Issuu on Google+

Receitas Gourmet

Entradas


Diana Sofia Teixeira


Receitas Gourmet | Entradas

Índice 3∙ 5∙ 7∙ 9∙ 11 ∙ 13 ∙ 15 ∙ 17 ∙ 19 ∙ 21 ∙ 23 ∙ 25 ∙ 27 ∙ 29 ∙ 31 ∙ 33 ∙ 35 ∙ 37 ∙ 39 ∙ 41 ∙ ∙

·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ·· ··

Crepes chineses Canapés variados Cogumelos recheados com ricota Agulhas de bacalhau Carpaccio recheado com ricota Bruschetta Quiche de legumes Paté de alho com batata Cogumelos recheados com alheira de caça Focaccia com alecrim e azeite Strudel de bacalhau com espinafres e camarão Almofadas de massa filo com alheira Pão recheado com queijo Bolinha de camarão com queijo Croquete de batata recheado Requeijão no forno Queijo brie com mel e amêndoas Tomate recheado com ricota á provençal Crepes salgados Camarão tigre grelhado


Crepes chineses


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes Para a massa: ·· 200g de farinha de trigo. ·· 1 Ovo. ·· 4 dl de água. ·· Sal. ·· 1 dl de óleo. Para o recheio: ·· 75g de margarina vegetariana. ·· 1 Colher de sopa de molho de soja. ·· 50g de granulado fino de soja depois de demolhado. ·· 1 Cebola picada. ·· 2 Colheres de sopa de maisena. ·· 150g de seitan cortado em tiras finas. ·· ½ Lata de rebentos de soja. ·· 10 Cogumelos de conserva. ·· Sal. ·· 1 Colher de sopa de vinho branco. ·· 1 Colher de sopa de vinho do Porto.

5

Preparação ·· Para a massa, misture todos os ingredientes, tempere com sal e deixe repousar durante 30 minutos. ·· Coloque o granulado de soja e o seitan a marinar na mistura dos vinhos. Aqueça metade da margarina numa frigideira, junte o seitan e o granulado de soja, salteando-os durante 3 minutos. ·· Aqueça a restante margarina e deite os rebentos de soja, a cebola e os cogumelos alourandoos em fogo brando durante 3 a 4 minutos. Passado esse tempo, junte o granulado de soja e o seitan picado à faca. Ligue com a maisena diluída (em 2 colheres de sopa de água), retire do lume à primeira fervura e deixe arrefecer. ·· De seguida aqueça uma frigideira anti-aderente, untada levemente com margarina e deite dentro uma porção de massa de modo a cobrir o fundo com uma camada fina. Frite o crepe de um só lado. Repita a operação até acabar a massa. Divida o recheio pelo lado cozinhado dos crepes. Dobre-lhes os lados e enrole-os. Convém untar as pontas dos crepes com farinha dissolvida em água para que fechem bem. ·· Frite os crepes em óleo quente e escorra-os.


CanapĂŠs variados


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· Pão de forma. ·· Manteiga. ·· Salsa picada. ·· Fiambre. ·· Salmão fumado. ·· Salame. ·· Gambas cozidas e descascadas. ·· Ovos cozidos. ·· Filetes de anchova. ·· Alcaparras. ·· Maionese. ·· Pickles. ·· Salsichas cocktail.

7

Preparação ·· Parta o pão de forma em fatias e corte a côdea. ·· Em seguida, utilize 3 corta-bolachas, um redondo, outro triangular e outro quadrado, para cortar as fatias. ·· Bata a manteiga em creme e, com uma parte, barre os canapés redondos. ·· Divida em duas partes a manteiga que restou e junte a salsa picada a uma delas; à outra, junte o fiambre picado. ·· Barre os canapés quadrados com o creme corde-rosa e os triangulares com o creme verde. ·· Complete com fatias pequenas de salmão, salame e ovos cozidos, gambas, rodelas de salsicha, filetes de anchova, pickles, alcaparras e maionese.


