Issuu on Google+

Canal “engole” caminhões

Foto: Gerson Teixeira/Diário Bahia

ITABUNA-BAHIA, 23 de janeiro de 2013 - Nº 3.050 - Ano XV - E-mail redacao@diariobahia.com.br - R$ 0,70

POLÍTICA

P.9

Ministros recebem prefeito de Itabuna

FINANÇAS

P.4

Ilhéus tem débito de R$ 5 milhões com consignados

CRÉDITO

P.7

Irmãos assassinados dentro de casa

O

Canal do Lavapés, em Itabuna, cuja macrodrenagem incrivelmente está inacabada e encontra-se interrompida, foi palco de dois incidentes durante o dia de ontem (22). A “areia” movediça que reveste a área ainda descoberta simplesmente “engoliu” dois caminhões que passavam pela avenida Amélia Amado. Guardas da Settran (Secretaria de Transporte e Trânsito) presentes disseram que o mesmo pode acontecer com pessoas. O tráfego, devido ao ocorrido, ficou congestionado no início da tarde. P. 6


2

Geral | Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013

seõçaicnunA

Política, Gente, Poder >Por Eduardo Anunciação >E-mail redacao@diariobahia.com.br

JABES RIBEIRO, prefeito de Ilhéus, depois Roland Lavigne, vereador, logo após Cosme Araújo, vereador. Acreditase, se pensa em profundas divergências partidárias-políticas nos próximos meses entre Roland, Cosme, Jabes. Temperamentos explosivos, políticos hábeis. O observador que faz esta interpretação nada tem de romantismo, o jornalista que opina nada tem de ingênuo. Finalmente, ninguém está na selva sozinho, ninguém está no mato sem cachorro. Nenhum dos três desarticulados, nenhum deles barata tonta. Tudo ainda está começando. Todo mundo na defesa. Veremos maravilhosas polêmicas, maravilhosos shows na paisagem de Ilhéus.

POLÍTICA, GENTE, PODER, que está diariamente perto de nossas consciências, DIÁRIO BAHIA, que está entre nós pretendendo ainda neste primeiro semestre de 2013 promover uma mesa-redonda com veículos de comunicação, intelectuais, empresários, jornalistas, sociólogos, com a finalidade de debater, a partir de 1960, a influência cultural, política do botequim, boteco ABC da Noite, de propriedade de Alencar Pereira, consagrado cabôco Alencar, na personalidade, versatilidade, criatividade, mobilidade, cabeça, juízo de uma geração de itabunenses. A saber. ADYLSON MACHADO, Ubiratan Riella, Domingos Matos, Urandi Riella, Vitória Galvão, Gabriel Nunes, Nilton Galvão, Aécio Santos, Jorge Araújo, João Ubaldo, escrevendo com a colaboração da memória, presenças garantidas. A cada um deles o direito de contar a histórica no ABC da Noite, na oposição ou situação. Tem uma coisa importante, legal aqui em Itabuna: ABC da Noite, que tem de ser transformado, tombado como

Anunciações

humor, alegria. Nérope Martineli, empresário, lembrai-vos, já assumiu a Presidência do famoso bloco carnavalesco Casados I... Responsáveis, onde empreendeu um eficiente trabalho junto aos associados, junto aos foliões. Há vozes nos Casados I... Responsáveis. Fortes vozes. Nérope Martineli, nós estamos ao seu lado. Por último: estamos ao seu lado. Sempre.

ANTONIO VIANA, patriarca, líder da família Viana, Ilhéus, já ocupou muitas funções públicas. Antonio Viana tinha uma biblioteca particular que não estava no mapa. Daquelas que movimentam cabeças. Finalmente, o poder da leitura é extraordinário acolá, aqui, ali. Um livro vai ser sempre um livro, já que o livro nos engaja nas questões de justiça social, serenidade, paz.

Foto Do Dia vespertina ou matutina, é de Ubaldo Dantas. A primeira referência dele, Hercília Dantas, veneranda mãe. A segunda: Ritinha Dantas, exemplar mulher. A terceira: os filhos. Não estou idolatrando ninguém, mas mostrando que sou um soldado raso do jornalismo político com clareza de posições. patrimônio histórico com urgentíssimaurgência.

VANE RENASCER é prefeito daqui de Itabuna. Davidson Magalhães, presidente da Bahiagás, Geraldo Simões, deputado federal, Josias Gomes, idem. Não podemos nos esquecer do vice-prefeito Wenceslau Júnior. Quem é a primeira força, quem é a segunda força, quem é

a terceira força, quem é a quarta força, quem é a quinta força da esquerda deste chão? Todos valentes, todos argutos. Temos a obrigatoriedade de ter conhecimento, de saber da vida dos nossos agentes políticos.

NÉROPE MARTINELI, mesmo acometido de doença passageira, não tem o costume de perder o sorriso largo, bom

HÉLIO PÓLVORA, um dos fundadores do semanário “A Região”, na companhia do jornalista Manuel Leal, escrevendo no matutino “A Tarde”. Ele (Hélio Pólvora), escritor, lembrai-vos, é da Academia de Letras da Bahia. É jornalista por formação e vocação, com passagens pelo Rio de Janeiro.

ANTONIO COSTA, presidente do Grupo de Ação Comunitária de Itabuna, GAC, categórico maçom, ceplaqueano de pijama, sempre é convidado para resolver os mais complicados problemas da comunidade. E corretamente resolve. MARIA ANTONIETA, consagrada colunista social Tonet, atualmente na publicação-jornal “Agora”, nasceu para ser poetisa. Mas ser poetisa, poeta aqui em Itabuna para alguns é promover besteiradas. Que estupidez.

Refrigerantes aumentam riscos de depressão. Com a palavra a medicina, os médicos. / Não faço comentários sobre assuntos particulares. / Maria Fernanda Galvão tem baianidade no espírito. / Roberto Carlos, dizem, vai investir na Bahia. Adquiriu imóvel em Salvador. / Vanusa de Jesus, Manuela Berbert, Celina Santos colaboraram com esta coluna.


Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013 | geral

OpINião

cOLUNA Z

> Por Antonio Nunes de Souza*

Os perigos do carnaval!

Não podemos negar que na ocasião do carnaval quase a totalidade dos brasileiros soltam a franga, esquecem as inibições, mandam seus hábitos pudicos as favas, praticam atos que assustam até os diabos de plantão. Mas, tudo isso é tão repetido todos os anos, cada vez mais intenso, que, os mais sérios e conservadores, já climatizados aos costumes, apenas esperam para ver o que de novidade acontecerá, a coleção de letras musicais ridículas, mistura de ritmos com batidas das mais lentas até as mais rápidas, provocando e estimulando novas ou repetidas formas de danças que, sempre são concentradas no requebrar das bundas, movimentos dos braços e cabeças, num exercício físico capaz de levar um pobre coitado novo na arte e folia, em um cliente urgente de um fisioterapeuta para fazê-lo voltar a dar alguns modestos passos no quarto do hospital! Brincar carnaval em Salvador, por exemplo, não depende somente da alegria, precisa, literalmente, que você tenha uma forma física qualificada para resistir uma caminhada atrás de um bloco, cercado de milhares de componentes, aprisionado por cordas e cordeiros, recebendo tombos, cotoveladas pisadas de pés, bafos de bebidas, catingas dos sovacos suados e banhos de cerveja oferecidos pelos idiotas que acham lindo esse comportamento. Aliás, para alguém com o juízo no lugar, jamais poderá considerar que essa aventura possa ser chamada de “brincar”!

