Issuu on Google+

SP

www.destakjornal.com.br Jornal de distribuição gratuita Vendaproibida Edição nº 1532 · Ano 7

DIVERSÃO E ARTE PÁGINA 17

DIVERSÃO E ARTE PÁGINA 18

Lenda do britpop, o Pulp chega a SP

Fim da trilogia de Batman chega às lojas

Banda do cultuado Jarvis Cocker canta hits que marcaram anos 90

Sai em DVD ‘O Cavaleiro das Trevas Ressurge’, que completa a saga do herói DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

SÃO PAULO PÁGINA 3

SÃO PAULO PÁGINA 4

Queixas via celular sobre trens e metrô sobem 47%

Haddad quer que inspeção veicularem SP deixe de seranual

Poluição sonora e comportamento inadequado, na CPTM, e ação de ambulantes e má ventilação, no metrô, são as mais frequentes entre as 76,6 mil reclamações recebidas de janeiro a outubro deste ano

ESPORTES PÁGINA 16

SILVA JÚNIOR/FOLHAPRESS

Céu ficou carregado até por volta das 11h da manhã

FÁBIO COSTA/DESTAK

Poucas horas depois, o sol brilhou e a temperatura subiu

São Paulo tenta hoje selar ida à final da Copa Sul-Americana DIVERSÃO E ARTE PÁGINA 18

Fernando Gabeiraresume em livro os 50 anos de suacarreiranapolítica AP

O DESTAK É IMPRESSO EM PAPEL VINDO DE FLORESTAS COM MANEJO RESPONSÁVEL, COMO INDICA O SELO FSC®.

Quarta-Feira 28 de Novembro de 2012

SÃO PAULO PÁGINA 7

Odiadepoisdelemesmo Frente fria encontra baixa pressão e SP vive 4 estações em três horas

BRASIL PÁGINA 2

Governo barraidaao Senado de Rosemarye outrosindiciadospelaPF


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Brasil

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

VENDA DE PARECERES Ministro da Justiça e advogado-geral da União irão falar

39º DE 40

Governo barraidade indiciadosao Senado

Paísé penúltimo em rankingde educação global

GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO

Eduardo Braga (PMDB) e Jorge Vianna (PT) negociam com Randolfe (PSOL) e Álvaro Dias (PSDB)

Ex-chefe de gabinete da Presidência não dará explicações, nem os ex-diretores de agências presos DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Em maioria, a bancada governista barrou o pedido do PPS para ouvir no Senado a ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha, a Rose, o ex-advogado-geral adjunto da União José Weber Holanda, e os irmãos Paulo e Rubens Vieira ex-diretores de agências estatais. Os quatro foram indiciados pela Polícia Federal na oparação Porto Seguro e os irmãos, presos, além disso. Sem chance numérica de aprovar os requerimentos, a bancada da oposição fez acordo com a do Governo e aprovou convite para ouvir, na próxima semana, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, de quem Holanda era braço direito, além dos presidentes das agências nacionais de Águas, Vicente Andreu, e da Aviação Civil, Marcelo Guaranys. Outro acordo prevê aprovação, hoje, para que o Senado ouça o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “É melhor um na mão (Adams), do que dois voando. Se fosse à votação, perderíamos”, aceitou Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

O PSDB também pediu para ter acesso às conversas de Rose com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que a levou à chefia do gabinete em SP, em 2005. Interesse de Dirceu O TCU (Tribunal de Contas da União) disse ontem que investigará a conduta de seu ex-auditor Cyonil Borges, delator do esquema de venda de pareceres favoráveis. Cyonil disse em depoimento à PF que, segundo Paulo Vieira, José Dirceu – para quem Rose trabalhou – tinha interesse em parecer favorável à Tecondi, que usava instalações portuárias diferentes à do contrato firmado. O delator disse ter desistido de receber R$ 300 mil para dar esse parecer.

STF WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

O Brasil ficou em penúltimo no ranking “The Learning Curve” (curva de aprendizagem) da consultoria EIU (Economist Intelligence Unit). Dentre os 40 países avaliados, o Brasil ficou em 39º lugar, à frente apenas da Indonésia, na pesquisa que considera notas de testes de matemática, linguagem e ciências, entre 2006 e 2010, e qualidade de professores, entre outros fatores. A Finlândia ficou em primeiro, seguida por Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Cingapura e Reino Unido, Holanda, Nova Zelândia e Suiça. Nem só potências superaram o Brasil, mas também Hungria (18º), Eslováquia (19º), Romênia (32º), Argentina (35º) e Colômbia (36º).

Pronto para tomar posse amanhã no STF (Supremo Tribunal federal), o novo ministro Teori Zavascki anunciou ontem que participará da votação dos embargos de declaração no processo do mensalão. Trata-se dos últimos recursos a que os condenados têm direito para tentar anular as sentenças desfavoráveis, dentro do próprio STF.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

EM 12 MESES

Casosde dengue no paíscaem 42% em doisanos

Amazôniatem menorregistro de áreadesmatadadesde 1988

Teori Zavascki foi indicado para a vaga deixada por Cezar Peluso

Novo ministro votará embargos dos condenados do mensalão Zavascki, que substitui Cezar Peluso, não tomará parte na decisão das penas impostas, porém. “A regra de participação (...) é a do Regimento Interno, não cabe mais a minha participação. Pelo que sei, o Supremo decidiu isso, que nessa fase de fixação de penas participam apenas os ministros que proferiram juízo condenatório”, explicou.

Filha nomeada em viagem com Lula E-mail interceptado pela PF mostra que Mirelle, filha de Rose foi nomeada na Anac durante oficial viagem da mãe com Lula, pela Presidência. “A Mirelle já te enviou os documentos? Peço gentileza de só nomeála depois de eu confirmar com o PR [presidente da República]”, dizia Rose, em 2010 a Paulo Vieira. Mirelle foi exonerada após a ação da PF. Em 2009, Paulo pedia a Rose ajuda junto a José Dirceu, para quem ela trabalhou. “Um pedido pessoal seu ao JD [iniciais de José Dirceu] (...) ganha muito mais força”.

Suspeito fraudaria MEC para favorecer a família Paulo Vieira usou a senha de um funcionário do MEC (Ministério da Educação) para alterar dados financeiras da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro (SP), propriedade de sua família, e conseguir mais dinheiro do Governo para ela, aponta conversa gravada pela PF em 24 de março deste ano. “Eu tô querendo entrar aqui no MEC (...) com sua senha. Me fala seu CPF”, diz ele a Márcio Alexandre Bar-

www.destakjornal.com.br

bosa Lima, da Secretaria Especial de Regulação do Ensino Superior, que lhe informa, segundo a PF. Outra conversa indica que ele já alterara antes. “Você pediu para eu alterar em 15% todos os números que aparecessem”, lhe diz uma secretária. “Aumenta agora 20%”, responde Vieira, que também marcou reuniões fora da agenda com o ministro Fernando Pimentel.

DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO AMAZONAS

O número de casos de dengue no Brasil sofreu uma redução de 42% entre 2010 e 2012, segundo anunciou ontem o Ministério da Saúde. O país registrou cerca de 500 mil casos da doença entre janeiro e novembro deste ano, contra 750 mil no ano passado e quase 1 milhão em 2010.

ATÉ 2 DE DEZEMBRO

Recorde é de intervalo de 12 meses, não de um ano em particular

SC recebe evento de salvamento aquático

O desmatamento na Amazônia Legal de agosto de 2011 a julho desde ano é o menor no intervalo de 12 meses desde que o índice começou a ser medido pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente), em 1998. De acordo a pasta, os satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registraram 4.656 km² de área desmatada no período avaliado. A queda foi de 27% em relação ao ano passado, quando o desmatamento foi de 6.418 km² na região, que tem um território total de

Balneário Camburiú, em Santa Catarina, de hoje até o dia 2 de dezembro, vai receber o 11º Congresso Brasileiro de Salvamento Aquático. Organizado pela Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), o encontro vai discutir técnicas de salvamento e novos protocolos no tratamento de afogados.

5.217.423 km2. Dos dez Estados que partes integrantes da Amazônia Legal, somente três tiveram aumento na área desmatada: Acre (10%), Amazonas (29%) e Tocantins (33%). 80% da meta De acordo com a ministra Izabella Teixeira, com os dados deste último período, o país atingiu 76,26% de sua meta de 80% de redução dos desmatamentos na região. O objetivo do Governo Federal é de ter, até 2020, apenas 3.925 km² de área desmatada por ano.


