte anos. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes são obesos. E oito em cada dez continuam a ter excesso de peso na fase adulta. A principal causa é a má alimentação, seguida pelo sedentarismo. Os hábitos alimentares, ao contrário do que muitos imaginam, são consequência dos estímulos recebidos na infância. Atualmente há uma tendência para o consumo de alimentos industrializados, os fast foods, que na maioria das vezes são pobres em nutrientes e

ricos em açúcar, gorduras e sódio. Os pais devem ser os maiores incentivadores dos filhos para a ingestão de alimentos ricos em vitaminas como frutas, legumes e verduras. A prática de atividades físicas desde cedo faz crescer o gosto pelo esporte e é importante aliada no combate a problemas cardiovasculares na fase adulta. “O exercício físico ajuda o coração a desenvolver artérias colaterais, que no futuro poderão ser fundamentais para a saúde do coração”, explica Américo Tângari Junior, cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O coração de uma criança tem características próprias a serem consideradas no momento da avaliação médica, que deverá ser feita desde a infância até a adolescência pelo médico pediatra. “Qualquer situação anormal identificada pelo pediatra deverá ser investigada por um médico especialista, neste caso o cardiologista”, afirma Tângari.

Sempre na mira dos médicos quando o assunto é o coração, agora a gordura se tornou alvo de pesquisas que a associam a outras doenças, como as infecciosas e o câncer Um exame de sangue cujo resultado causa inveja nas rodas de conversa é aquele que aponta níveis baixos do chamado colesterol ruim, o LDL. Isso porque, na boca do povo, ele já se tornou sinônimo de complicação para o sistema cardiovascular. A partir de agora, quem se preocupa com as defesas do organismo terá um motivo a mais para se gabar de suas taxas equilibradas. Um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sugere que reduzir a gordura em circulação auxilia a barrar infecções. Os cientistas confirmaram esse elo depois de simular uma contaminação por vírus em culturas celula-

res e acompanhar a reação da imunidade. “Observamos que, diante da invasão pelo micro-organismo, o sistema imune libera substâncias que, por sua vez, emitem uma ordem para que haja diminuição dos índices de LDL”, conta, em entrevista a SAÚDE!, o médico geneticista Peter Ghazal, que conduziu o experimento. À primeira vista, essa informação pode soar como uma boa notícia. Afinal, prestes a iniciar um combate, as células imunológicas nos prestariam um serviço extra ao nocautear o colesterol ruim. Só que a história é bem outra. Os pesquisadores desconfiam que, ao mantermos o LDL sob rédeas curtas, as defesas não precisariam queimar essa gordura e, assim, ficariam mais disponíveis para enfrentar os micróbios baderneiros. A per-

gunta que não quer calar é: por que elas têm de se meter nesse imbróglio gorduroso? A bióloga Marília Seelaender, do Grupo de Pesquisas sobre o Metabolismo do Câncer da Universidade de São Paulo, esclarece a teoria com mais detalhes. “Ao ser desafiado, o sistema imunológico fabrica uma substância, o interferon. Ele, por sua vez, inibe a produção de enzimas responsáveis pela síntese de colesterol”, esclarece. Ou seja, as fábricas dessa partícula entram em marcha lenta. De acordo com Marília, uma molécula formada durante esse processo, chamapor da mevalonato, seria importante para que alguns vírus, como o da dengue, consigam se multiplicar a contento. Em outras palavras, interromper esse ciclo no início privaria o inimigo do substrato de que

necessita para se replicar. Com base nesse resultado, Peter Ghazal e sua equipe se animam com a hipótese de que as estatinas — as principais drogas utilizadas para controle do colesterol — possam ser uma alternativa ou um reforço aos medicamentos contra infecções no futuro. “As estatinas bloqueiam justamente a via do mevalonato”, concorda Marília. “Mas investigamos, também, outras maneiras de interromper esse mecanismo”, anuncia Ghazal. Na opinião do cardiologista Raul Dias dos Santos, diretor da Unidade de Lípides do Instituto do Coração, em São Paulo, toda a linha de pesquisa faz bastante sentido. “Há evidências de que pacientes tratados com estatinas apresentam menor risco de morrer diante de uma septicemia, infecção generalizada grave”, conta.


16

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

O que vem por aí "MALHAÇÃO ID" – 17 H – GLOBO

DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2011

O QUE VAI ACONTECER NAS NOVELAS A PARTIR DE 23 DE MAIO

"CORDEL ENCANTADO" – 18 H – GLOBO

"VIDAS EM JOGO" – 22 H – RECORD

Excesso de maldade

Ciúme doentio Esta semana, em “Malhação”, o clima de desconfiança começa a pesar entre os “pombinhos” Duda (Nathalie Jourdan) e Eric (Duam Socci). Não é mistério para ninguém que o relacionamento entre eles não é mais o mesmo. Duda não gosta nada da aproximação entre o namorado e a amiga Josiane (Júlia Oristanio). A verdade é que os dois começaram a ficar mais entrosados por causa do sumiço de Raquel (Ariela Massotti). Ambos querem encontrar a garota e para isso uniram forças na tentativa de localizar a jovem. Duda fica de “camarote”, observando tudo. Ela bem se lembra que Eric e Josiane já se beijaram e, na sua opinião, isso pode ser um péssimo sinal. A cumplicidade entre eles tanto incomoda Duda, que ela chega a ser grosseira com Josiane. Se depois disso tudo não “pintar” nenhum clima de romance entre os dois, Duda pode dormir tranquila porque suas suspeitas não terão o menor cabimento. (Gabriel Sobreira/PopTevê)

Vida dura

Parece que Timóteo (Bruno Gagliasso) tem o prazer em ver a tristeza na vida das pessoas. O pior é que, depois que seu pai morreu, todos a sua volta podem ser vítimas dele. A começar por Antônia (Luiza Valdetaro). A coitada só sofre na mão do irmão, mas por sorte pode contar com Benvinda (Cláudia Ohana) em sua defesa. Nos próximos capítulos de “Cordel Encantado”, Timóteo vai começar a ter o que merece. Primeiro, os colonos vão pedir as contas para deixar a fazenda. Claro que ele não vai aceitar tudo facilmente, mas ninguém pretende se intimidar com as ameaças do vilãozinho. E ele que aguarde, pois terá de se ver com Jesuíno (Cauã Reymond) caso continue aprontando. Pelo menos, é o que Fubá (Nathalia Dill) pretende. Ela pede que o filho do cangaço salve Antônia das maldades de Timóteo. A prontidão é tamanha que Jesuíno imobiliza Timóteo e consegue resgatar a jovem. O problema é que Timóteo não é do tipo que desiste das coisas facilmente e não vai deixar barato. Jesuíno, Antônia e sua trupe que se cuidem, pois podem vir mais brigas pela frente. (Natalia Palmeira/PopTevê)

Andrea (Simone Spoladore) já mostrou, por diversas vezes, que não é nenhuma mulher frágil e dependente. Mas a vida de taxista não está nem um pouco fácil para a moça. Nos próximos capítulos de “Vidas em Jogo”, Andrea circula com o táxi à noite e acaba cometendo um erro que pode botar sua vida em risco. Ela para para um homem que faz sinal, mas só repara que ele está embriagado quando entra em seu carro. Para piorar ainda mais a situação, o destino do bêbado é a favela da Rocinha. Chegando lá, Andrea vira para pegar o dinheiro da corrida, mas é surpreendida pelo “bebum”, que a agarra. Os dois caem para fora do táxi e ele tenta enforcá-la. Andrea está desesperada. Até que traficantes aparecem e interrompem a agressão. Eles dizem que não toleram estupros na comunidade e deixam a taxista ir embora, enquanto resolvem dar uma lição no violentador. Em casa, a batalhadora chora enquanto olha para Lucas (Marcos Pitombo) dormindo. (Ana Paula Hinz/ PopTevê)

"INSENSATO CORAÇÃO" – 21 H – GLOBO

"MORDE & ASSOPRA" – 19 H - GLOBO

Descobertas do amo

Veneno

Dizem que quem desdenha quer comprar. A frase pode ser aplicada perfeitamente para Carol (Camila Pitanga). Ela, que tanto maltratou Raul (Antônio Fagundes), agora está prestes a se apaixonar por ele. Pelo menos, está dando chance para isso acontecer quando aceita jantar na casa do colega de trabalho, nos próximos capítulos de “Insensato Coração”. Mas o encontro vai além e os dois têm sua primeira noite de amor. Claro que André (Lázaro Ramos) fica curioso para saber onde a mãe de seu filho passou a noite. Só que já é um pouco tarde para ele ter esse tipo de interesse em Carol. Enquanto isso, o novo casal aproveita o entrosamento e sai para namorar no horário de almoço. Mas tem gente de olho nessa felicidade. Ivone (Carol Fazu) tenta criar uma intriga entre Raul e Carol. E vem outro problema pela frente. Raul entrega um contrato de trabalho para Carol assinar, mas eles acabam perdendo o documento. O desespero aumenta quando não conseguem um outro contato com uma modelo internacional. Resta saber se Raul e Carol conseguirão ajudar um ao outro nesse momento delicado ou se vão se desentender para valer. (Luana Borges/PopTevê)

Josué (Joaquim Lopes) já chegou a Preciosa causando problemas. Acabou com a colheita de Abner (Marcos Pasquim) e está prestes a trazer de volta a tristeza para a vida do fazendeiro. Nos próximos capítulos de “Morde & Assopra”, ele vai ser colocado contra a parede. Depois que Celeste (Vanessa Giácomo) descobriu a verdade sobre o incêndio que levou Abner à falência, não é de se admirar que aquela mente maldosa pense em um plano para usar a informação a seu favor. É certo que Minerva (Elizabeth Savalla) foi a verdadeira interessada em destruir a plantação de Abner. Mas Celeste não está disposta a contar a verdade para o amado. Junto com Salomé (Jandira Martini), eles vão tentar envenenar Abner contra Júlia (Adriana Esteves) e acabar de vez com esse noivado. É só Salomé ficar sabendo sobre o casamento da caçadora de dinossauros para colocar seu plano em prática. Ela pede que Josué assuma que foi o responsável pelo incêndio e ainda diga que foi pago por Júlia para destruir sua colheita. O relacionamento de Júlia e Abner está sempre por um fio. Com tanta gente querendo separar o casal, deve ser bem difícil amar em paz. E mais uma desconfiança de Júlia é o suficiente para causar discórdia entre eles, mais uma vez. Enquanto Júlia e Abner não se entendem, é a vez de Celeste dar o bote. A morena finge que está interessada em Áureo (André Gonçalves) só para provocar ciúmes no fazendeiro. Para trazer ainda mais veracidade para a história, a dupla faz um trato e Áureo finge ser o namorado dela.

REDE GLOBO

REDE GLOBO

REDE GLOBO

REDE GLOBO

MALHAÇÃO/17H15

CORDEL ENCANTADO/18h

MORDE & ASSOPRA/19H15

INSENSATO CORAÇÃO/21H

RECORD VIDAS EM JOGO/22H

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

Duda e Cláudia se emocionam com o e-mail de Raquel. Catarina avisa a Pedro sobre o e-mail de Raquel. Pedro acredita que o e-mail enviado para Duda não é de Raquel. Lúcio debocha de Pedro quando ele afirma que o e-mail enviado não é de Raquel. Catarina desiste de tentar um relacionamento com Pedro e pede que o DJ não a procure mais. Josiane pergunta se foi Eric quem mandou o e-mail para Duda fingindo ser Raquel. Pedro fica desolado ao ver Guilherme consolando Catarina.

Fubá tenta convencer Jesuíno a aceitá-la em seu bando, mas teme ser reconhecida. Timóteo interroga os colonos para saber quem são os justiceiros que lhe roubaram. Jesuíno resolve aceitar Fubá em seu bando. Jesuíno e seu bando libertam os colonos. Penélope tira fotos dos cangaceiros. Herculano parte com Zóio-Furado, Bel e Garnizé atrás do bando de Jesuíno. Inácio garante a Felipe que salvará Antônia de Timóteo. Os colonos pedem as contas para Timóteo. Herculano descobre que Jesuíno é o chefe dos justiceiros.

Salomé pede para Josué esperar o momento certo de contar para Abner sobre o incêndio. Guilherme diz à mãe que não pode convidá-la para o seu casamento. Naomi diz a Ícaro que sente ciúmes de sua amizade com Júlia. Júlia convida Dulce para o seu casamento. Naomi avisa a Salomé sobre o casamento de Júlia e Abner. Ícaro dá uma joia de presente para Júlia. Celeste chega ao hotel para assistir ao casamento. Josué procura Abner e conta que foi ele quem queimou sua colheita.

