Page 1

Diário

de Petrópolis

Site: www.diariodepetropolis.com.br

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

56 anos

Preço do exemplar: R$ 1,20

Nº 15.771 - Quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Choque De ordem

Órgãos de segurança unidos para coibir abusos na cidade Fotos: Divulgação

Representantes de órgãos de segurança do município se reuniram ontem para dar continuidade ao trabalho de fiscalização no centro histórico

Passam de 400 milhões prejuízos de empresários Pesquisa feita pela Fecomércio mostra que 84% do comércio da Região Serrana foi afetado pelo temporal de janeiro. (Página 7)

Bernardo Rossi criou comissão que vai rever contrato com a Concer

Segurados do INSS procuram agências

Uma comissão da Assembléia Legislativa do Rio de janeiro vai rever o contrato da concessionário Concer, que administra a rodovia BR-040. A medida foi proposta na sessão de ontem pelo deputado Bernardo Rossi teve o apoio da maioria dos deputados. Rossi questiona a diferença do preço dos pedágio

de outras rodovias do país e diz que chega a 300%. O valor atual é de R$ 7,70, o que para ele é um abuso já que falta contenção de encostas, sinalização, além disso acontece constantemente quedas de árvores, deslizamentos de barreiras, não há telefones de emergência e faltam obras de infraestrutura. (Página 5)

Wagner Batista

Pais que fizeram a pré-matrícula devem comparecer às escolas

A medida que atende os municípios da região atingida pela chuva, está agradando os aposentados e pensionistas, que foram buscar o pagamento antecipado. (Página 3)

nesta edição

Carro perde o freio e atingi fortemente a parede de um dos cômodo de uma casa do Quarteirão Brasileiro.

Dora Kramer Pág. 3

Municipal, Fiscalização de Postura da Secretaria Municipal de Fazenda e Vara da Criança, do Adolescente e do Idoso. Para dar continuidade ao trabalho, ontem, os órgãos responsáveis se reuniram e debateram os resultados. Todos garantiram que o trabalho vai continuar e frisaram que as operações não terão dias, nem horários determinados, serão realizadas em finais de semanas alternados. (Página 5)

Bernardo Rossi quer pedágio mais barato

Consórcio quer revitalizar setor turístico A medida tomada pelos secretários municipais de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo e pelo secretario de turismo do estado, visa recuperar o setor na Região Serrna. (Página 5)

A operação na última sexta-feira resultou na prisão de uma traficante e na apreensão de um menor, além disso, 30 motocicletas foram multadas, 22 papelotes de cocaína foram apreendidos e dois bares foram autuados por permitir o consumo de bebida alcoólica por menor. A ação pelas ruas do centro da cidade foi feita pela Secretaria de Segurança Pública do Município em parceria com a PM, PC, Guarda

Carro desgovernado invade casa O acidente ocorreu por volta das 9h, quando o Fiat Tempra de um técnico em eletrônica, mo-

rador de uma casa acima da atingida, perdeu o freio e chocou-se contra a residência, localizada à

servidão José Mayworm, no Quarteirão Brasileiro. Por sorte ninguém se feriu. (Página 5)

O setor de matrícula da Secretaria de Educação solicita aos alunos ou responsáveis que realizaram a pré-matrícula 2011 através do sistema 0800 que compareçam às escolas indicadas para efetivar a matrícula. O prazo foi estendido até o dia 11 de fevereiro. A Secretaria de Educação foi informada por unidades da rede que muitos pais ainda não compareceram para efetivar a matrícula para garantir as vagas nestas escolas, por isso foi decidido estender por mais cinco dias o prazo para a efetivação. A listagem da pré-matrícula 2011 foi divulgada através da Internet (www. petropolis.rj.gov.br), por telefone ou na própria secretaria. (Página 5)

Novos ônibus para linha 700 esta semana Os 5 ônibus vão entrar em operação essa semana na linha 700 da Viação Autobus sob intervenção A Prefeitura diz que o edital de abertura de nova concessão está sendo finalizado (Página 8)

Bandidos armados invadem casa Três homens armados invadiram a casa de uma professora no Quitandinha. Um dos bandidos amordaçou a família, enquanto os outros roubavam computadores, celulares e dinheiro. (Página 5)

Deputado fará vistoria no Rio Piabanha Marcus Vinícius (PDT) anunciou que vai vistoriar às margens do Rio Piabanha, que fica na altura do Km 59 da BR-040. Há 20 dias já foram despejados cerca de 300 caminhões de lixo no local. (Página 8)


2

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

Ponto e Contraponto Antônio Cláudio Gomes

ABRIGO

N

a solenidade onde a Empresa dos Correios cedeu as intalações do centro de treinamento – localizado na Fazenda Inglesa – à Prefeitura de Petrópolis para alojar parte dos desabrigados das enchentes, compareceram diversas autoridades. Entre as quais podemos destacar o ministro Luiz Sergio; o prefeito Paulo Mustrangi; o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro; o senador Lindberg Faria, o deputado federal Edson Santos, o tenente Coronel Ibis, os secretários municipais Wilson Franca, Luiz Peixoto, Arderson Juliano, Nelson Sabrá, Aparecida Barbosa, Hélio Moura, Stenio Santos e Orlindo Pozzato; os veradores Wagner Silva, Jorginho Banerj e Gil Magno; e representantes da Defensoria Pública e da Justiça do Trabalho. A PRIMEIRA VEZ Na ocasião, o ministro Luiz Sergio lembrou que a primeira viagem da presidenta Dilma Roussef foi para Região Serrana, onde sobrevoou as áreas atingidas e pousou em Nova Friburgo – cidade pela qual a presidenta tem um vínculo afetivo especial, pois é a cidade natal de sua mãe. Luiz Sergio lembrou ainda que as condições de voo não eram favoráveis para o helicóptero e mesmo assim a presidenta mandou prosseguir o voo.

Política e tradição  Petrônio Souza

Gonçalves

L

onge de Minas e das boas tradições mineiras, a presidente Dilma Rousseff segue a rotina que revela o mais profundo ensinamento de seu estado natal: trabalhar em silêncio! Em seu primeiro mês de governo, constatamos a mudança de foco na gestão presidencial, passando da origem das greves barulhentas para o anonimato das ações e planos clandestinos. Na condução de seu país, cada presidente revela a sua origem, sua formação, desde a Velha República até os dias de hoje. Em Dilma Rousseff duas escolas políticas se encontram. A boa convivência mineira e o determinismo sulista. Uma a temperança; outra, tempestuosa. É, verdadeiramente, uma boa fusão. Nos dois casos, encontramos o nacionalismo em Artur Bernardes e Getúlio Vargas. Identificamos

traços em seu discurso dessa conduta política. Gerente, com modos de exigente, muito se espera da presidente, sob o olhar atento de toda a nação, com a fria análise de uma visão feminina. É preciso arrumar a casa, colocar as contas em dia, programar as viagens, levar os meninos para as escolas, marcar o médico, cuidar do jardim, limpar o quintal, conferir a faxina, separar o lixo, economizar na conta de água, luz e telefone, chamar o bombeiro e cuidar do futuro do país. Ser uma grande mãe, depois de decaídos pais. O povo brasileiro quer sempre abraçar, agradecer, festejar. A presidente não pode errar, pois pesa sobre ela o preconceito esquecido no congelador, depois de uma generosidade imensa, que precisa ser correspondida. Lula quebrou o ranço que se nutria contra os que não foram ungidos, contra os que emergiram nos duros processos democráticos. Dilma terá que

ÔNIBUS SALVADOR Na fala do prefeito Paulo Mustrangi, um fato chamou minha atenção, quando ele citou um dos desabrigados ali presente. Ao terminar a cerimônia fui ao encontro do Seu Walter, 65 anos, que morava numa fazenda, onde trabalhava, no Vale do Cuiabá. Walter contou que foi salvo por conta de um ônibus que devido a chuva e o alagamento ficou parado bem em frente ao local e serviu de tábua de salvação para ele e outros moradores, já que a fazenda foi totalmente destruída. Agradecido, Walter vai morar no novo abrigo com seu filho mais novo. ‘PERÓPOLIS’ O sempre colunável Ricardo Amaral foi o entrevistado do Programa Roda Viva desta semana e deu duas declarações que interessam diretamente aos petropolitanos: a construção de um sofisticado Resort na praia do Peró, em Cabo Frio e a realização de um Super Festival de Inverno, em Itaipava. O grande empresário da noite carioca disse ainda que acredita que os ‘lounges’ são uma forte tendência nas diversões noturnas. PLUMAGEM TUCANA O ex-presidente Fernado Henrique Cardoso foi a estela do programa de televisão do PSDB, veiculado na semana passada. Em busca de novos rumos, os tucanos revisaram a tática da última eleição presidencial quando se equivocaram ao esconder FHC. O PSDB possui 1,3 milhões de filiados em todo o Brasil, 8 governadores, 10 senadores, 53 deputados federais, 123 deputados estaduais e 788 prefeitos.

OS DOIS LADOS DA MOEDA Para muitos analistas da cena brasileira, a estabilidade da moeda, consolidada no governo FHC, foi a condição necessária para os avanços sociais da era Lula. Enquanto no embate político partidário FHC e Lula parecem se opor, na análise mais distanciada a impressão que fica é de complementariedade. ANTES E DEPOIS DAS CINZAS Foram acertadas as decisões de que não haverá rebaixamento no Grupo Especial e de que as escolas de samba atingidas pelo incêndio não irão a julgamento.

consolidar isso, pois seu sucesso é a consagração de um processo inédito no Brasil republicano. A soberania de um país é uma postura que vem de dentro para fora. Primeiro a soberania da gestão, dos cargos públicos, da política financeira, dos investimentos sociais, da relação entre os poderes, do determinismo político, da mentalidade de governo e da visão de um país e de mundo. Depois, a independência nas escolhas internas e externas, da autodeterminação encarnada. Até bem pouco tempo, essa conduta era impensável para o Brasil, o que foi fruto de anos e anos de controle externo, espoliações e submissão. Iniciamos um processo austero, mais condizente com nossa grandeza frente ao mundo, construindo uma respeitosa relação com o resto do planeta. Isso tudo reflete em nossa economia, na credibilidade internacional, no credenciamento de uma nação que progride e

 Edgar Flexa

Ribeiro

L

ula governou num tripé: ubiqüidade, verbosidade e irresponsabilidade. Ocupou todos os espaços, falando sem parar, fazendo sempre o que quis e lhe conviesse no momento, reservandose o direito de depois sustentar ou não o que disse e o que fez. Personalizou o uso do poder a extremos, e ergueu - como nunca antes na história deste país o fantasma do caudilhismo latino americano. Neutralizou o Congresso, subjugou-o de mil maneiras – contando para isso com a descoordenação de uma oposição atarantada. As conversas sérias eram com o alto empresariado,

com as centrais sindicais e com os movimentos ditos “sociais” eleitos como interlocutores privilegiados. Para o Congresso iam as medidas provisórias, já sob a forma de “prato feito”, que só recebiam pequenos acréscimos para satisfazer interesses localizados deste ou daquele parlamentar. Dilma vai se distanciando desse formato. Recebe reivindicações de centrais sindicais e envolve o Congresso no debate. Diz o que pensa e interfere quando acha necessário, e prepara-se para sustentar o que disse e fez. Não hesita em repreender, cancelar férias ou afastar auxiliares, chamando para si as responsabilidades e as conseqüências do exercício do poder. Por esse caminho a de-

mocracia brasileira pode se recuperar. Não como um arremedo ou contrafação, ao sabor de vontades e conveniências pessoais de um líder iluminado, mas como um regime fundado na vontade popular, constitucionalmente organizado. E é aí que a porca torce o rabo. Depois de oito anos, depois de duas legislaturas sob o regime em que vínhamos, é razoável perguntar se poderemos contar com um Congresso que corresponda às suas responsabilidades e funções originais. O próprio PT, as lideranças de suas diversas alas e tendências, vão ficar unidas na ausência do chefe que as obrigava e embalava com sua popularidade? E a famosa base

Contatos com a coluna: antoniocgomes@hotmail.com e no Twitter: @AntonioClaudio7

 Jornalista e escritor www.petroniogoncalves. blogspot.com

aliada, será sempre aliada? E a oposição, vai continuar se perdendo nos corredores? As lideranças sindicais, o empresariado, a banca, os apadrinhados, os contentes e os descontentes irão se comprometer com a democracia ou vão preferir seguir por outros caminhos? O poema de Carlos Drummond de Andrade vem logo à memória. “E agora José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora José?” e o final: “ ...você marcha José! José, para onde?” Sugiro a leitura do poema todo... Fonte blog do Noblat  Educador, radialista e presidente da Associação Brasileira de Educação

