Page 1

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Edição nº 04 – Dezembro/2016 Versão para Impressão, Clique Aqui.

(Alunos atuantes na E.E. JARDIM MORAES PRADO II)


Educação Física Escolar A Educação Física é Componente Curricular essencial ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Possibilita intensa maturação do indivíduo nos seus aspectos motor, cognitivo e socioafetivo. Os conteúdos e procedimentos abordados tramitam com maestria pelos Quatro Pilares da Educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser, formalizados por José Bernardo Toro e Unesco, possibilitando, assim, aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, fundamentais no processo de formação de um ser humano.

https://www.youtube.com/watch?v=IQF8mVF3j84 (Celso Antunes | Os quatro pilares da educação)

Aos alunos é facultado ricas experiências que possibilitam ampliação do repertório motor, desenvolvendo habilidades motoras, capacidades físicas, possibilitando intenso exercício de autoconhecimento, autossuperação e aquisição, consciência da importância da prática de atividade física para promoção de qualidade de vida, pela incorporação da Cultura do Movimento. Os Professores de Educação Física promovem o estudo, a prática de diversas atividades físicas por meio das experiências de movimentos presentes na Brincadeira, Jogo, Esporte, Ginástica, Luta e Atividade Rítmica/Dança. Como os professores dos demais componentes curriculares, atuam como agentes de transformação individual e social, devendo, assim, serem respeitados e valorizados pela sociedade. Agradecemos a todos os docentes da DER SUL 3 pelo profissionalismo, comprometimento e consciência na função social exercida. Joana Rosendo PCNP de Educação Física - DER SUL 3

1


Educação Física em ação na DER SUL 3 DIA DO DESAFIO O Dia do Desafio foi celebrado na última quarta-feira do mês de maio. Em 2016, foi em 25 de maio. O principal objetivo do evento realizado anualmente é motivar a população para a prática de atividades físicas, visando à melhoria da saúde física e mental. Foi uma linda campanha que mobilizou pessoas para, juntas, adotarem novos comportamentos, modificar hábitos sedentários e vivenciar atitudes para uma vida mais saudável, por meio das práticas físico-esportivas, respeitando as preferências, habilidades e limitações de cada um.

E. E. PAULINO NUNES - PRATICANDO CAPOEIRA

E. E. AURÉLIO CAMPOS - CORRIDA COM OBSTÁCULOS

2


Educação Física em ação na DER SUL 3 AGITA GALERA 2016 - “CRIANÇA ATIVA: ADULTO SAUDÁVEL!” As escolas da DER SUL 3, norteadas pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Estado Saúde realizaram na última sexta-feira do mês de agosto o já tradicional AGITA GALERA – Dia da Comunidade Ativa, reconhecido pela OMS - Organização Mundial da Saúde. Diversas atividades foram realizadas para ampliação da consciência dos alunos quanto à importância da prática de Atividade Física para promoção de Qualidade de Vida

E.E. AURÉLIO CAMPOS - ATIVIDADE RÍTMICA

E. E. SAVÉRIO FITIPALDI - QUEIMADA

E. E. AYRTON SENNA - BRINCADEIRAS NA QUADRA 3


Educação Física em ação na DER SUL 3 O ano de 2016 foi muito especial para a Educação Física, pois a atividade física foi evidenciada e valorizada por meio das Olimpíadas e Paralimpíadas, realizadas este ano em nosso país, no Rio de Janeiro. Segue amostra de trabalhos realizados em nossas escolas sensibilizadas pelos eventos internacionais RELATÓRIO DE ATIVIDADE REALIZADA REFERENTE ÀS OLIMPÍADAS Nome completo da escola: E. E. ENGENHEIRO ARGEO PINTO DIAS

NOME DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Corridas (resistência e velocidade) e salto em altura

DATA OU PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: 15/08/2016 a 22/08/2016

Texto resumido da caracterização da atividade, contendo: o objetivo, nº de alunos e segmento atendidos, forma de desenvolvimento e resultados atingidos:

OBJETIVO: Permitir aos alunos a participação no desenvolvimento da corrida de velocidade entre os colegas da escola, para adquirir conhecimento das modalidades esportivas mais importantes nas Olimpíadas. NÚMERO DE ALUNOS: 40 Alunos. SEGMENTO ATENDIDO: Alunos dos Ensinos Fundamental, 7º anos e 8º anos, e Médio. FORMA DE DESENVOLVIMENTO: Os alunos foram orientados sobre as principais regras de competição na corrida. Dando continuidade às competições, fizeram o alongamento, preparação articular e elevação da frequência cardíaca para o início das competições. Após o aquecimento, os alunos competiram entre si, iniciando-se pelo feminino e depois o masculino. Logo após as disputas, foi feita a premiação.

NOME DO RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE E/OU ENVOLVIDOS: Ilma Tavares da Silva

4


Salto em altura (Ensino médio) - E. E. ARGEO P. DIAS

Corrida de Resistência (Masculino 8ºs anos) - E. E. ARGEO P. DIAS

Corrida de velocidade (Ensino Médio) - E.E. ARGEO P. DIAS

5


RELATÓRIO DE ATIVIDADE REALIZADA REFERENTE ÀS OLIMPÍADAS Nome completo da escola: E. E. PROFº JOSÉ DUARTE JÚNIOR NOME DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Projeto Olimpíadas- Compartilhando saberes DATA OU PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: 01/09/2016 a 25/09/2016 Texto resumido da caracterização da atividade, contendo: o objetivo, nº de alunos e segmento atendidos, forma de desenvolvimento e resultados atingidos:

1. JUSTIFICATIVA Analisando os resultados da AAP-2º bimestre, verificamos que, apesar de termos um índice considerável de alunos alfabéticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, grande parte ainda não possui autonomia leitora. Sendo assim, aproveitamos o momento olímpico vivenciado em nosso país, para despertar em nossos educandos o gosto pela leitura, bem como mobilizar os procedimentos de leitura, dando oportunidades de vivenciar novas experiências, novas aprendizagens e também a prática de diferentes modalidades esportivas. 2. OBJETIVOS  Ler por si só textos informativos, apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, da linguagem própria do gênero e do sistema de escrita;  Utilizar, no processo de leitura, recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão;  Participar de simulações de intercâmbio oral do cotidiano escolar (seminários/apresentações orais de resultados de estudo) ouvindo com atenção, intervindo sem sair do assunto tratado, formulando e respondendo perguntas justificando suas respostas, explicando e compreendendo explicações, manifestando e acolhendo opiniões, argumentando e contra-argumentando;  Conhecer as diferentes modalidades esportivo-olímpicas;  Vivenciar a prática de diferentes modalidades olímpicas. 3. CONTEÚDOS:  Leitura;  Oralidade;  Localização de informação;  Modalidades esportivo-olímpicas. 4. ORGANIZAÇÃO DO PROJETO: Este projeto teve duração de aproximadamente um mês letivo, considerando três aulas semanais, sendo o produto a feira olímpica, em que os alunos dos 4º e 5º anos apresentaram em forma de seminário o que compreenderam a respeito das modalidades esportivas estudadas para a comunidade escolar (alunos menores, pais e funcionários). Nas aulas de Educação Física, foram realizadas atividades práticas esportivas, em que os alunos vivenciaram algumas das modalidades olímpicas. 5. SEGMENTO ATENDIDO: Ciclo I - totalizando cerca de 487 alunos

NOME DO RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE E/OU ENVOLVIDOS: Profº Paulo Henrique Roschell, Profº William Maurício de Souza e todos os professores do ciclo I, acompanhados pela PC Ana Cláudia Pio.

