Page 1

REC RECIFE

www.destakjornal.com.br Jornal de distribuição gratuita Vendaproibida Edição nº 94 · Ano 1

DIVERSÃO E ARTE PÁGINA 14

DIVERSÃO E ARTE PÁGINA 14

A descoberta da vida após a formatura

Fliporto tem início com recital de Maria Bethânia

Quarta temporada de ‘Glee” impõe desafios aos novos universitários

Evento começa amanhã e vai até domingo, em Olinda, com uma programação intensa

DIVULGAÇÃO

O DESTAK É IMPRESSO EM PAPEL VINDO DE FLORESTAS COM MANEJO RESPONSÁVEL, COMO INDICA O SELO FSC®.

Quarta-Feira 14 de Novembro de 2012

RECIFE PÁGINA 9

SEU VALOR PÁGINA 12

Justiçajulgagreve ilegal, e operários voltam hoje às obrasem Suape

Ataque anticalote: bancos facilitam acordo com cliente

BRASIL PÁGINA 10

Instituições financeiras aproveitam 13º salário para incentivar endividados a fazer negociações. Outubro registra primeira alta da inadimplência após 4 meses consecutivos de queda no país

93,8% das prefeituras não têm plano contra desastre natural RECIFE PÁGINA 9

Pescadoresde Pau Amarelo capturam tubarão com mais de doismetrosnapraia BRASIL PÁGINA 10

José Dirceu ficarápreso em salaespecial, sem grades, até fim dosrecursos ESPORTES PÁGINA 13

Seleção celebrajogo ‘maisou menos’ 1.000; Mano convoca contraa Argentina Kaká vai jogar com Oscar e Neymar

AP

FABIO COSTA/DESTAK

ESPECIAL PÁGINAS 2 A 8

Diretora porum dia Regina Duarte, que comemora 50 anos de carreira, comandou esta edição do Destak


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

Regina Duarte DIRETORA POR UM DIA

PROJETO

EDITORIAL

P

ara produzir a edição de hoje, o Destakconvidou a atriz, diretora e eterna lembrança das novelas Regina Duarte para ser “Diretora por um dia”. Em 2012, quando completa 50 anos de carreira e em que faz sua estreia como diretora no teatro, Regina concordou em participar do projeto desenvolvido pelo jornal que tem como principal objetivo aliar a credibilidade da marca Destak à uma personalidade reconhecida em nível nacional pelo seu trabalho junto às artes, à economia ou ao esporte. Regina Duarte atende perfeitamente a essa característi-

Aliar a marca Destak a uma personalidade de peso é o objetivo do projeto ca pela carreira consagrada, interpretando papéis que caíram no gosto do público. Talvez, o traço mais marcante de suas personagens tenha sido a capacidade de estabelecer uma empatia com o telespectador, seja pela interpretação de uma mulher divertida e exótica como a Viúva Porcina, seja pelas características de mulher batalhadora e justa como as várias Helena, ou como a mãe renegada pela filha em Vale Tudo. Diretora editorial O diretor editorial do Destak tem como função principal manter a linha editorial do veículo, cuidando para que o resumo das notícias do dia tragam os acontecimentos mais importantes do Brasil e do mundo, mantendo a veracidade dos fatos, a ética jornalística e a linguagem objetiva, para facilitar a leitura por quem não tem tempo a perder. Hoje, essas funções foram desempenhadas por Regina, que participou da reunião de pauta, da seleção de imagens e ainda sugeriu uma matéria especial sobre literatura de cordel, que você lê nesta edição.

REGINA DUARTE redacao@destakjornal.com.br

Sou aprendiz, curiosa e inquieta

V

amos deixar de lado, por alguns minutos, as personagens que venho interpretando ao longo dos meus 50 anos como atriz, comemorados este ano com pompa e circunstância. Nada de Porcina, Helenas ou Malus. Proponho andarmos juntos pelo outro lado da via de mão dupla, da moeda de duas faces, da faca de dois gumes e assim por diante. Devo então me apresentar. Meu nome é Regina. Hoje, brincando aqui de editora deste jornal que admiro e que vocês conhecem tão bem, devo me apresentar e escolho aprendiz para resumir numa palavra a curiosa que sempre fui. E logo vem a inquieta. E em seguida devo confessar uma necessidade incontrolável que tenho de estar contente. É difícil falar de mim sem me sentir caindo na armadilha de parecer emissária de um recado de autoajuda (argh!). E o que dizer da dificuldade absurda que tenho de olhar para a cara do sofrimento, de encarar o tédio, a depressão circundante, a incapacidade atávica de assumir a aversão que tenho por essa nossa realidade massacrante? Tiros ecoam ainda na periferia da nossa madrugada. Então me pego dançando e inventando para mim mesma uma Regina rainha feliz, encantada com o dia que ela usufrui encastelada num sonho delirante, guerreira no combate à sindrome da insatisfação generalizada. A música, a dança, a pintura, o teatro, os livros. A arte me salva do horror do cotidiano real. E para não alongar muito a lamúria, já que sou contra choramingos, e antes ainda de partilhar com vocês minha lista de tesouros, minhas cartas na manga, meus truques de bem aventurança neste vale de lágrimas, preciso lembrar uma coisa. Faço parte de uma geração que não lia só e-mails apressados, legendas de fotos, SMS, tuitadas curtas e abreviadas. Tive o privilégio, estímulo, vontade e tempo de ler e aprender com os clássicos da literatura. Terão os jovens de hoje a consciência do poder construtor/demolidor desta ferramenta? A internet pode significar a morte do livro. Será? “Pode significar a morte da alma humana, da interioridade”, disse Susan Sontag. E basta de filosofices.

www.destakjornal.com.br

A CHEGADA FABIO COSTA/DESTAK

Regina Duarte dirige edição de hoje do Destak

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

Em cartaz em São Paulo com ‘Raimunda, Raimunda’, em que atua e dirige, a atriz celebra cinco décadas com uma exposição itinerante que, depois de imenso sucesso no Rio, vai se transferir para São Paulo

Aestrela deuDestakao quetemDestak


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

Regina Duarte

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

FOTOS FABIO COSTA/DESTAK

DIRETORA POR UM DIA

www.destakjornal.com.br

MAIS PRATICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

REUNIÃO DE PAUTA Regina assumiu o cargo e ouviu as sugestões dos editores. Abaixo, Bárbara Leite, de Seu Valor, explica que os bancos estão renegociando dívidas. “É uma boa notícia”, diz Regina. Virou manchete

Encerrada a 1ª etapa, entrevista e produção das páginas Na sede do Destak, em São Paulo, a atriz e diretora encerrou o batepapo com toda a equipe e depois conversou com a jornalista Catarina Cicarelli (acima, à dir.) sobre os 50 anos de sua carreira, em entrevista que você lê a seguir. Depois (à esq.), acompanhou com a editora de Arte, Ana Paula Santos, como ficaria o projeto gráfico das páginas desta esta edição especial, ao lado do diretor de marketing, Luís Rebola. “Já fiz uma jornalista, numa série chamada Joana, ao lado do [Marco] Nanini.”


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

·5 MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

Regina Duarte

www.destakjornal.com.br

No teatro, a carreira de Regina Duarte começou quase ao mesmo tempo que na televisão. Sua primeira peça foi em 1965, a comédia “A Megera Domada”, de Shakespeare, dirigida por Antunes Filho.

DIRETORA POR UM DIA

DESTAK DA CARREIRA DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Ela pode ser meiga como Patrícia, de “Minha Doce Namorada” (1971), ou exótica como a viúva Porcina, de “Roque Santeiro” (1985). Com 50 anos de carreira, a versátil Regina Duarte soma mais de 70 papéis na televisão. Nascida em 1947, na cidade de Franca, interior de São Paulo, Regina fez sua estreia na TV aos 18 anos, em a “A Deusa Vencida” (1965). A atriz agora faz seu primeiro trabalho como diretora, na peça “Raimunda, Raimunda”, na qual também atua.