Estacionamento

Sem nenhuma dúvida, trata-se de uma transloucada aventura que, com todos esses acontecimentos, proporciona dezenas de prazeres mundanos, compensando os sacrifícios de uma semana de atividades físicas e os gastos com abadás. Sempre encontramos uma parceira boa, bonita e carente que, mascando chicletes como se fosse uma vaca ruminando, prontifica-se a lhe dar e proporcionar um fim de noite cheio de emoções e orgasmos. Claro que se você tiver resistência no raiar do dia de enfrentar uma transa. Pois, normalmente, você chega como se fosse um CD (comer e dormir), mas depois de tomar um banho, se transforma em um DVD (deita, vira e dorme). Esse fiasco é decepcionante e uma perda de oportunidade, muitas vezes irrecuperável, fora o desgaste do seu conceito na roda feminina! Embora tenha essa conceituação da animada e famosa festa do Rei Momo, mesmo sendo cheia de agonias e agitações, já estou a noventa dias fazendo exercícios na academia, matriculei-me numa escola de dança, fiz um check-up total, estou tomando fortificantes e, com fé em Deus, estarei nos blocos da Ivete, Timbalada, Armandinho, Olodum e Daniela. Como amigo, sugiro que você coloque em dia seu plano de saúde e parta para as folias momescas, enfrentando os gostosos perigos do carnaval! Não consigo me controlar, pois, gosto de viver perigosamente!

A Prefeitura de Itabuna acertou com os ambulantes de alimentos mudanças na Praça Octávio Mangabeira (Camacan), no centro, onde o local destinado a estacionamento vem sendo ocupado por vendedores de bebidas e lanches. Ficou determinado que durante o dia, até 17 horas, o local será usado como previsto em seu projeto, um estacionamento para aliviar a crônica falta de vagas no comércio do centro. Das 17 às 23 horas, o local será ocupado pelas barracas. Porém, logo depois, elas terão que ser desmontadas e guardadas, e o local será limpo, com o lixo acondicionado em sacos, para coleta à meia-noite. A reunião, na última segunda-feira, incluiu outras medidas. As barracas serão padronizadas e toda a estrutura passará por melhorias para atendimento ao público. Além disso, rede elétrica será melhorada e os ambulantes serão cadastrados. Eles se tornarão empreendedor individual, organizados em associação. Ficou acertado, ainda, que a Vigilância Sanitária atuará nas orientações para cuidados básicos no manuseio de alimentos e o Sebrae, em cursos de qualificação da mão de obra.

ProUni

Até 23 horas de segunda-feira (21), o Programa Universidade para Todos tinha 1,019 milhão de estudantes inscritos. A primeira lista de selecionados sai quinta-feira e a segunda, no dia 8 de fevereiro. O ProUni concede bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Greve e protesto

Em Ilhéus, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias entraram em greve por tempo indeterminado, ontem (22). A categoria é formada por aproximadamente 300 funcionários, que ainda não receberam salário de dezembro nem décimo terceiro salário.Os servidores decidiram paralisar as atividades, após rejeitar proposta do município de adiantar o pagamento de janeiro e negociar os atrasados. Já em Itabuna, um grupo de agentes comunitários de saúde protestou, também ontem, em frente ao Centro Administrativo. Eles exigem o pagamento dos salários de dezembro e o décimo terceiro, que ficaram em aberto desde a gestão passado.

*Escritor (blog Vida Louca – antoniomanteiga. blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

Rua A, Nº 56 - Lot. Rufo Cunha Centro - Itabuna - Bahia Fone/Fax: (73) 3613- 3040 Assinatura semestral: R$ 80,00 Preço avulso: R$ 0,70 Nº atrasado: R$ 1,50

> E-mail: comercial@diariobahia.com.br > E-mail: redacao@diariobahia.com.br > site: www.diariobahia.com.br

Diretor e Editor: Valdenor Ferreira

Redação: Celina Santos Repórter: Simone Nascimento Designer Editorial: Rewson Ribeiro Deptº Comercial: Vanusa de Jesus Publicidade: Nelson Moreira > 73.8829.3851 Impressão: Wilson Araújo Auxiliar de Impressão: Benildo Melo Circulação: Paulo Robério

cotação

CACAU

Previsão do Tempo

Dólar comercial (em R$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO 2,0440 2,0455 +0,15%

PREÇO MÁXIMO : R$ 64,00

Itabuna Mínima 22º Máxima 28º

Chuvoso durante o dia e a noite

Itajuípe Mínima 19º Máxima 27º

Chuvoso durante o dia e a noite

Dólar turismo (em R$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO 2,0300 2,1500 +2,38% EURO (em R$) COMPRA VENDA 2,7200 2,7217

3

VARIAÇÃO +0,09%

Salário Mínimo - Brasil

R$ 622,00

Produtos Agrícolas Mudas de cacau clonal Mudas de cacau seminal Hastes para enxertia Mudas de fruteiras Mudas de essências florestais Mudas de eucalipto seminal

R$ 0,80 R$ 0,60 R$ 0,60 R$ 1,00 R$ 0,80 a 1,20 R$ 0,35

Ilhéus Mínima 22º Máxima 27º

Chuvoso durante o dia e a noite

ibicaraí Mínima 18º Máxima 27º

Chuvoso durante o dia e a noite


4

GEral | Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013

Ilhéus tem dívida de mais de R$ 5 milhões com consignados

Juntas, as secretarias de Administração e de Saúde acumulam débitos superiores a R$ 5 milhões

A Prefeitura de Ilhéus terá que negociar com diversas instituições bancárias e financeiras uma dívida de mais de R$ 5 milhões, formada até dezembro do ano passado e oriunda de empréstimos consignados contraídos por servidores municipais. Desse montante, R$ 2,3 milhões fazem parte do levantamento da Secretaria de Administração. Já a Secretaria Municipal de Saúde acumula um débito de R$ 2.953.047,95 milhões com consignados entre os anos de 2010 a 2012. De acordo com o secretário de Administração, Ricardo Machado, a gestão anterior efetuava os descontos na folha de pagamento do município, mas não repassava os valores correspondentes para as instituições bancárias. Além da negociação do débito, Ricardo Machado informa que, a partir deste mês de janeiro, a Se-

vidores que contraíram empréstimos acima da margem máxima consignada de 30%. “Faremos o desconto e o consequente repasse das parcelas, respeitando esse limite máximo de 30% do rendimento bruto do servidor, definido pela legislação. O que passar disso, deverá ser negociado diretamente pelo trabalhador com a respectiva instituição bancária”, avisa.

Dívida global

O prefeito Jabes Ribeiro lembrou que a dívida global do município equivale a um orçamento anual, que é superior a R$ 200 milhões

cretaria de Administração formatará uma folha bruta, incluindo o valor das consignações e dos encargos sociais. “Após receber essa folha, a Secretaria da Fazenda fará o desconto do empréstimo, que será depositado numa conta

Discutida revitalização do Polo de Informática

As discussões para transformação do Polo de Informática de Ilhéus em um parque tecnológico foram retomadas pela Prefeitura Municipal. Na tarde da última quinta-feira, 17, o secretário de Planejamento, Tecnologia e Orçamento, Joaquim Bastos, reuniu-se com representantes do setor de Tecnologias de Informação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnologico (Cepedi) e do Sindicato da Indústria de Informática do Polo (Sinec). Neste primeiro encontro, foi pontuada a importância e reestruturação do espaço físico do polo e um programa de atração de novas empresas e manutenção das que já existem. O diretor de Socioeconomia da secretaria de Planejamento, Carlos Mascarenhas, atentou para a necessidade de realizar um evento para ampliar a discussão, buscando subsídios para a transformação.

específica e, posteriormente, repassado para os credores”, informa o secretário. Outra medida que está sendo adotada pela Secretaria de Administração diz respeito a um minucioso levantamento dos ser-

