Issuu on Google+

DIÁRIO

DE PETRÓPOLIS

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Site: www.diariodepetropolis.com.br

57 anos

Preço do exemplar: R$ 1,20

Nº 16.142 - Sexta-feira, 11 de maio de 2012 Alan Alonso

SEGUNDO O CAPS, NÚMEROS SÃO ALARMANTES

Ministro da Ciência e Tecnologia vem a Petrópolis e realiza aula magna no LNCC O ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp (foto), esteve ontem em Petrópolis e realizou a aula magna no LNCC, onde falou sobre os avanços tecnológicos brasileiros. (Página 3)

AGENDA Em maio, a biblioteca infantil do Museu Imperial/Ibram/MinC, Biblioteca Rocambole, realizará uma programação voltada para três datas comemorativas: Dia do Artista Plástico (comemorado no último dia oito), Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio) e Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Aumenta o consumo de crack na cidade Cada vez mais frequentes, as apreensões de crack feitas pela Polícia Militar e até pela Guarda Civil em praças e locais públicos da cidade dobraram nos últimos anos. Dos 90 dependentes químicos acompanhados pelo padre José Carlos de Medeiros, o padre Quinha, em um projeto social, todos já usaram o crack. Já no Caps AD, dos 500 pacientes 100 têm ou já tiveram problemas com a droga. Os números são considerados alarmantes. (Página 5)

Divulgação

A facilidade de acesso e o baixo custo do crack são apontados por especialistas como os principais influenciadores do consumo

(Página 6)

Ascom PMP

BAIRROS Na programação dos festejos de Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto, no início da noite do próximo dia 20 está confirmado o show de Zequinha do Teclado. No dia 22, dia da padroeira, uma alvorada de fogos abre a festa, que será encerrada com procissão e missa solene às 20h.

Os 100 primeiros idosos beneficiados com a isenção do IPTU receberam ontem os documentos das mãos do prefeito Paulo Mustrangi. De acordo com a Secretaria de Fazenda, já são 1,5 mil contribuintes atendidos pela lei 6.930, sancionada pelo prefeito e de autoria do vereador Márcio Arruda (PMDB), mas a expectativa é de que esse número chegue a dois mil nos próximos meses. Têm direito ao benefício idosos acima de 60 anos que possuam apenas um imóvel e que este seja utilizado como moradia. (Página 3)

(Página 9)

Agência Imperial da Caixa Econômica abrirá neste sábado para atender quem não tem tempo

ESPORTES

Mustrangi, acompanhado do autor da lei, vereador Márcio Arruda, entregou os documentos

Simulado da DC mobiliza mais de 400 pessoas O departamento de esportes do Petropolitano continua mantendo a chama do esporte no clube, crescendo a cada dia, através das atividades desenvolvidas na temporada de 2012. O objetivo da agremiação é deixar o Petrô mais forte. Os goleiros Caique e Edson (foto), da categoria Sub11 do alvinegro, são destaques. (Páginas 11 e 12)

IPTU: idosos recebem documentos de isenção

(Página 5) Alan Alonso

Na manhã de ontem, as 18 torres com sirenes instaladas nas áreas de risco do 1º distrito foram acionadas remotamente pelo Centro de Comunicação da Defesa Civil em mais um “Simulado de Mobilização Comunitária para Fortes Chuvas” em pontos de apoio localizados em vários bairros do município. O objetivo do simulado é trabalhar para que moradores destas áreas possam se familiarizar com o alarme sonoro emitido pelas torres e também atendam ao chamado para sair dos locais. (Página 5)

Secretaria de Saúde convoca idosos para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Página 7)

Na Rua João Xavier, no Duarte da Silveira, aproximadamente 220 famílias devem receber treinamento


2

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Absurdos sigilos de uma CPMI www.sebastiaonery.com.br

POR QUE HOLLANDE PARIS – Domingo 3 da tarde, almoçávamos no Café-Restaurante Les Editeur, no Odeon, boulevard Saint German, aqui no centro de Paris, esperando o fim da votação do segundo turno das eleições presidenciais, para assistirmos os resultados na sede do Partido Socialista, ali perto. Na mesa ao lado, três mulheres elegantes e um rapaz. De repente o celular de uma delas, a mais velha, loura, anunciou uma mensagem. Eram exatamente 16 horas. Ela pegou o telefone, leu e começou a xingar. A televisão da Bélgica acabava de dar a vitória de François Hollande. Aqui na França há uma legislação ridícula. As urnas fecham às 18 horas, mas é proibido divulgar resultado, mesmo de pesquisas de boca de urna, antes das 20 horas. Então cria-se uma situação kafkeana. Os estúdios de televisão no ar, preparados para a grande notícia. Mas proibidos. Desde as 16 horas as TVs da Bélgica e Suíça já estão antecipando os resultados das derradeiras pesquisas. Às 18 horas todos já têm os números finais franceses. Mas os pobres apresentadores da TV, os Willian Bonner e Patrícia Poeta, com cara de tacho, esperando as demoradas 20 horas. BASTILHA Só o povo não esperava. Desde as 19 horas, nas ruas, multidões com suas bandeiras e carros já se dirigiam para a Rua Solferino, sede do Partido Socialista, ou para a gloriosa e imensa Praça da Bastilha, que em 1981 já recebera François Mitterrand e agora receberia seu aluno François Hollande, que votara na sua cidade no interior e vinha chegando, de avião, para mais um cortejo até a praça. Uma noite delirante em Paris. A diferença entre ele e Nikolas Sarkozy, que tentava a reeleição, foi mínima: 51,63% contra 48,37%. Em 1981, o ex-presidente François Mitterrand, amigo, líder e mentor político de Hollande, ganhou com 51,8%. A França sempre foi assim: uma laranja de duas bandas, ao meio. DE GAULLE Por que Hollande ganhou? Desde 1948, um pequeno e sábio livro, uma bíblia política, “Doctrine Politique” (Ed. Rocheur), havia respondido: -“O liberalismo tornou-se inconcebível, insuportável para o mundo e especialmente para a França hoje. O velho liberalismo não é o caminho econômico e social para a França. A questão social tem de ser colocada em primeiro lugar. Os povos têm direito de dispor inteiramente de si, não para enriquecer oligarquias internas e externas. Para libertar o homem”. Assinado, Charles De Gaulle, o herói da França.

n Bruno

Lima Rocha

O

Brasil por vezes beira o absurdo. A noção que toda instituição convive com suas imperfeições e idiossincrasias aqui é elevada para a máxima potência. A CPMI de Carlinhos Cachoeira e companhia materializam esta ideia. Como se sabe, a maior parte dos integrantes da Comissão, pertence de forma pouco ou nada ideológica à base de apoio do governo de Dilma. Talvez por isso insistam em tentar resguardar sigilo sobre processos correndo em “segredo” de Justiça, selecionar depoimentos, re-escalonar agendas e fazer o possível para centrar o alvo da investigação.

O problema é que, ao menos aparentemente, as ligações privilegiadas do empreendedor goiano atravessam legendas e áreas de investimento. O modus operandi se assemelharia à postura das empresas transnacionais “colaborando” com o processo democrático no Brasil. Após o desastre de Fernando Collor de Mello na Presidência, as outrora chamadas “multis” deixaram de apostar as fichas em um só concorrente. Ao contrário dos lacerdistas leais ao seu passado político, as metas econômicas do contraventor superam divisões em termos de partidos, blocos parlamentares e diferentes governadores. Efetivamente, uma bomba política está sentada no colo do goiano

HOLLANDE 1 - “Conheço muito bem cada um dos dois candidatos. Um desde 1980, o outro desde 1982. Trabalhei com os dois. Tornaram-se, para mim, amigos. E continuaram. Por isso votarei domingo em François Hollande”. 2- “O período que começa será muito difícil. O mundo será cada vez mais competitivo. O presidente que sai não me parece o melhor preparado para enfrentar esta situação. Primeiro, por causa de seu balanço. Alguns dirão que ele não podia fazer mais em razão da crise financeira mundial. Não penso assim: a crise não o impedia de reformar bastante o Estado, não o obrigava a reduzir as receitas fiscais sem diminuir as despesas públicas”. 3 – “François Hollande é o melhor candidato. Eu o conheço bem há longo tempo para poder garantir sua competência, sua transparência, sua cultura, sua seriedade, sua força moral. Seu programa e sua estratégia correspondem, muito mais que os de Sarkozy, ao que o país precisa hoje, ser unido, ser juntado. Reunir duravelmente todas as forças da França”. É por isso também que votei nele. Quer dizer, teria votado. www.sebastiaonery.com.br - sebastiaonery@ig.com.br

rolados no imbróglio de Cachoeira e as empresas que o “auxiliam”. Eis o absurdo. Não faz sentido abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito apenas para reproduzir aquilo já apurado pela Polícia Federal. Para piorar, os parlamentares querem abafar conteúdos já “vazados”. Resta um detalhe cruel. Ainda que o “vazamento” ocorra de forma irregular, pois as investigações corriam sob segredo de Justiça, seria impossível atingir a opinião pública sem que a opinião publicada contivesse trechos legalmente proibidos de circular. No Brasil, a realidade da política supera qualquer obra de ficção. n Cientista político e Jornalista www.estrategiaeanalise.com.br/ blimarocha@gmail.com

Os nossos guris n Wadih Damous

M

erece profunda reflexão da sociedade, e principalmente do Poder Legislativo, o quadro revelado em extensa pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça para traçar o perfil de quase 18 mil adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas no Brasil. A metade é reincidente na prática criminal, roubos e furtos na maioria dos casos. Este e outros dados que emergem do trabalho dificilmente surpreendem os mais atentos à dura realidade de to-

dos os dias, a nos amedrontar e indignar nas ruas de qualquer cidade. Mas têm o mérito de provocar o questionamento sobre as previsíveis consequências de uma eventual redução da maioridade penal, pretendida pelas pessoas equivocadamente preocupadas apenas com o isolamento daqueles que podem ameaçá-las. E, com responsabilidade muito maior, por determinados setores, inclusive da mídia, que refletem e insuflam certo pensamento higienizante da pobreza disfarçado de medida protetiva da maioria. As vítimas são sempre os guris evocados na canção de Chico Bu-

arque. E também somos todos nós que compactuamos com sua exclusão social, com sua morte "de papo pro ar, olha aí", como na música. A pesquisa do CNJ abrangeu 320 unidades de internação do país, analisando o atendimento prestado aos adolescentes infratores. Também se debruçou sobre 14.613 processos judiciais e entrevistou 1.898 jovens. Daí resulta: a maioria provém de famílias desestruturadas, não passou do sexto ano do ensino fundamental e estava fora da escola no momento da internação. Sete em cada dez declararam-se usuários de drogas. E o mais grave,

entre a metade reincidente, a prática de homicídio aumentou de 3% para 10%. Noves fora os 10% que relataram ter sofrido abuso sexual e maus tratos nas unidades onde, em tese, deveriam ser recuperados para retornar ao convívio na comunidade. Talvez os defensores do endurecimento da lei para esses jovens - tese sempre rejeitada pela OAB - não tenham entendido ainda que precisamos cobrar, sim, é a presença eficaz do Estado na garantia dos direitos da cidadania para todos. Inclusive para nossa segurança. n Presidente da OAB

do Rio de Janeiro

Luxo e lixo

JACQUES ATTALI Em 90, Adido Cultural aqui em Paris, o universal Delfim me disse: -“Procure conhecer o trabalho e as obras do professor Jacques Attali. É o mais interessante dos novos intelectuais franceses”. Com 70 anos e todos os títulos do jornalismo e da universidade, ele é hoje o mais consagrado e múltiplo intelectual da França. Tem livros imperdíveis: “Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo” (Ed. Saraiva), “Dicionário do Século XXI” (Ed. Record), “Phares” (Ed. Flamarion). Na véspera da eleição, apesar de a revista “L’Express”, a “Vejona” daqui, ser do grupo Dassault, dos aviões “Air Bus” e “Rafalle”, e dono do jornal “Figaro”, o mais reacionário, Jacques Attali escreveu um artigo retumbante: -“Porque votarei Hollande Domingo”. Era um aval e um comício.

Marconi Perillo (PSDB), mas também do fluminense Sérgio Cabral Filho (ex-tucano e atual peemedebista) e do excomunista (hoje no PT), o governador brasiliense Agnelo Queiroz. Assim, o que poderia ser o golpe derradeiro focado na UDN, e também na revista Veja (como expõe a revista Carta Capital desta semana), ambos adversários de Lula e seu legado, talvez se volte contra parte dos apoiadores do ex-presidente. Para evitar que isto ocorra, o mais prudente é congelar os efeitos midiáticos de uma investigação que, partindo de evidências de tráfico de influência e conspiração para fins econômicos, implica em holofotes negativos para os detentores de mandato e cargos de confiança ar-

n Fernando

Costa

P

róximo à Floriano Peixoto eu estou e sinto mau cheiro. Moscas aos milhões em meio aos restos de feira, cumulados ao entulho de obras, demolições e detritos que transbordam de latões dos açougues e mercados, disputados pelos cães vorazes. Mas aquelas imediações não somente estampam tristeza e descaso, possui um bom comércio, bela praça adornada por artístico chafariz e imponentes coqueiros graças ao modelar senso do governo Municipal à época sob responsabilidade do insigne petropolitano Leandro Sampaio Fernandes, a dignificar a majestosa Igreja do Rosário, nascida das

mãos do inesquecível Monsenhor Gentil Costa, monumento artístico a perpetuar a mensagem de fé Cristã sob os auspícios da Doce Mãe de Deus..Em construção contígua ressaltase a bela e descuidada escultura que encima o Mercado Municipal...E a Virgem Celestial nos acena com o Terço nas mãos e abençoa a todos sem distinção. Uns transitam rumo ao trabalho, outros indo e vindo ao colégio ou seguindo caminhos diversos. Ali as barrigas franzidas em flacidez e recortes, disputam vida e morte por um pedaço de pão. Bem próximo ao dantesco quadro, está a rodoviária, a compor o triste cenário a contrastar-se à beleza da Imperial Cidade. No percurso da Avenida, crianças, idosos e jovens, sentados

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias Editora: Jaqueline Gomes