1

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

2

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

1- ‘MinhaDoce Namorada’ (1971) Foi no papel da órfã Patrícia, atuando ao lado de Cláudio Marzo (foto), que Regina ganhou o apelido de ‘Namoradinha do Brasil’.

3

2 - ‘Selvade Pedra’ (1972) No folhetim de Janete Clair, a atriz ganhou destaque como Simone, que tinha um tortuoso romance com Cristiano (Francisco Cuoco).

3 - ‘Malu Mulher’ (1979) Na série de seu ex-marido, Daniel Filho, Regina mostrou que a ‘namoradinha’ tinha virado uma mulher independente e forte.

4 - ‘Roque Santeiro’ (1985) DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

4

Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, a novela foi um dos marcos da carreira da atriz, na qual ela viveu a eterna e cômica viúva Porcina. DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

5

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

5 - ‘Vale Tudo’ (1988) Corrupção e ética foram colocadas em pauta no folhetim de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Regina vivia a íntegra mãe da inescrupulosa Fátima, papel de Glória Pires.

6 - ‘RainhadaSucata’ (1990) Na novela de Sílvio de Abreu, a atriz viveu outro papel que marcou época: Maria do Carmo, uma mulher que fez fortuna administrando o ferrovelho do pai.

6


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012 MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

Regina chegou a fazer um ano do curso de jornalismo da USP, nos anos 1960, mas tinha que se dividir entre os palcos e a TV, e acabou trancando a matrícula na faculdade quando Boni a convidou para estrelar a novela “Véu de Noiva”, de Janete Clair. No folhetim, viveu Andréa, que formava um triângulo amoroso com os personagens de Betty Faria e Cláudio Marzo.

MAIS PRATICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

7 - ‘PáginasdaVida’ (2006)

7

www.destakjornal.com.br

8

Vivendo pela terceira vez uma Helena de Manoel Carlos, Regina era uma médica que adotou Clara (Joana Mocarzel).

8 - ‘TrêsIrmãs’ (2009) Na novela de Antônio Calmon, Regina pôde brincar com o figurino vivendo a misteriosa e pitoresca Waldete.

9 - ‘Araguaia’ (2010) Assinada por Walther Negrão, a novela mostrava a atriz como Antoninha, que tinha a família amaldiçoada. DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

9

10

DIVULGAÇÃO/DENISE RICARDO

11

DIVULGAÇÃO/DENISE RICARDO

10 - ‘O Astro’ (2011) Na adaptação do folhetim de Janete Clair, o lado ‘namoradinha’ ficou de lado no papel da dissimulada Clô.

11- ‘Raimunda, Raimunda’ (2012) Em cartaz no teatro Raul Cortez (tel. 3254-1700), em São Paulo, Regina dirige a comédia na qual vive papel duplo.

12 - Tudo junto A mostra Espelho da Arte, que faz tributo à atriz, irá a São Paulo dia 22, no Liceu de Artes e Ofícios (tel. 11-3227-5416).

12

4


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

·7

emdestak

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

“Acho o cordel importante porque se trata de uma cultura popular de muita tradição, normalmente à margem da população nos centros urbanos”

SELEÇÃO DE REGINA DUARTE

REPORTAGEM DO DIA

‘O cordel conta a história da humanidade’ LíderdaAcademia Brasileirade LiteraturadeCordel aponta os 5 maiores nomes atuais da arte BRUNO ALFANO bruno.destak@gmail.com

“A métrica dá o ritmo e a rima dá harmonia”. Essa é a regra do cordel, segundo Gonçalo Ferreira da Silva, 75, presidente da ABLC (Academia Brasileira de Literatura de Cordel) e defensor da arte, que chegou ao Brasil com os portugueses e prosperou especialmente no Nordeste. “O texto pode ser bonito, muito bonito, mas se não tiver aqueles fundamentos não será literatura de cordel”, defende, com certa rigidez, o cearense de Ipu, que ainda carrega o sotaque da terra

‘O Nordeste é o ponto de maior resistência’, observa o cordelista Gonçalo Ferreira nidade da Grécia de Homero até à ocupação do [Complexo do] Alemão”, resume. Um dos temas recente que ganhou atenção dos cordelistas foi o mensalão, como

NA SALA DE AULA

O cordelista Gonçalo Ferreira preside a ABLC, que fica no Rio

ACLC/ DIVULGAÇÃO

«Quando ainda não havia / o rádio e a televisão / e os jornais não chegavam / pra toda população / o folheto de cordel / era o jornal do Sertão»

Nelson Lima (em pé) diz que projeto incentiva a leitura por jovens

ALUNOSDECARUARUTÊM AULADAARTENAESCOLA Em Caruaru (123 km de Recife), a literatura de cordel é levada tão a sério que é ensinada em sala de aula. Desde 2005, o Projeto Cordel Nas Escolas – uma parceria entre a Prefeitura e a Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) – promove aulas nas escolas municipais a alunos do 6º

ANGELO CUISSI/DESTAK

natal mesmo depois de “mais de meio século no Rio”. Ao Destak, o especialista na arte apontou os cinco maiores nomes brasileiros do cordel na atualidade: Manoel Monteiro, Arievaldo Viana, Geraldo Amancio, Moreira de Acopiara e ele mesmo. “Todos são da ABLC”, orgulha-se. “A literatura de cordel conta a história da huma-

ao 9º ano. O cordelista Nelson Lima, secretário da ACLC, diz que as aulas focam a poesia, teatralidade e xilogravuras na arte. “Muitos alunos ficam surpresos, pois descobrem que o cordel não se trata de algo profano, com duplo sentido. Temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho e formar novos leitores.”

‘A Didática do Cordel’ Arievaldo Viana e Zé Maria de Fortaleza

«João Grilo foi um cristão / que nasceu antes do dia / criou-se sem formosura / mas tinha sabedoria / e morreu depois da hora / pelas artes que fazia» ‘As Proezas de João Grilo’ João Ferreira de Lima

em “Cordel do Mensalão, de Eneas Andrade: “Se esse povo se ajuntasse / e fizesse um movimento / pra cassá todo bandido que taí nesse momento / recebendo escondido / mensalão no parlamento”. Pelo mundo O cordel já levou Gonçalo para viajar. No ano passado, ele abriu o simpósio “Literatura de Cordel Hoje” na biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos. “E um dos promotores lá dos EUA, que não têm costume de puxar o saco de ninguém, disse que a grande estrela do evento foi a ABLC”, ressalta. Segundo Gonçalo, ele ainda “plantou a semente” em São Tomé e Princípe, Angola e Cabo Verde.

ORIGEM NA EUROPA DA IDADE MÉDIA A origem da literatura de cordel remete às feiras nas cidades europeias da Idade Média em que os trovadores criavam versos rimados para gravarem as histórias. A prática chegou ao Brasil com os portugueses colonizadores, no séc. XVI, na então capital Salvador. Há registros de cordelistas brasileiros já em 1750. Do século seguinte, Leandro de Barros chama atenção: “Esta peleja que fiz / não foi por mim inventada / (...) Minhas aqui são as rimas / exceto elas, mais nada”, publicado em 1899.

ONDE ENCONTRAR

RARO?NEMTANTO.SAIBAONDE ACHAROSMELHORESVERSOS Interessados em conhecer um pouco mais da arte da literatura de cordel podem encontrar exemplares principalmente em feiras voltadas às tradições nordestinas. Em São Paulo, o ponto mais conhecido é o Centro de Tradições Nordestinas, que fica no Bairro do Limão. No Rio de Janeiro, além da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), no bairro de Santa Teresa, também é possível conseguir cordéis na Feira de São Cristóvão e em algumas bancas do centro. Em Brasília, é possível encontrar a literatura de Cordel na Casa do Cantador. O local conta com um acervo diverso na biblioteca Patativa do Assaré. Para a compra, o mais indicado são as feiras livres, como a de Ceilândia.

