Page 1

Novidades! Ofertas de imóveis para venda e aluguel P. 10 E 11

ITABUNA-BAHIA, 14 de março de 2013 - Nº 3.075 - Ano XV - E-mail redacao@diariobahia.com.br - R$ 0,70

Violência: polícia fecha o cerco contra crime organizado em Itabuna Foto: Gerson Teixeira/Diário Bahia

Economia

P.12

Pesca e agricultura serão fortalecidas em Ilhéus

Acidente

P.7

Empresário morto em queda de andaime é sepultado em Itabuna

Educação

A

Secretaria de Segurança Pública da Bahia deflagrou na madrugada de ontem (13), uma megaoperação em Itabuna. Cerca de 800 policiais trabalharam na ação, comandada pelo chefe do Depin (Departamento de Polícia do Interior), Moisés Damasceno. O objetivo é tentar acabar com a violência ditada pelo tráfico de drogas, fomentador da maioria dos homicídios ocorridos na cidade. Detentos apontados como supostos líderes dos Raios A e B do Conjunto Penal foram ouvidos. Alguns deles serão, inclusive, transferidos para outros presídios. P.6

P.2

Continuam abertas as inscrições do programa AABB Comunidade


2

Itabuna-BA, 14 de março de 2013

Educação e Literatura

Odilon Pinto Mestre e doutor em LingUística, pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Uesc.

USOS DO PORTUGUES Cada cabeça, um mundo

O

povo tem o ditado de que “Cada cabeça é um mundo”, no sentido de que cada indivíduo pensa com particularidades próprias, nem sempre previsíveis. À luz da teoria da Análise de Discurso, podemos estabelecer uma analogia entre esse ditado popular e o discurso, isto é, um modo de falar sobre determinado tema. Nesse caso, o ditado pode ser reescrito assim: “Cada discurso é um mundo”, no sentido de que cada maneira de falar sobre determinado tema constitui um mundo próprio. Tomemos como exemplo o discurso racista, que se manifesta em enunciados do tipo: “Os negros são seres inferiores”, “Negro só é gente quando está no banheiro”, “Negro quando não suja na entrada, suja na saída” etc. Aqui temos um mundo em que a categoria “animal racional”, correspondente ao homem, apresenta-se dividida em “homem superior”, correspondente aos brancos, e “homem inferior”, correspondente aos negros. Há cem anos atrás, no Brasil escravista, o discurso racista criava um outro mundo em que os negros não estavam incluídos na categoria “animal racional” e, sim, na de “animal irracional”. O discurso anti-racista, por sua vez, cria um mundo em que homens negros, brancos, amarelos, todos estão incluídos na única categoria de “animal racional”, sem qualquer distinção hierárquica, com os mesmos direitos e deveres. Os discursos nascem das relações sociais concretas e realizam, ideologicamente, as relações entre classes dominantes e dominadas. Por isso, é mais correto dizer que cada classe ou grupo social cria um mundo diferente, com categorias próprias e significados específicos.

Coisas da Vida Segredos de família

O

pai quase imobilizado na cadeira, só andava do quarto para a sala ou para o banheiro, amparado em alguém. A mãe de oito filhos, 76 anos, ainda firme, autônoma, andando para onde quisesse. Os filhos já sabiam, os vizinhos já comentavam na rua: Dona Dos Anjos estava tendo um caso com um homem da Rua São Pedro. A coisa estava pública. A filha mais velha, Sueli, chamou a mãe para uma conversa em particular. Deixaram Seu Paulino sentado na sala, olhando para a televisão, e entraram no quarto: “Mamãe, que conversa é essa que toda a rua já sabe?” A mulher permaneceu calma em seus cabelos brancos: “Que conversa? Não tou sabendo de nada” A filha continuou escandalizada: “Mamãe, que homem é esse que a senhora tá se encontrando?” A velha ajeitou ligeiramente os cabelos, num antigo gesto de sedução: “Que homem? Que homem?” A filha foi direta, para acabar com as evasivas da mãe: “O homem com quem a senhora tá se encontrando toda tarde, na lanchonete da esquina! Que a senhora paga merenda pra ele! Que a senhora empresta dinheiro pra ele!” A velha fechou o rosto, como um ladrão surpreendido ao roubar. Pensou atrapalhada no que dizer por um instante: “Não tenho nada com ele, não! A gente só faz conversar, como amigo!” E a filha, em tom maternal: “Amigo o que, mamãe? Ele quer é seu dinheiro! Um homem muito mais novo que a senhora!” Seria caduquice da mãe? Não. Era mesmo aquilo que ela não podia sequer pensar nem dizer. Levantouse ameaçadora: “Pense no papai sentado ali na sala! Acabe com esses encontros!” E saiu pensando: que infelicidade secreta leva uma mulher de 76 anos a trair o marido? Alguma mágoa passada? Segredos de família..

Convênio possibilita formação de educadores sobre eficiência energética Um convênio para a formação de educadores da rede pública estadual sobre eficiência energética foi assinado na terça-feira (12) pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e Fundação Roberto Marinho. A parceria, segundo o secretário Osvaldo Barreto (foto), vai integrar o projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação, que atende a todas as escolas da rede estaduais, com reforço no ensino e aprendizagem das ciências. “Essa junção de forças irá garantir o sucesso do convênio, que fará parte do nosso projeto Ciência na Escola, que tem sido muito premiado pelo país, mostrando que, quando se dá oportunidade ao estudante da escola pública, ele se destaca”, disse Barreto. Educação com energia O convênio é feito em torno do projeto Educação com Energia, que é desenvolvido pela Coelba. A iniciativa envolve investimento da ordem de R$ 1,4 milhão e possibilitará a formação de 330 educadores, de 65 escolas da rede pública, em 33 municípios baianos. A parceria será lançada para o público-alvo no dia 17 de abril, em local ainda a ser confirmado, e culminará na Feira da Ciências a ser realizada no final do ano pela Secretaria da Educação. A ação utilizará a metodologia ‘energia que transforma’, desenvolvida nacionalmente pela Fundação Roberto Marinho. De acordo com o convênio, a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), indicará os professores a serem formados e acompanhará a implementação das ações. A Coelba irá supervisionar todas as etapas do projeto e a Fundação

Roberto Marinho será responsável pela formação e elaboração do material didático e pedagógico.

Combate ao desperdício

O convênio terá duração de 18 meses e vai premiar os melhores trabalhos desenvolvidos nas escolas participantes. Os professores formados irão atuar nas escolas como multiplicadores das práticas de eficiência energética e uso consciente da energia. “A ideia é mobilizar alunos e comunidade, ampliando espaços de reflexão sobre a temática para o combate ao desperdício e apoiar a mudança de hábitos, atitudes e comportamento”, disse o presidente da Coelba, Moisés Sales. Para ele, por meio da educação, a energia será usada com mais consciência, “sem abrir mão do conforto que ela nos proporciona, como ar-condicionado e geladeira”.

Programa AABB Comunidade continua com inscrições abertas Estão abertas até o próximo dia 22, no clube Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro São Judas Tadeu, em Itabuna, as inscrições do Programa Integração AABB Comunidade destinado a crianças na faixa etária entre seis de 17 anos de idade estudantes da rede pública de ensino. São oferecidas 100 vagas, no turno vespertino. As inscrições podem ser feitas das 14 às 17 horas de segunda à sexta-feira, bastando aos pais ou responsáveis a apresentação de fotocópia da carteira de identidade (RG) e do CPF e um comprovante de residência – conta de luz, água, etc. Em relação às crianças é necessária apresentação de duas fotos recentes 3x4, fotocópia de RG ou da certidão de nascimento e comprovante de matrícula na rede pública.

O Programa Integração AABB Comunidade consiste em uma complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade e sua inserção social, fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Segundo a coordenadora pedagógica do AABB Comunidade, professora Leisa Perelo de Almeida, o programa é desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil em parceira com a Prefeitura, por meio do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II, da Secretaria da Assistência Social.


