Page 1

Receitas Gourmet

Peixe


Diana Sofia Teixeira


Receitas Gourmet | Peixe

Índice 3∙ 5∙ 7∙ 9∙ 11 ∙ 13 ∙ 15 ∙ 17 ∙ 19 ∙ 21 ∙ 23 ∙ 25 ∙ 27 ∙ 29 ∙ 31 ∙ 33 ∙ 35 ∙ 37 ∙ 39 ∙ 41 ∙

·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ··

Atum cru com creme de leite de limão Marmitako de atum Paelha light Pescada com espargos Lulas recheadas com pinhões e ovos Almôndegas de peixe Tortilha de bacalhau Filetes de bacalhau assado Arroz de polvo Bacalhau ao rio milho Pudim de bacalhau Crioulo de cação Arroz negro com lulas e camarão Mousse de atum com mostarda Salmão fumado com pimenta vermelho Caldeirada de sardinha Caldeirada de bacalhau Lulas recheadas Filete de linguado na gôndola Atum refogado


Atum cru com creme de leite de lim達o


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 2 Colheres (de sopa) de creme de leite misturado com 1 colher (de chá) de sumo de limão. ·· 1 Colheres (de sopa) de cebolinha verde picada. ·· 1 Colher (de sopa) de sumo de limão. ·· 200 Gramas de atum fresco. ·· Sal. ·· 3 Fatias de pão de forma torradas e cortadas na diagonal.

5

Preparação ·· Comece por cortar o atum em pequenos cubos e coloque numa tigela. ·· Junte a cebolinha verde e tempere com sal a gosto. ·· Noutra tigela misture o creme de leite, o sumo de limão e uma pitada de sal. ·· Distribua o atum entre dois pratos fazendo um montinho em cada prato e deite por cima o creme de leite preparado. ·· Coloque o pão tostado e cebolinha a decorar.


Marmitako de atum


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 4 Batatas. ·· 500g de atum limpo. ·· 2 Cebolas. ·· 2 Pimentos verdes. ·· 1/2 Pimento vermelho. ·· 1 Cabeça de alho. ·· 40g de pão de sopa. ·· 1/2 Copo de molho de tomate. ·· 4 Pimentos padrão desidratados. ·· Água. ·· 1 Cálice de Brandy. ·· Azeite. ·· Sal. ·· Pimenta. ·· 1 Malagueta. ·· Salsa.

7

Preparação ·· Retire os pés e as sementes dos pimentos padrão e coloque-os em água quente, a hidratar. Retire-lhes a carne e conserve. ·· Descasque as batatas e leve-as a cozer numa panela com água, um pouco de Brandy e a malagueta. Até a cabeça do alho com fio de vela e prenda a uma das pegas da panela, colocando a cabeça de alho dentro. Tempere e deixe cozer tudo durante 15-20 minutos. ·· Lave e pique as cebolas e todos os pimentos. Leve-os a estrugir numa frigideira com um fio de azeite e tempere. Assim que esteja feito o estrugido, adicione o molho de tomate e a carne dos pimentos padrão. Misture tudo e triture com a varinha. Verta este puré na panela das batatas e misture tudo muito bem. Corte o pão em pedaços, adicione à panela e deixe ferver durante 10 minutos, em lume brando. ·· Retire a pele do atum, corte-o em pedaços e tempere com sal e pimenta. Adicione à panela, incorpore a salsa picada e apague o lume, para que termine de cozer, com o calor existente dentro da mesma. Retire a cabeça do alho e sirva. ·· Decore com um ramo de salsa.


Paelha light


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 1 Chávena de arroz. ·· 200g de camarão. ·· 1 Cebola. ·· 1 Tomate. ·· 1 Dente de alho. ·· 2 Chávenas de caldo de peixe. ·· 1 Pimento vermelho. ·· Azeite. ·· Açafrão. ·· Sal. ·· Pimenta. ·· Salsa picada.

9

Preparação ·· Coloque um fio de azeite na paelha, juntamente com o pimento cortado em cubos, o tomate e a cebola. ·· Assim que a mistura esteja ligeiramente estrugida, adicione o arroz e deixe que doure, sem deixar queimar. ·· Junte o caldo de peixe e o dente de alho esmagado. ·· Assim que levante fervura, adicione o açafrão. ·· Quando o caldo estiver reduzido a metade, adicione os camarões, que devem ser frescos. ·· Deixe que o caldo se consuma por completo e retire do lume e deixe repousar. ·· Tempere com sal, pimenta e uma boa quantidade de salsa picada e sirva.


