Page 1

Diário

de Petrópolis 57 anos

E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Site: www.diariodepetropolis.com.br

Preço do exemplar: R$ 1,20

Nº 16.188 - Sexta-feira, 6 de julho de 2012 Divulgação

30 mil pessoas serão beneficiadas pç

Rio foi o que mais contribuiu para o superávit comercial do país

Nova estação vai tratar 11 milhões de litros de esgoto Alan Alonso

Nos cinco primeiros meses deste ano, a balança comercial do Rio de Janeiro foi a que mais contribuiu para o superávit comercial brasileiro, quando as exportações são maiores do que as importações de bens e serviços. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno (foto), a atividade irá crescer nos próximos anos, já que 70% das reservas do pré-sal se encontram na costa fluminense. (Página 11)

bairros Intimados pela Secretaria de Obras, proprietários de um trecho da Rua Mosela fizeram reparos nas calçadas, evitando multas e contribuindo com a passagem normal de pedestres. Os melhoramentos foram feitos entre o Posto de Saúde, no número 744, até a entrada da Servidão Valentim Monken, onde o passeio estava esburacado. (Página 9)

agenda A abertura de gala do 12º Festival de Inverno Dell’Arte acontece hoje, às 20h, na Catedral S. Pedro de Alcântara, com apresentações do organista alemão Christian Schmitt e do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. O sambista Jorge Aragão se apresenta no Petropolitano, às 22h. O Festival Sesc Rio 2012 também começa hoje, com Alceu Valença, no Teatro do Sesc Quitandinha, às 20h.

O prefeito Paulo Mustrangi exaltou a parceria entre a Prefeitura de Petrópolis e a Águas do Imperador na inauguração da ETE

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Piabanha, inaugurada ontem, vai tratar 11 milhões de litros de esgotos diariamente, beneficiando 30 mil moradores dos bairros Mosela e Bingen. Com mais esta estação, que recebeu investimentos de R$ 7,5 milhões, Petrópolis atualmente tem 77% de esgotos urbanos tratados, a segunda maior porcentagem do estado, ficando atrás apenas de Niterói. (Página 3)

Cláudio Vinicius assume vaga de Marcelo Motorista na Câmara Na próxima terça-feira, a Câmara de Petrópolis receberá um novo vereador. O fisioterapeuta Cláudio Vinicius, do PDT, assumirá o lugar de Marcelo Motorista (PR), que teve o mandato cassado no fim de maio por infidelidade partidária após ter deixado o PDT, em setembro do ano passado, para ingressar no atual partido. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) notificou a Casa ontem, determinando que Claudio Vinicius deve ser empossado. O novo vereador era o sétimo suplente da coligação PDT/PV e vai assumir a cadeira porque os outros seis se desfiliaram dos partidos coligados. (Página 3)

Ascom PMP

Alan Alonso

(Página 10)

Esportes

A L i g a Petropolitana de Desportos (LPD) anunciou ontem o nome dos árbitros que irão atuar nas duas partidas da semifinal do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Sub-13. Vão se enfrentar Petropolitano e Corrêas e Carangola x Vera Cruz. . (Página 12)

A enfermaria masculina ganhou oito novos leitos na primeira fase da obra

A empresa que vencer a licitação vai operar 34 radares eletrônicos na cidade

Entregue a primeira etapa da reforma do Pronto Socorro do Hospital Municipal

Licitação dos radares que controlam velocidade é adiada para 20 de julho

A primeira etapa da reforma do Pronto Socorro do Hospital Municipal Nélson de Sá Earp, que inclui a enfermaria masculina, com oito novos leitos, o consultório odontológico para atendimentos de emergência e a farmácia para entrega de medicamentos, ambas com funcionamento 24 horas, foi entregue ontem.

Um ofício de esclarecimento protocolado na CPTrans, na última quarta-feira (4), e que deveria ser encaminhado para as empresas que vão participar do processo, motivou o adiamento, para o próximo dia 20, da licitação dos radares, que deveria ser realizada hoje. A empresa vencedora passará a operar 34 radares eletrônicos na cidade.

(Página 5)

Anuncie no Classidiário. É grátis até 12 palavras n Escreva cada letra ou sinal de pontuação nos quadradinhos n Entre uma palavra e outra, deixe um quadradinho em branco n Preencha com letra de forma bem legível e entregue na sede do Diário

Nome:........................................................................................................................................... Identidade:................................................................................................................................... Endereço:.....................................................................................................................................

(Página 6)


2

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Desafio da nossa geração www.sebastiaonery.com.br

A ESQUADRILHA GRÁFICA SALVADOR – São Sebastião da Grama é uma pequena cidade paulista na fronteira de Minas, perto de Divinolândia e de Poços de Caldas. Na década de 50, elegeu-se prefeito, pela UDN, Araken Cruz, fã incondicional do brigadeiro Eduardo Gomes, que acabava de perder para Getulio Vargas as eleições para a presidência da Republica. A primeira coisa que Araken Cruz fez foi asfaltar uma rua e dar o nome do Brigadeiro. E convidou o Brigadeiro para a inauguração. O Brigadeiro foi. Foram também Carlos Lacerda, Abreu Sodré, Herbert Levy, a liderança da UDN toda. (Herbert Levy voltou dizendo que eram 15 metros de asfalto e uma placa). E Araken Cruz ainda conseguiu que o ministro da Aeronáutica mandasse a Esquadrilha da Fumaça fazer uma demonstração em cima de São Sebastião da Grama, na hora da solenidade.

O BRIGADEIRO A Esquadrilha foi. Chegou como uma invasão do outro mundo, de discos voadores. Desceu sobre a cidadezinha miúda, pequeníssima, em acrobáticos voos rasantes, fiando nos céus caudas quilométricas de fumaça e apavorando a população. As casas tremiam, a igrejinha sacudiu toda e piedosas velhinhas correram ao pé dos altares pedindo a proteção de Santa Bárbara, padroeira das fúrias do céu. Até que a Esquadrilha foi embora. O povo voltou às ruas de coração moído. Lá em São Sebastião da Grama, o Brigadeiro, Lacerda, Sodré, Levy, o prefeito Araken e a cidade inteira anoiteceram de pescoço duro de tanto espiarem o horizonte esperando a Esquadrilha da Fumaça. Que não foi. A Esquadrilha tinha se enganado de cidade e fizera todas as piruetas do lado de Minas, em cima da mineira Divinolândia, que não sabia de nada.

O SUPREMO Lula, José Dirceu, João Paulo Cunha e toda a direção nacional do PT montaram uma Esquadrilha Gráfica que está atacando furiosamente, através dos jornais, revistas, rádios, televisões, blogs, todo tipo de redes sociais, tentando pressionar, intimidar e desmoralizar o Supremo Tribunal Federal porque, a partir de 2 de agosto, vai julgar o Mensalão do Governo Lula, o mais escrachado escândalo de corrupção que já houve no Brasil. Mas o país está de olho bem aberto e confia na sabedoria, na envergadura e sobretudo na honra do Supremo Tribunal, que saberá julgar com independência e grandeza. De um Tribunal presidido pelo sereno, sábio e culto ministro Ayres Brito, em um processo relatado pelo íntegro e exemplar ministro Joaquim Barbosa, sem precisar citar mais nenhum dos demais, o que se deve esperar é isso: uma lição para ficar na História.

n Wesley Goggi

A

adoção do símbolo de um tucano para identificar o partido e facilitar sua comunicação já em 1988 deixa claro que desde sua fundação o PSDB se preocupa com a preservação dos recursos naturais, entendendo que a “preservação ambiental é pré-requisito de bem-estar social”. Após discussões, aprovou-se o símbolo-marca, por três razões fundamentais: o tucano é uma ave brasileira, o que vincula o PSDB à terra e a sua gente; o amarelo no peito do tucano lembra a

campanha das “Diretas Já” e a luta pela redemocratização; e o tucano é uma ave símbolo do movimento ecológico de preservação da natureza. O PSDB nasceu como o partido da esperança, mas graças ao trabalho de seus militantes e sua liderança, tornou-se hoje o partido da presença, do futuro tornado realidade no presente. Um partido que fora gestado na oposição, para logo nascer e chegar ao poder com a vocação de reformá-lo, tornando-o democrático, eficiente e transparente. É com orgulho que nós jovens participamos e temos contribuído

O ESTERCO Isso aí é uma brincadeira. O que não é brincadeira, mas intolerável, é “O Globo” fornecer esterco, na coluna “Panorama Político” da edição de quarta, 4 de julho, para Lula e Dirceu plantarem uma nota vil como esta: - “O deputado federal Natan Donadon (PMDBRO) foi condenado pelo STF, em 28/10/2010, a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão. A sentença foi publicada em 28/4/2011. Os advogados de Donadon entraram com embargo declaratório em 14/5/2011. O ministro Dias Toffoli pediu vista em 6/12/2011 e o SFT adiou a votação marcada para 26/6/2012. Condenado, Donadon está solto e exercendo mandato na Câmara. Isso deve se repetir (sic) no julgamento do Mensalão, que começa em 2/8/2012”. Para o PT, o Supremo só vai acabar de julgar o Mensalão daqui a 2 anos.

www.sebastiaonery.com.br - sebastiaonery@ig.com.br

sentir em sua própria pele os problemas sociais e os grandes desafios de nossa época. Garantir sustentabilidade ambiental é o grande desafio da nossa geração. Simples: temos de incluir o meio ambiente no Pacto Social e compreender que qualquer agressão na direção do ecossistema é uma agressão em direção própria. Responsabilidade social é um meio, sustentabilidade, um fim. Enquanto nosso planeta fica mais urbano, nossas cidades precisam ficar mais inteligentes. n Secretário nacional da Juventu-

de do PSDB.

Os campeões dos negócios de Estado n Bruno

Lima Rocha

U

m pouco de teoria não faz mal a ninguém e ajuda acompreender nosso país. Estudos de máfia e da chamada economia bandida, típicos do espanto mundial diante da globalização transnacional capitalista nos apontam elos de força para o modus operandi da acumulação ilegal. Recorrendo a minha outra área de estudo, trago a categoria que descreve a expansão dos empreendimentos na China idealizada por Deng Xiao Ping. Deng gritou para os súditos: “enriqueçam” e isto ajudará a liberar as forças produtivas de mais valia a todo custo. Dentro deste universo cultural, a catego-

ria-chave é o chamado nexo político-criminal. Ao que parece, no Brasil, a forma de que uma empresa nova rompa um oligopólio historicamente constituído como o da construção civil e grandes obras públicas, também é esta. Para evitar mais incômodos legais, me atenho ao plano teórico, não sendo necessária muita imaginação para fazer a analogia. Imaginemos uma pessoa jurídica com ascensão meteórica, campeã nacional de contratos com o Estado, em distintos níveis de governo. Esta empresa aposta em todos os cavalos possíveis, não distinguindo legenda ou fidelidade partidária. Encara a relação dos titulares em exercício do poder executivo como uma network a ser tratada

O MENSALÃO O Governo, o Congresso, a Imprensa, Brasília e o país todo, preparamo-nos para assistir, um mês inteiro e talvez mais uns dias, à hora da verdade. Lula, na sua idiota arrogância, disse que o Mensalão iria “acabar numa farsa”. José Dirceu imaginou que o Mensalão terminaria como mais um de seus impunes lobbies bem-sucedidos e bem faturados. Enquanto espera, Brasília zomba do pânico do PT. Na hora em que a presidente Dilma comandava a substituição mensal da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na semana passada, e aqueles dois poderosos e impactantes “Mirages” da Esquadrilha da Aeronáutica mergulharam sobre a cabeça do povo assustado, arrebentando as paredes envidraçadas do Supremo Tribunal, imediatamente veio a explicação: - Os dois Pilotos são Lula e Dirceu tentando fazer sumir o Mensalão.

para o crescimento e a consolidação do partido. A juventude é o momento da existência de plenitude de recursos criativos, o que inclui um imenso potencial de mudança. O fato do jovem ainda não estar completamente inserido na estrutura do poder o faz um crítico feroz e um perfeito agente de transformação, capaz de construir o novo. São esses os jovens que estão empunhando bandeiras novas e legítimas em defesa dos excluídos e de valores como a vida e a paz, lutando contra a violência, a fome e outras mazelas de nossa sociedade. A juventude faz isso por

de forma proativa. Ou seja, investe em pretensos candidatos ou já em governos constituídos esperando uma alta taxa de retorno, por dentro e por fora, com ou sem rubrica. Até aí nenhuma novidade, pois esta suposta empreiteira opera como as demais de dimensão nacional. Bem, em se provando as conjecturas difundidas pela cobertura política, o nexo se daria na relação com um elemento-chave, flutuando entre a legalidade de fachada e o fornecimento de dinheiro com duvidosa origem e em fluxo contínuo. Para este sucesso, entra em campo uma relação óbvia, embora inconfessável. Como só por dentro do aparelho de Estado a concorrência é grande, é preciso complementar a ação

sistemática com operadores políticos consagrados (de arautos da moralidade a controversos governadores), espionagem política clássica (gravando evidências contra os sócios) e negócios diversificados, onde o caixa oficial (alimentado através de contratos de governo) se confunde com jorros de dinheiro de origem duvidosa. Este é o nexo político-criminal revelado nesta empreitada de negociantes arrivistas, curiosamente composto de campeões nacionais em negócios de Estado! Infelizmente, nada disso é necessariamente novo e tampouco será o último caso sobre o qual escreveremos laudas sem fim. n Cientista político e Jornalista www.estrategiaeanalise.com.br/ blimarocha@gmail.com