África - onde está Wally?  Horta

Á

FRICA – um imenso continente banhado por dois importantes oceanos: o Atlântico e o Índico. População de 800 milhões de habitantes, com grande número de países. É bipartida pelo deserto do Saara ficando ao norte o Oriente Médio de população predominantemente árabe e ao sul do deserto, a África negra. O Oriente Médio é milenarmente uma região conflituosa, e agora surge o problema da revolta do povo egípcio, de 80 milhões de pessoas. O Egito mantém o maior exército árabe, ocupa posição geográfica estratégica; tem o

rio mais longo do mundo, o Nilo e o Canal de Suez, peça importante na geografia econômica regional. O Egito é amigo dos EUA desde a ascenção de Anwar Sadat (assassinado); é o primeiro país a reconhecer o Estado de Israel, no que não foi seguido pelos demais países do Oriente Médio, fato que impede a paz na região e a solução da questão Palestina, paz perseguida desde a guerra dos 6 dias, quando Israel destruiu ainda no solo 400 aviões egípcios, além de desmantelar as pistas de pouso e terminar vencendo o conflito. Em sequência a Abdel Nasser que na ocasião presidia o Egito, surgiu Anwar Sadat (Nobel da Paz), e depois em 1981, Hosni Mubarak, este últi-

mo tido como um corrupto ditador que se eterniza no poder. Também o Egito está prejudicado pela crise econômica e financeira mundial. Grassa neste país o desemprego, os aumentos constantes de preços, os baixos salários, fatos que se somam à violência e à repressão policial. Mas onde está Wally? Mubarak está no poder desde a morte de Anwar Sadat e é sustentado política e financeiramente pelos EUA, de quem á aliado fiel. Nesta crise egípcia já se fazem presentes os dedos costumeiros dos bombeiros internacionais, diretores da política e da diplomacia mundial. Todos estão muito apressados agora em resolver correndo este le-

SAÚDE NÃO TEM PREÇO O Ministério da Saúde baixou portaria que normatiza a oferta gratuita de medicamentos para o tratamento de Hipertensão e Diabetes. A previsão é de que a partir do dia 14 os remédios estejam disponíveis nas farmácias e drogarias conveniadas ao programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’ do governo federal.

se desenvolve e, principalmente, na valorização de seu povo. Atentos e serenos, acompanhamos os primeiros dias de um novo governo. Nos bastidores, as velhas disputas não por cargos, mas sim por comissões, como um problema que precisa ser enfrentado e extinguido, dentro de uma antiga prática que conhecemos como fisiologismo. O Brasil não suporta mais isso. É preciso interromper esses processos viciosos, que fazem nosso país e nossa política menores e piores. O novo não é apenas pelo começo. Só por isso, seria mais seguro a continuidade. Ele é mais por uma nova postura, um novo olhar, uma nova mentalidade. E é esse novo que se assenta sobre a imagem da primeira presidenta eleita do Brasil. É esse novo que mais de 190 milhões de almas brasileiras esperam.

E agora José?

POR OUTRO LADO Lula confirma sua ação internacional preferencial pela África e participa do Fórum mundial social em Dacar, no Senegal. É a segunda vez que o Forum é realizado na África. Já em relação ao aniversário do PT, em março, é grande a expectativa da fala do expresidente, que até aqui tem sido comedido em seus comentários ao governo de sua sucessora.

QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias

D

IÁRIO DE PETRÓPOLIS 56 anos

Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

vante antes que ele se propague por todo o Oriente Médio e aí teremos então uma grande carnificina; o Diretório tem que agir para defender o petróleo e preservar Israel. O petróleo é um bem sagrado, e Israel é uma reserva militar com grande poderio: urge defender estes preciosos itens. Mas.. onde está Wally? Para onde Wally vai levar o Egito? Wally conseguirá conter o mundo árabe, e mais o Irã? Será que está na ONU? Será que está no Banco Mundial? Será que está em Londres? Em Bon? Em Washington? Alguém tem que encontrar o Wally rapidamente, antes que as ruas do Cairo se cubram de vermelho.  Bacharel em Direito Site: www.diariodepetropolis.com.br

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

Rua Joaquim Moreira 106 Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


DORA KRAMER Em contrapartida

É

toma lá dá cá: “Não vamos conseguir mais recursos para a Saúde se não mostrarmos antes para a sociedade para onde vai o dinheiro e se está sendo bem empregado”, diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre a possibilidade de o governo propor a volta da cobrança da CPMF com a justificativa de que o dinheiro iria todo para a saúde pública. Ou seja, pelo menos no pensamento, há no ministério uma concepção lógica. Primeiro o governo faz a sua parte e depois cobra a conta da população. Muito bem, mas e a ação? Segundo ele, começa em abril com a implantação de um modelo de gestão quase empre-

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011

sarial: controle de desempenho, cobrança de resultados e avaliação do grau de satisfação do usuário, no caso do Sistema Único de Saúde. Coisa para um ano, ao fim do qual a ideia é assegurar acesso amplo, com qualidade de atendimento. “Todo mundo sabe e concorda que a Saúde precisa de mais dinheiro, mas se a gente não fizer o máximo com o que temos é absolutamente impossível pensar em exigir o que quer que seja a mais da população.” Resolver o problema todo, Padilha está cansado de saber que não é possível, mas acha perfeitamente factível que o governo federal, dono do dinheiro, passe a exigir de Estados e municípios,

para onde vão 90% do orçamento do ministério. Na primeira etapa as medidas só dependem do Executivo: a divisão do País em pouco mais de 500 “regionais sanitárias” com assinaturas de “contratos de ação pública” com validade de um ano. Cada regional englobará serviços que vão desde o atendimento básico, emergência, ambulatório e hospitais de alta complexidade. “As pesquisas mostram que quem é atendido avalia bem o sistema. O problema é o acesso em tempo e qualidades adequados”. O controle será feito regional a regional: as que conseguirem bons indicadores terão prioridade para receber verbas e equipamentos. Na outra ponta, a punição

para as regionais que não atenderem às exigências. Aí, sim, será preciso aprovação do Congresso para a lei de responsabilidade sanitária, uma espécie de lei de responsabilidade fiscal, condicionando os repasses de recursos ao desempenho no serviço. A proposta já tramita no Legislativo e está na dependência da boa vontade de suas excelências e da habilidade do ministro em conseguir organizar o caos reinante na “base”. Funasa - Alexandre Padilha ainda não definiu os nomes para o comando da Fundação Nacional de Saúde. Mas já decidiu que a diretoria terá perfil técnico. “Não tenho compromisso de negociar nada com o PMDB.” Em execução - A propósito da proposta de renovação do “pacto republicano” entre os três Poderes por uma Justiça mais ágil e a crítica feita aqui a compromisso semelhante firmado em 2009 e solenemente ignorado, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos escreve para lembrar que uma primeira versão do pacto, de 2004, foi quase que

3

totalmente executada. “O Conselho Nacional de Justiça foi instalado, o Ministério apresentou diagnósticos sobre o Poder Judiciário, a Defensoria Pública e o Ministério Público, o CNJ apresentou seis diagnósticos sobre o sistema judicial e, dos 26 projetos de lei apresentados, 17 foram aprovados”, relata. Em resumo, diz ele, o primeiro passo foi dado mostrando que se houver empenho as coisas andam. Justamente - e aqui não são palavras do ex-ministro - o que faltou ao “pacto” de 2009, assinado em meio à crise dos atos secretos do Senado e transformado, assim como a reforma de meios e modos do Parlamento, em promessa vã. Apagões - Tão exigente em relação ao desempenho dos subordinados, a presidente Dilma Roussef é tolerante com o ministro Edison Lobão. Mas, considerando que controla o ministério de Minas e Energia desde 2003, Dilma é quem deve dar resposta às falhas constantes do sistema.

CIDADE

Procura por antecipação de pagamento é grande Fotos: Arquivo

Jaqueline Gomes jaquelinegomes@diariodepetropolis.com.br

A possibilidade de antecipar um pagamento está agradando aos petropolitanos que são beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida está vigorando desde a última segunda-feira e atende os moradores dos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Sumidouro, que tiveram decretado estado de calamidade pública em função da catástrofe que atingiu a Região Serrana em janeiro deste ano. Nas principais agências bancárias pagadoras do INSS em Petrópolis, a procura foi grande nestes primeiros dias. O que mais está agradando aos aposentados e pensionistas é que o empréstimo poderá ser pago em até 36 meses sem juros. Na agência do Banco do Brasil, mais de 100 clientes fizeram a solicitação da antecipação do salário até a tarde de ontem. “A procura está sendo muito grande nestes primeiros dias. Vale lembrar que a solicitação deve ser feita na agência pagadora do benefício. Logo depois

Nas principais agências bancárias pagadoras do INSS em Petrópolis, a procura foi grande na segunda e ontem - primeiros dias para a antecipação

da assinatura do termo, o dinheiro é creditado na conta do beneficiário”, informou Ana Kátia Romero Nicolino, gerente geral da agência Petrópolis. Na Caixa Econômica Federal a situação não é diferente. Cerca de 200 clientes

Vereadores reclamam da falta de fiscalização no trânsito Vinicius Henter

O trânsito foi tema de reclamação na sessão de ontem da Câmara. Assim como na semana passada, o vereador Márcio Muniz (PSC) criticou a falta de fiscalização na Rua do Imperador, no Centro, já que motoristas estariam parando junto à calçada, deixando apenas uma faixa para o trânsito de veículos. Muniz e Wagner Silva (PPS) elogiaram o prefeito Paulo Mustrangi, mas pediram que ele olhe com mais atenção para a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). “Ontem, às 13h30, vários carros parados na Rua do Imperador com o pisca alerta ligado. Andei a rua inteira e não vi ninguém fiscalizando. Não tem reboque e não tem guarda na rua. Agora, os guardas sumiram. Antigamente, quando eram menos carros, nós víamos um guarda a cada esquina”, disse Muniz. Já Wagner Silva lembrou que no ano passado alertou o prefeito para a situação da Secretaria de Educação. Para

o vereador, agora a preocupação é a CPTrans. “O nosso prefeito, se não olhar para a CPTrans, vai ter o terceiro problema do seu governo. Os primeiros foram a saúde e a educação. Chegou a hora do prefeito acordar e olhar a CPTrans”, disse Wagner. “O prefeito é um sujeito sério, mas tem uma meia dúzia de assessores que querem derrubá-lo”, concordou Muniz. Fiscalização no Bonfim melhora O único vereador que elogiou a ação da CPTrans foi Silmar Fortes (PMDB), já que agentes de trânsito coordenaram o trânsito no Bonfim no último fim de semana. Na semana passada, o peemedebista havia alertado para os problemas do bairro causados pelo estacionamento irregular. Como disse Silmar, os banhistas que vão às cachoeiras estavam parando os carros em uma rua importante do Bonfim, impedindo o acesso de ônibus e caminhões, prejudicando moradores e produtores.

estiveram na agência Imperial para solicitar o empréstimo. “No primeiro dia foram 80 pessoas e hoje (ontem) vamos chegar a 120. Como a nossa expectativa de procura é muito grande, preparamos um esquema especial para atender a estas pessoas. So-

mente nesta agência, são três mil beneficiários do INSS que podem fazer a solicitação”, contou o gerente geral da agência, Petrônio Garcia. Ele disse ainda que até 300 pessoas poderão ser atendidas por dia na agência. “Com este espaço específico que

disponibilizamos para estes clientes temos a possibilidade de atender esta demanda tranquilamente”, afirmou. Após a assinatura do termo na agência de origem do pagamento e a liberação do crédito, os beneficiários poderão sacar o dinheiro em

qualquer outra agência, nos caixas eletrônicos ou nos correspondentes bancários com o próprio cartão do INSS. O adiantamento deverá ser pago em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começarão a ser feitos na folha de pagamento referente ao mês de maio. Não têm direito ao adiantamento aqueles que recebem benefícios temporários, como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão. O INSS enviou para as agências bancárias dos municípios a lista dos beneficiários que têm direito ao adiantamento e um formulário para a opção. Os aposentados e pensionistas que recebem ou residem em um destes sete municípios, mas que não estão com o nome na lista elaborada pelo INSS, poderão requerer o direito à antecipação em uma Agência da Previdência Social (APS). Neste caso, para que a operação seja autorizada, o beneficiário deverá comprovar que residia no município antes da decretação do estado de calamidade pública. O direito de optar pelo adiantamento ficará disponível por um período de 60 dias, contados a partir do dia 7 de fevereiro.

Ampla responde questionamentos da CPIM, mas ainda falta a prefeitura Prefeitura de Petrópolis com a Ampla? Em caso positivo, qual o valor?”.