Pescada com espargos


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 4 Rodelas de pescada. ·· 3 Dentes de alho. ·· 1 Limão (sumo). ·· Pimenta branca em pó. ·· Salsa. ·· Azeite. ·· 1 Lata de espargos.

11

Preparação ·· Leve uma panela ao lume com um pouco de azeite e adicione os alhos picados. Uma vez dourados, adicione duas colheres (sopa) de salsa picada. ·· Em seguida adicione um pouco de água e os espargos. ·· Tempere a pescada com sal, pimenta e sumo do limão e coloque-a na panela. Deixe cozinhar durante 2 minutos de um lado, vire e deixe cozer outros 2 minutos, mexendo um pouco a panela com as mãos. ·· Para terminar, coloque os espargos por cima da pescada e leve a panela ao forno durante uns minutos para terminar a cozedura. Uma vez finalizada, polvilhe com um pouco mais de salsa picada e sirva.


Lulas recheadas com pinh천es e ovos


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 4 Lulas médias. ·· 2 Cebolas médias. ·· 4 Ovos cozidos. ·· 50g de passas de uva. ·· 25g de pinhões. ·· 200ml de vinho branco. ·· 50g de azeitonas pretas sem caroço. ·· Azeite. ·· Sal. ·· Farinha.

13

Preparação ·· Limpe e lave muito bem as lulas. Corte os tentáculos e as aletas e conserve tudo. ·· Descasque as cebolas, corte-as em pedaços pequenos e leve a estrugir em lume brando, numa frigideira com um pouco de azeite. Quando estiverem transparentes, adicione as aletas e os tentáculos das lulas. ·· Cozinhe durante alguns minutos e junte as passas, os pinhões, os ovos cozidos, cortados em quadradinhos e as azeitonas e misture tudo muito bem. ·· Recheie as lulas com a mistura anterior e feche a parte aberta com um palito. Tempere com sal, passe por farinha e leve a dourar numa frigideira, com um pouco de azeite. ·· Depois de douradas, coloque as lulas numa panela, junte o vinho branco e um copo de água e coza em lume médio durante 45-50 minutos, aproximadamente, até que a lula fique tenra. ·· Sirva as lulas bem quentes. ·· O melhor acompanhamento será uma salada da sua preferência.


Alm么ndegas de peixe


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 700g de pescada. ·· 50g de pão ralado. ·· 1 Cebola. ·· 1 Dente de alho. ·· 2 Ovos. ·· Farinha. ·· Azeite. ·· Salsa. ·· Sal.

15

Preparação ·· Aqueça um pouco de azeite numa frigideira. Pique a cebola e o alho muito finamente e refogue-os na frigideira até que alourem. ·· Desfie o peixe, em pequenos pedaços. ·· Adicione a cebola e o alho ao peixe, tempere com sal e salsa. Bata os ovos e junte-os, com o pão ralado, ao preparado anterior. ·· Dê forma às almôndegas com as mãos, ou com duas colheres, passe-as por farinha, para que sejam mais fáceis de manusear. ·· Meta uma frigideira com bastante azeite ao lume, e quando estiver bem quente, frite as almôndegas, até que dourem. ·· Depois de fritas, coloque num prato, com papel de cozinha para retirar o excesso de azeite e sirva.


Tortilha de bacalhau


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 2 Postas de bacalhau demolhado. ·· 25g de manteiga. ·· 8 Ovos. ·· 2 Cebolas. ·· 1/2 Pimento. ·· 2 Colheres de sopa de salsa picada. ·· Sal e pimenta.

17

Preparação ·· Limpe o bacalhau de peles e espinhas, corte o pimento em cubos. ·· Refogue a cebola na manteiga, sem alourar junte primeiro o pimento e refogue mais um pouco. ·· Acrescente ao refogado as lascas de bacalhau e a salsa. ·· Envolva bem e tempere com sal e pimenta, retire do calor e conserve. ·· À parte bata os ovos, tempere-os com sal e junte-os ao bacalhau. ·· Unte uma forma com manteiga, verta o preparado e leve ao forno a 200ºC durante 20 minutos e sirva quente. 


Filetes de bacalhau assado


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 2 Filetes de bacalhau fresco. (não salgado). ·· Colorau. ·· Paprika. ·· Azeite.

19

Preparação ·· Tempere os filetes de bacalhau com o alho, a cebola, o sal, a pimenta e o açafrão. ·· Dê uma camada de azeite no bacalhau para os temperos colarem bem ao peixe. ·· Coloque depois o peixe num tabuleiro de grelhar. ·· Em lume de lenha, asse bem até ficar bem assado.