Além da total desarticulação da máquina administrativa, o governo municipal enfrenta, desde o último dia 1º, uma série de dificuldades de ordem econômica. Em entrevista recente, o prefeito Jabes Ribeiro lembrou que a dívida global do município equivale a um orçamento anual, que é superior a R$ 200 milhões. São dívidas com precatórios, fornecedores, salários atrasados, FGTS, INSS e

PASEP. “Isto, sem falar no fato de que, atualmente, a folha de pagamento encontra-se no patamar de 70% da receitas líquidas do município, contrariando brutalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que fixa um percentual máximo de 54%”, informou o prefeito de Ilhéus. Consignado é o empréstimo cujo pagamento das parcelas mensais é descontado diretamente na folha de pagamento de quem contrata. Isso significa que os bancos, as instituições financeiras e outros credores têm um risco próximo de zero quando realizam a respectiva operação. Entretanto, em função do respeito às margens consignáveis, o valor do empréstimo oferecido pelas instituições costuma ser menor do que o das demais modalidades, em que os riscos de inadimplência são muito maiores.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia – SINDIACS/ACE, agremiação sindical de primeiro grau, regularmente fundado e com registro definitivo concedido pelo MTE, por seu presidente, para cumprimento das exigências da Lei 7.783/89, convoca todos empregados da categoria que congrega do Município de Ilhéus, Estado da Bahia; para a assembléia geral extraordinária, que se realizará, às 08:30 horas, em primeira convocação, e 9:00h, em segunda convocação, do dia 23/01/2013, no Estacionamento do Palácio Paranaguá – Centro, Ilhéus – Ba, onde discutiremos e deliberaremos sobre a seguinte ordem do dia: 1 – Apreciação e deliberação, pela categoria profissional, da proposta sindical da realização de movimento paredista (GREVE), por tempo indeterminado, a partir da 00:00 (zero hora) do dia 25 de Janeiro de 2013; 2 – Outros assuntos de interesse da categoria Ilhéus – BA, 23 de Janeiro de 2013 Roberto Lima Machado Presidente


Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013

| geral

5

Empresários chineses virão à Bahia consolidar investimentos, diz Wagner

O programa “Conversa com o Governador” desta semana traz informações sobre outras empresas que manifestaram interesse de investir no estado

No programa Conversa com o Governador desta semana, gravado no aeroporto de Pequim, na China, o governador Jaques Wagner anunciou a vinda de empresários chineses à Bahia, no início de março, para consolidar os investimentos no Estado, negociados durante a viagem. “Eu percebi que há um grande interesse dos chineses de investir no Brasil. Sobre as duas missões centrais, a PetroChina e a Foton, eu digo que saímos daqui com elas consolidadas, além de todos os outros contatos que fizemos”, afirma o governador. “A própria embaixada disse que poucas vezes viu uma missão brasileira com tanta intensidade de encontros e contatos de trabalho”, diz Wagner. Para ele, o interesse e as constantes negociações colocam a Bahia numa posição de destaque perante o mundo empresarial chinês. “A China é a segunda maior economia do mundo e entendeu que não pode só exportar. É preciso levar empresas para fora da China e eu creio que a gente só tem a ganhar com essa relação que estamos desenvolvendo desde o começo do governo”. Segundo o governador, a implan-

O governador Jaques Wagner (D), em visita à China, na busca de investidores

tação da JAC Motors é um exemplo deste esforço baiano, assim como o investimento chinês no segmento da soja, no oeste do estado. “A Foton e a Bonco Bras são mais dois investimentos consolidados”, ressalta. A Bonco é uma subsidiária da PetroChina, uma das duas maiores petroleiras chinesas, e produz ferramentas para exploração de petróleo em terra e em mar. “Eles estão decididos a se instalar na Bahia. Já separamos um terreno. Precisam acabar de desenvolver o projeto e depois começar a construção da

unidade fabril na região de Camaçari/Dias D’Ávila. Então, essa foi uma conquista importante”. O programa desta semana traz informações sobre outras empresas que manifestaram interesse de investir no estado. “Tivemos encontro também com uma mineradora interessada em investir, esse foi um contato inicial. Uma petroquímica está interessada em vir para o Brasil e para a Bahia, e foi outro contato inicial. Fizemos contato com a Beiqi, uma empresa automobilística da capital, Pequim, fundada em

2010, mas já com uma perspectiva de se transformar na maior produtora de automóveis daqui. Eles têm planos para 2015 se instalarem no Brasil e nós colocamos a Bahia na dianteira desse processo”, afirma o governador. Wagner diz que o polo automotivo baiano está se consolidando. “Tem a Foton, que vai instalar na Bahia uma montadora do ônibus e de caminhões e, possivelmente, mais tarde, de automóveis. Já temos a JAC Motors, a Ford, há mais tempo. Portanto, esse é um passo

A empresa de pequeno porte, com quatro funcionários, tem apenas dois anos de atuação no mercado e comercializa cerca de 300 pneus a cada mês. “Eu quero melhorar o conhecimento das minhas necessidades, ter uma visualização segura de onde fazer novos investimentos e contratações, para reduzir custos

e aumentar o volume de vendas”, destaca o empresário. O levantamento das empresas interessadas é feito através das entidades representativas do setor. Depois de cadastrada, a empresa terá a aplicação de um questionário seguido de diagnóstico da atividade. O próximo passo é oferecer as soluções e consultorias do Sebrae para cada caso. “A maior vantagem para o empresário é o item ‘qualidade’, um pré-requisito para fortalecer o negócio, inovando o que já existe”, explica a gestora do programa, Valdinéia Borges. Em campo os agentes também tiram dúvidas e modificam pensamentos equivocados sobre inovação e tecnologia. “Nos preparamos para ouvir dos empresários que inovação é muito cara e que eles não teriam recursos. Por isso, tratamos de explicar que inovar é muito simples e que o Programa

extremamente importante para a geração de emprego e desenvolvimento do nosso estado”. O governador informa que se reuniu com representantes de empresas que já estão em atividade no estado. “Tive uma conversa com o pessoal de Chongqing, que está investindo em uma processadora de soja na região de Barreiras. De Chongqing, que é uma cidade extremamente importante aqui da China, conquistamos um novo investimento na área de fibra de vidro e fibra de carbono. Tivemos um encontro com o ministro responsável pela Agência de Desenvolvimento da China e marcamos vários contatos, inclusive visita da equipe dele à Bahia”. Outro contato, segundo Wagner, foi com a maior produtora de placas de energia solar do mundo, que também é da China. De acordo com o governador, há a possibilidade deles se instalarem na Bahia. “Tivemos um encontro com Exim Bank, o banco que alavanca as indústrias chinesas que se instalam fora do país. Eu espero, a partir daí, ampliar o volume de investimentos chineses, gerando mais emprego e mais benefício para a Bahia e para os baianos”.

Programa ALI será lançado para empresários do sul da Bahia A partir de fevereiro as micro e pequenas empresas do sul da Bahia, na área da unidade regional do Sebrae - sede em Ilhéus -, terão acesso à Agenda de Soluções 2013 em Gestão e Inovação através do Lançamento do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação. O programa será lançado com um Café da Inovação, em Itabuna, no dia 04 de fevereiro, às 7h30, no Tarik Fontes Plaza Hotel. Em Ilhéus, o lançamento acontecerá no dia 05 de fevereiro, às 19h, na Pousada La Dolce Vita, na rodovia Ilhéus-Olivença. A regional do Sebrae está em fase de inscrição de candidatos ao programa, que acontece até o dia 31 de março, ofertando 50 vagas para cada município. “Estamos sendo bem recebidos pelos empresários locais, com entusiasmo em cada visita realizada. Conhecer as soluções em inovação e tecnologia e utilizar esse conhecimento para

Amós Almeida Lima

alavancar o nível de crescimento e de faturamento das empresas tem sido as principais expectativas”, revela o agente de inovação, Silvio Viana. Entre os que já garantiram uma vaga está o comerciante de pneus e produtos automotivos, em Itabuna, Amós Almeida Lima.