6


Corrida com obstáculos

Salto em distância

Canoagem

Ginástica 7


RELATÓRIO DE ATIVIDADE OLIMPÍADAS E. E. PROFª JUVENTINA MARCONDES DOMINGUES DE CASTRO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Parte prática - Atletismo: Corrida, corrida com obstáculo e revezamento, Corrida dos números. O Projeto interdisciplinar teve como objetivo conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos, desde a Grécia aos dias atuais, e a importância da atividade física ao longo do processo histórico até os dias de hoje dentro e fora da escola em um momento histórico e importante para o nosso país (Olimpíadas Rio 2016) foi realizado durante o mês de agosto. O projeto foi desenvolvido pelo grupo docente da escola, como parte integrante das disciplinas. Os educandos assistiram a filmes, produziram maquetes, apresentaram personagens da mitologia grega de jogos, produziram bandeiras dos países participantes dos jogos olímpicos, vivenciaram jogos durante as aulas de educação física. O enceramento do projeto foi finalizado com a apresentação de deuses gregos, dos hinos Nacional e da escola, a entrada da tocha olímpica e, em homenagem aos deuses com o atletismo, corrida, corrida com obstáculo e revezamento, vivências esportivo-olímpicas. Os docentes pesquisaram, refletiram, vivenciaram e perceberam que todas as disciplinas estão interligadas. O aprendizado foi desenvolvido de forma prazerosa, entendendo vários conceitos de cidadania, cultura, saúde, meio ambiente, literatura e motivação, pois o esporte proporciona tudo isso.

Corrida dos números (finalização das olimpíadas da matemática com a professora Sueli)

8


Corrida com obstáculos

Encerramento do projeto olimpíadas (deuses gregos, medalhistas) NOME DO RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE OU ENVOLVIDOS: Professora Maria Aparecida Alves Ferreira / Berenice e grupo docente escolar.

9


RELATÓRIO DE ATIVIDADE PARAOLÍMPICA E.E. PROFª JUVENTINA MARCONDES DOMINGUES DE CASTRO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Basquete em Cadeira de Rodas (adaptado com cadeiras), Atletismo Corrida com Deficiente Visual, Vôlei Sentado. PERÍODO DA REALIZAÇÃO: Seis aulas OBJETIVO: Conhecer a relevância da atividade física nas escolas, a história dos jogos paraolímpicos, que é um acontecimento desportivo constituído de atletas com algum tipo de deficiência sensorial ou física, enfatizando a inclusão social e esportiva. METODOLOGIA: Pesquisas, roda de conversas, aulas práticas. Os educandos pesquisaram, dialogaram e simularam um pouco da vivência dos atletas, que são um exemplo de superação. Por meio de trabalhos em grupo, os alunos refletiram, dialogaram sobre o marco histórico, sensibilizaram com o desempenho e a superação de obstáculos e como lidar melhor com frustrações.

Vôlei Sentado

10


Atletismo Corrida com deficiente visual

Basquete de cadeirantes NOME DO RESPONSĂ VEL PELA ATIVIDADE OU ENVOLVIDOS: Professora Maria Aparecida Alves Ferreira / Berenice

11


RELATÓRIO DE ATIVIDADE REALIZADA REFERENTE À OLIMPÍADA Nome completo da escola: E. E. JARDIM MORAES PRADO II Nome da atividade desenvolvida: CONHECENDO AS OLIMPÍADAS Data ou período de realização da atividade: 08/08 até 12/09/2016 Texto resumido da caracterização da atividade, contendo: o objetivo, nº de alunos e segmento atendido, forma de desenvolvimento e resultados atingidos: CONHECENDO AS OLIMPÍADAS A proposta inicial era conhecer os esportes diferentes que não fazem parte da nossa cultura ou do nosso cotidiano: Luta olímpica, Esgrima, Levantamento de peso e Arremesso. Cada sala representou um esporte, pesquisou sua cultura local, as vestimentas e quando se tornara um esporte olímpico. O projeto teve o envolvimento das disciplinas Educação Física e Geografia. Os alunos utilizaram cartazes, criaram figurinos de acordo com a modalidade e apresentaram aos colegas da escola.

NOME DO RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE E/OU ENVOLVIDOS: Professores: Luciano e Charles; Professoras coordenadoras: Vanessa e Gisele.

Representação de movimentos

12


Esgrima

JudĂ´

13


RELATÓRIO DE ATIVIDADE REALIZADA REFERENTE À PARALIMPÍADA Nome completo da escola: E. E. JARDIM MORAES PRADO II Nome da atividade desenvolvida: FEIRA PARALÍMPICA Data ou período de realização da atividade: 08/08 até 15 e 16/09/2016 Texto resumido da caracterização da atividade, contendo: o objetivo, nº de alunos e segmento atendido, forma de desenvolvimento e resultados atingidos:

FEIRA PARALÍMPICA A proposta inicial inclui a pesquisa das modalidades paralímpicas que existem, sendo incubidas duas modalidades por sala. Sendo assim, cada sala teria que realizar pesquisas, para confecção de banners, maquetes e vídeos, contendo as modalidades específicas atribuídas. Esse projeto teve como objetivo contextualizar as diferentes modalidades paralímpicas, sua história, a classificação de deficiência que o atleta tem que ter para participar e seus ídolos, mostrando uma nova visão do esporte paralímpico, em que atletas com deficiência se superam e se tornam ídolos em seus países. No dia da apresentação, foi realizada uma feira, onde alunos, ao lado dos seus respectivos Banners, maquetes e vídeos, apresentam para a escola toda.

NOME DO RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE E/OU ENVOLVIDOS: Professor Paulo e Professora coordenadora Vanessa

Maquetes

14


Vídeos

Explanação de Banners

15


RELATÓRIO DE ATIVIDADE REALIZADA REFERENTE OLIMPÍADA Nome completo da escola: E. E. PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES Nome da atividade desenvolvida: Livro coletivo sobre as Olimpíadas Rio 2016. Data ou período de realização da atividade: Agosto a setembro OBJETIVOS: Obter informações sobre as Olimpíadas, sua magnitude e importância. Estimular os alunos a acompanharem e se interessar pelo evento. Conhecer novas modalidades esportivas. Desenvolver e exercitar aspectos ligados à responsabilidade, organização, senso de equipe, curiosidade, criatividade, entre outros.

NOME DO RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE E/OU ENVOLVIDOS: Professora Luciana Henriques Pascoal Martins - Educação Física dos Ensinos Fundamental II e Médio.

Livro coletivo sobre as Olimpíadas Rio 2016. 6º ano A - Origem, modalidades e conclusão.

16


Livro coletivo sobre as Olimpíadas Rio 2016- 1º ano A - origem, modalidades e conclusão.

Livro coletivo sobre as Olimpíadas Rio 2016- 1º ano B - origem, modalidades e conclusão.

Livro coletivo sobre as Olimpíadas Rio 2016- 1º ano D - origem, modalidades e conclusão.

