Page 1

AF_200x200-Festas da Cidade 2019.pdf

www.cm-barreiro.pt

1

04/07/2019

11:58

nº 09 | julho/agosto’19

www.facebook.com/municipio.barreiro www.facebook.com/agenda.camaramunicipalbarreiro

www.instagram.com/municipiodobarreiro www.youtube.com/c/municipiodobarreiro


02 editorial

Destaque de Capa Um Barreiro com vida

Car@s Barreirenses, Eis que chegam as festas do Barreiro, um momento incontornável da vida da nossa cidade, uma tradição centenária à qual estamos a dar uma nova vida.

Frederico Rosa Presidente da CMB

É nesse sentido que este ano continuaremos o esforço de inovação e abertura das festas a todos os barreirenses, às nossas associações, ao nosso tecido empresarial, aos nossos agentes culturais e aos muitos visitantes que o Barreiro recebe durante estes dez inesquecíveis dias. Assim sendo e logo no início de julho, teremos o reavivar de uma antiga tradição – o içar do mastro. Ao som da Banda Municipal do Barreiro, será içado um mastro junto à Igreja de Nossa Sra. do Rosário, anunciando a proximidade das Festas da Cidade. Passando para o dia 9 de agosto, as festas irão abrir com o emblemático desfile do movimento associativo barreirense, um momento ao qual ninguém ficará indiferente. No que toca à música, esta será uma constante ao longo das festas - no Palco das Marés iremos ter uma programação bastante diversificada, com o fado de Cuca Roseta, o som quente dos Calema, o emblemático Emanuel, os divertidíssimos Deixem o Pimba em Paz, o barreirense Jimmy P, ou o incontornável David Carreira, entre outros. Já no Spot da Juventude a música será outra, com nomes como B Fachada, D´Alva, Allen Halloween, Filii Nigrantium Infernalium, e muitos outros músicos de excelente qualidade, muitos deles barreirenses. Uma aposta na diversidade, uma aposta na qualidade.

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

Spot da Juventude Festas do Barreiro 09 a 18 de agosto (exceto 15 e 17) 18h00 às 20h00 Sunsets no Spot da Juventude Bons vibes sonoros à beira-rio com DJs convidados, todos os dias das Festas no SPOT da Juventude Sexta-feira | 09 de agosto 22h00 às 03h00 B Fachada | Pista | Cumbadélica

As festas contarão ainda com a BARRIND, este ano mais próxima do rio, com uma zona de bares, e com a presença de muitos locais onde comer. Enfim, motivos não faltarão para visitar as nossas Festas do Barreiro. Mas nem só de festas se preencherão estes longos dias de verão. Aproveite bem o seu tempo livre e descubra o passado moageiro do Barreiro, passe pelo recém-inaugurado Moinho Pequeno, um espaço único que celebra a nossa história. Passe ainda pelo Espaço Memória e visite a exposição “Associativismo no Barreiro”. Viva a programação ao ar livre com o ciclo “Dias de Verão” ou junte-se ao encontro de culturas que é o Festival Encontros. Como vê, motivos não faltarão para que possa fruir desta nossa magnífica cidade. Participe nesta agenda, aproveite o verão e viva o Barreiro!

índice 3_4_5

DESTAQUE DE CAPA

6 _7 _8

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

9_10

ARTES PERFORMATIVAS

11_12

ARTES VISUAIS

13

PARA OS MAIS NOVOS

14

DESPORTO E ATIVIDADES DE AR LIVRE

15

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

16

CONHECIMENTO

17

FESTAS E FEIRAS

18_19

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

20

CONTACTOS ÚTEIS

Ficha Técnica Propriedade: Câmara Municipal do Barreiro R. Miguel Bombarda, 2834-005 Barreiro Tel. 21 206 80 00 E-mail: geral@cm-barreiro.pt Site Oficial: www.cm-barreiro.pt www.facebook.com/municipio.barreiro www.facebook.com/agenda.camaramunicipalbarreiro www.instagram.com/municipiodobarreiro www.youtube.com/c/municipiodobarreiro Recolha de informação: Departamento de Promoção Cultural Edição e composição gráfica: Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo Periodicidade: Bimestral Tiragem: 5.000 exemplares Distribuição gratuita

03

Segunda | 12 de Agosto 22h00 às 01h00 Filii Nigrantium Infernalium | DJ Jó Terça | 13 de Agosto 22h00 às 01h00 DJ Firmeza | Otavinho

Quarta | 14 de Agosto 22h00 às 03h00 Simply Rockers Sound System Sábado | 10 de Agosto 22h00 às 03h00 Allen Halloween | Minguito | Teresona DJ Off Lero 999

Quinta | 15 de Agosto 22h00 às 01h00 Kira | Strada | Selecta Clemente Sexta | 16 de Agosto 22h00 às 03h00 Djumbai Jazz | Mar & Sol Soundsystem Sábado | 17 de Agosto 22h00 às 03h00 Baleia Baleia Baleia | Dekko Domingo | 18 de Agosto 22h00 às 01h00 Shaka Lion | Espalha Brasas

Domingo | 11 de Agosto 22h00 às 01h00 D'Alva | Humana Taranja


04

Destaque de Capa

Destaque de Capa agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

09 agosto | 22h00 Calema

12 agosto | 22h00 Moonspell

CALEMA, dois irmãos de origem santomense, lançaram em 2014 “Bomu Kêlê” (“Vamos Acreditar”), o primeiro álbum de originais, que surpreendeu, marcando o início de uma bem-sucedida carreira. Em 2017 chegou “A Nossa Vez”, outro álbum de originais que viu o seu single de lançamento a alcançar as 50 mil visualizações no primeiro dia nas plataformas digitais.

Moonspell, mais conhecida banda portuguesa de heavy metal, liderada pelo vocalista Fernando Ribeiro, conta já com 25 anos, com um estilo musical descrito como metal gótico. 10 álbuns de originais, um DVD, um disco ao vivo e várias digressões e concertos pelo mundo fazem a banda dispensar mais apresentações, tendo Moonspell se tornado na banda Portuguesa mais internacional de sempre

10 agosto | 22h00 Cuca Roseta

Programação do Palco das Marés

13 agosto | 22h00 Emanuel

Chico Moreno apresenta o seu trabalho em Portugal, desde 1999, onde já ganhou um disco de ouro para além de contar com atuações para 70 mil pessoas no Estádio de Alvalade e 10 mil no Pavilhão Atlântico. Com um mar de influências artísticas vividas entre o Brasil, Portugal e outros países da Europa, Chico Moreno rapidamente tornou as suas músicas numa moda viral.

