Page 1


www.destakjornal.com.br

DIVULGAÇÃO

destakbrasil

FALL OUT BOY VEM AO PAÍS EM MAIO COM TURNÊ DO CD ‘SAVE ROCK AND ROLL’ • 16

@DestakBRA | Edição nº 1811 Ano 9. Jornal de distribuição gratuita. Venda proibida DIVULGAÇÃO

O DESTAK É IMPRESSO EM PAPEL VINDO DE FLORESTAS COM MANEJO RESPONSÁVEL, COMO INDICA O SELO FSC®.

OSCAR DE FIGURINO, EM 2013, ANNA KARENINA CHEGA À TV PAGA • 17

27.01.2014 Segunda-feira SÃO PAULO

PLACAR

CAMPEONATO PAULISTA ATLÉTICO SOROCABA 1 X 4 PALMEIRAS • SÃO PAULO 2 X 1 OESTE

DIVERSÃO & ARTE • 16

Cantora britânica Charli XCX mostra seu trabalho em shows no Rio e São Paulo

SÃO PAULO • 5

Black bloc baleado continua em coma ManifestanteFabrícioChaveslevou doistirosdePMsemruadeHigienópolis apósprotestocontraaCopadoMundo

Disparosocorreramnanoitedesábado, apósatoquetevecarroincendiado. Corregedoriavaiinvestigarocaso

MUNDO • 7 AP

DIVULGAÇÃO

SÃO PAULO • 4

CET começa Operação Escola hoje, com volta às aulas BRASIL • 4

Tragédia da Kiss, com 242 mortos, completa 1 ano sem punições

PAZ ATACADA Os pombos que o papa Francisco libertou como um gesto pela paz na Ucrânia, após a oração do Ângelus, foram atacados por um corvo e uma gaivota. O pontífice pediu especialmente por um diálogo construtivo na crise ucraniana. ‘Que qualquer resquício de violência seja evitado’, disse Francisco antes de soltar a ave que virou alvo.


4

SEGUNDA-FEIRA

SÃO PAULO

CALOR DE JANEIRO PODERÁ BATER RECORDE

www.destakjornal.com.br

Com tendência de superar os 30°C nos próximos dias –a máxima de hoje chegará a 33°C, segundo o Inmet– o mês de janeiro deste ano que se encerra nesta semana poderá entrar para a história como o mais quente desde 1943.

Capital ganhou 36% mais carros do que pessoas em 2013 RAFAEL MULINARI/DESTAK

Detran emplacou no ano passado 253 mil veículos e cartórios registraram 186 mil; especialista diz que restrição é saída CLAYTON FREITAS redacao@destakjornal.com.br

“Nasceram” mais carros nas ruas da capital do que bebês em maternidades no ano passado. Ao menos é o que demonstra o cruzamento de dados de emplacamento de veículos do DetranSP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e dos cartórios de registro civil. Dados fornecidos pelo Detran indicam que, em todo o ano passado, foram emplacados na capital 253.114 veículos, média de 693 por dia – perto de 29 por hora ou um a cada dois minutos. Levantamento da Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo) mostra que no mesmo período foram registradas 186.163 bebês, perto de 510 por dia – 21 por hora ou um a cada três minutos. Ou seja, a capital ganhou 36% mais carros do que pessoas em 2013, fenômeno que segue numa constante no decorrer dos anos. O estímulo a adquirir um veícu-

27.01.2014

Com volta às aulas, congestionamentos devem aumentar hoje Com a volta às aulas na rede estadual, municipal e particular de ensino nesta segunda-feira, os índices de congestionamento devem aumentar na capital. Para tentar evitar transtornos no trânsito, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) dará início à “Operação Escola” em 110 unidades de ensino, sendo 44 da rede municipal, 31 da rede estadual e 35 particulares. Nestes locais, os agentes da companhia vão intensificar a fiscalização de irregularidades típicas de pais que pretendem “dar um jeitinho” para deixar o filho da escola, tais como estacionar em fila dupla ou parar em local irregular. Além disso, os marronzinhos farão ajustes nos semáforos para tentar dar mais fluidez ao

tráfego de veículos nas imediações. A operação também contará com ações educativas. Em geral, o início do ano letivo nas escolas também acontecia em fevereiro. Porém, devido a Copa do Mundo, o calendário foi anteci-

‘Operação Escola’ acontece perto de 110 unidades da capital; agentes da CET vão monitorar trânsito pado para poder atender ao calendário de 200 dias letivos. As férias do meio do ano também acontecerão mais cedo. Nas faculdades particulares e públicas o início das aulas é previsto para o mês que vem.

Em média vias da capital recebem 693 veículos novos todos os dias

lo pode ser explicado pelos números da economia. Um estudo do consultor e engenheiro Sérgio Ejzenberg divulgado no ano passado mostrou que num período de dez anos o salário mínimo do brasileiro cresceu 277%, enquanto a inflação avançou 83%. No mesmo período, o preço da gasolina subiu 44%, e do carro novo, 27%.

Restrição Com mais de 20 anos de CET-SP (Companhia de Engenharia de Trânsito) no currículo, o consultor

de trânsito Alexandre zum Winkel considera o raciocínio “diferente”. Porém, lembra que ele pode estar subestimado, já que muitas pessoas podem ter emplacado o carro em outra cidade para fugir da inspeção veicular obrigatória. “Fato é que não há mais capacidade viária e já estamos no limite. A única coisa em que se pensa hoje é em restringir o uso do transporte público, criando corredores para ônibus, faixas. Ou seja, a cada dia teremos mais restrições devido a isso [aumento da frota de veículos]”, afirmou.

Coletivos terão mais 4,7 km de faixas à direita PREFEITURA DE SÃO PAULO/DIVULGAÇÃO

Pateo do Collegio inaugura wi-fi grátis PREFEITURA DE SÃO PAULO/DIVULGAÇÃO

O Pateo do Collegio, no centro, e a praça Diva Gomes, em Itaquera (zona leste), inauguraram o projeto de praças digitais da prefeitura. O wi-fi terá acesso livre com velocidade de 512 kbt/s. A limitação de uso simultâneo sem perder a velocidade é para até cem pessoas. A intenção da prefeitura é a de também requalificar as praças para adequá-las ao uso da internet. Segundo a prefeitura, nas próximas semanas pontos como o Mercado Municipal, o vão livre do Masp e praça Benedito Calixto devem receber o wi-fi grátis.

A instalação em todas as 120 praças está prevista para ocorrer até junho de 2014. Pelo contrato, que terá vigência de três anos, a prefeitura vai pagar R$ 30 milhões às duas empresas vencedoras da licitação.

Acesso será feito sem cadastro; será coletado apenas dado sobre conexão

Aberto Para poder ter acesso, o usuário deve apenas possuir um dispositivo compatível com rede sem fio. O acesso é livre, não é necessário fazer cadastro nem fornecer dados pessoais. A prefeitura só coletará informações sobre o controle da qualidade da conexão.

Novas faixas serão nas zonas oeste e sul; acima, trecho no corredor norte-sul

A SPTrans (empresa que gerencia o transporte público na capital) e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) inauguram hoje mais 4,7 km de faixas exclusivas de ônibus à direita. Serão 2,7 km nas ruas Cerro Corá e Heitor Penteado, na zona oeste, e outros 2 km na estrada de Itapecerica (zona sul). Nos dois casos elas serão operadas nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Com isso, agora a capital conta com 308,3 km desse tipo de de-

marcação para que os coletivos circulem.

Relatório Em reunião no Ministério Público Estadual na sexta-feira, ficou acertado que os taxistas terão prazo de cinco dias para comprovar que contrataram um estudo técnico sobre a influência dos táxis nos corredores exclusivos (À esquerda) de ônibus. O prazo dado pela Promotoria para que a prefeitura tire os táxis dos corredores vence no dia 2 de fevereiro.


27.01.2014

SEGUNDA-FEIRA

SÃO PAULO

www.destakjornal.com.br

5

@geraldoalckmin_ “Como a imensa maioria dos brasileiros de São Paulo, condeno com energia os atos de violência e vandalismo registrados

GERALDO ALCKMIN

nesta noite. Digo com alegria que esses vândalos não mancharam um dia que foi inteiro de festa paraesta cidade corajosa e orgulhosa de seus valores”

GOVERNADOR

Em coma black bloc baleado por PM AP

Em ato contra a Copa do Mundo anteontem, jovem foi atingido por disparos no ombro e no pênis; polícia diz que ele reagiu DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

O jovem atingido com dois tiros por PMs no Higienópolis (centro) na noite de anteontem permanecia internado em estado grave na Santa Casa ontem à noite. Ele participava de protestos contra a Copa na região central. Fabrício Proteus Nunes Fonseca Mendonça Chaves, de 22 anos, identificado pela Policia Militar como adepto da tática black bloc, teria resistido à prisão, desobedecido e agredido policiais, segundo boletim de ocorrência registrado no 4º DP (Consolação).