ANGELO CUISSI/DESTAK

A tradicional Feira de São Cristóvão, no Rio, tem venda de cordéis

No Recife, a Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, o Mercado São José, no bairro de mesmo nome, e na Feira do Bom Jesus, que acontece aos domingos no Bairro do Recife, oferecem exemplares para venda. Na internet, é possivel ter acesso à literatura de cordel

pelo acervo da Casa Rui Barbosa (www.casaruib ar b o s a. go v. b r / c o rdel/acervo.html), que conta com cerca de 9 mil exemplares. A ABLC disponibiliza loja virtual, com a oferta de exemplares raros. O endereço é www.ablc.com.br.


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

Regina Duarte

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

ATRIZ FALA SOBRE SEUS 50 ANOS DE CARREIRA E OS PRÓXIMOS PROJETOS

CATARINA CICARELLI

OS LIVROS QUE AINSPIRAM

catarina.destak@gmail.com

Já se passaram 50 anos desde a estreia de Regina Duarte, em um teatro amador. Desde essa época, a eterna “namoradinha do Brasil” já soma mais de 70 novelas e estreou recentemente na direção de uma peça de teatro, “Raimunda, Raimunda”, que está em cartaz em São Paulo. Diretora do Destak por um dia, ela se surpreendeu com a agilidade em que as notícias são produzidas, incluindo esta entrevista. Aos 65 anos, Regina contou à reportagem que só vai parar de trabalhar quando morrer. “Seja atuando ou dirigindo”. Também falou so-

1.‘Reinaçõesde Narizinho’MonteiroLobato 2.‘Pollyanna’EleanorH. Porter 3.‘IaiáGarcia’MachadodeAssis 4.‘OsFrutosda Terra’AndréGide 5.‘Cartasaum Jovem Poeta’ - RainerMariaRilke 6. ‘Cadeia’e‘Baleia’capítulosdoromance‘Vidas Secas’- GracilianoRamos

‘Acho que deixei de viver muita coisa pela profissão, mas não me arrependo’

7.‘Amor’e‘UmaGalinha’, contosde‘LaçosdeFamília’ClariceLispector 8. ‘FelicidadeConjugal’LievTolstói

‘Quero fazer o que eu faço até morrer. Seja atuando, ou agora dirigindo’

9.‘Orlando’VirginiaWoolf 10.‘OVermelhoeoNegro’ -Stendhal 11. ‘OAleph’JorgeLuisBorges

‘Raimunda é um retrato próximo de minha trajetória emocional e pessoal’ bre os 50 anos de carreira e a exposição que celebra a data, que já passou pelo Rio e entra em cartaz no dia 22 em São Paulo. Dos seus 65 anos, 50 foram dedicados à carreira. Sente que deixou algo de lado para se dedicar à profissão? Para ser a atriz que eu fui, para fazer todos os trabalhos com a entrega que mostrei, eu deixei de vivenciar muita coisa com os amigos, com a família, mas em nenhum momento me arrependo. Você começou a carreira no teatro. Ficou com saudade de se dedicar mais a ele? Eu sinto falta do teatro, embora adore a televisão. Quando passo três, quatro anos sem fazer teatro começo a fi-

‘Meu Deus, como eu consegui tudo isso?’ car angustiada. Televisão é uma grande vitrine, mas cada vez que acabo uma novela me sinto muito esvaziada de recursos, e sei que se fizer outra em seguida vou me repetir. É bom voltar ao teatro porque ele é um laboratório de pesquisa. Foi intencional estrear como diretora em seus 50 anos de carreira? Foi por acaso. Eu senti que sabia muito do autor, o Fran-

cisco Pereira da Silva. Essa foi uma fase do país que eu vivi. Tinha 7 anos quando a professora entrou na sala e informou que o país estava de luto porque tínhamos perdido o presidente, Getúlio Vargas. Conheço esse Brasil do circo de lona furada e me apaixonei pela história. Perdi quatro ou cinco quilos. Quando você se apaixona, não consegue comer ou dormir. Foi isso que vivi com a “Raimunda, Raimunda”.

Pensou em parar de atuar? Nunca tive vontade de parar. Pelo menos não definitivamente. Tem horas em que eu preciso de uma pausa, mas quero fazer o que eu faço até morrer. Seja atuando, ou agora dirigindo. Na sua carreira, não faltam personagens memoráveis. Qual mais te marcou? A Porcina é inquestionável, mas eu escolheria a Raimunda porque ela é uma síntese

de tudo o que eu fiz, como atriz e como pessoa. Ela começa muito jovem e eu brinco de ser a menina que eu fui, quando vivia no interior. Depois ela mudando, como todos nós. É um retrato muito próximo da minha trajetória emocional e pessoal. Quais são os projetos que você tem em mente? Depois que fiz o filme “Gata Velha Ainda Mia”, que deve estrear em 2013, fiquei inspi-

rada e comecei um roteiro. Mas vou precisar de um certo silêncio para terminá-lo. O que você gosta de fazer quando não está atuando? Tenho gostado bastante de cozinhar, mas ler é o que me preenche e me fascina (confira no quadro acima os livros que a inspiram). Gosto de reunir amigos, fazer uma comidinha e bater papo. Já não viajo mais tanto porque acho que o cenário é uma coisa interna. Não adianta estar frente a uma vista linda se por dentro não estou bem. Como é ver a sua vida reunida em exposição? É uma coisa assombrosa. Quando você vai vivendo, é tijolinho por tijolinho, cena por cena. Vendo tudo junto, num espaço só, me deu um peso e eu pensei “Meu Deus, como eu consegui tudo isso?”


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

·9

Recife

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

SUAPE Assembleia dos trabalhadores decide, hoje, os rumos da paralisação

Tribunal julga greve abusiva e determina a volta aos trabalhos AGÊNCIA JCMAZELLA/ ARQUIVO

10 SEGUNDOS

FRONTEIRA MARÍTIMA II

MARACAÍPE

Foi divulgado ontem na sede da Polícia Federal, o resultado de uma ação conjunta entre o órgão, a Receita Federal, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A operação liderada pela Marinha e chamada Fronteira Marítima II fechou 31 marinas em todo o Estado, que não possuíam licença para funcionar, e prendeu 14 pessoas acusadas de crimes ambientais como pesca em área de proteção ambiental. Entre as marinas fechadas estava o Cabanga Iate Clube, que conseguiu prazo de 15 dias para regularizar a documentação.

18 baresdaorla serão demolidos A determinação é do Ministério Público Federal (MPF) e deve ser cumprida até o final de novembro. Os restaurantes e palhoças localizados na faixa de areia da praia, considerada pelo MPF de uso público, terão que deixar os locais. Entre os que sairão da orla estão o Bar do Marcão, da Mônica e do Pontal. A decisão foi publicada em 2011. POLÍCIA

Julgamento do Caso Alemãé remarcado

54 mil trabalhadores devem retomar hoje os serviços. Caso a greve continue, o TRT6 irá aplicar multa

Operários de Suape estão parados desde o último dia 5. Grevistas pedem a equiparação salarial ALEXANDRE BORGES aborges@destakrec.com.br

A paralisação dos mais de 54 mil operários da Petroquímica Suape e Refinaria Abreu e Lima, no Grande Recife, deflagrada no último dia 5, foi decretada ilegal, na manhã de ontem, pelo pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). A decisão prevê a volta ao trabalho a partir da manhã de hoje. Caso a greve continue, foi fixada uma multa diária no valor de R$ 5 mil.

O TRT6 acatou o pedido de dissídio coletivo proposto pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) e julgou procedente a abusividade do movimento grevista. “A questão da ilegalidade da greve não resolve o problema. O trabalhador quer a equiparação salarial”, afirmou Aldo Amaral, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias e da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem de Pernambuco. O sindicato operário se reúne, hoje, com os trabalhadores em assembleia, às 7h, em Suape. Na reunião, o Sintepav-PE vai informar aos trabalhadores a decisão do TRT6 e realizar votação para que sejam decididos os rumos da greve.