ALI ajudará na implementação de ações inovadoras que geram aumento da competitividade das empresas”, destaca a agente Susan Muniz. Para fazer a inscrição ou tirar dúvidas, é preciso procurar os pontos de atendimento do Sebrae em Ilhéus - Avenida Dois de Julho, 1039, Centro (fone 73 3634 4068) - ou Itabuna - Avenida Francisco Ribeiro Júnior, 198, Centro (fone 73 613 9734).

ALI

O programa ALI é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os Agentes Locais de Inovação atuarão nos segmentos de moda, alimentação, saúde e automotivo. Na Bahia, a estimativa é atender a 1,5 mil empreendimentos em 2013.


6

geral| Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013

Caminhões “afundam” no canal da Amélia Amado Por Simone Nascimento Uma obra inacabada, dois caminhões atolados e engarrafamento no início da tarde de ontem (22), em pleno centro de Itabuna. A situação ocorreu no cruzamento entre as avenidas Amélia Amado – onde estão fazendo a cobertura do Canal Lava Pés – com a Juracy Magalhães. Como os trabalhos, que se arrastam desde 2010, na gestão do então prefeito Capitão Azevedo, seguem sem data prevista para terminar, um improviso foi feito naquela área, na tentativa de liberar o acesso dos veículos para a Juracy. Mas, parece que a ideia foi literalmente “por lama abaixo”. É que, em função das chuvas que têm caído na região nos últimos dias, a camada de cascalho colocada cedeu e o resultado inicial foram dois caminhões afundados. O primeiro veículo a se envolver no acidente estava carregado de materiais de construção. O motorista Valter Bonfim conversou com o Diário Bahia e confessou que o susto foi grande. “Eu vim contornar por aqui. Tava tudo veladinho. Aí de repente, quando pisou a dianteira, afundou. Essa obra aqui não está segura pra ninguém. Já afundaram uns três carros pequenos, mas eles são leves e se tira logo, mas um carro grande não tem como”, disse. Populares ainda tentaram alertar o motorista Sidnei de Souza, condutor do segundo caminhão, que transportava calçados, mas ele não viu os acenos e foi “engolido” pela lama. “Meti a cara e simplesmente afundei. Já comuniquei a empresa para ver se vem alguém me ajudar, senão vou ter que acionar o guincho pelo seguro. É assim mesmo. Tem que ficar feio para depois ficar bonito. É o Brasil”, filosofou o homem. O duplo episódio acabou congestionando a via. Agentes da Settran (Secretaria de Transporte e Trânsito) foram acionados para organizar o tráfego e evitar outros acidentes. O local foi provisoriamente interditado. Segundo os agentes, a área representa risco até para os pedestres. “Ninguém sabe o andamento dessa obra, quem foi o engenheiro que fez”, observaram.

Fotos: Gerson Teixeira/Diário Bahia

Um dos trechos que dá acesso à avenida Juracy Magalhães mais parecia uma areia movediça. Dois veículos que transportavam mercadorias ficaram atolados na tarde de ontem (22), provocando congestionamento

A pista improvisada tomou chuva e não suportou o peso dos caminhões

Agentes da Settran tiveram que controlar o trânsito para evitar novos acidentes


Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013 | geral

7

Assassino invade casa Advogada e executa dois irmãos encontrada morta Conhecida e muito admirada por suas belezas naturais, a pequena cidade de Camamu transformou-se na última segunda-feira (21) num cenário “decorado” com sangue. Uma família, de uma hora para outra, foi envolvida numa trama real e macabra. Os personagens desse novo “capítulo” da violência urbana foram os irmãos Leandro Santana dos Santos, de 18 anos, e Jefferson Santana dos Santos, de 15. Eles foram brutalmente executados. Era noite. A família estava reunida em casa, quando o “vilão” invadiu o ambiente e se dirigiu aos irmãos. Os segundos a seguir foram de verdadeiro pavor. Ali estavam os jovens na mira de uma pistola 380. O algoz não pensou duas vezes. Apertou o gatilho. Gritos, correria. Um corpo inerte no chão. Era Jefferson. Ao lado, outro rapaz agonizava. Le-

Foto: Radar Notícias

O crime brutal aconteceu na pequena e bela Camamu, na noite da última segunda-feira (21). O criminoso continuava foragido até a tarde de ontem

Leandro chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

andro lutava pela vida. Foi socorrido por um irmão e levado para o hospital da cidade. Mas não havia mais o que ser feito. Ele não resistiu aos ferimentos.

Enterrar os filhos

Resultado: uma mãe desesperada,

Foto: Radar Notícias

Crianças dormiam ao lado de um revólver

inconsolável e em estado de choque que será obrigada a enterrar, num só dia, dois dos seus rebentos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna, onde parentes informaram que Leandro vinha sendo ameaçado pelo criminoso há alguns dias. O assassino o acusava de ter roubado da residência dele R$ 4 mil reais e um revólver Por pouco uma chacina não era registrada. Os disparos chegaram a atingir eletrodomésticos e móveis. Felizmente, ninguém mais foi alvejado. O Diário Bahia ligou para a Delegacia de Camamu. Algumas testemunhas começaram a ser ouvidas ontem à tarde. A cena do crime será submetida a uma perícia técnica. A polícia ainda está investigando se as vítimas tinham algum envolvimento com a criminalidade.

Uma advogada foi encontrada morta na última segundafeira, dentro da casa dela, no bairro Paraíso dos Pataxós, em Porto Seguro. As primeiras informações levantadas pela polícia técnica dão conta de que Leila Márcia Moreira Rodrigues, de 36 anos, teria ingerido chumbinho (veneno usado para matar ratos). O corpo estava sobre uma cama. Ao site Sul Bahia News, populares e amigos da vítima informaram que ela vinha passando por problemas emocionais. Ultimamente, tinha preferido o isolamento. A polícia Civil daquela cidade está investigando o caso para descobrir o que realmente teria motivado o suicídio. O cadáver foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Porto Seguro.

Bela e jovem, a advogada Leila Márcia resolveu por um fim à própria vida

Acusado de assaltar loja no centro de Itabuna é preso Na tarde de segunda-feira (21), um homem conhecido como Alex, de sobrenome e endereço não informados, foi preso em flagrante após roubar a loja H.S. Plástico. A prisão foi feita após pessoas denunciarem o fato aos policiais que passavam em uma

viatura na Avenida Almirante Tamandaré. Nesse momento, o acusado tentava fugir em direção ao Jardim do Ó. O suspeito foi alcançado e reconhecido pela vítima, que é funcionário da loja. Ele contou à polícia que, na hora do assalto, Alex

estava com a mão no bolso da bermuda e, insinuando estar armado, ameaçou atirar. Em seguida, levou a quantia de R$95,00, que estava no caixa do estabelecimento. O valor roubado foi encontrado com o acusado, durante a revista feita pelos policiais.

Na última segunda-feira (21), duas motos foram roubadas e abandonadas em seguida. O primeiro caso ocorreu próximo ao Tiro de Guerra, na rua B, Jardim Grapiúna. A vítima informou à polícia que dois homens levaram sua Bis preta,

placa NYP 9437. Através de denúncia que havia motocicleta com alarme ligado na rua Juca Leão, uma viatura foi ao local, onde constatou ser o mesmo veículo roubado. A outra situação ocorreu quan-

do a vítima saía do estacionamento do Shopping Jequitibá com uma Bis rosa, de placa OKM-3526. Segundo a polícia, dois homens armados que estavam numa Titan preta levaram a motocicleta e a abandonaram no dia seguinte no antigo aeroporto.