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

·3

São Paulo

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

RECLAMAÇÕES Poluição sonora (música alta) é campeã

ATÉ FEVEREIRO FABIO COSTA/DESTAK

Denúncia via SMS nos trens cresce 47% De janeiro aoutubro, foram enviados mais de 76 mil SMS; sistema foi implantado pela CPTM em 2008 DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô receberam neste ano, até o mês de outubro, 76.609 denúncias de usuários por meio do serviço de SMS-Denúncia (17.120 da CPTM e 59.489 do Metrô). O número é 47% maior do que o apresentado no mesmo perío-

do do ano passado – quando foram recebidas 52.005 denúncias (13.396 da CPTM e 38.609 do Metrô). Entre as reclamações mais frequentes recebidas neste ano na CPTM, lideram as de poluição sonora (pessoas que ouvem música alto, sem fone de ouvido), seguida do comportamento inadequado (usuários sentados no chão, pés nos bancos, etc) e o trabalho de ambulantes. Já o Metrô tem como principal reclamação o comércio irregular nos vagões, seguido da ventilação nos trens (falta ou excesso de ar-condicionado) em 2º lugar e comportamento inadequado em 3º.

www.destakjornal.com.br

Para fazer as denúncias, a pessoa não precisa se identificar

O projeto de denúncias por meio de mensagens de texto foi implantado na CPTM em 2008, através do número 97150-4949.; e no Metrô, em janeiro de 2011, pelo 973332252. Para facilitar, as empresas pedem que os usuários coloquem o maior número possível de informações nos SMS

(linha, número do vagão, sentido do trem) e informe qual a próxima estação, para que haja tempo para intervenção. Também é importante informar, em caso de infração, detalhes sobre o ocorrido e as características do autor. Não é necessário se identificar.

Cidade terá mais 200 bicicletas para aluguel Até fevereiro, a capital Bike Sampa, que tem mais de receberá mais um siste- 500 bicicletas disponíveis pela ma de aluguel de bicicletas. cidade e foi o primeiro serviço Segundo “O Estado de S. Pau- oferecido. Os dois sistemas lo”, além de operar as ciclofai- não deverão ser integrados. xas da cidade, a Bradesco SeAinda segundo o “Estado”, guros disponibilizará agora 20 a CET (Companhia de Engenovas estações, com dez bici- nharia de Tráfego) informou cletas cada, a serem utilizadas que não estão definidos os lopor quem se cadastrar com a cais exatos onde os novos biempresa. cicletários serão instalados. Aassinaturado conCiclista morre vênio entre o BraUm ciclista mordesco e a prefeireu após bater tura foi autoriNovo sistema contra um ônizada em publinão se integrará bus na av. Procação no “Diáfessor Francisrio Oficial”. ao atual, co Morato Após essa etaoperado pelo (zona oeste de pa, a seguradoSão Paulo), na ra terá dois mebanco Itaú manhã de ontem. ses corridos para Segundo o “Estado”, colocar o sistema em Nemésio Ferreira Trindafuncionamento. Esta será a segunda insti- de, de 45 anos, recebeu atendituição financeira a patrocinar mento no local e depois foi leumaação do tipo – hácercade vado ao Hospital Universitáseis meses, o Itaú já opera o rio, onde chegou morto.


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

São Paulo

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

CUSTO Controlar recebeu R$ 150 milhões em 2012

POSSE DE NOVOS CHEFES

Além de cortar a taxa, serviço poderá ser feito de 2 em 2 anos; Controlar pode contestar mudança DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Após prometer acabar com a taxa de inspeção veicular – uma de suas principais bandeiras na campanha eleitoral – o prefeito eleito da capital, Fernando Haddad (PT), poderá também afrouxar o programae reduzir aperiodicidade do serviço. De acordo com a “Folha de S.Paulo”, as mudanças já estão definidas. Entre elas, carros novos não precisarão da inspeção durante o período de garantiado fabricante e depois farão o serviço a cada dois anos. Desta forma, o motorista pego em blitz com veículo irregular não seriamultado na hora e teria um prazo para ficar regularizado – a multa só ocorreriaem caso de não cumprimento. “Inspeção, no mundo todo, não é todo ano. Pode ser acada dois anos. E carros novos têm de sair de fábrica regulados.

Com menos inspeções, o poder público tem condições de subsidiar”, afirmou Haddad em entrevista ao programa “É Notícia”, da Rede TV!, veiculado nesta semana. Com o fim da taxa de inspeção veicular, que deve arrecadar só em 2012 cerca de R$ 150 milhões à Controlar (concessionária que faz o serviço), a prefeitura terá que arcar com o custo – o que seria facilitado no caso de menos inspeções. Apesar dos planos a curto prazo, Haddad não sabe afirmar quando será implantado o novo método; mas Luís Fernando Massonetto, futuro secretário de Negócios Jurídicos, já analisa o contrato com a Controlar.

‘Inspeção, no mundo todo, não é todo ano’, disse Haddad durante entrevista

NA PISCINA DE ESCOLA EDUARDO KNAPP/FOLHAPRESS

Haddad pode mudarregras da inspeção veicular

Coronel Meira (PM), à esquerda, Alckmin e Blazeck (Civil), à direita

Alckmin promete reforços nas polícias Ao dar posse aos novos chefes das polícias ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu reforçar as equipes. Até o final desta semana, o efetivo da PM (Polícia Militar), agora chefiada pelo coronel Benedito Roberto Meira, terá mais 960 soldados. A Polícia Civil, comandada desde ontem pelo delegado Luiz Maurício Souza Blazeck, terá 185 delegados até a próxima semana e, dentro de 90 dias, mais 137. “Equipe montada e empenho redobrado no sentido de fortalecer a segurança pública”, afirmou o governador. Alckmin disse ontem que a Operação Delegada, também conhecido como o “bico oficial da PM”, será ampliado para 123 cidades. Nesse

tipo de atividade, prefeituras e Estado firmam convênios para que os policiais trabalhem em seus horários de folga em atividades designadas pelos municípios. Rapidez O Estado vive uma escalada da violência. Em outubro, os casos de homicídio só na capital foram 92% superiores aos do mesmo período de 2011. Segundo Alckmin, o novo secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, já determinou que peritos da Policia Técnico Científica tenham um prazo para chegar ao local do crime. “Quanto mais rápido a polícia agir, maior a chance de esclarecer os crimes, maior a chance de prender os criminosos”, afirmou.

ITAQUERÃO

Arquibancada provisória será patrocinada ODEBRECHT/DIVULGAÇÃO

Vista noturna das obras da futura arena do Corinthians em Itaquera

O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem que o Estado fará uma parceria com a cervejaria Ambev para a instalação das arquibancadas provisórias no Itaquerão – que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014. Conforme os requisitos da Fifa, o estádio precisa ter 60 mil assentos para o evento e por isso precisa ser ampliado, já que está sendo construído para 47 mil pessoas.

www.destakjornal.com.br

O investimento da Ambev deverá ser de R$ 35 milhões para a montagem e manutenção das cadeiras, que serão feitas pela construtora Odebrecht. Além disso, o governo informou que os recursos públicos serão destinados apenas para as obras de infraestrutura no entorno do estádio. “Todas estão dentro do cronograma e serão definitivas para a população da cidade”, disse Alckmin.

Corpo de menino afogado foi encontrado sem boias O corpo de Bernardo Giacomini Gonçalves, de 3 anos, morto durante uma aula de natação em uma escola na zona sul, foi encontrado sem boias. A informação é da “Folha de S.Paulo”. O incidente ocorreu na segunda-feira no Centro Educacional Brandão. A professora Raquel Campos afirmou que avistou o corpo do menino boiando após uma série de atividades. Além dela e do garoto, havia outros dez alunos e uma assistente. O menino chegou a receber os primeiros socorros ainda na escola. Ele foi encaminhado a um hospital, porém, já chegou ao local sem vida. À “Folha”, as professoras da escola afirmaram que as boias são retiradas apenas no vestiário, mas confirmaram que as

10

SEGUNDOS

REPRODUÇÃO

Bernardo: corpo foi enterrado em cemitério na zona oeste

crianças sabem tirá-las. A delegada responsável pelo caso, Ancilla Vegas, disse haver indícios de negligência. A professora e a assistente foram indiciadas por homicídio culposo (sem intenção de matar). Após pagar fiança de R$ 10 mil, elas foram liberadas e responderão em liberdade. O corpo de Bernardo foi enterrado na manhã de ontem.

