Page 1

da

NEWSLETTER MENSAL

ELAS SÃOS VICE-CAMPEÃS DISTRITAIS

Foto: Chlorus

Exclusive interview with

Manila ' s Rising Sun

Edição nº 51 - Dezembro 2016


da Nesta edição

e muitos +


Destaques do mês

'12

CNA DE PRATA

'16

A formação feminina sub14 do Clube Náutico de Abrantes é vice-campeã distrital, depois da disputa da Final Four. Resultados: 25 de Novembro Santarém Basket - Clube Náutico de Abrantes (69-32) 26 de Novembro CD Torres Novas - Clube Náutico de Abrantes (51-55) 27 de Novembro Chamusca - Clube Náutico de Abrantes (40-41)

RELVA À VISTA? A CP do Pego e Tramagal SU viram as suas candidaturas para aplicação de sintético aprovadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no âmbito do programa de modernização das infraestruturas desportivas. Os dois clubes do concelho foram contemplados com a atribuição de 60.000 euros a cada um. De fora ficou a candidatura dos Dragões de Alferrarede. A Associação de Futebol de Santarém apresentou 21 candidaturas, tendo as propostas aprovados no distrito recolhido 235.542 euros.

p. 3

Além do Pego e Tramagal, foram ainda aprovados os projectos da Escola de Futebol do Concelho de Alcanena e do Centro Cultural e Recreativo Desportivo Moçarriense.


Em Braga

'12

MADALENA BATE RECORDS

'16

A abrantina Madalena Silva*, esta época ao serviço do Sporting Clube de Braga, integrou a estafeta feminina do clube, que bateu o record regional sénior e absolutos dos 4x50m estilos. Além do título regional na estafeta, Madalena foi ainda vencedora nos 50m mariposa, 200 e 400m estilos. Os Campeonatos Regionais de Seniores em piscina curta, disputaram-se de 18 a 20 de Novembro, em Ponte da Barca. * na foto, a segunda a contar da esquerda, na fila superior

SELECÇÃO DISTRITAL SUB16 MARIANA

Inês Brito, Sara Cruz, Erica Batista, Beatriz Branco (CP Pego), Maria Bernardo (Sport Abrantes e Benfica na foto) e Filipa Matos (CA Ouriense), integraram o lote de atletas convocadas para o treino da Selecção Distrital Sub16 Femininos, no dia 24 de Novembro, em Pernes. A abrantina Ana Pereira, conforme já noticiámos, é Seleccionadora Distrital do escalão.

A abrantina Mariana António, esta época no Sporting Clube de Portugal, integrou a listagem divulgada pela Federação Portuguesa de Atletismo, para a concentração de jovens no sector da velocidade. O período de preparação teve lugar de 25 a 27 de Novembro, no Centro de Atletismo do Jamor.


Workshop "Preparar o Atleta do Futuro"

'12

DESPORTO EM DISCUSSÃO

'16

Realizou-se no dia 11 de Novembro, a 10ª edição do workshop "Preparar o Atleta do Futuro", numa organização da Câmara Municipal de Abrantes, em parceria com o blog Desporto em Abrantes. A Sessão de Abertura foi presidida por Maria do Céu Albuquerque, presidente da autarquia e Carlos Soares, responsável pelo blog Desporto em Abrantes. A actividade, realizada no Edifício Pirâmide, ao longo de todo o dia, foi dividida em 4 painéis. No primeiro painel, intitulado "Como começar?", foram intervenientes Luis Valente e José Branco, com os temas "Pressupostos" e "Plano Nacional de Ética", respectivamente. Moderou Carlos Soares. "Que caminho escolher?", segundo painel, teve como participantes Manuel Gonçalves e Nuno Gil, com os temas "Fisiologia do Jovem" e "Especialização Desportiva". Moderou o painel Sofia Loureiro. No período da tarde, o terceiro painel procurava responder à pergunta "Estou Preparado?". Tavares da Silva (Coordenação Técnica de um Clube) e Silveira Ramos (Jogar Futebol ao Jogar à Bola) foram os palestrantes, com a moderação de José Branco. A última parte do workshop, sob a forma de mesa redonda, colocou lado a lado três jovens que se têm afirmado nas suas modalidades: Tiago Aperta (Atletismo), João Silva e Miguel Arraiolos (Triatlo). Moderou Luis Dias.


Meia e Mini

'12

MARATONA DO CENTENÁRIO

Bruno Paixão (Beja Atlético Clube), venceu a Meia Maratona de Abrantes, disputada no dia 20 de Novembro.

'16

Arlindo Brás (Ondalux), venceu a Mini Maratona. O atleta de Abrantes (dorsal 212), fez o tempo de 35m47s.

O atleta fez o tempo de 1h06m57s. Em femininos triunfou Alexandra Oliveira (CP Alcanena), com 1h24m33s.

Em femininos, triunfo para Sofia Carvalho (Individual), com 46m21s.

PEGO CAI NA TAÇA

Jogo da 2ª Eliminatória da Taça de Portugal: EF Feminino Setúbal - CP Pego (1-0) Jogo realizado no dia 27 de Novembro.