D

pelas calçadas, clamam por uma ajuda aos transeuntes apressados, que às vezes condoem-se e os ajudam. Quem sabe se doravante o setor encarregado da assistência ao necessitado olha com mais cuidado para esse povo excluído? Tenhamos compaixão e façamos a nossa parte, mas que essa situação compromete a imagem turística do Município. As ruas estão infestadas de ambulantes vendendo de tudo: verduras, quinquilharias, genéricos e piratas...Não constitui privilégio só daquela região, ironicamente conhecida como “Zona Norte” pois bem próximo à Catedral as escadas são usadas como se fosse vaso sanitário, exalando o cheiro de urina e dos dejetos ali deixados. Em plena Dezesseis de Março, Praça

iário de Petrópolis 57 anos

Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

Dom Pedro e Irmãos D”Ângelo, instalamse dormitórios, a céu aberto e cobertos, sem qualquer admoestação. Sinto a sensação de tristeza e impotência por não fazer nada, principalmente por estar ciente de que o pouco que faço, não aplaca a necessidade desses filhos de Deus. Uma verdade é irrefutável,dilacera o coração, assistir nossos semelhantes em meio aos insetos, lixo enquanto inúmeros poderosos se lixam para isso.A recompensa é que o Senhor se alegra dos simples e desvalidos e esta afirmação está contida no Evangelho de Mateus, capítulo 11, 25,27: ocultaste dos sábios e doutores e as revelastes aos pequeninos” Que assim seja! n Jornalista e advogado

Site: www.diariodepetropolis.com.br E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

Rua Joaquim Moreira 106 Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

3

cidade

Idosos recebem documento de isenção de IPTU Fotos: Arquivo

O vereador Márcio Muniz durante pronunciamento na Câmara

Muniz denuncia casarões que causam desmatamento n  Vinicius Henter

O vereador Márcio Muniz (PSC) denunciou ontem, durante sessão da Câmara, o desmatamento da Mata Atlântica em Petrópolis realizado por grandes empreendimentos. Segundo ele, no Parque São Vicente, no Amazonas, atrás da Casa Providência, no Valparaíso, e no entorno do Parque de Exposições, em Itaipava, a mata já foi invadida para construção de casas luxuosas e estabelecimentos privados. - O que era atribuído às pessoas simples agora são grandes invasões, grandes desmatamentos – disse. Muniz destacou a importância da Mata Atlântica para Petrópolis, citando as árvores no Centro da cidade, no pátio do Museu Imperial. - Um dia eu estava subindo a Serra com uma pessoa que não conhece muito bem Petrópolis e, quando eu fui mostrar a Mata Atlântica, depois do Cristo Redentor, eu vi uma construção gigantesca no Parque São Vicente – dis-

se Muniz. – Atrás da Casa Providência, outra grande invasão na Mata Atlântica. Sugiro a quem for ao Parque de Exposição dar um giro de 360 graus e olhar para o topo das montanhas. Ele cobrou do Ministério do Ambiente e da Secretaria municipal do Ambiente a fiscalização para impedir que essas invasões ocorram. Muniz também sugeriu que seja feito um programa para reflorestamento. - Eu quero ver recolocar uma árvore dessa centenária, com aquelas amostras de 20 centímetros. Vai demorar uns cem anos para ficar do tamanho da outra – disse. – Quem é que planta árvore neste país? Nós só falamos sobre quem desmata. O vereador voltou a argumentar que, há 30 anos, Petrópolis não tinha pernilongos, e que o aparecimento do inseto na cidade seria fruto do desmatamento. - Esse desequilíbrio na mata está afetando os predadores dos pernilongos – disse.

Renato Freixiela é o pré-candidato a prefeito pelo PC do B

PSDB ouvirá na segunda pré-candidato do PCdoB Dentro da agenda programada pelo PSDB-Petrópolis com os pré-candidatos a prefeito de Petrópolis, o grupo dos tucanos vai receber Renato Freixiela (PCdoB) no próximo dia 14 de maio, segunda-feira, às 18h30, no Petropolitano Futebol Clube da Rua Roberto Silveira. O PSDB municipal abriu suas portas para uma exposição dos pré-candidatos a prefeito de Petrópolis nas eleições de outubro deste ano. Nelson Sabrá (PDT), Rubens Bomtempo (PSB) e Bernardo Rossi (PMDB) já tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas de governo para filiados e simpatizantes do PSDB. Na última reunião, por ocasião da apresentação do deputado estadual Bernardo Rossi, pré-candidato a prefeito de Petrópolis, estiveram presentes cerca de 130 pessoas. Seu trabalho parlamentar em benefício da cidade e suas propostas futuras como prefeito puderam ser observados e avaliados pelos presentes.

Para Paulo Kapps, presidente da Executiva Municipal do PSDB, a experiência inédita na cidade de um partido abrir para ouvir os pré-candidatos foi muito positiva. - Todos os prefeitáveis têm mostrado em suas apresentações conhecimento dos problemas que atingem a nossa cidade. É uma troca importante com o nosso pessoal de informações e experiências. Independente de quem vai assumir o mandato em Petrópolis a partir de 2013, o que queremos é que seja comprometido em realizar ações que promovam o desenvolvimento da nossa cidade – concluiu. Encontros com précandidatos a prefeito de Petrópolis Promoção: PSDBPetrópolis Local: Petropolitano Futebol Clube – Rua RobertoSilveira Segunda-feira, às 18h30 14 de maio – Renato Freixiela (PCdoB).

O prefeito Paulo Mustrangi entregou na manhã de ontem no Palácio Sergio Fadel os documentos que garantem a isenção do IPTU aos primeiros cem beneficiários. De acordo com informações da Secretaria de Fazenda, já são 1,5 mil contribuintes atendidos pela lei 6.930, sancionada pelo prefeito e de autoria do vereador Marcio Arruda (PMDB), mas a expectativa é de que esse número chegue a dois mil nos próximos meses. A lei é valida para pessoas com idade acima de 60 anos, com renda de até dois salários mínimos e possuam apenas um imóvel que esteja servindo como moradia. A pessoa precisa se cadastrar na sede da Secretaria de Fazenda (Rua 16 de Março, 183) para garantir a isenção do imposto, com a apresentação da cópia da última declaração de Imposto de Renda. O pedido deverá ser formulado anualmente por meio de requerimento protocolado na Secretaria de Fazenda. O idoso também deverá comprovar a regularidade do pagamento do IPTU dos exercícios anteriores a 2011. A pessoa que estiver em dívida com o município poderá requisitar a isenção, desde que seja solicitado o parcelamento do débito anterior existente. - Hoje estamos aqui para resgatar um direito dos idosos mais carentes dessa cidade. O governo anterior os enganou anteriormente, mas agora, com a luta do vereador Marcio Arruda e de toda a Procuradoria, podemos oferecer esse benefício. Não é blefe, não é um factoide como foi feito

Ascom PMP

Paulo Mustrangi assina, ao lado do vereador Márcio Arruda, documento que dá isenção do IPTU

anteriormente. A isenção vai resultar em economia e mais saúde para esses beneficiários, já que o dinheiro que sobrará todo mês poderá ser revertido em compra de medicamentos, alimentos, entre outros itens. Tenho certeza que essa lei vai melhorar a vida de milhares de pessoas que hoje vivem a melhor idade. Estamos oferecendo justiça social – afirmou Mustrangi. O vereador Marcio Arruda destacou a sensibilidade do prefeito Paulo Mustrangi. - Muitos idosos poderão ter o benefício e obter mais recursos para comprarem medicamentos, entre outras melhoras econômicas. Hoje está sendo feita a justiça social com os idosos de Petrópolis

– ressaltou. Os contemplados com a lei ressaltaram a importância desta ação. - Estou satisfeito com essa lei e que vai ajudar diversas pessoas idosas. O fato de eu não pagar o imposto significa que um dinheiro vai sobrar todo mês. Vou poder melhorar a minha alimentação e comprar um remédio quando precisar sem ter que mexer mais no que eu ganho. Quero agradecer muito ao prefeito Paulo Mustrangi e ao vereador Marcio Arruda por terem feito a lei. Estou muito feliz – disse o aposentado Sidnei Martins Cordeiro. Gilda Martins tem 69 anos e foi uma das pessoas beneficiadas. - Fiquei muita satisfei-

ta porque assim é mais uma economia que eu vou ter. Para nós que somos aposentados faz muita diferença no orçamento – comemorou. Alcidéia Maria Justen tem 75 anos e contou que recebeu a notícia por telefone. - Foi uma alegria muita grande porque eu estou com problemas de saúde e preciso comprar remédios. Agora é menos uma conta para me preocupar – disse. O final do evento contou com a apresentação do Coral da Usimed, que cantou três peças para os presentes. Participaram da cerimônia a secretária Chefe de Gabinete, Sheila Guimarães, o secretário de Fazenda, Hélio Volgari, e demais secretários municipais.

Ministro fala em Petrópolis sobre esforços para produção científica O ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, esteve em Petrópolis e realizou a aula magna, cujo tema foi “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil”, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha, onde falou sobre os avanços tecnológicos brasileiros, mas reiterou a necessidade de mais esforços para o cumprimento do Plano Plurianual de Política de Ciência, Tecnologia e Inovação. - Hoje somos responsáveis por 2,7% da produção científica do mundo, mas não é porque há 40 anos não tínhamos nada que vamos achar que podemos ficar onde estamos. Os investimentos começaram nos anos 50, com ITA, CNPQ, Capes, depois nos anos 60 veio a transformação das universidades brasileiras, como a USP, e em 70 veio a Finep. Esse modelo alcançou novos voos, tanto que instituições como o LNCC nasceram nesse bojo para a construção dessa plataforma que é muito importante – declarou Raupp.

Alan Alonso

Ministro Marco Antônio Raupp, durante a aula magna no LNCC

Ele ressaltou que essa cooperação para impulsionar cada vez mais o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) compreende não somente o governo, mas também a iniciativa privada, do que em sua apresentação chamou de falta de protagonismo das empresas. - O investimento no setor feito pelas empresas brasileiras (0,57) é menor do que o do governo (0,62). No restante do mundo, é o contrário. Nos Estados Unidos, por exemplo, foram 1,87 das empresas e 0,75 do governo. As empresas também têm que cooperar para formarmos

tecnópolis – disse. Entre as metas previstas no mapa estratégico no período de 2012 a 2015 estão a redução da defasagem científica e tecnológica, a ampliação das bases para a sustentabilidade ambiental, a promoção da inovação, a formação e capacitação de recursos humanos, o fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura científica e tecnológica, o aperfeiçoamento do marco regulatório de fomento, fortalecimento do Sistema Nacional de C, T & I. - Representamos apenas 2% dos formados anualmen-

te no mundo no setor, temos que avançar. Promover pósgraduação em Ciência da Computação, como aqui, para que tenhamos mão de obra para o desenvolvimento – afirmou. Raupp já foi diretor do LNCC e lembrou este período da carreira. - Aqui foi um ponto importante da minha carreira porque foi onde eu comecei e onde a minha carreira se consolidou. O diretor do LNCC Pedro Leite da Silva Dias agradeceu a presença do ministro e entregou uma placa comemorativa pela visita. - É um conhecedor profundo não só da instituição, mas também da computação científica. Hoje como ministro tem uma visão muito maior e sabe qual o papel da computação científica no processo de inovação do nosso país – declarou. O ministro Raupp é comendador da Ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República e Oficial da Ordem do Mérito das Forças Armadas.

Projeto do MP cria mais 280 cargos n Vinicius Henter viniciushenter@diariodepetropolis. com.br

AAssembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) está para votar projeto de lei que cria mais 280 cargos na estrutura do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O projeto é de autoria do próprio MPRJ, que encaminhou a matéria para o presidente da Alerj, deputado estadual Paulo Melo (PMDB). O custo mensal

para os cofres públicos, caso o projeto seja aprovado, será de R$ 1,09 milhão. São 20 cargos de analista do Ministério Público, 80 de técnico do Ministério Público, 120 de assessoramento à Promotoria, 40 de assessoramento à Procuradoria, dez cargos em comissão de técnico pericial e dez cargos em comissão de assessor. Pela proposta, assinada pelo procurador-geral da Justiça, Cláudio Soares Lopes, parte dos cargos seria preenchida

já neste mês, e a restante seria ocupada em janeiro do ano que vem. A criação dos cargos depende da aprovação na Alerj e, depois, da sanção do governador Sérgio Cabral. Se aprovada, as despesas resultantes correrão à conta das dotações orçamentárias consignadas ao MPRJ, “ficando o Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares”. Para 2013, a projeção é que o projeto, aprovado pelo

Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, custe R$ 11,597 milhões para os cofres públicos estaduais. O projeto foi publicado no Diário Oficial da Alerj da última quarta-feira (9). O presidente Paulo Melo encaminhou a matéria para serem analisadas pelas comissões de Constituição e Justiça, de Servidores Públicos e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle.


4

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

57 anos

Dia da Família Aprovado o Projeto de Lei do vereador Wagner Silva que institui o Dia da Família em Petrópolis, incluindo no Calendário Oficial do Município, as comemorações alusivas a este dia, que anualmente será comemorado no dia 11 de setembro. “Esta proposição tem como finalidade essencial homenagear as famílias.

O Repórter edyrraposo@ig.com.br

Edyr Raposo

Sem o direito de criticar, nenhum elogio é válido

SEXTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2012

Posto de vistoria O vereador Marcio Arruda e o deputado Bernardo Rossi estiveram reunidos com o presidente do Detran pedindo que seja instalado no distrito um posto de vistoria, que além de atender Corrêas, Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Posse atenderá também os municípios de Areal e São José do Vale do Rio Preto.

Cirurgia de catarata

Destaque Empresarial

O vereador João Tobias, que é um médico da mais alta qualidade, está feliz da vida com o início de cirurgia de catarata, na Casa Providência. Isso acontece porque a Câmara Municipal devolveu à Prefeitura um milhão destinado à saúde.

O prêmio Destaque Empresarial será entregue pela Câmara Municipal de Petrópolis no dia 24 de maio, às 18h, no salão Hermogênio Silva. Tem tudo para ser um grande evento.

PR faz reunião O vereador Marcelo Motorista disse que o seu partido, o PR, fez uma reunião na Pousada Pedra Bonita, tendo como um dos objetivos decidir se o partido vai ou não apoiar Rubens Bomtempo, que pretende disputar a Prefeitura.

