Page 1

Diário

de Petrópolis 57 anos

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Site: www.diariodepetropolis.com.br

Preço do exemplar: R$ 1,80

Nº 16.094 - Domingo, 11 de março de 2012 Alan Alonso

têxteis e comércio sofrem

Produtos da China e boxes na Baixada afetam cidade Arquivo

Endometriose é uma das principais causas de infertilidade Cólicas menstruais nem sempre podem ser consideradas normais, é o que alerta o chefe de ginecologia do Hospital Santa Teresa e da clínica Check Up, Diler Pereira da Silva (foto). Segundo o especialista, este pode ser um dos sintomas da endometriose, doença considerada como uma das principais causas da infertilidade. (Página 17)

Projeto que cria “Semana do Doador” é aprovado na Alerj

(Página 3)

especial O artista plástico Luiz Aquila da Rocha Miranda, morador em Petrópolis há mais de duas décadas, inaugura uma mostra de desenhos sobre papel em Itaipava no próximo dia 24. (Página 7)

bairros O Diário nos Bairros divulga hoje em página inteira o histórico, o avanço e as reivindicações, entre outros, dos moradores da Estrada das Arcas, em Itaipava. Desmembrada no século XIX de uma fazenda que ocupava toda região do distrito, as ocupações começaram acontecer no século passado e hoje o espaço está praticamente todo ocupado. (Página 9)

esportes

A concorrência com as feirinhas de roupas na Baixada Fluminense vem afetando o comércio de Petrópolis e provocando desemprego

Divulgação

A partir desta segunda-feira, 60% dos vigilantes de Petrópolis entram em greve, segundo informou o sindicato da categoria. Os 40% restantes vão continuar trabalhando, conforme determina a lei, mas não deverá ser suficiente para abrir, por exemplo, agências bancárias ao público. A greve, que será por tempo indeterminado, também deverá atingir museus, pontos turísticos, hospitais e empresas. A classe reivindica ganho real na reposição da inflação conforme o INPC, 30% de risco de vida e plano de saúde. (Página 5)

Biblioteca Dom Pedro II conta com acervo atualizado e permite associados (Página 11)

A greve foi decidida em reunião realizada na sede da Federação dos Vigilantes no Rio de Janeiro

(Página 5)

Governo vê distrito industrial da Posse como projeto de longo prazo (Página 3)

Renato Souza, do Grupo Petrópolis e o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna estiveram no evento

nesta edição

Hoje tem:

Classificados

Projeto AMA já plantou mais de 600 mil mudas de árvores Para festejar os dois anos do projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), desenvolvido pelo Grupo Petrópolis, foi realizado um evento na Praça da Liberdade, com apresentação da Banda Marcial Wolney Aguiar e distribuição de mudas de árvores e bolsas ecológicas. O foco principal é promover o reflorestamento e preservar as áreas de mata existentes. Até este ano, mais de 600 mil mudas de árvores nativas foram plantadas.

O Circuito Light Rei e Rainha do Mar chega às águas cariocas neste fim de semana, prometendo um grande número de participantes. Vários nadadores de Petrópolis estão inscritos na competição.

Todos

(Página 5)

Greve: 60% dos vigilantes de Petrópolis param amanhã

Alan Alonso

(Página 20)

Setores como o da indústria têxtil e do comércio vêm sofrendo na cidade, o que não é um reflexo apenas da crise econômica mundial, mas também de outros fatores. No caso da indústria, a importação de mercadorias da China está fazendo com que diminua a produção de tecido no município. Já no comércio, a concorrência com as feiras na Baixada Fluminense são o problema. Fatores como estes estão tirando postos dos trabalhadores.

Arthur Virgílio Pág. 2

Aristóteles Drummond

Pág. 2

Moreira Franco Pág. 2

Leonardo

Mauro

Boff

Peralta Pág. 2

Pág. 4


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de março de 2012

Celso dos mil erros

ARISTÓTELES DRUMMOND

n Arthur

Virgílio

L

O Serra de sempre

A

candidatura do Sr. José Serra na sucessão do prefeito Kassab não engrandece a política nacional. E carrega uma série de incoerências, dando margem a justificadas interpretações negativas. Em primeiro lugar, soa falsa a alegação de que o ex-presidente da UNE estaria atendendo “ao interesse do partido”. Ora, quando da reeleição do prefeito Kassab, ele foi o primeiro a abandonar a candidatura partidária, do atual governador Geraldo Alkimin. Em segundo, as declarações de que cumpriria o mandato, o que não fez quando eleito, apesar de ter firmado compromisso por escrito na ocasião. Logo, qualquer um se considera no direito de considerar que sua eventual eleição seria um trampopara O Sr. José Serra procura lim uma terceira se situar no centro democrá- candidatura presidencial. tico mas nunca fez referência A notícia de que, assim, a seu passado comunista se abriria o caminho à “candidatura natural do PSDB em 14, do senador Aécio Neves” chega ser risível. Os que acompanham a política nacional sabem que o mesmo José Serra, orador no Comício de 13 de março de Jango Goulart, se refere a seu companheiro de partido com ressentimento e “animus” de revanche ao lhe atribuir a derrota em Minas Gerais.

O Sr. José Serra procura se situar no centro democrático, mas nunca fez referência a seu passado comunista de presidente da UNE, do comício que detonou o movimento cívico-militar de 64, de sua admiração por Salvador Allende, que conheceu no Chile, onde foi buscar abrigo. Também ao escolher seu vice na eleição estadual, foi buscar nos quadros do antigo Partido Comunista o sr. Alberto Goldman. O paulistano deve querer saber o que pensa do setor privado no contexto do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Como ministro do Planejamento, e mesmo antes, quando secretário poderoso do governador Franco Montoro, não deu um passo em favor de privatizações e parcerias com o setor privado. Só fez algo ao se tornar governador por ser já prática consagrada universalmente. Esse tipo de política é que vem sendo alvo das críticas de formadores de opinião, dos profissionais liberais, da classe média, enfim... De todos que desejam que os partidos sensibilizados por estes sentimentos da população apresentem candidaturas renovadoras. Nada mais antigo do que o comportamento do Sr. José Serra, sempre decidindo em cima da hora, desconsiderando os companheiros, como o fez na última candidatura presidencial, em que simplesmente A candidatura do Sr. não atendeu as sugestões José Serra na sucessão do do então governador de prefeito Kassab não engranMinas Gerais por prévias e dece a política nacional depois pela data-limite de uma definição. Não respondeu sequer ao companheiro de partido.

2

O presidente Itamar Franco se referia com indignação quando via, na propaganda eleitoral do PSDB, o Sr. José Serra se apresentar como “pai dos genéricos”. Apesar de a lei ser sua, inspirada no seu ministro Jamil Haddad e com a participação de parlamentares e assessores da Câmara, como fora o caso do hoje ministro da Justiça José Eduardo Cardoso. Mesmo ocupando espaços na mídia, no que sabe ser hábil, a candidatura tucana não melhora em nada o panorama eleitoral de São Paulo. Nem do Brasil. n Jornalista - aristotelesdrummond.com.br

isboa – O Embaixador Celso Amorim, ministro da Defesa do governo Dilma Rousseff, errou redondamente ao anunciar que puniria, por indisciplina, os militares da reserva que, em manifesto, criticaram o governo. Antes de mais nada, deixo bem claro que sou terminantemente contrário à manifestação pública de militares da ativa. E, como democrata, obediente às leis do meu país, nada tenho contra a manifestação pública de militares da reserva. No primeiro caso, sou contra porque feriria um princípio básico da disciplina militar: a crítica à presidente, que é, por quatro anos, comandante em chefe das Forças Armadas. Já os

da reserva, sem tropa, sem comando, sem armas, viram cidadãos comuns, aos quais não deve ser negado o direito de opinião política. Não está em jogo aqui se concordo, ou não, com o que escreveram no manifesto, mas sim a inegável prerrogativa que a lei lhes assegura de dizer o que pensam abertamente. Criticaram Sarney, Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique, Lula. Por que não poderiam criticar Dilma? Celso Amorim foi longe demais. O manifesto, que nasceu pequeno, já reúne milhares de assinaturas de militares e civis. Foi longe para, depois, recuar: “os chefes militares decidirão se deve haver punição”. Está cansado de saber que não haverá punição nenhuma e que, se houvesse, ela seria derrubada nos tribunais. A única coisa que conseguiu com a “valentia”

foi perder um naco de sua autoridade para os próprios chefes das três forças. E expôs faceta autoritária do governo que aí está. Impressionante é que o Celso “esquerdista” de hoje serviu com desenvoltura à ditadura militar, presidindo a Embrafilme. Naquela época, quem falava grosso era o militar da ativa. Alguns, como eu próprio e tantos outros, íamos às ruas em luta pela redemocratização. Ele, exatamente como faz hoje com o petismo, limitava-se a aplaudir e obedecer. Antes, curvava-se aos militares da ativa; hoje, gostaria de poder silenciar os da reserva, que têm amparo legal para falar livremente. A “competência” para servir ao poder é a mesma de sempre. Afinal, foi quem primeiro chamou o então presidente Lula de “nosso guia”. Na Rússia stalinista, denominavam o ditador

sanguinário de “guia genial dos povos”. Mas aí a culpa não é do Celso, que nem nascido era e, portanto, não conheceu Stálin nem serviu ao seu governo. Lembro-me do “King Kong” internacional que fez Lula passar, induzindo-o, junto com a Turquia e à revelia das grandes potências, a “negociar” limites para o programa nuclear iraniano. Não houve quem levasse a sério a “armação”. Nem o próprio Irã, que queria, a todo custo, sair do isolamento e encontrou incautos, dizendo acreditar em suas intenções “pacíficas”. Celso dos mil erros. Como ministro da Defesa, já levou o primeiro puxão de orelha dos militares da reserva. Tomara que seja o último. n Diplomata, foi líder do PSDB no Senado Twitter: @ArthurVirgilioAM Facebook: artur451@mail.com

Crescimento com igualdade n Moreira

P

Franco

or onze anos seguidos o Brasil tem apresentado redução das desigualdades. Somente no último ano, a pobreza caiu 7,9%, dando continuidade ao processo estabelecido ao longo de toda a década passada. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apresentou esses dados, a perspectiva é de que as desigualdades no Brasil devem diminuir ainda mais nos próximos anos. A mesma pesquisa indica ainda que as classes D e E deverão ficar cada vez menores em comparação com o total da população. Em 2003, essa faixa social tinha 96 milhões de pesso-

as. Hoje são 63 milhões, e em 2014 esse número deverá ser de 49 milhões de pessoas. Essa migração entre classes tem várias razões. Mas o crescimento do emprego formal e a inclusão econômica das famílias mais pobres por meio dos programas sociais brasileiros, que são referência no mundo inteiro, podem ser apontados entre os principais motivadores. Em parte, talvez seja por isso que o Brasil também lidere o Índice de Felicidade Futura (IFF), que é uma pesquisa realizada em 158 países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. No entanto, ainda que se tenha tomado o rumo correto, temos muitos desafios a superar e grandes

obstáculos a serem transpostos. Embora tenhamos tido grandes avanços, o país está entre os 12 países com menor igualdade no mundo. Se o Brasil quiser permanecer entre as nações economicamente mais desenvolvidas, terá que promover uma mudança política no que diz respeito à qualidade do processo decisório. Isso porque um novo protagonista precisa fazer parte da tomada de decisões quanto ao futuro do País. Trata-se do imenso contingente de brasileiros que integram a chamada nova classe média, também denominada classe C. Esse segmento tem sido o que mais aumenta. E, até 2014, de cada dez pessoas, seis estarão na classe C.

A consolidação de nossa classe média poderá assegurar um estágio de maior igualdade econômica, porque o aumento da renda desses brasileiros vai continuar permitindo o aumento do consumo interno e, consequentemente, da produção e do emprego. Mais produtos no mercado significa preços mais baixos e com mais consumidores comprando. É um ciclo virtuoso que o país persegue e, com um ele, um projeto de futuro, em que cada cidadão deixa de lutar exclusivamente pela sua subsistência e passa a ter melhores oportunidades para realizar, melhorar e atingir seus objetivos de vida. n Ministro da Secretaria de

Assuntos Estratégicos

Do ilusório gene egoísta ao caráter cooperativo do genoma humano

n Leonardo Boff

T

empos de crise sistêmica como os nossos favorecem uma revisão de conceitos e a coragem para projetar outros mundos possíveis que realizem o que Paulo Freire chamava de o “inédito viável”. É notório que o sistema capitalista imperante no mundo é consumista, visceralmente egoísta e depredador da natureza. Está levando toda a humanidade a um impasse pois criou uma dupla injustiça: a ecológica por ter devastado a natureza e outra social por ter gerado imensa desigualdade social. Simplificando, mas nem tanto, poderíamos dizer que a humanidade se divide entre aquelas minorias que comem à tripa forra e aquelas maiorias que se alimentam insuficientemente. Se agora quiséssemos universalizar o tipo de consumo dos países ricos para toda a humanidade, necessitaríamos, pelo menos, de três

Terras, iguais a atual. Este sistema pretendeu encontrar sua base científica na pesquisa do zoólogo britânico Richard Dawkins que há trinta e seis anos escreveu seu famoso O gene egoísta (1976). A nova biologia genética mostrou, entretanto, que esse gene egoísta é ilusório, pois os genes não existem isolados, mas constituem um sistema de interdependências, formando o genoma humano que obedece a três princípios básicos da biologia: a cooperação, a comunicação e a criatividade. Portanto, o contrário do gene egoísta. Isso o demonstraram nomes notáveis da nova biologia como a prêmio Nobel Barbara McClintock, J. Bauer, C. Woese e outros. Bauer denunciou que a teoria do gene egoísta de Dawkins “não se funda em nenhum dado empírico”. Pior, “serviu de correlato biopsicológico para legitimar a ordem econômica anglonorteamericana” individualista e imperial (Das kooperative Gen, 2008, p.153) . Disto se deriva que se quisermos atingir um

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias Editora: Jaqueline Gomes

modo de vida sustentável e justo para todos os povos, aqueles que consomem muito devem reduzir drasticamente seus níveis de consumo. Isso não se alcançará sem forte cooperação, solidariedade e uma clara autolimitação. Detenhamo-nos nesta última, a autolimitação, pois é uma das mais difíceis de ser alcançada devido à predominância do consumismo, difundido em todas classes sociais. A autolimitação implica numa renúncia necessária para poupar a Mãe Terra, para tutelar os interesses coletivos e para promover uma cultura da simplicidade voluntária. Não se trata de não consumir, mas de consumir de forma sóbria, solidária e responsável face aos nossos semelhantes, à toda a comunidade de vida e às gerações futuras que devem também consumir. A limitação é, ademais, um princípio cosmológico e ecológico. O universo se desenvolve a partir de duas forças que sempre se auto-limitam: as forças de expansão e as forças de contração. Sem esse limi-

de Petrópolis Diário 57 anos Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

te interno, a criatividade cessaria e seríamos esmagados pela contração. Na natureza funciona o mesmo princípio. As bactérias, por exemplo, se não se limitassem entre si e se uma delas perdesse os limites, em bem pouco tempo, ocuparia todo o planeta, desequilibrando a biosfera. Os ecossistemas garantem sua sustentabilidade pela limitação dos seres entre si, permitindo que todos possam coexistir. Ora, para sairmos da atual crise precisamos mais que tudo reforçar a cooperação de todos com todos, a comunicação entre todas as culturas e grande criatividade para delinearmos um novo paradigma de civilização. Há que darmos um adeus definitivo ao individualismo que inflacionou o “ego” em detrimento do “nós” que inclui não apenas os seres humanos mas toda a comunidade de vida, a Terra e o próprio universo. n Leonardo Boff é autor de Preservar a Terra-cuidar da Vida. Como evitar o fim do mundo, Record, RJ 2011 Site: www.diariodepetropolis.com.br

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

Rua Joaquim Moreira 106 Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


DOMINGO, 11 de março de 2012

3

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

cidade

Para governo, Posse é projeto de longo prazo Fotos: Reprodução internet

nVinicius Henter viniciushenter@diariodepetropolis.com.br

A demora no desenvolvimento do distrito industrial da Posse é vista como normal pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Henrique Ahrends. Para ele, o processo de instalação de indústrias na região é de longo prazo. Em 2010, a Câmara aprovou projeto da prefeitura que baixou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 2% na Posse, enquanto que no restante do município a cobrança é de 19%. Três Rios, que tem a cobrança de 2% de ICMS em todo o município, está se destacando pela quantidade de grandes indústrias que lá estão se instalando, enquanto que o mesmo não ocorre na Posse. Diante do sucesso industrial do município, as comparações e cobranças em Petrópolis são frequentes. Ahrends argumenta, no entanto, que o perfil da Posse é diferente do de Três Rios. - O distrito industrial da Posse não avança como gostaríamos porque os terrenos não são como gostaríamos – frisou. – Fica essa pressão, com as pessoas falando de Três Rios e de Areal. Eles começaram o distrito industrial antes, têm áreas vazias, terrenos planos. A Nestlé, por exemplo, que foi para Três Rios, é uma indústria que não teria espaço em Petrópolis – disse Ahrends. O secretário lembrou que, no fim do século XIX, Petrópolis se destacava por seu porte industrial, já que, naquela época, os terrenos inclinados eram uma vantagem, pois, na falta de energia

uma grande indústria que produza insumos com nafta, mas posso produzir moldes para essa indústria – disse Ahrends. O secretário afirmou que a prefeitura vem reurbanizando o Centro da Posse. - O distrito tem um incentivo fiscal do governo do estado do Rio, mas não adianta se não houve infraestrutura – disse. DESCENTRALIZAÇÃO E TRANSPORTE

Vista aérea da Posse: distrito industrial tem, desde 2010, cobrança de ICMS de 2%, enquanto que no restante da cidade o imposto é de 19%

elétrica, as quedas d’água eram utilizadas como fonte de energia. No entanto, hoje, o que foi uma vantagem se tornou uma desvantagem. - Aqui há a dificuldade

em conseguir terrenos planos grandes, próximos de vias importantes e de grandes mananciais. Grandes indústrias têm grandes exigências – disse.

Para Ahrends, a Posse deverá ser voltada para indústrias da área de ciência e tecnologia, com produtos de alto valor agregado. - O perfil das indústrias

que virão para a Posse é diferente do perfil das indústrias que se instalam em Três Rios. Aqui você não vai soprar garrafas PET, mas produzir o soprador, talvez. Eu não possuo

Para que o distrito industrial possa avançar, Henrique Ahrends acredita que o Plano Diretor de Petrópolis e o Plano de Mobilidade Urbana, a serem enviados à Câmara neste ano, tenham um papel importante em dois pontos: a melhoria no trânsito e a descentralização do município. - Não cabem mais os carros na cidade. Então as pessoas têm que se resolver nos seus distritos. Temos que descentralizar, distribuir melhor a população da cidade, para que haja a redução da migração pendular, diminuindo os deslocamentos entre moradia e trabalho – disse. Para isso, o secretário afirma que a população precisa entender os dois planos como documentos que irão garantir a sustentabilidade de Petrópolis a longo prazo. - Que os planos sejam comprados pela cidade para que sobrevivam a diversos governos. Mudam a forma de se administrar a cidade – completou.

Presidente da Câmara promete transmissão de sessões pela TV

O objetivo é estimular a doação. O projeto foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia

“Semana do Doador” é aprovada em primeira discussão na Alerj Com o objetivo de incentivar a doação de medula óssea e contribuir para a ampliação do cadastro no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) quer instituir em todo o estado do Rio de Janeiro a Semana de Conscientização do Doador de Medula Óssea. O projeto de lei, aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), prevê que na segunda semana do mês de dezembro, candidatos a doador tenham prioridade no atendimento ao se apresentarem para o exame de compatibilidade de medula óssea. - Nosso objetivo com isso é estimular a doação de medula óssea, e diminuir os obstáculos para o doador. A ampliação do cadastro no Redome é fundamental para aumenta as chances de

pessoas que têm no transplante de medula sua única possibilidade de sobreviver. Se cadastrar como doador é muito simples. Isso é feito com um exame de compatibilidade que requer apenas a retirada de uma amostra de sangue, como em um exame comum – disse Rossi. O trabalho de conscientização é importante, pois grande parte da população não sabe que qualquer pessoa com boa saúde e que tenha entre 18 e 55 anos de idade pode ser doadora. Outro ponto importante a ser lembrado é que quando a compatibilidade é identificada e o material retirado para o transplante, o organismo recompõem a medula doada em apenas 15 dias. A procura por doadores no Redome é necessária quando não há um doador entre os parentes do paciente. A procura pela compatibilidade é feita entre os gru-

pos étnicos (brancos, negros amarelos etc.) semelhantes, mas não aparentados. Para reunir as informações de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criado no ano 2000, o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), instalado no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Desta forma, com as informações do receptor que não disponha de doador entre os parentes, é possível buscar no Redome uma pessoa cadastrada que seja compatível com o paciente. - A ampliação do cadastro de doadores é fundamental para amenizar o sofrimento dos pacientes e seus familiares que aguardam ansiosos por um doador compatível. A doação pode mudar o rumo das vidas dessas pessoas e é uma oportunidade de sobrevivência e de recomeço – disse Bernardo.

Pouco mais de quatro meses após implementação do TV Câmara on line – que transmite ao vivo, via internet, as sessões plenárias da Câmara de Vereadores –, a Mesa Diretora da Casa trabalha para que as sessões sejam transmitidas também pelo sistema de TV a cabo Tech Cable. A transmissão das sessões pela operadora a cabo – sem custos para o legislativo – é uma garantia prevista em lei federal de 95. - Nosso objetivo com isso é permitir que a população acompanhe o trabalho dos vereadores. Na TV, vamos reproduzir em horários diferentes o que foi transmitido via internet. Assim, poderemos oferecer uma opção para as pessoas que não podem assistir ao vivo, mas querem acompanhar a discussão dos assuntos – frisou o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB). A lei 8977/95 determina que a operadora de TV a cabo, na sua área de prestação do serviço – no caso de Petrópolis, a Tech Cable –, deverá tornar disponível “um canal legislativo compartilhado entre as Câmaras de Vereadores localizadas nos municípios da área de prestação do serviço e a Assembléia Legislativa do respectivo estado”. – Estamos ouvindo técnicos e tomando todas as providências pra que esse sistema entre no ar o mais breve possível – disse Paulo Igor. A transmissão ao vivo das sessões da Câmara de Vereadores pela internet entrou no ar em outubro do ano passado. As sessões plenárias e audiências públicas podem ser acompanhadas pelo site da Câmara Municipal de Petrópolis (www. cmp.rj.gov.br). Para acessar,

Arquivo

Sessão da Câmara: há quatro meses que são transmitidas pela internet

basta o interessado clicar no link Plenário ao Vivo. A intenção de Paulo Igor é tornar o trabalho do legislativo mais transparente. - Com isso estamos conseguindo democratizar o acesso do cidadão ao trabalho dos vereadores. A maior parte das pessoas não pode vir até à Câmara assistir às sessões e a transmissão pela internet, e agora também pela TV, permite que a população acompanhe o trabalho de cada vereador, saiba as questões que cada um de nós defende e o posicionamento

desta Casa em relação aos assuntos que influenciam diretamente no seu dia a dia – disse Paulo Igor. A implementação do sistema de transmissão ao vivo das sessões foi uma sugestão de técnicos do Interlegis durante curso realizado com funcionários do legislativo e membros da Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Petrópolis. O Interlegis é considerado o maior programa de modernização e integração do legislativo em todo o mundo.


4

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de março de 2012

40 anos Primeiro Núcleo de Atendimento à mulher está funcionando n Dinizar Araújo

F

elizmente o Primeiro Núcleo de atendimento exclusivamente à mulher está funcionando junto à Delegacia 105ª. A inauguração foi nesta semana pela Delegada Chefe da Polícia Civil, Dra. Marta Rocha, aproveitando que na semana houve o Dia Internacional da Mulher. Disse o Delegado Marcelo Ambrósio que desde que assumiu a delegacia em janeiro, fez pedido a Chefe de Polícia Civil Marta Rocha, pois já tinha informações e vinha recebendo vários atendimentos de mulheres que apresentavam queixas de sofrer agressão de companheiros ou de maridos. A Chefe Marta Rocha desde logo tomou as providências para que o Núcleo fosse instalado na Delegacia de Polícia 105ª de Petrópolis. E o fez nesta semana, juntamente com o Prefeito Paulo Mustrangi e demais autoridades presentes. A mulher petropolitana estava precisando de um núcleo especializado na Delegacia de Petrópólis, para evitar que continuasse sofrendo agressões físicas e morais. A mulher historicamente sempre teve um papel secundário na sociedade, pois na antiguidade a mulher nem contada era nos recenseamentos que eram feitos. Foi com o passar dos tempos que a mulher foi sendo legitimada na sociedade, passando a merecer um conceito maior. Atualmente a mulher tem alcançado uma maior projeção, pois tem competido com os homens em suas tarefas, e com certa vantagem sobre eles. A mulher de hoje tem tido a competência de alcançar as tarefas masculinas e as exercendo com certa vantagem em organização, no sentido profissional, e sem temer os esforços que são feitos pelos homens, tanto que em todos os setores que eram exercidos somente pelo sexo masculino, hoje são entregues às mulheres que os exercem com certa proeficiência, exemplo mais recente elas estão na indústria da construção civil com igual eficiência, no setor policial, e nas grandes empresas industriais e na chefia de diversos setores empresariais. As mulheres têm lutado para alcançar seus objetivos de cargos e igualdade salarial, o que ainda não consegiram em certos setores, mais a luta continua, e certamente conseguirão. A mulher merece um tratamento especial na sociedade, pois elas são o seu amparo. E elas também são essenciais para a formação social. No papel de mãe elas têm uma paciência sem limites e na maternidade, e para criar e educar os filhos do casal. Não fosse a presença da mulher e a sociedade não existiria, porque sem a companhia da mulher o homem não seria capaz de construir nada socialmente. Portanto, é justa a aceitação da chefe da Polícia Civil, Dra. Marta Rocha pela criação do Núcleo de atendimento à mulher junto a 105º Dlegacia de Polícia, situada no Retiro, em nossa cidade. É mais uma conquista da mulher petropolitana a de ter um lugar onde possa ser atendida por uma policial feminina, para expor seus problemas sem nenhum constrangimento. Estão de parabéns a Delegada Marta Rocha e todas as mulheres da cidade, por mais esta conquista, porque o seu Núcelo de atendimento à mulher esta duncionado por 24 horas diariamente.