O Rio é carioca n TT Catalão

E

u - carioca confesso - o prazer de saber que muitos Rios nem sempre se habitam a mesma paisagem extraordinária. Eu - carioca confesso - a insistência em levar o Rio por onde ando por ser mais que um figurante da geografia: é preciso cultivar um Rio aberto, generoso, solar, solidário e tão belo quanto a sua natureza, para compartilhar. Eu - carioca confesso - que tenho em meu padrinho São Sebastião a força para suportar o martírio dos ataques: trânsito, corrupção, la-

vagem de grana, demagogia, ostentação de celebridades instantâneas, lixo, descaso, buraco, lama, deslizamentos de encostas, temporais, insegurança e frivolidades do descompromisso. Sei - carioca confesso - que o Rio não fica entre o mar e os túneis, o morro e as colinas, o point e o entorno, o subúrbio e o transbordo. Sei - carioca confesso - que mesmo distante o Rio não sai da gente por ser uma entidade além do berço. O Rio se mostra desde o nascimento. O Rio se doa a quem corresponde seu jeito. Mais que a paisagem do patrimônio da

Diretor-Presidente e Jornalista responsável: Paulo Antônio Carneiro Dias Editora: Jaqueline Gomes

D

humanidade mais Rio será pelo humano da fraternidade. Da gentilezza que gera gentilezzza. O ser cordial por vir do cárdio-coração, nem tanto por ser cordato submisso. Eu - carioca confesso – a fé que o martírio do padroeiro atue contra os maus tratos, cercado pelos sete lados, ao renascer todo dia. A cidade aprendeu com a natureza: existir é resistir, absorver os ciclos, revirar com elegância e fazer verso com a adversidade. Eu - carioca confesso - que a paisagem torna-se afetiva quando a gente faz do local de

iário de Petrópolis 57 anos

Uma publicação da PJ Editora e Gráfica e Jornalística Ltda

Preço do Exemplar 3ª a sábado R$ 1,20 Domingo R$ 1,80 Atrasado R$ 2,50

Assinatura Trimestral Petrópolis R$ 80,00 Rio e outros R$ 160,00

Assinatura Mensal Petrópolis R$ 28,00 Rio e outros R$ 56,00

Assinatura Semestral Petrópolis R$ 152,00 Rio e outros R$ 304,00

GPS, um lugar de memórias e reconhecimento. Viver um Rio nem tanto monumental, mas um Rio carinhoso de pequenos trajetos, amoroso onde a rima entre natureza e cultura alivia a dor do padroeiro iluminado e abençoa em amor o protegido carioca tão machucado. Eu - carioca confesso – um desejo: não há bem da humanidade sem o bem comum do humano. O carioca é o Rio! Como seria lindo o rio carioca rolar nas águas limpas de novo. n Jornalista, carioca de Pilares, há 46 anos em Brasília, onde foi buscar mais brasis.

Site: www.diariodepetropolis.com.br E-mail: redacao@diariodepetropolis.com.br

Diretoria 2246-3807 Assinatura 2246-3807 Publicidade 2237-7849 Classificado 2246-3807 Redação 2235-7165

Rua Joaquim Moreira 106 Centro - Petrópolis - RJ Cep 25.600-000 CNPJ 02.424.864/0001-66

ABRAJORI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNAIS DO INTERIOR

As opiniões emitidas em artigos assinados não representam, necessariamente, o pensamento do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Da mesma forma, as informações e opiniões nas colunas são de responsabilidade de seus titulares.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

3

cidade

Cláudio Vinicius tomará posse na Câmara na terça n  Vinicius Henter viniciushenter@diariodepetropolis. com.br

O fisioterapeuta Cláudio Vinicius, do PDT, assumirá uma cadeira na Câmara na próxima terça-feira, às 16h. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) notificou a Casa, determinando que Claudio Vinicius deve ser empossado no lugar de Marcelo Motorista (PR), cassado no fim de maio por infidelidade partidária após ter deixado o PDT em setembro do ano passado para ingressar no PR. Cláudio Vinicius recebeu 768 votos nas eleições de 2008, sendo o 62º candidato mais votado no pleito e o nono colocado da coligação PDT-PV, ficando com a sétima suplência. Do primeiro ao sexto suplentes da coligação, todos se desfiliaram de seus partidos, perdendo assim o direito de assumir uma cadeira no Legislativo. Foi o caso de Helinho (PV), Henrique Manzani (PDT), Borges (PV), João Luiz de Freitas (PV), Dr. Fernando Coelho (PV) e Mestre Índio (PDT). O presidente municipal do PDT, Nelson Sabrá, esteve ontem na Câmara e conversou com o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB). A procuradora do partido levou documento do TRE comprovando que Cláudio deverá ser empossado. - A posse do Cláudio Vi-

nicius traz uma lição, sobretudo para os políticos novos, de que é preciso respeitar as leis. Lamentamos a perda do mandato do rapaz (Marcelo Motorista), lamento mesmo, mas no partido não cabia outra providência. Foram 12 mil votos para uma legenda eleger um vereador. Ele teve 3,5 mil. Então fica claro que o mandato é do partido, não é do vereador – disse Sabrá, que, no entanto, reclamou da demora na convocação de Cláudio Vinicius. – A posse deveria ter sido em março, porque o processo estava pronto desde dezembro. Foi o primeiro processo a ser concluso pelo tribunal, mas não foi o primeiro a ser julgado. Cláudio Vinícius será o terceiro suplente de vereador a tomar posse na atual legislatura. No fim de 2010, o então vereador Roberto Naval, na época do PMDB, foi cassado sob a acusação de compra de votos nas eleições de 2008, em função dos dois centros sociais que levavam o nome dele. No lugar de Naval, assumiu o vereador Márcio Arruda (PMDB). Em janeiro de 2011, Silmar Fortes (PMDB) tomou posse no lugar de Bernardo Rossi (PMDB), eleito deputado estadual. Filiado ao PDT desde 1985, o fisioterapeuta Cláudio Vinicius trabalha hoje no Hospital Alcides Carneiro e em clínicas do Rio de Janeiro.

ETE Piabanha é inaugurada e irá atender 30 mil moradores A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Piabanha foi inaugurada na manhã de ontem. A nova ETE recebeu um investimento de R$ 7,5 milhões e irá tratar 11 milhões de litros de esgotos diariamente, beneficiando 30 mil moradores dos bairros Mosela e Bingen. Com mais esta estação, Petrópolis atualmente tem 77% de esgotos urbanos tratados, a segunda maior porcentagem do estado, perdendo apena para Niterói, de acordo com o instituto Trata Brasil. Esse é um fator que, segundo o prefeito Paulo Mustrangi, contribui acima de tudo para a saúde da população. - Essa parceria da Águas do Imperador com a prefeitura tem sido fundamental para a cidade. Toda essa tecnologia investida em saneamento básico com certeza terá um ótimo resultado na saúde pública – disse o prefeito. O vice-prefeito, Oswaldo da Costa Frias, lembrou do quanto o município vem avançando nesta questão. - Na época em que a Caempe era responsável pela água e o esgoto da cidade, apenas 25% da água era encanada, e o esgoto tratado era mínimo. Hoje nós alcançamos uma margem muito acima da média do estado, e isso é uma grande vitória para a população – disse o vice-prefeito. Na construção da ETE Piabanha, foram preservadas árvores originais do terreno e recuperada a vegetação da margem do rio. A unidade conta com uma estação meteorológica, que em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros irá emitir

Fotos: Alan Alonso

O diretor Márcio Salles Gomes, da Águas do Imperador, e o prefeito celebram a inauguração

alerta em caso de chuvas. Também há na unidade uma estufa para a produção de mudas de espécies nativas e reaproveitamento do lodo gerado no tratamento de esgoto para compostagem, além de um telhado ecológico acima dos tanques. - O lodo será utilizado para pesquisas. Manipulado adequadamente é possível dar um tratamento nobre a esse produto que é rico em nutrientes para as plantas. No telhado ecológico será feita a captação da água das chuvas, que será usada nos vasos sanitários e para regar as mudas ali existentes – explicou o diretor adjunto da concessionária Águas do Imperador, Márcio Salles Gomes. A economia de energia também é um fator existen-

te no local. A iluminação é de LED, que consome até 90% a menos de energia, e o sistema de aeração, que é utilizado por uma estação de tratamento pela primeira vez no Brasil, permitindo uma redução do consumo de energia de 30%. Outra tecnologia avançada empregada na redução do consumo de energia foi a MBBR, que também diminui o nível de ruído, odores e produção de resíduos. Ainda pensando na questão ecológica, foi construído um auditório com 30 lugares, onde 15 mil alunos que participam de programas educacionais receberão palestras ambientais. - Aqui eles vão ter um espaço adequado para compreender o funcionamento da estação – disse Márcio Salles

Gomes. Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna, todo esse investimento em preservação é um grande avanço para a cidade. - Esta estação, além do saneamento, está promovendo a educação ambiental. Sem dúvida, essa é mais uma conquista para Petrópolis – disse o secretário. De acordo com a concessionária, ainda este ano, as ETEs de Nogueira e Corrêas entram em operação, além dos biodigestores do Córrego Grande e Vila Rica, elevando o percentual de esgoto tratado para 85%. Uma estação no Vale do Cuiabá também está sendo construída. Em 2013 devem ser construídas as estações do Itamarati, Cascatinha, Itaipava e Pedro do Rio.

Câmara aprova diferenciação salarial entre fiscais da cidade Ascom CMP

n  Vinicius Henter

Membros do Comitê Petrópolis em luta durante o ato de ontem

Abaixo-assinado pede que Casa da Morte vire museu n  Vinicius Henter

O Comitê Petrópolis em Luta realizou ontem, das 12h às 18h30 um abaixo-assinado, no Calçadão do Cenip, reivindicando a desapropriação da Casa da Morte. Cerca de 300 pessoas tinham assinado o documento até às 16h. A proposta é para que o imóvel, onde funcionou um centro clandestino de tortura na Ditadura Militar, seja transformado em um museu da memória. Como explicou o coordenador-geral do comitê, Diego Grossi, a campanha é para pressionar o poder público e para conscientizar a população sobre a participação de Petrópolis na repressão do Estado aos militantes contrários ao regime militar. - As pessoas acham que a história de Petrópolis acabou com Dom Pedro, mas não é verdade. No dia 31 de março, aniversário da Ditadura Militar, realizamos

uma manifestação na rua para lembrar a participação de Petrópolis no regime com a Casa da Morte – disse Diego Grossi. Ele afirmou que o comitê continuará recolhendo assinaturas e ainda realizará uma nova manifestação, ainda sem data marcada. Na internet, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH-Petrópolis) já recolheu mais de três mil assinaturas pela desapropriação da casa. Diego Grossi defende que seja feita uma parceira entre os governos federal, estadual e municipal para a desapropriação do imóvel, já que a prefeitura alega não ter recursos para indenizar o proprietário da casa. A Casa da Morte funcionava na Rua Arthur Barbosa, 668, Caxambu, no início dos anos 1970. Estima-se que mais de 20 militantes tenham sido torturados na casa, e apenas uma, Inês Etienne Romeu, sobreviveu.

Dezenas de fiscais do município acompanharam ontem votação na Câmara de projeto de lei enviado pelo prefeito Paulo Mustrangi. Houve polêmica entre os fiscais, gerada por uma emenda enviada pela própria prefeitura que criou uma diferenciação salarial de cerca de R$ 400 a mais para os fiscais tributários e de obras. Os demais fiscais se manifestaram contra a emenda, mas foi aprovada pela Casa por 11 votos a dois. - Achei justo (o texto da emenda), porque essa diferenciação não é de agora, existe desde 1968. São fiscais com atribuições totalmente diferentes – disse o presidente da Associação dos Fiscais Tributárias e de Obras, Tácito Jerônimo de Souza. Os vereadores Thiago Damaceno (PP) e Silmar Fortes (PMDB) votaram contra a emenda. Eles argumentaram

Fiscais e vereadores em reunião na Sala das Comissões da Casa: falta de consenso entre a categoria

que o texto fere o princípio de isonomia. - Vou votar contrário porque defendo a isonomia, defendo a igualdade dos direitos. Que me desculpem os

fiscais da área tributária e de obras – disse Silmar. O projeto em si, aprovado pelos vereadores, regulamenta o adicional de produtividade dos fiscais – valor

acrescido ao salário dos profissionais. Antes de a emenda ser aprovada, os vereadores se reuniram com os fiscais para saber a posição dos dois grupos.

Fampe suspenderá as atividades A Federação das Associações de Moradores de Petrópolis (Fampe) suspenderá as atividades no período eleitoral, de 7 de julho a 8 de outubro deste ano. O presidente da federação, Lênin Ribeiro, e o secretário-geral, Alencar Lisboa, explicaram que a instituição continuará atendendo as associações para orientar sobre docu-

mentação e outras obrigações, mas não realizará eleições nas comunidades. A medida segue as exigências estabelecidas pela Lei nº 10.406 do Código Civil para as fundações de associações de moradores. - Nós suspendemos as atividades e liberamos os 12 diretores para que eles possam escolher o partido

ou o candidato que interesse. Nesses quatro anos de existência, conseguimos despartidarizar a Fampe. A gente discute políticas públicas e tentamos levar essa filosofia para as associações de moradores para que não se envolvam com políticas partidárias levando o nome da instituição – afirmou o secretário-geral.

Há aproximadamente 150 associações de moradores de diversos bairros de Petrópolis afiliadas à Fampe. - Na última eleição não houve conflito, por isso decidimos manter essa decisão. Desejamos a todos que façam o melhor pela cidade porque a nossa torcida é pelo município – afirmou o presidente da Fampe.


4

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

57 anos

Desculpa Semana passada citei vários nomes de políticos importantes que muito fizeram por Petrópolis. Esqueci de Sergio Fadel e Anna Maria Rattes. Fica aqui o pedido de desculpa. Anna foi deputada federal constituinte e Fadel foi prefeito.

