Page 1

Diário

de Petrópolis 57 anos

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Site: www.diariodepetropolis.com.br

Preço do exemplar: R$ 1,20

Nº 16.100- Terça-feira, 20 de março de 2012

mais casas para petrópolis

140 no Mosela, 120 em Benfica e 60 no Cuiabá

Receita intensifica fiscalização sobre importações irregulares no país A Receita Federal iniciou ontem uma operação, chamada de Maré Vermelha, para intensificar a fiscalização sobre irregularidades na importação de produtos no país. Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto (foto), o objetivo é evitar que produtos entrem ilegalmente no país. (Página 8)

PM atira em caminhoneiro após discussão de trânsito

Ao todo, serão construídas 320 moradias em Petrópolis dentro do programa federal Minha Casa, Minha Vida, e a previsão da Secretaria estadual de Obras é que as habitações estejam prontas dentro de um ano. Serão 60 casas no Vale do Cuiabá, com um lote individual para cada casa, disponível para que o morador, caso queira, construa o próprio negócio. No Mosela, serão 140 apartamentos, e em Benfica, Itaipava, 120 apartamentos. As habitações serão voltadas para as famílias desabrigadas pelas chuvas do Vale do Cuiabá que tenham renda familiar de até três salários mínimos. No total são 879 famílias cadastradas no aluguel social em Petrópolis em função do desastre de 12 de janeiro do ano passado. Dessas, 320 serão assistidas pelas licitações abertas pelo governo do estado na semana passada. (Página 3)

Prefeitura ganha recurso e mantém a licitação dos ônibus Arquivo

(Página 5)

agenda Já estão abertas as inscrições para o seminário “O Brasil de volta aos trilhos”, que acontecerá nos dias 23 e 24 de março, de 08h às 18h, no Cine Teatro Museu Imperial, entrada franca, mediante inscrição prévia pelo site www.trembrasil.org. br. O evento debaterá a retomada do transporte ferroviário no país. (Página 6)

Será realizada hoje a licitação do transporte coletivo aberta pela Prefeitura para substituir as empresas Esperança, Petrópolis e Autobus

bairros

Arquivo

A Prefeitura de Petrópolis ganhou um recurso impetrado pela empresa Autobus tentando suspender a concorrência pública marcada para hoje, para a contratação de novas empresas de ônibus. Após terem sua petição rejeitada pelo juízo da 4ª Vara Cível, em Petrópolis, a empresa Autobus recorreu na sexta-feira, dia16 de março, ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, onde seu recurso foi novamente negado pelo Desembargador Relator Sebastião Bolelli, da 3ª Câmara Cível. Com esta decisão, fica confirmada definitivamente a realização da licitação, que está marcada para as 9h30, no prédio da Prefeitura. (Página 5)

Ascom PMP

O padre João Ricardo Ventura começou a trabalhar já no domingo pela manhã como novo vigário paroquial da Matriz de São Judas Tadeu, na Mosela. Transferido pela Diocese, da paróquia de Santo Tomás de Aquino, no Retiro, ele celebrou sua primeira sua missa no bairro na Capela de Santa Luzia, no Bataillard. (Página 9)

Esportes Com atuação impecável, não dando qualquer chance para o adversário, o Carangola venceu por 3 a 0 o Petropolitano, conquistando o título de campeão Municipal Sub17 promovido pela Liga Petropolitana de Desportos. A partida aconteceu no Estádio da Amizade. (Páginas 11e 12)

história Sebastião Nery (Página 2)

O mais provável é que sejam mantidas as atuais 15 cadeiras na Casa

O prefeito visitou os escombros e disponibilizou um outro local para os alunos

Câmara pode definir hoje o número de vereadores nas próximas eleições

Mustrangi garante novo espaço para alunos de escola incendiada no V. Rica

A Câmara poderá definir hoje o número de vereadores que Petrópolis terá a partir de 2013. Na sessão marcada para as 16h, será votada a emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), em segunda discussão, que prevê o aumento para 21. Em seguida será votada a emenda modificativa proposta por Wagner Silva (PPS), mantendo em 15 o número de vereadores em Petrópolis.

O prefeito Paulo Mustrangi já definiu um novo local para realocar os estudantes da Escola Municipalizada Santa Theresinha, no Vila Rica, após o incêndio na noite de sábado que destruiu o prédio que abrigava 240 dos 410 alunos da unidade. Uma sobreloja está sendo alugada e adaptada para funcionar em caráter provisório até que um novo prédio seja erguido no mesmo local do imóvel que pegou fogo.

(Página 3)

(Página 7)

Anuncie no Classidiário. É grátis até 12 palavras n Escreva cada letra ou sinal de pontuação nos quadradinhos n Entre uma palavra e outra, deixe um quadradinho em branco n Preencha com letra de forma bem legível e entregue na sede do Diário

Nome:........................................................................................................................................... Identidade:................................................................................................................................... Endereço:.....................................................................................................................................


2

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

terça-feira, 20 de março de 2012

Salvem a indústria brasileira www.sebastiaonery.com.br

A CIDADE DOS BANCOS FRANKFURT – Se a grande imprensa brasileira, amarrada na cauda do sistema financeiro, fosse dar o nome a esta cidade certamente a chamaria de Bancolândia. Se fosse a Academia Brasileira de Letras ou o Instituto Historico e Geográfico o nome seria Carlopolis, a cidade de Carlos Magno. Mas como ela nasceu sob o signo das guerras medievais, nas bordas do rio Meno, seu nome é Frankfurt, o Forte dos Francos. Nos tempos do Neolítico, lá pelos anos 3000 antes de Cristo, já havia gente dos Celtas morando sobre a colina da Duomo. No século I depois de Cristo, os romanos ali instalaram uma base militar em torno do ano 550. Mas a cidade começou a nascer mesmo quando Carlos Magno, o rei dos Francos, em documento oficial do ano 794, a chamou de Frank-fund (Forte dos Francos). Já no século XII os príncipes eleitores germânicos elegeram aqui um novo soberano e no ano 1352 o imperador Carlos IV formalizou Frankfurt como local de eleição dos reis alemães. No ano 1372 a cidade foi declarada “cidade livre” do imperio. E nunca mais Frankfurt deixou de ser uma cidade poderosa. FRANKFURT

Desde o século XIV aqui foram organizadas regularmente feiras comerciais do outono e da primavera “e comerciantes procedentes de toda a Europa vinham com suas mercadorias para a beira do Meno”. Em 1848, na igreja de São Paulo, Assembleia Nacional e elegeu democraticamente os primeiros deputados da Alemanha “para escreverem uma constituição de marca unitaria”. Os direitos fundamentais do povo alemão então estipulados continuam sendo o núcleo da “lei fundamental” da Alemanha . E Frankfurt começou a viver seu esplendor arquitetônico com edifícios emblemáticos como a Bolsa, a velha Opera, a Estação Central, até ser praticamente arrasada durante a 2ª. Guerra , mas depois reconstruída. HISTORIA 700 mil habitantes, mais de mil trabalhadores de cidades vizinhas vindo para Frankfurt todos os dias, 60 museus, 50 galerias de arte, 30 teatros, principal Feira do Livro do mundo, 3 milhões de visitantes todo ano, 168 nacionalidades, os números aqui sempre foram grandiosos. Primeira universidade privada do mundo, onde Rosa de Luxemburgo fez seu histórico discurso contra a guerra e ali mesmo foi presa. Primeira escola não religiosa depois da reforma protestante. Terra de Goethe e Teodoro Adorno. Sede do primeiro banco alemão ( Haus zum Rômer) e dos bancos Rothschild e Von Metzer. Em 1605 reuniu-se a primeira Bolsa de Valores de Frankfurt, sede da primeira Sociedade de Pesquisa (Senckenberg) para pesquisa sobre a natureza, em 1900 primeira exposição mundial de automóvel. Em 1949 sede da primeira Feira do Livro de Frankfurt, que se realiza a cada outubro e é a mais importante do mundo. FEIRA DO LIVRO Neste ano de 2012 o grande homenageado da Feira do Livro será o Brasil, com o pavilhão exclusivo do tamanho de 20 Anhembis. Muitas ações estão sendo articuladas sob o comando do Consul Geral do Brasil em Frankfurt, o eficiente embaixador Cezar Amaral, junto com o Itamaraty, o governo alemão e a prefeitura de Frankfurt. Algumas das ações já em andamento para a Feira de 2012: 1 – Tradução e edição em alemão de toda a obra de Jorge Amado (editora Fischer), e de Clarice Lispector (editora Schöffling & Co.). 2 – Tradução e edição também de livros dos escritores João Gilberto Noll, Marçal Aquino (editora Büchergilde), João Paulo Cuenca (editora A 1), Beatriz Bracher e o romance “Saraminda”, do senador José Sarney (editora Königshausen und Neumann) . Tambem “O Vendedor de Passados” do romancista angolano José Eduardo Agualuza (editora A 1 Verlag). 3 – Criação do coral brasileiro “Resgate das Raizes do Brasil” para valorização da identidade nacional brasileira. CONSULADO

n Demóstenes

Torres

N

a semana em que a China anunciou a compra de 300 mil jegues nossos, a Fiesp pediu a políticos: “Salvem a indústria brasileira”. A notícia tem tudo a ver com o lamento. A desidratação do setor foi a principal responsável pelo baixo crescimento do PIB em 2011, meros 2,7%, quase 1/3 do ano anterior. A participação resumiu-se a pequena alta de 1,6%, nada comparado a 2010, quando foi responsável por 10,4%. Numa época em que o setor de transformação regrediu meio século, até do outro lado do mundo já se vê que, a permanecer como se arrasta, não demora muito para a atração da balança comercial ser a venda de quadrúpedes.

A estagnação da indústria está diretamente associada à política monetária. A aposta na expansão do crédito de consumo aqueceu a economia na crise de 2008, mas resultou numa população afogada em carnês. Pesquisa da LCA Consultores no ano passado mostra que as dívidas atingem 40% dos salários e dos benefícios da Previdência Social, mais de R$ 650 bilhões. Caso as prestações fossem cobradas hoje, cada brasileiro teria que trabalhar 4,8 meses para quitar os débitos. Somando os outros 4,9 meses de suor destinados aos impostos, restam 70 dias para adquirir comida e fomentar a indústria. Os erros se acumulam. O BNDES é responsável por 20% do crédito em todo o Brasil, a maior parte para quem capta investimentos no mercado externo, conhecido pela baixa taxa de juros.

Noutras palavras, a avalanche de dinheiro injetada nas grandes corporações não ajuda em nada a indústria do país, enquanto as pequenas empresas ficam com o pires na mão. Cenário assombroso, soluções retóricas. O governo promete fazer “o possível e o impossível” para defender a indústria nacional. Na prática, apenas medidas pontuais, voltadas para setores específicos, como limar as importações de automóveis mexicanos. O programa Brasil Maior, que tiraria R$ 24,5 bilhões em impostos, seria a salvação do setor. Mas o ato seguinte foi cair na tentação de criar novo tributo em cima do que as firmas faturam. Enquanto isso, um efeito dominó começa a surgir e a preocupar. O comércio de manufaturados brasileiros lá fora, diz o Ministério do

www.sebastiaonery.com.br - sebastiaonery@ig.com.br

n Procurador de Justiça e senador, Democratas-Goiás

Nau sem rumo n Sandro Vaia

E

m pouco mais de uma semana, o governo, depois de ter levado um puxão de orelhas do PMDB e perdido uma votação importante no Senado, trocou seus líderes na Câmara e no Senado e perdeu o apoio da bancada do PR. Como diriam os operadores de Bolsa, nada que não estivesse “precificado” no famoso “presidencialismo de coalizão”, filho torto da Constituição de 1988. Como nenhum presidente consegue ter maioria absoluta própria no Congresso para poder impor sua vontade, os governos são obrigados a formar coalizões, ou federações de interesses, e para isso dispõem de um variado cardápio de siglas de conveniência , muitas das quais foram criados exatamente para criar dificuldades e vender facilidades. Nas velhas democracias

parlamentaristas europeias, governos sem maioria costumam sobreviver através de coalizões programáticas que unem interesses variados em torno de um objetivo comum. Aqui, o nosso jovem e já decrépito presidencialismo de coalizão se caracteriza pela prosaica barganha fisiológica do toma lá dá cá. Collor, que se elegeu por uma dessas siglas de conveniência, tentou passar ao largo do establishment político e morreu soterrado pela explosiva mistura de incompetência, improbidade, arrogância e desatino com que conduziu um pedaço de mandato. Num recado que mandou à presidente Dilma esta semana, ele diz, em outras palavras, que se tivesse sido capaz de tecer a sua rede de sustentação com o fígado e os intestinos do Congresso, talvez tivesse escapado do impeachment. Itamar, Sarney, Fernando Henrique e Lula, ani-

mais políticos por vocação, conseguiram administrar o “presidencialismo de coalizão” com os danos e perdas morais que já conhecemos e que passaram a fazer parte da paisagem. Dilma, que nos venderam como “a gerentona durona”, parece estar meio perdida nesse cipoal de interesses entrelaçados que formam a base de sustentação de governo, tão gigantesca numericamente e tão inconsistente ideologicamente. Não que ela desconhecesse a matéria prima que compõe essa frágil frente de interesses. Afinal, no governo anterior ela era Chefe da Casa Civil, não era uma noviça. Há quem nos queira vender a imagem da mulher que não transige com o “tomalá-dá-cá”, assim como não tolera os “malfeitos”, e por isso estaria disposta a bater de frente com os aliados insaciavelmente fisiológicos, assim como bateu de frente com os ministros que

ela defenestrou por atitudes suspeitas (esquecem-se os acólitos que todos os demitidos haviam sido nomeados por ela, mas esse, para eles, é um pormenor negligenciável). O que acontece, na verdade, é que com o único, exclusivo e indispensável mentor e líder supremo temporariamente afastado do comando da nau por razões de força maior, a grande gerente não consegue encontrar o botão certo para calibrar nem a gerência do País e nem da federação de interesses que formam o bloco de apoio do governo no Congresso. Dependendo do ângulo que você vê as coisas, isso pode ser uma nova forma de fazer política, como alguém já escreveu, ou uma velha forma de incompetência. n Jornalista. Foi repórter, redator

e editor do Jornal da Tarde, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. E.mail: svaia@uol.com.br

Nova Regra na Eleição n Marcos

Coimbra

C

erca de 10 milhões de eleitores brasileiros se preparam para viver, este ano, sua primeira eleição municipal moderna. Até 2008, a grande maioria deles permanecia no passado. Não moram em pequenas cidades do interior, perdidas em regiões remotas. Ao contrário. São vizinhos e em tudo iguais aos que residem nas metrópoles nacionais. Na verdade, em alguns casos, suas casas estão em ruas que começam na capital e alcançam os municípios aonde votam. Não há fronteira ou qualquer tipo de separação espacial. No entanto, quando chegam as eleições locais, é como se viajassem no tempo. Diferentemente do que acontece na época de escolher presidente, governador, senador ou deputado - quando são como os demais brasileiros -, nesse período, retrocedem. São os cidadãos dos grandes municípios - fora as capitais - que integram as regiões metropolitanas. Muitos são enormes e têm mais população que as capitais de diversos estados.