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

16 agosto | 22h00 Bárbara Bandeira

Cuca Roseta é hoje uma das fadistas de maior destaque nacional e internacional, um fenómeno artístico e uma das maiores e mais reconhecidas intérpretes do fado. O sucesso do seu percurso e a sua voz evou-a a percorrer mais de 40 países, espalhados mundo, bem como os mais prestigiantes palcos nacionais.

11 agosto | 22h00 Chico Moreno

05

Emanuel nasce para a música em 1973, numa escola especializada em guitarra clássica. Nos seis anos seguintes aposta na formação em música clássica e, mais tarde, assume a música como única atividade profissional: torna-se professor durante oito anos e dirige pequenas orquestras, toca em bares e lança um disco só com instrumentais. É cantor, autor, compositor e assume a música como base fundamental da sua vida pessoal e profissional.

14 agosto | 22h00 Deixem o pimba em paz Deixem o Pimba em Paz, é “um concerto e um espetáculo de desconstrução. E já não é pouco”, nas palavras do conhecido comediante Bruno Nogueira. Este espetáculo propõe-se a dar outra vida a canções do universo pimba, juntando músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis. Assim, aparece Manuela Azevedo (vocalista dos Clã), para juntos darem voz a esses temas. E a eles juntam-se as músicas de Quim Barreiros, Ágata, Marante e Marco Paulo, entre outros.

15 agosto | 22h00 Jimmy P

Jimmy P, alter ego para Joel Plácido, nasceu no Barreiro, mas a sua história está associada a várias geografias como Angola e Paris. A fusão do Hip-Hop, Reggae, R&B e Rock, aliada a uma performance de grande nível, tornam-no um artista singular e camaleónico.  Para responder às exigências do mercado, Jimmy P apresenta-se em dois formatos: showcase, adaptado a clubes e auditórios com um DJ e um MC de apoio, e em formato live band adaptado a atuações ao ar livre ou em palcos maiores. 

Bárbara Bandeira, aos 15 anos perante o apelo das centenas de milhares de fãs que visualizaram as suas covers nas redes sociais e em alguns programas televisivos em que participou, Bárbara Bandeira decidiu iniciar-se, oficialmente, no mundo da música. O seu mais recente single “Larga-me Essas“, em cinco dias ultrapassou o meio milhão de visualizações e já tem mais de 27 mil gostos, ocupando a terceira posição no Top dos mais populares do YouTube.

17 agosto | 22h00 DJ Kamala

18 agosto | 22h00 David Carreira

David Carreira, é um dos maiores nomes da música portuguesa da sua geração. Com dupla carreira em Portugal e em França. Entre a paixão de representar e a moda, David Carreira desvenda mais uma das suas paixões - a música, em 2011 e aposta forte no seu disco de estreia: “Nº1”: uma mistura única entre o pop, a dance music, o hip hop, e grandes baladas R’n’b, que levou à criação de uma identidade própria e que o consolidou como ídolo de Portugal.

Dj Kamala, é uma das referências máximas do Dj’ing nacional. É o único artista com curadorias nos 2 principais festivais em Portugal. É o primeiro Dj a apresentar um espetáculo no Coliseu de Lisboa. Isto é só o prefácio de uma carreira de 20 anos, que conta com passagens por vários países. Com dois pratos e uma mesa de mistura, Deejay Kamala faz do Hip-Hop o ponto de partida para uma viagem de música e festa sem barreiras de estilo.


06

Destaques da Programação

DestaquesdadaProgramação Programação Destaques agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

PROGRAMAÇÃO DIAS DE VERÃO 01 julho a 30 agosto | 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00 Parque Catarina Eufémia Biblioteca de Jardim Como já é habitual durante o verão, a Biblioteca Municipal do Barreiro disponibiliza, no Parque Catarina Eufémia, a Biblioteca de Jardim. Serão disponibilizados, diariamente, jornais e revistas, livros infantis, materiais de desenho e pintura para as crianças. Ainda para os mais novos | Das 15h00 às 17h00 todas as 2ª, 4ª e 6ª feiras Segundas-feiras - Hora do Conto - Leitura de conto e dinamização de atividade de exploração do tema abordado. Quartas-feiras - Ateliers de Construção - Construção de instrumentos musicais e/ou fantoches, alusivos ao conto. Sextas-feiras - Ateliers de Expressão Plástica - Exploração de técnicas de pintura e expressão plástica, alusivas ao conto. Público em geral | Gratuito Org.: CMB

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

13 julho | 10h00 às 17h00 Parque Catarina Eufémia Mostra de Artesanato Inscrições: artesanato.cmb@gmail.com Org.: CMB

Moinho de Vento Nascente de Alburrica Ateliês 13 julho | 10h00 Conchas e Conchinhas - Molduras | Ateliê

Duração: 2h Público-alvo: M/6 | Gratuito (Máximo 10 participantes) Informações/Inscrições: Auditório Municipal Augusto Cabrita – 21 206 82 30 Org.: CMB

05 e 06 julho Dia 05 | 21h00 às 02h00 Dia 06 | 18h00 às 02h00 Escola Conde de Ferreira Festival Encontros Este ano, o Festival Encontros cumpre a sua 10ª edição e mais uma vez tem a diversidade como seu denominador comum. Instalado desta vez num espaço mais intimista, a Escola Conde de Ferreira, as associações voltam a chamar a cidade para partilhar um conjunto de manifestações diversificadas da identidade cultural do nosso Concelho, como sempre nos têm habituado. Artesanato, gastronomia, música e muita animação, proveniente de diferentes pontos do hemisfério, unidos numa única causa: a descoberta e partilha da riqueza da multiculturalidade. Público em geral | Gratuito Org.: Associações de Imigrantes do Concelho, Escola Conde de Ferreira e CMB

12 de julho | 21h30 Praceta José Arede (junto à Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho) Banda Municipal do Barreiro | Concerto A Banda Municipal do Barreiro marca há longos anos o panorama cultural do Concelho do Barreiro. Reúne em si, com mestria, o saber e a juventude. Os seus concertos, com reportório variado, são sempre uma surpresa. Duração: 60 min. Público-alvo: M/6 | Gratuito Org.: | União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena e CMB

13 julho | 15h00 Ostras coloridas | Ateliê

Duração: 2h Público-alvo: M/6 | Gratuito (Máximo 10 participantes) Informações/Inscrições: Auditório Municipal Augusto Cabrita – 21 206 82 30 Org.: CMB