O Repórter edyrraposo@ig.com.br

Edyr Raposo

Sem o direito de criticar, nenhum elogio é válido

SEXTA-FEIRA, 6 DE JULHO DE 2012

Rocambole A biblioteca infantil Rocambole, do Museu Imperial/Ibram, oferecerá uma programação especial para o mês de julho. Devido às férias escolares, uma parte das atividades será aberta não apenas a escolas agendadas, mas a todos os interessados.

Aniversariantes

Encontro da Maturidade

Esta semana está sendo de comemoração para os amigos e companheiros de trabalho Paulo Antônio Carneiro Dias, diretor-presidente do Diário de Petrópolis, meu querido patrão há mais de 30 anos, que aniversariou na última terça-feira, e a querida “fada” Andréa Lopes, assessora de comunicação da Câmara, que completa mais um ano de vida hoje. Aos dois os votos de muitas felicidades, trabalho e dinheiro no bolso!

Respeito Respeito é como água, limpa tudo que toca. Quando há respeito você pode ajudar a satisfazer a todos que encontra porque só existe a palavra "benefício" na mente. Respeito valoriza o espaço de cada um e permite que as pessoas cresçam no seu próprio tempo. Observa os altos e baixos sem perder o foco na singularidade. É como criar um caminho ao longo da vida onde você pode parar calmamente, olhar para trás, e só ver luz. (Brahma Kumaris)

Festival de música Os compositores petropolitanos já estão sem dormir. Isso porque vários candidatos encomendaram as músicas de campanha. Em breve os carros estarão circulando pelas ruas da cidade tocando as tais musiquinhas, uma mais linda que a outra.

Maionese de sol A campanha política está começando e com ela não vai faltar a maionese de sol. Para quem não sabe, é mais ou menos assim. O Candidato marca uma reunião em tal lugar, geralmente aos domingos. A mulherada acorda bem cedinho e faz logo a maionese e põe numa mesa do quintal esperando o candidato que marcou por volta das 12 horas. Mas, a verdade verdadeira é que ele chega após as 14 horas. Com isso, a maionese fica ao sol por várias horas. Deve ser ressaltado que político que nunca comeu maionese de sol não é político.

Paulo Antônio Carneiro Dias e Andréa Lopes são os aniversariantes da semana

Político sério Até mesmo o presidente da Alerj, Paulo Melo, subiu a Serra para participar da convenção do PMDB. Antes de qualquer coisa este colunista deixa bem claro que Paulo Melo é amigo do peito e irmão camarada. É um político da mais alta categoria. Paulo é o monstro sagrado da Região dos Lagos. Começou do nada, não teve nem chance para estudar. Hoje, depois de vários mandatos como deputado estadual é o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Devolução A Prefeitura de Petrópolis devolveu o prédio dos Correios, situado a beira da BR-040, no bairro Fazenda Inglesa para a administração do órgão federal. O espaço foi utilizado para abrigar as famílias que perderam suas casas nas chuvas de 2011 e contou com administração da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). Na época, o prefeito Paulo Mustrangi e o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro assinaram um convênio para utilização do espaço.

Direitos Autorais Registro de Músicas Livros Eventos Culturais Agente: Domingos Capistrano Operando no Mercado a 32 anos

Tels.: (24) 2237-3210 (24) 9832-0327 Petrópolis - RJ (22) 9907-4947 Cabo Frio - RJ

O já tradicional Encontro da Maturidade de Petrópolis, que oferece serviços e muita diversão para o público idoso da cidade, já tem data e local para acontecer. Será no próximo dia 22 de julho no Esporte Clube Magnólia, no bairro Bingen. O evento é organizado pelo Projeto Maturidade, coordenado pela radialista Silvana Coelho, que há 15 anos desenvolve ações em prol da terceira idade. “É um projeto itinerante, já esteve duas vezes no centro histórico de Petrópolis e no bairro Quissamã. Agora vamos levar o encontro para os moradores do Bingen”, comenta Silvana.

Nova sede Foi inaugurada a nova sede da Secretaria de Segurança Pública, na Rua Dr. Sá Earp, nº 39. O local tem cerca de 450m² de área construída onde também vai funcionar a sede do GGI-M, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com a central de videomonitoramento, que está sendo implementada. Além disso, o espaço também vai abrigar os setores de teleatendimento e as salas de situação, crise e o observatório.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

5

cidade

Entregue a 1ª etapa de reformas do HMNSE Fotos: Alan Alonso

Veículos vindos da Baixada Fluminense são os mais criticados

Passageiros reclamam de ônibus malconservados Para os usuários das linhas Petrópolis/Nova Iguaçu, as condições dos ônibus não são das melhores. De acordo com Edson Chagas Mendonça, que diariamente utiliza essa linha para seguir para o trabalho, a situação está difícil e o valor cobrado não é compatível com o serviço oferecido. Indignado com o estado do ônibus, Edson encaminhou fotos para o jornal mostrando um pouco o que passa todos os dias. Ele afirma que não são apenas os assentos em más condições, por isso, destaca outros problemas. - Está difícil aguentar o preço e as condições dos ônibus da Única e Fácil que fazem a linha Nova Iguaçu/ Petrópolis. Além da falta de manutenção e muita sujeira, é constante a presença de

insetos – declarou. Já a nutricionista Ana Alice Santos que todos os dias faz a viagem Petrópolis/Caxias afirma que o problema também está na falta de educação de alguns usuários. - Os ônibus (que vão para Caxias) não são do mesmo padrão dos que vão para o Rio, mas as pessoas também rabiscam os bancos, mas o ônibus está inteiro – afirmou. Em relação aos veículos utilizados para o Castelo e Rio de Janeiro, durante o período em que a equipe do Diário esteve no desembarque de passageiros no Quitandinha, os usuários afirmaram que os veículos estão novos e em perfeito estado de conservação. A equipe ligou para a empresa, mas foi informada de que a pessoa responsável estava no Rio de Janeiro.

Polícia recupera carros roubados Na noite de sábado a Polícia Militar recebeu a informação de que um Voyage e um Siena teriam sido roubados. O roubo dos carros aconteceu na Mosela, próximo ao estádio do Serrano. Os veículos foram avistados por duas guarnições da PM, que iniciaram uma perseguição por volta das 22h45. O Voyage foi abandonado na pista de descida BR-040, e recuperado pelos policiais. Os PM pararam para revistar o veículo, enquanto uma viatura continuou a perseguição em

busca do Siena. No entanto, o segundo veículo entrou na área de Duque de Caxias, em uma localidade conhecida como Cantão. Foi feito o pedido de apoio à guarnição de Xerém, mas após buscas no local, o automóvel não foi localizado. O Voyage foi levado à 105ª Delegacia de Polícia, onde M. S. G., proprietário do veículo estava, porém a recuperação do veículo foi tão rápida que Marcos ainda nem havia registrado a ocorrência.

Fogo em lixeira na rodoviária A fumaça próximo à Rodoviária Imperatriz Leopoldina (Terminal de Transbordo do Centro) assustou os passageiros dos ônibus e pedestres que circulavam pelas ruas do Imperador e Dr. Porciúncula

na noite de ontem. Um cigarro aceso pode ter provocado fogo na lixeira, instalada no local. Foi preciso chamar uma equipe do Corpo de Bombeiros para apagar o incêndio. Ninguém ficou ferido.

Alunos no “Festival vai à Praça” O 12º Festival de Inverno promovido pela Dell’Arte vai contar com a participação especial dos alunos da rede municipal de ensino no evento “Festival vai à Praça”, marcado para o próximo domingo, 8 de julho, a partir das 10h, na Praça da Liberdade. Mais de 100 estudantes participarão da ação. A programação contará com a apresentação da Banda Marcial das escolas Johann Noel, do Coral do Programa

Mais Educação da Soroptimista, da Orquestra de Flauta Mirim da Amélia Antunes Rabello, da turma de dança de Rua da Johann Noel, do Coral Voz Imperial do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, do Coral Juvenil João Carlos da Lúcia de Almeida Braga, do grupo de dança do Programa Mais Educação da Ana Mohammad e do coral do Colégio Gunnar Vingren de Petrópolis.

Sesi inscreve para colônia de férias O Sesi Petrópolis vai garantir muita diversão para a garotada, com a colônia de férias de inverno. A programação, entre os dias 16 e 27 de julho, é voltada para crianças e adolescentes entre 4 e 12 anos. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados das 9h às 15h diretamente no Sesi, na Avenida Barão do Rio Branco, 2.564. É preciso apresentar atestado médico liberando para atividades aquáticas e recreativas, cópia da certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF do responsável. e uma foto 3x4, Há, ao todo, 80

vagas. São 20 para crianças de 4 a 6 anos, 30 para crianças de 7 a 9 anos, e 30 para crianças de 10 a 12 anos. A programação, que será desenvolvida diariamente das 13h às 18h, prevê atividades de iniciação esportiva, recreação e oficinas de tênis de mesa e de tênis de campo. Inspirado no tema sustentabilidade, o Sesi promoverá também uma oficina de brinquedos recicláveis, onde as crianças vão aprender a criar brinquedos com garrafas PET e outros materiais recicláveis. É possível obter informações pelos telefones 0800 0231 231 ou (24) 2237-6136.

O prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado da secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, entregou nesta quinta-feira, dia 05, a primeira etapa da reforma do Pronto Socorro do Hospital Municipal Nélson de Sá Earp, que inclui a enfermaria masculina, com oito novos leitos, o consultório odontológico para atendimentos de emergência e a farmácia para entrega de medicamentos, ambas com funcionamento 24 horas. Em seu discurso, Mustrangi falou que “é possível dar condições dignas de trabalho aos médicos e tratamento de qualidade à população na rede pública de saúde. Acredito em oferecer o melhor aos petropolitanos e estamos trabalhando para isso”, declarou o prefeito. A reforma e ampliação da unidade contemplam ainda a enfermaria feminina, que também contará com oito leitos, melhorias na recepção, copa, psiquiatria, ala de ortopedia e salas de imagem. Todos os setores estão sendo remodelados e modernizados. Os outros setores do hospital também serão beneficiados com nova pintura e reparo. A intervenção prevê ainda a recuperação elétrica, hidráulica e a troca da rede de gases medicinais. Mas as melhorias não se restringem apenas à

parte física da unidade: o HMNSE também está recebendo, por meio de emendas parlamentares, mobiliário novo, como camas, biombos, entre outros, e equipamentos como monitores, raios x portáteis e ultrassom. A obra,

iniciada em outubro de 2011, visa a oferecer mais qualidade no atendimento, além de gerar mais conforto aos pacientes, um compromisso do prefeito Paulo Mustrangi com a população. Funcionário há 25 anos do hospital, o encarregado de

transporte Valter Hang diz nunca ter visto uma intervenção desse tipo. - Está na qualidade de hospital particular. O nível é muito elevado e é a população quem ganha com isso. Estou emocionado - declarou.

Prefeito também visitou o Pronto Socorro Leônidas Sampaio Durante a tarde, o prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado da secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, visitou as dependências do Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra, que acaba de ser reformado e recebeu novos equipamentos para o atendimento emergencial. A unidade médica ganhou piso novo e pintura interna e externa, além de ser contemplada com novos mobiliário e aparelhos de monitoração, como respiradores, oxímetro e aparelho de eletrocardiograma. A fim de complementar os atendimentos, o Pronto Socorro também conta agora com um aparelho portátil de raio X e três carros de emergência, munidos de desfibriladores - um para a ala masculina, outro para a feminina e o terceiro exclusivo para o atendimento pediátrico. Todo este investimento irá otimizar a emergência da unidade. Ao constatar as melhorias, o prefeito Paulo Mustrangi teve a oportunidade de conversar com a equipe de profissionais que atuam na unidade, que manifestou satisfação com as intervenções, principalmente com os novos equipamentos.

- Nosso aparelho de eletrocardiograma sempre apresentava problemas. Agora temos um novo aparelho. Os respiradores também já estavam obsoletos”, contou Cátia Santos, enfermeira. A comunidade também aprovou as melhorias na unidade de saúde. “O que é feito em benefício da população é sempre bem feito - disse Sueli Azevedo, a “Tita”, representante da Associação de Moradores do Alto da Serra. O prefeito Paulo Mustrangi recordou que no início de seu governo, boatos sobre o fechamento do pronto socorro deixaram a comunidade do Alto da Serra bastante abalada. - Boatos infundados sobre o fechamento da unidade circularam por toda a cidade. Não só mantivemos a unidade funcionando, como estamos melhorando as instalações e equipando o pronto socorro para prestar um serviço de qualidade. É preciso pensar a política pública em longo prazo. Estamos reestruturando nossa rede para melhorar a saúde - disse. O prefeito agradeceu ainda a equipe do Pronto Socorro do Alto da Serra pelo serviço prestado à população.