Informações da Santa Casa dão conta de que Chaves foi atingido no tórax e no pênis. Ele passou por cirurgia e o ferimento fez com que um dos testículos do rapaz fosse retirado. Nota da SSP (Secretaria de Segurança Pública) dá conta de que

Chaves então fugiu e foi perseguido por dois PMs. Perto de um posto de gasolina, ele sacou um estilete e atacou um dos policiais, na versão da PM. Neste momento ele foi atingido pelos disparos e caiu. Chaves tentou levantar novamente mas não conseguiu. A secretaria informou que as corregedorias das polícias Militar e Civil irão investigar o caso.

Atos de vandalismo resultaram na prisão de 135 pessoas por crimes como danos, lesão corporal e furto Chaves e um outro jovem estavam na rua da Consolação quando foram abordados por PMs. O outro rapaz não esboçou reação, mas Chaves tentou fugir e foi contido, segundo a SSP. Ele foi obrigado a abrir a mochila para revista, e, ao abri-la, os PMs teriam encontrado um coquetel molotov.

Família conseguiu sair de Fusca em chamas após passa por colchão incendiado

Protesto No dia em que a capital completou 460 anos, no sábado, as manifestações provocaram tumulto. Cerca de 1.500 pessoas participaram do protesto. Algumas promoveram atos de vandalismo que deixaram fachadas de agências bancárias quebradas, viaturas atacadas e lixeiras queimadas. Dos 135 detidos, 12 eram menores. Após serem levados para a delegacia, todos foram liberados.


SEGUNDA-FEIRA

BRASIL

DEMÓSTENES JULGAMENTO À VISTA

www.destakjornal.com.br

O Tribunal de Justiça de Goiás recebeu denúncia do MP e julgará o senador cassado Demóstenes Torrespor oito crimes de corrupção passiva e advocacia administrativa – utilização indevida das funções na ocupação de um cargo público.

Tragédia faz um ano sem punidos em Santa Maria AGÊNCIA PREVIEW/FOLHAPRESS

Recurso de sócio da Kiss, boate que pegou fogo, pode atrasar em três anos e meio o processo, que periga ir até o STF

VÍTIMAS

242

# MORRERAM e outros

620 sofreram danos no segundo pior incêndio registrado no Brasil

País tem 16 cidades das 50 mais violentas O Brasil é o país com mais cidades entre as 50 mais violentas do mundo, de acordo com pesquisa da ONG Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública e Justiça Penal, do México. São 16 municípios e suas regiões metropolitanas, quase um terço do Top 50 de homicídios por habitantes. O Brasil supera de longe países como Colômbia (6 cidades), México e Venezuela (ambos com 5) e Estados Unidos (4). Maceió, que lidera a lista brasileira ficou em 5º lugar, atrás somente de San Pedro Sula, em Honduras; Caracas, capital da Ve-

Índice de homicídios em Maceió supera em quase oito vezes o que já é considerado ‘epidêmico’ pela OMS

DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Um após o incêndio da boate Kiss, a ação penal pela tragédia de Santa Maria (RS) está longe da conclusão. Os quatro principais acusados, que ficaram em prisão preventiva, estão soltos desde maio de 2013 e recursos de um deles, sócio da casa noturna, podem atrasar o andamento. A defesa de Elissandro Spohr, sócio da boate, pede que sejam interrogados todos os 636 sobreviventes, o que levaria a fase de instrução até junho de 2017. O cronograma da Justiça prevê 217 depoimentos (117 sobreviventes, 71 testemunhas de defesa e de acusação e 29 peritos criminais) até setembro. Até agora, o MP estadual ouviu 92 pessoas. Além de Spohr, respondem por homicídios dolosos duplamente qualificados, o outro sócio, Mauro Hoffmann; o cantor da Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus, dos Santos e o produtor da banda, Luciano Bonilha Leão. Luciano comprou os fogos que Marcelo soltou e atingiram o teto revestido em um isopor que, queimado, produziu fumaça tóxica. Mais quatro pessoas, entre elas dois bombeiros, foram denunciadas por fraude processual; quatro funcionários da prefeitura devem ser investigados mais a fundo.

27.01.2014

nezuela; Acapulco, no México; e Cali, na Colômbia. A lista brasileira inclui Recife e São Luís, palco da atual onda de violência, com uma menina morta em ônibus queimado e 64 detentos assassinados em um ano. Nove cidades – mais da metade – são do Nordeste, inclusive Campina Grande (PB), única que não é capital estadual. Três são do

Parentes e amigos das vítimas se reúnem em ato diante da boate Kiss ontem

35 mil participam de caminhada em memória dos entes mortos Cerca de 35 mil pessoas saíram às ruas de Santa Maria para um ato em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss. Foi um dos maiores movimentos em torno de um tema que divide a cidade e afeta até mesmo a economia. O comércio local afirma que 2013 foi um dos piores anos para as atividades. A associação das famílias das vítimas mantém, na principal praça da cidade, uma barraca fixa com fotos das vítimas. A cada dia, uma família é escalada para ficar de prontidão no local. A insistência com o assunto, na-

tural para quem passou pela tragédia, é vista como um fator de desânimo por parte da população, que pede menos cobertura.

42 ainda em tratamento Se a ação pode atrasar, já vai até o final de 2017 o tratamento pulmonar de alguns dos 42 sobreviventes que ainda têm dificuldades respiratórias. O tratamento inclui inalação e remédios diários, para expelir catarro negro acumulado. Além disso, houve quem perdeu até 80% da visão pela fuligem tóxica do material inflamado.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS NO RANKING MUNDIAL DE HOMICÍDIOS POSIÇÃO MUNICÍPIO MORTES (EM 2013*) 5

Maceió

79,76

7

Fortaleza

72,81

9

João Pessoa

66,92

12

Natal

57,62

13

Salvador

57,51

14

Vitória

57,39

15

São Luís

57,04

23

Belém

48,23

25

Campina Grande

46,00

28

Goiânia

44,56

29

Cuiabá

43,95

31

Manaus

42,53

39

Recife

36,82

40

Macapá

36,59

44

Belo Horizonte

34,73

46

Aracaju

33,36

*POR 100 MIL HABITANTES

Norte – metade das seis capitais. Todas as 50 cidades mais violentas do mundo superaram, em 2013, em pelo menos três vezes o índice de homicídios considerado “epidêmico” pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de 10 por 100 mil habitantes, a cada ano.

PF denuncia cinco por cocaína em helicóptero O Ministério Público Federal denunciou à Justiça do Espírito Santo denunciou por tráfico de drogas e associação para o tráfico cinco pessoas pelo transporte de pasta-base de cocaína apreendida em um helicóptero da empresa Limeira Agropecuária. Além do piloto Rogério Almeida Antunes, foram denunciados o copiloto Alexandre José de Oliveira Jr.; os tripulantes Robson Ferreira Dias e Everaldo Lopes de Souza; e Elio Rodrigues, dono da fazenda em Afonso Cláudio, no sul do estado, onde houve o flagrante. Segundo o MP, Rogério ganharia R$ 50 mil para fazer o transporte da pasta-base trazida do Paraguai, saindo de Belo Horizonte às 7h e retornado às 18h. O MP também enviou cópias do

CARGA PESADA

445 kg # DE PASTA-BASE podem custar de oito a 30 anos de pena, a depender das condenações que houver

inquérito ao TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), que decidirá se denuncia ou não o deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), dono da Limeira. Devido ao cargo de parlamentar, Gustavo não pode ser julgado em tribunal de 1ª instância – caso seja denunciado, será ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

FONTE: CONSELHO CIDADÃO PELA SEGURIDADE SOCIAL PÚBLICA E JUSTIÇA PENAL

6


27.01.2014

SEGUNDA-FEIRA

MUNDO

www.destakjornal.com.br

APÓS TRAIÇÃO HOLLANDE SE SEPARA

7

‘Anuncio que pus fim à vida em comum com Valérie Trierweiler’, declarou o presidente francês, François Hollande, sem dar mais detalhes. Há duas semanas uma revista de celebridades publicou que Hollande teria um caso com uma atriz

AP

Oposição ucraniana rejeita oferta de cargos AP

OS POMBOS DO PAPA Após rezar pela paz na Ucrânia durante a tradicional oração do Ângelus, ao meio dia de domingo, o papa Francisco libertou dois pombos na praça de São Pedro. As aves foram atacadas por uma gaivota e um corvo momentos depois.