O impasse é causado por uma cláusula de acordo para o fim da greve de agosto, que durou 15 dias, e que pedia a equiparação salarial de trabalhadores que exerciam a mesma função. O acordo previa um estudo realizado pelas partes, o que não aconteceu, segundo o Sinicon.

Ministro tentou resolver impasse Em encontro realizado ontem, na superintendência do TRT6 no Recife, o ministro do Trabalho, Brizola Neto, se reuniu com os representantes dos sindicatos dos trabalhadores e patronal, mas não houve acordo entre as partes.

CABEÇA-CHATA

Tubarão de 2 m é capturado em Pau Amarelo Os pescadores da praia de Pau Amarelo encontraram o tubarão de 2,2 metros na manhã de ontem, a uma distância de quase dois quilômetros da costa. O animal, da espécie cabeça-chata, se enroscou na rede de um dos pescadores,

que conseguiu capturá-lo. Já na areia o tubarão foi pendurado com uma corda e depois vendido, uma vez que sua carne e barbatanas são de alto valor comercial. Este é o segundo caso de captura de tubarão registrado em três dias. No último

sábado, pescadores que estavam nas proximidades do Porto do Recife também encontraram um tubarão cabeça-chata, de 2,6 metros, no encontro do rio com o mar. O animal foi levado para estudos na UFRPE.

www.destakjornal.com.br

Os cinco acusados pela morte da turista alemã Jennifer Kloker, em fevereiro de 2010, sentarão no banco dos réus do Fórum de São Lourenço da Mata entre os dias 10 e 13 de dezembro. O júri foi adiado duas vezes. A primeira devido ao deferimento do exame de sanidade mental da acusada Delma Freire e a segunda pelo atraso no resultado.

Operação conjunta resulta em 31 marinas embargadas em PE DIVULGAÇÃO/ PF

Embarcações também foram fiscalizadas em todo o litoral

As marinas embargadas no Estado pagaram multa total de R$ 740 mil. Ainda foram apreendidas na operação 6 embarcações sem documentação, entre elas um jet boat de R$ 130 mil e uma moto aquática de R$ 35 mil.

ARTE NA BOA VISTA EDUARDO MAYNARD/ AGÊNCIA JCMAZELLA

CABO

Incêndio atinge fábricade cerâmica De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi de grandes proporções e começou perto das 15h de ontem. A fábrica, que armazenava caixas de cerâmica, funcionava normalmente quando o fogo começou. Não foram registrados feridos e os funcionários conseguiram deixar o local no início do incêndio. O fogo foi controlado depois das 16h. REFORÇO

UFRPE abre vagas paranovosdocentes São 148 oportunidades para professores com regime de dedicação exclusiva e atuação nos campi do Recife, Garanhuns e Serra Talhada em disciplinas para Administração, Letras e Psicologia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de dezembro, exclusivamente através do endereço eletrônico da UFRPE: www.concurso.ufrpe.br.

CasaCoraportano antigo Hospital Psiquiátrico Casarios do século 19 que abrigavam hospício foram os escolhidos para a 16ª edição da Casa Cor no Estado, que abriu ontem as portas e segue até 18 de dezembro, com entradas a R$ 60 e R$ 30 (meia).

SAÚDE

VESTIBULAR 2013

Sala interativa para crianças com câncer no Imip

Com 3 mil vagas, cursos técnicos abrem inscrições

Para amenizar o tratamento dos pequenos foi inaugurada ontem a sala Q’Alegria, na ala oncológica pediátrica do IMIP. O projeto, em parceria com a Casa da Criança, é destinado ao entretenimento dos pacientes submetidos à quimioterapia através de três cadeiras interativas com jogos eletrônicos, música, desenho, pintura e filmes.

Começaram ontem as inscrições para o vestibular 2013 dos cursos técnicos. São 3.510 vagas para os 19 tipos de cursos oferecidos pelas 25 escolas do Estado. O prazo da inscrição vai até o dia 30 de outubro. Os estudantes interessados devem realizar o cadastro através do site www.educacao.pe.gov.br.


10 ·

Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

Brasil

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

SOB RISCO Municípios com planejamento não estão a salvo; pesquisa não avalia a qualidade dos programas

MENSALÃO

Prevenção contradesastres só existe em 6,2% dascidades

Dirceu terá sala especial até recursos se esgotarem no Supremo

VLADIMIR PLATONOW/AGÊNCIA BRASIL

Menos de 30% têm planos de habitação e saneamento, indica perfil do IBGE sobre as prefeituras do país

Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT-SP) terá direito a sala especial, sem grades, mas só enquanto não se esgotarem suas possibilidades de recurso contra a pena no STF (Supremo Tribunal Federal). Por ser advogado, ele tem direito a ficar preso em uma dessas salas – de corporação militar, geralmente escolhida em um quartel da PM – conforme

JOÃO PEQUENO redacao@destakjornal.com.br

Pesquisa divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia), em meio a chuvas fortes em São Paulo e Rio de Janeiro, aponta que somente 344 dos 5.565 municípios do país têm planos municipais para redução de riscos de desastres naturais. Trata-se de apenas 6,2% das cidades brasileiras com planejamento para prevenir enchentes, deslizamentos de terra e secas, de acordo com os dados do Perfil dos Municípios de 2011, do IBGE. Outras 564 prefeituras (10,1% do total) afirmaram que estão elaborando seus planos e 1.812 (32,6%) adotam apenas ações pontuais. A maioria das cidades com mais de 500 mil habitantes tem planos de prevenção a desastres. São 20 municípios, ou 52,6% nesta faixa populacional. Entre as regiões, o Sudeste tem a maior proporção de cidades com prevenção: 9,6%. No entanto, o IBGE registrou apenas a existência de planos, não a qualidade dos mesmos, que podem ir de obras específicas e siste-

Devastação em Teresópolis, em 2011: plano existente não contemplava bairros periféricos da cidade

mas de alerta a meros protocolos para retirar moradores de áreas atingidas. Teresópolis, uma das cidades mais afetadas pela chuva que matou mais de 900 na Região Serrana do

3,1%

da população do país era de funcionários municipais em 2011

Rio, em janeiro de 2011, possuía o Plano Chuvas de Verão, mas ele se concentrava na região central da cidade – e os bairros mais atingidos ficavam em vales periféricos. O Norte tem 5,4% das cidades com prevenção e as outras três regiões, menos de 5%: Centro-Oeste (4,9%), Nordeste (4,7%) e Sul (4,4%). Casas e saneamento Importantes na realocação de moradores desalojados por desastres, planos de habitação só existem em 29,3% dos municípios. A maioria

(71,7%) não tem nenhum. Em outros indicadores ambientais, o IBGE constatou que só 28,2% das cidades brasileiras adotam políticas de saneamento básico, 60,5% não acompanham o abastecimento de água, esgoto e águas pluviais e 47,8% não medem a qualidade da água. Coletiva seletiva de lixo também é rara: 67,7% dos municípios não tem. Já o número de servidores municipais cresceu 4,8% de 2009 a 2011 e chegou a 5,9 milhões, 3,1% da população nacional no ano passado.

VIOLÊNCIA CONTRA POLICIAIS

o Estatuto da OAB. O mesmo, porém, impõe a exclusão de membro condenado por crime infamante, como Dirceu. “A prisão especial é só para quem está cumprindo prisão provisória e não definitiva”, esclareceu ontem o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo no STF. Depois, Dirceu deve ir a um presídio de segurança máxima em São Paulo. Ele terá que cumprir pelo menos os primeiros 1 ano e 9 meses na cadeia.

PREFEITURA DE SP/DIVULGAÇÃO

Prefeito e líder do PSD deixa claro que aliança é possível

Kassab dá‘apoio pessoal’ àreeleição de Dilma O prefeito de São Paulo, Gilberto assab, afirmou ontem seu apoio “pessoal” à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff, e que vai trabalhar para que seu partido, o PSD, também a apoie. “Caso ela fosse candidata à reeleição eu, do ponto de vista pessoal, iria defender sua reeleição dentro do partido. Mas é uma questão que será discutida ao longo do próximo ano”, disse. Kassab apoiou José Serra (PSDB) no 1º turno da eleição municipal em São Paulo, mas agora negocia integrar a base de apoio do governo federal – e para isso, espera obter um ministério. A presidente Dilma havia afirmado, segundo “O Estado de S. Paulo”, que, passada a eleição, faria mudanças para acomodar a legenda.