13 julho | 22h00 Parque da Cidade (tenda) Orquestra Baía | Concerto A Orquestra Baía, é constituída por cerca de 25 elementos. Em formato de orquestra ligeira, tem como objetivo principal, a interpretação de temas da música ligeira, de modo a enriquecer a oferta musical do município do Barreiro. A Orquestra Baía pretende realizar atuações fora do âmbito comum a que estamos habituados, através de concertos temáticos e interativos, que gerem uma dinâmica única entre músicos, cantores e público. Duração: 90 min. (aprox.) Público em geral | Gratuito Org.: CMB

07


08

artes performativas

Destaques da Programação agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

09

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

PROGRAMAÇÃO DIAS DE VERÃO 19 julho | 22h00 Largo do Mercado 1º de Maio ARQUÉTIPO | RADAR 360º | Acrobacia | Dança É uma performance escrita para o espaço público, que convida o espectador a refletir sobre o tema do “Amor” na sociedade contemporânea! O epicentro da narrativa é um mergulho subcutâneo em direção ao nosso eu primitivo. A linguagem artística do projeto situa-se entre a dança e a acrobacia contemporânea. A peça transporta para o gesto dramático e para as paisagens urbanas, imagens primordiais, símbolos que nos acompanham desde a nossa mais remota existência e que continuam a povoar até aos dias de hoje, o nosso inconsciente coletivo. De facto, ele não é o Romeu… e ela não é a Julieta, mas a performance propõe-se a ser à sua maneira, uma reescrita improvável de Shakespeare dançado! Espetáculo escolhido por um grupo de jovens Barreirenses no âmbito do projeto Visionários- Artemrede: Mariana Mata, Margarida Porto, João Duque, Mariana Guerreiro. Público-alvo: Público Familiar | Gratuito Duração: 50 min. (aproximadamente) Org.: CMB

20 julho | 10h00 às 02h00 ADAO -Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios Hoffdot Vegan Fest O Hoffdot Vegan Fest foi o primeiro festival vegano/vegetariano do Barreiro. É um evento anual que tem como objetivo desmistificar o veganismo e o vegetarianismo, incentivando assim práticas mais conscientes associadas a este estilo de vida. Visto que este festival se destina a incentivar aqueles que não são veganos, nem vegetarianos, pretende-se explicar que estas práticas vão além de uma dieta e estendem-se a também uma preocupação ambiental e social. Uma das vertentes mais importantes deste festival é a componente artística, sendo isto que o diferencia de todos os outros festivais veganos do resto do país, não só focado nas opções dietéticas e ambientais, como na expressão artística de forma consciente. +Info.: https://www.hoffdot.pt/ Público-alvo: Geral Org.: HoffDot Apoio: CMB

27 julho | 21h30 Parque Paz e Amizade (Santo André) Há fado no Barreiro Esta noite será dedicada ao fado, onde 3 fadistas, interpretarão alguns fados acompanhados dos respetivos músicos (viola e guitarra). No início far-se-á uma breve introdução à história do fado, explicitando alguma terminologia que lhe é própria (ex., fado menor, fado maior, músicas de fado tradicionais ou próprias). Elenco: Fadistas - António Xabregas; Eugénia Costa; João Pisoeiro Músicos: Manuel Gonçalves - viola de fado; João Costa - Guitarra Duração: 90 min. (aprox.) Público em geral | Gratuito Org.: União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena e CMB

02 e 03 julho | 21h30 Teatro Municipal do Barreiro Escola de Teatro Apresentações Iniciação C Apresentações finais da Escola de Teatro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro

04 e 05 julho | 21h30 Teatro Municipal do Barreiro Escola de Teatro Apresentações Iniciação B Apresentações finais da Escola de Teatro da ArteViva – Companhia de

Público-alvo: Familiar | Gratuito Org.: ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro Apoio: CMB

Teatro do Barreiro Público-alvo: Familiar | Gratuito Org.: ArteViva Companhia de Teatro do Barreiro Apoio: CMB

07 julho | 17h00 Teatro Municipal do Barreiro Escola de Teatro Apresentações Adultos 1 Apresentações finais da Escola de Teatro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro

08 e 09 julho | 21h30 Teatro Municipal do Barreiro Escola de Teatro Apresentações Iniciação A Apresentações finais da Escola de Teatro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro

Público-alvo: Familiar | Gratuito Org.: ArteViva Companhia de Teatro do Barreiro Apoio: CMB

Público-alvo: Familiar | Gratuito Org.: ArteViva Companhia de Teatro do Barreiro Apoio: CMB

06 julho | 21h30 Teatro Municipal do Barreiro Escola de Teatro Apresentações Adultos 1 Apresentações finais da Escola de Teatro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro Público-alvo: Familiar | Gratuito Org.: ArteViva Companhia de Teatro do Barreiro Apoio: CMB

10 e 11 julho | 21h30 Teatro Municipal do Barreiro Escola de Teatro Apresentações Laboratório Teatral Apresentações finais da Escola de Teatro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro Público-alvo: Familiar | Gratuito Org.: ArteViva Companhia de Teatro do Barreiro Apoio: CMB


10

artes performativas

artes visuais agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

04 julho | 22h00 às 23h30 Biblioteca Municipal do Barreiro O norte-americano Richard Bishop, guitarrista, compositor, co-fundador dos mitos Sun City Girls e da editora Sublime Frequencies, músico único e inimitável que carrega nas suas composições e improvisações todas as músicas de todos os mundos conhecidos e desconhecidos, estreia-se, finalmente, no Barreiro.

Sir Richard Bishop

11

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

Até 31 dezembro | terça-feira a sábado | das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Espaço Memória | Sala de exposições temporárias Associativismo no Barreiro | Os lugares, os factos e as pessoas No âmbito do Dia Internacional dos Museus inaugurou uma exposição que pretende homenagear o associativismo no Concelho do Barreiro desde a sua génese até aos dias de hoje, sempre com uma perspetiva de futuro. É século e meio de história, representado pelos lugares, pelos factos e pelas pessoas. Público em Geral | Gratuito Org.: CMB

Público-alvo: Geral | Ingresso: 5,00€ / 2,50€ menores de 25 anos Org.: OUT.RA – Associação Cultural Apoio: CMB