Pedro dá as chaves do apartamento de Léo para Marina. Carol aceita jantar na casa de Raul e os dois transam. Paula fica furiosa com Cortez por causa de Natalie. Cortez debocha do jantar oferecido por Haidê. Teodoro e Vinícius chegam ao clube para jogar tênis. Paula pede para Lídia chamar Rafa e deixa aberta a antiga revista onde está o porta-retratos com a foto de Cortez e Natalie. Rafa vê a revista e fica revoltado. Teodoro sente uma forte dor no peito e cai desacordado.

O médico diz a Regina que o bebê de Patrícia não corre nenhum risco. A empresária oferece 20 mil reais para que o médico faça o aborto. Ele se nega e a deixa com Cleber. Cleber vai à casa de Carlos e pede para ficar a sós com ele. O ex-policial diz que seu prazo já acabou. Os moradores do prédio abandonado iniciam a manifestação em frente ao condomínio de Regina, com a presença maciça da imprensa. Ivan, disfarçado, consegue entrar no apartamento da empresária.

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

Eric afirma a Josiane que não enviou o e-mail para Duda. Guilherme e Catarina saem para passear. Lúcio tenta convencer Dodói a não ajudar Pedro a rastrear o e-mail enviado por Raquel. Duda recebe outro e-mail de Raquel. Lúcio conta para Catarina que Pedro pediu para Dodói rastrear o e-mail de Raquel. Duda recebe um cartão postal de Raquel. Catarina beija Guilherme.

Herculano ameaça Jesuíno para que ele aceite entrar para o cangaço. Felipe pergunta para Dora onde ela esteve. Timóteo recebe uma intimação para comparecer à delegacia de Formosura com Antônia. Nicolau diz a Úrsula que ela precisa convencer o rei a deixar Brogodó. Augusto pede para Baldini investigar Jesuíno e sua família. Padre Joaquim avisa a Patácio que Herculano pretende invadir Brogodó. Rainha Helena chega a Brogodó. O bando de Jesuíno intercepta o carro de Timóteo para resgatar Antônia.

Josué afirma que foi pago por Júlia para destruir a colheita. Abner cancela o casamento. Bento e Daniel expulsam Josué da fazenda. Júlia diz para Ícaro que vai embora de Preciosa. Salomé e Celeste comemoram a separação de Júlia e Abner. Júlia encontra o avô e descobre que ele está muito doente. Salomé instala Josué em sua casa. Guilherme trama com Everton um plano para internar sua mãe em uma clínica. Ao visitar sua nova casa, Júlia encontra com Abner.

Vinícius pede ajuda para Teodoro e recebe a ajuda de Cortez e Léo. Fabíola fica indignada ao ver Diogão e Vânia juntos em sua sala e convida Norma para ocupar a vaga do rapaz. Norma comenta com Jandira que precisa de um plano para desmascarar Léo. Léo convence Vitória a investir no banco de Cortez. Fabíola fala de Teodoro para Norma. Milton chama Fabíola para a festa de aniversário de Bibi. Norma ouve a conversa e revela a Jandira que se vingará de Léo na festa.

Ernesto aguarda, disfarçado, a descida de seu comparsa com Patrícia. Os dois colocam a jovem em um furgão. Tatiana fica preocupada porque sua irmã não abre a porta e chama Regina. A empresária vai até o quarto. Como não consegue entrar, pede a ajuda de Cleber. Todos adentram o cômodo e percebem que Patrícia não está no local. Ivan e Ernesto chegam ao cativeiro e amarram Patrícia. Fátima e Belmiro discutem. Ela deixa escapar que já vendeu o apartamento. Cleber aponta a arma para Rita e exige que digam onde está Patrícia.

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

Josiane diz a Duda que ela e Eric estão tentando rastrear o e-mail de Raquel. Dodói pede para ver o cartão que Raquel mandou para Duda. Guilherme não deixa Catarina atender uma ligação de Pedro. Pedro garante que o cartão postal não foi escrito por Raquel. Pedro vai à casa de Catarina e se irrita ao encontrar Guilherme. Lurdes e Railda se encontram no hospital. Pedro acusa Catarina de estar satisfeita com o sumiço de Raquel.

O bando de Jesuíno imobiliza Timóteo e resgata Antônia. Rainha Helena informa que Seráfia foi tomada por revoltosos e o Rei Augusto se preocupa. Nicolau entrega um bilhete com o paradeiro de Antônia ao jovem coronel. Miguézim conversa com Jesuíno e ele decide contar a Açucena que é filho de Herculano. Timóteo tenta invadir a casa do profeta para levar sua irmã. Úrsula vê Augusto e Cesária se beijando. Herculano pede que seus homens se preparem para invadir Brogodó.

Abner e Júlia não se entendem. Naomi pressiona Ícaro a dizer quem era a mulher que estava em seu lugar. Akira aconselha Ícaro a destruir sua androide. Dulce comenta que Guilherme a proibiu de ir ao seu casamento e Júlia decide falar com o falso médico. Guilherme inventa que seu pai não poderá vir ao casamento por motivo de saúde e entrega um falso presente de família a Alice. Júlia convence Dulce a ir com ela ao casamento de Guilherme. Padre Francisco inicia o casamento e Júlia interrompe a cerimônia.

Raul e Carol jantam com Marina e Pedro. Pedro afirma a Raul que não existe possibilidade dele ser o pai do filho que Irene está esperando. Cortez aceita se casar com Natalie. Márcio permite que Teodoro fume. Júlio fica incomodado ao ver Leila agradecer a André por ter conseguido um emprego para ela. Norma coloca um sonífero na bebida de Fabíola. Cortez manda Léo se encontrar com um informante. Milton convida Norma para ir à festa de Bibi.

Francisco diz que não sabe de Patrícia, mas Cleber não acredita e engatilha a arma. Rita decide mentir e assume a culpa pelo sequestro. Francisco, Rita e Carlos pedem à Andrea que os leve até a casa de Regina. Francisco, Rita e Carlos sobem até o apartamento de Regina. Maurício abre a porta para o grupo, que entra logo. A empresária se adianta na direção da dançarina e desfere um tapa em seu rosto.

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

Quinta (26/05) - e a consola. Lúcio fica receoso com a possibilidade do e-mail de Raquel ser rastreado. Pedro pede para Dodói mandar um e-mail para Raquel perguntando algo que só o casal saberia responder. Josiane recebe um telefonema de um homem pedindo para ela fazer um teste como modelo. Dona Zica afirma a Maicon que não vai refazer seus exames. Raquel responde o e-mail de Dodói.

Úrsula desconta sua raiva de Cesária em Nicolau. Dora avisa Inácio que pode levá-lo até Antônia. Jesuíno se recusa a entrar para o cangaço e Herculano garante que o povo de Brogodó irá sofrer. Helena decide pagar o dote que Timóteo exige para que Inácio possa se casar com Antônia. Bel manda avisar Patácio que Herculano invadirá a cidade. Jesuíno vai a Brogodó para defender a cidade. Jesuíno enfrenta Herculano.

Júlia desmascara Guilherme e Dulce passa mal. Alice sofre um acidente na igreja e é socorrida por Wilson. Guilherme tenta ver a mãe no posto de saúde e Eliseu o despreza. Lídia escapa de seus agressores e vaga pelas ruas de Preciosa. Dulce volta para casa e não se conforma de ter sido enganada pelo filho. Guilherme tenta se abrigar na casa de Everton, mas é expulso por ele. Guilherme procura Minerva e ela ameaça colocá-lo na cadeia. Guilherme volta para a casa da mãe.

Norma conversa com Natalie e tenta conseguir informações sobre Pedro. Milton apresenta Norma para Marina. Norma vê Cortez entregar dinheiro a Léo. Teodoro passa mal novamente e Norma o ajuda. Eunice observa a cumplicidade entre Léo e Cortez. Norma fala para Jandira que precisa se aproximar de Teodoro. Eunice pensa em se juntar a Léo para se vingar de Pedro. Eunice procura Léo. Norma conversa com Milton sobre Teodoro.

grupo tenta desfazer o mal entendido do seqüestro, mas Regina não acredita. A empresária tenta forçar Rita a aceitar o documento onde assume a responsabilidade pela invasão. O papel cai no chão e na confusão, Carlos pega e guarda consigo. Ivan liga novamente para Regina. Ele pede que ela vá até a Praça XV no dia seguinte e dá mais algumas instruções. Maurício chega ao local marcado para o encontro acompanhado da polícia. Cleber aguarda com alguns comparsas, próximo dali. Rita e Francisco também chegam. Regina se aproxima do ponto de encontro.

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

Pedro fica chocado com a resposta de Raquel. Maicon se enfurece com Dona Zica. Eric chega no meio do ensaio de Josiane e desmascara o suposto fotógrafo. Tereza confessa a João que gostaria de casar e ter filhos e ele diz que estes passos não estão em seus planos. Catarina revela a Babi que começou a namorar Guilherme e Pedro ouve. Dodói avisa a Pedro que conseguiu rastrear o e-mail de Raquel.

Herculano chega com o príncipe ao acampamento e avisa Cândida sobre o acordo que fez com Jesuíno. Augusto acredita que exista uma relação entre Herculano e Jesuíno, mas Úrsula e Nicolau tentam desfazer as suspeitas do rei. Jesuíno ateia fogo na tenda de Herculano e consegue salvar Inácio. Filó fica nervosa ao ouvir Neusa falar sobre Bartira. Florinda ouve as crianças conversando sobre Petrus. Jesuíno leva Inácio até o palácio.

Dulce acolhe Guilherme em sua casa. Dulce conversa com Guilherme e descobre as mentiras do filho. Naomi conta para Ícaro que Rafael teve uma enfermeira chamada Amanda. Pimentel revela a Ícaro que tem novidades sobre Naomi. Leandro procura Naomi e pergunta se ela tem uma irmã gêmea. Dulce sugere que Guilherme procure emprego de faxineiro. Alice desperta no hospital e pergunta por Guilherme. Minerva manda prender Guilherme. Júlia avisa a Dulce que Guilherme foi preso.

Norma tenta cativar Teodoro, que fica encantado por ela. Léo manipula Eunice para ajudá-lo. Fabíola apresenta Norma para Zuleica. Quim instala uma câmera no computador de Rafa. Norma descobre que Pedro é irmão de Léo. Raul e Carol vão ao cinema e encontram Oscar e Gilda. Norma convida Márcio para sair e planeja um golpe contra ele. Rafa e Cecília namoram e o vídeo é divulgado na internet por Vinícius e Quim. Natalie pensa em fazer um jantar de noivado e Cortez acha graça. Oscar demite o acompanhante de Teodoro e contrata Norma.

Todos se mobilizam com a chegada de Regina. Cleber acusa Rita e Francisco de serem os sequestradores e todos são levados para a viatura. Depois de um tempo, Guilherme chega ao prédio com seus amigos que estavam na delegacia. Francisco e Rita são suspeitos do sequestro. Carlos joga os números favoritos dos integrantes do bolão. Porém, falta o último número. Zé traz uma sandália da rua e convence seu dono a jogar o número do calçado. Todos aguardam, ansiosos, a última bola sorteada.

SÁBADO

SÁBADO

SÁBADO

SÁBADO

Jesuíno vai embora do palácio sob o olhar desconfiado de Augusto. Úrsula sugere que Augusto dê a Jesuíno o título de cavaleiro de Seráfia. Augusto e Helena pedem para fazer a cerimônia de condecoração a Jesuíno na igreja. Benvinda teme por seu filho ao saber o que ele fez para salvar Inácio. Padre Joaquim aconselha Jesuíno a aceitar a homenagem de Augusto. Timóteo planeja atrapalhar a homenagem ao seu rival. Jesuíno decide aceitar a homenagem de Augusto.

Dulce decide contratar um advogado para libertar Guilherme da cadeia. Aquiles alerta Dulce de que o custo do processo para defender Guilherme será muito alto. Lílian visita Alice e é humilhada. Naomi tenta convencer Akira a lhe dar a chave do laboratório de Ícaro. Júlia pede que Ícaro sonde Abner para tentar descobrir quem mandou Josué agir contra ela. Dulce se aconselha com Padre Francisco e procura Salomé para lhe propor um negócio.

Raul entrega um contrato de trabalho para Carol assinar, mas os dois perdem o documento. Vinícius diz a Cecília que Rafa enviou para toda a faculdade um vídeo com cenas dos dois. Vinícius ameaça Quim para que ele não conte a verdade para Rafa. Rafa tenta se explicar para Cecília, mas os dois não se entendem. Cortez se irrita com o comportamento de Rafa no jantar. Raul e Carol tentam convencer Vitória a mudar a modelo que estrelaria uma campanha. Léo visita Teodoro.