Um homem por pouco não foi linchado, depois de roubar um celular em Ilhéus. Ronaldo Santos Nunes, de 19 anos, que mora

em Ipiaú, teria roubado o objeto de uma mulher. O rapaz só não foi espancado até a morte, porque a polícia

Militar chegou a tempo de impedir. Ronaldo foi levado para a delegacia daquela cidade. Ele foi autuado em flagrante.

PM recupera motos roubadas em Itabuna A arma foi apreendida e será submetida à perícia

Um revólver calibre 38, carregado com cinco balas, foi apreendido dentro de uma casa no Alto dos Canecos, em Itabuna, num lugar nada comum: em cima da cama, onde duas crianças – de um e três anos de idade – estavam deitadas. Segundo o Radar Notícias, uma mulher que estava no momento do flagrante foi conduzida para o Complexo Policial de Itabuna. Daniele Souza Santos, de 20 anos, contou

ao site que aquela casa pertencia ao sogro dela – a família mora no bairro Conceição. Ela explicou que o marido Jonatas Tomaz da Cruz, de 19 anos, foi quem teria guardado o revólver. No entanto, ela garante que não era dele. O rapaz, de acordo com a mulher, conseguiu fugir após perceber a chegada da polícia. Daniele informou, ainda ao Radar, que Jonatas já cumpriu pena por tráfico de drogas, no ano passado.

Populares espancam acusado de roubo em Ilhéus


8

variedades | Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013

Coisas da Vida

S U A NOVELA

> Por Odilon Pinto > E-mail o.pinto@terra.com.br

O monstro da Ceplac A Ceplac está cercada pelo Exército. Um grupo de cientistas internacionais desembarcou no aeroporto de Ilhéus e veio ao Centro de Pesquisas. Alguns operários de campo dizem ter ouvido na roça gritos desesperados: “Aaaaahhhh!” Tudo começara na Divisão de Genética onde estavam armazenados genes humanos, do Projeto Genoma, e genes de cacau resistentes à vassoura-debruxa. Ao fazer cruzamento genético o dr. William Rocha inseminara genes humanos em genes da planta. Ele comentara no laboratório: “Essas pesquisas vão abalar o mundo!” E o mundo agora estava realmente abalado. Uma equipe internacional de cientistas entrou na roça da Ceplac. O oficial do Exército examinou os documentos dos visitantes no portão: “Deixem comigo seus passaportes!” Quando dr. William inseminara genes humanos em mudas de cacau, não foi observada nenhuma anomalia nos primeiros meses. Ele chegara a dizer: “Não pode haver cruzamento entre espécies diferentes!” Mas agora a situação era outra. A imprensa mundial já anunciava que uma experiência genética no Brasil dera origem a um monstro vegetal e animal. Por isso a equipe internacional de cientistas entrou na Ceplac para avaliar a situação. Ao se aproximarem do campo 43, eles começaram a ouvir uma espécie de rugido forte: “Aaaahhh!” Finalmente, chegaram ao pé do monstro: um cacaueiro frondoso com uma cabeça humana entre os galhos mais altos. Ele emitia um ronco estranho: “Aaaahhh!” e parecia querer se movimentar, se libertar das raízes presas à terra. Depois de vários exames, os cientistas decidiram sacrificar aquela mistura de planta e animal. Cortaramlhe a cabeça e a colocaram Odilon Pinto é mestre e doutor num isopor para levar ao em lingüística, pela universidade federal da bahia, e professor da laboratório... uesc. é autor dos livros coisas da vida e usos do português.

Quarta-feira

Malhação Globo

lado a lado Globo, 18h

Dinho convoca seus amigos para uma festa de despedida. Ju se despede de Dinho. A caminho do navio, Dinho passa pelo Misturama e vê Lia tocando a música que compôs sobre o relacionamento deles. Dinho acena e Lia termina a canção emocionada. Raquel pressiona Lorenzo para vender seu apartamento. Lia afirma a Ju que sofreu muito e que não se apaixonará novamente. Um grupo de holandeses patrocina o projeto social de Raquel na comunidade. Raquel fica tentada a usar o cheque dos holandeses para comprar sua parte do apartamento que tem com Lorenzo. Lia se emociona ao ler um poema de amor durante a aula de literatura.

Constância tenta convencer Esther a reatar o noivado com o filho. Albertinho procura Gilda e confessa seu interesse por ela. Zé Maria avisa a Jurema que os capoeiras cercaram sua casa para protegê-la. Sandra recebe uma joia da mãe de Teodoro. Catarina recomenda que Fernando não entre em atrito com Edgar, por causa das ações que o irmão ainda possui. Isabel conta a Matilde que Elias gosta de Constância. Gilda confessa a Almeidinha que gosta de Chico e de Albertinho. Afonso e Laura contam a Isabel e Zé Maria que Jurema foi presa. Praxedes pergunta a Zé Maria se ele era um dos capoeiras que bateram em seus guardas.

guerra dos sexos Globo, 19h Charlô, Nando e Olívia conseguem impedir Roberta de assinar o contrato. Isadora manda Ronaldo embora de sua casa. Nieta consegue despistar Dino sobre a origem do dinheiro que ganhou. Felipe tem uma ideia para acabar com as brigas entre Charlô e Otávio. Ulisses enfrenta Carolina. Juliana vê as fotos de Nando e reconhece que está interessada nele. Nenê ameaça Veruska. Charlô avisa a Roberta que Dino pode ter falsificado o balanço

da Positano. Nando desiste de trabalhar com Otávio. Felipe marca de se encontrar com um tabelião na mansão. Zenon pede para Carolina ajudá-lo a conquistar Charlô. Juliana fala para Vânia que não vai atrapalhar o romance de Nando e Roberta. Nando afirma a Ulisses que não terminará com Roberta para ficar com Juliana. Dino se preocupa ao saber da auditoria que Charlô pediu sobre o balanço da Positano.

SALVE JORGE globo, 21H Stenio pede para Helô impedir Mustafa de voltar para Istambul. Morena briga com Lucimar por causa de Jéssica. Pescoço pede para Vanúbia não ir para a Turquia. Lívia vai até a delegacia, deixando Helô ainda mais desconfiada. Berna implora que Mustafa não volte para Istambul. Helô pede para intimar Wanda e Russo. Mustafa se hospeda no mesmo hotel de Lívia. Irina não deixa Waleska saber da morte de Jéssica. Bianca conta para Maitê que deixou um bilhete para Zyah com seu endereço no Brasil. Morena chega ao quarto de Lívia.

ASTROLOGIA > Áries

20/03 a 20/04

As oportunidades estão ao seu alcance hoje, na forma de contatos e amigos que contam sobre assuntos que podem te interessar e elevar, prestigiar ou expandir seus interesses. Viagens e novos conhecimentos também em destaque.

> Libra

23/09 a 22/10

A lei e seus assuntos em pauta hoje, libriano! Você vê mais longe e mais claro. Você receberá ajuda e proteção da lei ou poderá resolver pendências relacionadas a ela. Viagens e publicações são assunto que requer intervenção.

> Leão

> Touro

> Gêmeos

> Câncer

Se você aguardava um bom dia pra cuidar das finanças, este dia chegou! Pela manhã as informações certas e uma conversa boa com seu gerente de banco pode render algo especial. Também saberá algo sobre uma entrada financeira.

Lua em conjunção a Júpiter em seu signo destaca todos os seus poderes criativos e engenhosos - a sorte está do seu lado, assim como a clarividência. Articulação e boa informação são essenciais para seu sucesso hoje.

Aqueles que precisam de descanso mental e retiro, como você agora, encontram hoje motivo e razão para levar a risca esta orientação de isolamento. Nada de se recriminar sobre erros do passado. Encare e aprenda com eles.