D E S T A Q U E S. . . A Nilma e este colunista comemoraram sessenta anos de casados. E os filhos reuniram-se para celebrar este acontecimento. A irmã Dilmar tomou a frente de organizar a festa no salão do condomínio onde reside. Foi uma festa de alto nível, com um jantar de muito luxo e todos fomos recebidos com muito carinho. Falaram na solenidade o Denilson, a Dilmar e o Pastor Juracy Carlos Bahia. Compareceu também sua esposa Crsitina. Todos os filhos, Denilmar e Ernani, Dilmar e Huri que muito ajudou na organização da festa, o Dr. Dinizar Filho, Denilton e Mª. do Carmo e Dr. Fernando e Naile, além dos netos Hurizinho, Cristiane, Vitor Hugo, Daniel, Douglas. Também estiveram a Nair e Dr.Marcos. Foi uma comemoração inesquecível. Obrigado filhos! * O aniversariante da semana foi o empresário Gualter Salles. A comemoração foi em família e com amigos íntimos. Parabéns! * Nesse dia 16 de março a cidade de Petrópolis completará 169 anos de sua fundação. Pela sua criação temos que lembrar do Imperador D. Pedro II, do seu Conselheiro Paulo Barbosa e do engenheiro Júlio Frederico Koeler. Este foi o arquiteto da fundação da cidade. Aquilo que era um povoado tornou-se nesta cidade maravilhosa que todos admiramos. Foi decretada em 1843. * O Dia Internacional da Mulher foi vastamente comemorado em todo o Estado do Rio e no Brasil. É uma grande data, felizmente. *Jornalistas estrangeiros visitaram a Cervejaria Petrópolis e o museu onde gostaram muito. * A guerra para a volta do ponto de ônibus para o Edificio Arabela foi vitoriosa e os usuários ficaram felizes. Agora os moradores da Rua Raul de Leone estão aguardando uma soluçâo. * O Hospital Santa Teresa comemorou com sucesso a aplicação da nova técnica de cirurgia coronariana, que foi efetivada com sucesso. * O cantor Seu Jorge e sua Banda vai garantir o show da galera no dia do aniversário da cidade, dia 16 de março. Vai deixar a turma muito agitada. u

dinizar@hotmail.com *Advogado

n Mauro Peralta

E

m 27 de fevereiro deste ano a Cooperativa Unimed completou 40 anos de existência. Oriunda de um sonho iniciado em Santos com o Dr. Edmundo Castilho, que achava uma injustiça os ricos terão acesso imediato e pleno a todos os avanços da medicina, enquanto os pobres e remediados dependiam da benemerência, como as praticadas pelas Santas Casas e as enfermarias dos Hospitais Filantrópicos. Junto a um grupo de idealistas, como os doutores Germano Braziliano Bretz e Chekib George Antoun a Unimed Petrópolis foi criada com a missão de dar atendimento de qualidade do operário ao dono da empresa e proporcionar trabalho digno aos médicos sem intermediação. Durante dois anos os

fundadores da Cooperativa nada receberam e capitalizaram para comprar o imóvel da Rua Irmãos D'Ângelo, que hoje vale milhões de reais. A Unimed cresceu, adquiriu o Hospital São Lucas, hoje Hospital Unimed, reformou, ampliou, contando hoje com mais de 100 leitos, sendo o único da região com UTI neonatal e banco de leite humano credenciado. Também é líder por ter plano de atendimento domiciliar e posto de atendimento em Itaipava e ambulatório em Piabetá. A cooperativa conta com mais de 530 empregados, quase 400 médicos cooperados, cinco mil empregos indiretos, sendo uma das maiores arrecadadoras de impostos para o município. Dela nasceram a UNICRED que tem mais de 2.300 sócios e também é uma geradora de recursos, além da USIMED, com 3.000 cooperados e que também produz

empregos e impostos. A UNIMED também gerou a ideia e o apoio para a UNIFOP, cooperativa de psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas e outros que vêm crescendo enormemente em nossa Petrópolis. Dirigida por um dos maiores conhecedores do cooperativismo no Brasil, o Dr. José Carlos Santana de Araújo, a missão continua, tendo recebido durante a sua gestão vários selos de empresa responsável, se tornou empresa cidadã com título recebido do Conselho de Contabilidade, tornou-se livre do tabaco, tem trabalho de aproveitamento de reciclagem e uso de papel de reflorestamento, projeto água e muitos outros, tornando-a exemplo para o empresariado. Hoje é um campo de emprego almejado pelos petropolitanos. Sua visão é amplamente favorável, com resultados esperados para seus cooperados

e colaboradores, tendo sustentabilidade econômico-financeira, sendo respeitada pela comunidade como empresa que executa suas atividades com ética e responsabilidade social e ambiental. Aos heróis vivos Alfred Haack, Álvaro Lofgren, Ângelo Marzano, Antonio Santoro, Divani Figueiredo Coutinho, Enrico Caruso, Ernani Fonseca, Fernando Fraga, Floriano Achão, João Manoel de Castro, José Inácio Naya, Mauricio Alliman, Octavio Bastos, Roberto Furugen, Plácido da Rocha Miranda, Vicente de Paula Albuquerque, fundadores da gigante UNIMED, nosso reconhecimento emocionado e a certeza de que o sonho hoje é realidade, e continuará por dezenas de ano, minorando o sofrimento, curando, e trazendo ao mundo milhares de petropolitanos. n Médico www.casadomedicodepetropolis.com.br.

Dá-lhe, gatoso

n Nelson Feitosa

P

orque será que a maioria das pessoas faz corpo mole para o exercício? Deixam o reumatismo ir chegando devagarinho, a velhice também, a obesidade também, enfim, não tomam nenhuma providência efetiva para manter o seu corpo em forma, ágil, com bom tônus muscular, belo! Desde milhares de anos o homem precisa se movimentar, agitar a musculatura, desenvolver sua circulação a nível muscular, cardíaco e cerebral para poder manter-se sadio, longevo. Caso contrário, começa a definhar mais rapidamente e, o que é o pior: com mais desconforto, com menos qualidade de vida. Hoje em dia, o sujeito vai até a esquina de sua casa, de carro, para comprar alguma coisa. Quanto mais você deveria andar a pé, ainda mais numa cidade pequena como Petrópolis, tão agradável de clima, tão prazerosa de sendas e caminhos, cheia de gente para se

conversar, parar um pouco, uma prosa aqui, outra ali e ao destino se chega com mais prazer. Acontece que exercício evoca esforço, e sem dúvida o é. Mas, também temos que pensar na piada do seu Manoel, que andava melindrado, pisando mal, passando mal dos pés. Perguntado o que havia, respondeu que andava daquele jeito porque usava sapatos menores que o tamanho normal para os seus pés. “Mas seu Manoel, porque o senhor faz isso?” resposta do portuga: “Porque quando eu tiro os sapatos, é bom...” Fazer exercício é mais ou menos como o sacrifício do seu Manoel: Dói o esforço, cansa, muitas vezes até machuca, mas quando termina, vem a recompensa: A endorfina! Que vem a ser a endorfina? Parece morfina, pois não? Pois é, meu amigo, é uma morfina endógena, ou seja, fabricada pelo próprio organismo, com efeitos parecidos aos da morfina: tira a dor, dá um barato gostoso, uma sensação de paz, felicidade, harmonia. Todo bom atleta sabe disso: O ha-

bituado em exercícios conhece bem os efeitos benéficos da endorfina, aquela morfina que não faz mal, dá uma disposição igualável a um bom ato sexual, bem feito, bem aproveitado. Quer emagrecer? – pratique exercícios! Quer baixar sua pressão sanguínea? – pratique exercícios! Quer melhorar sua capacidade cardiovascular? – pratique exercícios! Quer ter uma capacidade respiratória da melhor qualidade? pratique exercícios! Quer espantar o reumatismo? – pratique exercícios! Quer ficar mais elegante, bonito? – pratique exercícios! Quer sentir-se bem disposto, sempre alerta, pronto para viver a vida com mais prazer? – pratique exercícios! E você, mocinha, quer delinear seu bumbum, aumentar sua coxa? – pratique exercícios! Caminhar, correr, nadar, aeróbica, ciclismo, ginásticas de todos os tipos e gostos. Até a antiginástica, método elaborado por uma francesa. A quantidade de novos tipos de exercício avança a cada dia. Recentemente experimentei a modalidade

Pilates: força muscular dosada, sem exageros, alongamentos generalizados, fica-se mais flexível, tônus muscular revitalizado, promovendo o equilíbrio postural. Alem da ginástica individual, esportes gregários, como futebol, vôlei, basquete, tênis – receba meu abraço, caro amigo Montezano, que jogava sua partidinha de tênis, já tendo completado mais de 80 aniversários! De qualquer forma, uma boa razão para que você pratique exercícios e mantenha sua forma é a imagem mental daquele senhor já com certa idade, mas enxuto, andando todo prosa pela praia de Copacabana, exibindo sua invejável forma, peito estufado, sem barriga, musculoso, bonito, suscitando o seguinte comentário de duas meninas (bonitas!) que passavam, admirando-o: “Olha só que gatoso!” Tradução: “Olha só que gato idoso!” Amigo, seja um gato! Ou mesmo um gatoso... n Médico, psicoterapeuta Site: www.hipnosemedica. hpw.com.br

Vá... morder a vovozinha

S

n Carmen Felicetti

entamo-nos, eu e meu companheiro, num banco da Praça D. Pedro para tomar um solzinho. Procuro um adjetivo que não seja um “lugar-comum” para qualificar aquela manhã: esplendorosa? Luminosa? Não!... Perfeita! Essa a palavra certa. O canto dos pássaros, a temperatura amena, o céu azul cobrindo a renda verde que as árvores centenárias teceram em silêncio, tudo nos envolvia com seu encanto e sua mágica. Nos bancos

ao lado, papeavam os frequentadores de sempre, que já formam uma espécie de confraria. Súbito, um mosquito, que espero não seja o da dengue, quebra a paz e harmonia do momento com certeira e dolorosa picada em minha perna. Reagi, instantaneamente, com um tapa e murmurei: - vá morder a vovozinha! De repente me dei conta de que é justamente isso que sou: uma avó muito orgulhosa de sua meia dúzia de netos. E, em assim sendo, o danadinho do mosquito apenas fizera o que de-

veria ter feito: morder a vovozinha! Aí comecei a pensar em quão injustos somos. Desde pequenos tentamos afastar tudo que nos prejudica transferindo nossos transtornos para outrem e as pobres avós estão entre nossas preferências: “Vá chatear a vó!”, “vá cobrar sua vó!” E revidamos qualquer insulto com o clássico: “É a vovozinha!” Talvez porque essas doces criaturas (deixa eu puxar a brasa pra minha sardinha) estejam sempre prontas a solucionar, a mediar problemas e contendas, a proteger

e até mesmo acobertar algum malfeito, responsabilizando-se por erro alheio... Sei que o obediente mosquito que sobrevoou as belas pernocas das moçoilas e as tenras e rechonchudas pernas dos bebês e veio certeiro e afiado atingir minha canela, deve ter-se sentido realizado como um soldado que cumpriu a ordem de seu comandante e conseguiu sair ileso do contra-ataque. E foi por aí, esvoaçante e vitorioso, em busca de mais alguma vovozinha incauta! Ah! Se eu te pego!!!!!!


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de março de 2012

5

cidade

Produtos chineses prejudicam as indústrias n Roberta Müller

robertamuller@diariodepetropolis. com.br

Apesar da crise europeia, nem todos os setores da economia estão sendo afetados. Em Petrópolis, áreas como a da construção civil, hotéis, bares e restaurantes, além dos metalúrgicos, ainda não têm motivos para preocupação. A taxa de desemprego continua baixa e, inclusive, há falta de empregados em algumas profissões, como é o caso de pedreiros, serralheiros, carpinteiros e armadores. Mas, ao contrário, setores como o da indústria têxtil e do comércio vêm sofrendo na cidade, o que não é um reflexo apenas da crise, mas também de outros problemas ocasionados pelos próprios empresários. No caso da indústria, eles vêm importando mercadorias da China, já no comércio as feiras em Duque de Caxias são o problema. Fatores como estes estão tirando postos dos trabalhadores. Sobre a crise na Europa, o agravamento, segundo especialistas, pode levar a economia brasileira a um “círculo vicioso”, em que o “desaquecimento mais intenso da atividade econômica se propagará com força para o mercado de trabalho, levando à menor expansão da renda e piora na atividade industrial, já estagnada”. O alerta partiu do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em seu Comunicado nº 130 “Considerações sobre a desaceleração do PIB em 2011”. Mesmo assim, Petrópolis vem se mostrando forte em relação à crise. Setores em crescimento O setor da construção

civil, por exemplo, deve aumentar as contratações em aproximadamente 30% em 2012 se comparado com o ano passado. Isso porque vem crescendo na cidade o número de construções, principalmente condomínios, como um novo empreendimento na Rua Washington Luiz, no Centro. - Só este deve gerar entre 100 e 150 empregos. No geral, o setor está demitindo pouco e admitindo bem mais. Em 2011 já foi bom e este ano será ainda melhor. Está até faltando profissionais no mercado. Temos uma construção precisando de carpinteiro e armador. Quem trabalha na construção civil nunca está parado – disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, José Maria Rabelo. Além desse, em Petrópolis, dentre os setores que estão com as taxas de desemprego mais baixas também estão a metalurgia e a indústria dos alimentos e bebidas, apresentando 118 novos postos de trabalho. - Até temos uma alta rotatividade e muitas demissões, mas não registramos um número alto de desempregos porque as vagas sempre são preenchidas, as pessoas saem um busca de melhores salários, mas outras pessoas entram no lugar. Por isso o número se manteve o mesmo desde o ano passado. Não fomos atingidos por nenhuma crise. Uma ou outra empresa que enfrenta dificuldades, mas são exceções. As empresas maiores costumam até ter problemas por causa do dólar, mas, para as menores, isso não atrapalha – explicou o vicepresidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Gilmar Neumann, lembrando Divulgação

Paralisação foi decidida durante assembleia no Rio de Janeiro

Vigilantes anunciam greve para esta segunda-feira O Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e Região confirmou ontem que 60% dos 800 profissionais da cidade vão cruzar os braços a partir desta segunda-feira. Os 40% restantes vão continuar trabalhando, conforme determina a lei, mas não deverá ser suficiente para abrir, por exemplo, agências bancárias ao público. Elas deverão funcionar apenas para setores administrativos. A greve, que será por tempo indeterminado, também deverá atingir museus, pontos turísticos, hospitais e empresas. Entre as principais reivindicações da classe está o ganho real na reposição da inflação conforme o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), 30% de risco de vida e plano de saúde. - Na última assembleia,

100% dos trabalhadores concordaram com a greve, mas vamos manter 40% conforme diz a lei. Por exemplo, nas agencias bancários que tem dois vigilantes, apenas um vai trabalhar. E as agências não podem abrir com um só, então não poderão abrir para o público – explicou o presidente do sindicato, Adriano Linhares. Ainda segundo ele, a categoria já vinha reivindicando, junto aos empresários, melhorias para a classe desde janeiro, quando foi entregue a primeira pauta de reivindicações, que não foi aceita pelo patronal. Chamados para uma rodada de negociações, os donos das empresas não compareceram por duas vezes e, por isso, o sindicato decidiu pela greve.

Câmara realiza evento em comemoração à mulher A convite do vereador Thiago Damaceno (PP), a presidente do PP Mulher, Elizabeth Tiscoski, e a presidente do diretório do PP de São Gonçalo, a ex-deputada estadual Alice Tamborindeguy proferiram palestras sábado (10/03), na Câmara Municipal de Petrópolis, sobre a

importância da participação feminina na política. As palestras fazem parte do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no qual representantes de diversas categorias profissionais de Petrópolis também serão homenageadas pelo vereador Damaceno..

Arquivo

Wanilton dos Santos, presidente do Sindicato dos Têxteis

que em janeiro deste ano foram registradas 57 demissões e em fevereiro 48. Já em relação aos Hotéis, Restaurantes e Bares, após a crise provocada pela tragédia com as chuvas no início de 2010, o setor mostra grande crescimento, tanto que está sendo criado um portal na internet (www. curriculospetropolis.com.br) para aproximar os candidatos a vagas de emprego dos empresários. - Temos um baixo índice de desemprego no setor e bastante oferta de vagas. O número de estabelecimentos vem aumentando ao longo dos últimos cinco anos. Temos mais visitantes na cidade, por isso alguns estabelecimentos estão abrindo e outros, como hotéis, expandindo. O site vai facilitar os dois – tanto candidato quanto empresário – a se encontrarem – informou o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Petrópolis, Germano Valente.

3,3 mil novos empregos em 2011 Em Petrópolis, de janeiro até novembro de 2011, foram criados, segundo o Ministério do Trabalho, mais 3,3 mil novos empregos. Na indústria do vestuário, foi registrado um índice negativo em 200 postos de trabalho no primeiro trimestre de 2011, por causa da tragédia que refletiu no setor. Entretanto, a região vem se recuperando e já está com índices positivos, com 76 empregos. No setor de bebidas, a cidade mantém grandes empresas, como Grupo Petrópolis, Cidade Imperial e voltando a Fábrica da Bohemia. Setor têxtil sofre com importações A crise na Europa atinge diversos setores da economia, inclusive o setor têxtil, mas o que mais vem prejudicando os trabalhadores em Petrópolis são as importações da China. Segundo o presidente do Sindicato dos

Trabalhadores da Indústria Têxtil, Wanilton Reis dos Santos, os empresários acabam comprando tecidos de outros países e revendendo na cidade, deixando de produzir aqui. - Só em janeiro deste ano, em uma empresa grande, tivemos 86 demissões, mas ela já está se recuperando. No geral, o setor está estável, mas o que a gente percebe é que há uma entrada desleal de tecido no município. Muitos empresários estão comprando em países como a China, por exemplo, e não estão preocupados com o trabalhador, estão preocupados apenas no lucro, ou seja, eles compram barato e revendem aqui, não fabricam mais, viram apenas um negócio comercial – explicou ele. Para ele, o ideal seria

que o governo federal “tomasse medidas drásticas”, como controlar o que entra no país, aumentar a fiscalização, evitando, inclusive, o contrabando, já que parte de produtos vindos da China chegam clandestinamente ao Brasil. No setor existem cerca de 1.500 trabalhadores. No ano passado, 179 homologações foram registradas no sindicato, mas, segundo o presidente, o número não assusta tanto, já que vem se mantendo nos últimos anos. - Além disso, precisamos contar também a rotatividade e as saídas por aposentadoria. Essas primeiras demissões de 2012 nos assustaram um pouco, mas o setor não está em crise, os números do ano passado estão normais – completou.

Feiras atrapalham comércio da Rua Teresa O comércio da cidade também é um dos setores que vem sofrendo com as demissões. Só em janeiro e fevereiro deste ano cerca de 400 trabalhadores foram demitidos, a maioria são pessoas que haviam sido contratadas para o período de fim de ano – quando as vendas aumentam – a agora estão sendo dispensadas. O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, Ernani Corrêa, explicou que o número deve ser reduzido nestes próximos meses, mas, mesmo assim, foram considerados altos, 20% maiores do que o mesmo período do ano passado. - Estamos tendo algumas demissões, o problema foi que passamos por um ano (2011) muito ruim e o fim do ano não deu pra compensar. Mas ainda não é algo alarmante. Na Rua Teresa e Bingen o problema são as feiras. Muitos empresários que tem lojas aqui acabam tendo boxes também em Caxias. Se os clientes não vão até eles, eles estão indo até os clientes. Alguns ônibus de excursão já param lá e nem sobem. Isso acaba prejudicando a cidade, perdemos impostos, trabalhadores. Não posso afirmar com 100% de certeza que isso seja a causa – explicou ele.

AMA já plantou mais de 600 mil mudas O projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), desenvolvido pelo Grupo Petrópolis - fabricante das cervejas Itaipava, Lokal, Petra, Black Princess entre outras comemorou dois anos ontem. Para festejar, foi realizado um evento na Praça da Liberdade, com apresentação da Banda Marcial Wolney Aguiar e distribuição de mudas de árvores e bolsas ecológicas. O foco principal do projeto é promover o reflorestamento e preservar as áreas de mata existentes. Até este ano, mais de 600 mil mudas de arvores nativas foram plantadas em fazendas no entorno das quatro unidades fabris da empresa – Boituva (SP), Teresópolis,

Rondonópolis e Petrópolis. Segundo o gerente-geral do Grupo Petrópolis, Everaldo Miranda, até a conclusão do projeto, em 2013, serão plantadas cerca de 1,1 milhão de mudas nativas da região, a maior parte nas áreas compreendidas entre os municípios de Petrópolis e Teresópolis. - É um projeto de três anos, com investimentos na casa de 10 milhões, que é uma iniciativa do Grupo Petrópolis para contribuir de alguma forma com o meio ambiente. Cerca de 80% dessas mudas serão plantadas no estado do Rio. Tivemos a preocupação de colocar mudas que sejam nativas da região - explicou o gerente-geral.

Por conta do projeto, o Grupo recebeu um prêmio da ONG Chico Mendes no ano passado. Já este ano, foi iniciado um projeto na cidade em parceria com a organização para incutir consciência ambiental em crianças de 30 escolas do munícipio, na áreas da Posse, Pedro do Rio, Araras e Itaipava. - São cerca de 500 crianças contempladas pelo projeto. A ONG Chico Mendes promove a capacitação dos professores dessas escolas, disponibiliza todo o material, para que possa ser feito um trabalho com os estudantes. Além disso, essas crianças fazem visitas as nossas fazendas, onde podem ver na prá-

tica o que aprenderam. Também são realizados concursos fotográficos entre as crianças, sendo assim mais uma forma de incentivo - ressaltou o gerente-geral Everaldo Miranda. O secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Vianna, marcou presença na comemoração e teceu elogios ao projeto desenvolvido pelo Grupo Petrópolis. – Se havia alguma dúvida de que o grupo devolveria parte dos recursos que utiliza para o meio ambiente, essa dúvida não existe mais. Hoje é um dia especial, de comemoração ao grande trabalho que vem sendo realizado na cidade - exaltou o secretário

Arroz fica 44% mais barato em mercado O supermercado Extra, da Rua Paulo Barbosa, foi o que mais modificou os preços dos produtos em relação à última pesquisa. Dos 13 itens alimentícios básicos que compõe a apuração, 12 puderam ser encontrados lá, quatro ficaram mais baratos e dois ficaram mais caros. Entre os produtos que tiveram o valor diminuído, destaque

para o pacote de 5 quilos do Arroz Tio João, que era vendido por R$ 8,99, valor mais em conta na comparação entre os mercados, e cerca de 44% mais barato em relação ao preço mais caro cobrado, R$ 12,95. O preço do quilo das carnes que integram a apuraçãopatinho e alcatra - se mantiveram estáveis em dois dos

estabelecimentos. No Celma, da Rua Floriano Peixoto, os dois itens tiveram seus preços reduzidos em relação ao que era cobrado na última semana. Já no Extra, o quilo da alcatra era vendido pelo preço mais em conta, saindo por R$ 13,70, 23% mais barato em relação ao valor cobrado na semana anterior. A redução no preço do

litro do leite longa vida Elegê também chamou a atenção, tendo valor reduzido em três dos cinco mercados que fazem parte da lista. O produto variou entre R$ 1,87 e R$ 2,35. Levando em conta o preço mais em conta de cada item, o carrinho cheia saía por R$ 61,23, cerca de R$ 6 mais barato do que na última semana.

Terê

Extra

Xodó de Minas

Grandeli

Celma

Arroz Tio João 5 kg

R$ 12,95

R$ 8,99

11,99

R$ 11,99

R$ 12,95

Feijão Combrasil 1 kg

R$ 3,75

R$ 3,29

R$ 3,28

R$ 3,59

R$ 3,49

Sal Cisne 1 kg

R$ 2,35

R$ 1,65

R$ 1,69

Acúçar Ref. União 1 kg

R$ 2,49

R$ 2,69

R$ 2,49

Óleo Lisa 1 l

R$ 3,15

R$ 3,15

Leite Int. Elegê 1 l

R$ 2,35

R$ 1,87

Macarrão Espag. Amália N° 8

R$ 2,59

Bisc. Maiz. Piraquê 200 g

R$ 2,59

Farinha de Trigo Dona Benta 1 kg Fubá Granfino 1 kg

R$ 1,59 R$ 2,59

R$ 2,25 R$ 3,39

R$ 2,29

R$ 2,19

R$ 1,99

R$ 2,20

R$ 2,19

R$ 2,19

R$ 2,18

R$ 2,24

R$ 2,19

R$ 2,09

R$ 2,79

R$ 2,29

R$ 2,38

R$ 2,29

R$ 2,29

R$ 1,99

R$ 1,45

R$ 1,59

R$ 1,59

Café Pilão 500 g

R$ 7,99

R$ 7,98

R$ 7,98

R$ 6,79

R$ 6,48

Patinho kg

R$ 15,49

R$ 14,50

R$ 11,90

R$ 12,95

Alcatra kg

R$ 17,99

R$ 13,70

R$ 17,98

R$ 16,89


6

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

57 anos

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Cinema francês

Palmeira Imperial

Quem curte cinema francês não pode perder a mostra que ocorre até o dia 30 deste mês no Cine Teatro Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni. A lista inclui filmes como O Castelo de Minha Mãe, Crônica da Inocência, Os Amantes da Ponte Neuf, Amores Parisienses e Segredos de Cabaré, entre outros. Todos de graça!

O príncipe D. Pedro Carlos de Orleans e Bragança irá plantar uma palmeira no jardim do Museu Imperial, ao lado do diretor da instituição, Maurício Vicente Ferreira Jr. O ato simbólico acontecerá no dia 16 de março, às 15h, marcando o início da comemoração do Museu para o aniversário de Petrópolis.

Apresentação especial As duas apresentações do espetáculo Som e Luz, no dia do aniversário da cidade, sexta-feira, 16 de março, serão gratuitas. Quem quiser assistir às sessões às 20h e 21h podem retirar os convites antecipadamente na bilheteria do Museu do Imperial.

Destaque O Dr. Paulo Cesar Guimarães, que é diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, ficou feliz com o convite. Vai presidir, entre os dias 10 a 13 de outubro, o 17º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, no Rio de Janeiro. Mas as novidades não param por aí. Este mês, nos dias 23 e 24, ele contou à coluna que a PMF-FASE em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Regional Serrana), promovem o Curso de Imunização da ISBIn, na sede instituição, na Rua Barão do Rio Branco. Além de proferir a abertura, Dr. Paulo Cesar também vai ministra aula sobre Vacinas.

