Comunicação integrada de marketing

Page 177

Recustomização do Mundo, a Sociedade e os Negócios das Empresas

171

A convergência digital permite que através de um celular dados e informações sejam acessados. O exemplo anterior (imagem 3) mostra o mesmo portal iGoogle da Imagem 2 sendo acessado em tempo real pelo celular via wi-fi. Veja que as in­ formações do e-mail do Gmail são as mesmas. Importante ressaltar que podemos também ter nesse mesmo aparelho mensagem instantânea (Windows Live Messenger ou outra) e software de telefonia IP (exemplo: Skype). ► L e m b re te 1

G lo ssá rio da W eb 2 .0.

a)

W eblogs ou b logs sã o d iá rio s p e sso a is h o sp e d a d o s em um w ebsite.

b)

M a s h u p é uma ap lica çã o que com b ina co n te ú d o de m ais de uma fonte da Internet em um a expe­ riência integrada, ou se ja, um se rv iç o que ad q u ire co n te ú d o de m últip las fon te s e m ostra nd o tu d o ju n to . Exem plos: N e tvib e s, g e o b lo g g e rs , W eb 2 .0 M a s h u p M atrix. Um bom exem plo se ria um site de um a corre tora im obiliária c ru za r s u a s in fo rm a çõ e s com o G oo g le M a p s e prover para os se u s clie n te s a inform ação do im óvel e tam bém sua lo ca lizaçã o no m apa. Exem plo: Zillow : < w w w .zillow . c o m >. Aqui no Brasil tem o s um ótim o exem plo. C on su lte o site da A lp h a g ra p h ics: <w w w .alp ha g rap h ic s.co m .b r> e e n co n tre as u n id a d e s m ais perto de você.

c)

P o d c a s tin g é uma form a de p u b lica ç ã o de program as de áu dio, víd e o e/ou fotos pela In te rne t que perm ite a o s u tiliza d o re s a c o m p a n h a r a sua a tu a liza çã o . A pa lavra p o d c a s tin g é um a ju n ç ã o de iPod - um a p are lh o q ue toca arq u ivos digitais em M P3 - e b ro a d c a s tin g (tra n sm issã o de rádio ou T V ). Assim , p o d c a s ts são arq u ivos de á u d io q ue podem s e r a c e s sa d o s pela Internet. E sse s á u d io s podem s e r a tu a liza d o s auto m a ticam e nte m ediante uma e sp é cie de a ssin a tu ra . O s arq u ivos podem s e r o u vid o s dire tam en te no n ave g a d or ou b a ixa d o s no com p utador.

d)

О P2P ou P eer-to -P ee r é uma tecn olo g ia para e sta b e le ce r um a e sp é cie de rede de com p u ta d o re s virtu a l, o n d e cada e sta çã o possui c a p a cid a d e s e re sp o n sa b ilid a d e s eq u iva le n te s. Difere da arqui­ tetura clie n te /se rvid o r, na qual a lg u n s co m p u ta d o re s são d e d ic a d o s a se rvire m d a d o s a o utros. 0 term o é utilizado em d ife re nte s tecn o lo g ia s que adotam um m odelo c on ce itua i “ par a p a r” , tal com o o protocolo N N TP (para U se n e t N ew s), S M TP (para envio de e -m a il) e siste m a s de troca de m e n sa­ ge ns in sta n tâ n e a s (ICQ , M S N ). Porém , o term o to rn o u -se p o p u la r com o surg im e n to de a p lica çõ e s de c o m p artilh am e n to de arquivo, em o u tra s p alavras, program as q ue possibilitam a d istrib u iç ã o de arq u ivos em rede, perm itindo o a c e sso de q u a lq u e r usuá rio d e ssa rede a e s se re cu rso. O u tro s tip o s de re c u rs o s podem s e r c o m p a rtilh a d o s em re d e s P eer-to -P ee r, ta is com o c a p a cid a ­ de de pro ce ssam e n to de m áquinas, e sp a ço de a rm aze n am e n to de arqu ivos, s e rv iç o s de so ftw a re (an a loga m ente a o s W eb S e rvic e s ), en tre outros. Em 1 999, Shaw n Fa nn in g criou o N a pster, para com p artilh am e n to de arqu ivos de m úsica (p rin cip a l­ m ente M P 3 ), e trou xe o con ce ito de P eer-to -P ee r para a m ídia, prin cip alm e nte ap ós to rn a r-se alvo de a ta q u es ju ríd ic o s por parte d a s com p a n h ia s discog rá ficas. A p ós o N apster, d e ze n a s de o utras a p lica çõ e s P eer-to -P ee r foram la nçad a s: A re s, Lim eW ire, iM e sh , W inM X, A u d io G a la xy, K aza a, G n u tella, Free n et, S h a re a za , eD onkey, e M u le , a M u le , B e a rs h a re , A N ts P2P, Torrent, e n tre o utras.

e)

A tecn olo g ia do R SS perm ite a o s u su á rio s da Inte rne t se in sc re ve r em sites q ue forn e ce m feeds (fontes) RSS. Estes sã o tip icam e n te sites que m udam ou atualizam o seu co n te ú d o regularm ente. Para isso, sã o utiliza d o s feed s RSS q ue recebem e ssa s atu a liza çõ e s, d e ssa m aneira o usuá rio pode p e rm a ne ce r inform ado de d ive rsa s a tu a liza çõ e s em d ive rso s sites sem p re c isa r v isitá -lo s um a um.

f)

R ede so cia l é um a d a s form a s de re p re s e n ta ç ã o d o s re la cio n a m e n to s a fe tivo s ou p ro fissio n a is dos s e re s h um a no s en tre si ou e n tre se u s ag ru p a m e n tos de in te re sse s m útuos. Exem plos: Orkut, Lin ke d in , F a c e b o o k e S e c o n d Life < w w w .o rk ut.com >, < w w w .lin k e d in .co m >, < w w w .fa c e b o o k .co m > e < w w w .se co n d life .co m >, re sp e ctiva m e nte ).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.