Itabuna-BA, 14 de março de 2013

cOLUNA Z

Opinião

Argentino é o papa

Edison Cunha

Edison Cunha éconsultor da Trevisan Gestão & Consultoria (TG&C)

Por que contratar uma consultoria? O empreendedor e empresário muitas vezes sentem-se como um ente solitário e incompreendido pelos seus colaboradores por não conseguir expressar suas angústias, ou mesmo, ter alguém com quem dialogar e expor suas ideias. Nesses momentos, ter a iniciativa de recorrer a um consultor ou consultoria pode fazer a diferença entre permanecer com os problemas e dúvidas ou procurar uma solução que mitigue os riscos e armadilhas do modelo de gestão. Entretanto, essa não é uma decisão fácil para a grande maioria dos empresários, principalmente para aqueles não familiarizados com as boas práticas de gestão no mundo empresarial. Aqueles que decidem seguir por esse caminho, por vezes erram ao escolher a opção mais “caseira” do consultor amigo da família ou conhecido de alguém muito próximo, sem analisar a experiência e o conhecimento desse profissional. Para aqueles que optarem em fazer uma escolha consciente e baseada nos atributosnecessários para obter uma consultoria que agregue valor, permanece a possibilidade de repensar seu modelo de gestão e adotar uma postura que valorize suas vantagens competitivas e sua visão empreendedora. Estar preparado para receber uma consultoria significa estar aberto para vivenciar as mudanças que possam ocorrer. Que mudanças são essas? Nos processos de trabalho, por exemplo. A necessidade por inovar ganhou uma dimensão especial neste momento, fazendo com que as empresas repensem seus processos, sua abordagem mercadológica, seus produtos e seu modelo organizacional. Sem dúvida, a empresa que possui processos ágeis e orientados ao seu mercado e aos clientes, está preparada para adaptar-se àsmudanças do cenário econômico. Outra mudança é na forma de encarar o mercado. No mundo atual dos negócios, aquele que empreende deve ter a capacidade de interpretar os avanços da sociedade e antecipar-se aos movimentos do mercado, projetando seu empreendimento para os novos tempos. A estratégia também é um ponto de mudança. Para reposicionar a empresa para conquistar as oportunidades e crescer de forma sustentável, alguns aspectos de gestão passam a adquirir uma importância maior e ocupar a mente dos empresários como planejar para atender a demanda; definir metas e objetivos; capacitar os recursos humanos; monitorar o mercado para

identificar oportunidades e reorganizar os negócios e a estratégia de atuação. A liderança das pessoas é mais um ponto que pode mudanças. O papel da liderança é fundamental ao êxito da gestão participativa para criar um ambiente adequado ao florescimento das ideias, eliminando os obstáculos à criação e, principalmente, indicando a direção e os rumos que a empresa está tomando em sua estratégia, para melhor direcionar os esforços de todos. Nesse aspecto, a redução de níveis hierárquicos, com o objetivo de sustentar as estratégias e processos, tende a melhorar a coordenação do trabalho e tornar a organização mais ágil e flexível. Todas essas mudanças fazem parte do escopo de atuação de uma consultoria e, para que ela seja eficiente em sua aplicabilidade, existem alguns requisitos básicos de acompanhamento. O plano de trabalho é um deles. É necessário que no início dos trabalhos o consultor explicite o cronograma que irá seguir com as etapas do projeto e produtos a serem gerados. Outro requisito é a capacidade de adequação às mudanças. Os itens relacionados no plano de trabalho devem contribuir para realizar as mudanças no modelo de gestão, alinhadas às boas práticas de mercado. O treinamento das pessoas envolvidas é um dos principais requisito. As mudanças não acontecem sem o envolvimento das pessoas, portanto, é importante o treinamento das pessoas direta e indiretamente envolvidas nas mudanças. Também deve-se implantar indicadores de desempenho. Esses indicadores são os principais balizadores para monitorar o desempenho da organização, são eles que mensurarão se a empresa está no caminho estabelecido nos planos de ação validados pela direção. Por último, mas não menos importante, a confidencialidade e sigilo da informação. A consultoria deve adotar todas as medidas necessárias a preservação do sigilo com relação às atividades e informações de seus clientes, inclusive na guarda de documentos e na manutenção da fidelidade de seus funcionários. A consultoria tem como objetivos transferir conhecimento e experiências e orientar a organização, utilizando ferramentas de gestão e metodologias consagradas, entretanto, vale ressaltar que para o êxito do trabalho caberá a empresa e suas lideranças a assimilação desses conceitos e sua aplicabilidade no diaa-dia da operação.

cotação Rua A, Nº 56 - Lot. Rufo Cunha Centro - Itabuna - Bahia Fone/Fax: (73) 3613- 3040 Assinatura semestral: R$ 80,00 Preço avulso: R$ 0,70 Nº atrasado: R$ 1,50

> E-mail: comercial@diariobahia.com.br > E-mail: redacao@diariobahia.com.br > site: www.diariobahia.com.br

3

Diretor e Editor: Valdenor Ferreira

Redação: Celina Santos Repórter: Simone Nascimento Designer Editorial: Rewson Ribeiro Deptº Comercial: Vanusa de Jesus Publicidade: Nelson Moreira > 73.8829.3851 Impressão: Wilson Araújo Auxiliar de Impressão: Benildo Melo Circulação: Paulo Robério

Dólar comercial (em R$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO 1,9755 1,9770 -0,24% Dólar turismo (em R$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO 1,9000 2,0400 0,00% EURO (em R$) COMPRA VENDA 2,5699 2,5729

CACAU

VARIAÇÃO -0,24%

PREÇO MÁXIMO : R$ 63,00

O arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, 77 anos, é o novo papa e sucessor de Bento XVI na chefia da Igreja Católica. Bergoglio é o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta. É o papa de número 83 e o primeiro papa a assumir o pontificado com o antecessor vivo em 600 anos. Ele adotará o nome de Francisco. Ele se tornou arcebispo de Buenos Aires em 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo II. O nome do argentino não aparecia entre os mais cotados antes e durante o conclave, que reuniu 115 cardeais por dois dias. Bergoglio deve celebrar hoje (14) a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.

Coroação

Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes. Ao som dos sinos da Basílica de São Pedro, fiéis em vigília na praça de mes-

mo nome, aguardaram por cerca de 50 minutos a célebre frase Habemus Papam (Temos Papa) e o anúncio do nome de Bergoglio. A demora entre o aparecimento da fumaça branca, indicando a eleição do papa, e o anúncio do nome foi causada por uma série de procedimentos adotados pelo Vaticano. Após a escolha, pergunta-se ao papa eleito se ele aceita a decisão do conclave. Se a resposta for positiva, ele é levado a um aposento onde se veste de branco para ser apresentado aos fiéis. A Guarda Suíça, seguindo um ritual de séculos, participou da cerimônia em traje de gala. É um espetáculo à parte, pois os guardas usam roupas em veludo azul e fazem uma peregrinação até a frente da basílica.

A escolha

Fiéis, religiosos, turistas e curiosos acompanharam atentamente a escolha do papa Nem mesmo a chuva e o frio, de 8 graus Celsius, impediram as pessoas de aguardarem ao ar livre o anúncio do nome do papa. O responsável pelo anúncio do escolhido foi o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, de 69 anos. A escolha de um francês para proferir a frase atende à exigência de essa ser uma atribuição do primeiro cardeal da ordem dos diáconos, da qual Tauran faz parte desde fevereiro de 2011. Em 2005, a eleição do papa emérito Bento XVI foi anunciada pelo cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estevez.

Foto do dia Jorge Mario Bergoglio, o novo papa


4

Itabuna-BA, 14 de março de 2013

Prefeitura cria mais dois estacionamentos exclusivos para motos

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 14/2013. O pregoeiro da Prefeitura de Itacaré/BA torna público que dia 25/03/2013, às 08h (local), realizará sessão com objetivo de CONTRATAR EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE ITENS PARA FORMAÇÃO DE CESTA BASICA, PEIXES CONGELADO E INSUMOS PARA FABRICAÇÃO DE PAES A SEREM DOADOS A MUNIPES DE BAIXA RENDA, na forma do Edital. Informações e Edital poderão ser obtidos na Rua Rui Barbosa, nº. 11 - centro da cidade, das 07 às 13h. ZIUCIELE CAPATO - Pregoeiro.