Egito antecipa eleições presidenciais AP

Protestos continuaram em Kiev, com prédios em chamas e fumaça ao fundo

Presidente tentou trazer líderes de manifestantes para o governo; proposta foi negada e antecipação das eleições exigida DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

A oposição ucraniana rejeitou a oferta de cargos feita do presidente Viktor Yanukovich e mantém o cerco e as invasões a prédios públicos, além de protestos e confrontos com a polícia. Na tentativa de acabar com os protestos que desde novembro desafiam seu governo, Yanukovich ofereceu o cargo de primeiro-ministro a Arseny Yatsenuyk, ex-ministro da economia e um dos líderes oposicionistas. A Vitaly Klitschko, outro líder, que eventualmente negocia com os manifestantes, ainda foi ofertado o posto de vice-primeiro-ministro. A rejeição dos cargos reafirma a proposta dos manifestantes de abandonar a revolta apenas com a renúncia de Yanukovich, ou o agendamento de eleições antecipadas. “Essa foi uma oferta envenenada de Yanukovich para dividir o nos-

so movimento de protesto. Vamos continuar a negociar e a exigir eleições antecipadas. O protesto dos ucranianos contra o presidente corrupto não pode ter sido em vão”, disse Klitschko. No final de semana, grupos invadiram mais prédios do governo, onde entraram em confronto com policiais munidos de escudos e armaduras anti-protestos. Dias antes, dois manifestantes foram mortos e mais de 200 pessoas ficaram feridas nos distúrbios.

União Europeia e Rússia O impasse na situação política ucraniana se iniciou quando o presidente Yanukovich cancelou as negociações de um acordo comercial com a União Europeia para se aproximar da Rússia de Vladimir Putin. “Estamos prontos para assumir a responsabilidade e levar o país para a UE”, disse Klitschko, que, de acordo com a Reuters, falava para uma multidão. O governo americano e de alguns países da Europa alertaram o presidente para que negocie com a oposição e tente resolver a situação, para não prejudicar ainda mais a situação de seu país.

O presidente interino do Egito, Adly Mansour, anunciou em um pronunciamento em cadeia nacional de televisão que antecipará as eleições presidenciais no país. “Tomei a decisão de alterar o cenário para o futuro, realizando as eleições presidenciais primeiro e depois as eleições parlamentares”, disse Mansour, que inverte a ordem das votações, em uma manobra que gerou revolta e aumentou a violência no país.

Egípcios se dividem em grupos que apoiam e rejeitam governo interino

Os opositores do atual governo de transição, em sua maioria apoiadores do ex-presidente deposto, Mohamed Morsi, e da Irmandade Muçulmana, acusam mais uma vez o exército de preparar o terreno para a legitimação de um golpe, com a candidatura do general Abdel Fatah al-Sisi à presidência. Sisi, que é comandante do Exército, deve anunciar sua candidatura em alguns dias.


8 INDICADORES

FECHAMENTO 24.01.2014

-1,10%

www.destakjornal.com.br

IBOVESPA 47.787 pontos

-0,19%

DÓLAR COMERCIAL

R$ 2,3980

-0,02%

Mesmo com dólar alto, gastos batem recorde SXC.HU

ritmo menor de expansão, e também aos baixos preços de produtos em alguns países.

Em 2013, ano em que a divisa disparou 15%, despesas no estrangeiro somaram US$ 25 bilhões, 14% a mais que em 2012

Falta dólar em casas de câmbio No fim do ano passado, porém, o governo brasileiro adotou medidas para tentar conter esse tipo de gasto. A alíquota do IOF incidente nos pagamentos em moeda estrangeira feitos com cartão de débito, saques no exterior, compras de cheques de viagem (traveller checks) e carregamento de

DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

A alta de 15% no dólar em 2013, a maior dos últimos cinco anos e responsável por encarecer passagens e hotéis cotados em moeda estrangeira, não impediu que os gastos de brasileiros no exterior batessem um novo recorde histórico. Segundo números divulgados pelo Banco Central na sexta-feira, as despesas de brasileiros lá fora somaram US$ 25,34 bilhões (R$ 61,14 bilhões) em todo o ano passado, o que representa um crescimento de 14% sobre 2012 – que era o recorde anterior, com gastos de US$ 22,23 bilhões (R$ 53,64 bilhões). O aumento dos gastos no exterior está relacionado, segundo economistas, à continuidade dos crescimentos do emprego e da renda no Brasil, mesmo com um

Preços menores dos produtos estimulam compras dos turistas no exterior

FONTE: BANCO CENTRAL

Com a alta do IOF, para travar compras em viagens, faltam dólares e euros em casas de câmbio cartões pré-pagos foi elevada de 0,38% para 6,38%. Essa iniciativa fez a procura por papel-moeda disparar. Devido à alta da demanda, faltam dólares e euros em espécie em algumas capitais, como Recife, Vitória, Goiânia, Manaus e Porto Alegre. Mas mesmo com a alta do IOF, o BC prevê que os gastos lá fora voltem a bater recorde em 2014.

Atrasos na Copa renderão Café da manhã em casa multa de até R$ 3,2 mi ficou mais caro em 2013 SXC.HU

SXC.HU

As companhias aéreas que não entregaram os passageiros em seus destinos em tempo hábil vão pagar um preço alto durante a Copa do Mundo, que começa em 12 de junho. Segundo Marcelo Pacheco dos Guaranys, presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as multas por voo serão de até R$ 3,2 milhões. Para voos com mais de quatro horas de atraso, diz, as companhias aéreas enfrentarão multas de até R$ 10 mil por passageiro se não reembolsarem as passagens, mudarem os clientes para outro voo ou colocarem-nos em um hotel. Segundo Guaranys, as empresas serão punidas, mesmo que os atrasos tenham sido provocados

27.01.2014

SEGUNDA-FEIRA

SEU VALOR

Anac: aérea terá de arcar com despesa, mesmo se não for culpada

por fatores externos, como clima ruim ou elevado tráfego aéreo. David Neeleman, presidente da Azul, disse que não é justo esperar que as companhias cubram as despesas dos passageiros em eventos que fogem de seu controle.

Os tradicionais pão com manteiga e café com leite ficaram mais caro na comparação em 2013, segundo dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados). O pão francês, por exemplo, teve alta de 16% de um ano para o outro. O leite longa vida registrou aumento de 15,74% e a manteiga acumulou elevação de 7,88%. Apenas o custo do café deu um alívio para o bolso do brasileiro e registrou retração de 11,51% em 2013. Segundo a Apas, o pãozinho sofreu com o aumento dos seus ingredientes, principalmente do trigo. Aliado a isso, outros custos relacionados à produção também cresceram, como energia elétrica e mão de obra. Já o preço do leite subiu devido

Preços do pãozinho saltou 16%; só café trouxe alívio para o bolso

ao aumento dos custos da ração animal e a redução da quantidade e qualidade do pasto. A manteiga, como derivado, refletiu essa alta. O café viu seu preço cair devido à queda da demanda internacional pelo grão.

EURO R$ 3,2810

SEU DINHEIRO Alexandre Canalini Professor de Finanças da FGV alexandrecanalini@hotmail.com ou www.facebook.com/ AlexandreCanalini

IPVA:àvista ouparcelado início do ano chegou e as contas também, afinal elas nunca atrasam! Uma das primeiras contas que recebi foi o IPVA do meu veículo.

O

Como residente no Estado do Rio de Janeiro, o governo do Estado deu as seguintes alternativas para pagar o meu IPVA: pagamento à vista ou em três parcelas, com a primeira sendo realizada na mesma data do pagamento à vista. Qual será a alternativa mais vantajosa para você pagar o seu IPVA? Cada Estado terá uma política de desconto diferenciada. Entretanto, podemos usar uma regra fácil para avaliar a melhor alternativa. Assumiremos como premissa que você tem recursos aplicados na caderneta de poupança que rendeu aproximadamente 0,6% nos últimos meses. Você pode escolher resgatar o seu recurso na poupança para pagar o IPVA ou parcelar em três vezes. Para tomar a decisão correta você irá precisar saber qual é a taxa de juros mensal embutida no parcelamento do seu IPVA, e se esta for superior a 0,6% ao mês valerá a pena resgatar a poupança para pagar o IPVA à vista. Alguns cálculos feitos com veículos no Estado do Rio de Janeiro mostraram que o desconto no pagamento à vista é muito superior aos 0,6% de rentabilidade da poupança. Não há dúvida que neste caso será melhor pagar à vista. Faça a conta e avalie no seu Estado qual é o desconto que está sendo oferecido. Com tantas contas no início do ano qualquer economia é uma boa iniciativa.