GRANDE SÃO PAULO

Base da PM é atacada e ônibus incendiados em Florianópolis Dois ônibus, um carro da Polícia Civil e um carro particular de um policial militar foram incendiados por bandidos em Florianópolis entre a segunda-feira e a madrugada de ontem. Além dos veículos queimados, uma base da Polícia Militar foi atingida por tiros, em Palhoça, na região metropolitana da capital catarinense. Nenhuma pessoa ficou ferida nos ataques.

Benefício é dado pelo Estatuto da OAB, que também prevê sua expulsão

PARA 2014

A polícia de Florianópolis não descarta nenhuma possibilidade para a motivação dos atentados. Mas trabalham com a hipótese dos ataques terem sidos orquestrados de dentro de alguma unidade prisional. Até o momento, apenas um adolescente, de 16 anos, foi preso pela polícia. O jovem estava com uma arma próximo ao local onde os ônibus foram incendiados.

REPRODUÇÃO/RBS TV

Um dos ônibus incendiados em Florianópolis, entre segunda e ontem

PMs são suspeitos de vender dados de colegas a assassinos A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo investiga se policiais entregaram a criminosos uma lista com nomes completos, endereços e telefones de quase cem PMs de batalhões da Região Metropolitana – 93 foram mortos desde o início do ano. De acordo com reportagem da “Folha de S.Paulo”, os PMs teriam vendido os dados por R$ 8 mil e a lista

saído do 35º Batalhão da (Itaquaquecetuba). As ordens para matar policiais e seus familiares teriam sido dadas por chefes de uma facção criminosa paulista. O Centro de Comunicação Social da PM disse à “Folha” que “todos os detalhes envolvidos na investigação não podem ser divulgados para não atrapalhá-la”.


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

· 11

Mundo

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

ORIENTE MÉDIO Ministro da Defesa diz que questão definitivamente ‘não acabou’

Israel mantém ataquesa Gazapelo 5º diaseguido AP

Além de ações na região, governo posicionou tanques na fronteira com a Síria, evitando ataques DA REDAÇÃO redacao@destakjornal.com.br

Militantes do Hamas, em Gaza, ontem: bombardeios sem vítimas

MÉXIC0

Agência Estado, que o assassinato de líderes do Hamas está sendo tratada como uma opção para cessar a violência na região. “A questão definidamente não terminou, e vamos decidir como e quando agir no momento em que houver necessidade”, declarou o ministro da Defesa, Ehud Barak. Conflito na Síria Após a retaliação por dois dias seguidos a ataques sírios em território israelense, o Exército de Israel posicionou tanques na região, para evitar ataques e responder caso eles voltem a ocorrer. Ontem, o grupo de coalizão oposicionista, que tenta derrubar Bashar al Assad, conseguiu o apoio da França, e pediu para que o ocidente envie armas para ajudar em sua luta. O conflito no país, iniciado em março de 2011, é temido por gerar instabilidade na região. Turquia e Israel já revidaram ataques de morteiros sírios em seus territórios.

Portugal e Espanhaenfrentam greve geral apartirde hoje AP

Cartaz espanhol em catalão: ‘Apenas lutando teremos um futuro’

Sindicatos da Espanha e de Portugal convocaram, para hoje, greve geral nos dois países, em protesto contra as medidas de austeridade que devem ser aprovadas pelos governos. “Quem é que, entre os trabalhadores, está a favor de que lhes tirem a saúde pública universal? Quem vai estar contra

que se eduque o seu filho de forma adequada e que o acesso a universidade esteja garantido? Tudo isso está a ser posto em risco com essas políticas”, declarou o sindicalista espanhol Manuel Bonmati. Foram cancelados 118 dos 310 voos da companhia portuguesa TAP e os serviços de transporte público serão paralisados nos dois países.

CHINA

Prefeito de Acapulco declara que cidade ‘faliu’ “É um desastre econômico”, declarou o prefeito de Acapulco, Luis Walton sobre a situação dos cofres da cidade. Empossado há um mês, Walton enfrentam, além da violência do narcotráfico, a falta de dinheiro. A cidade tem dívidas que superarão, até o fim do ano,

SINDICATOS UNIDOS

AP

Cidade turística enfrenta crise: dívida passa de US$ 160 milhões

os 160 milhões de dólares (R$ 330 milhões), maiores do que seu próprio orçamento. Segundo o secretário de Planejamento de Acapulco, Carlos Álvarez, a culpa do “aumento irresponsável da dívida” é da administração anterior – e opositora – à de Walton. O prefeito pediu a ajuda do governo mexicano. “Precisamos que a federação invista em Acapulco para podermos seguir adiante” declarou.

AP

Israel continuou ontem a onda de ataques contra alvos palestinos em Gaza e considera assassinar líderes do Hamas na região. De acordo com informações do Exército, foram atingidos no ataque um depósito de armas e dois locais utilizados para o lançamento de mísseis e não houve nenhuma vítima. Autoridades israelense disseram, de acordo com a

www.destakjornal.com.br

Dalai Lama pede investigação sobre autoimolações O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete pediu ao governo chinês que investigue as autoimolações de monges. “Investiguem qual é a causa desse tipo de coisa triste”, afirmou. Desde 2011, 60 tibetanos atearam fogo em seus corpos em protesto contra o controle chinês sobre seu país.

Desde 2011, 60 nepalenses se imolaram em protesto contra a China


12 ·

Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

Seu Valor

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

CRÉDITO No financiamento de veículos, agora dívida atrasada pode ser parcelada

IMPOSTOS 1

IMPOSTOS 2

Bancofaz esforçopara clientelimparnome

Carga tributária no Brasil supera a de 17 países ricos

Senado aprova dedução no IR de doação a escolas

FÁBIO COSTA/DESTAK

Atrás dos recursos do 13º, instituições melhoram prazos e descontos para inadimplentes DA REDAÇÃO

A 25 de maio, país tem ‘Dia Sem Imposto’ para alertar sobre carga

redacao@destakjornal.com.br

Na guerra contra a inadimplência, os bancos fazem um esforço inédito para renegociar dívidas às véspera do Natal. As instituições querem aproveitar o melhor período de renegociações de dívidas, graças ao 13º salário, na tentativa de reduzir o número de inadimplentes em suas carteiras de crédito.

O último feirão da Serasa em SP teve a participação de oito bancos

As instituições estão oferecendo descontos sobre o débito, multas e juros, além de extensão de prazos de financiamento. Em alguns casos, os descontos chegam a 50% da dívida atrasada, segundo o jornal “Valor Econômico”. Além disso, no caso do financiamento de veículos, os bancos agora estão dispostos a parcelar a dívida atrasada. Eles estão aceitando receber em até três vezes antes da retomada dos veículos; antes, a exigência era de que o valor fosse pago à vista. Mutirões Algumas destas facilidades foram encontradas nos mutirões de “limpeza de nome” promovidos recentemente pela Serasa Experian e a Boa Vista Serviços. Para o fim do ano, há expectativa de eventos desse tipo no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Vitória, Salvador e Recife. A Serasa destaca que o bom momento vivido pelo mercado de trabalho está levando as pessoas a quitarem seus débitos. Dados recentes mostram que o número de brasileiros que regularizaram suas pendências bateu recorde no ano. Foram 15,1 milhões entre janeiro e setembro.

AGÊNCIA BRASIL

Inadimplência tem 1ª alta depois de quatro quedas As compras do Dia das Crianças contribuíram para interromper em outubro a trajetória de redução do índice de inadimplência dos consumidores observada nos últimos meses. O indicador medido pela Serasa Experian avançou 5% no último mês em relação a setembro. Foi a primeira elevação mensal depois de quatro quedas consecutivas. Na comparação com o mesmo

mês de 2011, a alta foi de 15,3%. A equipe econômica da empresa atribui o avanço às compras do Dia das Crianças e à fraca base de comparação, já que setembro teve apenas 19 dias úteis, ante os 22 de outubro. Além disso, segundo os economistas, a alta indica que mesmo com melhoras na condição financeira do consumidor, ainda há dificuldades para o pagamento de dívidas.