Erwan Keravec

18 julho | 21h30 Igreja da Nª Sr.ª do Rosário Erwan Keravec é um músico francês (Bretanha), cujo instrumento de eleição é a gaita-de-foles escocesa. Com ela, atravessa a tradição e abraça a modernidade e a improvisação, interpretando com regularidade os cancioneiros históricos do instrumento, peças escritas para si por diversos compositores contemporâneos, peças suas para teatro e dança ou improvisando com nomes fortes do jazz europeu. A solo, é notável a forma como cria um espaço físico e sonoro de imersão total, radicalmente diferente de tudo o que possamos ter experienciado – impressionante, comovente e desafiador. A caminho do Festival de Músicas do Mundo, em Sines, onde atuará com o seu trio 'Revolutionary Birds', pára no Barreiro para a primeira programação da OUT.RA na icónica Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Um concerto a não perder. Mais informações em www.outra.pt Público em geral | Donativo (4€) Org.: OUT.RA Apoio: CMB

Até 14 de julho Auditório Municipal Augusto Cabrita | Galerias Amarela e Branca piso 1 10ª Coletiva de Artes da Escola Secundária de Casquilhos A Coletiva de Artes da Escola Secundária de Casquilhos teve início em 2008, ainda na antiga Galeria Municipal do Barreiro (situada na Av. Alfredo da Silva), tendo como principal objetivo a apresentação ao público do trabalho realizado pelos seus alunos na área das artes visuais. Desde 2014 esta grande mostra de experiências dos alunos de artes visuais dos “Casquilhos” tem acontecido na Galeria de Exposições do AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita evidenciando, gradualmente, um maior compromisso com a qualidade dos trabalhos apresentados e com o público a que submete a sua avaliação. Ao atingir a sua 10ª edição, a Coletiva de Artes dos “Casquilhos” constitui tanto um motivo de orgulho para todos os que nela se têm empenhado, quanto um estímulo adicional para continuar um trabalho que, cada vez mais, é expressão da motivação, do empenho e da dedicação de todo o grupo, alunos e professores. Por outro lado, a realização desta 10ª Coletiva de Artes não deixa de ser um reconhecimento do talento e da competência dos alunos aqui demonstrados, quanto um desafio: o de arriscar mostrar trabalhos “escolares” ao público em geral com a convicção de que, deste modo, contribuímos para aproximar cada vez mais a escola da “vida real”. A 10ª Coletiva de Artes tem a participação dos alunos do Curso de Artes Visuais (ensino secundário) e dos alunos dos cursos profissionais de Design de Interiores e Exteriores e de Design Gráfico. Público-alvo: Geral | Gratuito Org.: CMB

Até 27 julho Biblioteca Municipal do Barreiro “Personagens” Exposição de ilustração de Carla Nazareth São pessoas, animais ou objetos. Nascem de um texto, de uma ideia, de uma vontade de superação. Sempre de uma vontade de superação. Numa primeira abordagem são aquelas que toda a gente imaginaria, mas depois há o trabalho de transcendência e é aí que elas surgem, as personagens das minhas histórias.

Público-alvo: Geral | Gratuito | Org.: CMB

Até 31 julho Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul Variáveis, exposição de Marija Toskovic e Susana Romão Em Variáveis, Marija Toskovic e Susana Romão pretendem direcionar o olhar para os pontos onde as suas obras, de certa forma, se aproximam. Existe um fluxo subjacente a tudo o que nos rodeia, uma corrente “subterrânea” do inconsciente para qual, às vezes são precisas duas mãos diferentes para daí retirar e dar a forma ao Belo. Variáveis são oscilações no processo criativo e nos próprios percursos das duas artistas. Tal como na música, cada uma, no seu trabalho, explora variações ao nível temático. A reapropriação das formas uma vez utilizadas no passado volta a surgir com outras abordagens e roupagens anos mais tarde; é uma lógica comum apercebida em ambas. As variações paradoxalmente tornam-se numa constante. As artistas têm percursos diversos tanto em conteúdo como ao nível formal, investigações plásticas particulares; contudo têm polos que se tocam. As duas encontraram-se pelo comum da gravura, as duas pertencem ao Contraprova Ateliê desde o começo da sua existência. Nos muitos anos em que foram contactando com o processo criativo uma da outra na realidade da prática oficinal, cada vez foi ficando mais forte a intenção de realizarem um projeto em conjunto. O Auditório Municipal Augusto Cabrita surge como o momento propício para a realização dessa intenção. Nesta exposição pretendem mostrar ao público, diferentes fases do seu trabalho e práticas ao longo dos anos. Público-alvo: Geral | Gratuito Org.: CMB


12

artes visuais

para os mais novos agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

Férias de Verão para os mais pequenos! Teatro, imaginação e diversão nada disto vai faltar!

12 julho a 31 julho | Auditório Municipal Augusto Cabrita (Inauguração 12 julho | 18h00) Exposição Esc. Sec. de Casquilhos Ut pictura poesis! ("A pintura é como a poesia", Leonardo) – Celebração dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452-1519) Acompanhando os eventos que estão a decorrer um pouco por toda a Europa, especialmente em Florença, para celebrar os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, a Escola Secundária de Casquilhos associa-se à efeméride com uma exposição de 22 desenhos do grande mestre do Renascimento, executados por alunos de artes visuais. Considerado um dos maiores génios de todos os tempos, Leonardo da Vinci distinguiu-se em todas as áreas do conhecimento humano, sendo um dos artistas mais completos que o mundo conheceu. Esta é, pois, uma oportunidade para, não só estudarmos aspetos técnicos e plásticos do seu trabalho, como também dar a conhecer um pouco da sua vasta obra pictórica.

Teatro Municipal do Barreiro 01 a 12 julho | 15 a 26 julho 09h00 às 17h00 Teatro Municipal do Barreiro Oficinas Criativas de Verão

Público-alvo: Geral | Gratuito Org.: CMB

13 julho a 09 agosto Janela do Mercado 1.º de Maio #11 Exposição Terminal B | – 4 Cortinas Martinho Costa refere-se a esta instalação como uma: “cortina fechada encerrada detrás de um vidro transparente, o lugar onde as imagens do mundo exterior vão confluir num movimento contrário à janela (…) De uma janela para o mundo, do mundo para uma janela. Sendo a pintura aqui um lugar tornado público para onde podem confluir todas as imagens do mundo. Mudando assim a natureza tradicional da pintura como espelho que recebe o mundo, repensando a relação que se estabelece com o espectador.” O pintor sugere-nos uma ocupação da janela do Mercado Municipal com 4 cortinas pintadas focando o que resta dos vestígios industriais presentes na cidade. Propõe uma mudança semanal, mostrando a relação entre a janela e a cortina. A cortina como elemento tradicional que “encerra fecha e previne a entrada do olhar exterior e não deixa ver para o interior” assume-se como tela da paisagem, subvertendo-se a lógica. O espectador irá confundir a ideia de interior e exterior, estando fora e olhando para dentro, mas é na janela que está a paisagem. As imagens pintadas são representações reais do quotidiano evocando a ideia que “da janela vejo a fábrica”. Público-alvo: Geral | Gratuito Mais info.: estacaosulesueste@gmail.com Org.: Colectivo Estação Sul e Sueste Apoio: CMB

