Page 1

BELEZA 06|12|2014

Clínica Delille inovadora no tratamento dentário p.2/3

Importância de beber água

Benefícios da cenoura para a boca

Dormir bem dá saúde

Q

U

A

uem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde. A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organism, desde o controle da temperatura até ao bom funcionamento do sistema circulatório e também na manutenção da beleza e da saúde como um todo. A água não possui calorias e é fonte de minerais. Se não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão. Uma boa dica para não se esquecer de beber água é sempre ter uma garrafa, mesmo pequena, sempre consigo, seja no carro, no trabalho ou em casa. Pode também optar por ingerir chás frios ou sumos de frutas, que fornecem energia e hidratam.

m dos benefícios da cenoura crua é, principalmente, fortalecer a saúde dos dentes e da boca. Um dos motivos é porque, ao morder a cenoura, ela raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas presas dos dentes. A cenoura crua estimula as gengivas e provoca muita salivação que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca e também protege os dentes das cáries. Mas entre os benefícios da cenoura contam-se: prevenir doenças cardiovasculares, porque é rica em carotenóides; reduzir colesterol pela riqueza em fibras, especialmente quando consumida crua, ajudar a alcançar o bronzeado mais rapidamente e proteger a pele dos danos do sol, devido à presença de antioxidantes e vitamina A, que melhora a qualidade da pele prevenindo a formação precoce de rugas; ajudar a emagrecer, porque tem poucas calorias e contém fibras.

última investigação sobre o sono, publicada na revista científica Sleep, concluiu que as pessoas que mais faltam ao trabalho são aquelas que dormem acima ou abaixo do número ideal de horas. A quantidade adequada de sono por noite é de sete horas e 36 minutos para as mulheres e sete horas e 48 minutos para os homens. Foi a esta conclusão que os cientistas chegaram, depois da análise a dados de 1885 homens e 1875 mulheres finlandeses. Quem não dorme as horas necessárias passa mais tempo doente: entre um a oito dias por ano. Já os homens e mulheres que dormiram as horas certas, tiraram menos folgas e ficaram menos dias doentes, concluem os cientistas. A qualidade do sono também é muito importante.


2 | saúde&beleza

diário as beiras | 06-12-2014

Clínica Delille: espaço inovador na nova forma de tratamentos den

O conforto dos pacientes aliado à utilização das mais modernas tecnolo Medicina Dentária caracterizam esta nova unidade de saúde que ainda voluntário para crianças de baixos recursos Sempre quis ser dentista, ou em criança tinha outra profissão em mente? Em criança passava imenso tempo a desenhar, sobretudo prédios e guindastes, e gostava particularmente de todas as actividades relacionadas com trabalhos manuais, pelo que durante algum tempo pensei que seria Engenheiro. No entanto, durante o liceu, ficou claro que seguiria Medicina, sobretudo pela componente humana que esta área proporciona. Entrei realmente em Medicina, porém, durante o 3º ano do curso, um pouco por impulso, transferi-me para Medicina Dentária, uma área com componente médica, mas também com uma grande componente técnica.

Francisco Delille coloca 20 anos de experiência ao serviço dos sorrisos em Coimbra

Qual é a maior gratificação na sua actividade profissional? Acertei em cheio na escolha da minha profissão já que a encaro como se fosse o meu principal hobby, tal é o gosto que tenho na minha actividade diária. Faço absolutamente aquilo de que mais gosto, não encaro a minha actividade como um “trabalho”. Durante os primeiros 10 anos fui docente no Departamento de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina de

