Page 1

Rumo ao mercado de trabalho

ITABUNA-BAHIA, 22 de agosto de 2012 - Nº 2.972 - Ano XIV - E-mail redacao@diariobahia.com.br - R$ 0,70

SAÚDE

P.12

Greve no São José chega ao fim

CIDADES

P.12

Novos “pardais” para fiscalizar velocidade

TRÂNSITO

P.4

Curso de segurança para motociclistas

A

Secretaria de Educação da Bahia está oferecendo mais de cinco mil vagas para estudantes do 3º ano do Ensino Médio ou do EJA Médio, para ingresso no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O estado é um dos nove contemplados com recursos superiores a R$ 15 mil da iniciativa. P.9

Efetivo da PRF tem drástica redução em Itabuna

Cobrando reforço no efetivo, defasado há 16 anos, reestruturação da carreira e do salário, reconhecimento do cargo como nível superior e pagamento de adicional noturno, a Polícia Rodoviária Federal está em greve desde segunda-feira (20). Em Itabuna, por exemplo, a categoria queixase de uma acentuada queda no número de profissionais, que saiu de 80, em 2004, para 36 neste momento. P.7


2

opinião | Itabuna-BA, quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Política, Gente, Poder >Por Eduardo Anunciação >E-mail redacao@diariobahia.com.br

JUÇARA FEITOSA, pela segunda vez, candidatíssima à Prefeitura desta capital-cidade do Planeta Cacau, Itabuna, pelo PT, pela segunda vez com direito ao meu voto nesta eleição 2012, jamais, nunca secreto, enquanto Acácia Pinho, vice, PDT. Tenho escutado, ouvido com extremada tolerância, paciência acolá, aqui, ali o seguinte. Nos próximos parágrafos, os batepapos com binóculos, sem binóculos, as opiniões com óculos, sem óculos para a sociedade responsável, pensante, eleitor, leitor.

JUÇARA FEITOSA “é administradora organizadíssima, moralmente não tem pecados, tem competência, seriedade, decência.” Disparadamente tenho escutado, ouvido essas interpretações, avaliações com muito prazer, como tenho ouvido que “Juçara não é muito humorada, não faz média para agradar” troianos e gregos. Ora, também, Jesus Cristo não conseguiu agradar a todo mundo. Dona Juçara concorre à Prefeitura sem mudar de personalidade, com autenticidade, com planos, metas. JUÇARA FEITOSA não é uma desconhecida da população, sociedade itabunense, como jamais trocou de partido, como Dona Juçara tem a consciência, saber, sabe que a política não é um ambiente de santos, a política não é um lugar de puros, mas a justificativa não a incentiva para cair na vulgaridade, na fornalha, no ridículo. Dona Juçara não vai fazer, não faz qualquer coisa para conquistar o poder, ser vencedora. Ela não fará qualquer coisa para ganhar uma eleição.

JUÇARA FEITOSA, apesar da inesperada derrota, segundo especialistas acontecida faltando poucos dias para a eleição, saiu da campanha à Prefeitura deste chão em 2008 com muito mais personalidade, mais fortalecida, respeitada, admirada do que quando entrou. Por quê? Porque dona Juçara não fez qualquer coisa, não faz qualquer coisa para ganhar uma eleição. Traduzindo em português itabunensebrasileiro-baiano: jamais corrompida, rendida nunca. Tudo assinado, dito acima.

Anunciações

JUÇARA FEITOSA. Sempre que a vejo à distância ou a vejo de perto me lembro de exemplar dona de casa, do lar cuidando da educação dos filhos, da saúde dos filhos. Sempre que a vejo à distância ou de perto me lembro de uma administradora tecnicamente competente, que por compreensíveis influências está possuída pela política, vida pública. Sempre que a vejo, me lembro de uma mulher na guerra no combate às desigualdades. ROBERTO OLIVEIRA, graduado técnico da Ceplac, com a palavra: “Em meu entendimento, as futuras plantações de cacaueiros, deverão ser implantadas em áreas planas, de fácil manejo, de fácil acesso e quem tenha possibilidades de serem irrigadas. A sombra provisória deverá ser em bananeiras com fins comerciais e por esse motivo utilizando-se de mudas de procedências e recebendo todos os tratos culturais. DO MEU BAÚ de inconfidências, confidências amargas. Herdeiros, filhotes, filhos de cacauicultores decadentes condenadamente ainda expõem em suas palavras, gestos, atos a herança maldita da escravidão, da presunção. Eles imaginam (ainda) que estão na vida a passeio, quando deveriam estar na vida a serviço. Continuam enveredados pelos caminhos do individualismo, do egoísmo. O próximo para eles é um objeto.

WENCESLAU JÚNIOR, depois Renato Costa, a seguir Acácia Pinho & Companhia, lembrai-vos, cuidados, atenções. Em primeiro lugar, último lugar, vice-prefeito tem que não atrapalhar. Sim, colaborar, ajudar dentro do possível o prefeito. Wenceslau, PC do B, é vice de Vane Renascer, PRB. Renato, PMDB, vice de Nilton Azevedo, demo. Acácia, PDT, vice de Juçara Feitosa, PT. Esta informaçãoopinião dispensa discussão, debate.

TERESA GOMES Ribeiro, fundadora do Teatro Estudantil Itabunense, o glorioso TEI, se estivesse vivíssima, se viva fosse,

FOTO DO DIA é da radialista, política, poetisa Maria Alice, que em recuados, poucos dias, numa prolongada reunião com o prefeito-capitão Nilton Azevedo, reeleição, se ofereceu para substituí-lo caso o impedimento pelos Tribunais de Justiça seja confirmado. Fernando Gomes, prefeito antigo, emocionou-se e Maria Alice chorou. Como tudo que faz, Alice mergulha de cabeça. estaria participando da batalha e Eva Lima pela expansão das atividades artísticas, culturais da grapiunada. Se alguém estiver pensando diferentemente, está equivocado, enganado. Esta informação é muito mais do que uma informação. É interpretação, constatação, certeza.

JABES RIBEIRO é novamente candidato à prefeitura de Ilhéus, pelo PP. Em Ilhéus, escuto, ouço: “Jabes ribeiro é um profissional das artes da política, articulado, experiente, preparado.” Novidades do último momento, surpresas do último momento à margem, à parte. Por enquanto, por agora, por hoje, o senhor Jabes Ribeiro é favorito ao primeiro lugar, como disputa o segundo lugar. CACÁ COLCHONETE, perdão, Cacá Colchões. Em recuados anos, recuada data quem inspirou este soldado raso do jornalismo político a escrever Cacá Colchonete foi um correligionário fidelíssimo, lealíssimo, amigo de Jabes Ribeiro. Nesta campanha de 2012, Cacá Colchonete, perdão, Cacá Colchões, PMDB é o vice de Jabes Ribeiro, Ilhéus. A política, a história é um processo em movimento.

CARLOS HENRIQUE do Espírito Santo, codinome Charles Henri, comemorando em setembro deste 2012 décadas, anos de participação, atuação do colunismo social. Recordo, lembro que uma noite ou dia Charles Henri me perguntou quem é a gracinha, madame, dama da society itabunense? Então, sem hesitações, sem vacilações, mas com afeto respondi: Glorinha Galvão, Dona Glorinha.

TEVELÂNDIA, televisão, tevê. Em um território, país como o nosso com gravíssimas desigualdades sociais, milhões de analfabetos considerável parcela da população, deveres 80, 70 por cento da população, se informa por intermédio, através da televândia, da televisão, da tevê, cuja responsabilidade social ainda é de insensibilidade. Emissora de tevê ambiciona quantidade, audiência. NILTON CRUZ é presidente da Associação Comercial de Ilhéus, ACI, estava pré-prefeiturável, PT. Apesar dos impulsos, desejos, o empresário Nilton Cruz não conseguiu visibilidade para levantar voo. Eis uma personalidade com méritos. Esgoto este assunto.

Orlando Mattos deixou de pintar quadros, deixou a medicina há décadas. / Cozinhar um faisão exige cuidados especiais. É diferente de cozinhar galinha. / Betinho Mecânico, quando pode, toma o seu solzinho, sol em Ilhéus


Itabuna-BA, 22 de agosto de 2012

Artigo

> Por Antonio Nunes de Souza* > *Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com)

Pobre povo sem memória! Entristece-nos profundamente, cada dia comprovar como nosso povo não tem nenhuma memória, não escreve com detalhes sua história e, infelizmente, fatos dos mais importantes e marcantes do nosso país, passam despercebidos e sem registros oficiais de como as coisas sempre funcionaram no passado, continuam no presente e, certamente, continuarão no futuro! Pelas enxurradas de filmes americanos, desde os anos 40/50, qualquer brasileiro aprendeu através dos grandes Cowboys, todos os processos de desenvolvimento dos Estados Unidos da America, com detalhes dos mais ínfimos até a invasão e crescimento demográfico, a divisão territorial, nascimento do presidencialismo, guerra civil, domínio dos índios, assassinatos de presidentes, a máfia de Capone, chegando a ser a maior potência mundial, que, até hoje, mesmo depois de quebrar com a bolsa de valores nos anos vinte, e agora também,continua sendo o respeitável Tio Sam! Já com a nossa história, se perguntarmos a um jovem o que foi o golpe militar de 1964, certamente ele terá a maior dificuldade de dizer mais de uma frase a respeito, parecendo que foi um acontecimento sem maiores significações para o povo brasileiro, apenas uma diversão das forças armadas, fazendo um treinamento de implantação de ditadura, aproveitando-se de um povo ordeiro, alegre e obediente. Com a lembrança desse fato, que é um dos maiores marcos da nossa história, estou trazendo a tona como um exemplo, já que estamos em pleno julgamento do processo denominado de “mensalão”, que foi ou é, nada mais, nada menos que uma implosão de uma instituição criada há milhares de anos que, vergonhosamente, já faz parte integrante nas negociações que os homens participam, quer sejam comerciais, financeiras, industriais e, principalmente, políticas. Qualquer criança sabe que quem manda é o dinheiro e esse compra ou faz abrir as portas mais seguras para as passagens dos seus interesses. Até nossos filhos nos chantageiam colocando com a maior tranqüilidade, que se passar de ano vai querer uma bicicleta. Como se fosse hoje, lembro-me que, em 1964, trabalhava na Petrobras (Refinaria Landulfo Alves – Mataripe) e, como bom operário, fazia parte do sindicato (SINDIPETRO), que com muita luta e trabalho, conseguiu eleger nosso companheiro Mário Soares Lima como deputado federal, sendo que, um dos fatos mais absurdos e grotescos que vi em um dos seus discursos em praça pública, foi a apresentação de um fac-simile de um cheque (tipo esses que vemos na TV nos programas do Faustão e outros) e ele gritou alto e bom tom que as propostas e projetos já iam para a câmara com os cheques dentro para que os deputados dessem suas assinaturas e aprovações. Assim sendo, tenho que acreditar que esse rótulo de “mensalão”, dado ao PT como o grande criador é uma verdadeira armação e farsa, pois, naquela época o Partido dos Trabalhadores nem pensava em existir e não tinha poderio para tais comportamentos. Simplesmente a coisa era feita com mais critério e técnica, passando despercebido, já que atendia a todos os interessados e participantes. Devemos agradecer a incompetência de alguns petistas e outros gananciosos de outros partidos, para que toda essa vergonha tenha vindo à tona, fazendo com que o povo reflita mais ao votar e, de forma alguma, não dar oportunidades novamente aos corruptos fichas sujas, que fazem dos eleitores uma grande massa de manobras para alcançar seus intentos. É preferível votar em uma chapa honesta, ilibada e limpa, mesmo que não lhe pareça a que você desejaria, mas, pelo menos seja correta e cheia de boas intenções! E vamos aguardar que algum governo, de qualquer partido, faça com que sejam obrigatórias as lições de história do nosso Brasil, com todas as nuances e detalhes!

