Page 1

Diário

de Petrópolis

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Site: www.diariodepetropolis.com.br

Preço do exemplar: R$ 1,20

Nº 15.985 - Sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aldo Rebelo é nomeado ministro do Esporte A presidente Dilma nomeou ontem para o Ministério do Esporte o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP), no lugar de Orlando Silva, que pediu demissão após ser acusado de desviar dinheiro. Este foi o sexto ministro substituído neste governo. (Página 11)

agenda Acontece amanhã, dia 29, às 19h30, na Sala Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni o debate “Pichação – Mensagem, Arte ou Rabisco?”, que pretende reunir educadores, professores, agentes culturais em geral, grafiteiros, claro, pichadores, para discutir a validade da prática. (Página 6)

Bairros O prefeito Paulo Mustrangi prometeu resolver o problema da instalação de uma luminária e a colocação de corrimão, ambos os serviços na escadaria da Servidão Manoel Lourenço Tavares Filho, da Comunidade Vitória, na Duarte da Silveira. A promessa foi feita no final da tarde de anteontem, quando visitou a localidade cumprindo o projeto Prefeito na Comunidade.

quase Dez meses depois

Vale do Cuiabá sofre com lentidão nas obras Membros da Comissão Especial de Acompanhamento das Determinações da CPI das Chuvas da Câmara Municipal, os vereadores Silmar Fortes (PMDB) e Gil Magno (PSD) estiveram ontem no Vale do Cuiabá e constataram que, quase dez meses após a tragédia no dia 12 de janeiro, a situação pouco mudou na região. Na próxima segunda-feira (31), moradores do Vale do Cuiabá farão uma manifestação cobrando respostas das autoridades. (Página 3)

Divulgação

Os vereadores verificaram também o problema das pontes construídas emergencialmente e que não oferecem segurança Divulgação 105ª DP

Esportes

(Página 12)

Polícia prende dois por tráfico de drogas Agentes do Serviço Reservado (P2) da Polícia Militar prenderam dois homens, um de 36 e outro de 45 anos, em flagrante próximo à Catedral São Pedro de Alcântara, na noite da última quarta-feira, por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Foram apreendidos uma pedra de cocaína e mais 28 sacolés da mesma droga. Um dos homens tentou subornar os policiais oferecendo o carro em que estavam, um Fiat Uno, e R$ 300, que também ficaram apreendidos.

(Página 9)

O Imperial entra em quadra hoje, às 20h, no ginásio do Corrêas contra o Poker/PEC, duelando pela liderança do grupo B do Campeonato Estadual de Futsal Adulto. Uma vitória representa que o time pode pegar um grupo teoricamente mais fácil, além de poder ter o melhor desempenho da primeira fase da competição.

57 anos

(Página 5)

Servidores do Judiciário Federal continuam em greve por tempo indeterminado em Petrópolis A prisão dos dois homens e apreensão do material foram feitas graças a uma denúncia anônima

Assinado consórcio para implantar Samu

(Página 5) Ascom PMP

O convênio com o consórcio intermunicipal da Região Serrana, que garante a liberação de recursos para a contratação das equipes que trabalharão no Serviço Móvel de Urgência (Samu) nos 16 municípios que integram o sistema, foi assinado ontem pelo prefeito Paulo Mustrangi. Petrópolis receberá a Central de Regulação de Vagas e será a referência para todas as cidades da região. (Página 5)

Alunos da rede municipal são premiados em concurso de redação

(Página 6)

O prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, assinaram o convênio


2

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Êxito no futuro depende de boa gestão no presente www.sebastiaonery.com.br

O SANTO FOI OUTRO - Na hora de viajar, ele disse: - “Despeço-me esta noite com grande tristeza. Há algo, no entanto, que devo sempre lembrar. Duas pessoas inventaram o New Deal: o presidente do Brasil e o presidente dos Estados Unidos”. Era 27 de novembro de 1936 e quem falava era o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, despedindo-se do presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Roosevelt fez a histórica constatação, agora conhecida, 75 anos depois, graças à tese de doutorado de Flávio Limoncic, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, relembrada pelo brilhante professor e exdeputado do Paraná (MDB, PMDB e PSDB), Helio Duque: 1. - “O New Deal foi o programa de recuperação da economia norte-americana, implementado entre 1933 e 1941 para combater a crise de 1929, lastreado no investimento estatal em obras públicas e objetivo controle de preços e responsável pela alavancagem modernizadora do capitalismo nos Estados Unidos, que levaria, no pós-Guerra, a ser a principal economia mundial. E responsável pelos quatro mandatos seguidos de Roosevelt”.

n Aécio Neves

A

reflexão sobre a utilização dos recursos naturais do planeta traz em si a gênese de grandes questões contemporâneas: a qualidade da gestão pública, o imperativo da inovação e a necessidade de uma nova ética capaz de responder aos desafios colocados para toda a humanidade. Nada menos que 55% dos nossos 5.565 municípios poderão ter deficit de abastecimento de água já em 2015, entre eles grandes cidades brasileiras. Os números constam de um trabalho da ANA (Agência Nacional de Águas) e demonstram que esse percentual representa 71%

KEYNES 4. – “Só em 1936 o keynesianismo teria sua obra básica, “Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, publicada para o público especializado. E se tornaria o manual da intervenção macroeconômica para as crises na economia. Transformou-se em livro clássico, espraiando-se como pensamento inovador no enfrentamento do liberalismo econômico sem limites, ao demonstrar que as economias mergulham na utopia”. 5. – “Ao longo do tempo, a teoria keynesiana tem presença em toda a economia mundial, para enfrentar os efeitos nocivos dos ciclos econômicos quando se exaurem em crises. A irracionalidade gerada pelos agentes econômicos, destacadamente o sistema financeiro, provoca momentos como a crise do “subprime” de 2008 ou esta mundial de agora . KIRCHNER Depois que Nestor Kirchner, eleito presidente da Argentina em 2003, pôs de joelhos o FMI e os banqueiros especuladores internacionais, obrigando-os a reconhecerem que a Argentina só devia 25% da sua “Dívida Externa” (que ele pagou) e não pagaria, como não pagou, os 75% restantes, que eram juros sobre juros, pura especulação, a grande imprensa alugada da América Latina, como a do Brasil, criou um “sindicatão da chantagem e da mentira”, chamado “Jornais das Américas”, porta-vozes dos banqueiros, acusando a Argentina de haver dado “o calote” e ameaçando esmagá-la. Há oito anos a Argentina cresce, como este ano, entre 8 e 10% (o Brasil, se Deus ajudar, chegará a 3%), saiu do buraco do Menem e dos banqueiros e é uma das mais fortes economias do mundo. A reeleição avassaladora da presidente Cristina foi fruto disso, deste vigor da economia argentina, com o desenvolvimento e níveis sociais crescentes. Certos jornais e TVs brasileiros ficaram histéricos dizendo que ela “surfou na boa fase internacional”. Por que os outros não surfaram? Com os Estados Unidos e Europa em crise, é uma mentira desleal com os leitores. O santo foi outro. Não houve milagre. Há dez anos a Argentina investe no país os juros que não dá aos banqueiros. O Brasil tem dívida de 1 trilhão e 800 bilhões e este ano paga 200 bilhões de juros à especulação. “CLARIN” Até o jornal “Clarin”, “O Globo” dos banqueiros argentinos, foi obrigado a reconhecer. Em artigo, o economista Guillermo Olivetto diz: - “Era possível ver Perón na TV dizer que a concepção de seu primeiro mandato primou por uma ideia base: “Governar é dar trabalho”. Os Kirchner viram a renovada importância estratégica de suas palavras. Propuseram um modelo sob medida para uma sociedade de “cidadãos-consumidores”. Deram às pessoas as três coisas que lhes importam: produção, emprego e consumo. Os votos voltam a dar-lhes razão.” ORLANDO Dias atrás, no discreto “Bistrô Ici”, restaurante de Higienópolis, em São Paulo, o ex-ministro Orlando Silva almoçava com o diretor de Redação da “Folha”, Octavio Frias Filho. O jornalista, reconhecidamente agitado, estava calmo. E vi o ministro muito nervoso. Ele tinha razão. www.sebastiaonery.com.br - sebastiaonery@ig.com.br

a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas vivem sem acesso à água potável. O dado de acesso à água é concreto, mas também simbólico e só pode ser compreendido dentro de um contexto de desafios maiores. Para que 4 bilhões de pessoas possam, de fato, emergir para um novo patamar de vida, teríamos que multiplicar por muitas vezes a produção econômica mundial. As contradições do nosso tempo são gritantes: se todos os 7 bilhões tivessem o mesmo padrão de consumo das populações mais ricas, seriam necessários pelo menos três planetas para nos sustentar! Nesta equação da sustentabilidade, inovação é a palavra-chave. Não apenas na gestão das políticas públicas e na busca por novos modelos de manejo de bens naturais coletivos.

Não apenas dos padrões de produção e consumo. É inadiá-vel uma revisão dos padrões éticos que regem hoje a humanidade. É preciso que partilhemos de forma consciente a responsabilidade uns pelos outros, garantindo o respeito pelas pessoas, independentemente do local em que vivam. De alguma forma, já tateamos novos caminhos, como os que pontuam a economia criativa, os princípios do comércio justo e as alavancas do microcrédito, capazes de criar uma nova lógica onde antes tudo parecia impermeável. Cada vez mais sustentabilidade e solidariedade precisarão caminhar juntas. A cooperação não deve ser só escolha pela sobrevivência, mas opção pela dignidade humana. n Senador PSDB/MG

Os grandes males pedem grandes remédios

ROOSEVELT 2. – “A homenagem do norte-americano ao brasileiro não foi mera cortesia. Era o reconhecimento da política econômica de Getúlio, no bojo da Revolução de 30. A queima de milhões de sacas de café, investindo recursos na garantia do preço do produto, foi responsável por original política anticíclica”. 3. - “E levou o Brasil a ser pioneiro na superação da gigantesca depressão em que o mundo mergulhara. Eleito no início da década de 30, Roosevelt adotou com êxito os fundamentos da anticrise, lá como cá, da teoria do economista inglês John Maynard Keynes.(Odiscurso de Roosevelt na íntegra está na biblioteca Franklin Roosevelt em Nova York)”.

da população urbana, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico. É uma projeção surpreendente. Num cenário de escassez mundial, o desperdício da água retirada no país chega a 40%, mesmo percentual de perda nos sistemas de distribuição urbana, sendo que em algumas cidades, segundo dados da ANA, esse patamar chega a 80% da água distribuída. Esses dados tornamse ainda mais graves em face dos desafios coletivos globais. Na aritmética civilizatória, que cresce em proporção e velocidade alucinantes, a realidade é dramática. Dos 7 bilhões de pessoas que praticamente somos hoje, 4 bilhões estão aprisionadas em bolsões de pobreza, grande parte com acesso restrito a serviços públicos básicos. Segundo

n Gabriel

Chalita

O

título deste artigo remete ao Sermão de São Roque, de Padre Vieira, proferido em 1659. Serve-nos de inspiração para ver, julgar e agir sobre um dos maiores males de nosso tempo, a corrupção. Infelizmente, o Brasil frequenta, desde que se mede a corrupção mundial, há 16 anos, a incômoda faixa da 60ª à 80ª posição no ranking da percepção da corrupção entre as nações (no ano passado, o País ocupou a 69ª, entre os 178 países, devendo estar próximo disso no relatório que, provavelmente, será apresentado em outubro pela TransparencyInternational). A nota que o Brasil vem tirando anda, sistematicamente, perto de 3,5 (3,7 no ano passado) – numa escala de 0 a 10 -, o que nos deixa muito longe dos países nórdicos, com suas invejáveis notas ao redor de 9,5. Esse índice é bem conhe-

cido e amplamente divulgado e discutido a cada ano, quando a Transparency lança seu novo relatório. O que se discute menos é outro índice, o que mede a percepção da corrupção nacional pelos próprios cidadãos. No último levantamento, de 2010, apenas 4% dos mil brasileiros entrevistados pelo Ibope para a TransparencyInternational reportaram que já pagaram propina a algum dos prestadores de serviço elencados na entrevista – funcionários públicos, policiais, políticos, etc. – para a obtenção ou aceleração de algum favor ou serviço. Isso nos deixaria na seleta lista dos países menos corruptos do mundo. Ou então, mais preocupante, essa discrepância entre a corrupção medida e a sua percepção pela população poderia estar demonstrando o despreparo com que o cidadão brasileiro encara a corrupção e a necessidade de combatê-la. Teríamos, então, um problema de raiz, tão profundo, que todas as intenções governamentais e o impres-

sionante instrumental hoje colocado à disposição do cidadão – tal como portais da transparência, contas públicas abertas, jornalismo investigativo, procuradores independentes e dinâmicos – não bastariam para nos tirar desse patamar. A Presidente Dilma Rousseff, por ocasião de sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, reafirmou seu compromisso com a transparência e o combate aos “malfeitos” – entenda-se, à corrupção. Trata-se de atitude admirável, principalmente vinda da líder maior da nação, eleita com mais de 55 milhões de votos e que deve, portanto, servir de exemplo para o seu País. Ver e julgar. Não há como desconsiderar que a corrupção corrói setores públicos e privados. Vamos ao agir. No mesmo “Sermão de São Roque”, afirma Vieira, “o maior perigo não é quando se teme o perigo, é quando se teme o remédio”. E o remédio é o agir. É preciso incutir em cada um dos brasileiros a consciência de que o com-

portamento ético começa em casa, no exemplo que os pais dão aos filhos. Segue na escola, onde professores preparados e valorizados devem ensinar e discutir os valores com os alunos desde as primeiras incursões nesse espaço de paz. É assunto de responsabilidade de todas as esferas da administração – municipal, estadual e federal, de todos os poderes e de toda a sociedade organizada. Se a educação demora a surtir efeitos, usemos, imediatamente, a tecnologia. Aí está a solução mais rápida – transparência, eficiência de sistemas, vigilância de ações e punição justa aos responsáveis. É preciso usar os remédios sem medo. Os que temem os remédios preferem conviver com os “malfeitos” e desperdiçam a oportunidade de exercício do poder, seja público ou privado, para fazer o bem. A ética se constrói tijolo a tijolo no cotidiano, no hábito. E o seu exercício é o grande remédio para este grande mal: a corrupção. n Deputado Federal, PMDB-SP

De Muamar Kadafi a Muamar Cadáver n Deonísio

da Silva

E

ntre as grandes novidades na mudança de poder na Líbia, há duas especiais: a internet e o celular. Com um telefone celular, uma pessoa anônima filmou os últimos momentos de Muamar Kadafi antes de ser transformado em cadáver, minutos depois. E aquelas imagens ganharam o mundo pela internet. O novo regime começa mal na Líbia. Começa executando um chefe de Estado que capturou vivo e que deveria ser levado a julgamento. Para quem proclama que luta por uma democracia, não assegurar a vida do seu principal prisioneiro é começar muito mal. Uma democracia se pauta por valores que a distinguem dos regimes autoritários que combate. Quem julga é o Judiciário, não as Forças Armadas, a mídia ou qualquer outro poder.