QUINTA-FEIRA

SÁBADO

Não há exibição

Não há exibição

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora. Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.


domingo, 22 de maio de 2011

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

17

Perfil - balthus

O último dos grandes pintores europeus Antonio Cláudio Gomes

Em dezembro de 2001 pude realizar a viagem dos meus sonhos. O preço das passagens aéreas tinha despencado por conta do malfadado atentado de 11 de setembro, às Torres Gêmeas, em Nova York. Fui à Europa ver de perto as obras dos grandes pintores, que tinha estudado na escola e na universidade, pelos livros e pelos fascículos dos Gênios da Pintura, que meu irmão Demétrio colecionava e eram motivos de ansiosa expectativa e contentamento lá em casa. Depois do arrebatamento das visitas aos renascentistas no Museu do Louvre e aos impressionistas no D’Orsay, o destino me reservaria uma surpresa inesperada numa ida de trem não programada à Veneza, na Itália. Era o primeiro dia da nova moeda, o euro, na Europa. Os italianos ainda tentavam, em vão, resistir ao processo irreversível da globalização. Uma balburdia. Quando tive a ideia de pegar um trem e desembar-

car em Veneza. A cidade, voltada para o turismo, não pára. De repente, me deparei com uma enorme fila diante de um prédio histórico. Fui conferir. Tratava-se do último dia da primeira exposição das obras de Balthus, após sua morte em fevereiro de 2001.

Perfil Balthus, como assinava em suas telas, nasceu em Paris, em 1908, em plena efervescência artística. Filho do historiador da arte, Erich Klossowski e da pintora Elisabeth Spiro, a família fazia parte da elite cultural da época. Na juventude, Bal-

thus (Balthasar Klossowsk) morou em Montparnasse – bairro parisiense localizado à margem esquerda do rio Sena – e travou amizade com a nata de artistas e intelectuais, tais como André Breton, Pablo Picasso, Antonin Artaud e Albert Camus. Frequentou a Escola de Be-

las Artes e era admirador dos mestres renascentistas e da literatura do extremo-oriente. Em 1923, fez sua primeira exposição individual, financiada por um grupo de mecenas. E logo vieram tantas outras. Balthus foi casado com Antoinette de Watteville,

que era de uma família aristocrática e influente na Suíça – onde ficou refugiado durante o nazismo - , com quem teve dois filhos, Tadeu e Stanislas, que publicou um livro sobre o pai.He had met her as early as 1924, and she was the model for the aforementioned La Toilette and for a series of portraits. Sua pintura é dividida em fases, algumas com destaque para a paisagem, outras para o retrato ou para os costumes. Sem contar sua grande contribuição ao teatro, com desenhos para cenários e figurinos, principalmente de peças de época, dado a sua erudição. São famosas a as suas ninfetas, assim como a sua predileção pelos gatos. Tudo transpassado pela Europa, ao longo do turbulento século 20. Já o século 21 abriu chorando a sua perda. Blathus era o artista mais comentado na Europa em 2002 e assunto das conversas nas cabines dos trens e dos cafés da Itália. Admirado por Picasso, foi um dos raros artistas que viu, em vida, sua obra exposta no Louvre. Precisa dizer mais?

memórias

Casarões abandonados permanecem em meio à paisagem urbana no centro e bairros da cidade Fotos: Alan Alonso

Márcio Salerno

Dentro de uma série de reportagens que iniciamos há cerca de duas semanas, cabe afirmar que não é pequeno o número de casas e prédios abandonados em Petrópolis, seja no Centro, seja nos bairros. E nem todos eles são centenários, apesar de a maioria se encaixar neste quesito. Quem costuma transitar pela Rua Fonseca Ramos, esquina com a Floriano Peixoto, pode perceber um enorme casarão há muito abandonado que, atualmente, está ruindo em diversas partes, onde lixo acumulado costuma ser deixado, na calçada. Localizado em pleno Centro da cidade, os ‘graffiti’ desenhados em seus muros até dão um ar bucólico ao lugar. Mas, ao se pensar que ali, onde a vegetação toma conta daquilo que já foram salas e quartos, fica mais uma vez a pergunta: ‘e se essa casa em ruínas fosse reformada e aproveitada para, por exemplo, uma galeria de arte, coisa que a cidade sente falta?’ É uma pergunta que está sem resposta. Outra casa que se encontra em pleno estado de deterioração à vista de todos se localiza na Rua Coronel Veiga, em frente ao prédio onde, hoje, funciona o Instituto Teológico Franciscano. Esta casa, além de estar nas imediações do Centro, ainda pode ser vista por quem chega à cidade de outros estados, uma vez que a Rodovia Washington Luiz é transitada por quem quer que queira chegar a Petrópolis vindo por Quitandinha. Segundo o presidente da Fundação de Turismo e Cultura, Charles Rossi, “há muitos imóveis que eu gostaria de utilizar mas que, infelizmente, estão presos por problemas familiares e não podem ser mexidos”, como já tivemos oportunidade de afirmar aqui, em matéria passada. A Casa Franklin Sampaio, localizada na Praça da Liberdade, por exemplo, já foi mencionada anteriormente, mas não custa relem-

Apesar do cartaz, as obras estão paralisadas na Casa Franklin Sampaio

Outra casa que está se desmantelando, fica nas esquinas das ruas Alberto Torres e Floriano Peixoto

brar alguns dados de mais uma casa centenária que se deteriora, em pleno Centro. A casa, abandonada desde o início do século XX, sequer era conhecida por boa parte da população petropolitana, uma vez que o imóvel loca-

lizado atrás de onde hoje se ergue a Villa Itararé, estava escondido das vistas das pessoas, completamente tomada pela vegetação. A situação começou a mudar em meados da década de 80, quando o mato foi desbastado e

a mansão se descortinou às vistas dos petropolitanos. Alterações - Erguida em 1874 para servir como moradia ao então capelão da Família Imperial, Francisco de Castro Abreu Bacelar, o Monsenhor Bacelar que

dá nome à rua do mesmo nome, próximo dali, a casa foi vendida ao engenheiro João Teixeira Soares e alugada, entre 1894 e 1897, para a sede do governo do Estado do Rio, que funcionou na cidade por ocasião da Revolta da Armada. Esta se transferiu para o Palácio Rio Negro, também nas imediações, em 1897. A família do advogado Franklin Sampaio, um dos diretores do Banco Construtor que, na época, era responsável pelo fornecimento de água, luz, gás e serviços de transporte a Petrópolis, comprou a mansão ainda no século XIX. O estilo neoclássico foi alterado ao longo dos anos, até a construção de um pátio mourisco, em 1910. Tombada em 1964 pelo Patrimônio Histórico, a casa ficou no abandono até o início de 2001, quando um projeto de restauração se iniciou. A intenção era erguer no local um Museu de Artes e Ofícios, entre outras coisas. Só que a restauração parou

há muito tempo. Alguns dos móveis e objetos decorativos que restaram ao longo dos anos estão, hoje, aos cuidados de equipes de restauração do Museu. De acordo com o assessor de imprensa da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro, Chico Cereto, “a Casa Franklin Sampaio foi objeto de obras de conservação e restauração entre 2004 e 2007, sob responsabilidade da Firjan, mas as obras foram interrompidas, tendo a Firjan devolvido as chaves aos proprietários. O referido imóvel encontra-se em estado de abandono, desde então. Após a paralisação das obras, a equipe do Escritório Técnico do Iphan na Região Serrana tentou realizar vistorias por várias vezes, mas não foi permitida a entrada dos fiscais da instituição no local. A situação foi totalmente acompanhada pelo Ministério Público Federal, onde o processo encontra-se em andamento”, explica o assessor. A assessoria de imprensa da Firjan, por sua vez, esclareceu que “o contrato de comodato entre nós e os proprietários da Casa Franklin Sampaio, assinado no fim da década de 90, vigorou até o ano passado (2010). Nesse período, a Firjan promoveu melhorias na fachada, escoramento do forro e reforma do telhado, entre outras intervenções. A chaves da casa foram entregues novamente à família no primeiro semestre de 2010”. O que nos leva de volta à afirmação de Charles Rossi, a respeito de problemas que envolvem heranças, conflitos familiares, etc., que rondam prédios e terrenos que a cidade poderia aproveitar para promover inovações em várias áreas, incluindo a Cultura e o Saber, uma vez que casas como a Franklin Sampaio fazem parte da história antiga de Petrópolis. Que os meandros que impedem este progresso sejam esclarecidos, um dia.


18

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 22 de maio de 2011

ESPORTES

edsondiario@yahoo.com.br

Serrano enfrenta o Yasmin no Atílio Marotti PEC se mantém na 10ª posição da Liga Catimba, nervos à flor da pele e muitos gols. Com estes ingredientes, o Poker/ PEC empatou com o Santos/ Cortiana em 3 a 3 (Vander Carioca (2) e Lenísio para os petropolitanos, com Jé, Ricardinho e Índio mercando para a equipe santista), pela Liga Futsal 2011, na noite desta sexta-feira (20), no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis. Com este resultado, o Poker/PEC soma 19 pontos e se mantém na décima colocação. O torcedor petropolitano ainda chegava ao ginásio e se deparava com um placar dos sonhos: logo aos 22 segundos, Lenísio abria o marcador e Vander Carioca ampliava aos 51 segundos. Em menos de um minuto e com 2 a 0 no placar, o time da casa queria mais. Atacava de forma compacta e defendia com eficiência. No entanto, Jé marcou o primeiro tento do Santos e Ricardinho empatou já no final da primeira etapa. No segundo tempo, a partida continuava em alto nível. Digna do público presente. Numa bela jogada, Cupim acertou a trave de Djony. Mas foi o Santos que marcou, com Índio, passando a frente no placar. Depois da entrada de Andrey como goleiro-linha, o Poker/PEC transformou a superioridade em gol, quando Vander Carioca deu números iguais em 3 a 3, numa das melhores exi-

Vander Carioca comemora o segundo gol do Petrópolis

bições dos petropolitanos na temporada. O pivô petropolitano destacou a importância do resultado, contra um adversário de alto nível. Vander ressaltou ainda que o time foi quase perfeito e poderia ter vencido

o confronto. A próxima partida do Poker/PEC pela Liga Futsal será na terça-feira (24), às 19h15, contra o Florianópolis Futsal, no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis.

Ficha técnica Poker/PEC 3 x 3 Santos/Cortiana Gols: 1ºT: Lenísio (22seg), Vander Carioca (51 seg), Jé (6min27s) e Ricardinho (16min27s). 2ºT: Índio (12min41s) e Vander Carioca (16 minutos). Poker/PEC: André, Régis, Andrey, Lenísio e Vander Carioca. Entraram: Alvim, Cupim e Amadeu. Técnico: Sérgio Sapo. Santos/Cortiana: Djony, Jackson, Neto, Pixote e Valdin. Entraram: Bruno Souza, Ricardinho, Jé, Falcão e Índio. Técnico: Marcão Moraes. Arbitragem: Adilson José de Matos e Evandro de Souza Barbosa. Cartões amarelos: Andrey, Vander Carioca e Régis (Poker/PEC), Jé, Pixote e Bruno Souza (Santos). Cartões vermelhos: Jé e Índio (Santos).

Copa de jiu-jítsu hoje no Corrêas Hoje, a Escola Voo pela Vida e o Team Crezio Lutas realizaram o segundo evento esportivo na cidade de Petrópolis, a 1ª Copa Escola Voo pela Vida de Jiu-Jítsu. A instituição promove um projeto social de conscientização e combate às drogas. A principal ferramenta é informar e praticar o esporte, tendo como sua principal modalidade o jiu-jitsu. A competição será no Ginásio do Corrêas, a partir das 8h30. As aulas são ministradas pelo professor Marco Bailune (Tourinho), para mais de 90 alunos com aulas gratuitas na comunidade de Nogueira e adjacências. Com o objetivo de incentivar o esporte, Felipe Lorenzi, diretor da Escola Voo pela Vida, e Daniel Clavery,

O evento vai reunir muitos lutadores no ginásio do Corrêas

Team Crezio de jiu-jítsu, estão convidando os amantes da modalidade para participar,

torcer e acompanhar os mais de 215 inscritos pra esse embate esportivo.