Parque seráreformado O parque do Carmo - Olavo Egydio Setúbal ganhará 17 bebedouros, reforma em 6 banheiros e nova pintura.

COM CONCORRÊNCIA

JK IGUATEMI

Pedágio eletrônico ficarámaisbarato

Obrasem viaduto terminam dia5

Oficializada ontem pelo governador Geraldo Alckmin, a entrada de uma concorrente no mercado diminuirá os preços atualmente cobrados. Chamada ConectCar, a empresa espera iniciar suas operações dia 1º de fevereiro. De acordo com a “Folha de S.Paulo”, a economia de quem optar por ela poderá chegar a 67%, se comparada com o plano clássico da empresa Sem Parar.

O viaduto que ligará a avenida Juscelino Kubitschek à Marginal Pinheiros deve ser finalizado dia 5 de dezembro, mas passará por inspeção da CET antes de ser inaugurado. Ao custo de R$ 48 milhões, a obra foi bancada pela construtora WTorre, responsável pelo shopping JK, para compensar o impacto causado pelo empreendimento no trânsito. As informações são da “Folha de S.Paulo”.

EM SETE ANOS

BILHETE ÚNICO

Capital tem um terço Falhapode obrigar dospostosadulterados saídade empresa Segundo nota divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado, a capital foi a região que mais contabilizou cassassões de postos por irregularidades. Dos mil estabelecimentos lacrados desde 2005, São Paulo registrou 322 ocorrências, o equivalente a um terço do total. Presidente Prudente foi a região com melhor desempenho no período, com 28 ocorrências.

A empresa Serviços Digitais, responsável pelas operações de recarga do Bilhete Único, pode ser descredenciada pela SPTrans por quebra de contrato. De acordo com a “Folha de S.Paulo”, há 15 dias a empresa não repassa as quantias coletadas à prefeitura. A SPTrans informou que já iniciou o processo de desligamento da empresa e recuperação do dinheiro.


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

·7

São Paulo

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

QUATRO ESTAÇÕES Cidade ficou em estado de atenção e registrou alagamentos

Em três horas, SP vai de frio e chuva a sol e calor Temporal de manhã complicou trânsito; à tarde, céu ficou claro, nuvens sumiram e tempo ficou abafado

FÁBIO COSTA/DESTAK

DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Em um período de três horas os paulistanos tiveram as quatro estações. Até por volta das 11h, o céu estava escuro, carregado de nuvens e a temperatura não passou dos 17,9°C. Até as 13h, pancadas de chuva fizeram a sensação térmica cair ainda mais e provocaram 11 pontos de alagamento. A situação levou a Defesa Civil Municipal a decretar estado de atenção durante

Temperatura foi de 17,9°C a 27,7°C; calor deve continuar hoje

www.destakjornal.com.br

OBSTÁCULOS quase duas horas. Momentos depois, as nuvens sumiram, o céu ficou claro e a temperatura aumentou rapidamente, quase 10°C, atingindo a máxima de 27,7°C. A situação foi reflexo do encontro de uma frente fria com uma área de baixa pressão (ar quente). Segundo o meteorologista Michel Pantera, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), é comum a cidade de São Paulo apresentar as quatro estações do ano em um único dia na primavera, porém, o curioso de ontem foi que houve uma inversão, já que normalmente o calor e sol predominam pela manhã, e a chuva, à tarde. Previsão Segundo previsão do CGE, hoje o céu deve permanecer nublado. Ainda há possibilidade de chuva fraca no final do dia. As temperaturas devem variar entre 16ºC (mínima) e 26ºC (máxima). Amanhã o sol deve predominar e a temperatura deve aumentar e chegar a 28°C.

Construtora reforma rua na zona norte e ‘esquece’ postes RUBENS CAVALLARI/FOLHAPRESS

Veículos têm de fazer zigue-zague na rua Paulo de Faria

Veículos que trafegam pela rua Paulo de Faria, no Tucuruvi (zona norte de SP), estão sendo obrigados a desviar de três postes que estão no meio da via. O trecho foi asfaltado e integra as obras de adequação do trânsito feitas pela construtora JHSF, do shopping Metrô Tucuruvi, segundo o jornal “Agora”.

A readequação na rua é uma das obras de compensação exigidas pela prefeitura, já que o shopping irá intensificar o tráfego de veículos. Porém, a responsabilidade pelos postes é da AES Eletropaulo. A concessionária, por sua vez, disse que irá retirá-los em duas semanas. Enquanto eles ficarem, a CET irá sinalizar o trecho para evitar acidentes.


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Mundo

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

PRAÇA TAHRIR OCUPADA ONG de direitos humanos diz que Mohamed Morsi acumula mais poderes do que junta militar que o antecedeu

A CUBA

Egito vive nova onda de protestos

Chávez viajapara fazertratamento contrao câncer

DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com,br

A praça Tahrir, no centro do Cairo (capital do Egito), continua tomada pela população, que protesta contra as medidas do presidente, Mohamed Morsi, que ampliam seus poderes. Na quinta (22), Morsi publicou uma série de decretos que “blindam” suas ações contra questionamentos pelo Judiciário. A ONG Observatório para os Direitos Humanos disse que o decreto dá mais poderes a Morsi do que a junta militar que governava o país. Esta é a primeira crise

Milhares de manifestantes, ontem, na praça Tahrir, protestando contra os novos poderes do presidente

que o Morsi enfrenta desde que foi eleito, em julho. Após o povo e os juízes egípcios se manifestarem contra as medidas, o portavoz da presidência avisou que as decisões que estão fora do alcance de contestações pela Justiça são apenas as “ligadas às questões de soberania”. O protesto na praça, berço das manifestações que derrubaram o ditador Hosni Mubarak em fevereiro de 2011, foi convocado por partidos de oposição e militantes que acreditam que Morsi está se tornando um novo ditador, concentrando poderes e ignorando as instituições do país. “Nós não queremos uma ditadura de novo. O regime de Mubarak era uma ditadura. Tivemos uma revolução para ter justiça e liberdade” declarou Ahmed Husseini, um dos manifestantes.

O presidente Venezuelano Hugo Chávez vai viajar a Cuba para realizar mais um tratamento contra o câncer. Chávez pediu autorização do Congresso para se ausentar por mais de 7 dias, o que foi concedido. Desde 2011, o líder venezuelano se trata da doença no país do amigo Fidel Castro. O local onde a doença se encontra nunca foi revelado. AP

AP

Oposição convoca manifestantes para derrubar decretos que aumentam os poderes do presidente

Chávez faz tratamento contra câncer em Cuba desde 2011

€ 34,5 BILHÕES

CHINA

Gregos usarão empréstimo para salvar bancos do país

Jornal cai em piadae diz que Kim Jong-Un é sexy AP

Funcionários públicos contra demissões e medidas de austeridade

O governo da Grécia obteve novos empréstimos do FMI (Fundo Monetário Internacional) e da Zona do Euro, e receberá, até o dia 13 de dezembro, mais uma parcela, no valor de € 34,5 bilhões, (R$ 92,6 bilhões) do resgate planejado. O primeiro-ministro do país, Antonis Samaras, declarou em discurso que usará o dinheiro para resgatar a economia real do país, saldando dívidas públicas e dos bancos. “Termina um período dominado pelo pessimismo no interior, pela falta de confiabilidade externa

e por uma incerteza geral sobre o futuro do país”, declarou Samaras ao anunciar como investirá o dinheiro da ajuda. Samaras especificou que 10% dessa próxima parcela do resgate será usada para pagar juros e amortizações da dívida grega, ao contrário do que vinha acontecendo, com 85% do valor usado para pagar a dívida externa. No inicio do ano, a Grécia conseguiu um total de € 130 bilhões em empréstimos que seriam entregues em parcelas, conforme o país atingisse certas metas de cortes de gastos e índices econômicos, o que gerou protestos.