Rua A, Nº 56 - Lot. Rufo Cunha Centro - Itabuna - Bahia Fone/Fax: (73) 3613- 3040 Assinatura semestral: R$ 80,00 Preço avulso: R$ 0,70 Nº atrasado: R$ 1,50

> E-mail: comercial@diariobahia.com.br > E-mail: redacao@diariobahia.com.br > site: www.diariobahia.com.br

Diretor e Editor: Valdenor Ferreira

Redação: Celina Santos Repórtere: Simone Nascimento Designer Editorial: Rewson Ribeiro Deptº Comercial: Vanusa de Jesus Publicidade: Nelson Moreira > 73.8829.3851 Impressão: Wilson Araújo Auxiliar de Impressão: Benildo Melo Circulação: Paulo Robério

| geral

3

cOLUNA Z Informática para garis A Prefeitura de Itabuna fortalece o programa de valorização dos servidores municipais e, através da Secretaria de Assistência Social, promove a partir da próxima segunda-feira (27), no horário das 8 às 22 horas, um curso de introdução à informática, voltado para a inclusão digital de 150 garis do Departamento de Limpeza Urbana. Cada aula terá duas horas de duração, com dois alunos por terminal. O treinamento será ministrado por instrutores capacitados e dá direito à certificação pela Microsoft.

curso. A proposta será modular e deverá futuramente ser estendida aos filhos dos servidores municipais. Dantas explica que, além da introdução à informática básica e conhecimentos sobre Windows, Word, PowerPoint e Internet, o curso também abordará questões sobre meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem.

mento especial visando à compra de computadores pelos garis em módicas prestações e com preços adequados ao seu orçamento familiar.

Mostra de Artes

Segundo o secretário de Assistência Social, Acles Dantas, o lançamento do curso será na sexta-feira (24), durante café da manhã com os coletores, quando será apresentado o plano do

O curso será ministrado numa sala adaptada do Departamento de Limpeza Pública e começa a operar com dez terminais instalados e ligados à rede mundial de computadores. As aulas serão no turno inverso ao horário de trabalho do servidor. Além disso, a Secretaria de Assistência Social deve procurar a direção regional do Banco Santander para discutir a proposta de criação de uma linha de financia-

O Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei) da Secretaria de Educação de Itabuna realizará a VI Mostra de Artes do Cepei. O evento está marcado para o dia 27 de agosto, às 16 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, e tratará do tema “Valorizando as diferenças, superando limites”. O Cepei completa seis anos de atividades no atendimento especializado a alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados nas escolas da rede municipal de ensino. O evento objetiva principalmente integrar profissionais, pais e alunos na busca por seus direitos, principalmente a acessibilidade.

cotação

CACAU

Previsão do Tempo

Dólar comercial (em R$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO 2,0180 2,0185 -0,19%

PREÇO MÁXIMO : R$ 73,00

Itabuna Mínima 19º Máxima 26º

Chuvoso durante o dia e a noite

Itajuípe Mínima 20º Máxima 26º

Chuvoso durante o dia e a noite

Plano do curso

Dólar turismo (em R$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO 1,9400 2,0800 0% EURO (em R$) COMPRA VENDA 2,4916 2,4926

VARIAÇÃO 0,22%

Salário Mínimo - Brasil

R$ 622,00

Local e horário

Produtos Agrícolas Mudas de cacau clonal Mudas de cacau seminal Hastes para enxertia Mudas de fruteiras Mudas de essências florestais Mudas de eucalipto seminal

R$ 0,80 R$ 0,60 R$ 0,60 R$ 1,00 R$ 0,80 a 1,20 R$ 0,35

Ilhéus Mínima 21º Máxima 25º

Chuvoso durante o dia e a noite

ibicaraí Mínima 17º Máxima 27º

Chuvoso durante o dia e a noite


4

geral |

Itabuna-BA, quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Escola de trânsito oferece curso de segurança para motociclistas O curso, que já tem uma turma de 40 alunos em andamento, é ministrado de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas A Escola Municipal de Trânsito está realizando cursos de especialização em segurança para motociclistas que trabalham ou pretendem trabalhar com transporte de passageiros e frete. As aulas ocorrem na sede da escola, localizada no bairro Lomanto, em Itabuna. O curso, que já tem uma turma de 40 alunos em andamento, é ministrado de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. As inscrições para a nova turma, que iniciará o curso na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto, já estão abertas. Para se inscrever, o motociclista deve comparecer à Escola de Trânsito nos turnos da manhã ou da tarde, portando sua CNH. É necessário ser maior de 21 anos, e a inscrição é gratuita. Segundo Maria das Graças Félix, diretora da escola, o objetivo do curso é antecipar a capacitação que

O público-alvo do curso é formado por motociclistas que transportem passageiros ou carreguem frete

será obrigatória aos mototaxistas e motofretistas para que obtenham o alvará profissional quando o ofício for regularizado em Itabuna. O curso obedece aos parâmetros da

resolução nº 350/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui treinamento especializado obrigatório para profissionais em transporte de passageiros (motota-

xista) e em entrega de mercadorias (motofretista) que exerçam atividade remunerada na condução de motocicletas ou motonetas. Estão sendo oferecidas 20 das 30

horas/aula necessárias para a obtenção da licença. Nessa edição de 20 horas, é ministrado o conteúdo referente ao Módulo I da estrutura curricular estabelecida pela resolução, com as disciplinas de Ética e cidadania na atividade profissional, com 3 horas/aula, Noções básicas de Legislação, com 7 horas/aula, Gestão do risco sobre duas rodas, de 7 horas/aula, e Segurança e saúde, de 3 horas/aula. Segundo a diretora, as 10 horas restantes serão oferecidas quando a regulamentação for aprovada. Essa fase do curso será constituída pelo Módulo II, com conteúdo específico sobre transporte de pessoas ou carga, de 5 horas/aula, e Módulo III, referente à prática de pilotagem profissional, habilitando para a prática veicular individual específica (de carga ou pessoas), também com 5 horas/aula.


Itabuna-BA, quarta-feira, 22 de agosto de 2012

| geral

5

Obras da 1ª etapa do Projeto Orla Sul seguem em ritmo acelerado Seguem em ritmo acelerado as obras da primeira etapa do Projeto Orla Sul, que vai do marco zero da rodovia Ilhéus/Canavieiras até o trevo que dá acesso ao bairro Ceplus. Além da conclusão da drenagem pluvial e da colocação dos meios-fios, a obra finalizou o trabalho de sub-base do terreno, que, na sequência, receberá uma camada de brita graduada e, por fim, a pavimentação asfáltica.A intervenção foi viabilizada através do Programa Brasil Turismo, do Ministério do Turismo, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura Municipal de Ilhéus. De acordo com informações dos engenheirosda empresa MAF Projetos e Obras, já foi iniciada a construção dos passeios e segue em ritmo acelerado a construção das galerias de drenagem de águas pluviais, feitas em concreto armado. Outro avanço das obras do Projeto Orla Sul, trabalho que está urbanizando um

importante trecho da BA-001 com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança para moradores, turistas e comerciantes, é o início da pavimentação da futura ciclovia. O primeiro trecho do Projeto Orla Sul, queconsumirá recursos da ordem de R$ 4 milhões, terá duas pistas de rolamento. O local terá ainda ciclovia, equipamentos que garantirão a acessibilidade e um moderno sistema de iluminação. A Orla Sul, que vai receber ainda uma completa sinalização vertical e horizontal, será totalmente urbanizada, inclusive com a colocação de jardins e canteiros. Já na parte de infraestrutura básica, foram utilizados, até agora, três mil metros cúbicos de aterro, para garantir o nivelamento da rua. Os serviços de reurbanização da Orla Sul incluem ainda toda a drenagem pluvial. Na rua Santa Felicidade, por exemplo, já foram construídos 182

A visita da presidente da República, Dilma Rousseff, ao município de Serrinha, na próxima sexta-feira (24), para o lançamento do Programa Nacional de Cirurgias Eletivas, é destaque do Conversa com o Governador desta terça (21). Segundo Wagner, a ação do governo federal foi inspirada no programa baiano Saúde em Movimento, que atende predominantemente à população do interior. É “uma homenagem ao nosso programa que, pelo interior deste estado já fez, em três anos, mais de 85 mil cirurgias de catarata, devolvendo o que é tão fundamental - a visão para muitos baianos e

baianas”. O governador também destaca ainda no programa de rádio a ampliação da capacidade de captação de empréstimos pelo Estado, no valor de R$ 5,3 bilhões, destinados a obras de infraestrutura, a liberação de recursos da ordem de R$ 630 milhões para obras de combate aos efeitos da seca na Bahia e a construção de uma nova ferrovia, que vai ligar Belo Horizonte a Recife, passando por Salvador.

metros de galerias, medindo 1,10m x 0,70m. Essas galerias, que terão a função de escoar as águas pluviais dos dois lados da pista, colocarão fim definitivo aos constantes alagamentos verificados em vários trechos durante os períodos de chuva. Reivindicados há muitos anos pelos moradores do bairro São Francisco e adjacências, os serviços vai diminuir consideravelmente os antigos transtornos e deixar o local muito

mais bonito.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, afirma que a conclusão da primeira etapa do Projeto Orla Sul é um dos compromissos de sua gestão, “realidade que garantirá a moradores e visitantes um dos espaços mais bonitos e modernos da cidade”, comenta. Para o chefe do Executivo ilheense, além de melhorar o acesso, o Projeto Orla

da presidenta e do governo federal, à gestão que nós estamos fazendo” é que o estado foi o segundo maior em liberação de espaço fiscal. “Ou seja, direito que eu tenho de tomar empréstimo no Banco do Brasil, na Caixa Econômica, no BNDES, ou até em bancos como o Banco Mundial, até R$ 5,3 bilhões para obras”. Com estes recursos, explica o governador, serão realizadas obras espalhadas pelo estado inteiro. “Outras rodovias que precisam ser feitas, outros equipamentos nas áreas da segurança, saúde, educação. Por isso, eu lhe digo que ter ido a Brasília foi muito bom, porque foram

só boas notícias”. Mais um anúncio feito pelo governo federal, na semana passada, segundo Wagner, foi a duplicação da BR-101, do Espírito Santo até Sergipe. Wagner destaca também a construção das ferrovias Oeste-Leste (Fiol) e da que foi anunciada, ligando Belo Horizonte a Recife. “Significa dizer que, com esses dois eixos ferroviários, muito importantes para o transporte de equipamentos e de materiais e de produtos, nós vamos ter uma logística excepcional aqui na Bahia, que vai melhorar a competitividade das nossas empresas, e, seguramente, atrair novos inves-

Nova entrada

Sul tem a proposta de deixar a cidade mais agradável, garantindo, também, a segurança dos ciclistas e a instalação de equipamentos importantes voltados para acessibilidade. “Essa será a nova entrada para as praias do sul que os turistas irão conhecer no próximo verão. Uma via moderna, bonita, confortável e, acima de tudo, de visual inigualável”, comemora o prefeito Newton Lima.

Dilma lança na Bahia programa nacional inspirado no saúde em movimento

Espaço fiscal

Segundo Wagner, a grande notícia para a Bahia - “um reconhecimento

timentos”.