No total, existem 25 municípios nessa condição com mais de 200 mil eleitores, o que quer dizer que poderão ter um segundo turno na eleição de prefeito. O maior número está na Grande São Paulo, onde são nove. Outros seis fazem parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A seguir vem a Grande Vitória, com três. As Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e Recife têm dois cada. Os três últimos estão em Goiás, no Pará e no Rio Grande do Sul. Em nenhum deles existe emissora de TV de sinal aberto. Por isso, nas eleições municipais, não existe campanha dos candidatos a prefeito ou vereador na televisão - nem programas eleitorais, nem inserções. Nessa época, seus moradores veem as emissões da capital. Sabem, provavelmente, mais a respeito dos que pretendem administrar a capital do que dos candidatos de sua cidade. Os que aspiram a governá-las – ainda que disputem cargos em municípios com 800 mil eleitores, como Guarulhos, ou 650 mil, como São Gonçalo -, têm que fazer como os candidatos de cidades pequenas: caminhadas, comícios (agora sem atrações

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias Editora: Jaqueline Gomes

D

musicais), visitas de casa em casa. Desnecessário dizer que alcançam uma parcela mínima do eleitorado. Tudo porque a sede das emissoras é na capital. Mesmo quando, como no Espírito Santo, ela é menor que duas cidades vizinhas e tem quase o mesmo número de eleitores que a terceira: Vitória possui 251 mil eleitores, menos que Vila Velha - com 285 mil - e Serra - com 266 mil -, e perto de Cariacica com 239 mil. Se não houvesse remédio, paciência. Mas há. E nasce no Judiciário. Está para ser editada uma Instrução do Tribunal Superior Eleitoral que vai fazer com que essas 10 milhões de pessoas vivam suas primeiras eleições municipais com televisão. (A rigor, as maiores cidades da Região Metropolitana do Rio já passaram pela experiência: na eleição de prefeito de 2008, por decisão do TRE do Rio de Janeiro, houve televisão. O que se debate agora, no entanto, é mais amplo e institucionalizado.) A solução pensada é simples: se existem, por hipótese, seis emissoras na capital e seis municípios com mais de 200 mil eleitores no seu

iário de Petrópolis 57 anos

Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Durante a Feira, no consulado de Frankfurt, exposições da artista Adria Moura e “Saudade Brasil” de Fritz Steisslinger. E vários consulados itinerantes (maior contato dos brasileiros da área com o consulado) em Colonia e varias cidades na região de Frankfurt.

Desenvolvimento, de 1998 a 2011 despencou de 57% para 36%. São as exportações crescendo igual à cauda dos asnos pretendidos por Pequim, para baixo. A questão é, sobretudo, de gestão. Nos ministérios e no Banco Central, é preciso aprender com a dona de casa que colocar mais água no feijão engana, mas não mata a fome. E trazer inspiração do produtor rural, fiel da balança positiva brasileira, e deixar de contar apenas com a chuva para colher uma boa produção. Enquanto a economia for tratada com retórica e maquiagem, o noticiário internacional sobre a economia brasileira será cada vez menos sobre tecnologia e mais sobre burros.

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

entorno, a de maior audiência transmite a programação eleitoral do maior, a segunda a do segundo maior colégio e assim por diante. Antes do início do horário, os espectadores são avisados da emissora que transmite o programa de cada cidade. Para quem não gosta e não costuma ver os programas, tanto faz. Mas, para quem quer se informar a respeito dos candidatos, ótimo. O eleitor do Recife vê o de sua cidade, o de Jaboatão sintoniza o de lá e o de Olinda não é obrigado a assistir ao que não interessa. Não está claro, até agora, o que vai acontecer com as inserções. A mesma lógica prevalecerá? Como são o instrumento de propaganda eleitoral mais decisivo, a resposta é crucial para a evolução das eleições em algumas cidades. O certo, no entanto, é que estamos presenciando um avanço, originado no Judiciário. Ainda bem que o TSE não ficou à espera que o Congresso incluísse a medida na prometida reforma política. O risco de que nunca viesse seria grande. n Sociólogo e presidente

do Instituto Vox Populi

Site: www.diariodepetropolis.com.br E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

n Professor emérito da FEARuaUSP, Joaquim Moreira 106 ex-Ministro da Fazenda e Agricultura Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

terça-feira , 20 de março de 2012

3

cidade

320 casas no Cuiabá, Itaipava e na Mosela n Vinicius Henter viniciushenter@diariodepetropolis.com.br

Já foram abertas três licitações para construção de casas para os desabrigados das chuvas de 12 de janeiro de 2011, no Vale do Cuiabá, em Itaipava. Ao todo, serão construídas 320 moradias, e a previsão da Secretaria estadual de Obras é que as habitações estejam prontas dentro de um ano. Os três processos licitatórios foram publicados no Diário Oficial do estado na última quarta-feira (14). Das 320 moradias, se-

rão 60 casas no Vale do Cuiabá, com um lote individual para cada casa, disponível para que o morador, caso queira, construa o próprio negócio. Na Mosela, serão 140 apartamentos, e em Benfica, Itaipava, 120 apartamentos. - Já houve chamamento no ano passado, mas não apareceram empresas interessadas. Reeditamos então o processo, separando os terrenos, até para que empresas pequenas, de Petrópolis também, queiram participar. Antes era um chamamento só para os três terrenos – disse a Fotos:Arquivo

Lojas da Rua Teresa: o setor de roupas teve crescimento de 8,3%

Perfumaria, ótica e roupa têm alta no faturamento A pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizada mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e pela Fecomércio-RJ apontou que, no mês de janeiro, o faturamento do comércio da cidade aumentou 2,3%, se comparado com o mesmo período de 2011. Os segmentos que registraram as maiores altas foram Perfumaria (9,3%), Ótica (8,6%) e Roupa (8,3%). Em compensação, os setores de Calçado (-10,8%) e Lanchonete (-5,70%) registraram as maiores quedas de um ano para o outro. O número de unidades pedidas aos fornecedores, no entanto, apresentou queda de 2,2%, se comparado com o mês imediatamente anterior. Os empresários que mais reduziram as quantidades pedidas foram os de Cine Foto Som (-15%), Roupa (-13,9%) e Calçado (-12,5%). Lojistas de Papelarias (17,1%), Material de Construção (3,3%) e Lanchonete (2,9%) aumentaram os pedidos. O nível de emprego apresentou recuo de 0,2%, na comparação com dezembro. Os stegmentos que apresentaram reduções nos quadros de funcionários foram: Calçado (-23,1%), Joalheria (-3,7%), Supermercado (-3,5%) e Roupa (-2,7%). Já o segmento Hotelaria foi o único que apontou aumento no nível de emprego (alta de 1,7%). A pesquisa também apurou os preços dos fornecedores: a estimativa é de que estes tenham sido 0,9% maiores

que os preços praticados em dezembro. A participação do cartão de crédito no faturamento foi de 43,7% - índice 0,5% menor que em janeiro de 2011. As maiores representações desta forma de pagamento na receita foram observadas nos segmentos Calçado e Hotelaria (ambos com participação de 70%), Decoração (68,3%), Roupa (65,8%) e Perfumaria (61,7%). Os estabelecimentos da cidade não receberam cheques “sem fundos” - se receberam, foi um percentual muito baixo, que não impactou o resultado geral. A pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo tem por objetivo acompanhar a situação e as expectativas do comércio da cidade de Petrópolis, mensalmente, visando contribuir para a orientação e para a tomada de decisões dos empresários locais. Na pesquisa referente ao mês de janeiro, foram visitados 158 gerentes de 24 diferentes segmentos: Supermercado, Açougue, Ótica, Material de Construção, Roupa, Calçado, Farmácia, Eletrodoméstico, Veículo, Cine Foto Som, Lavanderia, Cabeleireiro, Diversão, Hotelaria, Papelaria, Joalheria, Lanchonete, Autopeças, Minimercado, Posto de Combustível, Restaurante, Perfumaria, Decoração e Padaria. Magazine e CD não são pesquisados desde novembro de 2009 e maio de 2011, respectivamente, devido à escassez de estabelecimentos destes segmentos na cidade.

arquiteta Christianne Ammon, da Secretaria estadual de Obras. Como as construções fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida, as áreas das moradias são de 42 metros quadrados, tantos das casas quantos dos apartamentos. As habitações serão voltadas para as famílias desabrigadas pelas chuvas do Vale do Cuiabá que tenham renda familiar de até três salários mínimos. Christianne Ammon explicou que não há prazo para a construção das casas. As empresas interessadas é

que vão explicitar, nas propostas a serem encaminhadas à secretaria, em quanto tempo vão construir as moradias. - O que leva tempo é a papelada, as licenças. A construção mesmo não passa de oito meses. Acreditamos que, dentro de um ano, as construções estejam prontas – disse Christianne Ammon. Ao todo, são 879 famílias cadastradas no aluguel social em Petrópolis em função do desastre de 12 de janeiro. Dessas, 320 serão assistidas pelas licitações abertas pelo governo do

estado na semana passada. Cerca de 380 deverão receber casas em uma segunda etapa de construções, a serem licitadas pelo governo do estado. As outras cerca de 180 famílias deverão optar pela compra assistida ou pela indenização. Informações da licitação

As construtoras interessadas deverão apresentar carta de manifestação de interesse e o projeto de implantação do empreendimento imobiliário até o dia 18 de maio, na Secretaria de Estado de Obras, na Rua

da Ajuda, 5, 9º andar, no Centro do Rio de Janeiro. A empresa, antes da elaboração do projeto de implantação, deverá agendar e fazer uma visita de inspeção no local. Os comunicados das licitações foram publicados no Diário Oficial do estado do dia 14 de março (quarta). É vedada a participação de empresas que estejam inadimplentes com a Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre as licitações poderão ser obtidas na sede da secretaria, das 10h às 17h, até o dia 3 de abril.

Seis hotéis e pousadas da cidade estão reservados para a Rio+20 Graças ao potencial turístico e à proximidade (68 km) do Rio de Janeiro, Petrópolis será um dos destinos para abrigar participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, nome em referência aos 20 anos de realização da Rio-92. De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), seis hotéis e pousadas do município estão com toda a capacidade reservada no período do evento já de olho nas Olimpíadas e Copa do Mundo. - Já estão reservados no período de 19 a 23 de junho todos os nossos 31 apartamentos para eles, e devemos receber o home list em maio, quando saberemos se será delegação. Temos capacidade para 60 pessoas, e, para nós, é de extrema importância estar nesta lista. São portas que vão se abrindo para os demais eventos – declarou Fabiano Barros, gerente geral do Riverside Park Hotel, lo-

calizado no Retiro. O Hotel Solar do Império faz parte do seleto grupo e, segundo o coordenador de eventos do hotel, Carlos da Costa, são 24 quartos no local. Também estão na lista dos reservados no interior pela agência Terramar, vencedora da licitação para essa área na Rio+20, o Clarion Itaipava, o Bomtempo Resort, o Hotel Pedra Bonita e a Pousada Caminho Real. - É de extrema importância para a cidade. Todo o evento que aconteça aqui ou no Rio de Janeiro que venha para agregar, é extremamente bem vindo porque prepara e ainda é um aquecimento para a Copa e Olimpíadas – disse Márcia de Paula, do PC&VB. Contato com TurisRio A cidade tem hoje 4.800 leitos e 1.900 apartamentos, segundo o diretor de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP),

Aníbal Duarte, que afirma já estar trabalhando junto a TurisRio (empresa vinculada à Secretaria de Estado de Turismo) sobre a Rio+20. - Tive um encontro com o vice-presidente da TurisRio (Maurício Lobo) para identificar como Petrópolis deve ficar dentro desse processo. É uma grande demanda que jamais poderá ser atendida somente pelos hotéis e pousadas do Rio, então, queremos o nosso quinhão. Estamos trabalhando para beneficiar o trade, preparando material com os atrativos da cidade, principalmente ecoturismo e rural porque tem sintonia muito forte com o público. Os chefes de governo e suas comitivas já estão tendo reserva no Rio, mas a forte demanda naturalmente vai atrair muitos para Petrópolis – afirmou Aníbal. Setenta e nove delegações internacionais já confirmaram a presença na conferência, que contará com representantes dos 193 Esta-

dos-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e com milhares de participantes dos mais variados setores da sociedade civil. A conferência, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, tem como objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Os locais, no Rio de Janeiro, destinado para feiras, exposições, debates e atividades culturais e de inclusão social são: Riocentro, Parque dos Atletas, Autódromo de Jacarepaguá, Arena da Barra, Museu de Arte Moderna, Espaço Vivo Rio, Quinta da Boa Vista, Pier Mauá e Galpão da Cidadania. Os dois temas principais são: “a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. No site www.rioguiaoficial.com. br, Petrópolis está no trecho “arredores”, com link para a página da prefeitura.

