Page 1

Ano I . EdIção 01 . dEzEmbro dE 2012. r$ 14,90

n ov i d a d e s

design teresina

d e c o r a ç ã o

m ó ve i s

p a i s a g i s m o

d i c a s

fe s t a s


design

reservado para anĂşncio


sumário 6 10 22 14 26

ExpEdiEnTE. 04

novidades

EdiToriAl. 05

Acompanhe o que é novidade no mercado Teresinense

MErCAdo loja com conceito jovem atrai clientes pela decoração. 18

MEU CAnTinHo A jornalista Samantha Cavalca mostra por que seu apartamento é o seu cantinho. 33

paisagismo

Veja como projetar paisagismo com preço acessível e plantas adequadas

quarto

Cores simples transmitem serenidade no quarto

CondoMÍnio Conjunto de casas em condomínio é a escolha certa para a família. 36 ArQUiTETUrA Fachada contemporânea encanta pela sofisticação. 38

iMÓVEiS investimento em imóveis cresce a cada ano. 40

reciclagem

Materiais que vão para o lixo viram luxo

FESTA Entrevista revela que decoração é chave principal em uma festa. 43

pASSo A pASSo Aprenda a fazer uma guirlanda de natal. 47

sala de estar

Veja uma linda sala, com um estilo de encher os olhos

ondE EnConTrAr. 50


expediente

design teresina

A Revista Design Teresina é um projeto experimental de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitados em Jornalismo das alunas Késia Brito e Marina Linard, do Centro de Ensino Unificado de Teresina. ORiEnTAçãO: Prof. Cristiane Ventura EDiTORA: Késia Brito PRODUçãO E REPORTAgEnS: Késia Brito e Marina Linard FOTOgRAFiA: Késia Brito,Marina Linard, nany da Costa, José Alves, Catianne Oliveira e Manoel Soares PROJETO gRáFiCO E DiAgRAMAçãO: Tatiara de França REViSãO: Djanes Lemos Ano i Edição 01 2012 PERiODiCiDADE SEMESTRAL Tiragem 6 exemplares/ impressão gráfica Freire ATEnDiMEnTO AO LEiTOR Para informações, sugestões, elogios ou reclamações, ou atendimento ao leitor estamos disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. E-mail: atendimento@designteresina.com ASSinATURAS Assine a Revista Design Teresina e receba os exemplares com toda a comodidade em seu endereço. E-mail: assinatura@designteresina.com TRABALHE nA DESign TERESinA PREEnCHA O FORMULáRiO nO SiTE: www.designteresina.com/formulario FALE COM A REDAçãO Contato direto com a redação da revista para que você nos envie sugestões e comentários. E-mail: redação@designteresina.com PARA AnUnCiAR E-mail: anuncio@designteresina.com nAVEgAR navegue em nosso site e redes sociais e confira mais informações, reportagens e matérias. Site: www.designteresina.com Facebook – designteresina Twitter – @designteresina

ESTAMOS nO iPAD Quem tem um tablet em mãos já pode contar com a versão digital da Revista Design Teresina. no site designteresina.com está disponível a compra da primeira edição. É só clicar!


viver com estilo Bem-vindos à primeira edição da Revista Design Teresina, feita para você que admira a arte de planejar, decorar e estruturar um ambiente, tornando-o mais confortável e aconchegante possível. Esta revista faz parte de um projeto de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Faculdade Ceut, e é a partir deste trabalho que mergulhamos no mundo do mercado de revistas piauienses. Assim, a publicação semestral Design Teresina é criada para aqueles que gostam de investir no bem-estar, no lar, e também no seu bolso, isso porque vamos tratar de decoração, arquitetura, paisagismo e negócios. Mas claro que tudo direcionado à realidade da Capital Teresina, a terra cajuína dos bons arquitetos, decoradores, paisagistas e também jardineiros. nosso nome vem do estilo teresinense de ser! Você vai saber quais são as tendências utilizadas nos imóveis, espaços, ambientes e móveis de Teresina, o que é de fora que chegou aqui e o que se faz aqui que se exporta para outros estados. O que Teresina produz, nós mostraremos tudo com detalhes a você que gosta e se interessa pelas novidades da terra. nesta edição, particularmente, você vai identificar os lançamentos das lojas de decoração, saber como projetar um jardim que se adapte ao seu bolso e ao clima de Te-

05 editorial

Esta revista faz parte de um projeto de conclusão do curso, e é a partir deste trabalho que mergulhamos no mundo do mercado de revistas piauienses. resina, como decorar seu apartamento em um estilo próprio e barato, vai ver que garrafas pet podem ser transformadas em um puff e também dicas de arquitetura que se aplicam ao seu dia a dia. na capa não poderíamos deixar de colocar a linda sala das arquitetas Evangelina Mendonça e Mariana Segnini. Com uma proposta inovadora, o espaço de 30 m² traz conforto, liberdade e beleza a um espaço tão querido pelos donos da residência. Esperamos que esse seja nosso primeiro encontro de muitos, e que nosso conteúdo contribua para o seu bem-estar e desenvolvimento de um lar prazeroso de se viver. Uma boa leitura e aproveitem!