O clima astral favorece empreitadas conjuntas com amigos, participação em clubes, entidades sociais, partidos políticos, irradiação de pensamentos em grande escala, publicidade de seus serviços etc. Manhã mágica, especial mesmo.

> Sagitário

> Capricórnio

> Aquário

Quem se beneficia hoje com o astral de hoje é uma parceria importante, graças também á sua postura aberta e capaz de negociar com confiança. A paz pode ser selada, enfim, numa contenda de negócios. Rivalidades ajudam a crescer.

É preciso ter jeito, jogo de cintura e confiar na vida pra dar conta das pendências que devem se multiplicar hoje. Você também merece um descanso mental. Acertos novos com empregados, modificações e ajustes positivos.

Ótimo astral pra você em especial se nasceu nos primeiros dias do signo! O amor a criatividade e a vitoria sobre os que querem sua ruína são os prognósticos estelares. Pela manhã, um encontro interessante.

21/04 a 20/05

> Escorpião 23/10 a 21/11

Dívidas e pendências com empresas, com o Governo ou o município podem ser saldadas hoje mediante um acordo bem feito pela manhã; essencial que você saiba ser flexível, para que tudo saia bem. Encare seus medos de frente.

21/05 a 20/06

22/11 a 21/12

21/06 a 21/07

22/12 a 21/01

22/07 a 22/08

21/01 a 18/02

> Virgem 23/08 a 22/09

Cada dia tem seu tom astral e o melhor é agir na frequência dele, para assim aproveitar as boas ondas e minimizar os problemas. Assim é que hoje é bom cuidar da sua reputação. Converse com seu chefe e acerte algo com ele.

> Peixes

19/02 a 19/03

Tudo se ajeita como é possível em casa hoje, alguém novo chega, uma nova ordem pode ser testada, ajustes nas relações familiares etc. Mas você terá de abrir um segredo ou contar algo que vem mantendo apenas para si.


Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013 | geral

9

Prefeito de Itabuna é recebido por ministros em Brasília Em audiência, Vane levou reivindicações de obras estruturantes para melhoria dos bairros de Itabuna Em busca de recursos para obras de infraestrutura e saneamento básico para o município de Itabuna, o prefeito Claudevane Leite está em Brasília, onde, ontem (22), foi recebido pelos ministros Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, e Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional. O prefeito de Itabuna estava acompanhado do deputado federal Luiz Argôlo e levou aos ministros reivindicações de obras estruturantes de melhoria dos bairros de Itabuna. Vane obteve dos ministros a garantia de que o município receberá os recursos que precisa bastando apresentar os projetos para cada área. De Brasília, o prefeito já fez contato orientando a equipe a organizar e sistematizar com urgência os projetos que podem ser encaminhados aos dois mi-

O prefeito Claudevane Leite (E), reunido com ministros na capital federal

nistérios. Na viagem a Brasília, o prefeito conseguiu garantir a retomada das obras de saneamento da região leste da cidade, que até agora têm apenas 5% de execução. As obras, a cargo da empresa GDK, devem beneficiar com esgotamento sa-

nitário, estações tratamento de resíduos, pavimentação, urbanização e equipamentos sociais os bairros Jorge Amado/Campo Formoso, Sinval Palmeira, Lomanto Júnior, Bananeira, Santa Catarina, Manoel Leão, Nova Itabuna e Maria Mattos (Rua de Palha).

Saneamento

Também ficaram assegurados recursos da ordem de 1 milhão de reais para a execução do Plano Municipal de Saneamento. Outro 1 milhão de reais, resultado de emenda ao Orçamento da União apresentada pelo deputa-

do Argôlo, será destinado a obras de infra-estrutura em locais a ser definidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Nesta quarta-feira o prefeito Claudevane Leite estará em Salvador, onde se reúne com o superintendente de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), Andrés Alonso. Na pauta, definição de trâmites relacionados à retomada do Comando Único da Saúde para o Município. Antes, Vane votará na eleição da UPB (União dos Municípios da Bahia). Além de Vane, participam da reunião na Sesab o secretário de Saúde, Renan Araujo e o presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna - FASI, Paulo Bicalho. Na quinta pela manhã o prefeito de Itabuna tem reunião com deputados estaduais que apoiam os projetos de desenvolvimento do município.


10

Geral | Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013

Ilhéus adota medidas emergenciais em centrais de abastecimento

Secretária de Saúde vai representar região em conselho estadual

Segundo o secretário Carlos Machado (Cacá), a intervenção acontecerá porque técnicos da prefeitura identificaram uma situação de completo abandono de tais centrais

A secretária de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira (foto), foi eleita diretora do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) na Macrorregião Sul, que engloba 67 municípios das regiões Sul e Baixo Sul da Bahia. Ela informou que aceitou a missão porque considera muito importante o papel do Conselho para a integração dos secretários municipais, na busca de recursos para a Saúde e na ampliação dos programas do setor. A Bahia possui nove macro regiões na área de saúde. Na próxima segunda-feira, dia 28, em Salvador, a secretária vai assumir a representação do Cosems no Grupo Condutor de Urgências em Saúde da Bahia, cujo papel é elaborar o plano da rede de atenção às urgências no Estado para a aprovação do Ministério da Saúde. Segundo

Fotos: Alfredo Filho/Secom-PMIlhéus

Após vistorias nas centrais de abastecimento dos bairros do Malhado e da Urbis, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), tomou medidas emergenciais para melhorar o funcionamento dos equipamentos até que eles sejam revitalizados. “O nosso objetivo é revitalizar tanto a Central do Malhado quanto da Urbis, melhorando as instalações e assegurando maior conforto, higiene e segurança para comerciantes e usuários”, frisou o vice-prefeito e titular da Sedic, Carlos Machado (Cacá). Os técnicos da prefeitura identificaram uma situação de completo abandono das centrais de abastecimento. Paredes rachadas, acúmulo de lixo e entulho, boxes fechados, usuários de drogas alojados nas instalações, tetos em risco de desabamento, foram alguns dos problemas identificados pela Sedic. A primeira medida da prefeitura foi a limpeza. As centrais foram os primeiros locais a ser limpos pelo mutirão que começou no segundo dia da gestão, em parceira com a iniciativa privada. Outra medida foi a intensificação da fiscalização, principalmente, para evitar a circulação de motoqueiros e ciclistas nos

A Central de Abastecimento do Malhado atende a boa parte da população ilheense e até dos arredores

locais. Além disso, a Sedic também solicitou à Guarda Municipal maior frequência de rondas nas centrais e fez um pedido à Empresa Baiana de Saneamento e Água (Embasa): a instalação de hidrantes para lavagem das centrais.

Em conjunto

Cacá informa ainda que há uma ação conjunta da Sedic com a Secretaria de Desenvolvimento Social para retirada e atendimento dos usuários de drogas que ficam nas centrais. Além disso, o viceprefeito destaca que também será feito o recadastramento dos permissionários. “Essa medida é im-

portante para podermos manter o controle sobre o uso dos boxes. Muitos estão fechados e alugados como depósitos; isso é inadmissível, pois, além da redução da oferta de empregos para a população, esses boxes também são focos de baratas, ratos e demais animais peçonhentos”, explica o secretário e vice-prefeito. No entanto, Cacá ratifica que todas essas medidas são emergências e paliativas, e informa que a Sedic via elaborar um projeto para revitalização das duas centrais de abastecimento, que inclui reestruturação física e padronização dos boxes, quiosques e barracas.

informou Ledívia Espinheira, a Região Metropolitana de Salvador foi a primeira a ser contemplada com uma rede de urgências, por definição do Ministério da Saúde. A secretária informou que a próxima região a ser contemplada com a rede de urgência será justamente a Macro Sul. A partir daí, o Grupo Condutor vai elaborar o plano da rede de atenção às urgências para apreciação e aprovação do Ministério. Somente após a publicação da portaria que definirá a implantação da rede, serão disponibilizados recursos para reforçar o atendimento de urgência, que envolve o SAMU, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), salas de estabilização, leitos de retaguarda, porta de entrada dos hospitais de urgência, e leitos de UTI para doentes crônicos.