Cogumelos recheados com ricota


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 100g de ricota. ·· Raspas de limão Siciliano. ·· 1 Pimenta Dedo de Moça sem as sementes. ·· Sal e pimenta. ·· 2 cl de orégãos, manjerona ou tomilho frescos. ·· 1 Bom punhado de parmesão ralado. ·· 8 Cogumelos frescos grandes. ·· Azeite. ·· 1 Punhado de rúcula ou espinafre baby.

9

Preparação ·· Pré - aqueça o forno a 220º. ·· Misture a ricota com as raspas do limão e a pimenta vermelha, tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente as ervas frescas e o parmesão. ·· Remova os talos dos cogumelos e frite-os rapidamente em uma frigideira com azeite aquecido. ·· Tempere com sal e pimenta do reino. ·· Recheie cada cogumelo com a ricota e coloque uma pitada de parmesão por cima. ·· Leve ao forno por 15 minutos ou até ficarem corados.


Agulhas de bacalhau


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 600g de bacalhau. ·· 2 Ovos. ·· 1 Cebola. ·· 2 Folhas de louro. ·· 1 Pitada de estragão. ·· 1 Pitada de noz-moscada. ·· 1 Raminho de salsa. ·· Pimenta negra em grão. ·· Vinagre. ·· Pão ralado. ·· Farinha.

11

Preparação ·· Demolha-se o bacalhau durante 24 horas, mudando a água 2 vezes. Escorre-se, seca-se, tira-se as espinhas e corta-se em tiras de mais um menos l cm de grossura. ·· Coloca-se a macerar num recipiente fundo coberto por uma marinada de azeite, vinagre, as ervas aromáticas, as especiarias e a cebola muito picada. ·· Após 2 horas, retira-se o bacalhau, escorre-se ligeiramente, passa-se por farinha, ovo batido e pão ralado. ·· Numa frigideira funda deita-se bastante azeite e, quando começar a ferver, fritam-se as talhadas de bacalhau até que estejam douradas. ·· Sirva juntamente com salada.


Carpaccio recheado com ricota


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes Carpaccio: ·· 250g de ricota. ·· 1 Colher (sopa) de mostarda. ·· Sumo de ½ limão. ·· 10 a 15 gotas de molho de pimenta. ·· ½ Chávena (chá) de caldo de carne light. ·· ½ Maço de cebolinha francesa. ·· 32 Fatias de carpaccio. ·· Folhas de rúcula. Molho: ·· 1 Colher (sopa) de mostarda. ·· ¼ Chávena (chá) de sumo de limão.

13

Preparação ·· Bata no liquidificador a ricota, a mostarda, o suco de limão, o molho de pimenta, o caldo de carne e a cebolinha francesa. E conserve. ·· Para rechear o carpaccio, disponha uma fatia de carpaccio e coloque no centro uma colher do creme de ricota e folhas de rúcula. ·· Enrole, formando um rolinho. ·· Para realçar o sabor, faça um molho suave com a mostarda, o limão e sal. ·· Sirva acompanhando os rolinhos.


Bruschetta


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 4 Fatias de pão (sem buracos). ·· 100gr de tomate pelado em lata (já cortado aos cubos). ·· 100gr de cogumelos. ·· 1 Banana. ·· 4 Fatias de queijo flamengo ou queijo mozarela ralado. ·· Pitada de orégãos. ·· Fio de azeite.

15

Preparação ·· Dispor as fatias de pão numa travessa de forno, um pouco afastadas. ·· Colocar o tomate sobre as fatias de pão. Podem ser utilizados também o tomate cereja cortado ao meio. ·· Em cima colocar os cogumelos laminados e a banana cortada às rodelas. ·· Por fim colocar o queijo, os orégãos e um fio de azeite. ·· Levar ao forno, na prateleira mais acima, a 200ºC durante 10 minutos ou até o queijo ficar tostadinho.