Vacinação

A importância do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação, no Nordeste de Amaralina, no último final de semana, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também é reforçada pelo governador. “Fomos escolhidos [para o lançamento] porque os índices de vacinação na Bahia estão acima daquilo que é preconizado - 90%. Portanto, você que é pai e mãe, de menino até 5 anos de idade, leve ele ao posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação”


6

Geral |

Itabuna-BA, quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Juçara recebe manifestações de apoio na Vila Zara Dona Vitória Ferreira Neto, moradora da Vila Zara, completou 90 anos e recebeu um abraço especial no domingo pela manhã. A candidata a prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa, visitou o bairro e fez questão de cumprimentar dona Vitória, “exemplo de mãe, avó, bisavó e mulher, que consagra a união e a força da família”. “Mulheres assim nos inspiram a trabalhar por uma Itabuna onde as pessoas tenham saúde, saneamento básico, esporte e lazer, emprego, enfim, uma vida digna”, disse Juçara. Dona Vitória, que se emocionou com o ‘parabéns pra você’ cantado pela militância da coligação “Itabuna em Primeiro Lugar”, afirmou que “se Deus quiser teremos uma mulher prefeita de Itabuna, porque a saúde está ruim, a

cidade está abandonada. Por isso, queremos Juçara”. Uma das que fizeram questão de manifestar seu apoio a Juçatra e Acácia foi a dona de casa Vera Lúcia Santos. “Elas estão preparadas e vão vencer. Aqui em casa são quatro votos para elas”, afirmou, depois de abraçar Juçara e Acácia. “Vamos retribuir todo esse carinho com uma atenção especial para a Vila Zara. Vamos recuperar essa quadra, pavimentar as ruas com asfalto de qualidade, ampliar a Unidade de Saúde do bairro Conceição, que atende as famílias da Vila Zara. Não basta reformar o posto. Queremos um sistema de saúde pública de primeira”, afirmou Juçara.

Azevedo ouve o povo em caminhadas nos bairros

Azevedo e Renato Costa investem no corpo-a-corpo nos bairros

O candidato a prefeito da Coligação “Trabalho e Amor por Itabuna”, Capitão Azevedo, e seu vice, Renato Costa, dedicaram o final de semana a mais visitas às comunidades. Ainda na sexta, caminharam pelo Alto Maron e Alto Mirante, próximos ao centro da cidade, onde foram recebidos com entusiasmo pelos moradores. Com os candidatos a vereador da coligação, em meio a uma multidão de simpatizantes, Azevedo e Renato foram cumprimentados por todos, recebendo apoio e incentivo. Não faltaram

manifestações de carinho e abraços. No sábado (18), foi a vez do Bairro Jardim Primavera receber os candidatos, que conversaram com muitos moradores. “Eu sempre entendi que é caminhando nos bairros e falando com a população que identificamos os problemas da cidade e buscamos alternativas e soluções”, disse Azevedo. O clima de entusiasmo pôde ser visto ainda no domingo, quando houve caminhada pelo Bairro da Conceição pela manhã, e visita à Vila de Mutuns à tarde.

Interior recebe Jabes e Cacá de braços abertos A candidata visitou casas e famílias na Vila Zara

Vane diz que sua campanha não vai baixar nível e repele ataques Em mensagem aos eleitores na sua página do Facebook, o candidato a prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, repele ataques e diz que sua campanha não vai baixar o nível do debate em torno do projeto que a coligação Na Frente Para Itabuna Mudar tem para a cidade. A fala de Vane se dá no momento em que começam a surgir boatos em panfletos sem assinatura e até através de blogs na Internet. “A nossa campanha está crescendo. A cada dia, nas ruas, nos bairros, na zona rural, a gente recebe mais apoio de homens e mulheres de bem, que desejam, como nós, melhorar a nossa cidade, melhorando a vida de todos. Itabuna demonstra que quer a mudança. Não quer continuar como está e nem quer de volta o passado. Está pensando no futuro, quer ir para frente”, diz Vane. O candidato acrescenta que em todo canto as pessoas dizem que a cidade quer ser 10, a onda verde que aumenta a cada dia. “Isso nos honra e aumenta a nossa responsabilidade. Que-

Jabes e Cacá recebem o carinho dos moradores dos distritos

Em sua página no Facebook, Vane promete não baixar o nível

remos fazer uma campanha de propostas, de idéias sérias, sem promessas fantasiosas que nunca serão realizadas. Nossa campanha tem os pés no chão, como será o nosso governo”, afirma Vane.

Respaldado pelo legado de trabalho e amor pela cidade, no final de semana, o candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), intensificou as visitas que vem fazendo aos distritos, vilas e povoados desde o início da campanha. Ao lado do vice, Cacá (PMDB), ele esteve com os moradores do Couto, no sábado, 18, e passou o domingo, 19, entre Urucutuca, Vila Campinhos, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras e Castelo Novo. Assim como no centro e bairros de Ilhéus, o tema principal das conversas dos ilheenses do interior com o próximo prefeito de Ilhéus foi as enormes dificuldades enfrentadas diariamente pela população, fruto do descaso administrativo dos últimos oito anos. O péssimo estado das estradas vicinais é a queixa principal de quem vive nas áreas mais distantes do município.

Em Urucutuca, o aposentado José Maria dos Santos, 86 anos e a dona de casa Maria do Carmo Santos, 63 anos, sintetizaram o sentimento de indignação dos seus vizinhos. “A situação aqui está feia, estamos abandonados”, enfatiza a moradora. A esperança na competência administrativa e dedicação de Jabes para resolver os problemas dos distritos, vilas e povoados a mesma para Nivalda Oliveira, 72 anos, Carmem Lúcia, 42 anos. Os protestos se repetem em cada comunidade visitada por Jabes e Cacá. “Campinhos vai de mal a pior, aqui não tem nada, o povo do interior foi abandonado”, lamenta o vendedor Zelino da Silva, 70 anos. Os moradores da Vila Olímpio reivindicam a pavimentação da estrada do bairro que liga a localidade a outras partes de Ilhéus.


Itabuna-BA, 22 de agosto de 2012

| geral

7

PRF em greve protesta contra mortes de policiais na Bahia

Foto: Gerson Teixeira/Diário Bahia

Foto: Portal Sul da Bahia

Um policial foi atropelado e morto quando escoltava, sozinho, uma carreata em Senhor do Bonfim. Ele substituía o colega, que morreu após um enfarto, provocado, possivelmente, por estresse

A PRF de Itabuna, que frequentemente apreende drogas e socorre vítimas de acidentes, também aderiu ao movimento

Sinval Carvalho cita a drástica redução do número de policiais em Itabuna

De 80 para 36 policiais

As mortes de dois policiais rodoviários federais, lotados na Delegacia de Senhor do Bonfim – um por enfarto e outro por acidente (morreu atropelado, durante uma escolta) – influenciaram, de forma decisiva, para que a PRF da Bahia aderisse a uma greve por tempo indeterminado que acontece em todo o país. O movimento, iniciado segunda-feira (20), visa, principalmente, chamar a atenção do governo para esta situação. Sinval Carvalho, diretor regional do Sinpref (Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais), informou ao Diário Bahia que o efetivo é insuficiente para atender à alta demanda de serviços. Por conta disso, os policiais acabam ficando sobrecarregados. Uma das consequências é, inclusive, a morte prematura por ataques cardíacos, em função do al-

to nível de estresse. “Atualmente, a média de idade de sobrevivência de um policial rodoviário federal não passa de 56 anos, quando a média aqui no Brasil gira em torno de 70 anos. Contudo, nenhuma medida é adotada para minimizar este quadro”, denuncia Carvalho. Além do aumento do efetivo, defasado há 16 anos, a PRF reivindica a reestruturação da carreira e do salário, reconhecimento do cargo como nível superior e pagamento de adicional noturno. “A paralisação visa garantir que a categoria de Policial Rodoviário Federal seja respeitada e garanta a estes valorosos servidores, que diuturnamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano, estão a postos a garantir a segurança nas rodovias federais e salvar vidas”, afirma.

A PRF de Itabuna, que também aderiu ao movimento, é uma das mais prejudicadas com o baixo efetivo. Só para se ter uma ideia, existem no posto do município 36 policiais, que trabalham em esquema de rodízio. A 5ª Delegacia da PRF (sediada em Itabuna) atende a mais de 30 cidades, de acordo com Sinval. “Quando eu cheguei aqui, em 1994, eram 80 policiais e de lá para cá houve um decréscimo em mais de 50%”, comparou. O acidente que matou o policial no município de Senhor do Bonfim, disse Carvalho, aconteceu porque ele estava sozinho, fazendo escolta durante uma carreata política. “Ele estava substituindo, inclusive, o colega que morreu por enfarto. É a so-

E a greve da Polícia Federal entra no seu 15º dia. A paralisação começou no início do mês (sete de agosto), quando, num ato simbólico, os policiais entregaram suas armas. Uma assembleia prevista para acontecer nesta quarta-feira (22), em todo o estado, vai deliberar sobre o futuro da paralisação. Os grevistas vão avaliar o que foi conversado entre o Governo Federal e o grupo de negociação da categoria, numa reunião realizada ontem (21). O Diário Bahia entrou em

contato, por telefone, com Carlos Jorge, representante do sindicato, em Ilhéus. Ele informou que as principais reivindicações dos policiais federais são a reestruturação de carreira e o reconhecimento como nível superior. Essa negociação, segundo Carlos, se arrasta por quase três anos, sem, contudo, o governo sinalizar qualquer acordo. “Durante todo esse tempo, esperamos. Sentimos pela comunidade, mas tivemos que tomar essa atitude drástica. Queremos uma

resposta concreta do Governo”, disse o policial. Com a paralisação, foram suspensos serviços como investigações, atendimento ao público, controle de empresas de vigilância, bancos e produtos químicos e porte de arma. De acordo com Carlos Jorge, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou o corte de ponto não só dos agentes da Polícia Federal, mas de todos os servidores de outras categorias que estão em greve.

Continua greve da Polícia Federal

brecarga de trabalho”, acredita o diretor do sindicato. Sinval já avisou: o movimento continuará até que o governo Federal atenda a toda a pauta exigida pelos grevistas. A ordem é a de que, enquanto durar a greve, esteja disponível apenas 30% do efetivo para atender somente as ocorrências de acidentes com vítimas. No caso de Itabuna, isto é impossível. “Não haverá redução do número de policiais, porque trabalhamos com o menor efetivo, o que comprometeria ainda mais a segurança orgânica e dos policiais”, explicou.

Serviços suspensos

Durante a greve, ficam suspensos serviços como atendimento externo ao público, fornecimento ou protocolamento de documentos junto à Supe-

rintendência e Delegacias (recursos de multa, formulários de identificação de condutores, serviços referentes a escolta etc) e o atendimento a serviços especiais, como escolta/batedor, convocações para cobertura de eventos e operações. Sinval informou, ainda, que várias ações estão agendadas, como passeatas e protestos ordeiros às margens das rodovias. Na manhã de ontem (21), foi realizada uma manifestação de policiais rodoviários em frente à Superintendência Regional, em Salvador. Os grevistas, vestidos de preto (em sinal de luto), protestaram contra as mortes dos colegas, citadas no inicio da matéria. Sinval informou que à tarde houve a entrega dos cargos de chefias da PRF, cujos ocupantes também aderiram à greve.


