Issuu on Google+

Parabéns para você, nesta semana: - 02, Maria José Bandeira Benevides - 02, Paula Moreli Garcia (3536-2165) - 03, Rubens Felipe Nunes Ribeiro (9904-6038) - 04, Josimar Souza Ferreira (9901-3559) - 04, Sarah Simões Sant'Anna (3536-1649) - 06, Letícia Miranda de Souza Cardoso (3536-3477) - 06, Marcio Dutra Nunes (9923-4747) - 07, Yasmim Macário Santos

AGENDA Hoje, Dia 02, Domingo - 08:00, PIBA Emboacica - 08:30, Culto: PIBA Belo Horizonte - 09:00, Culto: PIBA Centro, Recanto do Sol, Jabaquara, Inhaúma, Simpatia - 09:30, Culto: PIBA Olivânia - 18:00, Culto: PIBA Inhaúma - 18:30, Ministérios Adolescentes com Propósitos e Jovens por Um - 19:30, Culto: PIBA Centro, Recanto do Sol, Jabaquara, São Mateus - 19:30, Superaventura Dia 03, Segunda - Descanso Ministerial Dia 04, Terça - 09:00, Expediente Ministerial - 19:30, Culto: PIBA Simpatia Dia 05, Quarta - 09:00, Expediente Ministerial - 19:00, Ministérios Frutos, Homens de Coragem e Juniores em Ação - 19:30, Culto: PIBA Emboacica - 20:00, Culto de Oração - 21:10, SELP Dia 06, Quinta - 09:00, Expediente Ministerial - 19:30, Culto: PIBA Recanto do Sol, Jabaquara, Inhaúma, Belo Horizonte, São Mateus Dia 07, Sexta - 09:00, Expediente Ministerial - 19:00, Ensaio do Coro de Homens - 20:00, Ensaio do Coro Jovem - 00:00, Vigilhaço Dia 08 , Sábado - 07:30, Ensaio do Ministério Expressar-Te e Manancial - 09:00, Ensaio do Ministério Dança & Vida - 14:00, Ensaio do Ministério de Louvor - 16:00, Ensaio da Orquestra - 21:00, The Move

Destaque para a Família em Todo o Ano Já encerramos o mês de Maio, mas a ênfase para a família continua no coração de muitos líderes da PIBA. Ednéa Claudino é uma destas líderes que têm usado sua vida e experiência para abençoar muitos lares. Para ela, “o sentimento é de alegria e muita gratidão a Deus, pois é um privilégio poder compartilhar com outras famílias do grande amor de Deus e ser um instrumento nas mãos de Deus para abençoar casais para a própria Ednéa: “amo a família” honra e louvor dele. Louvo a Deus por ter me Em vez de encarar os problemas de dado esta paixão de vida, amo a família e sua família como um peso, veja-os como defendê-la tem sido o meu alvo; se não viver assim estarei vivendo sem propósitos”, ela experiências, porque então o Senhor os transformará em um grande ministério. afirma.

Brilhar “...Vocês devem brilhar como as estrelas no céu” (Filipenses 2:15)

Ano 15 - Anchieta(ES), Domingo, 02 de Junho de 2013 - Número 675 - www.piba1.com.br

Diga Não à Idolatria e ao Mundanismo! Nesta semana começam na cidade as comemorações de idolatria e mundanismo para os quais todos devemos dizer não. Nossa igreja repudia todo tipo de manifestação que não coloque Deus como o único Senhor, e que além disto, promova muitos tipos de pecados. Veja matéria na página 03.

PIBA NOTÍCIAS CEIA MEMORIAL - Acontece no dia 05, a primeira quarta do

Dia dos Namorados

mês de Junho, a celebração da Ceia Memorial, quando estaremos refletindo sobre os desafios da idolatria e mundanismo frente ao amor e sacrifício de Jesus.

CASAMENTO 1 - Recebemos convite para a cerimônia de casamento de Karol & Zaine, que acontece no dia 22 deste mês, às 19:30, aqui em nossa igreja. Desde já, agende-se para o evento e venha dar sua felicitação ao casal.

Foto: Francisco Vargem

ANIVERSÁRIOS

DEZ MINUTOS ABENÇOADORES - Todo domingo na PIBA é assim: separamos os primeiros dez minutos depois de cada culto para fazer novos amigos e conhecer novas pessoas. É um tempo de grandes bênçãos para todos nós!

ENSAIOS DA SEMANA - A PIBA não pára: Coro de Homens, na sexta, 19:00; Coro Jovem, sexta, 20:00. Ensaios dos Ministérios de Coreografia, aos sábados pela manhã. Louvor e Orquestra, aos sábados, à tarde. Fique atento e participe.

Queremos Conhecêl o Mel h or Muita Oração e Muito Louvor A Primeira Igreja Batista em Anchieta repudia manifestações de idolatria e mundanismo

CASAMENTO 2 - Também recebemos convite para a cerimônia de casamento de Rosemary & Reginaldo, que acontece no dia 29 de Junho, às 19:30, aqui em nossa igreja. Marque em sua agenda e venha felicitar o casal.

