Page 1

educação3.0 educação e escolas para o futuro edição de 21/01/15

Concurso Pedro Seromenho “Vídeos com em Coimbra Energia” O escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve há uma semana no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Coimbra, contactando diversos alunos. Numa ação com o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal de Coimbra, foi possível oferecer um dia diferente aos alunos do 3º e 4º anos das EB1 de Eiras e de Santa Apolónia e aos alunos do 5º ano da escola sede. Sessões permitiram que os alunos ficassem a conhecer melhor o escritor e ilustrador que um dia abandonou os números para se dedicar às letras e aos “rabiscos”. Conversa aconteceu com uma sessão de ilustração ao vivo.

“Vídeos com Energia” é um concurso nacional promovido pela DECO, que convida as escolas e a comunidade em geral a produzir vídeos originais de sensibilização para um uso eficiente da energia elétrica no setor residencial. Serão aceites vídeos que abordem o tema da poupança de eletricidade em comportamentos do quotidiano. As inscrições estão abertas até 20 de março de 2015 e o regulamento do concurso pode ser consultado através do link http://energiafantasma.pt/concursovideoscomenergia/. O prémio para os vencedores é a não perder: uma viagem com alojamento a Copenhaga.

“Je suis Charlie” na José Falcão

Metrologia explicada aos alunos

No dia em que passava uma semana sobre o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo, em Paris, a 7 de janeiro, a Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, promoveu uma concentração de alunos, professores, funcionários e elementos da direção, no espaço do átrio da escola, onde todos estiveram munidos de uma esferográfica ou lápis, valorizando a liberdade individual e coletiva e prestando homenagem às 17 vítimas dos ataques. Foram ainda promovidos debates e reflexões sobre os acontecimentos ocorridos em Paris.

Os alunos do Instituto D. João V, no Louriçal, assistiram recentemente a uma aula de Física e Química diferente. Luís Neves, que trabalha no departamento de produção e investigação da LEGO, na Dinamarca, abordou os três ramos da metrologia: legal, industrial e científica. O primeiro ramo envolve, por exemplo, a calibração das balanças dos estabelecimentos comerciais, o segundo ramo permite controlar os processos industriais, enquanto o ramo científico visa garantir altos níveis de qualidade metrológica.

Exposição “O pequeno grande ©” A escola EB1 da Quinta das Flores, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, promoveu o acolhimento distrital da exposição itinerante “O pequeno grande ©”. Mostra dá a conhecer os 16 trabalhos vencedores da 2.ª edição e também os desenvolvidos pelas EB1 da Quinta das Flores e EB1 Areeiro. Esta é uma iniciativa da Associação para a Gestão da Cópia Privada e da Fundação Gulbenkian, dirigida às escolas dos 1.º e do 2.º ciclos.

Projetos nas escolas despertam os mais novos para o mundo fascinante da ciência

A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e o Colégio Bissaya Barreto, em Coimbra, são exemplos na promoção da ciência, com diversos projetos junto dos alunos pág.2-3

Educação 21 jan 2015  

Caderno Educação 3.0 publicado na edição 21 janeiro 2015 do DIÁRIO AS BEIRAS.

Educação 21 jan 2015  

Caderno Educação 3.0 publicado na edição 21 janeiro 2015 do DIÁRIO AS BEIRAS.

Advertisement