Page 1

MANUAL DE NORMAS Clรกssicos de Literatura Romancista


Diana Carvalho nº 3110289 Design Gráfico e Multimédia 1º ano Tipografia II ESAD.CR


SUMÁRIO Introdução

5

Aspetos Gerais do Livro

7

Aspetos Formais do Livro

9

Recurso Tipográfico

11

Dimensão e Proporção

13

Margens

15

Estrutura base para a sua construção

15

Construção passo-a-passo

16

Simulação em tamanho real

17

Cabeçalho

19

Marcação de Parágrafo

21

Número de Página

23

Capa

25

Lettering

25

Simulação final

26

Ante-Rosto

27

Rosto

29

Ficha-Técnica e Sumário

31

Início de Capítulo

33

Mancha de Texto

35

Reflexão

37

Anexos

39


INTRODUÇÃO

Este manual foi construído com o intuíto de explicar como foi a construção do livro “Amor de Perdição”, do autor Camilo Castelo Branco. Este contém informações importantes relativas à dimensão e proporção das páginas, aos esquemas de construção, justificações sobre algumas opções, informação relativamente ao cabeçalho, ao número de página, aos parágrafos, entre outros. No fim são apresentados anexos, que consistem em todos os estudos feitos manualmente para a construção deste livro.

5


ASPETOS GERAIS DO LIVRO

• Todas as medidas presentes neste manual encontram-se expressas em milímetros. • O número de página aparece pela primeira vez quando começa o texto em si, neste caso a introdução. • Dado que este livro contém vários relatos de cartas, as mesmas estão apresentadas em tamanho 9,5 pt, entrelinha de 12,5 pt. Estas começam e terminam sempre com aspas. A marcação de parágrafo é a seguinte: Recuo à esquerda

5

Recuo da primeira linha à esquerda

7

Recuo à direita

5

Recuo da última linha à direita

0

• O cabeçalho aparece pela primeira vez no I capítulo, na primeira página de mancha de texto normal. Este não será apresentado em páginas de capítulo. • As páginas em branco não contém número de página nem têm o cabeçalho.

7


ASPETOS FORMAIS DO LIVRO

• O livro contém, no total, 164 páginas. • Foram impressos 10 cadernos de 16 páginas e o último de 8. • A obra contém uma introdução, 17 capítulos e por fim, uma conslusão. • O livro foi impresso em papel Nacarado, de 120 gm. A sua marca chama-se Conqueror Smooth. • A capa foi impressa num papel de 350 gm. • O livro foi cozido e, porteriormente foi colocada uma tira de cartolina na lombada. De seguida, a capa foi colada.

9


RECURSO TIPOGRÁFICO Adobe Garamond Pro Regular abcdefghijklmnopqrstuvxz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ 1234567890?!.,

Foram feitos vários estudos recorrendo a tipos de letra diferentes, com o intuíto de escolher o que se adequaria melhor à leitura. Foram feitas impressões com uma parte do texto, utilizando a font Baskerville Old Face Regular, Centaur Regular, Cambria Regular,

Adobe Garamond Pro Italic

Kokila Regular, Aparija Regular, Microsoft Himalaya Regular, Bodoni MT Regular, Estrangelo Edessa Regular, Myriad Pro Regular, Adobe Caslon Pro Regular, Minion Pro Regular, Adobe Arabic Regular e, por

abcdefghijklmnopqrstuvxz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ 1234567890?!.,

fim, a Cheltenham BT Roman. Acabei por usar um tipo de letra que não fiz testes, fiz sim testes de impressão mas já de dois cadernos inteiros. O tipo de letra escolhido foi a Adobe Garamond Pro Regular.

Adobe Garamond Pro Bold abcdefghijklmnopqrstuvxz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ 1234567890?!.,

Adobe Garamond Pro Bold Italic abcdefghijklmnopqrstuvxz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ 1234567890?!.,

11


DIMENSÃO E PROPORÇÃO 130

Proporção: 3:2 Dimensão: 195 mm x 130 mm

Foram feitos vários estudos relativamente à proporção e dimensão do livro em questão. A sua escolha foi feita de forma consciente. Foi escolhida a escala 3:2 porque a área de texto terá mais coerencia em relação às margens 195

do livro, apelando assim à sua leitura. As dimensões 5:8, 5:9 e 1:2 tornariam o livro demasiado comprido e muito estreito, não sendo prático o seu porte e leitura. Utilizei as dimensões 195 x 130 mm para que coubesse num A4, assim a sua impressão não é tao dispendiosa. Se o livro fosse mais pequeno, não seria de fácil porte e a sua leitura não seria agradável.