8

VARIEDADES | Itabuna-BA, 21 de agosto de 2012

piada Tirando Ela pra Dançar

Coisas da Vida

ASTROLOGIA

Começou a música e um bêbado levantou-se, cambaleando e trocando as pernas, dirigiu-se a uma senhora de preto e pediu:

> Por Odilon Pinto > E-mail o.pinto@terra.com.br

Fala, ação e propaganda Já se sabe que não existe fala desligada de ação. Toda que vez que você abre a boca para falar com alguém você está automaticamente agindo sobre essa pessoa para mudar uma determinada situação. Se estou esperando minha vez, na sala de espera do médico, e puxo conversa com a pessoa do lado, eu estou agindo sobre essa pessoa para mudar uma situação chata de espera. Com a conversa, eu quero amenizar a situação monótona e abore estou esperando mirecida de esperar. Quando uma nha vez, na sala de espera empresa quer falar com seu púdo médico, e puxo conversa blico, isto é, agir sobre ele para com a pessoa do lado, eu estou agindo sobre essa pessoa ampliar uma situação de venda para mudar uma situação do produto, geralmente contrata profissionais da propaganchata de espera. da. As empresas de marketing e propaganda, os marqueteiros, se especializam no uso eficaz da fala, (mensagem) para mudar uma situação de venda. Essas falas são veiculadas na TV, jornais, revistas, brindes, panfletos, rádio, carro de som, cartaz, outdoor etc. Cada veículo exige uma fala adequada. O modo de falar num outdoor não é o mesmo com que se fala na TV ou no rádio. Agora, na campanha eleitoral, será feito o marketing de candidatos políticos. Equipes especializadas produzem uma mesma mensagem em falas adequadas ao cartaz, à TV, ao rádio, ao carro de som, outdoors etc. A mudança numa situação de venda, porém, não pode ser creditada exclusivamente à propaganda. Depende também do produto a ser vendido, do público alvo e de fatores sócio-culturais. Isso fica evidente na “venda” de candidatos políticos. Alguns obtêm bons resultados com poucos recursos de marketing, enquanto outros, não atingem o mínimo desejado, mesmo com o Odilon Pinto é mestre e doutor lingüística, pela universidade trabalho de marqueteiros em federal da bahia, e professor da uesc. é autor dos livros coisas da competentes.

— Hic… Madame, me dá o prazer dessa dança? E ouviu a seguinte resposta: — Não, por três motivos: Primeiro, o senhor está bêbado em pleno velório! — Segundo, porque não se dança o Hino Nacional! — E terceiro porque “madame” é a mãe, eu sou padre!

pensameNtos Clarice Lispector “...As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

Receita

4 colheres de sopa de azeite 2 xícaras de chá de arroz 2 envelopes de caldo de legumes 4 xícaras de chá de água fervente 2 colheres de sopa de margarina 2 colheres de sopa de cebola ralada 100 g de cogumelo fatiado 100 g de presunto picado 1/4 xícara de vinho branco seco 1 lata de creme de leite 2 xícaras de chá de queijo parmesão ralado 2 colheres de salsa picada e desidratada MODO DE PREPARO: Aqueça o forno a 200° Em uma panela aqueça o azeite e

refogue o arroz por 3 minutos Acrescente o caldo de legumes e a água fervente; Tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar ate a água secar; Deixe repousar por 10 minutos e solte o arroz com um garfo; Reserve; Em outra panela, aqueça a manteiga e doure a cebola; Junte o cogumelo e o presunto e refogue; Acrescente o vinho e deixe evaporar Adicione o creme de leite, metade do queijo parmesão ralado e misture delicadamente, depois coloque o arroz; Transfira para um refratário, polvilhe o restante do queijo ralado e a salsa; Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, ou até gratinar

vida e usos do português.

S U A NOVELA AMOR ETERNO AMOR Globo, 18h Neusinha confronta Gracinha ao vê-la com Jair. Josué destrata Valéria por ciúme de Rodrigo. Elisa fica furiosa por não conseguir falar com Fernando. Pedro desconfia da história que Gracinha conta sobre seu suposto casamento. Tobias ouve Gil elogiando Jacira e fica irritado. Laudelino decide deixar o hospital onde Angélica está internada. Elisa conta para Fernando que Rodrigo e Miriam viajaram juntos. Melissa fica tensa ao pensar que Angélica pode ter sobrevivido. Elisa tenta descobrir com Teresa o paradeiro de Rodrigo. Josué comenta com Tobias que tentará esquecer Valéria. Bruno se surpreende quando Juliana o convida para viajar. Dimas confirma que Fernando não sabe que Elisa é uma invenção de Melissa. Valéria descobre que Josué a abandonou. Fernando descobre o local onde eles foram. Rodrigo e Miriam se beijam.

cheias de charme Globo, 19h

Conrado implora para ficar com Cida. Socorro diz a Chayene que as Empreguetes pagarão uma multa se o contrato de sigilo sobre o novo vídeo for quebrado. Máslova se impressiona com a sinceridade de Conrado ao falar de Cida. Kleiton mostra o clipe das Empreguetes para Elano. Fabian fica tenso ao saber que Rosário se aproximou de Inácio. Máslova procura Cida. Rosário se preocupa com a entrevista que deu a Eloy. Cida encontra com Conrado. Cida convida Brunessa para jantar na mansão. Conrado pede o divórcio a Isadora. Socorro encontra o pendrive e quase é flagrada por Kleiton.

AVENIDA BRASIL Globo, 21h

> Touro - 21/04 a 20/05

A passagem de Vênus por Câncer tem ensinado sobre a importância do carinho e aconchego. Tem havido ênfase nas relações cotidianas, nos ambientes próximos, no que você conhece. Cuidado com a tendência a se acomodar em velhas relações e situações, taurino.

Mercúrio em Leão tem enfatizado o contato com irmãos e pessoas próximas. Ênfase nos conhecimentos e interesses em que se sente emocionalmente envolvido. Um momento importante para o amadurecimento afetivo e definições emocionais, geminiano. > Câncer - 21/06 a 21/07

A atual lunação enfatiza os talentos, habilidades e recursos cancerianos. Momento especial para desenvolver seus dons e ampliar finanças, recursos e bens materiais. Novos valores emocionais estão se constituindo. E darão a você uma nova sustentação. > Leão - 22/07 a 22/08

O Sol está encerrando a passagem anual pelo seu signo, nativo de Leão. A lunação atual pertence ao seu signo, indicando esta nova etapa que você está vivenciando. O momento é de importantes ensinamentos emocionais e nos relacionamentos, leonino. > Virgem - 23/08 a 22/09

Percepção de que você está num momento de transição. Colheita de ações passadas. Amanhã o Sol ingressará o seu signo. Hoje sente que muita coisa está findando. O que tem construído com as pessoas? E como isso afeta o seu senso de valores e seus recursos? > Libra - 23/09 a 22/10

A passagem de Saturno pelo seu signo tem simbolizado um amadurecimento, libriano. Não tem sido fácil encarar de frente os desafios que têm se apresentado. Você vem estabelecendo uma nova identidade. Nada como o tempo, o senhor do destino. > Escorpião - 23/10 a 21/11

Nina garante a Lucinda que fará Carminha sair da casa de Tufão. Cadinho não gosta de ver Alexia com um massagista. A casa de Nilo pega fogo e Nina o salva. Zezé comenta com Adauto que Leleco também viajou. Tessália rejeita Darkson. Olenka e Monalisa se interessam pelo arquiteto que vai à casa nova. Muricy e Leleco chegam a Cabo Frio. Nina manda Carminha dar folga a Janaína e Zezé para que elas fiquem sozinhas em casa. Leleco vê Adauto e Tessália chegando à casa de Cabo Frio e esconde Muricy. Nilo procura Jorginho e diz que Nina é inocente. Nina exige que Carminha se separe de Tufão.

GABRIELA globo, 23H

Seu antigo regente astrológico, Marte, está se despedindo do signo de Libra, escorpiano. Você sentirá, a partir do dia 23, uma nova motivação, que crescerá nos próximos meses. Constatação das importantes lições espirituais que têm ocorrido em seus relacionamentos. > Sagitário - 22/11 a 21/12

Perceba quem são seus verdadeiros amigos e companheiros, sagitariano. As amizades vêm sendo testadas ao longo dos últimos anos. E com que grupos você se identifica? Um momento importante para perceber as sintonias que você estabelece com as pessoas. > Capricórnio - 22/12a21/01

Momento de importantes definições na carreira e nos propósitos mais relevantes. Constatação de quem são os seus parceiros profissionais. Definições nessas parcerias. Momento que enfatiza acordos, contratos e associações, em termos pessoais e profissionais. > Aquário - 21/01 a 18/02

Zarolha chega no Vesúvio para contar a Nacib que Gabriela está dançando às escondidas, mas Manoel a distrai de seu objetivo. Glória ajuda Josué a sair sem que Coriolano o veja. Teodora conta para Berto que o irmão fugirá de Ilhéus com Lindinalva. Doroteia sugere a Berto que ele contrate alguém para acabar com a vida de Lindinalva. Juvenal se despede de Gerusa. Jesuíno tira Iracema da sala de aula, sob os protestos de Malvina. Gerusa avisa a Mundinho que Juvenal vai embora de Ilhéus e que ficará livre para viver seu amor com ele. Ramiro se encontra com Anabela. Doroteia finge passar mal para que Juvenal não saia de casa. Berto e três jagunços cercam Lindinalva. QUARTA-feira, 22

O seu planeta regente Marte está se despedindo do movimento em Libra, ariano. Quantos ensinamentos sobre relacionamentos, parcerias, equilíbrio, harmonia, nativo de Áries. Motivações tem se voltado para como você se associa, se relaciona, se vincula.

> Gêmeos - 21/05 a 20/06

Arroz com presunto e parmesão

INGREDIENTES

> Áries - 20/03 a 20/04

QUARTA-feira, 22

Questionamentos sobre suas crenças, conceitos e filosofia de vida, aquariano. Percepção de verdades essenciais sobre a vida e sobre os relacionamentos. Intuições. Momento que enfatiza o que é feito com o coração, com paixão e entusiasmo, nativo de Aquário. > Peixes - 19/02 a 19/03

Transformações emocionais e nos relacionamentos têm acompanhado os piscianos. Difícil chegar a um acordo, se isso significa não agir de acordo com sua essência. Parcerias que não tenham base forte não conseguem se sustentar, nativo de Peixes.


Itabuna-BA, quarta-feira, 15 de agosto de 2012 | geral

9

Secretaria da Educação abre mais de cinco mil vagas para formação técnica A Bahia é um dos nove estados que receberam recursos do Pronatec, num total de R$ 15.894.000 A Secretaria Estadual da Educação (SEC) inscreve para 55 cursos de qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições seguem até sexta-feira (24), exclusivamente para estudantes do 3º ano do ensino médio ou do EJA Médio (tempo formativo VI e VII). Serão oferecidas 5.673 vagas, em 63 municípios. Em Salvador e região metropolitana, serão 1.593 vagas. A Bahia é um dos nove estados que receberam recursos do Pronatec, num total de R$ 15.894.000. As inscrições acontecem nos centros de educação profissional e em algumas unidades escolares.

Confira os locais de inscrições no Portal da Educação. É necessário preencher uma ficha com os dados pessoais e indicar até dois cursos do interesse do estudante. A confirmação da inscrição será feita por meio de sorteio de vagas realizado pela Superintendência de Educação Profissional da SEC. Com esses cursos, os estudantes vão passar mais tempo na escola, fazendo qualificação profissional no turno oposto ao qual está regularmente matriculado. Os 55 cursos vão reforçar o atendimento às demandas de formação do Porto Sul, Vida Melhor (Urbano e Rural), Copa de 2014, políticas estaduais de saúde e da cultura, além de demandas territoriais específicas.