A piada de um site de humor americano foi levada a sério e replicada como notícia pelo jornal do Partido Comunista chinês. O site “The Onion” postou a notícia, que classifica o presidente nortecoreano Kim Jong-Un como o homem mais sexy do mundo. “Com seu rosto devastadoramente bonito e redondo, seu charme pueril, e sua postura forte e resistente, este galã é o sonho de toda mulher que se tornou realidade” dizia a matéria, replicada a sério. AP

Kim com sua mulher: ‘rosto devastadoramente bonito’


10 ·

Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Seu Valor

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

AVIAÇÃO 1 Fim da política de preços baixos e menos concorrência explicam alta

Passagem aérea sobe 20 vezes a inflação AGÊNCIA BRASIL

Viagens domésticas encareceram 11,8% neste mês e revertem tendência de queda no acumulado do ano redacao@destakjornal.com.br

Motivos da escalada Com prejuízos sucessivos, as companhias aéreas vêm abandonando sua política de preços baixos e seguem cortando custos e a oferta de assentos. Elas estão preocupadas com a desaceleração da economia e o endividamento da população, que impactam na demanda por viagens. “Com o corte da malha, não faz sentido reduzir os preços e fazer promoções”, disse

Encerramento da empresa resultou na demissão de 850 funcionários Dívidas em alta e dólar caro fazem brasileiro viajar menos ao exterior

Abav corta previsão de crescimento da vendas de pacotes para este ano o especialista em aviação e regulação Alessandro Oliveira, ao site “oglobo.com”. Para ele, a aprovação da fusão da Gol com a Webjet em outubro também pode ter sido o gatilho para o aumento dos preços neste mês.

Dólar: outro vilão Além dos bilhetes mais caros, o consumidor que planeja uma viagem para o exterior terá que gastar mais com a moeda americana. Neste mês, o dólar turismo atingiu o pico de R$ 2,23 no dia 22. Diante do aumento do dólar e do endividamento em alta, a Abav(Associação Brasileira de Agência de Viagens) reduziu sua expectativa de aumento de vendas de pacotes de 25% para 13% neste ano, contra 18% no ano passado.

INVESTIMENTOS

Na última sexta-feira, a Gol anunciou o encerramento das atividades da Webjet, decisão que resultou na demissão de 850 empregados. Segundo a empresa aérea, a decisão foi motivada pelo fato de a frota da Webjet, composta por aviões Boeing 737-300 de idade média elevada, ter um alto consumo de combustível – cujos preços mais elevados têm prejudicado os resultados da Gol.

TAXA BÁSICA DE JUROS SXC.HU

Governo convoca Gol para explicar fim da Webjet O ministro da SAC (Secretaria de Aviação Civil), Wagner Bittencourt, se reúne hoje com o presidente executivo da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, e com o presidente do conselho de administração da companhia, Constantino Júnior, para tratar do encerramento das operações da Webjet. Segundo a SAC, o objetivo da reunião é obter mais informações sobre os impactos da compra da Webjet pela Gol e avaliar as medidas referentes ao atendimento dos contratos de transporte firmados pelos clientes da Webjet.

DA REDAÇÃO

Quem pretende viajar nas festas de final de ano deve comprar os bilhetes o quanto antes. Economizar não é fácil nesta época, mas deixar para a última hora pode ser ainda pior. Somente neste mês de novembro – até dia 15 –, o preço das passagens aéreas domésticas subiu 11,8%, mais de 20 vezes a inflação do período, que registrou aumento de 0,54%, de acordo com o IPCA-15, medido pelo IBGE. Com o resultado, os valores dos bilhetes inverteram a tendência de queda e passaram a acumular alta de 7,55% de janeiro a novembro, contra recuo de 3,77% até outubro.

AVIAÇÃO 2

www.destakjornal.com.br

Poupança é a preferida: 69% escolhem tê-la em carteira

Quatro em cada dez brasileiros têm aplicações Pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apontou que quatro em cada dez brasileiros fazem aplicações financeiras. Dos 39% da população que têm esse hábito, a maioria (69%) investem em poupança. Só 13% desse total fazem outras aplicações. Os restantes 18% optam por misturar as categorias: poupança e mais um tipo de investimento.

Naúltimareunião do ano, Copom deve manterSelic A trajetória de queda da taxa básica de juros, a Selic, iniciada em agosto de 2011, deve ser interrompida hoje. A expectativa do mercado é de que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central (BC), que realiza hoje a última reunião do ano, mantenha a Selic nos atuais 7,25% ao ano. Na semana passada, o presidente do BC, Alexandre Tombini, deu sinais nesse sentido. “É precisopreciso manter as condições monetárias estáveis por período suficientemente longo”, disse ele. Atualmente, a Selic está no nível mais baixo da história do Copom, criado em junho de 1996. Em agosto do ano passado, a taxa estava em 12,5% ao ano.

EM 2012

OCDE: Brasil terá o pior crescimento entre os Brics AP

Angel Gurría: ‘Economia mundial ainda não está fora de perigo’

ECONOMIA ‘SUBTERRÂNEA’ LUÍSA SANTOSA/DESTAK

Camelôs na 25 de Março (SP): informalidade equivale a 16,9% do PIB

Trabalho informal para de cair, mostra pesquisa O processo de inclusão social em massa que fez surgir uma nova classe média estancou neste ano. Pela primeira vez desde 2001, a informalidade do mercado de trabalho ficou inalterada. A constatação faz parte do estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas) e do Instituto Etco sobre a chamada economia “subterrânea” – a produção de bens e serviços

que, por algum motivo, escapa a controles oficiais. Segundo a pesquisa, a economia “subterrênea” no país se manteve praticamente estável neste ano, em 16,9% do PIB, contra 17% em 2011. O número, segundo os pesquisadores, indica que a queda na informalidade favorecida pelo aquecimento do emprego está chegando ao limite.

Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) indica que a economia brasileira fechará o ano com um crescimento de, no máximo, 1,5%. É o menor percentual entre os países que compõem o bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A maior previsão de crescimento é a da China, 7,5%. Depois vêm a Índia (4,4%); a Rússia (3,4%); e a África do Sul (2,6%). No capítulo sobre o Brasil, a organização in-

forma que a economia registra melhorias, mas abaixo da tendência geral de crescimento. O relatório destaca que há projeções de queda no desemprego no Brasil e que a inflação se estabilizou. Mas alerta sobre a necessidade de mais investimentos nas exportações. Em relação à economia global, o relatório diz que a projeção é “uma recuperação hesitante e desigual”, nos próximos dois anos. “A economia mundial está longe de estar fora de perigo”, disse o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría.


14 ·

Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Viajar

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br JULIO CORTEZ/AP (1-JAN-12)

ANO NOVO, VIAGEM NOVA

Casais comemoram a virada de 2012 na movimentada Times Square, em Nova York

BRUNA SANTAMARINA redacao@destakrio.com.br

A virada do ano está entreasdatasmaisdisputadas pelos turistas, mas muitas vezes eles ficam em casa para evitarpreçosaltosedestinoslotados.Planejar,nessecaso,éessencial. Para ajudar, o Destak separou alguns pacotes. A Times Square, em Nova York, faz uma das festas mais disputadas. Os preços vão de R$ 3 mil a R$ 7 mil. NY em cifras O pacote mais barato é a partir de US$ 1.492 (R$ 3.100) por pessoa, sem passagem áerea, pela CI (ci.com.br). Já a Decolar.com leva com aéreo a partir de US$ 2.285 (R$ 4.800). Sete dias em Nova York saem a partir de R$ 5.300 por pessoa na Marsans Brasil (marsans.com.br). O pre��o na New Line (newline.tur.br), incluindo aéreo e hotel, é US$ 3.399 (cerca de R$ 7 mil).

Diversidade: em mar, praia ou terra sul-americanos EM ALTO-MAR Uma opção de cruzeiro para passar a virada do ano em alto-mar que ainda tem vagas é o navio Azamara Quest, que sai no dia 27 de dezembro e leva nove noites. A cabine interna custa R$ 5.057 por hóspede. O roteiro inclui Buenos Aires e Punta Del Este. Na virada, o navio fica na praia de Copacabana, no Rio. Búzios e Ilhabela são as paradas em 2013. Mais em azamaraclubcruises.com. DUAS OPÇÕES NO CARIBE A New Line (newline.tur.br) tem pacotes para Curaçao a partir de US$ 2.895 (R$ 6.017) por pessoa, com aéreo e sete noites de hos-

Clássicos que nunca perdem a majestade

pedagem. A mesma operadora ainda leva para Aruba a US$ 2.849 (R$ 5.922) por pessoa, com os mesmos benefícios.