Lâmpadas incandescentes começam a ser substituídas pelas fluorescentes Desde o último sábado (30/06) a fabricação de lâmpadas incandescentes com mais de 101 Watts está proibida no Brasil. Aquelas que estão em estoque deverão ser vendidas até o dia 31 de dezembro. Já as de 60 Watts, que são as mais usadas, deixarão de ser fabricadas em junho de 2014 e terão que deixar de ser vendidas até junho de 2015. Aos poucos o consumidor terá que trocar as tradicionais lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que custam em média quatro vezes mais. No entanto, as lâmpadas fluorescentes apresentam uma durabilidade de 6 a 8 vezes maior, e geram uma grande economia de energia. Elas consomem de 75% menos, já que convertem uma média de 50% a 85% da energia que utilizam em luz, contra uma média de apenas 5% a 10% nas incandescentes. Para alguns comerciantes, a mudança não irá causar grande impacto na rotina atual das vendas, visto que os consumidores têm se conscientizados cada vez mais sobre a relação de custo-benefício da compra das lâmpadas fluorescentes. É o que contou Felipe Fernandes, gerente em uma loja de mate-

Jorge Luiz disse que as lâmpadas de LED ainda têm pouca saída

riais elétricos. - Nos últimos anos as vendas das lâmpadas incandescentes caíram em torno de 80%. Acho que mesmo sem essa proibição, a tendência já era que elas saíssem do mercado. As pessoas procuram muito mais as fluorescentes por causa da durabilidade que elas têm – disse Felipe. O vendedor em outra loja, disse que as incandescentes são procuradas em sua maioria por idosos. - Normalmente são pes-

soas com mais de 50 anos. Talvez pelo costume, já que as fluorescente vêm ganhando espaço no mercado há um tempo relativamente pequeno – disse Guilherme de Souza. Outra opção de economia de energia são as lâmpadas de

LED, que timidamente vêm chegando às lojas. Elas economizam até 90%, mas seu preço é em torno de 10 vezes mais caro do que o das incandescentes. Em uma das lojas visitadas pelo Diário, encontramos uma lâmpada de LED custando R$ 17,50. Em outro estabelecimento, o produto que além da iluminação, fornece a comodidade de ser operada por controle remoto e ser recarregável sai por R$ 39. - As lâmpadas de LED ainda têm uma saída muito pequena devido ao seu preço. Mas acredito que com o tempo o preço deve cair, e os benefícios que ela oferece devem atrair mais os consumidores – disse Jorge Luiz Carvalho que proprietário de uma das lojas pesquisadas. Compare na tabela a diferença de preço de lâmpadas de luminosidade equivalentes em diferentes estabelecimentos.

LOJA

INCANDESCENTE

FLUORESCENTE

Liga e Desliga

R$ 2,00

R$ 10,50

Casa Olímpica

R$ 1,70

R$ 8,50

Disran

R$ 2,30

R$ 7,80

Gasolina compensa mais do que o etanol Estamos no período da safra da cana de açúcar, o principal componente na fabricação do etanol, logo o esperado era que neste período o combustível ficasse mais barato. No entanto, atualmente o abastecimento com álcool só está valendo a pena em apenas três estados do Brasil: Goiás, Mato Grosso e São Paulo. A colheita da cana-deaçúcar nos últimos dois anos foi afetada pelo clima, fazendo com que o preço do etanol permanecesse alto. Desta forma, continua sendo mais vantajoso abastecer com gasolina, que tem permanecido com seu preço estável nos últimos cinco anos, devido a intervenções do governo que não permitiram que a variação do barril de petróleo chegasse ao consumidor. Mesmo assim o governo

Arquivo

Os motoristas petropolitanos ainda estão preferindo abastecer seus veículos com gasolina

afirma que tem estimulado a produção do etanol, já que os impostos sobre o álcool é bem menor do que as taxas sobre a gasolina. Nos postos de combustíveis de Petrópolis a variação continua quase imperceptível, sendo vista apenas em um dos postos pesquisados, com R$ 0,05 de queda no preço da gasolina. Veja a tabela:

Postos

Gasolina

Etanol

Shell Coronel Veiga

R$ 2,94

R$ 2,39

Petrobras Coronel Veiga

R$ 2,99

R$ 2,39

Sem Bandeira Coronel Veiga

R$ 2,89

R$ 2,19

Shell General Rondon

R$ 2,89

R$ 2,29

Shell Bingen

R$ 2,89

R$ 2,39

Sem Bandeira Bingen

R$ 2,79

R$ 1,99

Ipiranga 13 de Maio

R$ 2,99

R$ 2,38


6

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

cidade

CPTrans adia licitação dos radares para o próximo dia 20 Marilene Vieira é diretora da escola e mora próximo ao local

Pinheiro ameaça segurança de crianças no Vila Felipe Um pinheiro vem ameaçando a segurança das crianças da creche Xodozinho, que fica na Rua Juvenal Amaral, no bairro Vila Felipe, pois está prestes a cair. Segundo a moradora da via e diretora da escola, Marilene Viera, nos últimos anos vem tendo redução no número de matrículas devido ao problema. O local tem cerca de 70 alunos. A árvore pertence a uma residência vizinha, do outro lado da rua. A diretora diz que em dias de vento forte a situação fica pior. - Fico com medo, pois a árvore enverga de uma forma que parece que vai quebrar e cair no telhado da escola e de minha residência, que fica logo atrás - disse. Marilene, que mora há 26 anos no bairro, contou que pais de alunos avaliam negativamente a segurança da creche por causa da árvore. - Sempre tenho problemas. Virou uma reclamação constante e perdi o sossego, pois eles solicitam que sejam tomadas providências. Muitos evitam mandar as crianças para o colégio em dias de forte ventania e chuva - contou.

A diretora diz que já entrou em contato com a prefeitura e a Defesa Civil. - Vários órgãos já estiveram no local e nada resolvem, não sei mais o que fazer. Os pais têm razão em proteger seus filhos, mas eu não posso garantir este tipo de segurança porque até eu fico com medo - disse. Além de acionar autoridades, Marilene já conversou com a moradora da residência em que o pinheiro se encontra. - Já conversei com a dona da moradia, que também estava presente no dia em que a Defesa Civil esteve aqui, e ela permitiu que retirassem a árvore, mas nada foi resolvido - garantiu. A Defesa Civil de Petrópolis informa que nenhuma solicitação referente à vistoria de pinheiro na Rua Juvenal Amaral, no bairro Vila Felipe, foi realizada até o momento. A Defesa Civil pede que o morador entre em contato pelo número 199, e solicite o cadastramento da vistoria. Para isso, a solicitante deverá apresentar apenas os dados da ocorrência e o telefone fixo para contato.

A licitação dos radares, marcada para hoje, foi adiada para o dia 20 de julho. De acordo com a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), o motivo foi um ofício de esclarecimento protocolado na sede da companhia na última quarta-feira (4), já respondido. A concorrência pública nº 01/2012 trata da contratação da empresa que passará a operar 34 radares eletrônicos na cidade. - Apesar de termos sanado as questões levantadas pelo protocolante, é necessário que o ofício seja encaminhado a todas as 20 empresas que adquiriram o edital antes que o certame seja realizado. Como não haveria tempo hábil para cumprir essa formalidade, tivemos de adiar a reunião de concorrência em duas semanas, para que todos estejam cientes - explicou o presidente da CPTrans, Rosano Kronem-

berger. Após a licitação, serão instalados 28 radares ativos e seis inativos, que farão o rodízio. Locais como a Avenida Barão do Rio Branco, Estrada União e Indústria, ruas Monsenhor Bacelar, Washington Luiz, Avenida Ipiranga, Estrada do Samambaia e Estrada José Carneiro Dias passarão a contar com a fiscalização eletrônica. Até dezembro de 2010, Petrópolis contava com radares em funcionamento no município. A partir daquele mês, os equipamentos foram desligados por causa do processo de licitação realizado na administração passada que foi investigado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Ministério Público. Para garantir a volta do sistema, a companhia precisou abrir um novo processo de licitação, que já foi adiado por três vezes, sendo a anterior

Ao todo serão instalados 28 radares ativos e seis inativos

em 16 de abril e a primeira em 5 de março, cujo motivo foi as exigências feitas pelo TCE, que sugeriu à CPTrans

estabelecer, no edital, critérios de reajustamento de preços e o cronograma físico-financeiro da execução contratual.

Neylor recebe melhorias na pavimentação A Prefeitura de Petrópolis vem realizando diversas melhorias na Comunidade do Neylor, no Retiro. Na última terça-feira (03/07), a Secretaria de Obras iniciou a instalação de corrimãos em servidões, alargamento de uma via para facilitar o fluxo de veículos e o asfaltamento em dois trechos do bairro: um próximo à quadra de esportes – que também passará por reformas na estrutura e

iluminação - e outro na Servidão Ferreira Barcellos, nas proximidades do ponto final do ônibus. Mais de 120 toneladas de asfalto serão utilizadas em cerca de 300 metros lineares com o objetivo de padronizar o pavimento e melhorar a acessibilidade dos pedestres e veículos que transitam diariamente pelo local. De acordo com o prefeito Paulo Mustrangi, o governo muni-

cipal vem promovendo, ao longo dos cinco distritos, importantes melhorias no que diz respeito à pavimentação. - Sabemos da importância dessa obra para os moradores do Neylor e continuaremos nossos trabalhos aqui e em outros bairros. Paralelamente, estamos trabalhando no asfaltamento de mais de 1,3 quilômetros (nove mil metros quadrados), em Nogueira. Desde que

assumimos a prefeitura, em 2009, diversas regiões foram contempladas e algumas merecem destaque como o asfaltamento de ruas do Bairro Esperança, Estrada das Arcas, Independência, Fonseca Ramos, Castelânea, Quissamã, Itamarati, Cascatinha e Valparaíso - disse Mustrangi, que acrescentou. - O bemestar e a segurança são compromissos essenciais firmados com as comunidades.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

7

cidade

PMP reinaugura escola no distrito da Posse A comunidade da Posse comemorou com entusiasmo a entrega das obras e dos 280 netbooks do Programa Petrópolis Inteligente aos alunos matriculados do sexto ao nono ano da Escola Municipal Beatriz Zaleski na tarde da última terça-feira (3). Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a presença do prefeito Paulo Mustrangi, do vice-prefeito Oswaldo Costa Frias, da secretária de Educação, Cláudia Quintanilha, do secretário de Obras, Stênio Nery, do vereador Samir Yarak e de lideranças comunitárias. O nome da escola foi dado como forma de homenagear a filha já falecida da Condessa Gerda, que morou na Posse, e, nascida na Polônia, era considerada um exemplo de amor e solidariedade ao próximo, já que atuou na Cruz Vermelha durante a 2ª Guerra Mundial. A unidade atende 437 alunos matriculados em dois turnos, distribuídos em 14 turmas, da Educação Infantil com quatro

e cinco anos de idade até o 9º anode escolaridade do Ensino Fundamental. A prefeitura executou a reforma e ampliação da escola com a construção de uma cozinha e um depósito para a merenda, ampliação dos banheiros utilizados pelos alunos, um amplo salão para atender as atividades dos projetos, construção de um anexo com duas salas e dois banheiros para atender as turmas de Educação Infantil, calçamento do pátio e pintura externa e interna do prédio. - É com uma emoção imensa que entrego essas obras na Posse, comunidade do meu amigo Oswaldo da Costa Frias. Poucos têm a dignidade deste homem, que é um exemplo de lealdade e virtude dentro da política - exaltou Mustrangi no início do seu discurso. O prefeito também descreveu algumas das conquistas para o distrito dentro do seu governo. - Antes do meu gover-

no, a Posse não tinha rede de tratamento de esgoto e, agora, tem a ETE. Com isso, Petrópolis partiu para o índice de 85% de tratamento de dejetos, uma das únicas cidades do país com esse percentual. Também estamos promovendo a reurbanização de todo o centro da Posse, além de inauguramos um Centro de Educação Infantil. Também quero aproveitar para parabenizar a comunidade pelas conquistas e às professoras dessa unidade pelo carinho pelas crianças. Tenho orgulho de dizer para vocês que estou investindo mais de R$ 25 milhões nos salários dos professores, graças ao PCCS. Essa revolução na educação foi um compromisso que assumi com os servidores que, hoje, ganham o dobro do que paga o piso nacional do magistério. Aproveitem educadores e crianças, a escola e os nets são de vocês – disse Mustrangi. O vice-prefeito, Oswaldo Costa Frias, agradeceu o empenho do prefeito em transfor-

mar a Posse em um distrito tão reconhecido quanto os bairros mais próximos do Centro. - A Posse mudou. Nunca tinha recebido tantas obras. É muito bom fazer parte de um governo que se preocupa com os distritos e o crédito temque ser dado a quem merece. Ninguém olhava para a Posse e, agora, temos estaçãode tratamento de esgoto, creches e escolas de primeiro mundo - afirmou Oswaldo Costa Frias. A secretária de Educação aproveitou o encontro para lembrar a importância da diretora da escola, Maria de Lurdes Carvalho para a comunidade. - É um orgulho para a rede contar com uma profissional tão dedicada, que educa com amor e respeito. Depois de 40 anos, essa escola passou por uma reforma, tão requisitada pela comunidade. Além disso, estamos entregando os netbooks para essas crianças que têm o direito de ter acesso às informações. Obrigada

prefeito pela preocupação com os professores, crianças e com a comunidade - apontou Cláudia Quintanilha. O vereador Samir Yarak também agradeceu os investimentos. - Como vereador, quero agradecer ao prefeito pela excelência na gestão e por todos os investimentos feitos na Posse - disse. Investimentos também no contraturno Neste ano, os alunos da Escola Municipal Beatriz Zaleski começaram a participar de alguns projetos do Governo Federal, implantados pela Secretariade Educação de Petrópolis, como o Programa Mais Educação, dirigido aos alunosdos 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com atividades complementares no contraturno como judô, banda fanfarra, cineclube, futsal, letramento e matemática. Além disso, os alunos têm acesso ao Projeto Saúde Bucal, Família na escola, Mala

Literária e Projeto Água – preservação ambiental. mais de seis mil netbooks ENTREGUES Os nets foram programados com conteúdos pedagógicos que auxiliarão os estudantes e professores na rotina escolar. O projeto chamado ProUca, foi criado a partir do Decreto Federal, nº 7243, de 26 de julho de 2010, editado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inserido no programa Federal de Inclusão Digital. Os netbooks já foram entregues nas escolas municipais Johann Noel, Rubens de Castro, Josemar Contage, Bataillard, Loteamento Samambaia, Salvador Kling,Fábrica do Saber, Jamil Sabrá, Vereador José Fernandes da Silva, Rosemira deOliveira Cavalcanti, Liceu Professor Cordolino Ambrósio, Campus I e II, LiceuCarlos Chagas e Beatriz Zaleski. No primeiro lote de entregas dos netbooks foram selecionadas 29 escolas.

enquete Como é a coleta de lixo na sua rua? Fotos: Alan Alonso

Michel Alves, 39 anos, consultor de vendas. -Apesar de morar em prédio, a coleta da minha rua é deficiente, porque após a coleta do síndico, o lixo fica dias na lixeira da rua.