O Serrano enfrenta o Yasmin, hoje, às 15h no estádio Atílio Marotti, pela terceira rodada da segunda fase do Campeonato Carioca. Na última quinta-feira o treinador da equipe, Gilson Maciel comandou um treino no estádio do Palmeira, para poupar o campo de jogo. O comandante afirma que a equipe já está preparada para o confronto. “Já está tudo bem encaminhado para a partida contra o Yasmin, a equipe treinou bem e estamos trabalhando para fazer um bom jogo e conquistar a vitória”, explicou. Gilson já conhece um pouco a equipe do Yasmin, que enfrentou o Serrano duas vezes na primeira fase, e também trabalhou o time baseado na forma do adversário jogar. “Eu já tive algumas informações sobre eles e passei isso para os jogadores. Eles vivem um bom momento e vão certamente virão para conseguir a vitória. Nós trabalhamos em cima da forma que eles jogam, mas é claro que na nossa casa nós vamos impor o nosso ritmo de jogo”, comentou. Para está partida o Leão da Serra contará com a volta dos zagueiros Willian e

Ari Gomes

Gilson, técnico do Serrano, já conhece o time adversário

Bruno Aguiar, que ficaram suspensos na última partida, porém Gilson não revela se

os dois voltam ao time ou se será mantida a escalação do ultimo jogo.

Batizado de capoeira no Alto Independência A Sociedade Brasileira de Capoeira realiza no próximo domingo, a partir das 9h, no Ciep Santos Dumont, no Alto Independência, o tradicional batizado e troca de corda de capoeira. O evento deve reunir cerca de mil pessoas. Segundo Marco Antonio Soares,

conhecido como Ding Dong, o batizado tem por finalidade graduar atletas e apresentar aos iniciantes o que é a arte da capoeira. Como ingresso será pedido um quilo de alimento não perecível que serão doados a entidades filantrópicas.


Todos

Caderno Interativo DIÁRIO DE PETRÓPOLIS 56 anos

Domingo, 22 de maio de 2011

Alexandre Machado Contatos com a coluna: alexandrediario@yahoo.com.br 8131-6401

Suplemento - Não pode ser vendido separadamente

Curtas Caren Kreischer Stumpf e Fabiano Lopes Ottero de Souza estão de casamento marcado para o dia 4 de junho, na Capela Menino Jesus de Praga.

Alcidéia Pujol e Fátima Ligeiro comemoram aniversário hoje.

Daura Barbosa continua recebendo grandes exposições de arte na sala cultural do Parque Municipal, em Itaipava. 

Muito elogiada pelos profissionais da moda a coluna “Fashion Style”, da nossa colega Luka Dias, publicada aos domingos, neste suplemento. Parabéns, Luka! 

Vera Loyolla e Pelino Bastos

Rachel e Ari Gusmão

Boa gastronomia

Nina e Flávio Kauffmann

Na coluna deste domingo volto a falar do restaurante Sr. Tacho, afinal, o local virou point de cariocas e petropolitanos. Localizado em frente ao Shopping Estação Itaipava, o Sr. Tacho é comandado por Manuela Carreira e Andréa Rosa, que trocaram a vida agitada do Rio de Janeiro por um sítio em Alberto Torres , onde está a cozinha artesanal que abastece o restaurante. Tudo lá é maravilhoso, saboroso, natural e diferente! Destaque para o lombinho de porco assado na laranja, servido com molho de ameixas e escoltado por batatas gratinadas no alecrim e arroz maluco. Precisa falar mais? As fotos registram alguns casais que encontramos por lá no último fim de semana...

Amigos do Ary A delicatessen do Ary, na entrada do Shopping Estação Itaipava, é um lugar gostoso para bater papo, encontrar os amigos e saborear as delicias da casa. Nas tardes de sábado é comum encontrar por lá Mateus Scagliarini, Miguel Paiva, Aristóteles Drummond, Thiers Montebello, Carlos Sodré Portela, Paulo Antônio Carneiro Dias... Ezio Philot/Cia. Fotográfica

Marta Bersot e Roberto com o filho Leonardo e a futura nora Maria Rossi, no desfile da coleção outono-inverno da boutique CASA, no Valparaíso. Na passarela desfilaram as grifes Roberta Calazans e Carlos Miele. Teve também o lançamento da marca Issay (by Bruna Carvalho). Martinha é uma das sócias da CASA.

Yuri Antigo e Eder Meneghine entre Regina Lemos Gonçalves, proprietária do mais belo apartamento do Hotel Quitandinha

Almoço no Rio No último fim de semana, Eder Meneghine e Hugo Oliveira receberam convidados na casa do Itanhangá, ricamente decorada, para um almoço em homenagem ao colunista do blog Society Carioca, Yuri Antigo, que além de comemorar aniversário, estreava coluna na revista Go Where Rio. A nova edição, com Lenny Niemeyer na capa, acaba de chegar às bancas e dedica duas páginas ao trabalho da artista plástica Isabela Francisco. Hugo Oliveira, renomado chef, preparou algumas comidinhas deliciosas, entre elas, fagotine multicolorido recheado com queijo rockford e sálvia ao molho cremoso de cogumelos frescos, arroz de pato com chouriço e cebola roxa, folhados de bacalhau, salmão com cream cheese e ervas, espetinhos de camarão com uvas em molho de maracujá. O bar foi outro destaque, com bebidas das mais variadas.


2

TODOS

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 56 anos

O que estou lendo

DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2011

Perfil

Por Andréa Lopes

Rafael Soares

Por Andréa Lopes

Radialista

Fernando Ceylão

O QUE ESTOU LENDO:

“Tudo é uma grande asneira”

“Estatuto da Criança e do Adolescente” Editora Atlas

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) trata do universo mais específico vinculado ao tratamento social e legal que deve ser oferecido às crianças e adolescentes de nosso país, dentro de um espírito de maior proteção e cidadania decorrentes da própria Constituição promulgada em 1988. O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, sendo fruto da lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que neste ano de 2008 completa “maioridade” de existência. É caracterizado na condição de criança aquele de idade até doze anos incompletos, e adolescentes aquele que estiver entre doze e dezoito anos de idade, determinando o ECA que ambos devem usufruir todos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral. Também estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

F

ernando Ceylão foi descoberto aos 19 anos pelo diretor Guel Arraes. Tornou-se redator do “Brasil Legal” (Regina Casé), do “Vida ao Vivo Show” (Luiz Fernando Guimarães e Pedro Cardoso), do “Sai de Baixo”, da equipe de criação do “Muvuca” (também da Regina Casé), e do quadro do Fantástico “Novo Talento de Humor”, todos na Rede Globo. Escreveu e dirigiu o programa “Você está aqui” e o seriado “Amorais” para canal Brasil. Dirigiu seu primeiro longa metragem “Eu Mereço” e atuou no novo longa metragem de Claudio Torres (“Mulher invisível”), onde faz dupla com o ator Wagner Moura. Em Março de 2010 lançou o livro “Cabeça de Gordo”, que reúne textos de todos os seus shows. Como ator, Ceylão fez vários programas na rede Globo, participações em novela, além de protagonizar dois quadros no “Zorra Total”. Atualmente está no ar com o programa “Batendo Ponto” (onde escreve e atua), e está em cartaz com a peça “Deixa Solto”.

Nome: Fernando Ceylão Aniversário: 16/09 Profissão: ator, autor e diretor Signo: virgem Opção religiosa: não ter opção religiosa Estilo: tenho um estilo a cada semana Time: não tenho, mas quando os taxistas me perguntam fico constrangido, me sinto deslocado e falo Flamengo Perfume: “Lanvin” e “Aqua de Gio” Presente que gosta de ganhar: dinheiro pra eu comprar o presente que gosto de comprar Prato preferido: cheio Para beber: ice tea limão light O que deixa você feliz: que achem que eu teria alguma maneira de manter a forma Um livro: o meu, claro. “Cabeça de Gordo”. Mas, para não soar muito egocêntrico, “Memorial de Aires”, de Machado de Assis; e “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa Uma música: “Sexy Sadie”, do Beatles. Mas, tem sempre a música que ouço em determinada fase. No momento é “Pé do Meu Samba”, do Caetano, cantada por ele e pela Mart’Nalia. Um filme: “Sunset Boulevard” e “Quanto Mais Quente Melhor”, ambos do Billy Wilder

ACADEMIA BRASILERIA DE POESIA CASA DE RAUL DE LEONI Silogeu Petropolitano, Praça da Liberdade, 247, Petrópolis, RJ Acadêmica Christiane Michelin Cadeira 35 Patrono: Raul de Leoni

É SEMPRE BOM LEMBRAR

Di Farina Christiane Michelin

A mais recente novidade gastronômica da cidade é a pizzaria Di Farina, propriedade do chef pizzaiolo Antonio Lo Presti e do empresário José Mauro Nader. A ideia inicial era a de abrir um delivery de pizzas com a grife Lo Presti. O sonho, todavia, tomou corpo e acabou por se transformar num espaço dos mais simpáticos, na Rua 13 de maio, 184. O sistema de delivery continua, entretanto, sendo um dos carros chefe da casa, com a opção não só da pizza pronta, mas também dos discos de massa pré-assados ou as pizzas montadas para serem assadas em casa.

O chef e o cardápio Com uma longa experiência no assunto, o chef, um brasileiro que também é cidadão italiano, respeita a tradição da vera pizza napoletana, ao mesmo tempo em que não nega nem foge da diversidade cultural do povo brasileiro. Por conta disso, o cardápio oferece tanto opções tradicionais, como as pizzas de mozzarela, napoletana, marguerita e 4 formaggi, como sugestões inusitadas, criativas e igualmente saborosas, como a pizza baiana e a pizza de figo, só para citar algumas. Batizada com o nome da casa, a Di Farina combina presunto de Parma e rúcula. Para adoçar o paladar, cioccolato ou banana e cannella. Todas preparadas no forno a lenha. O ambiente é aconchegante e convidativo, combinando elementos das cantinas modernas e dos tradicionais bistro’s. Com certeza, vale conferir! Tel.: 2242-0055.

Nascido em 16 de maio de 1893, no Rio de Janeiro, Ronald de Carvalho, que participou da Semana de Arte Moderna de 22, foi, junto Luís de Montalvor, diretor do primeiro número da revista literária Orpheu, publicada em Lisboa - uma das mais importantes no panorama literário português, contribuindo decisivamente para a introdução do modernismo em Portugal. Publicava nomes do quilate de Mário de Sá-Carneiro, José de Almada-Negreiros e Fernando Pessoa, este último, um fã confesso de Ronaldo. Sobre seu livro Luz Gloriosa, Pessoa escreveu: « O seu livro é dos mais belos que recentemente tenho lido. Digo-lhe isto para que, não me conhecendo, me não julgue posto a severidade sem atenção às belezas do seu livro. Há em si o com que os grandes poetas se fazem. De vez em quando a mão do escultor faz falar as curvas irreais da sua Matéria. E então é o seu poema sobre o Cais e a sua impressão do Outono, e este e aquele verso, caído dos deuses como o que é azul no céu nos intervalos da tormenta. Exija de si o que sabe que não pode fazer. Não é outro o caminho da Beleza. » O poeta trabalhou, ainda, como jornalista no Diário de Notícias, cujo diretor era Rui Barbosa. Morreu aos 42 anos em um acidente de carro e deixou preciosos poemas como os que se seguem. Filosofia A realidade é apenas um milagre da nossa fantasia... Transforma numa Eternidade o teu rápido instante de alegria! Ama, chora, sorri... e dormirás sem penas, porque foi bela a tua realidade. Meio-dia Choque de claridades Palmas paradas Brilhos saltando nas pedras enxutas. Batendo de chofre na luz as andorinhas levam o sol na ponta das asas! Sabedoria Enquanto disputam os doutores gravemente sobre a natureza do bem e do mal, do erro e da verdade, do consciente e do inconsciente; enquanto disputam os doutores sutilíssimos, aproveita o momento! Faze da tua realidade uma obra de beleza Só uma vez amadurece, efêmero imprudente, o cacho de uvas que o acaso te oferece...