17


Educação Física em ação na DER SUL 3

Parabenizamos a Professora de Educação Física, Luciana Henriques Pascoal Martins, da E. E. Tancredo de Almeida Neves, pelo lançamento do seu livro: “Xadrez - Suas possibilidades pedagógicas e contribuições no ensinoaprendizagem, por meio de atividades lúdicas” e desejamos sucesso no compartilhar de suas experiências pedagógicas.

18


ATIVIDADE CURRICULAR DESPORTIVA - ACD A Atividade Curricular Desportiva – ACD – possibilita oportunizar aos alunos da rede estadual de ensino o acesso ao treinamento desportivo em: Atletismo, Badmington, Basquetebol, Capoeira, Damas, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Geral, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Rugby, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez. As escolas que optam por implantar turmas de ACD em seu Projeto Político Pedagógico possibilitam que seus alunos, além de terem acesso ao Esporte pelas aulas regulares de Educação Física, possam lapidar suas habilidades e capacidades físicas aprofundando conhecimentos teórico e prático, de uma determinada modalidade, bem como permitem melhor desenvolvimento das estruturas cognitivas e emocionais, dos seus educandos, mediante as infinitas experiências interpessoais facultadas na prática desportiva. Parabenizamos os Gestores e Professores de Educação Física das unidades escolares da DER Sul 3 que tiveram esta assertiva escolha no ano letivo de 2016 e desejamos progresso em suas ações pedagógicas.

ESCOLAS DA DER SUL 3 QUE POSSUEM ACD - 2016 EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE EE

ADELAIDE ROSA F. MACHADO DE SOUZA / PROFª ADOLFO CASAIS MONTEIRO / PROF. ADRIÃO BERNARDES / PROF. AFRÂNIO DE OLIVEIRA ANA LUIZA FLORENCE BORGES / PROFª ANTONIO PEREIRA LIMA / DR. ARGEO PINTO DIAS / ENGENHEIRO AYRTON SENNA DA SILVA BEATRIZ LOPES / PROFª BENEDITO F. DE ALBUQUERQUE / PROF. CALHIM MANUEL ABUD CALLIA / MAESTRO CARLOS AYRES / PROF. CARLOS DE MORAES ANDRADE / PROF. CHRISTIANO ALTENFELDER SILVA / DR. CLARICE SEIKO IKEDA CHAGAS / PROFª CARIOBA MONTE VERDE / CONDOMÍNIO CARIOBA RECANTO MARISA / CONDOMÍNIO VARGEM GRANDE II / CONDOMÍNIO DAVID ZEIGER EURÍPEDES SIMÕES DE PAULA / PROF. HILTON REIS SANTOS / PROF. ILDA VIEIRA VILELA CHARLITA / IRMÃ ITÚRBIDES BOLÍVAR DE A. SERRA / PROF. MORAES PRADO II / JARDIM JOÃO GOULART / PRESIDENTE JOAQUIM ÁLVARES CRUZ / PROF. JOSÉ DUARTE JUNIOR / PROF. JOSÉ VIEIRA DE MORAES / PROF. LEONOR FERNANDES COSTA ZACHARIAS GAIVOTAS III / LOTEAMENTO MARIA LUIZA DE A. MARTINS ROQUE / PROFª NOVO GRAJAÚ / PARQUE PAULINO NUNES ESPOSO PERILLIER / MADEMOISELLE ROBERTO MANGE SAMUEL WAINER SANTO DIAS DA SILVA SAVÉRIO FITTIPALDI VICENTE DE PAULO DALE COUTINHO / GAL. DO EX

19


Educação Física em ação na DER SUL 3

Alunos de ACD - Atletismo da E. E. David Zeiger treinam no Centro Olímpico - Ibirapuera

Turma de ACD - Atletismo - E. E. David Zeiger Parabenizamos o Professor Arnaldo da Silva Rocha, pelo excelente trabalho realizado com os alunos da E. E. David Zeiger, nas aulas regulares de Educação Física e também na turma de Atividade Curricular Desportiva de Atletismo, pois, além de proporcionar todos os benefícios já declarados mediante o treinamento desportivo, demonstrou seu comprometimento ao processo formativo dos seus alunos, possibilitando a participação destes nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, os quais, mediante os ótimos resultados, participaram da Seletiva Estadual de Atletismo, ocorrida de 21 a 24 de outubro, em Americana, e foram observados e convidados por treinadores do “Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires” para intensificarem seus treinos na respectiva unidade, com equipamentos da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo. Desejamos sucesso aos nossos atletas: MARIANE FERREIRA DE SOUZA SAMARA REGINA SILVA DE ARAUJO NERI LARISSA ALVES DE SOUZA ANTONIO ANDERSON FIGUEIREDO DE SOUZA

20


Educação Física em ação na DER SUL 3 JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO - JEESP

JEESP - MIRIM - Jogos de Xadrez - 12/05/2016 - E. E. Irmã Charlita

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo - JEESP tem por objetivo promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado, favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para os programas Bolsa Talento Esportivo e Centro de Excelência Esportiva, além de fomentar o desporto escolar no Estado de São Paulo. As escolas que participam do JEESP possibilitam que seus alunos vivenciem a situação desportiva competitiva em seu contexto sócio cultural real, em que são testados muitos conhecimentos da modalidade esportiva escolhida, conteúdos conceituais e procedimentais, facultando rica experiência atitudinal mediante a situação de competição. Esporte é conteúdo do Currículo Oficial do Estado de São Paulo. O JEESP é uma rica estratégia de ensino e aprendizagem adotada por professores e gestores que facultam a seus aprendizes a valiosa sensação de pertencimento e honra de representar a sua escola. A situação de jogo proporciona oportunidades únicas às crianças e adolescentes, estimulando-os à estruturação de resistência psíquica e emocional para defrontar e superar os constantes desafios da vida. Parabenizamos os Gestores e Professores de Educação Física das unidades escolares da DER Sul 3 que favoreceram esta rica experiência de aprendizagem e desenvolvimento no ano letivo de 2016 e desejamos vitórias em suas ações didáticas.

21


ESCOLAS INSCRITAS NO JEESP - MIRIM - DER SUL 3 - 2016

Diretoria de Ensino:SUL 3 Categoria: Mirim Fase: Diretoria de Ensino (DE) ano 2016

Escolas Inscritas Nome da Escola 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

ADELAIDE ROSA FERNANDES MACHADO DE SOUZA / PROFESSORA ADOLFO CASAIS MONTEIRO / PROF AFRANIO DE OLIVEIRA ARGEO PINTO DIAS / ENG CALHIM MANOEL ABUD CARLOS AYRES / PROF CARLOS DE MORAES ANDRADE / PROF CHRISTIANO ALTENFELDER SILVA / DR CLARICE SEIKO IKEDA CHAGAS CARIOBA RECANTO MARISA / CONDOMINIO VARGEM GRANDE II / CONDOMINIO DAVID ZEIGER EURIPEDES SIMOES DE PAULA / PROF GIULIO DAVID LEONE / PROF HILTON REIS SANTOS / PROF IRMA CHARLITA MORAES PRADO II / JARDIM JOSE DUARTE JUNIOR / PROF JOSE GERALDO DE LIMA / PROF GAIVOTAS III / LOTEAMENTO NOVO GRAJAU / PARQUE PAULINO NUNES ESPOSO ROBERTO MANGE SAMUEL WAINER SANTO DIAS DA SILVA