Número de vereadores poderá ser definido na sessão de hoje às 16h n  Vinicius Henter

A Câmara poderá hoje, pela terceira vez em menos de um ano, definir o número de vereadores que Petrópolis terá a partir de 2013. O mais provável é que dez vereadores – o mínimo necessário para a aprovação, por serem dois terços da Casa – votem pela manutenção das 15 cadeiras. Em enquetes realizadas pelo Diário de Petrópolis e na página de relacionamentos Facebook, a população vem demonstrando ser contra ter mais vereadores. Na sessão marcada para as 16h, será votada a emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), em segunda discussão, que prevê o aumento para 21. Em seguida será votada a emenda modificativa proposta por Wagner Silva (PPS), mantendo em 15 o número de vereadores em Petrópolis. O presidente da Câmara, Paulo Igor (PMDB), afirmou na semana passada, quando anunciou a devolução de R$ 1 milhão do Legislativo para a prefeitura, que acredita que os defensores das 15 cadeiras conseguirão os dez votos necessários. Impasse nas duas votações anteriores Em outubro passado, uma proposta pela manutenção das 15 cadeiras foi der-

Sessão da Câmara: vereadores votam hoje, pela terceira vez em um ano, o número de cadeiras

rubada pela Câmara, já que somente oito vereadores votaram a favor. Os outros sete votaram contra. No entanto, desde então, o líder do governo, Márcio Arruda (PMDB), Dudu (PSDC), Jorginho Banerj (PSB) e Vadinho (PSB), que defendiam o aumento, mudaram de posição. Arruda afirma que votará a favor de 15, enquanto

que Dudu diz ser favorável a apenas nove cadeiras no Legislativo. Já os vereadores do PSB passaram a ser abster das votações sobre o tema. No dia 8 de março, em primeira discussão, a proposta para que Petrópolis tenha 21 vereadores teve somente dois votos favoráveis – Marcelo Motorista (PR) e Renato Thomé (PSDC). Contra, vo-

taram nove vereadores: Paulo Igor, Wagner Silva, Dudu, Baninho (PSD), Gil Magno (PSD), Márcio Muniz (PSC), Samir Yarak (PSC), Silmar Fortes (PMDB) e João Tobias (PPS). A bancada do PSB se absteve. Thiago Damaceno (PP) não compareceu à sessão, e Márcio Arruda deixou o plenário na hora da votação.


4

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

Élégance Solenidade da Câmara no Quitandinha - Mônica Carreli arrasou em tudo: no longo divino, no penteado, na maquilagem, etc; - Wanda D’Angelo estava elegantérrima; - Vera Taulois impecável; - Aline Damaceno esbanjando seu corpinho pra lá de elegante; - Vinícius Henter estava irreconhecível de terno; - O casal Jorge e Célia Machado estava super alinhado; - Aliás, Célia Machado estava com jóias maravilhosas; - Os vereadores estavam muito elegantes e suas esposas também; - A decoração de Amaury Jaime de Lima estava magnífica!

Andréa Lopes andrealopes@diariodepetropolis.com.br

TERÇA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2012

Troféu Na próxima quinta-feira (22), esta colunista recebe o “Troféu Cidade Imperial – Saúde e Bem Estar”, na categoria Artigos, pela coluna Psicóloga, publicada aos domingos, no Caderno Interativo “Todos”, no Diário de Petrópolis. Fica aqui o agradecimento a todos que votaram na coluna.

Pearl Jam A banda The Fog Session está arrasando em apresentações. Agora vai apresentar um Tributo aos 20 anos do Pearl Jam, no Estúdio S, na próxima sexta-feira (23), às 22h. Reservem rapidamente seus ingressos, pois são somente 100 lugares.

Solidariedade

Traje

Padre Jac estará realizando a Tarde Solidária (chá beneficente) que este mês será em prol das Irmãs Oblatas – Mosteiro da Virgem. Acontece na próxima sexta-feira (23), no Salão Paroquial da Catedral, às 15h. Ingressos a 15 reais.

Bingão O Educandário Terra Santa está organizando um Bingão para o domingo, dia 06 de maio. Os prêmios estão ótimos e os ingressos já podem ser adquiridos pelo telefone: 2246-1061.

Simpatia O casal Paulo Igor e Mônica Carelli esbanjou simpatia e elegância na Solenidade Comemorativa do Aniversário da Cidade, realizada pela Câmara Municipal, na última sexta-feira, 16 de Março, no Teatro Sesc-Quitandinha.

Fina Estampa

Tiete

Christiane Michelin marcou presença na festa de encerramento da novela Fina Estampa, no Locanda de La Mimosa, na última sextafeira (16). Chris arrasou num modelito preto e rosa e Lilian Seldin num vermelho.

Família

Ballet

Fernando Forte recebeu o Título de Cidadania Petropolitana, concedido pelo seu irmão, vereador Silmar Fortes, na última sexta-feira (16). A família compareceu para prestigiá-lo. Na foto, Fernando com o filho João, a esposa Flor, a filha Aretuza e marido, e o enteado Felipe. Parabéns!

Rosa Müller agora também está ministrando aulas de Ballet para alunas do Instituto Social São José. Suas pequenas bailarinas são uma fofura!

Embora a moda atual esteja bastante flexível, o traje “passeio completo” para uma festa significa: para homens, terno e gravata; para mulheres, vestido longo ou longuete. Acima dos joelhos até são permitidos, mas os mini vestidos não são apropriados! Principalmente os “micros”, pois a mulher fica deselegante e vulgar.

Não existe marido mais tiete do que o de Carla Coelho. Maurício Araújo cobre Carla de atenções, carinhos e chamegos, além de acompanhá-la em tudo. É um maridão para ninguém colocar defeito.

Pão francês - R$ 5,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios

Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ


terça-feira, 20 de março de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

5

cidade

Prefeitura realiza hoje a licitação dos ônibus Hoje, dia 20, será realizada a licitação do transporte coletivo aberta pela Prefeitura de Petrópolis. A proposta mínima dos dois lotes, que compreendem 93 linhas para atuar no lugar das empresas Esperança, Petrópolis e Autobus, somam R$ 10 milhões. As propostas devem ser entregues entre 8h e 9h para que a sessão pública de abertura dos envelopes seja realizada às 9h30 do mesmo dia no Palácio Sérgio Fadel. A contratação do licitante vencedor será efetuada em cinco dias após a homologação da concorrência. Como valor da outorga, os interessados terão que realizar proposta mínima de R$ 4. 124.241,83 para explorar os serviços para o primeiro

lote, composto por 74 linhas e que tem como previsão de transporte médio por mês 781.211 passageiros. Já para o segundo lote, com 52 linhas e previsão de 1.112.982 passageiros transportados por mês, a proposta mínima é de R$ 5.875.758,17. Os valores poderão ser pagos em 12 parcelas mensais, iguais, fixas e consecutivas. O julgamento das propostas será combinando os critérios de maior oferta com o de melhor técnica. De acordo com o edital, o contrato para operação no prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 20, estimando uma receita de R$ 468 milhões para o primeiro lote e de R$ 667 milhões para o segundo lote no período. Alan Alonso

Luiz Eduardo Peixoto, da Setrac, abriu a aula para os alunos

Setrac oferece curso de qualificação profissional n Edson Cunha

Especial para o Diário

O secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Luís Eduardo Peixoto, abriu ontem à tarde a aula inaugural do curso de hidráulica predial, que atende 80 moradores em risco social de Petrópolis. Segundo ele o objetivo é qualificar as pessoas principalmente na área da construção civil. Segundo o secretário o município viu a necessidade de qualificar profissionais em diversas áreas, já que o empregador estava com dificuldades em contratar pessoas em determinadas profissões. - A demanda está maior que o número de profissionais disponíveis na cidade. Por isso resolvemos abrir este curso – explicou Peixoto, acrescentando que 80 pessoas se inscreveram e que o curso está voltado mais para quem atua nas áreas de construção civil e comércio Para Orlando Ribeiro, gerente regional da Tigre, a unidade móvel da empresa o curso também é de grande utilidade para quem busca o primeiro emprego. - Esses alunos vão aprimorar suas técnicas em nossa unidade móvel. Nossa empresa se preocupa em qualificar as pessoas – afirmou Orlando. A empresa Tigre S/A tem mais de 70 anos de credibilidade no mercado e há cerca de uma década tem seguido com esta iniciativa pelo país. O gerente regional da empresa, Orlando Ribeiro, conta que o curso tem um caráter inovador por direcionar a atenção para a prática da função, e principalmente, usar da escola volante.

- Agora com duas carretas, a área de abrangência do projeto será muito maior - destacou. O curso de qualificação foi distribuído em dois horários, das 14h às 18h e das 18h às 22h, totalizando 16 horas/ aula para cada aluno. A qualificação dessas pessoas será possível graças à parceria da Prefeitura Municipal com a Tigre S/A. O evento está sendo realizado na Carreta do Tigrão II, a escola volante da empresa, que ficará disposta na Praça da Liberdade, até o dia 22 de março. Outros cursos O secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, informou que outros cursos serão abertos em Petrópolis. O primeiro será no dia 25 de abril dirigido para mulheres e será intitulado como ‘Pereirão’. - Este curso é voltado para a mulher e será basicamente para quem quer aprender a fazer pequenos reparos – explicou Peixoto. O outro curso será para síndicos, porteiros e zeladores e será aberto no dia 9 de maio. Casa do Trabalhador A Setrac inaugura em breve a ‘Casa do Trabalhador’, que vai funcionar na Rua Dom Pedro, no Centro. No local serão oferecidos serviços como balcão de emprego, Crédito Cidadão, Sine e Economia Solidária. - Vamos centralizar os serviços e assim facilitar a vida de todos – afirmou Luiz Eduardo Peixoto A Casa do Trabalhador está sofrendo reformas e em breve será aberta ao público.

Dança de salão de graça para os servidores públicos Dando continuidade às atividades em sua sede, a Casa do Servidor promoverá, nesta terça-feira, dança de salão para todos os servidores públicos. A partir das 15 horas, acontecerá a primeira aula/demonstração de dança de salão. A dança de salão é considerada um ótimo exercício, além de proporcionar socialização e aumento da

auto-estima. A atividade será acompanhada de um lanche e é aberta a todos os servidores. A intenção da Casa do Servidor é implementar esta e outras atividades buscando incrementar a qualidade de vida dos servidores através destas iniciativas. O Fundo de Saúde/Casa do Servidor fica na rua Ipiranga,193. Para nos contatar ligue 22205800.

A avaliação das propostas será realizada a partir de atribuição de notas individualizadas para cada item a ser julgado e que estão estabelecidos no edital. A pontuação total e final da proposta será a soma dos pontos obtidos por cada licitante em cada capítulo. Entretanto, àqueles que não atingirem o mínimo de 50% dos pontos, em cada capítulo, ou nota final menor ou igual a 50% serão desclassificados. Em relação ao reajuste, o edital afirma que “o valor da tarifa será reajustado após cada período de 12 meses, ficando estabelecida como data inicial, para efeito de reajuste, a data de entrega da proposta, com base na planilha do município.

Arquivo

Três empresas estão sob intervenção da Prefeitura: Autobus, Petrópolis (foto) e Esperança

Após discussão de trânsito no Centro, capitão da PM atira em caminhoneiro Um caminhoneiro de 57 anos foi baleado no rosto após discutir no trânsito com um capitão da Policia Militar (PM) em folga, na tarde do último sábado. Os veículos quase colidiram em uma curva da Rua Dr. Sá Earp, no Centro, segundo relatos de testemunhas. Exaltado, o policial Guylherme Lima Nogueira de Freitas, lotado no Batalhão de Operações com Cães, desceu do automóvel em que estava com a família, sacou a pistola calibre 380 e, quando tentava tirar o caminhoneiro Paulo César Borges de Souza do veículo, acabou disparando contra o rosto do condutor, de acordo com ele, de forma aci-

dental. O incidente aconteceu por volta de 16h30. Em seguida, o capitão acionou viaturas do 26º Batalhão para conduzir o caminhoneiro à Unidade de Pronto Atendimento do Centro (UPA). Avaliada a gravidade do caso, ele foi conduzido ao Hospital Santa Teresa, onde passou por cirurgia e recebeu alta na manhã de domingo. O Policial se apresentou espontaneamente na 105ªDP (Retiro), prestou depoimento, foi autuado por lesão corporal culposa e abuso de autoridade, e foi liberado em seguida. O Policial também arcou com todas as despesas médicas da vítima. Segundo o caminhoneiro,

Duas Vans e uma Kombi foram apreendidas na manhã de ontem, no Centro, pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) do Estado do Rio. A fiscalização esteve na cidade para apurar uma denúncia de transporte irregular, nos veículos que fazem ponto no Bosque do Imperador e que servem as comunidades do Florido, Ventura, Monstese, Boa Vista, Pelegrini e Estrada da Saudade. Representantes da Associação dos Proprietários de Transporte Alternativo do Munícipio de Petrópolis (Aptamp), apresentaram aos fiscais a liminar expedida pela 4ªVara Cível, em 2003, que autoriza o serviço, realizado desde 1º de maio de 1997. Os três veículos, no entanto, foram apreendidos por apresentarem irregularidades que ferem o Código de Trânsito Brasileiro. Uma das Vans

foi apreendida por estar em má conservação, com para-brisas trincado, retrovisor quebrado e pneus carecas. Outra, por estar com lacre violado e placa ilegível. Já a Kombi, foi apreendida por estar com o licenciamento atrasado. Um condutor ainda teve a Carteira Nacional de Habilitação, vencida, apreendida. O presidente da associação, Sebastião Fernandes, comentou a ação do Detro e julgou corretas as apreensões. - São vidas sendo transportadas e todos precisam estar com a documentação em dia e com o veículo em bom estado. Nós temos uma liminar, desde 2003, que nos autoriza a fazer o trajeto que hoje nós fazemos, mas cabe a cada um dos proprietários manterem a Van em boas condições. Se estiver alguma irregularidade, é correto que

cerca de 30 metros antes de fazer uma curva acentuada, ele deu seta, indicando que precisaria abrir para fazer a manobra. O automóvel do PM fez uma ultrapassagem a um ônibus e, no retorno, quase chocou-se contra o caminhão. - Eu parei o caminhão, ele desceu do carro, de bermuda, descalço e sem camisa e parecia estar um pouco alterado. Quando eu desci para conversar melhor, ele me deu um tiro. Lembro-me dele dizendo que iria me prestar socorro. A minha filha mais velha foi à delegacia prestar depoimento. Lá, ela me disse que ele se comprometeu a pagar todas as

despesas e que inclusive queria conversar comigo. Mas minha conversa com ele só será feita na frente de um juiz- afirmou o caminhoneiro, ainda não totalmente refeito do susto. - Precisei levar mais de 100 pontos, a cirurgia durou mais de duas horas. A Polícia está aí para nos proteger, é um absurdo que um policial tome uma atitude dessas. Meu filho menor estava comigo e até agora ele está tenso com essa situação - reclamou o caminhoneiro. Assustados com o disparo, muitos motoristas que passavam pela via resolveram fugir pela contramão, causando grande confusão no trânsito.