O investimento no Ensino Técnico visa alargar o funil do mercado de trabalho

Relação dos cursos ofertados em Salvador e RMS

Agente de Informações Turísticas Agente de Desenvolvimento Socioambiental Agente Comunitário de Saúde Agente de Combate às Endemias Agente de Observação de Segurança na Indústria Atendente de lanchonete Auxiliar em Serviços de Hospedagem Auxiliar de Laboratório de Entomologia Médica

Auxiliar Financeiro Auxiliar Administrativo Atendente de Nutrição Auxiliar de Operações em Logística Auxiliar de Laboratório de Entomologia Médica Auxiliar de Laboratório Químico Auxiliar de Cenotecnia Auxiliar em Administração de Redes

Costureiro Iluminador Cênico Padeiro e Confeiteiro Produtor Cultural Trabalhador Doméstico Torneiro Mecânico Montagem e Manutenção de Computadores Operador em Beneficiamento de Pescado

Combate à dengue é intensificado em Ilhéus A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância à Saúde e da Coordenação de Endemias, continua adotando estratégias com o objetivo de combater o mosquito da dengue em Ilhéus. Uma das ações realizadas pela coordenação de campo de endemias, nestes últimos três meses, foi a mudança na metodologia de trabalho. As equipes de agentes de endemias foram regionalizadas e divididas por zonas da cidade. O objetivo desta mudança foi otimizar e facilitar o trabalho por parte dos agentes. Segundo o coordenador de campo da Coordenação de Endemias, Paulo Barbosa dos Santos, já podem ser observados reflexos positivos, a exemplo do aumento no número de imóveis trabalhados e, consequentemente, um decréscimo do percentual de infestação e da quantidade de casos. O índice de infestação predial do município é de 7,6% para este mês de agosto. “Este ainda não é o número ideal, mas já representa uma queda em comparação aos nú-

As equipes de agentes de endemias foram regionalizadas e divididas por zonas da cidade

meros registrados nos meses de abril e maio, que eram em torno de 9,1%”, explica o coordenador. Os trabalhos de rotina realizados pelos agentes de endemias continuam, com as visitas aos imóveis,

orientando os moradores executando o combate aos criadouros, além da colocação do larvicida. Além disso, está sendo realizado um reforço no serviço de bloqueio da doença, através da aplicação de fumacê

costal nas localidades com grandes notificações de casos. De janeiro a agosto deste ano foram registrados 2.579 casos, sendo que desde o mês de julho houve uma queda desde número, sendo registrados

apenas 35 casos. A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto às formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão a visitação nas casas, palestras em escolas, reuniões com comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde e instituições religiosas dos bairros. A população é o principal parceiro na luta contra a dengue e por isso não deve descuidar de algumas ações simples de prevenção. As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranquilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.


10

Classificados | Itabuna-BA, 22 de agosto de 2012

CLASSIFICADOS CASAS VENDA

Lot. Monte Líbano, prédio no final do Castália, c/ ponto comercial de esquina, med. 190m² + apto reversível p/ 2 aptos, c/ 3 suítes + ¾, banheira de hidro, 3 salas, piscina no terraço. R$ 500.000,00. Tel: 8802-6357, Pedro. Cond. Mar e Sol, na Rod. Ilhéus/Itacaré, km 10. Tel: 8834-4541/8153-7754/9140-26669921-4121. Edinaldo. Creci: 7443. Campo Formoso, c/ ¾, suíte, sala, cozinha grande, garagem p/ 2 carros. Tel: 8879-1271/3616-1371. Ilhéus, no São Miguel, 2 casas em terreno grande murado. R$ 70.000,00. Tel: 8838-1989/8175-9240. Conceição, c/ 2 suítes + ¼, sala, cozinha, wc social, terraço, quintal. Tel: 8163-9580. Daniel Gomes, na Rua São Luiz, nº 144, c/ 2/4, sala, cozinha, 3 wcs, garagem, ponto de venda. R$ 28.000,00. Aceito troca. Tel: 3212-6931, Geraldo. Góes Calmon, c/ 2 suítes + 2/4, a/s, d/e, garagem p/ 4 carros. R$ 450.000,00. Tel: 88454141/9129-5617. Conceição, c/ 2/4 + suíte, a/s, d/e, garagem p/ 2 carros, closet. R$ 320.000,00. Tel: 88454141/9129-5617. Pedro Gerônimo, rua Bom Jesus, nº 277, c/ 2/4, 2 salas, cozinha, wc, toda na cerâmica, quintal todo murado, perto de tudo. R$ 28.000,00. Tel: 8841-8327/3612-1849. Califórnia, rua Serrinha, nº 251, c/ sala, copa-cozinha, 2 wcs, quintal, terreno próprio. Tel: 30414003, Valdenice. Campo Formoso, c/ ¾, sala, cozinha, garagem, 2 wcs. Tel: 3616-1371/8879-1271. Santo Antonio, na Trav. Oriente, nº^39, c/ 6 cômodos. R$ 20.000,00. Tel: 3612-8759/88293578, Gabriel. Góes Calmon, c/ 2/4 + suíte, a/s, d/e, garagem p/ 3 carros. R$ 350.000,00. Tel: 8845-4141/91295677. Creci: 15.382. São Caetano, próximo a garagem da Viação Rio Cachoeira, rua Primavera, 82, c/ ¾, e demais cômodos. R$ 40.000,00. Aceito troca. Tel: 8803-8681. Próximo ao colégio Félix Mendonça, c/ ¾, garagem, etc. R$ 150.000,00. Aceito CEF. Tel: 8803-8681. Campo Formoso, c/ ¾, sala, cozinha grande, copa. Tel: 3616-1371/8811-7510. Urbis IV, 2/4, garagem, sala, cozinha, wc, área na frente, no fundo e lateral. Tel: 8106-7459. Santo Antonio, Rua Astrogildo Almeida 365, c/ 2/4, sala ampla, cozinha, wc, a/s, toda na telhinha. Obs: não financio. Tel: 33212-6770/88667241/9195-8544, Damião. Campo Formoso, c/ ¾, sala grande, copa-cozinha, garagem p/ 2 carros. Tel: 3616-1371/88117510, Osvaldo. Góes Calmon, Zildolândia, São Judas. Tel: 88047001-3215-0828. Creci: 15254. Itacaré, próximo a rodoviária, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. R$ 20.000,00. Tel: 8127-7439/8134-9730. Gegéu Barbosa, na Quadra C, Caminho 3, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, quintal, 2 tanques, toda gradeada. Tel: 8158-6295. Sarinha, c/ 2/4, sala, cozinha ampla, toda na cerâmica e forrada, gradeada e quintal grande e murado, bem arejada. R$ 80.000,00. Tel: 88582309/9934-1261. Centro, área medindo 650m². Tel: 73 88077696. Pontalzinho, c/ 4/4, 2 salas, copa-cozinha, 2 wc, a/s, quintal. R$ 170.000,00. Tel: 3211-4747/88230699/9116-5564. Pontalzinho, troca-se por outro imóvel em Jequié. Tel: 3211-4747/8823-0699/9116-5564, Iraci. Pontalzinho, na rua Bartolomeu Mariano, nº 472, bem ventilada, c/ sala, suíte, quarto, cozinha, a/s, porão c/ suíte. Fone: 8846-2982/8877-7655. Campo Formoso, c/ 2/4, cozinha, wc, garagem. R$ 250,00. Tel: 9964-0998/3212-4225/91163531, Jorge/Lia.

Santo Antonio, na rua Marquês de Pombal, 136, c/ 2 anares, 4/4, a/s, salas, 2 wcs, garagem p/ 3 carros. Tel: 3211-2865. Cond. Nossa Sra. Das Graças, nº 165, atrás da Emasa, c/ 2 pavimentos. No 1º c/ 2/4, 2 suítes, sala, varanda, cozinha, dispensa. No 2º c/ 2 suítes, ¼, sala, varanda, cozinha, piscina, bar, jardim, portão eletrônico, garagem p/ 4 carros, academia, 2 d/e. Tel: 9125-8478, Vinícius. Pontalzinho, c/ 2/4 e demais cômodos. R$ 95.000,00. Tel: 8809-4524. Pedro Gerônimo, na rua Bom Jesus, 277, c/ 2/4, 2 salas, cozinha, wc, porão c/ quarto e sala, med. 6x25m. R$ 30.000,00. Tel: 3612-1849/88418327, Antoni. Fonseca, rua Santo Antonio c/ 2/4, sala, cozinha, quintal, wc. R$ 30.000,00. Tel: 36128986/8855-5980. Urbis IV, Caminho 18, casa 07, ampla c/ 2/4, sala ampla, cozinha, garagem, quitinete e 2 áreas de luz. R$ 60 mil reais. Tel: (73) 9113-1486/3616-3274. Ilhéus, 2 casas em terreno grande e murado, bairro São Miguel. Sendo uma casa c/ ¾, sala, cozinha, wc, quintal. Outra c/ 2/4 grande, sala, cozinha americana, garagem, toda forrada. R$ 80.000,00. Tel: 8805-6847. São Caetano, rua Floresta, c/ 2/4, nascente, medindo 6x30m, desocupada. Tel: 8837-9120. Pontalzinho, duplex c/ 4/4, suíte, 2 salas, varanda, nascente, próximo a Av. Amélia Amado. Tel: 9990-9786.

CASAS ALUGA

Ilhéus, sítio p/ temporada no Cond. Mar e Sol, Praia do Norte, med. 5.000m², c/ coqueiros, casa, frente p/ o mar. Térreo: c/ 2/4, wc, sala, cozinha, lavanderia, d/e, churrasqueira, avarandada, 3 chuveirões externos, lavanderia. No 1º andar: c/ sacada, wc social, sala, suíte + 2/4. Tel: 73- 32111902/8872-8830. Fátima, na rua São João, 633, próximo a Juracy Magalhães, c/ 2 suítes + 2/4, garagem. Tel: 88365377/9102-5815, Jandira. Mangabinha, rua Rio Bahia, nº 19, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s, forrada e na cerâmica. R$ 450,00. Tel: 9943-9430, Marcelo. São Caetano, rua Oduque Teixeira, c/ ¾, sala, cozinha WC, 2 áreas grandes e quintal grande todo murado. Tel: 8802-8152/3612-0786. Ilhéus, Condomínio Mar e Sol, Praia do Norte, sítio p/ temporada, c/ 5000m², coqueiros, casa, frente p/ o mar Térreo: c/ 2/4, wc, sala, cozinha, lavanderia, d/e, churrasqueira, avarandada, 3 chuveirões externos, lavanderia. 1º andar: c/ sacada, wc social, sala, suíte + 24. Tel: 73- 32111902/ 8872-8830. Castália, duplex na rua Major Dórea, 475, c/ 4/4 + apto. separado c/ ¾, c/ 4 wcs, grande a/s e coberta, boa vista. R$ 1.000,00. Tel: 8811-0839. Castália, duplex na rua Major Dórea, c/ 4/4, sendo 2 suítes, 3 wcs, 4 varandas, a/s coberta, garagem. R$ 750,00. Tel: 8811-0839. Ilhéus, p/ temporada no Cond. Mar e Sol, Praia do Norte, sítio md. 5m², coqueiros, casa, fren-

te p/ o mar. Térreo: c/ 2/4, wco, sala, cozinha, lavanderia, d/e, churrasqueira, avarandada, 3 chuveirões externos, lavanderia. 1º andar: c/ sacada, wc social, sala, suíte + 2/4. Fone: 73- 32111902/8872-8830. Ilhéus, no Jardim do Atlântico, avarandada, 2/4 + suíte, wc social, sala, copa-cozinha, a/s, d//c/e. Tel: 3211-6485. Pontalzinho, c/ ¾, wc, cozinha, quintal, etc. R$ 600,00. Tel: 8809-4524. Ilhéus, no Savóia, c/ 2/4 + suíte, 2 salas amplas, wc social, d/e, a/s, garagem p/ 3 carros, piscina, cascata, chuveirão, jardim, churrasqueira, wc de apoio, toda murada c/ cerca elétrica. Tel: 3211-6485. Centro, triplex na Av. Ilhéus, c/ garagem p/ 2 carros, 2/4, 2 suítes, sala e cozinha ampla, wc social, amplo terraço. R$ 900,00. Tel: 9108-4083. Centro, rua Cassimiro de Abreu, 122, c/ 2/4, sala, cozinha, wc. Tel: 3613-1762, Guiomar. Pontalzinho, na rua Ramiro Nunes, 201, c/ ¾, sala, cozinha, wc, quintal. R$ 500,00. Tel: 91156831/8803-4464/8171-3454, Marcos.