10

SEGUNDA-FEIRA

VOLTA ÀS AULAS

MOCHILAS MUITO PESADAS

www.destakjornal.com.br

27.01.2014

A Academia Americana de Pediatria considera que o ideal é que a mochila tenha entre 10% e 20% do peso corporal do estudante. O uso de mochilas com peso em excesso pode provocar dores e problemas de postura.

Organize a agenda e use bem o tempo

Sem aulas durante a Copa do Mundo

REPRODUÇÃO

Assim como ocorreu com escolas da rede pública de ensino, o calendário acadêmico das instituições de ensino superior também foi influenciado pela Copa do Mundo de 2014. . As universidades têm autonomia para optar, ou não, por recessos no período do Mundial – de 12 de junho a 13 de julho – ou quando a respectiva cidade-sede tiver um dos jogos. As universidades que escolherem antecipar as férias precisam assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos. Por isso, algumas delas decidiram antecipar o início das aulas, que geralmente ocorre em março, para fevereiro. Boa parte das universidades federais do país não terão aulas durante a Copa do Mundo, já que as férias começam exatamente no dia da abertura dos jogos. Confira abaixo o calendário que será seguidos por algumas das mais importantes universidades brasileiras.

CALENDÁRIO ACADÊMICO BRASÍLIA É importante distribuir tarefas e anotar tudo na agenda para poder se programar; corpo também precisa descansar, por isso boa noite de sono é indispensável

Faculdade, estágio, balada...nem sempre é fácil conseguir conciliar tantos compromissos da vida universitária GABRIELLA DE LUCCA gabriella.destak@gmail.com

O novo ano letivo começa e volta a correria do dia a dia. O universitário precisa conciliar faculdade, estágio, balada e encontros com os amigos. Para conseguir alcançar os objetivos, mas também se divertir e aproveitar esta fase da vida, a palavra-chave é planejamento. “O ideal é que o jovem planeje todas as tarefas (estudos e trabalho) e distribua tudo na agenda com a antecedência de ao menos três dias do término do prazo. Isso dá mais mobilidade no dia a dia, fazendo com que tudo seja cumprido no prazo e ainda ganhe um tempo para uma encontro com amigos, baladas ou adiantar novas tarefas”, aconselha Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade.

Quem não quer se acabar numa festa? Todo mundo, claro. Só não dá para perder aula porque saiu na noite anterior, não prestar atenção no professor por causa do sono ou até mesmo dormir na classe. “É preciso estar ciente de que a capacidade de ser produtivo está diretamente relacionada à capacidade de se equilibrar. Períodos curtos de descanso são essenciais para ajudar a crescer, trazem ideias novas, arejadas e dis-

Planejamento é essencial para saber quais são as prioridades do dia a dia posição para colocá-las em prática”, afirma Barbosa.

Lazer é essencial A falta de descanso pode ocasionar sintomas no corpo (como gri-

pes, gastrites e dores de cabeça) ou no resultado do trabalho (esquecimentos e erros), então é importante fazer uma pausa na rotina corrida. “Todos precisamos de momentos para fazer o que gostamos para restabelecer a energia e disposição, seja um esporte, balada ou apenas conversar com os amigos. Para conseguir isso, o primeiro passo é a organização pessoal”, conclui Barbosa.

UnB - Não terá aulas em dias de jogos da seleção brasileira, mas as férias só começam em 8 de julho. RECIFE

UFPE - De acordo com a assessoria da faculdade, ainda não foi definido se as férias serão antecipadas. Os alunos estão agora terminando de cumprir o calendário referente ao ano letivo de 2013. RIO DE JANEIRO

DICAS DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL  Faça diariamente uma lista de

prioridades com tudo que realmente deve ser feito naquela data. Use uma agenda, que pode ser tanto um caderninho de bolso até um programa de computador.  É indispensável escolher um

tipo de ferramenta que saiba usar melhor.

fazer gestão de tempo por memória. Muita gente pensa no que precisa fazer durante o dia e depois vai executando seus afazeres. Isso não funciona.

 Não deixe nada para em cima  Para a gestão do tempo ser

bem-sucedida é fundamental planejar, no mínimo, uma semana inteira de tarefas.  Ao anotar as tarefas diárias,

 A única ressalva é quanto a

alizar os trabalhos que surgirem. Caso sua rotina esteja sobrecarregada, priorize os trabalhos com curtos prazos.

deixe algum tempo livre para re-

da hora! O TCC, por exemplo, dá para dividir o que deverá ser feito em cada semana para entregá-lo sem pressa e sem afetar a rotina.

UFRJ - Não terá aulas durante a Copa. As férias começam em 12 de junho e terminam em 21 de julho. SÃO PAULO

USP e Unicamp - Não terão aulas em dias de jogos da seleção brasileira. Férias só começam em 8 de julho. UFABC - Terá férias antecipadas, de 2 a 23 de junho. Em setembro, mais duas semanas de recesso: de 15 a 27.


12

VOLTA ÀS AULAS

SISU TEM SEGUNDA CHAMADA

SEGUNDA-FEIRA www.destakjornal.com.br

27.01.2014

Os estudantes que não foram aprovados na primeira chamada do Sisu (sistema que seleciona alunos paraas universidades federais usando a nota do Enem) têm uma segunda chance hoje, quando será divulgada nova lista.

Tecnologia avança na sala de aula Realidade no cotidiano dos estudantes, tablets, celulares e computadores começam a fazer parte das universidades GABRIELLA DE LUCCA gabriella.destak@gmail.com

Já há alguns anos sala de aula não é apenas sinônimo de giz e quadro negro. Conceitos como ensino à distância e teleaulas já são realidade em boa parte das universidades. Mas como os cursos podem incorporar novos conceitos de inovação e tecnologia e ainda inserir as tendências de mercado? Na Anhanguera Educacional, por exemplo, existe a “Sala Virtual”. Os professores postam em uma cloud (armazenamento de dados na nuvem) o material que

será ministrado nas aulas. O aluno pode acessá-lo quando quiser. Outra ferramenta bastante utilizada no mundo todo e que a instituição integrou à sua base tecnológica em 2011, é o Google Apps for Business. A solução pode ser acessada de qualquer dispositivo e a qualquer momento. “O Google Apps permite que nós, professores, e os alunos, tenhamos uma conta de e-mail e criemos sites, onde podemos hospedar e compartilhar conteúdos como trabalhos, provas, textos complementares, reportagens da imprensa, vídeos e audiocasts. Além disso, temos a oportunidade de acessar ferramentas de comunicação instantânea, criar grupos e comunidades, bem como ministrar ou assistir aulas via web”, explica o professor Daniel Santos, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera.

Ele conta que os alunos também costumam acompanhar as aulas com os equipamentos eletrônicos para fazer anotações, Na hora das provas, claro, o uso não é permitido. “Em sala de aula eu utilizo meu aparelho tablet para o armazenamento dos conteúdos das aulas, assim como livros e artigos. Costumo conectar o tablet em um projetor para mostrar aos alunos o conteúdo da aula de uma forma mais dinâmica”, diz Santos. De acordo com o professor, o mercado de trabalho está em busca de pessoas que possuam conhecimento na sua área de atuação e que tenham facilidade em trabalhar com novas tecnologias. “O profissional precisa conhecer muito além do que apenas apertar um botão. O uso destas ferramentas em sala é uma maneira de incentivar os alunos a buscarem novos conhecimentos”.

REPRODUÇÃO

Alunos agora costumam utilizar tablets para fazer anotações em classe


27.01.2014 SUÉCIA: TROTE COM FERRO

SEGUNDA-FEIRA

VOLTA ÀS AULAS

www.destakjornal.com.br

13

Um violento trote em um prestigiado internato sueco, em que um aluno de 14 anos sofreu queimaduras de segundo grau causadas com um ferro de passar, foi parar na Justiça e iniciou um amplo debate contra as recepções violentas.