Detro apreende Vans irregulares que fazem linha para a região da Estrada da Saudade

Alan Alonso

Fiscais do Detro, policiais militares e motoristas conversam

sejam apreendidas - ressaltou Sebastião, acrescentando que as despesas de multa, reboque e diária de depósito, necessárias para fazer a retirada dos veículos, são arcadas por cada um dos proprietários. Os veículos foram rebocados por volta das 13h para

o depósito do Detran em Duque de Caxias, uma vez que a cidade ainda não dispõe de um local adequado. A liminar que autoriza que as dez vans operem no atual itinerário foi assinada pela então juíza da 4ª Vara Cível, Marisa Rosembak, em 15 de abril de 2003.

Audiência de conciliação no TRT pode por fim à greve dos vigilantes de Petrópolis Hoje os vigilantes e o sindicato patronal têm uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT/RJ) marcada para as 14h. Caso haja acordo, a greve terminará e todos os bancos voltarão a funcionar normalmente. Enquanto isso, a categoria mantém a greve e os clientes da maioria das agências continuarão realizando as operações em caixas eletrônicos ou nas casas lotéricas.

Ontem, os 15 sindicatos de vigilantes fizeram uma reunião no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da categoria em Petrópolis, Adriano Linhares, o encontro foi realizado para decidir as estratégias do movimento grevista que permanecerá até, pelo menos, o fim da audiência no TRT. Ainda segundo ele, a greve continuou ontem em Petrópolis, e com poucas agências insistindo em abrir ao público

trazendo profissionais do Rio de Janeiro. De acordo com a Lei Federal nº 7.102,83, a Polícia Federal determina o número de vigilantes para cada agência como forma de segurança para clientes e funcionários. - Tem agência que não está respeitando a legislação e abrindo com apenas um homem. É um risco, inclusive para o vigilante, que nem sempre tem o CNV (Carteira Nacional de Vigilantes) que

é obrigatória para exercer a função – afirmou. Em todo o estado, são 50 mil vigilantes, já em Petrópolis são 800. Eles reivindicam ganho real de 10%, plano de saúde, bonificação por risco de vida de 30% (hoje é de 8% e eles querem mais 22%), aumento do tíquete refeição de R$ 8,85 para R$ 16,50 e redução dos descontos deste benefício mais o INPC do período de fevereiro do ano passado a março deste ano.

NOTA DE ESCLARECIMENTO Em virtude das denúncias feitas no último domingo (18) sobre a Locanty Com. Serviços Ltda. em reportagem televisiva, a Prefeitura Municipal de Petrópolis esclarece que seus contratos mantidos com referida empresa para coleta de lixo domiciliar foram feitos de forma regular, através de licitação, e aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado. A Prefeitura

ressalta ainda que mantém um relacionamento satisfatório com a empresa. No entanto, o município não tem qualquer relação com a denúncia, visto que a mesma ocorreu no Rio de Janeiro. Porém, deseja que, diante da comprovação de qualquer irregularidade, as mesmas sejam apuradas pelos órgãos competentes.


6

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

terça-feira, 20 de março de 2012

Agenda Cultural

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Trem

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

Período favorável para receber benefícios de parentes e do cônjuge e para progredir no trabalho e no plano material. A disposição mental será muito boa, e o trato com pessoas de posição lhe trará prosperidade.

Câncer - (21/06 a 22/07)

Disposição tranquila e excelente estado mental para entabular novas coisas visando sua melhora geral. A elevação da personalidade será o ponto máximo de seu sucesso. Melhora da saúde, mas não se descuide.

Leão - (23/07 a 22/08)

Vida muito tranquila e feliz ao lado dos familiares e da pessoa amada você terá hoje. O trabalho lhe trará satisfação e os negócios tendem a render bons lucros. Favorável para poupar o seu dinheiro.

Virgem - (23/08 a 22/09)

Faça de tudo hoje, para melhorar suas condições sociais, amorosas profissionais e financeiras. Mas tudo dentro de um sentido honesto e inteligente. Estão favorecidos os contatos pessoais. Boa influência para a compra e venda de propriedades.

Libra - (23/09 a 22/10)

Assuntos econômicos o aborrecerão logo as primeiras horas deste dia. Mas não se aborreça, pois a tarde terá ótimas chances de colocar tudo em ordem. Excelente para conseguir a casa própria e abrir poupança.

 Escorpião - (23/10 a 21/11) Dia dos mais indicados para iniciar a melhoria da aparência de sua casa, tais como nova decoração e reformas. Fará ótimas amizades, mas não confie demais em estranhos. Sucesso junto ao sexo oposto. Em relação ao amor, use da sinceridade e franqueza para acertos junto à pessoa amada.

Sagitário - (22/11 a 21/12)

Continue se esforçando no campo profissional, pois espetaculares serão as chances de elevação matéria. Bons negócios em vista e excelente influência astral para a vida sentimental e amorosa. Alguns obstáculos poderão se apresentar.

 Capricórnio - (22/12 a 20/01) Muito boa influência para cuidar de sua beleza física e para submeter-se a operações plásticas. A saúde está melhorando bastante, bem como as chances de progresso financeiro e profissional. Se está ligado às profissões voltadas ao intelecto ou as pesquisas, passará por um período gratificante.

Aquário - (21/01 a 19/02)

Os excessos de prazer, de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e as questões extraconjugais poderão lhe complicar física e moralmente neste dia. Não saia da rotina, fale pouco e escute mais. Provável surgir uma oportunidade para uma viagem inesperada.

 Peixes - (20/02 a 20/03) Período em que terá muito sucesso ao tratar com autoridades civis e na solução de seus problemas profissionais, financeiros e pessoais. Fará poucas amizades, mas será bem sucedido. Uma pessoa muito persuasiva conseguirá convencê-lo a fazer o que não estava pretendendo.

A retomada das ferrovias será tema de seminário no Palácio Imperial

geiros, estiveram d. Pedro II, o restante da família imperial e outros aristocratas que costumavam praticar o veraneio (ou a vilegiatura, como era chamada à época) na cidade. Sua reativação permitirá reduzir o tempo de viagem entre Petrópolis e Rio de Janeiro, revitalizar a região histórica e ambiental da Serra da Estrela e oferecer um novo

atrativo turístico na região. Interessados podem ser inscrever gratuitamente no seminário pelo site www. trembrasil.org.br, onde também é possível consultar a programação completa. As vagas são limitadas e as inscrições serão efetivadas na ordem de recebimento. Para mais informações, ligue para (21) 3232-9524.

Artes

Abstrações de Berner estão à mostra na G. Djanira Até o dia 25 deste mês é possível conferir a mostra “Abstrações Berner”, do artista plástico Walter Berner, na Galeria Djanira do Centro de Cultura Raul de Leoni, visitação de terça a sábado, 13h às 18h, domingos, de 12 às 17h.

Desde 1964, Walter Berner tem em seu acervo obras abstratas nunca antes trazida a público. Nesta mostra individual serão apresentadas doze obras de expressivas dimensões realizadas desde os anos 90 até agora, através das quais revela uma diversidade

de técnicas, efeitos plástico e óticos, bem como as realizações policrômicas em paralelo com a “tricromia” (a combinação das três cores primárias) e sua quase exclusiva técnica de pintura com pigmentos minerais (óxidos extraídos da terra).

Cursos

A DAMA DE FERRO – Censura 12 anos – com Meryl Streep – Horários: 14h15 e 19h TÃO FORTE E TÃO PERTO – Censura 10 anos – com Tom Hanks – Horários: 16h30 e 21h15 SALA 2 OS DESCENDENTES – Censura 14 anos – com George Clooney – Horários: 14h, 16h15 e 18h30 MILLENIUM – OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES – Censura 16 anos – com Christopher Plummer – Horários: 21h Preços: Segunda é dia de cinema. Ingressos a R$ 3 em todas as sessões. Terça a quinta (exceto feriados): Sessões iniciadas até 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada. TOP CINE HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1

Ciranda das Artes inscreverá interessados até o dia 23 Crianças, jovens, adultos e terceira idade que desejarem participar dos cursos do Projeto Ciranda das Artes, nas áreas de Artes Visuais, Áudio, Artes Cênicas, Práticas Corporais, Dança, Música e Artesanato, poderão efetuar as inscrições a partir de segunda-feira, na gerência do Centro de Cultura Raul de Leoni, das 10h às 18h, até o dia 23 de março, Praça Visconde de Mauá, 305, Centro. São 16 cursos com valor mensal de R$ 10, que é facultativo aos idosos. Os documentos necessários são: foto 3x4; xérox da certidão de nascimento ou carteira de identidade; xérox do comprovante de residência; atestado de saúde para os cursos de atividades físicas; e declaração da escola no caso

SALA 1

de crianças, comprovando que estão cursando este ano. O início das aulas será no dia 26 de março, com término em dezembro deste ano. O Projeto Ciranda das Artes é gerido pela Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura. O Ciranda das Artes é um projeto que oferece 16 cursos de iniciação artística com aulas no Centro de Cultura Raul de Leoni. Os cursos são: dança de salão para 3ª idade – a partir de 60 anos; dança de salão para adultos – de 18 a 59 anos; yoga para 3ª idade; yoga para adultos – 18 a 59 anos; jazz – a partir de 12 anos; desenho e pintura para crianças – de 7 a 14 anos; ballet infantil – de 7 a 12 anos; ballet juvenil – de

13 a 18 anos; violão – de 7 a 14 anos; violão – a partir de 15 anos; cavaquinho – de 7 a 14 anos; cavaquinho – a partir dos 15 anos; flauta doce – de 7 a 12 anos; teatro infantil – de 7 a 12 anos; teatro juvenil - de 13 a 18 anos; teatro adulto- de 19 a 59 anos; teatro para 3ª idade – a partir de 60 anos; dança do ventre infantil – de 7 a 12 anos; dança do ventre juvenil – de 13 a 17 anos; dança do ventre para adultos – a partir de 18 anos; danças urbanas para crianças – de 7 a 12 anos; danças urbanas para jovens – de 13 a 18 anos; fotografia – a partir de 14 anos; artesanato – a partir de 16 anos; artes plásticas – a partir de 18 anos; grafite – a partir de 14 anos; áudio – a partir de 16 anos.

Aulas

Um presente para a cidade em época de aniversário O Núcleo Petrópolis acaba de abrir vagas em sua orquestra para violino, viola, violoncelo e contrabaixo. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 17h, na Comunidade Menino Jesus de Praga, na Rua Dias de Oliveira, 560. Para se inscrever, os interessados devem estar matriculados em qualquer escola, ter entre 8 a 17 anos, e preencher uma ficha de inscrição no próprio local. O projeto, por conta do aumento no número de alunos, está contratando professores de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Os interessados devem enviar seus currículos para o email:acaosocialpelamusica@ yahoo.com.br.

SALA 1 GUERRA É GUERRA – Censura 12 anos – com Tom Hardy – Horários: 14h20, 16h30, 18h40 e 20h50 2ª feira – dia 19 – não haverá sessão SALA 2 PODER SEM LIMITES – Censura 14 anos – Horários: 15h e 19h 2ª feira – dia 19 – não haverá sessão ANJOS DA NOITE 4: O Despertar – Censura 14 anos – com Kate Beckinsale – Horários: 17h e 21h10 2ª feira – dia 19 – não haverá sessão SALA 3 O GRANDE MILAGRE – Censura livre – com Drew Barrymore – Horários: 14h30 2ª feira – dia 19 – não haverá sessão A DAMA DE FERRO – Censura 12 anos – com Meryl Streep – Horários: 18h50 2ª feira – dia 19 – não haverá sessão Vencedor de 2 Oscar 2012 – Incluíndo melhor Atriz Meryl Streep Vecedor do Globo de Ouro 2012 – Melhor Atriz Meryl Streep O ARTISTA – Censura 12 anos – com Jean Dujardin – Horários: 16h40 e 21h 2ª feira – dia 19 – não haverá sessão Vencedor de 5 oscar 2012 – incluindo melhor Filme, Ator e Diretor Vencedor de 3 Globos de Ouro 2012 – incluindo Melhor Ator

Filmes na TV DIA DE TREINAMENTO – SBT - 23H – COM DENZEL WASHINGTON Jake, um jovem policial, chega ao departamento de narcóticos local. No primeiro dia, seu parceiro Alonzo, um policial corrupto, faz o chamado “dia de treinamento” nas ruas violentas de Los Angeles. Isso o expõe a perigos e riscos que o levam a desconfiar das motivações de Alonzo. SETE DIAS, SETE NOITES – GLOBO - 16H05 – COM HARRISON FORD Um piloto se mete em uma enorme confusão quando é contratado por uma executiva para levá-la ao Taiti. Durante a viagem, o avião onde estão é surpreendido por uma tempestade e forçado a fazer um pouso de emergência em uma ilha deserta. Mas o problema começa quando eles se dão conta de que terão de conviver enquanto esperam o resgate.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

Cumprir; executar Comitê Araújo, Letras (ordens) presidido (?) atriz centrais por Carlos Nuzman brasileira de "taxa" em 2011 (sigla)

Fruto Município básico fluminenao gua- se com camole 365 ilhas O arquivo que acompanha o e-mail

Não deveria ser revelado a ninguém, mas é de conhecimento de todos (?) Tsétung, líder chinês

Divisão da cidade Fase da Copa (fut.)