Medalha Koeler A educadora Maria Isabel de Resende Chaves de Sá Earp, que está à frente das Faculdades de Medicina de Petrópolis/Arthur Sá Earp Neto é uma das três personalidades petropolitanas que será homenageada com a Medalha Koeler, concedida pela Câmara Municipal de Vereadores a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade. A cerimônia ocorre no dia 16 de março, no Teatro Sesc Quitandinha.

socialmarise@yahoo.com.br

Unimed comemora 40 anos de fundação!.. O Solar Portugal abrigou, na sexta, a festa de confraternização dos médicos da Unimed Petrópolis. O evento contou com participações de cooperados, autoridades e convidados. Em clima de total descontração, o presidente da Unimed Petrópolis, Dr. José Carlos da Araujo Sant’Anna, falou da importante trajetória da Cooperativa e agradeceu a todos que deram sua contribuição. “Esses 40 anos não teriam chegado se não fossem nossos clientes”. Já o Dr. Dalmo Jacy Monteiro, vice-presidente da Unimed Petrópolis a diretor do Hospital Unimed São Lucas não deixou de mencionar as conquistas obtidas no decorrer desses anos e também do trabalho de equipe, ressaltando a importância da união dos médicos. “Temos muito orgulho de estarmos juntos, pois só assim poderemos vencer as adversidades”. A cerimônia também reservou momento reservado às homenagens. “Esses 40 anos são o sonho materializado de nossos fundadores que agora serão homenageados”, disse o Dr. Carlos Dyonísio, diretor de Mercado, que juntamente com os demais diretores e o presidente receberam com placas os 18 Fundadores da Unimed Petrópolis, dentre eles os doutores Divany Coutinho, Antônio Santoro e João Manuel de Castro. Na lista de homenageados não poderia faltar a funcionária Márcia Werneck, que deixa a Coooperativa após um árduo trabalho de dedicação e também ao mais novo cooperado, Dr. Rafael Gabrich, que recebeu a homenagem das mãos de seu pai, o médico Jorge Gabrich. Os agradecimentos também se estenderam a Lenise Knibel, responsável pelo Marketing da Unimed Petrópolis, que cuidou de toda organização. A festa transcorreu com música a cargo do Dj Carlinhos, que levou todos para pista após a cerimônia, e com gastronomia assinada pela banqueteira Maria Luiza Campos, que na oportunidade apresentou lançamentos, como as estações de comidas regionais do Norte, Sul e Sudeste, além de pontos de degustações, coquetel volante e mesas de doces e de café na saída. O local foi todo decorado com velas de Márcia Nina – que reservou lustres e cortinas de velas que ficaram acesas durante todo o evento – e pontos de iluminação da Pólux em tons de verde, assim como todo o projeto paisagístico. Lounges de Oswaldo Martins, seguindo o tema da decoração, foram depositados em vários pontos para proporcionar conforto e um clima mais descontraído aos convidados. Durante o evento também foram anunciadas as presenças de autoridades, dentre elas a do Dr. Ricardo Blanc, representando o prefeito Paulo Mustrangi, e de telegramas e e-mails de várias Unimed do país. Dr. José Carlos Sant’Anna, presidente da Unimed Petrópolis e Dr. Carlos Dyonisio, diretor de Mercado (1); Dr. Humberto Banal, Dr. Paulo César Guimarães, diretor da FMP e engenheiro Júlio Talon, presidente da G. E Celma (2); Sandra com a filha Maria Carolina, Dra. Maria Helena e Dr. Dalmo Jacy Monteiro, diretor do Hospital Unimed São Lucas (3); Dra. Marcia Barreto, Renato Bomtempo, Dr. Carlos Dyonísio e Lenise, Marketing Unimed (4); Dr. Carlos Augusto Araujo e Dr. Paulo César Guimarães (5); Dr. Domingos Baffi com a esposa Denize e um casal de amigos Dra. Maria Alice e Vantuil (6); Dr. Ricardo Blanc representou o prefeito Paulo Mustrangi (7); Dr. José Carlos e Dr. Caio Bretas durante homenagem ao Dr. Antônio Santoro (8), Dr. João Manuel de Castro, um dos fundadores, durante homenagem (8).

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ


DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Perigo A Avenida Ipiranga é bonita, com casas elegantes, mas, em uma das residências, bem no meio da avenida, tem dois pinheiros com aproximadamente 40 metros de altura que estão perigando cair.

Cidade Aberta cidadeabertadp@gmail.com

Paulo Roberto

Alô Comdep

Café da Manhã

Thiago Damaceno, Maria Elisa e Aline Damaceno

Mulher de Ouro Maria Elisa Cesário Alvim Modiano, do Projeto Grão em Grão (Nogueira), recebeu o título de Mulher de Ouro 2012 das mãos de padre Jac, na noite da última quinta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Também foi homenageada com Moção Congratulatória pelo vereador Thiago Damaceno e a presidente do PP Mulher, Aline Damaceno.

Festa A Festa das Mulheres de Ouro 2012 foi um absoluto sucesso. Somando as eleitas no ano passado e desse ano, são agora 20 Mulheres de Ouro que terão muito trabalho filantrópico ao lado de padre Jac durante todo o ano.

Bauernfest Neyse Lioy já está com novas ideias para a Bauernfest 2012, está bolando a “Conversa Cultural”, que vai acontecer na varanda da Réplica da Casa do Colono, sempre montada no jardim do Palácio de Cristal.

Manifesto

Sueli Borges, Andréa Lopes, Cleo de Marco e Rosemarie Serafim

• “Vamos criticar sim, mas vamos ser justos” – vereador João Tobias, sobre as críticas à Saúde do município.

O show de Alexandre Pires está dando o que falar na cidade. O rei está voltando e chega a Petrópolis no sábado, dia 14 de abril, no Parque de Exposição, em Itaipava. O lote promocional dos convites, com valor mais barato, apenas vinte reais, será vendido até dia 18 de março. Após essa data, o valor vai aumentar.

Transportes

Cleo de Marco homenageou, no seu programa Tudo de Bom, na TV Vila Imperial (Canal 19), vinte e cinco “Mulheres que Brilham”, pelo Dia Internacional da Mulher. Entre elas, Sueli Borges, Andréa Lopes e Rosemarie Serafim.

Frases da Semana

Show do rei

Parabéns ao prefeito Paulo Mustrangi pela criação do Café Popular. Com apenas R$ 0,50 os mais desafortunados podem comprar 1 copo de café com leite, 1 pão com manteiga e 1 fruta.

Homenagem

7

• “Quando eu era motorista, não podia falar, porque podia perder meu emprego. Mas, agora que sou uma autoridade, eu posso falar sobre os problemas dos rodoviários” – vereador Marcelo Motorista.

A Rua Henrique Raffard, no Bingen, está precisando de capina urgente. O matagal está cobrindo tudo por lá.

Os interventores do transporte público municipal e o presidente do Sindicato dos Rodoviários foram convocados para depor na CPI dos Transportes, na Câmara Municipal, e não compareceram. Foram reconvocados e caso não apareçam vão sofrer as penalidades previstas pela lei.

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

O Fórum Petropolitano de Atenção à População em Situação de Rua vai realizar o Manifesto “Sua rua, minha vida”, amanhã (12), às 19h, na Casa da Cidadania – Rua Souza Franco, 44 – Centro.

Saúde e Bem-Estar A entrega do “Troféu Cidade Imperial – Saúde e Bem-Estar” será realizada na quinta-feira, dia 22 de março, no Espaço Terra Santa. A Coluna Psicóloga, publicada aos domingos, no Caderno Todos do Diário, será laureada.

Taruíra

Essa é para o nosso amigo Fernando Fortes, admirador do Taruíra: O Grupo Taruíra se apresenta hoje, às 14h, com roda de chorinho, no Bar do Marechal, na Rua Coronel Veiga, 1.231 – Centro.

Medalha Koeler O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor Carelli, vai conceder a Medalha Koeler no grau Cruz de Honra, ao Dr. Miguel Pachá; e o Título de Cidadão Petropolitano ao Sr. Aguinaldo Ferreira da Silva, ao professor Carlos Alberto Lancetta e à Dra. Aline Ciuffo Faver.

Dr. Miguel Pachá

Equipe DP

ARTISTA PLÁSTICO

Luiz Aquila Miranda expõe obras sobre papel Márcio Salerno

Luiz Aquila da Rocha Miranda é um nome conhecido em Petrópolis, via Casa da Ipiranga, da qual é descendente dos construtores originais, já tendo gerenciado o espaço nos anos 90. Mas Aquila também é um artista plástico de renome internacional, com várias exposições no Brasil e no exterior. Ele lecionou arte em Portugal, Peru, Brasília e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, onde também foi diretor. Nestas mais de cinco décadas dedicadas às artes, Aquila é um dos criadores e influência marcante na ‘Nova Pintura Brasileira’ dos anos 80, movimento carioca de revalorização que congregou nomes como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Daniel Senise. A partir deste mês algumas obras inéditas, produzidas em diferentes momentos da vida de Aquila, estarão expostas na loja “Olhar o Brasil”, de Chicô Gouvea, em Itaipava. Batizada de “O olhar de Luiz Aquila”, a mostra dá um passeio pela produção

menos conhecida do artista, destacando trabalhos sobre papel, realizados entre 1990 e 2012. A exposição estará à mostra de 24 de março a 22 de abril, de quarta a domingo, 10h às 16h. A abertura será no próximo dia 24, um sábado, às 16h. O endereço é Estrada União & Indústria, 10.550, Itaipava. São pinturas, desenhos, gravuras e serigrafias, em 14 obras que dialogam com recordações pessoais do artista. A inspiração de Aquila vem de diversas fontes. “É o mundo que me cerca que me traz a inspiração para pintar, também as músicas que ouço, o jornal que leio, a pigmentação da mulher amada”, confessa o artista. “Tudo isswo junto é minha grande influência”, continua. De acordo com ele, a leveza do papel leva a uma atitude mais solta no pintar. “É um trabalho mais gráfico, quando acontece livre associação de imagens. É uma linguagem que vai direto do cérebro para a mão, sem interferências”, afirma. “Tenho a necessidade de ser espontâneo ao jogar com o espaço pré-estabelecido do papel”, resume.

Uma das obras, feita em 1990, que estará presente na exposição

Luiz Aquila volta a expor em Petrópolis, depois de muito tempo. As obras poderão ser vistas até o dia 22 de abril, em Itaipava

“Conheço o Aquila há muitos anos e sou fã de sua arte supercolorida. Chegou a hora de homenageá-lo. Sempre desenvolvo objetos que tenham uma relação com a obra do artista em cartaz. Portanto, vamos criar em cima de muitas cores e dos contornos de Petrópolis, já que ele é um artista que vive na Serra. Não vão ficar de fora o Quitandinha e a Casa de Petrópolis, que foi residência do bisavô de Aquila”, explica Chicô Gouvea, dono do espaço onde estarão as obras. E o artista devolve a gentileza. “Chicô é uma pessoa muito querida, bom de ‘papo’ e rico em imaginação. Seu espaço é cheio de

inteligência e criatividade, onde os objetos expostos se articulam de maneira livre e surpreendente. Será uma alegria estar junto a este universo tão estimulante”. Nascido em 1943, Luiz Aquila da Rocha Miranda iniciou os estudos de pintura, xilogravura, gravura e litografia, passando por cursos de artes plásticas no Rio de Janeiro, Paris, Portugal e Londres. Ao longo da carreira, participou de mais de 200 exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no mundo, sendo chamado pelo crítico Frederico Morais de “herói de sua própria pintura”. A primeira exposição individual do artista foi em

1968, em Lisboa, na Galeria 111. Em 1973 ele mostrou seus trabalhos em Liverpool, Inglaterra, terra dos Beatles e do escritor de terror Clive Barker, na Galeria da Liverpool University. Sua última exposição antes da que se anuncia foi em 2009, na Caixa Cultural, em Brasília. Encerremos com uma definição, e ninguém melhor para fazer isso que o próprio artista. “Acho que eu não tenho uma formação europeia, eu tenho uma formação brasileira, quer dizer, quando eu viajei, já estava de olho feito, a viagem me valeu como uma viagem vale para todo mundo. Eu creio que viajar

é importante, pois você toma contato com coisas que não se poderia tomar aqui, mas eu não sinto que o contato direto com a Europa tenha sido determinante na minha formação; talvez até o contato indireto com a Europa através de coisas que aconteceram no Brasil tenha sido mais importante, ou talvez eu tenha ido à Europa mais para constatar meus interesses do que para realmente criar interesses novos. O pontapé inicial é brasileiro, aliás, o Brasil é mestre em pontapé”. Depoimento prestado no Programa Aglaia Peltier, na Rádio MEC, Rio de Janeiro, em 1990.


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

DOMINGO, 11 de março de 2012

DOM

8

P R A Z O PR ORROGADO

30 2012 MARÇO

O seu IPTU ajuda a con struir

uma cidade melhor


D

iário nos

B

airros

9

SERVIÇO Ailson de Souza

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

Arcas. De uma fazenda ao grande número de moradias Quando o governo português começou no período da colonização a distribuir sesmarias – instituto jurídico luso que normatizava a distribuição de terras para produção – um dos beneficiários foi José Cândido Monteiro de Barros. Coube a ele o espaço que compreendia toda a região de Itaipava, que na época tinha o nome de Quadra Magé. No século XIX aconteceu a divisão em cinco fazendas na região. Pelo lado esquerdo do rio Piabanha ficaram as de nome Magé, Manga Larga, Ribeirão e Itaipava e pelo lado direito ficou apenas a Fazenda das Arcas em grande extensão. Ela depois se subdividiu nas fazendas do Carvão, que originou o nome do córrego que hoje corta a localidade, da Divisa e Santo Antônio. O loteamento da localidade começou no século passado. Famílias foram chegando oriundas das localidades de Pedro do Rio e dos hoje municípios vizinhos São José do Vale do

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de março de 2012

n ÔNIBUS A linha que serve os usuários da Estrada das Arcas é a 703 – Santa Mônica – da Viação Autobus e o primeiro horário saindo do ponto final é às 5h10 com o último carro saindo do Terminal Itaipava para o bairro 23h45. Aos domingos o primeiro horário é às 6h10 e o último retornando é também às 23h45. A linha 706 – Estrada do Gentio – atende até a metade da via.

CAPELA

A Capela de Santa Luzia fica no centro da Comunidade da Lajinha e as missas são celebradas aos domingos às 7h30. Casamentos, batizados e outros eventos religiosos podem ser marcados após as celebrações ou na Matriz de São José de Itaipava, na Estrada União e Indústria, 14.461, no final da Reta. As informações podem ser obtidas pelo telefone 2222 1224.

TÁXI

No ponto de táxi número 30 do início da Estrada das Arcas apenas um carro está à disposição dos usuários e assim mesmo até as 18h nos dias de semana. O telefone é 2222 2028. Outros dois pontos ficam na Estrada União e Indústria, 11.880, em frente ao Hipermercado Extra e operam 24 horas por dia, de domingo a domingo. O telefone é 2221 2333.

COMÉRCIO

O comércio da Estrada das Arcas fica centralizado na Lajinha, onde tem lojas, bares, materiais de construção, com destaque para a Mercearia, Bar e Padaria A. J. da Silva, dirigida pelo Jorge Telecath, com pão fresco toda hora ela é localizada no número 1.920. Prestadores de serviços como, por exemplo, serralheiros, têm em grande número na comunidade.

SAÚDE

O Posto de Saúde da Lajinha fica localizado na Estrada das Arcas, no subsolo da Capela de Santa Luzia. O atendimento ambulatorial é feito por uma médica, uma enfermeira e auxiliar de enfermagem diariamente de 8h às 16h com uma hora de intervalo para o almoço às 12h. Acompanhamento de gestantes e diabetes também são atendidos. Telefone: 2222 5196.

TEMPLOS

A Igreja Metodista em Itaipava fica localizada na Estrada das Arcas, 128. Os cultos são aos domingos 19h e a escola bíblica dominical é pela manhã às 10h. As quartas-feiras tem a oração e o ensinamento bíblico as 19h30. Na Comunidade Evangélica de Integração da Família, na Estrada das Arcas, 427, os cultos são às quartas-feiras, às 19h30 e aos domingos às 19h.

Entrada da Estrada das Arcas, em Itaipava. Movimento de automóveis diariamente

Rio Preto e Areal. As ocupações foram surgindo em grande número, subindo por colinas como hoje existem na Comunidade da Vargem dos Marmelos.

Hoje praticamente todos os espaços estão ocupados dos dois lados da Estrada das Arcas. Os moradores ribeirinhos sofrem no verão com as cheias do Córrego do Car-

vão que ainda está assoreado desde as enchentes de janeiro do ano passado. A localidade clama por melhoramentos, entre eles, o asfaltamento da via principal.

Obra paralisa e prejudica moradora que acusa risco Preocupada desde o dia 13 de janeiro do ano passado quando o Córrego do Carvão inundou a sua residência, a moradora Vanda Pereira de Oliveira há três meses soma outra preocupação: uma obra de contenção na entrada do seu terreno parou, os carros do marido e do filho não podem entrar e, o que é pior, um poste pode cair a qualquer momento. - Desde a enchente do ano passado estamos sendo avisados pelas autoridades que estamos em área de risco e vamos ter que desocupar as casas. Como pode isto? Se até os que ficaram desabrigados ainda não têm moradia – lembra Vanda de Oliveira, sobre o comunicado do Instituto Estadual do Ambiente – INEA.

Vanda mostra o material que ficou da obra paralisada perto do poste em risco de cair

Há três meses a Empreiteira Tecnosolo parou uma

obra de um muro de contenção na margem do Córrego

do Carvão e na entrada do terreno de Vanda. Madeiras e ferros estão no quintal dela e com a obra parada o marido e o filho têm que pagar estacionamentos para deixarem seus carros. - Não tem como entrar no terreno com estas tábuas empilhadas e também por causa da falta de conclusão do serviço – lamentou. Além disso, Vanda mostrou na tarde de quinta-feira o poste que está pendurado na base e pode cair a qualquer momento. No final ela pediu que as autoridades do município interferissem junto ao INEA para que o trabalho venha ser concluído, lembrando que conforme está o local, desabamentos podem também acontecer.

Pedestres continuam acusar o abuso de motos na travessia Pedestres que usam a travessia pela passarela que liga a Estrada das Arcas à Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues – Petrópolis/Teresópolis – voltaram a pedir o bloqueio nas entradas da passagem para evitar o trânsito de motos. As pessoas disseram que os motoqueiros continuam abusando e que obrigam os transeuntes a subirem nos guarda-corpos para não serem atropelados. - Tem que ser colocados aqui barragens de cimento. Se fizerem cercas eles tiram – informou a dona de casa Mariângela Borba, ao lembrar que se as pessoas não derem passagens para os motoqueiros eles jogam os veículos para “cima da gen-

te” – isto acontece todos os dias aqui. A passarela, além disso, é muito estreita. Outra reclamante foi Vânia Medeiros de Oliva Hartz. - Outro dia estava atravessando com o meu filho pequeno e por pouco não fui atropelada. Os motoqueiros abusam até da velocidade, além de usar a passagem proibida para eles. É preciso que sejam impedidos de passar pela ponte, senão algum dia vai acontecer uma tragédia. Os pedidos das duas moradoras locais foram feitos na quinta-feira à tarde. Entretanto, há mais de um ano reclamantes pedem que as autoridades construam os bloqueios nas entradas da passarela.

O mato alto ocupa a passagem das pessoas na lateral da via

Motoristas lamentam falta de asfalto e usuário pede capina Há dez anos a prefeitura chegou a propagar numa placa na entrada da Estrada das Arcas que já tinha sido liberada verba para o asfaltamento da via. No entanto, os anos se passaram, a armadura informando o serviço foi retirada e os motoristas continuam sendo prejudicados com as irregularidades do piso calçado com paralelepípedos. - O pessoal reclama que os ônibus quebram. Mas tem que quebrar porque com este piso todo irregular não há carro que aguente – afirmou Flávio Seixas Coutinho, quintafeira à tarde, na Lajinha. – eu tinha um Fox zerado e vendi. Os painéis hoje são todos de plástico e o do meu carro estava quase quebrando por

causa da trepidação. Um comerciante que pediu para não se identificar confirmou que a prefeitura havia anunciado a verba para o asfaltamento há mais de dez anos. - Mas até hoje nada fizeram e nós, motoristas, continuamos sofrendo com o trânsito – disse. CAPINA – Pedestres que passavam próximo do primeiro ponto de ônibus da Estrada das Arcas na quintafeira à tarde pediram que as autoridades providenciassem o trabalho de capina na localidade. Mostraram o mato alto invadindo as passagens das pessoas que são obrigadas a saírem para a rua e correrem o risco de atropelamento.

Há seis meses o jornaleiro Márcio Roberto reabriu a Banca Santa Mônica, na entrada da Estrada das Arcas. Ela funciona de segunda-feira a sábado, de 8h às 20h e aos domingos até as 15h. Além de jornais e revistas, tem o serviço de recarga de celulares e também o comércio de balas e doces. Márcio informou que conseguiu refazer o movimento no local.

Pedestres ao passar na passarela temem atropelamentos por motos

O estacionamento de veículos na calçada no trecho do Terminal de Itaipava até a entrada da Estrada das Arcas foi reclamado por pedestres na tarde de quinta-feira. Eles informaram que quando acontece de estarem carros grandes parados são obrigados a saírem para a Estrada União e Indústria e os pequenos espremem as pessoas contra as paredes.


10

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de março de 2012

cidade

Prefeito visita obras em quatro localidades Ascom PMP/Alexandre Peixoto

O Secretário Stênio Nery esteve visitando as obras do muro

Secretaria constrói muro de gabião na Pedro Pavão A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, iniciou na última semana a construção de um muro de gabião com aproximadamente 20 metros de extensão e quatro metros de altura, na Rua Pedro Pavão, no bairro Bonfim. O secretário de Obras do município, Stênio Nery dos Santos, esteve presente na comunidade nesta semana para conferir o andamento da intervenção que objetiva normalizar o acesso dos veículos de grande porte que atendem à comunidade. A Secretaria agiu de forma ágil para solucionar a questão e assim estabilizar o trecho, evitando novos riscos às residências. Nery destacou que a obra de infraestrutura foi uma ação necessária para os moradores

da região. - Esta medida rápida da Prefeitura trará mais segurança às famílias que moram e transitam diariamente por aquele trecho. Pretendemos solucionar as demandas dos cinco distritos do município, de maneira estratégica e com qualidade - disse. Em paralelo, outra importante intervenção da Secretaria de Obras acontece na Rua Alberto Pullig (próximo ao nº 315), no bairro Bela Vista, com a construção de um muro de gabião, de aproximadamente 20 metros de extensão e 10metros de altura. A expectativa do governo municipal é que a obra seja concluída até o fim deste mês. - A reforma do trecho permitirá novamente a passagem do transporte coletivo - finalizou o secretário.

AVISOS E EDITAIS

Dário Ribeiro Maciel

Missa de 1 ano

A família convida para a missa de 1 ano de DÁRIO RIBEIRO MACIEL, na Igreja do Rosário, hoje, às 10h. SEPULTAMENTO 10/03/2012 Cemitério Municipal José Silva, Castelânea, 16h30 Judith Milosky Rinaldi, 85 anos, Centro, 16h Cemitério de Itaipava Não houve sepultamentos OBS. AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO FORNECIDAS AO DIÁRIO POR FUNCIONÁRIOS DAS SECRETARIAS DOS CEMITÉRIOS,

O prefeito Paulo Mustrangi vistoriou obras nos bairros Quitandinha, Cascatinha, Estrada da Saudade e Boa Vista na última quinta-feira, dia 08. O objetivo é acompanhar de perto o desenvolvimento dos projetos que, em breve, trarão melhorias para essas comunidades. A Unidade Básica de Saúde (UBS) que está sendo construída no bairro Quitandinha foi à primeira visitada pelo prefeito. A obra já está em fase final e sua inauguração está prevista para abril. - Essa UBS fica num local de fácil acesso para a comunidade e prestará um serviço complementar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica próxima daqui e atende à população 24h por dia - declarou o prefeito. A unidade, seguindo uma avaliação técnica, atenderá aos milhares de usuários da rede municipal que moram nos bairros Quitandinha, Thouzet, Independência, entre outros que compõem a Zona Sul. A UBS também atenderá muitos idosos da região, com programas de controle de diabetes e hipertensão. Estão sendo investidos cerca de R$ 773 mil para a construção da unidade de saúde, que ocupará um terreno de 400 metros quadrados. A unidade contará com especialidades como ginecologista, dentista, pediatria e clínica geral. O prédio será composto de quatro consultórios comuns, dois consultórios ginecológicos e dois consultórios odontológicos, além de instalações específicas como sala de curativos, sala de vacina, sala de nebulização, farmácia, almoxarifado, local adequado para descarte de material, sala de esterilização, banheiros adaptados, rampa, copa, sala de administração e sala de espera. Em Cascatinha, o prefeito visitou a CEI André Vanzan, que foi reformada recentemente e acompanhou também os avanços da obra na ponte que liga as duas extremidades do bairro.

Ascom PMP/Daniel Carvalho

O prefeito Paulo Mustrangi fez questão de vistoriar as obras que estão em andamento na cidade

CRE será na Estrada da Saudade O prefeito esteve ainda no prédio que abrigará o Centro de Referência em Educação (CRE), na Estrada da Saudade. O local oferecerá aulas de dança, teatro, música, informática, moda, ciência, fotografia e matemática no contraturno escolar. - Será uma importante ferramenta para que o aluno possa acrescentar ao conhecimento que já adquire na sala de aula - analisou o prefeito. A obra também está em fase final, com o posicionamento das lajes. O prédio está recebendo a estrutura adequada para atender pessoas com deficiência física, com rampas de acesso e banheiros adaptados em todos os pavimentos. A previsão é que a obra seja concluída na segunda quinzena de maio. O CRE chega para mudar o ensino no município aperfeiçoando o conhecimento dos professores e permitindo novas atividades aos alunos da rede municipal com uma preparação de alto nível aos estudantes. O primeiro centro atenderá alunos e professores de Cascatinha, Estrada da Saudade, Itamarati e arredores. Próximo ao Centro de Referência funciona a CEI Carolina Amorim, que também passa por reformas. A obra está em fase

de acabamento, com instalação hidráulica e elétrica. - A unidade está equipada com rampas de acesso e receberá ainda um telhado translúcido, que valoriza a estética e é sustentável, pois aproveita a luz do sol e economiza energia - explicou o responsável técnico, Elias Júnior. A unidade contará, além das salas de aula, com um berçário, refeitório, salas de apoio aos professores, entre outros ambientes. O prefeito Paulo Mustrangi esteve também no bairro Boa Vista, onde visitou a quadra de esportes da comunidade. A estrutura está sendo reformada pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e já recebeu pintura nova. O local deve ganhar também uma nova iluminação, reforma dos vestiários, entre outras melhorias. A reforma da quadra era um desejo antigo dos moradores do bairro. - Essa é uma das melhores obras que já foram feitas aqui no Boa Vista, está excelente. É algo que já vínhamos pleiteando há muito tempo. Toda a comunidade está muito contente - contou o presidente da associação demoradores do Boa Vista, Marco Aurélio Isaías.