Leandro Israel de Oliveira, 27 anos, vendedor externo. -A coleta é bastante deficiente, moro na Barão do Rio Branco e o problema é evidente, chega a feder.

Wilson David, 59 anos, aposentado. -É muito boa. O lixo é recolhido com frequência, apesar de achar que isso acontece porque eu moro no centro.

Ciro Xavier, 83 anos, aposentado. -Boa. Umas das poucas ruas que não vejo alguém reclamar. Acho que deveriam ter este cuidado com toda a cidade.

INSPIRANDO C U L T U R A 6 A 29 DE JULHO

PETRÓPOLIS TERESÓPOLIS NOVA FRIBURGO

6/7, 6a

7/7, Sáb.

7/7, Sáb.

Música

Música

Artes Visuais| Palestra

SESC Quitandinha Teatro

22h30

SESC Quitandinha Salão Social

7/7, Sáb.

7/7, Sáb.

8/7, Dom.

Teatro | Infantil

Teatro | Infantil

Música

21h

16h

Alceu Valença Canta Luiz Gonzaga 20h

Canastrões SESC Quitandinha Teatro

JORGE AMADO (1912-2001)

Maura Moraes, 56 anos, arquiteta. -Ruim. Agora que resolveram colocar uma lixeira no início da minha rua é mais um motivo para eles não irem até o final.

Alan Alonso

100 anos Gonzagão - Palestra com Banda de Pífanos Beatriz Milhazes de Caruaru com e Luiza Interlenghi 18h Castanha e Caju SESC Quitandinha Café Concerto

Macunaíma SESC Quitandinha Salão de Convenções

Encontro Brasileiro de Acordeom 18h

SESC Quitandinha Teatro

Atividades e atrações gratuitas ou a preços populares.

Confira a programação completa no site www.festivaldeinvernosescrio.com.br SESC Quitandinha - Av. Joaquim Rolla, 2 - Petrópolis | Tel.: (24) 2245-2020. Venda de ingressos na bilheteria das Unidades participantes. Confira no site do Festival outros pontos de venda. Verifique a classificação indicativa das atividades e atrações. Serão vendidos ingressos apenas para os espetáculos da semana vigente. Pagamento em dinheiro, cartão de crédito e débito (Visa e Master). A venda será limitada a 2 ingressos por CPF e ilimitada apenas para a programação Tamanho Família.


8

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

CIDADE

AVISOS E EDITAIS

sexta-feira, 6 DE juLho de 2012

Missa 7º Dia

Chuva no fim de semana

Mauro Carrano e Castro

ESPOSA, FILHOS E FAMILIARES AGRADECEM O CARINHO RECEBIDO E CONVIDAM PARA A MISSA DE 7º DIA, NA CAPELA DO COLÉGIO SANTA ISABEL, ÀS 17:00 HORAS DO DIA 07 DE JULHO (SÁBADO). www.diariodepetropolis.com.br

Desde o início da semana, Petrópolis vem registrando dias ensolarados e até quentes, mas, para este fim de semana, o inverno parece que não vai dar trégua por aqui, pelo menos segundo a agência Climatempo. A previsão é que não chova apenas nesta sexta-feira, quando as temperaturas ficam entre 11ºC e 24ºC. O dia terá sol entre algumas nuvens. No sábado as temperaturas permanecem as mesmas, o sol aparece entre muitas nuvens e com pancadas de chuva à noite. No domingo, a máxima cai, fica em 19ºC e a mínima 13º, também chove no fim da tarde e durante a noite.

Distrito da Posse ganhará novo conjunto habitacional O prefeito Paulo Mustrangi visitou nesta semana as obras do governo municipal para a construção do Conjunto Habitacional Silveira da Motta, no distrito da Posse. O terreno foi desapropriado pelo governo municipal e conta também com recursos do Estado e da União. No local serão construídas 144 unidades habitacionais, sendo 72 gerenciadas pelo município e outras 72 administradas pela Companhia Estadual de Habitação - RJ (CEHABRJ). O início da construção estava previsto para janeiro

de 2011, mas não ocorreu devido ao atraso na execução do serviço de aterro, operado pela Companhia Estadual. “Esse terreno foi desapropriado com recursos municipais e aqui temos uma parceria vitoriosa com os governos estadual e federal. São essas ações que beneficiam a população e tenho certeza que aqui muitas famílias serão felizes”, disse Mustrangi. As novas unidades ficarão divididas em 12 blocos, segmentados em três pavimentos. Em cada andar

serão quatro apartamentos. Cada um deles estará composto por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Destas unidades, 12 foram construídas para atender portadores de necessidades especiais. O conjunto abrange estacionamento com 144 vagas de automóveis. A infraestrutura inclui drenagem pluvial, esgotamento sanitário, biodigestor, rede de abastecimento d’água, iluminação pública e pavimentação das vias internas, além de sistema contra incêndio.

AVISOS E EDITAIS

SEPULTAMENTO quinta-feira, 05-07-2012 Cemitério Municipal Milton Macedo, 85 anos, Carangola, 11h Alcino Marques, 91 anos, Castrioto, 11h Braz Paulino Teixeira, 67 anos, Morin, 11h Aroldo do Vale Miguez, 47 anos, Itaipava, 15h Reynaldo David Coelho, 73 anos, Carangola, 16h30 Lúcia Menezes da Silva, 67 anos, Duarte da Silveira, 16h30 Cemitério de Itaipava Maria Isabel Viera da Silva, 63 anos, Posse, 16h30 OBS. AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO FORNECIDAS AO DIÁRIO POR FUNCIONÁRIOS DAS SECRETARIAS DOS CEMITÉRIOS,

Cartório de 3º Ofício de Petropolis

Tabeliâo de Protesto

R. do Imperador, 1017 / 1021 - Centro - Petropolis - RJ Telefone: 22420565

Tabelião

Cep. 25620-003

22426363

Listagem de titulos enviados para Edital em em 06/07/2012

Há 30 anos era publicado Em sua edição número 2.427, de 06 de julho de 1982, uma terça-feira, o DIÁRIO publicou os seguintes destaques:

Acham-se registrados neste cartório, conforme lei 9.492/97 Art. 15 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, para serem protestados os títulos de responsabilidade de : Sacado

CNPJ/CPF

JONATAS CARLOS DA CRUZ

103.349.697-94

RUA 24 DE MAIO,680 Copia Duplicata Mercantil por Indicação Vencto:

15/06/2012

Emissão:

Cheque Administrativo: Custas :

09/06/2011

107,43

Total:

MAX LIVIO COM DE MAT CONSTRUCAO LTDA

Valor: 307,43 13.972.192/0001-40

RUA TREZE DE MAIO,232 Copia Duplicata Mercantil por Indicação Vencto:

27/06/2012

Emissão:

Cheque Administrativo: Custas :

122,23

16/04/2012 Total:

NATALIA VASQUES DE SANSON CABR

Valor: 1.120,73 108.175.627-61

RUA MOSELA,1919B Copia Duplicata Mercantil por Indicação Vencto:

15/06/2012

Emissão:

Cheque Administrativo: Custas :

113,35

11/04/2012 Total:

PELITE COM. INDUSTRIA DE ROUPAS LTDA

Valor: 393,35

BANCO ITAU SA

10.343

- Com um em enterro simbólico de Telê, griEDAPA ESCOLA A C D A A LTDA 04/07/2012 09:20:00 tando palavrões e, no caso EDAPA ESCOLA A C D A A LTDA da maioria, recusando-se a 200,00 Número: 0000027787 Pagamento A 09/07/2012 09:20:00 sair de casa, o petropolitano igualou-se ontem a todo o BANCO DO BRASIL SA 10.410 povo brasileiro, no inconforJOBINVEST FOMENTO MERCANTIL LTDA 04/07/2012 14:29:00 mismo pela derrota do Brasil R.A.FERNANDES MAT.P/CONST 09241980000199 998,50 Número: 2245C diante da Itália, por 3 X 2. Pagamento A 09/07/2012 14:29:00 ‘Brasileiro não sabe perder’, disse uma senhora, quando BANCO ITAU SA 10.345 EDAPA ESCOLA A C D A A LTDA 04/07/2012 09:20:00tentava afastar os filhos dos EDAPA ESCOLA A C D A A LTDA palavrões cada vez mais 280,00 Número: 0000038936 Pagamento A 09/07/2012 09:20:00 pesados que eram dirigidos ao técnico. 10.424

ROVITEX INDUSTRIA E COMERCIO DE MALHAS LTDA ROVITEX INDUSTRIA E COMERCIO DE MALHAS

Copia Duplicata Mercantil por Indicação 25/06/2012

Protocolo

BANCO DO BRASIL SA

01.274.222/0001-65

RUA AURELIANO COUTINHO, 136 Vencto:

Portador/Cedente/Sacador

Emissão:

15/02/2012

Valor:

VOLTA, CANARINHO

LTDA 3.104,18

Número:

04/07/2012 14:29:00

DECEPÇÃO

A115238516

- O derrota do Brasil ontem, inesperada e surpreBANCO ITAU SA 10.353 PONTO TERRAPLANAGEM E CONSTRUC 11.216.749/0001-97 endente, vai devolver aos ESTRADA UNIAO E INDUSTRIA,9500 CASTROMAR MAT CONSTR LTDA 04/07/2012 09:20:00 brasileiros a dura realidade Copia Duplicata Mercantil por Indicação CASTROMAR MAT CONSTR LTDA Vencto: 15/06/2012 Emissão: 16/05/2012 Valor: 872,15 Número: 435 em que vive o país: com uma Cheque Administrativo: Custas : 122,23 Total: 994,38 Pagamento A 09/07/2012 09:20:00 dívida externa em torno de Tabeliâo de Protesto Cartório de 3º Ofício de Petropolis US$ 70 bilhões, e uma inflaBANCO SANTANDER (BRASIL) S/A P 10.362 RICARDO YNSUA DOS SANTOS 076.001.017-00 Tabelião RUA ARTHUR CRUZ LOUREIRO 172 - Petropolis - RJ Cep. 25620-003 BANCO SANTANDER BRASIL S A 04/07/2012 09:21:00ção já acima dos 90%, estes R.TENENTE do Imperador, 1017 / 1021 - Centro Cédula de Credito Bancário por Indicação BANCO SANTANDER BRASIL S A números ficaram esquecidos Telefone: 22420565 22426363 Vencto: 05/10/2011 Emissão: 05/02/2010 Valor: 4.134,93 Número: 20015035129 até esta derrota. Não se Cheque Administrativo: Custas : 128,15 Total: 4.263,08 Pagamento A 09/07/2012 09:21:00 trabalhou neste país durante Listagem de titulos enviados para Edital em em 06/07/2012 BANCO ITAU SA 10.349 quase um mês. SAINT BARTH CONF. E ARTIGOS DE 08.709.111/0001-83 Cheque Administrativo: Custas :

128,15

Total:

Pagamento A

3.232,33

RUA AUGUSTO SEVERO, 407- C - PARTE

COMERCIAL STARTE LTDA

09/07/2012 14:29:00

04/07/2012 09:20:00

Acham-se registrados neste cartório, conforme lei 9.492/97 Art. 15 - Processo 89.877/99 CGJ/RJ, para serem protestados os títulos de COMERCIAL STARTE LTDA responsabilidade de :

Copia Duplicata Mercantil por Indicação Vencto:

12/06/2012

Cheque Sacado Administrativo: Custas :

Emissão:

122,23

28/02/2011

Valor:

Total: CNPJ/CPF 694,54

572,31

Número:

Portador/Cedente/Sacador

T00037201

Pagamento A

09/07/2012 Protocolo09:20:00

FINANCIAMENTO

- Muito movimento na Caixa Econômica e no SindiDR PAULO HERVE, 1550 - LOJA 01 ARAKEN JUNIOR ETIQUETAS INDUSTRIA E 04/07/2012 14:29:00 COMERCIO cato dos Condutores AutônoCopia Duplicata Mercantil por Indicação ARAKEN JUNIOR ETIQUETAS INDUSTRIA E COMERCIO Vencto: 20/06/2012 Emissão: 21/05/2012 Valor: 275,12 Número: 1424 mos de Veículos Rodoviários Cheque Administrativo: Custas : 113,35 Total: 388,47 Pagamento A 09/07/2012 14:29:00 de Petrópolis, para informações sobre o financiamento Intimo-os a pagar ( através de cheque administrativo ou dinheiro, com guia de pagamento a ser retirada neste tabelionato ), ou no caso que o Governo Federal vai de falta de aceite, comparecer para aceita-lo, ou dar-me as razões por que não o faz. conceder para a compra de Ficando assim já intimado do respectivo protesto no prazo estipulado na forma da lei. carro a álcool com desconto de 45%. Petropolis, 06/07/2012 ULI6 CONF E COM DE ART DO VEST LTDA

09.639.650/0001-56

BANCO DO BRASIL SA

10.380


MOSELA Hoje é Dia de Santa Maria Goretti e Memória do Poeta Castro Alves. Na paróquia de São Judas Tadeu, da Mosela, a secretaria tem expediente de terça a sexta-feira, de 16h30 às 18h30 e as missas na Matriz aos domingos são às 8h, 11h e 19h30. Informações pelo telefone da secretaria 22457344.