GABRIEL ALMEIDA/ EACH

Dia de trote a gente nunca mais esquece Calouros se preparam para o primeiro dia de aula como universitários com a aguardada brincadeira AFONSO RIBEIRO afonso.destak@gmail.com

Calouras da USP após brincadeiras do trote; universidades coibem violência

A volta às aulas nas universidades vem junto com o desejo de vingança dos veteranos, que querem fazer com os seus calouros aquilo o que foi feito com eles na recepção universitária conhecida como “trote”. Apesar de, nos últimos anos, as brincadeiras violentas terem sido coibidas, as universidades ainda estão atentas às práticas que agridam, moral ou fisicamente, os novatos. Por isso, a cada ano, elas distribuem manuais que, além de

dar dicas sobre as instalações e aulas, incentivam os alunos a não se sujeitarem a práticas ofensivas. “Ouvíamos muitas histórias antes do trote que nos intimidavam. Os veteranos faziam pressão psicológica nas redes sociais, mas na hora foi tudo bem tranquilo, até divertido”, afirma Maríllia Ribeiro, estudante de pedagogia, que participou do trote do Mackenzie. As brincadeiras de recepção consistem basicamente em sujar os novos alunos com tinta, farinha, ovos e substâncias de cheiro forte. Bebidas alcoólicas na boca dos calouros, só se eles permiti-

rem. Depois disso, são colocados no semáforo, para arrecadarem dinheiro para a festa de recepção, geralmente em algum bar. “O trote tem caráter de socialização. É um rito de passagem que fortalece a tradição e insere o aluno no ambiente universitário, portanto não deve ser extinguido. O que deve ser combatido são atividades vexatórias.”, defende o psicólogo Bruno de Souza.

Trote solidário Muitas universidades incentivam os calouros a fazerem ações altruístas no trote. É o caso do “Doutores da Alegria”, programa que leva os novos alunos aos hospitais vestidos de palhaço, para alegrar o dia dos pacientes.


14

VOLTA ÀS AULAS

PROUNI SEGUNDA CHAMADA

SEGUNDA-FEIRA www.destakjornal.com.br

27.01.2014

O resultado da segunda chamada do Prouni (programa de do governo federal que oferece bolsas de estudos em universidades privadas) será divulgado no dia 3 de fevereiro. As inscrições dos contemplados acontecem até dia 6.

Honestidade é fundamental para conseguir estágio REPRODUÇÃO

Contratantes sabem que estudantes estão começando e querem entende-los para poder orientá-los

PROATIVIDADE E FLUÊNCIA EM INGLÊS

AFONSO RIBEIRO afonso.destak@gmail.com

Ingressar no mercado de trabalho tem sido cada vez mais difícil, tanto por causa da forte concorrência quanto pela falta de experiência de quem está começando. É por isso que uma das melhores opções para os universitários é conseguir empregos de treinamento enquanto ainda estudam. Na lei, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo do estudante. No entanto, mais do que isso, é uma oportunidade de aplicar na prática o que se aprende na universidade. “Acho importante estagiar porque, com o trabalho na prática, dá para se ter mais noção do que você quer seguir na carreira de sua escolha” afirma o estudante de Direito da PUC-SP, Marcus Vinicius Paulino da Costa, que estagia em um escritório de advocacia. Segundo o estudante, que cursa o sétimo período e está no seu

Mentir no CV é prejudicial

segundo estágio, a maior dificuldade é achar “o estágio certo, com um bom ambiente de trabalho”. Para isso, diz ele, “tem que perguntar para conhecidos ou procurar saber como é em outros lugares”. “Entrei nos sites dos escritórios para saber no que, especificamente, eles trabalhavam. Depois pesquisei sobre o assunto, para não chegar na entrevista sem saber nada”, conta Paulino. O primeiro passo para quem busca um estágio é a comunicação. Conversas com os colegas de classe podem render indicações, e

ficar de olho nos anúncios dos murais da faculdade pode ser um bom começo para conseguir informações sobre as vagas disponíveis. Na hora de enviar o currículo para a empresa desejada, é fundamental seguir os padrões estabelecidos e dizer a verdade. “Muitos falam no papel que têm fluência em inglês, mas quando chegam na entrevista, não conseguem sustentar a mentira. O contratante sabe que o estudante não chega sabendo tudo, é por isso que ele exige honestidade, para que possa direcionar o estagiá-

Monitoria é alternativa para aprender e fazer networking Além dos estágios em empresas tradicionais, as universidades também oferecem aos alunos cargos como monitores. Essa função tem o objetivo de proporcionar a maior interação entre o corpo docente e discente, buscando estimular no aluno o interesse pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na maioria das faculdades, os monitores recebem bolsa de estudos integral ou parcial, além de terem a facilidade de evitar gran-

des deslocamentos durante o dia, já que trabalham no mesmo local onde estudam. As tarefas desempenhadas pelo monitor consistem em dar apoio aos alunos da disciplina que está monitorando, dar plantão nas dependências da faculdade e orientar quanto às dúvidas referentes às matérias ministradas em aula. O monitor tem a função de fazer o intermédio entre professor e aluno e, quando o primeiro não se encontra, ele auxilia e esclarece

dúvidas dos colegas. “Trabalhei como monitor por sete meses na minha faculdade e foi muito produtivo”, conta Olavo Gomes, recém-formado em psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). “Fiz amigos por todo o campus da faculdade e conheci cada canto do lugar. Fora isso, consegui reforçar matérias complexas, que necessitam de muito estudo e esforço, com mais facilidade”, completa o psicólogo.

rio”, diz o empresário Edmundo Olavo, afirmando que já teve muitos trainees que, posteriormente, foram efetivados. O estágio é a porta de entrada no mercado de trabalho. Por isso, um comportamento maduro e profissional é fundamental para delinear o futuro. O estudante que está disposto a trabalhar deve estar preparado para assumir responsabilidades e perceber as próprias deficiências, para conseguir se aprimorar e absorver tudo aquilo que o novo emprego pode lhe ensinar.

O empresário Edmundo Olavo já teve estagiários que se transformaram em seu braço direito. Para ele, é fundamental que o candidato tenha responsabilidade nas ações desenvolvidas, comprometimento com o trabalho e com a empresa, proatividade e honestidade. Dependendo da área em que o estudante cursa, é necessária a fluência em alguma língua. Se tiver carteira de habilitação ou cursos extra curriculares, isso deve constar no currículo, pois são fatores que podem pesar. “Qualquer coisa relevante para ocupar o cargo deve ser mencionada no currículo. Mas também é importante ser seguro na entrevista e mostrar o que quer. Sem dúvidas, confiança é o pontochave na hora de escolher o futuro estagiário”, comenta Edmundo Olavo

REPRODUÇÃO

Monitoria estimula aluno a se interessar por atividades mais acadêmicas


16

DIVERSÃO & ARTE

ALFONSO CUARÓN VENCE PREMIAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA www.destakjornal.com.br

27.01.2014

‘Gravidade’ rendeu ao mexicano o maior prêmio do Directors Guild Awards, na noite de sábado. Termômetro do Oscar, o evento do sindicato dos cineastas coloca Cuarón como o grande favorito à estatueta de melhor diretor deste ano.

Fall Out Boy vem ao Brasil em maio com turnê do novo CD DIVULGAÇÃO

Banda americana, que embute sonoridade pop no punk, chega para shows que promovem o disco ‘Save Rock and Roll’

Álbum, lançado em 2013, é o 1º do grupo em 5 anos, e tem participações de Elton John e Courtney Love

JOSÉ NORBERTO FLESCH nflesch@destakjornal.com.br

Começa a se desenhar um congestionamento de artistas gringos no Brasil em maio. Depois de Thirty Seconds to Mars e Avril Lavigne acertarem datas no país, o Destak apurou que o Fall Out Boy também chega na mesma época. As datas e locais estão sendo definidos. A banda americana, que insere nuances de punk no pop, vem com a turnê que promove “Save Rock and Roll”, seu CD mais recente, lançado em 2013. É o primeiro álbum do grupo em cinco anos. Elton John e Courtney Love participam do trabalho. Ele aparece na faixa-título e ela surge em “Rat a Tat”. Outra canção do CD é “My Songs Know What You Did in the Dark, que foi incluída na trilha so-

Quarteto americano veio pela primeira vez ao país em 2006, quando foi uma das atrações de um festival em São Paulo

Comic-Con terá edição em São Paulo neste ano Maior feira de cultura pop no mundo, a Comic-Con acontece anualmente em San Diego, na Califórnia, e em versões menores em outras partes dos EUA. A partir deste ano, porém, o evento também ganha uma edição brasileira. A Comic-Con Experience, título dado à feira no Brasil, está marcada para acontecer de 4 a 7 de dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. “A ideia é trazer para o país a experiência de um evento americano. Já acontecem por aqui pequenos encontros de quadrinhos, mas nada é tão representativo como uma Comic-Con”, afirmou Pierre Mantovani, presidente da Comic-Con Brasil, em entrevista ao site da revista “Veja”.