Um lugar: Nova Iorque, mais precisamente o Village Lazer preferido: tocar baixo e guitarra junto com alguma música Um ator ou atriz: Christian Bale, Al Pacino e Sean Penn Uma pessoa que admira: Woody Allen, Paul McCartney, Pedro Cardoso e Jô Soares Amigos são: raríssimos Um dia perfeito: o que vai estrear meu programa de entrevistas Filosofia de vida: tudo é uma grande asneira O importante na vida é: querer muito O que mudaria em você: quase tudo O amor é: ficção O que já fez por amor: escrevi, dirigi e atuei Um momento inesquecível: não lembro agora Defeito que detesta nas pessoas: quem finge ser o que não é. Tipo quem finge que quer ser Cult e quer é ser famosão, por exemplo. Virtude que admira: coragem para ser sincero A quem desejaria paz: a quem convive muito perto de mim Uma mensagem para alguém: me paga aí, cara. Nem é tanto dinheiro assim. Você por você: me acho o máximo e me acho uma porcaria. No meio dessas duas coisas, vou levando. PRÊMIO CAMÕES

O poeta português Manuel António Pina é o mais novo ganhador do Prêmio Camões, a mais importante distinção da literatura lusófona que teve, entre os jurados brasileiros, Antonio Carlos Secchin e Edla Van Steen. Com livros ainda inéditos no Brasil, António Pina é também cronista, dramaturgo e romancista . O prêmio, no valor de 100 mil euros, é concedido anualmente pela Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, e pelo Instituto Camões, de Portugal. Em recente entrevista à revista literária “Inimigo Rumor”, o poeta falou de sua relação com os livros. “ Os livros não servem apenas para serem lidos, ou apenas para serem lidos do modo mais usual da leitura. Servem também, por exemplo, para serem tidos. Tenho muitos livros que nunca li, e que provavelmente nunca lerei (... ) um livro não tem necessariamente que ser lido para cumprir a sua função, basta-lhe poder ser lido, ser leitura em potência. Para os meus poemas isso chega. D’APRÈS D. FRANCISCO DE QUEVEDO MANUEL ANTÓNIO PINA Também eu ceei com os doze naquela ceia em que eles comeram e beberam o décimo terceiro. A ceia fui eu; e o servo; e o que saiu a meio; e o que inclinou a cabeça no Meu Peito. E traí e fui traído. e duvidei, impacientemente, e descartei-me; e pus com Ele a mão no prato e posei para o retrato (embora nada daquilo fizesse sentido). Não subi aos céus (nem era caso para isso), mas desci aos infernos (e pela porta de serviço): comprei e não paguei, faltei a encontros, cobicei os carros dos outros e as mulheres dos outros. Agora, como num filme descolorido, chegou o terceiro dia e nada aconteceu, e tenho medo de não ter sido comigo, de não ter sido comido nem ter sido Eu.

QUINTANA

O livro “ Ora Bolas: o humor de Mário Quintana” retrata o personagem e o poeta, através de 130 historinhas por ele protagonizadas, registradas e adaptadas pelo jornalista Juarez Fonseca. O resultado é um apanhado de “pequenos poemas do dia-a-dia” . O livro expõe uma personalidade rica, forte e marcante. Mesclando lirismo e pitadas de crueldade as histórias encantam pela originalidade e pela humanidade que revelam, traçando um painel biográfico e sentimental do poeta.


DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2011

TODOS

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 56 anos

3

“ A moda sai de moda, o estilo jamais” Por Luka Dias Contato: lukadias.moda@gmail.com

O sucesso dos sapatos Sabrina Sabrá

C

OMEMORANDO 1 MÊS DE SHOWROOM, SABRINA SABRÁ JÁ TRÁS INÚMERAS NOVIDADES! DE 15 EM 15 DIAS PEÇAS NOVAS VÃO CHEGANDO, E SURPREENDENDO SEMPRE SUAS CLIENTES AS QUAIS ESTÃO TORNANDO-SE FIÉIS. ENFATIZANDO: “ BUSCO O DIFERENTE. E COM CERTEZA O PONTO CHAVE DO ANDAMENTO É A PEÇA ÚNICA DE CADA TAMANHO, QUAL MULHER QUE NÃO GOSTA DE SE SENTIR ÚNICA? LOGO, COLOCA EM PRÁTICA ESSE DESEJO! “ E ISSO É UMA VERDADE: NINGUÉM GOSTA DE CHEGAR NOS LUGARES E SE DEPARAR COM MULHERES VESTIDAS COM A MESMA PEÇA,GOSTAM DE PAGAR POR UMA COISA SABENDO QUE VALE AQUELE PREÇO. A PARTIR DE INÚMERAS CONCLUSÕES SABRINA SABRÁ BUSCOU AS MELHORES FÁBRICAS DO BRASIL, AS QUAIS PRODUZEM COM TOTAL QUALIDADE CADA SAPATO DA SUA VITRINE. GARANTINDO O CONFORTO QUE FAZ SUAS CLIENTES VOLTAREM RAPIDAMENTE. DIANTE A UM BATE PAPO, SABRINA DECLAROU: “ AGORA TODAS AS MULHERES ANDARÃO NO SALTO “. SABRINA SABRÁ AGUARDA VOCÊS EM SEU SHOWROOM NO ENDEREÇO: RUA 16 DE MARÇOGALERIA CRISTAL- 2 ANDAR. ATRAVÉS DOS TELEFONES: 24-78340103/ 21-95983355 (PODENDO MARCAR UMA HORA P/ VISITA ) FACEBOOK SAPATOS SABRINA SABRÁ SABRINA SABRÁ TB VENDE SEUS PRODUTOS ATRAVÉS DO SITE WWW.LOOKERIA.COM.BR E EM ALGUNS DOS SEUS MODELOS SE ENCONTRAM: LOJA GULT- PETRÓPOLIS LOJA MESSALINA- PETRÓPOLIS LOJA FINA FLOR AREAL E REVENDEDORAS TB EM NITERÓI E CABO FRIO.

Coco Chanel

Dica da Semana

by Karimy Charone

Vermelho: a cor tendência da estação A cor escolhida nessa estação para ser a favorita entre as fashionistas é o vermelho. E para quem gosta de ficar por dentro da últimas novidades do mundo da moda, fique sabendo que não é preciso ter uma variedade de roupas com a cor, basta eleger apenas uma peça para deixar seu look fashion, elegante e moderno. Verdade que muito se tem comentado por aí que o ideal é adquirir uma calça vermelha para estar de acordo com a atual tendência, mas eu, particularmente, penso que a tendência vai muito além de usar a tal da calça. Por isso fique atenta, observe as vitrines e opte por uma peça vermelha que combina com você, com seu tom de pele e com seu gosto... nas lojas é possível ver muitas opções com a cor. Você que é seguidora da tendência minimalista, ou seja, é discreta e prefere usar peças em cores básicas como o preto, branco ou cinza, a dica é quebrar as cores neutras com os detalhes em vermelho. Pontuar o look apenas com um acessório vermelho, como uma bolsa, um sapato, ou um cinto já é o suficiente, nesse caso, para sair por aí chic sem muito esforço. Agora, pra você que nunca tem medo de ousar, gosta da cor e quer entrar de cabeça na tendência, a dica é escolher uma peça-chave na produção, como uma saia, uma jaqueta, ou até mesmo a calça. Mas atenção, para deixar seu look um máximo vale lembrar que o vermelho por si só é uma cor que não passa despercebido e demonstra um certo ar de sensualidade, por isso cuidado ao combinar as peças!!!


4

TODOS

DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2011

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 56 anos

VITAMINA D: QUANDO VALE A PENA SUPLEMENTAR?

N

Em todo mundo consegue obter níveis adequados da substância. Investigamos em que situações as gotinhas do suplemento que podem (ou devem) ser convocadas Para um número cada vez maior de cientistas, a vitamina D merecia ser eleita a molécula do século no quesito longevidade. Depois de provar seu papel protetor aos ossos, ela acumula de tempos em tempos um novo potencial preventivo ou até terapêutico. De doenças cardíacas a câncer, a impressão é que boa parte dos males crônicos tem menos probabilidade de aparecer quando os níveis da substância — que dentro do corpo trabalha como hormônio — estão em alta. A história seria perfeita se todas as pessoas tomassem banhos diários de sol, se abastecessem de salmão e sardinha e, acima de tudo, não houvesse fatores capazes de atrapalhar a produção da vitamina pela pele. A realidade, porém, é diferente: estima- se que entre 30 e 50% da população mundial apresente taxas inadequadas de vitamina D — fenômeno que não poupa um país tropical como o Brasil. Essa defasagem tende a

ser maior nas grandes cidades, porque, dentro de casa, do escritório ou do carro, as pessoas acabam fugindo do sol. Atingir a cota de 400 a 600 unidades internacionais, preconizada a adultos saudáveis, não é tarefa hercúlea. “Bastaria caminhar no parque permanecendo com braços e pernas expostos ao sol, sem filtro solar, durante 15 minutos pela manhã”, diz a nutricionista Lígia Martini, da Universidade de São Paulo. Mas, como você deve imaginar (ou sentir na pele), a rotina atribulada e as variações climáticas dificultam as coisas. “Além disso, depois dos 50 anos a necessidade de vitamina D aumenta para cerca de mil unidades diárias”, observa a reumatologista Vera Szejnfeld, da Universidade Federal de São Paulo “E, com o avançar da idade, nossa pele perde a capacidade de sintetizar a substância a contento.” Daí, não adianta torrar sob o sol. A solução definitiva também não seria se refestelar de salmões, por exemplo. Convenhamos: não há apetite que aguente. O fato é que, se os níveis da molécula no sangue ameaçam minguar, é recomendável estudar a possibilidade de recorrer à suplemen-

Andréa Lopes Psicóloga - CRP: 05/17653

N

tação, ou seja, às gotas da versão sintética da vitamina. “Além de contribuir com a osteoporose, o déficit desse hormônio provoca dores nos ossos e fraqueza”, avisa Vera. Bem indicados, os suplementos exibem altos índices de segurança. “As doses recomendadas não oferecem o risco de intoxicação nem efeitos colaterais”, garante a professora. Existem grupos para os quais a suplementação é extremamente bem-vinda. Isso significa que entre essa gente faz todo o sentido dosar a molécula no sangue

Geléia real

A

s abelhas operárias excretam essa substância nutritiva e leitosa das glândulas salivares para servir de alimento às larvas de abelhas selecionadas que virão a se transformar em rainhas. As rainhas crescem, crescem até o dobro do tamanho das operárias e chegam a viver 6 anos, pondo até cerca de 2 mil ovos em cada dia de suas vidas. As abelhas que não recebem o “alimento milagroso.” Vivem apenas cerca de seis semanas e são estéreis. Análise feitas com a geléia real revelaram a existência de cerca de 20 aminoácidos, alguns dos quais são “aminoácidos essenciais” – aqueles que o corpo humano não pode sintetizar, mas que são necessários ao crescimento e à renovação dos tecidos. Além disso a geléia real contém vitaminas, incluindo a maior parte das vitaminas do complexo B e a vitamina C,e minerais como o ferro, potássio, sódio, e vestígios de cromo, manganês e níquel, conforme discriminação abaixo para cada 100 gr. Tiamina – 690 mcg, Ácido Pantotênico15.453.3 mcg, Piridoxina – l.933.6 mcg,Biotina114.0 mcg, Ácido fólico – 40.0 mcg, Vitamina B12 445.3 mcg, Inositol – 11.000.0 mcg, Acetil Colina- 95.8000.0 mcg, Vitamina C 8,929.9 mcg, Vitamina A 349.9 ug, Vitamina D - 66.6 ug e Vitamina E – 1.933.3 ug. Chauvin em 1922, professor na Universidade de Sorbone, recomendou

o uso da geléia real na terapia humana. Vários estudos foram feitos a partir daí, investigações em doentes e observações de controle médico, criterioso. As indicações do uso da geléia real foram descritas assim: “é um estimulante biológico com ação energética e regeneradora do organismo.” Recomenda-se em casos de cansaço, astenia, falta de apetite, nos estados de esgotamento físico e nervoso, transtornos de comportamento, de adaptação social e escolar (rendimento psíquico baixo), nos jovens durante o período de puberdade e adolescência, assim como se recomenda como Tônico geral nas enfermidades com evolução crônica, anemia, anorexia e outros. Não apresenta efeito secundário, portanto, não tem contra indicações. Os atributos da abelha rainha e a presença da geléia real de vários nutrientes humanos essenciais é que provavelmente está na base do que se diz sobre os benefícios da geléia real. Entre outras coisas, diz-se que ela, tomada diariamente durante 3 a 5 meses, confere uma energia sem precedentes, rejuvenesce o corpo, combate a desnutrição das crianças e a anemia que se segue ao parto. Consta que a geléia real ajuda a diminui a pressão arterial e alivia o endure-

Esperança

osso coração é o senhor da esperança e de mistérios. Só ele pode responder nossos questionamentos. Para resgatar a esperança, nada melhor que mergulhar dentro do próprio coração e fazer alguns ajustes. Segue algumas sugestões:

Plantas que curam Milson de Castro

Psicóloga

cimento das artérias nos idosos. Dizem também que ela ajuda a tratar à depressão, a dermatite, a anorexia nervosa, a encefalomielite, miálgias e a dor que se associam à artrite reumatóide. Supõese ainda que revitalize o cabelo e a pele, que trata também manchas de pele e a acne e estrias. Em outras fontes pesquisadas, encontramos os benefícios da geléia real para fortificar substancialmente o sistema ocular. É bom que se diga que a geléia real não é remédio e sim um alimento concentrado, com eficácia para o crescimento, a longevidade e a reprodução. CONTRA INDICAÇÕES: Evitar o uso da geléia real em diabéticos principalmente para os que tomam medicamentos para controle, pois pode resultar na perda de controle da glicemia. Evitar o uso em gestantes e lactentes. Utilizar com cautela em pacientes que têm reações alérgicas ou asma, bem como naqueles em uso de hipoglicemiantes orais. Milson de Castro, Homeopata (Não Médico) e Especialista em obsidade na Fitoterapia. Presidente do Instituto “SAT”, com Pós Graduação na UFV, UVA, SUAM e FANIP

e, se necessário, adotar em seguida o conta-gotas. Encabeçam a lista as mulheres na menopausa, alvos fáceis da osteoporose. Sozinho, o cálcio não faz milagre pelos ossos: é a vitamina D que assegura sua absorção no intestino. Quem tem mais de 65 anos também deve investigar suas taxas. Além de o organismo perder a competência para produzi-la, essa turma está mais ameaçada de fraturas. “E a vitamina D ajuda inclusive a evitar a perda da massa muscular”, afirma a nutricionista Camila Freitas, de São Paulo.

