Diário de Bordo Edição 5

Page 12

Edição 5 | Ano 1 | CANOAS | RS | FEVEREIRO 2020 | 12

ENTREVISTA

COLÉGIO ESPÍRITO SANTO Muito mais do que você conhece Para ofertar o que há de melhor no ensino em resposta às necessidades atuais dos estudantes e da sociedade, o Colégio Espírito Santo está sempre em busca de novidades. Por isso, pode-se afirmar que o CES é muito mais do que você conhece. Fundado pelas Missionárias Servas do Espírito Santo em 9 de março de 1959, o colégio nasceu a partir de um convite do padre Engelberto Hartmann. Ele sentia a necessidade de ter uma escola que, além do ensino formal, oferecesse catequese para as crianças da Paróquia Nossa Senhora das Graças. “Somos uma escola católica, mas temos grande respeito por todas as religiões”, afirma a diretora Irmã Maria Sônia Muller, no comando do CES desde 2004. A escola começou pequena em tamanho, mas com um grande propósito: a educação. Hoje o CES possui três prédios com diferentes espaços para Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além dos serviços de Turno Inverso e Pós-turno. Conta ainda com laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, ginásio de esportes, quadra poliesportiva, bosque, praças e cantina. Tudo pensado para o conforto e aprendizado dos mais de dois mil alunos da instituição. Este ano, a direção da escola investe na reforma do prédio da Educação Infantil, compreendendo a construção de novos banheiros, ampliação do número de salas, instalação de um elevador mais amplo e melhorias na praça de recreação das crianças. Outra obra em andamento é o Complexo Esportivo e Cultural do CES, na Rua Gomes Freire de Andrade, que proporcionará novas salas para as atividades extraclasse, como balé, street dance e judô, além de um auditório para reuniões e formaturas. Ambos projetos são de responsabilidade do arquiteto Daniel Kroth, ex-aluno do CES. “Temos muito orgulho de nossos alunos e ex-alunos pelo sucesso que eles estão tendo”, comentou a diretora. EDUCAÇÃO NORTEADA POR VALORES A proposta pedagógica do CES está alicerçada em uma educação que é norteada pelos valores cristãos da partilha, da solidariedade e do respeito à vida. O desenvolvimento socioemocional é outro aspecto muito valorizado. Neste sentido, desde 2014, o colégio oferece o programa O Líder em Mim para desenvolvimento da liderança dos alunos do Ensino Fundamental I. E, desde 2016, o CES adota o programa Escola da Inteligência, criado pelo renomado psiquiatra, professor e escritor brasileiro Augusto Cury, com os educandos do Ensino Fundamental II. Ainda em relação ao desenvolvimento socioemocional, o CES tem outra novidade em 2020. A escola foi agraciada pelo Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS) para vivenciar um projeto pioneiro no Estado, denominado Mediação Escolar. Realizado em parceria com

SERVIÇO COLÉGIO ESPÍRITO SANTO Rua Tamoio, 3393 - Nossa Senhora das Graças (51) 3472.1502 | www.ces.g12.br

a Acrópole Câmara Privada de Mediação, o projeto busca promover a cultura da paz como ação preventiva para novos tempos. Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II que participarem desta iniciativa formarão a primeira turma de estudantes mediadores do Rio Grande do Sul. Eles receberão 72 horas de treinamento ao longo do ano, bem como os professores que acompanharão o projeto. EXCELÊNCIA ACADÊMICA COMO ALVO Ser reconhecido pela excelência acadêmica é um dos objetivos do Colégio Espírito Santo. Por isso, a escola oferece o projeto Mais Inglês, no qual cada turma é dividida em dois grupos nas aulas de Língua Inglesa, sendo realizadas em três períodos semanais. Esta organização permite que os alunos tenham um maior contato com o idioma para desenvolver a fluência nas quatro habilidades linguísticas: falar, entender, ler e escrever. O objetivo final é a certificação internacional emitida pela Cambridge University Press. Outro ponto forte na escola são as feiras de ciências, que no CES são diferenciadas por faixa etária: Mostra Kids (5º ano); Mostra Teen (6º, 7º, 8º e 9º anos); Mostra de Ideias e Mostra Cultural (ambas no Ensino Médio). Em 2020, a instituição também está implementando seu projeto alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fruto de um amplo trabalho orientado pela Drª. Roselane Zordan Costella que envolveu todos os professores e coordenações pedagógicas, do Berçário ao Ensino Médio. TECNOLOGIA AMPLIA O APRENDIZADO O Colégio Espírito Santo se utiliza muito da tecnologia. Além dos computadores dos laboratórios de informática e dos tablets da escola, o aluno usa o próprio celular como ferramenta de aprendizado. Neste sentido, destacam-se o Sistema de Ensino pH e as plataformas Matific e Mangahigh. No Sistema de Ensino pH, além do material didático bem estruturado e contextualizado para uso com o professor em sala de aula, os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do CES contam com a plataforma Plurall. Neste espaço virtual, os estudantes têm acesso a exercícios on-line, videoaulas para revisão de conteúdos e monitoria com tutores para esclarecimento de dúvidas. O Sistema de Ensino pH é reconhecido pela sua excelência e aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio e em vestibulares das principais universidades brasileiras. Já as plataformas Matific e Mangahigh possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático por meio de jogos e desafios lúdicos. O CES é tetracampeão da Copa Brasil de Matemática e campeão do Desafio Ninja, ambos promovidos nacionalmente pela Mangahigh.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.