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE ITABUNA

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2013 - EDITAL DE NOTIFICAÇÃO

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Itabuna – SECI, CÓDIGO SINDICAL Nº. 00508286829-9 e CNPJ Nº. 13.728.878/0001-90, faz saber aos senhores empregadores e escritórios de contabilidade que de acordo com os Artigos 578 a 610 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – o desconto da CONTRIBUIÇÃO SINDICAL de seus empregados no comércio, deverá ser efetuado até o dia 31 de março de 2013 e recolhido através da GUIA DE RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA – GRCSU, até o dia 30 de abril de 2013, nas Agências da Caixa Econômica Federal, na rede de casas lotéricas ou demais estabelecimentos bancários do sistema de arrecadação dos Tributos Federais. A emissão das guias de pagamentos estão disponíveis no SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE ITABUNA, em sua Sede Administrativa, ou através de solicitação pelo site: www.comerciariosnaluta.com.br, ou e-mail: secita@hotmail.com, bem como pelo telefone (73)3043-8534. Ficam os interessados notificados que o não recolhimento da Contribuição Sindical no prazo acima, implicará no acréscimo de multas, juros e correção na forma do Art. 600 da CLT, e Art. 7º da lei 6.986 de 13.04.82, Itabuna(Ba), 22 de janeiro de 2013. Gilson de Araújo Costa – Presidente.


Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013 | classificados

CLASSIFICADOS

11

compra - venda - aluga - troca

CASAS VENDA

Serra Grande, na rua Omar Simões, perto do posto de gasolina, c/ quarto, sala, cozinha, wc, quintal. R$ 17.000,00. Tel: 3239-6146, Boaventura. Centro, Rua Zildolina, c/ 2/4, sala, varanda, wc e demais dependências. R$ 100.000,00. Tel: 8824-2326/9132-7437. Parque Boa Vista, duplex, c/ sala, cozinha, quartos, quintal. Ótimo preço. R$ 18.000,00. Tel: 9816-7722/9195-1070, Patrícia. Rua José Alves Franco, 663, final da Av. Ilhéus, c/ 2/4, 2 salas, cozinha, wc, varanda, quintal, área na frente p/ garagem. R$ 75.000,00 por motivo de viagem. Tel: 8151-0949/8826-5706.

Alugo quitinetes no Jardim Italamar, próximo ao Ciomf, fundos da igreja Congregação Cristã no Brasil, na rua f, nº 18. Incluso água, garagem, condomínio. R$ 300,00. Falar com Eduardo no fone: 8885-6772/32126772 ou c/ José Carlos 9981-4945/3212-3206. 450,00. Tel: 8804-1369. Fátima, na rua São João, próximo a Juracy Magalhães, c/ 2 suítes + 2/4, garagem ou ponto comercial. Tel: 8836-5377/91025815, Jandira.

Apto/Vend

Parque Verde, c/ 2/4, suíte, garagem, à vista ou financiado. Tel: 8163-9580.

Fátima, c/ suíte + 2/4, garagem p/ 2 carros, a/s, d/e, wc. R$ 280.000,00. Tel: 88454141/9129-5677.

Centro, na Av. Cinquentenário. Tel: 88242326/9132-7437.

Góes Calmon, c/ 2 suites + 2/4, wc, d/e, a/s, garagem p/ 3 carros. R$ 300.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Centro, Rua Zildolina, quitinete próximo ao Centro, em fase de acabamento. R$ 40.000,00. Tel: 8824-2326/9132-7437.

Monte Cristo, c/ 2/4 + suíte, a/s, garagem. R$ 140.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Zildolândia, c/ 2/4 + suíte, a/s, vaga de garagem. R$ 280.000,00. Tel: 88454141/9129-5677.

Vila Anália, rua J, 2ª etapa, nº 68, c/ ¾, sala, cozinha, wc, área, quintal. Tel: 8848-0189/8811-9797/8104-3385, Dió/ Maria José.

Jardim Vitória, c/ 2/4 + suíte, a/s, d/e, vaga garagem. R$ 270.000,00. Tel: 88454141/9129-5677.

Casa/Aluguel

Ilhéus, em Mamoan, p/ carnaval, c/ 2/4, suíte. Tel: 9199-1681/8802-1724, Áurea. Califórnia, rua Paraná, 222, próximo a Granja Central, c/ suíte + ¼, sala, cozinha. R$ 250,00. Tel: 8825-2752/88446282, Nice/Arilson. Alto Maron, rua Alto do Matadouro, nº 40, c/ 2/4, 2 wc, de laje. R$ 350,00. Tel: 8804-1369. Conceição, na rua Catucicaba, nº 493, c/ suíte + ¼, forrada, toda na cerâmica. R$

Apto/Aluguel

Jardim Vitória, rua Pernambuco, 1º andar, nº 310, perto do shopping, c/ ¾, suíte grande, varanda grande, a/s, cozinha grande, quarto empregada, sem condomínio, garagem. R$ 1.500,00. Banco Raso, no 1º andar, c/ ¾, sala, cozinha ampla, d/e, a/s, 3 wcs, garagem. R$ 700,00. Tel: 9157-3884/8834-8584. São Caetano, rua São Paulo, 485, 1º andar, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. R$ 460,00 (incluso água). Tel: 8846-5945/8821-9480. Centro, na Av. Ilhéus, 66, c/ 2/4, sala, cozi-

nha c/ armários, wc, internet, parabólica, varanda, área de luz. Tel: 9131-4114/91314111, Paulo/Marcelo. Castália, rua Paulo Portela, 33, quitinete c/ ou sem mobília, térreo, sem condomínio + apto no 2º andar c/ ¼ + suíte, cozinha montada c/ armários. Tel: 32118656/9935-9981/9981-3749.

Terreno/Venda

Fátima, Lot. Loup Soares, próximo a TV Cabrália, med. 300m² (10x25m). Tel: 81680110/8888-3443. Acuípe, próximo a pousada Acuípe, ou troco terreno med. 10.000m² (50m de frente x 200m fundo), na beira da praia, c/ rio de água doce e c/ frente p/ a pista. Tel: 8858-8915/9807-1588, Celso. Fátima, med. 10x18m. Tel: 8163-9580. Conceição, Jardim Eucalipto, med. 8x25m. Tel: 8163-9580. Itacaré, há 1km de Itacaré, área med. 2566,27m. Tel: 8164-4189, Carlinhos. Castália, med. 225m². R$ 100.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Vila Anália, med. 8x20m, c/ base completa construída. R$ 23.000,00. Tel: 88350958/9113-5905, Alex. Conceição. Vende-se um terreno 141 metros quadrados. R$ 70 mil. Telefone: 8822-3726. Ailton Largo dos Eucaliptos. Vende-se terreno

próprio com área de 7 X 24m. R$ 70 mil. Telefone: 8822-3726. Ailton.

Ilhéus, 66, med. 170m². Tel: 9131-4114/91314111, Paulo/Marcelo.

Veículos/Venda

Centro, alugo sala na rua 13 de Maio, perto da Igreja Santo Antonio. Tel: 32122324/9927-5753.