Endividamento segura vendas do varejo nacional A dificuldade do consumidor de acelerar as compras fica nítida na fotografia tirada pelo IBGE. Em setembro, as vendas de varejo nacional tiveram alta tímida, de 0,3% em comparação a agosto. Para Aleciana Gusmão, técnica do IBGE, o freio reflete a antecipação de compras de bens duráveis e a alta do endividamento das famílias.

As vendas de móveis e eletrodomésticos recuaram 1,5% em setembro, enquanto o volume vendido de equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação despencaram 9,2%. “Por causa do endividamento, as famílias estão com dificuldade em comprometer mais uma parte da renda, mesmo com os incentivos do governo”, disse ela.

Pessoas físicas poderão deduzir da base de cálculo do IR (Imposto de Renda) as doações feitas a instituições públicas de educação básica e superior. Essa possibilidade é prevista em projeto de lei aprovado ontem pelo Senado. O projeto limita a dedução ao teto anual de R$ 3.091 previsto pela legislação para as despesas com educação. Os parlamentares justificam a aprovação do projeto como incentivo à doação de pessoas físicas às escolas públicas, modelo adotado em países como os Estados Unidos. Como foi aprovado de forma terminativa pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, o texto segue agora para votação na Câmara.

A carga tributária no Brasil supera a de 17 países ricos e é 67% maior que a média da América Latina, segundo a OCDE (organização que reúne os países mais desenvolvidos no mundo). Enquanto no Brasil a carga tributária é de 32,4% do PIB (Produto Interno Bruto, conjunto de bens e serviços produzidos no país), na média de 15 países analisados na

América Latina, ela é de 19,4% – ou seja, o Brasil tem uma carga tributária 67% maior. O país só fica atrás da Argentina. Na comparação com países ricos, o Brasil também não se sai bem: a carga nacional, em 2010, superou a de 17 dos 34 países da OCDE – acima de nações como Austrália, Canadá e EUA.

MERCADO DE TRABALHO

GADGETS

Desiguldade entre negros e brancos diminui

Comércio de tablets no Brasil dispara 267% neste ano

São menores as diferenças na inserção de negros e não negros (brancos e amarelos) no mercado de trabalho. Levantamento feito pela Fundação Seade e pelo Dieese mostra que em 2011 o rendimento dos negros correspondia a 61% do valor recebido pelos brancos, na região metropolitana de São Paulo. Em 2002, essa proporção era inferior, 54,6%.

Diferença na taxa de desemprego é de 2,6 pontos; em 2010, era de 3,1 A diferença entre as taxas de desemprego de negros e não negros diminuiu nos últimos anos. Em 2010, o desemprego alcançava 14% da população negra e 10,9% dos não negros – uma diferença de 3,1 pontos percentuais. No ano passado, as taxas foram de 12,2% e 9,6%, respectivamente – diferença de 2,6 pontos.

Atentos às facilidades tecnológicas, os brasileiros têm investido cada vez mais na compra de tablets– computadores portáteis, em forma de prancheta, sem teclado e com tela sensível ao toque. Entre janeiro e agosto de 2012, os tablets tiveram aumento de 267% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011. A previsão da GfK é de que o faturamento da categoria de tablets aumen-

te em 49% até o final de 2012 e 20% em 2013 no mundo. Características como facilidade de manuseio e de transporte, a presença de câmera e a possibilidade de download de aplicativos despertam o desejo por esses aparelhos. “Cada vez mais as pessoas estão conectadas e compartilhando suas fotos e experiências nas redes sociais e querem ter interação imediata”, disse Claudia Bindo, da GfK. REPRODUÇÃO

Facilidade de manuseio e câmera são pontos fortes dos tablets


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

· 13

Esportes

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

AMISTOSO NOS EUA Em boa fase, o trio Kaká, Oscar e Neymar vai comandar a equipe em Nova Jersey

CORINTHIANS

Contra a Colômbia, Brasil comemora o milésimo jogo

Tite quer time do Mundial definido contra o São Paulo

AP

CBF, porém, não divulga a lista com todos os jogos; IFFHS diz que Seleção já fez 1.012 partidas DA REDAÇÃO

Na contagem regressiva para o Mundial, o técnico Tite afirmou ontem que quer definir o time titular do Corinthians até o jogo contra o São Paulo, na última rodada do Brasileiro, no dia 2 de dezembro. “Após o jogo contra o São Paulo, vamos fazer só uns ajustes”, disse. O Corinthians vai estrear no Mundial no dia 12 de dezembro, com rival indefinido. A final será no dia 16. O alvi-

redacao@destakjornal.com.br

Seleção mais vitoriosa da história do futebol, o Brasil entra em campo às 22h30 de hoje, em Nova Jersey, para uma partida histórica. O amistoso contra a Colômbia está sendo tratado pela CBF como o jogo número mil da Seleção. O número, porém, é polêmico: a própria CBF se recusa a passar a lista com todos os confrontos da Seleção. A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) aponta que a Seleção tem 1.012 jogos disputados. Não se sabe, por exemplo, quantas vitórias, derrotas e empates tem a Seleção ao longo da história. O critério para chegar ao milésimo jogo também não está claro: em alguns casos, a CBF considerou amistosos contra clubes; em outros, não. A estreia da Seleção foi no dia 14 de julho de 1914. A equipe Exeter City, atualmente na terceira divisão do campeonato inglês, estava fazendo uma excursão na América do Sul e encarou um combinado do Brasil no campo do Fluminense, no

negro terá uma semana de treinos no Japão. A defesa e os volantes já estão definidos. A única dúvida é no ataque, mas o técnico deve manter o esquema com dois meias e dois atacan-

Técnico Tite deve manter dois no meio de campo e dois no ataque

tes; Danilo e Douglas vão liderar o setor criativo. No ataque, os favoritos para ficar com as vagas são Emerson e Guerreiro. Recuperado de lesão, Emerson deve voltar ao time titular domingo, contra o Inter. Ontem, ele perdeu um treino para depor no Rio sobre investigação em esquema de lavagem de dinheiro envolvendo contrabando de carros.

Maior craque da nova geração, o atacante Neymar conversa com Mano Menezes em treino da Seleção

Rio. Os brasileiros venceram por 2 a 0. Equipe de Mano Embalada por goleadas nos últimos jogos, a Seleção de Mano Menezes joga para fechar a temporada em alta. O técnico vai manter o trio formado por Kaká, Oscar e

95

gols marcou Pelé, o maior artilheiro

Mano Menezes convoca Fred, Cavalieri e Durval O técnico Mano Menezes convocou ontem a Seleção para enfrentar a Argentina na próxima quarta-feira, no jogo de volta do Superclássico das Américas. As principais novidades foram a volta do atacante Fred e as estreias do goleiro Diego Cavalieri e do zagueiro Durval. Apenas atletas que atuam no Brasil foram convocados. Artilheiro do Brasileiro e líder do campeão Fluminense, Fred não era chamado

REPRODUÇÃO

desde 2011. O atacante chegou a dizer que Mano não dava chances para ele. Durval, do Santos, diz que não acreditou quando foi avisado. “Eu não estava acreditando. Fiquei meio parado, sem base, sem saber se era verdade ou não”, disse Durval, que precisou checar seu nome no site da CBF. A CBF atendeu ao pedido do São Paulo e não levou Lucas e Luis Fabiano, que vão disputar a semifinal da SulAmericana no mesmo dia.