Arroz de polvo


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 800g de arroz. ·· 1 Polvo com cerca de 2,5 kg. ·· 400g de cebolas. ·· 5 dl de vinho tinto. ·· 40g de tomate. ·· 2 dl de azeite. ·· 6 Dentes de alho. ·· 150g de pimento. ·· Sal, pimenta e piripiri.

21

Preparação ·· Amanhe e lave o polvo e coza em água com vinho tinto. ·· Retire do lume, escorra e deixe arrefecer o polvo e corte-o às rodelas. Coe e reserve o caldo da cozedura. ·· Descasque, lave e pique as cebolas e os alhos. Pele, limpe as grainhas e pique o tomate. Aloure o alho e a cebola em azeite. Junte o polvo e deixe refogar. ·· Adicione o tomate e o pimento previamente cortado em juliana e tempere com sal, pimenta e piripiri. ·· Lave e escorra o arroz. Adicione ao refogado o caldo reservado no quádruplo do volume de arroz e deixe ferver. Junte o arroz e deixe cozer. ·· Ajuste os temperos. ·· Sirva o arroz malandro, em prato individual.


Bacalhau ao rio minho


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 1 Posta de lombo de Bacalhau da Noruega dessalgado. ·· 3 Tomates picados sem pele e sem sementes. ·· 2 Colheres de sopa de puré de tomate. ·· 2 Colheres de sobremesa de azeite. ·· 1/2 Chávena de leite de coco. ·· 2 Ramos de coentros. ·· 3 Dentes de alho. ·· 1 Cebola média picada. ·· 1/2 Chávena de cebola ralada. ·· 1 Chávena de azeite. ·· 1/2 Chávena de olho de milho. ·· 4 Chávenas de caldo da água do bacalhau. ·· 1/2 Chávena de creme de arroz. ·· 1 Folha de louro. ·· Sal.

23

Preparação ·· Cozinhar o Bacalhau durante 15 minutos. ·· Numa panela de bom tamanho, misture o azeite e o óleo de milho e , de seguida, refogue a cebola picada, os dentes de alho e os tomates picados. ·· Espere alguns minutos e acrescente 2 chávenas do caldo da água na qual o bacalhau foi cozido, o azeite-de-dendê, os ramos de coentro, o louro e o puré de tomate. Deixe tudo ferver um pouco até que o caldo ganhe consistência. Só então, acrescente o leite de coco e coloque o bacalhau a cozinhar neste molho durante alguns minutos. ·· Numa panela à parte, prepare o molho caça utilizando as outras duas chávenas do caldo da água do bacalhau e acrescentando o creme de arroz, a cebola ralada, 1 colher de café do azeite-de-dendê, 2 colheres do preparado anteriormente e sal a gosto. ·· Misture tudo deixando cozinhar até ganhar uma consistência cremosa. Quando for servir, coloque o molho caça no fundo do prato, a posta de bacalhau no centro e, em seguida, derrame o molho por cima. ·· Sirva com arroz branco.


Pudim de bacalhau


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· Bacalhau, demolhado, lascado e limpo de peles e espinhas. ·· Alho e cebola. ·· Azeite. ·· 150g de miolo de camarão. ·· 3 Ovos cozidos. ·· Sal e pimenta. ·· 3 Ovos. ·· 2 Fatias de pão de forma sem côdea. ·· 1 Copo de leite (para desfazer o pão). ·· 4 Colheres de azeitonas pretas às rodelas sem caroço.

25

Preparação ·· Comece por fazer um pequeno refogado com a cebola, alho e um pouco de azeite. ·· Frite o bacalhau e junte o miolo de camarão. ·· Numa tigela bata os três ovos crus e tempereos com sal e pimenta. ·· Numa taça junte os ovos com o bacalhau e o camarão. Pique os 3 ovos cozidos grosseiramente e junte ao preparado anterior. Embeber o pão de forma no leite e misture, juntamente com as azeitonas, ao preparado de bacalhau. Envolver tudo delicadamente. ·· Deite numa forma, untada apenas com margarina ou azeite. Leve ao forno cerca de 30 minutos ou até ficar bem douradinho. ·· Servir quente e com uma boa salada.


Crioulo de cação


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 900gr de cação em postas. ·· Sumo de limão. ·· Pimenta malagueta. ·· 3 Colheres (sopa) de óleo de soja. ·· 1 Pacote de molho de tomate. ·· 1/2 Cebola em palitos. ·· Cheiro-verde picado. ·· 1 Tomate sem pele e fatiado. ·· Salsinha picada. ·· Tomilho. ·· 1gr de alecrim. ·· 1 Banana verde cozida. ·· Sal.