D

iário nos

B

airros

diarionosbairros@diariodepetropolis.com.br

Coletora continua dentro do rio

Moradores da Mosela intimados a consertar calçadas executam trabalho. Líder comunitária diz que serviço deve ser ostensivo e reclama de lixeira

Intimados pela Secretaria de Obras, proprietários de um trecho da Rua Mosela fizeram reparos nas calçadas, evitando multas e contribuindo com a passagem normal de pedestres. Os melhoramentos foram feitos entre o Posto de Saúde, no número 744 até a entrada da Servidão Valentim Monken, onde o passeio estava esburacado. A presidente Regina Célia Monken de Freitas, da Associação de Moradores da Rua Mosela e Adjacências, confirmou que os moradores foram intimados. No entanto, ela afirmou discordar das autoridades, que só visaram um diminuto número de pessoas: - E o restante da cidade? As irregularidades em

Regina Célia falou sobre calçadas e reclamou da coletora dentro do rio

calçadas são vistas em todo canto. Todo mundo deveria

ser intimado. Regina Célia lembrou

que em toda a extensão da Rua Mosela as calçadas estão esburacadas. - Tem um trecho da entrada da Rua Nossa Senhora das Graças até em frente à Rua Major Sérgio que está intransitável. Ali também deveriam ser feitos melhoramentos – afirmou. COLETORA – A presidente da associação lamentou que uma coletora de lixo na Rua Mosela, em frente à Vila Antonio Vieira não esteja comportando os detritos. Criticou que no local são duas coletoras e que uma está caída dentro do rio Paulo Barbosa. A líder comunitária pediu que as autoridades providenciassem a recolocação dela ao lado da outra para garantir a coleta normal.

Iluminação pública na Pedro Nava será concluída na próxima semana Na próxima semana o departamento de iluminação pública da Secretaria de Obras vai dar continuidade ao serviço de instalação de luminárias na Comunidade Pedro Nava, em Cascatinha. Postes já foram colocados em ruas da localidade e o prosseguimento do serviço

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

foi dado por técnicos que estão empenhados no trabalho. A informação foi dada ontem pelo presidente Valdemiro Ferreira, o Miro, da Associação de Moradores da Rua Pedro Nava e Adjacências. Ele disse que teve a confirmação do

prosseguimento do trabalho na própria Secretaria de Obras e que a conclusão do serviço vai contribuir muito com os moradores da localidade. Miro lembrou que os posteamentos nas ruas Pedro Cesário de Souza e Plínio Laje Monteiro Lago

já foram feitos e que também algumas luminárias já foram instaladas. Segundo ele, com a colocação das lâmpadas restantes o acesso a residências vai ficar muito mais facilitado à noite, além de solucionar outros problemas como ajuntamento de desocupados.

9

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS Reuniões de hoje 19h: Grupo 27 de Maio, Rua Bingen, 261. 19h30: Bingen, Matriz de Santa Rita de Cássia, Castrioto; Castelânea, Igreja de São Cristóvão; Fazenda Inglesa, Escola João Kopke; Jardim Salvador, Capela de São Salvador; e Estrela de Araras, Estrada Bernardo Coutinho, 1.621.

Assessoria parlamentar emite nota de atendimento a leitor do Carangola A assessoria do gabinete do vereador Wagner Silva (PPS) emitiu uma nota em resposta ao leitor Antonio Henrique dos Anjos, morador do Carangola, que esta semana solicitou empenho do parlamentar sobre um serviço na Lajinha, em Itaipava. Eis a nota: O vereador Wagner Silva, leitor desta coluna, vem por meio de sua assessoria solicitar que a mesma informe ao leitor Antônio

Henrique dos Anjos, morador do Carangola, que o vereador Wagner Silva tem interesse sim em ajudar a todos os leitores desta coluna e demais moradores da cidade em suas necessidades. Para isso, basta que ele procure o gabinete do número 302, na Câmara Municipal, das 9h às 12h e das 13h às 19h, que seu grupo de assessores lhe prestará todo atendimento e atenção.

COMAC promove hoje festa caipira na Germano Valente Hoje a partir de 13h a Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis – COMAC – realiza a festa julina na Escola Germano Valente, da Rua Dr. Sá Earp, no centro. Barraquinhas com comidas típicas, quadrilhas e brincadeiras estão programadas e além da participação dos pais e alunos, amigos da instituição estão sendo convidados.

Por outro lado os jovens interessados em ingressarem no Curso de Patrulheiros ainda podem fazer as inscrições na Rua Visconde de Souza Franco, 590, no centro. Podem se inscrever com idade entre 15 anos e meio e 19 devendo estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e que desejam ser inseridos no mercado de trabalho.

Biblioteca Infantil continua com o anúncio de novidades nas férias Durante as férias escolares a biblioteca infantil Rocambole, do Museu Imperial/Ibram será uma opção de lazer e cultura para pais e filhos. No espaço é possível não apenas consultar o acervo formado por mais de 400 livros, revistas, jogos, DVDs e outros, como também fazer empréstimos de livros infantis mediante um cadastro gratuito. Ainda no período de férias o

Museu Imperial irá proporcionar um novo horário para consultas na Rocambole. Durante todo o mês de julho a biblioteca estará aberta também às terças-feiras, das 14h às 17h. Os horários anteriores, de quarta a sexta-feira das 9h às 12h serão mantidos. Além disso, também vão ser realizadas no espaço ações educativas gratuitas. O agendamento é pelo telefone 2245-7735.

CIDADE

AVISOS E EDITAIS

Quem deixa animais de grande porte soltos pode ser acionado na Justiça Nove animais de grande porte apreendidos estão sob a responsabilidade da Guarda Civil A Guarda Civil tem entre suas atribuições, o recolhimento de animais de grande porte das vias públicas. A maior incidência é de cavalos, geralmente na Estrada União e Indústria, na altura de Corrêas e Nogueira, na Estrada Philúvio Cerqueira, que liga Petrópolis a Teresópolis, e na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, próximo a entrada do Atílio Marotti.

Atualmente, nas baias da Guarda Civil estão oito cavalos e um jumento, sendo este e mais um equino apreendidos há quase um ano. Essa demora de alguns proprietários em reaver o animal pode acarretar na perda do direito de posse, por meio de leilão. Para a retirada, o dono precisa se apresentar à Guarda Civil, em seguida fazer o pagamento referente à apreensão e diária do animal na Secretaria de Fazenda e preencher a documentação, com foto e comprovante de residência.

Entretanto, de acordo com o comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira, os valores são muito baixos, e, por isso, não estão inibindo o abandono de animais e ocorrendo incidência. Há casos em que animais ficam por muito tempo sob a responsabilidade da corporação. - Tivemos audiência com o Ministério Público e um dos pedidos que fizemos foi para que houvesse leilão e o outro para que fosse aumentado o valor da pena, que é muito baixa. O proprietário paga apenas R$ 25

de apreensão e uma diária de cerca de R$ 30, não chega nem a R$ 50. Temos um cavalo e um jumento que já estão aqui há quase um ano. Acontece do dono deixar na rua novamente e é só isso que ele paga. Agora a coisa está mudando porque, por determinação do Ministério Público, os donos estão sendo identificados e acionados judicialmente, mas antes não acontecia nada. Já tivemos operação em que pegamos sete animais de uma mesma pessoa – explicou Silveira.

Tranquilidade

para a sua empresa

Leia e assine o Diário de Petrópolis Tel.: 2246-3807

Contabilidade de última geração, sistema avançado de informática Escrita Fiscal – Rotinas Trabalhistas e Folha de Pagamento Sistemática Departamento Jurídico – Direito Cível – Direito Trabalhista Projetos Econômicos – Análise de viabilidade e capacidade de sua empresa – Administração de Bens e Serviços – Corretagem e Administração de Imóveis – Equipe com treinamento especializado Direção Técnica: Márcio Tesch Economista – Corecon 10582 Advogado – OAB/RJ 59.566 Tec. Contab. – CRC/RJ 25.384-0

Rua do Imperador, 772 – Gr 105/106 – Centro Petrópolis – RJ. Tel/Fax: (024) 2231-6212 / 2231-3322


10 57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Agenda Cultural

marciosalerno@diariodepetropolis.com.br

Inverno I

Câncer - (21/06 a 22/07)

Lucros em negócios relacionados com a terra e propriedades de modo geral. Os transportes também estão favorecidos, bem como viagens por via aérea. As dificuldades serão solucionadas com certa facilidade. Evite aborrecer-se por pequenas coisas. Seja otimista.

Leão - (23/07 a 22/08)

Dia em que poderá solicitar a colaboração de amigos e parentes para resolver mais facilmente algum problema sério que tiver. Muito bom para tratar da documentação de seu casamento e de associações.

Inverno II

Temperatura em alta nas sextas da boate Tamboatá

Festival do Sesc Rio abre hoje com show de Alceu

Virgem - (23/08 a 22/09)

 Escorpião - (23/10 a 21/11) As ações corretivas, discussões demoradas, demandas e toda e qualquer questão ligadas aos seus direitos, devem ser tratadas com cautela e coragem. Evite fazer inimi-gos ainda que isto lhe custe algumas concessões. Este é um dos momentos mais negativos para assumir compromissos importantes.

Sagitário - (22/11 a 21/12)

Dia dos mais propícios para investigações, pesquisas, química, medicina e tudo que está relacionado com ocultismo. Todavia, terá aborrecimentos, proporcionados pelos familiares. Cuide da saúde. Não assine papéis que possam comprometê-lo.

 Capricórnio - (22/12 a 20/01) Dia dos mais favoráveis, indicando melhorias no setor profissional e social. Ótimos negócios e espetacular estado de saúde. Êxito com o ocultismo. Procure compreender melhor os familiares e a pessoa amada.

Aquário - (21/01 a 19/02)

Uma visita inesperada poderá modificar os seus planos. Boa influência aos seus interesses econômicos e também no que se refere ao trabalho e a vida sentimental e amoro-sa. Excelente intuição e mente voltada somente para o bem, é o que lhe pressagia o fluxo astral.

 Peixes - (20/02 a 20/03) Bom dia para iniciar negócios relacionados com a indústria, e propriedades. Contudo, não deixe de olhar e zelar pelo bem de seus familiares e não fuja das suas responsabilidades e problemas. Uma difícil fase se inicia hoje para você.

O Festival Sesc Rio 2012 começa hoje. Quem faz a abertura oficial é o cantor e compositor Alceu Valença, que canta sucessos de Luiz Gonzaga no Teatro do Sesc Quitandinha, às 20h, com ingressos a R$ 4 (associados Sesc Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira). Alceu aproveita também

para comemorar seus 40 anos de carreira, apresentando um repertório que homenageia o ‘Rei do Baião’, mas também destacando sucessos de sua própria carreira solo. O festival Sesc Rio segue até o dia 29. Acompanhe a Agenda Cultural do DIÁRIO para saber dia, hora e local das apresentações.

SALA 1 A ERA DO GELO 4 – Censura livre – dublado – Horários: 15h, 16h50, 18h40 e 20h30 SALA 2 O ESPETACULAR HOMEM ARANHA – Censura 10 anos – com Andrew Garfield – Horários: 14h30, 17h30 e 20h45 Preços: Segunda Feira - Promoção R$ 3 - Terça a quinta (exceto feriados): Sessões iniciadas até 15h59min, inteira: R$ 10. Após 16h inteira: R$ 12. Sexta a domingo e feriados: Sessões iniciadas até 15h59min inteira: R$ 12. Após 16h inteira: R$ 14. TOP CINE HIPERSHOPPING ABC Rua Teresa, 1415 / 2º piso Alto da Serra – Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br SALA 1 A ERA DO GELO 4 – Censura livre - animação – dublado – Horários: 14h30, 16h30, 18h30 e 20h30

O ESPETACULAR HOMEMARANHA – Censura 10 anos – com Emma Watson – dublado – Horários: sexta e sábado, 06 e 07: 14h, 16h40, 19h20 e 22h De domingo a quinta, 08 a 12/07: 15h, 17h50 e 20h40 SALA 3 A ERA DO GELO 4 – Censura livre - animação – dublado – Horários: 14h50, 16h50 e 18h50 E AI, COMEU? – Censura 14 anos – com Dira Paes – Horários: 20h50 Preços: 2a a 5a feira, exceto feriados. sessões iniciadas até 15:59h. meia R$ 6 / inteira R$ 12. sessões iniciadas após 16h. meia R$ 7 / inteira R$ 14* continua a promoção - TODO MUNDO PAGA MEIA 6a a domingo e feriados. sessões iniciadas até 15:59h. meia R$ 7/ inteira R$ 14. sessões iniciadas após 16h. meia R$ 8 / inteira R$ 16* continua a promoção - TODO MUNDO PAGA MEIA 3a feira + do que barato!, exceto feriados. continua a promoção o dia todo;. meia R$ 3 / inteira R$ 6 * continua a promoção - TODO MUNDO PAGA MEIA

Música

Libra - (23/09 a 22/10)

Pessoas nascidas sob este signo, terão possibilidades de sucesso de algum modo. As influências dos luminares lua e sol prometem êxito. Boa indicação para a vida sentimental a partir de amanhã. Viverá uma boa fase astral no próximo período.

em seu repertório. O endereço é Rua Roberto Silveira, 82, Centro. A entrada custa R$ 50 e a meiaentrada, R$ 25, para idosos, estudantes, deficientes físicos e pessoas que doarem um quilo de alimento não perecível para a campanha da solidariedade promovida pela Dell’Arte.