13


MARGENS Estrutura base para a sua construção 32,5

32,5

65

32,5

32,5

Construção do esquema: 65

1º Passo Dividir a página em três partes iguais; 2º Passo Em cada parte, desenhar uma circunferência alinhada ao meio da página.

32,5

32,5

15


MARGENS Construção passo-a-passo A

B

1º Passo Dividir a página em três partes iguais;

2º Passo Desenhar em cada parte uma circunferência. Estas deverão estar centradas na página.

3º Passo Dividir a parte de cima e de baixo da página em quatro partes. Depois, unir o ponto A e B ao centro da segunda circunferência. A interseção das retas com a mesma dão origem à primeira margem.

1

2

3

4

5

6

4º Passo Do centro da segunda circunferência, traçar uma reta até à extremidade interior. A interseção dessa reta com a margem já obtida, dá origem à margem lateral interior.

5º Passo Unir o centro da última circunferência às extremidades da página. A sua interseção origina a margem inferior.

6º Passo Entre a segunda e a terceira circunferência, o ponto onde ambas tocam, liga à extremidade direita da página. A interseção dessa reta com a margem inferior origina a última margem.

16


MARGENS Simulação em tamanho real

18

10

15

Medidas: Margem Superior 15 mm Margem Inferior

18 mm

Margem Lateral Interior 10 mm Margem Lateral Exterior 18 mm

18

17


CABEÇALHO

8 7

• O cabeçalho apresenta-se sempre alinhado com as margens exteriores da página, isto é, nas páginas pares está alinhado à esquerda e nas páginas ímpares está alinhado à direita. • Do lado esquerdo da folha está o nome do autor. Do lado direito da folha está o nome do livro. • O cabeçalho encontra-se em Small Caps, 10 pt.

19


MARCAÇÃO DE PARÁGRAFO

7

• O parágrafo tem 7 mm.

1

• O primeiro parágrafo num início de capítulo tem 0 mm.

Legenda: 1 Simulação da área de texto, com parágrafo.

21


NÚMERO DE PÁGINA

• O número de página está alinhado às margens exteriores. • O número de página não é colocado em páginas em branco. • A primeira página a conter número é a da introdução.

9

23


CAPA Lettering

Desenho do Lettering: Dado que o livro se trata de uma tragédia amorosa retratada no século XIX, realizei um lettering para o nome do livro com um caráter caligráfico. As letras apresentam-se em itálico. O contraste marcado e a subtileza das terminações remétem ao antigo. Relativamente ao nome do autor, optei por dar menos destaque, utilizando um lettering mais geométrico, linear, completamente vertical, usando também um contraste evidente.

25


CAPA Simulação final Estrutura: Capa Na parte de cima da capa, centrado, está colocado o nome do autor. O título está destacado pelo seu lettering meio caligráfico e pela dcomposição que criei para representar o nome da obra. No fundo da capa, está presente o nome e o logo da Editora. Contra-capa Na contra-capa está presente apenas uma sinopse da história, onde relata os aspetos mais marcantes da obra. O texto foi colocado conforme as margens da própria obra e não se encontra centrado. O tamanho do texto é de 12 pt. Lombada Na lombada encontra-se o nome da obra em

No início do século XIX, Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, pertencendo a duas famílias rivais, amam-se apaixonadamente. Teresa está prometida a um primo seu, Baltazar Coutinho. A jovem decide entrar num convento. Simão mata Baltazar e é preso. O pai, magistrado, recusa-se ajudá-lo por não lhe perdoar amar a filha do seu pior inimigo. Das respectivas celas, Simão e Teresa correspondem-se por escrito, com a ajuda de Mariana, uma jovem criada que ama secretamente Simão.

cima, a negrito, na horizontal. A referência ao autor aparece mais abaixo, com um tamanho reduzido em relação ao nome da obra. Por fim, aparece o logo da editora, em baixo. Cores Reais A capa e lombada apresentam-se num tom de vermelho, e a contra-capa a branco.