Mulheres de Ouro 2012 são laureadas. Os títulos foram entregues pelo padre Jac A festa das Mulheres de Ouro 2012 foi realizada na noite da última quinta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, no Solar Portugal. Após coquetel e jantar, foram entregues os títulos às eleitas que também receberam um pingente de ouro - no formato da logomarca do evento - entregue a cada uma pelas Mulheres de Ouro 2011. O festejo é de criação e coordenação de padre Jac, (pároco da Catedral São Pedro de Alcântara). Foram eleitas para receber o laurel este ano: Neyse de Aguiar Lioy – membro de vários Conselhos Municipais (Turismo, Cultura etc.), presidente da Abepe, promotora da 0Cultura Alemã; Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves – Faculdade Arthur Sá Earp; Maria Elisa Cesário Alvim - Projeto de Grão em Grão (Nogueira); irmã Dulce Bastos - Escola de Enfermagem do Colégio Santa Catarina, trabalhos sociais; dra. Wanda Heloisa - Gruparj de Petrópolis; Carmen Lúcia Gonçalves - Fundadora da Creche São Charbel; Márcia de Paula - Petrópolis Convention & Visitors Bureau; Silvana Coelho - projetos para a 3ª idade; Souvenir Barros Alves de Oliveira – Apae; Evanyr Rita Noel Carvalho - empreendimentos turísticos, eventos da Rua 16 de Março. A primeira-dama, Marileine Mustrangi, falou em nome de todas as Mulheres de Ouro homenageando padre Jac:

Divulgação

As Mulheres de Ouro receberam os prêmios na quinta-feira

- Parabéns, padre Jac, por valorizar o ser humano e as pessoas que valorizam essa cidade. Já que somos Mulheres de Ouro, que o fogo do Espírito Santo nos molde e a água de Deus nos abençoe. Após as palavras de Marileine, a sra. Wanda D’Angelo entregou (também em nome de todas) um broche de ouro no formato do símbolo do Espírito Santo - uma pomba da qual os olhos são de brilhantes - ao sacerdote. - Recebo com toda humildade em nome do povo de Deus. Durante o ano, as Mulheres de Ouro serão requisitadas para trabalhos. Vocês são de ouro não só pelo que fizeram até agora, mas também por tudo que temos certeza de que farão. Agora vocês são em número maior, são vinte. - “Mulher de Ouro” não é um título para alimentar vaidade, mas para aumentar

responsabilidade - falou padre Jac. Após a premiação, o vereador Thiago Damaceno (PP) e a presidente do PP Mulher, Aline Damaceno, homenagearam cada Mulher de Ouro 2012 com uma Moção Congratulatória. A comissão de eleição foi formada por mulheres que se destacam na imprensa escrita, falada e televisiva. Em reunião fechada, foram eleitas dez Mulheres de Ouro. As componentes da comissão também foram agraciadas com o título Mulheres de Ouro da Comunicação. São elas: Andréa Kreischer (Tribuna de Petrópolis), Andréa Lopes (Diário de Petrópolis), Beatriz Vogel (SBT), Cléo de Marco (TV Vila Imperial), Roberta Costa (TV Cidade), Leila Antunes (Radio Estrada FM), Maria Aparecida Garcez (Jornal de Itaipava), Olívia Marci (Rede Petrópolis de Televisão), Ro-

semarie Serafin (Radio Imperial de Petrópolis AM). Foram vendidos todos os ingressos graças ao trabalho incansável das patronesses: Aida Joper Kronemberg (Abepe); Maria Magdalena Fonseca Teixeira (Elos Clube); Vera Cecília Pinto Ferreira (Afipe); Maria de Fátima Neves Oliveira (Catedral); Maria de Lourdes Macedo (Grupo do Terço); Angela Maria Ribeiro (PMP); Dulce Nunes Silva (Voluntárias de Petrópolis); Martha Valéria Burger de Oliveira (Fashion Hair); Leda Maria Nicolay Galluzzi (Lions Club); e Cleusa Sampaio Nunes (Casa da Amizade), que também foram homenageadas. O buffet foi de Maria Luiza, a decoração de Simone Medeiros, o cerimonial de Alessandra Amaral (classe A), a cobertura fotográfica de Tamara Argon, o serviço de estacionamento de Cristiane Faria Lima (Itatrade), e o desfile de Célia Azevedo (Ewiglich Jias) e Rosane Fiorese (Datelli e Checklist). Todo o angariado na festa será em prol da campanha “Acolhida e Segurança” (Catedral). Prestigiaram o evento: o prefeito Paulo Mustrangi, o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Gilson Domingues, o secretário Municipal de Esportes, Carlos Alberto Lancetta, o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, dr. Paulo Cesar Guimarães, dentre outras presenças importantes.


domingo, 11 de março de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

11

cidade

Biblioteca D. Pedro II com acervo atualizado nDenise Pereira Especial para o Diário

Os livros, além de aperfeiçoarem a escrita, permitem ao leitor conhecer o mundo e “viajar” por qualquer tempo da história. Raros, novos, didáticos, em braile, com imagens que saltam aos olhos ou em áudio, eles são verdadeiras fontes do conhecimento. Entretanto, nem todos têm condições de adquirir livros novos, principalmente os lançamentos. Para garantir o acesso aos estudantes e de toda a população aos mais variados tipos de leitura, a Biblioteca Dom Pedro II foi fundada em 25 de agosto de 1969, quando o colégio estadual, que leva o nome do imperador, ainda se chamava Centro Estadual de Ensino Integrado de Petrópolis (Cenip), por meio da Portaria nº 022/69. Desde então está com as portas abertas, não somente para os professores e estudantes, mas para a toda a população. Hoje são aproximadamente 20 mil títulos dos mais variados autores do Brasil e do mundo, além de audiolivros e DVDs, que estão ao alcance, gratuitamente, dos alunos da instituição e de qualquer cidadão que faça o cadastro junto à biblioteca. Anualmente, o acervo ganha o reforço de novos títulos, adquiridos no Salão do Livro das Escolas Estaduais, para o aperfeiçoamento do professor, conhecimento do aluno e deleite dos associados. Com uma verba do governo do estado, as responsáveis pela biblioteca participam dessa feira, no Rio de Janeiro, que acontece sempre no mês de dezembro, com vários estandes de editores, como na Bienal do Livro, mas, exclusivamente para a rede estadual.

Aproximadamente 20 mil títulos, entre best-sellers, diversos tipos de literatura, livros de música e outros

- O governo pede que uma parcela dos livros seja de autores do estado do Rio e de cultura e tradição indígena e afro. No Salão do Livro, não adquirimos livros didáticos – explicou Nina Rosa Russomano, uma das responsáveis pela biblioteca, assim como Magali Silva, Patrícia Araújo e Anna Angélica do Vale, que cuidam do acervo. LIVROS LANÇADOS RECENTEMENTE Em 2011, durante o 5º Salão do Livro – Ano João do Rio - foram adquiridos R$ 11 mil em títulos novos para a Biblioteca D. Pedro II e que já podem ser emprestados. Entre eles está o best-seller internacional “A Invenção do Povo Judeu”, do historiador israelense Shlomo Sand, que chegou ao Brasil em 2011 e já está disponível no acervo, em Petrópolis. Ao ser lançado, causou polêmica por afirmar que a maioria dos judeus contemporâneos descendeu de povos convertidos originários de diversos países do meio oeste e da Europa Ocidental.

Teoria que acabou desmentida por estudos genéticos. Outra aquisição foi o livro do ministro da Defesa, Celso Amorim, “Conversas com Jovens Diplomatas”, que conta as frustrações e as conquistas no período em que era ministro de relações públicas do governo Lula, dando ênfase ao relacionamento comercial, na abertura de novos mercados e nas negociações do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), na Organização dos Estados Americanos (OEA) e na Organização Mundial do Comércio (OMC). Lançado no ano passado contém palestras sobre a profissão de diplomata, sendo uma fonte para os estudantes que pensam em seguir essa carreira. “Segunda-feira, final de agosto de 1961. Jânio Quadros renunciara depois de apenas sete meses de governo, alegando que “forças terríveis” se levantavam contra ele. O vice-presidente, João Goulart, em viagem oficial à China, temia voltar ao país – não sabia se, ao chegar, seria empossado ou preso pe-

los militares contrários à sua posse. Enquanto isso, o então governador gaúcho Leonel Brizola exortava os brasileiros a resistir ao golpe que se avizinhava.” Essa é parte da sinopse do livro “1961 – O Brasil entre a ditadura e a guerra civil”, de Paulo Markun e Duda Hamilton, que figura entre os títulos nas estantes da biblioteca do Colégio Dom Pedro II,

de atrair os estudantes à leitura. - Quando saem livros novos, vamos sempre comprando porque os professores usam muito. A leitura se torna bem fácil e agradável, principalmente para àqueles que não estão acostumados a ler – afirmou Nina Rosa. Enviados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) Especial, livros para quem tem pouca visão, por isso, com letras bem maiores, e também títulos em braile. Entre eles está “Caminhos da Vida na Poesia Brasileira”, com obras de Gregório de Matos a Machado de Assis, organizadas por José Américo Miranda.

Literatura brasileira em quadrinhos chama a atenção do estudante

VAMPIROS DESPERTARAM NOS JOVENS O GOSTO PELA LEITURA O realismo fantástico tem lugar garantido na biblioteca e vem sendo um grande trunfo da escola para atrair cada vez mais os jovens à leitura. Vampiros, lobos, dragões e anjos caídos são os preferidos dos estudantes, segundo a responsável pelo acervo. Recentemente foram adquiridos os dois volumes de “Kôra”, que são “O pressentimento do dragão” Coleção Diários do Vampiro é a nova febre entre os estudantes e a “Masmorra de Astro”, Stephen Meyer, cuja cole- da escritora norte-americada escritora brasileira Ana ção, composta pelos títulos na Lauren Kate, composta Flávia Abreu. A coleção “Crepúsculo”, “Lua Nova”, pelos volumes “Fallen”, “Diários do Vampiro”, de “Eclipse” e “Amanhecer” “Tormenta” e “Paixão”, L. J. Smith, que deu origem que fazem parte do acervo que conquistaram princià série “Vampire Diaries”, da biblioteca e que viraram palmente os adolescentes é outra febre entre os alu- filme, despertou em muitos com fantasia e capas gótinos, assim como “House of estudantes o interesse pela cas, abandonando os lobiNigh”, de P. C. Cast e Kris- leitura. somens e vampiros, mas tin Cast. Tudo isso causado A “onda do momento” mantendo o sobrenatural pelo fenômeno da série de entre os jovens é a coleção para contar a história de

romances, vingança, inveja, conquistas e badalação. DVDs TAMBÉM TÊM ESPAÇO RESERVADO Em 2010, o colégio recebeu uma verba da Secretaria de Estado de Cultura para a aquisição de DVDs. Desde então, 610 filmes brasileiros e estrangeiros, entre didáticos, coleções históricas e entretenimento fazem parte do catálogo da biblioteca que servem de apoio em sala de aula e também podem ser emprestados aos alunos e associados. Entre os DVDs estão as coleções dos filmes do cineasta e jornalista carioca Arnaldo Jabor, do diretor e roteirista Ingmar Bergman, da TV Escola e da BBC, como “Os dias que abalaram o mundo”, “O assassinato de Martin Luther King”, “Maravilhosas do Oriente” e “A noite de cristal e o Estado de Israel”; os clássicos “A felicidade não se compra”, “Cidadão Kane”; os brasileiros, como “Olga” e “A Grande Família”; entre outros.

Uma das responsáveis pela biblioteca, Nina Rosa, mostra Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, de 1959

CLÁSSICOS EM AUDIOLIVROS E EM QUADRINHOS Os audiolivros para deficientes visuais são um grande incentivo para iniciar o gosto pelo livro, inclusive dos estudantes sem qualquer tipo de deficiência. Segundo uma das responsáveis pela biblioteca, professores costumam utilizar trechos para aguçar o interesse do aluno pela história. Entre os audiolivros adquiridos estão clássicos da literatura como “A Cartomante”, de Machado de Assis; “O Ateneu”, de Raul Pompéia; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; e “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. Esses mesmos clássicos e muitos outros também estão disponíveis em quadrinhos, como mais uma forma

assim como “Os Redentores – Ideias e poder na América Latina”, de Enrique Krauze. Ele conta a história de 11 homens e uma mulher que influenciaram na construção da identidade da região, como Che Guevara, Hugo Chávez, Octavio Paz, Gabriel Garcia Marquez, entre outros. Comédias também fazem parte do acervo, como “Trair e coçar é só começar”, texto integral da peça de mesmo nome, de Marcos Caruso, lançado em comemoração aos 25 anos de apresentação ininterrupta, desde a estreia em março de 1986 no Teatro Santa Isabel, no Rio de Janeiro, sem nunca ter saído de cartaz. Recorde registrado no Guinness Book, esse clássico do teatro contemporâneo conta as intrigas e confusões da empregada Olímpia. Ou ainda “As bem resolvidas (?) – Quem manda aqui sou eu”, de Luis Eduardo Matta, que conta a história de meninas ricas, bonitas e populares que parecem ter tudo, uma vida perfeita e que fazem tudo para conseguir o que querem. É uma história com dramas,

amor entre um imortal e uma mortal. É série de TV e já teve os direitos comprados para também estrear na grande tela. - Eles adoram os romances americanos com mitologia e mistério, como “Wereworld - A origem do Lobo, de Curtis Jobling” e “Clube dos Vampiros”, de Charlaine Harris, que nós adquirimos para chamar a atenção do estudante para a leitura. A partir daí, eles pegam o gosto e vão para a literatura brasileira, mitologia grega, nórdica e africana, que eles pegam muito e vão se interessando cada vez mais por outros temas. A escritora infanto-juvenil Talita Rebouças, os mais novinhos gostam muito – explicou Nina Rosa.

RELÍQUIAS NAS ESTANTES O acervo da biblioteca conta com os mais variados livros, entre literatura brasileira, portuguesa, alemã, inglesa, espanhola, francesa, russa, angolana e de outros países africanos. Livros raros também figuram em meio às estantes, como “1932 – O Rio de Janeiro do tempo dos vice-reis”, de Luiz Edmundo, que professores de história de outras cidades costumam buscar em Petrópolis. Ou ainda “História e costumes do Rio de Janeiro”, contando o período de 1763 a 1808, e “Salões e Damas do Segundo Reinado”, de Wanderley Pinho. - Há uns dois anos um senhor achou um saco de lixo preto com vários livros, alguns desmanchando. Trouxe aqui para a biblioteca, e nós começamos a separar e ver o que ainda dava para recuperar. Muitos estavam com dedicatória, e para nossa grata surpresa eram os livros que pertenceram a Anísio Teixeira – disse Nina Rosa, sobre o educador e escritor brasileiro, grande personagem na história da educação no Brasil, defendendo o ensino público, gratuito, laico e obrigatório.

A coleção encadernada em tecido de Stefan Zweig e a em cinco volumes, feita pela Câmara Municipal, em 1938, sobre o Centenário de Petrópolis, contando a história da cidade, e a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, de 1959, estão na biblioteca. Com histórias contadas a partir de fotos, a coleção Álbum de Retratos traz a biografia de personalidades brasileiras, como da cantora e compositora Dona Ivone Lara contada por Zélia Duncan; da atriz Ruth de Souza por Haroldo Costa; do jornalista e escritor Ruy Castro por Heloísa Seixa; da atriz Bete Mendes por Fátima Guedes; e muitos outros. Livros de música também estão no acervo, como “Bob Dylan: gravações comentadas e discografia completa”, de Brian Hinton, ou “Eu sou Ozzy”, em que o vocalista Ozzy Osbourne fala da infância difícil, a experiência na prisão quando era jovem, os empregos antes do sucesso e a história profissional, incluindo o fim da banda Black Sabbath no fim dos anos 70. Por muito tempo, o livro esteve na lista dos mais vendidos do New York.

COMO SE ASSOCIAR: Os livros são emprestados por sete dias, já os audiolivros por cinco dias e os DVDs por um dia. Para quem tem interesse em aproveitar esse acervo de mais de 20 mil títulos, sem contar com as repetições, é preciso se associar. Basta comparecer à Biblioteca Dom Pedro II com uma foto 3x4, xerox do comprovante de residência atualizado e da carteira de identidade e preencher o Termo de Associação, que contém as regras da biblioteca. Caso tenha menos de 18 anos, o termo precisa estar assinado pelo responsável. A Biblioteca Dom Pedro II do Colégio Estadual Dom Pedro II fica na Rua do Imperador, 400, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia e das 13h às 22h.


12 57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Grátis...

Célio Thomaz

Na noite de sexta-feira, dia 16, níver do Museu Imperial e de Petrópolis haverá duas apresentações gratuitas do espetáculo Som e Luz, às 20h e às 21h. Os interessados podem retirar os convites antecipadamente na bilheteria do Museu, os ingressos são limitados é bom correr...

Níver 1 celiothomaz@celiothomaz.com.br

Niver de Petrópolis e do Museu...

No clique da coluna o casal literatura e letras petropolitanas Carmem Felicetti e Gustavo Wider

Retornando 1 Quem está retornando de Paris no início desta semana é o advogado Ricardo Binato de Castro, que foi descansar e curtir as suas delicias por 10 dias com sua mulher Maria Claudia e aproveitaram para comemorar o níver de Ricardo, que aconteceu na última quinta-feira.

Retornando 2 Retorna amanhã de Buenos Aires, onde passaram a última semana o cirurgião-dentista Ernani Abad e a sua mulher Vera, lá estão realizando uma vasta agenda cultural programada com muita antecedência .

Lamentamos... Lamentamos e como lamentamos o falecimento do querido e sempre dinâmico advogado, professor e juiz aposentado Rubens Gonzales, carinhosamente chamado pelos amigos de Rubinho, que veio a falecer na última quinta-feira. Ele era uma pessoa maravilhosa, amigo, grande chefe de família, foi professor de direito comercial da nossa UCP da qual temos orgulho de dizer que foi nosso professor, foi presidente da OAB – Petrópolis e Conselheiro da OAB-RJ e sempre defendeu as prerrogativas do advogado até posteriormente quando ingressou na magistratura. Valeu Rubinho. Que Deus o proteja hoje e sempre!!!. A missa de 7º dia será realizada na terça-feira às 18 horas no Mosteiro da Virgem, na Av. Ipiranga.

Dentro das comemorações do aniversário de Petrópolis e do Museu Imperial na próxima sexta-feira, teremos as 15 horas no Museu Imperial a cerimônia de plantio de uma palmeira no jardim do Museu. Em seguida, às 15h30, acontecerá a inauguração da exposição “Artistas Italianos no Brasil Imperial”, que ficará aberta ao público até 05 de agosto. Detalhe a visitação na sexta-feira, dia 16 será franca para todos que lá forem...

Aniversariou na última quarta-feira, Catarina Fontes que comemorou a data em família ao lado do marido o advogado Marcelo Fontes, dos filhos e da sua mãe a querida Elzita Silva.

Níver 2 Já na quinta-feira quem somou nova idade foi o artista plástico petropolitano e radicado no Rio de Janeiro Cocco Barçante. Os nossos parabéns!!!

Cidadão Petropolitano ...

Faça contato

No dia de aniversário da cidade na próxima sexta-feira, a Câmara de Vereadores, através de seu presidente Vereador Paulo Igor, conseguiu com os novos gestores do Sesc que a solenidade aconteça no Palácio Quitandinha a partir das 20 horas. Na oportunidade será entregue o Titulo de Cidadão Petropolitano.

Se você quiser mandar alguma sugestão, fique super à vontade, escreva para mim através do e-mail celiothomaz@celiothomaz.com.br .

Casa de Barão de Mauá desapropriada!!! Excelente a medida adotada pelo prefeito Paulo Mustrangi de desapropriar o Palácio Barão de Mauá, que já foi sede do gabinete do prefeito e do nosso setor de turismo municipal. O imóvel, originalmente era alugado e posteriormente com o término do contrato e devolvido aos seus proprietários, encontrava-se fechado. Então veio a desapropriação. Agora resta saber das reformas e o que lá será instalado...

Ética Pública Petrópolis está mais do que representada na Comissão de Ética Pública Estadual, já que os desembargadores petropolitanos Paulo Gomes da Silva Filho e Marcus Faver foram nomeados pelo governador Sérgio Cabral, para tão importante comissão, cuja competência é atuar como instância consultiva do governador e secretários de Estado em matéria de ética pública.

Tal pai tal filho, Domingos Baffi e o filho Luciano Baffi, nomes de renome na medicina petropolitana, estão à frente dos Laboratórios Baffi

LAZER

Opções para todos os gostos em Petrópolis Petrópolis é conhecida por ser um atrativo turístico para quem quer conhecer uma cidade histórica. Os casarões antigos, a arquitetura e os museus são alguns dos principais motivos que trazem visitantes para a cidade. Mas, muito mais do que os roteiros históricos, o município acumula opções de lazer para todos os gostos, como passeios ecológicos, para quem gosta da natureza, casas noturnas, para aqueles que gostam de sair para dançar, além de bares e restaurantes que são referência em todo o estado. Apesar disso, ainda há moradores que dizem sentir falta de opções de lazer, principalmente durante a semana. Eles pedem mais shows e eventos gratuitos. Para quem procura o que fazer, o ideal é entrar em contato com o serviço de Disque Turismo (0800-024-1516), onde podem ser conseguidas informações sobre as atividades realizadas na cidade, horários, preços, entre outros. Entre as novidades na cidade está o Museu de Cera, ele traz personalidades conhecidas pelos petropolitanos, como o

aviador Santos Dumont, além de personagens como SuperHomem, entre outros. Mas, enquanto os turistas estão satisfeitos com as alternativas de lazer, os petropolitanos ainda cobram mais. O empresário Bruno Dias é um dos que preocuram mais opções de lazer na cidade. Segundo ele, nas quartas e quintas-feiras, por exemplo, faltam alternativas. - Só encontramos boates, não tem muito o que fazer. Precisamos ter mais eventos, não só noturnos, mas culturais, como as rodas de samba que existiam antigamente e hoje não tem mais – explicou ele. Mas, para quem prefere programas mais tranquilos, apesar de ainda pouco modernizados, os cinemas da cidade também são opções. No total são quatro, nos shoppings Mercado Estação, Bauhaus, no Centro, ABC, no Alto da Serra, e Estação Itaipava, Itaipava. Aos domingos, uma alternativa para quem gosta de música é a Roda de Chorinho, a partir de 13h, na Praça Frei Aniceto Kroker, no início da

Alan Alonso

Santos Dumont é uma das peças

O Museu de Cera é a mais nova atração turística de Petrópolis e reúne diversas personalidades

Ecoturismo para amantes da natureza De crianças a idosos, as caminhadas ecológicas são um sucesso entre moradores e visitantes de Petrópolis. A cidade conta com mais de 70 trilhas espalhadas pelo Centro Histórico e distritos, além de, pelo menos, cinco grupos oficiais, que contam com guias turísticos ou historiadores. A região ainda é palco

para diversos esportes de aventura ligados ao meio ambiente, como o cross country (corrida em terreno não pavimentado – grama ou terra) e é considerada a melhor para a prática destes exercícios não só da Região Serrana como de todo o estado do Rio de Janeiro, já que concentra parques ecológicos – Serra dos Ór-

gãos, Ipiranga, reservas da Alcobaça e de Araras, Serra da Taquara, entre outros. O passeio pelas trilhas do município é um convite para conhecer os diversos tipos de plantas, espécies de animais, além da história da cidade através de novos ângulos. É possível passar por caminhos feitos

na época de Dom Pedro II, desconhecidos por muitos, e ter uma verdadeira aula de história ao percorrer alguns trechos. Certos grupos chegam a passar a noite acampados nas montanhas. A maioria das pessoas busca o sossego e as paisagens da natureza que não são possíveis ser vistas na parte baixa da cidade.

Rua Pedras Brancas, Mosela. O show é gratuito. O Centro de Cultura Raul de Leoni também traz muitas opções culturais, como as galerias onde são expostas obras de arte de artistas da cidade, o Cine Humberto Mauro, a Biblioteca Municipal, entre outros. Em Itaipava, os restaurantes são os mais procurados. Alguns são referência de qualidade em todo o estado. Além disso, no distrito estão instaladas as principais boates e bares de Petrópolis. Divulgação

As trilhas ecológicas são mais um atrativo do município


DOMINGO, 11 de março de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

ÔNIBUS NOVOS, MODERNOS, SEGUROS E PONTUAIS. TODOS OS DIAS.

ESTÁ MARCADA PARA O PRÓXIMO DIA 20 DE MARÇO A PRIMEIRA CONCORRÊNCIA PÚBLICA DE PETRÓPOLIS PARA A CONTRATAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS DE ÔNIBUS.

Em abril de 2010, a Prefeitura de Petrópolis decretou intervenção em três viações de transporte coletivo que já não apresentavam condições de atender à população. Ônibus sucateados, atrasos nos horários e no pagamento dos rodoviários indicavam que este serviço essencial há muito tempo já não era prestado como deveria. Por dois anos, o Governo Municipal assumiu a responsabilidade de manter o sistema de transportes em funcionamento, até que uma Concorrência Pública pudesse ser realizada, garantindo à população o direito de ir e vir. Os salários dos rodoviários foram regularizados. Durante este período, diversas ações judiciais foram movidas com o objetivo de reaver, para as antigas empresas, a permissão para operar no sistema de transporte público da cidade. Em todos os recursos julgados, a Prefeitura venceu.

Agora, estamos chegando ao fim desse processo. Com a realização da primeira Concorrência Pública estamos mais perto de ter, na cidade, empresas que fornecerão o transporte que você, petropolitano, merece.

O que a licitação significa para quem depende do transporte público: · Pontualidade - sem veículos defeituosos e que enguiçam com freqüência, você chegará mais rápido ao seu destino; · Conforto - ônibus novos e mais modernos; · Acessibilidade - a nova frota já virá adaptada para facilitar o embarque e desembarque de idosos e pessoas com deficiência física; · Segurança - as exigências de manutenção constante e frota renovada garantirão para os passageiros um trajeto e um mais seguro e um trânsito melhor.

A Prefeitura de Petrópolis conduziu de forma transparente todo o processo.Confira: 2004 - 2006 Termina o prazo da permissão concedida às empresas de transporte público para operar na cidade. Na época, a permissão foi ampliada por mais dez anos, sem licitação. O sistema de transporte, naquele momento, já apresentava deficiências, principalmente, na renovação da frota. A postergação da permissão por 10 anos agravou este problema, aumentando o risco de um futuro colapso do sistema.

2009

A falta de investimentos por parte de três empresas permissionárias leva o sistema de transporte da cidade a uma situação caótica. Por duas vezes, os ônibus pararam. O descumprimento de horários, problemas mecânicos recorrentes e insegurança do sistema incomodam a população, que cobra uma atitude

do Poder Público. Os impostos das empresas, salários e direitos trabalhistas dos rodoviários também estão atrasados. O Governo Municipal convoca os empresários, solicitando a apresentação de um plano para solucionar as falhas – o que não foi cumprido.

2010

Em diversas audiências públicas, a população pede ao Governo Municipal que encontre uma solução para os problemas dos ônibus. 19 de abril - O prefeito Paulo Mustrangi decreta a intervenção em três empresas de transporte coletivo. Interventores são nomeados pelo Governo Municipal com a tarefa de manter o sistema funcionando da melhor maneira possível e regularizar os salários dos rodoviários, até que a Concorrência Pública pudesse ser

realizada e novas empresas assumissem o sistema de transporte.

2010-2011 Durante este período, aconteceram diversos enfrentamentos judiciais, todos vencidos até aqui pela Prefeitura de Petrópolis, já que não se encontrou qualquer ilegalidade no procedimento da municipalidade. 30 de novembro - O Governo Municipal realiza ampla audiência pública e apresenta as linhas gerais do Edital que abre a Concorrência. A população comparece e apresenta sugestões. Mais de 50 perguntas são apresentadas pela população e todas são respondidas.

27 de janeiro de 2012

É anunciada a publicação do Edital e a Concorrência Pública para o dia 20 de março.

Para mais informações e para esclarecer suas dúvidas, acesse:

www.queroonibusnovo.com.br

PRESTAÇÃO DE CONTAS

13


14 57 anos

DIĂ RIO DE PETRĂ“POLIS

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Agenda Cultural

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Poesias

ď &#x;

Touro - (21/04 a 20/05)

Hoje, você poderå ter uma ideia brilhante e promissora de sucesso. Mas, somente a coloque em pråtica quando tiver certeza de uma boa chance. A sua comunicação continua boa, portanto, esteja certo que no período, tudo correrå de modo natural.

ď

GĂŞmeos - (21/05 a 20/06)

Muito sucesso estĂĄ previsto para vocĂŞ hoje. TerĂĄ ĂŞxito em escritos, nos grandes negĂłcios comerciais e industriais e nos estudos que requeiram grande empenho mental. Dia favorĂĄvel. O dia propicia maior felicidade para a mulher deste signo.

ď Ą

Câncer - (21/06 a 22/07)

Negativo uxo astral para mudanças de emprego, atividades ou de residência. Tendência à depressão psíquica o que viria a lhe prejudicar mais ainda. Controle-se em todos os sentidos e cuide de sua saúde e moral.

