Page 1


Quando a Nau dos Feaces ancorou na ilha, Ulisses ainda dormia, então, colocaram ele na areia da praia ainda enrolado no pano de linho e na colcha que aqueciam seu sono!

A ilha já resplendia seu primeiros raios do sol da manhã.

Enquanto isso, Poseidon, como já estava irritado com a fama de insuperáveis navegadores dos Feaces ....


... E vendo que auxiliavam Ulisses, n達o conteve mais seu rancor e quis puni-los. Quando a Nau afastou-se, tocou-a com a m達o espalmada, convertendo-a em rocha.


Ulisses ainda dormiu durante várias horas, sob o olhar vigilante da deusa Atenas, que fez descer dos céus, uma névoa espessa para defendê-lo da curiosidade dos passantes.

E tão densa era a névoa, que quando o herói despertou, achou que os Feaces tinham-no traído e abandonando-o em uma ilha inimiga.

Pôs-se a caminhar muito aflito ao longo da argilosa praia.


Andou até avistar um pastor com capuz, vindo na sua direção, que lhe perguntou da onde ele era. Ulisses temeu, e começou a inventar histórias sobre sua “visita” á sua ilha de origem.

O formoso jovem na verdade era Atena disfarçada.

A deusa encantada, divertia-se cada vez mais com a astúcia do seu protegido, a quem não cansava de se admirar.

Atenas deu uma gostosa gargalhada e lhe disse a verdade retirando o capuz que revelou o seu rosto e seus cabelos escorreram por seus ombros.


Dissipou a névoa mostrando a ilha. Ulisses regalou seus olhos, ajoelhou-se e beijou o chão, fazendo a deusa morder o lábio para conter o choro. Ela pegou sua mão, fazendo-o se levantar e falou para esconder os tesouros que os Feaces lhe deram, no fundo da caverna.


Ele obedeceu e lhe disse que queria voltar ao palácio e rever Penélope, mas Atenas o aconselhou a tomar cuidado e que os homens estavam assediando-a. Ele entendeu que precisaria ter cautela e astúcia.


Pediu a Atenas que o disfarçasse, colocando roupas de mendigo, verrugas e cicatrizes, desformando seu rosto. Ela o fez e o aconselhou a fazer uma visita a Eumeu.

Despediu-se em voo na direção de Esparta. Queria falar com Telêmaco, o filho de Ulisses, para prevenir do retorno do pai.

Odisséia  

Trabalho da Odisséia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you