Eletrônica

Fluxo astral dos mais propícios a todos os seus interesses materiais e profissionais. Esforce-se o mais que puder, que conseguirá realizar todos os seus anseios e desejos. Ótimo para um aprendizado qualquer. Conte consigo mesmo.

de Quintal (núcleo do gênero pagode) e um de seus principais compositores e letristas, tendo por isso abandonado o conjunto algum tempo depois para dedicar-se à carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila) têm canções de Jorge Aragão

SALA 2

Estúdio S traz noite dedicada ao rock e ao blues hoje O VJ Scali é responsável pelas imagens que acompanham a música

A sexta-feira de inverno na Tamboatá vai ser quente. Programa ideal para quem curte samba. O ritmo vai tomar conta da pista da melhor casa de shows de Itaipava, comandado pelo Grupo Puro Pecado. Corpo quente deixa o coração quente. Coração qu ente é sinal de alegria. É essa atmosfera contagiante que vai celebrar a chegada da nova estação na primeira sexta do mês de julho, dia 6, com o agito a partir das 22h. Entoando as pick ups DJ Vinícius Magalhães. Comandando as imagens VJ Scali. O petropolitano Grupo Puro Pecado é referência em samba na cidade. André Costa (vocal), William Brites (cavaquinho), Renan Menezes (pandeiro), Peter (banjo), e Henrique (tantã) compõem o grupo. São dez anos de trabalho de muito trabalho, talento e carisma. Da brincadeira de batucada em encontro com amigos surgiu o Puro Pecado. Nasceu em Petrópolis e o fundador foi William Brites. Concorrendo com outros grupos do estado do Rio, em 2008, o grupo venceu o concurso promovido pelo programa Paredão da rádio FM O Dia. Tocando samba, pop, axé e MPB os músicos vêm conquistando o público da noitada petropolitana e de várias cidades fluminenses. Suas apresentações se estendem aos municípios de Três Rios, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Valença, Além Paraíba, São José do Vale do Rio Preto e Areal. O samba não vai ficar sozinho na noitada. O ritmo da batida eletrônica vai ser orquestrado pelo DJ Vinícius Magalhães. O show das imagens em sintonia com a música com VJ Scali.

Hoje, no Estúdio S, na Rua Quissamã, 120, acontece a ‘Sexta Rock Blues’. Toda sexta, o local recebe uma banda de rock/blues diferente. Hoje, o som fica por conta da banda carioca Maktub, que promete agitar a noite tocando sucessos de bandas como Red Hot Chilli Peppers, Pink Floyd, Foo Fighters, entre outros.

O jovem cantor e baixista Bernardo Pimentel segue os passos do irmão mais velho João Cavalcanti (vocalista da banda Casuarina) e do pai (o cantor e compositor Lenine) e começa a trilhar uma carreira musical ao lado dos jovens músicos Haroldo Eiras (guitarra), Miguel Travassos (bateria) e Matheus Leal (guitarra).

Filmes na TV GEORGE, O REI DA FLORESTA - GLOBO - 15H50 – COM BRENDAN FRASER No coração da selva africana, um bebê é criado por gorilas, tornando-se o heróico e engraçado rei da floresta, George. Mas quando uma executiva, Ursula, surge no habitat não tão natural de George, ele perde a cabeça. George deixa para trás sua floresta cheia de animais amigos e vai para a cidade de São Francisco. PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Produto não utilizado na agricultura natural

© Revistas COQUETEL 2012

Astro dotado de cauda luminosa

Recipiente para servir comida

Ferramenta do coveiro (pl.)

Máquina de tecidos Palpite (gír.)

Produzir som forte Data fixada por aquele que não pretende cumprir o prometido

Prolongado

Vende caixões e coroas de flores

Época; período Mar, em inglês

Que não é transparente Letra muda Onde está? (pop.)

Atlético; forte

Iodo (símbolo) Restrito; moderado

(?) poucos: gradualmente

Direção do nascer do sol

Letra que tem a forma da cruz

(?) logo, saudação Contrário

Peça que sustenta os elevadores (pl.)

Carro de uso militar Consoantes de "nuca" Cair; desabar

Cume do monte Marcelo (?), padre cantor

Caminhonete (bras.) (?) Infinito: Deus Universidade Nacional de Brasília (sigla)

Beijo (?): é dado em novelas Substância adicionada à água da piscina Sílaba de "raspa"

BANCO

9

Solução

T O A R

Algumas perturbações passageiras com os filhos estão previstas hoje. Haja com calma e autoconfiança, que tudo tende a dar certo. Melhora da saúde e das chances gerais. Você provavelmente viverá momentos maravilhosos e inesquecíveis no setor amoroso.

O sambista Jorge Aragão se apresenta hoje, no Petropolitano

E N

Gêmeos - (21/05 a 20/06)

O ESPETACULAR HOMEMARANHA – Censura 10 anos – dublado – com Martin Sheen – Horários: sexta e sábado, 06 e 07 – 14h, 16h40, 19h20 e 22h De domingo a quinta, 08 e 12/07: 15h, 17h50 e 20h40

A O S

CINE BAUHAUS R. Dr. Nelson de Sá Earp, 89 Shopping Center Bauhaus Centro

SALA 1

P A S

Notícias um pouco imprevistas poderão vir hoje. Tome cuidado também com os inimigos ocultos e opositores, pois estes estarão prontos a prejudicá-lo em algum sentido Alguma prudência é bastante aconselhável, uma vez que afastará a possibilidade de você se perder .

Ingressos: promo = terças e quartas ingresso promocional a R$: 6 para todos (exceto feriados).-preço de ingressos segundas, quintas e sextas- inteira R$: 14 e meia R$: 7. -preço de ingressos sabados/domingos e feriados - inteira R$: 16 e meia R$: 8.

TOP CINE HIPERSHOPPING MERCADO ESTAÇÃO Rua Paulo Barbosa, 310 / 1º piso Centro - Petrópolis Cine Fone: (24) 2249-9900 www.cinemaxx.com.br

C A B O S

Touro - (21/04 a 20/05)

E AÍ, COMEU? – Censura 14 anos – com Bruno Mazzeo – Horários: 19h, terça a domingo – Sessão extra dias 06 e 07, 21h

D I A D E S Ã O N U N C A

A abertura de gala do 12º Festival de Inverno Dell’Arte acontece hoje, às 20h, na Catedral S. Pedro de Alcântara, com as imperdíveis apresentações do jovem premiado organista alemão Christian Schmitt e do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt. Todos juntos, interpretarão obras de Liszt, Bach, Brahms, entre outros clássicos. Depois, a partir de 22h, o sambista Jorge Aragão se apresenta no Petropolitano F.C., dentro da programação do 12º Festival de Inverno da Dell’Arte. Filho de mãe acreana, Jorge começou a carreira pelo samba na década de 1970, em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1977, quando Elza Soares gravou sua composição “Malandro” (com Jotabê). Foi integrante do grupo Fundo

MADAGASCAR 3 – Censura livre – dublado – Horários: 13h e 17h, de terça a domingo

O ESPETACULAR HOMEMARANHA – Censura 10 anos – com Martin Sheen – dublado Horários: 18h20 e 21h10

C P O M O R A E R A R T T E A C O H S C U L O A T E D E S T E T P E R S I U E C N I R O R

Fase propícia com oportunidades de aprimoramento pessoal, mental e espiritual. Evite assumir compromissos. Momento benéfico para as amizades. Não faça concessão ao pessimismo ou ideias negativas.

CINE ITAIPAVA Est. União & Indústria, 11.000 Itaipava

O P O S T C L O

Áries - (21/03 a 20/04)

Jorge Aragão faz a abertura do Festival Dell’Arte hoje

MADAGASCAR 3 – Os Procurados – Censura livre - animação – dublado – Horários: 14h10 e 16h10

A D F U B O Q M U I M J I C R O

HORÓSCOPO

SALA 2

3/sea. 4/jipe. 5/chute — perua. 6/cometa. 7/modesto.

INSTITUTO OMAR CARDOSO


57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

AMIRP

Engº Mil. Jorge da Rocha Santos

amirp.petropolis@gmail.com

Comentando...

u  MULHERES BRASILEIRAS NA GUERRA DO PARAGUAI - No ataque paraguaio ao Forte Coimbra (foto), Mato Grosso, em 1864, cerca de setenta mulheres, a maioria delas esposas dos militares brasileiros defensores do forte, fabricaram 3500 balas de fuzil, rasgando pedaços de roupa para adaptar as balas aos cartuchos com calibre maior. Duas delas, mulheres simples do povo, Aninha Gargalha e Maria Fuzil tiveram seus nomes registrados, quando, se aproveitando da escuridão da noite, desceram até o rio Paraguai em busca de água para os defensores do forte.

u  ANIVERSARIANTES AMIRP – julho: dia 6 – Catharina M. Santos de Souza César, Sebastião Bueno Olinto; dia 7 – Helio da Frota Linhares Bastos; dia 9 – Homero Passos Júnior, Gloria Regina M. Vilhena de Oliveira, José Edison Fofano; dia 10 – Eoly Kaps Peixoto, Milton Salles Edwards, Marta C. Balter de Freitas; dia 11 – Edléa Rosa de Almeida; dia 12 – Neyde Cherem Peixoto, Leonardo Ribeiro da Silva, Aydee Regina Fortuna Pereira. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos, desejando saúde e felicidades. u APRESENTAÇÃO ANUAL SIP 32º BIMtz – os militares da reserva e pensionistas, aniversariantes no mês de julho, vinculados à SIP/32BIMtz, não se esqueçam da obrigatória apresentação anual até o fim deste mês. u  DA ONOMÁSTICA CASTRENSE – a origem dos termos militares (CMG FN Gil Ferreira) 12 - Interessante é a nomenclatura naval. Nas Marinhas à vela (até meados do século XIX) existiam basicamente três tipos de belonaves u  As Corvetas, com uma linha de canhões por bordo; as Fragatas, com duas; e as Naus, ou Naus de Guerra, com três ou mais linhas de canhão por bordo. Por outro lado, o termo “Capitão” designa até hoje, nas Marinhas de Guerra e Mercantes de quase todos os países, aquele que comanda um navio. Assim, surgiram as denominações Capitão de Corveta e Capitão de Fragata (correspondentes, respectivamente, ao Major e ao Tenente-Coronel do Exército), para os Oficiais designados para o comando daqueles navios.

u  NOSSA GENTE (1) – nosso prezado Tenente Roberval, ex-presidente da AMIRP, ladeado pela esposa Dna. Yvone e pelo neto Flávio acompanhado de esposa e filhos (bisnetinhos do Roberval) no “Nosso Batalhão”. Ao fundo o Cap Kraus, também ex-presidente da AMIRP, a esposa Neide e a Sra Wilma Sarmento. Foto gentilmente cedida por Ernani Oliveira.

u  NOSSA GENTE (2) - as senhoras Sara Teixeira Paulo, Christiene Do Val, Wilma Sarmento e Vera Taulois com suas presenças abrilhantaram recente festividade no 32º Batalhão de Infantaria Motorizado. Foto Ernani Oliveira

11

u  ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (EsSA) - localizada na cidade de Três Corações, MG, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e formação dos sargentos de carreira do Exército Brasileiro. A EsSA foi criada no dia 21 de agosto de 1945, ao término da 2ª Guerra Mundial, por meio do Decreto Nº 7.888. Ocupou, inicialmente, parte das instalações da extinta Escola Militar do Realengo,

no Rio de Janeiro. A primeira turma graduou-se em 1946. Quatro anos mais tarde, foi transferida para Três Corações, MG. Em, 3 de maio de 1950, chegou àquela cidade o TC Inf Miguel Lage Sayão, Comandante da EsSA, com o último comboio com o pessoal e com os trens provenientes da transferência. É a data em que a Escola de Sargentos das Armas comemora sua instalação em Três Corações. A 25 de maio de 1950, concluiu-se a instalação da EsSA no quartel do antigo 4º Regimento de Cavalaria Divisionária, ocupando uma área aproximada de 300.000 m² , no coração da Cidade (na realidade, no coração central dos “três corações”). Ao longo do tempo a EsSA acompanhou a evolução e a modernidade na formação do Sargento. Em 2005, o Exército Brasileiro introduziu significativas alterações na sistemática de formação dos sargentos de carreira da Força Terrestre: foi duplicado o tempo de duração dos Cursos de Formação de Sargentos (CFS), passando de dez para dezenove meses; além disso, organizações militares operacionais passaram a fazer parte e contribuir diretamente para a formação do graduado profissional. Em seus mais de sessenta anos de existência, a EsSA formou mais de 25.000 sargentos e aperfeiçoou cerca de 5.600 militares. Já contou, em seu corpo discente, com militares oriundos da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, das Polícias Militares e de Nações Amigas. Sargento: elo fundamental entre o Comando e a Tropa!