ď ˘

LeĂŁo - (23/07 a 22/08)

Neste dia, que lhe serĂĄ promissor, haverĂĄ muita produção proďŹ ssional e muita facilidade para arranjar emprĂŠstimos de dinheiro para solucionar suas diďŹ culdades ďŹ nanceiras. Muito sucesso proďŹ ssional e continua ascensĂŁo da popularidade.

ď Ł

Virgem - (23/08 a 22/09)

Ótimo uxo astral para o tratamento de sua beleza física, e para impor mais moral em seu ambiente social. Sucesso no amor. Você poderå ganhar bom dinheiro exercendo mais de uma atividade ou desdobrando suas atividades.

ď ¤

Libra - (23/09 a 22/10)

Você entra em uma das melhores fases para lucrar atravÊs de escritos, propaganda e em tudo que estå relacionado com a imprensa e com a comunicação. Favoråvel às mudanças de residência e emprego.

ď Ľ EscorpiĂŁo - (23/10 a 21/11) Algumas diďŹ culdades, no perĂ­odo da manhĂŁ. NĂŁo se preocupe, pois terĂĄ uma tarde feliz e com ĂŞxito nos negĂłcios, no campo proďŹ ssional e para tudo que estĂĄ relacionado com a sua ascensĂŁo material. Converse mais com as pessoas da famĂ­lia que poderĂŁo ajudĂĄ-lo nos seus problemas.

ď Ś

SagitĂĄrio - (22/11 a 21/12)

Hoje vocĂŞ lucrarĂĄ em negĂłcios imobiliĂĄrios, pelo esforço no trabalho e no emprego de suas economias em fundos pĂşblicos. Quanto maior o obstĂĄculo, mais motivado vocĂŞ se sente para vencer o desaďŹ o. NĂŁo hĂĄ nada melhor do que saborear a vitĂłria.

ď § CapricĂłrnio - (22/12 a 20/01) Tenha um pouco de cautela com a saĂşde, principalmente os rins. Seu fĂ­sico pode estar muito delicado. SerĂĄ preciso cuidar mais do organismo bem como dos interesses da famĂ­lia, do lar e da sua instabilidade que pode surgir de um momento para o outro.

ď ¨

AquĂĄrio - (21/01 a 19/02)

Com otimismo e entusiasmo conseguirĂĄ resultados surpreendentes. Boas chances se evidenciarĂŁo no trabalho, favorecendo os planos que tem em mente. ConďŹ e nos seus familiares, pois eles sĂł lhe darĂŁo contentamento.

ď Š

Peixes - (20/02 a 20/03)

PerĂ­odo excepcional. Aproveite-o para colocar em dia seus assuntos pendentes e resolver uma situação com a pessoa amada. Se ainda nĂŁo se casou, poderĂĄ ďŹ car noivo e casar-se agora. Fase propĂ­cia que se prolongarĂĄ atĂŠ o dia.

A edição ĂŠ independente, mas pode ser encontrada na sede da Academia Brasileira de Letras – Casa Raul de Leoni, que funciona na Casa ClĂĄudio de Souza, Praça da Liberdade, Centro. Trata-se de “Suprema Dorâ€?, livro de poesias de Joaquim Heleodoro Gomes dos Santos III, que aqui assina com o pseudĂ´nimo Sylvio Raphael. O livro, por sinal, tambĂŠm nĂŁo ĂŠ novo, uma vez que traz poemas compostos em 1912, para homenagear JosĂŠ Maria da Silva Paranhos, o BarĂŁo do Rio Branco, que faleceu no dia 10 de fevereiro daquele ano. Esta edição conta com prefĂĄcio de Joaquim Eloy dos Santos, presidente da Academia Raul de Leoni e pesquisador, tambĂŠm responsĂĄvel por esta nova edição. O poema ‘Suprema Dor’ narra tudo que aconteceu nos eventos que levaram Ă morte do BarĂŁo e o retrata em sua trajetĂłria de homem pĂşblico, destacando sua retidĂŁo moral, seu desempenho polĂ­tico em litĂ­gios internacionais, sua ďŹ gura de homem e patriota. EnďŹ m, o propĂłsito dos versos ĂŠ destacar aquele que Heleodoro considerava como uma das maiores personalidades de toda a HistĂłria do Brasil.

SALA 2 JOHN CARTER: Entre Dois Mundos – Censura 12 anos – com Taylor Kitsch – Horårios: 15h40, 18h10 e 20h40 2ª feira – dia 12 – não haverå sessão

Ingressos: terças e quartas ingresso promocional a R$ 6 para todos (exceto feriados). Preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. Preço de ingressos aos såbados e domingos - inteira R$ 16 e meia R$ 8.

O BarĂŁo do Rio Branco ĂŠ tema de livro de poesias que completou cem anos

Para quem nĂŁo sabe, o BarĂŁo do Rio Branco morou muito tempo em PetrĂłpolis, no bairro Westphalia, daĂ­ o interesse de Eloy em trazer estes poemas de volta Ă luz agora, cem anos depois de seu passamento e da escrita dos versos. ‘Suprema Dor’, segundo Eloy, “resume mĂĄgoa, resignação, registro, admiração do mensageiro ao chanceler, que soubera cativar o modesto e nascente coração do funcionĂĄrio do TelĂŠgrafoâ€?. Sim, Joaquim Heleodoro

trabalhava nos Correios petropolitanos e, quando soube da morte do BarĂŁo, lembrou-se da morte de seu pai, tambĂŠm Joaquim Heleodoro, daĂ­ o nascimento dos versos em questĂŁo. Estafeta que era, Joaquim conheceu o BarĂŁo pessoalmente, quando da entrega a ele de um telegrama que lhe foi endereçado. EnďŹ m, o livro conta uma histĂłria que se passou em PetrĂłpolis, hĂĄ um sĂŠculo, e merece ser conhecida pelos cidadĂŁos atuais. Vale uma conferida.

Banda da cidade toca hoje no Raul de Leoni

TOP

CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAĂ‡ĂƒO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1Âş piso Centro - PetrĂłpolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br

CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de SĂĄ Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro

SALA 1

SALA 1

ANJOS DA NOITE 4: O Despertar – Censura 14 anos – com Kate Beckinsale – Horårios: 16h50 e 20h50 2ª feira – dia 12 – não haverå sessão

TĂƒO FORTE E TĂƒO PERTO – Censura 10 anos – com Tom Hanks – HorĂĄrios: 14h, 16h30, 19h e 21h30 SALA 2

A DAMA DE FERRO – Censura 12 anos – com Meryl Streep – Horårios: 14h40 e 18h40 2ª feira – dia 12 – não haverå sessão

MILLENIUM – OS HOMENS QUE NĂƒO AMAVAM AS MULHERES – Censura 16 anos – com Christopher Plummer – HorĂĄrios: 154h, 18h e 21h

SALA 2

a. Ingressos a R$ 3 em todas as sessþes. Terça a quinta (exceto feriados): Sessþes iniciadas atÊ 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessþes iniciadas atÊ 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada. TOP

MOTOQUEIRO FANTASMA: ESP�RITO DE VINGANÇA – Censura 14 anos – com Nicolas Cage – Horårios: 17h e 21h 2ª feira – dia 12 – não haverå sessão CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE – Censura 10 anos – com Adam Sandler – Horårios: 15h e 19h 2ª feira – dia 12 – não haverå sessão SALA 3

CINE

HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br

A MULHER DE PRETO – Censura 14 anos – com Daniel Radcliffe – Horårios: 16h30, 18h30 e 20h30 2ª feira – dia 12 – não haverå sessão

SALA 1

Filmes na TV A FAM�LIA DO FUTURO – GLOBO – 13H50 Inventor que teve um produto roubado recebe a visita de um membro da família Robinson. Ele vai para o futuro, para procurar os ladrþes. WASABI – GLOBO – 23H55 – COM JEAN RENO Afastado da polícia, um detetive vai para o Japão, desvendar um crime que envolve aquela que Ê o grande amor de sua vida. A Generais Marcianos toca hoje à tarde no Afonso Arinos

de Frejat e Lulu Santos. “Temos inuĂŞncias diversas, de Tom Jobim a Cazuza. Vamos homenagear grandes artistas, alĂŠm de apresentar vĂĄrias das nossas prĂłprias cançþes. Sem dĂşvida, serĂĄ a primeira vez

que a cena nacional ouvirå pop rock alienígena�, revela o vocalista. A apresentação contarå ainda com a participação especial do cantor Ricardo Oliveira, da banda Tokaia.

Sucesso

Mescla

ForrĂł de PĂŠ de Serra com o Trio Rapacuia hoje

TaruĂ­ra participa de roda de choro neste domingo

Hoje, a partir de 14h, o MpBar Restaurante apresenta um show ao vivo do Trio Rapacuia, com suporte do DJ Raphael Millington. O Trio Rapacuia surgiu no cenårio do forró carioca e agora petropolitano com a função de ser o mais novo sucesso do Forró PÊ de Serra. Formado por três cariocas, Fernando Nazareth, RogÊrio e Rafael Elias, amantes da cultura nordestina e que se propuseram a espalhar a semente que Luiz Gonzaga plantou. O nome Trio Rapacuia Ê uma alusão à música do Bezerra da Silva, que outrora transitou pelo universo encantado do forró pÊ de serra. Essa moçada que tem se apresentado, com muito orgulho, pelos salþes de forró do Rio de Janeiro, e jå esta alçando vôos por outras regiþes do país, promete emocionar os petropolitanos com o melhor do forró. O endereço Ê Rua Paula Buarque, 999, Parque São Vicente, antigo Espaço nas Nuvens.

HISTÓRIAS CRUZADAS – Censura 10 anos – com Viola Davis – Horårios: 15h e 17h40, terça a domingo A MULHER DE PRETO – Censura 12 anos – com Daniel Radcliffe – Horårios: 20h, terça a domingo

MĂşsica

A banda Generais Marcianos volta a se apresentar no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni hoje, a partir de 18h. O quarteto formado por Julian Probst (vocal e guitarra), Bruno Marx (baixo), Diego Pimentel (teclado) e Vicktor CorrĂŞa (bateria) traz um repertĂłrio recheado de cançþes autorais. AlĂŠm de novidades, os ‘marcianos’ apresentarĂŁo ainda mĂşsicas que o pĂşblico jĂĄ conhece: “Maria Florâ€?, “VocĂŞ AlĂŠm de Tudoâ€?, vencedora de um concurso de composição promovido pelo cantor Leoni e “The Green Worldâ€?, ďŹ nalista de um concurso internacional que reuniu mais de 500 bandas e cantores do mundo todo. Para completar a ‘set list’, os Generais Marcianos prometem colocar a plateia para cantar junto ao som de covers

REIS E RATOS – Censura 14 anos – com Cauã Raymond – Horårios: 18h50 2ª feira – dia 12 – não haverå sessão

O grupo de chorinho mostra sua arte hoje no Centro

O grupo TaruĂ­ra continua a comemoração de 10 anos do sexteto instrumental com mais uma roda de chorinho. O evento volta ao Bar do Marechal hoje, a partir de 14h. O repertĂłrio, jĂĄ conhecido pelo pĂşblico, que inclui cançþes autorais, como “A Pasta do Carlinhosâ€? e “Um Cabrito no Capelaâ€?, presentes no primeiro DVD do grupo, traz tambĂŠm composiçþes jĂĄ consagradas, de Jacob do Bandolim a Waldir Azevedo. Formado por Breno Morais (auta e sax soprano),

Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaquinho e viola caipira), JosĂŠ Roberto LeĂŁo (violĂŁo de sete cordas), Leandro ‘Tartaruga’ Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria e percussĂŁo), o grupo traz uma mescla de ritmos brasileiros – samba, choro e bossa nova, entre outros -, alĂŠm de latinos e jazz, compondo uma sonoridade Ăşnica, de fusĂľes rĂ­tmicas, surpresas harmĂ´nicas e improviso na condução dos temas. A entrada ĂŠ gratuita e o endereço ĂŠ Rua Coronel Veiga, 1.231, Centro.

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

Š Revistas COQUETEL 2012

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

BaiĂŁo W K A N A G S

ilustração: Mônica lie

O setor mais favorecido de sua vida serĂĄ o amoroso. HĂĄ grande indicação para aventuras, mas nĂŁo abuse. A intuição estĂĄ clara para todos os assuntos comerciais e ďŹ nanceiros. Dia bom para novos negĂłcios. Deixe de lado a timidez. NĂŁo tenha medo de ninguĂŠm.

CINE ITAIPAVA Est. UniĂŁo & IndĂşstria, 11.000 Itaipava

Muito conhecido no NORDESTE brasileiro, o baiĂŁo representa uma herança africana do nosso POVO, pois sua ORIGEM ĂŠ uma das modalidades de lundu, um batuque trazido pelos ESCRAVOS angolanos durante a ĂŠpoca de trĂĄfico negreiro para o PAĂ?S. A partir da DÉCADA de 1940, ele tomou novo IMPULSO, uma vez que surgia o SANFONEIRO e compositor Luiz Gonzaga. Hoje, a sanfona ĂŠ o PRINCIPAL instrumento do estilo. &NNVJUBTBQSFTFOUBĂ?Ă?FT GB[TFVTP tambĂŠm de AGOGĂ” e triângulo para entoar as CANÇÕES dançadas aos pares. As mulheres usam, normalmente, VESTIDO de chita com babados, decotes e manga CURTA e calçam SANDĂ LIAS coloridas. Os homens vestem calça de brim CLARO, camisa simples e sandĂĄlias de COURO cru. Grandes SUCESSOS foram compostos, entre eles a MĂšSICA “BaiĂŁoâ€?, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, na qual os autores convidam a todos a aprender como se DANÇA o ritmo.

S O G F

S D K N A Y A P

T

A W

U Y Q E

S

V N A

L

C

Z H E

T

S

E D R O N Ç

E G

I

R X

Y

M A Z W J

D

X M W V C

Z

L

Y

I

D E

R

I

C A K M

R D Z

L

F

C G D A A W A N P N P T

I

K N E W S

V

I

S

R O Ç M K K

R

C K

L

P N X

S

Y O V A O N V I

M U S

J

I

I

D A X

O K U F

K

C A X

I

F E

D U

D O

I

L

R V N

T

S

P

J

Y

M V G Q O T

Ç U H S

L

I

L O Ç U O

A O Q D T

A

E

T

C O V

P

P

T N W

I

K Q R

R

Ç

T

S

U Z

Y

K

B C M

I

Ç

E

Z

S

E G E

Y

S

Y

E

S

F N H S H

C X Ç B V

E

X O C O L

H E U O W Ă• D M D H

J

I

C O U R O N F D S

F H S H

Ç U N Z W S A O N O

Ç X Ç A U S G C V

E U A H V C

J W O W A

C Ç

Z

A

T

Y W R

T O R

Z

D P O R A

X G W R

Z H A A V C L

C

A Z U W E D S

F G Q S I

A P

E 14

Solução

I M P U L S O

Ă ries - (21/03 a 20/04)

Versos gerados pela dor de uma perda grandiosa

S O V A R C S E

HORĂ“SCOPO

BILLI PIG – Censura 12 anos – com Grazi Massafera – Horårios: 16h50 e 20h50 2ª feira – dia 12 – não haverå sessão

S A N E T S E D R O N A M L L E D I A G A A P I N S I R Ç C O A N M U S I C A I R O P V O S O D O U A P I R C T T I E R S E S U E S N S C V E O O Õ F S Ç N C O U R O N A O D A S G E C O C G A A D O R A L C A S I A P

INSTITUTO OMAR CARDOSO


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

DOMINGO, 11 de março de 2012

15

internacional

Sérgio Guimarães

sergioguima@uol.com.br

Revista “Forbes” diz que Carlos Slim é o mais rico No primeiro dia da semana que passou, a agência americana de notícias Bloomberg havia anunciado sua lista das 20 maiores fortunas do mundo, neste ano, colocando nas três primeiras colocações o mexicano Carlos Slim, e os americanos Bill Gates e Warren Buffet, respectivamente. E o brasileiro Eike Batista na 10ª colocação apenas, o que foi por ele contestado. Na última quarta-feira, entretanto, o brasileiro teve a satisfação de ver sua reclamação plenamente atendida, pois a revista americana “Forbes”, que anualmente publica nos três primeiros meses de cada ano a relação das pessoas mais ricas do mundo o colocou como a 7ª maior fortuna do mundo, com seus US$ 30 bilhões. Nos três primeiros lugares estão os mesmos nomes da Bloomberg, o mexicano Carlos Slim Helú

Crescimento de apenas 2,7% em 2011, Brasil é a sexta economia Esta coluna tem por hábito não noticiar assuntos ou temas relativos ao Brasil que se refiram mais ao país internamente do que externamente. Mas hoje, somos obrigados a pedir vênia aos leitores para informar aos leitores que nosso país subiu mais um degrau na economia mundial e, após ultrapassar o Reino Unido, tornou-se a 6ª economia do mundo, só atrás de gigantes como Estados Unidos, China, Japão e Alemanha. E da França, não tão gigante assim, e na nossa mira para ser também deixada para trás até 2015, segundo os analistas, e cujo PIB é apenas US$ 30 bilhões maior que o nosso, no momento. Depois de um crescimento negativo de -0,3% em 2009, alcançamos e taxa positiva de +7,5% em 2010, fruto de uma política equilibrada para que o país crescesse. Mas, no ano passado nossa taxa voltou a cair, e chegamos ao pequeno +2,7%, apenas, muito aquém do que o governo previra e muito abaixo, também da média mundial de +3,8%. Tudo isso, entretanto, fica em boa parte ofuscado pela chegada do Brasil ao posto de 6ª maior economia do mundo. Para não alongar muito a matéria, eis alguns dados referentes ao crescimento dos principais países – e do nosso – em 2010 e 2011: os sete maiores PIBs do mundo em 2010, foram os dos EUA, US$ 14,53 trilhões, da China, US$ 5,88 trilhões, do Japão, US$ 5,46 trilhões, da Alemanha, US$ 3,29 trilhões, da França, US$ 2,56 trilhões, do Reino Unido, US$ 2,25 trilhões e do Brasil, US$ 2,09 trilhões. No final do ano passado, os crescimentos foram para: EUA, US$ 15,32 trilhões, China, US$ 7,42 trilhões, Japão, US$ 5,88 trilhões, Alemanha, US$ 3,58 trilhões, França, US$ 2,78 trilhões, Brasil, US$ 2,48 trilhões, e Reino Unido, US$ 2,26 trilhões. A destacar entre outros, especialmente na América Latina, a melhora substancial do Peru, que cresceu 6% no quarto trimestre do ano passado, e 6,9% £ 69 bilhões, em 2011 em relação a 2010.

e família, com US$ 69 bilhões, seguido pelos americanos Bill Gates, da Microsoft, com US$ 61 bilhões, e Warren Buffet, da Berkshire Hathaway Investimentos, com US$ 44 bilhões. Seguem-se o francês Bernard Arnault, da Louis Vuitton Moët Henessy, com US$ 41 bilhões, o espanhol Amâncio Ortega, da empresa Zara, de vestuário, com US$ 37,5 bilhões, o americano, Larry Ellison, da Oracle, tecnologia, com US$ 36 bilhões, E o brasileiro Eike Batista, em sétimo. Os outros três mais ricos, até a 10ª colocação, são, respectivamente, o sueco Stefan Persson, da H&M, lojas de departamentos, com US$ 26 bilhões, Like Shing, de Hong Kong, com US$ 25,5 bilhões em atividades diversificadas e o alemão, Karl Albrecht, da Aidi Supermercados, com US$ 25,4 bilhões.

Para Barack Obama, “nada de braçada em mar de almirante” Aos leitores pouco afeitos às gírias dos marinheiros, explicamos que a expressão acima quer dizer que quase tudo vai muito bem para ele. Pelo menos isso é o que confirma a mídia norteamericana quando fala sobre a campanha eleitoral pela reeleição do presidente dos EUA e sobre o que ele tem aproveitado das bobagens que vêm fazendo os candidatos republicanos. Ele já chega até a fazer ironias com seus possíveis concorrentes, especialmente o que está com mais delegados, o ex-governador Mitt Romney. Na entrevista coletiva da última terça-feira, na Casa Branca, mesmo dia em que se realizavam, as eleições da superterça em dez estados, perguntado sobre o que diria para Romney, ele respondeu com bom humor – “Boa sorte, hoje”. Boa parte da mídia

norte-americana não tem poupado elogios à maneira pela qual Obama vem se conduzindo na campanha: Ele começou “agressivamente”, bem antes dos adversários, está conseguindo capitalizar a recuperação da economia e a queda do desemprego, está sabendo utilizar em seu próprio benefício as discórdias entre os candidatos republicanos e, com tudo isso, arrecada cada vez mais doações para sua campanha. Basta dizer que ele já conseguiu US$ 151,4 milhões pouco menos do que os quatro republicanos juntos, e que Romney até agora só conseguiu US$ 63,6 milhões. Ele também deu um golpe de mestre ao marcar para a última 3ª feira, o mesmo dia da superterça das primárias republicanas, sua primeira entrevista coletiva do ano, na Casa Branca. E aproveitou

Barack Obama em coletiva

para anunciar um novo plano de incentivos a mutuários em dificuldades para refinanciar a casa própria; deu declarações favoráveis às mulheres – cujo Dia Internacional seria na 5ª feira --; e reafirmou seu compromisso com uma reforma da lei de imigração, para atender aos interesses de estrangeiros e americanos, entre outros assuntos.

Os resultados de todos esses acertos, certamente viriam com as novas pesquisas: e foi o que aconteceu. A última, do “Wall Street Journal”/NBC, conhecida no início da semana que passou mostrou que ele atingiu sua maior popularidade desde maio de 2011, com 50% de aprovação. Dos entrevistados, 57% acreditam que o pior da crise econômica já passou, enquanto 55% acham que os democratas têm mais potencial para atrair eleitores independentes e indecisos. Ainda sobre a campanha, 40% dos entrevistados disseram que a primeira fase das primárias republicanas piorou sua apreciação sobre o partido, enquanto o candidato mais votado, Mitt Romney só é avaliado favoravelmente por 28% do eleitorado.


16

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

O que vem por aí "MALHAÇÃO" – 17:30 H – GLOBO

O QUE VAI ACONTECER NAS NOVELAS A PARTIR DE 12 DE MARÇO

"AMOR ETERNO AMOR" – 18 H - GLOBO

"AQUELE BEIJO" – 19 H - GLOBO

Reencontro

Relações conturbadas

É o amor Nesta semana, em "Malhação", Filipe (Pedro Tergolina) anda todo sorridente. O jovem está animado com a amizade com Isabela (Bella Camero). A menina "caiu" nas graças do rapaz e ele, na dela. A sintonia entre os dois é evidente. A amizade vai de vento em popa, tanto que a garota pede o carro da produção emprestado a Fabiano (Danton Mello) para fazer uma surpresa para Filipe. A intenção dela é levar o amigo para um passeio na cachoeira. Filipe fica radiante com a iniciativa da menina. Mas o que eles não perceberam é que tanta afinidade poderia esconder um sentimento ainda maior. Sentimento este que precisava apenas de uma oportunidade para desabrochar. E, quando surge um clima, o inevitável beijo acontece. Nem Filipe e nem Isabela relutam ou disfarçam a animação. Ele chega ao ponto de confessar ao irmão Betão (Lucas Cordeiro) que está apaixonado por Isabela. O casal é simpático e tem tudo para dar certo. Agora, é torcer para a felicidade dos jovens "pombinhos". (Gabriel Sobreira/PopTevê)

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Para encontrar um parente desaparecido, sem dúvida são necessários aliados. Principalmente quando você ainda está muito abalado com a situação. Esse é o caso de Rodrigo/Carlos (Gabriel Braga Nunes), que sumiu quando ainda era criança, e Verbena (Ana Lúcia Torre), a mãe que o procura há 30 anos, em "Amor Eterno Amor". As principais parceiras de Verbena nessa incansável busca pelo filho desaparecido são Clara (Klara Castanho), uma menina com poderes especiais que recebe recados divinos com pistas de onde está Rodrigo, hoje chamado de Carlos, e Miriam (Letícia Persiles), uma jornalista empenhada em investigar o sumiço do menino. E, nessa semana do folhetim, Miriam segue a pista de Pedro (André Gonçalves), outro jornalista que acredita ter encontrado o desaparecido na Ilha de Marajó. Ela vai até lá e encontra o rapaz, mas não revela que está à sua procura. Os dois ficam encantados um pelo outro. Ela segue com a investigação e tenta convencê-lo a ir para o Rio para saber mais sobre a sua família, sem revelar que acredita ter encontrado a sua mãe biológica. Mas ele não topa. Difícil imaginar que a persistente Miriam desistirá tão facilmente. (Manu Moreira/PopTevê)

Muitas vezes, descobrir a verdade pode ser bem doloroso. Principalmente, quando se vive muito bem antes de sabê-la. Esse é o caso de Ana Girafa (Luís Salém) em "Aquele Beijo". Ela descobriu que é filha de uma megera, Maruschka (Marília Pêra) – que quer derrubar o lugar onde ela sempre viveu, o Covil do Bagre. E, como se já não bastasse saber que sua mãe biológica é uma pessoa de caráter bem duvidoso, ela é renegada pela empresária. Mas as coisas sempre podem piorar. Ana Girafa também se encaixa nessa situação. Depois de tentar defender o Covil do Bagre, ela apanha de seu irmão, o "playboy" Rubinho (Victor Pecoraro). Nesta semana, a cabeleireira consegue finalmente boas notícias. Alberto (Herson Capri), ex-marido de Maruschka, fica indignado com a situação e pressiona a ex-mulher a pegar mais leve com Ana Girafa. Para não se indispor com o ex-marido, a empresária fica menos agressiva com a filha. E, graças também a Alberto, Rubinho pede desculpas a Ana Girafa, que aceita constrangida. Mas até quando a família problemática vai dar sossego à cabeleireira? (Manu Moreira/PopTevê)

"FINA ESTAMPA" – 21 H – GLOBO

"VIDAS EM JOGO" 22 H – RECORD

Dúvida no ar

Triângulo raivoso

Tem gente que muda muito com o passar do tempo. Baltazar (Alexandre Nero) era praticamente um monstro na primeira metade de "Fina Estampa". Depois de ter sido preso por agredir a mulher, Celeste (Dira Paes), mudou da água para o vinho. Agora, está bem mais calmo e, apesar da postura de "durão" permanecer, ele até que se dá bem com Crô (Marcelo Serrado). Os próximos capítulos da novela deixam no ar a possibilidade de que essa relação de amizade seja algo a mais. Isso porque Baltazar critica o mordomo por acreditar que ele estava acompanhado na noite anterior. E, pelo visto esse indício de ciúme se concretiza quando o assunto é Celeste. No momento em que o motorista escuta Pezão (Marcelo Brou) elogiando sua mulher, fica todo incomodado. E, mais tarde, se recusa a fazer amor com ela e dá uma olhadinha para a janela de Crô, que percebe. Será que aí tem coisa? (Luana Borges/PopTevê)

O embate entre Rita (Julianne Trevisol) e Patrícia (Thaís Fersoza) começou logo que as duas se conheceram e não teve mais fim. Apaixonadas por Francisco (Guilherme Berenguer), elas sempre armam para botar a culpa uma na outra. Mas, até pouco tempo, Rita parecia ser a que tinha melhor coração. Nas próximas semanas de "Vidas em Jogo", no entanto, tudo se revelará bem diferente. Patrícia descobre que uma testemunha foi encontrada para depor contra Rita no caso do seu sequestro. Ela decide contar para Francisco, mas se surpreende com a reação do pai de seu filho. Ele a acusa de estar comprando a pessoa para prejudicar Rita e ela fica magoada com as acusações. Pouco depois, a loura recebe um CD sem remetente onde Rita fala sobre a pessoa que contratou para acabar com a nova testemunha que surgiu. Patrícia decide, então, se encontrar com a dançarina e esclarecer a história.

