Do it! nº 18

Page 46

ferramentas DO it!

# Higiene pessoal irrepreensível

Ninguém está confortável a negociar com um comercial que apresente menores cuidados de higiene pessoal (atenção ao odor, às mãos e às unhas!), ou cujo vestuário apresente efeitos do almoço. A barba deve apresentar-se cuidada, bem como o cabelo. O vestuário deve ser discreto e nunca fazer prender a atenção do interlocutor. A meteorologia é uniforme para todos, pelo que é de bom tom seguir o exemplo dos interlocutores. Se eles têm o casaco vestido, nós também usamos casaco. Se nos propuserem colocarmos os casacos nas costas da cadeira, aí aderimos alegremente.

# Telemóvel off

Tenha o cuidado de retirar o som ao telemóvel antes de iniciar qualquer contacto. O “desculpe, esqueci-me de desligar” quando surge uma chamada inoportuna pode revelar falta de atenção ao detalhe ou de foco no interlocutor. É melhor retirar o telemóvel do seu ângulo de visão, para evitar olhar para ele, ainda que distraidamente, evidenciando falta de atenção no seu interlocutor.

# Comunicar: um ato emocional

Temos dois olhos, dois ouvidos e uma boca. Devemos utilizá-los na proporção. Ou seja, deixe o seu interlocutor falar, coloque perguntas poderosas e abertas, e evite interrompê-lo. Quando for a sua vez, fale com clareza e boas maneiras. Evite o calão, mesmo que o seu interlocutor o utilize. Se quiser falar de algo sem deixar que o seu interlocutor se sinta ignorante, pode dizer: “Como sabe…”. Se quiser surpreender prepare novidades para apresentar, que lhe permitam começar por “Sabia que...?”. Falar dos benefícios dose sues produtos/serviços, através de casos práticos de sucesso, reforçará também a sua credibilidade. Evite a meta comunicação (ex.“Vou-lhe ser completamente sincero…”), o que pode evidenciar exatamente o contrário daquilo que pretende transmitir). Evite falar de si. Mantenha a conversa num tom respeitoso sem se exaltar ou descer de nível, mesmo que a outra parte o faça. Conheça-se e tenha em atenção a gestão das suas emoções.

# Almoços de negócios

Se estiver à mesa, não abuse do tema “negócios”. Se foi convidado para uma refeição de negócios, o seu interlocutor quer socializar consigo, mas não estão em família! Aprecie o espaço e a refeição, e doseie os temas gerais com os negócios. Evite temas polémicos! Tenha atenção à etiqueta à mesa, não escolha pratos “difíceis” (um pernil ou uma sapateira podem ser tão complicados quanto saborosos…) e nunca, mas nunca, atenda o telefone! Beba com moderação. Evite fumar. Orlando Cardoso; AXA - Gestor de Negócio / Rede Private; orlando.p.cardoso@axa.pt

44

jun jul ago 16

# Gravata: ou põe como deve ser, ou tira!

Usar gravata no verão pode ser um sacrifício. É preferível deixar a gravata no carro e apresentar-se de casaco e camisa aberta (cada vez mais em voga…) do que trazer o botão do colarinho aberto com o nó da gravata alargado, a tentar disfarçar o truque. Isso sim, causará má impressão…


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.