04|03|2015
Bem-estar físico e mental
Ginásios de Coimbra apostam em treino adaptado individual p.2/3
Exercício curto mas intenso
U
m estudo recente demonstrou que um exercício de apenas dois minutos de aquecimento e três minutos de retorno à calma, com três períodos de 20 segundos de treino de alta intensidade, pode melhorar a saúde. Todavia, os especialistas colocam muitas reservas a esta estratégia, levada a cabo entre homens e mulheres obesos, acima do seu peso médio. Realizado apenas uma vez por semana, os resultados revelaram uma melhoria na gestão da glucose, melhorias na saúde cardiovascular e muscular.
Molécula vegetal em estudo para combater o Ébola
Doenças raras beneficiam de estratégia nacional
C
F
ientistas do Instituto de Investigação Biomédica do Texas (EUA) descobriram que a tetrandrina – uma molécula de origem vegetal – protege, em pequenas doses, ratos da infeção do Ébola, sem efeitos secundários particulares. “Quando testámos esta molécula em ratos, ela impediu a reprodução do vírus e permitiu salvar a maior parte deles do Ébola”, explicou um dos autores do estudo, Rovert Davey. O próximo passo dos investigadores será testar a inocuidade e a eficácia da molécula contra o Ébola nos macacos.
oi publicado na semana passada um despacho do Governo que define a nova estratégia integrada para as doenças raras 2015-2020. Substitui o Programa Nacional, aprovado em 2008 e que se centrava apenas nos serviços do Ministério da Saúde. A nova estratégia é agora promover a cooperação entre ministérios, setores e instituições, com vista ao uso complementar de recursos médicos, sociais, científicos e tecnológicos. Assim, será possível aceder mais facilmente ao diagnóstico precoce e ao tratamento.