Quiche de legumes


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 4 Dentes de alho. ·· 1 Cebola. ·· 2 Cenouras. ·· 200g de cogumelos frescos. ·· 2 Courgettes. ·· 1 Pimento vermelho. ·· 50g de tomate cherry. ·· 1 Alho-francês. ·· 500ml de Alpro alternativa de soja às natas culinárias. ·· 1 Ovo. ·· Noz-moscada. ·· Sal. ·· Pimenta moída. ·· 10g de cebolinho. ·· Azeite. ·· 50ml de molho de soja. ·· Caril. ·· 50ml de Brandy. ·· 1 Base de massa quebrada.

17

Preparação ·· Pique 3 dentes de alho, a cebola e o cebolinho. Corte as cenouras, a courgette e o pimento vermelho em cubos pequenos e lamine os cogumelos e o alho-francês. ·· Salteie os legumes num pouco de azeite e molho de soja e tempere a gosto com sal, pimenta, caril e Brandy e conserve. ·· Adicione um ovo e noz-moscada à Alpro alternativa de soja às natas culinárias e mexa bem. ·· Junte todos os legumes e ajuste os temperos. ·· Coloque o preparado numa forma previamente forrada com a massa quebrada. ·· Lamine o tomate cherry, coloque-o sobre o recheio e polvilhe com cebolinho. ·· Leve ao forno cerca de 1 hora a 180ºC.


PatĂŞ de alho com batata


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 4 Fatias médias de pão de forma integral ou pão australiano. ·· Dentes de 2 cabeças de alho. ·· 1/2 Litro de leite. ·· 1 Chávena (chá) de puré de batata. ·· 2 Colheres (sopa) de salsinha picada. ·· Sal e pimenta-do-reino a gosto.

19

Preparação ·· Pré- aqueça o forno em temperatura média (180ºC). ·· Corte o pão com um cortador de 4 cm e leve ao forno por 10 minutos, ou até começar a ficar firme. ·· Retire do forno e conserve. ·· Leve ao fogo baixo uma panela com o alho e o leite por 10 minutos. ·· Retire do fogo, transfira para o liquidificador o alho com 2 colheres (sopa) do leite de cozimento e bata até obter uma pasta. ·· Coloque a pasta de alho numa tigela, junte o puré de batata, a salsinha, o sal e a pimenta-doreino e misture ou bata na batedeira. ·· Distribua o patê sobre as torradas e decore com folhas de manjericão. ·· Sirva com salada.


Cogumelos recheados com alheira de caรงa


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· Cogumelos frescos. ·· Alheira de caça. ·· Azeite. ·· Sal. ·· Pimenta de moinho. ·· Orégãos secos. ·· Vinho do porto. ·· Espinafres salteados. ·· Queijo mozarela ralado.

21

Preparação ·· Retire os pés aos cogumelos e lave-os bem em água corrente. ·· Deixe escorrer um pouco e seque-os com papel de cozinha. ·· Pré aqueça o forno a 200º. ·· Numa sertã bem quente, frite a alheira (sem gordura). Conserve e deixe arrefecer um pouco. ·· Unte um pirex com um fio de azeite e coloque os cogumelos. ·· Rode-os no azeite, tempere de sal e pimenta moída na hora, e deixe-os com a cavidade virada para cima. ·· Parta a alheira em pedaços e coloque-a nos cogumelos. ·· Polvilhe com orégãos secos e o queijo ralado. ·· Regue com um fio de azeite e com o vinho do porto. ·· Leve ao forno quente cerca de 15 minutos. ·· Acompanhe com espinafres salteados em azeite e alho.


Focaccia com alecrim e azeite


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 8 Caules de alecrim. ·· 1/2 Cubo (aprox. 21 g) de fermento de padeiro. ·· 225 g de farinha + alguma para ir amassando. ·· Sal marinho. ·· 7-8 Colheres de sopa de bom azeite. ·· Farinha para a superfície de trabalho. ·· Papel manteiga.