Modalidades Atl Bas Dam Fut Han Ten Vol Xad Gin M F M F M F M F M F M F M F M F Mi 0 0

0

0

0

0

1

0

0

0

1

0

0

0

0

0

0

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 1 0 0 0 1 0

0 0 0 0 0 0 1 0

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0

1 1 1 1 1 1 0 1

0 0 0 0 0 0 0 0

0 1 0 1 0 1 0 0

0 0 0 0 0 1 0 0

0 0 1 0 0 1 1 1

0 0 0 0 0 1 1 0

0 0 0 0 0 0 0 1

0 0 1 0 0 0 0 1

0 0 1 0 0 0 1 1

0 0 0 0 0 0 1 1

0 0 0 0 0 0 0 0

0 0

0

0

0

0

1

1

0

0

1

0

0

0

0

0

0

0 0 0 0 1 0 0 0 1 1 0 1 1 0 1 6

0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 1 6

0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 3

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 22

0 0 1 0 1 0 1 0 0 1 1 0 1 0 1 8

0 0 0 0 0 0 1 1 0 1 1 0 1 0 0 8

0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 1 1 0 0 1 1 0 1 0 0 1 0 0 1 0 1 4 13

0 0 1 0 0 1 0 1 0 1 0 0 0 0 1 7

0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 1 0 0 4

0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 1 1 0 0 6

0 0 0 0 0 1 0 1 1 1 1 0 0 0 1 9

0 0 0 0 0 1 0 1 1 1 1 0 0 0 1 8

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 1 0 0 1 0 0 0 1 1 0 1 1 0 1 7

22


ESCOLAS CAMPEÃS NOS JEESP MIRIM DER SUL3 – 2016 Basquetebol Feminino Basquetebol Masculino Futsal Feminino Futsal Masculino Handebol Feminino Handebol Masculino Voleibol Feminino Voleibol Masculino Tênis de Mesa Feminino Tênis de Mesa Masculino Xadrez Feminino - Equipe Xadrez Masculino - Equipe Xadrez Feminino - Individual Xadrez Masculino - Individual

E. E. Christiano Altenfelder Silva, Dr E. E. Christiano Altenfelder Silva, Dr E. E. Santo Dias da Silva E. E. Afrânio de Oliveira E. E. Carlos de Moraes E. E. Calhim Manuel Abud E. E. Irmã Charlita E. E. Irmã Charlita E. E. Irmã Charlita E. E. Irmã Charlita E. E. Christiano Altenfelder Silva, Dr. E. E. Christiano Altenfelder Silva, Dr. E. E. Christiano Altenfelder Silva, Dr. E. E. Irmã Charlita

23


ESCOLAS INSCRITAS NO JEESP - INFANTIL - DER SUL 3 - 2016

Diretoria de Ensino:SUL 3 Categoria: Infantil Fase: Diretoria de Ensino (DE) Ano: 2016

Escolas inscritas em Xadrez em destaque

Nome da Escola 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29

ADELAIDE ROSA FERNANDES MACHADO DE SOUZA / PROFª ADOLFO CASAIS MONTEIRO / PROF AFRANIO DE OLIVEIRA ARGEO PINTO DIAS / ENG BEATRIZ LOPES / PROFA CALHIM MANOEL ABUD CALLIA / MAESTRO CARLOS AYRES / PROF CARLOS DE MORAES ANDRADE / PROF CHRISTIANO ALTENFELDER SILVA /DR CLARICE SEIKO IKEDA CHAGAS CARIOBA RECANTO MARISA / CONDOMINIO VARGEM GRANDE II / CONDOMINIO DAVID ZEIGER EURIPEDES SIMOES DE PAULA / PROF GIULIO DAVID LEONE / PROF HILTON REIS SANTOS / PROF IRMA CHARLITA MORAES PRADO II / JARDIM JOSE DUARTE JUNIOR / PROF JOSE GERALDO DE LIMA / PROF JOSE VIEIRA DE MORAES / PROF GAIVOTAS III / LOTEAMENTO COCAIA V / PARQUE NOVO GRAJAU / PARQUE PAULINO NUNES ESPOSO ROBERTO MANGE SAMUEL WAINER SANTO DIAS DA SILVA

Modalidades Atl Bas Dam Fut Han Ten Vol Xad Gin M F M F M F M F M F M F M F M F Mi 0

0

0

0

0

0

1

0

0

0

1

0

1

0

0

0

0

1 0 0 0 0 0 0 0 0 1

1 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 1 0 1 1 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

1 0 1 0 0 1 1 1 0 1

0 1 0 0 0 0 1 1 0 0

0 0 0 0 1 0 0 1 0 1

0 0 0 0 0 0 0 0 0 1

1 0 1 1 0 0 0 1 1 1

1 0 0 1 0 0 0 1 0 0

0 0 0 0 0 0 1 1 0 1

0 0 0 0 0 0 0 1 0 1

0 0 0 1 0 0 0 0 1 1

0 0 0 1 0 0 0 0 1 1

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0

0

1

0

0

0

0

0

0

0

1

0

0

0

0

0

0

0 1 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 0 1

0 1 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 0 1

0 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 1 0 1

0 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

1 1 1 1 1 0 1 0 1 0 1 1 1 1 1 1 1

0 1 1 0 1 0 1 0 0 1 1 0 1 0 0 1 1

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 1 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0

0 0 1 0 0 1 1 1 0 0 1 0 1 1 0 1 1

0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1

0 1 0 0 0 0 1 0 1 1 0 0 0 1 1 1 1

0 1 0 0 0 0 1 0 1 1 0 1 1 1 1 1 1

0 1 0 0 0 1 1 0 1 1 1 1 1 0 0 0 1

0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 1

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

9

8

9

3

0

0

21

12

6

3

17

7

12

12

12

6

0

24


ESCOLAS CAMPEÃS NOS JEESP INFANTIL DER SUL3 – 2016 Basquetebol Feminino E. E. Paulino Nunes Esposo Basquetebol Masculino E. E. Paulino Nunes Esposo Futsal Feminino E. E. Carlos de Moraes Futsal Masculino E. E. Adelaide Rosa Handebol Feminino E. E. Samuel Wainer Handebol Masculino E. E. Benedito Célio de Siqueira Voleibol Feminino E. E. Paulino Nunes Esposo Voleibol Masculino E. E. Samuel Wainer Tênis de Mesa Feminino E. E. Santo Dias da Silva Tênis de Mesa Masculino E. E. Carioba Recanto Marisa / Cond. Xadrez Feminino - Equipe E. E. José Vieira de Moraes Xadrez Masculino - Equipe E. E. Christiano Altenfelder Xadrez Feminino - Individual E. E. José Vieira de Moraes Xadrez Masculino - Individual E. E. Novo Grajaú / Parque

25


ESCOLAS INSCRITAS NO JEESP - JUVENIL - DER SUL 3 - 2016

Diretoria de Ensino:

SUL 3

Categoria:

Juvenil

Fase:

Diretoria de Ensino (DE)

Ano:

2016

Escolas Pré- Inscritas Atl Bas Dam Fut Han Ten Vol Xad Nome da Escola MF MF M F M F M F M F MF MF 1

ADELAIDE ROSA FERNANDES MACHADO DE SOUZA / 0 00 00 0 1 00 0 1 01 00 0 PROFª

2 AFRANIO DE OLIVEIRA

0 00 00 0 1 00 0 0 00 00 0

3 ANA LUIZA FLORENCE BORGES / PROFA

0 00 00 0 1 00 0 0 10 00 0

4 ARGEO PINTO DIAS / ENG

0 00 00 0 1 10 0 0 00 10 0

5 BEATRIZ LOPES / PROFª

0 00 00 0 0 11 0 1 10 01 0

6 BENEDITO FERREIRA DE ALBUQUERQUE / PROF

0 00 00 0 1 10 0 1 00 00 0

7 CARLOS DE MORAES ANDRADE / PROF

0 01 00 0 1 00 0 1 11 11 1

8 CHRISTIANO ALTENFELDER SILVA / DOUTOR

0 00 00 0 0 00 0 1 00 01 1

9 CARIOBA RECANTO MARISA / CONDOMINIO

0 00 00 0 0 00 0 1 00 00 0

10 VARGEM GRANDE II / CONDOMINIO

0 00 00 0 1 10 0 0 00 00 0

11 EURIPEDES SIMOES DE PAULA / PROF

0 01 00 0 1 00 0 1 10 00 0

12 GIULIO DAVID LEONE / PROF

0 00 00 0 1 10 0 0 00 00 0

13 IRMA CHARLITA

0 00 00 0 0 00 0 1 10 00 0

14 MORAES PRADO II / JARDIM

0 00 00 0 1 10 0 1 01 00 0

15 JOAQUIM ALVARES CRUZ / PROF

0 00 00 0 1 00 0 1 00 00 0

16 JOSE GERALDO DE LIMA / PROF

0 01 00 0 0 00 0 0 00 00 0

26


17 JOSE VIEIRA DE MORAES / PROF

0 01 10 0 0 10 0 0 01 11 1

18 LEONOR FERNANDES COSTA ZACHARIAS

0 00 00 0 0 00 0 1 00 10 0

19 GAIVOTAS III / LOTEAMENTO

0 01 00 0 1 00 0 1 00 01 1

20 COCAIA V / PARQUE

0 01 00 0 1 00 0 0 01 10 0

21 SAMUEL WAINER

0 01 00 0 1 00 0 0 00 00 0

22 SANTO DIAS DA SILVA

0 00 00 0 1 00 0 1 00 01 1 0 0 7 1 0 0 15 7 1 0 13 5 5 5 6 5

ESCOLAS CAMPEÃS NOS JEESP JUVENIL DER SUL3 – 2016 Basquetebol Masculino Futsal Feminino Futsal Masculino Handebol Feminino Voleibol Feminino Voleibol Masculino Tênis de Mesa Feminino Tênis de Mesa Masculino Xadrez Feminino - Equipe Xadrez Masculino - Equipe Xadrez Feminino - Individual Xadrez Masculino - Individual

E. E. SAMUEL WAINER E. E. BENEDITO FERREIRA E. E. GIULIO DAVID LEONE E. E. BENEDITO FERREIRA E. E. LEONOR FERNANDES E. E. ILDA VIEIRA VILELA E. E. BEATRIZ LOPES E. E. SANTO DIAS E. E. JOSÉ VIEIRA E. E. BEATRIZ LOPES E. E. SANTO DIAS E. E. CHRISTIANO ALTENFELDER

27


ESCOLAS INSCRITAS NO JEESP - PRÉ-MIRIM - DER SUL 3 - 2016

Diretoria de Ensino:

SUL 3

Categoria:

Pré-Mirim

Fase:

Diretoria de Ensino (DE)

Ano:

2016

Escolas Pré- Inscritas Atl Bas Dam Fut Han Ten Vol Xad Nome da Escola MF MF M F M F M F M F MF MF 1 ADELAIDE ROSA FERNANDES MACHADO DE SOUZA / PROFª 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 2 AFRANIO DE OLIVEIRA

0 00 00 0 1 10 0 0 00 00 0

3 ANA LUIZA FLORENCE BORGES / PROFA

0 00 10 0 1 00 0 0 00 00 0

4 ARGEO PINTO DIAS / ENG

0 00 00 0 0 00 0 0 00 10 0

5 AYRTON SENNA DA SILVA

0 00 00 0 0 00 0 1 10 01 0

6 CARLOS DE MORAES ANDRADE / PROF

0 00 00 0 1 01 1 0 00 00 0

7 CHRISTIANO ALTENFELDER SILVA / DOUTOR

0 01 10 0 0 00 0 1 10 01 1

8 CARIOBA RECANTO MARISA / CONDOMINIO

0 00 00 0 0 00 0 1 00 00 0

9 VARGEM GRANDE II / CONDOMINIO

0 00 00 0 1 00 0 0 00 00 0

10 EURIPEDES SIMOES DE PAULA / PROF

0 01 10 0 1 10 0 1 10 00 0

11 GIULIO DAVID LEONE / PROF

0 00 00 0 1 00 0 0 00 00 0

12 IRMA CHARLITA

0 00 00 0 0 00 0 1 11 11 1

13 MORAES PRADO II / JARDIM

0 00 00 0 1 10 0 0 00 00 0

28


14 JOAQUIM ALVARES CRUZ / PROF

0 00 00 0 0 00 0 1 10 00 0

15 JOSE DUARTE JUNIOR / PROF

0 00 00 0 1 01 1 1 11 11 1

16 JOSE GERALDO DE LIMA / PROF

0 00 10 0 0 00 0 0 00 00 0

17 LEONOR FERNANDES COSTA ZACHARIAS

0 00 00 0 0 00 0 1 10 00 0

18 GAIVOTAS III / LOTEAMENTO

0 00 00 0 1 11 1 1 00 01 1

19 PAULINO NUNES ESPOSO

0 00 00 0 1 00 0 0 00 10 0

20 PERILLIER / MADEMOISELLE

0 00 00 0 0 00 0 0 00 01 0

21 SAMUEL WAINER

0 00 00 0 1 00 0 0 00 00 0

22 SANTO DIAS DA SILVA

0 00 00 0 1 10 0 1 10 01 0 0 0 2 4 0 0 12 5 3 3 11 8 2 4 7 4

ESCOLAS CAMPEÃS NOS JEESP PRÉ-MIRIM DER SUL 3 – 2016 Basquetebol Feminino Basquetebol Masculino Futsal Feminino Futsal Masculino Handebol Feminino Handebol Masculino Voleibol Feminino Voleibol Masculino Tênis de Mesa Feminino Tênis de Mesa Masculino Xadrez Feminino - Equipe Xadrez Masculino - Equipe Xadrez Feminino - Individual Xadrez Masculino - Individual

E. E. JOSÉ GERALDO DE LIMA E. E. CHRISTIANO ALTENFELDER E. E. SANTO DIAS E. E. AFRÂNIO DE OLIVEIRA E. E. JOSÉ DUARTE JR. E. E. CARLOS DE MORAES E. E. IRMÃ CHARLITA E. E. IRMÃ CHARLITA E. E. EURÍPEDES SIMÕES E. E. EURÍPEDES SIMÕES E. E. JOSÉ DUARTE JR. E. E. IRMÃ CHARLITA E. E. IRMÃ CHARLITA E. E. IRMÃ CHARLITA 29