Apto/Venda

Centro, rua Almirante Barroso, 892, 2º andar, c/ ¾ + suíte, 2 salas, copa-cozinha, wc social, área de luz, lavanderia. Tel: 73- 3211-1902/8872-8830. São Caetano, Cond. Vila das Pedras, Ed. Ametista, c/ 2/4 reversível p/ 3, jogos de quarto de vinhático, cozinha embutida, teto de gesso, todo arrumado. Tel: 8866-4602/8202-2675. Conceição, c/ ¼ + suíte, sala, cozinha, wc, a/s, sacada na frente. Aceito financiamento. Tel: 8163-9580. Banco Raso, c/ 2/4, suíte, garagem, med. 126m². R$ 165.000,00. Aceito CEF. Tel: 8809-1803. Castália, c/ 2/4 + suíte, a/s, 2 vagas garagem, closet. R$ 200.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5617. Pontalzinho, c/ 24 + suíte, a/s, d/e, vaga garagem. R$ 120.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15.382. Centro, c/ 2/4 + suíte, a/s, vaga garagem. R$ 126.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15.382. Zildolândia, c/ 24 + suíte, vaga garagem. R$ 190.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15.382. Zildolândia, c/ 2/4 + suíte, 2 garagens, a/s, d/e, varanda. R$ 320.000,00. Tel: 8845-4141/91295677. Creci: 15.382. Centro, na rua Francisco Benício, c/ 2/4, sala grande, a/s, varanda, wc social, cozinha c/ acabamento em granito: portas e janelas de frente em blindex fumê. R$ 115.000,00. Tel: 3613-4551/ 8827-5810. Castália, quarto, sala c/ varanda, WC social, a/s, cozinha, vaga garagem, água individual, a/s, instalação p/ split, gás encanado. Em final de construção. Tel: 9965-6257. Centro, na rua Francisco Benício, c/ acabamento no teto em gesso, suíte, garagem, a/s, sala grande, wc social e cozinha. R$ 135.000,00. Tel: 36134551/ 8827-5810.

SÓ PRA QUEM PODE Aluga-se APTOS NOVOS próximo ao hospital Manoel Novaes:

 1 apto c/ suíte + 2/4, wc social, sl, cozinha, a/s.  1 apto c/ ¼, wc social, cozinha, a/s.  Todos c/ internet, Tv cabo, garagem, condomínio, água e segurança. Rua Rufo Cunha, 46, Centro – Itabuna. Fones: 3212-3206/9981-4945/8861-4945.

Centro, rua Almirante Barroso, 892, 2º andar, c/ ¾ + suíte, 2 salas, copa-cozinha, wc social, área de luz, lavanderia. Tel: 73- 3211-1902/ 8872-8830.

e 8º andar, med. 170m², nascente, c/ 2/4 + suíte, sala ampla, cozinha, varanda, closet, d/c/e, lavabo, bar, garagem p/ 3 carros. Tel: 9999-3665.

compra - venda aluga - troca ne e portão eletrônico. Todo no porcelanato. R$ 900,00. Tel: 8845-2192.

Zildolândia, Jardim Vitória, Centro, c/ 4/4, e ¾. Tel: 8804-7001-3215-0828. Creci: 15254.

Centro, Rua Almirante Barroso, 892, 2º andar, c/ ¾, suíte, 2 salas, copa-cozinha, wc social, área de luz, lavanderia. Tel: 3211-1902/8872-8830.

Jardim Vitória, c/ 2/4 + suítes, d/e, sala estar e jantar, varanda, wc social, piscina, quadra esportiva, garagem, salão de festas, portaria. Tel: 3613-8344/8838-6731.

Centro, c/ 2/4 + suíte, d/e, a/s, garagem, playground. R$ 250.000,00. Tel: 8845-4141/91295677. Creci: 15382.

Conceição, 8 quitinetes c/ ponto comercial. Tel: 9102-2024/3041-2989.

Santo Antonio, c/ 2/4, sala, cozinha, WC, garagem. Tel: 8809-0256.

APTO/ ALUGA

Pontalzinho, pensionato p/ moças, todo mobiliado e novo, na rua Bartolomeu Mariano, 70, c/ roupa lavada, forro de cama, internet, TV a cabo, luz, água, gás, tudo incluso. Tel: 9977-3333/99541374/8133-2674/8853-9119.

Alto Mirante, c/ ¾, wc, a/s, d/e, varanda, garagem. R$ 150.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15382. Centro, rua Almirante Barroso, 892, 2º andar, c/ ¾, + suíte, 2 salas, copa-cozinha, wc social, área de luz, lavanderia. Fone: 73- 3211-1902/8872-8830. Centro, na rua Duque de Caxias, 315, 1º andar, c/ ¾, sala, wc social, cozinha, wc de empregada, área de luz. Fone: 73- 3211-1902/8872-8830. Pontalzinho, Np 3º andar, c/ 2/4, 2 salas, wc social, cozinha, terraço c/ d/c/e e wc. R$ 480,00. Tel: 3211-4747/8823-0699/9116-5564. Pontalzinho, c/ 2/4 + suíte, 3 salas, a/s, d/e, garagem. R$ 230.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15382. Centro,c/2/4+suíte,a/s,wc,vagagaragem.R$180.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15382. Jardim Vitória, no 2º andar, c/ 2/4, suíte, garagem, sala ampla, varanda. Prédio novo c/ entrega das chaves em 15 de maio. R$ 160.000,00. Tel: 3041-2141. Conceição, rua Santo André, 210, próximo a igreja Batista Teosópolis, c/ ¾, sala, cozinha, 2 wcs, garagem, piso cerâmica. R$ 130.000,00. Aceito CEF. Tel: 8829-5014/8130-4398, Eneias. Ubaitaba, rua Edson Martihs, 366, no 1º andar, c/ ¾, sala, cozinha, suíte, varanda, a/s. Tel: 88043039/8139-4001, Antonio.

Zildolândia, Trav. Rosenaida, 40, c/ ¾ + suíte, sala, copa-cozinha, wc social, área de luz, lavanderia, d/c/e, vaga na garagem, interfone, portão eletrônico. Tel: 73- 3211-1902/8872-8830. Conceição, c/ 14, sala, cozinha, wc, a/s, vaga garagem. R$ 600,00 (incluso condomínio). Tel: 8834-4541/8153-7754/9140-26669921-4121. Edinaldo. Creci: 7443. Centro, Rua Duque de Caxias, 315, 1º andar, c/ ¾, sala, wc social, cozinha, wc de empregada, área de luz. Tel: 73- 3211-1902/8872-8830. Castália, 3/4, c/ suíte e garagem. Tel.: 88055677/ 3613-1447. Centro, na rua Almirante Barroso, no 4º andar, c/ 2/4, 2 salas, copa-cozinha, d/e, wc social, a/s. Tel: 9983-6759. Zildolândia, no 3º andar, c/ 2/4, sendo 01 suíte, sala, cozinha, a/s, wc social, varanda, vaga de garagem. Tel (73) 8806 4929/ (71) 91783059, Junio. Fátima, rua T, nº´121, próximo a igreja dos Mormos. Tel: 8828-9356. Jardim Vitória, na rua Pernambuco, 360, 2º andar, próximo a Cotef, c/ ¾, suíte, varanda, a/s, 2 garagens, s/ condomínio. Tel: 8101-5601, Francisco. Centro, na rua 13 de Maio, no 1º andar, c/ 2/4, sala, cozinha, wc. Tel: 3612-2105/9974-2066.

Fátima, laje coberta ma rua Saturnino José Soares, c/ 2/4, med. 170m², c/ base p/ 2 aptos. Tel: 9990-9786.

Fátima, med. 102m², c/ ¾ c/ suíte, sala, cozinha, wc, a/s, 2 varandas, garagem, interfone, portão eletrônico. Todo no porcelanato. R$ 900,00. Tel: 8845-2192.

Centro, no 3º andar, c/ 2/4, 2 salas, wc social, cozinha, terraço c/ d/e e wc. R$ 100.000,00. Tel: 32114747/8823-0699/9116-5564, Sônia.

Centro, quitinetes na Av. JS Pinheiro, 217, próximo a rodoviária. Tel: 3211-5571/9123-7325 /3041-3746.

Jardim Jaçanã, c/ 2/4 + suíte, sala ampla, copacozinha, a/s, área de luz, garagem, sobra. Tel: 3041-2141.

Fátima, todo no porcelanato, c/ 2/4, sala, cozinha, a/s, wc. R$ 550,00. Tel: 8845-2192.

Centro, Nações Unidas e Quintino Bocaiúva, no 1º

Fátima, novo, med. 102m², c/ ¾ c/ suíte, sala, cozinha, wc, a/s, 2 varandas, garagem, interfo-

Centro, rua Duque de Caxias, 315, 1º andar, ¾, sala, wc social, cozinha, wc de empregada, área de luz. Tel: 73- 3211-1902/ 8872-8830. Jardim Vitória, rua Pernambuco, 360, próximo a Cotef, 1º e 2º andar, c/ ¾, suíte, varanda, d/e, garagem, s/ condomínio. Tel: 3211-4277/8101-5601. Jardim Alamar, quarto mobiliado próximo a rodoviária e ao lado da escola Curumim, c/ frigobar, TV, internet, cozinha completa. Só p/ homem estudante ou que trabalhe. Tel: 9136-1341/99623345/8182-3904. Fátima, rua Reinaldo de Andrade, 314, no 2º andar, c/ ¾, 2 salas, cozinha, wc, a/s. Tel: 32117306, Alfredo. Pontalzinho, Np 3º andar, c/ 2/4, 2 salas, wc social, cozinha, terraço c/ d/c/e e wc. R$ 100.000,00. Tel: 3211-4747/8823-0699/9116-5564. Centro, quitinete na Av. Juracy Magalhães, 180, 2º andar,. R$ 370,00. Tel: 3215-3302. Jardim Vitória, Ed. Palazzo Imperialle c/ 4 suítes, d/e, salão gourmet, academia, piscina, brinquedoteca. Tel: 3613-8344/8838-6731, Edmilson. Pontalzinho, quitinetes e quartos na rua Alzira Paim, nº 351. Fone: 8877-7655/ 9143-8323. São Judas Tadeu, no Condomínio Clube Real. R$ 500,00 + R$ 100,00 de condomínio. Tel: 99640998/3212-4225/9116-3531, Jorge/Lia. Centro, na Av. Juracy Magalhães, 180, quarto e sala, cozinha, wc. Tel: 3215-3302. Centro, na Av. Juracy Magalhães, 208, c/ 2/4, 2 wc, já está pintado. Tel: 3215-3302. Banco Raso, c/ 2/4, a/s, wc, sala, cozinha. R$ 350,00. Tel: 3613-6331/8804-1241/9963-9881 /9104-0760.