Késia Brito editora

késia brito

Marina Linard


06

novidades

arte em casa Texto e fotos KÉSiA BRiTO

A novidade na Villa Objeto é um vaso de nada menos do que 1,40m. Com design do arquiteto Flávio Franco, o vaso de madeira revestido com fórmica tem pintura do grafiteiro Hudson Melo e pode ser usado em qualquer ambiente. Confira mais novidades para dar um up na decoração da sua casa neste fim de ano. Villa Objeto (3232-9977)


07 veleiro coqueiro Esta luminária com garrafas de vidro é o destaque na Empório Casabella. O Veleiro Coqueiro contém 28 velas de led introduzidas em garrafas nas cores vermelho, verde, laranja, azul, cinza e roxo. Empório Casabella (3235-2596)

0647 poltrona bardot

Esta linda poltrona, com estampa no estilo Missoni, traz uma arte óptica com o colorido e a padronagem diferenciada como ponto alto. A poltrona Bardot da fábrica germânica pode ser utilizada em uma sala de estar, deixando o ambiente mais alegre. Terrasse (3232-6443)


08 novidades

sofá play

bule ‘tea for one’ Para tomar um chá, nada melhor do que utilizar as lindas peças em porcelana do artista Romero Britto. O Bule “Tea for one” apresenta uma querida gatinha toda vestida em uma gravata borboleta e terno. O conjunto mede 7,5 x 5 x 6,5 cm e possui bolinhas e listras em tons de vermelho, amarelo, azul, preto, roxo e branco. O detalhe é que a peça pode ser desmontada, transformando-se em um mini bule e uma caneca. Rm Decoração (3233-4496)

A Lilia Casa apresenta o Sofá Play, da marca italiana italsofa. O sofá em couro natural da linha natuzi traz um player acoplado com alto-falantes ocultos e de alta potência que reproduzem músicas por meio do iPhone, iPod ou mesmo via Bluetooth. Com design moderno, o Sofá Play possui espessas costuras em suas almofadas que garantem maior durabilidade à peça. Pés em metal e apoios de cabeça reguláveis oferecem maior conforto e elegância ao lançamento. Lilia Casa (3232-7501)

telefone ‘retrô’ Para quem curte o estilo retrô, a dica é este telefone na cor vermelha da Ericsson Brasil. O aparelho, que é da década de 70, possui fiação completa e conector na cor preta. Olik (3232-7956)


design

reservado para anĂşncio


10

sua casa cercada de

paisagismo

verde


11

O paisagismo é uma arte que deixa qualquer ambiente bonito! Veja algumas dicas de como fazer projeto adequado e bem estruturado nos ambientes da sua casa Paisagismo é arte e também ciência. É arte pelo dom artístico, o bom gosto, e a apreciação do belo. É ciência pelo conhecimento das necessidades das plantas, do solo e botânica. E que tal juntar esses conhecimentos para construir um ambiente aconchegante e que nos remeta à natureza e conforto? Foi exatamente isso que a paisagista Josélia Carvalho projetou nesta linda residência de 240 metros quadrados. Ter um jardim estruturado e bem cuidado alegra qualquer ambiente e em Teresina as plantas se tornam ainda mais necessárias, pois além de deixa-

rem um ambiente mais bonito e elegante, ainda tornam os espaços mais frios. Para a paisagista Josélia Carvalho, que trabalha com jardinagem há 23 anos, as plantas ideais são as que causam sombra. no projeto desta residência, Josélia utilizou muitas plantas tropicais, como, por exemplo, as palmeiras que se adaptam a qualquer tipo de clima quente. Além da beleza das palmeiras, é possível também utilizar plantas que tenham flores e que tragam sombras, como as trepadeiras do tipo tumbérgia, que devem ser cultivadas sob pleno sol.


12

PIToSPoro foi escolhido para a fachada. A planta é bastante usada em residências nesta residência também foram projetadas, a pedido do morador, plantas de clima mais frio, como a Tuia. Por ser uma espécie de dimensões menores, a tuia pode ser utilizada como pinheiro decorativo em lugares menores, mas necessita de cuidados redobrados. Para a fachada da residência, Josélia cultivou o pitosporo, planta bastante usada para a realização de jardins como cerca viva ou cortina visual de proteção. Para esse tipo, não é exigido bastante fertilidade e desenvolve-se melhor em solos drenados.