PARISPara quem ainda não conhece a capital francesa, visitar é obrigatório. No Réveillon, a cidade é ainda mais recomendada, mesmo aos que já cansaram de lá – se é que é possível se cansar de Paris.

AMÉRICADO SULSantiago, no Chile, é uma supresa boa na virada. Um pacote custa a partir de R$ 1.872 por pessoa, pela Marsans Brasil (marsans.com.br). LULU NO URUGUAI O cantor Lulu Santos leva so Uruguai a turnê “Toca Lulu”, bem na noite de Réveillon, na exclusiva praia de Laguna Escondida, na península de José Ignacio, a 45 km de Punta del Este, no Uruguai. Mais em vivapunta.com.br.

Na virada do ano, navio Azamara Quest ancora perto de Copacabana DIVULGAÇÃO

No Brasil, no mundo e até em alto mar: opções para Réveillon são muitas; Nova Yorké a dica mais clássica e, claro, disputada

DIVULGAÇÃO

Para começar 2013 com estilo

Para celebrara virada com o fuso horário brasileiro PARAPULAR AS SETE ONDAS As cidades do Nordeste do país são ideias para quem quer pegar sol de dia e celebrar o ano-novo na praia. Oito dias em Fortaleza sai a R$ 1.868 por pessoa pela CVC (cvc.com.br), sem aéreo. Com a passagem, o preço sobe para R$ 3.256 por pessoa, pela New Line (newline.tur.br).

O Beach Hotel Juqueí oferece pacote para a virada que vai a R$ 10 mil

BAHIAPara Salvador, com saídas de São Paulo, os pacotes têm aéreo, cinco noites em hotel, traslado e city tour a partir de R$ 2.005 na New Line (newline.tur.br). Com saída do Rio, o preço para Salvador fica mais barato: a partir de R$ 1.178 por pessoa, pela CVC (cvc.com.br).

SULTAMBÉM TEM ATRATIVOS O pacote da CVC (cvc.com.br) para Florianópolis, em Santa Catarina, com aéreo saindo do Rio e hotel, sai pa partir de R$ 1.718 por pessoa. Pela Decolar.com, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pode sair ainda mais barato: a partir de R$ 929. APENAS EM SÃO PAULO O Beach Hotel Juqueí (beachhoteis.com.br), em Juqueí, em São Paulo, organiza atividades para o Réveillon deste ano a partir de R$ 10.290 por pacote. Outra opção, desta vez em Santos, é o Parque Balneário Hotel (parquebalneario.com.br), que cobra diária de R$ 1.320, com um mínimo de quatro.

PREÇOS Com embarques nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, aéreo e seis noites de hospedagem, a New Line (newline.tur.br) tem pacote a partir de US$ 2.285,00 por pessoa (cerca de R$ 4.800). O pacote da Marsans Brasil (marsans.com.br) é um pouco mais barato. Com, por pessoa, a partir de R$ 4.082, é possível passar oito dias na cidade luz, com passagem aérea, hospedagem com café e traslados. BOM, BONITO E BARATO Buenos Aires, a parceira argentina “logo ali”, é um dos destinos que já conquistaram os brasileiros, principalmente pelos preços baixos. A cidade é uma ótima opção para ter um Réveillon internacional. Com aéreo e hotel, a viagem sai a partir de US$ 973 (R$2.023), na Decolar.com, e a partir de US$ 948 (R$ 1.970), na CVC (cvc.com.br). OUTROS DESTINOS Reunir a família e brincar com o Mickey em Orlando é um programa para qualquer hora. E porque não no ano-novo? Por pessoa, um pacote para a divertida cidade norte-americana da New Line (newline.tur.br) sai a partir de US$ 1.979 (cerca de R$ 4.100).


16 ·

Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Esportes

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

COPA SUL-AMERICANA Partida pode ser a última de Lucas no Morumbi

São Paulo joga por final inédita LUIZ PIRES/VIPCOMM

Tricolorrecebe a Universidad Católica precisando só de um empate por 0 a 0 ou uma vitória simples DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Um dos clubes mais vitoriosos do país, o São Paulo joga hoje para avançar a uma decisão inédita. O tricolor enfrenta a Universidad Católica, às 21h50, no Morumbi, pelas semifinais da Copa Sul-Americana, com vantagem. A equipe joga por um empate por 0 a 0 ou por uma vitória simples para se classi-

De saída para o PSG, Lucas diz que ‘vontade de ganhar é o dobro’

MUNDIAL NO JAPÃO

19º DO MUNDO

Tite sinaliza que Emerson e Guerrero vão formar ataque

Abel Braga é o técnico mais bem pago do Brasil

O técnico Tite admitiu ontem pela primeira vez que o ataque do Corinthians no Mundial, em dezembro, deve ser formado por Emerson e pelo peruano Guerrero. “Não dá pra falar nada ainda não. Mas a ideia, vocês já sabem. Tem dois armadores, um pivô e um de movimentação. Jogaram só uma vez Emerson e Guerrero juntos. Eles precisam de ajustes, mas vão adquirir ritmo”, disse. A intenção de Tite é escalar Danilo e Douglas na

armação do meio de campo. O ataque teria Sheik caindo pelas pontas e Guerrero mais centralizado. As opções no banco de reservas no ataque seriam Jorge Henrique, Romarinho e o atacante Martinez. As outras vagas do time titular estão definidas: Cásssio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf e Paulinho. Ontem, a Fifa vetou a inscrição do volante Guilherme por problemas contratuais. Com isso, o jovem Willian Arão vai herdar a vaga. LUIS MOURA/FOLHAPRESS

Recuperado de lesão, Emerson volta a liderar o ataque alvinegro

www.destakjornal.com.br

SUBSTITUTO DE MANO ficar. A primeira partida, no Chile, terminou em 1 a 1, com o São Paulo perdendo várias chances de gols. O tricolor não esconde seu favoritismo. “A gente tem em mente que a obrigação nossa é passar de fase”, reconheceu Paulo Miranda. “Temos que provar nosso favoritismo dentro de campo”, completou Lucas. Quem passar no duelo vai enfrentar, na decisão, o vencedor de Tigre (ARG) e Millonarios (COL). O jogo de ida, na Argentina, ficou em 0 a 0. Força máxima Ney Franco terá força máxima em campo. O técnico, inclusive, poupou os titulares no jogo contra a Ponte Preta, no domingo. Ainda sem ritmo de jogo, Ganso será opção para o segundo tempo. A partida pode ser a última de Lucas no Morumbi. O meia está de malas prontas para o PSG, em dezembro. “A minha vontade de ganhar é o dobro”, disse Lucas. –– NATVGlobo e Fox Sports

Dilma teria aprovado decisão da CBF de escolher Felipão O presidente da CBF, José Maria Marin, consultou a presidente Dilma Rousseffsobre a possibilidade do técnico Luiz Felipe Scolari assumir a Seleção, segundo o blog de Bruno Voloch, do portal UOL. Dilma e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, teriam aprovado a escolha. Ainda segundo o blog, Marin ouviu a opinião da presidente como estratégia para se aproximar do governo federal. A CBF só deve anunciar o novo técnico da Seleção em janeiro. Outros cotados para o lugar de Mano Menezes são Tite, Muricy Ramalho, Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo. O espanhol Pep Guardiola, ex-Barcelona, também teve o nome ventilado, mas Marin disse que não quer um estrangeiro. Ontem, o técnico Zico, atualmente no Iraque, disse que não é candidato para o

NFL AP

RAFAEL RIBEIRO / CBF

Marin teria consultado Dilma para se aproximar do governo

cargo. “Seria injusto com os técnicos que trabalham no Brasil. Eu decidi trabalhar fora. Todos eles que estão aqui têm essa ambição”, afirmou em evento no Rio. O diretor de Seleções, Andrés Sanchez, disse que não vai pedir demissão antes do sorteio da Copa das Confederações, no sábado, em São Paulo. Mas o cartola, enfraquecido, deve sair depois.