PAULO LUNA

(Creci 4.257)

“25 Anos Trabalhando Por Itabuna” Vende - Aluga - Administra - Avalia Consultoria - Assessoria Jurídica

Regularização & Averbação de Imóveis Fone: (73) 3041-4155 / 8803-5779 / 9134-1651

- Alugo Apartamento K-néte no bairro pontalzinho, contendo: ¼, sala, copacozinha, WC social e área de serviço. R$ 400,00. - Vendo Casa no bairro de Fátima contendo: 2/4, uma sala, WC social, copa-cozinha, varanda, área de serviço, quintal e terreno próprio. R$ 35.000,00 - Alugo Apartamento 3º andar próximo a rodoviária, contendo: varanda, 02 quartos, 01 suíte, dep. p/empregada, sala ampla, WC social, copa-cozinha e garagem. R$ 700,00 (já incluído o condomínio). - Vendo Casa Rua São Paulo, bairro São Caetano - contendo: garagem, sala, 3/4, copa-cozinha, WC social, área de serviço e quintal. R$ 90.000,00 - Alugo apartamento no Cond. Real Ville, contendo: 01 quarto, 01 suíte, sala, copa-cozinha, WC social, área de serviço, estacionamento, piscina, quadra de esporte e área de lazer. R$ 500,00. - Vendo apartamento 6º andar, centro contendo: 02 quartos, 01 suíte, sala, varanda, copa-cozinha, WC social, área de serviço, garagem p/02 veículos, piscina, 02 elevadores, etc. R$ 250.000,00


Itabuna-BA, 22 de agosto de 2012 | Classificados

compra - venda aluga - troca

CLASSIFICADOS 50m², c/ wc. Tel: 73- 3211-1902/8872-8830.

Centro, na Av. Juracy Magalhães, 208, c/ 2/4, 2 wc. Tel: 3215-3302.

Centro, vendo clínica, no Ed. Módulo Center, c/ 3 salas. Tel: 9158-3538.

Castália, c/ 2/4 + suíte, a/s, varanda, garagem p/ 2 carros. R$ 1.100,00 (incluso condomínio). Tel: 9129-5677/8845-4141.

Centro, alugo 2 salas, no Ed. Módulo Center. R$ 500,00. Tel: 9158-3538.

Urbis IV, c/ 2/4, sala, cozinha, wc social, c/ cerca elétrica, alarme, próximo a Trifil. R$ 360,00. Tel: 8814-9796/9124-4744.

São Caetano, passo ponto em funcionamento na Av. Princesa Isabel, 868, loja montada de produtos de limpeza. Tel: 8812-5912, Jane.

Zildolândia, c/ 2/4 + suíte, garagem. R$ 1.060,00 (incluso condomínio). Tel: 9129-5677/8845-4141.

Procuro sócio p/ banca de revista (trabalha meio período). Participação pequena. Tel: 88152906, Maia.

Góes Calmon, c/ 2 suítes + ¼, garagem, armários, splits. Tel: 9967-0278. Centro, Av. Juracy Magalhães, 208, 1º andar, c/ 2/4, sala, wc, cozinha. Tel: 3215-3302. Pontalzinho, rua Bartolomeu Mariano, 70, pensionato p/ moças, tudo novo e mobiliado c/ TV a cabo, internet, água, luz, gás, forro de cama, guarda-roupa individual, tudo incluso. Tel: 99773333/8133-2681/8853-5118/9954-1374.

Centro, alugo salão na avenida Cinquentenário, 1128, B, 50m², wc. Tel: 73- 3211-1902/ 8872-8830. Centro, alugo Salão na Av. Cinquentenário, 1128, B, med. 5m², banheiro. Fone: 73- 32111902/8872-8830. Centro, alugo sala na Av. Juracy Magalhães, 180, no 1º andar, conjugada ou não c/ wc. Tel: 3215-3302

8819-6282. Itajuípe, a 2km da pista, c/ 150hac, sendo 85hac de cacau, 40hac de pasto, casa sede, 8 casas p/ trabalhador, secador, 4 carbaças. R$ 700.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15382. Lomanto Júnior, 150hac, sendo 7hac de cacau, casa sede, 6 casas trabalhador, 3 barcaças, secador, luz, armazém, casa cocho. R$ 650.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15382. Itabuna, c/ 120hac, sendo 50hac de cacau, 35 de pasto, 6 casas trabalhador, luz, uma nascente, represa, 3 barcaças. R$ 800.000,00. Tel: 88454141/9129-5677. Creci: 15382. Itabuna, c/ 60hac, casa sede, 5 casas trabalhador, luz, 5 barcaças. R$ 450.000,00. Tel: 8845-4141/91295677. Creci: 15382. Almadina, de capim c/ 28 alqueires, toda em pastaria, c/ casa sede, energia, água, cara de vaqueiro, curral, rio, represa. Tel: 8837-6992/9105-7429 /8115-2062/9966-2466, Creci: 12637.

Centro, alugo imóvel comercial na Av. Cinquentenário, perto do Banco do Nordeste, c/ 9 salas, recepção, cozinha, banheiros, a/s. Ótima oportunidade. Fones: 3211-0275/9100-2277 / 8807-7030.

Ilhéus, no Km 7, estrada do Japu, próximo a Uesc, med. 46ha, cacau, 15 pastos, curral, estábulo, 40 vacas, capineira, chácara, ônibus na porta, energia, água encanada, resfriador, cortador de ração, córrego. Tel: 9137-0806.

Centro, alugo ótimas salas na Av. Juracy Magalhães, 180, / wc, conjugadas, no 1º andar. Tel: 3215-3302.

Fazendas de R$ 120.000,00 a R$ 2.000.000,00. Tel: 8823-1438/9983-1438/9128-1590/8133-7071. Creci: 15.754, Nathan. Rod. Itabuna/Ilhéus, sítio no Km 8, med. 2 hectares. R$ 200.000,00. Tel: 9196-7620/8806-0978. Creci: 12.485.

Centro, c/ um e 2/4. R$ 450,00 de ¼. R$ 600,00, de 2/4, ambos novos. Tel: 73-3613-4551/ 8827-5810.

Transfiro franquia no setor de sobremesas, já instalada no melhor ponto de Itabuna. Motivo mudança de cidade. Valor em torno de 40 a 50 mil (metade do valor p/ implantação da franquia). Tel: (73) 81817643/ 88364455/91131788.

Centro, aptos c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. Tel: 3215-3302.

Centro, alugo sala c/ 3 cômodos, na rua paulino Vieira 183 1º andar. Tel: (73)3613-3339.

Castália, novo na rua principal, c/ 2/4 + suíte, sala ampla, varanda, wc, cozinha, wc de empregada, nascente, vaga garagem. Tel: 8103-6352/88250019, Renato.

Vendo um Centro Auditivo, que possui parcerias com a Politec, Audix, Sonic, Coclea, Rexton e Siemens, conta com moderna, confortavél e total infraestrutura de equipamentos (Cabine, audiometro calibrados, computadores e Hi-pro) em local central e de fácil acesso, totalmente projetado para pessoas com deficiências. Valor a negociar. Tel: 73 91008371/ 81642781 ou 99559973 ou 36134681.

Pontalzinho, c/ ¾, sala, cozinha, wc. Tel: 81160279/999-2458. Banco Raso, quitinete na rua Getúlio Vargas, 49. Tel: 3211-5709/3612-8896/8851-5775/9963-6661. São Judas, c/ 2/4, suíte, sala ampla, copa-cozinha, 2 vagas garagem, terraço. Tel: 9120-0878. Mangabinha, quitinete c/ suíte, sala ampla. Ideal p/ uma pessoa. Tel: 8806-8763.

Centro e Pontalzinho, c/ ¾, garagem. Tel: 88095584, Rita. Zildolândia, no 3º andar do Ed. Sílvio Hage, c/ ¾, garagem. R$ 570,00 + 130,00 condomínio. Tel: 9985-6741/9110-0359/8844-6144/8166-0082. Creci: 14228. Banco Raso, nascente, c/ 2/4, a/s, sala, cozinha, wc. R$ 350,00. Tel: 3211-9213/9119-6222 /8816-7876. Conceição, c/ 2 salas, cozinha, wc, garagem. Tel: 8163-9580. São Caetano, novo, c/ ¼, sala, wc. R$ 250,00. Tel: 3617-3616. Banco Raso, c/ suíte + 2/4, garagem. Obs.: Loteamento Santa Teresa. Tel: 3041-2141. Conceição, c/ suíte + ¼, sala, garagem, porteiro eletrônico. Tel: 3041-2141.

Vendo sala comercial no Ed. Itabuna Trade Center, ala médica, no 2º andar. Outra no 10º andar, na ala empresarial. Tel: 9120-0878. Ilhéus, vendo pousada no cond. Praia do Sul, Cururupe, c/ 18 aptos, duplex, 2 pavimentos, restaurante, piscina, vista p/ praia, estacionamento privativo. Aceito troca por aptos em Itabuna/Salvador ou arrendamento. Tel: 9999-3665. Centro, alugo galpão med. 425m², c/ 2 wcs, 2 escritórios, cozinha americana. Tel: 88196282, André. Passa-se um mercado completo na feira do São Caetano – Itabuna. Tel: 8872-9248/8849-9225.

Jardim Vitória, no 2º andar, c/ 4 suítes, ampla sala, wc social, d/e, quadra esportiva, academia, piscina, brinquedoteca, 2 garagens. Tel: 73- 36138344/8838-6731.

A Clinica Equilibrio aluga 03 Salas Comerciais no Centro de Itabuna, na Rua Santos Dumont, 21., todas no 1º andar c/ recepção e elevador. Sendo uma Sala med. 2,8 x 5,50m c/ wc. Outra med. 4,30 x 3,70m, c/ wc social. Outra med. 3,20 x 5,00m, c/ wc social. Tel: 3211-2570/9984-6009/9984-6007.

Centro, no Castália, Conceição e São Caetano. Vários preços. Tel: 3211-9213/8816-7876.

São Caetano, ponto c/ balcão e prateleiras. R$ 250,00 (incluso água). Tel: 3617-3616/8876/2151.

Quitinetes em excelente condições, c/ internet, ¼ de frente p/ a rua, amplo, c/ wc, todo na cerâmica e quarto p/ estudo, sala, cozinha, varanda. Tel: 91132326/8801-0766.

Centro, vendo loja na Paulino Vieira, próximo o Boticário, med. 5x45m. Mais 3 aptos no 1º e 2º andares. Tel: 3041-2141.

PONTO COMERCIAL

Salão, alugo na Av. Cinquentenário, 1128, B, med.

11

FAZENDAS VENDA

Fazenda de criatório, bem instalada, c/ água, luz, balanção, casa sede. Pronta p/ morar. Tel:

Queimada, sítio na Ponta do Ramo, med. 7.500m². R$ 50.000,00. Tel: 9196-7620/8806-0978. Creci: 12.485.