Fique Ligado: Rádio Musical 91.1 FM

Permita-se ser feliz Mergulhe dentro de si Descubra tudo o que você é e ainda não sabe Pare para perceber os outros ao seu redor Procure o que cada um tem de bom Respeita a ingenuidade de uma criança Compreenda a ignorância de um adulto Perceba a inutilidade da raiva Entenda o quanto o mal faz mal Não permita que a mágoa o cegue ou aprisione seu coração Expulse sentimentos de dor e de flagelação de dentro de si Seja doce sem ser meloso Seja fiel à sua essência de bondade Sustente seu equilíbrio interno Se errar o caminho, refaça-o Abra novas trilhas Erros e acertos são necessários Veja seus erros como grandes defensores do que você considerava verdade Reconheça os acertos com humildade E que a humildade esteja sempre presente em suas atitudes Valorize seu legado de vida Compense as esperas aprendendo com o tempo Não questione o significado dos acontecimentos, viva-os e aprenda com eles Abandone as falsas verdades Aposte na congruência Contorne todas as situações que puder Encontre o novo no que é velho Aprenda que o amor não obedece a critérios Seja um cavaleiro de gentileza ou uma donzela de mansidão Mas, não se esqueça de construir muralhas de proteção contra o mal E que as muralhas sejam feitas de amor A esperança cicatriza feridas e desfaz sofrimentos Também fortalece o coração, amansa a alma e nos encoraja a seguir em frente Tudo passa Tudo se acerta Resgate a sua confiança Coloque esperança em sua vida E todos os dias serão de fé. Andréa Cristina Lopes Garcia é graduada em Psicologia com Formação, Bacharelado e Licenciatura pela UCP; pós-graduada em Filosofia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Formada em Webjornalismo pela Faculdade Tobias Barreto MTB: 31.572-RJ Escreva para: andrealopes@diariodepetropolis.com.br


domingo, 22 de maio de 2011

1

2

2-a

3

1

*CASA CASTELÂNEA* - (Rua sem saída)-Próx. Pça Pasteur -linda casa, 4 qtos, todos c/arms, l c/ varanda e lareira, salão em L, c/3 ambientes, bonita cozinha c/arms, área coberta, dependências, piscina, jardim garagens. R$ 650 mil. (Pronto p/residir). Rocha Santos Imóveis – 2243.9800 -8818.9800 –Creci: 22375/RJ.

p/acabar, casa caseiro, temos fotos. R$ 235 mil. Estudo propostas.

7

Empregos

Empregos Precisa-se de 1 caseiro que seja aposentado. Tratar com Sr. Ronie, pelo tel.: 2245-7972 Precisa-se de vendedores de espaços publicitários. Horário flexível e comissão acima do mercado. Currículos para carlacoelho03@ gmail.com. Precisa-se de assistente de produção, para trabalhar diretamente com produtora de moda determinação, rapidez e criatividade. Enviar curriculum para Edifício Imperador, nº 06 apt 304 Precisa-se de eletricista e mecânico de automóveis. Enviar currículo para e-mail: ivancastellobranco@hotmail. com Trabalhe em casa C/ marketing Mutinivel pela internet, Para internaltas c/mais de 18 anos. Acesse : www.trabalheemcasaoverdadeiro. com.br/1439397. sidnei. stc@hotmail.com. Trabalhe em casa nas horas vagas ganhos por produção mais ajuda de custo respondendo, etiquetando mala direta, enviando o serviço até sua porta via correio. Interesados enviar 3 selos para cx postal: 9216. cep 25716-970 Petropolis/RJ Faça parte de uma equipe de sucesso. Ligue: 9271-7331 08:00 às 13:00 hs. E seja um vitorioso. Precisa de facção para bermudas femininas. Tratar: (24) 2221-3944

2

Casas - aluguel Rua Tereza aluga-se casa 2 quartos, sala e demais dependências. R$ 400,00 + taxas. Contato: 22425130 / 9215-5125 Alugo casa na Floresta com 3 quartos, sala, cozinha é toda fechada com grade - Rua Alberto Martins, 215 - Tel.: 22311051 - Odir. RIO DAS OSTRAS- Alugo suíte em pousada e casas com suítes. R$ 750,00 semana carnaval. Contato: 9827-2591 /2243-3366

2-a

Casas - venda *CASA CENTRO –( 24 MAIO)* (Próx.Rua Nova)-1ª)-2 qtos, sala, cozinha dec, banh. soc/dec, área, corredor. Pronta p/morar) + Anexo: 2ª)-Casa: qto, sala, coz, banheiro.(esta precisa acabamentos). R$ 60 mil. (duas)- À VISTA -Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *CASA PONTE FONES* - (Trav.Augusto Fragoso)CASA C/2 MORADIAS c/+KIT– 1ª)-2 qtos/gr, sala gr, copa/coz-grande, banh.soc/dec, varanda, área, quintal. 2ª.)- 2 qtos, sala, cozinha, banh.soc, área, quintal. + KIT- c/Qto, coz, banheiro. R$ 95 mil. (todas as 3). Est.Prop. “NÃO CEF.” (UMA JÁ ALUGADA) -Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. Acesso p/escadas -Excelente p/investimento. *CASA ESTRADA SAUDADE* - (4 Casas independentes) – 1ª- 3 qtos/suíte, sala, cozinha, banh.soc, área, local p/ 3 carros., 2ª.-2 qtos, sala, coz, banh. soc, área. 3ª. e 4ª.casa: c/qto, sala, cozinha, banheiro soc. Excelente p/investimentos. R$ 220 mil. Não CEF. -Rocha Santos Imóveis 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ

Casas - aluguel

*CREMERIE* - (Cond. Fechado-Sítio Repouso)- (Lindíssima casa)6 qtos, sendo 3 suítes c/arms, salão “L”, salão TV/Academia, copa/cozinha c/arms, 2 dispensas, dependências, jardim gramado, piscina, salão jogos c/banheiro completo, garagens. Temos fotos. Preço sob consulta. Rocha Santos Imóveis – 2243.9800 -8818.9800 –Creci: 22375/RJ. *APTO.BINGEN* Próx.Viação Esperança)- Quarto, sala, (piso madeira),banh.social pia granito, cozinha, área c/tanque, garagem demarcada. R$ 110 mil. Aceito CEF.Vazio. VENDO CASA RUA ELCLIDES DE OLIVEIRA NA HORTA LOPES TROVÃO, 2 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, ÁERA DE LAVARE UM QUINTAL GRANDE. R$ 16.000,00. CONTATO: 24-9214-8558 SARA / 21-2782-4211 VENDO OTIMÁ CASA, BEIRA DE RUA CARRO VAI NA PORTA DA COZINHA. RUA JOSÉ DE MACEDO, Nº 1, SÃO FRANCISCO (SERRA VELHA) VALOR: R$ 15.000,00 PODENDO TER NEGOÇIAÇÃO. CONTATO: 2235-0723

3

Aptº - aluguel Aluga-se kitnet Rua Paraná nº 820 Tel: 22463879 Temos quartos, para pessoas solteiras. 2248266 Procuro apto quitinete ou quarto e sala (mobiliado) para alugar anualmente. Próximo da UCPBA ou Rua 16 de Março. Tratar Paulo Cesar, tel.: 278824-6554 - 27-88210654 - 27-3362-2257, email: dmaffra@.com.br

3-a

Aptº -venda *APTO.CASTELÂNEA* - (Sarg.Boening- Não é BNH) – “Não tem condomínio” – Quarto, sala, banheiro soc/dec, cozinha c/área, “garagem exclusiva fechada, c/banheiro e cozinha, possibilidade + 1 quarto”. “Não CEF”. R$ 85 mil. (Vazio). Rocha Santos Imóveis 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. (NÃO CEF). Estudo Proposta. *APTO.SÃO SEBASTIÃO*- (B.N.H.)- 2 Qtos/ arms, sala c/hall entrada, banh.soc/blindex. Decorado, coz/dec, área c/arms, pronto p/residir. R$ 110 mil. VAZIOReformado -NÃO CEF. Rocha Santos Imóveis – 2243.9800 -8818.9800 –Creci: 22375/RJ. APTO.CENTRO* -Próx. ABC – 2 qtos, sala, cozinha e banheiro social, dependências, área c/tanque, R$ 150 mil. Aceito CEF. Rocha Santos Imóveis – 2243.9800 -8818.9800 –Creci: 22375/RJ. *QUITANDINHA* (Get. Vargas)- (atrás Hotel)apto. frente - 2 qtos, sala (pisos madeira), varanda, banh.soc/dec, coz/ dec, área, dependências completas, garagem. R$ 210 mil.( VAZIO). Rocha Santos Imóveis – 2243.9800 -8818.9800 –Creci: 22375/RJ.

4

Sitios/Terreno Distante do Centro 4 km, área 82.000 m², casa principal 5 qtos, 2 suítes, banheiro social, 2 salas, cozinha, área, piscina

Casas - venda

Vende-se um terreno com 65 mt /c e 25 de largura. Araras Tel: 92758049 Débora / Gilberto. Vendo lotes em Araras, Falar com José Luiz . Tel: 9913-3870 ou na portaria do Edifício Municipal.

5

Salas/Lojas/Galpão ALUGA-SE GALPÃO IDEAL PARA CONFECÇÃO 2 ANDARES VER E TRATAR NA RUA NAPOLEÃO ESTEVES, 369 SALDANHA MARINHO. ONTATO: 22454693 C/ TEIXEIRA ( TUPINAMBAIAS) OU LUCIANA 2231- 6477. Passa-se um ponto bar e mercearia ótimo ponto. Rua Teresa,1012. Tratar no local com Dalva ou tel: (24) 92353539. Alugo Loja - Centro 16 de Março n º 80 - Térreo - 18 m² + girau. Banheiro privado. Edifício com salas comerciais e lojas. R$ 2.000,00 + taxas (R$ 383,21) Contato: 22316212 / 2231-6600. CASCATINHA: Loja na Estrada Machado Fagundes, próx. Rancho do Amor. R$ 400,00 + taxas. Tel: 2231-3322 / 2231-6212 Vendo linda loja na Rua Teresa, ( shopping Via Thereza), toda montada, computador, telefone e estoque. Tel: 024 -9272 -3020 0219212-5079. CASCATINHA - Alugo loja na Estrada Machado Fagundes, próximo ao Rancho do Amor. R$ 425,00 + taxas. Tratar 2231-6212, 2231-3322

6

Veículos VENDO - PALIO PRETO FLEX 1.4 2007/2008 PITBUL COMPLETÍSSIMO 32.000 KM PNEUS NOVOS DOCUMENTAÇÃO OK. R$ 29.000,00. LACERDA (24) 81314079 Vendo Moto Virago 250 ano 98 (preta). Bom estado - 2011 ok. R$ 7.500.00. Tels.: 98486878 / 2242-7684 GOL 01/02. GNV MP3 SÓ 13.500. TEL: 88062089 / 9299-1114. FINANCIO. Vendo Gol 94, 1.8, álcool, documento ok e em excelente estado. Tel. (24) 9965-6891/22447104. Vendo Gol 1.6. Ano 96/ com GNV. Tratar com Paulo. Tel: 22800196/2235-4331 Vendo Peugeout, 2004 completo. Tratar c/ Paulo 2280-0196/22354331 Vende–se Moto Neo / 2007. - Tel.: 2243-8310 / 8812-0135 - Valor R$ 4,000,00 Vendo moto Suzuki 2008 ou troco por carro doc. ok. Tel.: (24) 88465755 - Edinaldo