Cabeça de gado Joaquim Manuel de (?), escritor de "A Moreninha"

Líquido de moringas Sem acento (vogal)

A

G

U

A

Rutênio (símbolo) A madrasta da Branca de Neve, por sua índole (Lit. inf.)

Tribunal eleitoral Moeda do Canadá Explicação popular para a genialidade

Ente invocado na missa negra

Código da Bélgica, na internet

O mais forte dos macacos

Sigla da academia da qual Marco Lucchesi se tornou membro em 2011 Encher Abelha, (o teatro) em inglês

Longe, em inglês

Emissora de rádio e TV da Itália Erguida por meio de um guindaste Fibra têxtil usada em barbantes

5, em romanos Natureza (abrev.)

Forma de venda de tangerinas em feiras Ocorrido após 18 h Sílaba de "traça" (?) qual: do mesmo modo que A região de difícil acesso

BANCO

64

Solução

M U A R O

CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de Sá Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro

TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1º piso Centro - Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br

O M A B L E E V N O A L T A

Período muito bom para você. Tendência a se entender perfeitamente com sua família e com seus superiores e colegas de trabalho e lucrará bastante se poupar seu dinheiro. Pode realizar negócios.

Ingressos: terças e quartas ingresso promocional a R$ 6 para todos (exceto feriados). Preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. Preço de ingressos aos sábados e domingos - inteira R$ 16 e meia R$ 8.

JOHN CARTER: Entre Dois Mundos – Censura 12 anos – com Taylor Kitsch – Horários: 15h40, 18h10 e 20h40 - 2ª feira – dia 19 – não haverá sessão

Cursos de violoncelo, violino, etc., terão inscrições abertas

S E G R E D O A B E R T O

Touro - (21/04 a 20/05)

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET – Censura livre – com Ben Kingsley – Horários: 17h10, terça a domingo

SALA 2

O B A C A T E X O A D B A I E S T S C E D O E M O N I R I L A F AR L A I O T N O T U Ç A D A A L R EM

Já estão abertas as inscrições para o seminário “O Brasil de volta aos trilhos”, que acontecerá nos dias 23 e 24 de março, de 08h às 18h, no Cine Teatro Museu Imperial, entrada franca, mediante inscrição prévia pelo site www.trembrasil.org.br. O evento debaterá a retomada do transporte ferroviário no país. Entre os aspectos abordados no seminário, está a reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, que liga a Raiz da Serra, em Magé, ao Alto da serra, em Petrópolis. Na ocasião, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e as prefeituras de Magé e Petrópolis prevendo a captação de recursos e a elaboração de projetos pelas três instâncias para viabilizar a retomada da ferrovia. A Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, que funcionou entre 1883 e 1964, era utilizada como parte do percurso do Rio de Janeiro a Petrópolis. Entre seus passa-

A DAMA DE FERRO – Censura 12 anos – com Meryl Streep – Horários: 15h e 19h40 terça a domingo – Sessão extra sexta e sábado, 21h40

MOTOQUEIRO FANTASMA: ESPÍRITO DE VINGANÇA – Censura 12 anos – com Nicolas Cage – Horários: 20h50 2ª feira – dia 19 – não haverá sessão

A A N G R M A D G O S R E I S

Como nativo de um signo firme e paciente procure associar seus pensamentos ao idealismo e sonhos com pessoas realmente amigas que conseguirá realizar o que pretende. Evite atitudes de submissão. V

CINE ITAIPAVA Est. União & Indústria, 11.000 Itaipava

I

Áries - (21/03 a 20/04)

Seminário sobre retomada de ferrovias é realizado no Museu

S

HORÓSCOPO

PEQUENOS ESPÍÕES 4 – Censura livre – com Jessica Alba – Horários: 15h20, 17h10 e 19h

3/bee — far — mao — tse. 5/sisal. 6/gorila.

INSTITUTO OMAR CARDOSO


terça-feira, 20 de março de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

7

geral

Prefeito visita escola incendiada no Vila Rica Após o incêndio na noite de sábado (17) que destruiu o prédio que abrigava 240 dos 410 alunos da Escola Municipalizada Santa Theresinha, o prefeito Paulo Mustrangi já definiu um novo local para realocar os estudantes. Uma sobreloja está sendo alugada e adaptada para funcionar em caráter provisório com quatro salas de aula até que um novo prédio seja erguido no mesmo local do imóvel que pegou fogo. A previsão é que a construção deste espaço seja feita em cerca de 40 dias. Durante a visita ao bairro Vila Rica na manhã de ontem (19), Mustrangi, acompanhado pela secretária de Educação, Claudia Quintanilha, e de Obras, Stenio Nery, garantiu que nenhum aluno da Escola Municipalizada Santa Theresinha ficará sem aula. O prefeito ainda participou de uma reunião com funcionários e professores da unidade, pais e mães de alunos e representantes da associação de moradores. - Esse é um momento muito difícil para a comuni-

dade, mas tenho certeza que com a união de todos, poder público e moradores, vamos conseguir superar os obstáculos. A Secretaria de Educação vai dar todo suporte aos alunos do Vila Rica é ninguém ficará desprovido de aulas. Estamos tomando todas as medidas para garantir anormalidade para esses estudantes. Vamos chegar ao nosso objetivo que é ter uma escola nova, bonita e acima de tudo, com qualidade - disse Mustrangi. Medidas tomadas Uma equipe do Corpo de Bombeiros também esteve no local, acompanhados pela Defesa Civil do município, para a realização de uma perícia técnica com o objetivo de apurar a causa do incêndio. Até o momento não houve a expedição de um laudo conclusivo. A Supervisão Escolar da Secretaria de Educação ficou durante todo o dia reunida com a direção da escola para contabilizar os estragos ocasionados pelo incêndio. Todo material escolar perdido foi reposto com o envio de livros,

Inscrições abertas para aprender a contar história A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação, abre inscrições para a oficina “Descobrindo o prazer de ouvir e contar histórias”. O curso será ministrado nos dias 5, 7 e 11 de abril, em três módulos, com duração de quatro aulas. Durante os encontros serão apresentadas fichas teóricas sobre cada gênero da literatura e as possibilidades e recursos para se trabalhar as histórias. Cada aula terá a duração de 1h30. O projeto, criado pelo Comitê ProLer da Divisão de Leitura da subsecretaria do Ensino Fundamental, visa atender grupos de 10 a 20 pessoas, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura das obras infanto-juvenis, através da exposição de gêneros discursivos e das possibilidades de exploração da leitura por meio de recursos auxiliares. - O estudo despertará a magia e o encantamento de se ouvir e contar uma história. E, principalmente, vai instrumentalizar os professores e coordenadores para trabalhar a literatura em sala de aula de forma lúdica e criativa – afirmou Juliana Fecher, coordenadora da Divisão de Leitura. Após o curso, os professores e coordenadores estarão aptos a realizar atividades capazes de promover a estreita articulação entre expressão oral e escrita, desenvolver a oralidade, a criatividade e a imaginação, criar situações

voltadas para a dramatização e pequenos teatros, além de desenvolver dinâmicas voltadas para a contextualização de questões sociais, econômicas e culturais contemporâneas. Módulos Durante os módulos, os professores terão a oportunidade de ler, contar, ouvir, dramatizar e representar contos, lendas, fábulas, causos e outros gêneros discursivos. O primeiro módulo vai reviver os clássicos de fadas; o segundo, os valores nas fábulas; o terceiro visa a valorização do folclore através das lendas; o quarto vai resgatar a cultura através das histórias africanas e o quinto a valorização do conto popular. A primeira turma se encontrará no dia 5 de abril (quinta-feira), às 10h, na Livraria Nobel Itaipava. A segunda, no dia 7 de abril (sábado), das 14h às15h30, no mesmo local. Já a terceira turma, do dia 11 de abril (quarta-feira), vai se reunir das 18h30 às 20h, na sede do Sicomércio que fica na Rua Irmãos D’Ângelo nº 48 – cobertura 04 a 06, Centro. No fim de cada módulo, os participantes farão apresentações em livraria ou nas escolas e ganharão um certificado de participação. Os professores interessados devem escolher o local, a hora e o dia da semana durante a inscrição que deve ser feita por meio do telefone 2246-8681.

borrachas, canetas e lápis e entregues aos alunos da escola. O mobiliário também será restituído com a locação do novo espaço temporário. Apenas uma geladeira foi retirada antes de ser destruída. O fogo começou a consumir o imóvel por volta das 19h30 do último sábado (17) e um grupamento do Corpo de Bombeiros foi chamado. Apesar dos esforços dos bombeiros, as chamas se espalharam com muita velocidade e destruíram toda a escola. - Os alunos da Escola Municipalizada Santa Theresinha já estão sendo atendidos e já iniciamos o processo de realocação destes alunos. Com muita brevidade vamos tomar a normalidade e aguardar o término da construção da nova escola, uma reivindicação feita há muitos anos pelos pais e mães da região. Vamos superar mais esse contratempo - disse Claudia Quintanilha. A obra de construção da Escola Municipalizada Santa Theresinha tem prazo para ser finalizada no segundo semestre deste ano.

Ascom/PMP

Prefeito Paulo Mustrangi ao lado da secretária de Educação e do secretário de Obras, no local

PMP realiza encontro entre alunos Um encontro a favor da inclusão social. Com esse objetivo a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Assistência da Educação Especial da Secretaria de Educação vai promover na próxima quarta-feira (21), um encontro de alunos da rede municipal e da Apae-Petrópolis. O evento vai começar às 9h, com a apresentação do Coral da Escola Paulo Freire, na Praça da Liberdade. Os cerca de 50 alunos com Síndrome de Down incluídos na rede pública participarão

da apresentação, em conjunto com os alunos da Apae. Além da apresentação do Coral, duas palestras sobre a importância da inclusão serão ministradas para a comunidade. - A Educação do município sempre se preocupou com o trabalho de inclusão social dos alunos da rede municipal que possuem Síndrome de Down. Tenho certeza que sempre primamos pela inserção com qualidade e responsabilidade e tenho certeza que no meu governo todas estas pessoas sempre tive-

ram à atenção possível e mais do que merecida - disse o prefeito Paulo Mustrangi. O encontro visa de dar atenção à Semana da Síndrome de Down, instituída no dia 4 de setembro de 2009 pelo prefeito Mustrangi. - É importante que a inclusão também faça parte da vida social desses alunos, além da integração educacional. Estamos trabalhando, desde 2009, para que esses alunos tenham direito a todos os benefícios da rede municipal - disse a se-

foto do dia

cretária de Educação, Cláudia Quintanilha. O público também poderá participar das duas palestras sobre o tema. A primeira vai ser realizada no dia 22, às 13h30 no auditório do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio (Rua Oscar Weinschenk, 150) e a segunda, às 9h, do dia 23 de março no Polo Avançado de Educação em Itaipava (Estrada União Indústria, 10.000, Parque de Exposição). Os interessados devem fazer as inscrições até o dia 21 através do telefone 2246-8656. Fotos: Alan Alonso

Durante as comemorações do 169º aniversário de Petrópolis, Banda Wolney Aguiar se apresentou na Praça da Liberdade

enquete V ocê

costuma comprar produtos pela internet ? Fotos: Alan Alonso

Eduardo Santos, 40 anos, engenheiro Não costumo comprar. Prefiro fazer compras pessoalmente na loja, já vi muitos problemas com compras pela internet.

Maria Célia da Silva, 65 anos, urdideira

Edmilson André Claro Lima, 38 anos, autônomo

Não compro. Eu desconfio sempre. Na internet é mais fácil que “passem a gente pra trás”

Não compro e nunca tive vontade. Sempre ouço muitas pessoas reclamando.

Ernani Cesar de Morais, 33 anos, operador de máquinas Tenho até vontade, mas fico receoso, principalmente porque nesse tipo de compras temos que informar o número dos nossos cartões de crédito.

Valdecir Leocádio de Oliveira, 29 anos, vigilante Não acho nada confiável e nunca comprei. Prefiro dar um jeito, arrumar um tempo e ir numa loja. É mais seguro.