O conto Sorôco, sua mãe, sua filha, de João Guimarães Rosa, termina com o povo entoando junto com Sorôco a mesma cantiga que a mãe e a filha, loucas, cantam quando são embarcadas no trem que as levará ao hospício. Sorôco entregara-se àqueles cuidados até mais não poder e a comunidadezinha compreendia que ele já não tinha forças suficientes para prosseguir a vida daquele modo. Sorôco é aliteração de um vento chamado Siroco, que sobra dos desertos da Líbia. Quem planta ventos, colhe tempestades. A Líbia que conhecemos teve dois governantes: o rei Idris I, de 1951 até 1969, e desde então Muamar Kadafi. Agora ele se tornou Muamar Cadáver. Este pode ser o último nome do ditador, executado por uma turba armada. No país que ele governava não existiam parlamentos, os ministros exerciam cargos vazios de poder, pois quem realmente mandava era um só, ele, Muamar Kadafi,

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias Editora: Jaqueline Gomes

cujo nome era escrito de diversas maneiras no Ocidente. Kadafi, Gadafi e Qadaffi eram os mais comuns. Apesar de nunca ter sido elevado a mais do que coronel na hierarquia militar, ele era o supremo comandante de tudo. A ele serve como uma luva o título que o romancista paraguaio Augusto Roa Bastos deu a seu esplêndido romance sobre o ditador Gaspar de Francia: Eu, o Supremo! O ditador escreveu um Livro Verde. Em três volumes, era distribuído gratuitamente nas escolas e sua leitura era obrigatória. Como Hugo Chávez, ele também mudou o nome da própria República, que passou a ser em árabe, o idioma oficial do país, mais ou menos o seguinte: Estado de Massas do Grande Povo Socialista da Líbia. E ele ensinava no Livro Verde: “Na era das massas, o poder está diretamente nas mãos do povo e os líderes desaparecem.” Foram palavras proféticas. Ele pode

de Petrópolis Diário 57 anos Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

ter sido executado por um menor de dezoito anos que integrava a turba conhecida como “rebeldes” que o procurava por todos os cantos do país desde que o depôs do governo. O tema da loucura rondava Kadafi sempre, desde o ousado golpe de 1969, que ele liderou quando tinha apenas 27 anos. Vários presidentes dos EUA tentaram derrubálo, entre os quais Ronald Reagan, que o chamava de cachorro louco. O mundo acompanha apreensivo e esperançoso a primavera árabe, que já derrubou os ditadores do Egito, da Tunísia e da Líbia. Mas falta muito ainda! Tanto regimes a derrubar como regimes a construir! Escritor, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, professor e um dos vice-reitores da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro; fonte: Observatório da Imprensa n Escritor, doutor em Letras pela

Universidade de São Paulo

Site: www.diariodepetropolis.com.br E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

Rua Joaquim Moreira 106 Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


DORA KRAMER Embaixo do tapete

O

lhando com atenção nota-se que não é necessariamente o estilo que marca a diferença entre os governos Lula e Dilma, no trato dos escândalos de corrupção. Dilma já demitiu seis, cinco suspeitos de desvios de conduta, em dez meses. Lula só enfrentou seu primeiro caso rumoroso ao fim do segundo ano, em 2004, quando Waldomiro Diniz - o homem encarregado das relações com o Congresso na Casa Civil - apareceu em vídeo tentando achacar um “empresário” do jogo de bicho. Daí em diante, os escândalos ocorreram na medida de um ou dois por ano, enquanto agora acontecem em espaço de tempo bem menor: mais ou menos a

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

SEXTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2011

cada 50 dias. Lula demorava a se render aos fatos, fazia várias manifestações de apreço aos acusados, mas, nos casos mais graves, (Palocci e o caseiro, Dirceu e o mensalão, Erenice Guerra e família) os ministros acabaram caindo. A diferença principal é o volume de evidências que aparecem envolvendo os grupos infratores e as condições objetivas para lidar com ele. Por que aumentaram tanto? Muito provavelmente por causa do passivo acumulado nos dois períodos anteriores, em que não houve a menor preocupação do governo em avisar aos navegantes de sua coalizão que havia regras de conduta a serem seguidas e que a legalidade era o

limite. Ao contrário: as palavras do então presidente sempre apontavam na direção da conivência, da passada de mão na cabeça, no chega para cá meu irmão que “tamo junto”. A intolerância da sociedade cresceu também por causa do grande estoque de mercadoria podre nas prateleiras oficiais. Dilma não deu um freio de arrumação genuíno na bagunça e agora paga o preço daquela tolerância toda. Além disso, a presidente não dispõe dos dotes artísticos do antecessor e, portanto, não tem condição de levar as coisas na conversa por muito tempo. Em todos os episódios recentes ela até deixou que por alguns dias, às vezes semanas,

os partidos envolvidos tentassem evitar o desfecho inevitável na base da retórica vazia. Em nenhum dos casos conseguiram demonstrar que as denúncias eram desprovidas de fundamento e por isso Dilma viu-se na contingência de demitir seus representantes, embora não tenha sinalizado mudança nas regras. Fez o oposto quando todos os demitidos foram substituídos por gente ou do partido ou ligada à administração sob a qual foram cometidas as transgressões. O ministro-chefe da Corregedoria-Geral da União, Jorge Hage, anuncia que o governo “estuda” a possibilidade de instituir a exigência de ficha limpa para os nomeados a cargos públicos. Antes tarde, embora não seja preciso estudar muito para concluir que a presença de gente ilibada na gestão do patrimônio público não é obrigação básica. A manifestação do ministro equivale a uma confissão de que nem o básico é cumprido. Na berlinda - Aldo Rebelo ao que se saiba é um homem sério. Inteligente, perspicaz, ponderado. Assume anunciando que

3

pretende fazer mudanças no Ministério do Esporte. Ou seja, não nega a realidade, o que já significa um avanço em relação aos outros substitutos de demitidos. Resta saber se terá carta branca do governo e salvo-conduto do partido para fazer o que deve ser feito e de maneira realmente eficaz. Se fizer, vai se diferenciar e evidenciar ainda mais os defeitos do modelo em vigor. Se não fizer, era uma vez uma biografia perdida no turbilhão da galeria da usina de escândalos em que se transformou a Esplanada dos Ministérios. Denuncismo - Pouco mais de dois meses depois de deixar o Ministério da Agricultura, Wagner Rossi teve seu indiciamento pedido pela Polícia Federal por peculato, formação de quadrilha e fraude em licitações. Uma semana antes de cair chegou a ganhar ato público de desagravo organizado pelo vice-presidente da República, Michel Temer. Na ocasião, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, discursou em defesa da “capacidade e lisura” do então ministro.

CIDADE

Obras lentas e abandono no Vale do Cuiabá Divulgação

 Vinicius Henter viniciushenter@diariodepetropolis. com.br

Passados quase dez meses após a tragédia no Vale do Cuiabá no dia 12 de janeiro, a situação pouco mudou na região. Pelo menos é o que dizem os vereadores Silmar Fortes (PMDB) e Gil Magno (PSD), membros da Comissão Especial de Acompanhamento das Determinações da CPI das Chuvas. Eles estiveram no local na manhã de ontem e visitaram as casas de alguns moradores e puderam constatar a grande insegurança que toma conta de quem ainda vive na região. - Vimos lá uma situação de abandono, uma lentidão nas obras. Nós, da comissão, temos que ir lá pelo menos uma vez por semana para ver se as coisas acontecem – disse Silmar. Os vereadores da Comissão Especial visitaram a escola local, a associação de moradores e o posto de saúde, onde, segundo Silmar, os profissionais estão trabalhando em “condições precárias”. Até agora a terraplenagem do terreno onde o futuro posto será construído não teve seu início, causando assim reclamação por parte dos moradores, que, para conseguir atendimento, devem se locomover até outras unidades. Os vereadores verificaram também o problema das pontes construídas emergencialmente que trazem grande preocupação por não terem uma estrutura confiável, e acabam por colocar em risco a integridade de seus usuários.

Os vereadores Gil Magno e Silmar Fortes, da Comissão Especial de Acompanhamento, fiscalizam as obras no Vale do Cuiabá

- As pontes lá são verdadeiras pinguelas. Passamos eu, o vereador Gil Magno e mais dois moradores, e a ponte tremeu. Foram os próprios moradores que construíram. A prefeitura tem que ir lá e tirar aquelas pinguelas e construir umas pontes para os moradores – disse Silmar. Outro problema constatado foi em relação à draga-

gem do rio. De acordo com Silmar, as obras estão lentas e as máquinas, paradas. Desta forma, a terra esta se amontoando nas margens e, com as chuvas, elas estão retornando para o leito do rio. - Com as máquinas paradas, o tempo está rolando, e quem está pagando por isso somos nós, contribuintes, que pagamos nossos impos-

tos – disse Gil Magno. Silmar Fortes, presidente da comissão, afirmou que entrou em contato com o responsável pelas máquinas e equipe de dragagem, que teria dito que estará “tomando providências para agilizar o processo de dragagem”. Outra reclamação das pessoas é sobre a dificuldade de obter informações mais

precisas e confiáveis, em relação ao aluguel social, compra assistida, indenização e os critérios adotados para demolição das casas na área de exclusão. MANIFESTAÇÃO

NA SEGUNDA-FEIRA Na sessão de ontem da Câmara, o vereador Márcio Muniz (PSC) cobrou do es-

tado e da União rapidez nas obras e lembrou que a presidente Dilma Rousseff e o governador do Rio, Sérgio Cabral, visitaram a Região Serrana dias após a tragédia. Em relação à prefeitura, Muniz citou o estado de calamidade em Petrópolis decretado pelo prefeito e prorrogado para vigorar até janeiro. - Esse estado de calamidade vale aqui para o 1º distrito, mas para o Vale do Cuiabá, as obras são urgentes, fica-se esperando várias licitações – disse Muniz. Na próxima segundafeira (31), às 14h, próximo ao Shopping 2000, em Itaipava, moradores do Vale do Cuiabá farão uma manifestação, inconformados com a falta de informação dada pelas autoridades. Eles cobram respostas em relação ao valor de indenização das casas atingidas pelas chuvas. Além disso, reclamam das informações divergentes que recebem da Defesa Civil do município. O líder do governo na Câmara, vereador Márcio Arruda (PMDB), não quis responder às críticas dos vereadores à prefeitura, mas admitiu que há uma grande insatisfação entre os moradores do Vale do Cuiabá. - O que eu sei é que o pessoal não aguenta mais reunião, eles querem solução. Não querem saber se é responsabilidade do estado, se é do município, querem a solução que ainda não veio – disse Arruda. A assessoria de comunicação da prefeitura não respondeu, até o fechamento desta edição, às críticas dos vereadores.

PSC defende reforma administrativa na prefeitura Os trabalhos da Frente Pró-Petrópolis (FPP), que tem como uma de suas metas a elaboração do Plano Diretor de Petrópolis (PDP) e uma lei mais ampla de planejamento, tem o apoio do PSC, que estará acompanhando os trabalhos e colocando-se à disposição para ajudar, através de sua bancada na Câmara e do deputado federal Hugo Leal. Esta foi a afirmação do presidente do partido na cidade, Paulo Cleffs, lembrando que o PSC desde 2006 tem um programa de governo, que tem como prioridade o planejamento administrativo.

O deputado federal Hugo Leal disse que uma das metas do programa de gestão defendido pelo partido é uma reforma administrativa da Prefeitura, com redução no número de secretarias e também de cargos comissionados. - Defendemos a valorização dos servidores de carreira, pois eles conhecem a administração e dão continuidade aos serviços prestados pela administração municipal, independente de quem seja o prefeito – disse. A prefeitura conta hoje 17 secretarias, uma sub-

prefeitura e ainda cinco órgãos vinculados – CPTrans, Comdep, Fundação de Saúde, Fundação de Cultura e Inpas. Além disto, algumas das secretarias contam com cargos de subsecretários. O líder do PSC na Câmara, vereador Marcio Vieira Muniz disse que algumas secretarias criadas nos últimos anos ainda não apresentaram um resultado satisfatório e citou a Secretaria de Segurança. - A Segurança não é municipalizada, continua sendo estadual e federal, por isso, ela poderia ser apenas um departamento – disse.

Para Marcio Muniz o planejamento é fundamental, frisando que o PSC há muito tempo vem trabalhando num programa de governo com reforma administrativa. Com relação ao trabalho da FPP, Muniz disse que acompanha através das informações que chegam o legislativo municipal e sabe que a principal meta é apresentar o PDP ano que vem para que seja votado até 15 de dezembro de 2012. - Vamos defender o projeto, desde que seja resultado de uma ampla participação da sociedade e faremos o possível para que o Plano Diretor

seja aprovado o mais rápido na Câmara - disse. Ele espera que o PDP e a lei de planejamento municipal contemplem as ações municipais na área de saúde, afirmando que o maior problema nesta área é gestão. - O PSC tem um programa de trabalho para saúde e para outras áreas da administração municipal, mais para que dê certo e possa funcionar, precisamos também de uma legislação eficiente e atualizada - disse. A mesma ideia é defendida pelo vereador Samir Yarak, lembrando que hoje

os distritos crescem de forma desordenada e por isso defende uma legislação que seja capaz de garantir a ordenação urbana. - Se nada for feito de forma rápida, vamos em pouco tempo sofrer os mesmos problemas que enfrenta hoje o primeiro distrito – disse Samir Yarak, que lamentou que já exista alguns focos destes problemas e cita o centro de Itaipava, onde nos finais de semana há um grande número de pessoas e carros, causando grandes congestionamentos. – Isto acontece por falta de planejamento – disse.


4

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

57 anos

Juro que vi Juro que vi o ex-prefeito Rubens Bomtempo (PSB), Nei Botafogo (PTdoB) e Ramon Mello (PSDB) conversando demoradamente. Pelo menos Nei não negou a possibilidade de uma coligação partidária para a eleição 2012.

O Repórter Edyr Raposo

edyrraposo@ig.com.br

Sem o direito de criticar, nenhum elogio é válido

SEXTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2011

PPS Na noite de segunda-feira, na Câmara Municipal, aconteceu a Convenção do Partido Popular Socialista – PPS, reunindo cerca de 100 pessoas de diversas representações políticas, além do Prefeito Paulo Mustrangi. Foto: Divulgação

Executiva O novo diretório foi eleito por aclamação contendo 32 membros , e a Comissão Executiva do PPS Petrópolis, foi formada tendo Leandro Sampaio (presidente), Wagner Silva (secretário), Renato Santana (tesoureiro) e suplentes Bruno Villela e Jaqueline Reis.

Wagner troca de partido O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Wagner Montes, deixou o PDT e foi para o PSD. Agora Wagner é correligionário de Baninho e Gil Magno.

JK era do PSD Vale lembrar que o PSD era o partido do grande e saudoso presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília.

Oposição Tudo indica que o vereador Marcelo Motorista é o vice-líder da oposição. Na reunião de quarta-feira ele desceu o pau no governo municipal. Entre outras coisas, disse que até agora não se sabe quem é o prefeito de Petrópolis, e fez a seguinte indagação: É Paulo Mustrangi ou Wilson Franca?

A foto registra momentos de congraçamento dos fundadores do PDT nacional, na casa do atual primeiro-vice-presidente do partido em Petrópolis, Rubens Rezende, juntamente com Trajano Ribeiro e Pitágoras Muller. O papo não poderia deixar de ser: Nelson Sabrá candidato a prefeito

Descarte de medicamentos A necessidade da criação de local apropriado para o descarte de medicamentos impróprios para consumo é de extrema importância para a saúde de uma cidade. De acordo com estudos realizados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicos, os medicamentos ocupam a primeira posição entre os três principais agentes causadores de intoxicações. Esse tipo de problema é causado, na maioria das vezes, por esse motivo, o vereador Wagner Silva, PPS, deu entrada na Indicação número 2861/2011, que foi aprovada na Câmara por unanimidade, sendo em seguida encaminhada ao Executivo para providências junto à Secretaria pertinente.

Paulo Igor quer saber

Repúdio

Cachaça

Atendendo a uma reivindicação apresentada em reunião com o presidente da Associação Pŕo-Deficientes, Marcelo da Silveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) vai pedir informações à Prefeitura sobre a forma como será feito o credenciamento de pessoas deficientes que têm direito a gratuidade no transporte coletivo. Por conta de uma decisão judicial, o serviço, até então feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Petrópolis (Setranspetro) passará a ser de responsabilidade do Município.

Petrópolis vai precisar rever o orçamento 2012 se a redistribuição dos royalties for confirmada pela Câmara Federal. A previsão era que Petrópolis recebesse ao longo do ano que vem R$ 15,5 milhões. A verba já está incluída no plano orçamentário apresentada pelo Executivo à Câmara de Vereadores. Os deputados Marcus Vinícius (PTB) e Bernardo Rossi (PMDB), que representam Petrópolis na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), aderiram ao manifesto assinado por parlamentares estaduais em repúdio ao senador Vital do Rego.