Rodas de leitura

Assustado O vereador Gil Magno disse em alto e bom som que está assustadíssimo com tudo que viu em várias escolas nos distritos, tendo como ponto alto a falta de professores. Ressaltou que não dá pra ficar calado diante de tanta desorganização. O vereador Silmar também falou sobre o mesmo assunto.

Aniversário O vereador Wagner Silva iniciou o pronunciamento parabenizando Paulo da Silva Carelli, pai do presidente Paulo Igor, que na terça-feira completou 60 anos de vida. Em seguida disse que vai apurar tintim por tintim como foi realizado o Petrópolis Rural. O pedido de informação já está pronto.

Pintado para a guerra Quem pretende disputar a eleição de 7 de outubro - prefeito e vereador - já está pintado para a guerra. Portanto os eleitores devem estar atentos para o que der e vier. Ninguém quer perder a oportunidade de governar e legislar para a cidade de tamanha importância como Petrópolis, que é reconhecida mundialmente. Por isso não se deve acreditar em tudo que for falado desse ou daquele candidato.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB), esteve no Hospital Casa Providência acompanhando o início do atendimento de pacientes que há meses estão na fila de espera para cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos serão custeados com parte dos recursos – R$ 1 milhão – devolvidos pela Câmara à Prefeitura para investimentos na área de saúde

Castração gratuita O vereador Baninho (PSD) quer que o aumento dos valores para o programa de castrações gratutitas municipal, aprovado em emendas propostas para o orçamento anual desde 2009 e reapresentado no ano passado para o orçamento deste ano, seja colocado em prática. O projeto não recebe reajuste desde a sua criação em 2005, permanecendo com o valor total mensal de R$ 8.000,00 distribuído entre três ONGs que fazem cerca de 25 esterilizações por mês cada uma. O vereador propôs que a verba disponibilizada para o controle populacional de animais passe para R$ 40.000,00, já que a quantidade de animais estimada hoje é de 75 mil cães e gatos, sendo que, destes, cerca de 15 mil vivem nas ruas.

Pão francês - R$ 6,99kg (somente no balcão) Entrega em domicílios

Rua Epitácio Pessoa, 100 (atrás dos Correios) Centro - Petrópolis - RJ Tel. 2231-2160

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ

A partir de maio, a Casa de Cláudio de Souza/ Museu Imperial irá realizar rodas de leitura gratuitas, em parceria com a Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga e a Academia Petropolitana de Educação. As atividades, que têm como objetivo incentivar e difundir a leitura, acontecerão nos dias 11 e 25 de maio, 08 e 22 de junho, e 6 de julho, às 18h.

Deficiente Para atender uma população de 39 mil pessoas, o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) apresentou indicação para que o governo do Estado instale no Centro Público de Trabalho e Renda de Petrópolis, um Núcleo Estadual de Atendimento ao Deficiente (NEAD) e ainda que a Secretaria estadual de Educação crie um programa específico para a formação profissional da pessoa com deficiência - cerca de 2,4 milhões em todo o Estado.


sexta-feira, 11 de maio de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

5

cidade

Petrópolis tem aumento no consumo de crack n Roberta Müller

robertamuller@diariodepetropolis. com.br

A exemplo de várias cidades em todo o país, Petrópolis também vem registrando um aumento no número de usuários de crack. Prova disso são as cada vez mais frequentes apreensões da droga, que dobraram nos últimos anos, feitas pela Polícia Militar e até pela Guarda Civil em praças e locais públicos da cidade. Além disso, dos 90 dependentes químicos acompanhados pelo padre José Carlos de Medeiros, o padre Quinha, em um projeto social, por exemplo, todos já usaram o crack. Já no Caps AD, dos 500 pacientes 100 têm ou já tiveram problemas com a droga. A facilidade de acesso e o baixo custo do crack são apontados por especialistas como os principais influenciadores para este crescimento. A coordenadora do Caps, Eva Cristina Gonçalves, explica que vê os dados de forma alarmante. Segundo ela, apesar de

ainda não existir uma pesquisa específica em Petrópolis, é possível perceber um aumento no percentual de usuários. - É preocupante também porque, além da dependência, o uso do crack está atrelado à prostituição, ao homicídio, roubo. Nós trabalhamos para que isso não aconteça, aconselhando e orientando também os familiares da pessoa, estudando formas de melhorar a vida dela. Para cada indivíduo temos um trabalho diferente, nós ouvimos o que o levou ao uso da droga. A porta de entrada continua sendo o álcool – explicou, lembrando que, apesar do crack afetar uma “classe mais comprometida financeiramente”, a droga está sendo problema para todas as classes. Uma recente pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 4,4 mil cidades mostrou que o uso de crack é comum em 90,7% delas. Os dados revelam ainda que o crack está substituindo o álcool nos municípios de

Itaipava: pedreiro cai de andaime de obra e morre Um homem de 45 anos morreu, na manhã desta quinta-feira, depois de cair de um andaime. O pedreiro Paulo Roberto Moreira trabalhava na obra de um condomínio em Itaipava, na Estrada União e Indústria, 14.220, quando teria se desequilibrado e caído. De acordo com um colega de trabalho, ele estava no quarto andar quando o acidente aconteceu e, ao

ser socorrido, ele não usava os equipamentos de segurança. O pedreiro trabalhava há cerca de 15 anos no ramo da construção civil e, segundo a família, costumava usar os equipamentos. Ontem, os trabalhos teriam sido interrompidos na obra. O corpo da vítima foi sepultado no Cemitério Municipal, ontem, às 14h. Ele era morador do Caxambu.

Miliciano preso com arma e 36 cápsulas de cocaína A Polícia Militar prendeu, na noite desta quinta-feira, um traficante de 23 anos, na comunidade do Madame Machado, em Itaipava, que, segundo os agentes, era temido no bairro por se dizer miliciano. Com ele, foram apreendidas 36 cápsulas de cocaína, 26 trouxinhas de maconha e um revólver calibre 38, além de 10 munições. O caso foi registrado na 106ª DP (Itaipava). Os policiais que participaram da ação informaram que já vinham investigando o tráfico naquele local e, ontem, seguiram para o bairro e ficaram de campana, observando a movimentação. Logo depois, viram um homem de 25 anos, que estava em uma moto, comprando drogas do traficante. Os policiais, então, avisaram a outra parte da equipe, que estava em outro trecho, sobre as características do acusado. Ele foi encontrado quando passava pela

Estrada Philuvio Cerqueira (Petrópolis-Teresópolis), e, ao ver os policiais, tentou fugir, mas foi pego na Estrada do Gentio. Ele estava com uma cápsula de cocaína e teria confessado aos policiais que havia comprado a droga com suposto miliciano. Eles seguiram, então, para a casa do suspeito, no Madame Machado. Ao perceber a presença dos agentes, o traficante também teria tentado fugir. A esposa dele, que estava com duas crianças no imóvel, permitiu a entrada da guarnição, que, na revista, encontrou as cápsulas de cocaína, que tinham a inscrição pó “Vera Fischer”, as trouxinhas de maconha e o revólver. Logo em seguida, o bandido foi encontrado e levado para a delegacia, onde ficou preso em flagrante. Já o outro homem foi autuado como usuário e liberado em seguida.

PRF prende 2 criminosos em flagrante na BR-040 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na madrugada de ontem, dois criminosos em flagrante na BR 040. Um deles, reconhecido como gerente do tráfico de drogas da Favela Rodrigues Alves, em Imbariê, ofereceu R$ 20 mil reais aos policiais para ser liberado. A operação aconteceu no Km 109, na altura de Caxias. Os dois homens estavam em um automóvel e portavam uma pistola. Segundo os policiais, a ação começou à noite, por volta das 23 horas, quando os agentes abordaram um veículo Monza com dois ocupantes. Na busca, encontraram uma pistola calibre 9 mm, da marca argentina Bersa. O veículo também possuía a numeração do motor raspada, a fim de

dificultar sua identificação. Após consulta ao sistema de segurança pública, descobriram que o motorista, de 32 anos, possuía diversas passagens por roubo e o passageiro, de 18 anos, foi reconhecido como o vulgo “Laranjinha”, gerente do tráfico de drogas na favela Rodrigues Alves, em Imbariê. Ele inicialmente ofereceu R$ 10 mil reais aos policiais para ser liberado. Diante da negativa, ele subiu a oferta para 15 e 20 mil reais, sendo preso por tentativa de corrupção ativa. Eles foram encaminhados para 62ª DP (Imbariê) onde foram autuados em flagrante pelo porte ilegal de arma. O motorista também foi autuado por receptação e o passageiro pela corrupção ativa.

pequeno porte e áreas rurais. Dependendo do local, uma pedra de crack pode custar menos de R$ 5. Para o padre Quinha, o assunto também é preocupante. Segundo ele, ao longo dos anos, vem percebendo a presença da droga cada vez mais frequente na cidade. E, além disso, pessoas mais novas se tornando dependentes. - Há 12 anos, quando começamos a visitar as pessoas nas ruas, víamos sempre senhores de idade que, por causa do vício da bebida saíam de casa e iam parar na rua. Mas, hoje, dos 90 homens que estão no sítio para recuperação, todos consumiram o crack. E são pessoas de todas as idades. Estamos vendo esta diferença, o que antes era a bebida alcoólica, agora é o crack. Ele é mais barato. De cerca de seis anos pra cá, o uso da droga está mais frequente – disse o padre, explicando ainda que o uso da droga vem provocando outros problemas, como roubos e furtos, uma maneira

Divulgação

Como ocorre em outras cidades, consumo de crack em Petrópolis vem aumentando sensivelmente

que o usuário encontra para sustentar o vício. O custo efetivo das ações de combate ao crack e outras drogas nos municípios chega a mais de R$ 2,5 milhões. De acordo com o CNM, faltam profissionais capacitados e verbas destinadas para a ma-

nutenção das equipes e dos centros de atenção que deveriam estar disponíveis aos usuários. O relatório mostra que 63,7% dos municípios enfrentam problemas na área da saúde devido à circulação da droga.

Em relação à segurança pública, os principais problemas estão relacionados ao aumento de furtos, roubos, violência, assassinatos e vandalismo. De acordo com a pesquisa, um dos grandes problemas é a falta de controle das fronteiras do país.

Simulado da Defesa Civil mobiliza mais de 400 pessoas no 1º Distrito A Defesa Civil realizou mais um “Simulado de Mobilização Comunitária para Fortes Chuvas” em pontos de apoio localizados em vários bairros do município, na manhã da última quinta-feira (10). As 18 torres com sirenes instaladas nas áreas de risco do 1º distrito foram acionadas remotamente pelo Centro de Comunicação da Defesa Civil. O objetivo do simulado é trabalhar para que moradores destas áreas possam se familiarizar com o alarme sonoro emitido pelas torres e também atendam ao chamado feito pela liderança comunitária, agente de saúde e vizinhos, deslocando-se para os pontos de apoio. Para isso foram distribuídas centenas de cartilhas ilustradas, explicando como funciona o Sistema de Alerta e Alarme por meio de Sirenes em Petrópolis. Os próximos simulados acontecerão sempre no dia 10 de cada mês, às 10h.

- Praticamente 70% das pessoas que compareceram hoje (ontem) no simulado não participaram dos anteriores. Isso mostra que o envolvimento da população tem aumentado, seja de forma direta ou indireta, tendo em vista que pedimos pelo menos duas pessoasde cada residência no simulado - destacou o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Francisco de Paula. Na Rua João Xavier, no bairro Duarte da Silveira, onde existem 22 pontos de barreiras e todos os anos acontecem acidentes provocados pelas chuvas, aproximadamente 220 famílias deveriam receber instruções de como agir em caso de deslizamentos. O número de participantes em todo o município foi de 413 pessoas. Apesar de poucos moradores terem participado da ação, a assessoria informou que 70% das pessoas que compareceram no simulado de ontem (10) não participa-

ram dos anteriores. Ana Conceição é moradora do local e no ano passado teve uma das paredes de sua casa levada pelas chuvas. - Graças a Deus todo mundo sobreviveu. Agora se acontecer alguma coisa, a gente já vai saber o que fazer. Eu me sinto muito mais preparada - contou Ana. A agente voluntária Ângela Ramos tem 56 anos e já participou de vários cursos e reciclagens oferecidos pela Defesa Civíl. - Eu moro aqui há 28 anos e sempre trabalhei com a comunidade. É importante a gente estar sempre se reciclando. A cada treinamento a gente aprende mais. Eu sou uma sobrevivente de barreira, e tive que coordenar o meu próprio resgate para que o meu marido pudesse me salvar - lembrou Ana. Além do envolvimento de todos os profissionais ligados à Defesa Civil, também par-

ticiparam do simulado representantes da Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, e da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER). As sirenes foram acionadas às 10h nas localidades do Morro da Oficina, Vila Felipe, Chácara Flora, Dom João Braga, 24 de Maio, Rua Nova, Sargento Boening, Independência, Taquara, Amazonas, Duques, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro, São Sebastião, Vital Brasil, Siméria, Dr. Thouzet e João Xavier. Para obter mais informações sobre o sistema, acesse o site www.defesacivil.rj.gov. br. A Prefeitura de Petrópolis também disponibiliza em seu site (www.petropolis.rj.gov. br) todos os pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir no caso das sirenes serem acionadas. Vale frisar que os próximos simulados acontecerão sempre no dia 10 de cada mês, às 10h.