Coimbra, mas abandonei a docência para me dedicar exclusivamente à actividade clinica, que é a minha natural vocação. Tenho um gosto especial no atendimento a pessoas, e poder realizá-lo pondo em prática a minha habilidade no trabalho manual, sendo remunerado por isso, é realmente muito gratificante. E os maiores desafios de ser-se dentista? Para mim o desafio diário é atingir um nível de excelência ímpar em Coimbra, ao nível da qualidade da Medicina Dentária praticada em equipa e de forma multidisciplinar, oferecendo um conjunto alargado de serviços. Na Clínica Delille estamos focados em ser uma organização que agrade a um número crescente de pessoas e isso só é possível com toda a extraordinária equipa que me acompanha. O que diferencia a sua clínica e quanto profissionais estão ao serviço? O que nos diferencia, enquanto clínica, é uma excelente relação preço/qualidade em todas as áreas, só possível porque temos um verdadeiro trabalho de equipa, e uma oferta extensa de serviços de especialidades. O facto de termos uma

equipa alargada com capacidade de resposta para todos as áreas da Medicina Dentária potencia esta diferenciação, através de 15 médicos dentistas, duas higienistas orais, dois técnicos de prótese, um assistente de laboratório e 12 assistentes dentárias, num total de 32 profissionais altamente qualificados e experientes. Como chegou a Clínica Delille, ao longo dos 20 anos de actividade, a ser uma das maiores clínicas dentárias de Coimbra? Este percurso de crescimento sustentado só foi possível com muito trabalho e com um reinvestimento permanente no desenvolvimento da Clínica Delille. O meu gosto especial na profissão e a procura permanente dos pacientes ditaram esta opção de reinvestimento total na Clínica, e é graças a isso que hoje temos mais de 12 000 pacientes e 10 gabinetes dentários para dar resposta à crescente procura. O que mais mudou na Medicina Dentária nas duas últimas décadas? O conforto dos pacientes foi uma das conquistas das últimas décadas. Conforto no que diz respeito à ausência da dor, às instalações mais agradáveis e a


saúde&beleza | 3

06-12-2014 | diário as beiras

e ntários

ogias de apoio à a disponibiliza trabalho um atendimento cada vez mais humanizado. Além disso a evolução tecnológica e a sua aplicação à Medicina Dentária modificaram em grande medida a profissão: há 20 anos eu não poderia imaginar que hoje passaria a maior parte do meu tempo a fazer microcirurgia de implantes dentários. Radiografias a três dimensões, desvitalizações ao microscópio, coroas cerâmicas em CAD-CAM, que para nós são rotina, eram coisas impensáveis na época… Outra evolução marcante consistiu no desenvolvimento das subespecializações. A Medicina Dentária deixou de ser generalista e especializou-se em ortodontia, implantologia, odontopediatria, periodontologia (os problemas das gengivas), a endontodontia (as desvitalizações) e as próteses, entre outras. Actualmente um médico dentista sozinho não consegue ter um nível excelente em todas estas áreas, pelo que só o trabalho em equipa, como na Clínica Delille, responde com desempenho de excelência em todas as áreas. Porque mudaram de instalações e que benefícios terão os utentes da clínica nesta nova localização?

É a segunda vez que mudamos de instalações e em ambas, isso significou uma resposta à necessidade de acompanhar o crescimento da Clínica. Nesta nova Clínica Delille os pacientes encontram um espaço muito mais amplo, cheio de luz natural, um espaço muito mais agradável, com uma excelente localização mesmo ao lado do Supercor, com excelentes acessibilidades e amplo estacionamento gratuito. Agora, nas novas instalações, dispomos de uma sala dedicada à cirurgia, uma sala só para crianças – o gabinete Delille Kids – , um Laboratório de Prótese com mais espaço, uma zona de esterilização ampla e ainda uma sala de formação. O novo espaço permite ainda uma organização interna de serviços mais racional e eficaz, que se repercute em acréscimo de qualidade no serviço aos pacientes.

gos, aproveitando para viajar sempre que possível. Gosto também de praticar desporto e faço ginásio e corrida. Como sempre me interessei por desporto automóvel, tenho dois Karts no Kartódromo de Poiares, onde vou por vezes ao fim de semana andar com os meus filhos. Qual é o conselho mais importante para se ter um sorriso saudável? É muito importante que as pessoas levem o seu sorriso muito a sério. Apostar na medicina dentária preventiva, ir ao dentista regularmente, ter os cuidados óptimos de higiene oral e, em caso de necessidade, fazer os tratamentos adequados. Actualmente, para quem quiser ter um sorriso espectacular, há sempre a possibilidade de fazer facetas de porcelana que, de forma conservadora, dão aos dentes um aspecto muito natural.