Vinicius Henter

O vereador Wagner Silva (PPS), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito Municipal (CPIM) que investiga as relações entre prefeitura e a concessionária de energia Ampla, voltou a cobrar da prefeitura respostas para os questionamentos que a CPIM fez. Na sessão de ontem da Câmara, ele também leu as respostas que a Ampla deu à Comissão, mas a concessionária também não respondeu a todas as perguntas. Em relação ao aterramento da fiação elétrica no Centro Histórico – principal motivo para a criação da CPIM -, a prefeitura informou que, no lado ímpar, falta somente concluir a rede de distribuição de média e alta tensão. “A obra foi contratada através de ofício encaminhado à Ampla, dando inicio aos processos licitatórios 15380/2005 referente ao lado par e 069/07 referente ao lado impar. (...) a obra do lado par encontra-se finalizada, tendo

Wagner Silva (D), presidente da CPIM, cobra as respostas da prefeitura

sido executada pelo Consórcio Novo Imperador, ao valor total de R$ 5.093.742,67, ao passo que do lado impar foram executados serviços de iluminação publica subterrânea, pelo Consorcio Novo Centro Histórico ao valor total de R$ 6.947.757,79, restando somente concluir a rede de distribuição de média e alta tensão”, informou a prefeitura. Já a Ampla respondeu apenas que “as obras de con-

versão da rede aérea em subterrânea, no centro histórico, foram realizadas com base no artigo 142 III do Decreto Federal 41.019/57”. Entre os questionamentos feitos ao governo municipal, mas que não foram respondidos, por exemplo, estão “Relação de todas as empresas que prestaram serviço de aterramento dos fios e dos transformadores no Centro Histórico e seus respectivos valores” e “Existe dívida da

Dados do fornecimento de energia em Petrópolis Segundo a concessionária, são 193.196 clientes em Petrópolis, porém somente 132.551 relógios ativos. O furto de energia representa uma perda de mais de 10% para a empresa, segundo dados da Ampla para o período entre janeiro e outubro de 2010. Em relação à iluminação pública, a empresa informou que são 42.888 postes cadastrados, e que a taxa cobrada aos petropolitanos é repassada mensalmente à prefeitura até o décimo dia útil. Nos últimos cinco anos, o total repassado teria sido de R$ 74.478.826,95, o que representa uma média de R$ 1.000.063,00 por mês. Questionada sobre o uso da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), a Ampla respondeu que a gestão dos recursos arrecadados com a taxa é realizada pela prefeitura.


4

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

56 anos

QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011

Convite

Supremo no IAB

A jornalista Andrea Cristina Lopes Garcia foi convidada pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Petrópolis Paulo Igor para assumir o cargo de assessora de comunicação dessa Casa Legislativa. Um excelente nome.

Com a iminente nomeação de Luiz Fux para o cargo de ministro do STF, o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros manterá importantes vínculos com a Corte. Além de Fux, os ministros Carlos Ayres de Britto e Carmen Lúcia também são membros do Instituto. O presidente do IAB, Fernando Fragoso, diz que a entidade tem antigos e permanentes laços com a Suprema Corte, dada a excelência cultural de seus filiados. "O IAB é uma instituição que congrega há 168 anos os melhores juristas do Brasil, atraindo para seus quadros aqueles profissionais que se dedicam ao desenvolvimento da ciencia jurídica, da legislação e da jurisprudência". O ministro Eros Grau, que se aposentou em agosto de 2010, é membro do IAB e já ocupou na instituição o cargo de Orador Oficial.

Célio Thomaz

A conferência Quando o dia 12 chegar as 21 horas acontece no Teatro Dom Pedro em nossa Imperial Cidade a peça “A Conferência”que já foi vista nas grande capitais do Brasil. No elenco o petropolitano Claudio Gomide e Paulo Zanon, com direção da talentosa Monah Delacy. 

celiothomaz@celiothomaz.com.br Na foto o médico urologista André Sá Earp com o aniversariante Manoel Belerique um dos nossos grandes cirurgiões plásticos do nosso Estado.

Dudu Nobre... Quem estará se apresentando na noite desta quintafeira na Boite Tamboatá é o sambista global Dudu Nobre. Os convites já estão a venda... 

Mini-workout Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos. 

Nobel da Paz WikiLeaks é indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Segundo o parlamentar norueguês Snorre Valen, autor da indicação, o site é "uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência" no século XXI. 

Calçadas X Ortopedistas... Bem que a administração pública municipal poderia solicitar aos proprietários de residências e estabelecimentos comerciais que mantenham as calçadas em ordem, já que muita delas em Petrópolis estão mal conservadas, rachadas, com falhas e buracos. Ontem assistimos uma senhora torcendo o pé, teve que pegar um táxi e ir para um hospital ou clinica e procurar um ortopedista... É lamentável, vamos colocar a postura pública para agir... 

40 anos de Elos... Marli Baffa, Presidente do Elos Petrópolis prometendo movimentar neste inicio de ano já que o Elos completa seus 40 anos de existência e terá Festa a altura do Clube. Em breve mais detalhes...

Niver...

Atarefado O Jovem e dinâmico arquiteto Leandro Esteves anda atarefadissimo com muitos projetos e acompanhamento de interiores e exteriores, sempre no eixo Rio – Petrópolis – Região dos Lagos – Juiz de Fora... 

Niver de Eloy No dia 10, aniversariando o estimado professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos Presidente da nossa Academia Petropolitana de Letras, pessoa muita querida na sociedade petropolitana. Ele transita em todos os escalões do notável saber, quer no desempenho das funções de ator, produtor, diretor ou de teatrólogo de nomeada ou também compondo belas poesias, pesquisas históricas, produções jornalísticas e arrazoados filosóficos inerentes ao pensador e humanista dos maiores, dos melhores do cenário intelectual brasileiro. 

Quem está somando nova idade na amanhã é o renomado cirurgião plástico Manoel Belerique, que comemorará a data ao lado de seus familiares. Nossos parabéns ! 

Chá no Copa... No fim da tarde da última sexta-feira, o Comandante Arnaldo Paulo recebeu um pequeno grupo de amigos para chá no Copacabana Palace Hotel. Entre os presentes podemos destacar A tabeliã Sonia Pereira, Wanda D’angelo, Marli Baffa, Denise e Domingos Baffi. 

Novos Membros do T.R.E. O desembargador Luiz Zveiter, do Tribunal de Justiça do Rio, e o juiz titular da 3ª Vara Empresarial da capital Antonio Augusto de Toledo Gaspar tomaram posse na tarde da última segunda-feira, como membros efetivos do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A cerimônia foi na sede do TRE-RJ. A vaga que foi ocupada pelo desembargador Zveiter é decorrente do término do mandato do ex-presidente, desembargador Nametala Jorge. Na mesma solenidade, a corte elegeu por aclamação o Desembragador Luiz Zveiter como novo presidente, cargo exclusivamente ocupado por membro titular da classe dos desembargadores estaduais. Segundo consta a Posse do Presidente Eleito Desembargador Luiz Zveiter aocntecerá no dia 15 de março.

O casal amigo Rita e Renaldo Otero, quando do recente e lindo aniversário de quinze anos de Tereza Medeiros, filha de Marlene e João Medeiros

Pão francês - R$ 5,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

TRANQÜILIDADE PARA A SUA EMPRESA

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informática Escrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito Trabalhista Projetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Corretagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializado Direção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582 Advogado – OAB/RJ 59.566 Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322


QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

5

CIDADE

Bernardo Rossi quer pedágio mais barato O contrato da concessionária Concer, que administra a rodovia BR-040, trecho entre Petrópolis e Juiz de Fora será revisto por uma comissão de deputados instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A comissão foi proposta na sessão desta (08) pelo deputado Bernardo Rossi e já teve o apoio da maioria dos deputados. Bernardo Rossi questiona uma diferença que chega a 300% em relação ao pedágio praticado em outras rodovias do país em comparação aos R$ 7,70 cobrados pela Concer com a contrapartida de um serviço de baixa qualidade. “Falta contenção de encostas, sinalização e melhores condições das pistas. Os acidentes são constantes, assim como quedas de árvores e deslizamentos de barreiras. Não há telefones de emergência e faltam obras de infraestrutura”, citou Bernardo Rossi. O deputado estadual mostrou ainda aos parlamentares que a BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 300 mil turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de mercadorias para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município e aos milhares de petropolitanos

que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana. Bernardo Rossi ainda pontuou que está em curso uma ação na Justiça proposta ano passado quando ele ocupava a presidência da Câmara de Vereadores. A ação, movida contra a Concer e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pede melhorias imediatas por parte da concessionária. A justiça acolheu ação concedendo, em setembro de 2009, liminar obrigando a Concer a, em 30 dias, iniciar as realizações necessárias. A empresa, no entanto, recorreu de decisão. - Ficou claro que a Concer, com este recurso, se nega a promover o que o próprio contrato prega por isso nosso pedido de revisão das formas com que ele foi assinado. O trabalho da comissão pode, inclusive, embasar a justiça para obrigar a empresa a desempenhar um serviço melhor”, completa o deputado. Bernardo Rossi expôs aos parlamentares que até mesmo a duplicação da pista de subida da serra, prevista no contrato desde 1995, não sai do papel. “Ano passado a Concer apresentou um projeto faraônico para a duplicação que gerou uma série de questionamentos do poder público e usuários sobre sua viabilidade e segurança”.

Educação convoca pais que fizeram a pré-matrícula 2011 O setor de matrícula da Secretaria de Educação está solicitando aos pais de alunos e/ou responsáveis que realizaram a pré-matrícula 2011 através do sistema 0800 que compareçam às escolas indicadas para efetivar a matrícula. O prazo foi estendido até o dia 11 de fevereiro. O prazo inicial para a efetivação da matrícula nas escolas da rede municipal foi de cinco dias úteis a partir da divulgação da listagem, que ocorreu em 28 de janeiro. A listagem da pré-matrícula 2011 foi divulgada através da Internet (www.petropolis.rj.gov.br), por telefone ou na própria secretaria (Rua Moreira da Fonseca, 33, Centro). Os pais ou responsáveis tinham até o dia 7 de fevereiro para comparecer às unidades

indicadas e efetivar a matrícula do aluno. No entanto, a Secretaria de Educação foi informada por unidades da rede que muitos pais ainda não compareceram para efetivar a matrícula para garantir as vagas nestas escolas. A Secretaria de Educação decidiu estender por mais cinco dias o prazo para a efetivação. Os pais têm agora até o dia 11 de fevereiro para comparecer às unidades a fim de regularizar a situação dos alunos. “Verificamos que em algumas unidades as matriculas não foram realizadas, por isso, estendemos o prazo. Mas é importante que os pais se dirijam às escolas até a nova data para que nenhum aluno fique fora da escola”, disse a subsecretária de educação, Claudia Quintanilha.

Aulas serão iniciadas em Itaipava no próximo dia 13 O retorno das aulas nas quatro escolas municipais afetadas pelas chuvas que atingiram Itaipava no último mês está marcado para o dia 14 de fevereiro, próxima segundafeira. A decisão da Secretaria de Educação tem como base preservar os alunos do cheiro de tinta fresca e dos restos de obras que ainda estão sendo removidos. Nas outras 179 escolas da rede municipal as aulas começaram normalmente hoje (08). Em apenas um mês, as comunidades em Itaipava que foram brutalmente prejudicadas pela enchente do Rio Santo Antônio na madrugada do dia 12 de janeiro, começam a retomar sua rotina. Atendendo a solicitação do prefeito Paulo Mustrangi, a Secretaria de Obras deu início às reformas das quatro escolas afetadas logo após a avaliação dos danos às unidades. Na última segunda-feira (7), os funcionários da Secretária de Obras davam os últimos retoques na pintura e retirada de detritos das obras nas unidades que são: Theodoro Machado, Santo Antônio (ambas no Vale do Cuiabá), Amélia Antunes Rabello (Madame Machado e Darcy Correa da Veiga (Santa Mônica), como foi constatado pela vistoria realizada pela Secretaria de Educação. O secretário de Educação de Petrópolis, professor William Campos, informou que a decisão de iniciar as aulas nestas unidades na próxima semana, além de ser baseada no

resultado da vistoria, foi tomada após consulta às comunidades ao Ministério da Educação. “A secretaria de Obras nos atendeu prontamente e realizou o reparo nas unidades em tempo recorde. Mas como as escolas ainda estão com cheiro forte de tinta fresta e ainda há restos de obras nos locais, optamos em preservar nossos alunos para que não haja nenhum tipo de contratempo”, informou o professor William Campos. “O importante é a garantia da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que prevê 200 dias letivos. Estou feliz porque na grande maioria das 183 escolas a volta às aulas está sendo um sucesso: a alegria está de volta”, completou. Aulas adiadas também no CIEP do Cascatinha Municipalizado recentemente o Ciep Maestro Guerra Peixe, em Cascatinha, que agora abriga a Escola Municipal Amadeu Guimarães também não funcionou ontem e só deve abrir para receber os alunos 750 da Educação Infantil ao 9º ano, próxima segunda-feira. A instituição de ensino diz que o motivo para o atraso do início das aulas foi à falta de tempo para realizar reformas no prédio, já que o local só foi entregue a prefeitura no domingo passado e estava muito danificado. A ação de vândalos que picharam o colégio também contribuiu para o atraso das obras.