É necessário também atentar a um detalhe importantíssimo: a manutenção do jardim. Como as plantas têm o papel de ornamentar, precisam sempre estar bonitas e bem cultivadas. na maioria dos casos, as pessoas não querem ter o trabalho de cuidar das plantas e o próprio pai-

sagista realiza a manutenção. “Quando se faz o jardim, já se pensa na manutenção, e na maioria das vezes os próprios paisagistas ficam responsabilizados”, disse Josélia. Para quem não quer ter esse trabalho, a manutenção custa, em média, entre 100 a 700 reais.


“Às vezes as pessoas plantam sem saber como é que as plantas vão estar daqui a alguns anos e as agrupam de maneira errada”. Diferentemente dos jardins projetados por paisagistas, existem ainda muitas pessoas que preferem o trabalho de um jardineiro, ou aqueles que cultivam seu próprio jardim. Mas é importante procurar um bom profissional da área. “Às vezes as pessoas plantam sem saber como é que as plantas vão estar daqui a alguns anos e as agrupam de maneira errada. Antes de tudo deve-se pensar no crescimento. São coisas que um simples jardineiro não saberia fazer”, afirma Josélia Carvalho. Para quem sonha com um jardim desse porte, de tamanho médio, e de beleza encantadora, os preços variam de acordo com o projeto e plantas utilizadas. Plantas adultas são mais caras e plantas tropicais são as mais em conta. O preço sai em média de 8 mil a 20 mil reais.


14 reciclagem

decoração com reciclados Decoração com material reciclável conquista lugar nas residências


15 Para quem não tem uma grana reservada, ou quer decorar a casa com pouco dinheiro, uma boa ideia é utilizar decoração com materiais recicláveis. Em Teresina, já é possível encontrar peças bem produzidas e com um preço acessível. A advogada Socorro Chaib é filha de artesã e nunca fez um curso de artesanato, mas iniciou suas atividades artísticas fazendo trabalhos manuais. Dentre suas peças de destaque, encontram-se um lindo painel de flores e uma mesinha de bobina. no painel de flores, Socorro usou uma peça de palete que seria utilizada para cargas de mercadorias e transformou em um mural. “Peguei os palete e não tinha noção do que iria fazer, achava a área da piscina muito sem graça, e resolvi então fazer um painel”, afirma a advogada. na produção, Socorro primeiramente lixou a madeira, depois pintou e impermeabilizou, já que a peça é atingida por água. O último detalhe ficou por conta dos jarros, que foram chumbados na parede para ficarem firmes. O custo de venda do painel fica entre 150 a 300 reais.


16

Cláudia Regina é outra amante do artesanato e decoração. Diferentemente de Socorro, ela fez uma especialização em cartonagem e reciclagem em São Paulo. Em Teresina e Timon, Cláudia ministra cursos para o fortalecimento do artesanato através da reciclagem, como o curso de transformação em que o lixo que vira luxo. “O artesanato precisa de mais valorização, principalmente do governo, como política pública,

ImAgEm IluSTrATIvA

Quanto à mesa, Socorro utilizou uma bobina que adquiriu em lojas de materiais de construção. A peça existe em vários tamanhos, no caso da mesinha de centro o tamanho utilizado foi de 60cm por 40cm. Para a preparação, Socorro também lixou e depois pintou com tinta envelhecida. Para um melhor efeito e preservação da mesa, foi utilizado também o verniz do tipo fosco. As cordas, presas com pregos, deram um ar mais rústico à mesa. O custo para quem deseja adquirir a mesinha é de 150 reais. pois a reciclagem é uma das formas de cada cidadã e cidadão ajudarem ao meio ambiente, na transformação de peças artesanais”, afirma a professora. Um dos exemplos de seu trabalho é o puff de garrafa pet. na produção da peça, Cláudia utilizou garrafas do mesmo padrão, cola de contato, espuma, fita durex e tecido. Um puff com garrafa pet é vendido a 45 reais.


design

reservado para anĂşncio


18 mercado


decoração conceito jovem na Texto e fotos KÉSiA BRiTO

Uma loja jovem merece uma cara jovem. Os empresários Sérgio Donato e Janaína Lobo, proprietários de uma loja de camisetas localizada na zona leste de Teresina, optaram por investir num projeto com um conceito desse. Junto com o arquiteto Gualberto Júnior decidiram transformar um simples espaço de vendas em algo conceitual, moderno e urbano.


20 loja com conceito jovem se destaca pelo projeto de decoração. Veja como uma boa decoração é motivo para atrair clientes e vender produtos Segundo gualberto Júnior, o conceito da loja traz uma linguagem street art, com texturas de grama, asfalto e grafites. Para a proprietária Janaína Lobo, que também é arquiteta, a loja não vende somente camisetas, mas um estilo de vida, a ideia do superdiferente. “A proposta não é exatamente atrair jovens de idade, mas o jovem de espírito que curte cultura pop, filmes e bandas”, disse Janaína.

para iluminar, nada mais urbano do que uma escultura de teto em ferro e lâmpadas fluorescentes.