A cachaça brasileira já abandonou, há muito tempo, o submundo das bebidas e ganhou espaço entre os mais requintados drinks. Não à toa, a bebida destilada é a terceira mais consumida no mundo – segundo a Embrapa – com uma produção de 1,3 bilhão de litros por ano. Quem aprecia o produto pode aproveitar para conhecer melhor os mais de 130 rótulos da delicatessen Venda 46, localizada em Itaipava, que disponibiliza cachaças de alambique vindas de todas as partes do Brasil.

Pão francês - R$ 5,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios

Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

5

cidade

Duas pessoas presas por tráfico na Catedral Alan Alonso

O discurso foi realizado no plenário da Câmara Municipal

Padre Jac anuncia vencedores do Prêmio Personalidades Os vencedores do prêmio “Personalidades Petropolitanas 2011” foram anunciados oficialmente na manhã de ontem, no plenário da Câmara Municipal. O anúncio dos nomes das pessoas que se destacaram em vários seguimentos foi feito pelo pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, padre Jac, organizador do prêmio. A premiação é dividida em quatro categorias: Revelações e destaques jovens, Desataques Femininos e Masculinos e Homenageados Especiais. Das 50 pessoas contempladas com a premiação, que será entregue no dia 2 de dezembro, na festa que ocorrerá no Castelo de Itaipava, metade esteve presente. Enquanto o padre Jac discursava sobre o prêmio, um telão exibia imagens das festas em edições anteriores. O pároco fez questão de enaltecer a presença de todos e explicou como é feita a escolha das personalidades contempladas. - A votação é feita por representantes da imprensa, entidades de classe e sindicatos. Nossa premiação é qualitativa e não quantitativa. A ideia é destacar as pessoas que efetivamente trabalham para cidade e não os mais badalados - ressaltou. Os homenageados não esconderam a satisfação de serem lembrados na premiação, que homenageou destaques dos seguimentos: comércio, indústria, bancário, educação, cultura, medicina, odontologia, direito, esportes, artes, música, trabalho social, arquitetura, engenharia e benemerência. Na categoria revelações, o prêmio para o seguimento bancário foi para Rodrigo Neiva Borges Silva, do banco Bradesco. Ele será o gerente da Agência Urbana General Osório do Bradesco, que será inaugurada até o fim do ano. - Fiquei surpreso quando recebi a notícia. Na verdade foi minha esposa quem atendeu a ligação do padre Jac. A gente fica orgulhoso e é sempre bom quando temos nosso trabalho reconhecido, é um estímulo. Quanto à nova agência, ainda não existe uma definição para inauguração, mas até o fim do ano ela já deverá estar aberta. Será uma agência para atender servidores do estado, já que o pagamento será feito pelo Bradesco a partir de janeiro - disse. O prêmio para o seguimento benemerência, na categoria destaques femininos, foi para Maria Elisa Modiano, coordenadora do projeto “De grão em grão”, que presta

assistência social e diversos cursos para a comunidade de Nogueira. O projeto é ligado à Mitra Diocesana. - Fico muito feliz por esse prêmio, não só por mim, mas por todas as pessoas que fazem parte do projeto e que também fazem parte dessa homenagem - lembrou. No seguimento Esportes, na categoria Destaques Masculinos, a homenagem foi para Délio Jorge Kronemberg, vice-presidente de esportes do Petropolitano Football Club, que este ano completou 100 anos no dia 4 de julho. - Foi extremamente gratificante, ainda mais pelo bom momento que o esporte passa em Petrópolis, com duas equipes profissionais de futebol e grandes equipes de futsal. Hoje dá gosto de falar de esporte na cidade - exaltou. A felicidade também estava estampada no rosto de Célia D`Azevedo, proprietária da joalheria Ewiglich, que foi uma das 14 homenageadas especiais, por conta das várias campanhas sociais de que participa. - Eu já havia sido homenageada em 2007, quando se pensava que seria a última edição do prêmio. Foi uma surpresa e muito bacana recebê-la novamente. Quando eu vejo que uma campanha é séria, eu abraço, usando parte dos lucros do meu negócio para ajudar da maneira que for preciso. Receber o prêmio com certeza é uma forma de estímulo e de recompensa - afirmou ela, vestida com a blusa da campanha Outubro Rosa, que combate o câncer de mama. O prêmio Personalidades Petropolitanas foi criado em 1971 e durou até 1978, quando José Augusto Carneiro, o padre Jac, ingressou no seminário. O evento voltou a ser realizado em 1991 e durou até 2007. - Por conta de uma série de fatores, como a venda do Hotel Quitandinha para o Sesc, onde fazíamos nossas festas, ficamos esse tempo sem condições de realizar a premiação. Mas, por conta do apoio que nós recebemos, conseguimos fazê-lo novamente - explicou o pároco. Ao todo serão disponibilizados 476 convites para a festa de premiação, que ocorre no dia 2 de dezembro, no Castelo de Itaipava, a partir das 20h30. O valor cobrado será de R$ 80. Quem se interessar, deve ligar para a Catedral. O número é 2242-4300. Toda a renda obtida é revertida para obras e manutenção da paróquia.

Dois homens, de 36 e 45 anos, foram presos em flagrante na noite de quartafeira, próximo a Catedral, autuadas por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A prisão foi feita por agentes do Serviço Reservado (P2) da Polícia Militar. Uma pedra de cocaína que seria revendida por R$ 300 foi encontrada dentro do veículo em que estavam os dois bandidos no momento da abordagem. Um deles confessou aos policiais que teria mais drogas em casa. Seguindo até lá, os agentes apreenderam mais 28 sacolés da mesma droga. O automóvel, um Fiat Uno, e a quantia de R$ 300, ambos oferecidos como suborno, também foram apreendidos. De acordo com o depoimento dos policiais no registro de ocorrência, eles tinham a informação de que dois homens fariam uma entrega de drogas próximo à Catedral São Pedro de Alcântara. A informação era de que eles chegariam em um Fiat Uno vermelho. Ao avistarem o carro mencionado na denúncia anônima, observaram que eles se dirigiam a uma rua sem saída e sinalizavam de um modo que pareciam procurar por alguém. Instantes depois eles ligaram o carro e, quando saíam do local, os agentes resolveram abordá-los. Na revista do veículo, foi encontrada uma pedra de cocaína sob o banco do carona. Em confissão informal, um dos

Divulgação

O material apreendido, que inclui um automóvel, chegou a ser oferecido como suborno

homens disse que ela seria vendida a um usuário por R$ 300. Os homens receberam voz de prisão no local e foram algemados. Nessa hora, o condutor do veículo ofereceu o carro e uma quantia de R$ 300 para que não fosse preso. Dando prosseguimento a abordagem, os agentes seguiram até a casa do condutor e, em revista pelo imóvel, encontraram mais 28 sacolés de cocaína. Os dois homens foram encaminhados à 105ª DP (Retiro), onde ficaram presos.

Polícia age rápido e prende assaltantes de moto A rapidez da Polícia Militar foi determinante para que dois homens fossem presos no início da tarde de ontem. R.S.M., de 26 anos, e J.O., de 27, foram presos no Bingen, próximo ao Hospital Santa Teresa, cerca de 10 minutos depois de assaltarem um motociclista no bairro Roseiral. Além da motocicleta, do aparelho celular e dos documentos da vítima, a polícia encontrou com os dois acusados 32 cápsulas de cocaína. Eles foram conduzidos à 105ª DP (Retiro), onde foram autuados por roubo e tráfico de drogas.

Mustrangi assina implementação do Samu com consórcio intermunicipal O prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, assinaram na tarde de ontem, no Palácio Sergio Fadel, o convênio com o consórcio intermunicipal da Região Serrana, que garante a liberação de recursos para a contratação das equipes que trabalharão no Serviço Móvel de Urgência (Samu) nos 16 municípios que integram o sistema. Petrópolis receberá a Central de Regulação de Vagas e será a referência para todas as cidades da região. A central será responsável pelo atendimento das chamadas 192 efetuadas nos municípios participantes do consórcio. O governo federal vai custear 50% das despesas e o restante será rateado entre o governo estadual e os municípios (25% para cada ente). O GSE, serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros às vítimas de acidentes nas estradas, também será

Ascom PMPs

Convênio assinado pelo prefeito garante liberação de recursos

mantido. - O trabalho do governo municipal visa gerar um modelo de saúde pública que possa atender a população de maneira eficaz. Hoje, com a assinatura do contrato com o consórcio, estamos dando mais um passo à frente para transformarmos a saúde pública da cidade em um siste-

ma funcional e de qualidade - ressaltou Mustrangi. n Mustrangi e Aparecida estiveram com Ministro da Saúde Na semana passada, o prefeito Paulo Mustrangi e a secretária Aparecida Barbosa estiveram reunidos com o ministro da Saúde,

Alexandre Padilha. Além do Samu, diversos itens foram apresentados ao ministro, para que haja a liberação de recursos da União para o município. Entre os pleitos estão incluídos a certificação de mais cinco leitos de UTI e a habilitação do serviço de oncologia (que será feito pelo Hospital Alcides Carneiro) - projeto que já está em Brasília; o processo de habilitação da alimentação enteral do Hospital Santa Teresa (HST); a questão dos procedimentos oftalmológicos (catarata); das cirurgias vasculares e urológicas, além da liberação das emendas parlamentares destinadas à saúde. Padilha disse, no encontro, que “todos os itens apresentados serão analisados com atenção pelo ministério, com ótimas chances de efetivação dos recursos e habilitações sugeridas. Petrópolis faz o dever de casa com mérito”, avaliou.

Greve dos servidores do Judiciário Federal iniciada dia 19 ainda sem data para o fim A greve dos servidores do Judiciário Federal, que teve início no último dia 19 no estado do Rio, ainda não tem previsão para terminar. Em Petrópolis, estão parados o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Rua Dom Pedro, e a Justiça Eleitoral, na Avenida Koeler, ambos no Centro. Apenas as pessoas com casos urgentes, ou seja, que estão sendo prejudicadas com a greve, são atendidas. A votação do Projeto de Lei (PL) que prevê reajuste para a categoria que seria realizada nesta quarta-feira foi adiada mais uma vez na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) na Câmara, “em função da pressão do governo para retirada da pauta ou rejeição do projeto”, segundo informou o sindicato

da categoria. De acordo com o chefe da Zona Eleitoral 227, Otávio Vieira, a demanda que chega aos órgãos é analisada caso a caso. Se for uma urgência, a pessoa é atendida. Ainda segundo ele, alguns serviços estão disponíveis na internet e as pessoas podem resolver alguns problemas pelo site: http://www.tre-rj.gov.br/. Os servidores se mantém normalmente nos postos de trabalho, conforme orientação do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Estado do Rio (Sisejufe) após reunião com a corregedoria do TRE. Na quarta-feira, os representantes da categoria organizaram manifestações, que contaram com mais de cem servidores de todas as

Zonas Eleitorais em diversos locais da cidade do Rio. Um levantamento feito pelo sindicato apontou que mais de 80 zonas eleitorais já aderiram à paralisação por tempo indeterminado. A paralisação teve início em 1° de junho, quando os servidores da Bahia foram os primeiros a cruzarem os braços. Dirigentes sindicais da Fenajufe, na última terça-feira, 25 de outubro, pressionaram e conseguiram que deputados apresentassem emendas à Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2012 (PLOA), na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO). Os pedidos reservam verba para aprovação do reajuste de forma parcelada até o ano de 2014, com pagamento da

primeira parcela para janeiro de 2012. A posição direção do Sisejufe é de que agora, a categoria precisa aderir à greve em massa para que o movimento ganhe mais visibilidade pública. O último reajuste da categoria foi concedido em 2006 e pago em seis parcelas. O projeto é de autoria do Superior Tribunal Federal e trata do Plano de Carreira dos Servidores (PCS) do Poder Judiciário da União. Na avaliação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe), é importante que o movimento cresça e atinja todo o país, uma vez que já se sabe que o PCS não foi incluído no relatório preliminar da proposta de Lei Orçamentária Anual de 2012.


6

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

cidade Estácio aborda marketing esportivo durante debate Mais duas palestras foram realizadas na Semana de Comunicação da Universidade Estácio de Sá. Cerca de 40 pessoas ouviram o jornalista Bruno Voloch e o coordenador de futebol do clube Petropolitano, Leandro Kronemberger. jornalista da Rádio Bandnews e colunista do jornal Extra, Voloch falou sobre sua carreira e as experiências vividas. Kronemberger, por sua vez, falou sobre a importância do marketing esportivo no cenário nacional. Na ocasião, Bruno Voloch afirmou que o jornalista tem sempre que acreditar no seu potencial. - Muitas vezes, o jornalista busca apenas saber sobre uma área específica. O profissional tem que ler e saber o que está acontecendo em todos os setores, em todo o mundo, e não apenas onde pretende atuar - afirmou. Logo após, Leandro Kronemberger, conhecido como Berg, citou os projetos de marketing e responsabilidade social do Petropolitano.

- Aproveitamos o centenário do clube para lançar o projeto “Petrô Cem Anos”, que, hoje, atende mais de 120 crianças de comunidades carentes com atividades esportivas - afirmou, citando ainda os benefícios conquistados na forma como o clube é visto, se tornando mais popular. Berg também citou a necessidade de se fomentar o esporte em áreas de vulnerabilidade e risco social, e respondeu perguntas sobre a inserção de Petrópolis nas Olimpíadas de 2016. - Hoje a cidade tem projetos para receber hipismo e golfe, além da construção de um novo estádio - afirmou. Estudantes de comunicação e alunos do ensino médio também puderam participar da oficina de radiojornalismo, com o professor Marcelo Sosinho. - A oficina foi dinâmica. Foi muito bom ter a experiência de um profissional que está no mercado há mais de 20 anos - afirmou o estudante de Comunicação Social – Jornalismo, Felipe Torres.

Comunicação digital nas empresas será debatida hoje Nesta quinta-feira (27), serão realizadas duas palestras: Comunicação Digital, com Cláudio Cordovil (doutor em Comunicação Social, com passagens pelo Jornal do Brasil e Estado de São Paulo), às 19h30; e “Comunicação e Marketing nas Empresas”, com Josimar Salles (gerente de marketing da rede de supermercados Bramil), às 20h40.

A programação também inclui duas oficinas, sobre Técnicas e Conceitos Criativos de Filmagem, com Caio Garin; e Jornalismo Online, com Claudio Cordovil. As oficinas são gratuitas, e começam às 17h. A Universidade Estácio de Sá fica na Avenida Barão do Rio Branco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2292-9868.