Prejuízo na Região Serrana chega a R$ 469 milhões Pesquisa mostra que 84% do comércio da região foi afetado pelo temporal de janeiro Segundo Pesquisa da Fecomércio-RJ com 1.106 empresários da Região Serrana, sobre a catástrofe de janeiro, foi constatado que 84% dos comerciantes tiveram seus estabelecimentos afetados em decorrência das chuvas. Os entrevistados acreditam que a recuperação de toda a região deva acontecer em aproximadamente dois anos. Além disso, de acordo com a pesquisa, o prejuízo total do setor já ultrapassa o valor de R$ 469,2 milhões. Entre os estabelecimentos afetados, cerca de 75% tiveram algum tipo de prejuízo, sobretudo em termos de faturamento (89%), mas também com perdas de estoque (20%) e de equipamentos (16%). A estimativa é que em seis meses os comércios atingidos consigam se recuperar do

dano causado. Os problemas em evidência são: ausência de clientes (67%), dificuldade de locomoção de clientes (15%), falta de recursos (14%) e agilidade do poder público (14%). A Fecomércio-RJ realizou a pesquisa também por município: Em Nova Friburgo, 307 empresários foram ouvidos. Aproximadamente 91% deles tiveram o seu estabelecimento afetado pelo temporal. Destes, 73% tiveram prejuízo no faturamento, 51%, no estoque e 42%, em termos de patrimônio. A expectativa é que toda a cidade seja recuperada em aproximadamente dois anos e meio e para a recuperação dos estabelecimentos, nove meses. A estimativa da Federação quanto aos prejuízos na cidade é que passem de R$ 211,1 milhões. Já em Petrópolis foram entrevistados 400 empresários, sendo que aproxima-

damente 70% deles foram afetados pela catástrofe. Dos que foram afetados pelas chuvas: 79% tiveram algum tipo de prejuízo, principalmente no faturamento (99%). A estimativa de recuperação da cidade é de quinze meses e para o comércio local, quatro meses. O prejuízo gira em torno de R$ 109,4 milhões. E em Teresópolis, onde 399 empresários responderam à pesquisa, aproximadamente 93% foram afetados pelas chuvas. Entre eles, cerca de 60% foram prejudicados, sobretudo em termos de faturamento (96%). Os comerciantes entrevistados acreditam que a recuperação de toda a cidade deva ocorrer em aproximadamente dois anos. Porém, para os estabelecimentos comerciais, o tempo estimado é de seis meses. Em termos reais, o prejuízo está em R$ 45,8 milhões. A Fecomércio-RJ tem desenvolvido uma série de iniciativas na Região Serrana

para ajudar na recuperação do comércio local. Em Teresópolis, Nova Friburgo, Areal e Petrópolis foram montados postos de atendimento jurídico e tributário que visam auxiliar o empresário. “O comércio da Região Serrana responde por mais da metade do PIB e dos empregos dessas localidades: 69,3% e 67,4%, respectivamente. Dentre os estabelecimentos, a maioria é comercial (79,9%). Portanto, a Federação não está medindo esforços para ajudar na recuperação das cidades afetadas”, informou o Superintendente Geral da Fecomércio-RJ, Kléber Meira. Segundo estimativa da Fecomércio-RJ, com base em dados do Ministério do Trabalho, a Região Serrana conta com 30.380 estabelecimentos comerciais, sendo que, pela pesquisa, 7.279 foram afetados diretamente pelas chuvas e 557 encerraram suas atividades por causa da catástrofe.

Segurança unida combate os excessos na noite petropolitana Divulgação

Roberta Müller robertamuller@diariodepetropolis. com.br

Em reunião realizada esta semana, na Guarda Municipal, com representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Código de Posturas, Vara da Infância, Juventude e Idoso e 105ª Delegacia de Policia, ficou determinado que as operações, como a ocorrida na última sexta-feira, que terminou com a prisão de uma traficante e a apreensão de um menor, continuarão em bares da cidade por tempo indeterminado. O objetivo é reprimir o tráfico de drogas, o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, além de verificar a poluição sonora durante a noite e madrugada nos bares, principalmente, do Centro, bem como fiscalizar se eles estão cumprindo o horário estabelecido para o fechamento. As operações se concentrarão no Quartier, na Rua do Imperador, nos bares da Rua Nelson de Sá Earp, na Praça da Liberdade e em bares da Rua 13 de Maio. Elas não terão dias, nem horários determinados, serão realizadas em

Na primeira blitz que aconteceu na última sexta-feira foi preso um traficante e um menor foi recolhido

fins de semanas alternados. Preocupados com a situação da cidade, órgãos municipais e de segurança se reuniram no dia 2 deste mês e decidiram realizar as operações em conjunto, sendo assim mais eficiente. A primeira delas ocorreu na última sexta-feira, com uma equipe da Vara de Infância, uma da Policia Militar, outra da Civil, duas guarnições da Guarda Municipal – uma da ronda

escolar e outra de trânsito, além de uma equipe do Código de Posturas. Em um bar da Rua Nelson de Sá Earp, eles encontraram um menor consumindo bebida alcoólica e diversos carros e motos estacionados irregularmente. Trinta deles foram multados. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Eliel Silveira, ainda foram encontrados papelotes vazios parecidos com os usados no

acondicionamento de cocaína, espalhados nas proximidades do Quartier. Já na 13 de Maio, ele informou que uma mulher foi flagrada com 22 cápsulas da droga na bolsa. Ela foi encaminhada à delegacia e presa por tráfico de entorpecente. “Por causa disso, realizamos outra reunião, na segunda-feira, para discutirmos o balanço da operação. Nela, decidimos que vamos continuar com o trabalho na cidade”, explicou ele.

Homens armados faz família refém na própria residência João Vitor Carvalho

Três bandidos armados invadiram a casa de uma professora, na Rua Guatemala, no Quitandinha, no início da manhã de ontem (8). Eles amarraram e amordaçaram a proprietária, a filha dela, e mais três hospedes, enquanto roubavam seis computadores, celulares e uma quantia de aproximadamente R$600, que estava na carteira de uma das hóspedes. O crime aconteceu por volta das 8h, quando dois hóspedes saíam do portão da residência e foram rendidos

por três homens armados, que saíram de um Corsa Sedan Branco.Um deles teria ficado esperando no veículo, dando cobertura enquanto os outros praticavam a ação. Os bandidos obrigaram as vítimas a abrirem o portão e voltarem para a casa. “Acordei assustada, com um homem apontando uma arma para mim” contou a proprietária do imóvel, ressaltando que durante a ação, que durou cerca de 20 minutos, os homens não foram agressivos em nenhum momento, aparentando experiência nesse tipo de crime.

“Eles nos amordaçaram, amarraram, e nos puseram sentados na minha cama. Enquanto um vigiava, os outros exploravam a casa”, explicou a professora, que também é tradutora. Aliás, a maior perda, segundo ela, foi “intelectual”, já que nos 6 computadores levados pelos bandidos estavam as teses de doutorado dos hóspedes, estudantes do LNCC, e um livro que ela estava traduzindo. Pouco depois dos bandidos deixarem a casa, as vítimas conseguiram se desamarrar com facilidade dos fitilhos plásticos que os ban-

didos utilizaram, e chamaram imediatamente a polícia. Agentes fizeram a ronda pela região, mas até o fim da tarde de ontem, não haviam encontrado nenhum dos suspeitos. De acordo com a descrição dos assaltantes relatada pelas vítimas à polícia, tratava-se um homem branco de baixa estatura, e mais dois negros. A policia tem a suspeita de que os assaltantes possam ser do bairro Duques. Recentemente uma outra casa foi assaltada na mesma rua. O caso foi registrado na 105ªDP( Retiro) como roubo a residência.

Carro invade casa no Q. Brasileiro João Vitor Carvalho

Imagine acordar com um carro invadindo sua casa pela parede do quarto. A situação inusitada e assustadora foi vivida por três moradores de uma casa da servidão José Mayworm, no Quarteirão Brasileiro. Por sorte, não havia ninguém no quarto às 9h, quando o Fiat Tempra de

um técnico em eletrônica, morador de uma casa acima da atingida, e que preferiu não ser identificado, perdeu o freio e chocou-se contra a residência. Ele teria deixado o carro na ladeira quando fechava o portão de casa, mas o freio de mão falhou e o carro desceu. O homem ainda tentou correr para abrir a porta do veículo

para freá-lo, mas além de não conseguir, acabou machucando o joelho. O Corpo de Bombeiros foi ao local e fez o curativo na perna do homem. A Polícia Militar também esteve no local. “Nessa rua sempre passam carros com entulhos e caminhões e na hora que ouvi o barulho, pensei que fosse isso. Na hora do acidente, es-

tava na sala, e logo apareceu um clarão. Quando cheguei ao quarto, vi o carro ali. O susto foi grande, mas ainda bem que ninguém se machucou seriamente” contou o comerciante Felipe Gama, que mora na casa com a mãe e a irmã. O carro, que não tinha seguro, foi removido cerca de uma hora e meia depois do ocorrido.


6

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Agenda Cultural INSTITUTO OMAR CARDOSO

HORÓSCOPO Áries - (21/03 a 20/04) Coopere com os colegas de trabalho. Sua recompensa virá dessa cooperação. Indícios positivos de bons negócios, de lucro em suas transações comerciais. O planeta Vênus, rege as atividades artísticas e aguça a sua sensibilidade, e você deve aproveitar as suas boas vibrações.

Touro - (21/04 a 20/05)

Fase em que será notado onde comparecer, sua reputação será elevada e seus ideais e ações deverão ser seguidas por pessoas que vivem a sua volta. Mas, para que tudo isso aconteça, vai depender da sua própria capacidade.

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

Fase de maior isolamento, mas favorável para a meditação e o contato com aspectos profundos de seu psiquismo. Poderá haver certa oscilação emocional e melancolia, além da habitual. Permanece, contudo, a confiança no trato com o dinheiro e o trabalho.

Câncer - (21/06 a 22/07)

Melhora de saúde e das chances de sucesso geral. Haja com inteligência e com perícia que conseguirá chegar onde pretende. Sucesso pessoal, social, elevação do caráter e felicidade íntima e amorosa.

Leão - (23/07 a 22/08)

Possibilidades enormes de êxito em quase tudo que estiver relacionado com assunto sigiloso ou particular. Não revele a ninguém seus segredos ou pagará um alto preço por isso. Dia para ouvir mais e falar menos.

Virgem - (23/08 a 22/09)

Se necessitar de alguém para ajudá-lo a solucionar problemas e negócios importantes, escolha-o com muito cuidado. A saúde vai melhorar ainda, bem como suas chances em todos os setores.

Libra - (23/09 a 22/10)

Procure não criar nenhum obstáculo no que se refira ao amor. Sua atitude poderá ser interpretada de muitas maneiras. Procure ser otimista e os resultados serão satisfatórios ao final deste dia. Cultive a verdade em todos os momentos de sua vida, e a verdade o levará ao progresso.

 Escorpião - (23/10 a 21/11) Ouça mais sua consciência, pois ela tem respostas que faltam para que você alcance a felicidade plena. Não guarde rancor dos desentendimentos do passado, aprenda a perdoar os erros alheios e desista dessa mania de perfeição.

Sagitário - (22/11 a 21/12)

Dificuldade na vida doméstica. Muita coisa poderá ser concretizada neste dia, principalmente se manter uma posição mais confiante. Sucesso amoroso, social, e profissional. Ajude os mais necessitados.

 Capricórnio - (22/12 a 20/01) Dia indicador de êxito e sucesso em todas as coisas que empreender principalmente, no trabalho. O amor estará bastante beneficiado, juntamente com a saúde e as relações sociais e pessoais.

Aquário - (21/01 a 19/02)

Boas probabilidades de sucesso em questões relacionadas com concurso e empregos. O contato com nativos de LIBRA lhe será útil. Seja verdadeiro em todos os seus pensamentos, nas suas ações e emoções e nada de mal lhe ocorrerá.

 Peixes - (20/02 a 20/03) Depois do meio-dia, você terá ótimas influências para cuidar de questões financeiras. Obterá lucros através de publicidade, rádio, jornal, cinema, televisão. Fluxos positivos. Faça questão de ser alegre e otimista.

Aposentado Pensionista

INSS

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO TAXAS SUPER ESPECIAIS!

SEM SAIR DE CASA, SEM BUROCRACIA

NÃO TEM CONSULTA SPC E SERASA

Ligue já!

(11) 3504-8484 Crédito somente para aposentados e pensionistas do INSS. Com juros de 2,34% ao mês em até 60meses. Crédito sujeito a margem disponível.