10 agosto a 14 setembro Janela do Mercado 1.º de Maio #12 Exposição Terminal B – Esqueletos

Carla Afonso fecha o ciclo das 12 exposições de Terminal B que pontuaram a janela do Mercado Municipal 1.º de Maio. Ao longo de um ano foram apresentadas peças exclusivas desenhadas e pensadas sobre o Barreiro. Foram diversos os temas e as técnicas abordadas, procurando ilustrar um olhar atual sobre a cidade. Convidámos os artistas a revisitar a cidade: a sua memória e as suas estórias, revelando-nos objetos síntese nascidos do mergulho no arquivo. Esqueleto é a peça chave para fechar o ciclo. A artista mistura o barro e o betão como sinónimos de uma cidade construída a pensar noutro tempo. A marca indelével de estruturas que constituem a malha da cidade é vista como “grandes edificações, concebidas a partir de pré-desenhos e pré-conceitos, evocando socialmente a acreditação numa falsa eternidade comprovada pela impossibilidade física de durabilidade da qualquer matéria. O implacável tempo, sempre presente, lembra que no passado alguém projetou algo que existe agora e que num futuro se torna, irremediavelmente efémero.”

Público-alvo: Geral | Gratuito Mais info.: estacaosulesueste@gmail.com Org.: Colectivo Estação Sul e Sueste Apoio: CMB

13

Público-alvo: dos 5 aos 12 anos Mais info.: arteviva.geral@gmail.com Org.: ArteViva Companhia de Teatro do Barreiro Apoio: CMB

02 julho | 16h30 | Convento da Madre de Deus da Verderena Oficinas Literárias e Criativas, com a Joana Maurício Público-alvo: Infantil Entrada Gratuita Org.: CMB

04, 11 e 18 julho | 10h30 | Convento da Madre de Deus da Verderena Ateliês de Expressão Plástica, com o animador sociocultural João Gomes Público-alvo: Infantil Entrada Gratuita Org.: CMB

09 julho | 10h30 | Convento da Madre de Deus da Verderena Hora do Conto, com a Marta Teixeira Público-alvo: Infantil Entrada Gratuita Org.: CMB

16 julho | 10h30 | Convento da Madre de Deus da Verderena Yoga com livros, com a Marta Teixeira Público-alvo: Infantil Entrada Gratuita Org.: CMB

06 e 20 julho | 11h00 | Convento da Madre de Deus da Verderena Teatro de Marionetas, com o animador sociocultural João Gomes Público-alvo: Infantil Entrada Gratuita Org.: CMB

01 a 26 julho 19

Biblioteca Municipal do Barreiro 04 julho a 30 agosto terças-feiras e quintas-feiras das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00 Biblioteca Municipal do Barreiro Espaço Infantil A Biblioteca Municipal disponibiliza no seu Espaço Infantil, para os mais novos momentos de Hora do Conto e Ateliers de Expressão Plástica. terças-feiras - Hora do Conto - Leitura de contos. quintas-feiras - Ateliers de Expressão Plásticas Público–alvo: + 3 anos | Gratuito Org.: CMB


educação ambiental

14 desporto atividades de ar livre agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

Todos os sábados | das 09h00 às 13h00 Academia Ténis Parque Ténis no Parque Programação FDS Desportivos. A Academia Ténis Parque proporciona uma hora de campo gratuito, a um mínimo de 2 praticantes, com possibilidade de utilização de raquetes e bolas.

16 a 23 julho | 09h00 às 18h00 Academia de Xadrez do Barreiro Xadrez em Movimento

Gratuito Org.: Academia Ténis Parque Apoio: CMB

Todos os domingos | 09h00 Tenda do Parque da Cidade Aeróbica no Parque

Música, ritmo e boa disposição são os elementos característicos desta atividade que conta com mais de duas décadas de existência e com centenas de participantes de todas as idades, tornando-a assim num programa incontornável de domingo. Gratuito Org.: CMB

01 a 12 julho | 08h30 às 18h00 Sala de treinos da Academia de Judo do Barreiro | Complexo Desportivo do Grupo Desportivo Fabril Judo Summer Camp 2019

Estágio de Verão para praticantes de Judo Público-alvo: dos 7 aos 15 anos | Gratuito Mais info.: http://judobarreiro.com/ Org.: Academia de Judo do Barreiro Apoio: CMB

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina

AGOSTO

JULHO

Campo de férias aberto a todos os interessados. Inscrições e informações através do tel.: 96 554 93 92 Org.: Academia de Xadrez do Barreiro Apoio: CMB

11 agosto | 09h00 às 13h00 Praia do Bico do Mexilhoeiro Atividades Desportivas Festas do Barreiro Conjunto de atividades lúdico-desportivas organizadas pela Escola de Fuzileiros Navais e abertas a toda a população. Estas atividades incluem escalada, manobras de cordas e passeios em LARC (veículos anfíbios). Atividades lúdico desportivas abertas a toda a população

21 julho | 10h30 Tenda do Parque da Cidade Yoga no Parque Programação dos FDS Desportivos. Aulas do Yoga Samkhya, o yoga primordial que visa o bem-estar físico, emocional e mental, em sintonia com a natureza.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias em: http://www.fidalbyke.pt/home.html Org.: Associação de Cicloturismo Fidalbyke, União das Freguesias de Barreiro e Lavradio. Apoio: CMB

30 junho | Concentração: 8h30 Partida: 9h15 | Sede da Fidalbyke 2º PIB – Passeio Informal do Barreiro FidalByke | 30km Inserido no plano de atividades da Associação de Cicloturismo FidalByke. Visa promover o convívio, a divulgação da modalidade e a prática da atividade física. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias em: http://www.fidalbyke.pt/home.html Org.: Associação de Cicloturismo Fidalbyke/CMB

13 julho | 20h00 às 22h00

27 julho | 9h30 às 12h00

MATA AO LUAR

JULHO

SNACKS SAUDÁVEIS

06 julho | 10h00 às 11h30 CIÊNCIA COM DIVERSÃO

Público-alvo: 4 aos 12 anos Ingressos: 5€ Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB | Centrifuga