“Se Essa Rua Fosse Minha” dá prêmio a 4 alunos do município A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação, premiou na tarde da última quarta-feira (26), os quatro primeiros colocados no concurso de redação “Se essa rua fosse minha... todos seriam responsáveis pelo trânsito!”, voltado aos estudantes dos 4° e 5° anos da rede municipal de educação. O concurso fez parte do projeto de capacitação de professores da rede sobre “Educação para o Trânsito” que foi desenvolvido junto a 400 alunos. Ao todo, 150 estudantes participaram do concurso de redação. Destes, 40 foram pré-selecionados, destacando-se as quatro melhores redações. Os premiados foram: 1° lugar - Natália Veríssimo da Costa – Escola Municipal Dom Manoel Cintra; 2º lugar - Rodrigo da Silva de Mello – Escola Municipal Celina Schechner; 3º lugar - João Vitor Lisboa Satiro – Escola Municipal Augusto Pugnaloni e 4º lugar - Anderson Azevedo de Araujo – Escola Municipal Dr. Barros Franco. Eles receberam respectivamente uma máquina fotográfica digital, um aparelho de DVD, um MP5 e um kit

Ascom PMP

Os quatro vencedores do concurso receberam diversos brindes. O evento reuniu 400 estudantes

“guloseimas”. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no salão nobre do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio e contou com as presenças da subsecretária de Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha, da coordenadora do Centro de Capacitação Frei Memória, Denilze

Curso ajuda a alavancar o turismo em Petrópolis “A educação pode contribuir para movimentar o turismo e lotar a rede hoteleira do Centro Histórico de Petrópolis”, é o que constatou neste mês de outubro o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), com a realização do vestibular isolado da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE), que atraiu mais de 2.600 candidatos de 24 estados do Brasil. - Mais de 90% dos alunos da faculdade são de outras cidades. Isto reflete diretamente no turismo e na economia de Petrópolis – disse o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães. Somente na semana que antecedeu o vestibular, pelo menos 13 hoteis e pousadas registraram procura por parte dos candidatos. Alguns deles obtiveram até 100% de ocupação, proveniente de candidatos e seus familiares. A Coordenação de Projetos Especiais da FASE identificou alguns potenciais e passou a se reunir com o PC&VB para o planejamento conjunto das atividades que envolvem os processos de vestibulares e a formatura de final de ano. - Essa movimentação econômica que o vestibu-

lar da faculdade gera para o município de Petrópolis não é identificada somente no período de realização dos vestibulares, mas também em nossas solenidades de encerramento do curso, momento em que a cidade recebe em torno de três mil pessoas, entre amigos e familiares dos formandos – disse Ricardo Tammela. - Identificamos que estas ações movimentam vários segmentos empresariais locais, como rede hoteleira, restaurantes, comércio e as redes de serviços da cidade. Aproveitamos todo este potencial e montamos pacotes atrativos junto aos nossos associados buscando atender a demanda dos candidatos e seus familiares, que geralmente chegam de véspera na cidade. Também envolvemos os órgão públicos como a CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes) e a Polícia Militar, no auxílio ao tráfego próximo ao campus da faculdade – disse Márcia de Paula, secretária executiva do PC&VB. Todos comemoram o sucesso da ação, a direção da Faculdade de Medicina e os empresários do segmento do turismo, que unidos já planejam a formatura de final de ano que promete movimentar a cidade.

Oliveira, de Paulo Cleffs, representando o deputado federal Hugo Leal (autor da Lei Seca) e de Faruk El-Kahtib, da editora FAMA. O projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” é uma parceria entre a Prefeitura de Petrópolis e a editora Fama e visa educar nossos alunos para a Petrópolis do futuro. Ele foi

desenvolvido por meio do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, que capacitou 60 professores da rede. Os professores e alunos receberam Kits pedagógicos para serem utilizado durante as aulas. O concurso de redação finalizou o projeto, desenvolvido durante o ano letivo de 2011.

Palestra destaca agilidade no tratamento do câncer A médica da família e comunidade, Iara Loos Noel, realizou palestra sobre a importância do autocuidado para o diagnóstico precoce do câncer de mama, na última quarta-feira, dia 26 de outubro, no auditório da CDL Petrópolis, dentro da participação da entidade dos lojistas no movimento do Outubro Rosa, organizado pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Além de apontar fatores de risco e derrubar mitos sobre a doença, a médica destacou a importância da agilidade no combate ao câncer de mama. Agilidade no diagnóstico, no tratamento e na informação. Segundo a médica Iara Noel, o diagnóstico precoce é muito importante porque um câncer detectado no estágio inicial tem até 95 % de chances de cura, enquanto nos estágios mais avançados esse índice cai para até 25%. Para que a mulher possa descobrir mais rapidamente a existência de nódulos cancerígenos é fundamental a realização de exames de mamografia anuais, especialmente a partir do 40 anos de idade, e de exames clínicos também anuais, a partir dos 20 anos de idade. Entre os fatores de risco estão a hereditariedade (casos de câncer na família), a primeira menstruação precoce, a menopausa tardia, a ausência de gravidez ou a chegada do primeiro filho quando a mãe

tem mais de 30 anos de idade, além de questões relacionadas a estilo de vida como excesso de peso e ingestão regular de álcool, mesmo que moderadamente. Segundo a médica é muito importante também que a mulher conheça a própria mama, por isso, segundo ela, não se fala mais em autoexame e sim em autoconhecimento, já que ao tocar-se e visualizar os seios a mulher é capaz de detectar alterações que podem ser, posteriormente, diagnosticadas corretamente, seja através da mamografia ou de um exame clínico que, se realizado por um profissional treinado detecta tumores de até 1 centímetro de diâmetro. Durante a palestra, a médica Iara Noel fez questão de derrubar alguns mitos como os que se referem ao uso de desodorante antiperspirante, sutiã apertado, prótese de silicone e pancadas no seio como fatores causadores do câncer de mama, afirmando que nada disso é verdade, além de revelar que os homens também podem ter câncer de mama, mesmo em um índice pequeno, de cerca de 1 %. Também estiveram presentes à palestra a presidenta da APPO, Ana Cristina Coelho Mattos, e a madrinha da Campanha Outubro Rosa, Linda Tavares de Albuquerque.

XX Simpósio sobre formigas destaca nome da Cidade Imperial na América Latina

Leia e assine o Diário de Petrópolis

( 2246-3807

A cada ano que passa, mais organizadores têm escolhido Petrópolis como sede de eventos nacionais e internacionais. De 16 a 20 de outubro, a cidade recebeu o XX Simpósio de Mirmecologia, no Instituto Teológico Franciscano. A reunião latinoamericana, que também foi conhecida como I Encuentro de Mirmecologistas de las Américas, reuniu cientistas de todo o mundo para discutir as novas técnicas sobre o estudo das formigas. Segundo os organizadores, este foi considerado o melhor de todos os encontros, oferecendo variada programa-

ção dentro da Mirmecologia. A participação de importantes cientistas do mundo todo também deu ao evento a credibilidade que outros não haviam alcançado, firmando definitivamente a liderança brasileira na área. O sucesso do XX Simpósio em Petrópolis aumenta as expectativas para os próximos encontros que já estão firmados para Fortaleza (CE), em 2013 e Ilhéus (BA), em 2015. O encontro recebeu mais de 350 interessados no assunto, sendo 50 o número de palestrantes de 14 países: Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Guiana

Francesa, México, Costa Rica, Estados Unidos, França, Dinamarca, Bélgica, Alemanha. Houve grande procura pelas palestras. No entanto, a participação do renomado Bert Hoelldobler ganhou destaque. O principal expoente no campo da Mirmecologia é de origem alemã, mas atualmente trabalha para a Universidade Estadual do Arizona, nos EUA. O cientista também é vencedor do Prêmio Pulitzer, de 1990, pelo livro “The Ants”. Este tipo de evento alavanca o nome de Petrópolis como cidade com potencial para pôr em prática muitos ou-

tros, tanto de grande, quanto de médio porte. A inclusão do município neste setor consequentemente traz benefícios econômicos. Nos cinco dias de Simpósio, estima-se que o comércio local tenha movimentado cerca de 500 mil reais. “Os números incentivam a atuação do Petrópolis Convention & Visitors Bureau no sentido de promover e captar novas parcerias a acontecer nos próximos meses”, afirma Márcia de Paula, diretora executiva do PC&VB. A PMP esteve no evento, em parceria com a UFRRJ montando formiga nos jardins do Palácio de Cristal.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

7

cidade

Daniel Carvalho/Ascom/PMP

Stênio Nery acompanhando os funcionários nas obras na Posse

Posse recebe nova rede de captação de águas pluviais No início desta semana, o secretário de Obras do município, Stênio Nery, esteve presente em diversos pontos do distrito da Posse para acompanhar de perto o andamento de algumas intervenções que estão sendo feitas na região. Atendendo a uma solicitação antiga dos moradores, a Secretaria de Obras vem construindo, na Rua Félix Van Barros, na Estrada Silveira da Motta, uma nova rede de captação de águas pluviais - mais de 20 residências serão beneficiadas. A segunda vistoria do secretário aconteceu na Estrada do Juruá, no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde uma equipe trabalha na recomposição do pavi-

mento e construção de mais de 1.200 metros de rede de captação para águas provenientes das chuvas. A intervenção beneficiará mais de 200 famílias daquela região. Para finalizar, ele acompanhou todas as reformas que estão sendo feitas no Centro de Educação Infantil (CEI) Ângela Maria da Conceição Silva, que fica na Praça 29 junho, no Centro da Posse. - Os moradores do distrito solicitavam mais atenção e agora a Prefeitura vem atendendo aos seus pedidos. A Secretaria de Obras vem atuando intensamente em diversas frentes do município, no intuito de melhorar a estrutura e, o bem estar dos moradores – disse o secretário.

Uma das medidas é ir ao setor de achados e perdidos nos Correios

Saiba com agir ao perder ou encontrar documentos Será que os homens são mais desligados que as mulheres? Se depender do levantamento de extravio de documentos realizado na 105ª Delegacia de Polícia, sim. Dos quase 1.600 registros de 2011, 70% são referentes à perda de documentos de homens. Talvez porque boa parte coloque a carteira no bolso. De acordo com o delegado da 105ª DP, Marcello Braga Maia, nesse caso, a primeira medida é o cidadão comparecer à delegacia para fazer o registro de extravio de documentos. - É preciso levar alguma identificação e se depois achar, é necessário voltar à delegacia para informar – declarou. A segunda medida é comparecer à sede dos Correios, onde está localizado o setor de documentos achados e

perdidos do município. Atualmente, há 209 documentos à espera do verdadeiro dono. De acordo com a agência, o tempo máximo para retirada é de 60 dias, a partir da entrega no local. Para fazer a retirada, é necessário pagar uma taxa de R$ 3,70. Na agência, encontra-se uma lista com todos os documentos entregues. No site dos Correios também é possível verificar se o documento foi entregue em qualquer agência do País. Basta indicar o tipo de identificação e o número para que o sistema faça o rastreamento. É importante ressaltar que quem achar um documento deve entregá-lo aos Correios. A sede dos Correios está localizada na Rua do Imperador, 350, no Centro. O site é o www.correios.com.br.

Hospital Municipal realiza concurso para ter logotipo A direção e o Serviço de Segurança do Trabalho do Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp, realizam nesta semana, de 7h às 9h, uma eleição para escolha de um logotipo para o hospital. O evento tem por finalidade criar mecanismos de participação em gestão aos servidores, deixando que os próprios criem e escolham a imagem que irá representar a instituição em que trabalham. O concurso foi dividido

em duas etapas, primeiro todos os servidores lotados na unidade tiveram a oportunidade para criar seus logotipos, dez servidores apresentaram seus trabalhos, na segunda etapa, todos os servidores estão tendo a oportunidade de escolher um logotipo através de uma votação. O vencedor será conhecido nesta sexta-feira, dia do servidor público, e irá ser premiado com uma TV 32” LCD.

Lojas já começam a vender mercad orias para o Natal São poucas, mas no Centro Histórico de Petrópolis já é possível encontrar, pelo menos, duas lojas que começaram a expor produtos natalinos. Cerca de dois meses antes da data comemorativa, no dia 25 de dezembro, os comerciantes já apostam nas vendas para revendedores, artesãos, entre outros. Já o chamado consumidor final é esperado apenas para os dias que antecedem o Natal. Por enquanto, o movimento ainda está fraco, mas já começa a aquecer. Apostando no aumento das vendas, este ano, a papelaria Obelisco, por exemplo, decidiu comprar um estoque entre 20% e 30% maior do que no ano passado e começar as vendas semanas mais cedo para começar desde já chamar a atenção dos clientes. Segundo o gerente, Rafael Andrade, esta necessidade foi percebida no ano passado e, por isso, eles decidiram investir. – Em 2010 vimos que os artesãos, por exemplo, compravam bem mais cedo para poderem preparar os objetos e começar a vender em novembro. Nossa intenção é atender a todos os clientes, mas sabemos que o consumidor final só vem em cima da hora – explicou. Já de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), apesar da expectativa para este Natal ser um aumento de 9% nas vendas do comércio de Petrópolis em relação ao mesmo período no ano passado, a maioria dos comerciantes está cauteloso com a preparação dos estoques. Depois da tragédia, no Vale do Cuiabá, provocada pelas chuvas, em janeiro, o movimento começou a cair e, até agora, não conseguiu atingir uma boa meta este ano. O clima frio e a greve dos bancos também contribuíram para uma queda nas vendas e, por isso, os empresários preferem tomar cuidado com exageros.

Fotos: Alan Alonso

Loja no Centro já vende enfeites para o Natal, como lâmpadas e miniaturas do Papai Noel

Câmara faz entrega de moções congratulatórias a personalidades n Edson Cunha Especial para o Diário

A Câmara de Vereadores entregou na tarde de quarta-feira (26) 18 Moções Congratulatórias para empresários, policiais militares, médicos e instituições assistenciais. Cerca de 50 pessoas participaram da solenidade. O evento foi aberto pelo presidente da Casa, o vereador Paulo Igor (PMDB), que explicou a importância de homenagear as pessoas que fazem algo de importante para Petrópolis. - Nós temos que prestigiar todos os que contribuem para o desenvolvimento do município – explicou o vereador. O primeiro a receber a Moção, entregue pelo vereador Baninho (PSD), foi Vítor Cassiano Martins, soldado do 26º BPM. Em seguida o representante da Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis (Amirp) também recebeu a Moção. O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB) também entregou Moções, entre elas para o artista plástico André Gross, que utiliza suas técnicas nos muros do Colégio Estadual Rui Barbosa e nas paredes das salas de aula do Colégio Municipal Rubens de Castro Bomtempo.

O vereador Thiago Damaceno entrega a moção para o médico Marcus Vinícius Telles Ventura

Dentre os médicos homenageados se destacaram Valter José Sillero, novo diretor do

SMH e o cirurgião Marcus Vinícius Telles Ventura, de 26 anos, formado há dois, que

trabalha atualmente no Hospital Alcides Carneiro.

Agraciados Baninho – Vítor Cassiano Martins; Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis; José Aloisio Karl. Gil Magno – Emerson da Paixão Rodrigues; Jorge Luiz Bispo dos Santos; Rodrigo Reis dos Anjos. João Tobias – Celso Galus. Marcio Arruda – Sueli da Silva Prado Karl;

Francisco Kreischer; Carlos Henrique Vilhena Coutinho. Marcio Muniz – Valter José Sillero. Paulo Igor – André Gross; Vera Taulois; Palhaço Cruzado. Thiago Damaceno – Marcus Vinícius Telles Ventura; Bernardo Frederico Portugal Gomes; Angelo Barcelos Fortuna.


AVISOS E EDITAIS

8

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nacional

AVISOS E EDITAIS

Cartório de 3º Ofício de Petropolis

28/10/2011

Terceiro Ofício - Petropolis - RJ

Pag: 1

R. do Imperador, 1021 - Centro

Relação do Edital dia 28/10/2011 Acham-se afixados neste cartório, conforme a lei 9492/97, art. 15 $1 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, para serem protestados os títulos de responsabilidade de: Protestar em 31/10/2011

031125461000114

RUA GENERAL RONDON, 23 A 37

Cheque Administrativo

Emissão:08/09/2011 Custas

Valor:

Protestar em 31/10/2011

007906903000185

Emissão:23/05/2011

Valor:

Protestar em 31/10/2011 RUA ALBERTO STHAEISSER 262

Número: 02562601NE Emissão:31/01/2011

Vencto: 24/08/2011 Cheque Administrativo

Custas

Protestar em 31/10/2011

Valor:

003352210000137

Emissão:08/09/2011 Custas

Valor:

RUA SAO PAULO,S/N LT45 Q.57

Número: 22037/01 Emissão:06/09/2011

Vencto: 05/10/2011 Cheque Administrativo

Custas

IME PORTA PARA O CEU ABERTA ESTRADA DA FLORESTA 635

25/10/2011

F S GUARU INDUSTRIA DE TINTAS SERIGRAFI

106,39 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

531,98

Portador/ Cedente / Sacador

Protocolo

341 - BANCO ITAU SA

16626

DRT TRANSPORTES E LOGISTICA LT

26/10/2011

Valor:

125,81 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

7.039,84

Portador/ Cedente / Sacador

Protocolo

341 - BANCO ITAU SA

16580

MOTO MUNDI LTDA

26/10/2011

MOTO MUNDI LTDA

203,57 106,39 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

003080899000279

323,99 28/10/2011 Protocolo

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

Terceiro Ofício - Petropolis RJ DE IGREJAS EVANGELICAS CONSELHO- MUNDIAL R. do Imperador, 1021 - Centro Número: 124-279/005 CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS EVANGELICAS

DUPLICATA MERCANTIL

Emissão:20/04/2011Relação Valor: do

Vencto: 30/09/2011

F S GUARU INDUSTRIA DE TINTAS SERIGRAFI

Cedente / Sacador CNPJ / CPF Cartório de 3º Ofício de Portador/ Petropolis

Protestar em 31/10/2011

Protocolo 16459

309,96 ou Dinheiro Custas

106,39 Total

641,26

6900,00

003168601000104

DUPLICATA MERCANTIL

14,03 Total

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

HOME DELIVERY SERV.DE CONV.

