CONSTRUTOR

Page 126

Construtor de sonhos

observações, o julgamento da vida [...] vibrante e agitado, soube apreender a fugacidade, o instantâneo do atual, imprimindo a cada frase e a cada gesto a marca do seu sentimento e da sua paixão [...] amei Renato Carneiro Campos no tumulto de suas emoções, na vívida demonstração do seu respeito pelo povo.

O pintor João Câmara, em homenagem prestada pelos conselhos Municipal e Estadual de Cultura, em 1997, destacou em Renato o recifense exagerado e sanguíneo que amou esta cidade aos gritos, mas também com enlevo e romantismo. Nesse mesmo ano, o poeta Marcus Accioly chamou a atenção para o fato de encontrar-se sempre com Renato tanto nos lugares possíveis como impossíveis do Recife e lembrou o seu questionamento sobre a vanguarda e a tradição, o popular e o erudito, acrescentando que: “remontava aos antigos senhores e meninos de engenho a sua bravura moral e física, sua coragem de dizer as coisas de cara e, paradoxalmente, seu desarmamento ao reconhecer os erros cometidos”. O poeta também ressalta a falta que ele faz até hoje como escritor, como cronista desta cidade: [...] como cronista, Renato era um poeta — Tampico não era a Pasárgada de Bandeira, era Tampico mesmo; tampouco Renato era amigo do rei de Tampico: Renato era o próprio rei de Tampico; Tampico era a sua utopia, o seu lugar sem lugar, seu não lugar, lugar de nenhum lugar, lugar de lugar nenhum [...] feliz é o poeta que encontrou, conheceu e teve uma palavra de Renato: ele era uma espécie desses mestres budistas que, à pergunta do aluno, podem responder com o silêncio ou com uma bofetada — o seu lema seria: descubra você mesmo a resposta.

As palavras de Renato, as frases de Renato são, na verdade, versos na memória do povo. Gostaria de evocar alguns deles. Emociona-me verificar e demonstrar o quanto está ele presen126


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.