8

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

TERÇa-feira, 20 DE março de 2012

GERAL

Escola Municipal Felix Wan Erven recebe prêmio Emprego industrial cai 0,3% em janeiro de 2012 De acordo com a pesquisa divulgada esta semana pelo IBGE, o emprego industrial mostrou variação negativa de 0,3% em janeiro de 2012 em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após apontar variação positiva de 0,1% em dezembro e acumular perda de 1,0% entre setembro e novembro de 2011. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral assinalou variação negativa de 0,1% na passagem de dezembro para janeiro e manteve o desempenho predominantemente negativo observado desde outubro último. Na comparação com janeiro de 2011, o total do pessoal ocupado na indústria recuou 0,5%, quarta taxa negativa neste tipo de confronto, praticamente repetindo a queda assinalada no último trimestre do ano passado (-0,4%). A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, avançou 0,8% em janeiro de 2012,e prosseguiu com a trajetória descendente iniciada em fevereiro de 2011(3,9%). A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página do Ibge. Veja o endereço. www.ibge. gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimes/. Número de horas pagas recua 0,2% em janeiro Em janeiro de 2012, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, já descontadas as influências sazonais, voltou a apresentar resultado negativo (-0,2%) frente ao mês imediatamente anterior, após acumular perda de 2,0% entre setembro e novembro de 2011 e crescimento de 0,5% em dezembro último. Com isso, ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel

trimestral mostrou estabilidade (0,0%) na passagem dos trimestres encerrados em dezembro e janeiro, após marcar resultados predominantemente negativos desde maio último. O número de horas pagas na indústria, ao recuar 1,5% em janeiro de 2012, registrou a quinta taxa negativa seguida, com ritmo de queda ligeiramente mais intenso que o observado no último trimestre de 2011 (1,3%), ambas as comparações contra igual período do ano anterior. A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, assinalou variação positiva de 0,2% em janeiro de 2012 e permaneceu apontando avanços menos intensos desde fevereiro de 2011 (4,5%). Em janeiro de 2012, o número de horas pagas recuou 1,5%em relação a igual mês do ano anterior, com taxas negativas em nove dos14 locais e em 11 dos 18 setores pesquisados. Em termos setoriais, as principais influências negativas vieram de vestuário (-6,7%), calçados e couro (-9,1%), produtos de metal (-5,9%), madeira (-10,7%) e têxtil (-5,4%). Alimentos e bebidas (3,1%) exerceu a contribuição positiva mais relevante sobre o total da indústria. folha de pagamento real cresce 5,1% Em janeiro de 2012, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria ajustado sazonalmente cresceu 5,1% frente ao mês imediatamente anterior, após recuar 1,8% em dezembro último. Vale destacar que esse resultado foi sustentado pelo avanço da indústria de transformação (6,6%), já que a indústria extrativa apontou queda de 15,3%, devolvendo a expansão de 15,6% acumulada em dezembro e novembro últimos.

Em uma solenidade que contou com a participação de escolas de todo país, três professoras da rede municipal de ensino participaram da entrega do prêmio “Construindo a Nação2011”, promovido pelo Instituto de Cidadania Brasil. As educadoras representaram a Escola Municipal Felix Wan Erven, que, com o projeto “Ética e Cidadania na escola”, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental na premiação. A escola é o destaque no estado do Rio de Janeiro nesta que é a décima segunda edição do prêmio. Essa é a segunda vez que a escola participa do evento. “É muito gratificante

ver que o trabalho dos nossos profissionais está sendo reconhecido e vêm se destacando no estado. A alegria e a satisfação servem de modelo para outras escolas e cidades”, disse a Secretaria de Educação, Cláudia Quintanilha. Em 2009, a escola ficou na segunda colocação na categoria educação infantil. Em 2011, o estudo feito dentro da instituição abordou como foco principal, a educação no trânsito, como evitar acidentes e a responsabilidade da sociedade na conscientização do tema. Durante seis meses, professores e alunos criaram fórum de discussões, palestras em

sala de aula, reuniões com a comunidade onde foi tratado o tema. Todos os encontros foram devidamente fotografados. “Tudo o que trabalhamos registramos através de fotografias e anexamos no projeto que foi enviado para o Instituto. Ficamos muito felizes em receber esse prêmio. Agora, vamos fazer uma exposição com fotos da premiação para a comunidade poder ver”, afirmou a diretora da escola, Nilceléia Gonçalves de Lima Baggio. O troféu foi entregue no dia 12 de março no Salão São Paulo, da Estação Júlio Prestes. O Prêmio Construindo a

Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, as ações que as escolas públicas e privadas, realizam coma presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades.

Creche e PSF no Pedras Brancas O prefeito Paulo Mustrangi inaugurou na noite da última quinta-feira (15), o Posto de Saúde da Família (PSF), o Centro de Inclusão Digital (CID) e a reforma completa do Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro Pedras Brancas. Mustrangi destacou durante o discurso a importância destas três conquistas para a comunidade e falou ainda sobre as dificuldades que enfrentou nesses três anos. - A comunidade do Pedras Brancas hoje está em festa. Inauguramos aqui três importantes serviços que eram uma reivindicação antiga dos moradores. Nosso governo é voltado para as realizações dentro dos bairros, levando maior qualidade de vida a toda população. Quero dizer que durante muito tempo tivemos que ficar trancados dentro do gabinete para equacionar a dívida que nos deixaram como herança e que comprometeu de forma crítica a capacidade de investimentos do município. Logo após esse período tivemos a maior tragédia

da região serrana, com as chuvas de janeiro do ano passado. Mas conseguimos vencer todas as dificuldades e temos investido de maneira responsável e eficaz os recursos, com diversos benefícios para todos os bairros e distritos. Muito ainda está por vir – exclamou Mustrangi. O CEI Pedras Brancas, que até este governo não havia recebido nenhuma reforma expressiva, foi ampliado. Sua estrutura física conta com quatro salas arejadas, secretaria, cozinha, refeitório confortável, pátio interno e externo com uma área de lazer. São atendidas 50 crianças de seis meses a cinco anos, com turmas de creche e pré-escola. O CEI Pedras Brancas funciona das 7h às 18h de segunda a sexta-feira. - Essa é mais uma vitória para as mães e pais da comunidade, que agora possuem um equipamento de primeira qualidade para deixarem seus filhos e poderem trabalhar com toda tranqüilidade. Estou muito feliz com mais essa

conquista do governo municipal – disse a secretária de Educação, Claudia Quintanilha. Bairro conta com PSF O PSF Pedras Brancas funcionará com o programa Saúde da Família. A equipe de atendimento conta com um médico clínico geral, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, quatro agentes comunitários, um dentista, um auxiliar de serviços dentários, um administrador e um auxiliar de serviços gerais. Serão realizadas ações de consultas médicas, serviços odontológicos, imunizações e curativos. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. - Tenho certeza que a população do bairro será muito bem atendida. Temos aqui profissionais competentes e prontos para dar toda a assistência que os moradores do Pedras Brancas precisam. A saúde de todo município está em um caminho de evolução e aperfeiçoamento. Há muito que ser feito, mas demos um

salto de qualidade muito grande em pouco tempo de gestão – afirmou a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa. Já o CID do Pedras Brancas conta com oito computadores, além de mobiliário novo, com mesas, armários e quadro. Ele é aberto a toda população e oferecerá acesso a internet cursos de nível 2. - Inauguramos um CID em Itaipava durante esta semana e hoje estamos entregando mais um importante centro de informática para a população deste bairro. Isso mostra o comprometimento deste governo com todos os bairros e distritos desta cidade. Estamos trabalhando forte para promover a inclusão digital dos petropolitanos – destacou o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Robson Cardinelli. Estiveram presentes à cerimônia os secretários municipais; os vereadores Gil Magno, Dudu e Marcelo Motorista; o padre Luiz Melo da Paróquia de São Judas Tadeu, líderes comunitários e demais autoridades.

AVISOS E EDITAIS

Há 30 anos era publicado Em sua edição número 2.443, de 20 de março de 1982, um sábado, o DIÁRIO publicou os seguintes destaques: BARRICADA - Uma comissão de moradores, com cerca de 30 pessoas, da Rua Luiz Winter, na Vazadouro do Lixo, esteve ontem à tarde no gabinete do prefeito Jamil Sabrá, procurando uma solução para o vazadouro, que há vários anos atormenta o local. Eles ameaçaram fazer uma barricada e impedir que o lixo fosse jogado lá, caso nen huma providência fosse tomada. PASSEIO - As ruas centrais de Petrópolis vão ser tomadas hoje de assalto pela candidata ao governo do Estado pelo PTB, Sandra Cavalcanti, acompanhada de comitiva. A própria Sandra anunciou o passeio, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, na cobertura de Ângela Werneck, pouco antes de abrir o ano letivo do Instituto Werneck. Vou aprontar a maior confusão, vou falar com todo mundo e ouvir os problemas da cidade”, afirmou. AUMENTO - O maior salário que uma professora da Prefeitura vai receber agora é de Cr$ 28 mil, para professores especialistas, conforme o projeto de aumento e reclassificação do funcionalismo, que a Prefeitura vai encaminhar à Câmara. Como as professoras que ocupam os níveis E e F não têm qualificação, a Prefeitura poderá promovê-las de imediato, caso apresentem seus diplomas.

SEPULTAMENTO Cemitério Municipal 19/03/2012 Nelson Cussat, 62 anos, Duque de Caxias, 9h Guilherme Ferreira Siqueira Gonçalves Dias, 10 anos, Alto da Serra, 10h30 Gecy dos Santos leite, 91 anos, Centro, 11h30 Eva Alzira Di Lourenço, 92 anos, Castelanea, 16h30 Jeanette Maria Linden Araújo, 89 anos, Jacareí (SP), 14h 18/03/2012 Iolanda Feliciano Teixeira de Assis, 65 anos, Alto da Serra, 11h30 Paulo Josino Rocha, 68 anos, Contagem(MG), 11h Rosa Tílio Barcellos, 90 anos, Retiro, 16h Marcia Regina Meireles Fernandes, 59 anos, Morin, 16h30 Cemitério de Itaipava (19/03) Roseane Nogueira Montassier, 63 anos, Nogueira, 11h Maria da Conceição, 85 anos, Itaipava, 16h30 18/03 Não houve sepultamento OBS. AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO FORNECIDAS AO DIÁRIO POR FUNCIONÁRIOS DAS SECRETARIAS DOS CEMITÉRIOS,

Leia o Diário na Internet : www.diariodepetropolis.com.br


Alto da serra Hoje é dia de Santa Maria Josefina do Coração de Jesus e Dia do Contador de Histórias. A secretaria da Paróquia de Santo Antonio, do Alto da Serra, funciona de segunda feira a sábado de 14h30 às 19h. O Pároco é o Padre Francisco Montemezzo. As informações pelo telefone 2242 4310.

D

iário nos

B

airros

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

Segue o serviço de evangelização Novo vigário paroquial da Matriz de São Judas, na Mosela, assume, é aplaudido e já iniciou trabalho na comunidade Dar continuidade ao levar o evangelho aos fiéis e também prosseguir com o nome de Deus no coração, propagando o Altíssimo diante do público. Assim explanou o padre João Ricardo Ventura, ao ser apresentado na missa das 8h de domingo como o novo vigário paroquial da Matriz de São Judas Tadeu, na Mosela. A apresentação foi feita pelo pároco Luiz Garcia Mello antes da celebração. Pedindo a proteção de Deus para o padre Nerel Quirino, exvigário geral da paróquia e transferido para a Matriz de Santo Tomás de Aquino, no Retiro, ele

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

terça-feira, 20 de março de 2012

pediu o aplauso para o novo integrante dos trabalhos de evangelização. - Estamos diante do novo parceiro – afirmou o padre Luiz Mello. Depois de se retirar, o padre João Ricardo Ventura já deu início aos trabalhos. Imediatamente dirigiuse para a Capela de Santa Luzia, na rua do mesmo nome, na Comunidade do Bataillard, também na Mosela. Lá ele celebrou a sua primeira missa na comunidade às 9h sendo também recepcionado pelos fiéis freqüentadores. João Ricardo Ventura veio transferido pela Diocese de Petrópolis da paróquia de Santo Tomás de Aquino onde era pároco.

9

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS Hoje 19h: Grupo 27 de Maio, Rua Bingen, 261 Amor e Atração, Avenida Leopoldina, 596, Nogueira. 19h30: 28 de Janeiro, Rua Paulo Barbosa, 180, Centro; Estrela de Araras, Escola Estadual de Araras; Morin, Igreja de Nossa Senhora da Glória; e Petropolitano Rua Santos Dumont, 100, Centro.

Morador do Vale concorda com líder sobre estado dos coletivos Para o auxiliar de contabilidade Jeferson Paulo Molina de Albuquerque, a presidente Nárzara da Silva Pereira, da Associação de Moradores e Amigos do Vale dos Esquilos – AMAVE – está com a razão ao reclamar do estado precário dos ônibus que servem a localidade. Ele escreveu sobre o assunto e enviou um e-mail na noite de domingo sobre o que já passou.

- Eu mesmo fui vítima da quebra de ônibus. E não foi só uma vez. Já fiquei a pé pelo menos três vezes e ainda bem que em todas, foi depois de sair do trabalho. Jeferson Paulo informou na correspondência que mora na Rua Fernandes Vieira e que tomou a iniciativa em opinar após ler no DB de domingo a notícia da líder comunitária sobre os coletivos que ligam o bairro.

Projeto confirma filme que será exibido na quinta feira Padre João Ricardo explanou trabalho na missa de domingo

Lá ele deixou um extenso trabalho durante os cinco anos que trabalhou, entre eles a abertura das capelas de São José, na Comuni-

dade do Alemão e de São Francisco de Assis, no Vale dos Esquilos, entre outras tantas obras e trabalhos religiosos.

Está confirmado para a próxima quinta feira o filme A Hora da Estrela no Cineclube Araras. Ele é baseado no romance da escritora Suzana Amaral e mostra a personagem Macabéa inspirada na atriz Clarice Lispector que deu a Marcela Cartaxo, que vive o papel, o prêmio Urso de Ouro, em Berlim, quando o filme estava nos cinemas.

No elenco também estão os atores José Dumont, Fernanda Montenegro e Tâmara Taxman. A duração é de 90 minutos. O Cineclube é uma iniciativa do Projeto Araras com autorização do Ministério da Cultura e os filmes este ano serão sempre exibidos as quintas feiras, às 18h, na Escola Estadual Araras com frequência de moradores da localidade.