A primeira versão nacional da feira, que acontece de 4 a 7 de dezembro, espera atrair 60.000 pessoas A estimativa é de que o evento atraia 60.000 pessoas em seus quatro dias de duração. Já confirmaram presença 20 empresas de objetos colecionáveis e artistas da DC Comics e Marvel, como Eddy Barrows e Greg Tocchini. Também acontecerão exposições, concurso de cosplay, palestras e workshops. A programação completa, valores de ingressos e a data de início das vendas devem ser divulgados nos próximos meses.

nora do filme “Percy Jackson e o Mar de Monstros”. O Fall Out Boy desembarca no Brasil pouco antes de tocar como uma das principais atrações no Download, um dos mais cultuados festivais de rock do mundo, que acontece em junho, na Inglaterra. A banda surgiu em 2001, em Chicago. Cinco anos depois, fez seu primeiro show no país, em São Paulo, num festival promovido por uma rádio da cidade. A formação atual tem os três integrantes originais: Pete Wentz (baixo e vocais), Patrick Stump (vocais e guitarra) e Joe Trohman (guitarra). O baterista Andy Hurley completa o FOB. Wentz e Stump costumam aparecer em videoclipes de bandas amigas. Também levam a amizade para a estrada. Em junho, o FOB começa turnê americana de dois meses junto com o Paramore.

A cantora britânica que explodiu com um ‘romance de verdade’ Charli XCX veio ao Brasil para o Meca Festival, realizado no sábado, no Rio Grande do Sul, mas, com a expansão do evento para outros Estados, ganhou mais dois shows. Ela canta no Rio, na quarta, e em São Paulo, na sexta. “Mal posso esperar pelos shows. É a minha primeira vez no Brasil e aposto que será realmente incrível”, disse ao Destak a britânica de 21 anos, por telefone, pouco antes de embarcar. Charli se tornou conhecida com “True Romance” (romance verdadeiro, na tradução), seu primeiro CD, de 2013. A autora do hit “I Love It” afirmou que tem várias referências musicais. “De Britney Spears a Nirvana”, indicou.

DIVULGAÇÃO

Charli XCX tem 21 anos e é conhecida pela música ‘I Love it’

“As músicas do CD falam um pouco sobre minhas experiências e sobre o que eu penso sobre o amor verdadeiro. As melodias são emotivas, e as letras, cinematográficas. Quando as pessoas escutarem, eu quero que pensem em cores, pois foi o que eu fiz quando estava compondo”, contou. Charli já escreveu músicas para Rita Ora e Britney Spears. Cantora desde os oito anos, disse que conhece a música brasileira e gosta d’O Rappa, mas que samba não é sua praia. AFONSO RIBEIRO GRAND METRÓPOLE Tel. 3158-5000. Sexta, 22h30. R$ 90 a R$ 201 blueticket.com.br


27.01.2014

SEGUNDA-FEIRA www.destakjornal.com.br

SUNDANCE ANUNCIA GANHADORES

DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Lindos figurinos, que foram premiados no Oscar do ano passado, são apenas alguns dos componentes que dão beleza à nova adaptação do clássico “Anna Karenina”, de Liev Tolstói. O longa, dirigido por Joe Wright

17

O drama-musical ‘Whiplash’, que abriu a programação deste ano, e o documentário ‘Rich Hill’, sobre moradores de uma cidade rural pobre nos EUA, foram os grandes vencedores da edição festival, cuja 30ª edição terminou ontem.

Adaptação de Tolstói que honra o Oscar TV paga exibe hoje ‘Anna Karenina’, que levou a estatueta de melhor figurino, em 2013; Joe Wright assina a direção

DIVERSÃO & ARTE

DIVULGAÇÃO

Alguns dos números de ilusionismo mais conhecidos de David Blaine chegam hoje à TV paga, na série homônima ao artista, que estreia no canal Discovery. Discípulo do húngaro Harry Houdini, costumeiramente citado como um dos maiores ilusionistas de todos os tempos, Blaine testa seus limites em situações como ficar oito dias submerso. Além de impressionar famosos e não famosos com suas peripécias, o americano revela os bastidores de seus números ao longo de oito episódios. No episódio de hoje, o mágico tem um público ilustre composto pelos atores Jamie Foxx, Aaron Paul, Bryan Cranston e Olivia Wilde, e o físico Stephen Hawking.

(”Orgulho e Preconceito”), estreia hoje, no Telecine Premium. Keira Knightley vive a protagonista, jovem casada com Karenin (Jude Law), um homem apático, mas considerado herói na Rússia. Anna está aparentemente feliz com sua vida, até que conhece o conde Vronsky (Aaron TaylorJohnson). Os dois iniciam um caso amoroso, e passam a ser assunto em toda a alta sociedade russa. Karenin parece não ter conhecimento, mas solta indiretas. TELECINE PREMIUM Hoje, 22h

Os bastidores do ilusionismo ganham série

Keira Knightley vive a personagem central da trama escrita no final do século 19

DISCOVERY Hoje, 20h40


18

SEGUNDA-FEIRA

ESPORTES

COPA SP DE JUNIORES SANTOS TRI-CAMPEÃO

www.destakjornal.com.br

O time sub-20 do Santos venceu a equipe do Corinthians por 2 a 1, no último sábado, e faturou o seu terceiro título da Copinha. Como já é tradição, o jogo foi disputado no Pacaembu, no dia do aniversário da cidade de São Paulo.

Palmeiras goleia e segue 100% no ano

São Paulo vence Oeste sob forte calor

PIERVI FONSECA/AGIF/FOLHAPRESS

Na estreia de Valdivia em 2014, o meia chileno comandou a vitória, por 4 a 1, do alviverde sobre o Atlético de Sorocaba DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

O Palmeiras enfrentou ontem o Atlético de Sorocaba, fora de casa, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. O time da capital goleou de virada por 4 a 1 e segue 100% na competição estadual. O jogo marcou a estreia do meia chileno Valdivia em 2014. Durante a pré temporada, o jogador que é o mais caro do elenco e que tem um longo histórico de lesões, fez um trabalho de preparação especial para poder disputar o ano do centenário do alviverde sem se contundir. O Mago jogou bem e foi fundamental para o Palmeiras marcando o primeiro gol do time. A partida começou difícil e quem abriu o placar foi o Atlético Sorocaba com um velho conhecido da torcida palmeirense. Ewerton, revelado pelo Corinthians e com passagem pelo Palestra em 2010, fez 1 a 0 aos 14 minutos do primeiro tempo. Perdendo, o Palmeiras acordou para o jogo e empatou aos com Valdivia. No segundo tempo o jogo ficou aberto e o alviverde fez o segundo e o terceiro gol com Leandro e de-

O São Paulo recebeu ontem o Oeste de Itápolis no Morumbi. O time não teve trabalho para vencer a equipe do interior. Com pênalti perdido de Luis Fabiano e boa participação do zagueiro Antônio Carlos o tricolor venceu por 2 a 1 sob o forte calor da capital. O time do Morumbi não contou com Rogério Ceni que sentiu dores no joelho e foi vetado da partida. Outro que não participou do jogo foi o meia Jadson que não foi relacionado para a partida. Por

O zagueiro Antônio Carlos brilhou marcando 2 gols, já Luis Fabiano foi mal e perdeu um pênalti outro lado, ontem foi a estreia do lateral-esquerdo uruguaio Álvaro Pereira, que fez bom jogo. O jogo teve ritmo lento no primeiro tempo. Os termômetros marcavam mais de 30°. Porém o tricolor conseguiu fazer dois gols em dois bons cruzamentos, um de Ademilson e outro de Álvaro Pereira, o zagueiro Antônio Carlos

LEANDRO MARTINS/FUTURA PRESS/FOLHAPRESS

Antônio Carlos foi o destaque do tricolor marcando dois gols

marcou duas vezes, aos 24 e depois aos 41 do primeiro tempo. Na segunda etapa o tricolor teve um pênalti a favor após mão na área, mas Luis Fabiano desperdiçou. Depois disso o Oeste ameaçou uma reação diminuindo o placar para 2 a 1 com o atacante Bruno Nunes, mas não passou disso. O São Paulo agora é líder do Grupo A com seis pontos.

O mago Valdivia fez sua estreia na temporada em bom jogo pelo Palmeiras

pois com Juninho. Já nos acréscimos Wesley marcou o quarto definindo a goleada. O Palmeiras agora é líder do Grupo D com nove pontos ganhos.

Santos O time da Vila foi ontem a Itu e

venceu o Ituano por 1 a 0. Em jogo sonolento, o Santos só foi abrir o placar no fim do segundo tempo com Cícero de falta. O time da baixada está em segundo no Grupo C com 7 pontos. O líder é o invicto São Bernardo já que soma nove pontos em três jogos

AP

Oscar faz gol e classifica time do Chelsea Em jogo difícil para o Chelsea contra o Stoke City, pela Copa da Inglaterra, o brasileiro Oscar fez um golaço de falta e classificou o time para as oitavas de final após vencer o jogo por 1 a 0. O armador da Seleção Brasileira vem se destacando no time inglês e cada vez mais se torna protagonista na equipe de Mourinho. Agora, o adversário da próxima fase será o Manchester City, em Manchester. Um sorteio logo após ao jogo definiu o confronto.