Aptº - aluguel

Diversos VENDO BALCÃO EXPOSITOR HORIZONTAL MARCA GELOPAR. SEMI NOVO NA MEDIDA 1M DE ALT/A,60 LARG- R$ 700,00. TRATAR : RUA WASHINGTON LUIZ, 273 CENTRO. Promoção de inverno - Escova, corte e hidratação (banho de brilho), apenas 40,00. mSalão da D'. Tel.: 2235-4472. Primo’s Móveis- móveis em geral novos e usados. Compra, vende e troca. Restauramos móveis antes da entrega. Agora com móveis infantis. Rua Washington Luiz 51/55. Tel. (24) 2231-6331. Vende-se cama de solteiro semi-nova com colchão novo Ortobom e ma mesa de madeira redodna com 4 cadeiras. 9241-4066/9907-6699. Cursos profissionalizantes Formação de Construtores: Eletricista, Pedreiro, Pintor, Bombeiro Hidráulico e Carpinteiro. Trav. Vereador Prudente Aguiar, 38 – Sl 109. Tel.(24) 2237-4292/ Cel. (24)8831-0719/ Cel. (24) 9279-1215. ongprojetominhacasa@gmail.com. Apoio- UCP (Certificado no final do curso) Precisa-se de motoboy com referência. 22379792 Vendo câmera de filmagem profissional Sony digital 8 modelo dcr, trv 351. Cartão de memória, fita todos os cabos originais e controle controle. R$ 800,00. Contato Flávia: 2242-6189/ 9296-8225. Vendo piano Barrat e Robinson R$ 1.500,00. Contato Flávia: 22426189/ 9296-8225 Vendo aparelho nextel semi-novo completo Motorola I 876 W branco. R$ 380,00. Contato Flávia: 2242-6189/ 92968225 Aula particular para idosos. Tel. (24) 22311385/9964-0156. Professora Vera. Brechó da Kaká - Aceita sob consignação roupas e acessórios diversos. Pequenos movéis e objetos de decoração. Peças diversas de antiguidades. Tel: 2231-6953/8142-1024 Vendo duas TV’s Semp Toshiba a cores, uma com vídeo cassete embutido, controle remoto e funcionando R$ 250,00 as duas. (24) 2243-1955. Lep top - Compra – tela de 14,9” ou maior. Paulo: (24) 2248-8974 /8822-6522 Vendo varias roupas masculinas, ternos, blazer, camisas, calças etc. Ótimos preços. Tel. (24) 2243-1955. Tia Lú - Banho & Tosa tosadora: Luciana, tels.: 2237-0444/8839-7404, Rua Teresa, 1818, lj. 03.

3-a

Aptº -venda de forró. Sou compositor, tenho varias músicas inéditas. Tel: 9217-3643 Serviços de topografia e desenho de planta de casa e terreno. Tel: 9856-6776 Aulas de guitarra e violão método prático, Xerox pra estudo.Tel: 2243-1766 Gustavo. Quer aprender a costurar, venha fazer um curso de corte e costura.Aprendizado garantido com certificado no final do curso. Tel: (24) 9951-9334 Cursos. Agora em Petrópolis, um novo curso de Auto CAD 2D e 3D,vip ou turmas. Informações: (24) 92994188. Salão em domicilio, equipe especializada tudo para seu cabelo,

4

Sitios/Terreno

5

Salas/Lojas/Galpão

6

Vendo portão de madeira peroba, 4 mts de largura abertura para carro e outro para pessoas,com fechadura e chave. Tel: 9913-3870. Atenção Grupos de pagodes, bandas grupos

Diversos

8

Outros

manicure, pedicure, maquiagem, etc.Com melhores produtos do mercado. Ligue e marque. 2231-1035/ 98262728 Vendo Bar Mercearia Mosela, Pedras Brancas - 189, Prox. Praça e fábrica feranda - Tels. 9905-1108 / 8803-1968

8

Outros

Aceita-se doação de móveis. Família vinda PROCURO JOVEM SENHORA PARA COMPROMISSO , INTERESSADO UMBETO, SEM VÍCIOS, AMADURECIDO, SEM DISCRIMINAÇÃO, ESTABILIZADO DISPENSO AVENTURAS. TE. 83848717 Patrick voltou, 1,56 cm, 40 Anos, atendo cavalheiros, passivo ou ativo. Tel.: 9256-5018

FESTIVAL DE MOVEIS CAMA, GELADEIRA ,FREEZER, MESAS , CADEIRAS, SOFÁ, POLTRONA, BERÇO, BELICHE E ARCA. ATENDIMENTO DE 14: 00 ÀS 17:00H. TEL : 2243-4948 JOÃO. EMPRÉSTIMOS APOSENTADOS E PENSIONISTA DO INSS- SERVIDOR PÚBLICO. TEL: 3113-0064 / 8807-5767 / 9813-0587 / 2249-7238

Rua Aureliano Coutinho, 81 - lojas 12 e 15 Telefax (24) 2242-0582 / 2237-2735

CRECI 6418 1ª REGIÃO / ISSQN 16.504 PLANTÃO: CEL.: (24) 9965-8786 VENDA CASA MANSÃO NO CENTRO CONSTRUÇÃO DE PRIMEIRÍSSIMA, VISTA DESLUMBRANTE, 4 QUARTOS, SENDO 2 SUITES,1 MASTER, LAVABO, SALÃO COM LAREIRA AVARANDADO, SALA JANTAR, SALÃO ÍNTIMO, COPA COZINHA, DEPENDÊNCIAS COMPLETAS, APTO MOTORISTA, CASA CASEIRO, LINDO JARDIM ARBORIZADO COM 2.500 M2, PISCINA, CHURRASQUEIRA, SALÃO APOIO, ADEGA, ÁGUA PRÓPRIA, CANIL. ACEITA-SE IMÓVEL RIO DE JANEIRO ZONA SUL, PARTE DE PAGAMENTO, NEGOCÍA-SE MOBILIÁRIO. CASA A RUA MONSENHOR BACELAR, COM 2 QUARTOS, SALA, VARANDA, COPA, COZINHA, JARDIM, ANEXO COM SALÃO, BANHEIRO E CLOSET. R$ 490.000,00 2 CASAS GERMINADAS NO VALPARAÍSO, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, NÃO TEM MORRO NEM RIO, LOCAL ABSOLUTAMENTE SEGURO. R$ 600.000,00 INFORMAÇÃO SOMENTE EM NOSSOS ESCRITÓRIOS. CASA MODESTA PRÓXIMO A RUA BATISTA DA COSTA, NECESSITANDO REFORMA, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO. R$ 110.000,00

ALUGA-SE CASA CASA NO CENTRO COM 3 QUARTOS SENDO 1 SUÍTE, JARDIM, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO. R$ 3.000,00 + IMPOSTOS E TAXAS MANSÃO SAMAMBAIA EXCELENTE LOCALIZAÇÃO, 4 SUÍTES, SALÃO, SALA DE JANTAR, PUB, JARDIM, PISCINA, CASA DE HÓSPEDES.R$ 6.000,00 E TAXAS CASA A RUA MONSENHOR BACELAR, COM 2 QUARTOS, SALA, VARANDA, COPA, COZINHA, JARDIM, ANEXO COM SALÃO, BANHEIRO E CLOSET. R$ 3.500,00 + TAXAS

ALUGA-SE LOJA RUA DO IMPERADOR, LOJA NO CENTRO COM 250 M². R$ 10.000,00 MENSAIS + IMPOSTOS E TAXAS 1º LOJA DA GALERIA TOTALMENTE MONTADA RUA AURELIANO COUTINHO. R$ 1.200,00 + TAXAS + IMPOSTOS. EXCEPCIONAL LOJA À RUA 7 DE ABRIL COM + / – 200 M² E SOBRADO INDEPENDENTE. ALUGUEL R$ 3.000,00 LOJA RUA TERESA - LATERAL TRAVESSA DA LIGAÇÃO COM GIRAU. R$ 400,00 + TAXAS + IMPOSTOS. ENTREGA IMEDIATA LOJA BINGEN POLO DE MODAS, FRENTE. R$ 1.500,00 – SEM CONDOMÍNIO – ENTREGA IMEDIATA.

Adestramento para cão e treinamento para criador. BÁSICO DE OBEDIÊNCIA / GUARDA E EXPOSIÇÃO / EDUCAÇÃO DE FILHOTES ETC... Contato: 2221-2246/ 92758926 Fernandes

ALUGA-SE GALPÃO GALPÃO CENTRO – 400 M2 - R$ 3.000,00 GALPÃO NO BINGEN ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, NÃO TEM MORRO NEM RIO, EXCEPCIONAL ESCRITÓRIO COM BANHEIRO E REFEITÓRIO, ÁREA COM +/- 150 M². R$ 3.200,00

VAGA DE GARAGEM VENDO VAGA NA RUA AURELIANO COUTINHO, Nº 81 – ACESSO 24 HORAS

IMÓVEIS COMERCIAIS QUARTEIRÃO DA MODA NÃO PERCAM!!! SELEÇÃO PARA CURSO DE MODELO E MANEQUIM. OS 10 PRIMEIROS RECEBERÃO UMA BOLSA DE 50%, SOMENTE NESSA QUARTA FEIRA. FALAR COM MÔNICA: 2292-4322/8128-4465 RUA GENERAL RONDON Nº 1000 EM FRENTE AO SENDAS. QUITANDINHA.

Simpatia para emagrecer (Chico Xavier) Quarta-feira, pela manhã, coloque meio copo d’água e dentro dele o n° de grãos de arroz correspondente aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que deseja, pois os quilos perdidos não serão recuperados. A noite beba água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água. Quinta-feira pela manhã em jejum beba água deixando os grãos de arroz completando novamente com meio copo d’água. Sexta-feira, pela manhã em jejum beba água e desta vez com os grãos de arroz junto. OBS: 01- Importante: conserve o mesmo copo durante todo o processo; 02- Não faça regime, pois a simpatia é infalível; 03- Tirar o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder; 04- Comece na 4ª feira após distribuir; 05- Publique na mesma semana. Boa sorte! Agradece Daniela.

TEMOS CLIENTES INTERESSADOS NA COMPRA, MESMO ESTANDO ALUGADO OU VOCÊ VENDE O SEU IMÓVEL E CONTINUA NELE. NEGÓCIO RÁPIDO, SIGILO ABSOLUTO.

ALUGA-SE TERRENO ALUGA ÓTIMO TERRENO A RUA CEL. VEIGA, JUNTO ÀS CONCESSIONÁRIAS.

IMÓVEIS ATENÇÃO SENHORES PROPRIETÁRIOS TEMOS CLIENTES INTERESSADOS EM ALUGAR APARTAMENTOS, CASAS, LOJAS E GALPÕES. NEGÓCIO RÁPIDO E GARANTIDO.

VENDA APARTAMENTO VENDE APTO. COM VISTA DESLUMBRANTE, ENSOLARADO, 2 SUÍTES, FINAMENTE DECORADO E MOBILIADO, 2 VAGAS DE GARAGEM, CONDOMÍNIO CAMINHOS DO IMPERADOR, SAUNA, PISCINA AQUECIDA, ACADEMIA, RESTAURANTE, SALÃO DE JOGOS, QUADRA DE TÊNIS, PISTA DE COOPER, ENTRE MATA E FAUNA NATURAL. É SÓ ENTRAR E MORAR. APTO. AO LADO DA UCP NA CASEMIRO DE ABREU, 2 QUARTOS, SALA, DEPENDENCIAS, GARAGEM. R$ 230.000,00

ALUGA –SE APARTAMENTO APARTAMENTO NO BINGEN COM 2 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO SOCIAL, ÁREA, NÃO TEM CONDOMÍNIO. R$ 800,00 + IMPOSTOS. APTO NO CAMINHOS DO IMPERADOR , 2 SUÍTES, MOBILIADO. APTO. NO COND. CHAMPS ELYSEES, TODO REFORMADO, COM 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, VAGA DE GARAGEM. R$ 1.300,00 + COND. + IMPOSTOS.

ALUGA –SE SALA SALA NO EDÍFICIO ARCÁDIA

VENDE-SE LOJA RUA AURELIANO COUTINHO, LADO ÍMPAR, INFORMAÇÕES SOMENTE EM NOSSOS ESCRITÓRIOS. RUA AURELIANO COUTINHO LADO PAR ÓTIMO PREÇO.

DIVERSOS POUSADA EM ARARAS, ÓTIMO NEGÓCIO TOTALMENTE MONTADA, ALTO GABARITO

TERRENO VENDA TERRENO NO CENTRO, RUA ALBERTO TORRES EM FRENTE A RUA D. PEDRO COM APROXIMADAMENTE 270 M². R$ 80.000,00 ACEITO CARRO PARTE DE PAGAMENTO.