Fernando Rosado regressa ao

'12

FUTEBOL DISTRITAL

'16

Fernando Rosado é o novo treinador da AD Mação, após a saída de Paulo Costa. Conforme nota divulgada pelo clube, Fernando é "natural de Abrantes, está habilitado com nível 2, tendo sido jogador profissional de futebol onde representou clubes como Sporting Clube de Portugal, Académica de Coimbra, Famalicão, Penafiel e Gil Vicente, clube onde esteve durante 6 anos e chegou a capitão de equipa no escalão máximo do futebol nacional." O treinador terá como seu adjunto Francisco Dias Correia.

CBA REFORÇA-SE A Casa do Benfica em Abrantes reforçou-se para a nova época de atletismo, conforme Comunicado nº 1, da Associação de Atletismo de Santarém.

CNAB NA III DIVISÃO

Entradas Vera Venâncio (ex-JD Almansor) Diogo Silva (ex-SCA) Guilherme Silva (ex-SCA) Inês Guerreiro (ex-CFB) Jorge Correia (ex-ADF Armadas) Saídas: Filipe Rosa (para ADRA Belas) Marta Calado (para NST Novas)

O Clube Náutico de Abrantes alcançou a 23ª posição colectiva, no Nacional de Clubes da 3ª Divisão (femininos), disputado nos dias 26 e 27 de Novembro, em Abrantes. A formação de Abrantes fez 38 pontos.


E para quando treinar a mente?

'12

CRÓNICA

'16

O desenvolvimento e aperfeiçoamento de treinos com linhas muito bem definidas para estimular física e tecnicamente atletas é mais do que evidente a nível nacional e local. Técnicas, estratégias, equipamentos, planos, ritmos, tempos, medidas e objectivos cientificamente estudados e testados, que se comprovam em resultados surpreendentes e consistentes nas mais diversas modalidades. Estas estratégias são integradas diariamente ou várias vezes por semana nos treinos… Mas pergunto … e quantas vezes por semana se treina a mente e as emoções dos/as nossos/as atletas? Quanto tempo se dá ao tempo, para identificar fragilidades de uns e de outras? As resistências? Os medos? Os bloqueios? Quantos treinos especializados são preparados com base científica, para que atletas descubram o seu poder? Que se desafiem cognitiva e emocionalmente nas suas crenças, valores e memórias? Quantos treinos lhes permitem explorar auto estratégias que vão verdadeiramente potenciar desempenhos?

Sofia Loureiro

A preparação física é essencial… um bom treinador/a, uma equipa técnica coesa e estruturas/equipamentos adequados, são indubitavelmente essenciais ao sucesso pretendido… financiamento, apoio social e familiar, idem, idem, aspas, aspas… Nem se põe em questão nenhum dos aspectos anteriores. Mas porque é que tantas promessas jovens ficam aquém do que o seu potencial antevia, quando a maioria dos factores referidos estão assegurados? Não basta talento, técnica, paixão, disciplina física e persistência. Corpo são em mente sana… Atletas bem preparados/as, que crescem, que se superam perante obstáculos e frustrações, que redefinem objectivos após insucessos e lesões, que não desistem mas que aprendem a viver cada dia como uma conquista do sonho… São atletas com uma boa preparação psicoemocional. O treino mental ajuda a que os recursos naturais e o talento se libertem das tensões e das resistências relacionadas com a ansiedade ou com variadíssimas questões que bloqueiam o melhor desempenho. É importante parar e reflectir sobre estas questões: Atletas são pessoas Pessoas são mais do que talentos Pessoas têm recursos e fragilidades Treinar atletas para o sucesso é mais do que ganhar competições Muitas conquistas se conseguem após se dar tempo para pensar, aproveitar o momento e recuperar a espontaneidade de se ser quem se é!


António Augusto da Silva Martins

'12

RECORDADO EM ABRANTES

Teve lugar no dia 8 de Novembro, na Biblioteca Municipal António Botto, a apresentação do livro "António Augusto da Silva Martins - o mais completo atleta português de todos os tempos". A apresentação esteve a cargo dos seus autores, Inês Gentil Martins e António Gentil Martins, neta e filho do retratado, respectivamente. António Augusto da Silva Martins, nascido em 1892 e natural de S. Miguel do Rio Torto, foi o primeiro atleta português a participar nos Jogos Olímpicos em duas modalidades distintas (Disco e Tiro). O seu currículo desportivo é impressionante: 10 vezes recordista e 12 vezes campeão de Portugal no lançamento do peso, disco, dardo, salto em altura, salto em comprimento e salto em largura. 11 vezes recordista e 28 vezes campeão de Portugal em carabina de precisão, arma livre, espingarda de guerra, pistola livre, pistola de guerra, pistola de duelo e pistola de tiro rápido. Foi ainda Campeão do Mundo de Espingarda de Guerra, entre outros feitos.

BASEBOL

Formação de treinadores de basebol, realizada em Abrantes, nos dias 26 e 27 de Novembro.

'16


Nacional de Triatlo Longo

'12

OCTÁVIO NO TOP-10

'16

Octávio Vicente (Byke Mania-Frankfurt-CPA) alcançou o 10º lugar na geral, no Campeonato Nacional de Triatlo Longo, disputado no dia 27 de Novembro, em Vilamoura. O atleta fez o tempo de 4h55m32s, a cerca de 18 minutos do vencedor. Octávio foi oitavo no seu escalão (Seniores). Distâncias percorridas: 1.900m - natação 91.500m - ciclismo 21.100 - corrida

FOTO DO MÊS - NOVEMBRO Escolha dos leitores, com 174 votos.

Nº 51 Dezembro 2016  

Newsletter Desporto em Abrantes

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you