10

SEGUNDOS PALMEIRAS

Abel Braga, do Fluminense, é o técnico mais bem pago do futebol brasileiro. No entanto, recebe quatro vezes menos do que o líder do ranking, o português José Mourinho. Alista de 30 nomes tem mais quatro brasileiros (só um atuando fora do país). Segundo o estudo, realizado pela Pluri Consultoria, Abel é o 19º do ranking, com salário anual de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 9 milhões). Já Mourinho, treinador do Real Madrid (ESP), ganha anualmente 15,3 milhões de euros (aproximadamente R$ 40 milhões). Porém, Abel não é o treinador brasileiro mais bem pago. Paulo Autuori, atualmente na seleção do Catar, ocupa a 18ª posição, com salário de cerca de 3,6 milhões de euros por ano. Entre os 30 treinadores listados, outros três brasileiros aparecem, todos trabalhando no futebol brasileiro: Vanderlei Luxemburgo, do Grêmio; Muricy Ramalho, do Santos; e Tite, do Corinthians. Os três dividem a 21ª posição com salário anual em torno de 3 milhões de euros.

Marcostreinapara jogo de despedida

Cheerleaders ficam carecas em solidariedade As cheerleaders e os atletas do Indianapolis Colts rasparam o cabelo para apoiar o técnico Chuck Pagano, diagnosticado com leucemia. O clube vai financiar pesquisas sobre o câncer.

MAIOR GOLEADOR DO PAÍS

Neymar tenta fechar ano como artilheiro isolado Neymar terá uma motivação especial no clássico contra o Palmeiras, no sábado, na Vila Belmiro, em sua despedida da temporada. O craque pode fechar o ano como artilheiro isolado do futebol brasileiro. Hoje, ele divide o posto com o atacante Zé Carlos, do Criciúma, com 41 gols. Mas Zé Carlos não tem

mais nenhuma partida em 2012, já que a Série B do Brasileiro terminou. Neymar, então, só precisa marcar um gol contra o Palmeiras. O recorde na carreira de Neymar foi em 2010, quando marcou 42 gols. Luis Fabiano, do São Paulo, é o quinto na lista, com 31 gols. Fred, do campeão Brasileiro Fluminense, vem logo atrás, com 30.

Aposentado desde janeiro deste ano, o ex-goleiro Marcos voltou a treinar ontem no Palmeiras para seu jogo de despedida. “São Marcos” encontrou o clube em crise após o rebaixamento à Série B do Brasileiro. Sua despedida será um amistoso entre o Palmeiras e a Seleção campeã da Copa de 2002, no Pacaembu, no dia 11 de dezembro. SEM FAIR PLAY

Brasileiro suspenso apósgol polêmico A Uefa anunciou ontem a suspensão do brasileiro Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, por uma partida da Liga dos Campeões. O atacante foi punido pela polêmica contra o Nordsjaelland, da Dinamarca, quando marcou um gol após ignorar devolução de bola para o goleiro rival para atendimento médico.


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

· 17

Diversão &Arte

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

MÚSICA Após pausa de quase uma década, a banda britânica voltou a se apresentar em maio de 2011

SHOW

Pulp termina espera de 20 anos

O jazz com um sotaque brasileiro de Stacey Kent

Cultuado nos anos 1990, o grupo de britpop vem ao Brasil para um show único, hoje, no Via Funchal

DIVULGAÇÃO

DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Nem só de Radiohead, Oasis e Blur viveu o início do britpop. Outro dos principais nomes do gênero, a banda Pulp fez sucesso na década de 1990. Mas foi necessário que se passassem cerca de 20 anos para que o líder Jarvis Cocker e seus companheiros viessem pela primeira vez ao Brasil. Eles se apresentam hoje, em um show no Via Funchal. A demora é explicada pela pausa que o grupo britânico deu em 2002 e que durou quase uma década. As atividades só foram retomadas

O líder Jarvis Cocker fez a banda parar e investiu em carreira solo

em maio do ano passado. Desde então, a banda foi atração de importantes festivais do mundo, como o Primavera Sound, que acontece em Barcelona. Sem lançar um disco novo desde 2001, quando saiu “We Love Life”, o Pulp vem mostrando nos shows faixas como “Do You Remember the First Time?”, seu primeiro single, lançado em 1994. Canções conhecidas, como “Common People” e “This Is Hardcore”, também devem entrar no repertório. Apesar de a banda só tocar em São Paulo, o show de hoje será transmitido ao vivo e de graça pelo portal Terra (terra.com.br). –– ViaFunchal Tel. 3846-2300. Hoje, 22h. R$ 160 a R$ 250.

A cantora de jazz Stacey Kent é formada em literatura pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mas fala português fluente. Não por acaso ela é apaixonada pelo Brasil, e volta a se apresentar no país. Hoje, ela faz show no teatro Renault, antigo teatro Abril. Depois de ter sido apresentada à cultura brasileira através de um disco de João Gilberto, aos 14 anos, a artista continuou a pesquisar sobre o país que até hoje influencia sua música. Conhecida pela bela versão que fez do clássico “Águas de Março”, (”Les Eaux des Mars”), Stacey vem ao Brasil com o repertório do CD “Dreamer in Concert” (2011), gravado ao vivo. A turnê passa por Curitiba e Belo Horizonte. “Brasileiros cantam junto! É inexplicável comparti-

DIVULGAÇÃO

Cantora apresenta seu novo CD, o ao vivo ‘Dreamer in Concert’

lhar a música”, disse a cantora, em entrevista ao Destak. Ela será acompanhada pelo Trio Corrente e pelo saxofonista Jim Tomlinson, seu marido. “Quando ele toca, é como se fosse a minha própria voz.” THAÍS FREIRE –– Teatro Renault Tel. 4003–5588. Hoje, 21h30. R$ 80 a R$ 200.


18 ·

Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Diversão &Arte

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

LANÇAMENTO Com Christian Bale no uniforme do Homem-morcego, longa conclui saga do herói em filme visualmente impecável, mas com problemas de roteiro

O fim épico da jornada de Bruce Wayne DIVULGAÇÃO

Christopher Nolan fecha trilogia com ‘Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge’, que sai em DVD BÁRBARA FORMIGA barbarav.destak@gmail.com

Quando Christopher Nolan se envolveu no projeto de reiniciar a saga de Batman no cinema, o diretor sabia que a tarefa seria tortuosa. O filme anterior à trilogia do herói, “Batman & Robin” (1997), tinha sido catastrófico. Nolan mudou todo o elenco e extinguiu a aura “cômica”. Funcionou. Sete anos após o primeiro filme sob seu comando, o diretor finaliza sua trilogia com “Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, que sai em DVD nesta semana.

O vilão da vez é Bane, vivido por Tom Hardy

Neste último longa, Nolan apresenta um Bruce Wayne/Batman (Christian Bale) ainda mais amargurado. Recluso por oito anos de-

vido aos eventos que o tornaram inimigo público no segundo filme, o herói precisa voltar a pôr o uniforme para salvar a cidade do vilão Bane

‘ONDE ESTÁ TUDO AQUILO AGORA?’

Fernando Gabeira revê carreira política em livro Ecologista, deputado, militante e ativista. Nos 50 anos de história política de Fernando Gabeira, muitos foram os rótulos que lhe couberam. Em “Onde Está Tudo Aquilo Agora?”, o mineiro traça sua trajetória avaliando esses papéis que exerceu. As memórias de Gabeira têm início em sua volta ao

jornalismo, que teve como ponto alto a cobertura do golpe de 1964. Esta, inclusive, foi a época em que o mineiro acabou se envolvendo em um dos episódios mais marcantes de sua vida: o sequestro do embaixador Charles Elbrick.

A obra relata desde a sua prisão, passando pelo exílio político e o treinamento como guerrilheiro em Cuba, até chegar à sua posse como deputado federal em 1995, pelo Partido Verde do Rio — cargo que ocupou por 16 anos. –– Onde EstáTudo Aquilo Agora? Companhia das Letras. 200 págs. R$ 29,50

(Tom Hardy), que secretamente organiza um “exército” para tomar a cidade. Fica claro que Nolan planejou toda sua trilogia assim

que colocou as mãos no projeto. Os longas se completam de maneira precisa, deixando evidente o esforço do diretor para não deixar pontas

soltas, ainda que, para isso, acabe apelando ao nada criativo artifício do “vilão que revela todo o plano ao herói”. Com um elenco extremamente consistente - destaque para Joseph Gordon-Levitt (Blake) e Anne Hathaway (Selina/Mulher-gato) -, “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” consegue dar alguma profundidade à história.