REDE GLOBO

REDE GLOBO

REDE GLOBO

REDE GLOBO

MALHAÇÃO/17H15

AMOR ETERNO AMOR/18h

AQUELE BEIJO/19H15

FINA ESTAMPA/21H

RECORD VIDAS EM JOGO/22H

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

AMANHÃ

Fabiano convida Laura para jantar em sua casa. Gabriel sugere a Alexia que eles finjam uma briga para Cristal deixá-los em paz. Natália sugere que Alexia e Gabriel provoquem uma briga na frente de Moisés. Débora afirma a Isabela que não quer ser sua amiga. Cristal mente para Babi e diz ter desistido de entrevistar Juninho. Moisés fica satisfeito ao ver Alexia discutir com Gabriel. Betão lê uma matéria em uma revista adolescente e acredita que Babi o esteja traindo.

Carlos obriga Pedro a apagar todas as fotos que tirou dele. Tobias conta para o irmão por que levou o jornalista para a Vila dos Milagres. Pedro avisa a Priscila que encontrou Rodrigo. Valéria tenta descobrir o que pode sobre a história de Carlos. Priscila contraria a ordem de Dimas e conta sobre o telefonema de Pedro para Miriam. Dimas conta para Melissa sobre a ligação que Priscila recebeu de Pedro. Valéria se oferece para levar o jornalista à casa de Carlos. Fernando flagra Miriam ao telefone com Pedro falando sobre Rodrigo.

Maruschka tenta convencer Ana Girafa a desistir do processo de reconhecimento. Vicente oferece seu apartamento para Sebastião morar com Raíssa. Sarita fica revoltada com a agressão de Rubinho a Ana Girafa e sugere que Alberto castigue o filho. Felizardo expulsa Locanda de casa. Eveva aconselha Belezinha a abrir seu coração. Camila encontra Agenor e Brigitte juntos em casa. Renato se declara para Belezinha. Camila conta para Claudia que Bernadete está grávida de Ricardo.

Celina protesta por não poder assistir à audiência de Danielle. Zambeze reclama da presença de Tereza Cristina na pousada. Guaracy flagra conversa entre Renê e Griselda. Chiara vai com Vilma ao hospital. Griselda comenta com Amália que Renê ainda defende Tereza Cristina. Esther agradece a Paulo por cuidar de Vitória. Chiara morre nos braços de Vilma. Griselda reclama por Guaracy não deixá-la falar com Renê. Danielle pede para falar antes que seja anunciada sua sentença.

Descontrolada, Divina bate em Ernesto, exigindo que ele revele a localização de Jaqueline. Ele a segura, dizendo que não fez nada, mas Divina não acredita. Jaqueline se aproxima com Daniel. Ele mente que a menina havia se perdido. Patrícia fica animada ao saber que foi encontrada uma testemunha que vai depor contra Rita. Ela decide descobrir quem é essa pessoa. Cacau, Renato, Grace e Fátima saem à procura de Wellington. Eles encontram o jogador, que ainda tenta fugir, mas acaba se entregando.

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

Sabiá interrompe a entrevista de Cristal. Gabriel é obrigado a deixar Alexia sozinha para tomar conta de Kiko. Babi se impressiona com a determinação de Guido, que não desiste de seu negócio, mesmo trabalhando no posto. Débora muda de comportamento ao descobrir que Fabiano é o diretor do seriado de kung fu. Jefferson e Dieguinho contam para Aparecida sobre a entrevista de Juninho que está indo ao ar no rádio.

Fernando convence Miriam a não contar para Verbena que Rodrigo pode ter sido encontrado. Clara confessa para Zilda que não gosta de Fernando. Gracinha fica encantada com as histórias de Pedro. Bruno e os amigos ignoram Jáqui durante uma conversa sobre a viagem. Marlene pede para Gilda tomar conta de Juninho e Laís. Pedro conversa com Miriam sobre Rodrigo. Miriam afirma a Verbena que trará Rodrigo de volta.

Maruschka resolve se aproximar de Ana Girafa. Orlandinho conta para Belezinha que a viu beijando Renato. Sarita descobre que Otília está em coma por causa de Estela. Olga pressiona Estela a não abandoná-la. Camila esbarra em Joselito e ele tem uma vidência. Locanda não vai ao casamento de Damiana. Estela fala mal de Sarita para Raul. Raimundinha conversa com Damiana antes do casamento e arma um plano para roubar Felizardo. Doutor Nebarian diz a Vicente que ele tem chance de voltar a andar.

Marilda acusa Íris de ter roubado Tereza Cristina. A socialite insinua que a empregada a roubou e ela ameaça contar para polícia tudo o que sabe sobre a vilã. Patrícia e Renê Jr. vão morar com Griselda. O delegado Paredes intercepta uma ligação entre Ferdinand e Tereza Cristina. Íris e Alice compram um caminhão. Danielle tem seu diploma cassado. Teodora avisa a Quinzé que vai embora e pede para ficar um dia com Quinzinho. Griselda encontra a loira aos prantos.

Patrícia fica magoada com as insinuações de Francisco. Ele a ofende, fazendo comparações com Regina. Patrícia chora, mas Francisco decide ver Miguel antes de ir embora. Rita firma um acordo com o homem que havia encontrado. Ela entrega um envelope gordo, mas pede que ele não o abra em público. O homem afirma que vai acabar com a testemunha de Patrícia. Patrícia recebe uma caixa, sem remetente, com o CD gravado pelo assassino, onde Rita confessa estar aflita por conta da nova testemunha que surgiu.

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

Cristal nega ter falado com Juninho. Fabiano repreende Kiko por ter se atrasado para a gravação. Cristal confessa a Babi que entrevistou Juninho. Filipe não acredita na mudança repentina de postura de Débora. Natália tenta convencer Jefferson a não fazer o show da forma como Moisés mandou. Isabela leva Filipe a uma cachoeira. Guido acerta seu acordo com o advogado de Juarez. Natália consegue que seu irmão use a cozinha do bar de Coxinha para fazer seus pastéis. Filipe e Isabela se beijam. Guido vê Fabiano próximo a Laura e fica nervoso.

Melissa ouve a conversa de Deolinda e Tereza sobre o sobrinho e decide ir à casa da irmã. Fernando exige que Miriam desista de viajar para Belém. Carlos procura Carmem e Zé. Beatriz tenta convencer Gabriel de que Clara é uma criança especial. Marlene avisa que a reunião de condomínio será adiada e todos ficam chateados. Miriam se entristece por Fernando não aparecer no aeroporto. Pedro recepciona a jornalista em sua chegada a Belém.

Até o fechamento desta edição a emissora não disponibilizou o capítulo

Teodora se recusa a falar com Griselda. Pereirinha se assusta ao ver Tereza Cristina no escuro dentro da mansão. Baltazar ouve Pezão elogiando Celeste e fica furioso. Patrícia sugere que ela e Antenor tenham um filho. Wallace beija Dagmar. Griselda aceita o pedido de casamento de Guaracy. Renê beija Vanessa. Letícia e Juan marcam a data do casamento. Baltazar se recusa a fazer amor com Celeste. Crô flagra Baltazar olhando para sua janela. Pedro Jorge foge da casa de Celina. Marilda pede para trabalhar na casa de Griselda.

Rita afirma que estimulou Ivan a sequestrá-la, mas explica que fez tudo isso para se defender de Regina. Rita diz que pode tirar Miguel de Patrícia e ainda faz ameaças. No cativeiro, após uma distração de Lucas, Cleber o acerta com uma cadeira. O ex-motorista de van desmaia, enquanto Cleber foge do cativeiro. Regina pega as chaves e consegue se libertar. Ela sai cautelosa para ter certeza de que o ex-motorista de van não está por ali. A turma do bolão se reúne para decidir se Margarida terá uma nova chance de cumprir sua missão.

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

Renê e Tereza Cristina trocam ofensas. Danielle produz Enzo para seu ensaio fotográfico. Pedro Jorge implora para que Danielle o tire da casa de Celina. Juan e Vilma comentam sobre o clima entre Fábio e Carolina. Crô conta para Tereza Cristina que Marilda trabalhará na casa de Griselda. Paredes ouve a vilã marcando um encontro com seu cúmplice. A loura misteriosa consegue avisar a Ferdinand que seu telefone está sendo rastreado. Tereza Cristina orienta Ferdinand a levar Griselda para o mesmo casebre onde ele prendeu Antenor.

Jorge e Severino se posicionam contra a nova oportunidade de Margarida. Francisco decide dar uma chance enquanto Carlos não tem muita segurança de sua decisão, mas também dá um voto de confiança. O voto de Marizete será decisivo para definir o impasse. A milionária decide votar contra. Antes de ir embora, a ex-namorada de Elton ameaça todos os que votaram contra. Francisco diz a Guilherme que mandou fazer uma varredura em sua casa e descobriu uma mini câmera. Ele acredita que Patrícia é a responsável pela escuta.

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

Até o fechamento desta edição a emissora não disponibilizou o capítulo

Até o fechamento desta edição a emissora não disponibilizou o capítulo

Rita afirma que precisa provar que Patrícia pagou a testemunha que a viu no cativeiro. Nelize desconfia de Rita. Lúcia entrega objetos pessoais a Regina no hotel. A empresária conta para Lúcia que Lucas sequestrou ela, Cleber e Elton. Regina afirma que não denunciará Lucas, pois deseja que Cleber permaneça no cativeiro. Carlos se dá conta de que Wellington sumiu da clínica. Patrícia determina que Miguel não ficará sob o mesmo teto que Rita e Francisco ameaça brigar na justiça. Regina sugere para Margarida que elas matem os membros da turma do bolão, com exceção de Francisco.

SÁBADO

SÁBADO

SÁBADO

Até o fechamento desta edição a emissora não disponibilizou o capítulo

Até o fechamento desta edição a emissora não disponibilizou o capítulo

QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

Guido fica desapontado quando Laura o apresenta para Fabiano como seu amigo. Filipe confessa a Betão que está apaixonado por Isabela. Kiko se aproxima das namoradas de três homens fortes e pede ajuda a Gabriel. Moisés orienta Jefferson a entrar no palco na cadeira de rodas e ficar de pé na frente da plateia. Juninho cobra de Cristal o dinheiro que prometeu para conseguir a entrevista.

Miriam desconfia das intenções de Pedro ao conversar com ele. Fernando não atende ao telefonema da noiva. Miriam e Pedro chegam a Marajó. Valéria procura os desenhos que Carlos fez de Elisa. Gabi implica com Clara. Fernando finge acreditar na volta de Rodrigo para Verbena. Valéria tenta intimidar Miriam por causa de Carlos. Carlos e Miriam se encontram no lago e se encantam um com o outro.

SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

Cristal enrola Juninho, diz que deu a grana para Moisés e consegue a entrevista. Ao tentar ficar de pé, Jefferson cai no palco, mas decide continuar o show, mesmo sentindo dores. Rose conta para Aparecida sobre Juninho e ela denuncia o bandido à polícia. Guido fica aliviado quando Laura afirma que Fabiano é apenas um cliente do brechó. Babi não encontra Cristal em casa e se preocupa. Um helicóptero da polícia aparece e assusta a todos na Comunidade dos Anjos. Juninho consegue fugir, mas Cristal cai, sofre um acidente e fica desacordada.

Carlos fica perturbado com a presença de Miriam e decide ir embora. Pedro fica ansioso ao saber do encontro de Carlos e Miriam. Fernando pergunta a Priscila por notícias de sua noiva. Carlos pega os desenhos que fez de Elisa e pensa em seu encontro com Miriam. A jornalista induz o peão a falar sobre seu passado. Gabriel consegue falar com Miriam. Clara diz a Fernando que sonhou que a irmã encontrava outro noivo. Carlos leva Miriam para contemplar as estrelas e os dois se aproximam.

SÁBADO

SÁBADO Josué, Carlos e Miriam chegam ao estábulo, onde uma búfala está prestes a dar à luz. Gabriel fica preocupado com o estado de Verbena. Carlos se desculpa com Miriam. Fernando reserva uma passagem para Belém. Miriam promete ajudar Carlos a desvendar a história de sua origem. Clara pede para Beatriz não contar nada sobre sua sessão para Gabriel. Miriam tenta convencer Carlos a ir para o Rio de Janeiro com ela.

Não há exibição

Até o fechamento desta edição a emissora não disponibilizou o capítulo SEXTA-FEIRA

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora. Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Não há exibição


DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

17

SAÚDE

Endometriose: uma das causas de infertilidade Alan Alonso

 João Vitor Carvalho Especial para o Diário

A menstruação costuma ser um período difícil para grande parte das mulheres, seja por causa das mudanças de humor, irritabilidade ou pelas cólicas sofridas. Essas últimas, no entanto, não podem ser encaradas sempre como algo normal, segundo alertam os especialistas. Dependendo da intensidade com que a dor se manifesta, elas podem ser sintomas da Endometriose, doença que é considerada uma das principais causas da infertilidade feminina. Para saber um pouco mais sobre o problema, o Diário conversou com o chefe de ginecologia do Hospital Santa Teresa e da clínica Check Up, doutor Diler Pereira da Silva. - Os primeiros sintomas podem aparecer ainda na fase de menina, a partir da primeira menstruação, mas a doença tende a se agravar entre os 18 e 35 anos. Além da dor da cólica, que é o principal sintoma, podem ocorrer problemas intestinais, dores ao urinar e no ato sexual. Existem tanto casos leves, quanto mais graves, acometendo intestinos e órgãos situados na região da pélvis - explica o médico. O endométrio é a camada que reveste internamente o útero e onde se alojam os óvulos fecundados. Quando não existe a fecundação, o endométrio se descama e sai na forma de menstruação. A

Doutor Diler esclarece o que é, os sintomas e tramento para a endrometriose

endometriose ocorre quando células de endométrio se fixam na parede externa do útero ou em outros órgãos da região pélvica. - Quando ocorre a menstruação, essas células também “menstruam”, mas como não partem de dentro do útero, elas não fazem o caminho certo. Isso provoca pequenas hemorragias e, conforme o passar dos meses, essas células vão se acumulando, a dor se torna cada vez mais intensa e mulher pode ter outros órgãos sendo acometidosalerta o especialista. Segundo o Dr Diler, muitas são as teorias sobre as causas da endometriose. O vazamento das células do

endométrio pode ocorrer durante o ato cirúrgico da cesariana. Outra teoria é de que alterações celulares, como a presença de células “toti” potentes(Células-tronco), capazes de produzir qualquer outra célula, inclusive as do endométrio, podem ser as causadoras da doença. - A teoria mais aceita é de que ocorre um transbordamento dessas células pelas trompas e, por isso, é uma doença que costuma acometer mais aquelas mulheres que têm um volume muito grande de menstruação, o que as tornam mais suscetíveis - afirma. A doença pode evoluir a tal ponto, que pode chegar

Bronquite asmática Milson de Castro

E

medicina, com exames computadorizados, permite um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado para cada caso. A prevenção é feita com acompanhamento médico. - A partir da primeira menstruação a menina deve ser levada a um ginecologista para o acompanhamento e deve se ficar atento se ela se queixa de muitas dores, se as dores vão se tornando mais intensas. Mesmo numa fase anterior aos 18 anos, a mulher já pode começar a apresentar os primeiros sintomas e por isso a importância de um acompanhamento adequado - orienta o ginecologista. Divulgação

Plantas que curam xistem no mundo mais de 300 milhões de pessoas que são portadoras de asma e bronquite asmática (A bronquite asmática atinge cerca de 5% dos rapazes e 3% das moças com idade inferior a 15 anos). Essa pode se manifestar desde os primeiros dias da infância. Caracteriza-se pela dificuldade de respirar devido ao processo inflamatório crônico das vias aéreas e espasmos dos brônquios que geralmente se agravam à noite. Geralmente começa com tosse, chiado no peito e ma respiração. As mulheres fumantes podem levar ao desenvolvimento às doenças respiratórias em seus bebês, entre elas a asma brônquica. Desculpem-me os leitores, mas não vou me ater aos nomes técnicos e aos diagnósticos de difícil compreensão. Essa parte eu deixo para os entendidos no assunto, pois não sou especialista nessa área, mas na crise sabemos que o asmático reduz consideravelmente sua capacidade de trabalho, altera o humor, tem falta de ar, cansaço, dificuldade de dormir, tosse e boca seca por passar a respirar por essa via, fazendo esforço para poder obter o ar. Ás vezes sem prognóstico de cura, pacientes que desenvolveram a doença até a juventude podem ter seus sintomas regredidos completamente com o tratamento na medicina convencional ou então com um tratamento Homeopático e Fitoterápico em conjunto. A natação e os espor-

gravidar e, para aquelas que ainda desejam ter filhos, é feita a limpeza desses focos de endometriose. A retirada do útero só é feita em último caso - explica o médico, acrescentando que é possível engravidar de forma natural estando com a doença, desde que as trompas não tenham sido lesionadas, perdendo funcionabilidade. - A gravidez, inclusive, é um dos principais tratamentos, porque a mulher fica com um nível altíssimo de hormônios o que bloqueia a produção dessas células - afirma. Segundo Diler, a tecnologia hoje disponível na

tes leves são os mais indicados para os portadores de asma brônquica, pois fazem o fortalecimento da musculatura torácica, facilitando com isso a respiração. Sabemos que grandes nomes, foram portadores de asma e entre eles, estão: Beethoven, Marcel Proust, Orson Welles, Che Guevara, John F. Kennedy, Czar Pedro Grande, Walter Mondele etc. Há inúmeras pesquisas em torno dessa doença, inclusive indicando a Vitamina C para os portadores de asma brônquica, mas não existe nada de concreto e científico que possa comprovar a eficiência dessa vitamina tanto para a asma como para os resfriados. Há uma corrente científica que aconselha os portadores dessa doença tomar o caldo de duas laranjas por dia, além de fazer uso de muita fruta e beber bastante líquido durante o dia. Aconselhamos que os portadores dessas doenças recorressem a um especialista em alergias respiratórias para iniciar de imediato um tratamento adequado. ALGUNS CUIDADOS: Embora o ácaro seja um dos causadores da asma e da bronquite, devemos envolver o colchão com um tecido impermeável e de plástico e trocar os lençóis duas vezes por semana. Usar travesseiros de fibra sintética, retirar as cortinas, os carpetes e tapetes. Evitar contato com animais de pelo. Verificar a umidade do ar, no interior da casa. Evitar fumaça de cigarro ou o cheiro do mesmo. Evitar odores

a comprometer as trompas e deixar a mulher infértil. A alternativa para engravidar nesses casos, é a inseminação artificial. Em casos mais graves, no entanto, pode ser necessária a retirada do útero - Existe o tratamento medicamentoso e o cirúrgico. No primeiro, são medicamentos que bloqueam o crescimento do endométrio. É como se colocássemos a mulher em menopausa durante um período. Essas células afixadas na parte externa acabam também morrendo e ocorre a diminuição do incômodo. No procedimento cirúrgico é feita a retirada do útero, quando a mulher já tem filhos ou não deseja en-

Sangramento no ato da escovação pode ser gengivite Alan Alonso

 João Vitor Carvalho Especial para o Diário

de spray fortes, poluentes químicos etc. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 255.000 milhões foram os números de casos de asma e bronquite, em 2005 e no mundo todo, 300 milhões de pessoas sofreram dessas doenças sendo que 60% são crianças. Hoje sabemos que esse percentual é bem mais elevado. No campo Fitoterápico, podemos usar os chás ou o xarope das plantas: avenca, assa-peixe, pulmonária, umbaúba, guapo, poejo, pitanga, eucalipto etc.. É bom deixar claro que essas plantas só podem ser usadas com a orientação de um Especialista – (fitoterapeuta ) - pois elas têm inúmeras contraindicações e entre elas é que gestantes e mulheres em período de amamentação não podem fazer uso de certas plantas medicinais sem orientação de um profissional da área, ou conforme o caso, do seu médico particular. Na homeopatia vamos encontrar inúmeros remédios que auxiliam nos sintomas da asma brônquica. Em minha opinião, os portadores de asma brônquica devem fazer um tratamento homeopático associando com os fitoterápicos e os alopáticos, pois quando ambos são receitados a diminuição dos sintomas se apresentam rapidamente. Para os interessados em um tratamento natural à base de plantas medicinais e homeopatia nós atendemos às 2, 3 e 5ª, na Rua do Imperador, 264, sala 604, das 14 h às 19h. É só agendar sua consulta na parte da manhã pelo telefone, (24) 2231-6544.

A falta de uma higienização adequada da boca geralmente é a causadora da gengivite, inflamação causada pela formação de placas bacterianas embaixo das gengivas. A inflamação evolui a tal ponto se não tratada, que pode causar a perda dos dentes nas fases mais agudas. Aliás, é apontada como a principal causa da perda de dentes na população adulta e acomete uma a cada duas pessoas. O problema se manifesta inicialmente com pequenos sangramentos, normalmente durante o ato da escovação e do uso do fio dental. “Este sangramento é um pequeno aviso de que vão ocorrer problemas. O perigo da doença periodontal é que ela é silenciosa, não causa dor”, alerta o dentista Dênis Guidini. Outros sintomas de alerta são o avermelhamento das gengivas e inchaço, além de mau hálito. As placas bacterianas se formam e começam a se infiltrar por debaixo do tecido gengival que, a médio e longo prazo, fazem com que a gengiva irritada vá se descolando do dente. Uma boa higienização é fundamental para a prevenção. - Mas chega a determinado ponto, que somente o dentista pode resolver o problema. Temos um instrumento específico, milimetrado, para fazer esse diagnóstico. Quando é ultrapassado três milímetros de profundidade, é sinal de que a pessoa tem gengivite - explica o dentista. Nesses casos, é necessário realizar a raspagem da placa bacteriana que causa a irritação, ou até mesmo um procedimento cirúrgico. Segundo o médico, na medida

Dênis Guidini alerta para o uso do fio dental e escovação

em que o problema avança sem o tratamento adequado, pode ocorrer o amolecimento dos dentes. - Isso porque o descolamento já é tamanho, que o dente perde a sustentação e a pessoa corre o risco de perdê-lo. É preciso estar atento aos sintomas e o quanto antes buscar o tratamento - alerta o especialista Ainda segundo ele, em casos mais avançados, é necessário realizar a cirurgia para retirada da placa. Na maioria dos casos, isso provoca retração das gengivas para os 3 milímetros dentro da normalidade. - Mas quando isso não acontece, é necessário fazer uma cirurgia, eliminando parte da gengiva - afirma. O dentista reafirma a importância do uso correto da escova e do fio dental. Segundo ele, se essas precauções forem tomadas, não há qualquer risco da pessoa ser acometida pela inflamação. -A cerda da escova tem de fazer um ângulo de 45

graus com o eixo do dente e a pessoa deve observar se as cerdas passam por debaixo da gengiva. O fio dental também deve ser usado dessa maneira, passando por debaixo da gengiva e evitando a formação da placaorienta. Fatores como o tabagismo, por diminuir a salivação, e alimentação podem influir no desenvolvimento da doença. Outro fator contribuinte é a o bruxismo, “ ranger de dentes”, que provoca um envelhecimento precoce do tecido das gengivas, deixando o paciente mais propenso a perder os dentes e desenvolver o problema. - A maçã, por exemplo, pode combater a gengivite. É um alimento que, conforme você come, vai entrando em atrito com as gengivas e raspando naturalmente as placas. Já um produto industrializado, por exemplo a sardinha, não causa atrito nenhum, somente ajuda na criação das placas.


18 57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de março de 2012


domingo, 11 de março de 2012

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

57 anos

19


20

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de março de 2012

ESPORTES

esportedp@gmail.com

Petropolitanos disputam maratona aquática Divulgação

Jogadores da equipe do Valparaíso estão prontos para 2012

Futmesa do Petrô começa temporada com novidades A equipe de futebol de mesa do Petropolitano iniciou os preparativos com boas novidades. O retorno dos jogadores João Victor, que estava servindo na Marinha em Florianópolis (SC) e Jonathan, ambos vão reforçar o time nesta temporada. Outra novidade é a confirmação de Luiz Carlos, 8º colocado no ranking estadual Master, na Copa do Brasil, que será disputada no período de 6 a 8 de abril em Caruaru (PE), obtendo também a classificação para disputar o Campeonato Mundial, que será realizado pela 1ª vez na cidade do Rio de Janeiro em junho, 15 países deverão estar representados. - O Petropolitano, que tanto incentiva o esporte, não poderia ficar fora deste acontecimento, um marco na

história do futebol de mesa nacional, será uma grande satisfação estar representando o país e a cidade – explicou. calendário A 1ª etapa do Campeonato Municipal acontece no dia 18 e os jogos serão realizados no departamento de futmesa do Petropolitano, a partir de 9h30. No dia 24 será realizado em parceria com o Hipershopping ABC o “Torneio de Verão”, que terá a participação dos principais jogadores de clubes dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, nas dependências do shopping, com início às 12h e previsão de termino às 17h. Dia 31 os jogadores do Petropolitano participam da 1ª etapa do Campeonato Estadual Individual, na AABB Tijuca (RJ).