0,00 Tarifa

237 - BANCO BRADESCO S A

7.025,81 ou Dinheiro Custas

125,81 Total

Protestar em 31/10/2011

114,73 Cpmf

DRT TRANSPORTES E LOGISTICA LT

Número: 100539

DUPLICATA MERCANTIL

Cheque Administrativo

26/10/2011

411,56

RUA PAULO BARBOSA, 310 LJ 33

Vencto: 01/10/2011

R N COMERCIAL TEXTIL LTDA

CNPJ / CPF

GRAVITY MODAS LTDA

Protocolo 16555

517,95 ou Dinheiro Custas

106,39 Total

8.039,84

512,50

96928743700

DUPLICATA MERCANTIL

14,03 Total

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

CARLOS JOSE DA COSTA LADEIRA

0,00 Tarifa

237 - BANCO BRADESCO S A

627,23 ou Dinheiro Custas

114,73 Total

125,81 Cpmf

16653 26/10/2011 Pag: 2

128,50 dia 28/10/2011 Edital

Cheque Administrativo Custasafixados 91,14 neste Total Acham-se

ou Dinheiro Custas art. 91,14 14,03 Total para serem 233,67 0,00 Tarifa cartório, 219,64 conforme a lei 9492/97, 15 Cpmf $1 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, protestados os títulos de responsabilidade de:

Protestar em 31/10/2011 JG FABRICA DE ALIMENTOS DE PETROPOLIS

Emissão:15/09/2011

Cheque Administrativo

Custas

120,27 Total

Protestar em 31/10/2011 LOGSHOW DISTRIBUIDORA LTDA-ME

Valor:

Cheque Administrativo

Custas

114,73 Total

Protestar em 31/10/2011 NEXUS IND COM PROD O LAR E D

Valor:

Cheque Administrativo

Custas

114,73 Total

Protestar em 31/10/2011 NEXUS IND COM PROD O LAR E D

Cheque Administrativo

Custas

120,27 Total

Protestar em 31/10/2011 TOQUE MAGICO IND E COM DE ROUP

Cheque Administrativo

Custas

125,81 Total

Protestar em 31/10/2011 VALLEJU RIO CONFECCAO E COMERCIO LTDA RUA DA IMPERATRIZ

Vencto: 05/10/2011

028707552000153

Cheque Administrativo

Custas

114,73 Total

Portador/ Cedente / Sacador

796,15

Protocolo 16608

PLASTGOLD S A IND DE PLASTICOS

26/10/2011

PLASTGOLD S A IND DE PLASTICOS

114,73 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

Portador/ Cedente / Sacador

1.049,56

Protocolo

341 - BANCO ITAU SA

16616

PLASTGOLD S A IND DE PLASTICOS

26/10/2011

PLASTGOLD S A IND DE PLASTICOS

120,27 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

Portador/ Cedente / Sacador

1.717,30

Protocolo

341 - BANCO ITAU SA

16628

OCEANICA ARTEFACTOS E BOLSAS L

26/10/2011

7999,20

8.125,01 ou Dinheiro Custas

125,81 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF 000573847000165

Valor:

14,03 Total

COMERCIAL ARAGUAIA LTDA

Número: 0008118/01 Emissão:18/02/2011

0,00 Tarifa

341 - BANCO ITAU SA

CNPJ / CPF

Valor:

114,73 Cpmf

1583,00

186

DUPLICATA MERCANTIL

26/10/2011

ADESIVOS TECNICOS B I C L EPP

1.703,27 ou Dinheiro Custas

Número: 856/2 Emissão:21/06/2011

Vencto: 10/10/2011

ADESIVOS TECNICOS B I C L EPP

CNPJ / CPF

RUA TERESA 860 LJ DUPLICATA MERCANTIL

Protocolo

920,80

007902429000113

Valor:

1.984,30

16598

1.035,53 ou Dinheiro Custas

Número: 001470/1 Emissão:14/09/2011

Vencto: 12/10/2011

14,03 Total

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

RUA PE. ANCHIETA, 74 DUPLICATA MERCANTIL

0,00 Tarifa

667,39

007902429000113

Valor:

120,27 Cpmf

341 - BANCO ITAU SA

782,12 ou Dinheiro Custas

Número: 001454/2 Emissão:06/09/2011

Vencto: 11/10/2011

26/10/2011

CNPJ / CPF 004069261000119

RUA PE. ANCHIETA, 74 DUPLICATA MERCANTIL

SOCIEDADE ACUCAREIRA NORTE FLUMINENSE LT

1.970,27 ou Dinheiro Custas

Número: 031067-1 Emissão:14/09/2011

Vencto: 12/10/2011

16567

1850,00

R CORONEL DUARTE DA SILVEIRA, S/N DUPLICATA MERCANTIL

Protocolo

237 - BANCO BRADESCO S A SOCIEDADE ACUCAREIRA NORTE FLUMINENSE LT

Número: 1313-2

DUPLICATA MERCANTIL

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF 011479440000190

RUA MOSELA,1.662 C

Vencto: 16/10/2011

Visando prestar um serviço de melhor qualidade, a AMPLA comunica a seus clientes que interromperá o fornecimento de energia elétrica, para possibilitar a execução de obras e melhoramentos da rede, no município de Petrópolis, NASSEGUINTESLOCALIDADESs31/10/2011, das 08:00h às 10:00h, Centro: Rua P. Barbosa nº 180 e adjacências. Das 09:00h às 12:00h, Centro: Avenida Presidente Kenedy nº 417, Rua Piabanha e adjacências. Das 09:00h às 10:30h, Centro: Rua da Imperatriz nos 327, 341 e adjacências. Das 14:00h às 17:00h, Retiro: Avenida Barão do Rio Branco nº 2766, Ruas Paulo Herve, R. A. Maroti nº 04, Henrique Dias nº 15, Bingen e adjacências. Das 09:00h às 17:00h, Capela: Rua G. Pimentel nº 227, Vila Mathias Kreisher s/nº, Servidão Francisco Hutter nº 25 e adjacências. Das 13:00h às 17:00h, Fazenda Inglesa: Rua Santa Rita de Cássia Km 73 - BR 040 e adjacências. Das 10:30h às 16:00h, Provisória: Rua Brigadeiro Castrioto nº 1890 e adjacências. Das 12:30h às 17:00h, Manga Larga: Estrada Manga Larga Km 35, Ruas Jerônimo F. Alves, Vargem Alegre e adjacências.

O restabelecimento de energia poderá voltar antes do horário previsto.

R N COMERCIAL TEXTIL LTDA

Número: A83-04

DUPLICATA MERCANTIL

Custas

26/10/2011

7900,00

RUA TERESA, 866

Cheque Administrativo

DRT TRANSPORTES E LOGISTICA LT

CNPJ / CPF

BRUMARG COM.DE ROUPAS LTDA

Vencto: 18/10/2011

16627

8.025,81 ou Dinheiro Custas

125,81 Total

Protocolo

341 - BANCO ITAU SA DRT TRANSPORTES E LOGISTICA LT

Número: 100537

DUPLICATA MERCANTIL

Vencto: 04/10/2011

Portador/ Cedente / Sacador

CNPJ / CPF

AFIFE INDUSTRIA TEXTIL LTDA

MANUTENÇÃO E MELHORIA NA REDE COM INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

8.139,04

Protocolo

237 - BANCO BRADESCO S A

16447

BANCO RURAL SA

25/10/2011

F K DIST PROD QUIMICOS LTDA

504,16

618,89 ou Dinheiro Custas

114,73 Cpmf

0,00 Tarifa

14,03 Total

632,92

Intimo-os a pagarem ( através de cheque administrativo ou dinheiro com guia de pagamento a ser retirada neste tabelionato ), ou no caso da falta de aceite, comparecer para aceita-lo, ou dar-me as razões por que não o faz. Ficando assim já intimado do respectivo protesto no prazo estipulado na forma da lei. Petropolis, 28/10/2011 João Correia Lima Neto - Escrevente

Há 30 anos era publicado Em sua edição número 2.331, de 28 de outubro de 1981, uma quarta-feira, o DIÁRIO publicou os seguintes destaques: PERIGO IMINENTE - Os engenheiros Carlos Poggi, da Emop, e Jorge Pereira, da Defesa Civil do Rio de Janeiro, acompanhados do secretário de Obras, Marcelo Iliescu, visitaram ontem o Loteamento Cascatinha para fazer a perícia do topo do referido loteamento. Especializado em Geotecnia, Poggi afirmou ser certa a queda de novas pedras, mas não pôde precisar quando se dará o deslizamento. SEM ÁGUA E ELEVADOR Moradores do Edifício Rocha, situado na Rua Paulo Barbosa, 146, estiveram na redação do DIÁRIO para reclamar do não funcionamento dos elevadores do prédio, desde o dia em que parte dele foi danificada por um incêndio, há cerca de um mês. Pessoas idosas tinham de subir pelas escadas. Segundo eles, a falta d´água também é um problema constante naquele edifício. HOMENAGEM MERECIDA - Professor de várias gerações, às quais ensinou História com dedicação e capacidade, especialmente a história de Petrópolis, será homenageado hoje, durante jantar festivo no Rotary Clube. O também diretor do Museu Imperial será o convidado de honra do evento, em festa a ser comandada por Geraldo Ventura Dias, presidente do Rotary.

COMARCA DE PETRÓPOLIS PRIMEIRA VARA CÍVEL EDITAL DE PRAÇA E INTIMAÇÃO DO DEVEDOR Edital de Praça e intimação do devedor, extraído dos autos da Ação de Execução movida por CONDOMINIO DO PARQUE RESIDENCIAL JORGE JUSTEN em face de MARCO ANTONIO BARROS, na forma abaixo: O DOUTOR CARLOS ANDRÉ SPIELMANN, Juiz de Direito em Exercício na 1ª Vara Cível desta Comarca de Petrópolis - RJ, por nomeação na forma da Lei, F A Z S A B E R aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento tiverem e interessar possa, especialmente aos Sr. MARCO ANTONIO BARROS, que no dia 03 de novembro de 2011, às 16:00 h., no Átrio do Edifício do Fórum, à Avenida Barão do Rio Branco, n. 2053, nesta cidade, pelo Leiloeiro Público Oficial, Ricardo Ignácio Xavier Corrêa será levado a Praça a quem maior lanço oferecer acima da avaliação de R$ 90.000,00 (noventa mil reais), o bem que segue descrito: Apartamento n. 101 do bloco 02 do Conjunto Residencial denominado “Jorge Justen”, com entrada pelo n. 233 da rua Jorge Justen, nesta cidade, no perímetro urbano do 1º. Distrito deste Município, e a correspondente fração ideal de 0,0036960 do terreno respectivo, formado pelo domínio útil do prazo de terra n. 3.830-C-Bis do quarteirão Darmstadt, foreiro a Companhia Imobiliária de Petrópolis, com a superfície de 62.550,169m2, com sua testada orientada para uma servidão de 8,00m de largura e medindo da esquerda para a direita, a saber: 33,24m – 73º.28`NE, encontrando com outra servidão mais estreita mede 16,00m – 8º55`NE, confrontando com o prazo n. 3.830-I, mede 21,57m – 81º.04`SE; ainda com outra servidão de 3,00m, mede 9,34m – 8º.55`NE, na frente com uma servidão de 3,00m de largura, mede 23,36m – 81º.01`SE; confrontando com uma subdivisão do prazo n. 3.830, mede 5,74m 8º.55`SW, mais 21,30m – 82º.31`SE; do lado do prazo n. 3.830-H, mede em duas linhas 35,00m – 8º.55`SW e 20,00m – 80º.58`SE; partindo daí e confrontando com uma servidão de 3,00m de largura, mede em três linhas 23,32m – 50º.27`SE, mais 225,92m – 9º.02`SW e 40,00m – 80º.58`NW esta abrangendo parte do prazo n. 3.830-D-Resto; confrontando também com prazo 3.830-D-Resto, mede 346,37m – 9º.02`SW; aos fundos confrontando com o prazo n. 4.415, mede 67,16m – 80º.58`NW e pelo último lado, confrontando com terras da CIP, mede em duas linhas 179,89m – 9º.02`NE mais um ângulo agudo, 39,09m – 59º.58`SW; e, finalmente, fechando o perímetro e confrontando com o prazo n. 3.829-Q, mede 430,62m – 9º.02`NE. O apartamento do tipo BNH, constando de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, em bom estado de conservação. O bem se encontra descrito conforme Termo de Penhora de fl. 171, Laudo de Avaliação de fl. 243, Matrícula n. 17.474 - Cartório do 2º Ofício, 1ª. Circunscrição do RGI, Petrópolis/RJ, e vai a Praça nos autos da Ação de Execução n. 2001.042.012636-4 atual 0008801-37.2001.8.19.0042 - 1ª Vara Cível. Os executados foram devidamente intimados da penhora em 20/08/09 conforme certidão de fl. 212 dos autos. Caso não haja licitantes, o bem será alienado em 2ª Praça no dia 22 de novembro de 2011, às 16:00 h., no mesmo local, pelo maior lanço oferecido, respeitando-se o disposto no art. 692 do CPC, redação dada pela Lei nº 8.953, de 13.12.1994. Na forma do que dispõe o art. 686 inc V, comunica-se os débitos: HIPOTECA em favor de CAIXA ECONOMICA FEDERAL – CEF; PENHORA em favor de: CONDOMINIO DO PARQUE RESIDENCIAL JORGE JUSTEN; Execuções – tudo conforme certidão junto aos autos. O débito devido a Municipalidade (IPTU) porventura existente será informado pelo Leiloeiro no ato do pregão e correrá por conta do arrematante. Fica esclarecido que o bem será alienado em estrita conformidade com o disposto nos artigos 705 e 686 e seguintes do CPC com as alterações introduzidas pela Lei n. 11.382 de 2006. Caso não seja encontrado pelo Oficial de Justiça, fica por este INTIMADO para ciência do dia e hora das Praças, suprindo-se assim a exigência da Legislação Processual Civil. E, para que chegue ao conhecimento dos interessados, mandei expedir o presente Edital que será afixado no lugar de costume e publicado na forma da Lei. Conforme o Regimento de Custas Forenses, ano 2011, Tabela 07, item 07 - praça ou leilão Judicial: 5% (cinco por cento) sobre o valor pelo qual forem os bens arrematados, vendidos, adjudicados ou remidos; Notas integrantes: item 6 – Os arrematantes ou adjudicatários remissos não ficarão dispensados do pagamento das custas de praça ou leilão. Os interessados ficam cientes de que a arrematação far-se-á em dinheiro, à vista ou a prazo de 15 dias mediante caução idônea (art. 690 do CPC), e que no ato da arrematação, adjudicação ou remição, deverão ser efetuados os seguintes pagamentos: Comissão do Leiloeiro de 5%, ISS de 0,25% e custas de Cartório de 1% até o máximo permitido por Lei. Petrópolis, 10/08/11. Eu, Celimara de Cássia V. H. Pacheco, Escrivã da 1ª. Vara Cível, subscrevo. Carlos André Spielmann Juiz de Direito