21

EVEnToS EM diVUlgAção gualberto deixou parte de uma parede na cor preta para que o dono da loja, que é artista gráfico, utilizasse para desenhar os cartazes de eventuais promoções da loja ou eventos para clientes afins. Quanto às cores, gualberto utilizou tonalidades fortes e impactantes como o rosa, amarelo e azul. Já o mobiliário foi produzido em ferro e madeira MDF. Para ele, a loja terminou sendo também um objeto bonito e totalmente integrado ao produto que ela comercializa. E quem pensa que a decoração não influencia na venda do produto está enganado. gualberto afirma

que na hora de planejar o espaço de uma loja ou empresa é importante atentar para a estrutura do ambiente e decoração. “A exposição correta do produto e a iluminação adequada são fundamentais. Logo depois, entra o apelo estético que deve estar em completa harmonia com o que é comercializado”, afirma gualberto Júnior. Dentre as características da loja, o arquiteto sentiu a necessidade de desenvolver um espaço simples, porém com suas peculiaridades. “A loja vende camisetas com mensagens inteligentes, objetos inusitados e também recebe amigos e clientes para um happy hour aos sábados, diante disso surgiu uma decoração alternativa e urbana”, disse gualberto.

Cartazes e pôsteres de shows de bandas diversas revestem as paredes dos provadores.


22

quarto mauro lopes


23

Texto KÉSiA SOARES Fotos MAnOEL SOARES

tons neutros em alta Quarto em cores neutras traz um tempo de uso maior à decoração


24

linhas simples e tons neutros refletem serenidade e fazem com que a decoração dure mais tempo

A maioria dos quartos de solteiro é decorada com um tema específico, utilizando cores como o rosa ou azul. Mas nesta proposta do arquiteto Mauro Lopes, o ambiente particular de uma menina de 15 anos de idade foi montado com cores neutras sem perder o toque de jovialidade. A área do quarto é de 16 m², e traz um ambiente com poucos móveis e total aproveitamento dos espaços dentro das necessidades de uma adolescente e estudante. “O quarto foi projetado com a intenção de que a moradora dele se sentisse confortável sem se sentir enclausurada”, disse Mauro Lopes.


25

Funcionalidade foi o principal requisito na hora de decorar esse ambiente. O quarto foi projetado para ter maior durabilidade. Segundo o arquiteto, o quarto tem móveis com linhas simples e cores neutras para que tenha um tempo de uso maior. “não acho interessante usar móveis com muitos detalhes porque a pessoa termina em pouco tempo cansando daquele ambiente e querendo reformá-lo”, afirma Mauro. O link de cores neutras com as estampas das almofadas da cama faz com que a decoração transmita um ambiente confortável e aconchegante. Para Mauro, quanto mais neutralidade das cores, mais serenidade o quarto transmite. no caso dos detalhes o arquiteto utilizou apenas o tom bordô, ou castanho avermelhado.


26 Evangelina Mendonรงa e Mariana Segnini

sala de estar com

estilo Texto MARinA LinARD Fotos nAnY DA COSTA

Um ambiente que transmite bastante tranquilidade. Podemos definir assim o projeto das arquitetas Evangelina Mendonรงa e Mariana Segnini.


27


28

a

sala de 30 m quadrados foi feita especialmente para um jovem médico, que desejava um ambiente com a sua cara, com uma decoração leve e sem muitas cores. Sua única exigência era pela cor azul tifanny, que foi usada para colorir o revestimento de plástico de uma das paredes. “Este revestimento é uma ótima opção, pois permite mudar bem o ambiente tendo um baixo custo”, afirma Mariana. nas paredes foi usado o revestimento marmorato da Suvinil, predominando no ambiente a cor cinza, que é totalmente neutra, permitindo grande destaque ao painel azul tifanny.


29


30

O piso do apartamento foi substituído por um carpete de madeira, que deu um ar mais sofisticado e despojado ao ambiente. “Alguns clientes resistem quando o assunto é trocar o piso, pois causa um desconforto para os moradores da casa, sujeira, quebraquebra, mas quando veem o resultado final, ficam muito satisfeitos com esse elemento que contribui tanto para a decoração do ambiente”, completou Evangelina. A televisão foi sobreposta em um painel de vidro no tom cinza, que foi colado na parede. Já o jogo de cores fica por conta apenas dos adornos escolhidos pelas arquitetas. O verde, vermelho e o azul se encontram em uma mesma parede, em detalhes bem minimalistas, sem pesar o ambiente. A sanca de gesso e a iluminação sobre as poltronas trazem mais sofisticação à sala de estar. “neste projeto, as arquitetas trabalharam bastante na

na sala de jantar o destaque fica na mesa e painel que se encontram, feitos do mesmo material e cor: resina cinza.

iluminação e no gesso, elementos que não passam despercebidos nesta sala. na sala de jantar o destaque fica na mesa e painel que se encontram, feitos do mesmo material e cor: resina cinza. Tudo foi milimetricamente pensado, e nada está nesta sala por acaso. Os espelhos trazem o luxo ao ambiente, que se contrastam com as cadeiras de palhinha. O resultado é uma sala apaixonante!