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Teatro

Ator petropolitano recomenda encenação de Campos de Carvalho Quem gosta de teatro e tem condições de ir ao Rio para ficar ‘antenado’ com as montagens mais recentes, tem uma excelente oportunidade de assistir um espetáculo de qualidade, a preços populares, no Centro Cultural Banco do Brasil, centro do Rio de Janeiro, muito próximo ao Terminal Rodoviário do Castelo. Tratase de “A Lua Vem da Ásia”, um monólogo destacando o ator Chico Diaz e baseado em original de campos de Carvalho. Um espectador ilustre, Sylvio Costa Filho, do grupo de teatro petropolitano Pessoal Aí, foi e gostou. “Tive contato com a literatura do Campos, lá nos anos 70, através do Pasquim, e em seguida li o livro ‘A Lua Vem da Ásia’, que me encantou pela sua irreverência e pela crítica à sociedade em que vivíamos e em muitos aspectos vivemos até hoje. A ironia demolidora do autor perpassa todo o livro e o tempero surrealista é um ato de libertação pela palavra”,

Chico Diaz brilha em monólogo

afirma o ator e professor. O espetáculo está em cartaz no Teatro I do CCBB, sob direção de Moacir Chaves. “Vale a pena, e muito, conferir essa montagem. Por vários motivos. Para aqueles que não conhecem a literatura desse grande autor é a oportunidade de experimentar o seu texto ganhando vida e para os que já o admiravam, como eu, é a renovação de uma emoção e a oportunidade de uma releitu-

ra”, confessa Sylvio. “Campos de Carvalho é um daqueles casos especialíssimos da genialidade que não foi devidamente reconhecida em seu devido tempo. Cabe a nós revermos esse quadro”, encerra. A temporada segue lá até o dia 27 de fevereiro. O ingresso sai a R$ 10, sendo que a meia- entrada (inclusive para professores) sai a R$ 5. As apresentações acontecem de quarta a domingo às 19h.

Beneficente

Artistas sobem a serra para ajudar na construção de casas Será realizado no próximo dia 27, de 17h às 22h, no Parque de Exposições de Itaipava, o show beneficente “Abrace a Serra”, que contará com a presença de Thiago Lacerda, Murilo Benício, Guilhermina Guinle, Aninha Lima, Marcelo Serrado, Djavan, Arlindo Cruz entre outros artistas e cantores que estão confirmando a participação. Todos os artistas abriram mão de receber o cachê e a renda do show será totalmente destinada para a construção de casas para os desabrigados vítimas da tragédia da região serrana. Todo o dinheiro arrecadado será depositado numa conta corrente do Instituto da Criança, uma ONG de total transparência e que conta com a auditoria da

Um abraço de fraternidade na serra é a proposta do projeto

PricewaterhouseCoopers. Os ingressos estão a venda pelo site www.ingressomais.com.br Pista: R$ 30, Camarote,

R$ 60, Camarote VIP, R$ 200 (comida e bebida incluídos). Os ingressos são limitados. O evento é organizado pela Cool Produções.

Loucuras de um homem adulto são destaque na H. Mauro

DE PERNAS PRO AR – Censura 14 anos – Horários: 17h20, todos os dias, exceto segunda-feira – Sessão extra sábado e domingo, 21h40 Alice, 40 anos, é uma típica mulher dos tempos atuais. Casada, um filho pequeno, trabalha como assessora de uma grande empresa. Seu ritmo alucinante de trabalho rouba quase todo o seu tempo e praticamente toda a sua libido. O resultado não podia ser outro: seu marido pede a separação. Ela decide mudar e o destino lhe oferece uma oportunidade única: trocar seu trabalho por outro bem mais atraente: ser vendedora de uma sex shop. Num mundo novo e erótico, ela se transforma e situações hilárias acontecem. Ingressos: terças e quartas ingresso promocional a R$ 6 para todos (exceto feriados). Preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. Preço de ingressos aos sábados e domingos - inteira R$ 16 e meia R$ 8. CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de Sá Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro SALA 1 MEGAMENTE – Censura livre – Horários: 14h15 e 16h15 Megamente é um vilão magro, usa roupas nas cores azul e preta e sua cabeça é careca e grande, devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas, muitas delas são frustradas. O vilão precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e, após a morte de MetroMan (Brad Pitt), Megamente cria Titan, um herói para ter com quem rivalizar. ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA COM A FAMÍLIA – Censura 12 anos – com Robert de Niro – Horários: 18h15 e 20h30 Greg e sua esposa irão adicionar à família os irmãos Henry e Ashley Focker, gêmeos de cinco anos do casal. O garoto será gentil e bastante sensível, enquanto a garota será travessa e se interessará por atividades mais masculinas, como carros. Jessica Alba será uma sexy e manipuladora representante da indústria farmaceutica que sofre assédio de todo o elenco masculino. Laura Dern vai viver a diretora da escola primária em que os gêmeos Focker vão estudar.

A REDE SOCIAL – censura 14 anos – com Jessie Eisemberg – Horários: 16h e 20h45 Preços: Segunda é dia de cinema. Ingressos a R$ 3 em todas as sessões. Terça a quinta (exceto feriados): Sessões iniciadas até 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada. TOP CINE HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 ENROLADOS – Censura livre – com Zachary Levy – Horários: 14h30 e 18h30 2ª feira – dia 07 – não haverá sessão Flynn Ryder é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel, uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel, que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum. ZÉ COLMÉIA – Censura livre – Horários: 16h30 e 20h30 2ª feira – dia 07 – não haverá sessão O parque Jellystone, casa de Zé Colmeia e Catatau, está cada vez mais perdendo visitantes. Devido a isto, o prefeito Brown pretende fechá-lo e vender suas terras. Ao saber disto, Zé Colmeia e Catatau unem forças com o guarda Smith na tentativa de encontrar uma saída para salvar o parque. SALA 2 BRASIL ANIMADO – Censura livre – Horá-

Kevin Spacey bancando o ‘coronel’ em “Beleza Americana”

o nosso amigo em questão. Ele começa a ‘malhar’, volta a ouvir coisas como Pink Floyd, enfim, nada que um

jovem dos anos 70 não faria. Mas há consequências, quando não se aceita que a idade está chegando.

Arte A História do Império através de espetáculo cheio de luz e cor

A REDE SOCIAL – Censura 14 anos – com Jessie Eisemberg - Horários: 15h e 19h20 todos os dias, exceto segunda-feira Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova idéia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história... Mas para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais.

SALA 2 INCONTROLÁVEL – censura 10 anos – com Denzel Washington – Horários: 14h e 18h30 Uma composição carregada de produtos altamente tóxicos está desgovernada e o perigo é iminente. Um maquinista e um engenheiro experiente precisam evitar que uma pequena cidade em seu caminho seja destruída. A única saída é botar em prática uma operação muito arriscada, mas o tempo corre contra eles e o plano tem tudo para sair dos trilhos. Inspirado em fatos reais.

De graça

Amanhã e dia, 11, às 19h, e dia 12, ás 17h, a Sala de Cinema Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni apresenta o filme “Beleza Americana”, de Sam Mendes. A censura é 18 anos e a entrada, franca. O filme conta a estória de um homem entediado com o emprego e a família que, um dia, meio sem querer, encontra uma bela mulher que vai mudar a sua vida. O problema é que a beleza em questão não é mulher coisa nenhuma, é uma adolescente chata, colega de escola da filha do homem, que gosta de jogar charme para homens maduros. Há quem tenha inclinação para ser ‘coronel’, o que certamente vale para

CINE ITAIPAVA Est. União & Indústria, 11.000 Itaipava

Às quintas, sextas e sábados, às 20h, o Museu Imperial de Petrópolis apresenta o espetáculo “ Som e Luz”. O trabalho traz fatos marcantes, vividos na segunda metade do Século XIX, pela Família Imperial brasileira, através de um espetáculo que mostra momentos da História do Brasil, com efeitos especiais de iluminação, sonorização e cenografia. Há apresentações especiais para empresas/grupos, desde que sejam feitas reservas pelo e-mail someluz@museuimperial.gov.br ou pelo telefone (24) 2245-4668. Se você está pensando em ir até lá neste fim de semana, ligue primeiro, para confirmar se o espetáculo vai acontecer.

rios: 15h 2ª feira – dia 07 – não haverá sessão Stress é um empresário que sempre pensa em novas formas de enriquecer. Relax é um diretor de cinema, que sempre tenta convencer Stress a investir em seus projetos. Um dia Relax propõe que eles encontrem o grande jequitibá rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Stress gosta da ideia, pois logo vê a possibilidade de ganhar dinheiro vendendo ingressos para visitá-la. Só que a dupla não tem a menor ideia de onde ela esteja. Desta forma, partem em viagem pelo Brasil dispostos a encontrá-la. DESENROLA – Censura 12 anos – com Olívia Torres – Horários: 17h e 19h 2ª feira – dia 07 – não haverá sessão Priscila tem 16 anos e se acha uma garota normal demais, principalmente, quando repara em suas amigas. Quando sua mãe viaja a trabalho e ela fica sozinha em casa, decide que vai dar um jeito na sua caretice e vai fundo nessa ideia. Entre as muitas mudanças que pretende promover na sua vida, a virgindade parece ser uma das prioridades, mas sera que a hora certa é agora? Embora esteja decidida em investir no mais galinha da turma para viver sua primeira experiência sexual, um trabalho em grupo na escola e uma viagem com amigos, podem mudar para sempre as suas expectativas porque ela descobre que nem tudo é exatamente como dizem e a verdade pode ser bem diferente da realidade. DE PERNAS PRO AR – Censura 14 anos – com Ingrid Guimarães – Horários: 21h 2ª feira – dia 07 – não haverá sessão Alice já passou dos 30, é casada com João, tem um filho e é uma executiva bem sucedida. Na verdade, ela é uma típica workaholic, que tenta se equilibrar entre a rotina de trabalho e a família, mas perde o emprego e o marido no mesmo dia. É quando ela passa a contar com a ajuda da vizinha Marcela para mostrar que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. Para isso, Alice vira sócia da nova amiga em um sex shop falido, enquanto Marcela ajuda ela a descobrir os prazeres dos sex toys. TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1º piso Centro - Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 AS AVENTURAS DE SAMMY – Censura livre – Horários: 16h 2ª feira – dia 07 – não haverá sessão Conforme passeia pelo oceano pouco tempo após o seu nascimento numa praia da Califórnia, Sammy, a tartaruga marinha, encontra e perde o amor da sua vida, uma linda recémnascida chamada Shelly. Durante a jornada épica através dos oceanos que todas as tartarugas devem realizar antes de retornar à praia onde nasceram, Sammy dribla todos os perigos na esperança de rever Shelly. O TURISTA – Censura 14 anos – com Paul Bettany – Horários: 18h e 20h40 2ª feira, dia 07, não haverá sessão Os passos de Elise Clifton-Ward são acompanhados de perto pela equipe chefiada pelo inspetor John Acheson. O motivo é que ela viveu por um ano com Alexander Pearce, procurado pela polícia devido a sonegação de impostos em torno de 700 milhões de libras. Ninguém sabe como é o rosto de Pearce, nem mesmo Elise, já que ele passou por várias operações plásticas para escapar de seus perseguidores. Ele enfim entra em contato com Elise ao lhe enviar um bilhete, onde pede que vá encontrá-lo em Veneza e, no caminho, procure alguém com tipo físico parecido com o seu, para enganar a polícia. Elise segue as ordens à risca e, no trem a caminho da cidade italiana, se aproxima do professor de matemática Frank Tupelo, que viaja sozinho. SALA 2 ALÉM DA VIDA – Censura 12 anos – com Matt Damon – Horários: 15h30, 18h e 20h30 2ª feira – dia 07 – não haverá sessão Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mundar para sempre as suas crenças. SALA 3 AS VIAGENS DE GULLIVER – Censura livre – com Jack Black – Horários: 15h 2ª feira, dia 07, não haverá sessão Lemuel Gulliver trabalha como entregador de correspondência de um jornal de Nova York, mas seu sonho é fazer algo maior. Para isso, resolveu tirar uma onda de jornalista e acabou recebendo da editora (Amanda Peet) por quem é apaixonado, a chance de fazer uma matéria sobre o Triângulo das Bermudas. Disposto a cumprir a tarefa, Gulliver embarca na aventura em alto mar e acaba indo parar numa terra desconhecida. Liliput é um mundo fantástico onde todos são pequeninos e Gulliver, enfim, descobre que pode ser alguém grande não só no tamanho e começa a inventar um monte de histórias. DEIXE-ME ENTRAR – Censura 14 anos – com Richard Jenkins – Horários: 17h, 19h e 21h .;2ª feira – dia 07 – não haverá sessão Owen é um garoto solitário, que vive com a mãe e é sempre provocado pelos valentões da escola. Um dia ele conhece, perto de sua casa, Abby. Sempre nas sombras, ela aos poucos de aproxima de Owen e logo se tornam amigos. Só que Abby possui um segredo: ela é muito mais velha que sua aparência indica e necessita de sangue para sobreviver. Para consegui-lo, seu pai realiza assassinatos na surdina, de forma a retirar o sangue das vítimas e levá-lo para Abby.