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 015/2013 O Município de Coaraci, por intermédio de sua Pregoeira, torna público que realizará no dia 26 de Março de 2013, às 08:00 horas, na forma do disposto nas Leis Federais nº 10.520/02 e 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, licitação na modalidade Pregão Presencial, tipo menor preço para contratação de empresa para prestação de serviços de provedor de acesso a internet destinados as diversas Secretarias do município. Retirada do Edital na Prefeitura e no site:www.coaraci.ba.io.org.br, informações pelo telefone (73) 3241-1110, Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Coaraci, localizada à Av. Juracy Magalhães, 244, Centro, em dias úteis, no horário das 08:00 às 12:00 horas. Coaraci, 13 de março de 2013. Silvia Maria Castro Santos Barreto Pregoeira Oficial

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 016/2013

Mais uma medida de ordenamento do trânsito em Ilhéus. A Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Trânsito, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), criou mais dois estacionamentos privativos para motocicletas. Um na Praça Dom Eduardo e outro na Rua Rodolfho Vieira. Outro estacionamento exclusivo para motocicletas fica na Praça JJ Seabra, no centro da cidade. O superintendente de Trânsi-

to, Valério Bonfim, informa que os novos estacionamentos têm capacidade para 200 motos, em média. Para ele, a medida coopera para a organização e otimização do trânsito na cidade. “Estamos possibilitando locais com vagas específicas para cada tipo de veículo, isso colabora para a melhor organização do trânsito, uma vez que os automóveis não mais terão que disputar vagas com as motos”, destacou o superintendente.

Bonfim ressalta que serão criados outros locais específicos para estacionamento de motocicletas e, que em um prazo de cerca de 20 dias, a superintendência vai proibir que motoqueiros estacionem em locais inapropriados. “Primeiro faremos uma ação educativa, em um período de oitos dias; passado esse tempo, vamos notificar o condutor e remover as motos que estiverem estacionadas em locais inadequados”, informou.

Itagibá: prefeitura assegura transporte universitário Estudantes universitários de Itagibá, no Sul da Bahia, ganharam uma facilidade na busca do tão sonhado diploma de curso superior. A prefeitura do município está disponibilizando dois ônibus para as faculdades de Ilhéus (UESC)-Itabuna e Jequié, um compromisso assumido na campanha pelo prefeito Marcos Barreto (Marquinhos-PCdoB). As linhas de ônibus saem do centro de Itagibá no final da tarde, de segunda a sexta. No total, 60 estudantes estão sendo beneficiados com o programa, sendo 32 que se dirigem para Ilhéus-Itabuna e 28 para Jequié. Eles estão distribuídos em 17 cursos na UESC, FTC e Unime, em Ilhéus e Itabuna, e na UESB, FTC, FIEF e Unopar em Jequié. “Estamos criando meios de acesso para quem busca um curso superior. Nosso objetivo, no próximo ano, é ampliar ainda mais o programa”, disse o prefeito Marquinhos. A luta para a

O Município de Coaraci, por intermédio de sua Pregoeira, torna público que realizará no dia 26 de Março de 2013, às 10:00 horas, na forma do disposto nas Leis Federais nº 10.520/02 e 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, licitação na modalidade Pregão Presencial, tipo menor preço para contratação de empresa especializada para locação de mão de obra destinado a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos do Município. Retirada do Edital na Prefeitura e no site:www.coaraci.ba.io.org.br, informações pelo telefone (73) 3241-1110, Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Coaraci, localizada à Av. Juracy Magalhães, 244, Centro, em dias úteis, no horário das 08:00 às 12:00 horas. Coaraci, 13 de março de 2013. Silvia Maria Castro Santos Barreto Pregoeira Oficial

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 017/2013 O Município de Coaraci, por intermédio de sua Pregoeira, torna público que realizará no dia 26 de Março de 2013, às 13:00 horas, na forma do disposto nas Leis Federais nº 10.520/02 e 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, licitação na modalidade Pregão Presencial, tipo menor preço para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de manutenção predial corretiva e preventiva com fornecimento de mão de obra para atender as necessidades das diversas Secretarias do Município. Retirada do Edital na Prefeitura e no site:www.coaraci.ba.io.org.br, informações pelo telefone (73) 3241-1110, Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Coaraci, localizada à Av. Juracy Magalhães, 244, Centro, em dias úteis, no horário das 08:00 às 12:00 horas. Coaraci, 13 de março de 2013. Silvia Maria Castro Santos Barreto Pregoeira Oficial

AVISO DE LICITAÇÃO

implantação do transporte universitário é antiga. Jorge Oliveira, presidente da Associação dos Universitários de Itagibá, conta que há 10 anos lutava para implantar o serviço e só agora obteve apoio. Ele, que é aluno do curso de direito da FTC de Itabuna, lembra que até o ano passado os estudantes itagibenses usavam a associação de Ipiaú para ter acesso ao transporte universitário. “Era uma luta no retorno da universidade muitos tinham que

hospedar na casa de colegas. Nossa associação buscou e Marquinhos está nos ajudando para que tenhamos uma educação de qualidade e inclusiva”. O vereador Milton Souza (PSC) disse que essa era uma das lutas encampadas nos seus mandatos. “Era muito triste ver um sonhos ser interrompido por falta de transporte. Hoje quem termina o nível médio tem assegurado o transporte para acesso à universidade”.

PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 018/2013 O Município de Coaraci, por intermédio de sua Pregoeira, torna público que realizará no dia 26 de Março de 2013, às 15:30 horas, na forma do disposto nas Leis Federais nº 10.520/02 e 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, licitação na modalidade Pregão Presencial, tipo menor preço para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva nos aparelhos, equipamentos e periféricos da Secretaria de Saúde do Município. Retirada do Edital na Prefeitura e no site:www.coaraci.ba.io.org.br, informações pelo telefone (73) 3241-1110, Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Coaraci, localizada à Av. Juracy Magalhães, 244, Centro, em dias úteis, no horário das 08:00 às 12:00 horas. Coaraci, 13 de março de 2013. Silvia Maria Castro Santos Barreto Pregoeira Oficial


Itabuna-BA, 14 de março de 2013

5

AETU combate fraudes na utilização do cartão de gratuidade em Itabuna Quem for flagrado usando o cartão de forma fraudulenta, poderá ter o benefício suspenso por até 90 dias

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna está disciplinando a utilização do Cartão de Gratuidade, benefício que é concedido por lei a agentes do serviço de Vigilância, fiscais municipais e deficientes físicos comprovadamente carentes, além de alunos da APAE com seus acompanhantes durante o período escolar e idosos a partir de 65 anos. O acesso aos coletivos é feito com a apresentação do Cartão de Gratuidade fornecido pela AETU, à exceção dos idosos acima de 65 anos, que devem apresentar apenas a Carteira de Identidade. Os cartões de gratuidade tem validade de um ano, devendo ser revalidados ou substituídos dez dias antes do venci-

mento; e os deficientes que tiverem necessidade de acompanhamento deverão fazer a indicação no momento do cadastro, com a apresentação de certidão médica. O benefício da gratuidade é pessoal e intransferível. Caso fique comprovado que a pessoa emprestou, comercializou ou cedeu o cartão de forma fraudulenta, o benefício será suspenso por 90 dias. Se houver repetição sistemática da fraude, a gratuidade poderá ser cancelada. Nos coletivos, quando for solicitado, o beneficiário deverá apresentar, além do cartão de gratuidade, o docu-

mento de identidade. Pessoas próximas do beneficiário não podem utilizar o cartão sem a companhia do usuário. Em função disso, muitos cartões estão sendo bloqueados por uso indevido pela mãe, pai ou irmãos. O objetivo é garantir a gratuidade para quem realmente necessita e a utilização fraudulenta acaba prejudicando todos os usuários, porque o benefício entra na composição da tarifa. A AETU implantou um sistema de vigilância eletrônica e de bilhetagem informatizada para ampliar a eficiência no combate às fraudes.