Keysy, Juliana de Mattos, Rômulo Rigo

Adolescentes e jovens não podem perder: - Próxima Sexta (07), à meianoite, o Vigilhaço.. - Próximo Sábado (08), às 21:00, The Move. Com muita oração e muito louvor teremos uma juventude comprometida com os valores eternos da Palavra de Deus. Participe!

PIBA Lança Projeto Missionário 2013

EXPEDIENTE - O Jornal Brilhar é uma publicação da Primeira Igreja Batista em Anchieta Endereço: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 33, Centro, Anchieta, ES - CEP: 29.230-000 - Caixa Postal 09 Telefones: (28) 3536-2374/3536-2463 - Site: www.piba1.com.br - E-mail: piba1@hotmail.com Pastor: Marcelo José de Souza - Telefone: (28) 3536-1526 - E-mail: prmarcelojose@hotmail.com

Atenção para a nova data para o Jantar dos Namorados: Será na terça (11), às 19:30, no Restaurante Sabor & Arte. Você faz a sua inscrição (R$ 25, o casal) com Ednéa Claudino até o dia 09 (domingo) e participa deste maravilhoso evento para casados, noivos e namorados.

Damos o pontapé inicial neste domingo aos esforços para a intercessão, as ofertas e doações para a Terceira Viagem Missionária de nossa igreja e para a formação da Caravana Missionária. No dia 16 deste mês faremos o levantamento financeiro. Ore e contribua.

Uma das ruas de Mundo Novo

Foto: Francisco Vargem

BRILHAR - DOMINGO, 02 DE JUNHO DE 2013 - 04

Preencha o Cartão-Resposta no Programa Impresso distribuído

Com um número crescente de amigos e convidados em nossos cultos, gostaríamos de conhecê-los melhor, aperfeiçoando nosso serviço cristão e ampliando nossa amizade. Junto com o Programa Impresso distribuído a todos você encontra o Cartão-Resposta que vamos preenchê-lo durante nossas celebrações. Será um prazer partilhar de sua opinião e amizade.


Editorial

Mesa de Demônios

A

expressão é forte, mas não é minha. Foi o apóstolo Paulo, inspirado por Deus, quem declarou, em 1 Coríntios 10:21a esta verdade: “...Vocês não podem comer na mesa do Senhor e também na mesa dos demônios”. O que a Bíblia quer nos ensinar quando fala da mesa dos demônios? Veja algumas verdades, a seguir: Primeiro, toda mesa é ‘preparada’ por alguém. No caso, o Diabo prepara uma mesa de demônios para que muitas pessoas comam daquilo que lhes for servido. Nesta semana, o ‘banquete’ será grande. Segundo, uma mesa pode apelar para os seus sentidos e mesmo assim ser um lixo. As manifestações piegas de muitos religiosos e os eventos de música popular que acontecerão nos próximos dias só escondem a cara e as patas de Satanás. Terceiro, você precisa escolher de que mesa tomará parte. Ou a de Deus. Ou a do Diabo. De acordo com a Bíblia é impossível se servir nas duas mesas. Quer uma dica? “...Quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem...” (Ap 22:11).

BRILHAR - DOMINGO, 02 DE JUNHO DE 2013 - 02

BRILHAR - DOMINGO, 02 DE JUNHO DE 2013 - 03

Três Desafios para Julho de 2013

Não Queremos Mais Ídolos Nem Mais Pecados

Entre os dias 13 a 20 de Julho, se Deus quiser, estaremos juntos para a realização da Terceira Viagem Missionária, que acontecerá na comunidade de Mundo Novo, distrito da cidade de Dores do Rio Preto. De que maneira todos os membros da PIBA podem ajudar neste grande projeto missionário? Geciléia já está certa do que pode oferecer ao Senhor. “Existem várias maneiras de estarmos ajudando nos desafios propostos Geciléia: “experiência única na minha vida” por nossa igreja. E se falando da Viagem Missionária, devemos estar orando para que Deus nos dê boa viagem e proteção; ofertando, porque o custo da viagem é alto, e participando ativamente da mesma. Pra mim a Viagem Missionária é um dos maiores desafios propostos pela igreja no qual gosto de participar. É uma experiência única na minha vida, conhecer novas pessoas, colocar a mão na massa, literalmente, e acima de tudo estar levando a Palavra do Senhor àqueles que ainda não a conhecem. É muito gratificante receber um sorriso em cada cesta básica que é entregue, em cada EBF. Quando fazemos com amor não tem frio, calor, cansaço que nos possa impedir de ajudar”, ela acentua. Por isso, continue orando, oferte no dia 16, e participe da caravana!

Por Quê o Convite é Tão Importante? Quem pratica o MEAMI sabe o quanto é importante um convite para nossos amigos virem aos cultos e ouvirem do amor de Deus. Foi assim com Liamara, suas filhas e seu esposo Weterson. Em sua opinião “foi importante, pois sabemos, sem Deus uma família não tem estrutura, não tem amor; e quando temos Deus na nossa vida e na nossa família podemos ter a certeza que em tudo seremos mais que vencedores, por isso é importante servimos a um único Deus que tudo pode em nossa vida; e ele é a base de uma família ser a cada dia mais feliz. E agora por incentivo das minhas filhas podemos agora dizer em alta voz que eu e minha casa serviremos ao Senhor”, ela celebra. Hoje temos uma excelente oportunidade para adorar a Deus com nossos amigos, sejam eles crianças, juniores, adolescentes, jovens, casais, adultos ou anciãos. O maravilhoso em estar na presença de Deus junto com o povo de Deus é que podemos viver o milagre da salvação.