27

Preparação ·· Deixe o cação marinar bem no sumo de limão, alho, sal e pimenta malagueta. ·· Aqueça o óleo numa panela. Frite a cebola com o tomate e adicione sal a gosto. ·· Junte o molho de tomate, o peixe (com o caldo do marinado), a cebolinha, o tomilho e o alecrim. Mexa um pouco. ·· Tape e deixe cozinhar (vire o peixe para cozinhar dos dois lados). ·· De seguida, junte a banana. Retire do lume. Monte o prato e decore com salsinha e um raminho de alecrim. 


Arroz negro com lulas e camar達o


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 100gr de arroz negro. ·· 100gr de lulas cozidas. ·· 40gr de manteiga fresca. ·· 4 Tomates cereja cozidos. ·· 300 ml de caldo de camarão quente. ·· 2 Camarões pistola limpos. ·· 2 Colheres (sopa) de salsa picada. ·· Sal. ·· Pimenta branca. ·· 1/2 Chávena (chá) de azeite. ·· 1/2 Cebola picada.

29

Preparação ·· Limpe os camarões, mantenha as cabeças, para efeito decorativo. Tempere com sal e pimenta e conserve. ·· Numa panela, refogue a cebola numa colher (sopa) de azeite. Quando esta estiver com aspecto transparente, coloque o arroz e deixe fritar durante 1 minuto. Adicione então 100ml de caldo de camarão, baixe o lume e deixe cozinhar. Mexa de vez em quando para não pegar ao fundo. ·· Quando estiver quase seco, coloque mais 100 ml de caldo e repita a operação. Por fim, adicione o restante do caldo de camarão. ·· Quando estiver quase seco, desligue o lume, adicione a manteiga fresca e as lulas cozidas. Mexa bem e reserve aquecido. ·· Numa frigideira antiaderente, frite rapidamente os camarões num pouco de azeite. ·· Quando estiverem opacos, estão no ponto. Não frite demais, senão ficam duros. ·· Monte o prato a seu gosto.


Mousse de atum com mostarda


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 1 Colher (sopa) de mostarda. ·· 1 Lata de atum. ·· 1 + 1/2 Chávena (chá) de maionese. ·· 2 Claras de ovo. ·· 1 Colher (chá) de açúcar. ·· 1 Colher (sopa) de sumo de limão. ·· 2 Colheres (sopa) de água. ·· Sal. ·· Gelatina incolor sem sabor.

31

Preparação ·· Coloque os ingredientes no liquidificador com excepção da gelatina, da água, do açúcar e das claras. ·· Bata até obter uma mistura homogénea e reserve. ·· Amoleça a gelatina na água durante alguns minutos e leve a lume brando (ou a banho-maria), mexendo sempre até dissolver. ·· Junte ao creme de atum batido à gelatina dissolvida, misturando bem. ·· Bata as claras em castelo com o açúcar e acrescente também ao creme de atum, misturando delicadamente. ·· Coloque numa forma para mousse molhada com água. ·· Leve ao frigorífico durante 4 horas ou até que esteja firme.


Salm達o fumado com pimento vermelho


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 100g de salmão fumado. ·· 1 Pimento grande vermelho. ·· 2 Colheres de sopa de pasta de azeitona preta. ·· 3 Colheres de sopa de queijo fresco com ervas. ·· Limão. ·· Pimenta de moinho. ·· Ervas aromáticas.

33

Preparação ·· Asse o pimento de todos os lados no grelhador do forno ou sobre o lume numa frigideira antiaderente. Entretanto, misture muito bem a pasta de azeitona com o queijo. ·· Corte o salmão fumado em tiras e regue com sumo de limão. ·· Tire a pele ao pimento, corte-o em quatro e limpe-o de todas as peles e sementes. Coloque os quartos de pimento no prato de serviço, sobre eles disponha a pasta preparada, moldada com a ajuda de 2 colheres de sopa. ·· Enfeite com as tiras de salmão e polvilhe tudo com pimenta moída na ocasião e ervas aromáticas, a gosto.


Caldeirada de sardinhas


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 700g de sardinhas. ·· 500g de batatas. ·· 500g de tomate. ·· 300g de cebolas. ·· 2 Dentes de alho. ·· Sal. ·· Pimenta. ·· 1 Colher (chá) de pimentão doce. ·· 1 Ramo de salsa. ·· 1 Folha de louro.