SEPULTAMENTO quinta-feira 27-10-11 Cemitério Municipal Sônia Paulina Neves, 63 anos, Quitandinha, 16h30 Alter Neumann, 76 anos, Morin, 14h30 Jovenil Machado da Silva, 73 anos, Duarte da Silveira, 16h Eduardo Pinho da Cruz, 90 anos, Centro, 16h30 Cemitério de Itaipava Augusto Pereira Albernaz Filho, 70 anos, Pedro do Rio, 16h OBS. AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO FORNECIDAS AO DIÁRIO POR FUNCIONÁRIOS DAS SECRETARIAS DOS CEMITÉRIOS,

Leia e assine o Diário de Petrópolis

( 2235-7165

Aldo Rebelo é o novo ministro

Aldo Rebelo é confirmado novo ministro do Esporte n Luciana Lima - ABr

A Presidência da República confirmou ontem o deputado Aldo Rebelo como novo ministro do Esporte no lugar de Orlando Silva. A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, disse que a escolha é definitiva e que o nome de Aldo será publicado no Diário Oficial de hoje. Ao se reunir com Aldo Rebelo no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff pediu a ele que conduza o ministério com o objetivo de enfrentar “todos os desafios da Copa do Mundo e das Olimpíadas”. Aldo Rebelo disse que à tarde dará entrevista coletiva para falar sobre sua gestão. Nascido em Alagoas, Aldo está no quinto mandato de deputado federal. Ele foi eleito pelo PCdoB de São Paulo. Jornalista e escritor, Aldo iniciou a atuação política como líder do movimento estudantil e chegou a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele também é um dos fundadores da União da Juventude Socialista (UJS). Sua militância o levou a se eleger vereador em São Paulo, primeiro cargo no Legislativo. Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2008-2010), Aldo foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro de Relações Institucionais e líder do governo na Câmara. No primeiro semestre deste ano, Aldo Rebelo foi relator do projeto do novo Código Florestal, matéria que dividiu a base governista e chegou a ser aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta agora é discutida no Senado. Aldo é conhecido por sua postura nacionalista. Um dos projetos apresentados por ele é o que prevê a redução de estrangeirismos na língua portuguesa. Ele assume a vaga de Orlando Silva, que deixou o Ministério do Esporte depois de o STF instaurar inquérito para apurar denúncias de desvio de dinheiro em ações da pasta. Há duas semanas, o policial militar João Dias acusou o ex-ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do programa Segundo Tempo. A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema, tendo prestado informações ao Congresso Nacional. Ele também pediu ao Ministério Público que o investigasse para garantir sua inocência. O ex-ocupante da pasta e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também é acusado de desviar dinheiro do programa. A ministra Cármen Lúcia determinou que o inquérito que já investiga Agnelo Queiroz no Superior Tribunal de Justiça (STJ) fosse levado ao STF para que ela avaliasse se o processo deve correr em conjunto com o de Orlando Silva. De acordo com o procuradorgeral da República, Roberto Gurgel, há uma “relação intensa” entre os casos. Com a saída de Orlando Silva do ministério, o inquérito passa a ser conduzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).


MOSELA Na paróquia de São Judas Tadeu a secretaria tem expediente de terça-feira a sexta-feira de 16h30 as 18h30 e os eventos religiosos podem ser informados pelo telefone 2245 7344. O pároco é o padre Luiz Garcia Mello e o vigário paroquial é o padre Nerel Quirino Damasceno.

D

iário nos

B

airros

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

Moradores esperam fim de problemas Paulo Mustrangi foi à Comunidade Vitória, garantiu colocação de luminária e corrimão nas escadarias da Servidão Manoel Lourenço O prefeito Paulo Mustrangi vai determinar já a colocação de corrimão e a instalação de uma luminária na Comunidade Vitória. Ele garantiu isso ao visitar a localidade no final da tarde de anteontem no projeto Prefeito na Comunidade, que vem sendo desenvolvido pela prefeitura desde o início do mês de outubro. - Ele chegou aqui às 17h30 em ponto. Quando informei que a Servidão Manoel Lourenço Tavares Filho precisava de uma luminária no final dela e o corrimão em toda extensão da escadaria, o prefeito garantiu que as melhorias seriam executadas – afirmou o vicepresidente Fioravante Luiz Carvalho, da Associação de Moradores da Comunidade Vitória. – Garantiu para mim

olho no olho. Fioravante informou que Mustrangi vai determinar ao departamento de iluminação da Secretaria de Obras a instalação da luminária o mais rapidamente possível. Quanto à colocação do corrimão anunciou que o prefeito irá definir junto ao presidente Anderson Juliano, da Companhia do Desenvolvimento de Petrópolis – COMDEP – o melhoramento nos dois lados da escadaria. O líder comunitário, por outro lado, lembrou que o mutirão na Servidão Manoel Lourenço prossegue com o empenho dos moradores que já pavimentaram o final dela dando a possibilidade de carros entrarem. Confirmou que o trabalho é executado com o fornecimento de material da Secretaria de Obras.

acontece a missa das equipes de trabalho às 7h com a bênção do bolo. As barraquinhas de comestíveis, bebidas e diversão vão funcionar a partir de 8h e continuarão amanhã e domingo na sequência da festa. Música e brincadeiras também fazem parte da programação

9

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS Reuniões de hoje 19h: Grupo 27 de Maio, Rua Bingen, 261. 19h30: 28 de Janeiro, Rua Paulo Barbosa, 180, Centro; Amor e Atração, Av. Leopoldina, 596, Nogueira; Bingen, Rua Santa Rita de Cássia, 30, Castrioto; Castelânea, Praça Pasteur, 79; Petropolitano, Rua Santos Dumont, 100.

Encontro de Capoeira hoje e amanhã no Coral Concórdia Durante o 30º Encontro Nacional de Capoeira, que acontece hoje e amanhã em Petrópolis, estarão presentes os mestres Ciro e Faísca, alunos do mestre mais antigo em atividade: João Pequeno, 93 anos. Durante o evento acontecerá o batizado e troca de cordas, além de outras atividades que estão na programação. A realização é do mmestre

Vuê, diretor da Escola de Capoeira Águas de Beber – ECAB – e tem como título – Capoeira de Mãos Dadas com a Educação. O 30º Encontro tem como um dos objetivos a preservação das raízes culturais do país como a Capoeira. O evento é durante todo o dia de hoje e amanhã no 2º andar da Sociedade Coral Concórdia, na Rua 13 de Maio, no centro.

CAALL, da Mosela, troca data de entrega de prêmios O Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade – CAALL – informou ontem que a edição do Prêmio Alceu Amoroso Lima será realizada no dia 23 de novembro e não mais no dia 7 de dezembro como foi noticiado. Instituído em 1983, o prêmio é conferido anualmente nos anos ímpares a pessoas, organizações, instituições e grupos que se destacam na luta pela justiDona Teresa Sardinha e a filha, moradoras com problemas nas escadarias

Mosela festeja hoje o dia do padroeiro São Judas Tadeu O Bairro Mosela festeja hoje, desde as primeiras horas da manhã, o dia do seu padroeiro, São Judas Tadeu. Às 6h acontece a alvorada festiva com a queima de fogos e a presença do pároco Luiz Garcia Mello e do vigário paroquial Nerel Quirino Damasceno. Em seguida

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

na Matriz de São Judas Tadeu cujo evento foi organizado pelos fiéis, membros das pastorais com apoio de comerciantes e moradores do bairro. Eis a programação das missas de hoje: 9h dos alunos da Escola Paroquial São Judas Tadeu; 11h das pastorais; 14h dos enfermos; 16h30 dos

dizimistas e benfeitores da comunidade; 18h30 dos funcionários públicos que comemoram sua data também hoje; e às 20h30 sai a procissão indo até a Praça Frei Aniceto, no final da Rua Mosela e retornando a matriz quando será celebrada a missa do padroeiro às 20h30.

ça, entre outros segmentos. A diretora do CAALL, Maria Helena Arochellas informou ontem que as pessoas interessadas em participar devem entrar em contato com a instituição. Sempre que acontece o evento na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, uma van fica à disposição do público. Informações: Rua Mosela, 289, telefone: 2242 6433.

Cadelinha Hope continua se recuperando em Itaipava O coordenador de atividades Carlos Eduardo Pereira, do Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e Meio Ambiente – GAPA/MA – de Itaipava, informou ontem que a cadelinha Hope continua em recuperação em casa. O animal foi resgatado a pouco mais de um mês na Comunidade da Sargento Boening, na ocasião, totalmente desnutrida e até machucada.

Carlos Eduardo lembrou que na semana passada ela foi castrada e que o pelo está crescendo na maior parte do corpo. Segundo o coordenador, em parte da face e nas patas é que a sarna está resistindo mais e que todos os cuidados estão sendo mantidos permanentemente. Ele e os demais membros do GAPA/MA esperam que brevemente a cadelinha esteja totalmente recuperada.

Tranquilidade para a sua empresa

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informática Escrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito Trabalhista Projetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Corretagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializado Direção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582 Advogado – OAB/RJ 59.566 Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322

Leia o diário digital na internet: www.diariodepetropolis.com.br


10 57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Agenda Cultural INSTITUTO OMAR CARDOSO

HORÓSCOPO Áries - (21/03 a 20/04) Hoje poderá receber correspondência do seu interesse. Saiba incentivar o seu otimismo. Deixe de lado o seu ciúme, o seu espírito de vingança. Aja de maneira prática e alcançará maior sucesso.

Touro - (21/04 a 20/05)

Será improdutivo preocupar-se com o que os outros possam fazer ou dizer a seu respeito. Ninguém é perfeito. Mais vale uma orientação do que uma crítica amarga. Pequenos problemas familiares.

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

Pense no seu êxito e não dê importância a boatos e impressões negativas. Você atravessa um bom período material do ano e poderá progredir muito através do próprio esforço.

Leão - (23/07 a 22/08)

A posição dos planetas é ótima para compra e venda de propriedades, e para construir casa própria se ainda não tem. Ótimo para o amor, mas cuidado em seu ambiente de trabalho.

Virgem - (23/08 a 22/09)

Procure evitar as ações violentas e as palavras ásperas. Dia favorável para novas amizades que o ajudarão a progredir muito. Sucesso nas associações e nos negócios.

Libra - (23/09 a 22/10)

Dia propício para tratar de assuntos importantes com autoridades civis e militares. Evite, porém assinar documentos que possam comprometê-lo, assim como atritos com filhos, pais e as pessoas amigas. Ótimo ao romance.

 Escorpião - (23/10 a 21/11) A partir de hoje os fluxos astrais estarão favorecendo o seu signo. Portanto, terá bastante favorabilidades no trabalho e será bem sucedido ao solicitar favores. Excelente saúde.

Sagitário - (22/11 a 21/12)

Dia pouco propício para tratar de assuntos jurídicos e financeiros e para impor ideias em seu campo profissional. Igualmente, tudo que se diz ser novo (negócios, empresa, etc.) deve ser posto de lado.

 Capricórnio - (22/12 a 20/01) Dia dos mais propícios para investigações, pesquisas, química, medicina e tudo que está relacionado com ocultismo. Todavia, terá aborrecimentos, proporcionados pelos familiares. Cuide da saúde e evite acidentes.

Polêmica

Debate discute validade das pichações no Centro Acontece amanhã, dia 29, às 19h30, na Sala Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni o debate “Pichação – Mensagem, Arte ou Rabisco?”, que pretende reunir educadores, professores, agentes culturais em geral, grafiteiros, claro, pichadores, para discutir a validade da prática. O debate foi proposto pelo atual gerente do Centro de Cultura, o músico Marco Aurêh, depois que um grande painel, doado ao Centro de Cultura por um conhecido pintor brasileiro, foi vítima de pichação. Mas é possível ver as

mesmas em outras partes do Centro, como nas paredes do exterior, e também no Centro de Capacitação Frei Memória, que fica logo em frente ao prédio. “Eu não acho que pichações sejam uma forma de arte, são apenas rabiscos, muitas vezes incompreensíveis, que não dizem absolutamente nada nem deixam nenhum tipo de recado para a sociedade, apenas sujam o ambiente e as obras de arte”, afirma Aurêh. “Assinar uma obra de arte, tudo bem, mas deixar uma assim em cima de nada, é igual a nada”, continua. O debate/papo será divi-

do em três módulos: 1)demarcação de território; 2) grafite X rabisco e 3) resistência/crime ambiental. Lideranças comunitárias também estão convidadas a participar, além do público em geral. “Mas a presença dos pichadores seria de suma importância. Afinal, queremos que eles nos digam o que, exatamente, querem com suas mensagens”, diz Aurêh. Aproveite, portanto, para participar e saber mais sobre um problema que vem se alastrando a olhos vistos nas grandes cidades e, agora, também, nas de porte médio.

Câncer - (21/06 a 22/07)

Melhores oportunidades de soluções em assuntos jurídicos. O dia indica favorabilidades para consultas a médicos ou dentistas. Evite discutir ou brigar com pessoas amigas.

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Aquário - (21/01 a 19/02)

Não se torne insistente demais em suas pretensões, junto a superiores. O dia de hoje é favorável somente a relações familiares e com a pessoa amada. Cuidado com acidentes.

 Peixes - (20/02 a 20/03) Notícias e novidades com maior interesse poderão surgir. Ao tratar de negócios com outras pessoas, saiba avaliar suas possibilidades e as dos outros. Até amanhã, algo poderá dar muito lucro.

SINUSITE? cloreto de sódio

Alívio contra a sinusite SINUSTRAT É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO

SINUSTRAT DESCONGESTIONANTE NASAL - Composição: Cloreto de Sódio. Medicamento de Notificação Simplificada RDC Anvisa n° 199/2006. AFE n° 1.00174-0. Indicação: fluidificante e descongestionante nasal. Contraindicação: hipersensibilidade individual aos componentes da formulação. SINUSTRAT DESCONGESTIONANTE NASAL ADULTO - Composição: Cloreto de Sódio.Reg. M.S 1.0174.0034.008-3. Indicação: fluidificante e drenador das secreções nasais e paranasais e redutor da obstrução nasal, em casos de resfriados, rinites e sinusites agudas ou crônicas. Contraindicação: hipersensibilidade individual aos componentes da formulação.

Na cidade

Especial

Saiba como fazer parte da Logosofia e Sociedade de Amigos do Museu show musical Em 2011, a Sociedade de Amigos do Museu Imperial (SAMI) completa 20 anos de sua fundação. Atualmente, a entidade conta com cerca de 180 associados, cujas contribuições são aplicadas em projetos, atividades, aquisição de material e contratação de serviços no Museu. Segundo o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior, a SAMI tem desempenhado um papel fundamental no apoio às atividades propostas pelo Museu Imperial. Além de contribuir para que o Museu Imperial continue prestando serviços de qualidade ao seu público e sendo motivo de orgulho para o país, os associados contam com vantagens, como entrada gratuita em eventos e exposições, reserva de ingressos e lugares para os programas especiais, recebimento do calendário mensal das atividades e desconto na loja do Museu, além de eventos exclusivos.

ACONTECE HOJE • A partir de 14h acontece a concentração para a Caminhada de Combater ao Câncer de Mama, na Catedral de Petrópolis. A caminhada faz parte das programações em prol do ‘Outubro Rosa’, que combate o câncer de mama. • Às 20h, tem Concerto do Órgão Guilherme Berner, com o concertista Alexandre Rachid, na Catedral São Pedro de Alcântara, censura livre, entrada franca. • Às 20h, o programa SESI Cultural apresenta João Bosco. Com mais de trinta anos de carreira, João Bosco sempre teve uma única lei, parágrafo único: a invenção. No Theatro D. Pedro, censura 12 anos, ingressos a R$ 20. • Para comemorar os 163 anos dos Correios em Petrópolis, acontece hoje, às 19h, na agência dos Correios (Rua do Imperador, nº 350, Centro), um grande Baile Imperial. O evento (só para convidados) também contará com a apresentação da Valsa Danúbio e a animação ficará por conta do músico Márcio Alves. Um bolo personalizado marcará as comemorações que também incluirá o lançamento de um selo alusivo ao evento. • Leonardo de Freitas & Fabiano estarão hoje, a partir de 23h, na DC10, Av. Alberto Lavinas, 523, Centro, Três Rios.