Educação Física em ação na DER SUL 3 Parabenizamos o excelente trabalho realizado pelo Professor de Educação Física André Fernandes e Comunidade Escolar da E. E. Christiano Altenfelder Silva que, mediante os desafios da educação contemporânea, demonstraram consciência da responsabilidade em possibilitar a seus alunos o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como a oportunidade para superá-las. Em 2016, a equipe feminina de Xadrez, liderada pelo professor André Fernandes, composta por: Débora Ferreira Garcia, Gabriela Gomes da Silva, Gabriely Brito da Cruz, Maria Eduarda Silva Portugal e Vivian Novaes Cavalcante Silva, foi consagrada CAMPEÃ ESTADUAL, na fase final da etapa I dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) - Categoria Mirim, realizada em 19/8, em Taquaritinga – SP. A vitória é fruto de muita dedicação de professor e alunas nos treinos realizados nas aulas de Atividade Curricular Desportiva (ACD) e experiência adquirida nas diversas participações nas competições dos JEESP. Agradecemos o empenho de todos os envolvidos e desejamos sucesso!

Premiação JEESP- Fase de Diretoria de Ensino

Premiação JEESP- Fase Final da Etapa I 30


Educação Física em ação na DER SUL 3

Rodolfo Paes (2016/2012), Bruno Vitório (2015), Paulo Andrade (2013) COORDENADORES DE JOGOS - DER SUL 3

COORDENADORES DE JOGOS - DER SUL 3 O Coordenador de Jogos é um profissional de Educação Física que é afastado das funções pedagógicas na unidade escolar para atuar na organização dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo - JEESP, junto a Diretoria de Ensino. O Coordenador de Jogos trabalha em parceria com o Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de Educação Física para orientar, organizar e realizar os jogos escolares na diretoria de ensino. São atribuições de um Coordenador de Jogos: Recebimento e conferência das inscrições a cada categoria; Digitação dos dados da Diretoria referente a inscrições e jogos realizados no site da SEE; Realização de Congresso Técnico; Conferência e organização das relações nominais; Organização e entrega de ofícios para cessão de quadra; Impressão de súmulas; Acompanhamento dos jogos – fase DE; Organização de medalhas e troféus; Acompanhamento das fases classificatória e final - enquanto há representatividade da diretoria; Realização da avaliação dos jogos realizados; Participação em reunião regional SEE/SELJ e assessoria em ações pontuais do Núcleo Pedagógico. Agradecemos a todos os profissionais de Educação Física que já atuaram Diretoria de Ensino Sul 3, na concretização desse valioso evento desportivo. Sintam-se honrosamente representados pelos profissionais em destaque: Rodolfo Paes, Bruno Vitório e Paulo Andrade, exímios profissionais e humanos, que possibilitaram o sucesso dessa rica experiência de aprendizagem aos nossos alunos no último quadriênio.

31


Educação Física em ação na DER SUL 3 1ª O.T.: “Congresso técnico dos JEESP - Jogos Escolares do Estado de São Paulo Categoria Mirim – 2016” - SP 25/04/2016

OBJETIVOS da OT:  Acolher e integrar equipe de profissionais de Educação Física e diretores da DER SUL 3;  Orientar os Professores de Educação Física e diretores quanto procedimentos para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Categoria Mirim 2016, norteando-se no Regulamento JEESP 2016. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:    

Socialização do amparo Legal JEESP; Orientações COFI 2016; Regulamento Geral JEESP 2016; Orientações procedimentais para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Categoria Mirim 2016 – DER SUL 3.

RESULTADOS OBTIDOS:  Integração da equipe de profissionais;  Aquisição de informações, por parte dos professores e diretores, das coordenadas gerais dos JEESP 2016 e condições financeiras regulamentadas pela COFI;  Disseminação de coordenadas para o sucesso dos JEESP Mirim na DER;  Conscientização dos profissionais quanto a importância da realização dos jogos, para garantia desta preciosa estratégia pedagógica, mesmo mediante as dificuldades orçamentárias apresentadas;  Reflexão sobre aspectos pontuais da postura e prontidão do profissional de Educação Física atuando enquanto Técnico Desportivo, sendo Professor de Educação Física. O. T.: “CONGRESSO TÉCNICO – JEESP CATEGORIA MIRIM” – DER SUL 3

32


Educação Física em ação na DER SUL 3 2ª O.T.: “Dia do Desafio – Fomentação de Qualidade de Vida" - SP 04/05/2016

OBJETIVOS da OT:     

Acolher e integrar equipe de profissionais de Educação Física; Mobilizar e instrumentalizar os professores de Educação Física enquanto Promotores de qualidade de Vida, mediante a atuação pedagógica; Sensibilizar os professores de Educação Física, da DER SUL 3, a promover a conscientização dos seus alunos para a importância da cultura do movimento, enfatizando o Dia do Desafio como estratégias permanente da SEE SP; Divulgar o histórico e premissas do Dia do Desafio; Propiciar prática de atividades físicas para ampliação de repertório didático dos professores.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:     

Explanação sobre o Dia do Desafio – evidenciando a atuação consciente do profissional de Educação Física para mobilizar Qualidade de Vida na atuação pedagógica; Palestra sobre Pedagogia do Esporte - Ensinando Atletismo; Workshop de atividades físicas utilitárias ao Dia do Desafio e prática pedagógica; Orientações procedimentais referente o Dia do Desafio Procedimento para avaliação e multiplicação da Orientação Técnica.

RESULTADOS OBTIDOS:   

Integração da equipe de profissionais; Reinteração das premissas do Dia do Desafio e proposta da SEE para disseminação da real Cultura do Movimento; Ampliação do repertório didático dos professores.

O.T.: “DIA DO DESAFIO – FOMENTAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA" - SESC INTERLAGOS

33


Educação Física em ação na DER SUL 3 3ª O.T.: “EDUCAÇÃO FÍSICA - FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO” SP 19 e 20/05/2016 OBJETIVOS da OT:  Acolher e integrar equipe de profissionais;  Mobilizar professores de Educação Física e Professores Coordenadores enquanto Líderes de Desenvolvimento Humano, mediante a Ação Pedagógica;  Propiciar reflexão dos Professores e Professores Coordenadores quanto a importância da Educação Física em suas unidades escolares;  Reafirmar as diretrizes da SEE de SP, presente no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e ações permanentes: ACD, JEESP, “Dia do Desafio”, “Agita Galera”;  Apresentar o “Programa Transforma”;  Possibilitar a estruturação do Plano de Ação para configuração da Identidade da Educação Física nas Unidades Escolares; ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:  Dinâmica de acolhimento e sensibilização  Explanação do Histórico e Objetivos da Educação Física Escolar;  Currículo Oficial do Estado de São Paulo e ações permanentes: Dia do Desafio, Agita Galera, ACD, JEESP;  Apresentar o “Programa Transforma”;  Elaboração do Plano de Ação de Educação Física para cada escola - a ser entregue. RESULTADOS OBTIDOS:  Integração da equipe de profissionais;  Mobilização de professores de Educação Física e Professores Coordenadores enquanto Líderes de Desenvolvimento Humano, mediante a Ação Pedagógica, alinhamento de parceria;  Ampliação de consciência quanto a importância da Educação Física em suas unidades escolares;  Melhor entendimento d as diretrizes da SEE de SP, presente no Currículo Oficial do Estado de São Paulo;  Melhor conhecimento das ações permanentes: ACD, JEESP, “Dia do Desafio”, “Agita Galera” intencionalidades e procedimentos; bem como do “Programa Transforma”.  O.T.: “EDUCAÇÃO FÍSICA - FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO” E.E. ALBERTO SALOTTI