A Aetu inicia uma verdadeira “caça” às fraudes com cartões de gratuidade

Contabilistas em Ação

Jesuíno Oliveira Delegado: Dr. Jesuíno de Souza Oliveira | Sub-delegado: Otônio Alves Guimarães Sobrinho Presidente da Federação dos Contabilistas: Wellington Menezes Ferraz | Conselheiro do CRCBA: Erivaldo Pereira Benevides

Imposto de renda em ação

Ao contrário da declaração de ajuste anual de Imposto de Renda (IR), que fica a cada edição mais automatizada e, dentro do possível, simples, a vida tributária do investidor de renda variável não tem se tornado mais fácil. Desde o crescimento da participação de pessoas físicas na bolsa de valores, com a chegada do “home broker”, sistema de negociação via internet, no fim dos anos 90, o processo é o mesmo. Ou seja, totalmente manual. O próprio investidor em bolsa é o responsável por fazer o controle das operações, apurar o ganho ou prejuízo e recolher o IR em todos os meses nos quais tiver variação positiva de capital. Por isso, não é raro haver contradições de informações e atrasos entre aplicadores, principalmente aqueles com pouca experiência. Todos os anos, de março a abril, o acerto de contas com o Leão volta a ocupar o topo da lista de obrigações de grande parte da população. Neste ano, nada menos que 26 milhões de declarações serão enviadas à Receita Federal, de acordo com as estimativas do órgão. A exigência e a periodicidade desse compromisso fiscal, no entanto, podem confundir os novatos da renda variável. “É comum o investidor iniciante que opera sozinho descobrir só no ano seguinte, quando vai fazer a declaração, que deveria ter feito o recolhimento do IR antes da declaração”, afirma Roberto Justo, sócio do escritório de advocacia especializado em tributação

Choaib, Paiva e Justo. Esse atraso pode custar caro, principalmente em tempos de juros básicos de um dígito. A mordida da Receita Federal pode se tornar uma espécie de fiel da balança para definir se haverá ganhos ou perdas nas aplicações. O recolhimento fora do prazo significa multa diária de 0,33%, limitada a 20%, mais a variação acumulada da Selic sobre o valor do IR devido. Desse modo, se o investidor descobrir só agora, na declaração anual, que deveria ter feito o recolhimento, teria de pagar 27,13%, ou seja, 20% de multa acrescida de 7,13% dos juros da Selic até 8 de março sobre o imposto devido. Essa despesa extra equivaleria a 4% do retorno total, além dos 15% de Imposto de Renda que já deveriam ter sido pagos. Sobre uma rentabilidade da carteira de 10% anual, líquida de IR, a diferença significaria não só perder todo o ganho real obtido, mas entrar no terreno do juro negativo, se for considerada a inflação de 6,31% em 12 meses até fevereiro. Quem investe em renda variável tem de recolher o imposto até o último dia útil do mês seguinte à apuração de ganhos. E não junto com a declaração anual. O pagamento do IR, de 15% para operações tradicionais e de 20% para o “day trade”, quando o negócio ocorre em um mesmo dia, é feito por meio de uma Darf, guia de recolhimento específica, que pode ser obtida on line no site da Receita ou gerada pelo programa Siscalc, obtido gratuitamente no portal do órgão federal.

Na declaração anual, o investidor vai preencher uma espécie de relatório sobre a movimentação no ano-base. Dividendos, por exemplo, entram na categoria “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Já os ganhos líquidos das operações e os valores recebidos na forma de juros sobre capital próprio (JCP) são declarados como “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”. O contribuinte deve ainda preencher um anexo específico, o “Demonstrativo de Apuração dos Ganhos em Renda Variável”, no qual detalha o resultado das transações, discriminadas por mês, tipo de operação (comum ou day trade) e segmento (à vista, de opções, futuro e a termo). Ações em carteira e as posições em contratos de opções, a termo e futuro existentes no dia 31 de dezembro são declarados como “Bens e Direitos”. Nessas fichas devem também ser informados os valores de aquisição de cada lote e contrato. Em uma situação extrema, se a Receita considerar um caso de sonegação, o prejuízo será certo. Isso porque a penalidade mínima a ser aplicada é de 75% sobre o ganho total e não apenas em relação ao imposto devido. “A punição pode ser agravada para 150% se ficar comprovada a sonegação ou uma fraude”, afirma Eliana Lopes, coordenadora de IR da consultoria especializada em tributação H&R Block. Além disso, continuam a valer a multa sobre o valor devido e a correção pela Selic. E não há como escapar: a Receita Federal faz o controle de todas as ope-

rações na renda variável por meio de um IR simbólico retido na fonte pela corretora. Para o mercado à vista, há alíquota de 0,005%. No day trade, de 1%. Se existe confusão em relação ao período de recolhimento, as regras complexas para a apuração dos ganhos com a renda variável podem abrir brechas para outros tipos de erros. A isenção de IR para negócios de até R$ 20 mil no mês, por exemplo, só existe nas operações à vista. Para o diretor executivo da corretora Icap, Paulo Levy, a regra da isenção exemplifica como o aplicador se arrisca a perder dinheiro quando não recebe orientação devida sobre o IR. Segundo ele, deixar de pagar imposto sobre operações à vista de até R$ 20 mil no mês é uma grande vantagem fiscal para o pequeno investidor. “Sempre orientamos os clientes - e 90% se enquadram nesse volume financeiro que, se a pessoa quiser vender mais de R$ 20 mil, deve fazê-lo em dois meses, para manter o benefício.” Operações nos segmentos de opções, a termo, futuro e aluguel de ações também não contam com esse benefício e pagam imposto sobre ganhos de qualquer valor. “A isenção é bem específica, voltada para compra e venda de ações. Sobre o day trade, mesmo no mercado à vista, não se aplica o benefício”, diz Eliana, da H&R Block. O investidor tem de ficar atento também às regras das demais modalidades da renda variável. Os Exchange Traded Funds (ETFs), fundos de índice com cotas negociadas na bolsa, também não contam com

isenção de IR até R$ 20 mil. A alíquota para esse gênero é a mesma dos ganhos no mercado acionário. No caso dos fundos imobiliários, embora o rendimento esteja isento, quando há venda de cotas com ganho de capital, existe a incidência de IR, com alíquota de 20%. Nessa situação, entretanto, o recolhimento ocorre na fonte. No aluguel de ações, a rentabilidade apurada pelo doador, ou seja, de quem empresta os papéis, está sujeita à tributação de acordo com a tabela regressiva da renda fixa, que começa em 22,5% para operações de seis meses ou menos, até 15%, em prazos superiores a dois anos. O tomador, por sua vez, paga o IR com as mesmas alíquotas dos demais mercados, como as opções. Um benefício que pode causar confusão é a possibilidade de se compensar os prejuízos de um mês no período seguinte. “O problema é que, por falta de informação, o contribuinte pode esquecer de fazer a compensação e pagar imposto a mais”, diz Roberto Justo, do escritório Choaib, Paiva e Justo. Neste caso, o aplicador não pode compensar a perda acumulada por meio da declaração anual. “Existe um mecanismo próprio. O contribuinte tem um crédito fiscal, corrigido pela Selic, e pode fazer um pedido de restituição desse imposto pago a mais no próprio site da Receita”, explica Eliana, da consultoria H&B, Por Sérgio Tauhata | De São Paulo, da FENACON.


6

Itabuna-BA, 14 de março de 2013

Megaoperação “fecha” Itabuna no combate às facções criminosas A ação, deflagrada na madrugada de ontem (13) pela Secretaria de Segurança Pública tenta acabar com a violência ditada pelo tráfico Helicópteros sobrevoaram Itabuna desde as primeiras horas da manhã de ontem (13), enquanto um “exército” de viaturas circulava nos quatros cantos da cidade. Foi a operação “Batendo de Frente”, deflagrada ainda durante a madrugada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. O objetivo é tentar acabar com a violência ditada pelas facções criminosas denominadas de Raios A e B. Estes dois grupos lideram o tráfico de drogas e são apontados como responsáveis pela maioria dos homicídios, que vêm ocorrendo no município. Sob o comando do delegado Moisés Damasceno, diretor do Departamento de Polícia do Interior da Bahia (Depin), a ação percorreu vários bairros, cumprindo inúmeros mandados de busca e apreensão. Muitas pessoas foram presas e armas e drogas apreendidas. A mega-operação teve um aparato de aproximadamente 800 homens da Civil, Militar, Polícias Rodoviária Federal e Estadual e a Tropa de Choque do COE (Comando de Ações Especiais). O Ministério Público do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização tiveram participação importante na operação.

No Complexo Policial, a movimentação foi intensa. Presos chegavam a toda hora

Detran fechado

O movimento no Complexo Policial foi intenso. Familiares de detentos e de pessoas presas, além de

advogados lotaram a área externa do local. Por conta dessa operação e por questão de segurança, o Detran não funcionou. A previsão é de que os resulta-

dos da ação, que se estendeu durante todo o dia de ontem, fossem apresentados no mesmo dia, pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em companhia

Líderes do tráfico na mira O Conjunto Penal também esteve na mira da polícia. Lá, supostos líderes do tráfico de drogas e possíveis mandantes de assassinatos foram levados para o Complexo Policial para prestar esclarecimentos. Bartolomeu Mangabeira, o “Bartô”, Sidmar Soares, o “Bolota”, Fábio Possidônio e “Jack Bombom” estão entre os cerca de 80 penitenciários “selecionados”, que foram transportados em três ônibus para as delegacias. “Bolota”, por exemplo, é suspeito de liderar o tráfico no São Pedro. Ele já foi julgado e condenado em, pelo menos, dois Júris, sob acusado de homicídios. Alguns presidiários serão, inclusive, transferidos para outras unidades prisionais federais. A ideia é enfraquecer as facções chefiadas por eles. Informações dão conta de que o muro, que divide os Raios A e B no presídio de Itabuna, seria derrubado.