Para se tornar um associado, basta preencher o formulário na página http:// www.museuimperial.gov. br/portal/sami. A contribuição é de R$ 180 por ano. Há ainda a possibilidade de se associar em outras duas categorias: benemérito e mantenedor. No primeiro caso, o valor da contribuição anual é de, no mínimo, R$ 5.000, e, além das vantagens dos associados, o membro terá direito a catálogos gratuitos das exposições e coleções e reserva de lugares especiais nos eventos, com direito a convidados. Já a categoria de mantenedor é voltada para empresas e organizações que desejem contribuir para a manutenção anual das atividades do Museu. Nesse caso, os membros terão benefícios como inclusão da logomarca em todos os folhetos e publicações da SAMI e possibilidade de aluguel de espaços para eventos e recepções a preços reduzidos.

gratuito são as atrações Hoje, de 13h às 18h, no hall de entrada da Biblioteca Gabriela Mistral do Centro de Cultura Raul de Leoni, acontece uma exposição de livros de Logosofia. A Fundação Logosófica (em prol da superação humana), promove exposição de livros com os mais diferentes temas. Aproveite para acessar o site www.logosofia.org.br e pedir gratuitamente o livro “Curso de Iniciação Logosófica”. A censura é livre e a entrada, franca. Amanhã, às 18h, o projeto Som & Cristal apresenta o Trio Classicus. Trata-se de um projeto de espetáculos musicais que visa o estímulo e desenvolvimento de ações de difusão cultural, o Som & Cristal traz todos os sábados, shows gratuitos para todos os públicos. No Palácio de Cristal, censura livre, entrada franca.

CINE ITAIPAVA Est. União & Indústria, 11.000 Itaipava AMIZADE COLORIDA – Censura 14 anos – Com Justin Timberlake - Horários: 15h, 17h20 e 19h40 todos os dias, exceto 2ª feira – Sessão extra sexta e sábado 21h50 O filme acompanha uma caçatalentos e um jovem talentoso, que começam a trabalhar juntos e acabam se tornando ótimos amigos. Quando o relacionamento avança e começa a ficar mais íntimo, as coisas se complicam. Eles tentam amenizar a situação impondo uma regra: tudo não passa de atração física e qualquer emoção deverá ser deixada de lado. Mas, será que funciona impor regras ao coração? Ingressos: terças e quartas ingresso promocional a R$ 6 para todos (exceto feriados). Preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. Preço de ingressos aos sábados e domingos - inteira R$ 16 e meia R$ 8. CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de Sá Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro SALA 1 CONTRA O TEMPO – Censura 12 anos – com Jake Gyllenhaall – Horários: 15h, 19h10 e 21h10 Ficção científica em que agente policial corre em e através do tempo, para impedir assassinatos. SALA 2 LARRY CROWNE – O AMOR ESTÁ DE VOLTA – Censura 10 anos – com Tom Hanks – Horários: 17h Romance americano, onde um casal maduro se apaixona e passa a viver aventuras que poderiam ter quando eram mais jovens. OS TRÊS MOSQUETEIROS – Censura 12 anos – com Mila Jovovich – Horários: 14h30, 16h40, 19h e 21h20 Versão moderna do clássico de Alexandre Dumas, desta vez dando a uma mulher a oportunidade de ofuscar a presença de Athos, Portos, Aramis e D’ Artagnan. Preços: Segunda é dia de cinema. Ingressos a R$ 3 em todas as sessões. Terça a quinta (exceto feriados): Sessões iniciadas até 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada. TOP CINE HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 GIGANTES DE AÇO – Censura 10 anos – Horários: 15h30, 18h e 20h30 2ª feira, dia 31, não haverá sessão Charlie Kenton é um boxeador que viu sua carreira acabar quando a luta entre humanos foi proibida e, em seu lugar, surgiu o boxe entre robôs. Ele passa a ganhar a vida como um promotor de lutas clandestinas que usa robôs de baixa qualidade. Quando ele se vê no fundo do poço, Charlie e seu filho Max constroem e treinam um novo robô, que se torna um grande lutador e lhes dá a chance de voltar ao topo. SALA 2 O ZELADOR ANIMAL – Censura livre – com Kevin James – Horários: 15h e 17h 2ª feira, dia 31, não haverá sessão Griffin Keyes tinha um trabalho que era o bicho: ser zelador de um jardim zoológico. Para ele, nada era mais normal do que conviver com leões, elefantes, girafas, ursos e gorilas. Seu problema era com os humanos, mais especificamente, com as mulheres e aí ele teve a ideia de arrumar um trabalho mais respeitável para melhorar a sua situação com elas. Foi a deixa para a bicharada entrar em pânico e querer ajudá-lo a conquistar uma namorada. O detalhe é que eles vão fazer isso “falando” e Griffin não estava preparado para essa surpresa animal. QUAL SEU NÚMERO? – Censura 12 anos – com Anna Faris – Horários: 19h e 21h 2ª feira – dia 31 – não haverá sessão

Boston. Ally Darling fica horrorizada ao ler, em uma revista feminina, que as mulheres têm em média 10,5 parceiros sexuais ao longo da vida. Acreditando que o número é baixo demais, ela puxa da memória todos os homens com quem já transou e passa a investigar junto a amigas qual é o número delas. É quando percebe que já teve relações sexuais com 19 homens, um número bem acima das colegas. Para piorar ainda mais a situação, a matéria diz que as mulheres que tiveram 20 ou mais parceiros têm muito mais dificuldades para se casar. TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1º piso Centro - Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 CAPITÃES DE AREIA – Censura 14 anos – Horários: 17h 2ª feira – dia 31 – não haverá sessão O longa narra as aventuras de meninos que viviam à margem da lei, nas ruas e praias de Salvador da década de 1940. Por terem a habilidade de sumir sem serem notados, eles ficaram conhecidos como os Capitães da Areia. A obra de Jorge Amado foi publicada em 1937 e é dividida em três partes: “Sob a lua, num velho trapiche abandonado”, “Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos” e “Canção da Bahia, Canção da Liberdade”. Atores-mirins de Salvador passaram meses se preparando para o longa. A direção é assinada por Cecília Amado, sobrinha do escritor baiano. AMIZADE COLORIDA – Censura 14 anos – com Justin Timberlake – Horários: 15h 19h e 21h 2ª feira, dia 31, não haverá sessão SALA 2 UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA – Censura livre – com Paola Oliveira – Horários: 14h50 e 16h50 2ª feira – dia 31 – não haverá sessão Catharina foi enviada à cidade grande para estudar, quando era criança. Hoje, aos 18 anos, retornou à sua cidade natal e passou a lecionar em uma escola primária. O único problema é que sua chegada começa logo a provocar certos rebuliços na cidade porque seu comportamento totalmente diferente do tradicional, pessoal e profissionalmente falando, começa a incomodar as pessoas. Mas a cidade também recebe o padre Beto (Joaquim Lopes), discípulo de Monsenhor Félix, que também retorna e acaba sendo procurado pela tradicionais professoras que querem derrubar a querida professorinha que conquistou o coração de sua turma com seus métodos não convencionais de ensino. OS TRÊS MOSQUETEIROS – Censura 10 anos – com Milla Jovovich – Horários: 18h50 e 20h50 2ª feira, dia 31, não haverá sessão O clássico Romance francês Os Três Mosqueteiros que foi escrito por Alexandre Dumas está de volta nas telas dos cinemas, no filme D´Artagnan vai a Paris buscando se tornar membro do corpo de elite dos guardas do rei, os mosqueteiros. Chegando lá, após acontecimentos singulares, ele conhece três mosqueteiros chamados “os inseparáveis”: Athos, Porthos e Aramis. SALA 3 WINTER – o golfinho – Censura livre – com Nathan Gamble – Horários: 15h10 e 17h10 2ª feira - dia 31 - não haverá sessão O menino Sawyer, de apenas 11 anos, encontrou por acaso um golfinho encalhado na areia da praia, preso numa rede de pesca. Depois de ver o resgate do animal ser concluído pelo hospital marinho de sua cidade, Clearwater (Flórida), ele se sente atraído por saber mais sobre o destino do pobre animal e vai ao local visitá-lo. Lá, ele conhece o responsável pelo local, o Dr. Clay, e sua filha (Cozi Zuehlsdorff), e começam uma nova amizade. NÃO TENHA MEDO DO ESCURO – Censura 12 anos – com Guy Pearce – Horários: 19h10 e 21h10 2ª feira - dia 31 - não haverá sessão Sally Hurst é uma criança solitária e curiosa, que foi morar com seu pai Alex e Kim numa mansão do século 19. Um dia, enquanto explorava a enorme propriedade, ela descobre um local escondido e isolado, desde que o construtor da residência desapareceu um século atrás. É quando a menina acaba libertando estranhas criaturas que pretendem levá-la para o mundo das trevas e precisa convencer os adultos de que não se trata de uma fantasia, mas de uma assustadora realidade.

Filmes na TV ENTRANDO NUMA FRIA – GLOBO – 16H – COM ROBERT DE NIRO Moça leva seu namorado para conhecer a família. Mas o pai é um ex-agente da CIA e passa a desconfiar que o rapaz não é tão inocente assim. O NAVIO FANTASMA – SBT – 23H – COM JALIANNA MARGULLIES Grupo de resgate em alto-mar é contratado para encontrar um navio que desapareceu na década de 60. Eles encontram o navio, e algo mais dentro dele.


sexta-feira, 28 Outubro de 2011

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

11

Rapidinhas...

Cidinho Teixeira e Mariana S. Lago

1 - O PRÍNCIPE DE TAUBATÉ E o vereador Robson Lima, do PP de Taubaté? Mandou curto e grosso: “EU LEVO UMA VIDA DE PRÍNCIPE! ESTOU AQUI EM MACEIÓ HOSPEDADO NUM BIG HOTEL COM PISCINA, CACHOEIRA E MUITA MORDOMIA, GRAÇAS AO DINHEIRO DOS IDIOTAS QUE VOTARAM EM MIM. SÃO UNS TROUCHAS! HÁ QUINZE ANOS EU TENHO MOTORISTA, ASSESSORES, CELULAR, GABINETE COM AR CONDICIONADO, ENQUANTO O POVO VIVE NA M...”. Você tem razão meu caro malandro. Burro é quem vota em gente como você. Pode continuar mamando à vontade o leite dos idiotas. Você merece. Conseguiu enganar com sua campanha um monte de eleitores que acreditaram num verme como Sua Excelência! Isso acontece em todo lugar, até o dia em que o povo der um basta. O voto é capaz de conseguir essas aberrações!

4 - ONDE ESTÃO AS VAGAS? Nas ruas de Petrópolis, as vagas destinadas a idosos e deficientes vêm sendo utilizadas por todos, indiscriminadamente. Alô fiscalização... Acorda!!!

2 - HOJE É DIA do nosso encontro, 21:30 horas pelo canal 19 da TV Vila Imperial no Opinião Geral. Na semana passada a emissora realizou reparos técnicos na hora do programa, o que acabou prejudicando sua exibição. Atendendo a muitas reclamações e pedidos, decidimos reprisar na íntegra o programa passado. Logo mais, portanto, vou até a sua casa às 21:30 horas bater esse papo com você. A reprise é aos sábados às 20:00 horas.

6 - O BRASIL E OS DERRAMES O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking dos DERRAMES CEREBRAIS. Os especialistas afirmam: Comemos em excesso e errado!

n  UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

As origens do atual Quadro de Material Bélico remontam ao período colonial da história do Brasil, quando se organizaram estruturas capazes de apoiar e prestar manutenção ao material militar do Exército Colonial. Sua criação efetivou-se por meio da Lei 3.654, de 04 de novembro de 1959, tornando-se o componente operacional do Exército que aglutinou os antigos setores que se dedicavam à logística de suprimento, manutenção e evacuação.

n  TRANSFORMAÇÃO

No decorrer da História, os exércitos buscaram sempre o aperfeiçoamento das técnicas de emprego e do seu equipamento, visando aumentar a eficiência e propiciar melhores condições para o combate, ao longo dos conflitos armados. À medida que os campos de batalha tornavam-se cada vez mais mecanizados, com o emprego de novas tecnologias, a logística de material seguiu crescendo de importância, com expressivo aumento da necessidade de manutenção dos meios

7 - O DENGOSO EUROPEU Já está circulando na Europa o mosquito da dengue, oriundo daqui. Na França ele é conhecido como mosqueteiro mascarado, na Inglaterra “The Bad (o mau)”, na Espanha “lo mosquiton”, na Rússia “siberiano negro”, em Portugal “peste maldita”. O turista bicudo é malvisto por aí. 8 - OLHA O LIXO! No Estado do Rio, 79% do lixo é atirado em área imprópria. E fica tudo por isso mesmo. Depois vão dizer que a cigana enganou. Observe: VEM AÍ A COPA DO MUNDO DE 2012!

Dia do Material Bélico – 30 de outubro Ao longo da História, o apoio logístico mostrou-se peça chave nas operações militares. Nesse contexto, o Material Bélico é o responsável pela logística do material, garantindo a mobilidade e a potência de fogo da Força Terrestre, por meio do apoio cerrado e contínuo nas atividades de manutenção, suprimento, transporte especializado e evacuação. O Material Bélico está apoiado em uma doutrina que considera as características do moderno campo de batalha, visando proporcionar estruturas que viabilizem um apoio logístico dinâmico e flexível.

5 - FOI-SE O CANECO DO RIO E a Copa de 2014? Quem diria... O Rio já largou na lanterninha. Se o Brasil não for para a final, o carioca não vai ver a seleção jogar. E o Maracanã, um dos estádios mais famosos do mundo vai ficar deserto e adormecido, como dizia o saudoso Waldyr Amaral em suas transmissões pela Rádio Globo. Só mesmo na cabeça do Ricardo Teixeira, que certamente está tendo algum interesse comercial no caso. Esse cara é o câncer da CBF.

3 – Aconteceu no último sábado na Casa Cláudio Souza a Reunião Plenária de Diretoria da “Academia Petropolitana de Letras”. Grande abraço para os acadêmicos: Humberto Leal, Ângelo Romero, Carmen Felicetti, Joaquim Eloy, Fernando Costa, Jerônimo Ferreira Alves Netto, Cleber Francisco Alves e Silvio Adalberto.

bélicos utilizados, buscando aumentar a vida útil e a confiabilidade dos equipamentos e, paralelamente, diminuir os gastos com sua reposição. Com o avanço da tecnologia empregada nos campos de batalha, cresce ainda mais a importância de o nosso Exército enfatizar a manutenção dos seus meios, criando uma mentalidade de manutenção duradoura em seus efetivos e aperfeiçoando a doutrina existente, aumentando a capacidade de emprego e de permanência em ação de suas tropas. Por tudo isso é que o Quadro de Material Bélico esforça-se em manter-se moderno, capaz de atuar em qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer tempo, pois, de sua eficiência depende o sucesso do Exército na execução de suas missões, tanto em combate como na paz.

n  MEUS AMIGOS...