Coimbra é um marco na formação de médicos dentistas? Sim, Coimbra conseguiu em cerca de 25 anos colocar o curso de Medicina Dentária num patamar de respeitabilidade considerável. Com um corpo docente de altíssima qualidade e também devido e d E s te p e rc u rs o en- a profissionais muito competentes que têm crescimento sustível ss o dado provas no merp i fo só o d ta o cado, a Faculdade de lh a b com muito tra stiMedicina Dentária e com um reinve de Coimbra é já um nte marco no panorama mento permaneento nacional. Claro que no desenvolvime. ll a proximidade com o li e D a ic ín da Cl espírito da Universidade de Coimbra e o facto ma do de Coimbra atrair alunos Bem, uma ONG brasileira de qualidade, funcionam que também se estendeu igualmente como factores a Portugal; fazemos traba- positivos. lho voluntário, atendendo gratuitamente crianças e Quais são os “encantos” de jovens de baixos recursos Coimbra que prefere? económicos entre os 11 e Coimbra é a “minha” ci17 anos, proporcionando- dade. Foi aqui que cresci, lhes tratamentos dentários estudei e trabalho. É uma até aos 18 anos. A Turma cidade universitária imdo Bem é, actualmente, a portante, com História e maior rede de voluntaria- fortes tradições, que, situdo especializado do mun- ada no Centro do país, perdo. mite a qualidade de vida de uma pequena localidade, Como preenche o tempo li- onde se chega a qualquer vre quando não está ocupa- lado em 10 minutos. Nela do com os sorrisos dos seus devemos investir para que pacientes? desenvolva todas as suas Bom, como qualquer pes- potencialidades humanas, soa, com a família e ami- económicas e culturais. Como encara a área da Responsabilidade Social, enquanto empresário e enquanto cidadão? Como participa a Clínica na comunidade envolvente? Participamos na Tur-

Clínica Delille

Situada na Solum, o estacionamento é gratuito no parque do Supercor

10 gabinetes permitem uma oferta integrada e urgências no próprio dia

Um espaço amplo e luminoso reúne 32 profissionais em todas as áreas da medicina dentária

Delille Kids

Só para crianças, o gabinete Delille Kids foi pensado para uma visita tranquila ao dentista


4 |saúde&beleza

diário as beiras | 06-12-2014

Se estiver com gripe, o que fazer?

A gripe é uma doença aguda viral que afeta predominantemente as vias respiratórias. O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse ou de espirros, mas também por contato direto, por exemplo, através das mãos. A gripe é, habitualmente, uma doença de curta duração (até 3 ou 4 dias), com sintomas de intensidade ligeira ou moderada, evolução benigna e recuperação completa em uma ou duas

semanas. Nas pessoas idosas e nos doentes crónicos a recuperação pode ser mais longa e o risco de complicações é também maior. Se estiver com gripe fique em casa, em repouso, e não se agasalhe demasiado. Vá medindo a temperatura e se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo crianças). Não dê ácido acetilsalicilico às crianças. Não tome antibióticos sem recomendação médica, pois não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas, nem aceleram a cura.

Proteja-se do frio e dos riscos para a saúde DR

Utilize o soro fisiológico para a Se estiver com obstrução nasal e gripe fique em beba muitos líquidos: água e sumos m repouso, e , a s ca de fruta. e Se viver sozinho, e não se agasalh especialmente se for demasiado idoso, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber seja como está. possível, Evite transmitir a gripe, re- utilize toalhetes. Use lenços comenda o Portal da Saúde. de papel de utilização. Ao Para isso, reduza o contacto espirrar ou tossir, proteja a com outras pessoas. Lave fre- boca com um lenço de papel quentemente as mãos com ou com o antebraço, e não água e sabão ou, caso não utilize as mãos.

