Page 10

DIÁRIO DO COMÉRCIO

10

sábado, domingo e segunda-feira, 2, 3 e 4 de março de 2013

acsp

LINGUAGEM Na China há cerca de 300 dialetos, além do mandarim, a língua oficial.

distritais

NEGÓCIOS DA CHINA Distrital Centro promove palestra para aproximar empreendedores brasileiros da cultura asiática. Objetivo é facilitar realização de negócios entre os dois países. André de Almeida ArquivoDC

Atualmente existem cerca de 150 empresas brasileiras instaladas na China. Na foto acima, o distrito financeiro de Xangai. Fotos: L.C.Leite/Luz

A

China, uma das mais importantes economias mundiais da atualidade, oferece um enorme potencial de negócios para empresas nacionais de vários segmentos. E uma das melhores maneiras de se alcançar resultados positivos nas negociações é conhecer e vivenciar a cultura do País. Entre Brasil e China, por exemplo, as diferenças culturais influenciam, inclusive, no processo de negociação entre executivos dos dois países. Com o objetivo de atualizar o conhecimento sobre o país asiático, compreender as diferenças culturais e vislumbrar oportunidades mercadológicas para as empresas brasileiras, a Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu a palestra "Como negociar com a China". A palestrante foi Ling Wang, sócia da W!N Education, Business Support, empresa que presta serviços a interessados em fazer negócios com a China e Taiwan. Além da preparação de equipes, a W!N atua na busca de parceiros comerciais e linhas de produtos, e ainda na organização de missões técnicas e comerciais ao país asiático. Atualmente, de acordo com Ling, há cerca de 150 empresas brasileiras instaladas na China. "O mercado chinês é enorme e o Brasil tem muitos produtos e serviços para serem vendidos na Ásia. Principalmente nas cidades costeiras, com classes média e alta emergentes, há oportunidades para itens como carne de boi, vinho, mel, frutas, entre tantos outros", disse. "Além disso, como

G Ir Agendas da Associação e das distritais

Hoje I São Miguel - Às 9h30, 1ª reunião do Núcleo Setorial de Beleza. Av. Marechal Tito, 1042. I COE – Reunião do Conselho de Economia (COE), na ACSP, com a palestra As Parcerias

A China é um país muito peculiar e oferece inúmeras oportunidades para os empresários brasileiros. JOSÉ ALARICO REBOUÇAS, SUP. DISTRITAL CENTRO quase a metade da população chinesa já está morando em centros urbanos, há muita demanda por produtos relativos à construção civil". Dificuldades Negociar com a China, na visão da sócia da W!N, é muito mais difícil do que negociar com outros países da América Latina, Europa e Estados Unidos, por exemplo. Para começar, há a questão da distância que separa os dois países. "Geralmente o diálogo com o empresário chinês é feito no meio da noite, o que requer um planejamento especial". Também existe a questão do idioma. "Além da dificuldade natural da língua, na China há cerca de 300 dialetos além do mandarim, a língua oficial. Por isso é importante saber de qual região do país é o nosso interlocutor", destacou Ling.

Público Privadas do Estado de São Paulo, com o vice-governador e presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas (CGPPP), Guilherme Afif Domingos. Às 10h, rua Boa Vista, 51/9º andar, plenária. I Jabaquara – Às 10h, reunião Projeto Empreender - Núcleo Saúde e Bem-Estar. Avenida Santa Catarina, 641. I Tatuapé – Às 19h30, reunião do Núcleo Automotivo I do Programa Empreender. Rua Apucarana, 1.388.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a diferença na forma de fazer negócios. "Da mesma forma que é difícil para o estrangeiro se instalar e trabalhar no Brasil, na China é a mesma coisa. Há barreiras burocráticas e de legislação". Um exemplo citado por Ling é que, até um ano atrás, devido às normas sanitárias vigentes, o Brasil não podia vender carne de porco para a China, o maior consumidor mundial per capita do produto. "Em outras ocasiões, por causa das taxas cambiais, o custo do produto brasileiro é muito alto, o que inviabiliza a operação". Importação No sentido inverso, entre os produtos que a China já fornece para o Brasil, destacam-se as máquinas e equipamentos devido ao preço e qualidade -, eletroeletrônicos, autopeças, eletrodomésticos, pneus, têxteis, calçados e materiais de construção. Quase todos eles são produzidos em grande escala e com baixo custo de mão de obra, beneficiando indústrias em geral, construtoras, indústrias automobilísticas, mercado de reposição, varejo e hotelaria. "Quem está importando materiais de construção está muito satisfeito", apontou Ling. Ao negociar com fornecedores chineses, a executiva aconselha algumas etapas a serem seguidas. Em primeiro lugar, é preciso definir o produto, com suas especificações técnicas, preço e volume. Depois, convém pesquisar e localizar os possíveis fornecedores, aqueles que estão