Público em geral Ingressos: Ação Gratuita Solidária – Doação de Material escolar que reverterá para o Projeto Orfanato Casa Emanuel Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB

Público em geral Ingressos: 5€ Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB | Maria das Ervas

14 julho | 9h30 às 13h30

28 julho | 9h30 às 12h00 PASSEIO DOS PATUDOS

SAL E SOMBRA

07 julho | 9h30 às 12h30 COZINHA AYURVÉDICA

Gratuito Org.: Centro Às Yoga, Barreiro Apoio: CMB

28 julho | Concentração: 8h30 Partida: 9h00 Recinto das Festas do Lavradio BTT | Passeio Convívio 35 Km |Inserido nas Festas em Honra de Santa Margarida, no Lavradio.

workshops

Público-alvo: Geral | Gratuito Mais info.: www.cm-barreiro.pt Org.: CMB

18 agosto | 09h00 Recinto das Festas (concentração) Passeio de Cicloturismo

15

Público em geral Ingressos: 5€ Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB | Imagerie

Passeio de Cicloturismo integrado nas festas da cidade Público-alvo: Geral | Gratuito Mais info.: / inscrições: www.fidalbyke.pt Org.: CMB e Associação de Cicloturismo Fidalbyke

18 agosto | 09h00 às 13h00 Praia do Bico do Mexilhoeiro Atividades Desportivas Festas do Barreiro Conjunto de atividades lúdico-desportivas organizadas pela Escola de Fuzileiros Navais e abertas a toda a população. Estas atividades incluem escalada, manobras de cordas e passeios em LARC (veículos anfíbios). Atividades lúdico desportivas abertas a toda a população

Público em geral Ingressos: 5€ Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB | Raiz de Sol

20 julho | 9h30 às 12h30 OFICINA DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

AGOSTO 18 de agosto | 09h30 às 11h30

13 julho | 10h00 às 11h30 DESTRALHAR PARA ORGANIZAR A CASA

Público em geral Ingressos: Ação Gratuita Solidária – Doação de Material escolar que reverterá para o Projeto Orfanato Casa Emanuel Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB |Science Dog

Público em geral Ingressos: 5€ Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB | Crocanature by Cláudia Inocêncio

INVASÃO AO DOMINGO

21 julho | 10h00 às 11h30

Público-alvo: Geral | Gratuito Mais info.: www.cm-barreiro.pt Org.: CMB

HORA DA PIZZA Público em geral Ingressos: Ação Gratuita Solidária – Doação de Material escolar que reverterá para o Projeto Orfanato Casa Emanuel Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB | Maria das Ervas

Público em geral Ingressos: Gratuito Inscrições: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB Público-alvo: +20 meses Ingressos: 5€ Informações: 800 912 070 Linha Verde (gratuita) Org.: CMB | Sorrisos & Descobertas


16

conhecimento

Visitas a um forno cerâmico dos séculos XV e XVI

feiras e festas agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

05 a 07 de julho Dia 05 – 21h00 às 24h00 Dia 06 – 21h30 às 24h00 Dia 07 – 12h30 às 24h00 Festas de Coina Parque de estacionamento (recinto do mercado de Coina)

06 julho | 9h30 às 11h30 CICAMM Centro Interpretativo do Campo Arqueológico da Mata da Machada Visita Orientada ao Centro de Interpretação do Campo Arqueológico Esta iniciativa que integra uma visita a um forno cerâmico dos séculos XV e XVI, tem ponto de encontro marcado com os participantes junto do Centro de Educação Ambiental.

Org.: União das Freguesias de Palhais Coina Apoio: CMB

Público em geral Gratuito mediante inscrição: Mínimo de 5 e máximo de 15 participantes Inscrições: 21 206 81 85 / 21 206 81 87 Org.: CMB

06 julho e 03 agosto | 09h00 às 18h00 Feira “Espreita a Bagageira” Rua 2 da Cidade Sol

Público em geral | Gratuito Org.: Junta de Freguesia de Santo António da Charneca Apoio: CMB

03 de julho Ida à Praia da Figueirinha (avós e netos) Para mais informações: balcões de atendimento da Junta (Barreiro e Lavradio) Org.: União das Freguesias de Barreiro e Lavradio Apoio: CMB

Visitas ao Moinho de Vento Nascente de Alburrica 20 julho 10h30 às 12h30

03 agosto 10h30 às 12h30 As visitas são gratuitas, mas as inscrições obrigatórias e devem ser efetuadas junto do Posto de Turismo do Município (Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro, loja nº 10) (Horário: terça-feira a sábado, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00)

O Moinho Nascente de Alburrica, localizado na orla ribeirinha do Concelho, irá estar aberto à população em geral todos os meses, para visitas guiadas por um técnico do município, onde se explica a história deste e dos outros moinhos que constituem o património moageiro barreirense. Inscrições: 21 206 82 87 | postodeturismo@ cm-barreiro.pt (Horário: terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00). Público em geral Gratuito mediante inscrição Inscrições: Tel. 21 206 82 87 Org.: CMB

17

31 agosto | 22h00 às 07h00 Praia do Barreiro Barreiro On The Beach: o NOSSO Festival de Verão O Barreiro prepara-se para receber aquele que já é considerado o maior Festival de música da margem sul. O Barreiro On The Beach já ultrapassou as fronteiras do concelho, reunindo 3500 pessoas em 2011, naquele que foi o maior evento na praia do Barreiro. A localização estratégica deste dance floor de areia foi pensada ao pormenor, permitindo menos distúrbios para os moradores, melhores acessos aos visitantes, a defesa da zona ribeirinha e, sobretudo, uma adesão ainda maior, sendo esperadas milhares pessoas.