O frio intenso e o vento podem ter efeitos nefastos sobre a saúde, sobretudo de pessoas idosas, crianças e sem-abrigo, os grupos considerados mais vulneráveis. O arrefecimento e o enregelamento podem ser responsáveis por lesões corporais graves ou muito graves, que podem mesmo vir a ser mortais. Por outro lado, permanecer em áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constitui um risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono. Para enfrentar as vagas de frio deve utilizar roupa quente suplementar, cobrir a cabeça, utilizando chapéu

ou gorro, proteger as mãos com luvas e utilizar calçado adequado para evitar perdas de calor. Deve também manter-se ativo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para ativar a circulação sanguínea. Opte por tomar bebidas quentes e comer refeições quentes. Tente manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC, vede bem as portas e janelas, e mantenha-se atento aos avisos e recomendações das autoridades. Em caso de mal-estar atribuível ao frio, deve consultar o médico, aconselha o Portal da Saúde.

O que são antioxidantes?

Contar as calorias

42347

O que é necessário para queimar meio quilo de gordura? Para perder meio quilo de gordura é necessário gas-

tar cerca de 3.500 calorias adicionais através da atividade f ísica. A marcha ou a corrida consomem, aproximadamente, 100 calorias

por cada 1,6 km. Contudo, o consumo real de calorias depende de vários fatores, incluindo o peso e velocidade da marcha/corrida.

Assim, uma pessoa irá perder, aproximadamente, meio quilo de gordura por cada 56 km de marcha, assumindo que os níveis de ingestão de alimentos e a restante atividade f ísica permanecem iguais. Se andar rapidamente (a uma velocidade de 6,5 km/h) durante meia hora, em cinco dias de uma semana, irá andar 16 km por semana. No final de três semanas e meia, é possível perder meio quilo se não aumentar o número de calorias que ingere. Se também reduzir a quantidade de alimentos que come em algumas centenas de calorias por dia, pode acelerar a velocidade da perda de peso. (Fonte: Harvard Medical School)

A fruta e os vegetais constituem a fonte principal de uma ampla categoria de nutrientes conhecidos por antioxidantes. Esta classe de substâncias químicas protege os tecidos, as células, o ADN e outros compostos importantes do organismo contra os radicais livres – as moléculas destrutivas consideradas como capazes de induzir a doença cardíaca, o cancro, as doenças oculares relacionadas com a idade, a osteoartrose, a perda da memória e, possivelmente, o envelhecimento. As vitaminas antioxidantes são a vitamina C, a vitamina E, bem como o betacaroteno e os carotenóides relacionados (uma classe de pigmentos vegetais corde-laranja). Os minerais

antioxidantes são o selénio e o manganés. Muitos antioxidantes são substâncias químicas diferentes das vitaminas e dos minerais, incluindo determinados pigmentos e isoflavonas. O conjunto de antioxidantes encontrado na fruta e nos vegetais combinado com as fibras que ocorrem naturalmente e com os fitoquímicos existentes nestes alimentos apresenta uma multiplicidade de benef ícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doença cardíaca e de muitas outras doenças. Mas tomar antioxidantes individualmente sob a forma de um suplemento não demonstrou conferir benefícios semelhantes para a saúde.(Fonte: Harvard Medical School)

Saúde&Beleza 06 dez 2014  

Caderno Saúde&Beleza publicado pelo DIÁRIO AS BEIRAS na edição de 6 de dezembro de 2014

Saúde&Beleza 06 dez 2014  

Caderno Saúde&Beleza publicado pelo DIÁRIO AS BEIRAS na edição de 6 de dezembro de 2014

Advertisement