Page 1

Edição Nº 4 - 2014

Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

Aumenta a adesão às ações sustentáveis A Comissão de Responsabilidade Socioambiental comemora o aumento da participação de magistrados, servidores e terceirizados na prática de ações sustentáveis. Confira as ações que obtiveram aumento em seus resultados.

DESCARTE DE ELETROELETRÔNICOS

A participação aumentou em mais de 80% A 2ª Semana do Descarte foi realizada entre os dias 17 a 21 de março e coletou equipamentos eletroeletrônicos de origem residencial. Dezenas de equipamentos eletroeletrônicos foram recolhidos, como CPUs, monitores, impressoras, baterias, celulares, câmeras fotográficas e eletroportáteis em geral. Após a triagem, os materiais inservíveis foram destinados à descontaminação e à reciclagem.

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

Mais dignidade e cidadania para os catadores de recicláveis A coleta seletiva solidária destinou mais de 08 toneladas de materiais recicláveis às associações ou cooperativas de catadores. Os dados contêm os resultados de pesagem de recicláveis doados no primeiro quadrimestre deste ano. Somente na capital, o material reciclável gerou renda a 25 famílias cooperadas, totalizando o valor de quatro mil e setecentos reais. Com este aumento de renda e oportunidade de trabalho decente, os catadores tem a oportunidade de contribuir para o INSS, o que lhes confere cidadania e dignidade, com a consequente inclusão social destas pessoas, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. As ações da coleta seletiva têm apresentado resultados excelentes: esta foi a constatação da vistoria realizada em virtude da indicação do TRT ao 5º Prêmio “Melhores Práticas Sustentáveis”, do Ministério do Meio Ambiente. A vistoria foi realizada no dia 10 de abril e o TRT PR segue indicado a receber o prêmio com as ações Selo Inteligência Socioambiental e Coleta Seletiva Solidária. A premiação ocorrerá em Brasília, no próximo dia 04 de junho.


Edição Nº 4 - 2014

Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

INCLUSÃO DIGITAL

programa

incluSAo DIGITAL &

CIDADANIA Roberto Dala Barba

Voluntariado promove inclusão produtiva para pessoas com deficiência A atual turma do curso de Inclusão Digital e Cidadania “Roberto Dala Barba” conta com o apoio de 31 voluntários, aumento de 70 % de participação. O curso somente é realizado em virtude do trabalho voluntário de magistrados e servidores deste Tribunal, que atuam como professores instrutores e auxiliares das aulas. O curso busca a capacitação de pessoas em situação de risco social, além de aulas de informática, há aulas com assuntos voltados à cidadania e gestão socioambiental. Também são apresentados temas relacionados à Justiça do Trabalho, trabalho seguro e erradicação do trabalho infantil, através de cartilhas elaboradas pelo TST, CSJT e ANAMATRA. A atual turma é composta por 10 alunos da Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), instituição sem fins lucrativos que promove ações para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Já a turma anterior formou 10 alunos, todos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI – Almirante Tamandaré), sendo que 09 destes alunos atualmente encontram-se vinculados à Guarda Mirim do Paraná, pois na seleção dos candidatos foi observada a formação em microinformática proporcionada pelo voluntariado do TRT PR. Convidamos a todos a participar da formatura da atual turma, que será realizada no dia 29 de maio, Auditório do Fórum Trabalhista, às 09 horas.


Edição Nº 4 - 2014

Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

PÁSCOA SOLIDÁRIA

Dividindo o nosso melhor, multiplicamos a solidariedade

Neste ano, 630 ovos de chocolate e caixas de bombons foram arrecadados, recorde de arrecadação, pois desde 2011, a cada ano os resultados se apresentavam menores. Os chocolates foram entregues a creches e instituições de ensino infantojuvenil de Curitiba e Região Metropolitana. Em Almirante Tamandaré, quando os ovos chegaram, as crianças se agitaram e a ansiedade era notável. Houve grande alvoroço, tamanha a felicidade dos pequenos. Para Maria Otilia Pereira Alves, diretora da instituição beneficiada, ações como essas são fundamentais. “São muito positivas tais ações, pois isso é tudo para as crianças, que esperam por este momento. Percebemos um clima de alegria intensa quando os servidores do Tribunal chegam para entregar os presentes. É algo gratificante e, sem dúvida, muito importante para elas.”

INICIATIVA INOVADORA

1ª Jornada Ecológica em Guarapuava No dia 22 de março, em alusão ao Dia Mundial da Água, foi realizada a “I Jornada Ecológica”, que ocorreu no Parque Municipal São Francisco da Esperança. Servidores do Fórum Trabalhista de Guarapuava, parentes e amigos participaram do evento. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o meio ambiente e contemplar a beleza do local, que tem a maior queda d’água da região Sul do Brasil, com 196 metros de altura. Durante a jornada, foram realizadas diversas atividades, incluindo alongamento ao ar livre, banho de cachoeira e trilhas ecológicas, nas quais foram realizadas a coleta do lixo encontrado pelo caminho, como forma de enfatizar a necessidade da interação pacífica com o meio ambiente. Uma das trilhas escolhidas levou os participantes levou à parte de baixo da Cachoeira. Para o servidor Calixto, um dos organizadores do evento, apesar das dificuldades enfrentadas durante a caminhada, que incluiu a travessia de paredões de pedras com trechos escorregadios, “o passeio valeu muito a pena, inclusive pela coleta de lixo realizada e da autoconscientização dos participantes”.


Edição Nº 4 - 2014

Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

Palestra sobre Materiais recicláveis: cidadania e dignidade Em alusão ao Dia do Trabalho, foi realizada palestra que destacou a importância da “Coleta Seletiva Solidária como Fonte de Renda para os Catadores”. Falaram aos participantes o presidente do Instituto do Lixo e Cidadania, Waldomiro Ferreira da Luz, e a representante do Movimento Nacional de Materiais Recicláveis no Paraná, Marilza Aparecida de Lima. Ambos são catadores de materiais recicláveis. No início da palestra foi exibido um trecho do filme “Lixo Extraordinário” (Vik Muniz, 2010) para ilustrar o valor do trabalho de homens e mulheres que recolhem materiais recicláveis. Os palestrantes enfatizaram a necessidade de difundir o hábito da separação dos resíduos, que deve começar em casa, e elogiaram a atenção dada pelo Tribunal ao tema ao instituir uma política de gerenciamento de resíduos sólidos. Pela importância do assunto e pelo interesse e aceitação dos participantes, a palestra será realizada novamente no dia 11 de junho, no Auditório do Fórum Trabalhista de Curitiba, em alusão à Semana Meio Ambiente. As inscrições serão abertas via intranet, em data a ser amplamente divulgada

VEM AÍ... CERTIFICAÇÃO SELO INTELIGÊNCIA SOCIOAMBIENTAL EDIÇÃO 2014 De 02 de junho a 18 de julho, as unidades interessadas na certificação Selo Inteligência Socioambiental terão acesso ao formulário de inscrição, o qual deverá ser preenchido pelo multiplicador da unidade, via questionário da intranet.

VI ENCONTRO DE MULTIPLICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Construindo uma cidadania sustentável 07 e 08 de AGOSTO de 2014 AUDITÓRIO PEDRO TAVARES RIBEIRO Aguarde o período de inscrições, via intranet

Edição 4 maio 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you