Page 1

RECEITAS * Dízimo: refere-se as contribuições dos dizimistas

Saudações em Cristo! Caro dizimista, Estamos nos aproximando do fim de 2012. No domingo, 25 de novembro, celebramos a festa de Cristo Rei e o fim de mais um ano Litúrgico e em breve civil. É momento de revisão de vida, de agradecimento pelas coisas boas e ruins que nos aconteceram neste ano. Sim, pelas coisas boas e ruins, pois em tudo devemos louvar a Deus, como diz o canto: “Mesmo na tempestade, mesmo que se agite o mar, Te louvo, Te louvo em verdade (...) Pois somente eu tenho a Ti, Tu és a minha herança. Te louvo, Te louvo em verdade”. Obras de Restauro da Fachada da Auxiliadora Neste dia 25 de novembro foi realizada uma parada programada das 8h às 12h pela CEEE em que foram feitas as devidas adequações na rede elétrica para concluirmos as obras de restauro da fachada da Igreja. PRESTAÇÃO DE CONTAS Como nem todos tem possibilidade de vir sempre às missas relembro que é possível acompanhar as atividades da Paróquia e a prestação de contas mensal pelo site: www.paroquiaauxiliadora.org.br. Alguns tem dificuldades para entender a nomenclatura do balancete, aqui vai uma breve explicação das nomenclaturas que podem gerar dúvidas:

* Espórtulas: Espórtulas são os valores cobrados pela Igreja quando esta ministra alguns Sacramentos (Batismo, Crisma e Matrimônio), especialmente a Santa Missa por alguma intenção especial. Atendem assim às necessidades da Igreja e, mais particularmente, à subsistência dos seus sacerdotes. NO NOSSO SITE VAMOS COLOCAR UM ARTIGO DO PROFESSOR FELIPE AQUINO SOBRE AS ESPÓRTULAS. * Aluguel do Salão: entradas com aluguel do salão. * Coletas das Missas: Ofertas dos finais de semana e durante a semana feitas na Missa. * Contribuição da Com. SDS: referente a 40% do dízimo e das promoções daquela comunidade para auxiliar nas despesas da paróquia, doações. * Doações: Doações espontâneas, ou para motivos especiais (reformas, compra de algum bem, etc). DESPESAS: CONTRIBUIÇÃO À COMUNIDADE SALESIANA: É um auxílio para a comunidade salesiana se manter. ESPÓRTULA DE MISSAS: explicação foi dada acima.

uma

breve

CÔNGRUA DO PÁROCO: é o salário do Pároco definido pela CNBB Sul 3 que é de 2 salários mínimos. A Côngrua Natalina é o 13º. O vigário paroquial, ou seja, o/s padre/s auxiliar/es do pároco nomeado/s tem direito também a receber uma Côngrua, mas em nossa comunidade os vigários não recebem esta côngrua. CONTRIBUIÇÃO PARA MITRA: refere-se ao auxílio dado a Mitra para sua manutenção (varia de paróquia para paróquia conforme as condições). OUTRAS CONTRIBUIÇOES A MITRA: refere-se a materiais próprios da evangelização e outros gastos de produtos adquiridos em conjunto pelas paróquias.


FOLHA DE PAGAMENTO: são os salários da secretária e da zeladora da paróquia. ENCARGOS SOCIAIS: são os impostos trabalhistas e outros que não somos isentos. MENSALIDADE REDE VIDA: taxa paga pelas paróquias para auxiliar nos gastos com o sinal da Rede Vida. CONTRIBUIÇÃO ASSOCIAÇÃO ESPAÇO ABERTO: auxílio dado a Inspetoria Salesiana São Pio X. DESPESAS PAROQUIAIS: gastos com material litúrgico (livros de canto, folhetos de missa, vinho, hóstias, incenso, velas, etc), catequese, formação de novos ministros, entre outras despesas. DESPESAS DE MANUTENÇÃO/LIMPEZA: gastos com material de limpeza (detergente, palha de aço, sabão, desinfetante, cera, lustra móveis, papel-higiênico, etc) e com manutenção (conserto de ventiladores, computadores, impressoras, mesas, armários, som, microfones, portas, cadeiras, portas, etc); troca de extintores, lâmpadas, dedetização, etc. DESPESAS SALÃO: gastos referentes a arrumação do salão, conserto de móveis , etc. LEMBRANDO: Nem todas as atividades são relacionadas a sua locação como, por exemplo, sopão da caridade, reuniões das pastorais, encontros de catequese, palestras, almoços beneficentes realizados pela comunidade e que tem os mesmos custos muitas vezes de quando o Salão é locado. Para as atividades de evangelização não se cobra nada. DESPESAS DE ESCRITÓRIO: gastos com compra de material de escritórios, correio, despesas com cartórios, etc. DESPESAS VEÍCULO: gastos com combustível, conserto, seguro, mecânica, taxas, etc. CAMPANHA: “Evangelizadores: ai de mim se não proclamar o Evangelho” No mês de setembro iniciamos a campanha “Evangelizadores: ai de mim se não proclamar o Evangelho”. Novembro foi o último mês da Campanha. Se você ainda não fez a sua oferta extra, pode ainda fazê-la

ao mesmo tempo em que for devolver o dízimo de dezembro (para ver as modalidades é só verificar as cartas de setembro e outubro). Mais uma vez lembro que ninguém se sinta constrangido a colaborar. NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A COLABORAR. “Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus ‘ama quem dá com alegria’. Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa” (2 Cor 9,7-8). Se quiser pode optar por fazer essa oferta de modo anônimo depositando diretamente no cesto da oferta. QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES, EVIDENTEMENTE, ESTÁ DISPENSADO, ou pode oferecer um valor menor. Com está carta também estou lhe enviando o CALENDÁRIO 2013, nele você poderá acompanhar a Liturgia de cada dia e de cada Tempo do Ano Litúrgico C – São Lucas. Se você quiser oferecer um calendário de presente a alguma pessoa da família ou a um vizinho temos exemplares pelo preço de custo - R$ 3,00/unidade – disponíveis na Secretaria (acima de 10 exemplares o valor pode ficar em R$ 2,60/unidade). Também estão disponíveis na Secretaria os livros “Encontros de Advento: preparando o Natal 2012”. Estou orando por você e por sua família em todas as missas e nas minhas orações pessoais. Por fim, agradeço mais uma vez a sua oferta generosa e fiel do dízimo todos os meses, pois o DÍZIMO é a oferta MENSAL e PESSOAL daquilo que A DEUS PERTENCE. Muito obrigado e que Deus o abençoe e a você e sua família um SANTO E FELIZ NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Pe. Dirceu Fernando Belotto, sdb - Pároco

Profile for Dirceu Fernando Belotto

Carta DEZ Dizimistas AUX 2012  

Carta DEZ Dizimistas AUX 2012

Carta DEZ Dizimistas AUX 2012  

Carta DEZ Dizimistas AUX 2012

Profile for dfbelotto