Filmes na TV DR. DOLITTLE 2 – GLOBO – 15H30 – COM EDDIE MURPHY O Dr. John Dolittle, o médico que tem o dom de conversar com os animais, parte para uma floresta junto com sua família, a fim de evitar a extinção de uma raça de ursos. Mas para que isto ocorra, ele precisa antes arrumar um companheiro para a ursa local. A CASA DO LAGO – SBT – 17H30 – COM KEANU REEVES O frustrado arquiteto Alex ocupa hoje a bela casa do lago onde, anos atrás, morou a solitária médica Kate Forster. Eles vivem em mundos completamente diferentes, o que não os impede de trocarem correspondência e perceberem que foram feitos um para o outro! Mas ao descobrirem que existe um “espaço de tempo” que atrapalha o “relacionamento” entre os dois, eles tentam um encontro real!


QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011

Peregrina A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, já está em Petrópolis. A imagem poderá ser visitada hoje na Catedral São Pedro de Alcântara, a partir das 7h30. Às 8h será celebrada missa. Às 9h será rezado o terço com crianças e às 15h com as religiosas e movimento Mariano. Às 16h30 a imagem segue para Areal.

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

Cidade Aberta Paulo Roberto

cidadeabertadp@gmail.com

Marzio O petropolitano Marzio Fiorini está super feliz, pois Jesus Luz e Yves Larock estão usando braceletes da coleção masculina de sua grife de bijuterias na gravação do clipe da música “Running Men”. Parabéns Marzio, você merece!

Abrace a Serra I O grupo “Abrace a Serra” está preparando um super show no Parque de Exposições de Itaipava. O evento será totalmente beneficente. Toda a arrecadação vai se transformar em casas para as vítimas das chuvas do vale do Cuiabá. Quem quiser ajudar de alguma forma, entrar em contato pelo e-mail: marcelus@ festacool.com.br

Horto O bar do Hortomercado, em Itaipava, esteve muito movimentado neste sábado (05). Estavam lá, saboreando os famosos pasteis, o humorista Cláudio Manoel, do Casseta e Planeta, as irmãs Lidice Veiga e Verônica Cruzick, os irmãos Marcos e Roberto Nóbrega, Paulo Antonio Carneiro Dias, George Castrioto e Fernando Fortes, e também o médico Samuel Kaizembauer.

Abrace a Serra II Já confirmaram presença no show: Djavan, Arlindo Cruz e Lenine. O evento acontece no dia 27 de fevereiro.

Buracos Moradores do bairro Carangola pedem reparos no asfaltamento da Rua Carlos Carnevali. Segundo eles, a rua está repleta de grandes

buracos que estão dificultando a passagem de carros e ônibus, inclusive quebrando a suspensão de veículos de residentes na região.

Ônibus Escolar As crianças que estão abrigadas no Centro de Treinamento dos Correios estão sendo transportadas para suas escolas pelo ônibus escolar que a prefeitura ganhou do Estado.

APL Carmen Felicetti entregou a presidência da Academia Petropolitana de Letras devido a motivos pessoais. A torcida era para que Fernando Costa assu-

misse em seu lugar. Porém, Fernando tem muitas ocupações com seu requisitado escritório de advocacia. Quem assumiu foi Joaquim Eloy dos Santos.

Remapeamento O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM/RJ) já iniciou o remapeamento das encostas nos municípios da Região Serrana atingidos pelas fortes chuvas, para avaliar o risco que ainda há nos locais. O serviço consiste num detalhamento maior que o mapeamento emergencial feito assim que as cidades serranas foram atingidas por enxurradas e deslizamentos de terra.

7

Juventude Na foto, um grupo de jovens em momento de paz e lazer, sentado em roda no gramado da Praça Visconde de Mauá, em frente à Câmara Municipal de Petrópolis. Bonito ver jovens tranquilos, conversando e longe das drogas.

CPIM Foram convidados a participar das reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito Municipal da AMPLA a OAB e o Ministério Público.

Elegância Nana Grassi, assessora de comunicação do vereador Wagner Silva, anda arrasando em elegância na Câmara Municipal com modelitos que ela mesma confecciona. Parabéns Nana!

Poderosa Após as festas de final de ano, com visita dos netos que residem no exterior, Neyse Lioy retornou às suas atividades junto aos conselhos que integra: CONTUR (Conselho Municipal de Turismo), fazendo parte do GG65 (Grupo Gestor dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil); CMC (Conselho Municipal de Cultura). E também nas 2 comissões das quais faz parte no CONCIDADE (Conselho da Cidade ) e na ABEPE, (Amigas Benemerentes de Petropolis), arrecadando panelas, copos, talheres, roupas de cama e todo e qualquer utensílio doméstico, para serem entregues às famílias que em breve estarão recebendo moradias. E nossa poderosa Neyse ainda arruma tempo para arrasar na Bauernfest!

Ciranda das Artes A Fundação de Cultura e Turismo está recebendo inscrições de projetos de Oficinas Livres para o “Ciranda das Artes 2011”, que acontecerá entre os meses de março e dezembro. Serão selecionados projetos para as seguintes modalidades: Artes Visuais e Audiovisual, Artes Cênicas, Práticas Corporais, Dança, Música e Artesanato. A remuneração varia entre R$ 420,00 a R$ 1.080,00 conforme número de horas/aula. Maiores informações: (24) 2233-1225.

GERAL

Consórcio busca revitalizar turismo na Serra Julia de Brito

O secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, e os secretários municipais de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo apresentaram, na segunda-feira (7), documentos que oficializam a criação de consórcio entre os três municípios mais afetados pelas chuvas de janeiro. O documento traça estratégias para a recuperação do setor na Região Serrana. O consórcio firmado pre-

vê promoção em publicidade, organização de viagens para jornalistas e agentes de operadoras de turismo, além da organização de feiras e workshops. O projeto, que será apresentado ao ministro Pedro Novais, custará R$ 18 milhões. “Este consórcio foi criado com uma habilidade, uma coesão que nunca vi antes. Isto nos dá a noção da capacidade das pessoas envolvidas neste projeto. Hoje se formaliza um documento, com a participa-

Governo antecipará 13º salário para servidores Medida vale só para tos funcionários públicos servidores públicos fede- serão beneficiados pela rais, informou Planeja- antecipação, e também mento. não forneceu informações Antecipação do 13º sobre os valores a serem salário será paga nos pró- antecipados. ximos dias, acrescentou. A antecipação, segunOs servidores públicos do o governo, tem “caráter federais atingidos pelas en- imediato”, ou seja, será chentes no estado do Rio de realizada nos próximos Janeiro devem receber nos dias por meio de folha supróximos dias a primeira plementar, que, de acordo parcela do 13º salário. O pa- com o Planejamento, já está gamento em “fase antecide conpado foi clusão” A portaria foi autorizapela Sedo pela cretaria publicada no D.O. ministra de Redo Planecursos da União ontem jamento, HumaMiriam nos da Belchior. pasta. A antecipação dessa Estão sendo incluídos parcela, paga normalmente na folha servidores ativos, no início de julho (contra- aposentados e pensionischeque referente a junho), tas. A seleção dos benefifoi feita por meio de portaria ciários é feita pelos órgãos publicada no Diário Oficial e entidades setoriais sediada União desta terça. dos no Estado do Rio, em O Ministério do Pla- municípios em situação de nejamento, entretanto, emergência, acrescentou o não soube informar quan- governo.

ção dos três municípios, que será apresentado ao ministro do Turismo”, disse Ázaro. Recuperação Para o secretário municipal de Turismo de Teresópolis, Michel Alodeh, o acordo intermunicipal representa anseios e desejos de uma região destruída. “Ele simboliza nossa vontade de ver o restabelecimento do fluxo de turistas na região para que possamos retomar a imagem que estas

cidades tinham antes dos acontecimentos” Segundo o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Charles Rossi, do montante, metade servirá à produção e veiculação midiática. O convênio também prevê gastos com folheteria e com a criação de vídeos institucionais sobre o potencial turístico da Região Serrana. Liesa As secretarias muni-

cipais de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo formularam folhetos de divulgação que serão distribuídos, com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), nas arquibancadas do Sambódromo. O material também será anexado a revistas distribuídas nos desfiles das Escolas de Samba. Serão 30 mil folhetos. “Os municípios já estão conquistando mais turistas. Há hotéis com grande ocu-

pação para o carnaval. Isto é uma recuperação fabulosa, ainda existe a imagem da tragédia no interior de cada um, mas a normalidade e a solidariedade que todos mostraram podem ser ainda maiores com a confiabilidade do trabalho que está sendo exercido. O acesso aos municípios está sendo normalizado e os equipamentos turísticos já estão aptos a receber visitantes”, comemorou o secretário Ronald Ázaro.

Parceria ajuda produtores rurais da Região Serrana atingida pelas chuvas André Gomes de Melo

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos dará apoio social às famílias da zona rural dos municípios da Região Serrana atingidas pelas chuvas. O trabalho será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e será focado na inclusão produtiva dessas famílias, em conjunto com as secretarias municipais e prefeituras, para que elas possam retomar imediatamente o trabalho no campo. “Fechamos hoje (ontem) uma agenda integrada das duas secretarias, no sentido de assegurar às famílias atingidas pela tragédia a possibilidade e os meios para reconstruírem suas vidas “, afirmou o secretário Rodrigo Neves. Neves explicou que as ações da Secretaria de Assistência Social vão incluir as famílias do meio rural no aluguel social e nos programas de reestruturação econômica das pequenas propriedades da região. “Além do aluguel social, as famílias mais pobres rece-

Parceria da Assistência Social e Agricultura para ajudar famílias de produtores rurais da Região Serrana. (esquerda para direita) Sec. Rodrigo Neves, Sec. Christino Áureo, Deise Oliveira G. da Silva e Nelma de Azeredo.

berão o kit com móveis e eletrodomésticos e também vamos incluí-las nos programas habitacionais definitivos que as prefeituras estão preparando com o apoio dos governos estadual e federal. Aliada ao trabalho de recuperação de equipamentos comunitários essenciais feito pela Secretaria de Agricultura, essas ações darão suporte para que essas famílias voltem a produzir “, disse. O apoio social dará sus-

tentação às ações realizadas pela Secretaria de Estado de Agricultura voltadas para os produtores rurais afetados pela tragédia. Segundo o secretário Christino Áureo, dos 17 mil produtores da Região Serrana, 3,2 mil foram fortemente afetados pelas chuvas, muitos perderam as pequenas propriedades. “Estamos dando todo o apoio para que essas famílias possam retomar a produção e a comercialização de seus

produtos. Já estamos na região com maquinário, recuperando e reconstruindo as estradas vicinais, fundamentais para o escoamento da produção. Também viabilizamos a reposição das ferramentas de trabalho, de pás e máquinas até equipamentos sofisticados de irrigação. Com a ajuda da assistência social, nosso objetivo é dar a essas famílias condições imediatas para voltarem ao trabalho”, explicou Áureo.