31


design

reservado para anĂşncio


33 meu cantinho

moda e música inspiram decoração Texto e fotos KÉSiA BRiTO Samantha Cavalca é jornalista e produtora de televisão. Como lida com entretenimento, sempre gostou de moda, decoração e arquitetura. Por isso, nada melhor do que ter a ideia de decorar seu próprio apartamento. E foi exatamente isso o que ela fez. Juntou as duas áreas que trabalham com beleza, tendências e bem-estar. E para quem pensa que a decoração foi cara, está enganado. Todas as ideais foram baratas e produzidas pela própria Samantha.


34

Além de gostar de arte e moda, a jornalista ainda reconhece a necessidade de um ambiente bem decorado. “na hora de compor a decoração do meu apartamento, eu pego emprestado de um segmento para o outro. Decoração é hiperimportante, principalmente quando retrata seu estilo, pois no final de um dia de cansaço ou em um momento especial com a família, a decoração vai ser elemento decisivo, pois nós estamos inseridos dentro dela”, afirma Samantha.

MEU ApArTAMEnTo, MEU ESTilo Adoro o exclusivo, então, nada melhor do que eu mesma criar minhas próprias peças de decoração. Muitos dos objetos foram criados a partir de uma figura na internet e depois transformados em quadro. Vi um tecido legal e transformei em cortina ou até mesmo um tecido que seria usado para uma roupa utilizei como toalha de mesa decorativa. Além disso, é bastante complicado encontrar objetos de decoração que tenham realmente minha cara, meu estilo impresso. A solução para isso é criatividade e paciência para procurar e garimpar.

QUArTo no meu quarto, fiz uma opção de adesivos de borboletas que saem do guarda-roupa e invadem a parede para mostrar movimento e junto com eles, molduras sem quadro de vários tamanhos e cores, mas todas conversando entre elas e em harmonia com a cor da parede.

SAlA O centro da sala era sem graça, quando comprei a mesa de centro estava sem grana, e para não ficar sem graça, resolvi plotá-lo com a bandeira da inglaterra. Coloquei na mesa coisas que amo, moda com as revistas Vogue (que funcionam na minha decoração), livros, cigarreiras e caveira que funciona como porta-objetos pequenos. A plotagem desse móvel custou 30 reais.


TEndênCiAS na verdade, as tendências são os clássicos da moda que eu amo. Por exemplo, a minha cortina é de caveiras, a minha toalha é de estampa de mangá. Tenho várias corujas espalhadas pelo apartamento. no mais, tem muita influência musical na decoração, principalmente das minhas bandas de rock preferidas, e muito cinema.

AdESiVoS Os adesivos com frases de cinema na sala custaram 40 reais (tudo) e das borboletas no meu quarto, 35 reais

CAVAlETE O cavalete ganhei de um movimento organizado pelos estudantes de Arte e Arquitetura da UFPi. Eles organizaram a parada do cavalete e no final do evento, você poderia levar para casa uma peça, aproveitei para colocar na minha decoração, já que tem tudo a ver com meu ap.

35

QUAdroS O apartamento é cheio de quadros, a maioria deles eu comprei uma moldura e imprimi fotos vintages (embalagens, endereços) e capas de cds de bandas de rock. Cada moldura pequena custou 6 reais e as maiores, 15 reais. Coloquei uma foto impressa, que dependendo do tamanho varia entre 2 e 20 reais. O quadro Channel produzi e junto com ele coloquei as fitinhas de Padre Cícero.

MESA As embalagens do porta-guardanapo, tubos de catchup e maioneses são adesivos que mandei fazer. Comprei as peças em lojas do centro. O porta-guardanapo custou 7 reais, os outros potes, 2 reais, e os adesivos menos de 10 reais.

ApArAdor Para funcionar como estante e aparador, mandei meu marceneiro construir uma escada rústica. Lá, coloco caixas e quadros vintages, vinis, cds, e outros objetos. Esse móvel custou 150 reais.


36 condomínio

segurança para toda a

família Texto MARinA LinARD Fotos KESiA BRiTO e MARinA LinARD

Condomínio é a melhor opção por garantir segurança, lazer, conforto e comodidade

Hoje, ao procurar uma moradia, os teresinenses estão em busca cada vez mais de lares que proporcionam segurança sem perder o conforto de morar em uma casa. Por isso, uma grande tendência do mercado imobiliário são as casas de condomínio fechado, principal opção para pessoas que buscam conforto sem abrir mão de segurança.

O condomínio de casas padronizadas é um dos mais procurados, com tamanhos mais compactos, ideal para quem está começando uma família. Este condomínio, por exemplo, tem quarenta e quatro casas de 112m², e é ocupado principalmente por jovens famílias, com área de lazer, salão de festas, piscina, segurança e portaria 24h.