Condenado à morte, Simão indultado e enviado para o exílio. No Porto, embarca para a Índia e despede-se de Teresa que, ao longe, lhe acena um último adeus, pelas grades da janela da sua cela, na torre do convento. Teresa cai morta nos braços da camareira. Simão morre na viagem, poucos dias depois. No funeral, a bordo, Mariana, que o seguia para o desterro, atira-se ao mar para se agarrar ao seu cadáver e com ele morrer.

O texto presente está invertido, isto é, onde o fundo é vermelho, as letras são brancas, e onde é branco, as letras são vermelhas. O único símbolo a preto é o código de barras.

26

Vermelho

Branco

C 28

C 0

M 100

M 0

Y 90

Y 0

K 13

K 0

EDITORA

* Simulação a preto e branco


ANTE-ROSTO

Área do título da obra

45

Pá gin ae m

Br an co

1

Aspetos a considerar: A folha de ante-rosto apresenta-se simples, contendo apenas o nome da obra (Amor de perdição). O mesmo encontra-se em letras maiúsculas, com tamanho 12 pt. A página ao lado, enontra-se a branco.

Legenda e simulação: 1 Nome da obra

AMOR DE PERDIÇÃO

27


ROSTO

45

Aspetos a considerar:

1

A folha de rosto contém o nome do autor em primeiro lugar, com tamanho de 16 pt. De seguida o nome da obra, Amor de Perdição, com as letras todas maiúsculas e a negrito, com tamanho 20 pt,

Pá gin ae m

Br an co

e na linha em baixo a dizer Memórias duma Família, com tamanho 12 pt, em itálico. O título no seu conjunto tem

2

25 pt de entrelinha. No final da página aparece o logo da editora.

Legenda e simulação: 1 Nome do autor

2 Título

Camilo Castelo Branco

AMOR DE PERDIÇÃO Memórias duma família

3 3 Logo Editora

29


FICHA-TÉCNICA E SUMÁRIO Ficha Técnica

Sumário

Ficha Técnica: Na ficha técnica estão presentes todas as informações importantes, referentes à obra, à paginação, editora, 45

composição, impressão, depósito legal, ISBN e também uma nota referente aos direitos de autor. Os sub-títulos encontram-se em Small Caps, e toda a informação em texto normal. Têm tamanho 8 pt e

1

entrelinha 12,5 pt.

Simulação: Título Original: Amor de Perdição (Memórias duma família) Autoria: Camilo Castelo Branco

Sumário: Em primeiro lugar, aparece o título “ Sumário”, a negrito e com 16 pt. Seguidamente aparece o sumário em si. A àrea no desenho é apenas uma simulação, podendo não estar com os valores corretos, daí o tracejado em cima. A marcação dos capítulos aparece a negrito, com 11 pt de tamanho. Coloquei um ponteado para indicar o número da página. No sumário, sua marcação aparece com 25 pt de entrelinha.

Simulação: Introdução.........................................................9 I........................................................................11 75

31


INÍCIO DE CAPÍTULO

32,5

1 Aspetos a considerar: • O nome do capítulo apresenta-se sempre alinhado à direita da página. • O início de capítulo inicia-se sempre numa página ímpar. • O primeiro parágrafo num início de capítulo não tem marcação. O próprio espaço entre o nome e o início de

2

texto faz essa indicação. • Nesta página não é colocado o número de página nem 112

cabeçalho.

Legenda: 1 Nome do capítulo

2 Área de texto

33


MANCHA DE TEXTO

2

2

Legenda: 1 Área da mancha de texto 2 Cabeçalho 3 Número de página

1

3

1

3 9

35


Reflexão Em relação à elaboração do livro, tive alguns problemas. O primeiro problema refere-se ao papel utilizado na sua impressão. Foi mandado vir um papel com 100 g apenas. O que acontece é que mandaram o mesmo papel, mas com 120 g, o que considerei um pouco exagerado. Quando o livro foi cortado e vincado na gráfica, houve margens que ficaram um pouco danificadas, o que não deveria ter acontecido. Relativamente à capa, tive algumas dificuldades em desenhar o meu lettering, dado que é muito de caráter caligráfico, contendo terminações muito finas e com muitas curvas. Por fim, em relação ao manual, atrasei-me bastante na sua elaboração.

37


ANEXOS Estudos manuais


manual de normas  

manual de normas

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you