Com o final do verão os atletas trocam o asfalto e o par de tênis por roupas de banho e uma boa dose de exercícios de resistência para as aguardadas competições aquáticas. Tradicionalmente efetuada no início de março, o Circuito Light Rei e Rainha do Mar chega às águas cariocas neste fim de semana, prometendo um grande número de participantes. Em sua 4ª edição, o evento de maratona aquática de maior nível técnico do Brasil, que acontece em três etapas ao longo do ano, ressurge com tendências da década de 80, trazendo o Desafio Samoa aos competidores. Com a reedição da antiga travessia, o percurso da prova irá do Leblon ao Arpoador, e contará com o pôr do sol no batizado “Arpoador Sunset”. Dentre os participantes, os alunosatletas petropolitanos da academia Acqua Sports voltam ao circuito e intensificam os treinos para garantir um bom resultado. - O nosso treinamento está sendo voltado diretamente para a travessia e seus obstáculos. Como as provas são divididas em modalidades, com distâncias divergentes, temos um preparo específico para cada competidor - diz o treinador e professor de natação da Acqua Sports, Maik Ramos. O circuito ocorre em três distâncias diferentes: a Sprint, com 1 km de natação, a Beach Biathlon, com 1,5 km de natação e 2 km de corrida na areia, e o Challenge, com 3,5 km , sendo considerada a mais

Divulgação

Diversos petropolitanos treinaram forte para a disputa do Circuito Light Rei e Rainha do Mar

longa e desafiadora. - Teremos 8 competidores, dentre eles 3 triatletas, que vêm treinando desde janeiro. Para que os competidores pudessem participar vantajosamente em todas as três modalidades, propusemos um treino realizado durante 3 vezes na semana com duração de 2h, alternando nas distâncias de 2000 a 2500 metros , além de exercícios de resistência - diz Ramos. Nesta última semana, para se colocar a prova das dificuldades da competição, e não haverem problemas no percurso, muitos dos competidores apostaram em exercícios de velocidade e respiração. - Adaptando os treinos, optamos por dar uma inten-

sificada em exercícios para trabalhar a respiração, aumentando assim a resistência, e técnicas específicas para ganho de força nas pernas e braços, esperando o aumento da velocidade - explica o treinador. Finalizando o treinamento, Maik ressalta a importância de uma boa alimentação, assim como um pequeno recesso antes da prova. - É sempre importante que o atleta, seja ele amador ou profissional, mantenha uma boa alimentação. Principalmente em provas que requerem resistência e muito esforço físico - afirma. - Muitos de nossos alunos possuem acompanhamento de um nutricionista, facili-

tando assim o preparo para as provas. Já nestes últimos dias antes da competição, diminuímos a intensidade dos treinos, e indicamos uma dieta com base em carboidratos, principalmente no dia anterior à prova - explicou. Competindo juntamente aos seus alunos, o professor apostará nos 3,5 km de natação. - Estou na piscina há 20 anos. Sempre participando ativamente de competições, porém, ainda é necessário o preparo específico para qualquer prova - ressalta Ramos. - Como nesta etapa irei nadar a Challenge, com seus 3500 metros , venho focando em resistência e velocidade para a prova - completou. Ari Gomes

Paulo Mussalem, o goleiro Douglas, com o troféu de destaque e um árbitro que atuou nos jogos

Imperial/Fluminense encerra participação em jogos no Sul O Imperial/Fluminense encerrou nesta quinta-feira sua participação no Torneio de Futsal, quando enfrentou o Krona/Joinville e foi derrotado por 2 a 0. Esta foi a primeira vez que o Rio de Janeiro teve um representante na competição. O clube petropolitano, criado há um ano, teve um bom desempenho, tendo em vista que a equipe teve menos de um mês para treinar antes da competição e enfrentou três dois principais times do Brasil. Na última partida o Imperial/Fluminense fez um bom jogo, buscou a vitória e acertou duas bolas na trave, mas apesar de não ter feito gols sai de cabeça erguida pelo bom campeonato. Agora a equipe petropolitana volta suas atenções para o Campeonato Carioca, onde o time estreia na próxima terça-feira, contra o Flamengo, na Vila Olímpica de Caxias. A partida começou muito brigada principalmente no

meio da quadra com poucos lances de perigo. O Imperial/Fluminense chegou com perigo pela primeira vez aos 3min30s com Vinicius que recebeu na entrada da área e bateu forte, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte o Krona/Joinville roubou a bola e Andri bateu da entrada da área para abrir o placar: 1 a 0. Depois do gol o Imperial/ Fluminense saiu mais para o ataque em busca do empate, enquanto o Krona passou a marcar forte na sua quadra. A equipe petropolitana criou alguns lances de perigo no ataque e obteve três boas chances, duas com Sacha e uma com Saulo, mas pararam no goleiro Dudu, do Krona. Assim, o jogo foi para o intervalo com o Imperial/Fluminense na desvantagem. Na volta do intervalo a equipe petropolitana passou a buscar mais o jogo tentando o empate, porém parou muitas vezes na boa atuação do goleiro Dudu do Joinville.

Com o Imperial pressionando mais, acabou levando o contra-ataque e sofrendo o segundo com de Keké aos 6min45s da segunda etapa. Após o gol o Imperial/ Fluminense seguiu pressionando e acertou duas bolas na trave, uma com Wilson aos 11min e outra com Sacha faltando 2min10s para o fim da primeira etapa. Apesar da pressão a equipe petropolitana não conseguiu marcar seu gol e sofreu a derrota por 2 a 0. Ficha técnica Imperial/Fluminense: Alesi, Douglas Vinicius, Diego, Paulinho, Wilson, Rodriguinho, Michel, Sixel, Sacha, Bananeira e Saulo. Treinador: Paulo Mussalem. Krona/Joinville: Dudu, André, Wanderson, Andi, Gessé, Dalton, Schneider, Serginho Paulista, Rafael, Keké, Thiago Carioca e Murilo. Treinador: Fernando Ferreti.


Todos

Caderno Interativo DIÁRIO DE PETRÓPOLIS 57 anos

Domingo, 11 de março de 2012

Alexandre Machado Contatos com a coluna: colunadoalexandre@gmail.com (21) 8341-8558

Decoração

Sara e Leandro Paiva com o filho Pedro

Um dos animadores da festa e o aniversariante

Suplemento - Não pode ser vendido separadamente

C

arla e Rodrigo Carneiro Melo comemoraram o primeiro aniversário do filho Lucas, domingo passado, na casa de festas Pirulito, em Nova Iguaçu, onde residem atualmente. A casa de festas, das mais bonitas que já conheci, possui equipe de primeiríssima, uma infinidade de brinquedos e ampla área de lazer. Além de coquetel, foi servido almoço, tudo muito saboroso. O tema da festa foi “Circo do Lucas”, onde não faltaram palhaços, mágicos e muita pipoca, algodãodoce, pirulitos e muitas outras guloseimas. As fotos do colunista registram...

Carla e Rodrigo com o filho Lucas

Luci Carneiro Melo entre o tio João Batista e a cunhada Lúcia

Lucas com os avós paternos, Luci e Totonho Carneiro Melo Lucas e seus padrinhos, Raquel Marinho e Gustavo Carneiro Melo

E com os avós maternos, Enelice e Edson Tulio

O delegado Robson Silva e Alessandra

Robertha Tulio e Luci Carneiro Melo


2

TODOS

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 57 anos

domingo, 11 de março de 2012

Perfil Por Andréa Lopes

Psicóloga Andréa Lopes Psicóloga - CRP: 05/17653 

D

Mulher atual

entro da nossa cultura, a mulher ainda é criada para esperar um grande amor. Um homem que fará tudo por ela, que a protegerá e será um bom provedor. Uma verdadeira visão de conto de fadas. Então ela cresce e, de repente, como se levasse um tombo, cai em uma plateia. Somente nesse momento se dá conta de que antes estava no palco. Tudo em que acreditava nada mais era que uma grande peça de teatro. Algo irreal, ilusório. Fazendo parte então do mundo real (a plateia), se vê obrigada a engajar em um movimento por si mesma. Muitas mulheres têm batalhado por “um lugar ao Sol”, dividindo-se entre família, atividades domésticas e trabalho, driblando as responsabilidades que emergem desse cotidiano. Estudar, trabalhar, viver dentro da contemporaneidade, tornou-se meta para o fortalecimento do ego feminino. Ser uma boa profissional, sem deixar de ser uma mãe presente, às vezes pesa. Porém, um dos melhores exemplos para os filhos é exatamente esse caráter guerreiro e responsável. A mulher luta e se mostra forte, entretanto não perde a essência feminina. A cordialidade e o cavalheirismo por parte dos homens são sempre muito bem-vindos, muito apreciados (afinal, um pouco de educação não faz mal a ninguém). Na verdade ela quer ser admirada tanto pelo lado profissional como também pelo lado feminino. Quer ser reconhecida como uma pessoa de valores. A mulher que se valoriza pode se impor e é mais respeitada. Não é qualquer um que tem direito à sua ternura, apenas os que conquistarem sua confiança e seu coração. Somente os que derem conta do recado. O que tem sido muito difícil hoje em dia, haja vista o número de solteiros. Os homens vivem reclamando que não entendem as mulheres. Caros seres humanos do sexo masculino, não tentem entender as mulheres, apenas as amem. Uma mulher tem muitos truques que sua própria natureza feminina lhe dispõe. Se for esperta comanda seu parceiro, sem ele nem ao menos perceber. Sabe usar e abusar da sensualidade quando necessário. Cala-se na hora certa, para ser ouvida em um momento de paz e equilíbrio. Afinal “jogar pérolas aos porcos” é pura perda de tempo. Ser mulher é poder ser mãe. Ter um filho é poder ter a certeza de um amor eterno, além das estrelas. Educar, amar, acompanhar o crescimento em todas as suas fases, é um presente divino. O coração passa a ter uma ligação direta com Deus e fica cheio de amor. Fora o instinto materno que é poderosíssimo e pode derrubar montanhas. Mulher, se encante por você mesma. Descubrase e verá a força que existe em você. Conquiste novos caminhos. Perca a batalha, mas não perca o amor, pois é ele que reconstrói tudo. Andréa Cristina Lopes Garcia é graduada em Psicologia com Formação, Bacharelado e Licenciatura pela UCP; pós-graduada em Filosofia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá; Formada em Webjornalismo pela Faculdade Tobias Barreto MTB: 31.572-RJ Escreva para: andrealopes@diariodepetropolis.com.br

O que estou lendo Walter Berner

Por Andréa Lopes

Artista plástico “Michelangelo e o teto do Papa” Ross Kin Editora Record

Em “Michelangelo e o Teto do Papa” Ross King desfaz mitos sobre as pinturas da Capela Sistina. Narra a rivalidade com Rafael, a luta contra a saúde precária, as dificuldades financeiras, os problemas domésticos, o conhecimento inadequado da arte do afresco e as relações difíceis com seu mecenas, o papa Júlio II. O autor resgata detalhes dessa história, situando a conquista de Michelangelo no contexto das brutais disputas de poder e reforma religiosa que dominaram a península Itálica do início do século XVI.

Gustavo Wider

“Fazer o bem e viver o amor”

G

ustavo Wider viveu durante quase toda a vida em Araras. Estudou no Colégio Pinto Ferreira, mostrando desde cedo interesse e gosto por literatura e poesia. Ainda adolescente, compôs seus primeiros poemas, que publicava com sucesso no Jornal de Petrópolis, na Revista de Domingo. Gustavo é titular da Academia Petropolitana de Letras e emérito da Academia Brasileira de Poesia. Publicou: “Folhas que o Vento Deixou” (Trovas): “Caminhos e Descaminhos” (poesia) e “Portas Abertas” (poesia); “Tratado Geral de Metrificação e Composição Poética” e, recentemente, “Contos e Crônicas”. Aos domingos, Gustavo Wider nos presenteia com suas crônicas no caderno principal do Diário de Petrópolis. Nome: Gustavo Wider

Uma pessoa que admira: Fernando Augusto Magno

Aniversário: 13 de julho

Amigos são: A alegria da vida

Profissão: Joalheiro e escritor

Um dia perfeito: Um dia de paz

Estilo: Casual

Filosofia de vida: Fazer o bem e viver o amor

Time: Flamengo

O importante na vida é: Ser feliz

Perfume: “Tzar”

O que mudaria em você: O temperamento

Presente que gosta de ganhar: Livros, discos, relógio

O amor é: Quase tudo

Prato preferido: Bacalhoada

O que já fez por amor: Descasei

Para beber: Conhaque

Um momento inesquecível: Quando pedi a mão de mi-

Para manter a forma: Controle alimentar

nha atual mulher a seus filhos e netos

O que o deixa feliz: Prova de amor

Um desejo: Saúde

Um livro: “Equador” - Miguel Sousa Tavares

Característica marcante: Pontualidade

Uma música: “Concerto para dois violinos”, de Bach

Virtude que admira: Generosidade

Um filme: “Depois da Tempestade”

A quem desejaria paz: A todas as pessoas

Um lugar: O topo de uma montanha

Uma mensagem para alguém: Força!!!

Lazer preferido: Escrever

Você por você: Lacônico, mas expansivo de sentimentos

Um ator ou atriz: Lílian Cabral

Contato: ggwider@compuland.com.br.

Academia Brasileria de poesia CASA DE RAUL DE LEONI Silogeu Petropolitano, Praça da Liberdade, 247, Petrópolis, RJ Acadêmica Christiane Michelin Cadeira 35 Patrono: Raul de Leoni

É sempre bom lembrar Nascido em 14 de março de 1847, Antônio Castro Alves confessou que, quando adolescente – aos 16 anos passou a morar sozinho para cursar a Academia de Direito - passava seus dias numa rede, olhando o telhado, lendo um pouco e fumando. “O meu ‘cinismo’ passa a misantropia. Acho-me bastante afetado do peito, tenho sofrido muito. Esta apatia mata-me.” O resultado foi a reprovação no curso naquele ano, o surgimento de um poeta e sua morte precoce por conta de problemas pulmonares. “ (...) Quis te odiar, não pude. — Quis na terra Encontrar outro amor. — Foi-me impossível. Então bendisse a Deus que no meu peito Pôs o germe cruel de um mal terrível. Sinto que vou morrer! Posso, portanto, A verdade dizer-te santa e nua,. Não quero mais teu amor! Porém minh’alma Aqui, além, mais longe, é sempre tua.” Dica de Leitura Acaba de ser reeditada a História da Literatura Universal de Otto Maria Carpeaux pela Livraria Cultura e a e editora LeYa Brasil. Originalmente composta por oito volumes, a obra de 1959, nesta reedição, é dividida em quatro volumes. Vale dizer que, cidadão austríaco e brasileiro, Carpeaux estudou matemática, física e química na Universidade de Viena, onde se doutorou em Letras e Filosofia. Paralelamente, dedicava-se à música à literatura e à política. Em 1939, imigrou para o Brasil, onde escreveu a maior parte de sua obra.

Para refletir “...O que vale são as palavras íntimas, a confissão do ausente, a melodia nua dos pássaros em manhãs de sol. O que vale são as palavras e seus gestos.” Camilo Mota – cadeira 32

Aldravia I Para quem não sabe do que se trata, Aldravia é uma nova forma poética. Trata-se de um poema sintético – ainda mais sintético do que os hai kais que busca a expressão a partir do conceito de metonímia na busca de demonstrar que a poeticidade pode estar na simplicidade. “A leitura da poesia não pode ser uma tortura em busca de significações. Sentidos têm que saltar da forma poética com a facilidade com que se captam os significados na fala cotidiana. Tortura não combina com poesia. A única dor tolerável na poesia é a do prazer” , comenta J.B.Donadon-Leal. Inicialmente constituindo-se numa linométrica de até 6 (seis) palavras-verso, cujo limite de palavras ocorria de forma aleatória, desde que o poema contivesse significados a partir de um mínimo de palavras, acabou tomando um corpo mais flexível, acrescido de um quê de humor. “trovões/riscam/céu:/chuva/de/palavrões” e “ aldravia/meu/verso/universo/em/poesia” são exemplos assinados por por J.S. Ferreira e Gabriel Bicalho. Aldravia II O sempre antenado confrade Oswaldo Lino Soares, membro do Pen Clube do Brasil e do grupo Poesia Simplesmente, no Rio de Janeiro, tão logo conheceu a novidade poética, com berço na Academia de Letras de Mariana, em Minas Gerais, tratou de criar as suas, livres de regras rígidas. “Você passeia pelo tempo. Mas o tempo não passa por você” e “ Teus olhos não são para ver. São para ser vistos” foram as primeiras. Nova Assinatura O confrade Gustavo Wider decidiu dar uma parada com suas crônicas dominicais no Diário de Petrópolis por conta de estar se dedicando ao preparo de novos trabalhos. O espaço, todavia, está em mãos tão competententes quanto as de Gustavo. Quem assina as crônicas dominicais, a partir de agora, é a não menos brilhante confreira Carmen Felicetti que, por um bom tempo, foi a responsável por esta coluna. Seja bem-vinda de volta às páginas do Diário de Petrópolis. Fernando Costa Os estimados confrades Fernando Costa e Célio Barbosa, que, além de poetas, são ilustres advogados, comemoram 39 anos servindo ao Direito Brasileiro, de maneira brilhante e justa, através do escritório Costa & barbosa. Parabéns! Nova Acadêmica Em reunião plenária realizada no mês de fevereiro, Thereza Christina Roque da Motta foi eleita, por unanimidade a ocupar a cadeira 3, patronímica de Álvaro de Morais. Agenda Lembramos que, no próximo dia 15, às 19 h, na Casa de Claudio de Souza, acontece a palestra do confrade Sylvio Costa Filho: “Memórias Inventadas e os Barros do Manoel”, sobre a vida e obra de Manoel de Barros.


domingo, 11 de março de 2012

TODOS

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 57 anos

Delícias do Chef Torta de morango Silvia Vogel Borges Ingredientes: Massa - 01 pacote de biscoito maisena - 100 g manteiga ou margarina em temperatura ambiente Recheio

o leite, a margarina e o açúcar. 2. Em seguida, junte as gemas peneiradas e a maisena dissolvida em um pouco de leite. 2. Mexa sem parar até formar um creme consistente. Se talhar, bata no liquidificador. 3. Por último junte a baunilha. Montagem

- 05 gemas - 03 c (sopa) açúcar - 05 x (chá) leite - 05 c (sopa) maisena - 01 c (sopa) margarina - 01 c (chá) baunilha Cobertura - 02 caixas morango - chantilly - gelatina de morango

1. Retire a forma da geladeira e despeje o creme. Leve à geladeira novamente e corte os morangos ao meio no sentido vertical. Deixe uns dois morangos inteiros para fazer a decoração final. 3. Retire novamente a forma da geladeira e decore com os morangos e com o chantilly. 4. Faça a gelatina conforme a embalagem e jogue aos poucos em cima dos morangos para dar cor e brilho. 5. Leve a torta à geladeira e deixe por umas duas horas antes de servir.

Modo de preparo: Massa

Novidades no cardápio Locanda Christiane Michelin

empre antenada com as mais novas tendências gastronômicas, Lilian Seldin, sócia de Agnaldo Silva nesta nova e muito bem sucedida fase da Locanda Della Mimosa, acaba de lançar o novo cardápio da casa, enfatizando o que vem sendo chamado de “carnes saborosas”. Peito de boi, ragu de rabada e filé de angus são algumas das estrelas desta nova temporada O Cardápio

1. Triture o biscoito no liquidificador ou processador e misture com a manteiga até dar consistência. Se necessário, molhe a mão com água para facilitar a mistura. 2. Forre com a massa o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. 3. Coloque a forma na geladeira enquanto prepara o recheio. Recheio 1. Em uma panela ferva

Drink da Semana

Whisky Sour Ingredientes: 1 colher de clara de ovo 2 partes de xarope de açúcar 4 partes de suco de limão 4 partes de whisky (bourbon whiskey) Modo de preparo: Misture os ingredientes na coqueteleira e sirva em copo short drink.

Com a opção de escolhermos 2 pratos (1 prato mais sobremesa) ou 3 pratos (2 pratos mais sobremesa) ou um menu degustação completo, o cardápio oferece sugestões tentadoras, como a entrada batizada de texturas de salmão, com tartar de salmão com concasse de aipo e raspas de cítricos, salmão cozido em baixa temperatura com azeite de trufa e batata e mini-hambúrger de salmão com alho-poró ou carpaccio pupunha coberto com viagrete de camarões e brunoise de legumes. O pato entra em duas versões – o fígado, salteado com mel e papoula e edívias grelhadas e o pato confit desfiado coberto com maçãs verdes carameladas e raspas de laranja. Dentre as massas, a lasanha aberta, com camarões, lula e polvo é servida com bisque de pesto de manjericão e o risoto de parmesão com mini feijões de Santarém chega à mesa com ragu de rabada. O peito de boi é servido em medalhões, com vinho do Porto e arroz com creme de aipim enquanto o filé de Angus, recebe molho de mostarda com pimenta rosa e batatas salteadas com cebola, ervilhas e presunto. Para os que preferem os peixes e frutos do mar, vale conferir o mini polvo, com molho mediterrâneo de tomate, azeitonas e berinjela, em leito de polenta branca italiana, bem como o filé de peixe com creme de funghi porccini e aspargos, com fios de batata. O bacalhau à Griselda – uma criação de Lilian em homenagem à uma das principais personagens da novela de Agnaldo – embora ainda não tenha entrado oficialmente no cardápio, é opção das mais saborosas. As sobremesas são, igualmente, irresistíveis, valendo dizer que, uma delas – uma homenagem à novela Fina Estampa – escrita por Agnaldo Silva, concede ao comensal que a escolher levar de presente, um prato da Boa Lembrança. Et cetera e tal

Nunca é demais lembrar que a casa é das mais elegantes e acolhedoras da região – agora com um lounge externo – oferece uma carta de vinhos impecável e serviço idem. É sempre recomendável fazer reserva. Tel.: 2233-5405.

3


4

TODOS

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS - 57 anos

domingo, 11 de março de 2012

DECORANdO E...

Privacidade sem paredes D

epois de derrubar todas as paredes da casa, integrando e embolando todos os ambientes em um só, percebemos que alguma privacidade é necessária e saúdavel… Mas a luz e a ventilação conseguidas não podem ser perdidas. Como resolver? Vamos ver:

Dividir com estantes vazadas

Dividir com ripas de madeira, naturais ou não, verticais ou horizontais

Dividir reciclando, com portas e janelas

Aqui novamente a funcionalidade: Uma parede de gesso com abertura para a TV, que gira entre os ambientes de estar e jantar e na 2ª foto, as portas de correr que fecham ou não o ambiente, acrescentando-o à sala ou tornando-o um quarto.

Um item pouco usado por aqui, o biombo é um elemento bonito e charmoso e pode ser feito por vc, inclusive! Uma divisória que acima, cria o ponto de iluminação para a mesa e abaixo, o banco que, do lado do quarto, vira um nicho. Muito legal!

Gostei da ideia desta estante no vão entre 2 ambientes. Repare que as placas enviesadas permitem uma outra configuração no outro lado. A 1ª prateleira, abaixo, sendo fechada, permite que a visão do monitor não seja atrapalhada pela claridade que vem do outro ambiente. Estrada União Indústria, 10588 - Itaipava Tel.: 24 2222-2712 / 2232-2500 www.ceramicaluizsalvador.com.br central@ceramicaluizsalvador.com.br


Classificados de Petrópolis

domingo, 11 de março de 2012

1

2

2-a

3

3-a

4

1

c/arms, lavanderia, área, dependências, + salão p/jogos c/50m², local p/15 carros, e jardim. NÃO CEF. Est. Propostas. R$ 450 mil. Temos fotos. Consulte-nos – Vazia.

dencial ou comercial a 3 minutos do centro, com 6 quartos amplos (35m²), salão amplo em 3 ambientes com lareira, lavanderia, cozinha ampla, despensa, suíte de caseiro, garagem e estacionamento. Local para piscina. Oportunidade! R$ 800.000,00. CI-720. Aica Administração Imobiliária, tel.: (24) 2231-7555

(jantar, TV), salão com 40 m2, cozinha decorada, c/arms, área serviço, banheiro serviço, sem garagem. R$ 300 mil. Analiso propostas. Rocha Santos Imóveis – 2243.9800 – 8818.9800 –Creci 22375/RJ.

mento.* EM PLENO FUNCIONAMENTO* Analiso propostas. Bom Investimento. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ.

go 250, documento ok, revisado. WDR 2008. Tratar tel.: 8806-3390.

POUSADA À VENDA* - *ITAIPAVA* - 3 Km do Supermercados Bramil – 14 suítes (bem montadas, ótimos clientes classe“A” cadastrados), dependências de caseiro, recepção, etc. Em Funcionamento. Consulte-nos. Temos fotos e maiores dados. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ

Vendo Palio 97, branco 4P, 1.5, gasolina, completo + kit gás, alarme e som. Valor R$ 12.000,00. Tratar com Rogério. Tels.: 2235-6527/92122478.

Empregos

Empregos Precisa-se de manicure com experiência para novo empreendimento. Tel.: 22425545 ou 2242-7380. Valéria ou Ines. Ofereço-me para trabalhar como engenheiro químico graduado pela UFRRJ. Tratat: (24) 9221-2903 / (21) 8190-9112 / (24) 2242-9536.

2

Casas - aluguel Rua Teresa, dois quartos, dependências, outra, um quarto, dependências. Tels.: 2242-5130/92155125 ALUGA-SE CASA RUA PARANÁ Nº 830 OTIMO PREÇO TEL: 8848-5996/998-7560 LIGAR DEPOIS DAS 16:00 H. CENTRO / Duas Pontes (Rua Washinton Luiz) - Casa residencial ou comercial a 3 minutos do centro, com 6 quartos amplos, (35m²), salão amplo em 3 ambientes com lareira, lavanderia, cozinha ampla, despensa, suíte de caseiro, garagem e estacionamento. Local para piscina. R$ 5.800,00 + taxas. CI-720. Aica Administração Imobiliária, tel.: (24) 2231-7555

2-a

Casas - venda *CAXAMBÚ de BAIXO* - (Wald.Ferreira Silva)- 3 qtos (1 suíte/ blindex), todos c/sacada), banh.soc/dec/ blindex, sala 3 ambientes c/lareira, copa e cozinha c/armários, área serviço, dependências, área externa c/churrasqueira/pia, local para 1 carro. R$ 230 mil. Aceito CEF. (Pronta p/morar). Aceito Apto. em Permuta. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ.Est.Prop. * Q U I TA N D I N H A * (R.Uruguai)- Bonita casa- 3 qtos, c/2 suítes, sala c/lareira 3 ambientes, banh.soc/ dec, coz/arms, área, 2 áres externas grandes, local p/8 carros, + Terreno. Temos fotos. Aceito CEF. R$ 320 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *ALTO SERRA* (Rua s/saída-próx. Detran)- bonita casa)3 qtos/suíte c/varanda íntima, arms, banh/ soc/dec, lavabo, salão c/lareira, cozinha,

Casas - aluguel

*VILA MILITAR* - Bonita casa –rua sem saída)- 3 qtos (2 suítes), banh.social, 2 salas grandes 1 c/lareira, pisos madeira, escritório c/25m² (bonito), pode ser + 1 qto, 3 áreas externas, churrasqueira, sóton habitável, água mina, local p/8 carros, temos fotos. R$ 475 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. * Q U I TA N D I N H A * Próx.Casa InspetorBonita casa- em 2 pavimentos; 1º.) 3 qtos, sala, 2 banhs.sociais. 2º.)2 qtos/suíte/blindex, todos c/arms, 2 salas, varandão em L, cozinha/dec/arms, área. Lazer: Piscina, churrasqueira, jardim, sauna, garagens, casa caseiro. Temos fotos. R$ 790 mil. Vale pena ver. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ *CASA CHÁCARA das ROSAS* - (COND. FECHADO)- -(TRIPLEX), 3 qtos/suíte, sala c/lareira, varanda, banh.social/dec/ blindex, coz/arms/ dec, área, lavanderia, churrasqueira própria. Cond: Piscina, sauna, campinho futebol, estacionamento p/visitantes. R$ 370 mil. Analiso propostas. Temos fotos escritório. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ *Casa Araruama* - (Iguabinha)- Km 92,5 – Cond.Like-Will – (Cond.sem custo)Bonita casa – 3 qtos, 2 banheiros completos, salão L, cozinha, área, jardim grande, temos fotos. R$ 135 mil. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ. *APTO. CABO FRIO* - R. Rui Barbosa – (2ª. quadra praia)- Quarto, sala, cozinha, banheiro decorado, vaga garagem. R$ 190 mil. Aceito CEF. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ.Vazio. RETIRO - 4 quartos (1 suíte master), salão em 2 ambientes, copa, cozinha, banheiro, área, piscina, garagem , jardim, casa de caseiro. R$ 800.000,00. CI-188. Aica Administração Imobiliária, tel.: (24) 2231-7555 CENTRO - Casa resi-

Casas - venda

Casa próxima ao centro com finissimo acabamento - 4 quartos (1 suíte com closet), salão, lavabo, cozinha planejada, área de serviço, banheiro, churrasqueira, piscina com ótima vista e garagem para 2 carros. R$ 560.000,00. CI-611. Aica Administração Imobiliária, tel.: (24) 2231-7555

3

Aptº - aluguel Centro (Rua Irmãos D´Ângelo) - 3 quartos (2 suítes), sala ampla, cozinha, banheiro, área, suíte de empregada e garagem. R$ 2.500,00 +taxas. CI-727. Aica Administração Imobiliária, tel.: (24) 2231-7555 CENTRO (Rua Roberto Silveira) - 3 quartos (2 suítes, sendo 1 amplo), sala em 2 ambientes com varanda, cozinha, área, banheiro de serviço e garagem. R$ 2.700,00 + taxas. CI-723. Aica Administração Imobiliária, tel.: (24) 2231-7555

3-a

Aptº -venda *CENTRO* (Wash. Luiz-Início)- Quarto, sala ampla p/2 ambientes, banheiro social decorado, cozinha, área externa ampla c/tanque, local p/churrasqueira, e para estender roupas. R$ 140 mil. “ACEITO CEF”. Vale a pena ver. VAZIO. Rocha Santos Imóveis2243.9800 – 8818.9800 – Creci22375/RJ. *CENTRO* (Próx. Prefeitura)- 3 qtos, 1 c/arm c/cama embutida, madeira Lei, sala, banh.soc;blindex, +lavabo, cozinha decorada c/armários, qto. p/empregada/ escritório, área c/local p/tanque, máq. lavar, todo reformado. Sem garagem. Aceito CEF. R$ 295 mil. Entrega imediata. Rocha Santos Imóveis – 2243.9800 – 8818.9800 –Creci 22375/RJ.Analiso proposta À VISTA. *CENTRO* - (Apto. Tipo Cobertura)- último andar, 2 quartos, piso taco, 2 salas,

Aptº -venda

Aptº - aluguel

*NOGUEIRA* (COBERTURA/DUPLEX) – (Cond.Fechado)- 3 qtos (sendo 2 suítes), todos c/armários, (podendo ter opção 4º. Qto), sala ampla, cozinha modulada c/ armários, área serviço, terraço c/churrasqueira, pia granito, 2 vagas garagem. R$ 430 mil. Analiso propostas. Bonita cobertura. Pronta p/ residir. Rocha Santos Imóveis - 2243.9800 – 2243.9989 – 8818.9800 – Creci: 22375/RJ.Entrega emediata.