37

“o conforto de continuar morando em uma casa sem se preocupar tanto com assaltos, poder viajar tranquila sabendo que seu lar está sendo vigiado foi o que me motivou a me mudar pra cá” Para Marlecir Machado, moradora do Quintal dos Açores há dois anos, o condomínio é a melhor opção de moradia e segurança. “O conforto de continuar morando em uma casa sem se preocupar tanto com assaltos, poder viajar tranquila sabendo que seu lar está sendo vigiado foi o que me motivou a me mudar pra cá, sempre gostei de casa, mas percebi que a cada dia estava ficando cada vez mais perigoso, e quando conheci esta nova proposta de condomínios, não pensei duas vezes”, afirma a moradora. Como todo local onde moram várias fa-

mílias, no condomínio também existem regras para que possa se manter a ordem. Dentre as restrições, são determinados os horários para o uso da área de lazer, altura do som, festas nas áreas comuns, limite de carros na garagem, visitantes não identificados, entre outras sugestões, de acordo com a necessidade dos moradores. “Tudo é previamente decidido nas reuniões de condomínio que acontecem pelo

menos de dois em dois meses, e o morador que descumprir algum regulamento é penalizado por meio de notificação ou até mesmo é aplicada uma multa”, afirma Rafael Araújo, síndico do condomínio.

Ao escolher a sua próxima moradia, quem não abre mão de morar em casa, é válido considerar esta nova proposta que vem conquistando cada dia mais o mercado imobiliário de Teresina.


38 fachadas

A fachada na

arquitetura contempor창nea


Uma fachada residencial marcante com estilo contemporâneo, repleta de linhas horizontais e verticais é uma proposta nova na arquitetura que já conquistou arquitetos e clientes. Este é um projeto do arquiteto Júlio Medeiros para uma família que gosta de conforto e modernidade. nesta fachada foi usada uma pintura texturizada neutra, que transmite a sensação de conforto. no muro da área de apoio a pedra gail tipo filete passa um ar aconchegante. A passarela de blocos de concreto que leva até a porta de entrada pivotante de vidro e madeira soma irreverência e luxo ao projeto. Segundo o arquiteto Júlio Medeiros, um dos pontos altos nesta casa foi a preocupação com o conforto térmico, que pode ser notado através do detalhe na veneziana do telhado, que recebe uma ventilação reduzindo a temperatura na casa. Outro fator contribuinte para uma bela fachada é o paisagismo e a arborização que também contribuem para beleza e redução do calor. O uso de lâmpadas frias na fachada, além de trazer conforto térmico, agrega beleza à residência. “A iluminação da casa durante a noite é um espetáculo à parte”, acrescenta Júlio. A área de serviço também ganhou um charme a mais, sendo separada do ambiente externo por um “muro” de concreto vazado, que recebeu um toque especial das plantas trepadeiras.


40 imóveis

momento certo para investir Aprenda com um especialista como investir no imóvel certo no momento certo

Texto KÉSiA BRiTO Fotos JOSÉ ALVES investir em imóveis é um bom negócio para quem já tem um dinheiro reservado na poupança se torna ainda mais rentável e lucrativo. Hoje em dia é possível considerar o mercado imobiliário mais atrativo do que muitos outros investimentos. Segundo o advogado especialista em Direito imobiliário, Antônio Cláudio da Silva, o lucro estimado desse tipo de investimento pode chegar até 30%. Mas para ele, isso não se aplica a todas as transações, pois, para garantir uma renda extra, o investimento depende de diversos fatores como: tipo de imóvel, preço e localidade. Em Teresina, o “boom” de ven-

das do setor imobiliário começou entre 2009 e 2010 e em 2012 é possível notar a presença de mais investimentos na área. Mas como Teresina é uma capital em desenvolvimento, há localidades que precisam ser destacadas. Primeiramente os imóveis são avaliados em função da distância do centro, isso porque, na capital piauiense, ainda não existem bairros que possam servir como referência para o mercado imobiliário, como acontece em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, onde bairros com grande prestígio histórico ou mesmo turístico servem de base para este setor.


41

Para Antônio Cláudio da Silva, o preço do imóvel de Teresina está muito atrelado ao núcleo da atividade empresarial. “Quanto mais longe do centro e mais próximo do shopping mais caro é o imóvel”, disse o especialista. Quanto ao preço, a capital piauiense não se diferencia de algumas

capitais do nordeste. Hoje em dia, existem apartamentos de 4 a 6 mil reais o metro quadrado, sendo o mesmo valor de Fortaleza e São Luiz. E embora os preços dos imóveis tenham alcançado patamares que podem ser considerados estáveis, Antônio Cláudio afirma que os preços ainda vão continuar subindo.


42 MElHor nEgÓCio Considerando outros tipos de investimentos, o setor imobiliário ainda é o melhor negócio em relação aos demais ativos.