Diretora do Grão em Grão emite nota sobre prosperidade de aluna Creche atingida por incêndio solicita doações de materiais A diretora Maria Elisa Cesário Alvim Modiano, do Projeto a ficha no Grão em Grão e começou o curso de costura em

Grão em Grão, da paróquia de Santo Antonio e Santo Agostinho, de Nogueira, emitiu uma nota sobre a opinião de uma aluna do curso de corte e costura. Na correspondência ela lembra a admissão dela numa confecção, quase dobrando o salário que ganhava antes em outro emprego. Cita a nota: - Michele de Azevedo, 29 anos, estudou até a 4ª série. Divorciada e com dois filhos, um de 6 e outro de 13 anos, trabalhava como auxiliar de produção numa empresa de vassouras ganhando R$ 680,00. No mesmo dia em que foi demitida fez

agosto do ano passado. Antes de terminar, já estava procurando emprego na área e hoje trabalha numa confecção no bairro Castelo São Manoel ganhando por mês R$ 1.014,00 e mais alimentação. Na nota Maria Elisa lembra sobre Michele afirmar que o curso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – mudou a vida dela e que está separando dinheiro para trabalhar também em casa. As informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone 2221 5634.

O Lar Emanuel está precisando de materiais para recompor paredes e o teto avariados depois do incêndio que danificou o prédio no final do mês passado. Os mais necessários são perfis metálicos I de três polegadas – 3 peças – e I de oito polegadas – 4 peças. Além disso, a instituição necessita de laje pré moldada. O pedido de apoio foi fei-

to ontem pelo futuro presidente José Ligeiro que está à frente da obra, lembrando que está em contato com empresários no sentido de conquistar as doações. Os interessados em colaborar podem se informar pelo telefone 2244 8314 ou ir à sede da entidade na Rua Paulino Afonso, 289, próximo do Hospital Santa Teresa.

economia Fotos: Divulgação

De cada cinco produtos consumidos no Brasil em 2011, um foi importado n Luciene Cruz/ABr

Barreto prevê uma ação mais concreta em defesa da indústria

Receita intensifica fiscalização sobre importações irregulares n Vitor Abdala/ABr

A Receita Federal iniciou ontem uma operação, chamada de Maré Vermelha, para intensificar a fiscalização sobre irregularidades na importação de produtos no país. A ação vai priorizar produtos cuja importação tem prejudicado a indústria nacional, como vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, bolsas, artigos de plástico, pneus e artigos de toucador (como cosméticos e perfumaria). “A Operação Maré Vermelha consiste em um grande esforço da Receita Federal para intensificar a fiscalização nas nossas áreas de portos e aeroportos, visando ao aumento da fiscalização das importações, tendo em vista a situação atual de grande competitividade no mercado internacional, principalmente provocada pela chamada guerra cambial”, destacou o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. Segundo a Receita, o objetivo não é regular o comércio exterior brasileiro, função que cabe ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas apenas evitar que produtos entrem ilegalmente no país ou que importadores utilizem artifícios para pagar menos impostos, como subfaturamento, declaração de origem falsa ou classificação

errada da mercadoria. “Vamos intensificar a fiscalização dentro do Plano Brasil Maior, que prevê uma ação mais concreta em defesa da indústria nacional, da competitividade do produto brasileiro e, portanto, da preservação do nosso mercado, do nosso emprego e da nossa renda”, disse o secretário. Segundo Barreto, o aumento e a diversificação das importações pelo Brasil nos últimos anos dificultaram o trabalho da Receita Federal. Dados da Receita mostram as importações passaram de US$ 110 bilhões em 2001 para US$ 480 bilhões no ano passado. Os produtos importados também se diversificaram. Se, em 2001, cada operação de importação envolvia uma média de 4,3 produtos, no ano passado, esse número passou para 11,9. Para ampliar a fiscalização, a Receita também inaugurou hoje o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco (Cerad), que vai funcionar como uma central de inteligência para direcionar os equipamentos e agentes para os setores e locais onde ocorrem mais ilícitos. “Utilizando tecnologia de ponta e trabalhos em rede, vamos identificar com mais precisão as fraudes praticadas no comércio exterior”, disse Barreto.

Um em cada cinco produtos industriais consumidos no país no ano passado foi importado, informa o estudo Coeficientes de Abertura Comercial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado ontem. Segundo o documento, a “participação de bens importados no consumo doméstico de produtos industriais alcançou nível recorde em 2011”. O coeficiente de ingresso de produtos importados aumentou 2 pon-

tos percentuais, entre 2010 e 2011, alcançando 19,8%. O maior aumento foi verificado no setor de informática, eletrônicos e ópticos, que saiu de 45,4% para 51%, seguido por derivados de petróleo e combustível (de 17,8% para 23,3%); e máquinas e equipamentos (de 32,5% para 36,8%). De 23 setores pesquisados, oito atingiram os níveis máximos da série histórica do coeficiente de penetração de importações, que começou em 1996. A

maior participação de importação foi verificada na extração de carvão mineral (87%); seguida pelos setores de extração de petróleo e gás natural (54,5%); informática, eletrônicos e ópticos (51%); outros equipamentos de trans p or te (37,3%); e máquinas e equipamentos (36,8%). A pesquisa também apurou que as exportações de produtos industriais cresceram em 2011 para 19,8%, dois pontos percentuais acima do registrado em 2010.

Mesmo com o aumento, a fatia de participação está abaixo do recorde de 2004, de 22,9%. “A grande maioria dos setores ainda apresenta coeficientes inferiores aos níveis máximos alcançados na década passada, com exceção de extração de carvão mineral e celulose e papel”, informa o documento da CNI. A pesquisa é feita a partir do cruzamento de dados de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Para diretora-gerente do FMI, economia mundial dá sinais de estabilização n Agência Lusa

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, avalia que economia mundial já “saiu da beira do precipício” e dá “sinais de estabilização”, após a implantação das políticas econômicas recentes. A declaração foi feita em Pequim, na China, onde participa de conferência econômica que reúne empresários e políticos de todo o mundo. Segundo ela, “os últimos anos foram extremamente difíceis em várias partes do mundo. E, nos últimos meses, a situação chegou a ser sinistra”, disse. Contudo, “hoje em dia vemos sinais de estabilização e sinais de que as políticas estão dando fru-

tos. As condições de mercado evoluíram e os indicadores econômicos recentes começam a melhorar, inclusive nos Estados Unidos”, acrescentou. Christine Lagarde saudou “os avanços importantes” obtidos com a renovação do apoio à Grécia por parte do FMI e dos parceiros europeus. “Na sequência desse esforço coletivo, a economia mundial não está mais à beira do precipício, e temos razões para estar otimistas”, ressaltou a diretora do FMI. Ela, no entanto, ponderou que ainda há “grandes debilidades econômicas e financeiras” a serem enfrentadas, como a fragilidade contínua dos sistemas financeiros, a dívida pública e privada, que continua elevada em muitas

Christine Lagarde disse que a economia saiu da beira do precipício

economias desenvolvidas, e os preços do petróleo muito altos. A diretora-gerente do FMI disse, ainda, que a China continua a reorientar “os

motores do crescimento econômico do investimento e das exportações para o consumo doméstico” para uma melhor repartição dos frutos do crescimento.


terça-feira, 20 de março de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

11

Esportes

Juniores do Imperial vencem outra partida Os juniores do Imperial bateram a Cabofriense, fora de casa por 2 a 0, neste sábado em jogo válido pela última rodada do turno do Campeonato Carioca série B, Sub-20. A equipe petropolitana foi superior durante todo o jogo. O Imperial segue na quarta colocação, agora com 18 pontos, dois a menos que o terceiro. A equipe petropolitana dominou a maior parte do jogo e fez valer a boa atuação com a vitória que mantém o time entre os líderes. Os dois gols da vitória foram marcados por Ramon. Agora os juniores do Imperial voltam a campo no próximo sábado, contra a Portuguesa, às 13h15 no estádio Luso Brasileiro O Jogo O jogo começou disputado, com os dois times buscando o gol, mas aos poucos o Imperial começou a tomar conta do jogo e levar mais perigo. Aos 15min em contra-ataque rápido da equipe petropolitana Thiago Pinto lançou para Carius que desviou de cabeça para Ramon entrando sozinho, ele partiu para cima driblou o goleiro e marcou; 1 a 0. Depois de sair na frente o Imperial passou a tranqüi-

lizar mais o jogo e tocar a bola com calma, enquanto o time da casa buscava sair rápido para o ataque. O Imperial jogou com a zaga bem postada evitando os perigos e saindo bem nos contra-ataques, principalmente com os rápidos Carius e Ramon. Aos 44min Thurran da Cabrofriense acertou Ramon com o jogo parado e foi expulso e a equipe petropolitana passou a ter um homem a mais em campo e foi para o intervalo com a vantagem. Na volta para o segundo tempo o Imperial manteve a postura de sempre buscar o ataque e valorizava a posse de bola. A Cabofriense tentava chegar no ataque, mas em contra-ataque rápido a equipe petropolitana Carius achou Ramon sozinho e rolou para ele invadir a área e marcar o segundo para o Imperial, aos 17min; 2 a 0. Com a vantagem no placar o time amarelo e preto seguia administrando o resultado e dando pouco espaço ao adversário. Aos 22min o juiz marcou pênalti para o time da casa. A Cabofriense cobrou e Kennedy acertou o canto e salvou. O goleiro também defendeu o rebote. No restante do jogo a Divulgação

Parte do elenco do Petropolitano que disputou o Municipal

Petrô sente expulsão de atleta na final de Sub-17 Jogando a segunda partida da final de Sub-17 contra o Carangola, no Campo da Aalborg, o Petropolitano foi derrotado por 3 a 0, depois de um primeiro tempo com o resultado em 1 a 0. A equipe alvinegra realizou uma boa partida, sentindo muito a expulsão do seu atleta Natanael. Para o vice-presidente de esportes, Délio Kronemberger, o elenco teve um desempenho altamente satisfatório na temporada, tendo iniciado o campeonato totalmente desacreditado, devido às dificuldades para a formação do time. - A maioria dos atletas se transferiram para outras agremiações, inclusive para clubes profissionais. O técnico Nahor Júnior iniciou o seu trabalho praticamente do zero e conseguiu levar a equipe à final da competição, conquistando um honroso vice-campeonato

– disse Délio. O dirigente contou ainda que conversou pessoalmente com o presidente da Liga Petropolitana de Desportos, Flávio Fiúza, e solicitou autorização para incluir a equipe Sub-20 no campeonato da categoria que deverá se iniciar em abril. - Esta semana formalizaremos o nosso pedido a fim de inscrevermos nosso time, pois até então não tínhamos a intenção de disputá-lo. Conversamos com os atletas e com o técnico Nahor Junior e decidimos afim de retribuirmos a dedicação e o empenho demonstrados por este grupo durante o Campeonato do Sub-17, dar continuidade ao trabalho e com o Petropolitano prestigiando mais uma competição realizada pela LPD – finalizou Délio. (Mais notícias sobre a final do Campeonato Municipal Sub-17 na página 12)

Fotos: Ari Gomes

equipe petropolitana seguiu administrando o placar e saiu de campo com a sua sexta vitória no campeonato. O time segue na quarta colocação no grupo B com 18 pontos, dois a menos que o segundo colocado.

Ficha Técnica: Cabofriense x Imperial (sub-20) Data: 17/03/2012 Estádio: Correão, Cabo Frio (RJ) – 17h Árbitro: Rafael Ferreira Teixeira (RJ) Auxiliares: Jailson Pereira da Costa (RJ) e José Henrique Siqueira Lopes (RJ). Gols: Ramon (2) Cabofriense: Leandro; Valdeci, Thurran, Douglas e Maylson; Lohan, Felipe Ruan, Sandro (Victor Hugo) e Pedro (Willian); Rafael e Luiz Marcelo (Hiago). Treinador: Robson Imperial: Kennedy; Thiago Pinto (Langoni), Sargento, Luiz Felipe e Samuel; Andrezinho, Diogo Conceição, Marcello e Ramon; Carius (Vitinho) e Thiago Pereira (Lucas). Treinador: Gustavo Leal.

Ramon comemora com seu companheiro um dos gols marcados sobre a equipe da Cabofriense

Na Série B time de Petrópolis empata e chega à 7ª colocação O Imperial enfrentou neste sábado a Cabofriense, em Cabo Frio e empatou em 0 a 0. Com o resultado a equipe petropolitana chegou aos 10 pontos, e subiu para a sétima colocação. Neste momento o time amarelo e preto está apenas um ponto atrás do quinto colocado. Agora, a equipe petropolitana terá uma semana para se preparar para enfrentar a Portuguesa, no próximo sábado, às 15h30, no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. Uma vitória pode colocar o Imperial no grupo dos cinco que se classificam para a próxima fase. O Jogo A partida começou equilibrada e em todo o primeiro tempo os dois times buscaram o gol, porém com as duas defesas bem postadas houve poucos lances de perigo. O Imperial apresentou um maior volume de jogo e arriscava mais de longe, principalmente com Gilmar Bala, Lino, Moscoso e Alex

Aquino. Porém, apesar de ter lutado muito durante toda a primeira etapa o jogo foi para o intervalo empatado em 0 a 0. No segundo tempo as duas equipe voltaram com a mesma pegada do primeiro tempo, os dois buscando o ataque, mas sem se descuidar da marcação. A partida seguia muito parecida e sem nenhum dos dois times conseguir criar grande perigo. No fim a Cabofriense acabou levando um pouco mais de perigo, mas a zaga formada por Elton e Léo Mota muito bem postada deu conta do recado e o goleiro Tiago Cunha quando foi exigido também mostrou a segurança de sempre. Com isso, o jogo seguiu até o fim sem alterar o placar, tudo igual 0 a 0. Ficha Técnica: Cabofriense x Imperial Data: 17/03/2012 Estádio: Correão, Cabo Frio (RJ) – 19h30 Árbitro: Raphael Silvano Ferreira Silva (RJ)

Jogadores do Imperial mostraram muita disposição no jogo

Auxiliares: André Roberto Smith Silveira (RJ) e Romário Falck do Carmo Junior (RJ) Cabofriense: Washington, Matheus, Abílio, Deyvison e Alan Kardek; Medina, Felipe Lemos, Alex Faria (Maxsuel) e Calango; Diego Sales (Mi-

guel) e Gutierre. Treinador: Dario Lourenço Imperial: Tiago Cunha; Joel, Elton, Léo Mota e Gabriel; Yuri, Elivelto, Alex Aquino (Ricardinho) e Gilmar Bala (Bruno Aguiar); Moscoso (Dudu) e Lino. Treinador : João Francisco.