34


Educação Física em ação na DER SUL 3 4ª O.T.: “Congresso Técnico dos JEESP - Jogos Escolares do Estado de São Paulo Categoria Infantil – 2016” - SP 02/06/2016

OBJETIVOS da OT:  Acolher e integrar equipe de profissionais de Educação Física e diretores da DER SUL 3;  Orientar os Professores de Educação Física quanto procedimentos para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Categoria Infantil 2016, norteando-se no Regulamento JEESP 2016. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:    

Socialização do amparo Legal JEESP; Orientações COFI 2016; Regulamento Geral JEESP 2016; Orientações procedimentais para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Categoria Infantil 2016 – DER SUL 3.

RESULTADOS OBTIDOS:  Integração da equipe de profissionais;  Aquisição de informações, por parte dos professores das coordenadas gerais dos JEESP 2016 e condições financeiras regulamentadas pela COFI;  Disseminação de coordenadas para o sucesso dos JEESP Infantil na DER;  Conscientização dos profissionais quanto a importância da realização dos jogos, para garantia desta preciosa estratégia pedagógica, mesmo mediante as dificuldades orçamentárias apresentadas;  Reflexão sobre aspectos pontuais da postura e prontidão do profissional de Educação Física atuando enquanto Técnico Desportivo, sendo Professor de Educação Física. JEESP - Categoria Infantil – 2016” - E.E. Irmã Charlita

35


Educação Física em ação na DER SUL 3 5ª O. T.: MOBILIZAÇÃO A SUPERAÇÃO "PARATODOS" – SP 12/08/2016

OBJETIVO DA OT:  Acolher e integrar equipe de profissionais de Educação Física, Professores Especialistas e Professores de sala de Recurso da DER SUL 3;  Aprofundar a reflexão sobre Educação Inclusiva e Acessibilidade de pessoas com deficiência; Evidenciar a importância do Esporte como estratégia inclusiva;  Configurar a Educação Física Inclusiva como meta da DER SUL 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:  Acolhida pelo Supervisor Roberto, representando a dirigente;  Apresentação da Equipe DER SUL 3;  Explanação do processo histórico dos Jogos Paralímpicos pelo Coordenador de Esportes Rodolfo Paes;  Filme “PARATODOS”;  Abordagem do panorama de inclusão da DER SUL 3 e caracterização das deficiências mais recorrentes: física e visual pela PCNP de Educação Especial Carmem Alexandra;  Caracterização de Educação Física excludente, adaptada e inclusiva, configuração da Educação Física Inclusiva como meta;  Socialização de procedimentos de Multiplicação e Avaliação de Orientações Técnica – DER SUL 3/ NPE, pela PCNP de Educação Física Joana Rosendo. RESULTADOS OBTIDOS:  Integração dos profissionais de Educação Física e de Educação Especial;  Reflexão sobre Educação Inclusiva e Acessibilidade de pessoas com deficiência;  Mobilização e valorização da Vida;  Conhecimento do panorama de inclusão da DER SUL 3;  Conscientização da importância e responsabilidade das atitudes/ ações pedagógicas coerente a meta de inclusão. O.T.: MOBILIZAÇÃO A SUPERAÇÃO "PARATODOS" – CEU VILA RUBI

36


Educação Física em ação na DER SUL 3 6ª O. T.: “Congresso Técnico dos JEESP – Jogos Escolares do Estado de São Paulo Categoria Pré-Mirim e Juvenil - 2016” - SP 19/10/2016

OBJETIVOS da OT:  Acolher e integrar equipe de profissionais de Educação Física e diretores da DER SUL 3;  Orientar os Professores de Educação Física quanto procedimentos para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Categoria Pré-Mirim e Juvenil 2016, norteando-se no Regulamento JEESP 2016 e peculiaridades financeiras. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:  Socialização do amparo Legal JEESP;  Regulamento Geral JEESP 2016;  Orientações procedimentais para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Categoria Pré-Mirim e Juvenil 2016 – DER SUL 3. RESULTADOS OBTIDOS:  Integração da equipe de profissionais;  Aquisição de informações, por parte dos professores das coordenadas gerais dos JEESP 2016 e adequações devido condições financeiras regulamentadas pela COFI;  Disseminação de coordenadas para o sucesso dos JEESP Pré-Mirim e Juvenil na DER;  Conscientização dos profissionais quanto a importância da realização dos jogos, para garantia desta preciosa estratégia pedagógica, mesmo mediante as dificuldades orçamentárias apresentadas;  Reflexão sobre aspectos pontuais da postura e prontidão do profissional de Educação Física atuando enquanto Técnico Desportivo, sendo Professor de Educação Física.

JEESP - Categoria Juvenil e Pré-Mirim – 2016” - ADC ELETROPAULO

37


Educação Física em ação na DER SUL 3 7ª O. T.: “Orientações Curriculares da Educação Física - EFAI” - SP 27/10/2016 OBJETIVOS da OT:  Acolher e integrar equipe de profissionais;  Propiciar reflexão dos Professores de Educação Física e Professores Coordenadores quanto a importância da Educação Física em suas unidades escolares;  Compartilhar as Orientações da SEE de SP;  Possibilitar alinhamento de concepções referente Educação Física Escolar do Ensino Fundamental Anos Iniciais entre Professores de Educação Física e Professores Coordenadores;  Possibilitar a maturação da Identidade da Educação Física nas Unidades Escolares;  Ampliar repertório didático. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:  Dinâmica de acolhimento e sensibilização  Explanação das Orientações Curriculares para Educação Física Escolar do Ensino Fundamental Anos Iniciais - SEE de SP;  Atividades em grupo explorando Expectativas de Aprendizagem e Conteúdos do EFAI abordadas nas Orientações Curriculares. RESULTADOS OBTIDOS:  Integração da equipe de profissionais de Educação Física, bem como fortalecimento da parceria do Professor de Educação Física com o seu Professor Coordenador;  Professores de Educação Física e Professores Coordenadores com atenção e consciência ampliada quanto a importância da Educação Física em suas unidades escolares;  Orientações da SEE de SP divulgadas;  Atualização de concepções referente Educação Física Escolar do Ensino Fundamental Anos Iniciais entre Professores de Educação Física e Professores Coordenadores;  Aquisição de subsídios para maturação da Identidade da Educação Física nas Unidades Escolares;  Repertório didático ampliado. O.T.: “ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EFAI” – E. E. ALBERTO SALOTTI