12% a 20%

Investindo em um imóvel que não seja na planta.

25% a 30% lucro ao investir em um imóvel na planta.

Considerando outros tipos de investimentos, o setor imobiliário ainda é o melhor negócio em relação aos demais ativos. Antônio Cláudio afirma que se você colocar uma boa quantia na poupança, você vai ganhar em torno de 5% ao ano. Aplicando no fundo de investimentos o rendimento sai em torno de 8% a 9% ao ano, tendo depois o imposto de renda. Já investindo em um imóvel que não seja na planta você pode ganhar de 12% a 20%. E o imóvel sendo na planta, o lucro pode ser de 25% a 30%. Em suma, o melhor momento de investir em imóveis é imóvel na planta. É importante que se compre o apartamento ou casa quando a construtora está fazendo o lançamento, isso porque se ganha na valorização normal do imóvel, e também na expectativa de crescimento do local ou região. Segundo Antônio Claudio, um imóvel comprado na planta por 100 mil, pronto, valerá entre 110 mil a 130 mil. Dependendo da localidade, o rendimento

chega até 30% na valorização do período de construção. Dentre os tipos de imóveis, o melhor para investimento são os imóveis comerciais e apartamentos pequenos, pois são mais fáceis de serem alugados. Para Antônio Cláudio, não é interessante se concentrar em imóveis grandes de valores maiores. Temos como exemplo um apartamento de 500 mil reais, se ele tiver uma boa valorização, o valor do aluguel pode chegar a 5 mil reais, porém, é mais fácil alugar um imóvel de 100 mil por mil reais. Existe também outro detalhe importante! Caso seja feito um investimento em 5 imóveis de 100 mil, deve-se atentar que serão cinco pessoas pagando mil reais. E se uma deixar de pagar não comprometerá muito a renda. Por isso é imprescindível comprar imóveis pequenos, que se possa alugar com rapidez e que traga um menor risco de inadimplência. não podemos esquecer também os ris-

cos. Todo investimento traz riscos, e em negócio de imóveis são basicamente dois. Quando se compra o imóvel na planta deve-se verificar se a construtora tem sustentação financeira suficiente para entregar o imóvel do jeito que prometeu. O especialista Antônio Claúdio afirma que existem várias causas com advogados em que construtoras não entregam os imóveis do jeito que prometeram. “A construtora tem que te dar informações suficientes para te mostrar que ela tem sustentação”, disse Antônio. Outro detalhe importante é que se compre um imóvel em um local que efetivamente venha se desenvolver. “Se for em uma localidade que vai se desenvolver, isso aumenta muito o percentual de ganho no imóvel”, afirmou o especialista. AnTônIo ClAúdIo especialista tira dúvidas em relação a investimentos


festa decoração infantil sem

43

mistérios


44 Texto MARinA LinARD Fotos CATiAnnE OLiVEiRA Festa infantil é uma delícia em todos os sentidos, guloseimas, docinhos, chocolate e para encher os olhos, decorações grandiosas e cada vez mais personalizadas. Mas, para muitas pessoas, o processo de criação de uma festa é algo muito trabalhoso, e na maioria das vezes, os anfitriões não sabem nem por onde começar. Em alguns casos a melhor opção é contratar um buffet que fique responsável por tudo, para que no final o organizador possa curtir a festa como os demais convidados. Mas às vezes existe a necessidade de comemorar certas datas na própria residência, e aí começam as dúvidas. Por isso, a Revista Design Teresina bateu um papo sobre festa infantil com a designer de festas Simone Araújo.

A festa infantil é rica em detalhes, por isso é necessário 6 meses de antecedência para o planejamento

Como se inicia o processo de criação de uma festa? O processo de criação começa a partir do momento em que conversamos com o cliente e identificamos qual a sua expectativa, definimos o tema e qual o estilo que o cliente prefere. Com que período de antecedência é recomendável começar a organizar uma festa? A festa infantil é muito rica em detalhes, por isso, para que se possa fazer uma festa bem elaborada, é importante que se comece com pelo menos 6 meses de antecedência. Que balanço você pode fazer da decoração e organização de festas de 10 anos atrás até hoje? Mudou muita coisa?

Houve um processo de modernização enorme. As festas hoje são mais personalizadas, elas têm mais a cara do cliente. As mesas temáticas que eram usadas há dez anos continham muita informação e era um tanto quanto poluídas visualmente, usavam-se painéis de tecido com o tema da festa ao fundo da mesa e acessórios tipo copinho, pratinho, dentre outros, tudo com o motivo da festa. Hoje é bem diferente, raramente se usam mesas com toalhas e foram agregados novas opções que valorizaram muito o resultado final da festa, tipo iluminação, mesas coloridas ou provençais, peças nos mais diferentes estilos para montar uma mesa de doce. na realidade, o que podemos dizer é que, em decoração, menos é mais.