Bolota, apontado como líder do tráfico no São Pedro, deve ser transferido para outro presídio

do delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge, além do chefe do Depin, Moisés Damasceno, e do coordenador da 6ª Coorpin, Evy Paternostro.


Itabuna-BA, 14 de março de 2013

7

Empresário que morreu após queda de andaime é sepultado em Itabuna Quatro pessoas presas e um morto no combate ao tráfico em Mascote Dois homens presos, dois adolescentes apreendidos e uma pessoa morta. Este é o resultado de uma operação realizada na madrugada de ontem (13) no distrito de São João do Paraíso, em Mascote, no sul da Bahia. Segundo a polícia, durante a ação foi descoberta uma “boca de fumo”, que funcionava numa residência. No local, duas gangues rivais disputavam o ponto

Foi sepultado na tarde de ontem (13), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, o corpo do empresário da construção civil, Carlos Fróis. Ele morreu na última terça-feira (12) depois de cair, juntamente com um operário, de um andaime de aproximadamente 10 metros de altura. O acidente aconteceu quando

eles trabalhavam em uma obra de construção de um prédio no bairro Novo Caetano. As vítimas chegaram a ser socorridos por equipes do Samu e levadas para o hospital Calixto Midlej Filho. O empresário, no entanto, não resistiu aos ferimentos, morrendo no final da tarde de terça-feira (13), em decorrência de um traumatis-

mo craniano. Já o pedreiro, cujo nome não foi divulgado, continua internado, mas não corre risco de morte. O PT emitiu nota à imprensa, lamentando a morte do empresário Carlos Fróis, que era filiado ao PDT, mas aliado petista. O empresário, que morava no bairro Banco Raso, deixa mulher e quatro filhos.

de venda de drogas. Foram apreendidos crack, cocaína, maconha e armas. Um dos menores flagrados confessou ter participado de um homicídio. Três homens conseguiram furar o cerco policial e, na fuga, um deles acabou sendo baleado e morreu durante troca de tiros. Os presos foram encaminhados para a Coordenadoria da Polícia Civil de Eunápolis.


8

Itabuna-BA, 14 de março de 2013

Sua Novela

receita Filé de frango à parmegiana

Malhação

Flor do Caribe Globo, 18h

Globo, 17:30H

INGREDIENTES 1/2 kg de filé de frango 1 dente de alho picadinho Suco de limão,ervas finas e sal a gosto Óleo para fritar

QUINTA-FEIRA Dá uma prensa nele, Olavo! O advogado do Vitinho vai tentar tem um papo sério com o Sal sobre o inquérito do Vitinho. Mas o #vidaloka é esperto e vai nem vai dar bola pro pai da Ju. Ih, vai dar treta! O Orelha vai mostrar pro Vitor o vídeo da Luana contando que o motoqueiro vai ser preso. VISH! Aí Vitinho vai querer ter um papo com a Luana e a Lia vai ficar boladona achando que é outra coisa.Se declara logo, marrentinha! Já deu pra perceber que é ciúmes! Ih, Bruno, o negócio tá feio pro seu lado! A Fatinha continua dando gelo no moreno e num quer nem saber de dar papo pra ele! Esse Orelha não desiste, né? O nerd vai fazer a maior pesquisa na internet pra saber mais sobre a prisão do Vitinho. Mó onda errada, lek! Vida que segue, né Pilha? O funkeiro descobre que a fila já andou pra Marizete e a doidinha já tá em outra! Tadinho do Pilhote! Esse Sal não desiste de encher o saco da Fatinha, hein! O #vidaloka vai ter outra fight com a Fat!Só que, desta vez, o Bruno vai ver! TENSO: Tv Orelha Especial Vitor preso! OMG! A casa caiu pro Vitinho

Para empanar: 2 ovos batidos com 1 pitada de sal 2 xícaras de chá de farinha de rosca Para o molho: 1 cebola picadinha 2 tomates maduros picadinhos 1 caixinha de molho de tomate pronto 1/2 xicara de chá de água 3 colheres de sopa de azeite 1 tabletinho de caldo de galinha Manjericão ou orégano a gosto Para finalizar: 250 g de mussarela em fatias MODO DE PREPARO Temperar os filés de frango com o alho, suco de limão, ervas finas e sal a gosto Deixar na geladeira por 30 minutos Após esse tempo passar nos ovos batidos e na farinha de rosca. Fritar em óleo não muito quente Retirar e deixar descansar sobre papel absorvente Para fazer o molho: Dourar a cebola no azeite,acrescentar os tomates picadinhos,o molho pronto,a água e o caldo de galinha. Deixar apurar um pouco,desligar e acrescentar o manjericão ou o orégano Colocar os filés em um refratário Cobrir com a mussarela em fatias Regar com o molho e levar ao forno bem quente somente para derreter a mussarela Retirar e servir

QUINTA-FEIRA Cassiano parte para a propriedade de Dom Rafael para conferir os diamantes. Donato e Juliano comemoram a boa pesca do dia. Cassiano assume o comando do voo e faz uma aterrissagem forçada em uma área deserta. Juliano avisa a Quirino que Doralice está interessada nele. Zuleika incentiva Doralice a se declarar para Quirino. Ester devolve o anel que era de Helga para Dionísio. Alberto presenteia Ester com duas passagens aéreas para a lua de mel dela e Cassiano no Caribe. Ester pede a Samuel que faça o anel de noivado dela e de Cassiano. Dom Rafael descobre que os diamantes foram misturados a cristais de sal e resolve manter Cassiano refém até receber os diamantes verdadeiros. Cassiano é preso.

guerra dos sexos Globo, 19h

QUINTA-FEIRA Charlô descobre que Dominguinhos é um primo que mora em Portugal. Zenon fica decepcionado com o desprezo de Analú. Roberta insiste para que Veruska conte onde está o dinheiro da venda da Positano. Nieta se preocupa com a irmã. Veruska avisa a Nenê que Roberta está à sua procura. Felipe marca a data de seu casamento com Carolina. Frô devolve o vestido de Juliana e Vânia implica com ela. Zenon ouve que Carolina viu Kiko descartar o spray usado para sabotar o desfile e decide falar para Charlô. Charlô acusa Carolina de ter sabotado o desfile de Roberta. Felipe confirma a Charlô que sua noiva era sua espiã. Nenê diz a Roberta que não é aliado de Veruska. Analú fala para Kiko que não deixará Nando casar com Roberta. Veruska compra um livro sobre diamantes raros. Juliana fica enfurecida ao descobrir que Carolina era a espiã de Otávio. Roberta fala para Felipe que Vitório enganou a ela e a Otávio com a venda das ações da Positano.

SALVE JORGE globo, 21H

QUINTA-FEIRA Russo flagra Waleska ao telefone. Rosângela fala para Irina que não está interessada em seu cargo. Helô e Ricardo vão à boate onde Waleska disse ter trabalhado. Lívia pensa em Théo. Érica fala para Théo tomar cuidado com Élcio na competição. Berna diz a Helô que viu Lívia e Wanda juntas. Aisha se recusa a ir com Mustafa ao Alemão. Drika e Pepeu pensam em como podem ser deportados. Helô conversa com Barros sobre o envolvimento entre Lívia e Wanda. Bianca fala para Maitê que vai dispensar Zyah. Sarila insiste que Murat se case com Morena antes do nascimento do bebê. Áurea reclama de Érica para Cacilda. Morena descobre que todos no Alemão pensam que ela está morta. Wanda avisa a Russo que vai para a Capadócia se esconder. Waleska afirma a Irina que não está passando mensagens ameaçando Wanda. Cyla estranha a proximidade entre Morena e Demir. Morena aparece para Helô na webcam.

ASTROLOGIA

> Leão

20/03 a 20/04

> Touro

21/04 a 20/05

> Gêmeos

> Câncer 21/06 a 21/07

22/07 a 22/08

Comemore! Marte em seu signo! A intensidade disto indica distração com detalhes do cotidiano. Isso pode ser ótimo se a ideia for deixar a imaginação correr solta por ai, mas não estudar ou aprender algo que dependa de atenção e minúcia.

Vibrações arrevesadas de Vênus e Marte em Aries: pense antes de agir e reagir. Ciúmes tendem a abalar relacionamentos afetivos e sociais. Para você fluir bem nesse astral, situe-se com sensatez, nem divagando demais, nem se mostrando distante.