Se colocardes Deus em tudo que fizerdes, encontra-Lo-eis em tudo que vos suceder. Livro Lendas do Povo de Deus – Malba Tahan

economia

Poupança tem melhor captação para meses de junho em 10 anos n Fernando Nakagawa/Agência

Estado

As cadernetas de poupança encerraram junho com captação líquida positiva de R$ 5,115 bilhões. Dados divulgados nesta quinta-feira pelo Banco Central mostram que esse foi o segundo melhor resultado para o mês no Plano Real. O recorde segue com junho de 2002, quando os depósitos superaram os saques em R$ 5,293 bilhões. Mesmo com as novas regras de cálculo das cadernetas - que diminuem o rendimento das contas, a captação de recursos não diminuiu. Ao contrário: em junho, a capta-

ção cresceu 2.221% quando comparado a junho do ano passado, quando os depósitos superaram os saques em R$ 220 milhões. Quando comparado a maio de 2012, porém, houve recuo de 18% na captação de recursos. Segundo o BC, o total de depósitos somou R$ 98,845 bilhões, em montante superior aos R$ 93,729 bilhões em saques acumulados em junho de 2012. Além de as aplicações terem superado as retiradas, as contas existentes registraram rendimento de R$ 2,203 bilhões no mês passado. Dessa maneira, o total depositado na mais tradicional aplicação financeira do Brasil alcançou

R$ 449,040 bilhões no último dia de junho. Em maio, o governo mudou as regras para o rendimento das cadernetas que passaram a pagar 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR) sempre quando o juro básico, a Selic, estiver em 8,5% ou menos. Atualmente, o juro está exatamente nesse patamar. A mudança não afeta as poupanças antigas, que continuam a render 0,5% ao mês mais TR. Semestre supera 2011 Investidores aumentaram os depósitos e as cadernetas de poupança acumularam R$ 14,857 bilhões em novos

Rio de Janeiro sustenta balança comercial do Brasil n Marcelle Colbert/Imprensa RJ

Leia o Diário na internet www.diariodepetropolis.com.br

Nos cinco primeiros meses deste ano, a balança comercial do Rio de Janeiro foi a que mais contribuiu para o superávit comercial brasileiro, quando as exportações são maiores do que as importações de bens e serviços. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o saldo fluminense chegou a US$ 5,1 bilhões. Estudo do Banco Central prevê um superávit de US$ 18 bilhões para 2012, abaixo dos US$ 30 bilhões alcançados em 2011. Enquanto o superávit nacional caiu, nos primeiros cinco meses do ano, de US$ 8,5 bilhões para US$ 6,3 bilhões, em comparação ao mesmo período de 2011, o saldo comercial do Rio saltou 37,4%, de US$ 3,7 bilhões para US$ 5,1 bilhões. Indústria do petróleo é

destaque em exportações As exportações no Rio atingiram US$ 12,7 bilhões neste período, 16% acima do mesmo período de 2011. O percentual é superior ao registrado para as exportações brasileiras entre janeiro e maio, que chegou a 3,4%. O Rio de Janeiro teve sua participação ampliada de 11,6% para 12,9% nas vendas nacionais, uma representatividade inédita no ranking dos estados do Brasil. – Com a balança comercial positiva, que é definida através da diferença entre o total de exportações menos o total das importações que são realizadas em cada estado, mais recursos são gerados no Rio através dos ganhos das exportações. Diversos fatores podem afetar a balança comercial, entre eles a renda da população – afirmou o subsecretário-geral da Secretaria de Fazenda, o economista

Paulo Tafner. A indústria do petróleo foi destaque de exportações, gerando US$ 8,7 bilhões. No total, o setor representou 68% das vendas externas do estado. As exportações de petróleo subiram 14,5% em relação ao ano de 2011. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, a atividade irá crescer nos próximos anos, já que 70% das reservas descobertas do pré-sal se encontram na costa fluminense. – Além do petróleo, o Estado do Rio de Janeiro está descentralizando suas atividades econômicas, e deverá tornar-se o maior polo petroquímico, o maior produtor de aço e o segundo maior produtor automotivo nos próximos anos, contribuindo para que os números futuros sejam ainda melhores que os atuais – disse.

recursos captados no acumulado do primeiro semestre de 2012. Mesmo com a mudança, em maio, nas regras de rendimento das cadernetas, que passaram a pagar menos juros, o desempenho segue forte e a captação dos seis meses já é maior do que a vista em todo o ano de 2011, quando as cadernetas atraíram R$ 14,186 bilhões. Os dados do Banco Central também mostram forte reversão do movimento quando a comparação é feita com a primeira metade de 2011. Naquele período, as retiradas prevaleceram e as contas amargaram captação negativa de R$ 3,006 bilhões.

• IBOVESPA + 0,54% 56.379 pts • DOW JONES - 0,36% 12.897 pts • NASDAQ - 0,00% 2.976 pts • DAX - 0,45% 6.536 pts • DÓLAR R$ 2,020 - 0,380% • EURO R$ 2,503 - 1,419% • LIBRA R$ 3,136 - 0,794% • PETRÓLEO WTI US$ 86,67 - 1,130% • OURO US$ 1.602,70/ onça


12

57 anos

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

ESPORTES

Torneio das comunidades terá partidas neste sábado A quarta rodada de Sub15 do Campeonato de Comunidades de Petrópolis acontece neste sábado com a realização de quatro partidas. Vão se enfrentar equipes da chave do Cremerie. Os jogos serão os seguintes: (9h) Thouzet x Independência; (9h45) Honduras x Sítio do Pica Pau; (10h30) Duques x Siméria; (11h15) Amazonas x Serrinha. Chave 1 – Vale dos Esquilos, Alemão, Neylor, Montese, Florido, Cascatinha, Atílio Maroti, Roseiral, Boa Vista e Félix. Chave 2 – Thouzet, Hon-

duras, Serrinha, Independência, Duques, Amazonas, Sítio do Pica Pau e Siméria. Chave 3 – Morin, Chácara Flora, Castelânea, Meio da Serra, Alto da Serra, 24 de Maio II, Cidade Nova, Lopes Trovão, São Francisco e 24 de Maio. Chave 4 – Vila São José, Bataillard, Oswaldo Cruz, Alto da Derrubada, Lopes de Castro, Oswaldo Cruz II, Duarte da Silveira, Pedras Brancas. Chave 5 – Araras, Castelo, Vale do Sossego, Cuiabá, Bonfim e Benfica.

Abertas as inscrições para meia maratona Faz um 21 Estão abertas as inscrições para a Meia Maratona Faz um 21. O evento sobe a Serra e este mês chega a Teresópolis. Uma boa oportunidade para quem mora nas redondezas e quer participar de uma disputa diferente, uma corrida em dupla, na qual cada parceiro corre 10,5km. A prova terá percurso de tirar o fôlego. A largada será dada às 8h21 no Parque Regadas (Avenida José Joaquim de Araujo Regadas – Várzea). O trajeto seguirá

pela Av. Feliciano Sodré, onde os corredores darão duas voltas para alcançar o pórtico de chegada. A inscrição da corrida terá o custo de R$ 21 por corredor (R$ 42 por dupla) e é aberta para homens e mulheres a partir de 18 anos. É obrigatória a inclusão dos dois participantes para formação da dupla. As inscrições para a prova podem ser feitas pelo site www.meiamaratonafazum21. com.br ou www.webrun.com. br até o dia 24 de julho.

esportedp@gmail.com

Petrô comemora sucesso em projeto social com os jovens Em maio de 2009, o departamento de esportes do Petropolitano implantou o Projeto de Responsabilidade Social, que completou três anos, colocando em prática um sonho alimentado por seus membros e que visava dar oportunidades a todas as crianças e aos adolescentes de participarem de atividades esportivas, independentemente da condição social ou do potencial técnico da modalidade de esporte que escolheram para praticar. As aulas se iniciaram na quadra da Comunidade Oswaldo Cruz, no Valparaíso, com 80 crianças inscritas na primeira semana de atividades. Hoje, após mais de três anos da criação do projeto, o Petropolitano colhe os frutos de um trabalho incansável e gratificante, através do reconhecimento dos moradores dos bairros e principalmente das 2,5 mil crianças e jovens atendidas. Serve de modelo, inclusive para outras entidades e para o Poder Público que desenvolvem projetos semelhantes. Com a colaboração e a dedicação dos membros do departamento de esportes, o apoio da Unimed Petrópolis e a participação decisiva das comunidades, o êxito foi e continua sendo total, constituindo-se no maior orgulho do Petrô e referências elogiosas do seu presidente Arnaldo Rippel e do vice-

Fotos: Divulgação

Atletas de Sub-13 são alguns dos adolescentes atendidos pelo projeto de responsabilidade social

presidente de esportes, Délio Kronemberger. Além dos trabalhos de recreação e de lazer, o projeto contribui decisivamente para a socialização e a formação dos jovens de nossa cidade, colaborando para a inclusão social desta juventude. Os trabalhos nas quadras e nos campos das comunidades, o Projeto de Responsabilidade Social é desenvolvido também no Estádio Carlos Guinle e no Ginásio José Borzino, no Valparaíso, atendendo, principalmente aos jovens, na faixa etária dos 13

aos 17 anos, moradores dos bairros próximos e que para serem inscritos têm que ser alunos das escolas da Rede Municipal. Na coordenação e o direcionamento das atividades realizadas, os instrutores e as comissões técnicas responsáveis pelas equipes do clube realizam um trabalho de seleção entre os alunos com potencial e hoje já são vários os atletas que defendem o Petropolitano Foot-Ball Club nos campeonatos de futsal e de futebol de campo. Dentro das comemo-

rações de encerramento do ano do centenário e do 101º aniversário estão previstas para o dia 11 de agosto, sábado, várias atividades na sede esportiva, no Valparaíso, para as crianças e os jovens das comunidades atendidas pelo Projeto. Serão realizados jogos de futebol, futsal e basquetebol envolvendo os alunos, em meio a atividades de lazer e recreação, e com homenagens aos responsáveis e aos colaboradores pelo êxito do Projeto de Responsabilidade Social.

Mano divulga lista para Olimpíada: craque de Petrópolis é convocado

WIMBLEDON E SUAS TRADIÇÕES - Amigos da Mesa da Sardinha se espantaram no último domingo quando não conseguiram encontrar na televisão a transmissão dos jogos do Torneio de Wimbledon, o Aberto da Inglaterra, torneio com mais de 130 anos e que mantém as tradições mais puras do tênis de campo, apesar do profissionalismo e da ditadura da moda, com cada tenista lançando um uniforme diferente para cada torneio, não é raro se ouvir, estou usando o tênis que o Federer usou em Roland Garros, ou a camisa do Tsonga no Aberto da Austrália, Wimbledon NÃO, tanto que foi por isso que não assistimos a jogos de Wimbledon no primeiro domingo da competição, é feriado no torneio, respeita-se o domingo, o segundo é da final masculina, mas o primeiro não tem jogos, como também se notarmos bem, nas quadras não temos propaganda nem mesmo aquela tradicional dos relógios ou do marcador de velocidade dos saques, NADA DE PROPAGANDA e os uniformes multicoloridos dos tenistas NADA, quem quiser jogar, só se for com o sacrossanto BRANCO, nada de camisas ou bermudas coloridas, realmente um torneio superdiferente, tradicionalíssimo... E com muitas nuances. JOGO LONGO - O croata Martin Cilic, saiu vencedor de uma verdadeira maratona no duelo contra o americano Sam Querrey, no segundo jogo mais longo da centenária história de Wimbledon. A vitória foi por três sets a dois, com parciais de 7/6-6/4--6/7-6/7 e incríveis 17/15, pela terceira rodada do grand-slam inglês em jogo que durou nada mais nada menos

que 5 horas. Haja fôlego e pernas... GOLDEN SET - Vocês sabem o que é o golden set, pois é raríssimo em torneios de grand-slam e mesmo na ATP ou WTA, foi alcançado pela representante do Cazaquistão a belíssima Yaroslava Shedova, que na tarde de sábado conseguiu marcar sem perder nenhum os 24 pontos de um set contra a italiana Sara Errani, no primeiro set da vitória da Cazaque por 6/0 e 6/4. Foi apenas a segunda vez na era aberta profissional - que é registrado um golden set no circuito profissional. Na primeira vez, em 1983, em Del Ray Beach um brasileiro ficou na história, de forma negativa mas ficou, o brasileiro Marcos Hocevar foi vítima de um golden set na derrota por 6/0 e 6/2 para o norte-americano Bill Scalon. No circuito feminino Shedova já possuía o recorde de maior número de pontos vencidos de forma consecutiva com 23 pontos. Na ocasião porém a cazaque foi derrotada de virada pela americana Amy Frazier, na segunda rodada do AT de Memphis. CONVOCAÇÃO - Rodolfo Abi-Daud e Arnaldo Rippel convocando os tenistas da classe A para o Bauerntennis deste sábado a partir das 8h, com finalíssima marcada para o domingo, juntamente com as classes B-C e D, às 10h, encerrando a BAUERNFEST. FOTO DO DIA - Mais uma do querido Carlos Lemos, nosso fotógrafo oficial, a dupla pai e filho Carlão e Matheus, na final da classe C. Um ótimo dia, não deixem de prestigiar a BAUERNFEST está sensacional... FIQUEM COM DEUS...

O treinador do Seleção Brasileira, Mano Menezes, divulgou nesta quinta-feira a lista final de convocados para os Jogos Olímpicos de Londres. Os três jogadores acima dos 23 anos são: o zagueiro Thiago Silva, o lateral-esquerdo Marcelo e o atacante Hulk. O craque petropolitano Rafael, que joga no Manchester United, está na relação do técnico. A maior surpresa foi a ausência de David Luiz, do Chelsea. Mano preferiu convocar Hulk e deixar o zagueiro de fora. O atacante Wellington Nem e o defensor Dedé também não vão disputar a competição. A Seleção se apresenta na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro, para começar os treinos visando a Olimpíada. No dia 16, a delegação embarca para Londres. O Brasil está no Grupo C e estreia contra o Egito, no dia 26 de julho. Bielorrússia e Nova Zelândia completam a chave.

Convocados: Goleiros Rafael Cabral (Santos) Neto (Fiorentina) Laterais Alex Sandro (Porto) Marcelo (Real Madrid) Rafael (Manchester United) Danilo (Porto) Zagueiros Thiago Silva (Milan) Bruno Uvini (São Paulo) Juan (Inter de Milão) Volantes Sandro (Tottenham) Rômulo (Spartak de Moscou) Meias Paulo Henrique Ganso (Santos) Oscar (Internacional) Lucas (São Paulo)

Rafael, que jogou na cidade, é um dos convocados por Mano

Atacantes Neymar (Santos) Leandro Damião (Internacional) Alexandre Pato (Milan) Hulk (Porto)

Liga define nome de árbitros para as partidas da semifinal de Sub-13

Délio, vice-presidente de esportes do Petrô posa com jogadores e com o técnico Francisco Lima

A Liga Petropolitana de Desportos (LPD) anunciou ontem o nome dos árbitros que irão atuar nas duas partidas da semifinal do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Sub-13. A partida entre Petropolitano e Corrêas será realizada no Estádio Carlos Guinle, no Valparaíso, a partir das 8h30. Já Carangola e Vera Cruz se enfrentam às 10h no Estádio Luciano Ferreira da Costa, no Divino.


diariodepetropolis  

artigos, cidade, colunistas, esportes

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you