45

“Nos primeiros dois anos é comum que se trabalhe temas mais lúdicos e até mesmo alguns mais modernos, como passarinho, corujinhas, ursinho, marinheiro, dentre outros” Qual a tendência hoje em dia em decoração de festas? Os clássicos infantis ainda predominam? (Cinderela, Pequena Sereia, Homem-aranha...) O tema da festa depende muito da faixa etária. nos primeiros dois anos é comum que se trabalhe temas mais lúdicos e que as crianças possam interagir, tipo circo, fazendinha, jardim, safári, fadas, casa de bonecas e até mesmo alguns temas mais modernos como passarinho, corujinhas, ursinho marinheiro, dentre outros, mas com certeza, os clássicos sempre vão estar presentes no universo infantil. O que mudou foi a roupagem, a forma como se decora e apresenta esses temas. O que hoje em dia deixou de ser tendência, ou até mesmo passou a ser considerado “brega” nas decorações? Com certeza as mesas com toalhas e babados. Peças de isopor e EVA, nem pensar... e aqueles painéis temáticos no fundo da mesa são totalmente out. Como você lida em trabalhar diversas vezes com o mesmo tema, mas de diferentes maneiras, personalizando seu trabalho para cada cliente? É como já coloquei, a festa tem que ter a cara do cliente, como hoje a gente não trabalha mais com aquelas mesas já prontas, fica bem mais fácil você diversificar. A tendência da personalização nos possibilita apre-

sentar um mesmo tema com as mais variadas caras. Quais as dicas básicas você pode dar para nossos leitores que pensam em organizar uma festa em casa, e não podem contar com a juda de um profissional? Hoje em dia, com a globalização,é bem mais fácil. Existem muitos sites e blogs com dicas e sugestões de como fazer uma festa infantil. Com um pouco de criatividade e uma boa porção de carinho é possível se fazer uma festa em casa e ter um resultado satisfatório.

“Existem muitos sites e blogs com dicas e sugestões de como fazer festas infantis”


46

passo a passo


Fotos Marina Linard

clima de

Natal Aprenda passo a passo a fazer uma guirlanda de Natal

MATERiAiS UTiLiZADOS: Fest達o aramado Flores galhos decorativos Fita larga Bolas e estrelas natalinas Pistola de cola quente Tesoura


pASSo

1

pASSo

3

pASSo

5

Com a ajuda de uma tesoura, solte o festão e o estique completamente. Abra todos os galhos tentando ordená-los, deixando-os mais harmônicos.

Depois de unidas as pontas, faça um formato de um arco, modelando todos os galhos. Pronto, a sua guirlanda de natal está pronta! Agora vamos decorá-la!

Para decorar o laço, enrole toda a cauda para formar um cacho.

pASSo

2

pASSo

4

pASSo

6

Una as duas pontas do festão, em seguida dê um nó com os galhos, deixando os dois lados bem presos um ao outro.

Com a fita, faça um laço e o prenda ao meio com um fio de nylon. Este nylon é importante para prender o laço na guirlanda.

Depois é só puxar, desenrolando o cacho, faça a mesma coisa nas duas pontas do laço


pASSo

7

pASSo

9

Com o fio de nylon amarre o laço à guirlanda.

Vá enfeitando a guirlanda, distribuindo as bolas de acordo com a sua criatividade.

pASSo

11

pASSo

8

pASSo

10

Com ajuda de uma tesoura, corte os fios que seguram as bolas de natal para que possa dar um nó nos galhos da guirlanda.

Utilize também as flores para dar um charme a mais à sua decoração natalina.

pASSo

Passe cola quente nos galhos, para dar mais firmeza ao prendê-los.

12

Agora é só encaixá-los no local a seu gosto!


onde encontrar d dois Arquitetura 86 3233.0165

d’lux Arquitetura e iluminação 86 3223.6655 E Empório Casa Bella 86 3235.2596 F Flávio Franco Arquitetura 86 3233.6963 Frontal projetos 86 9972-2181

Móveis inteligentes 86 3232.2690 o olik Café e presentes 86 3232.7956 p persianas e decorações 86 3222.5525 r rM decoração 86 3233.4496 www.rmdecoracao.com

i inova Casa 86 3231.3121 J J. Monte premium 86 2106.3700 l lillia Casa 86 3232.7501 liliacasa.com.br

ronaldo Veras arquitetura, eventos, lifestyle 86 3233.0050 renova Casa 86 3232.9694 S Sierra Móveis www.sierra.com.br

M Mauro lopes + gualberto Jr. Arquitetura 86 3226.3770 Maloca Arquitetura e Estruturas 86 3232.1411

T Trapos & Fiapos 86 3233.7999 V Villa objeto 86 3232.9977


design

reservado para anĂşncio


design

reservado para anĂşncio

Design Teresina  

Trabalho Final de TCC

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you