Conscientizamo-nos cada vez mais que certos políticos são mesmo um grande lixo, Brasília uma grande lixeira e que o grande câncer está completamente instalado. Corrupção, desvios, roubo, falcatruas, desmandos, pouco caso com o dinheiro arrecadado através

9 - A GANGUE DO ESPORTE João Havelange, quem diria, arrecadou por debaixo dos panos do futebol 50 milhões de dólares. Ricardo Teixeira 10 milhões de dólares, segundo um jornalista que dedurou afirmando que o tutu está todinho em bancos da Suíça. É mesmo um bando de canalhas! 10 - MUNDO DOS BILHÕES O Mundo está chegando aos “7 Bilhões de Habitantes”. Detalhe: Quase um bilhão vive em completa miséria! dos impostos... Basta ler os jornais! Sem generalizar, evidentemente, fica cada vez mais difícil saber quem tem a verdade e de que lado estamos nessa teia de aranhas. Os desvios já vêm de cerca de 8 anos atrás, ou Governo Lula, mas estão cada vez maiores. O certo é que vivemos hoje debaixo das asas de um governo revanchista que quando atingido por críticas não poupa revidar com pedras e agressões. Nunca se desviou tanto... Nunca tantos roubaram de tantos miseráveis que hoje lutam por melhores condições de vida. Uma Vergonha, com “V” maiúsculo! Se um dia o país viveu os atrasos de Vargas, vivemos hoje os ranços da “Era PT”. No mais, é de se lamentar mesmo. Viver num país tão cheio de riquezas e ver todas essas riquezas sendo roubadas e desviadas por pessoas tão inescrupulosas e vergonhosas e um bando que troca de camisa de acordo com a ocasião. É LAMENTÁVEL!!!

n  OS ANIVERSARIANTES

Dia 28/10 - Eduardo de Souza Simões, Zélia Mendonça Guimarães

RICO NÃO É O QUE GANHA MUITO. É O QUE SABE GASTAR! (PABLO CORRENTES – MILIONÁRIO ESPANHOL)

ECONOMIA

Governo registra superávit de R$ 5,375 bi n Daniel Lima/ABr

O Governo Central (Banco Central, Tesouro Nacional e Previdência Social) registrou, em setembro, superávit primário de R$ 5,375 bilhões. A economia feita para o pagamento de juros da dívida pública superou em R$ 2,908 bi-

lhões o resultado de agosto (R$ 2,467 bilhões). O Tesouro Nacional contribuiu com R$ 14,794 bilhões para o superávit, enquanto a Previdência Social apresentou déficit de R$ 9,350 bilhões. O Banco Central também registrou resultado negativo, de R$ 68,2 milhões.

No acumulado de janeiro a setembro, o Governo Central acumula superávit primário de R$ 75,198 bilhões, o equivalente a 2,51% do Produto Interno Bruto (PIB), ante os R$ 55,699 bilhões ou 2,08% do PIB registrados em mesmo período ao ano passado.

De acordo com o Tesouro Nacional, houve elevação entre janeiro e setembro de R$ 23,1 bilhões (23,2%) nas transferências a estados e municípios. As despesas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tiveram um crescimento de R$ 3,7 bilhões (25,9%) na mesma compa-

ração. O Tesouro Nacional informou também que o déficit da Previdência Social foi reduzido em R$ 4,9 bilhões (12,3%) entre janeiro e setembro, representado 1,17% do PIB. No ano passado, no mesmo período, o déficit da Previdência representava 1,48%

do PIB. Neste momento, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, dá mais detalhes sobre o resultado do Governo Central. Na próxima segundafeira (31), o Banco Central divulgará o resultado do superávit primário de todo o setor público.

Deputados aprovam medida Previdência quer idade que incentiva a indústria mínima para aposentar n Sabrina Craide/ABr

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (26) a Medida Provisória 540/11, que prevê medidas de incentivo à indústria e a desoneração da folha de pagamento para alguns segmentos econômicos como calçados, confecção, artefatos de couro e tecnologia da informação. Segundo o relator da matéria, deputado Renato Molling (PP-RS), o principal objetivo é, no longo prazo, estabelecer uma desoneração total da folha de pagamento das empresas, retirando a cobrança da contribuição previdenciária da folha e instituindo uma alíquota sobre o faturamento das empresas. - O grande mérito é uma mudança de paradigma, porque antes tributávamos a folha de pagamento, penalizando quem emprega bastante. E com essa mudança é um começo para que todo os setores possam ser incluídos para em não tributar a folha, e sim tributar o faturamento fi-

nal para dar competitividade a todos - disse o relator. O parlamentar incluiu em seu relatório as empresas prestadoras de serviço de transporte público coletivo urbano na regra para contribuição previdenciária sobre a receita bruta, com alíquota de 2%. - Trata-se de importante serviço prestado à população de baixa renda, além de ser bastante intensivo em mão de obra. Para os setores intensivos de mão de obra a alíquota é 1,5% sobre a receita bruta e para os setores de tecnologia da informação, o percentual é 2,5%. O setor moveleiro pediu ao relator para ser retirado da desoneração da folha. A proposta aprovada hoje institui o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), para restituir valores referentes a custos tributários residuais existentes nas suas cadeias de produção. Também prevê a diminuição do prazo para aproveitamento do crédito

do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na compra de máquinas e equipamentos e a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produção de veículos com conteúdo nacional. O prazo final da nova sistemática é ampliado de dezembro de 2012 para dezembro de 2014. Segundo o relator, esse é um tempo razoável para que as empresas possam se planejar e fechar contratos a longo prazo. A MP ainda será avaliada pelo Senado. A pedido da bancada do DEM, o relator alterou a proposta que permitia a aplicação de recursos do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) em obras da Copa e das Olimpíadas. Com a mudança, só será permitido aplicar esses recursos em obras de infraestrutura e hotéis, e não em arenas, estádios e centros de treinamento.

n Lourenço Canuto/ABr

O projeto de lei aprovado na última quarta-feiras (26) pelo Senado, que reduz para 5% do salário mínimo (R$ 27,25) a contribuição previdenciária para o trabalhador doméstico, não deverá afetar as contas da Previdência Social, segundo o ministro Garibaldi Alves Filho. Ele destaca que atualmente a Previdência Social é superavitária na arrecadação dos trabalhadores urbanos e só fica deficitária por causa das aposentadorias dos trabalhadores rurais, o que torna necessária a cobertura suplementar pelo Tesouro Nacional. A alíquota aprovada é a mesma praticada atualmente para o microempreendedor individual que se cadastra na Previdência Social. O que preocupa o ministério, de acordo com Garibaldi Alves Filho, é o impacto que vem sendo provocado pelas aposentadorias de pessoas “que ainda têm condi-

Garibaldi está preocupado com as aposentadorias jovens

ções de continuar no mercado de trabalho”. Ele cita estudo divulgado esta semana pela pasta que aponta como ameaça à sustentabilidade futura da Previdência Social a regra de conceder aposentadoria a qualquer trabalhador, homem ou mulher, que completar 35 anos ou 30 anos de contribuição, respectivamente. O aumento da expectativa de vida

da população, segundo o ministro, justifica a necessidade de uma idade mínima para a pessoa se aposentar. Ele mostra que uma pessoa que entrar no mercado de trabalho aos 16 anos de idade, pode, pela sistemática atual, requerer aposentadoria ainda muito nova. Mas qualquer mudança nesse sentido envolve muita discussão, diz.


12

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ESPORTES

esportedp@gmail.com

Imperial Futsal e PEC brigam pela liderança O Imperial Futsal entra em quadra hoje, às 20h, no ginásio do Esporte Clube Corrêas contra o Poker/PEC, duelando pela liderança do grupo B do Campeonato Estadual. Uma vitória representa que o time pode pegar um grupo teoricamente mais fácil, além de poder ter o melhor desempenho da primeira fase do campeonato. O Imperial foi fundado neste ano, enquanto o rival está completando 10 anos, além de contar com jogadores com passagem pela seleção brasileira em seu elenco, o que o coloca como favorito à vitória, porém o treinador Ney Marcos espera uma vitória do Imperial, já pensando na próxima fase. - A vitória é importante para a gente, já pensando na próxima fase, mas sabemos que de toda forma será ainda mais difícil do que essa. Os jogadores estão focados e sabem da sua responsabilidade, por isso temos certeza que podemos ganhar - afirmou o

treinador. Para este jogo o Imperial ganha um importante reforço, a volta do ala João, que desfalcou o time na última partida. - A volta do João é importante, melhora a qualidade do time em quadra, ele está muito bem e vai ajudar o time - comemorou o treinador. A última vez que o Imperial entrou em quadra foi na terça-feira 18, por isso o time teve um tempo um pouco mais longo para se preparar. Os jogadores se dedicaram nos treinos e agora esperam coroar o bom campeonato que estão fazendo com uma vitória. Neste estadual a equipe petropolitana jogou sete vezes, venceu seis e empatou uma, marcou 27 gols e sofreu 13, tendo saldo de 14 gols. Quem quiser assistir ao jogo precisa retirar seu ingresso para a partida na secretaria do Corrêas, antes do confronto. Quem estiver sem ingresso não poderá entrar, devido a capacidade máxima do ginásio, que é de 300 pessoas.

Ari Gomes

nPara

Vinícius PEC precisa se concentrar no jogo O Poker/PEC segue firme e invicto na luta pelo pentacampeonato estadual. A equipe está com 16 pontos em seis jogos (cinco vitórias e um empate). O adversário é o atual líder da chave, com 19 pontos e um jogo a mais. Esta fase da competição é disputada em turno e returno e classificam-se à próxima etapa as duas melhores pontuadoras de cada grupo. Dez anos atuando com a mesma camisa não é para qualquer um. O fixo Vinícius fala com conhecimento de causa sobre a busca pelo título estadual. Segundo ele, o time precisa se concentrar única e exclusivamente na importância de cada jogo e nos três pontos a serem obtidos: – Ao longo destes anos, a equipe teve várias formações. Cada qual fez a sua história. Esta está em busca do pentacampeonato, que seria muito

Michel é autor do gol do Imperial na primeira partida entre as duas equipes de Petrópolis

importante para nós. Este jogo vale a liderança do grupo e é tão importante quanto qualquer outro. A primeira colocação nos dá a chance de

disputar os jogos decisivos diante de nossa torcida. O que representa um reforço conhecido – ressaltou o atleta. Depois de atuar fora de

Solidariedade que ajuda a formar campeões: atletismo Receber atletas em trânsito em casa não é uma atitude muito comum no Brasil, mas no exterior é bastante praticado e é algo que ajuda os desportistas dos chamados esportes amadores. A quantidade de patrocínio e dinheiro investido é menor do que em outros esportes, como o futebol, por isso essa ajuda é muito bem-vinda, para economia de dinheiro de hospedagem, alimentação, translado, entre outras. Além disso, ainda proporciona a ambos a oportunidade de fazer novas amizades, conhecer outra cultura, comidas e novas experiências. No último fim de semana o atleta da Pé de Vento Damião Ancelmo de Souza e o fisioterapeuta da equipe Reinaldo Musialowiski receberam a ajuda de Ricardo Furtado, em Belém, onde foram

disputar a Corrida do Círio de Nazaré. Longe de casa, os membros da equipe tiveram auxílio no translado do aeroporto para o hotel, além de algumas dicas de locais para ir à cidade, sobre o percurso da prova. Ricardo não pôde hospedá-los em sua casa, mas ajudou como pôde. - Dessa vez não foi possível hospedá-los porque estou com uma filha pequena e num apartamento de apenas dois quartos. Mas se pudesse seria um prazer. Já fiz isso outras vezes e hospedei gente do triathlon na minha casa, inclusive - conta Ricardo. Essa ajuda é importante para os atletas, mas Ricardo explica que é algo positivo também para quem os recebe. - É muito gratificante para quem recebe. Eu que sou apaixonado pelo esporte

adoro estar perto dos atletas, bater papo com eles e o simples fato de se sentir útil já é muito bom. Eu estava correndo a prova também e preocupado em saber como ele estava lá na frente. Quando cheguei, após longos 44 minutos, fiquei superfeliz ao saber que o Damião havia vencido - disse. Quanto mais pessoas aderirem a esse tipo de iniciativa é melhor para o esporte brasileiro, por ser uma forma de incentivo e por ajudar os atletas que têm mais dificuldades financeiras. Ricardo, que é adepto da prática, manda um recado para quem ainda não experimentou. - Isso é muito legal de fazer e devemos nos preocupar com o próximo, sempre. Vale a pena, mesmo se for um atleta amador ou um simples amante do esporte - declara ele.

Os ganhadores da etapa exibem com orgulho os troféus conquistados durante a competição

Divulgados campeões de futmesa Nos dias 22 e 23 de outubro foi disputada na AABB Tijuca (RJ) a Copa Maracanã, competição válida pela 6ª Etapa do Campeonato Estadual de Futebol de Mesa, que definiu os campeões estaduais da temporada 2011. A classificação dos petropolitanos foi a seguinte: Master Top 20 – Luiz Carlos, 4º Lugar, Ricardo Lopes, 6º lugar e Marco Pessoa, 10º lugar; Adulto Top 30 – Bernardo, 6º lugar, Márcio de Souza, 7º lugar e Vitor Freitas, 10º lugar; Adulto Top 40 – Adriano Loureiro, 6º lugar; Adulto Top 50 – Diego Freitas, 4º lugar.

nLuiz Carlos (Petropolitano F.C.) no pódio da Categoria Master Ramos Pereira (Vasco da Gama), sagrou-se hexacampeão da categoria Master, onde já havia vencido também em 2002, 2004, 2005, 2007 e 2009. Na categoria Adulto o título Estadual ficou com Lucas Assumpção (América), que também chega a sua sexta conquista, 2003 e 2004 Juvenil, 2005, 2006, 2009 e 2011. O melhor resultado do Petropolitano foi conquistado por Luiz Carlos, que subiu ao pódio da na Master em 8º lugar. A colocação dos petropolitanos

no Estadual ficou assim: Master – Luiz Carlos, 8º colocado, Marco Pessoa, 20º colocado, Ricardo Lopes, 23º colocado, Cláudio Novelli, 28º colocado, Flávio Chammas, 34º colocado e Antônio Carlos, 37º colocado; Adulto – Bernardo, 18º colocado, Márcio de Souza, 23º colocado, Vitor Freitas, 26º colocado, João Pedro, 30º colocado, Thiaguinho, 37º colocado, Adriano Loureiro, 39º colocado, Diego Freitas, 45º colocado e Rafael Teka, 46º colocado. Devido à migração precoce dos jogadores juvenis para a categoria adulta, estes não obtiveram uma boa colocação no ranking da nova categoria.

casa contra o Imperial, o time volta ao Ginásio da UCP, no Bingen, na próxima sexta-feira (4), às 19h30, para enfrentar o Botafogo. Fotos: Divulgação

Atletas do Sub-13 do Petropolitano sabem que não terão facilidade na partida contra o Serrano

Petropolitano e Serrano fazem clássico no futsal

As equipes Sub-9, Sub11 e Sub-13 do Petropolitano jogarão neste sábado, a partir das 17h30, no Ginásio José Borzino, contra o Serrano, em jogos válidos pela última rodada do returno do Campeonato Municipal de Futsal. O Petrô, já semifinalista e primeiro colocado nas três categorias vai defender esta posição nos jogos que terá contra o seu

Motivados pelas vitórias obtidas contra o Serrano, na semana passada, em jogos válidos pelo returno, o Palmeira terá o Vera Cruz como adversário. Os jogos acontecerão no Ginásio Luiz Vedovani, no Quissamã, a partir das 16. Os times (Sub-9, Sub-11 e Sub-13) e toda a equipe técnica estão otimistas vão em busca de novas vitórias. Já Léo, autor de um golaço de bicicleta no último jogo, integra o time de Sub-13.

tradicional adversário. No turno, em jogos realizados no Ginásio Afonso Paoni, o Petrô venceu nas categorias Sub-9 e Sub-13, por 4 a 1 e 6 a 2, respectivamente e empatou em 2 a 2 no Sub-11. - Os jogos são de extrema importância para as nossas equipes, que buscarão resultados positivos para desfrutarem de vantagens nas partidas se-

mifinais e possivelmente nas finais, caso vençam, fazendo os segundos e terceiros jogos, estes últimos se necessários, em casa. Para isto, estamos treinando três vezes na semana, procurando obter o melhor rendimento e desempenho das nossas equipes – explicou Délio Kronemberger, vicepresidente de esportes do Petropolitano.

diariodepetropolis  

artigos, cidade, colunistas, esporte

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you