TERRENOS VENDA

Castália, medindo 10x30m. Tel: 8163-9580. São Caetano, a 100m do Paty, 2 terrenos, med. 150m² cada. R$ 60.000,00 cada. Tel: 88019376, Carlos. Parque Verde, 2 terrenos. Outros 02 terrenos no bairro São Roque. Tel: 8163-9580. Santo Antonio, no Lot. Jardim Alamar, med. 12x36m, próximo a escola Curumim. Tel: 88157135/9109-7500. Vila Anália, med. 8x20m, c/ base completa construída. Tel: 8835-0958/9113-5905. Castália, med. 210m². R$ 80.000,00. Tel: 88454141/9129-5677. Creci: 15.382.

Fátima, med. 12x22m. R$ 70.000,00. Tel: 88454141/9129-5677. Creci: 15.382. Conceição, rua Hercília Teixeira, med. 9x18m, sendo 162m². Tel: 9109-0587/8879-0587. Pontalzinho, na rua O, lote 01, quadra Q, plano e de esquina. R$ 35.000,00. Tel: 8838-7670. Jardim dos Eucaliptos; Conceição; Castália na rua Major Dórea med. 19 de frente; Pontalzinho na rua Ramiro Nunes, med. 1.033m². Tel: 88766949/3211-0584, Antonio. São Caetano, no Lot. Duas Dunas, med 8x20m, sendo 160m². Tel: 8869-7198/9921-1874/3613-3064. Ilhéus, no cond. Marisol, medindo 468 m². Tel: 73 8807-7696. Mansão Luzimares, medindo 1.100 m². Tel: 73 8807-7696. Castália, med. 9x24m. R$ 100.000,00. Tel: 8809-4524. Ilhéus, Cururupe/Olivença, no Lot. Praia do Sul, med. 700m², área plana e próximo à praia. Tel: 8808-0864. Vila Anália, med. 8x20m, nascente. R$ 20.000,00. Tel: 8867-7579. Góes Calmon, na Av. Félix Mendonça, med. 890m², c/ 2 frentes, nascente, próximo ao antigo restaurante Codornas. Tel: 8867-7579. Vila Anália, med. 8x20m, c/ base completa construída. Tel: 8824-7249, Maura. Itapé, no Alto Maria da Glória, med. 62x86m, tem pequena plantação de coco, laranja e manga. Vista panorâmica. Ótimo p/ sítio. R$ 30.000,00. Tel: 8854-0905/8812-4982, Everaldo/Mirlane. Ilhéus, no cond. Praia do Sul, Cururupe, na rua principal, de esquina, plano, a 150m da praia, med. 17,5x35m, sendo 612,50m². Tel: 9999-3665. Castália, med. 496m². R$ 150.000,00. Tel: 88454141/9129-5677. Creci: 15382. Centro, passo ponto na transversal da Av. Cinquentenário. R$ 30.000,00 luva e R$ 2.000,00 aluguel. Tel: 9985-6741/9110-0359/8844-6144 /8166-0082. Creci: 14228. Manoel Leão, entre a Minas Aço e a Ford BR 101, na 2ª entrada do bairro, med. 06x11m. R$ R$15.000,00. Aceito troca por carro. Tel: 73-8806-4492 / 81751491, Manoel. Fátima, med. 12x26m. Outro no Conceição, med.

10x22m. Tel: 8163-9580.

dona. Tel: 8809-0561/9191-4370/8866-3925.

Castália, med. 11x31m, nascente, ótima localização. Tel: 9120-0878.

Moto Honda Sheldow 600cc, ano 2000, preta, c/ 25.000km, toda equipada, sem arranhões nem retoques. Super conservada. Tel: 8815-8899.

Jaçanã, med. 1400m², c/ 2 frentes. Tel: 91200878.

veículos

Polo Sedan, 2010, metálico, novo. R$ 31.000,00. Tel: 8801-0491, Túlio. Prisma, 08, prata, novíssimo. R$ 21.000,00. Tel: 8801-0491, Túlio. Gol G5, 2009/2010, prata, completo, c/ 44.000km, único dono, IPVA 2012 pago. Tel: 8885-1083/81021083. Idea Adventure 1.8, 07/07, completo c/ direção, ar, vidros e travas, 4 portas, alarme e banco de couro. R$ 25.000,00. Tel: 8835-9856/91479291, Udson. Captiva 2011, prata, c/ 9.000km, câmera de ré, engate e película de segurança, emplacado 2012. Tel: 9985-6777/8811-5060. Astra Sedan, 2000. Aceito troca por moto. R$ 13.000,00. Tel: 8803-8681. Peugeot 205/206, prata, 4 portas, completo. R$ 16.500,00. Tel: 71- 9988-9311/ 73- 9988-9381. Pálio Weekend, ano 97/98, completo: ar, direção, fumer vidro elétrico, verde, pneus seminovos, quitado 2012. Tel: 8813-6224. Pajero Sport, ano 1998, automática, gasolina e GNV, banco de couro, teto solar. Tel: (73) 88853012, Neto.

DIVERSOS

Fatiador de frios. Tel: 8801-0734/8846-2734, Danilo. Livros de Fisioterapia seminovos, Fisioterapia Avaliação e Tratamento, Técnicas em Reabilitação Músculos Esqueléticos, Exercício Terapêutico, Fisioterapia Prática 1, 2, 3, 4 e 5. Dicionário Ilustrado de Fisioterapia. Tel: 8809-0561/9156-3763. Berço urso completo, c/ colchão ortopédico novo. R$ 120,00. Tel: 8831-7534, Nágia. Guarda-roupa; cama de casal e solteiro; beliche e treliche; mesas c/ 4 e 6 cadeiras; sofá cama, etc. Tel: 8883-4376/9125-4857. Multiservice reparos e reforma. Trabalhamos c/ pintura, elétrica, hidráulica, forro PVC, rebocos, porcelanato e cerâmica. Tel: 8876-9767/9119-9193. Email: multiservicebahia@hotmail.com Antena da Embratel completa, c/ um mês de uso, 20m de fio, por R$ 120,00. Ventilador de teto, por R$ 70,00. Tel: 8849-1579, Agenor. Guarda-roupa infantil em MDF, cor branca, marca Quater, c/ 4 gavetas, 4 prateleiras, 2 portas c/ visor, arara cabideiro, maleiro. R$ 500,00. Ótimo estado. Fone: 3211-4007 /9191-8598 / 8816-7496. Guarda-roupa c/ 6 portas, marca Movelar, cor marfim, 3 gavetas, calceiro, araras cabideiros. R$ 300,00. Fone: 3211-4007 /9191-8598 / 8816-7496. Rosé Raimundo pintor, ligue: 8874-2459.

Moto Honda Shadon, 2006, preta, 750CC, c/ 26.000km. R$ 20.000,00, seminova. Tel: 8813-0764, Marco. Pikape Saveiro Bola, 1999/2000, branca . R$ 10.000,00. Tel: 3041-3014/8847-065/8843-2006. Fiesta Closs 2001, c/ ar, direção, trava, vidro, limpador, som, motor Zetec. Tel: 8815-2044/9965-9323. Fiat Uno 95, emplacado 2012, pneus novos, azul. R$ 5.500,00. Tel: 8801-0491/9136-0651. Picape Saveiro Bola, ano 1999/2000, branca. R$ 10.000,00. Tel: 3041-3014/8847-0659/ 8843-2006. Camioneta Peugeot, 2011, prata Hoggar c/ 20.000km. R$ 24.000,00. Tel: 3613-1878, Filó. Moto Honda Lead, vermelha, 2009/2010, de garagem, c/ 9.000km, alarme, emplacada 2012, única

Câmera fotográfica profissional completa, última geração da Sony, linha Alpha, Modelo SLT-A35, com flash profissional, Faixa de zoom 24-85mm e zoom o Objetivo 70-300mm F4-5,6 APO DG Macro e um flash De alta qualidade,, resolução 16,2mpx, tela digital Lcd, memória de 2gb. Apenas 3 meses de uso c/ garantia de 2 anos. Incluso: bolsa de proteção e um mini suporte para fácil transporte e operação. Valor de mercado: R$ 4.500,00. Vendo por R$ 2.500,00. Tel: 8882-9477, Davi. Computador Samsung completo, c/ mesa, 2GB, 256 de memória, tela LCD de 15’’, gravador de CD e DVD, seminovo. Tel: (73) 88018047/9124-1281. Cavalo Manga Larga Tordilho, branco, 2ª muda, bom de pisada. R$ 3.000,00. Tel: 8837-6992/91057429/8115-2062/9966-2466.


12

geral | Itabuna-BA, 22 de agosto de 2012

Acaba greve no Hospital São José O São José, instituição pertencente à Santa Casa de Ilhéus, estava com o funcionamento restrito às emergências Após sete dias em greve, os funcionários do Hospital São José, integrante da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, decidiram voltar ao trabalho a partir desta terçafeira (21). A categoria optou por encerrar a paralisação por causa da perspectiva de receber ainda esta semana os salários a metade restante dos salários de julho, que estava em atraso. Segundo Raimundo Santana, coordenador do Sintesi (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde

de Itabuna e Região), a prefeitura providenciou o repasse dos recursos pendentes, o que permitiu à provedoria assegurar a regularização do pagamento tão logo o dinheiro caia na conta. Além disso, os servidores voltaram mediante o compromisso de não ter descontados os dias parados, bem como a estabilidade de ao menos 90 dias no emprego.

Já se encontram instalados novos equipamentos de fiscalização eletrônica em Ilhéus. Conhecidos popularmente pelo nome de “pardal”, o redutores eletrônicos de velocidade vão complementar o trabalho de fiscalização já existente no município. Ilhéus conta atualmente com quatro redutores de velocidade e mais três foram implantados, mas ainda não possuem data para começar a funcionar. A avenida Lomanto Júnior vai

ganhar um novo “pardal”, localizado próximo ao semáforo da entrada da Sapetinga. Neste local, o equipamento terá a função de fiscalizar o avanço de sinal e a velocidade, cuja máxima permitida será 50 quilômetros por hora. Já a avenida Osvaldo Cruz também vai receber um “pardal”, localizado próximo ao antigo Hospital Santa Isabel e que terá a função apenas de controlar a velocidade (cuja máxima permitida também é de 50 km/h). A rua

Os funcionários do Hospital São José ficaram uma semana em greve.

Mais três “pardais” para fiscalização de velocidade da Linha, na Barra de Itaípe, zona norte da cidade, também será contemplada com o equipamento redutor de velocidade. No local, os condutores também deverão respeitar o limite de 50 km/h. O titular da pasta de Segurança, Transporte e Trânsito no município, Clóvis Cunha, explicou que os equipamentos ainda não têm de previsão de entrar em funcionamento, já que o município adotará uma série de medidas para auxiliar a divulgação

dos novos aparelhos redutores de velocidade, a exemplo de colocação de placas de aviso da existência do equipamento e da velocidade máxima permitida no local. “Embora, a resolução nº 396/2011 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) orienta que não é mais necessário avisar previamente a colocação dos redutores, bastando informar apenas a velocidade máxima permitida na via, iremos promover uma ampla campanha

de esclarecimento e informação, a exemplo do que foi feito anteriormente”, explicou. Ainda de acordo com o secretário Clóvis Cunha, campanhas e blitzen educativas também serão realizadas no intuito de chamar a atenção dos condutores a respeito da necessidade de respeitar as leis do trânsito, além de divulgar os locais onde estão instalados e a partir de quando eles começarão a funcionar.

Diario Bahia 22-08-2012  

Diario Bahia 22-08-2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you