Caixa Econômica abrirá amanhã. Na cidade, somente a agência Imperial Amanhã 500 agências da Caixa Econômica Federal abrirão das 9h às 16h em todo o País. Em Petrópolis, a medida acontecerá por parte da agência Imperial, localizada na Rua do Imperador, no Centro, que estará em funcionamento neste sábado. A medida vem acompanhada também de novas reduções de taxas, como financiamento de automóvel e uniformização do penhor, que entram em vigor hoje, além da Construcard, que começará a partir de 21 de maio. De acordo com o gerentegeral da CEF, Petrônio Garcia, a agência em Petrópolis foi escolhida para abrir amanhã na cidade por ser a mais central. Além disso, explicou que essa será uma oportunidade para quem não tem horário disponível durante a semana para verificar as novas taxas de crédito. - Vem aumentando bastante a procura por informações referentes a essa queda na redução dos juros. Atendendo no sábado, facilitará quem trabalha o dia inteiro. Acho que deve movimentar ainda mais,

Arquivo

Petrônio Garcia, gerente-geral da Caixa Econômica Federal

até pelos novos anúncios que serão feitos amanhã (hoje), como da redução da taxa do penhor, do Construcard e do

automóvel. E mais coisa ainda está prevista – declarou Petrônio Garcia. O penhor, que variava de

2% a 2,4% ao mês, agora será 1,7% ao mês. Ele tem como base a garantia de joias, metais preciosos e objetos como relógio, canetas e se destaca pela sua rapidez e facilidade na concessão do crédito. A taxa da Construcard, que era de 2,40%, passou a variar entre 1,96% e 2,35% ao mês. Ela é destinada a clientes correntistas com relacionamento há mais de seis meses, clientes mutuários de financiamento imobiliário na CAIXA, funcionários públicos ou assalariados que recebem salário na Caixa há pelo menos 90 dias, dentre outros. Já a taxa máxima para financiamento de automóvel foi de 1,55% para 1,26% ao mês.

Novas taxas na tabela: Produto Taxa Anterior Penhor Construcard Veículos(*)

2,00% a 2,40% 2,40% 0,89% a 1,55%

(*) veículos novos com cota de financiamento de até 70%

Nova Taxa 1,70% (única) 1,96% a 2,35% 0,89% a 1,26%


6

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Agenda Cultural

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Na cidade

Touro - (21/04 a 20/05)

Imponha um novo ritmo em suas atividades e ficará surpreso com os resultados. Faça planos para a esse período. Dia muito feliz. Saúde excelente. Agora você entra em um período mais calmo. Seu lado intelectual estará ainda mais apurado

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

Hoje será um dia que terá, certamente, algumas perturbações, inclusive o cônjuge, estará descontente com você. Decisões e mudanças importantes sempre tem um preço. Não tenha medo de seguir seu próprio destino. Seu maior trunfo é acreditar no futuro.

Câncer - (21/06 a 22/07)

Bom dia para tratar com militares, políticos e pessoas ligadas a igreja. Muito bom, também, para abrir uma caderneta de poupança ou para solicitar empréstimo de dinheiro. Êxito profissional. Boa saúde.

Leão - (23/07 a 22/08)

Boas oportunidades. Aproveite o bom fluxo astral. É um bom período do ano para se definir profissionalmente, ganhar dinheiro ou fizer mudanças. Estabeleça novos planos de trabalho e terá sucesso. Terá apoio de amigos.

Virgem - (23/08 a 22/09)

Gastos excessivo de dinheiro o perturbarão nos próximos dias. Devido à influência de Vênus, procure retomar o seu ritmo de vida anterior. Ótimo para tratar de seu casamento e do trabalho. Novas descobertas podem trazer momentos de maior entrosamento afetivo.

Libra - (23/09 a 22/10)

Mercúrio trará soluções para as questões financeiras e aumentará a segurança pessoal, depois de mudanças na sua maneira de ser. Confusão e sentimentos negativos nas relações de amizade e no amor. Tome cuidado.

 Escorpião - (23/10 a 21/11) O fluxo é propício ao comércio de roupas feitas e artigos de couro. Bom para o amor e o casamento. Sem um motivo aparente, você pode começar seu dia sentindo-se um tanto desanimado, felizmente, isso vai durar pouco, e sua capacidade mental logo entrará em alta.

���

Sagitário - (22/11 a 21/12)

Atritos com parentes, perda de amizades e o sistema nervoso um tanto quanto agitado, estão previstos para você. Aja com perícia e inteligência, assim, você terá um dia razoavelmente bom. Tenha um pouco de paciência e seja eficiente para se vir livre logo dos problemas.

 Capricórnio - (22/12 a 20/01) Momento em que haverá muita tranquilidade na vida familiar e profissional, com bastante disposição para solucionar problemas. Contudo, evite discussões com a pessoa amada, rivais e inimigos. Ótimo na saúde.

Aquário - (21/01 a 19/02)

Início de um novo período profissional. Possibilidade de ver o seu talento melhor utilizado, produzindo assim uma melhoria, talvez em longo prazo. Fase de recolhimento e necessidade de solidão. Vida social e afetiva menos intensa, talvez com alguns problemas.

 Peixes - (20/02 a 20/03) Como você não aceita derrota dentro de um plano mental elevado, deverá realizar o máximo neste dia a fim de chegar ao auge de suas pretensões. Pode contar com o favor de todos. Excelente para uma visita ao dentista ou ao médico.

maio, às 14h, com contação do livro “Aventuras da Memória”, de Patrícia Engel Secco. O livro apresenta o Museu da Memória, um lugar onde o passado e o presente se unem para tecer a nossa história, a história da nossa família, da nossa cidade, do nosso povo e de toda a humanidade. O objetivo é despertar o interesse das crianças para as grandes descobertas e desafios que os museus oferecem, além de conhecer melhor o que elas pensam sobre os museus. Após a leitura, haverá um momento de leitura espontânea, no qual as crianças terão acesso ao acervo da Biblioteca Rocambole. No dia 24, às 14h30 será a vez da celebração do Dia do Artista Plástico, com hora do conto seguida de oficina criativa. A obra lida será “Van Gogh”, de Andrew Hughes, a partir do qual os alunos conhecerão episódios importantes da vida e obra do pintor holandês Vincent van

Gogh. Logo após, as crianças participarão de uma oficina de pintura de telas inspirada na obra do artista. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados. As instituições interessadas podem realizar o agendamento junto ao setor de Educação do Museu Imperial, através do telefone (24) 2245-7735. A Biblioteca Rocambole funciona de quarta a sextafeira, das 9h às 12h (leitura espontânea, consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades escolares agendadas). Seu acervo é composto de cerca de 400 obras, entre as quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas e DVDs. A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Na web

Estupidez humana é tema de livro e filme russos n Márcio Salerno

Fãs de ficção científica ainda existem em Petrópolis, apesar de não serem muitos. Como nós também somos, aproveitamos para dar um ‘toque’ no pessoal ligado em FC para que visite o email@io9.com, da IO9, revista eletrônica americana especializada em FC, horror, sobrenatural e outras coisas do gênero. O site está em inglês, claro. A edição que saiu nesta sexta traz uma matéria a respeito do que o próprio site afirma ser o melhor e mais importante livro de FC já publicado na Rússia. Tratase de ‘Roadside Pic-Nic’, que foi traduzido em português como ‘Pic-Nic à Beira do Caminho’, dos irmãos Arkady & Boris Strugatsky. O livro traz a estória de indivíduos que são espe-

Acontece hoje • Às 19h o Cine Humberto Mauro apresenta o Cine 360° - Cinematographo 2012. A censura é livre e a entrada, franca. Trata-se de uma sessão comemorativa aos 115 anos da primeira exibição de filmes feitos no Brasil, ocorrida no antigo Theatro Cassino Fluminense, onde hoje se encontra a Galeria do Edifício Profissional. • Guilherme Arantes sobe a serra hoje para um show em que promete mostrar seus maiores sucessos. O show, que faz parte da programação do Sesi Cultural, será no Theatro Dom Pedro, a partir de 20h. Os ingressos saem a R$ 20. • Hoje, de 13h às 18h, haverá uma exposição de livros de Logosofia no ‘hall’ de entrada da Biblioteca Gabriela Mistral do Centro de Cultura Raul de Leoni. A Fundação Logosófica, (em prol da superação humana), promove esta exposição abordando livros dos mais variados temas. Aproveite para acessar o site www. logosofia.org.br e pedir gratuitamente o livro “Curso de Iniciação Logosófica”. Produção: Centro de divulgação e informação logosófica. A entrada é franca para os interessados.

O livro dos Strugatsky virou um ‘filmaço’ de Trakovsky

cialistas em entrar em uma Zona Proibida, absolutamente fechada pelos militares. A tal zona, aparentemente, foi visitada por alienígenas uma noite e, depois que eles foram embora, alguma coisa ficou para trás, coisa essa que concede às pessoas seus mais ardentes desejos. Às pessoas que a tal coisa considera merecedoras, bem entendido. Um desses guias vai conduzir um cientista e um escritor pela Zona Proibi-

da, para que estes consigam aquilo que querem. Só que nem sempre aquilo que o indivíduo acha que quer ele realmente quer e, mais uma vez, é a Zona quem vai decidir isto. A grande discussão de todo o livro é o fato de que, talvez, os tais alienígenas tenham apenas parado por ali uma noite, para comer, ou seja, fazer um ‘picnic’, deixando apenas sobras para trás. E seriam estas sobras aquilo pelo qual algumas pessoas seriam capazes de tudo. O livro rendeu outra obra-prima: o filme ‘Stalker’, última produção russa do grande cineasta Andrei Tarkovsky, antes de ter sido exilado pelo governo comunista para a Itália, onde veio a morrer de câncer, em 1986. Tanto o livro quanto o filme são temas obrigatórios para quem leva a FC a sério.

AMERICAN PIE - O REENCONTRO – Censura 16 anos – Horários: 19h20, terça a domingo – Sessão extra dias 11 e 12 – 21h40 UM MÉTODO PERIGOSO – Censura 14 anos – com Michael Fassbender – Horários: 15h e 17h10, terça a domingo Ingressos: terças e quartas ingresso promocional a R$ 6 para todos (exceto feriados). Preço de ingressos as quintas e sextas - inteira R$ 14 e meia R$ 7. Preço de ingressos aos sábados e domingos - inteira R$ 16 e meia R$ 8. CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de Sá Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro SALA 1 COMO AGARRAR MEU EX-NAMORADO – Censura 12 anos – com Katherine Heigl – Horários: 14h30 e 18h45 AS IDADES DO AMOR – Censura 14 anos – com Robert de Niro – Horários: 16h30 e 20h45

SALA 1 OS VINGADORES – Censura 10 anos – com Robert Downey, Jr. – Horários: 16h, 18h30 e 21h 2ª feira – dia 14 – não haverá sessão SALA 2 BATTLESHIP – A BATALHA DOS MARES – Censura 10 anos – com Liam Neeson – Horários: 15h30, 18h10 e 20h50 2ª feira – dia 14 – não haverá sessão TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1º piso Centro - Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 OS VINGADORES – Censura 10 anos – com Mark Ruffalo – Horários: 15h10, 18h e 20h50 2ª feira – dia 14 – não haverá sessão SALA 2

SALA 2 OS VINGADORES – THE AVENGERS – Censura 12 anos – com Robert Downey, Jr. – Horários: 15h30, 18h e 20h30 Preços: Segunda é dia de cinema. Ingressos a R$ 3 em todas as sessões. Terça a quinta (exceto feriados): Sessões iniciadas até 15h59min Inteira: R$ 10 (meia: R$ 5). Após 16h inteira: R$ 12 (meia: R$ 6). Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12 (meia R$ 6) Após 16h inteira: R$ 14 (meia R$ 7). Lembrando que estamos com uma promoção de terça a domingo: todas as pessoas pagam meia entrada.

OS VINGADORES – Censura 10 anos - com Stellan Skarsgard – Horários: 15h10, 18h e 20h50 2ª feira – dia 14 – não haverá sessão SALA 3 PIRATAS PIRADOS! – Censura livre – com Hugh Grant – Horários: 15h e 17h 2ª feira – dia 14 – não haverá sessão UM HOMEM DE SORTE – Censura 12 anos – com Zac Effron – Horários: 19h 2ª feira – dia 14 – não haverá sessão

Filmes na TV O GIGANTE DE FERRO – GLOBO - 16H15 Em plenos anos 50, o jovem Hogarth encontra um gigantesco robô de origem desconhecida. Logo um forte laço de amizade se forma entre os dois. Porém, assim que a existência do robô é revelada, um agente do Governo parte em seu encalço, no intuito de destrui-lo. 17 OUTRA VEZ - SBT - 22H30 – COM ZAC EFFRON Mike foi um astro do esporte nos tempos de colégio, mas abandonou tudo para se casar. Vinte anos depois, está prestes a se divorciar, tem dois filhos e uma enorme frustração profissional. Em busca de si mesmo, Mike visita seu velho ginásio, quando algo acontece levando-o a ter de novo 17 anos.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Tomar conta com dedicação Pedal que regula a velocidade do carro

O recipiente mais reciclado

© Revistas COQUETEL 2012

Valor; importância (pl.) (?) Plate, time ar- Especialisgentino rebaixado à ta na arte 2 a divisão, em 2011 de ensinar

Purificar (um líquido) (?) física, hábito essencial na prevenção da TPM Aplicativos para navegar na internet Formações numerosas na superfície do Praça no Aluno Hemisfécentro de muito rio Sul aldeia aplicado de Marte indígena (gíria)

Elemento químico de símbolo Ce

Arte, em inglês Fantasma (pop.)

Fábrica de móveis de madeira

R Opus (abrev.) Produto da granja

Tumor benigno ginecológico

Pelo sintético de escovas de dentes Cintura (?) Baldwin, ator

Em cima, em inglês Palavra, em francês

Santo padroeiro dos ourives Popa Região industrial alemã

BANCO

B A Apparício Torelly: o Barão de Itararé

Selo de qualidade empresarial (sigla)

Clínica de cuidados corporais

Principal reduto da vida boêmia

Sorteio de festas beneficentes Nostalgia mortal de escravos africanos Reflexão Filme de acústica Iñárritu com Brad Chá Pitt calmante

Jeremy (?), ator de "Eragon"

Atol das (?), reserva biológica marinha Radiano (símbolo) Pôs fim à ditadura de Ben Ali, na Tunísia

Anno Domini (abrev.) Letra inicial de produtos da Apple

"(?) está consumado", frase de Jesus Antílope ao expirar do Seren- na cruz geti Ponto, no polo aquático Rafael (?), tenista espanhol

38

Solução R A D O R F I C A R I D A D E R A S V T C O B A B E L A A R T N A R I A Z L O P O M A O A T O P T V U U G O L D A N A O R U H R

Você passará a se interessar mais pelos assuntos financeiros e pelo contato com os aspectos mais profundos do seu psiquismo. Você pode acabar no meio de uma tempestade sem perceber, e ainda ter que arcar com as consequências.