23

Preparação ·· Lave, seque e arranque as agulhas (folhas) dos caules e pique finamente o alecrim. Aqueça ligeiramente 150 ml de água, esmague e dissolva o fermento na mesma. ·· Amasse rapidamente com a batedeira com ganchos de amassar a farinha, 1/2 colher de chá de sal, metade do alecrim picado, 2 colheres de sopa de azeite e o fermento dissolvido até obter uma massa lisa. Se a massa estiver húmida ou pegajosa adicione colher a colher mais alguma farinha. Cubra a massa e leve a fermentar num lugar quente cerca de 30 minutos. ·· Amasse novamente a massa e estique com o rolo da massa num rectângulo (aprox. 20 x 30 cm) sobre uma superfície enfarinhada. Coloque a massa sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga e faça com o pé de uma colher de pau ou com os dedos orifícios. Leve mais uma vez a fermentar coberto por cerca de 10 minutos. ·· Salpique o pão com 3-4 colheres de sopa de azeite, sal marinho e o restante alecrim picado. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 200 ° C e borrife o pão generosamente com água e deixe cozer por 10-15 minutos até ficar estaladiço. ·· Retire o pão do forno e salpique novamente com cerca de 2 colheres de sopa de azeite, cubra a focaccia com um pano de cozinha e deixe arrefecer.


Strudel de bacalhau com espinafres e camar達o


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 2 Postas de bacalhau com cerca de 400/500 g cada. ·· 250g de espinafres em folha. ·· 200g de camarão. ·· 400g de massa folhada. ·· 1 Folha de louro. ·· 75g de manteiga. ·· 100g de farinha. ·· 1 Gema de ovo. ·· Azeite. ·· 1 Cebola. ·· 1 Dente de alho. ·· 500 ml de leite. ·· Sal. ·· Pimenta. ·· Noz-moscada.

25

Preparação ·· Coza o bacalhau com a folha de louro e um fio de azeite. Desfie-o e conserve a água. ·· Numa frigideira antiaderente, salteie os espinafres com um fio de azeite. ·· Faça o mesmo com os camarões descascados. ·· Leve uma panela ao lume e coloque a manteiga. Deixe derreter e junte a farinha até ficar homogéneo. Junte a água da cozedura e o leite até obter alguma consistência. Adicione sal, pimenta e noz-moscada. ·· Faça um refogado com a cebola picada e o alho. Junte o refogado ao molho branco e envolva o bacalhau, previamente desfiado, o camarão e os espinafres. ·· Ajuste os temperos e deixe arrefecer. Numa bancada polvilhada com farinha, estenda a massa folhada, espalhe o recheio e faça um rolo, fechando as pontas. ·· Pincele com a gema de ovo e leve ao forno previamente aquecido a 180º C durante aproximadamente 25 minutos.


Almofadas de massa filo com alheira


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 2 Placas de massa filo. ·· 1 Alheira de Mirandela. ·· 1 Maça reineta. ·· Pimenta preta e verde moída na altura. ·· Cominhos. ·· Sal. ·· Óleo. ·· Compota de pimentos padrón.

27

Preparação ·· Lave a maça, descasque e tire o caroço. Corte aos gomos finos e coloque a cozer com pouca água durante 5 minutos. ·· Tire a pele à alheira e junte à maça. Leve de novo ao lume e sem parar de mexer deixe cozer durante 15 minutos. Tempere a gosto com a pimenta preta e verde, cominhos e sal. Desligue e conserve. ·· Tire a massa filo do frigorífico 30 minutos antes de trabalhar. Abra sobre a mesa e pincele toda a área com óleo e coloque em cima a outra placa. Corte em 3 partes iguais na vertical e horizontal. Teremos 9 quadrados. ·· Divida o preparado de alheira no meio dos quadrados. Dobre as partes laterais da massa filo (esquerda e direita) para o centro do preparado. Pincele com óleo as partes laterais da massa filo. Dobre a parte superior da massa filo para o centro e pincele a massa. Com a parte inferior dobre para o centro e pincele com óleo. ·· Coloque num tabuleiro e leve ao forno préaquecido a 200º C durante 30 minutos (até a massa estar douradinha). ·· Pincele com a compota de pimenta padrón (opcional um molho picante). Sirva ainda quente.