Juvenil do Imperial/Fluminense enfrenta o Vasco nesta terça-feira O Sub-20 do Imperial/ Fluminense enfrenta hoje o Vasco pela segunda rodada do Campeonato Carioca de Futsal Juvenil, no ginásio do Miécimo, às 20h30. A equipe petropolitana busca a primeira vitória na competição. O Imperial/Fluminense estreou no campeonato na última sexta-feira e perdeu por 2 a 1 para o Botafogo/

Casa de España. O treinador Ney Marcos acredita em um jogo difícil, já que vai enfrentar o atual campeão Carioca e por jogar fora de casa, mas ele também mostra que confia no time. - Vamos enfrentar os atuais campeões, que tem um time bom e por isso será difícil, mas nós também temos um grupo forte e estamos trabalhando para conseguir um

bom resultado. Sabemos que é difícil, mas vamos buscar a vitória fora de casa - afirmou Ney. O time iniciou os treinamentos no fim de janeiro e teve um pouco mais de um mês para trabalhar, o treinador a explica que o que a equipe mostrou um bom nível no jogo de estreia se analisado o pouco tempo de trabalho. - Nós tivemos pouco

tempo para montar a equipe, mesmo assim fizemos um bom jogo contra o Botafogo, que tem um time muito bom. Agora, vamos trabalhar para o time continuar evoluindo durante a competição - finalizou o treinador. Para este jogo o Imperial/Fluminense terá o reforço de três jogadores já regularizados junto a Federação.

Tranqüilidade para a sua empresa

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informática Escrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito Trabalhista Projetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Corretagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializado Direção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582 Advogado – OAB/RJ 59.566 Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322

O Imperial/Fluminense enfren


12

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

terça-feira, 20 de março de 2012

ESPORTES

esportedp@gmail.com

Sub-17 do Carangola vence e conquista título Com atuação impecável, não dando qualquer chance para o adversário, o Carangola venceu por 3 a 0 o Petropolitano, conquistando o título de campeão Municipal Sub-17 promovido pela Liga Petropolitana de Desportos. A partida aconteceu no campo da Alfa Laval Aaborg neste domingo. Mesmo podendo jogar com a vantagem do empate, no tempo normal e na prorrogação, devido a ter feito a melhor campanha na competição, o Carangola jogou o tempo inteiro atacando e só não consegui um placar mais elástico graças a excelente atuação do goleiro Adolf do Petropolitano. O placar foi aberto na 1ª etapa com chute cruzado do meia Lucas Bulcão. Logo no inicio do 2º tempo Caio Paca ampliou e o fechamento do placar se deu em bela jogada individual do artilheiro Lucas Cavalo. A equipe campeã formou com: Guilbert, Luizinho, Bernardo, Wallace e Lulú; Luiz Alberto, Wesley, Lucas Bulcão e Deivid; Jurandir e

Aparecido Kreki/Divulgação

Lucas Cavalo. Entraram: Caio Paca e Felipinho. Completam o time campeão: goleiros: Alex e André; laterais: Cleber e Tico; zagueiros: Saulo, Pimenta e Lion; meias: Gian, Tiquinho, Delso e Lucas Falck; atacantes: Lucas Bolinho, Jonatan e Denilson. A garotada foi comandada pelo treinador Cezão e pelo supervisor André Passos. Auxiliares: Tiãozinho, Claudinho e Dê. Troféu para o artilheiro Os jogadores do Carangola estavam impossíveis e não fizeram por menos e levaram também, há exemplo do que aconteceu na categoria Infantil, os troféus de artilheiro com o atacante Lucas Cavalo e de goleiro menos vazado com Guilbert. - Quando iniciamos os trabalhos de coordenação das categorias de base em 2007, na época limitada ao Pré-mirim (Sub-15) e Mirim (Sub-17), detectamos que o nosso maior adversário seria, pela similaridade do trabalha-

Torcedores, membros da comissão técnica e jogadores do Carangola comemoraram mais um título na história do clube do Divino

do realizado no Carangola, a equipe coordenada por André Passos que teve passagem, sempre com conquistas pelo Serrano, Independência e Corrêas. Quando nos encontrávamos, nos confrontos,

como aconteceu na final da Copa Zico em pleno Maracanã entre Corrêas e Carangola. Na época comentamos que se nos uníssemos tornaríamos a maior força do futebol de Petrópolis e assim aconteceu

em 2009 quando André e sua equipe migrou para o Carangola que no ano anterior já havia conquista a Taça Eficiência e diversos títulos. Com a chegada dessa turma ‘Papa títulos’, ampliamos o

nosso trabalho de coordenação assumindo também as categorias Infantil e Juvenil e aí não paramos mais de ganhar títulos – contou Robson Leandro, diretor de futebol do Carangola.

Clube do Divino já ganhou diversos campeonatos desde 2007 2007 - campeão da Imperial Cup, vencendo a equipe Sub12 do Fluminense. 2008 - campeão na LPD, categorias Sub-10 , Sub-12 e Sub-13; campeão da Taça Eficiência. 2009 - campeão na LPD, Sub-11, Sub-15 e Master; campeão na Copa Zico em pleno Maracanã, Sub-13 e Sub-15 - bi campeão da Taça Eficiência; 2010 - na LPD campeão Sub13, bi no Sub-15, Sub-20 e bi no Master; na Copa Zico

- bi campeão Sub-15; tricampeão da Taça Eficiência; 2011 – na LPD campeão Sub-11, tri invicto no Sub15, campeão no Sub-17; na Copa Zico - campeão Sub11 e Sub-17 onde as finais aconteceram no Engenhão, na Zico de Verão - tri no Sub15 - tetra campeão da Taça Eficiência. 2012 - campeão da Copa Tigres categoria Infantil (Sub15). - Todas estas conquistas são muito importantes, porém

para mim, não foram mais significativas do que ver anunciado no placar do Maracanã o modesto Carangola que lá disputou várias finais da Copa Zico em 2008 e 2009, dando oportunidade para 80 meninos de jogarem no maior palco de futebol do Mundo e também em 2011, também em finais da Copa Zico de colocar 60 meninos nas finais no Engenhão – lembrou Robson. Ele disse ainda que as conquistas tem um valor inesti-

mável, pois é fruto de muito trabalho, dedicação, abdicação muitas vezes do convívio familiar. - Temos que estar disponível quase todos os fins de semana do ano. Quero agradecer aos nossos patrocinadores: Alfa Laval Aalborg, Carangola Log e RGTX - contou. Os treinadores do Carangola na temporada foram: Baianinho (Sub-15); Enéias (Sub-13); Chuca (Sub-15) e Cezão (Sub-17); Adãozinho (Sub-20) e Cuica que coor-

dena a equipe de Máster. A supervisão ficou a cargo de Sérgio; o médico Sérgio Maciel grande colaborador do clube também participou do grupo. - Agradeço também o nosso vice-presidente de esportes, o incansável Seu Maninho, ao Luizinho que é o “faz tudo no clube”, ao nosso colaborador e torcedor mais vibrante Toni e ao nosso presidente Mendes (Federal) que nos dá toda a liberdade para desenvolver este trabalho.

Imperial/Flu disputará torneio O Imperial/Fluminense foi um dos times convidados para a disputa da I Taça Cidade de Volta Redonda de Futsal, que acontece nos dias 21 e 22 deste mês, próximas quarta e quinta-feira. As outras equipes que participarão do torneio serão Flamengo, Jaraguá e Volta Redonda.

No dia (21) o Imperial/Flu enfrenta o Flamengo, às 16h no Ginásio da Ilha São João, enquanto o Jaraguá joga contra o Volta Redonda, às 18h. No dia seguinte os dois vencedores fazem a final da Taça às 19h. Os perdedores da rodada de estreia se enfrentam às 16h para disputar o terceiro lugar.

Divulgação

Sub-13 e Sub-15 - bi campeão da Taça Eficiência; o Sub-15; tricampeão da Taça Eficiência; peão Sub-11 e Sub-17 onde as finais aconteceram no Engenhão, na Zico de Verão - tri no

do que ver anunciado no placar do Maracanã o modesto Carangola que lá disputou várias o de futebol do Mundo e também em 2011, também em finais da Copa Zico de colocar 60

ação, abdicação muitas vezes do convívio familiar. patrocinadores: Alfa Laval Aalborg, Carangola Log e RGTX - contou. Sub-15) e Cezão (Sub-17); Adãozinho (Sub-20) e Cuica que coordena a equipe de Máster. articipou do grupo. que é o “faz tudo no clube”, ao nosso colaborador e torcedor mais vibrante Toni e ao nosso parceiro André Passos que tem uma relação incrível com a meninada e uma homenagem ela Comdep. Ele conquistou em menos de um ano o tricampeonato do Infantil na LPD, o Campeonato Municipal Sub-17 na página 11)

Ao amigo e parceiro André Passos que tem uma relação incrível com a meninada e uma homenagem especial ao nosso amigo e treinador Chuca, que realiza como funcionário público um belo trabalho pela Comdep. Ele conquistou em menos de um ano o tricampeonato do Infantil na LPD, o tri na Copa Zico e também faturou a Copa Tigres – finalizou Robson. (Mais notícias sobre a final do Campeonato Municipal Sub-17 na página 11)

FEDERER É TETRA CAMPEÃO EM INDIAN WEELS - O tenista suíço Roger Federer conquistou o tetracampeonato do ATP 1000 de Indian Weels ao derrotar o norte americano John Isner, por dois sets a zero, com parciais de 7/6 e 6/3. Foi o terceiro título de Federer em um mês os títulos anteriores foram na Holanda e nos Emirados Árabes. O jovem Isner acabou caindo ante o excelente jogo, venceu dos últimos 41 jogos, 39, de Federer e não sacou certamente como havia sacado no dia anterior onde desbancou o número l do mundo o Sérvio Novak Djokovic. Esse foi o título de número 73 na carreira do veterano suíço de 30 anos, considerado por muitos o melhor de todos os tempos. Com a vitória Federer aproxima-se ainda mais de Rafael Nadal da Espanha que ocupa atualmente a segunda colocação no ranking mundial, estando a 825 pontos do espanhol. A primeira colocação ainda é ocupada por Djokovic com folga, apesar

da derrota em Indian Weels, Andy Murrau da Grã-Bretanha ocupa a quarta colocação, com o espanhol David Ferrer no quinto lugar. Na sexta posição Jo-Wielfried Tsonga da França, sétimo lugar para o tchaco Tomas Berdych, no oitavo lugar Mardy Fish dos Estados Unidos, nona colocação para Janki Tipsarevich da Sérvia e com o vice-campeonato em Indian Weels John Isner estréia no top ten, empurrando o argentino Juan Martin Del Potro, para a décima primeira colocação, certamente o ranking masculino terá muitas novidades em breve. REUNIÃO PROVEITOSA - Das mais proveitosas a reunião realizada entre Édson Herzog , Paulo Areas, presidente e vice do conselho deliberativo além de Arnaldo Rippel, presidente do conselho diretor com a galera boa da Turma do Tubarão, entre os muitos Juares, Mangueira, Calazans, Manoel, Marcelinho, Carlos, Nilo Tré, Orlany Mattos, Paulinho Baiano entre

O time, comandado por Paulo Mussalem, entra em quadra para buscar seu primeiro título neste ano e para seguir dando mais ritmo ao time que está disputando o Carioca de Futsal e venceu seus dois primeiros jogos na competição. Os jogos serão transmissão ao vivo da Sportv.

outros, acreditamos que a união alvinegra principalmente os frequentadores das duas sedes seja que a de melhor pode acontecer neste momento para o Petropolitano de tantas glórias e que tanto necessita de seus associados nesse projeto de recuperação que será longo, mas certamente dará muito certo. WOZNIACKI EM QUEDA LIVRE - A dinamarquesa Caroline Wozniacki, até há pouco tempo líder com folga do ranking mundial feminino, continua absolutamente em queda livre, ocupando agora, no ranking divulgado ontem pela WTA - a sexta posição apenas, na liderança a bielorrussa Viktoria Azarenka com folga, na segunda colocação a russa Maria Sharapova, no terceiro lugar a tcheca Pietra Kivitrova, na quarta colocação Agnieska Radwanska, no quinto lugar Samantha Stotsur da Austrália, na sétima posição Marion Bartoli da França, oitava colocada a chinesa Na Li, na nona posição Vera Zvonareva da Rússia e no décimo lugar a alemã Pietra Petkovich. DESTAQUE FOTOGRÁFICO - Em dia de reunião na Mesa da Sardinha a presença dos amigos Nelsinho Miloski, Carlo Zennaro, Luis Enéas Arrochellas, Antonio Vai Prá Rede Soares, Billie The Milton Lopes, professor Hugo Cross e Serginho Matuque, completamente SUMIDO. Um ótimo dia, fiquem com DEUS e até quinta com tudo o que acontece no tênis de campo..............

diariodepetropolis  

artigos, cidade, colunistas, esportes

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you