Neymar. Hulk, lesionado, será uma baixa no time titular. Leandro Damião deve ganhar a vaga. “Me senti muito bem na volta à Seleção. Participei dos jogos de forma ativa, com gol e assistências, mas ainda tem muita coisa pela frente. Esse jogo é mais uma

142

jogos pela Seleção fez o recordista Cafu

etapa”, afirmou Kaká. O rival vive boa fase: em terceiro lugar nas Eliminatórias da Copa de 2014, a Colômbia aposta no atacante Falcao Garcia, artilheiro do Atlético de Madrid. –– NATVGlobo. Às 22h30

14 x0

foi a maior goleada, contra a Nicarágua

Os 19 convocados  Goleiros: Jefferson (Botafogo) Diego Cavalieri (Fluminense).  Laterais: Marcos Rocha (Atlético-MG), Lucas Marques (Botafogo), Carlinhos (Fluminense) e Fábio Santos (Corinthians).  Zagueiros: Réver (AtléticoMG), Leonardo Silva (Atlético-MG) e Durval (Santos).  Volantes: Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians), Jean (Fluminense) e Arouca (Santos).  Meias: Bernard (AtléticoMG), Fellype Gabriel (Botafogo), Thiago Neves (Fluminense).

 Atacantes: Fred (Fluminense), Leandro Damião (Inter) e Neymar (Santos).

HEDSONALVES/PHOTOCAMERA

Fred, artilheiro do Brasileiro, retorna à Seleção

SÉRIE A

Sport e Náutico com dúvidas para próxima rodada

10

SEGUNDOS EM SÃO PAULO

Apesar da falha na última partida, o goleiro Saulo deve seguir como titular no Sport. O motivo, contudo, não é técnico. Ainda se recuperando de uma lesão na coxa, Magrão permanece aos cuidados dos fisioterapeutas do clube e provavelmente está de fora do jogo contra o Botafogo, no domingo, na Ilha do Retiro. “Ele realizou um exame, que nos deu uma melhor noção. Mas continuou se queixando de dores. Hoje (ontem), ele não vai treinar e deve fazer apenas um trabalho na fisioterapia. Dificilmente jogará no domingo”, disse o médico Paulo Girão.

Pelé, 72, operao quadril e passabem

Náutico Na reapresentação de ontem, o técnico Alexandre Gallo comandou um treino tático. O foco das atenções foi o volante Martinez, que deu voltas em torno do gramado e realizou um trabalho separado do grupo. Desfalque nas dois últimos jogos, o capitão vive a expectativa de ir para o duelo de domingo, quando o Timbu encara o São Paulo, no Morumbi.

O lateral esquerdo do Santa Cruz, Renatinho, comentou as expectativas para a temporada 2013. O xodó tricolor espera que a diretoria mantenha a base do time para que o tricampeonato estadual fique mais viável. “Acho que a permanência de alguns jogadores pode facilitar bastante a vida do técnico que chegar.”

Aos 72 anos, Pelé foi operado no quadril ontem, no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento foi bem sucedido, e o Rei do Futebol deve receber alta ainda hoje. “Tudo correu muito bem. Foi uma cirurgia bem simples”, disse seu assessor, José Fornos. O hospital não deu mais detalhes sobre o procedimento cirúrgico. SANTA CRUZ

Renatinho querque base sejamantida


14 ·

Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

Diversão &Arte

MAIS PRÁTICO, MAIS OBJETIVO

www.destakjornal.com.br

LITERATURA A oitava edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco tem como homenageado o dramaturgo, escritor e jornalista Nelson Rodrigues

Olinda de braços abertos para as palavras Fliporto começa amanhã, às 19h, com apresentação de Maria Bethânia, e segue até domingo PRISCILLA CAMPOS priscilla.destakrec@gmail.com

Segundo o escritor e biólogo português Mia Couto, “a literatura é uma celebração desse fascínio que em nós provoca a vida e o fato de estarmos vivo”. Mia é um dos convidados da oitava edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco, que começa amanhã, na Praça do Carmo, em Olinda. A Fliporto entrega ao público a oportunidade de debater e conversar sobre essa celebração que é o mundo da literatura. A programação do Congresso Literário terá início

amanhã, às 19h, com leituras de Maria Bethânia, em apresentação inédita em Pernambuco. O recital inclui a leitura de obras de nomes como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, entre outros. O Congresso segue até domingo com diversas mesas e temáticas. Este ano, o homenageado será o escritor

Além das mesas, a festa apresenta eventos paralelos, como o Cine Fliporto pernambucano Nelson Rodrigues. No sábado, às 16h30, o jornalista Ruy Castro e a escritora Heloísa Seixas, irão participar da mesa “Segredos e inconfidências d’O Anjo Pornográfico”, mediada pelo jornalista Geneton Moraes Neto.

QUARTA TEMPORADA

DIVULGAÇÃO

O escritor português Mia Couto participará de uma mesa junto com seu conterrâneo José Eduardo Agualusa

TV PAGA DIVULGAÇÃO

Dean Geyer e Lea Michelle na vida universitária em Nova York (EUA)

Novos talentos surgem pós-formatura, em ‘Glee’ O pós-formatura dá início a uma nova etapa na vida de muitos personagens de “Glee”, série que chega ao quarto ano hoje, às 22h15, na Fox. Já na universidade, Rachel (Lea Michelle) conhece dois novos personagens: sua professora de dança (Kate Hudson) e o estudante Brody Weston (Dean Geyer). No colégio McKinley, surgem talentos inéditos, como Kitty (Becca Tobin), a nova líder de torcida. A atriz Melissa Benoist vive Marley, que luta para conseguir o cargo de “nova”

A dramaturgia é presença forte nesta edição. Para encerrar a noite do sábado, o jornalista Edney Silvestre conversa com Claudiney Ferreira durante a mesa “Romance e drama”. Em seguida, haverá a leitura dramática da peça inédita “Boa noite a todos”, escrita por Edney Silvestre, e interpretada por Christiane Torloni. Em paralelo ao Congresso, a Fliporto promove diversos eventos. Entre eles o Cine Fliporto e a 3ª Feira do Livro. O Cine irá exibir adaptações de peças e textos de Nelson. Entre os filmes selecionados estão “A Falecida”, de Leon Hirszman, e “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor. Na noite de encerramento, às 20h, Ariano Suassuna irá ministrar uma aula espetáculo. Toda programação e informações sobre ingressos no site www.fliporto.net.

Rachel no “New Directions”. Convidadas especiais Celebridades marcam presença nesta nova temporada. Além da participação da atriz Kate Hudson (“Como Perder um Homem em 10 Dias”), em seis episódios, Sarah Jessica Parker (“Sex and the City”) também aparecerá ao longo da série. Quem continua é Whoopi Goldberg (“Ghost”), no papel de Carmen Tibideaux, responsável por recrutar novos talentos. –– FoxHoje, 22h15

Reality revela a rotina de praticantes do swing Atualmente, o conceito de traição passa por controvérsias e transformações. Não que o swing (ato sexual em que casais trocam de parceiros) seja uma prática recente, mas, sem dúvida, ela passou a ser abordada com menos escândalos ou tabus. É com esse conceito que “Swingers” estreia hoje, no Travel & Living Channel. Em formato de reality show, a série apresenta a rotina de quatro casais americanos que conciliam uma vida normal durante o dia e, à noite, praticam o swing. Produzido por Jon Se-

10

SEGUNDOS

‘MacGyver’, série de televisão estreladaporRichard Dean Anderson nos anos 1980 e 1990, será transformadaem filme dirigido porJames Wan, de ‘Jogos Mortais’.

007

COMÉDIA

christ (“New York Ink”), a atração acompanha Dana e Loveless; Rebecca e Chris; Hali e Bryan; e Misty e Jeff. Casados há pouco tempo ou noivos, os jovens casais de Atlanta contam sobre os prazeres e os conflitos ocasionados pelo swing, desde o ciúme até questões religiosas. Filmado nos EUA, o programa não será, a princípio, exibido naquele país, com o intuito de preservar a identidade dos oito protagonistas. ––

ParaCraig, Rihanna seriaboaBond Girl

Estreia3ªtemporada de ‘Community’

Segundo o ator Daniel Craig, o James Bond da franquia “007”, Rihanna daria uma boa Bond Girl, melhor que Beyoncé. “Ela é mais safada”, afirmou, em entrevista ao site “Global Grind”. Ambas as cantoras já haviam experimentado o cinema. Em 2006, Beyoncé atuou no filme “Dreamgirls” e, neste ano, Rihanna estreou com Battleship”. “007: Operação Skyfall” segue em cartaz.