27.01.2014

Oscar, camisa 11 da Seleção, fez gol de falta para classificar o Chelsea

Wawrinka bate Nadal e leva Aberto da Austrália O suíço Stanislas Wawrinka derrotou ontem o espanhol Rafael Nadal, na final do Aberto da Austrália. Foi o primeiro título de Grand Slam de Wawrinka e também a primeira vez em que o número 8 do mundo derrotou Nadal. Com um jogo sólido e agressivo, o suíço sacou bem e bateu o número 1 do ranking por 3 sets a 1. No primeiro set, Wawrinka atropelou o espanhol, vencendo por 6 a 3. No segundo, Nadal pediu atendimento médico por conta de dores nas costas, dava a impressão que abandonaria a partida, mas seguiu no jogo. O suíço abriu 2 sets a 0, e parecia caminhar para uma vitória tranquila. No terceiro set, o cenário foi diferente. Desconcentrado, Wawrinka errou muito, e Nadal venceu a parcial por 6 a 3. Porém, machucado, o espanhol não fez frente para o suíço que fechou o jogo no quarto set. Foi o primeiro título de Grand Slam de Wawrinka e

AP

Stanislas Wawrinka bateu Nadal e Djokovic para chegar ao título

a primeira vez que o suíço venceu Nadal, nos 12 jogos anteriores ele não havia ganhado um set sequer. No difícil caminho de Wawrinka para o título em Melbourne, o suíço passou por com Tommy Robredo, Tomas Berdych e ainda bateu Novak Djokovic e Rafael Nadal com autoridade.


20

SEGUNDA-FEIRA

PASSATEMPO

FASES DA LUA

Cheia dia 17, 13h16

NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2013

PALAVRAS CRUZADAS

www.destakjornal.com.br

Minguante dia 25, 17h30

Nova dia 2, 22h22

27.01.2014

Crescente dia 9, 13h13

SUDOKU

MEU DESTAK ARISTÓTELES DRUMMOND COLUNISTA DO DESTAK

Históriase estórias jornal eletrônico das comunidades portuguesas espalhadas pelos cinco continentes publicou recentemente uma matéria sobre o sucesso de portugueses, ou filhos de imigrantes, que chegaram a grandes posições. Interessante a relação, que inclui o presidente mundial da Peugeot, Carlos Tavares, natural de Lisboa, mas formado na França, onde os pais foram residir. O cargo máximo da empresa, das mais importantes do mundo, alegra os brasileiros que possuem fábrica da Peugeot no Rio. Também é citado o nosso exministro da Saúde, José Temporão, natural do Minho.

O SOLUÇÕES

HORÓSCOPO - POR ZANDER CATTA PRETA

ÁRIES 21/3 - 20/4

CÂNCER 21/6 - 21/7

LIBRA 23/9 • 22/10

CAPRICÓRNIO 22/12 • 20/1

Não seja muito rígido; tenha tolerância para com a própria vida. Há duas coisas a serem feitas com o que acontece conosco: aprender e perseverar.

Hoje é aquele dia em que estamos mais carentes, mais necessitados da atenção e do carinho do outro relevante. Não transforme isto em chatice.

Sonhos podem não se realizar da forma que planejou; nada no mundo segue roteiros à risca. Precisamos aceitar o bem e viver o que temos.

Sua sensibilidade poderá estar um pouco fora de controle, e você tem a tendência - ainda que negue - de exagerar as coisas que sente. Relaxe!

TOURO 21/4 - 20/5

LEÃO 22/7 - 22/8

ESCORPIÃO 23/10 • 21/11

AQUÁRIO 21/1 • 19/2

Cuidado para não usar mais energia que deve em questões emocionais. Empenho não implica em resultado. Avalie o que quer e se há desejo de fato.

Lembre-se que sua família é de onde veio e onde mora o apoio e reforço emocional para todos os maiores momentos da sua vida. Cuide do passado.

Desejos e quereres exaltados hoje; você pode querer se entregar a tudo que é de bom e melhor, deixando de lado as obrigações. Pense ao agir.

Sua natureza coletiva está exaltada acima do normal, fazendo-o procurar a rua e os amigos. Faça isto com cuidado e atenção, sem descuidar de si.

GÊMEOS 21/5 - 20/6

VIRGEM 23/8 - 22/9

SAGITÁRIO 22/11 • 21/12

PEIXES 20/2 • 20/3

Cuidado com a saúde é fundamental para vida mais digna. Mas o exagero em qualquer coisa é sempre destrutivo. Mantenha os pés no chão.

Foque sua visão nas coisas diárias, cotidianas. O mundano, o pequeno, o delicado é tão importante quanto as coisas grandiosas e épicas da vida.

Lua transita por seu signo e você pode ficar mais emotivo, intuitivo e e sintonizado nas coisas subjetivas. Cuidado para não exagerar as percepções.

Seus sentimentos poderão estar no trabalho ou na forma em que outros estão a perceber de você. Há a chance de você se emocionar com o outro.

O maior produtor mundial de batata doce do mundo é dos Açores e morou no Brasil por mais de dez anos. São 50 mil toneladas do produto, nos EUA, para onde foi Manuel Vieira a chamado do tio. A lista inclui ainda o craque Cristiano Ronaldo, um dos cinco melhores jogadores de futebol do mundo atual, e outros, como o presidente da União Europeia, Durão Barroso, que viveu em São Paulo quando os pais aqui vieram como refugiados do regime implantado pelo 25 de abril. Levantamento interessante, que poderíamos fazer no Brasil, onde, hoje, muitos brasileiros se destacam. O presidente mundial da Nissan é brasileiro; Henrique Meirelles, quando veio a chamado do presidente Lula para o Banco Central, era presidente do Banco de Boston; João Havelange foi o presidente que mais tempo liderou a Fifa; Carlos Arthur Nuzman é membro do conselho do Comitê Olímpico Internacional. E sempre com perso-nalidades que se incorporam à história, como o caso de Oswaldo Aranha, que, como presidente da Assembleia Geral da ONU, é lembrado até hoje.


27.01.2014

SEGUNDA-FEIRA

SAÚDE

www.destakjornal.com.br

MAIS MÉDICOS 58% PREENCHIDO

O programa Mais Médicos conseguiu atingir 58,06% da meta de preencher 13 mil vagas de médicos até março. A terceira rodada de inscrições terá a participação de 423médicos do Brasil e de 468 profissionaisdo exterior.

IMAGE SOURCE/ ZAVE SMITH

Falta de tempo e medo de doenças são desculpas para não fazer exames

Homens vão ao médico só por influência de familiares Pesquisa mostra que sete em cada 10 pessoas do sexo masculino buscam consultórios para atender apelos de esposa e filhos DA REDAÇÃO redacao@destakdf.com.br

Um estudo feito pelo Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de São Paulo apontou que 70% dos homens que se submeteram a consultas médicas o fizeram influenciados pelas orientações da esposa ou dos filhos. O levantamento apontou também que mais da metade das pessoas do sexo masculino que procuram atendimento médico já chega ao consultório com doenças em estágios avançados. Entre as principais justificativas para o descuido do homem com a saúde apresentadas aos pesquisadores, estão a falta de tempo, o preconceito de se sub-

21

meter a um exame – como o de próstata, por exemplo – e o medo de descobrir que está com alguma doença grave. Os entrevistados contaram, ainda, que só cederam aos apelos dos familiares quando o incômodo, ou dor, começou a atrapalhar a rotina no trabalho ou em afazeres domésticos. O Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de São Paulo alerta que o atraso em procurar auxílio médico pode obrigar o paciente a passar por uma intervenção cirúrgica. Dessa maneira, o órgão aconselha que os homens, principalmente aqueles acima dos 40 anos, a realizar exames de rotina com frequência. Segundo os pesquisadores, as doenças mais comuns após a meia idade são câncer ou crescimento benigno de próstata, problemas nos rins, como cálculos renais, que podem levar a tumores, além de alterações hormonais.

SUS inicia em março vacinação contra HPV O Sistema Único de Saúde (SUS) começa a partir do dia 10 de março a realizar a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para as meninas de 11 a 13 anos. A vacinação terá como meta prevenir contra o câncer de colo de útero 80% das 5,2 milhões de meninas que formam o públicoalvo da campanha. Para aumentar a eficácia, o Ministério da Saúde decidiu realizar a imunização das meninas em três doses. A primeira começará em março e será realizada em 36 mil salas de vacina do SUS e em escolas públicas e privadas. A segunda e a terceira doses, respectivamente aplicadas seis meses e cinco anos após a primeira vacinação, serão realizadas apenas pelo SUS. O ministério vai investir R$ 1,1 bilhão.