38


Educação Física em ação na DER SUL 3 8ª O. T.: “CULTURA DO MOVIMENTO - DANÇA/EDUCAÇÃO” - SP 11/11/2016 OBJETIVOS da OT:  Acolher, valorizar e integrar equipe de profissionais de Educação Física da DER SUL 3;  Legitimar lei 10.639 - possibilitando o estudo e a valorização da cultura e história afrobrasileira e africana no âmbito educacional;  Ampliar repertório pedagógico. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:  Palestra: A corporeidade nas manifestações tradicionais - Rose Maria, referente a dança como parte do processo educacional nos leva a refletir sobre a mediação do eixo dança/educação, em especial o educador e a criança;  Palestra: O educador e a dança - Adaílton Oliveira, para promover a aproximação do educador com as danças brasileiras e refletir sobre a dança com os educandos, por meio de vivência de brincadeiras, jogos corporais, histórias e contos da nossa cultura popular. Com equipe Sesc.  Vivência de Brincadeiras e jogos tradicionais com Camila Teixeira - Dinâmicas do cotidiano da ludicidade do brincar tradicional. Apresentando estratégias para resgatar esses elementos dos pais, avós e até mesmo das crianças de hoje com educadores e seus educandos.  Palestra e Vivencia de dança popular na educação - Cícera e Lindaura - Educadoras Populares de Embu das Artes, possibilitou compreender e vivenciar a dança como experiência lúdica, relacionada com a cultura, no contexto e com os fatos da vida, no contexto da lei 10.639 das Bases e Diretrizes da Educação. Entendendo a importância em analisar as danças populares no seu contexto histórico atual, e a compreendendo enquanto instrumento de mudança social que viabiliza o entendimento deste sistema como em transformação. RESULTADOS OBTIDOS:  Integração da equipe de profissionais de Educação Física da DER SUL 3;  Entendimento da importância da lei 10.639 - possibilitou o estudo e valorização da cultura e história afrobrasileira e africana no âmbito educacional;  Repertório pedagógico ampliado. O.T.: “CULTURA DO MOVIMENTO - DANÇA/EDUCAÇÃO” – SESC INTERLAGOS

39

a


Educação Física em ação na DER SUL 3 9ª O. T.: “Reunião de avaliação e premiação dos JEESP DER SUL 3 – 2016” - SP 09/12/2016

OBJETIVOS da OT:  Acolher e integrar equipe de profissionais de Educação Física;  Reafirmar os propósitos de Educação Física Escolar;  Avaliar os JEESP - Jogos Escolares do Estado de São Paulo ocorridos na DER SUL 3 em 2016;  Realizar a premiação com troféus às escolas campeãs. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:  Acolhida com apresentação de Ginástica Artísitica das alunas de ACD da E.E. Savério Fitipaldi;  Explanação dos Propósitos da Educação Física Escolar - SEE;  Roda de conversa para socialização de avaliação dos JEESP - Jogos Escolares do Estado de São Paulo ocorridos na DER SUL 3 em 2016;  Entrega de troféus às escolas campeãs nos JEESP DER SUL 3.”;  Agradecimentos gerais;  Confraternização. RESULTADOS OBTIDOS:  Integração da equipe de profissionais de Educação Física;  Propósitos de Educação Física Escolar evidenciados;  Consciência das vitórias e desafios na realização dos JEESP - Jogos Escolares do Estado de São Paulo ocorridos na DER SUL 3 em 2016;  Contentamento pela premiação com troféus às escolas campeãs e todo trabalho realizado em 2016. O.T.: “REUNIÃO DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS JEESP DER SUL 3 – 2016” - ADC ELETROPAULO

40


Educação Física em ação na DER SUL 3 CURSO “QUAL A TUA DANÇA?” - 17/9 A 19/11/2016 - SESC INTERLAGOS OBJETIVOS do Curso:  Evidenciar, aos professores de educação física, a importância da práxis da Dança na compreensão da Corporeidade no Século XXI;  Viabilizar a adoção da Dança na prática pedagógica;  Analisar, refletir e se apropriar do Currículo de Educação Física e as práxis pedagógicas;  Fundamentar prática e teoricamente a dança – contextualização histórica;  Possibilitar o desenvolvimento da linguagem corporal;  Propor a elaboração de atividades de dança (aulas, festivais, encontros) nas escolas;  Possibilitar a ampliação do repertório didático. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:  Exploração teórica-prática sobre a dança;  Experimentação e ampliação de movimentos (repertório pessoal e profissional);  Apropriação e lapidação de marcação de tempos e espaços;  Atividades lúdicas;  Exercícios que possibilitam ampliação de consciência corporal(repertório pessoal e profissional);  Apreciação de fruição artística (apresentação de grupos/coletivos de danças);  Bate-papos;  Procedimento de elaboração e execução de planos de aula;  Elaboração de portfólio de trabalho RESULTADOS OBTIDOS: O curso possibilitou uma crítica reflexão dos professores mediante suas concepções de processo de ensino e aprendizagem da Dança. Houve uma real desconstrução e reconstrução das ideias concebidas “do que é dança”, “o que é dançar” e “de como mobilizar e ensinar a dança”. Ampliou-se a percepção dos professores cursistas quanto a preciosidade em apresentar e incentivar a dança aos seus alunos para a aquisição dos conhecimentos específicos pertinente aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como a evidência da dança como rica estratégia metodológica propulsora de educação/ desenvolvimento integral das crianças e adolescentes que atendemos, favorecendo assim, a ampliação do repertório motor e a implementação da Cultura do Movimento em consonância com a intencionalidade da Educação Física Escolar, pautada no Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

41


Educação Física em ação na DER SUL 3 CURSO “QUAL A TUA DANÇA?” - 17/9 A 19/11/2016 - SESC INTERLAGOS

17/09 - CURSO: QUAL A TUA DANÇA? - SESC INTERLAGOS

1/10 - CURSO: QUAL A TUA DANÇA? - SESC INTERLAGOS

42


15/10 - CURSO: QUAL A TUA DANÇA? - SESC INTERLAGOS

05/11- CURSO: QUAL A TUA DANÇA? - SESC INTERLAGOS

43


19/11- CURSO: QUAL A TUA DANÇA? - SESC INTERLAGOS

44


Educação Física em ação na DER SUL 3 Agradecimentos

Agradecemos a Deus, pelo dom da vida e oportunidade contínua de nos aprimorarmos enquanto humanos. Agradecemos a responsabilidade, comprometimento e dedicação de todos os Profissionais de Educação Física da DER SUL 3, pelo lindo trabalho realizado. Sintam-se representados por todos os profissionais identificados nesta edição. Agradecemos aos pais e responsáveis, por confiarem na nossa parceria pela Educação de suas crianças e adolescentes. Agradecemos aos alunos, crianças e adolescentes, razão do nosso trabalho. Agradecemos aos gestores e comunidades escolares de nossas unidades, pelo suporte constante para realização dos trabalhos. Agradecemos a todos os profissionais da DER SUL 3 pelo suporte pontual nas atividades regulares.

Desejamos prosperidade e sucesso em todas as áreas de suas vidas e que 2017 seja ano de vitórias!

Gratidão por sua existência e atuação, Joana Rosendo PCNP DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DER SUL 3 (2013 - 2016)

45


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Versão para Impressão, Clique Aqui.

Diretoria de Ensino Região Sul 3

Revista Informativa nº 04 - DER Sul 3 - 29-12-2016  

Revista Informativa nº 04 - DER Sul 3 - 29-12-2016

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you