Liamara: “eu e minha casa serviremos ao Senhor”

PIBA Multisite Uma Família, Muitas Comunidades Centro, Emboacica, Alto Pongal, Recanto do Sol, Jabaquara, Inhaúma, Belo Horizonte, Simpatia, São Mateus, Olivânia Somos hoje 462 Membros Estatística de Domingo, 26/05/13 Frequência Geral(13 Cultos): 581 Pessoas

pois as pessoas só querem se aproveitar de você. E a festa que em nossa cidade acontece onde pessoas adoram a imagem de um homem que nada de bom traz para nossa cidade, é muito ruim ver estas pessoas adorando; ficamos tristes ao ver como o Diabo usa pessoas para adorar a ele. Uma das experiências que eu pude vivenciar em minha vida foi esta festa, e não foi bom para mim e sei que para as pessoas que ali vão

Suellem: “pura enganação”

Nosso município não precisa de nenhuma idolatria e de mais nenhum pecado. Suellem Miranda sabe desta realidade. “Sabemos que a alegria que ali é vivenciada é de momento, e a dor e a tristeza são eternas. Quando você deixa a comunhão da igreja pensando que nestas festas você vai encontrar alegria sempre é pura enganação,

Conceição: “sirvam um Deus vivo”

também não é bom, só traz destruição para a família e para a própria pessoa”, ela declara. “O retrato dessa realidade” - diz Zaine - “é muito claro nas palavras do Apóstolo Paulo em Gálatas 5:16-26, quando ele trata exatamente da luta interior entre a natureza humana e o Espírito. Creio que é exatamente isso que acontece com a gente. Uma luta incansável entre querer se divertir e Zaine: “do jeito que agrada a Deus” curtir a vida do meu próprio jeito, ao invés de se divertir e curtir a vida do jeito que agrada Deus”, ele diz. De volta à PIBA, Conceição está firme em sua fé. “Mesmo estando fora da comunhão da igreja os meus princípios bíblicos nunca foram mudados; então eu aconselho a todos que sirvam um Deus vivo e não a deuses feitos por mãos de homens; em relação à festa do Beato Anchieta aconselho aos membros, principalmente aos jovens a não participarem, porque tais adorações não agradam ao nosso Deus. Estou feliz por ter voltado para Jesus e estar em comunhão com os irmãos da igreja”, ela agradece.

Começamos Mais uma Classe do PDV1 No domingo passado foram integrados à igreja os irmãos Thales (transferência) e Liamara (aclamação). Foram batizados os irmãos Michel, Wanessa (PIBA Recanto do Sol) e Caroline, Weterson e Zolmar (PIBA Centro). Bem-vindos a todos os novos pibanos! Mas a PIBA não pára. Hoje já começamos uma outra classe do PDV1, preparando os novos decididos para os batismos no final do mês de Julho.

Grupo de líderes e novos membros da PIBA

Por Quê Anchieta Ainda Não Foi Canonizado? Veja o que o Jornal secular A Tribuna do Norte apurou sobre as razões por que o religioso Anchieta ainda não se tornou santo, passados mais de 400 anos de sua morte. “Darcy Ribeiro, em ‘A fundação do Brasil’, levanta a tese de que o impedimento maior para a canonização é o fato de Anchieta ter escrito um poema em louvor a Mem de Sá, no qual não só aceita como se regozija com a matança de índios inimigos (aliados dos invasores franceses) na campanha de 1558-1560, no Rio de Janeiro. Há versos que falam em ‘exterminar de vez esta raça felina com a ajuda de Deus’. Outros, que eram ‘cento e sessenta as aldeias incendiadas, mil as casas arruinadas pela chama devoradora, assolados os campos

com suas riquezas, passado tudo pelo fio da espada’. Os defensores do jesuíta dizem que ele não podia ser contra aquela guerra porque ela era cristã e, portanto, justa. “Os muitos ‘advogados do diabo’ como são conhecidas as autoridades religiosas encarregadas de levantar objeções a uma proposta de canonização - que já atuaram no processo de José de Anchieta ainda esgrimem outros problemas. Durante a expulsão dos calvinistas franceses do Rio, o padre teria ensinado o carrasco a apressar o enforcamento de um prisioneiro (’para abreviar o sofrimento do condenado’, dizem seus defensores). Ele também é acusado de não lutar com o fervor que se esperaria de um candidato a santo contra a escravidão de negros e a escravidão de índios entre si”, de-

Que passos você quer dar em sua fé?

clara a reportagem. (http://www.tribunadonorte.com.br/especial/ br500/f3_n3.htm). Nesta semana seria bom se você se perguntasse sobre que tipo de santo todos nós devemos servir e adorar.


Brilhar 020613