Em maio, a biblioteca infantil do Museu Imperial/ Ibram/MinC, Biblioteca Rocambole, realizará uma programação voltada para três datas comemorativas: Dia do Artista Plástico (comemorado no último dia oito), Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio) e Dia Internacional dos Museus (18 de maio). No dia 18, às 14h, haverá tarde de autógrafos, conversa com a autora e contação de história do livro “Dudu da Breka”, de Cláudia Cotes. A obra é o primeiro título infantil em tinta e braile lançado pelo selo Fundação Dorina Nowill para Cegos. O uso de letras ampliadas, do texto em braile, de imagens divertidas e também reproduzidas em relevo, possibilita que crianças com e sem deficiência visual possam ler o mesmo livro, compartilhando a leitura de forma inclusiva. O Dia Internacional de Museus também será comemorado nos dias 25 e 30 de

CINE ITAIPAVA Est. União & Indústria, 11.000 Itaipava

Z M A C E L E R C L A R I A T I V R A T E O R O N S C E A R C E R D A A M I C O S A M O L O I E L A C I A D

Áries - (21/03 a 20/04)

Biblioteca infantil do Museu oferece atividades educativas

C H I R O M C E E O S P E R B A

HORÓSCOPO

TOP CINE HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br

3/art — mot. 4/atop — elói — nerd. 5/banzo.

INSTITUTO OMAR CARDOSO


sexta-feira, 11 de maio de 2012

7

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

cidade

Secretaria convoca idosos para vacinação Até o dia 25 de maio, idosos, gestantes, profissionais de saúde e crianças com idade entre 6 meses e dois anos devem comparecer a um dos postos de imunização para participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). Segundo dados do Departamento de Epidemiologia do município, até o momento o grupo que teve a menor adesão à campanha foi o de idosos. Apenas 11,4% das pessoas com mais de 60 anos foram imunizadas. A Secretaria de Saúde destaca que a vacina não causa gripe, já que ela é produzida com vírus inativado (morto). Em Petrópolis, 45 postos estão participando da campanha, que vai até o dia 25 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde espera imunizar aproximadamente 57 mil pessoas. Segundo a coordenadora de Epidemiologia, Elisabeth Wildberger, desde o último dia 5, quando

teve início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, foram vacinadas aproximadamente 7 mil pessoas. Segundo dados da Epidemiologia, já foram imunizadas 25% das crianças do município com idades entre 6 meses e 2anos; 13,7% das gestantes e 11,4% dos idosos. O número de profissionais de saúde ainda não foi contabilizado já que a entrega de vacinas para as unidades de saúde do município continua sendo realizada ao longo desta semana. Apesar dos idosos serem o maior grupo a ser vacinado, a adesão à campanha, historicamente, não atinge a meta de 100%. Segundo Alessandra Cardoso, responsável pela imunização no município, omito de que a vacina provoca gripe ainda faz com que muitas pessoas com mais de 60 anos não queiram se imunizar. - O que pode acontecer é que a pessoa já está com

Arquivo

a gripe incubada e acaba, coincidentemente, adoecendo após tomar a vacina. As pessoas precisam confiar na vacina - ressalta. A responsável pela imunização lembra que ao ser imunizado, o idoso se previne contra as complicações decorrentes da gripe a que estão sujeitos. - Nos idosos, é verificado que a gripe rapidamente evoluiu para outras doenças, como a pneumonia, e consequentemente às suas complicações - explicou. O grupo de maior adesão à campanha é o de crianças. Em Petrópolis, no ano passado, a Secretaria de Saúde imunizou 99% das crianças na faixa etária indicada pela campanha. Vacinação domiciliar As equipes de saúde do Departamento de Epidemiologia estão visitando abrigos de idosos do município para vacinar. Outra forma

A aposentada Shirlei Notarnicola compareceu ao Centro de Saúde no Dia D da campanha

de atingir a meta de imunização é a visita domiciliar para os maiores de 60 anos que se encontram acama-

dos. O pedido de visitação deve ser feito pelo telefone (24) 2246-6796. As visitas serão realizadas a partir do

dia 26 de maio, ao final da campanha. Vale lembrar que o serviço é totalmente gratuito.

Rua Teresa fará desfile Ponte de Nogueira recebe novas luminárias em homenagem às mães A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, realizou a instalação de novas luminárias nos arredores da ponte Geraldo Daniel Galvão, que dá acesso ao bairro Nogueira. Mais de 20 postes foram instalados na região no intuito de torná-la mais segura e digna para a população que utiliza a estrutura diariamente. Para compor o novo sistema de iluminação, foram colocados sete postes elevados no retorno e no largo, com 24 luminárias tipo pétala (que atingem maior área de abrangência), com potência de até 250 watts. Já a parte estrutural da ponte conta com 14 postes ornamentais tipo pera (que atingem menor área de abrangência), com 18 luminárias que chegam até 100 watts de potência. Além de melhorarem a visibilidade, as luminárias instaladas pela prefeitura embelezam as áreas urbanas, destacam e valoriza monumentos, prédios e paisagens, o que favorece também o turismo e a imagem da cidade. O prefeito Paulo Mustrangi enfatizou que a iluminação pública é uma das prioridades

Ascom PMP

Sete postes elevados com 24 luminárias tipo pétala instalados

da atual administração. - Diversos bairros já foram contemplados com novas lumin��rias. Isto mostra o nosso compromisso com o povo petropolitano. A partir de agora, a realidade destas pessoas será bem diferente, onde pedestres e veículos vão circular com tranquilidade e, principalmente, com segurança - destacou o prefeito. Próximo ao largo, a secretaria construiu canteiros centrais com calçamento adequado para a passagem de pedestres, sinalização e paisagismo pelos jardins. A iniciativa tem, também, o objetivo de organizar o trânsito

de veículos e pedestres no local, que antes disputavam espaço entre si. A ação faz parte do Programa Luz da Cidadania, implantando pelo governo municipal desde 2011. Os moradores que necessitam do serviço podem solicitar pelo telefone 0800-024-1000. Caso o atendimento não seja realizado em um prazo de 72h, o cidadão pode ligar para a ouvidoria, por meio do número 2246-8970, que repassará a informação ao setor responsável. Também podem ser feitas solicitações para instalações de luminárias através do telefone 2246-8971.

O Dia das Mães será comemorado de maneira especial no comércio de Petrópolis. Um desfile apresentará a coleção outono-inverno. O evento vai ser realizado dentro do Serra Shopping, na Rua Aureliano Coutinho, neste sábado (12), a partir das 11h. O evento conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio). A intenção dos organizadores é fazer com que o evento seja uma atração mensal, movimentando a Rua Teresa. A homenagem ao Dia das Mães também irá contar com atrações culturais, como a banda GT5,

apresentação de dança de salão do Espaço Leandro Marques, a participação de bailarinas do Studio Stella e de candidatas ao Miss Rio de Janeiro Latina. O evento será aberto com um desfile, realizado pela manhã. À tarde, os clientes terão a oportunidade de ver mais duas apresentações, com peças das novas coleções do shopping. - Este é um evento muito importante para o comércio da cidade, pois ajuda a movimentar a Rua Teresa. Além disso, aproveitamos essa importante data para divulgar a rua e mostrar a coleção outono-inverno, que já está pronta em todas as lojas - declarou

o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini. A organizadora do evento, Teresa Scherer, destacou ainda que os manequins, da Scherer Models, serão produzidos por alunos da Escola de Manequins Profissionais de Petrópolis, a única da região serrana. - Nossa ideia é promover a moda. Com eventos como este, resgatamos a agitação, a movimentação que este tipo de evento traz - afirmou, ressaltando que peças de couro e imitação de pele de animais. O Serra Shopping fica na Rua Aureliano Coutinho, 45, no Centro da Cidade.

foto do dia Alan Alonso

PSF promove atividades de educação em saúde Hoje (11) a equipe do Posto de Saúde da Família de Nova Cascatinha, unidade gerida pela FMP/Fase, promoverá atividades de educação em saúde para cerca de 30 idosos da comunidade, a partir das 14h, no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava. Na ocasião, os

alunos de Medicina também ministrarão palestras. Devido a uma parceria entre o posto e a Guarda Civil, esse grupo será levado de ônibus ao parque, onde receberá orientação de profissionais de educação física durante as atividades aeróbicas. No local, também

serão distribuídas camisetas e disponibilizada uma mesa de frutas. A atividade está inserida na programação do Grupo de Idosos, criado pelo PSF Nova Cascatinha, visando promover a saúde da terceira idade, por meio de encontros mensais.

Relógio do Sol Equatorial, localizado no pátio do LNCC, no Quitandinha, em foto tirada às 16 horas de ontem. Ele simula de forma simples o movimento de rotação do nosso planeta

enquete “Você pretende ir aos estádios para assistir aos jogos da Copa de 2014?” Fotos: Alan Alonso

Antônio Ferreira - 52 anos aposentado. Ainda não sei, mas se der com certeza eu vou.

Jorge Salima - 45 anos gráfico.

Não. Eu acho muito perigoso.

Leonardo Dias – 29 anos impermeabilizador. Pretendo sim. Estou ansioso pelos jogos.

William Venâncio - 31 anos vigilante. Com certeza. Já estou me preparando para isso.

Piligram Oliveira - 25 anos vigilante.

Não. Não gosto muito de assistir a jogos.


8

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 11 DE maio de 2012

CIDADE

AVISOS E EDITAIS

Alunos do “Arte na Avenida” se apresentam hoje no Raul de Leoni Ao som da Dança de Rua, os alunos do curso Kids e Teen do Espaço Cultural ARTE NA AVENIDA, a Cia ART SCHOLL DANCE e convidados cariocas e petropolitanos, sobem ao palco hoje, às 20h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, com o espetáculo de Danças Urbanas URBAN FAMILY. Todas as 2ª e 4ª feiras os 25 alunos, divididos em dois horários de idades distintas (crianças

e adolescentes), dançam muito nas aulas ministradas pelo professor, bailarino e coreógrafo Tiago Farinha, e encontram uma forma de exercitar o corpo de uma maneira mais moderna e divertida. O curso foi criado em 2010, assim que o professor Tiago chegou da Europa depois de várias apresentações em vários países. Seu objetivo principal é a valorização da autoestima e bem-estar de todos os seus alunos. São alunos de

escolas públicas e particulares petropolitanas que convivem em harmonia em um ambiente familiar e totalmente artístico. As mães adoram e ajudam assistindo aos ensaios e dando vários palpites em relação ao figurino dos filhos. O Curso é destinado a todos os amantes desta dança, independente da idade e do sexo. O Espaço Cultural ARTE NA AVENIDA fica na Rua 16 de Março – nº 56 – sala

302 – Edifício São Charbel e os interessados nas aulas de dança de rua, ballet clássico, jazz dance, teatro, dança do ventre, yoga, alongamento, desenho, pintura em tela, capoeira infantil, dança de salão, tricô, guitarra e violão e técnica vocal/canto, deverão ligar para 2243-6409/ 9217-2531 ou ir direto no ARTE NAAVENIDA de 2ª a 6ª feira, das 13h30 às 20 e se inscrever na nossa secretaria.

AVISOS E EDITAIS

SEPULTAMENTO

Cartório de 3º Ofício de Petropolis

Cemitério Municipal 10-05-2012

R. do Imperador, 1021 - Centro - Petropolis - RJ

Tabelião Responsável

Cep. 25620-003

Telefone: 22420565

Antônio Domingos Santos, 44 anos 11h – Corrêas Paulo Roberto Moreira, 45 anos 14h – Caxambu

Listagem de titulos enviados para Edital em em 11/05/2012 Acham-se registrados neste cartório, conforme lei 9.492/97 Art. 15 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, para serem protestados os títulos de responsabilidade de : Sacado

CNPJ/CPF

C.CHARLES A.W YAMMINE COM. ROU

Emely Gouvea Almeida, 3 anos 15h – Nova Cascatiha Paulo Fonseca, 57 anos 15h – Bela Vista

COSTAVARES MODAS E CONFEC LTDA ME

Isolina de Souza Franca, 75 anos 15h30 – Quarteirão Brasileiro

Cheque Administrativo: Custas :

Rita de Araújo, 71 anos 16h – Carangola

Vencto:

Cemitério de Itaipava 10-05-2012

22/04/2012

128,15

13/03/2012

Valor:

Total:

2.557,11

30/04/2012

Emissão: 122,23

14/03/2011

LTDA 844,00

Valor:

Total:

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

11.735.506/0001-65

103,01

Valor:

Total:

465,72

128,15

05/03/2012

Valor:

Total:

3.200,30

Número:

7643 1

3.328,45

DOCE MARIA COM ROUPAS LTDA

BANCO BRADESCO SA

11.336.834/0001-99

ROD BR 040 63040 STAND 355 RJ

7.292

MODAS NOVA LE RICARD LTDA

Copia Duplicata Mercantil por Indicação Cheque Administrativo: Custas :

128,15

05/03/2012

Valor:

Total:

3.200,30

Número:

7643 2

3.328,45

Cartório de 3º Ofício de Petropolis

MAX LIVIO COM DE MAT DE CONSTRU

Tabeliâo de Protesto

BANCO BRADESCO SA

13.972.192/0001-40

- Centro - Petropolis - RJ

Cep. 25620-003

7.314

Tabelião Responsável

TERZIAN LTDA

Copia Duplicata Mercantil por Indicação

09/05/2012 09:28:00

TERZIAN LTDA

Emissão:

Cheque Administrativo: Custas :

09/05/2012 09:28:00

MODAS NOVA LE RICARD LTDA

Emissão:

25/04/2012

09/05/2012 09:28:00

MODAS NOVA LE RICARD LTDA

Emissão:

Telefone: 22420565

7.291

MODAS NOVA LE RICARD LTDA

Cheque Administrativo: Custas :

Vencto:

B0678-03

BANCO BRADESCO SA

11.336.834/0001-99

Copia Duplicata Mercantil por Indicação

RUA DE MAIO,1021 232 R. TREZE do Imperador,

Número:

568,73

ROD BR 040 63040 STAND 355 RJ

14/04/2012

7.377 09/05/2012 14:41:00

CONFIANCA COMERCIO DE TECIDOS 12/01/2012

DOCE MARIA COM DE ROUPAS LTDA

Vencto:

0000554310

CONFIANCA COMERCIO DE TECIDOS

Emissão:

25/03/2012

Número:

09/05/2012 12:28:00

966,23

Copia Duplicata Mercantil por Indicação 25/04/2012

7.363

SUN SPECIAL COMERCIO E REPRESENTACAO LTDA SUN SPECIAL COMERCIO E REPRESENTACAO

RUA AURELIANO COUTINHO 67 LJ 34 Vencto:

023980/3

BANCO DO BRASIL SA

06.814.212/0001-99

Copia Duplicata Mercantil por Indicação Cheque Administrativo: Custas :

Número:

2.685,26

CASA DAS AGULHAS D ALTO DA SERRA LT

Vencto:

09/05/2012 09:28:00

DARDAK JEANS WEAR LTDA

Emissão:

Cheque Administrativo: Custas :

7.347

DARDAK JEANS WEAR LTDA

R THEREZA 1197

Vencto:

Protocolo

BANCO ITAU SA

11.030.082/0001-33

Copia Duplicata Mercantil por Indicação

Carmelita dos Passos Silva, 83 anos 16h30 - Morin

Portador/Cedente/Sacador

ROD.BR 040, S/N KM 63 BOX 97 E 98

Miraci Ferreira Alvarenga, 50 anos 14h30 – São Sebastião

Elza Sol da Silva, 84 anos 16h30 – Retiro

122,23

30/03/2012 Total:

Valor:

610,39

Número:

06694

732,62

Listagem de titulos enviados para Edital em em 11/05/2012 MAX LIVIO COM. DE MAT. DE CONSTRUCA

BANCO DO BRASIL SA

13.972.192/0001-40

R.Acham-se TREZE DE registrados MAIO, 232

7.376

neste cartório, conforme lei 9.492/97 Art. 15 - Processo Copia Duplicata Mercantil responsabilidade de : por Indicação

FERMAX INDUSTRIA DE COMPONENTES PARAos títulos 09/05/2012 89.877/99 CGJ/RJ, para serem protestados de 12:28:00 ESQUADRI FERMAX INDUSTRIA DE COMPONENTES PARA

Antônio Pereira de Souza Neto, 75 anos 16h30 – Mosela

Cheque Administrativo: Custas : Sacado

Portador/Cedente/Sacador

Maria Júlia André, 56 anos 16h45 – Itaipava

Vencto:

Vencto:

OBS. AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO FORNECIDAS AO DIÁRIO POR FUNCIONÁRIOS DAS SECRETARIAS DOS CEMITÉRIOS,

30/04/2012

Emissão:

134,07

31/03/2012

Valor:

Total: CNPJ/CPF 6.029,81

MAX LIVIO COMERCIO DE MATERIAI

Cheque Administrativo: Custas :

Número:

27895 01 Protocolo

BANCO SOFISA SA 60889128000180

Copia Duplicata Mercantil por Indicação 02/05/2012

ESQUADRI 5.895,74

HSBC BANK BRASIL SA BANCO MULTIPLO

13.972.192/0001-40

R. TREZE DE MAIO, 232

7.330 09/05/2012 09:28:00

CORDEIRO CABOS ELETRICO 0

Emissão: 122,23

21/03/2012 Total:

Valor:

578,78

Número:

0000428503

701,01

Intimo-os a pagar ( através de cheque administrativo ou dinheiro, com guia de pagamento a ser retirada neste tabelionato ), ou no caso de falta de aceite, comparecer para aceita-lo, ou dar-me as razões por que não o faz. Ficando assim já intimado do respectivo protesto no prazo estipulado na forma da lei. Petropolis, 11/05/2012

Leia e assine o Diário de

Tranquilidade

para a sua empresa

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informática Escrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito Trabalhista Projetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Corretagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializado Direção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582 Advogado – OAB/RJ 59.566 Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Petrópolis

( 2235-7165

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322

Há 30 anos era publicado Em sua edição número 2.381, de 11 de maio de 1982, uma terçafeira, o DIÁRIO publicou os seguintes destaques:

DIÁLOGO

Leia o Diário na Internet www. diariodepetropolis. com.br

Tabeliâo de Protesto

- Buscar o diálogo com a Prefeitura, fundar uma sede própria e resolver todas as exigências burocráticas que se apresentam a ume entidade que se forma são as principais preocupações da APM – Associação de Professores Municipais, fundada no último dia sete, que está funcionando na sede do Sindicato dos Professores de Petrópolis, na Rua Alencar Lima.

COTERPE SOBE - Considerando o reajuste trimestral de salários que entrou em vigor a partir de 1º de maio, o presidente da Coterpe – Companhia de Terminais Rodoviários de Petrópolis – após ouvir a diretoria, decidiu aumentar, a partir de amanhã, os preços das áreas de estacionamento rotativo. Desta forma, o preço passará a 60 cruzeiros nas duas primeiras horas.

CONVENÇÃO - A convenção municipal do Partido dos Trabalhadores será mesmo no próximo domingo, a partir de 14h, confirmou o presidente do diretório municipal, Carlos Alberto Novaes. A presença de Paulo Gratacós não foi confirmada, mas sim sua permanência no partido, para ajudar na campanha eleitoral.

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CMDO MIL LESTE - 1ª DE - 4ª BDA INF MTZ 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO (4ª Cia Inf AI/1870) BATALHÃO DOM PEDRO NOTA À IMPRENSA AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO nº 001-2012 Objeto: Aquisição de matérias de informática Data de abertura: 21-05-2012 às 10:00h horário de Brasília no site do comprasnet Edital: A partir do dia 08-05-2012 no site www.comprasnet.gov.br ou no endereço abaixo descrito: Seção de Aquisições , licitações e contratos (SALC) 32º Batalhão de Infantaria Motorizado, Rua Duque de Caxias, s/n, Quarteirão Presidência, Petrópolis - RJ, CEP 25.668-900. Maiores informações: Tel: (0xx24) 2242-4666 Petrópolis - RJ 09 de maio de 2012 Fábio Pires do Val - Tenente- Coronel Comandante do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado


MOSELA Hoje é Dia de São Inácio de Láconi e Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. Na paróquia de São Judas Tadeu, da Mosela, a secretaria tem expediente de terça a sextafeira, de 16h30 às 18h30 e as missas na Matriz aos domingos são às 8h, 11h e 19h30. Na Capela de Santa Luzia, no Bataillard, às 8h30.

D

iário nos

B

airros

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

Agora só faltam escrituras Movimento de público anteontem na Comunidade Unidos Venceremos foi o dia inteiro para assinaturas do termo de uso do solo Terminou no início da noite de anteontem o registro de documentos de moradores da Comunidade Unidos Venceremos, do Quarteirão Brasileiro, garantindo as propriedades as mais de duzentas famílias da localidade. Desde as 9h a fila já estava formada com o objetivo de as pessoas assinarem a documentação num polígono montado no final da Rua Gaspar Gonçalves. Na manhã de ontem os papéis foram entregues no departamento jurídico da Secretaria de Estado de Habitação. O gerente de registro fundiário Luiz Cláudio Vieira, do Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro – ITERJ – confirmou que o trabalho era do recebimento de assinaturas ao

Termo de Concessão de Uso Real Resolúvel. Isto significa que as famílias desde anteontem já estão garantidas como proprietárias do espaço que começou a ser ocupado em 1985. Luiz Cláudio, juntamente com a gerente de cadastro do ITERJ Nádia Oliveira da Costa coordenaram uma equipe de 11 servidores do órgão agilizando as assinaturas. Um diretor da Associação de Moradores da Comunidade Unidos Venceremos cedeu a sua residência com computador ao lado do polígono, contribuindo com as operações. A fila, sempre com mais de dez pessoas permaneceu durante todo o dia. O presidente da Associação de Moradores Hail-

da celebração. Ainda no dia 19, às 18h, vai se apresentar o coral dos Anjos de Luz, da paróquia de Nossa Senhora de Aparecida de Piabetá, em Magé (RJ). No domingo, dia 20, como acontece normalmente aos domingos haverá missas às 10h e 17h. Às 11h30 será realizado um almoço comu-

9

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS Reuniões de hoje 19h: Grupo 27 de Maio, Rua Bingen, 261. 19h30: 28 de Janeiro, Rua Paulo Barbosa, 180, Centro; Amor e Atração, Avenida Leopoldina, 596, Nogueira; Bingen, Rua Santa Rita de Cássia, 30, Castrioto; Castelânea, Praça Pasteur, 79; Petropolitano, Rua Santos Dumont, 100.

Projeto Petrópolis Ação Solidária faz atendimento hoje no calçadão Aferição de pressão, taxa de glicose, informações jurídicas e aplicação de flúor são algumas áreas de atendimento na programação de hoje no Calçadão do Cenip, no Centro. A organização é do Projeto Petrópolis Ação Solidária e os trabalhos de atendimento começam às 10h contando com o apoio de instituições da cidade.

Também vão acontecer informações sobre a acessibilidade de órgãos quanto à violência doméstica, conforme informou o coordenador do projeto Luiz Paulo Farah Tenório. Entre os participantes estão o Banco de Sangue Santa Teresa, Centro de Referência e Assistência à Mulher – CRAM – e a Associação Pró-Deficiente.

Placas em postes de Nogueira são novamente reclamadas por líder A fila formada durante todo o dia de anteontem. Famílias em busca de documentos

ton Francisco de Souza informou que a documentação agora terá a assinatura do secretário de Estado de Habitação Rafael Picciani. Depois um documento referin-

do-se ao termo de posse das famílias será publicado no Diário Oficial de Petrópolis e, em seguida, o ITERJ entregará as escrituras aos proprietários.

Programação da Festa de Santa Rita terá show de Zequinha do Sagrado Começa domingo a Novena de Santa Rita de Cássia fazendo parte da programação religiosa dos festejos deste ano. As barraquinhas com comidas típicas, bebidas, jogos e brincadeiras começarão a funcionar no dia 19 também com a Santa Missa às 17h e a Coroação de Nossa Senhora no final

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

nitário e às 19h tem o show de Zequinha do Sagrado. À noite, às 19h, a celebração da Santa Missa vai encerrar a Novena de Santa Rita de Cássia. No dia 22, dia da padroeira, uma alvorada de fogos abre os festejos às 6h e em seguida começam as missas às 7h, 9h, 11h, 13h30,

15h, 18h e 20h. A Missa dos Enfermos será das 15h e as 19h sairá a Procissão com a imagem de Santa Rita no andor percorrendo o bairro Castrioto e a Rua Coronel Duarte da Silveira. Como já é tradição todos os anos, o angu à baiana e o pão alemão estarão à disposição do público nas barracas.

As placas de uma imobiliária divulgando seus serviços continuam nos postes de Nogueira e o líder comunitário Luiz Carlos Veiga voltou ontem a reclamar da situação. Baseado nas opiniões de outras lideranças da localidade, ele pediu novamente que as autoridades de postura do município providenciassem a retirada dos anúncios, conforme explicou, colocados em locais não permitidos.

Luiz Veiga lembrou que já procurou a subprefeitura de Itaipava e no local foi informado que as providências seriam tomadas, sem a necessidade de protocolar a reclamação. Lembrou que antes de ir ao órgão já havia telefonado para lá tendo retorno na transmissão de que as placas seriam retiradas. - Já se passaram dois meses e até agora nada – citou.

Recicla Tecidos ainda aceita doação de máquinas para seguir o trabalho O projeto Recicla Tecidos ainda está necessitando da doação de máquinas para que possa ser dada a continuidade das operações e alavancar os cursos de costura junto às comunidades. A solicitação é da gestora do projeto, Cláudia Martins Alves Carvalho, ao lembrar que a necessidade maior são as de costura reta e overloque.

Segundo Cláudia, as máquinas podem ser usadas. Ela lembra que o Projeto Recicla Tecido está sendo implantado em Petrópolis com o apoio do Conselho da Moda e de empresas do município. Ele tem autenticidade no Cartório do 7º Ofício de Justiça e a proposta é contribuir para a educação ambiental. Informações pelo telefone número 2231-7826.

ECONOMIA

Caixa divulga balanço com aumento de lucro n

Ministra pede maior desenvolvimento da economia verde

Izabella Teixeira quer mais ousadia no desenvolvimento n

Thais Leitão/ABr

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu ontem mais ousadia por parte dos países para garantir o desenvolvimento da economia verde. Segundo Izabella, é preciso que as nações assegurem a viabilidade econômica, social e ambiental das propostas de desenvolvimento e ampliem competências ligadas às novas tecnologias ambientais. “Os países, no contexto da economia verde, precisam ser ousados e essa ousadia vai desde o acesso até a qualidade do que é gerado e à eficiência do que estamos consumindo. A ousadia é buscar novos caminhos de produção e consumo sustentáveis, influenciando na mudança de comportamento para consumir melhor, com inclusão e proteção ambiental”, explicou, ao participar no Rio de Janeiro de um seminário so-

bre sustentabilidade promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Izabella Teixeira também ressaltou que a declaração, que será aprovada ao fim da Rio+20, vai apontar novos rumos e práticas de desenvolvimento sustentável, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e energética e acrescentou: “Seria excepcional se tivéssemos obrigações de produção e consumo sustentáveis para todos os países, obrigações para os [países] desenvolvidos, porque os padrões de desenvolvimento deles não tem como ser replicado para todo o planeta”. A economia verde é o conjunto, organizado e segmentado de setores da sociedade que decidiram pela oferta e demanda de produtos, servições e atividades sociais ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

Stênio Ribeiro/ABr

A Caixa Econômica Federal divulgou ontem (10) o balanço do primeiro trimestre, no qual registra lucro de R$ 1,2 bilhão, com crescimento de 46,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O demonstrativo também acusa retorno de 25,3% sobre o patrimônio líquido médio. A carteira de crédito evoluiu 7,7% de janeiro a março e fechou o trimestre com estoque de R$ 270 bilhões, com expansão de 41,1% nos últimos 12 meses. Com isso, a Caixa aumentou sua participação no mercado de crédito de 10,9% para 13% em um ano. De acordo com nota divulgada pela Caixa, as receitas com operações de crédito totalizaram R$ 8,2

bilhões no trimestre (31,7% a mais que no primeiro trimestre de 2011) e as rendas com prestação de serviços contabilizaram entradas de R$ 3,3 bilhões, com expansão de 18,6%. Os números do balanço mostram ainda ativos administrativos de R$ 1,1 trilhão, dos quais R$ 558,1 bilhões são ativos próprios, que evoluíram 29,4% na comparação com igual período de 2011. Os outros ativos são R$ 300,7 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e R$ 161,4 bilhões em fundos de investimento. O saldo das cadernetas de poupança depositadas na Caixa chegou a R$ 154,7 bilhões no final de março, o que equivale a crescimento de 16,7% nos últimos 12 meses. Com isso, o banco oficial detém 36,1% de todos os de-

Fotos: Divulgação

Jorge Hereda disse que a estratégia da Caixa está dando certo

pósitos de poupança. De acordo com a nota divulgada, o presidente da instituição, Jorge Hereda, ressalta que “a Caixa confirma, na prática, que a sua estratégia está dando certo, que é possível ser um banco público eficiente e com bons resultados”.