10 de julho Ida às Piscinas de Montemor Para mais informações: balcões de atendimento da Junta (Barreiro e Lavradio) Org.: União das Freguesias de Barreiro e Lavradio

13 e 14 julho | 13h00 às 24h00 Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade 25º aniversário do Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade Público-alvo: Geral | Gratuito Org.: Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade Apoio: CMB

20 julho|18H30 Largo do Mercado 1º de Maio Sessão Pública Comemorativa do 125º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, seguida de desfile apeado e motorizado

25 a 28 julho | A partir das 10h00 Festas do Lavradio, em honra de St. Margarida Largo do Mercado Municipal do Lavradio e Palco das festas Org.: União das Freguesia Barreiro e Lavradio

26 julho | 21:30 | AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita Concerto Solidário da Banda ECLIPS – Remember Pink Floyd, a favor dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, no âmbito do 125º aniversário Ingressos: 10 Capacetes Apoio: CMB

15 agosto | 18h00 Procissão Solene em Honra de Nª Srª do Rosário

Apoio: CMB

O Festival Barreiro On The Beach promete surpresas e um cartaz diversificado e de qualidade sobejamente conhecida, com a atuação de artistas que têm conquistado os melhores clubes, festivais e cidades de todo o mundo. Estão confirmadas as presenças de Yves LArock, Nox, Kuch, Brito, Kyra, Indian Man, Clemente e Db & Vill. Uma zona VIP marca pontos no novo recinto do Festival, entre outras novidades. Para os organizadores, este será mais um ano de consagração, apresentando novamente um cartaz de artistas variados, nunca esquecendo a base do evento, os Barreirenses. Em junho e julho, irão ainda acontecer três eventos de apresentação do Festival, a ter lugar no Spill Bar e Camarro Lounge, no Barreiro, e no bar The Lisbon Walker, em Lisboa. Bilhetes disponíveis nos postos de venda ou com os embaixadores Pré Acesso: junho: 10€ (oferta bebida cápsula) | Parqueamento grátis Para mais informações consulte o site e a página oficial no Facebook: http://www.barreiroonthebeach.pt ou http://www.facebook.com/barreiroonthebeach | 916 256 600 Org.: Barreiro On The Beach | Apoio: CMB

Percurso: Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Rua Conselheiro António Augusto d´Aguiar; Travessa da Praia; Av. Bento Gonçalves; Bênção do mar - no cais do Clube de Vela; Travessa Padre Abílio Mendes; Rua Conselheiro António Augusto d´Aguiar; Rua Serpa Pinto; Av. Alfredo da Silva; Rua Miguel Pais; Igreja de Nossa Senhora do Rosário. 24 agosto | 13h00 às 21h00 Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade Encontro de Grupos Alentejanos

Público-alvo: Geral | Gratuito Org.: Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade Apoio: CMB

29 agosto | 09h00 às 13h00 Colheita de Sangue Avenida Bento Gonçalves, nº 102

Público-alvo: M/18 a 65 anos Org.: Grupo Dadores Sangue do Concelho do Barreiro Apoio: CMB


18

Resumo da Programação

Resumo da Programação agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

04 de julho a 30 agosto | terças-feiras e quintas-feiras | das 10h00 às 12h00 das 15h00 às 17h00 | Biblioteca Municipal do Barreiro | Espaço Infantil

13 julho | 10h00 | Moinho de Vento Nascente de Alburrica Conchas e Conchinhas Molduras | Ateliê

Todos os sábados | 09h00 às 13h00 Parque da Cidade | Ténis no Parque

04 e 05 julho | 21h30 | Teatro Municipal do Barreiro | Escola de Teatro Apresentações Iniciação B

13 julho | 15h00 | Moinho de Vento Nascente de Alburrica Ostras coloridas | Ateliê

01 a 12 de julho | 08h30 às 18h00 Academia de Judo do Barreiro Judo Summer Camp 2019

05 e 06 julho | Dia 5 - 20h00 às 2h00 Dia 6 - 18h00 às 2h00 | Escola Conde Ferreira | Festival Encontros

13 julho | 22h00 | Parque da Cidade (tenda) | Orquestra Baía | Concerto

16 a 23 de julho | 09h00 às 18h00 Academia de Xadrez do Barreiro Xadrez em Movimento (Campo de Férias)

05 a 07 julho | Dia 5 – 21h00 às 24h00 Dia 6 – 21h30 às 24h00 | Dia 7 – 12h30 às 24h00 | Festas de Coina Parque de estacionamento (recinto do mercado de Coina)

AGENDA DE EVENTOS | 2830 JULHO E AGOSTO A decorrer JULHO E AGOSTO

Até 27 julho Biblioteca Municipal do Barreiro Personagens,

JULHO Todos os domingos | 09h00 Tenda do Parque da Cidade Aeróbica no Parque

PROGRAMAÇÃO DIAS DE VERÃO 01 julho a 30 agosto |10h00 às 12h00 15h00 às 17h00 | Parque Catarina Eufémia | Biblioteca de Jardim 01 a 12 julho | 08h30 às 18h00 | Sala de treinos da Academia de Judo do Barreiro | Complexo Desportivo do Grupo Desportivo Fabril Judo Summer Camp 2019

06 julho | 21h30 | Teatro Municipal do Barreiro | Escola de Teatro Apresentações Adultos 1

10 julho | Ida às Piscinas de Montemor

exposição de ilustração de Carla Nazareth Até 14 de julho | Auditório Municipal Augusto Cabrita | Galerias Amarela e Branca piso 1 | 10ª Coletiva de Artes da Escola Secundária de Casquilhos Até 31 julho | Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul Variáveis, exposição de Marija Toskovic e Susana Romão Até 31 dezembro | Espaço Memória Exposição temporária “Associativismo no Barreiro | Os lugares, os factos e as pessoas”

01 a 12 julho | 09h00 às 17h00 Teatro Municipal do Barreiro Oficinas Criativas de Verão 02 e 03 julho | 21h30 | Teatro Municipal do Barreiro | Escola de Teatro Apresentações Iniciação C 03 julho | Ida à Praia da Figueirinha (avós e netos) 04 julho | 22h00 às 23h30 Biblioteca Municipal do Barreiro Sir Richard Bishop

13 e 14 julho | 13h00 às 24h00 | Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade 25º aniversário do Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade 15 a 26 julho | 09h00 às 17h00 | Teatro Municipal do Barreiro

10 e 11 julho | 21h30 | Teatro Municipal do Barreiro | Escola de Teatro Apresentações Laboratório Teatral 12 julho a 31 julho | Auditório Municipal Augusto Cabrita (Inauguração 12 julho 18h00) | Exposição Esc. Sec. de Casquilhos - Ut pictura poesis! ("A pintura é como a poesia", Leonardo) – Celebração dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452-1519) 12 julho | 21h30 | Praceta José Arede (junto à Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho) Banda Municipal do Barreiro | Concerto

27 julho | 21h30 Parque Paz e Amizade (Santo André) Há fado no Barreiro

FESTAS DO BARREIRO Em Honra de Nossa Senhora do Rosário Programação do Palco das Marés 9 agosto | 22h00 Calema 10 agosto | 22h00 Cuca Roseta 11 agosto | 22h00 Chico Moreno

27 julho |10h00 | Pavilhão da Escola Secundária de Santo António Estágio Internacional de Artes Marciais e Desportos de Combate Sensei Vinicio Antony AGOSTO