LIGUE JÁ ÁGUA MINERAL

Vendo carrinho de bebê Burigotto verde com cinza, 3 posições de encosto. Rodas 360º. Apenas R$ 150,00.Tratar com Flávia, 2242-4744. Vendo bebê-conforto com base Burigotto verde com cinza. Novíssimo. Apenas R$ 150,00. Tratar Flávia, 2242-4744.

7

Veículos

ENTREGAS EM Rua Fonseca Ramos, 150 (24) 2231-0587

DOMICÍLIO E EMPRESAS QUALIDADE E RAPIDEZ

2237-1235

Pão francês - R$ 5,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Fique Ligado: Rádio Musical 91.1 FM


2

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

DOmIngO, 22 DE maIO DE 2011

CONCURSOS PÚBLICOS POLíCIa fedeRaL

A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, órgão ao qual a Polícia Federal é vinculada, confirma a publicação dos editais para até o final deste semestre. Não está definido, no entando, a organizadora do Concurso. Em sua última edição, o Concurso da Polícia Federal foi organizado pela CESPE/UNB. O certame colocará em disputa 1.352 vagas, as quais aguardam apenas autorização da pasta federal de de Planejamento e Gestão. O total de vagas do concurso será distribuído da seguinte forma entre os cargos: agente de polícia federal (396), escrivão (362), agente administrativo (328), delegado de polícia federal (DPF) (150) e papiloscopista (116). O salário para candidatos com o nível médio completo, os quais concorrerão às ofertas de vagas para agente administrativo, segundo o salário especificado na tabela de remuneração dos servidores federais de 2010, é corresponde a R$ 2.988,44 mais gratificações. O cargo de delegado de polícia federal (DPF) exigirá o nível superior completo em direito para um vencimento previsto de R$ 13.368,68. Os salário para os demais postos, que tem como requisito a conclusão de nível superior em qualquer área do conhecimento, é de R$ 7.514,33. Mais informações em www.dpf.gov.br.

TRaNSPeTRO

A Petrobras Transporte (TRANSPETRO) divulgou a abertura de processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas e formação de cadastro para cargos de Nível Superior e Médio e salários entre R$ 2.114,66 e R$ 6.056,30. Serão 206 vagas, com reserva de 5% a pessoas com deficiência. Para entrar na disputa, o candidato deverá inscrever-se de 3 a 22 de maio de 2011 até as 23h59min pelo site www.cesgranrio.org.br, e efetuar o pagamento da taxa, que pode variar de acordo com a escolaridade do concursando, R$ 36,00 (Médio) e R$ 50,00 (Superior). O cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível a partir de 6 de julho de 2011 na página da organizadora. As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Angra dos Reis (RJ), Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campos dos Goytacazes (RJ), Fortaleza (CE), Itabuna (BA), Joinville (SC), Juiz

de Fora (MG), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Paranaguá (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luiz (MA), São Paulo (SP), São Sebastião (SP), Senador Canedo (GO), Teixeira de Freitas (BA), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ). Chances - Administrador Júnior, Analista de Sistemas Júnior - Software, Contador Júnior - Auditoria Interna, Contador Júnior - Análise e Projetos de Investimento, Engenheiro Júnior Automação, Engenheiro Júnior - Civil, Engenheiro Júnior - Elétrica, Engenheiro Júnior - Geotécnica, Engenheiro Júnior - Mecânica, Engenheiro Júnior - Naval, Engenheiro Júnior - Processamento, Engenheiro Júnior - Produção, Engenheiro Júnior - Segurança, Médico do Trabalho Júnior, Profissional de Meio Ambiente Júnior, Químico de Petróleo Júnior, Técnico Ambiental Júnior, Técnico de Administração e Controle Júnior, Técnico de Contabilidade Júnior, Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior, Técnico de Faixa de Dutos Júnior, Técnico de Inspeção de Equipamentos E Instalações Júnior, Técnico de Manutenção Júnior - Automação, Técnico de Manutenção Júnior - Automação, Técnico de Manutenção Júnior - Elétrica, Técnico de Manutenção Júnior - Instrumentação, Técnico de Manutenção Júnior - Mecânica, Técnico de Operação Júnior, Técnico de Segurança Júnior e Técnico Químico Júnior.

SãO JOãO dO MeRITI

A Prefeitura de São João do Meriti, Estado do Rio de Janeiro, lançou edital para concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas. O concurso de São João do Meriti abre 691 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. O salário é de até R$ 1.154,77. Os interessados deverão fazer suas inscrições, no período compreendido entre 10h do dia 18 de abril e 23h e 59min do dia 22 de maio de 2011 (horário de Brasília), pela internet, no site e www.trompowsky.org.br, ou presencial, na Rua Paranaense s/n, Vilar dos Teles, São João de Meriti – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Em frente à Praça da Prefeitura), de 2ª a 6ª feira no horário de 10h às 16h. A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 para cargos de nível fundamental, R$ 85,00 para cargos de nível médio e de R$ 125,00. As provas serão realizadas nas

data prevista de 03 a 10 de julho de 2011, com 4 horas de duração em horário e local constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI. A Previsão para divulgação do Resultado final e mologação do concurso, será a partir das 15h, no Posto de Inscrição, Presencial e na Internet, no dia 16 de setembro de 2011. A divulgação dos Gabaritos, será a partir das 15h, na Internet e no Posto de Inscrição Presencial, no dias 05 a 12 de julho de 2011. O concurso de São João do Meriti terá validade de 02 anos, a partir da data de sua homologação, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

BaNCO dO BRaSIL

O Banco do Brasil divulgou (BB) o edital do concurso para escriturário, cargo que exige apenas o nível médio (2º grau). A seleção visa à formação de cadastro de reserva. A carreira requer nível médio completo e proporciona remuneração inicial de R$2.310,48, incluindo benefícios. A previsão inicial era de que o BB divulgasse o edital do concurso no início do segundo semestre, conforme havia sido informado, em recente entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a gerente da Divisão de Alocação e Afastamento, Taísa Elisabeth Santos. No entanto, frente à necessidade de pessoal e expansão do banco, o edital foi antecipado. A expectativa é que, ao longo do prazo de validade da seleção, de um ano, podendo dobrar, o banco de aprovados seja bastante aproveitado, tendo em vista que o BB está em franca expansão, o que demandará contratação de pessoal. Atrativos - A remuneração de R$2.310,48 é composta de R$1.280,10 de salário básico, R$320 de gratificação (25% do salário base), R$399,30 de auxílio-alimentação e R$311,08 de cestaalimentação). Ainda segundo a assessoria, apesar de no edital constar que a gratificação é semestral (efetuado em parcelas), o valor é pago integralmente todo o mês. Além disso, o BB também proporciona participação nos lucros, possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, plano de saúde extensivo aos dependentes, auxílio-creche e auxílio para dependentes portadores de deficiência. A carga de trabalho é de 30 horas semanais. Procedimento - Para participar, é necessário acessar o site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora,

das 10 horas do próximo dia 23 às 14 horas do dia 13 de junho. O candidato deverá preencher um formulário e quitar a taxa de R$40, por meio de boleto bancário ou débito em conta corrente. As inscrições presenciais serão aceitas em postos de atendimento especificados no edital, das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Os pedidos de isenção serão aceitos desta segunda-feira, 16, a quarta-feira, 18, pela internet. Poderão participar apenas os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda familiar (por indíviduo) de até meio salário mínimo mensal. Convocações - Conforme consta no edital, ficam asseguradas as convocações (conforme as necessidades) dos aprovados nos cadastros das seleções que ainda estão vigentes. As contratações serão feitas pelo regime celetista.

COLégIO NavaL

Estão abertas as inscrições para o concurso de admissão ao Colégio Naval. A oferta para esta edição é de 234 vagas, destinadas somente a candidatos do sexo masculino. Além disso, também é preciso que os participantes tenham o ensino fundamental completo ou que estejam em fase de conclusão do 9° ano e tenham entre 15 e 17 anos em 1º de janeiro de 2012. Os interessados devem fazer as inscrições pela internet, no site da Diretoria da Marinha, até o próximo dia 27. Para isso, é necessário preencher um formulário e imprimir o boleto da taxa de inscrição, no valor de R$45, que deverá ser quitada até dia 1º de junho. Aqueles que não tiverem acesso à rede têm a opção de fazer o registro em uma das organizações da Marinha, das 8h30 às 16h30. A listagem com os endereços está disponível no edital, que pode ser encontrado na FOLHA DIRIGIDA ONLINE. Os que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição têm o prazo de até dia 27 de maio para realizar o pedido. O benefício só é válido para membros de família de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A prova objetiva, primeira fase, será realizada no dia 31 de julho. O processo seletivo prevê, ainda, seleção psicofísica e teste de condicionamento físico. Além da oportunidade de estudar de graça em uma das melhores escolas do país, os classificados terão direito à alimentação, uniforme, assistência mé-

dico-odontológica, psicológica, social, religiosa e uma bolsa de R$730,59 nos dois primeiros anos, e de R$740,95 no último ano.

fUzILeIROS MÚSICOS

Candidatos de ambos os sexos, interessados em uma das 32 vagas do concurso de admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais, já podem fazer a inscrição. Quem concluir o curso será nomeado terceiro-sargento e receberá R$2.500, inicialmente. As inscrições vão até o dia 26 de maio e podem ser realizadas pela internet ou nos locais listados no edital. A taxa é de R$44 e deve ser paga até o dia 27 do mesmo mês. Quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadunico) e for membro de família com renda mensal de até meio salário, por pessoa, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, pode solicitar a isenção do pagamento da taxa. Os pré-requsitos para quem quer participar são: possuir ensino médio completo na época da matrícula e ter, no mínimo, 18 anos até 31 de dezembro de 2011 e 24 anos até 31 de dezembro de 2012, no máximo. Além disso, os participantes devem ter altura máxima de 2 metros. No caso dos homens, que não podem ser isentos do serviço militar, a altura mínima é de 1,54m e, para as mulheres, 1,52m. As demais exigências podem ser consultadas no edital, disponível nesta página. O candidato que não possuir registro no CPF deverá solicitá-lo nos postos de credenciados, localizados em qualquer agência do Banco do Brasil S/ A, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, em tempo hábil, a fim de permitir sua inscrição. No edital é possível conferir como as vagas são distribuídas. Os candidatos aprovados no concurso serão matriculados na condição de praça especial e receberão R$660 por mês, como ajuda de custo. O curso terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas e será conduzido em regime de internato, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), no Rio de Janeiro, até a formatura.

INSTITUTO TeCNOLógICO de aeRONáUTICa (ITa)

Quem deseja se tornar um engenheiro, além de ter no Instituto Tecnoló-

gico de Aeronáutica (ITA) uma oportunidade para seguir carreira Militar na área como oficial da Aeronáutica, ainda conta com a possibilidade de se formar em um dos melhores cursos de todo o país. Apesar de a instituição realizar seu processo seletivo somente no final do ano, quem deseja ingressar no ITA deve iniciar a preparação de estudos o quanto antes, já que as provas do instituto exigem muito dos candidatos e a concorrência, já que a seleção acontece em todo o país. Na seleção do ano passado, as inscrições aconteceram entre os meses de agosto e setembro. O processo seletivo, que aconteceu em dezembro, em diversas cidades do Brasil, foi composto por provas de Física, Inglês, Matemática, Português e Química, além de exame médico. Em 2010, mais de 4.500 candidatos concorreram a 130 vagas, oferecidas a pessoas de ambos os sexos com ensino médio completo. Porém, as oportunidades no ITA são destinadas a formar não só militares, mas também, profissionais civis. Na última seleção, 80 vagas foram destinadas a este público. Durante o curso, os estudantes recebem alimentação, assistência médico-dontológica e residência a baixo custo (sendo gratuita para quem comprovar situação de carência). Além disso, de acordo com dados do ano passado, ganham R$5.858,71, mensais, a partir do 3º ano de ensino. Ao concluírem a graduação, os alunos da carreira militar alcançam o cargo de primeiro-tenente, com vencimentos iniciais, em 2010, de R$7.343,88. Quem estuda no ITA pode se especializar nas áreas Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica ou Mecânica-Aeronáutica. A graduação tem duração de cinco anos e acontece em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Nesta página é possível conferir o edital completo do último processo seletivo. Dados do último concurso Vagas oferecidas: 130 (50 para carreira militar) Quem pode participar: pessoas de ambos os sexos Inscrições: entre os meses de agosto e setembro Requisitos: ter concluído o ensino médio Etapas de seleção: Provas de Física, Inglês, Matemática, Português e Química, além de exame médico


DOmIngO, 5 DE juLhO DE 2009

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

54 anos

3


4

54 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

DOmIngO, 5 DE juLhO DE 2009

Diario de Petropolis  

Artigos, Colunistas, Cidade, Esportes

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you