Exemplo disso, segundo ele, foi a evolução, em um ano, de 17,5% do patrimônio líquido consolidado, hoje de R$ 20,5 bilhões. Citou também a presença do banco em todos os 5.565 municípios do país, com agências ou alguns dos 45,7 mil pontos de atendimento.

Mantega avalia que alta recente do dólar pode beneficiar indústria n

Daniel Lima/ABr

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avalia que a recente alta do dólar, hoje em R$ 1,95, vai beneficiar a indústria brasileira e não é motivo de preocupação para o governo. Ele também não vê problema em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, que teve alta de 0,64%. “Nós tivemos uma elevação em abril em relação ao mês anterior, porém foi inferior ao mesmo mês do ano passado. Continuamos com inflação bem menor em 2011. Existem razões, como

a elevação do preço do cigarro, do feijão, [do salário da] empregada doméstica. Alguns itens que elevaram [o índice]”, disse. Para o ministro, o resultado não preocupa pois ele acredita que a inflação continuará em uma trajetória menor do que no ano passado, quando registrou 6,5% [IPCA]. Segundo ele, o que mais preocupa o governo ainda é a situação internacional, principalmente no continente europeu. “Estão [os europeus] se defrontando com o agravamento da crise que não conseguiram resolver. A estraté-

gia de só fazer ajuste fiscal, com corte de gasto, demissão de pessoas e corte de salários, não funciona”, destacou. De acordo com Mantega, existe na zona do euro uma “dura realidade, que derrubou primeiros-ministros e presidentes”, sem mencionar diretamente o presidente Nicolas Sarkozy que, no último fim de semana, perdeu as eleições na França. Mantega defende que haja uma mudança de estratégia dos países europeus para combater a crise, pois o desemprego continua grande na região e os problemas econômicos não foram resol-

vidos, inclusive na Espanha e na Grécia. “As políticas de austeridade não funcionam. Austeridade só levou à mais austeridade. Não levou à mais recuperação. A dívida desses países, em vez de cair, subiu”, observou. O ministro comentou o posicionamento do socialista François Hollande, vitorioso nas eleições presidenciais francesas, avaliando-o como correto por defender que não basta fazer ajustes fiscais e reduzir despesas sem dar estímulos à economia para enfrentar a crise, como vem sendo feito no Brasil.


10 57 anos

Sexta-feira, 11 de maio de 2012

Maria Dorminhoca Há dois anos expondo na tradicional Feirinha de Itaipava e com uma loja supercharmosa recéminaugurada no Serra Shopping, a “Maria Dorminhoca” abre suas portas com um novo conceito de vestuário: o estilo “Home Wear”, ou simplesmente roupas para ficar em casa. Esqueça aquelas roupas velhas e rasgadas surradas no fundo do seu armário. A proposta da Maria Dorminhoca é trazer roupas lindas, bem confortáveis e estilosas para você aproveitar bem aqueles momentos do puro

aconchego do seu lar doce lar. A linha vai das lingeries mais sexys, passando por confortáveis pijaminhas desenvolvidos sustentavelmente com fibras de bambu e até uma linha infantil. A loja representa as já conhecidas marcas “Belle’s”, “Sellebe’s” e “CarolinaETZ”. Então filhinhos e filhinhas, vamos aproveitar o Dia das Mães para fazer uma surpresa bem original para ela? A loja fica no Serra Shopping, na Rua Teresa, n°. 67, lj. 45, Centro e na Feirinha de Itaipava, Rua 9, box 342, em Petrópolis.

Senadores querem intervenção na alta dos preços de hotéis para a Rio+20 n Renata Giraldi - ABr

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou ontem (10) o requerimento do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) cobrando do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, providências sobre o elevado preços dos hotéis na cidade durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, na capital fluminense. No requerimento, os senadores pedem a Paes a intervenção da prefeitura no setor de hotéis no Rio de Janeiro. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que participou de audiência pública na comissão, apoiou o requerimento. Segundo ele, a alta dos preços cobrados pela hospedagem no período da Rio+20 preocupa. “É um assunto que nos preocupa de

fato. Nós queremos que a conferência seja o mais inclusiva possível”, disse ele. A previsão é que mais de 100 chefes de Estado e de Governo participem da Rio+20, cujas discussões das autoridades de primeiro escalão estão marcadas para o período de 20 a 22 de junho. “Já temos um número expressivo de confirmações [de autoridades estrangeiras]. Esperamos que a situação dos hotéis se resolva de maneira que permita ampliar o número de participantes”, disse. Patriota rebateu as críticas sobre o esvaziamento dos debates. Segundo ele, a Rio+20 será um marco internacional em preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde, definindo um novo padrão para o setor. “A liderança brasileira tem sido muito demandada e há uma grande confiança nela.

O ministro Antônio Patriota apoiou o requerimento dos senadores

Inclusive falei recentemente com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon, que voltou a enfatizar a confiança que ele deposita no país anfitrião [o Brasil] e que é possível estabelecer um padrão de desenvolvimento sustentável”, disse o chanceler. De acordo com Patriota,

durante os debates será discutida uma nova referência sobre questões econômicas, sociais e ambientais. “[Tudo isso] sem negligenciarmos as áreas a que a gente precisa dar uma atenção e fazer progresso”, disse o ministro, após participar da audiência no Senado.

TCU recebe abaixo-assinado que cobra ressarcimento de R$ 7 bi na conta de luz n Sabrina Craide - ABr

Integrantes da Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica entregaram ontem (10) ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Valmir Campelo 14,2 mil assinaturas pedindo o ressarcimento de valores cobrados a mais na conta de luz pelas distribuidoras por causa de erros no cálculo de reajustes das tarifas de energia. O TCU deverá decidir, em breve, sobre o ressarcimento de cerca de R$ 7 bilhões cobrados indevidamente dos consumido-

res de todo o Brasil entre 2002 e 2009, por causa de um erro no cálculo do reajuste das tarifas de energia elétrica, que não incluía o ganho de receita gerado pelo crescimento de mercado na definição do valor. Um parecer da área técnica do TCU recomenda aos ministros que as distribuidoras sejam obrigadas a devolver o dinheiro cobrado a mais dos consumidores. O erro na metodologia resultou em mudança nos contratos das 63 distribuidoras do país com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no

ano passado. Segundo a advogada Flávia Lefèvre, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o ministro informou que três entidades de defesa do consumidor foram admitidas como terceiros interessados no processo e poderão ter acesso a documentos, pareceres e a se manifestar durante o julgamento da questão no TCU, que ainda não tem data marcada para acontecer. O movimento colheu as assinaturas pela internet, como parte da campanha TCU: o

erro não foi nosso. Devolução já!. “A nossa expectativa é pela moralização da questão, se o próprio TCU concluiu que houve uma remuneração ilegal, esperamos que se recupere a Justiça e o equilíbrio nos contratos de concessão”, disse Flávia. A Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica é uma iniciativa conjunta da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), da Fundação Procon-SP e do Proteste.


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

AMIRP

Engº Mil. Jorge da Rocha Santos

amirp.petropolis@gmail.com

Comentando... n  ANIVERSARIANTES AMIRP: dia 12 - Maria Lúcia Santos de Souza, Carlos Alberto José da Cunha, Luzia da Costa Salvini; dia 13 - Ricardo Scherer; dia 14 - Paulo Guilherme Julio Gantzel, Maria Pia Principe Ayres da Motta; dia 15 - Rubens da Costa Torres, Hugo Guimarães, Silvana Principe Ayres da Motta, Jorge Guimarães Oliveira; dia 16 - Thereza Xavier da Silva, Sônia Maria Salerno; dia -17 Pedro Zanatta. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos, desejando saúde e felicidades.

n  NOSSA GENTE - na foto, Sra. Cristiene Do Val, esposa do Comandante do 32º Batalhão de Infantaria, Ten. Alcindo Campos (AORE), Ten-cel Do Val e Ten. Clavery (presidente da AORE) reunidos no gabinete do comando em recente solenidade no “Nosso Batalhão”.

n  DIA DAS MÃES - nesta data escolhida para homenagear aquela que, com dedicação e desvelo, se desdobra ao longo de todos os dias no cuidado do lar e da família, a Coluna Vida Militar e a AMIRP desejam, para todas as mães, muitas alegrias, contentamentos e venturas. Pedimos para elas as bênçãos do Supremo Criador, que as designou para sublime tarefa de gerar e dar continuidade à vida. n  MÃE - A amplitude da palavra está além dos verbetes dos dicionários e suas definições frívolas, técnicas, desprovidas de ânimo. Mãe, relicário guardião das emoções, quaisquer que sejam as espécies viventes no planeta, humana ou animal. Mãe, desígnio da Grande Sabedoria do Universo cujo perfeito entendimento nos foge à compreensão. Mãe, em quaisquer dos reinos: amor, proteção, renúncia. Mãe, percepção inata que temos desde o prodigioso momento da fecundação. Mãe, no curso da sublimidade da gestação ouvimos tua voz, teu canto, tuas preces e sentimos as angústias das tuas preocupações. Choramos quando deixamos o ninho reconfortante de teu útero ao sentir o ar da vida inundar os pulmões. Foi a vez primeira que tivemos o asilo do teu colo, o alimento de teu seio. A magnitude de teu amor arrosta a avareza do egoísmo. Em teu desvelo refulge o anjo encarnado que, em ato de suprema caridade, acolhe o órfão desvalido amando-o com intensidade igual à daqueles que de teu ventre hão nascido. Mãe, gênio, que nos guia na infância, orienta na juventude e aconselha na maturidade. n  MÃE TERRA – a humanidade insana, cega pelo egoísmo, pela vaidade, pela soberba mesquinha das posses mundanas, pelo orgulho exacerbado do poder conquistado, esqueceu que tu, Terra, és mãe generosa e que, como tal, deverias ser tratada. Mas assim não é. Revolvemos tuas entranhas para extrair metais e combustíveis e as deixamos à mostra e abertos os teus ferimentos, motivados pela nossa cupidez. Desviamos, represamos, assoreamos, poluímos teus rios e teus oceanos. Empesteamos a atmosfera, aquecemos o ar, derretemos as milenares geleiras. Abatemos tuas florestas. Destruímos a vida que estruge. Mesquinhos, olvidamos os seres que conosco te compartilham e, sem procuração da Suprema Inteligência do Universo, a esta ousamos nos igualar e, destarte, juízes e verdugos, decidimos aniquilá-los em proveito da nossa cobiça desmedida que tolda a razão e nos incapacita sequer de inferir o princípio físico da ação e reação. Tu, indignada, principias a reagir às inconsequências do ser humano e mais virá: inundações, secas, vendavais... “Quem tem ouvidos de ouvir e olhos de ver, ouvirá e saberá”. Mãe Terra, nós, seres humanos, te pedimos perdão pelas nossas incongruências e que ainda haja tempo para humanidade reavaliar e reparar os danos a ti causados. Que neste Dia das Mães também nos preocupemos e demonstremos nosso amor para a grande mãe que é o nosso planeta.

11

n 1 - ELEIÇÃO PARA OS CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL DA AMIRP: os Senhores Associados Efetivos que desejarem participar dos Conselhos Deliberativo ou Fiscal da AMIRP deverão apresentar seus nomes à Diretoria até o dia 25 de maio de 2012 para concorrerem aos respectivos Conselhos. n  2 - ALMOÇO EM HOMENAGEM ÀS MÃES: dia 27 de maio de 2012, a partir das 12 horas e 30 minutos, no Centro General Ernani Ayrosa, situado à Estrada Jerônimo Ferreira Alves, 1.701 – Itaipava, Petrópolis, RJ. Valores: associados e cônjuges: R$ 33,00 (trinta e três reais); não associados: R$ 35,00 (trinta e cinco reais); crianças de 7 a 12 anos: R$ 15,00 (quinze reais); menores de 6 anos: grátis. O número de convites é limitado e haverá condução a cargo da AMIRP. Os que desejarem participar deverão providenciar a aquisição e retirada dos convites, bem como, informar se desejam o transporte proporcionado pela AMIRP, a partir do dia 10 de maio de 2012 . Maiores esclarecimentos pelo telefone 2243 3853. n  DEZ DE MAIO - DIA DA ARMA DE CAVALARIA – Marechal Manuel Luis Osório nasceu em 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual Município de Osório (RS). Filho de estancieiro, aos quinze anos de idade sentou praça no Exército Imperial. Galgou todos os postos da hierarquia militar de sua época, mercê dos atributos de soldado que o consagraram como “O Legendário”. Comandante de esquadrões, regimentos e exércitos, em período conturbado de nossa história, participou com brilhantismo das Campanhas da Independência, da Cisplatina, de Monte Caseros e da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai). Pelos seus seus atos de bravura, lealdade, disciplina, liderança foi escolhido Patrono da Arma de Cavalaria. Marechal e Marquês, em seu brasão há três estrelas douradas que representam os ferimentos sofridos no rosto durante a cruenta Batalha de Avaí, em dezembro de 1868. A despeito do reconhecimento que lhe fora dispensado até mesmo pelos inimigos de então e da popularidade que o transformara em mito nos campos de batalha, Osório morreu em 4 de outubro de 1879 com a mesma simplicidade que o acompanhara durante toda a vida. “Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.”

