Page 2

QUINTA-FEIRA

2

www.destakjornal.com.br

26.09.2013

BRASIL SENADO SUPERSALÁRIOS

R$ 788 MI

é o valor que o TCU (Tribunal de Contas da União) ordenou ao Senado devolver aos cofres públicos – com o corte dos supersalários de servidores anunciado ontem – pelo pagamento de forma irregular a funcionários desde2008.

Mortes de mulheres crescem depois da Lei Maria da Penha FÁBIO RODRIGUES POZZEBON/AGÊNCIA BRASIL

Legislação específica não impede o aumento dos assassinatos cometidos por maridos e ex, aponta levantamento do Ipea DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Sancionada em 2006 para evitar mortes e agressões de mulheres por maridos e ex-maridos, além de namorados e demais parceiros, a Lei Maria da Penha não surtiu o esperado, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), que divulgou estudo ontem, apontando piora. Elas caíam desde 2001 e, após nova redução, em 2007, subiram novamente, chegando a uma proporção mais alta em 2011 do que dez anos antes, de acordo com o estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”. A pesquisa considera assassinatos, além dos cometidos por companheiros, demais casos relacionados à condição feminina, como estupro seguido de morte. De acordo com o Ipea, mais da metade dos óbitos (54%) em 2011 foi de mulheres de 20 a 39 anos – 31% dos 20 aos 29 e 23% até os 39. A maioria (31%) foi em via pública, contra 29% dentro de casa.

Médicos do exterior: só 9% são habilitados Dentre os 1.602 médicos formados no exterior pré-inscritos no programa Mais Médicos, só 149 finalizaram as inscrições e tiveram seus documentos aprovados pelo Ministério da Saúde. São 44 brasileiros formados no exterior e 105 estrangeiros, que vêm de 11 países diferentes. O Ministério da Saúde confirmou a vinda de mais 2 mil cubanos, que, junto com médicos de outras nacionalidades, começam curso de acolhimento e adaptação em 7 de outubro. Enquanto isso, o ministro Alexandre Padilha ameaça ir à Justiça para garantir o registro dos formados no exterior sem o exame Revalida, que conselhos regionais de medicina vêm recusando. “Achamos inadmissível qualquer medida de postergação da entrega desses registros. Os médicos já estão nos municípios, as equipes ansiosas”, afirmou. No Paraná, Alexandre Gustavo Bley renunciou à Presidência do CRM, acusando o governo federal de truculência para implantar o Mais Médicos e pagar a Cuba pelo envio de seus profissionais.

Por enquanto, cabe à maioria dos médicos estrangeiros esperar

EM NÚMERO

25%

# DA DEMANDA de 16.625

médicos será alcançada, se todos os médicos da 2ª fasa se confirmarem

Maria da Penha sobreviveu a tentavtiva de homicídio do marido e inspirou lei

Por regiões, o pior índice é do Nordeste (6,9 ao ano por 100 mil habitantes), seguido por CentroOeste (6,86); Norte (6,42); Sudeste (5,14); e Sul (5,08). A Lei Maria da Penha estabeleceu que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime e deve ser apurado por inquérito, o que antes não era obrigatório.

Fumaça tóxica leva 70 a hospital em SC

PARA FECHAR DIVULGAÇÃO/TSE

TSE aprova mais dois partidos políticos, que já são 32 no país

REPRODUÇÃO/INTERNET

Um armazém de fertilizantes explodiu e produziu nuvam de fumaça que levou pelo menos 70 pessoas com algum grau de intoxicação a hospitais na manhã de ontem, em São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) montou em bloqueio em um trevo na BR-280 para impedir o acesso às proximidades do local do incêndio, na cidade que fica em uma ilha, a 46 km de Joiniville e a 178 km da capital Florianópolis. A principal suspeita é de que o fogo tenha começado a partir de um curto circuito e a maior difi-

DIVULGAÇÃO/MINISTÉRIO DA SAÚDE

Fumaça de incêndio em armazém de fertilizantes fez estrada ser fechada

culdade dos bombeiros para conter as chamas foi a falta de um produto químico específico, disponível apenas em Itajaí, a 100 km. De acordo com a Defesa Civil estadual, cerca de 80 moradores da vizinhança, metade deles idosos, foram levados a abrigos para evitar que se contaminassem por nitrato de amônio, gás que é causado pela queima do fertilizante e que pode causar uma insuficiência respiratória grave. O governo estadual decretou emergência e até o fechamento desta edição a fumaça ainda não havia sido dissipada.

PROS será um braço evangélico de apoio ao governo do PT Já o Solidariedade foi criado pelo deputado Paulinho da Força Rede, de Marina Silva, tem oito dias para fechar 483 mil apoios www.destakjornal.com.br

Boates terão que informar sobre alvarás e segurança Elaborada após o incêndio que matou 242 pessoas em janeiro, na boate Kiss, em Santa Maria (RS), portaria da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) obriga locais de lazer, cultura e entretenimento a informarem sobre suas medidas de segurança em ingressos, sites e anúncios dos eventos. Esses materiais deverão divulgar os alvarás de funcionamento, de prevenção, de autorização ou equivalentes, além dos respectivos prazos de validade, das casas. Boates, bares, casas de shows e similares terão 90 dias para adotar a medida, assinada ontem, em Brasília, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Quem não cumprir as exigências estará sujeito a pagamento de multa, que vai até R$ 6 milhões, e à suspensão das atividades do estabelecimento.

Rio de Janeiro - 1244