A rotina do Greendale Community College volta às telas com o início do terceiro ano de “Community”, que estreia hoje, às 17h30, no Sony. Na série, Jeff Winger (Joel McHale), é um advogado que precisou voltar à universidade após ter problemas com o diploma. Na academia, ele lidera um grupo de estudantes perdedores, composto por atores como Danny Pudi e Donald Glover.

TLCHoje, 23h

ESTRELA SEM RUMO

EM FEVEREIRO

Kristen Stewartdiz que estádesempregada

Showsdo Coldplay serão em SP e RS

“Estou desesperada para arranjar um emprego”, disse a atriz Kristen Stewart, em entrevista ao “E! Entertainment”. Em junho deste ano, Kristen liderava a lista da “Forbes” das atrizes mais bem pagas de Hollywood. No entanto, após trair Robert Pattinson, namorado e companheiro de cena em “Crepúsculo”, em julho, ela perdeu uma série de contratos.

O Coldplay divulgou as datas dos shows que fará em fevereiro, na América do Sul. A turnê começa por São Paulo, com show no Morumbi, no dia 5. Depois, a banda inglesa segue para Porto Alegre (dia 7, no estádio Zequinha), Buenos Aires (9) e Santiago (12), A venda de ingressos começa no dia 21 de novembro. Os valores não foram divulgados.

DIVULGAÇÃO

Casais contam os conflitos e os prazeres na troca de parceiros


Quarta-Feira · 14 de Novembro de 2012

www.Destakjornal.com.br · 15

Passatempo PALAVRAS CRUZADAS

MEU DESTAK JOÃO PEQUENO - EDITOR DE BRASIL - joaopequeno77@yahoo.com.br

Controle ‘social’ da ‘mídia’ em estado cru

Q

uando você lê algo sobre “controle ‘social’ da ‘mídia’” não entende nada sobre do que se trata? Não se aflija, a intenção é mesmo a de confundir, com o termo vago, mas uma ocorrência em Florianópolis pode explicar. Autora da página “Diário de Classe”, em que expõe as mazelas de sua escola municipal no Facebook, Isadora Faber, 13, teve a casa apedrejada e a avó, de 65 anos, ferida na cabeça, há uma semana, após meses de ameaças, – inclusive de uma professora que a acusou de calúnia e difamação à polícia e depois rasgou o próprio boletim de ocorrência. O ataque à casa de Isadora ocorreu uma semana após militantes que escoltavam a votação de José Genoino agredirem, em bando, um repórter do CQC – até uma velhinha de 82 anos teve a bengala arrancada. E um dia antes de José Dirceu – ambos PT-SP, condenados pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa – clamar pela “regulamentação da mídia (...) para desconstituir a farsa do mensalão”. Em abril, expliquei que farsas do mensalão são de Lula (http://migre.me/bOYKs). Quanto à “regulamentação” (variação para “con-

SOLUÇÕES

trole social”), juram não se tratar de censura – e têm razão. É pior, pois quem detém o controle nem sequer precisa censurar. Resolução da Confecom (Conferência Federal de Comunicação), armada com maioria estratégica de militantes no governo Lula, ajuda a explicar ao pedir “controle social” e “participação popular nos meios de comunicação”. É tão legítimo quanto exigir “participação ‘popular’” no “Diário de Classe”. As constituições de países democráticos, como o Brasil, asseguram os direitos fundamentais a propriedade e liberdade. Todos têm direito a criar de um mero blog pessoal a jornais, revistas, portais de internet e a trabalhar (só) com quem quiserem. Quando a turma dos mensaleiros usa termos vagos como “popular” e “social”, só quer impor à imprensa a intervenção de seus militantes. Mais uma vez, já que a maioria dos ministros que indicaram para o STF felizmente não se comportou como os bons companheiros que eles desejavam e condenaram os criminosos que compraram parlamentares. Bons ares ainda parecem soprar na Argentina, onde a musa inspiradora de seu sonho totalitário tende a cair de podre.

SUDOKU

PUB

Complete cada linha, cada coluna e cada um dos nove quadrados com os números de 1 a 9.

HORÓSCOPO

MARCELO DALLA www.marcelodalla.blogspot.com

A Lua segue novinha em folha e ingressa no aventureiro Sagitário pela manhã. Cresce nossa disposição para aprender, filosofar e ampliar os horizontes. Mas no período da manhã, nosso satélite se encontra com Mercúrio retrógrado e se desentende com netuno. Estaremos mais distraídos, vale redobrar a atenção para evitar confusões e enganos. Boas doses de arte, beleza e encantamento serão um alívio para a alma. A tarde promete ser mais ágil, Lua e Urano favorecem as novidades, a quebra de padrões e a originalidade. Bom período abandonar velhos hábitos e tentar algo diferente.

FASES DA LUA NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2012

Nova dia 13, 22h08

Crescente dia 20, 14h31

Cheia dia 28, 14h45

Minguante dia 6, 15h31

twitter: @marcelodalla

ÁRIES 21/3 - 20/4 Sabedoria é luz. Ignorância é escuridão. Momento para abrir a mente, buscar respostas para as grandes questões da existência. Para cultivar a fé, o entusiasmo e os altos ideais.

CÂNCER 21/6 - 21/7 Entusiasmo significa arrebatamento, exaltação e inspiração divina. Representa sua autoconfiança e sua fé nas dimensões superiores. Na Lua nova, semeie as metas de um novo ciclo.

LIBRA 23/9 - 22/10 O caminho está aberto para novos projetos e para a vida social. Com Vênus em seu signo, estará mais belo, magnético e sedutor. Basta seguir o caminho que seu coração lhe indicar.

CAPRICÓRNIO 22/12 - 20/1 Viver é superar-se continuamente! Enfrente a concorrência com a moral de um vencedor, preparado para qualquer resultado e sem o medo dos competidores medíocres.

TOURO 21/4 - 20/5 O momento pede que amplie sua visão para ver o mundo do alto. Procure se encantar pela beleza da vida. Perceba a magia que há por trás de todas as coisas, mesmo as mais rotineiras.

LEÃO 22/7 - 22/8 Cultive o otimismo e distribua generosamente palavras agradáveis. Assim será bem-vindo em todos os lugares, pois irradiará uma vibração luminosa para quem cruzar o seu caminho.

ESCORPIÃO 23/10 - 21/11 A Lua nova em seu signo marca um período de novos inícios. Estará mais criativo, com imensa vontade de aproveitar a vida. Bom período para cultivar a Fé, com letra maiúscula.

AQUÁRIO 21/1 - 19/2 Nada melhor do que estar em contato com os outros, trocando ideias. Bom período para trabalhos em grupo. É convivendo com as diferenças que enriquecerá seu espírito.

GÊMEOS 21/5 - 20/6 A forma como se comunica continua em destaque. Há mais facilidade para se expressar. Porém deverá se concentrar em cada detalhe do trabalho. Evite acumular tarefas.

VIRGEM 23/8 - 22/9 A comunicação e o aprendizado ficam comprometidos com a desarmonia entre Mercúrio e Netuno. Respeite seus limites e exija menos de si no momento.

SAGITÁRIO 22/11 - 21/12 Continue a promover uma boa revisão de sua vida para perceber onde pode melhorar. Interiorize-se, analise tudo com calma. Período de crescimento e aprendizado nos assuntos espirituais.

PEIXES 20/2 - 20/3 É bom que evite tarefas repetitivas e desgastantes. Muita atenção para evitar erros, esquecimentos e falha nas comunicações, principalmente pela manhã. Cheque as informações.


Recife - 94  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you