Elenco ainda tem Anne Hathaway, que brilha no papel de Mulher-gato Em três filmes, Nolan fez o que os sete outros longas sobre o herói não fizeram: levar Bruce Wayne a sério. –– Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge Warner. R$ 39,90 (DVD) e R$ 69,90 (Blu-Ray)

TURNÊ

GRAVAÇÃO DE DVD

Ziggy Marley fará shows no país em abril

É o Tchan volta com integrantes originais em 2013

Dois anos após sua última visita ao país, Ziggy Marley volta para uma série de shows. O cantor jamaicano de reggae chega em abril, para apresentações em locais a definir. Na vinda anterior, ele foi uma das atrações do Pop Festival, em março de 2011, ao lado de Shakira, Train e outros. Ziggy, 44, é o mais famoso dos filhos de Bob Marley (1945 - 1981). Começou a cantar quando o pai ainda era vivo e, em 1988, estourou nas paradas com “Tomorrow People”. A canção está em “Conscious Party”, o segundo disco que o artista gravou, na época acompanhado pela banda The Melody Makers. O álbum rendeu o primeiro Grammy a Ziggy Marley, que ainda ganhou o prêmio em 1989, 1997, 2006 e 2009. O Grammy mais recente foi recebido pelo CD “Family Time”, eleito melhor álbum para crianças. Como fazia seu pai, Ziggy enche suas músicas de mensagens pacifistas. Ao vivo Em fevereiro deste ano, o

DIVULGAÇÃO

David Nesta Marley, o Ziggy, lança CD ao vivo em dezembro

cantor ganhou um programa na rádio por satélite SiriusXM. No próximo dia 18 sai a versão virtual de “In Concert”, CD ao vivo de Ziggy Marley. O disco físico chega às lojas em janeiro. Nome artístico de David Nesta Marley, Ziggy é inspirado no personagem de David Bowie no disco “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars”, de 1972. JOSÉ NORBERTO FLESCH

Um dos grupos mais populares dos anos 1990, o É o Tchan vai voltar aos palcos com a formação original, em 2013. “Todo mundo vai colocar a mão no joelho”, brincou Beto Jamaica, em entrevista ao jornal “Diário de S. Paulo”. O cantor ainda revelou que as dançarinas que marcaram história no grupo, como Carla Perez, Scheila Carvalho e Débora Brasil, vão se juntar ao também dançarino Jacaré e ao vocalista “Cumpadi” Washington. A reunião deve acontecer na gravação de um DVD. Beto Jamaica também disse que a ideia é que o projeto tenha participações especiais. Ele cogita nomes como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Daniela Mercury. Apesar disso, Carla Perez, via sua assessoria, disse ao site da revista “Contigo” que não recebeu convite para participar de uma reunião do grupo e sugeriu não ter tempo para isso.


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Diversão &Arte ATÉ DOMINGO

Raduan Nassar ganha homenagem na 7ª Balada Literária DIVULGAÇÃO/KLAUS MITTELDORF

Isolado desde 1984, escritor paulista não estará presente

O paulista Raduan Nassar escreveu dois importantes títulos da literatura brasileira, “Lavoura Arcaica” (1975) e “Um Copo de Cólera” (1978). Em 1984, decidiu se afastar da literatura, mas serve como exemplo para mostrar que apenas a obra define um autor, segundo os organizadores da sétima Balada Literária, evento no qual é o homenageado. A Balada começa hoje e vai até domingo, tomando diversos espaços nas regiões da Vila Madalena e da avenida Paulista.

Programação inclui exibição de filmes, shows e uma feira de livros Isolado desde 1984 em um sítio no interior de São Paulo, o homenageado não estará presente. Sua obra, no entanto, será discutida em um debate com o diretor Luiz Fernando Carvalho e o ator Selton Mello. A dupla fez parte da adaptação de “Lavoura Arcaica” para o cinema, em 2001. O evento ainda terá exibição de curtas-metragens, shows e uma feira de livros organizada apenas com editoras independentes. A programação completa está no site baladaliteraria.zip.net. –– BaladaLiteráriaHoje a domingo. Grátis.

· 19 MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

· 21

Diversão &Arte

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

MÚSICA Segundo Dinho Ouro Preto, ideia foi deixar CD parecido com o 1º do grupo

Capital Inicial faz seu ‘retorno de Saturno’ Aos 29 anos, banda lança novo disco; referência ao início da carreira marca sonoridade das faixas

Adam Smith, mas também ao ciclo do planeta. ”Saturno leva 29 anos para voltar ao seu ponto de origem”, explicou o baterista Fê Lemos. E parece que a banda segue o mesmo ritmo. Com um som mais pesado e letras vi-

LUISA COELHO

‘Somos roqueiros e nossos discos soavam pop’, reclama o vocalista

luisa.destak@gmail.com

Nada de show comemorativo. O aniversário de 30 anos da banda Capital Inicial será comemorado com o lançamento do novo disco, “Saturno”, no próximo dia 10. “Queremos que as pessoas celebrem o presente e o futuro da banda, não o passado”, disse ao Destak o cantor Dinho Ouro Preto. O título não só faz referência ao economista e filósofo

gorosas, o novo disco lembra, em alguns momentos, o início da carreira do grupo, nos anos 80. “O Lado Escuro da Lua” (já um hit nas rádios), “Saquear Brasília” e “Água e Vinho” são as faixas que mais chamam a atenção.

Reinvenção Depois de 15 discos lançados, a banda se diz surpresa com “Saturno”. “Somos roqueiros e nossos discos soavam pop. Por algum mistério, o Capital se diluía no estúdio”, confessou o vocalista. Com a mudança de produtor (David Corcos) no álbum anterior (“Das Kapital”), iniciou-se, pelo que conta o vocalista, um processo de resgate à sonoridade que o grupo sempre quis ter. “Procuramos repetir a dose no ‘Saturno’, mas deixando o CD ainda mais nervoso e parecido com o primeiro disco do Capital”, finalizou Dinho. –– Saturno Sony Music. R$ 24,90

FÁBIO COSTA/DESTAK

O Capital Inicial em estúdio na Barra Funda, em São Paulo, durante pausa da entrevista ao Destak


22 · www.Destakjornal.com.br

Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Passatempo PALAVRAS CRUZADAS

FRASES

O problema é que Carla Perez e Débora Brasil agora são evangélicas, não sei se topam. CUMPADi WASHINGTON sobre uma volta do grupo É o Tchan

Agora tenho 2 mãos. Antes segurava aquela coisa de 20 cm, o microfone.

Estou quietinho, sou do tipo mineirinho.

LUCIANAGIMENEZ sobre nova atração na RedeTV!

ZEZÉ DI CAMARGO ainda solteiro

Egoísta: indivíduo mais interessado em si próprio do que em mim. AMBROSE BIERCE jornalista e escritor americano (1842-1913)

SOLUÇÕES

SUDOKU

PUB

Complete cada linha, cada coluna e cada um dos nove quadrados com os números de 1 a 9.

HORÓSCOPO

MARCELO DALLA www.marcelodalla.blogspot.com

Lua cheia em Gêmeos e eclipse lunar no eixo Gêmeos-Sagitário. Em harmonia com Urano, indica período de libertações, impulso para buscarmos novas soluções e possibilidades. Crises latentes podem vir à tona para nos libertar de erros e pesos de experiências anteriores. É tempo de substituir hábitos, apegos e comportamentos já conhecidos por algo novo. É bom desacelerar, para podermos lidar com assuntos que emergirão. Para refletirmos: em meio aos ruídos externos e mentais, falatórios e cobranças, conseguimos relaxar, encontrar a paz e o silêncio dentro de nós?

FASES DA LUA NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2012

Cheia dia 28, 14h45

Minguante dia 6, 15h31

Nova dia 13, 08h41

Crescente dia 20, 05h19

twitter: @marcelodalla

ÁRIES 21/3 - 20/4 Poder transformador em ação. Ideias, oportunidades e pessoas podem surgir inesperadamente para despertar possibilidades e interesses que estavam adormecidos.

CÂNCER 21/6 - 21/7 Emoções transbordantes. Quanto mais calma cultivar, melhor. Poderá deixar para trás padrões que o prendem, impedem seu desenvolvimento e a busca de novas experiências.