P達o recheado com queijo


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 1 Colher de sopa de farinha de trigo. ·· 1 Colher de chá de margarina. ·· 1/2 Chávena de leite. ·· 1 Colher de sopa de queijo ralado da ilha. ·· 2 Colheres de sopa de queijo flamengo light. ·· Sal. ·· Pimenta.

29

Preparação ·· Numa panela, derreta a margarina e coloque a farinha. Junte o leite aos poucos e mexa sempre para não formar grumos. ·· Acrescente os queijos e a pimenta e ajuste os temperos (coloque sal se for necessário). ·· Abra o pão (uma bolinha para cada pessoa) e retire o miolo com cuidado para que o pão não fique com nenhum furo. ·· Num recipiente de ir ao forno coloque o creme de queijo dentro do pão e espalhe os farrapos de miolo à volta. ·· Leve ao forno e retire quando o pão estiver estaladiço.


Bolinho de camar達o com queijo


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 3 Chávenas de chá de arroz branco cozido. ·· 1 Ovo. ·· 4 Colheres de sopa de farinha de trigo. ·· 1/2 Chávena de chá de leite. ·· 1 Embalagem de cream cheese. ·· 2 Chávenas de chá de camarão cozido cortado em cubos. ·· Sal e pimenta a gosto. ·· 2 Chávenas de chá de farinha de milho. ·· 3 Chávenas de chá de óleo de soja.

31

Preparação ·· Numa vasilha, junte o arroz, o ovo, a farinha de trigo, o leite, o cream cheese, os camarões, o sal e a pimenta. ·· Misture bem e leve à geladeira por 10 minutos. ·· Com uma colher, modele pequenas bolinhas e empane na farinha de milho. ·· Em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio e frite os bolinhos por 3 minutos ou até ficarem dourados. ·· Sirva em seguida.


Croquete de batata recheado


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 150g (1 pote) de Cream Cheese Philadelphia. ·· 1 kg de batatas cozidas e descascadas. ·· 1/4 de chávena de leite fresco. ·· Ovos. ·· 5 Colheres de sopa de salsinha bem picadinha. ·· 2 Colheres de sopa de fécula de milho. ·· 2 Colheres de sopa de caldo de galinha. ·· 1 Chávena de farinha de pão. ·· Farinha de trigo. ·· Óleo.

33

Preparação ·· Esmagar as batatas com metade do Cream Cheese Philadelphia, o leite fresco, a fécula de milho, a salsinha e o caldo. ·· Fazer bolinhas com as mãos e recheá-las com uma pequena quantidade de Cream Cheese Philadelphia restantes. ·· Passar na farinha, no ovo e na farinha de pão e fritar. ·· Servir acompanhado de uma carne.


Requeij達o no forno


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 1 Bom requeijão de ovelha. ·· Azeite. ·· Alho em pó. ·· Malagueta seca. ·· Orégãos frescos. ·· Sal. ·· Pão torrado para acompanhar (opcional).

35

Preparação ·· Deita-se um fundo de muito aromático azeite caseiro numa taça capaz de ir ao forno. ·· Por cima, um requeijão de ovelha, inteiro, cuja face superior se tempera com um pouco de alho em pó, malagueta seca, sal e orégãos frescos. ·· Vira-se o requeijão e aplica-se o mesmo tempero à outra face. ·· Vai ao forno durante 18 minutos a 200ºC. ·· Sirva com pequenas torradas de pão de mistura, aromatizadas com azeite do mesmo.