Lua Marte e Urano acentuam impulsividade. Também sinalizam capacidade de trabalhar com audácia, mas leve em conta conceitos que promovam benefícios coletivos. Há preocupação com família; guarde suas impressões por enquanto. Criticas a vista.

Pela manhã e até a tarde, vibrações poderosas de Lua, Marte e Urano.. Atenção as tarefas diárias e busca de harmonia no cotidiano são essenciais para seu bem-estar. Intuição em alta e senso de proporção ajudam a tomar decisões ligadas a carreira, bem oscilante!

Hoje, as vibrações virão carregadas de uma energia intensa; mal canalizadas, produzem choques e não aproximações com quem você gosta. Se for abrir seu coração com um familiar, escolha bem as palavras. Marte em Aries aumenta paixões.

> Sagitário

> Capricórnio

Chega o período do ano que você pode agir sem se deixar levar por pressões e cobranças. Especialmente as que nascem do seu íntimo, pois você estará imbuído de uma força e de uma segurança poderosas.

Começa a fase do mês mais desafiadora para você. Nervosismo será superado com autoconfiança. Eventos inesperados no âmbito familiar devem ocorrer até 30/4. O lado bom do astral de hoje fica por conta da facilidade em se comunica.

> Áries

> Libra

23/09 a 22/10 Três astros no signo oposto ao seu pedem que seja principalmente, flexível e aberto. Transações bancarias estão favorecidas se feitas com intuição, já nos negócios com clientes e parceiros escute bem. Converse com o chefe sobre uma promoção que deseja.

> Escorpião 23/10 a 21/11

Marte que comanda seu signo passa hoje a transitar o audacioso e intempestivo aries. Para você chega a época de aprender a trabalhar em conjunto, e de domar a tendência a concentrar tudo em suas mãos.

21/05 a 20/06

22/11 a 21/12

22/12 a 21/01

> Aquário 21/01 a 18/02

Com Marte e Lua agora juntos de Urano, planeta iconoclasta que traz mudança mental, você contará com um pique mental intenso. Muito estimulo de fora. Cuide de meditar de vez em quando para temperar toda essa onda estimulante. Atritos com irmãos a vista.

> Virgem 23/08 a 22/09

Melhoria financeira pode ocorrer por meio da junção entre prestigio, foco e ousadia mental. Marte entra hoje em Aries movimentando novas ideias, que ganham disparado de soluções já testadas. Tudo ganha tons fortes e apaixonados, estimulantes!

> Peixes

19/02 a 19/03

Agora você tem de ser maleável com os chefes, adaptando aspirações e procedimentos a realidades mais fortes. Impacto sobre pessoas com suas certezas e segurança a vista. Uma energia de libertação financeira vem vindo por ai. Pegue carona nela e conquiste o que é seu!


Itabuna-BA, 14 de março de 2013

9

Com Texto & Propaganda Rui Carvalho E-mail: rui@rcmpropaganda.com.br

TV Santa Cruz com novo executivo Adriano Martins, novo gerente executivo da TV Santa Cruz, afiliada regional da Globo, já assumiu o posto que era exercido por Estácio Gonzaga. A foto que ilustra esta matéria traz o Adriano ao centro ladeado à esquerda pelo Bernardo Araújo, atual diretor de afiliadas da Rede Bahia, e à direita pelo Marcos Lemos – gerente comercial da emissora local. O trio está afinadíssimo e fazendo um trabalho muito forte de parceria com as agências de propaganda. Uma das primeiras atitudes de Adriano foi visitar pessoalmente as agências do eixo Itabuna/Ilhéus, mostrando sua disponibilidade para viabilizar bons negócios. Adriano é um executivo já com passagens marcantes pela Rede Bahia e também na agência feirense ARTCAPITAL, onde foi sócio diretor. Um profissional que conhece bem o mercado publicitário do interior.

Seminário de Marketing da Bahia Realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACEI) desde 1988, o Seminário de Marketing da Bahia acontece de 18 a 20 de abril no Auditório da UESC (Universidade estadual de Santa Cruz), na rodovia Ilhéus-Itabuna. A 22ª edição do seminário trará diversas transformações que irão consolidar de vez, como o maior evento do Norte e Nordeste no seu segmento. Esse

ano a ACEI, principal idealizadora, promove o seminário em uma parceria com a MVU Eventos. O evento reunirá palestrantes e cases de renome nacional com o objetivo de promover a atualização de conhecimentos e discussão de temas contemporâneos, capacitando a classe empresarial, estudantes, professores, profissionais da área e interessados em geral.

Kariza Congresso de volta Nacional a Itabuna Após 10 anos adquirindo experiência fora de nossa cidade, Karisa Vilas-Boas Nogueira retorna para nossa região e está abrindo uma agência de Marketing digital e web marketing para atender o mercado publicitário. Karisa tem pós-graduação em gestão empresarial, MBA em gestão de empresas, especialização em marketing e 12 anos de experiência como gerente comercial e marketing de emissoras afiliadas Rede Globo na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. No momento ela está fechando parcerias com agências digitais de Salvador e Rio de Janeiro para atender aqui em Itabuna as demandas digitais das agências de publicidade de toda região a partir do mês de maio. A partir de um briefing passado pelas agências, ela fará um diagnóstico desenvolvendo um plano de comunicação para a marca no ambiente online. Contatos pelo email: kariza.nogueira@ gmail.com

de Direito Sucesso

SINAPROBAHIA faz reunião em Itabuna

A presidente do SINAPROBAHIA, Laura Passos (diretora da Engenhonovo) estará em Itabuna no próximo dia 20 de março para realizar, junto com a diretora regional, Rose Borges (ART 3) e as agências filiadas ao sindicato, uma grande reunião de trabalho. Na pauta estarão vários assuntos, entre os quais a parceria com a ESPM, Banco de Estágio Bahia, distribuição do anuário de criação, participação da entidade no próximo Seminário de Marketing da ACEI, filiação de novas agências, nova rodada de pesquisa sobre veículos de comunicação locais e um debate sobre as questões do mercado local. Itabuna é a primeira regional que receberá a presidente para uma reunião oficial, demonstrando o respeito e importância que o sindicato tem pela região no cenário da propaganda no interior do estado, inegavelmente o maior polo de comunicação do interior baiano.

O I Congresso Nacional de Direito, aberto na tarde da última sexta-feira, dia 8, no Centro de Convenções de Ilhéus, reuniu aproximadamente mil participantes e contou com a presença de renomados juristas do País, entre eles o ex-ministro da Justiça e professor Miguel Reale Júnior (foto com o casal gestor da Faculdade de Ilhéus), que fez a conferência de abertura do evento, abordando o tema “O Projeto do Código Penal”. Promovido pelos estudantes do oitavo semestre do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, o congresso contou com a participação dos diretores da faculdade, Almir e Sandra Milanesi, além do presidente da OAB- Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, durante a solenidade de abertura.


10

Itabuna-BA, 14 de março de 2013

CLASSIFICADOS CASAS VENDA

Olivença, no c/ 4/4, piscina, garagem, etc. Aceito troca por casa em Porto Seguro ou Ilhéus.Tel: Tel: 3613-1878, Filó. Pontalzinho, próximo ao centro, ou troco por casa em Jequié. Tel: 3211-4747/88230699/9128-1492.

4141/9129-5677.

Alugo quitinetes no Jardim Italamar, próximo ao Ciomf, fundos da igreja Congregação Cristã no Brasil, na rua f, nº 18. Incluso água, garagem, condomínio. R$ 300,00. Falar com Eduardo no fone: 8885-6772/32126772 ou c/ José Carlos 9981-4945/3212-3206.

Pontalzinho, c/ 4/4, 2 salas, copa-cozinha, 2wc, a/s, quintal. R$ 160.000,00. Tel: 32114747/8823-0699/9128-1492.

9115-4000.

Maria de Lourdes.

Pontalzinho, c/ ¾, wc social, varanda, sala p/ 2 ambientes, copa-cozinha, quintal. Tel: 3211-6485.

Góes Calmon, c/ 2 suítes + 2/4, a/s, d/e, garagem p/ 5 carros. R$ 450.000,00. Tel: 91295677/8845-4141.

Ilhéus, p/ temporada em Águas de Olivença. Tel: 3211-4671/8833-3761/9981-5122.

Califórnia, c/ 2/4, cozinha, sala, wc, a/s, garagem p/ moto. Tel: 3613-8773/88120562/9147-2994/9199-9291.