LIBRA 23/9 - 22/10 A preferência vai para relações e negócios que lhe oferecem estabilidade. O desafio será equilibrar paixão e diversão com os compromissos, sem deixar de pensar a longo prazo.

CAPRICÓRNIO 22/12 - 20/1 O conservadorismo deve ser deixado de lado para que possa absorver as novidades que chegam. Período de recolhimento, os assuntos espirituais e artísticos ganham destaque.

TOURO 21/4 - 20/5 Vênus segue junto com Saturno e se relaciona com vários planetas. Muitos desejos e anseios em pauta, mas trabalho e as responsabilidades devem vir antes do prazer.

LEÃO 22/7 - 22/8 Eis o período ideal para expandir sua consciência. Novos aprendizados serão muito estimulantes. Mas procure priorizar um tema, para não se perder entre tantas possibilidades.

ESCORPIÃO 23/10 - 21/11 Tempo de cultivar responsabilidade nos negócios. Procure cultivar também carinho, atenção e cordialidade, que são sempre bem recebidos e inclusive rendem mais lucros.

AQUÁRIO 21/1 - 19/2 Boas supresas estão em pauta. Colabore para inaugurar a nova vida que se abre. Deixe para trás o passado que não deu certo, perdoe e reconheça o valor do aprendizado.

GÊMEOS 21/5 - 20/6 A prioridade vai para atividades mais práticas, racionais e concretas. Atividades que estimulam as emoções devem ser evitadas, pois seu mundo interior já está naturalmente afetado.

VIRGEM 23/8 - 22/9 Procure analisar as situações com maior objetividade e imparcialidade, vários assuntos poderão ser esclarecidos. Em destaque os temas ligados à família e ao trabalho.

SAGITÁRIO 22/11 - 21/12 Fique atentos aos assuntos, a ideias ou temas que dominarão seus pensamentos nos próximos dias. Período de entendimento, poderá perceber algo com mais clareza sobre sua vida.

PEIXES 20/2 - 20/3 Continue firme em seus ideais para conquistar o que desejar. Procure agir com amor, seja atencioso com todos. A matéria é importante sim, mas sem jamais esquecer a espiritualidade.


Quarta-Feira · 28 de Novembro de 2012

Seu Destak

www.Destakjornal.com.br · 23

Participe! Escreva para o Destak, dê sua opinião, mande sua foto, indique seu blog ou site. As mensagens devem ser enviadas com nome completo para leitor@destakjornal.com.br. É recomendável que as cartas tenham, no máximo, 700 caracteres, e as fotos, pelo menos 250 KB. O Destak não publica blogs com objetivos comerciais e se reserva o direito de editar as cartas que recebe.

CARTAS DO LEITOR

MEU DESTAK

FOTOBLOG

As fotos devem ser enviadas com nome completo para leitor@destakjornal.com.br

JOÃO PEQUENO EDITOR DE BRASIL

Caso Rosemary

joaopequeno77@yahoo.com.br

É de se imaginar o tamanho do arquivo secreto e comprometedor que existe na cabeça da senhora Rosemary Noronha, que, caso fosse revelado, não deixaria pedra sobre pedra nessa República. Só para dizer o mínimo! Lula que deve ter inventado essa repentina viagem só para não ter que participar da posse de Joaquim Barbosa, uma prerrogativa dele, logo que pisou em terras brasileiras foi surpreendido com a notícia de que um gravíssimo escândalo estava em andamento dentro do governo envolvendo sua protegida Rosemary Noronha. Resta saber quanto tempo vai demorar para que ele venha a público e declare que sua protegida é a pessoa mais honesta que conheceu e que tudo não passa de uma farsa inventada por essa imprensa golpista e que tais fatos nunca existiram. JOSÉ MARQUES, por e-mail

* O que nos chama mais atenção no caso da Rosemary ex- funcionária de confiança de Lula é o espaço que a “mequetrefe” ocupava com tantos poderes nos meandros da República. Só se justifica o tamanho de seu poderio se acharmos seu mandante; ou talvez, “o dono do escândalo”.

Nosso dinheiro não traz classe

O

que faria Maurice Leblanc se vivesse “neste país” (para usar o termo tão ao gosto do ex-presidente Lula)? Ou mesmo Mick Jagger, ao escrever a bacaníssima letra de “Simpathy for the Devil”, um “samba”, segundo as palavras do próprio cantor dos Rolling Stones, inspirado nos tambores ouvidos em uma visita à Bahia, em 1968? O “ladrão mais charmoso do mundo”, Arsene Lupin, criado pelo francês Leblanc, mantinha sempre elegância impecável, na qual aplicava o dinheiro que roubava, até de tesouros perdidos por antigos reis da França. Mesmo o “coisa ruim” descrito por Jagger na melhor música do álbum “Beggar’s Banquet” era “a man of wealth and taste” – “homem de posses e bom gosto”, na tradução livre para o português de sua parceria com Keith Richards.

LEILA LEITÃO, por e-mail

Segurança da Copa Dilma tem atração fatal por pessoas com alto potencial de risco de lhe trazerem problemas. Será que havia a necessidade dela nomear, como coordenador das Forças Armadas para os grandes eventos que serão realizados no Brasil nos próximos anos, um general que responde a processo no Tribunal de Contas da União por sérios indícios de superfaturamento em gastos sob sua responsabilidade, quando em função semelhante nos Jogos Militares que sediamos em 2011? Será que não havia nenhum outro? RONALDO GOMES FERRAZ, por e-mail

140 DESTAKS “Engraçado, me arrumam namorados toda semana. Pode deixar que quando eu tiver algum, eu apresento! Beleza?” ISABELI FONTANA top, irritada com boatos sobre vida afetiva, @IsabeliFontana1

“Se tem um negócio que eu amo é liberdade de expressão. Quando nego pode falar o que quiser, dá pra saber quem é imbecil e quem não é.” MAIZA HYODO tuiteira de Mauá-SP, @maizahyodo

“Encrenqueiros que Lula deixou no governo parecem ter sido exigência de Dilma: sem eles, não há como acionar a popular ‘faxineira’.” FRED NAVARRO jornalista, @frednavarro

Como Lupin, Rosemary Noronha, ex-secretária de Lula e do corruptor José Dirceu, também nunca escondeu a vontade de ascender à alta sociedade. O que ela entende por isso é que

Enquanto o Brasil dormia na praça, a copanheira Rosemary paria pareceres ‘à la carte’ chega a ser engraçado – e, no prazer das risadas fugazes, alivia um pouco o desgosto pela cleptocracia com nosso dinheiro revelada pela operação Porto Seguro da Polícia Federal. Conhecendo 24 países acompanhando Lula, o bebê que Rosemary pariu com o uso da gorjeta que, segundo a PF, cobrava para liberar “malfeitos” de empresas contratadas pelo governo não foram paredes cheias de quadros renascentistas ou impressionistas em casa. Na versão companheira da cafonice emergente, a consciência social de Rose preferiu dar à luz troca de favores por cirurgias plásticas e aquele cruzeiro marítimo com show do Roberto Carlos, sabe? Nem isso. Era Bruno & Marrone. Enquanto o Brasil dormia na praça, Rose e seus companheiros Paulo e Rubens faziam reforma agrária do dinheiro público para si mesmos até a PF investigar, a imprensa noticiar e a primeira-faxineira varrê-los para baixo do tapete. * Alvo de injúrias racistas de companheiros dos mensaleiros, como escrevi semana passada, Joaquim Barbosa “mostrou-se intolerante e preconceituoso ao dizer a jornalistas que eles estavam fazendo ‘pergunta de branco’, como diz Guilherme Fiuza (http://migre.me/c6oND).

EXPEDIENTE. DestakBrasil Editora S.A. DiretorEditorial: Márvio dos Anjos. Editora-Chefe: Lucia Boldrini. Editora de Arte: Ana Paula Santos. Revisão: Kamila Queiroz. Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954, 3° andar - Pinheiros CEP 01452-000 - São Paulo - SP. E-mail: destak@destakjornal.com.br. Departamento Comercial: 3077- 3600 Gráfica: Prol Editora Gráfica Ltda (tel. 2169-6199 -ramal: 6236)

Para anunciar, ligue 3077-3600

Marcelo Romão, leitor da edição paulistana do Destak, enviou esta foto tirada durante suas relaxantes férias em Porto Nacional, Tocantins. Mande você também as suas fotos para publicação no Seu Destak.



São Paulo - 1532