VIVER BEM ENVIE-NOS SUAS DÚVIDAS DE SAÚDE comunicacao@consultaclick.com.br Esta opinião não substitui a visita a um médico habilitado. Produção do sitewww.consultaclick.com.br

Dentescuidadosjánainfância

E

scova de dente de princesa ou super-herói? Creme dental sabor tutti-frutti? Quem tem filhos sabe que isso não basta para incentivaras crianças a escovarem os dentes. É justamente nesta fase que se deve aprendera importância da higiene bucal. No ConsultaClick.com.br você encontra dicas para tornareste momento mais atrativo para as crianças. Com paciência e criatividade, é possível fazercom que seus filhos divirtam-se ao escovaros dentes. Acárie é o maiorproblema dentário

em bebês e pré-escolares, mas pode ser100% evitada! O cuidado dentário deve começarantes de nascero primeiro dentinho. Agengiva do lactente deve serlimpa delicadamente com uma escova de cerdas macias ou com uma gaze depois de cada mamada. Usarfio dental, escovaros dentes e a língua com cuidado são passos importantes para a prevenção de doenças bucais. Lembre-se: crianças gostam de imitaros pais, então comece dando o exemplo. Chame seu filho para te acompanharna escovação. Deixá-lo conduzira própria escova também poderá servirde motivação.

Zumbido é sintoma de perda auditiva IMAGE SOURCE

O ruído frequente nos ouvidos – popular zumbido – em mais de 90% dos casos é sinal de que a pessoa está perdendo audição. Pelo menos é o que afirma o otorrinolaringologista Ítalo Medeiros, do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Segundo Medeiros, o uso contínuo de fones de ouvidos em volumes muito elevados é a principal causa da perda de audição. De acordo com o especialista, o zum-

bido é mais verificado em jovens de hoje do que era antigamente. Ítalo Medeiros explica, contudo, que há outros fatores que podem causar o ruído no ouvido, como alterações na tireoide ou no nível de açúcar no sangue, fumo e o consumo excessivo de cafeína. Conforme o otorrinolaringologista, só 20% das pessoas que se queixam de zumbido procuram o médico. Um erro, pois em muitos casos o ruído pode ser eliminado.

Apenas 20% dos que sofrem com ruídos procuram auxílio profissional

Onda magnética alivia enxaqueca O Nice (Instituto Nacional Britânico para Excelência Clínica e de Saúde, na sigla em inglês) divulgou, na semana passada, uma orientação que recomenda o uso de estimulação magnética transcraniana em pacientes que sofrem de enxaqueca. Segundo os pesquisadores do órgão, o tratamento não é invasivo e ajuda a alivar os sintomas da doença. Para chegar a essa conclusão, os cientistas do Nice fizeram um teste em 164 voluntários. A estimulação magnética funcionou duas vezes mais do que uma terapia a base de placebo. Além dis-

IMAGE SOURCE

Terapia magnética já é muito usada em pacientes com depressão

so, 66 pacientes – 40% do total – declararam que não sentiam mais dores de cabeça depois de se submeterem ao tratamento com ondas magnéticas. Apesar dos resultados positivos, mais estudos sobre o tema são necessários. O equipamento utilizado para esse tipo de tratamento é portátil e colocado sobre o couro cabeludo das pessoas. Segundo os especialistas, o aparelho gera campos magnéticos indolores aos usuários. Essa mesma terapia já é vastamente utilizada em pacientes que sofrem de depressão e esquizofrenia.


SEGUNDA-FEIRA

SEU DESTAK

22

PARTICIPE! CARTAS DO LEITOR

www.destakjornal.com.br

Escreva para o Destak, dê sua opinião, mande sua foto, indique seu blog ou site. As mensagens devemser enviadas com nome completo para leitor@destakjornal.com.br. O Destak não publica blogs com objetivos comerciais e se reserva o direito de editar as cartas que recebe.

FOTO BLOG

MEU DESTAK

Manifestações contra a Copa

VINICIUS ALBUQUERQUE EDITOR-ADJUNTO DO DESTAK SP viniciusdestak1@gmail.com

As manifestações vistas pelo Brasil com o intuito de criticar a Copa do Mundo em detrimento de serviços essenciais deixados de lado, poderiam acender a luz vermelha nos governantes e nas casas legislativas que têm prestado péssimos serviços à população. Ao invés disso o que se viu foi um vandalismo absurdo, principalmente em São paulo, que não leva a lugar nenhum a não ser na prisão que é o lugar onde merece estar os baderneiros. Quem está assistindo de camarote e rindo são os políticos que em outubro ocuparão as telas das tevês para pedir o voto do cidadão ignorante que acha que o voto não muda nada.

O ‘selfie’ e o fracasso eitor, pode dizer, sem medo, você está entre amigos: você já fez um selfie – a foto tirada de si mesmo. Sei como é, eu mesmo já fiz um ou dois. O papa Francisco e a família Obama também já se renderam.

L

IZABEL AVALLONE Via e-mail

As manifestações vistas pelo Brasil com o intuito de criticar a Copa do Mundo em detrimento de serviços essenciais deixados de lado, poderiam acender a luz vermelha nos governantes e nas casas legislativas que têm prestado péssimos serviços à população. Ao invés disso o que se viu foi um vandalismo absurdo, principalmente em São paulo, que não leva a lugar nenhum a não ser na prisão que é o lugar onde merece estar os baderneiros.

JOSÉ LUCIANO CASTRO mandou esta foto do Museu Imperial da Guerra, em Londres. “É um museu completo, pra conhecer todos os erros da humanidade”, disse. Mande suas fotos ao Destak.

BLOG DO LEITOR Estudantes e apaixonados por história não podem perder o blog “Guerras e conflitos”. Um grupo de professores criou o blog para divulgar textos, curiosidades e fotos dos mais diversos conflitos. Há desde guerras da Antiguidade até as mais recentes, como Iraque e Afeganistão. A linguagem é didática e há uso de boas ferramentas como linha do tempo.

MARA ASSAF Via e-mail

http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/

140 DESTAKS OnovoPapaétãohumildequeaté apombadoVaticanoeletá doandopraalimentarosmais necessitados DANILO MIRANDA @ mirandanilo

Recebiumacríticaementalizei ‘suaopiniãoémuitoimportante paranós’domesmomodocomo asoperadorasdetelefoniafazem

27.01.2014

WEB EM DESTAK Um vídeo caseiro americano fez sucesso na internet na semana passada. É uma comparação bem-humorada das diferenças entre cachorros e gatos. No início do vídeo, um cachorro ensina seu filhote a descer uma escada para o porão. Pouco depois, o gato ensina seu filhote. A diferença é no método. Para conferir o vídeo é só acessar o link.

Para anunciar, ligue 3077-3600

“Self”, na psicanálise: é o sentimento de unidade da personalidade. Abusando da simplificação, é o eu; “selfie”, numa tradução bem livre, seria “euzinho”. O diminutivo é sintomático de um anseio por tornar tudo íntimo: ao chamar-se alguém pelo nome, acrescido de um “inho”, pretende-se introduzir um laço de proximidade instantânea. Em alguns, isso (ainda) gera repulsa, pela falsidade indisfarçável de tentar se fazer íntimo artificialmente. E quem tira o selfie pretende fazer-nos íntimos de suas experiências: ele precisa que todos vejam que esteve no show A, no país B, no elevador C ou no banheiro D. O selfie mostra que o mundo falhou em se fazer interessante: diante do oceano de temas à sua disposição, o indivíduo vê um vazio, que só sua presença pode preencher. É a resultante de um mundo cujos vetores principais são narcisismo, ostentação e culto às celebridades. É um hábito detestável.

http://goo.gl/0CLzNF

NOBRE @ nobreceara

O selfie, no entanto, virou um vício, quase uma obrigatoriedade, para uma vasta multidão. Em 2001havia 6,5 milhões de registros do termo no Google; em 2013, 156 milhões. Foi a palavra do ano de 2013, diz o blog Oxford Dictionaries.

EXPEDIENTE. Destak Brasil Editora S.A. Diretor Editorial: Márvio dos Anjos. Editor-Chefe: Paulo Galdieri. Editora de Arte: Ana Paula Santos. Revisão: Kamila Queiroz. Redação: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954, 3° andar - Pinheiros - CEP 01452-000 - São Paulo - SP. Email: destak@destakjornal.com.br. Departamento Comercial: 3077- 3600 Gráfica: Oceano Indústria Gráfica e Editora LTDA (tel. 4446-7000)


São Paulo - 1811  
Advertisement