Sêneca

ESPORTE

Partida atrasada de Sub-13 marca Municipal A Liga Petropolitana de Desportos confirmou que devido ao Dia das Mães, neste domingo, está suspensa a rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo das categorias Sub-11 (foto), Sub-13 e Sub-20. Apenas o Vera Cruz e o Carangola farão uma partida atrasada,

Divulgação

válida pela rodada de Sub-13. O jogo será às 10h, no Estádio Sete de Setembro, no Moinho Preto. A organizadora da competição ainda não divulgou o nome dos artilheiros e dos goleiros menos vazados. O torneio é um dos mais disputados de todos os tempos. (Veja tabelas abaixo).

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA Sub 11 REALIZAÇÃO: LIGA PETROPOLITANA DE DESPORTOS - LPD 1º TURNO Visitante Rodada Data Hora Mandante 1ª 06/05/2012 08h30 B. ESPERANCA X CARANGOLA 1ª 06/05/2012 13h30 PETRÔ X VERA CRUZ Rodada Data Hora Mandante 2ª 20/05/2012 08h30 CARANGOLA 2ª 20/05/2012 15h30 PETRÔ

Visitante Local X VERA CRUZ CARANGOLA X B.ESPERANCA PETRÔ

Visitante Rodada Data Hora Mandante 3ª 27/05/2012 15h PETRÔ X CARANGOLA 3ª 27/05/2012 08h30 B. ESPERANCA X VERA CRUZ Rodada Data Hora Mandante 4ª 03/06/2012 08h30 CARANGOLA 4ª 03/06/2012 08h30 vera cruz

Rodada Data Hora Mandante 5ª 07/06/2012 08h30 VERA CRUZ 5ª 07/06/2012 08h30 B.ESPERANCA

Rodada Data Hora Mandante 6ª 10/06/2012 08h30 CARANGOLA 6ª 10/06/2012 08h30 VERA CRUZ

Local CARANGOLA PETRÔ

Local PETRÔ CARANGOLA

Visitante Local X B.ESPERANCA CARANGOLA x PETRÔ VERA CRUZ

Visitante X CARANGOLA X PETRO

Local VERA CRUZ CARANGOLA

Visitante Local X PETRÔ CARANGOLA X B. ESPERANCA VERA CRUZ

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA Sub 13 REALIZAÇÃO: LIGA PETROPOLITANA DE DESPORTOS - LPD 1º TURNO Data Hora Mandante Rodada 1ª 15/04/2012 08h30 CORRÊAS 1ª 15/04/2012 10h INTER 1ª 15/04/2012 15h PETRO

Rodada Data Hora Mandante 2ª 22/04/2012 10h VERA CRUZ 2ª 22/04/2012 10h B.ESPERANCA 2ª 22/04/2012 10h CARANGOLA Rodada Data Hora Mandante 3ª 29/04/2012 08h30 CORREAS 3ª 28/04/2012 10h PETRO 3ª 13/05/2012 09h VERA CRUZ

Rodada Data Hora Mandante 4ª 20/05/2012 10h INTER 4ª 20/05/2012 10h CARANGOLA 4ª 20/05/2012 10h VERA CRUZ Rodada Data Hora Mandante 5ª 06/05/2012 15h PETRO 5ª 06/05/2012 09h B.ESPERANCA 5ª 06/05/2012 10h INTER

1X2 1X6 3X0

3X1 1X4 15 X 0

Visitante Local CARANGOLA CORREAS B. ESPERANCA INTER VERA CRUZ PETRO Visitante CORREAS PETRO INTER

Local VERA CRUZ B. ESPERANCA CARANGOLA

X X X

Visitante Local B. ESPERANCA CORREAS INTER PETRO CARANGOLA VERA CRUZ

X X X

Visitante Local CORREAS INTER PETRO CARANGOLA B. ESPERANCA VERA CRUZ

X X X

Visitante CORREAS CARANGOLA VERA CRUZ

Local PETRO B. ESPERANCA INTER


12

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESPORTES

esportedp@gmail.com

Petropolitano prepara a festa dos 101 anos O departamento de esportes do Petropolitano continua mantendo cada dia mais viva a chama do esporte no clube, vivendo intensamente, através das atividades desenvolvidas na temporada de 2012 e conseguindo integrar um número enorme de desportistas em torno de um único ideal: fazer o Petrô cada vez mais forte. Segundo a diretoria do alvinegro, o objetivo é propiciar às crianças, aos jovens e aos adultos a oportunidade da prática de atividades esportivas, como uma forma de lazer ou representando o clube nas inúmeras competições de que participa, independentemente da modalidade escolhida. Assim é com o futebol, futsal, basquetebol, voleibol, handebol, tênis e o futebol de mesa. Todas as modalidades sendo praticadas pelos atletas das equipes de competição e pelos alunos das escolas internas e do Projeto de Responsabilidade Social. Um número extraordinário de participantes entre atletas e alunos, atuando diretamente, praticando esportes faz com que o clube se

destaque entre os coirmãos. Muitos atuando nas diversas modalidades de esportes e outros coordenando, instruindo, ensinando, enfim, educando os atletas e os alunos, ajudando-os na sua formação e a elevar cada vez mais o nome glorioso do Petropolitano através das competições a nível municipal, estadual e nacional. Para o próximo mês estão previstas diversas competições organizadas pelo departamento de esportes do Petrô em comemoração ao encerramento do centenário do clube. Todas as modalidades de esporte e o Projeto de Responsabilidade Social participarão de jogos e torneios que estão sendo cuidadosamente programados pelo alvinegro. Diversas homenagens serão prestadas aos atletas e aos colaboradores pela manutenção e o desenvolvimento do esporte no Petrô. Já estão sendo convidadas equipes de cidades próximas para a participação em torneios que envolvem principalmente as equipes de futebol e futsal em suas diversas modalidades.

- Já está praticamente definida a programação dos festejos a serem realizados na semana que antecede o dia 4 de julho de 2012, dia em que o Petropolitano Foot-Ball Club completa o seu 101º aniversário. Será uma reedição dos festejos e dos eventos sociais, esportivos, culturais e religiosos acontecidos na semana em que o clube comemorou o seu centenário – explicou Délio Jorge Kronemberger, vice-presidente de esportes do clube do Valparaíso. Além das homenagens na sede social a várias personalidades, associados, conselheiros, atletas e colaboradores serão realizados diversos jogos e provas, no Estádio Carlos Guinle e no Ginásio José Borzino, envolvendo todas as modalidades praticadas no clube e com a participação dos atletas das equipes de competição e dos alunos das escolas internas e do Projeto de Responsabilidade Social – contou o dirigente. Além da programação esportiva, serão realizados vários eventos sociais e culturais com o mesmo objetivo,

Fotos: Divulgação

Time Sub-13, uma das categorias de base do Petropolitano que participará da festa dos 101 anos

todos contando com o apoio do presidente Arnaldo Rippel, um entusiasta dos festejos comemorativos do clube. No dia 1º de julho de 2012 será inaugurado o Centro

de Memórias do Petropolitano Foot-Ball Club, destinado a preservar e divulgar o seu imenso acervo cultural, social e esportivo. Também está sendo organizada uma exposição

de fotos, troféus, moções, matérias da imprensa, placas, enfim tudo o que for relacionado ao que aconteceu e foi realizado no clube no ano do centenário.

Imperial goleia Juventus

O treinador do Imperial conversa com os atletas durante o intervalo. Vitória foi comemorada

O Imperial estreou com goleada no grupo X, nesta quarta-feira, ao bater o Juventus por 4 a 0, no Estádio Osório Júnior, campo do Cascatinha, e começou bem esta fase do campeonato. A equipe petropolitana dominou o jogo e mostrou muita vontade para conquistar os três pontos. O treinador, Gustavo Leal, aniversariante do dia, comemorou a vitória, que veio como um presente de aniversário, mas ele faz questão de parabenizar seus jogadores. O autor do primeiro gol, o volante Brunão, comemorou o fato de ter balançado a rede, feito pouco comum para ele. O jogo começou muito equilibrado com os dois times buscando o ataque e também marcando bem. Aos poucos o time petropolitano passou a

dominar e chegar com perigo no ataque e pressionar o adversário para abrir o placar. Aos 13, Lino recebeu de Gabriel, passou por um adversário e bateu, mas o goleiro fez uma boa defesa. No minuto seguinte o camisa 9 recebeu de Marcello, dominou no peito e bateu, mas a bola saiu por cima do gol. Aos 21min Elivelto cobrou falta de longe com muito perigo, mas o goleiro defendeu bem. O Imperial seguiu pressionando até que aos 28min Gabriel cruzou, Elivelto cabeceou para o gol, o goleiro espalmou e no rebote Brunão bateu forte para abrir o placar: 1 a 0. Na volta para o intervalo o Imperial manteve o ritmo e seguiu buscando o ataque. A equipe chegava com perigo

e logo aos 6min Lino tabelou com Dudu e bateu forte, na trave. Aos 9min novamente a dupla Lino e Dudu funcionou bem de novo e o camisa 11 rolou para Lino bater forte, no alto sem defesa para o goleiro e marcar: 2 a 0. No restante do jogo o Imperial buscou se manter no ataque e administrar a vantagem. O Juventus chegou algumas vezes com perigo no contra-ataque, mas Jonathan saiu bem sempre que foi exigido e manteve o time na vantagem. No fim, aos 46min Amorim marcou um golaço ao passar driblar um adversário invadir a área e bater forte para ampliar 3 a 0. Aos 48min foi a vez de Dudu receber na área e fechar a goleada. Imperial 4 a 0.

Futsal: LPD escala árbitros Divulgação

TORNEIO CASA DO ALEMÃO OPEN DE TENIS - Realizado com grande sucesso o Torneio Casa do Alemão Open de Tênis, nas quadras do Clube Campestre de Nogueira, apesar de alguns jogos serem adiados devido ao mau tempo, tudo correu bem e mais uma vez aplausos gerais para a superorganização de Frederico Frias e sua equipe... Estes são os resultados, alguns já com as categorias definidas, outras os jogos aconteceram no fim de semana e depois divulgaremos também em nossa coluninha. QUINTA CLASSE – Masculina - Marcos Roberto da Silva, CAMPEÃO, Amarildo Júnior, vice-campeão, a segunda classe masculina de duplas que teve a finalíssima realizada na tarde de sábado contou com Serginho Marcelino e Denis Castro enfrentando Gustavo Assumpção e Fernandinho Kronemberg. Na segunda classe masculina

o papa títulos Roberto Edler, desta vez foi derrotado em emocionante jogo para Fernandinho Kronemberger, com parciais de 6/2-3/6 e 10/3 no tie break decisivo. Nas duplas de terceira classe o veterano professor de tênis Celso Soares ao lado de Carlos Khab, derrotaram a Patrícia Frias e Lúcia Gonçalves, já na terceira classe de simples o grande destaque foi Patrícia Frias que derrotou na finalíssima a Walter Gonçalves por 6/1 e 6/1. Vale lembrar que não houve este ano a categoria feminina, mas mesmo assim Patrícia jogou na classe masculina e foi a grande campeã, lembrando que a tenista esposa de Frederico Frias venceu as quatro etapas acontecidas no ano passado e ainda foi a grande campeã Masters 2011. Na quarta classe masculina o jogo final foi entre Marcos Maia e Vitor Christ. Na classe 12 anos masculino, semifinalistas Matheus Fridy x

Vitor Fridy e Rafael Rubens e Ricardo Vaz. Na categoria 14 anos masculino o campeão foi Marco Antonio Eloy e o vicecampeão Rafael Runes, resultado de 7/6. Na classe 16 anos masculino Marcos Manfredi foi o vencedor, ficando em segundo lugar Pedro Rubens. E mais coisa boa vem por aí no Campestre, a realização da Copa Amil de Tênis, em diversas categorias. Nas próximas coluninhas divulgaremos mais esse empreendimento da Virtual Tennis. FOTO DO DIA - Patrícia Santos, Vera Kronemberger e Patrícia, lembrando a galera que no próximo dia 26 acontece no Petropolitano FootBall Club, supershow com a fantástica Banda Celebrare e os ingressos já estão à venda, e corram, pois as mesas estão acabando rapidinho. MESA DA SARDINHA - Entre os muitos no fim de semana na Internacional Mesa da Sardinha no fim de semana, o queridão Billie The Milton Lopes, Paulinho Baiano, Luis Enéas Arrochellas, Celi Coutinho, China, Aloisio, Paulo Areas, Arnaldo Rippel e Patrícia, professor Hugo Cross, Antonio Soares, Sandrinho, Ricardo Pinto, Serjão, coronel Gustavo, Carlo Zennaro,Waldemar Neves, Décio Lobo, Mauro Tavares, Renatão, professor Manoel o Venturoso, Arildo, Ines, Bia, Bel e muitos e muitos outros de bem com a vida. Até a próxima Coluninha, FIQUEM COM DEUS.

A Liga Petropolitana de Desportos divulgou o nome dos árbitros que vão atuar na DATA 12/05/2012 JOGO ÁRBITRO 1 Á|RBITRO 2 ANOTADOR CRONOMETRISTA

rodada de sábado do Campeonato Municipal de Futsal nas categorias Sub-15 e SubHORÁRIO

17:30 Internacional Marco Silveira Marcos Amorim Victoria Silveira Fernanda Nascimento HORÁRIO

17. Ao todo serão realizados quatro confrontos em dois ginásios da cidade.

CATEGORIA SUB 15 X

LOCAL PETROPOLITANO PETROPOLITANO

CATEGORIA SUB 17 X

LOCAL PETROPOLITANO PETROPOLITANO

DATA 12/05/2012 JOGO ÁRBITRO 1 ÁRBITRO 2 ANOTADOR CRONOMETRISTA

18:30 Internacional Flavio Bauer Suelen Ramos Victoria Silveira Fernanda Nascimento

DATA 12/05/2012 JOGO ÁRBITRO 1 ÁRBITRO 2 ANOTADOR CRONOMETRISTA

HORÁRIO 19:00 Palmeira Marcelo Rosa Fabio Affonso Mirela Leonardo Fabio Vilela

CATEGORIA SUB 15 X

LOCAL PALMEIRA CORRÊAS

DATA 12/05/2012 JOGO ÁRBITRO 1 ÁRBITRO 2 ANOTADOR CRONOMETRISTA

HORÁRIO 20:00 Palmeira Marcelo Pinto Luis Antônio Aguiar Mirela Leonardo Fabio Vilela

CATEGORIA SUB 17 X

LOCAL PALMEIRA CORRÊAS


diariodepetropolis