Fátima, c/ suíte + 2/4, a/s, d/e, piscina. R$ 380.000,00. Tel: 9129-5677/8845-4141.

Urbis IV, terreno próprio, c/ 2/4, área na lateral, toda na telhinha, sala, cozinha, wc, garagem, quintal, toda murada, 2 portões. Tel: 8106-7459.

Campo Formoso, na Quadra B, nº 20, c/ ¾, suíte, copacozinha, garagem. Tel: 36161371/8811-7510, Osvaldo.

Góes Calmon, São Judas, Zildolândia, Conceição. Tel: 8804-7001/3215-0828. Creci: 15254.

Casa/Aluguel

Califórnia, ou alugo na rua Serrinha, 251, c/ 2/4, sala, cozinha, 2 wcs, quintal. Tel: 8856-6409, Valdenice. Antique, 2 casas no único terreno, c/ 2/4, de laje e a outra de Eternit c/ ¾, em frente ao ponto de ônibus. R$ 55.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882/8831-6147, Valdemar/César. Parque Boa Vista, sobrado, no térreo c/ suíte + ¼, hall, a/s, etc. 1º andar c/ 2/4, a/s, etc. R$ 65.000,00. Tel: 9115-4000. Mangabinha, em fase de acabamento, c/ 2/4, corredor, a/s. R$ 35.000,00. Tel:

Fátima, na rua Reinaldo de Andrade, 346, c/ ¾, sala grande, wc, copa-cozinha conjugado, sala p/ computador, a/s. Tel: 3211-9332/8177-1444. Pontalzinho. Interessados ligar: 88896021/9963-1940. Fátima, rua do Contorno, 884. Tel: 88896021/9963-1940. Pontalzinho, rua Henrique Alves, c/ 2/4 + suíte, 2 salas, wc social, copa-cozinha. Tel: 3211-6485. Castália, c/ 2/4 + suíte, sala, wc social, copacozinha, a/s, d/c/e. Tel: 3211-6485. Pontalzinho. Tel: 8889-6021/9963-1940,

Fátima, rua do Contorno, 854. Tel: 88896021/9963-1940, Maria de Lourdes. Ilhéus, em Mamoan, p/ carnaval, c/ 2/4, suíte. Tel: 91991681/8802-1724, Áurea. Califórnia, rua Paraná, 222, próximo a Granja Central, c/ suíte + ¼, sala, cozinha. R$ 250,00. Tel: 8825-2752/88446282, Nice/Arilson.

Apto/Vend

Fátima, de subsolo, na rua São Jorge, nº 70, c/ 2/4, sala, cozinha, wc social, a/s. Escriturado e registrado. R$ 45.000,00. Tel: 8818-7226/9199-0864/9104-2513. Banco Raso, de cobertura, c/ 2 suítes + 2/4, a/s, vaga garagem. R$ 220.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677. Núcleo Habitacional da Ceplac, quitinete na rua Otávio Menes, nº 90B, próximo ao bairro Jaçanã, med. 2,80x25m, de laje, sala, cozinha, wc, quintal. R$ 20.000,00. Aceito troca por carro, moto ou terreno. Tel: 8809-0804. Banco Raso, c/ 2/4 + suíte, a/s, wc, garagem. R$ 180.000,00. Tel: 8845-

Castália, c/ 2/4 + suíte, closet, a/s, wc, 2 vagas garagem. R$ 190.000,00. Tel: 88454141/9129-5677. Centro, rua Almirante Barroso, c/ 5/4 e demais dependências. R$ 200.000,00. Tel: 8824-2326. Centro, Ed. Gêmine, c/ quarto, sala, cozinha, wc social, varanda, wc de empregada. R$ 120.000,00. Tel: 8823-9091, Carla. Centro, Ed. Adonias Filho, c/ quarto, sala, cozinha, wc, varanda, garagem. R$ 180.000,00. Tel: 8823-9091, Carla. Jardim Primavera, c/ piscina, ¾, novíssimo. R$ 175.000,00, financio. Tel: 8801-0491, Júnior. Centro, na Av. Cinquentenário. Tel: 88242326/9132-7437.

Apto/Aluguel

Pontalzinho, no 1º andar. Tel: 32114671/8212-5413. João Soares, na Trav. São Luiz, nº 94, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. R$ 350,00. Tel: 8842-6952.

compra - venda

Centro, rua Rufo Galvão, 192, apto 202, c/ 2 su´tes + 2/4, sala, copa-cozinha, garagem. Tel: 9131-6003.

Pensionato Pontalzinho 8128-4686 Vagas de emprego:

Porteiros e Recepcionistas sem experiência salário R$ 917,00 c.v p/ vagasinicioimediato@ gmail.com Santo Antonio, 1° andar, na rua Junior Oliveira, n° 116, c/ sala, cozinha, 2/4, a/s. R$ 480, 00. Tel: 9917-7982 / 8878-4647. Santo Antonio, na praça, c/ 01 e 02 quartos. Tel: 3211-9021, Miranda (horário comercial).

Jardim Vitória, rua Pernambuco, 1º andar, nº 310, perto do shopping, c/ ¾, suíte grande, varanda grande, a/s, cozinha grande, quarto empregada, sem condomínio, garagem. R$ 1.500,00. Banco Raso, no 1º andar, c/ ¾, sala, cozinha ampla, d/e, a/s, 3 wcs, garagem. R$ 700,00. Tel: 9157-3884/8834-8584.

Terreno/Venda

Alto do Convento, perto da J. S. Pinheiro, med. 18.000m², excelente p/ construção de condomínio, faculdade. R$ 80,00 por metro quadrado. Tel: 9132-7437. Parque Residencial Guedes Pinho, lote med. 160m². Tel: 3215-3853/88866652, Rosalea. Fátima, no Lot. Paraíso, med. 8x25m. Tel: 8806-4932, Marcelo. Loteamento Paraíso, ao lado da escola Luís Eduardo Magalhães, construção c/ base p/ 4 lajes, med. 154m², na rua 2. Tel: 8839-9416/9159-3060, Leidy. Condomínio Paraíso do Atlântico (Vila), c/ casa em construção, med. 8x25m. R$ 25.000,00. Tel: 8801-6306/9167-2612 /8121-2794.


Itabuna-BA, 14 de março de 2013

aluga - troca

Fátima, loteamento Lupe Soares, próximo a Tv Cabrália, med. 12x25m + 300m². R$ 60.000,00. Tel: 8848-5459. Ilhéus, no Condomínio Mansões Luzimares, área 1.100 m², lado da praia. Tel:738807-7696/9114-8336. Castália, área nobre, rua asfaltada, med. 9x25m, excelente p/ prédio ou casa. Tel: 8105-1397/9107-3276. Ilhéus, próximo a ponte do Pontal, fundo c/ a maré, med. 530m². R$ 10.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882/8831-6147, Valdemar/César. Ilhéus, em Cururupi, próprio, med. 600m². R$ 40.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882 /8831-6147, Valdemar/César. Santa Inês, próprio, med. 8x18m. R$ 5.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882 /8831-6147, Valdemar/César.

Veículos/Venda

Ford Ka 2003, completo. Interassados ir na Trav. Av. Ilhéus, 153, Fox Filme próximo ao Manoel Novaes. Uno Mille 1993, c/ 2 portas, branco, rodas de liga leve, aro 14, trava, alarme, conservado. Tel: 8822-7441, Genilson. Fiat Punto Edx 1.4, 2008/2009, cinza, completo. Tel: 8832-3334. Eco Sport 2.0, automático, 2009, completo, único dono. Tel: 8103-9933/81039932. Moto Honda Biz 125cc Flex, 2012, vermelha metálica, c/ roda liga leve, freio a disco, partida elétrica, 800km, 5 meses de seguro total incluso. Tel: 88483773/9191-4370, Orley. Moto Shineray 150cc, vermelha, 2011/2012, c/ alarme. R$ 4.200,00. Tel: 8823-7925/3211-0419.

11

CLASSIFICADOS

Moto Viz Ex, 2012, novíssima, apenas 700km, revisada, vermelha metálica, freio a disco e rodas de liga-leve, incluso seguro por 6 meses. Tel: 88483773/9191-4370, Orley. Honda Biz Es, flex, prata, 2011/2012, quitada, emplacada, partida elétrica, roda ligaleve, c/ 6.000km. R$ 5.700,00. Tel: 9808-6969, Júnior.

Tel: 3215-3302.