8

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

geral

AVISOS E EDITAIS

Deputado diz que vai vistoriar despejo de entulho no Rio Piabanha

CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO UNIDOS Rua Washington Luiz, 103 Petrópolis - RJ - 25.655-010 Petrópolis, 03 de fevereiro de 2011 EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Prezado(a) Senhor(a) Condômino(a); Pelo presente Edital de Convocação, temos o grato prazer de convidar V.Sª., para à ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, que se fará realizar em 23 de fevereiro de 2011, às 19h00min em primeira convocação com a presença de 2/3 dos condôminos, ou às 19h30min em segunda e última convocação com qualquer número de condôminos, em área comum do condomínio, a fim de tratar dos seguintes assuntos constantes na ordem do dia: Primeiro item: Prestação de contas referente ao exercício de 2009/2010; Segundo item: Previsão orçamentária para vigência à partir do mês de março/2011; Terceiro item: Deliberar quanto a continuação da cobrança da cota extraordinária para pintura da parte dos fundos e o prédio duplex; Os condôminos poderão se fazer representar por procuradores devidamente credenciados, conforme preconiza à Escritura de Convenção do condomínio, só tendo direito à votos os condôminos quites com suas contribuições condominiais. COMARCA DE PETRÓPOLIS SEGUNDA VARA CÍVEL EDITAL DE PRAÇA E INTIMAÇÃO DO DEVEDOR Edital de Praça e intimação do devedor, extraído dos autos da Ação de Cobrança ajuizada por CONDOMINIO DO EDIFICIO ESPERANTO em face de ALICE MONTES LEAL FERREIRA, na forma abaixo: O DOUTOR MARCELO TELLES MACIEL SAMPAIO, Juiz de Direito titular da 2ª Vara Cível desta Comarca de Petrópolis - RJ, por nomeação na forma da Lei, F A Z S A B E R aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento tiverem e interessar possa, especialmente ao Representante Legal do ESPOLIO/HERDEIROS DE MANOEL MARIA LEAL FERREIRA E ALICE MONTES LEAL FERREIRA, que no dia 02 de março de 2011, às 16:00 h., no Átrio do Edifício do Fórum, à Avenida Barão do Rio Branco, n. 2053, nesta cidade, pelo Leiloeiro Público Oficial, Ricardo Ignácio Xavier Corrêa será levado a Praça a quem maior lanço oferecer acima da avaliação de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), o bem que segue descrito: 50% (cinqüenta por cento) do Apartamento n. 710, situado no 7º pavimento do Edifício Esperanto, situado na Rua Dr. Alencar Lima, n. 42, nesta cidade, no perímetro urbano do 1º. Distrito deste Município, e a correspondente fração ideal de 1/283 do terreno respectivo, constituído pelo domínio útil do prazo de terra n. 585 do quarteirão Vila Imperial, foreiro a Cia. Imobiliária de Petrópolis, com a superfície de 820,00m2, fazendo testada para a Rua Dr. Alencar Lima, onde mede 23,50m – 16º.22´NO; pelo lado direito, confrontando com o prazo n. 108-D, mede 27,38m – 73º.53´SO; pelo lado oposto, confrontando com a Rua 16 de março, mede em três linhas a saber: 2,24m – 8º.08´NE, 2,24m – 42º.08´NE e 35,08m – 73º.48´NE, finalmente aos fundos, limitando com os prazos ns. 109-Resto e 109C-Resto, mede em uma linha quebrada de três seguimentos, medindo 9,14m – 16º.37´SE, 10,65m – 74º.18´SO e 17,60m – 16º.37´SE. Apartamento do tipo kitineti (quarto, cozinha, banheiro), localizado no 7º. andar do referido prédio, o qual se encontra edificado no centro da cidade, com 13 andares, portaria ampla e três elevadores (dois sociais e um de serviço) sendo o apartamento localizado na parte dos fundos, estando em razoáveis condições de conservação, sem reforma. O bem se encontra descrito conforme Termo de Penhora de fl. 176, Laudo de Avaliação de fl. 210 e Matrícula n. 7.257 - Cartório do 2º Ofício, 1ª. Circunscrição do RGI, Petrópolis/RJ, e vai a Praça nos autos da Ação de Cobrança n. 0004162-68.2004.8.19.0042 (2004.042.004332-5) - 2ª Vara Cível. A executada foi devidamente intimada da penhora em 28/01/09 conforme certidão de fl. 199 dos autos. Caso não haja licitantes, o bem será alienado em 2ª Praça no dia 15 de março de 2011, às 16:00 h., no mesmo local, pelo maior lanço oferecido, respeitando-se o disposto no art. 692 do CPC, redação dada pela Lei nº 8.953, de 13.12.1994. Na forma do que dispõe o art. 686 inc V, comunica-se os débitos: PENHORA em favor de: CONDOMINIO DO EDIFICIO ESPERANTO; Execuções – tudo conforme certidão junto aos autos. O débito devido a Municipalidade (IPTU) porventura existente será informado pelo Leiloeiro no ato do pregão e correrá por conta do arrematante. Fica esclarecido que o bem será alienado em estrita conformidade com o disposto nos artigos 705 e 686 e seguintes do CPC com as alterações introduzidas pela Lei n. 11.382 de 2006. Caso não sejam encontrados pelo Oficial de Justiça, ficam por este INTIMADOS para ciência do dia e hora das Praças, suprindo-se assim a exigência da Legislação Processual Civil. E, para que chegue ao conhecimento dos interessados, mandei expedir o presente Edital que será afixado no lugar de costume e publicado na forma da Lei. Conforme o Regimento de Custas Forenses, ano 2010, Tabela 07, item 07 - praça ou leilão Judicial: 5% (cinco por cento) sobre o valor pelo qual forem os bens arrematados, vendidos, adjudicados ou remidos; Notas integrantes: item 6 – Os arrematantes ou adjudicatários remissos não ficarão dispensados do pagamento das custas de praça ou leilão. Os interessados ficam cientes de que a arrematação far-se-á em dinheiro, à vista ou a prazo de 15 dias mediante caução idônea (art. 690 do CPC), e que no ato da arrematação, adjudicação ou remição, deverão ser efetuados os seguintes pagamentos: Comissão do Leiloeiro de 5%, ISS de 0,25% e custas de Cartório de 1% até o máximo permitido por Lei. Petrópolis, 25/01/11. Eu, __________________________________, Responsável pelo Expediente da 2ª. Vara Cível, subscrevo.

O deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) anunciou que fará uma vistoria entre as margens do Rio Piabanha, no terreno que fica na altura do Km-59 da BR-040 onde há mais de 20 dias já foram despejados cerca de 300 caminhões de terra e lama resultantes das chuvas que ocorreram no distrito de Itaipava durante a tragédia ocorrida no último dia 12 de janeiro na região Serrana. O anúncio foi feita nesta terça-feira (08/02), durante discurso no expediente inicial, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio. De acordo com o deputado, a vistoria poderá ser feita pela Comissão instituída pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para acompanhar o resgate das vítimas e o trabalho de reconstrução das sete cidades afetadas pelas enchentes e deslizamentos na Região Serrana, de deverá ser implantada em pouco tempo, já que teve o número de assinaturas suficiente para sua instalação. “Logo no início, a gente entende que a terra e a lamas sejam colocadas em locais mais próximos porque a prioridade é salvar vidas e qualquer minuto é essencial nesse processo. Mas hoje, passados cerca de 20 dias dessa tragédia que abateu muitos municípios da região Serrana, não é possível que esse ‘bota-fora’ esteja sendo feito de maneira tão irresponsável”, destacou o deputado Marcus Vinícius. “Temos que elogiar e agradecer ao Governo do Estado que esteve presente em todas as cidades e foi rápido em nos ajudar, mas é preciso destacar que, passadas as notícias e o destaque das grandes mídias,

O dia 09 de fevereiro de 1981 caiu em uma segunda-feira e o DIÁRIO não circulou nesta data.

é lamentável que hoje estejamos convivendo com isso”, queixou-se o parlamentar, sendo elogiado pelo também deputado Bernardo Rossi (PMDB) pela sua atuação. “Tenho visto o esforço do

deputado Marcus Vinícius na luta pela recuperação das cidades, nas visitas aos municípios e é realmente muito importante que a gente possa destacar todas essas dificuldades”, afirmou.

Pela volta dos turistas à Petrópolis Em seu discurso, o deputado Marcus Vinícius aproveitou a oportunidade e fez um apelo a todos os cidadãos fluminenses. “É preciso divulgar que a cidade de Petrópolis está inteira. No Centro da cidade, por exemplo, nada aconteceu. Todos os problemas derivados das chuvas ocorreram no Vale do Cuiabá, uma localidade no distrito de Itaipava, cuja distância é de cerca de 26 quilômetros do Centro”, explicou o deputado. “Precisamos levar os turistas de volta à cidade

e voltar a movimentar a economia de Petrópolis. Nos finais de semana, os restaurantes estão sem filas e até a Rua Teresa, conhecida por ser um shopping aberto com inúmeras lojas, teve uma queda de 70% em suas vendas em janeiro”, citou. “Todos precisam saber do real estado do município e, por favor, divulguem a todos que conhecerem que Petrópolis está de portas abertas para receber novamente seus turistas, como sempre esteve”, pediu o deputado Marcus Vinícius.

09/02/2011

Cartório de 3º Ofício de Petropolis Terceiro Ofício - Petropolis - RJ

Pag: 1

R. do Imperador, 1021 - Centro

Relação do Edital dia 09/02/2011 Acham-se afixados neste cartório, conforme a lei 9492/97, art. 15 $1 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, para serem protestados os títulos de responsabilidade de: Protestar em 10/02/2011

77110552772

RUA AUGUSTO SEVERO 577 B

Número: 1485480

DUPLICATA MERCANTIL

Emissão:25/10/2010

Vencto: 01/11/2010 Cheque Administrativo

Custas

Valor:

RUA JOAO XAVIER ,N 1020

Emissão:23/10/2010

Valor:

RUA 16 DE MARCO 80 LJ.08

Cheque Administrativo

Número: 00000137/4 Emissão:30/10/2010

Custas

Valor:

106,39 Total

RUA CACILDA BECKER, 937

Número: S000000091 Emissão:17/12/2010

Vencto: 17/01/2011 Cheque Administrativo

Custas

04/02/2011

100,83 Total

Valor:

120,27 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

1.799,30

Portador/ Cedente / Sacador

Protocolo

001 - BANCO DO BRASIL SA

1778

ANNETE VILLAS BOAS TARASCONI

07/02/2011

ANNETE VILLAS BOAS TARASCONI

379,50

49602276568

DUPLICATA MERCANTIL

Protocolo

WANDERLEY ELOY GALVAO SIMOES

106,39 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

499,92

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

VALNEIDE SOUZA CARDOSO

465,78

1682

485,89 ou Dinheiro Custas

Protestar em 10/02/2011

14,03 Total

1665,00

011516238000190

DUPLICATA MERCANTIL

0,00 Tarifa

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

VALERIA DE BARROS JORGE PERES ME

106,39 Cpmf

356 - BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.

1.785,27 ou Dinheiro Custas

120,27 Total

Protestar em 10/02/2011

Vencto: 28/01/2011

04/02/2011

AMPLA

WANDERLEY ELOY GALVAO SIMOES

Número: 3/24

DUPLICATA MERCANTIL

Custas

AMPLA

345,36

06115027713

Vencto: 07/01/2011

1701

CNPJ / CPF

MARCO RICCA

Protocolo

901 - AMPLA

345,36 ou Dinheiro Custas

106,39 Total

Protestar em 10/02/2011

Cheque Administrativo

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

GILDA BOLLER

Protocolo

237 - BANCO BRADESCO S A

1574

ILUMINATTI COMERCIO DE COSMETICOS LTDA

04/02/2011

ILUMINATTI COMERCIO DE COSMETICOS LTDA

119,50

220,33 ou Dinheiro Custas

100,83 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

234,36

Intimo-os a pagarem ( através de cheque administrativo ou dinheiro com guia de pagamento a ser retirada neste tabelionato ), ou no caso da falta de aceite, comparecer para aceita-lo, ou dar-me as razões por que não o faz. Ficando assim já intimado do respectivo protesto no prazo estipulado na forma da lei. Petropolis, 09/02/2011 João Correia Lima Neto - Escrevente

LIGUE JÁ ÁGUA MINERAL

Rua Fonseca Ramos, 150 (24) 2231-0587

www.diariodepetropolis.com.br

O Deputado Estadual do PTB-RJ Marcus Vinícius Neskau

AVISOS E EDITAIS

Marcelo Telles Maciel Sampaio Juiz de Direito

Há 30 anos o Diário publicava

Intervenção vai garantir novos ônibus para linha 700

2237-1235

ENTREGAS EM DOMICÍLIO E EMPRESAS QUALIDADE E RAPIDEZ

Cinco ônibus ano 2008/2009 vão entrar em operação essa semana na linha 700 da Viação Autobus, sob intervenção da Prefeitura de Petrópolis. O modelo é eletrônico, com motor mais potente, faz menos barulho e tem selo verde aprovado pelo Inea, mostrando que está dentro da legislação ambiental e é menos poluente. Os veículos estão sendo parametrizados pelo fabricante para terem uma melhor performance de acordo com a topografia da cidade. Dois já foram para a fábrica e os outros três irão amanhã para passar por esse processo. Em seguida os veículos vão receber a identidade visual, o validador para a passagem com cartão eletrônico e serão vistoriados pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans). Os ônibus foram alugados de uma empresa do Estado do Rio de Janeiro e vão passar por um teste para verificar o nível de economia. Esse teste vai possibilitar verificar o custo benefício para o aluguel de mais sete ônibus, sendo dois executivos para atuar em direção da localidade Gabi, na divisa entre Posse e Areal. “Vamos fazer esse teste para verificar a economia que vai proporcionar. Não arriscamos um aluguel que não possamos pagar com o que é arrecadado pela empresa. Estamos numa fase em que trabalhamos com os recursos gerados pelos passageiros. Temos muita dificuldade para alugar veículos mais novos porque as empresas só querem vender. Para comprar seria preciso fazer um financiamento que é, em média, de 36 meses. Além de não termos esse tempo, empresa sob intervenção não pode realizar financiamento ou leasing”, declarou o interventor da Viação Autobus, Seraphin José Claudino. A vinda desses veículos vai possibilitar a retirada de cinco veículos de circulação para que os técnicos da empresa possam realizar uma revisão completa nos ônibus. “Hoje fazemos reparos na oficina, mas não temos como parar um veículo para uma revisão geral por falta de carro. Agora, vamos retirar de cinco em cinco veículos para realizarmos esse trabalho. Os funcionários há três meses começaram a ser treinados para atuar nesse tipo de ônibus eletrônico, até porque precisam estar preparados para serem absorvidos por nova empresa, quando for realizada a licitação que vai proporcionar ônibus novos para a cidade”, disse Claudino. A Viação Esperança foi a primeira a alugar sete veículos. A medida reduziu o número de quebras diárias de veículos. Para que os veículos não parassem de circular e os pagamentos continuassem em dia, a intervenção nas três empresas de ônibus – Esperança, Autobus e Petrópolis – vai continuar até o fim do processo de licitação. De acordo com a Procuradoria do Município, o edital de abertura de concessão para novas empresas está sendo finalizado.