Corolla Marfin Seg, 2003/2004, conservadíssimo. Urgente R$ 25.000,00. Tel: 9196-8901, Abraão. Santana 2006, completo, cinza, 2º dono, c/ 65.00km, bem conservado. Aceito troca por Vectra 2011. Tel: 3617-6014/88021525, Caldas. Doblô 2002/2002 completa. Telefones: 8801-7778/ 8159-8730 Uno Fire Flex 2008, básico, duas portas, trava, alarme, verde lagon. Telefones: 8888-3443 ou 8168-0110. Captiva 2011, c/ 13.500km, c/ câmera de ré, película de segurança e reboque. Tel: 9985-6777/ 8811-5060, Nilton. Moto Honda Shadon 600cc, c/ 26.000km, preta, linda, toda original. Tel: 88433402. Peugeot 206 Selection, 2001, c/ 2 portas, prata, c/ ar, trava, alarme, vidro elétrico, aro 15”, cd player, farol e volante reg. interna, bancos de couro sintético. R$ 10.000,00. Tel: 8835-5233/8134-1419 /9128-8611, Antonio.

PONTO COMERCIAL

Centro, alugo imóvel comercial na Av.

Centro. Rua 13 de maio (perto da igreja Santo Antonio). Telefone: 3212-2324 ou 9927-5753. Centro, vendo sala no 2º andar do Ed. Módulo Center, toda mobiliada, c/ telefone. Tel: 9946-9858. Centro, alugo salas p/ escritório na Av. Juracy Magalhães, nº 180, no 1º andar. Tel: 3215-3302.

FAZENDAS VENDA

São José da Vitória, vendo ou troca roça na região da Serra das Lontras, c/ 10 hectares, c/ cacau, café, banana. Aceito casa. R$ 26.000,00. Tel: 3617-2577. Japu, 120hac, c/ casa sede, cãs p/ trabalhador, 2 barcaças, ribeirão, secador, energia. Tel: 8845-4141/9129-5677. Buerarema, sítio na rua Sá Barreto, 701, São Bento, med. 1000m², c/ Casa, 20 pés de coco. Tel: 9100-9534. Aurelino Leal, na região de Paulo Afonso, à margem do rio Gongogi-Ba, ao lado da BR 030 que liga Brasília Campinhos-Ba,

com 10ha: temos 4 pastos p/a criar 15 na média 110@ de cacau, perto de 1 cachoeira ótima para lazer. Fone: 73- 88361755/8856-1108, Cláudio/ Moisés. Buerarema, roça c/ 8 hectares, casa, barcaça, energia, água encanada, represa, ribeirão de água corrente, cacau, capoeira, ramal na porta. R$ 45.000,00. Tel: 8831-6992/8115-2062/9102-7429. Creci: 12637.

Diversos

Cartomancia baralho, orientação pessoal, sigilo. Tel: 8806-1150/9130-9597/32123601, Marcos José. Massagem relaxante e shiatu, c/ hora marcada. Tel: 8806-1150/9130-9597/32123601, Marcos José. Vendo 100 vacas leiteiras paridas; 50 novilhas girolandas; 8 tourinhos girolandos cruzando; 65 bezerros mestiços (tabopuã, holandês) de um ano e ½. Criador há 45 anos. Tel: 8861-8996/8149-6099/88718997, Francisco. Máquina fotográfica Canon c/ 35 de zoom, 14mpx e cartão de 8gb. Tel: 9985-6777/ 8811-5060, Nilton. Trabalho de acompanhante e de arrumadeira. Turno da noite. Tenho ótimas referências. Tel: 3612-0984/8148-5661, Vadene.


12

geral | Itabuna-BA, 23 de janeiro de 2013

Prefeitura de Itabuna negocia salários em atraso com servidores A Prefeitura de Itabuna apresentou, na tarde de segunda-feira, 21, aos sindicatos dos Servidores Municipais, dos Professores e dos Agentes Comunitários de Saúde a proposta do governo para o pagamento dos salários do mês de dezembro e parte do 13°, que não foram pagos pela administração anterior. O governo propôs antecipar para ontem, 22, o pagamento do salário do mês de janeiro do funcionalismo em geral; até o dia 31, o salário de janeiro mais um terço das férias da Educação e adiantar parte do salário de janeiro dos trabalhadores da Saúde ainda esta semana, com o restante a ser quitado até o fim do mês. Da mesa de negociações participaram o vice-prefeito Wenceslau

Foto: Gabriel de Oliveira

Os servidores da Saúde realizaram ontem (22) um protesto devido ao atraso no pagamento de dezembro e no décimo terceiro

A primeira rodada de negociações com servidores, no Centro Administrativo Firmino Alves

e só no mês de dezembro chega a mais de R$ 10 milhões, por isso a Prefeitura não conta com recursos para fazer esses pagamentos à vista. A proposta apresentada aos sindicatos é fracionar o pagamento de salários atrasados, com a garantia de que, ocorrendo a normalização das finanças e outras verbas sejam liberadas, o governo regulariza a situação dos salários.

Apreciação

Junior, representando o prefeito Claudevane Leite, que viajou a Brasília, e os secretários de Administração, Mariana Alcântara; Fazenda, Marcos Cerqueira; Saúde, Renan Araújo e Educação, Dinalva Melo, além

do Procurador Harrison Leite e do Controlador Geral do Município, Oton Matos. O secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, afirmou que o volume de dívidas herdadas é grande

A diretoria do Sindicato dos Servidores prometeu discutir as propostas em assembleia com funcionários do Hospital de Base até o meio-dia e em outra assembleia geral dos servidores às 17 horas. Ain-

serem realizados. A reunião contou com as presenças dos secretários de Assuntos Governamentais, Cleide Sousa de Oliveira, Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Augusto Junior, Administração, Mariana Alcântara, e de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Ramos Martins. Na oportunidade foram apresentadas informações sobre o curso e os critérios legais para participação de micro empreendedores e médios

empresários nos pregões eletrônicos e presenciais. Segundo a secretária Cleide Oliveira, o pregão presencial pode beneficiar o comércio local, fazendo girar na cidade os recursos públicos empregados na aquisição de bens e serviços. “A determinação do prefeito Vane é adquirir bens e serviços no comércio local na medida do possível”, explicou. O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Wenceslau Junior,

lembrou que a Lei Geral da Micro Empresa permite licitação destinada exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações, cujo valor seja de até R$ 80 mil ou que estabeleça cota de até 25% do objeto para a contratação dessas empresas em certames para a aquisição de bens e serviços de natureza divisível. A medida foi bem vista pelo presidente da Câmara de Dirigen-

da esta semana haverá nova rodada de negociação. Uma auditoria será realizada nas verbas destinadas a salários que foram comprometidas com outras despesas. A prioridade do governo, segundo a Assessoria de Comunicação, é não deixar nenhum dia de salário atrasado e apresentar um calendário para que o servidor saiba exatamente o dia em que irá receber. As contas da Prefeitura e extratos bancários foram colocados à disposição dos sindicatos de servidores para que conhecessem a situação do Município. “Só vamos fazer acordo que possamos honrar”, disse o viceprefeito Wenceslau Junior, destacando que não se pode comprometer projetos da atual gestão.

Comerciantes de Itabuna terão acesso aos processos licitatórios

A Prefeitura de Itabuna por meio das secretarias de Assuntos Governamentais, Administração, Indústria, Comércio e Turismo, Planejamento e Tecnologia, realizou uma reunião juntamente com a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), na noite de segunda-feira, 21, no Hotel Tarik Fontes, para apresentar a proposta de um curso de capacitação para empreendedores locais que queiram participar dos processos licitatórios a

tes Lojistas (CDL), Jorge Antonio Braga. “A CDL recebe essa ação com muita satisfação, já que visa o crescimento do nosso comércio local e regional. Só temos que agradecer a equipe do prefeito Vane”, disse. A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente do Sindicom, José Adauto Vieira, que destacou o fato de o comércio de Itabuna ser favorecido, pois parte dos recursos públicos ficará na cidade, gerando emprego e renda.


Diário Bahia 23 de janeiro de 2013