Queijo brie com mel e amĂŞndoas


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 2 Colheres de sopa de mel silvestre. ·· 1 Queijo brie pequeno 200 g. ·· Torradas de baguete. ·· 1 Colher de sopa de amêndoas torradas e picadas.

37

Preparação ·· Coloque o queijo brie em um prato redondo. ·· Leve ao microondas em potência máxima por 1 a 2 minutos, dependendo da potência do forno, ou até que o queijo esteja bem quente e macio. ·· Retire e regue imediatamente com o mel, salpicando com as amêndoas. ·· Coloque as torradinhas em volta do queijo. ·· Sirva bem quente.


Tomate recheado com ricota à provençal


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 8 Tomates médios maduros, mas firmes. ·· Folhas de 1/2 maço pequeno de ervas frescas picadas (tomilho, manjericão e salsinha). ·· 1 Chávena (chá) de ricota. ·· 2 Dentes de alho picados em pedaços pequenos. ·· 1/2 Chávena (chá) de queijo parmesão. ·· 1/2 Chávena (chá) de farinha de rosca. ·· 6 Colheres (sopa) de azeite de oliva. ·· Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

39

Preparação ·· Pré-aqueça o forno à temperatura média (180ºC). ·· Lave os tomates, retire os pedúnculos e faça uma tampa no lado oposto do pedúnculo. Elimine as sementes, polvilhe sal dentro dos tomates e deixe escorrer por 15 minutos com a parte cortada para baixo. ·· Coloque num prato fundo as ervas, a ricota e amasse com um garfo até ficar homogéneo. ·· Adicione o alho, o queijo parmesão, a farinha de rosca, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. ·· Numa assadeira refractária, disponha os tomates com a parte cortada voltada para cima e distribua o recheio. ·· Leve ao forno por 40 minutos, ou até dourar. ·· Retire do forno e sirva com o restante do azeite de oliva. ·· Decore com manjericão.


Crepes salgados


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes Massa: ·· 1 Ovo. ·· 50g de açúcar. ·· 50g de manteiga. ·· Sal. ·· 5dl de leite. ·· 250g de farinha de trigo. Recheio: ·· 100g de rebentos de soja; ·· 50g de cenoura; ·· 150g de couve coração. ·· 50g de pimentos. ·· 200g de peito de frango. ·· 1dl de azeite. ·· Sal. ·· Pimenta.

41

Preparação ·· Coloque numa taça o ovo, o açúcar, a manteiga derretida, sal e o leite, mexa bem. ·· Junte a farinha aos poucos sem deixar encaroçar. Leve ao lume, numa frigideira antiaderente, um pouco de manteiga, apenas para untar o fundo, e, já bem quente, deite uma camada bem fina de massa. ·· Quando a parte superior do crepe tiver toda uma cor uniforme, significa que esta pronto para ser virada. Corte todos os legumes (exceptuando os rebentos de soja) e o peito de frango em tiras bem finas. ·· Numa Wok adicione o azeite e os legumes reservados. ·· Junte a carne, tempere e deixe cozinhar. ·· Recheie os crepes e sirva de imediato.


Camar達o tigre grelhado


Receitas Gourmet | Entradas

Ingredientes ·· 1kg de camarão Tigre. ·· 5 Dentes de alho. ·· 2dl de Azeite. ·· Sumo de 2 limões. ·· Salsa Picada. ·· Sal. ·· Molho Piripiri.

43

Preparação ·· Corte os camarões ainda congelados ao meio no sentido do comprimento mas sem separar as metades e tempere-os com sal e o sumo de limão. ·· Deixe repousar ate os camarões ficarem descongelados e depois leve-os a grelhar durante 5 minutos de cada lado. ·· Prepare o molho, descasque os alhos, pique-os, deite-os para um tacho, junte o azeite, a salsa picada e piripiri a gosto, leve ao lume e deixe aquecer. ·· Retire os camarões para um prato, regue-os com o molho. ·· Sirva com pão torrado e pode acompanhar com salada.


Entradas