ALTO DA SERRA

A secretaria da Paróquia de Santo Antonio, na Rua Santo Antonio, do Alto da Serra, funciona de 2ª feira a sábado de 14h30 às 19h. O Pároco é o Padre Francisco Montemezzo e o Vigário Paroquial é o Padre Antonio Teixeira Pinto. Informações pelo telefone 2242 4310.

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2011

D

iário nos

B

airros Ailson Souza

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

Responsáveis serão punidos Projeto Araras conquista interferência do Ministério Público para apurar responsabilidade de crime ambiental na Mata Atlântica O Ministério Público Federal já instaurou Inquérito Civil Público para apurar a denúncia feita pelo Projeto Araras sobre uma área de vegetação entre as comunidades de Vista Alegre e Santa Luzia que estava sendo usada como vazadouro de lixo. O problema foi descoberto por uma equipe da Defesa Civil durante o XI Festival de Limpeza realizado em setembro. Na ocasião o Projeto Araras tinha dúvidas sobre de quem seria responsável pela limpeza, pois o local é uma área de preservação ambiental. A entidade enviou ofícios para órgãos estaduais e federais solicitando a atenção para a

apuração da responsabilidade sobre o atentado contra a natureza o que agora passou a ser feito. Além do Ministério Público que agora passa a apurar a responsabilidade dos responsáveis, receberam ofícios do Projeto Araras o Instituto Nacional do Ambiente – INEA; Companhia do Desenvolvimento de Petrópolis –COMDEP; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio; e Associação de Proteção Ambiental – APA Petrópolis. CULTURA - O Projeto Araras mantém o objetivo de apoiar atividades culturais. A primeira atração do ano que contará com apoio da organização será a Temporada

de Glória – Brasil na Alma, da Banda Marcial Imperial Petropolitana. O espetáculo acontecerá no próximo

dia 12, no Shopping Estação Araras, às 18h e será coordenado pela professora Catarina Maul.

Exposição de poemas continua no Centro Cultural Nogueira A exposição Poemínimos do escritor petropolitano Sylvio Adalberto continua no Centro Cultural Estação Nogueira. A obra foi uma forma encontrada por Sylvio de dizer muito com poucas palavras e adequando elas ao dinamismo da sociedade do século XXI na qual

junta um texto curto a uma imagem e passa uma mensagem imediata. Sylvio Adalberto resume em suas obras o amor pela cultura. Titular da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Poesia, da qual foi presidente por três anos ele possuí um li-

vro editado: Silêncio Alucinado. A obra recebeu o Prêmio Carauta de Souza, da APL e comprova que o autor a cada momento se refaz em verso e prosa. Além de seus escritos Sylvio Adalberto também se dedica a fotografar aves da Mata Atlântica. A exposição vai até do-

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ

Leia o Diário Digital na Internet www. diario de petropolis. com.br

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Hoje 19h: Grupo 27 de Maio, Rua Bingen, 261 Amor e Atração, Avenida Leopoldina, 596, Nogueira. 19h30: 28 de Janeiro, Rua Paulo Barbosa, 180, Centro; Estrela de Araras, Escola Estadual de Araras; Morin, Igreja de Nossa Senhora da Glória; e Petropolitano Rua Santos Dumont, 100, Centro.

Decoração temática, distribuição de guirlandas, mesas de frutas tropicais, tendas e área vip. Isto vai acontecer no Baile do Hawai que já está confirmado para o dia 19 na sede campestre o E. C. Pedro do Rio em sua 26ª edição. O público ainda terá banheiros químicos e uma grande decoração que já se tornou o marco da promoção anual. A animação será da Banda Help Show de Minas Gerais que irá se apresentar com 17 componentes entre músicos, cantores e bailarinos com performances de axé music, samba, sertanejo e pop rock. Os sócios do E. C. Pedro do Rio com mensalidade em dia não pagarão ingresso que já estão a venda na secretaria do clube. 

Lixo jogado na mata entre Vista Alegre e Santa Luzia

R E S TA U R A N T E

Self-Service

Requinte em Buffet a Quilo

LAS DELICIAS

mingo e até sábado das 9h às 18h e domingos e feriados das 9h às 13h. O evento tem o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. O Centro Cultural Estação Nogueira fica na Avenida Leopoldina 317, na Praça São Cristóvão, no centro de Nogueira.

9

Diretores e voluntários do Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e Meio Ambiente – GAPA/MA – prosseguem com o serviço de imunização de cães, na região castigada pelas enchentes do dia 12 de janeiro. Na semana passada o pessoal esteve no Vale do Cuiabá promovendo a vacinação gratuita. O coordenador de atividades do GAPA/MA Carlos Eduardo Pereira informou que foram vacinados 17 machos e sete fêmeas. A vacina é a Eurican doada pela Merial através da WSPA e no final da semana o pessoal voltou a localidade para fazer a confirmação da área de abrangência de trabalho. 

Os coordenadores da visita do Padre Marcelo Rossi em Petrópolis confirmaram que uma entrevista coletiva será dada pelo religioso no primeiro dia dele em Petrópolis. Ela vai acontecer no dia 22 de fevereiro às 14h no Centro Educacional Terra Santa, no Valparaiso e terá meia hora de duração. O Padre Marcelo Rossi estará em Petrópolis autografando o livro de sua autoria intitulado Ágape da Editora Globo e que já vendeu mais de dois milhões de exemplares. Toda a renda de venda do livro na cidade será revertida para o Centro Educacional Terra Santa. Os organizadores já distribuíram 1.500 senhas para o público.


10

56 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

ESPORTES

LONGA INVENCIBILIDADE- A dupla petropolitana Claudão e Paulinho, comemorando 1 ano e de invencibilidade e preparando-se para mais desafios i9mportantes em sua carreira, senão vejamos em jogos de dois sets a dupla conseguiu 16 vitórias e seis jogos ficaram no 1 a 1, sugerimos até que esses jogos tenham um nega para que a invencibilidade da dupla seja reafirmada.... Desde 2010 garotinhos não sabem o sabor de uma derrota em parceria, a vitóri inicial de Paulinho e Claudão foi contra Marcelo Zenóbio e Manoel e a última contra Luis Guilherme Tré e Mendes e os garotinhos encararam adversários do mais alto nível, como : Tibiriçá, Waldemar, Marcelo Zenóbio, Manoel, Luiz Guilherme Tré, Huguinho, Luis Gustavo, Mendes, Christian Lacerda, Mendes, Rodolfo, Marina, Dimas, Marcelo, Oswaldo, Fabrice, Hugo, Alorimar Teixeira, entre outros, Parabéns aos garotinhos e que sabe em breve um super desafio com duplas contumazes como Lôbo-Enéas, Franklin Ferrin e Hugo Cross ou Arnaldo Rippel-Alberto Crespo......É Isso 1 ano de invencibilidade Parabéns garotinhos BELLUCCO E A RECUPERAÇÃO- o tenista brasileiro Thomaz Bellucci deve estar esquentando e muito a cabeça de seu treinador Larri Passos, afinal de contas garotinho atual 31 do mundo, começou a temporada atual como a anterior repetindo erros e

mostrando-se completamente irregular, mas as coisas podem mudar essa semana pois o tenista brasileiro disputa o ATP 250 da Costa do Sauípe o principal Torneio do Calendário brasileiro e que tem uma ausencia importante a do tenista espanhol Ferrero atual campeão da competiçaõ e 14 do mundo e ex-primeiro do Ranking da ATP.Essa será a quarta participação de Bellucci no Torneio baiano, em 2008 perdeu na primeira rodada para o equatoriano Nicolas Lapentti, no ano seguinte foi derrotado na decisão para o espanhol Tommy Robredo e no ano passado uma derrota surpreendente para seu compatriota Ricardo Mello nas quartas de final, vamos torcer para que nosso tenista mais bem qualificado no ranking mundial consiga alavancar sua carreira e chegar ao tão sonhado TOP TEN da ATP..... VITÓRIA NO CHILE- Os brasileiros Ricardo Mello e Bruno Soares conquistaram na noite de Sábado seu primeiro título na temporada de 2011 e o segundo desde a formação da dupla em 2010.Na finalíssima eles derrotaram a dupla cabeça de chave n[umero 1 do Torneio formada por Lukasz Kubot da Polônia e Olivier Marach da Austrália, por dois sets a zero, com parciais de 6/27/6.O único título da parceria foi no ano passado no ATP 250 de Nice na França, com o resultado os brasileiros

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

E-mail: gustavosoares@diariodepetropolis.com.br

Brasil enfrenta França em amistoso chegaram a décima quarta posição no ranking mundial e começaram a sonhar em disputar os jogos Olímpicos de Londres, se a dupla brasileira conseguir ultrapassar a soitavas de final do Aberto da Costa do Sauípe poderá conseguir outros preciosos pontinhos e subir ainda mais no Ranking Mundial.... GUINESS BOOK- Nosso queri amigo Peter podendo ser indicado para o Guiness Book, membros da Mesa da Sardinha apoiam incondicionalmente a indicação, principalmente Décio Lôbo e Luis Enéas Arrochellas Destaques fotográficos de hohe- Em foto de 1997 nosso querido Paulinho, invicto há 1 ano junto com o Claudão como vimos acima, ao lado de uma grande saudade do tênis petropoliotano, o advogado Jarbas Cruz, já no outro click em dia de festança no Clube Campestre de Nogueira, ca Churrasqueira do Clube, Alvinho Blanc, Serginho Marcelino, Presidente Eduardo Leite, Arnaldo Rippel e Fernandinho Kronemberg, o Campestre realiza dis 26, seu Cranaval da família com o Bailoe Verde e Branco com a Banda Taruíra. Uma excelente semana para todos e até Sábado com mais uma Coluninha mostrando tudo o que acontece nas quadras petropolitanas e de todo o planeta, lembrando que as finais da Costa do Sauípe acontecem neste final de semana... Fiquem coim DEUS.

A Seleção Brasileira enfrenta hoje a rival França às 18h, em Paris, para o primeiro amistoso do ano. A seleção canarinho não vence os franceses há 19 anos e com Mano Menezes no comando tenta quebrar essa escrita. O lateral direito petropolitano Rafael deve ficar no banco e tem boas chances de jogar no segundo tempo. A principal novidade para este jogo é a escalação do meia Renato Augusto eu foi convocado pela primeira vez e já deve ser titular, de acordo com o que Mano mostrou nos primeiros treinos. A equipe que o treinador mandou a campo como titular no trabalho tático teve também o goleiro Julio César, que retorna pela primeira vez depois do fracasso brasileiro na Copa do Mundo de 2010. A

Rafael ficará no banco da seleção hoje

defesa, por sua vez, continua a mesma do começo da era Mano, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos. A provável escalação bra-

sileira deve ser: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Robinho e Alexandre Pato.

Petrô pode disputar Super Liga O Petropolitano foi convidado para disputar a Super Liga de Futsal Rio este ano. O presidente da liga, Marcos Bruno, veio a Petrópolis no último sábado para assistir o desafio de futsal, jogo beneficente para ajudar as vítimas da chuva e fez o convite ao Petrô. De acordo com o vice-presidente de esportes do clube, Délio Kronemberger Marcos gostou das instalações do clube e fez o convite. “O Marcos Bruno, conversou longamente com o Berg e o Leonardo, elogiando as instalações do Petrô e a sua estrutura de trabalho, dizendo da sua expectativa e satisfação em poder contar com a participação do Petrô na Super Liga”, afirmou Kronemberger. O vice afirmou que até sábado o clube vai confirmar se participará ou não. “Até sábado, data de encerramento das inscrições para participação nos campeonatos, dare-

mos a resposta sobre a nossa participação, pois além da estrutura necessária para que disputemos as quatro categorias, temos o compromisso de disputarmos todos os campeo-

natos municipais, promovidos pela LPD, e uma série de Torneios e amistosos que organizaremos e participaremos, em comemoração ao Centenário do Clube”, explicou.

Equipes do Petrô já estão treinando As equipes do Petropolitano já começaram os treinamentos para buscar bom desempenho em todos os torneios que vai disputar no ano de seu centenário. No último sábado as equipes sub 11, sub13, sub15 e sub 17, de futebol de campo se apresentaram no último sábado. Junto com os atletas foram apresentados seus respectivos treinadores Admilson. Francisco Lima, Silmar e Nahor Júnior. A equipe Sub-17, que no próximo sábado, às 11 horas, no Estádio Carlos Guinle faz o primeiro jogo

da Final do Campeonato Municipal da Categoria, referente à temporada de 2010, também continua treinando, sob o comando técnico do Berg. Ontem foi a vez das equipes e comissão técnica de futsal serem apresentadas no clube. . Berg, Leonardo, Admilson, Diego, Francisco Lima, Thiago, Felipe, Nahor, Débora fazem parte do grupo que tentará repetir o feito de 2010 quando o Petrô conquistou o Troféu Eficiência de Futsal, além dos Campeonatos Municipais sub 11 e feminino.

Diario de Petropolis  

Artigos, Cidade, Colunistas, Esportes

Advertisement