35

Preparação ·· Lavam-se as sardinhas, põem-se num passador e polvilham-se muito ligeiramente com sal grosso. ·· Lava-se o tomate e corta-se em rodelas. Cortam-se também em rodelas as cebolas, os alhos e as batatas. ·· Num tacho com fundo espesso colocam-se em camadas alternadas o tomate, as cebolas, os alhos e as batatas. ·· Quando se tiverem esgotados todos ingredientes, rega-se tudo com azeite e introduzem-se finalmente as sardinhas. ·· Tapa-se e leva-se ao lume brando a cozer, agitando o tacho de vez em quando. 


Caldeirada de bacalhau


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· Batatas. ·· Bacalhau cortado em postas pequenas. ·· Cebola. ·· Tomate. ·· Pimento. ·· Piripiri. ·· Cerveja. ·· Salsa. ·· Azeite.

37

Preparação ·· Corte a cebola em rodelas e coloque-a no fundo do tacho. ·· Descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas e coloque uma parte por cima da cebola. ·· Coloque o bacalhau por cima das batatas e de seguida o tomate às rodelas e o pimento em tiras e a salsa. ·· Por último coloque uma nova camada de batata. ·· Coloque o sal, sem abusar porque por vezes o bacalhau ainda tem, o piripiri e a cerveja. ·· Coloque também um pouco de água e leve a cozer em lume brando forte. ·· Não mexa a caldeirada, abane o tacho de vez em quando para evitar que a cebola pegue ao fundo. ·· Quando estiver quase pronta verifique o tempero e se necessário rectifique-o.


Lulas recheadas


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 250g de camarão descascado. ·· 1kg de lulas grandes ou médias. ·· 4 Dentes de alho picados. ·· 10 Palitos de delícias do mar. ·· Pimento verde. ·· Salsa, louro, colorau e pimenta. ·· 2 Ovos cozidos. ·· 2 ou 3 colheres (sopa) de arroz cozido. ·· 1 Cenoura ralada. ·· 2 Cebolas picadas. ·· Azeite. ·· Vinho branco.

39

Preparação ·· Faça um refogado com 2 dentes de alho e 1 cebola picados. Junte o azeite e o louro e deixe alourar. ·· Adicione os tentáculos das lulas picadinhos, um pouco de pimento verde em pedacinhos, a cenoura ralada e os camarões. Deixe cozinhar. ·· Junte depois salsa picadinha e as delícias do mar. ·· Com um garfo, esmague os ovos previamente cozidos e depois enrole. Junte o arroz cozido. ·· Com este preparado recheie as lulas. ·· Coloque numa frigideira azeite com 2 dentes de alho e 1 cebola picados. Junte 1 folha de louro, vinho branco e colorau. ·· Junte as lulas, tape e deixe cozinhar em lume brando. ·· Quando as lulas estiverem macias, destape e deixe apurar o molho. ·· Sirva com arroz branco e salada.


Filete de linguado na g么ndola


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 1 Filete de linguado. ·· 1 Colher (sopa) rasa de manteiga. ·· 2 Camarões. ·· 2 Colheres (sopa) de creme de leite. ·· 1/2 Colher (sopa) de uísque, conhaque ou pinga. ·· Salsa picada e sal.

41

Preparação ·· Numa folha de papel-alumínio, um a um, coloque a manteiga, o filé de linguado, os camarões, o creme de leite, o uísque, a salsa e o sal. ·· Dobre o papel alumínio na horizontal formando um pacote e torça as pontas. ·· Vire as pontas para cima como gôndolas. ·· Asse-o no forno por cerca de 30 minutos. ·· Pode ser guardado até ao dia seguinte. ·· Sirva com 1 ou 2 colheres (sopa) de arroz por prato. 


Atum refogado


Receitas Gourmet | Peixe

Ingredientes ·· 800g de atum em posta. ·· Suco de 1 limão. ·· 1 Dente de alho espremido. ·· 1 Cebola em rodelas. ·· 2 Tomates sem semente picados. ·· 1/4 de pimentão vermelho ou amarelo. ·· 1 Colher (sopa) de molho de soja. ·· 1 Pitada de sal.

43

Preparação ·· Tempere o peixe com o suco de limão, o alho e o sal. ·· Coloque o peixe em uma panela, acrescente o tomate, a cebola, o pimentão e o molho de soja. ·· Tape a panela e deixe cozinhar em fogo brando até o peixe ficar cozido. ·· Se necessário, pingue um pouquinho de água para fazer o molho render.

Profile for Diana Sofia Teixeira

Receitas Gourmet - Peixe  

Receitas Gourmet - Peixe  

Advertisement