4

Hotel/Pousada HOTEL À VENDA - (Estrada Rio Petrópolis)– Próximo a entrada p/Caxias – Para funcionários de empresas construtoras, Petrobrás-etc) etc. c/46 quartos suítes (sendo 16 casal, e 30 duplos), todo documentado, amplo estacionamento. Excelente fatura-

5

Terrenos Terreno com 196.000 m (196 mil metros quadrados) na Estrada União e Indústria. Documento com escritura e planta da casa, ok. A vista R$ 15.000,00 + dívida de IPTU. Tratar Rua Noemia Alves Rattes, 540 - Posse. Sr. André

Hotel/Pousada

Vendo Scort Guia 84, ótimo estado, dourado. Tratar com Márcia, 8846-2764

8

Diversos GRUPO DANÇAALEMÃ ACEITA CRIANÇAS A PARTIR DE 7 ANOS. DANÇAR NA BAUERNFEST. GRÁTIS 2243-0572 Mesa para telefone com 3 gavetas, imbuia, 90,00. Computador completo c/mesa com gavetas, 590,00. Tels: 22459897 / 8829-9855.

6

Veículos Vende-se moto Vira-

Formatação e publicação de e-books - grátis O E-books Petrópolis oferece, a escritores de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto a formatação e publicação, gratuitamente, no site http://www.e-bookspetropolis.com.br/,de um e-livro (formatado nos seguintes tipos de arquivos: HTML; SWF; EXE; ePub)por autor. O escritor receberá também uma página exclusiva no web site, onde poderá disponibilizar gratuitamente outros trabalhos seus, bem como futuros livros virtuais. O autor tem acesso ao formulário de adesão à promoção na portaria da sede das academias literárias de Petrópolis (Praça da Liberdade, nº 247 - Centro Histórico -Petrópolis), na portaria do Diário de Petrópolis (Rua Joaquim Moreira, 106 - Centro – Petrópolis - http://diariodepetropolis.com.br/) e nas redações de O Riopretano (Rua Antônio Coelho Guerra, 12, sala 9, Centro, São José do Vale do Rio Preto - http://oriopretano.blogspot.com/)e da Agência Serra (Rua Manoel Damas,44, sala 60, Centro, São José do Vale do Rio Preto - http://www.agenciaserra.com.br/)ou então solicitando ao administrador/editor do site o envio por e-mail e a seguir fazer a impressão. ORIENTAÇÕES: O livro poderá ser inédito ou já publicado; Ele será oferecido gratuitamente para downloads, como é praxe do site; A capa e a diagramação serão comuns a todos os e-books desta promoção (se o autor possuir um modelo de capa, ele poderá ser aproveitado); O conteúdo do livro é de inteira responsabilidade do autor, inclusive inserção ou não de índice; Não será feita inclusão de imagens no interior do livro; Não haverá som no e-livro, evitando assim problemas de direitos autorais; Não será feita revisão (caso algum autor queira que o texto seja revisado, poderá combinar o valor com o editor/administrador do site); Conteúdo do livro: livre, desde que moralmente ético. Datada publicação: de acordo com o tempo que o editor do site disponha; Dúvidas poderão ser sanadas com o editor/administrador do E-books Petrópolis através do endereço: ronaldo@e-bookspetropolis.com.br Preenchimento obrigatório: Nome completo do autor: CPF: Endereço, e-mail e telefones do autor: Pseudônimo (optativo): Título do livro: Indicar se deseja ou não a inserção do e-mail e telefones no e-book: Li e concordo com todas as orientações da promoção: Envie preenchido e assinado para: Ronaldo Maurício da Silva Rua Bartolomeu Sodré, 895 D, Caxambu, Petrópolis - CEP: 25615-54 Também poderá ser entregue na portaria do Diário de Petrópolis. O arquivo do livro deverá ser enviado em Word ou PDF, à escolha do autor, para: ronaldo@e-bookspetropolis.com.br

5

Terrenos

6

7

Diversos

Veículos

8

Outros

Rua Aureliano Coutinho, 81 - lojas 12 e 15 Telefax (24) 2242-0582 / 2237-2735

CRECI 6418 1ª REGIÃO / ISSQN 16.504 PLANTÃO: CEL.: (24) 9965-8786 VENDA CASA

MARAVILHOSA RESIDÊNCIA ENSOLARADA NO CENTRO, VISTA DESLUMBRANTE PARA A CATEDRAL, KOELLER , CASA SANTOS DUMONT, TRONO DE FÁTIMA, 4 QUARTOS SENDO 2 SUÍTES, 2 BANHEIROS COMPLETOS, LAVABO, SALÃO INTIMO, LIVING COM LAREIRA, SALA JANTAR, SALÃO APOIO, PISCINA, ADEGA, JARDIM ARBORIZADO C/ 2.500 M² , CASA DE CASEIRO, APTO. MOTORISTA, COMPLETAMENTE PLANA NO 1º NÍVEL, AO SAIR DO CARRO NÃO TEM ESCADA, EXCELENTE CONSTRUÇÃO. CASA À AV. IPIRANGA COM 5 QUARTOS, SALÃO, PISCINA, ESTACIONAMENTO PRÓPRIO PARA CLÍNICA OU EMPRESA, NECESSITA REFORMA. ENTREGA IMEDIATA . R$ 700.000,00 CASA NO VALPARAÍSO PRÓXIMO AO CAMPO DO PETROPOLITANO, LOCAL PRIVILEGIADO, COM 3 QUARTOS, SALÃO, JANTAR, VARANDA, DEPENDENCIAS, GARAGEM, ÁGUA PRÓPRIA. R$ 280.000,00 NECESSITA REFORMA, ENTREGA IMEDIATA. CASA MODESTA PRÓXIMO A RUA BATISTA DA COSTA, NECESSITANDO REFORMA, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO. R$ 80.000,00. EXCEPCIONAL PROPRIEDADE MELHOR LOCAL VALPARAÍSO, PRÓXIMO COMÉRCIO, 2 MORADIAS INDEPENDENTES, CONSTRUÇÃO PRIMEIRÍSSIMA. ENTREGA IMEDIATA. CASA NO INÍCIO DA RUA TERESA, PRÓPRIA PARA CONFECÇÃO OU EMPRESA, 2 SALÕES, ESTACIONAMENTO PRIVATIVO +/- 6 CARROS. ÓTIMO PREÇO. ENTREGA IMEDIATA CASA 1º LOCAÇÃO – CONDOMÍNIO FECHADO NO VALPARAÍSO COM 3 QUARTOS SENDO 1 SUÍTE , DEPEDÊNCIA, GARAGEM ENTREGA IMEDIATA. R$ 400.000,00 ALUGA-SE CASA

ALUGA-SE FRENTE CASA À RUA PAULO HERVÊ PARA FINS COMERCIAIS. R$ 1.500,00 + IMPOSTOS E TAXAS. CASA À RUA CORONEL VEIGA COM 3 QUARTOS, 2 BANHEIROS, SALÃO DE FESTAS, DEPENDÊNCIAS COMPLETAS, GARAGEM, ESTACIONAMENTO. R$ 8.000,00 MANSÃO SAMAMBAIA EXCELENTE LOCALIZAÇÃO, 4 SUÍTES, SALÃO, SALA DE JANTAR, PUB, JARDIM, PISCINA, CASA DE HÓSPEDES.R$ 6.000,00 E TAXAS ALUGA-SE APARTAMENTO

APTO. NO CAMPO SERRANO COM 3 QUARTOS SENDO 2 SUÍTES, SALA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA E VAGA DE GARAGEM. R$ 1.500,00 + CONDOMINIO APTO. NO CAMPO SERRANO QUARTO E SALA COM VAGA DE GARAGEM. R$ 800,00 + CONDOMINIO APTO. NO CAMPO SERRANO QUARTO E SALA. R$ 600,00 + CONDOMINIO. ALUGA-SE LOJA

RUA DO IMPERADOR, LOJÃO NO CENTRO COM 250 M². R$ 10.000,00 MENSAIS + IMPOSTOS E TAXAS. LOJA RUA TERESA - LATERAL TRAVESSA DA LIGAÇÃO COM GIRAU. R$ 400,00 + TAXAS + IMPOSTOS. ENTREGA IMEDIATA. LOJÃO COM 250 M2 +2 ANDARES, PRÓXIMO À PRAÇA OSWALDO CRUZ, TOTALMENTE SEGURO. ENTREGA IMEDIATA ÓTIMA CONSTRUÇÃO. 1º LOJA DA GALERIA TOTALMENTE MONTADA À RUA AURELIANO COUTINHO. LOJA NO SERRA SHOPPING TOTALMENTE MONTADA. LOJA DE GALERIA A RUA MARECHAL DEODORO. ALUGA-SE GALPÃO

GALPÃO NO BINGEN ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, FINO ACABAMENTO 1º LOCAÇÃO, NÃO TEM MORRO NEM RIO, EXCEPCIONAL ESCRITÓRIO COM BANHEIRO E REFEITÓRIO TODO AZULEJADO, ÁREA COM +/- 400 M², ESTACIONAMENTO PRIVATIVO. GALPÃO ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, COM 400 M2, PRÓXIMO A IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. ENTREGA IMEDIATA. GALPÃO AZULEJADO PRÓPRIO PARA CONFECÇÃO OU FÁBRICA DE COMESTÍVEL, COM 400 M2, ESCRITÓRIO, REFEITÓRIO, LAVABO, ESTACIONAMENTO PRIVATIVO. GALPÃO NO CENTRO COM 600 M². GALPÃO BINGEN BEIRA DE RUA EM EXCEPCIONAL ESTADO, OPCIONAL ESTAÇÃO DE TRATAMENTO LEGALIZADA JUNTO A FEEMA, COM ESCRITÓRIO, ESTUFA, ÁGUA PRÓPRIA. VENDE-SE GALPÃO

GALPÃO NO CENTRO PRÓXIMO À PRAÇA DA INCONFIDÊNCIA, ÓTIMO PREÇO 400 M² IMÓVEIS COMERCIAIS

ALUGA –SE ANDAR CORRIDO NO CENTRO DA CIDADE COM 800M², 10 VAGAS DE GARAGEM, ÓTIMO PARA ESCOLA, CURSO OU EMPRESAS. ALUGA-SE TERRENO

ALUGA ÓTIMO TERRENO A RUA CEL. VEIGA, JUNTO ÀS CONCESSIONÁRIAS. ALUGA –SE SALA

SALA NO EDÍFICIO ARCÁDIA VENDE-SE TERRENO

EXCEPCIONAL TERRENO NO QUARTEIRÃO INGELHEIN 1.100 M², TOTALMENTE CERCADO EM RUA SEM SAÍDA, LOCAL EXCELENTE NÍVEL SR 1 – PLATÔ COM 400 M². R$ 150.000,00 VENDA APARTAMENTO

APTO. NO CENTRO, NECESSITANDO REFORMA, 1º ANDAR, COM 3 QUARTOS GRANDES, SALÃO, COPA, COZINHA, SALA, BANHEIRO, ÁREA, VARANDA..R$ 200.000,00 APTO. DE FRENTE À RUA ROBERTO SILVEIRA COM 3 QUARTOS SENDO 1 SUÍTE, VARANDA, 2 VAGAS DE GARAGEM. R$ 850.000,00 MARAVILHOSO APTO. NO CENTRO TOTALMENTE MOBILIADO E DECORADO, PRONTO PARA MORAR, COM 3 SUÍTES SENDO 1 MASTER, PRÉDIO COM PISCINA, SAUNA, SALÃO DE FESTAS, 4 VAGAS DE GARAGEM. ENTREGA IMEDIATA. ÓTIMO PREÇO. R$ 1.200.000,00

Pão francês - R$ 5,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Anuncie no Classidiário. É grátis até 12 palavras n Escreva cada letra ou sinal de pontuação nos quadradinhos n Entre uma palavra e outra, deixe um quadradinho em branco n Preencha com letra de forma bem legível e entregue na sede do Diário

Nome:........................................................................................................................................... Identidade:................................................................................................................................... Endereço:.....................................................................................................................................

COBERTURA PRÓXIMA AO CENTRO COM 360 M², 4 QUARTOS, 2 BANHEIROS, 2 SALÕES, TERRAÇO COM PEQUENA PISCINA, 2 VAGAS DE GARAGEM. ÓTIMO PREÇO. ACEITA CASA MENOR VALOR PARTE PAGAMENTO. APTO. LUXO VALPARAÍSO COM 3 QUARTOS SENDO 1 SUÍTE, COPA, COZINHA, SALÃO, 2 AMBIENTES, VARANDÃO, 2 VAGAS, PRÉDIO COM PISCINA, SAUNA, QUADRA,. ESTACIONAMENTO VISITANTE ESPAÇO ZEN DIVERSOS

CARNEIRO MELO VENDE NEGÓCIOS COMERCIAIS: 1) POSTO DE GASOLINA, 2) PRESTADORA DE SERVIÇOS EM ELETRODOMÉSTICOS, 3) AUTO CENTER COM ESTOQUE, 4) CONFECÇÃO COM FÁBRICA E LOJAS, TRADIÇÃO NO RAMO, AS INFORMAÇÕES SERÃO FORNECIDAS DIRETAMENTE COM O SR.CARNEIRO.

Leia e assine o Diário de Petrópolis 2246-3807


2

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 11 de março de 2012

CONCURSOS PÚBLICOS Instituto Tecnológico de Aeronáutica Quem deseja se tornar um engenheiro, além de ter no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) uma oportunidade para seguir carreira Militar na área como oficial da Aeronáutica, ainda conta com a possibilidade de se formar em um dos melhores cursos de todo o país. Na seleção do ano passado, as inscrições aconteceram entre os meses de agosto e setembro. O processo seletivo, que aconteceu em dezembro, em diversas cidades do Brasil, foi composto por provas de Física, Inglês, Matemática, Português e Química, além de exame médico. Em 2010, mais de 4.500 candidatos concorreram a 130 vagas, oferecidas a pessoas de ambos os sexos com ensino médio completo. Porém, as oportunidades no ITA são destinadas a formar não só militares, mas também, profissionais civis. Na última seleção, 80 vagas foram destinadas a este público. Durante o curso, os estudantes recebem alimentação, assistência médico-dontológica e residência a baixo custo (sendo gratuita para quem comprovar situação de carência). Além disso, de acordo com dados do ano passado, ganham R$5.858,71, mensais, a partir do 3º ano de ensino. Ao concluírem a graduação, os alunos da carreira militar alcançam o cargo de primeiro-tenente, com vencimentos iniciais, em 2010, de R$7.343,88. Quem estuda no ITA pode se especializar nas áreas Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica ou Mecânica-Aeronáutica. A graduação tem duração de cinco anos e acontece em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Nesta página é possível conferir o edital completo do último processo seletivo. Dados do último concurso: Vagas oferecidas: 130 (50 para carreira militar). Quem pode participar: pessoas de ambos os sexos. Inscrições: entre os meses de agosto e setembro. Requisitos: ter concluído o ensino médio. Etapas de seleção: Provas de Física, Inglês, Matemática, Português e Química, além de exame médico. MARINHA DO BRASIL Foi publicado no Diário Oficial da União - o edital de concurso de admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) para as Turmas I e II de 2013. Para participar, o candidato precisa ter nível fundamental completo, ser brasileiro, do sexo masculino, ter idade entre 18 anos e máxima de 21 anos referenciados em 1º de janeiro de 2013, com altura mínima entre 1,54 metros e máxima de 2,00 metros. A bolsa durante o curso é de R$ 550,00, por mês, como ajuda de custo para suas despesas pessoais. Mediante a aprovação do curso, o aluno é nomeado soldado fuzileiro naval, quando passará a perceber a remuneração inicial da ordem de R$ 1.100,00. Inscrição As inscrições serão realizadas no site www.mar.mil.br/cgcfn, somente entre 8h do dia 12 de março e 23h59 do dia 12 de abril de 2012, horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de R$ 20,00, devendo ser paga, em qualquer agência do Banco doBrasil S.A, até o dia 13 de abril de 2012. Avaliação O Exame de Escolaridade tem caráter eliminatório e classificatório; o Teste de Suficiência Física, a Verificação de Dados Biográficos, a Inspeção de Saúde, o Exame Psicológico, e a Verificação de Documentos têm caráter eliminatório. As etapas mencionadas anteriormente poderão ocorrer simultaneamente, exceto o Exame de Escolaridade. O Exame de Escolaridade será realizado às 10h (horário de Brasília) do dia 29 de maio de 2012, sob a coordenação do CPesFN. Os portões de acesso de candidatos aos locais de realização do Exame de Escolaridade serão abertos às 7h30 e fechados às 9h (horário de Brasília). Após a conclusão do C-FSD-FN, o aprovado poderá ser designado para servir em Organização Militar (OM) da MB sediada em uma das seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Brasília (DF), Ladário (MS), Belém (PA), Manaus (AM), Salvador (BA), São Paulo (SP) ou Natal (RN), onde cumprirá o Estágio Inicial destinado à avaliação de desempenho ao longo do primeiro ano na graduação de SD-FN. Exercerá uma das funções destinadas a um SD-FN, de acordo com a Tabela de Lotação da OM e critérios estabelecidos pela Administração Naval. Concurso Polícia Civil RJ 2012 Civil do estado do Rio de Janeiro divulgou através do Diário Oficial do estado, edital com normas para realização de concurso público, objetivando preencher 600 vagas em cargo de Inspetor de Polícia. Segundo legislação estadual, do

total de vagas ofertadas, 5% serão destinadas para portadores de deficiência e 20% para negros ou índios. Cargo exigirá nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação(CNH) na categoria “B”. Remuneração será de R$ 2.087,70 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Inscrições As inscrições estarão abertas entre o período de 16 de fevereiro e 29 de março de 2012, apenas pela internet, através do site da organizadora do concurso, a Fundação Euclides da Cunha: www.fec.uff.br. A taxa de inscrição custará R$ 85,00. Provas A avaliação dos inscritos se dará através de prova objetiva, prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico e curso de formação. A data de aplicação de cada etapa ainda não foi informada. A Prova objetiva tem previsão para ocorrer nos municípios de Angra dos Reis, Volta Redonda, Barra Mansa, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O edital completo pode ser conferido em anexo. Defensoria Pública-RJ A Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro abriu concurso público para preencher 27 vagas em cargo da classe inicial de Defensor Público estadual. Cargo exige nível superior de bacharel em Direito mais 2 anos de atividade jurídica comprovada. A remuneração não foi informada. Das vagas destinadas a cada cargo, 20% serão destinadas aos negros e indígenas e 5% para candidatos portadores de deficiência. As inscrições foram prorrogadas e estarão abertas no período entre 26 de janeiro e 15 de março de 2012, pelo site www.portaldpge.rj.gov.br. A taxa de inscrição custará R$ 200,00. Provas O concurso constará de provas escritas discursivas de caráter geral, provas escritas específicas, provas orais e avaliação de títulos. As provas do Concurso serão prestadas pelos candidatos com inscrições deferidas, perante às Bancas Examinadoras designadas pelo Conselho Superior da Defensoria Pública. A data, local e horários das provas será divulgado posteriormente. Todas as publicações relativas ao Concurso serão obrigatoriamente veiculadas pelo Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e em jornal de grande circulação no Estado do Rio de Janeiro, ficando a critério da Comissão do Concurso a utilização de qualquer outro meio de divulgação subsidiário, inclusive a internet, no site www.dpge.rj.gov.br. O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por igual período. Organização Social em Saúde-RJ abre Processo Seletivo O Centro de Estudos e Pesquisas 28 (Organização Social em Saúde) do Rio de Janeiro, através do Hospital Materno-Infantil e Ginecológico, faz saber aos interessados, que realizará processo seletivo para provimento de 492 vagas e formação de cadastro reserva, em diversos cargos do órgão, com oportunidades para profissionais de níveis médio e superior. Segundo edital, Processo Seletivo servirá para prover cargos no Hospital Municipal Materno-Infantil e Ginecológico, da Zona Oeste, localizado na Praça 1º de Maio em Bangu, para contratação de 492 servidores temporários sob o Regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Organização do certame está a cargo do IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. Os salários oferecidos chegam a R$ 9.327,00. Cargos e Vagas Ensino médio - Assistente Administrativo(10), Agente de Documentação Médica(04), Auxiliar de Diagnósticos(04), Auxiliar de Serviços Gerais(05), Maqueiro(12), Oficial de Farmácia(07) e Recepcionista(06). Ensino médio Técnico - Técnico em Enfermagem(225). Ensino Superior - Assessor Administrativo(08), Assistente Social(03), Enfermeiro - Obstetra(20), Enfermeiro - Neonatologista(06), Enfermeiro - Generalista(61), Fisioterapeuta(02), Fonoaudiólogo(02), Nutricionista(02), Psicólogo(02), Terapeuta Ocupacional(02), Médico Anestesista(15), Clínica Médica(02), Ginecologista(08), Hematologista(01), Infectologista(01), Neonatologista(43), Obstetra(26), Patologista(01), Psiquiatra(01), Radiologista(02), Sanitarista(01), Ultrassonografista(03) e Farmacêutico(07). Inscrições As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, no período de 06 de fevereiro a 11 de março de 2012, pelo site www.ibfc.org.br. A taxa de

inscrição varia entre R$ 35,00 e R$ 70,00. A aplicação da prova objetiva está prevista para dia 25 de março de 2012, podendo ser alterada por critério do IBFC e anuência do CEP28. Os locais e horários de realização das provas serão publicados na internet no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, na data provável de 20 de março de 2012. O prazo de validade do Processo Seletivo será de um ano, contado a partir da data do resultado final, podendo, a critério do CEP28, ser prorrogado uma vez por igual período. Caixa Econômica Federal oferece vagas para nível médio e superior Enfim, saiu o tão esperado edital para concurso público nacional da Caixa Econômica Federal. Sob a responsabilidade da Cesgranrio, o concurso Caixa 2012 é destinado a formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo (Carreira Administrativa), Advogado, Arquiteto e Engenheiro nas áreas Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica (Carreira Profissional). As oportunidades na Carreira Administrativa exigem do interessado nível médio completo em qualquer área de formação, enquanto que para a Carreira Profissional é preciso ter formação de nível superior na respectiva área. Está reservada a cota para portadores de necessidades especiais, em conformidade com a legislação pertinente: de cada grupo de 20 candidatos admitidos no polo de opção, um será pessoa com deficiência considerada aprovada. O banco Estatal e a organizadora ressaltam que será respeitada a vigência dos concursos públicos anteriores (2010), a ser encerrada nos dias 13 de junho de 2012, para RJ e SP, e 28 de junho de 2012, para os demais Estados. Portanto, estão asseguradas as possíveis convocações dos candidatos classificados nesses certames, de acordo com as demandas existentes. Os inscritos no cargo de Técnico Bancário Novo passarão por três etapas de avaliação, que serão: provas objetivas, prova de redação e, por fim, exames médicos admissionais, os quais serão feitos pelos aprovados e classificados nas duas etapas anteriores e acontecerão conforme as necessidades de provimento da Caixa. Já os candidatos a Advogado, Arquiteto e Engenheiro passarão por provas objetivas, provas discursivas, avaliação de títulos e também exames médicos admissionais, seguindo o mesmo critério anterior. Financeiramente, o Técnico Bancário Novo começará a carreira recebendo um salário inicial de R$ 1.744,00 por mês, acrescido de uma série de vantagens, como a participação nos lucros e nos resultados, Plano de Saúde e Plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação e auxílio Cesta/Alimentação. Terá de cumprir uma jornada diárias de 6 horas diárias, de segunda a sexta, desempenhando atividades administrativas, prestando atendimento aos clientes e ao público e efetuando operações diversas relacionadas com o cotidiano bancário. Na Carreira Profissional - Advogado, Arquiteto e Engenheiro - a remuneração inicial será de R$ 7.734,00, contando com as mesmas vantagens do Técnico Bancário Novo e cumprindo uma jornada de 8 horas diárias. A inscrição para ambos os certames deverá ser efetuada no período entre 27 de fevereiro e 13 de março de 2012 na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 37,00 (Técnico Bancário Novo) ou de R$ 73,00 (cargos de nível superior). No ato da inscrição, o interessado deverá preencher o formulário específico, optar por um polo, que automaticamente estará vinculado ao macropolo e à cidade de provas e imprimir o documento de arrecadação da taxa. A partir de 18 de abril os candidatos deverão consultar e imprimir no site o Cartão de Confirmação de Inscrição. As provas objetivas e de redação para o cargo de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas no dia 22 de abril de 2012 e as provas objetivas e discursivas dos optantes aos cargos de nível superior será realizada no dia 15 de abril de 2012. A tabela completa contendo as cidades de aplicação das provas pode ser consultada no segundo anexo do edital. Os gabaritos das provas objetivas serão distribuídos à Imprensa e disponibilizados no site da organizadora no primeiro dia útil seguinte ao de realização das mesmas. Os resultados finais para as carreiras administrativa e profissional possivelmente serão divulgados nos dias 19 de junho e 09 de julho de 2012, respectivamente. O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, a critério da CAIXA, uma única vez, por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final deste Concurso Público. Outras informações referentes ao Concurso Público poderão ser obtidas na Central de Atendimento da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, pelo telefone 0800 701 2028, ou pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br.


domingo, 5 de julho de 2009

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

54 anos

3


4

54 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

domingo, 5 de julho de 2009

diariodepetropolis  

artigos, cidade, colunistas, espotes

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you