07 julho | 17h00 | Teatro Municipal do Barreiro | Escola de Teatro Apresentações Adultos 1 08 e 09 julho | 21h30 | Teatro Municipal do Barreiro | Escola de Teatro Apresentações Iniciação A

19

3 agosto | 10h30 às 12h30 Moinho de Vento Nascente de Alburrica

12 agosto | 22h00 Espetáculo a anunciar 13 agosto | 22h00 Emanuel 14 agosto | 22h00 Deixem o pimba em paz 15 agosto | 22h00 Jimmy P 16 agosto | 22h00 Bárbara Bandeira

Oficinas Criativas de Verão

17 agosto | 22h00 Dj Kamala

18 Julho | 21h30 Igreja da Nª Srª do Rosário Erwan Keravec

18 agosto | 22h00 David Carreira

19 julho | 22h00 | Largo do Mercado 1º de Maio | ARQUÉTIPO | RADAR 360º Acrobacia | Dança

FESTAS DO BARREIRO Em Honra de Nossa Senhora do Rosário

20 julho | 10h30 às 12h30 | Moinho de Vento Nascente de Alburrica Visita ao Moinho Nascente de Alburrica 21 julho | 10h30 | Tenda do Parque da Cidade | Yoga no Parque

Visita ao Moinho Nascente de Alburrica 10 agosto a 14 setembro | Janela do Mercado 1.º de Maio | #12 Exposição Terminal B – Esqueletos

11 e 18 agosto | 09h00 às 13h00 Praia do Bico do Mexilhoeiro Atividades Desportivas 15 agosto | 18h00 Procissão Solene em Honra de Nª Srª do Rosário 18 agosto | 09h00| Barreiro Passeio de Cicloturismo

13 julho a 09 de agosto | Janela do Mercado 1.º de Maio | #11 Exposição Terminal B | – 4 Cortinas

24 agosto | 13h00 às 21h00 Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade Encontro de Grupos Alentejanos

13 julho | 10h00 às 17h00 Parque Catarina Eufémia Mostra de Artesanato

29 agosto | 09h00 às 13h00 Avenida Bento Gonçalves, nº 102 Colheita de Sangue

25 a 28 julho| A partir das 10h00 | Largo do Mercado Municipal do Lavradio e Palco das festas | Festas do Lavradio, em honra de St. Margarida


contactos úteis agenda de eventos nº09 | julho/agosto´19

Câmara Municipal do Barreiro Rua Miguel Bombarda 2834-005 Barreiro 2120680 00 geral@cm-barreiro.pt

Convento Madre Deus da Verderena Rua Francisca de Azambuja Alto do Seixalinho 2830 Barreiro 2120686 54

Auditório Municipal Augusto Cabrita De 3’ Feira a domingo das 14h00 às 20h00 Bilheteira: de 3’ a 6’ das 17h30 às 20h00 Aos fins-de-semana, com espetáculo, a Bilheteira abre 1h antes do mesmo Parque da Cidade Av. Escola de Fuzileiros Navais 2830 Barreiro Geral -21 206 82 32 1 Bilheteira -21 206 82 30 cultura@cm-barreiro.pt

Departamento de Águas e Higiene Urbana Rua dos Resistentes Antifascistas - Edifício TCB 2830-523 Barreiro Call Center: atendimento,leituras,facturação, contadores,águas,saneamento e recolha de monos:21 206 80 68 | Secretaria do Departamento: 21 206 85 74 | Fax: 21 206 48 59 dahu.mail@cm-barreiro.pt

Balcão Único Av. Alfredo da Silva Mercado Municipal 1° de Maio 2120680 47/9 balcao.unico@cm-barreiro.pt Balcão Único Av do Bocage, n°12 2120681 20 balcao.unico@cm-barreiro.pt Biblioteca Municipal do Barreiro Urbanização do Palácio do Coimbra Rua da Bandeira, 2830-330 2120686 59 biblioteca.muniçipal@cm-barreiro.pt Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina Estrada Nacional 10-3 Vale de Zebro 2830-412 Barreiro 2120686 48 ceambiental@cm-barreiro.pt

www.cm-barreiro.pt

Espaço J De 2’ a 5’ Feira das 15h00 às 24h00 6’ Feira e Sábado das 15h00 às 19h00 Encerra aos Domingos e Feriados Mercado Municipal 1° Maio - 1° andar Av. Alfredo da Silva 2830-302 Barreiro 2120682 84 çmb.juventude@gmail.com Espaço Memória De 3’ Feira a Sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Consulta documental de 2ª a 6ª feira Rua 17, nº 10 - Parque Empresarial do Barreiro 2831 - 904 Barreiro 2120681 85 espaçomemoria@cm-barreiro.pt Pavilhão Municipal Luís de Carvalho Empreendimento Cidade Sol, Rua 9, lote 9003 2835-514 Santo António da Charneca 2120681 80 pmlc@cm-barreiro.pt

www.facebook.com/municipio.barreiro www.facebook.com/agenda.camaramunicipalbarreiro

Piscina Municipal do Barreiro Av. Bento Gonçalves, 2830 Barreiro 21 206 85 25 Piscina Municipal do Lavradio Rua D. Luís F. Albuquerque, 2835 Lavradio 21 206 85 23/4 Posto de Turismo De 3ª Feira a Sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro Loja nº 10 2120682 87 cmbturismo@cm-barreiro.pt Teatro Municipal do Barreiro Centro Comercial Pirâmides Rua Vasco da Gama, 2830 Barreiro 2120608 60 Mais informações www.cm-barreiro.pt ou facebook.com/municipio.barreiro Gabinete de Apoio à Vitima de Violência Doméstica Serviço de Atendimento Crise/Emergência Rumo - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL Parque Empresarial do Barreiro Rua 19, nº13 – 2831-904 Barreiro Tel. 212 064 920 | Fax. 212 064 922 910 313 180 cavbm@rumo.org.pt Gabinete de Apoio à Vitima de Violência Doméstica Serviços de Atendimento (P/Marcação) Barreiro: CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Av. Henrique Galvão 39, 2830-308 Barreiro Terças-Feiras e Quartas-Feiras (14H00 às 17H30) e Quintas-Feiras (9H30 às 13H00)

www.instagram.com/municipiodobarreiro www.youtube.com/c/municipiodobarreiro

Profile for CMBarreiro Design Gráfico

agenda de eventos 2830 julho_agosto_19  

agenda de eventos 2830 julho_agosto_19