FAZENDAS VENDA

Fazenda Cana Brava, med. 101ha, c/ seringueira enxertadas, rio, carro na porta. Aceito casa como entrada. Tel: 3613-1878, Filó. Coaraci, med. 50 hectares, c/ luz, pecuária, casa sede, curral, água. Tel: 91649131/8105-0668.

Ford Focus AETH, 2009, preto, completo. R$ 36.000,00. Tel: 8803-8681/3617-3151.

Japu, med. 120 hectares, c/ casa sede, casa trabalhador, 2 barcaças, ribeirão, secador, energia. R$ 400.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Saveiro 2001/2012, completo. R$ 33.000,00. Tel: 9136-0651, Júnior.

Zildolândia, med. 418m². R$ 300.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

PONTO COMERCIAL

Arataca, área med. 15 hectares na Ribeirão Grande, c/ mata e capoeira. R$ 15.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882 /8831-6147, Valdemar/César.

Galpão alugo área med. 700m², próximo a BR 101. Ótima localização. Tel: 8119-2766, Ari. Centro, alugo pontos na Av. Amélia Amado, início do canal e na Av. Inácio Tosta Filho, próximos a rodoviária. R$ 550,00 e R$ 680,00. Tel: 91296859/8827-6246. Centro, alugo imóvel comercial na Av. Ilhéus, 66, med. 170m². Tel: 91314114/9131-4111, Paulo/Marcelo. Centro, alugo sala na rua 13 de Maio, perto da Igreja Santo Antonio. Tel: 32122324/9927-5753. Centro. Rua 13 de maio (perto da igreja Santo Antonio). Telefone: 3212-2324 ou 9927-5753.

São José da Vitória, vendo ou troca roça na região da Serra das Lontras, c/ 10 hectares, c/ cacau, café, banana. Aceito casa. R$ 26.000,00. Tel: 3617-2577. Japu, 120hac, c/ casa sede, cãs p/ trabalhador, 2 barcaças, ribeirão, secador, energia. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Diversos

Procuro sócio para abri filial da empresa dream clean empresa de limpeza e conservação de estofados limpeza de telha pisos vidros impermeabilização, etc. Site: www.dreamclea.com.br Tel: (71) 3484-3488/9217-9876. Procuro trabalho de serviços gerais ou trabalhar c/ beleza. Tel: 8106-7459.

Centro, vendo sala no 2º andar do Ed. Módulo Center, toda mobiliada, c/ telefone. Tel: 9946-9858.

Equipamento de som sendo P.A completo. Tel: 8835-3328, Girlan.

Centro, alugo salas p/ escritório na Av. Juracy Magalhães, nº 180, no 1º andar.

Se você precisa deixar seu cachorro p/ viajar ou p/ passear. Ligue: 8106-7459.

Vacas leiteiras solteiras e paridas; 100 bezerros. Aceito troca por carro. Tel: 88618996/8149-6099, Francisco. Cartomancia baralho, orientação pessoal, sigilo. Tel: 8806-1150/9130-9597 /3212-3601, Marcos José. Massagem relaxante e shiatu, c/ hora marcada. Tel: 8806-1150/9130-9597 /3212-3601, Marcos José. Vendo 100 vacas leiteiras paridas; 50 novilhas girolandas; 8 tourinhos girolandos cruzando; 65 bezerros mestiços (tabopuã, holandês) de um ano e ½. Criador há 45 anos. Tel: 8861-8996/8149-6099 /8871-8997, Francisco. Máquina fotográfica Canon c/ 35 de zoom, 14mpx e cartão de 8gb. Tel: 99856777/ 8811-5060, Nilton. Sou acompanhante hospitalar c/ experiência. Turno à noite. Tel: 88838550, Naja.


12

Itabuna-BA, 14 de março de 2013

Pesca e agricultura fortalecidas em Ilhéus Fórum debate potencialidades do agronegócio no município O município de Ilhéus, no sul da Bahia, se organiza para a criação de planos municipais de Assistência Técnica Rural e do Desenvolvimento Agropesqueiro e para a composição do Conselho Municipal de Agricultura e Pesca. Técnicos do setor, em parceria com o Sebrae, realizaram o 3º Encontro do Fórum de Discussão das Potencialidades do Município, evento preparatório para a definição dos grupos que irão trabalhar em defesa da cultura do cacau e seus derivados, e pelo fortalecimento das políticas públicas focadas na sustentabilidade do agronegócio e da pesca no município. O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira, 11, no Ponto de Atendimento do Sebrae, em Ilhéus. Um novo fórum de parceiros está previsto para acontecer no próximo dia 18, às 8h30, no mesmo local. Em pauta, a unificação do setor de derivados de cacau e a elaboração, pelo Sebrae, de um planejamento estratégico para a Secretaria de Agricultura e Pesca de Ilhéus. A mais influente cooperativa de agricultura familiar do sul da Bahia, sediada em Ilhéus, que integra o fórum, a Coofasulba, possui cera de 1,5 mil associados e é, segundo o presidente Erisvaldo Alves de Souza, “um dos mais bem sucedidos projetos da agricultura familiar da Bahia”. Parceiro do Sebrae, o grupo já fabrica uma série de produtos industrializados como achocolatados, curau de milho e de chocolate, que abastecem escolas da rede estadual. As iniciativas movimentam cer-

EMASA – CNPJ 34.079.590/0001-01 A EMASA – EMPRESA MUNICIPAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO S/A, torna público que: a) homologa e adjudica o resultado do julgamento do CONVITE N.º 001/2013 em 12/03/2013 referente a AQUISIÇÃO DE 02 (duas) MAQUINAS DESENTUPIDORA DE REDE DE ESGOTO COM ACESSÓRIOS E 15 CABOS ESPIRAIS.

ca de R$ 5 milhões por ano, que vão desde a realização de cursos de Assistência Técnica Rural para os seus próprios associados, em parceria com o governo do Estado, até contratos com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com a Conab, além de recursos liberados para uso de Capital de Giro, a Coofasulba comercializa produtos in natura como banana, mamão, melancia, abacaxi e quiabo, além de polpas de frutas. Com mais de 1.500 quilômetros quadrados, a maior parte do território de Ilhéus é formada por uma zona rural produtiva, onde está identificado um significativo potencial agrícola. Cercado por rios e banhado pelo Atlântico, o município também tem na pesca uma atividade econômica importante e organizada. A proposta do governo municipal é envolver os setores produtivos do município no desenvolvimento de políticas públicas e no atendimento prioritário ao agricultor familiar. A cidade também acaba de ganhar um Terminal Pesqueiro – que deve entrar em funcionamento ainda neste semestre - que tem uma

localização privilegiada no litoral brasileiro. Está ao centro da faixa litorânea, na rota de passagem de uma grande quantidade de barcos de pesca e entre formações geológicas que permitem uma pescaria a poucos quilômetros da costa. A ideia é, a partir do funcionamento do projeto, atrair diversos setores da economia regional que estão no entorno do terminal. Segundo Sebastião Vivas, secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus, as instituições dão um passo importante ao firmarem parcerias que venham a somar aos interesses da comunidade local. Para o gestor do projeto, no Sebrae, Eduardo Andrade, “é preciso que todas as entidades comecem a compartilhar suas ações, para somarem esforços e ficarem fortalecidas”. Além da Prefeitura e do Sebrae, participam deste fórum entidades como a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Coofasulba, Instituto Cabruca, Instituto Nossa Ilhéus e Sindicato dos Produtores Rurais.

b) firmou em 13/03/2013 pelo período de 12 meses, contrato nº 002/2013 com a empresa MINAS FERRAMENTAS LTDA., CNPJ 17.194.994/0001-27, tendo como objeto a aquisição de 02 (duas) MÁQUINAS DESENTUPIDORA DE REDE DE ESGOTOS mod. K-1500G, COM ACESSÓRIOS pelo valor unitário de R$ 9.926,00 (nove mil, novecentos e vinte e seis reais), totalizando neste item o valor total de R$ 19.852,00 (dezenove mil, oitocentos e cinquenta e dois reais); c) firmou em 13/03/2013 pelo período de 12 meses, contrato nº 002/2013 com a empresa a aquisição de 15 (quinze) CABO ESPIRAL PARA DESENTUPIDORA 1.1/4 X 4,57m C11 – COD 62280 (Ridgid) pelo valor unitário de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), totalizando neste item o valor total de R$ 6.750,00 (seis mil setecentos e cinquenta reais).

Diario Bahia 14-03-2013  

Diario Bahia 14-03-2013