Terça I Pinheiros – Às 19h, reunião

ordinária da Diretoria Executiva e Conselho Diretor. Gazeta de Pinheiros, rua dos Pinheiros, 423. I Tatuapé – Às 19h30, reunião do Núcleo Mecânica de Motos do Programa Empreender. Rua Apucarana, 1.388.

Quarta I Ccomex – O conselheiro da

ACSP Roberto Ticoulat coordena a reunião do Conselho de Comércio Exterior - Cco-

realmente aptos para exportar. "Para definir essa escolha, deve-se avaliar a empresa quanto à sua qualificação e reputação, além dos preços e métodos de negociação a serem utilizados". Finalizando, vem o processo de negociação e compra, com o respectivo monitoramento das operações. "Um intermediário pode ajudar muito nessa tarefa", aconselhou Ling.

Praças para a terceira idade na Vila Mariana

S

Aprovação Na opinião do superintendente da Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), José Alarico Rebouças, a palestra foi muito proveitosa para todos os presentes e a palestrante demonstrou ser muito bem preparada para falar sobre o assunto. "A China realmente é um país muito peculiar e oferece inúmeras oportunidades para os empresários brasileiros. É um mercado interessante e que merece ser melhor explorado", concluiu o dirigente, que também trabalha na área de comércio exterior.

mex. Ás 17h, rua Boa Vista, 51/9º andar, plenária. I Tatuapé – Às 19h30, 30ª reunião ordinária da Diretoria Executiva e Conselho Diretor. Rua Apucarana, 1.388.

Quinta I Sebrae – Das 9h às 15h, o

Sebrae Zona Leste realiza o evento Mulher Empreendedora com a palestra: O papel da mulher frente ao mercado de trabalho. Com apoio da Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, Distrital

O mercado chinês é enorme e o Brasil tem muitos produtos e serviços para serem vendidos na Ásia. Há oportunidades para carne de boi, vinho, mel e frutas. LING WANG, PALESTRANTE, SÓCIA DA W!N EDUCATION, BUSINESS SUPPORT.

Mooca, Amoviza, Alovip, Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente, Folha de Vila Prudente e Conseg Vila Prudente. Inscrições: 0800 570 0800 ou 2225-2177. Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente, rua José Zappi, 120, Vila Prudente. I Workshop – A diretora do Sindasp-CG Regina Terezin apresenta o workshop Rotinas e procedimentos para a regularização do Novo Radar. Às 9h, rua Boa Vista, 51/9º andar, plenária.

eis novas praças na região da Vila Mariana, na zona sul da cidade, receberam equipamentos de ginástica destinados à terceira idade. As melhorias foram implementadas pela subprefeitura da área em três distritos. A Vila Mariana é conhecida como Bairro Amigo do Idoso. Foram beneficiadas as praças Maria Margarida Baldy de Araújo, na Saúde; São Francisco da Glória, Julio Vanini, Manouk Koumerian e Edgar F. de Almeida, na Vila Mariana; e Coronel Fernandes Lima, em Moema, atendendo moradores do entorno que agora poderão praticar exercícios mais próximo de suas casas, em ambiente ao ar livre e cercado de verde.

I Penha – Às 19h30, 31ª reu-

nião ordinária da Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselheiros Natos. No mesmo horário, 1ª reunião de organização da 5ª edição da Tarde da Beleza, realizada pelo Conselho da Mulher. Av. Gabriela Mistral, 199 I Tatuapé – Às 19h30, reunião do Núcleo Automotivo II do Programa Empreender. Rua Apucarana, 1.388. I Vila Maria – Às 19h30, 24ª reunião ordinária. Rua do Imperador, 1660.

DC 04/03/2013  

04 mar2013

DC 04/03/2013  

04 mar2013

Advertisement