Page 1

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MIRACATU

Apresentação de ações e projetos protagonizados pelas escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino Região de Miracatu (2017)


“Educar é impregnar de

sentido o que fazemos a cada instante” Paulo Freire


Dirigente Regional de Ensino Ademilda Pereira Moreira Suyama

Equipe de Supervisão Escolar Ednilde de Campos Xavier Oliveira Ingrid Maria Hedjazi Lins Jalili Nagliatti Jorge Batista Benedito Maria de Fátima Soares Casseb Nailson Gonçalves da Silva Rosana Sukis Dias Selma Maria Peniche de Oliveira Sérgio José Batista

Diretor de Núcleo Pedagógico Adriano José Ribeiro

Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico Cleufas Ramos de Almeida Costa Geraldo Kenji Kurita Joyce Pereira Medeiros Luzinete Catharine Pereira Lira Marcia Regina Castro Marly Nunes Cardoso Matheus Soares Moisés Kaoro Silvano dos Santos Paulo Henrique Lisboa Zioli Raphael Pedretti da Silva Sergio Luiz de Lima Simone Paixão Barboza Terezinha Bicudo Albuquerque


EE PROFESSORA DINORÁ ROCHA IGUAPE-SP Ensino Fundamental Anos Finais

Grêmio Estudantil Apoio ao Grêmio Estudantil para o fortalecimento do protagonismo juvenil e da gestão democrática e participativa na escola.

Dia da Eleição do Grêmio

Alunos preparados para a votação do Grêmio Estudantil


Dia Nacional da Matemática Realização de atividades lúdicas e diferenciadas para tornar o ensino da Matemática ainda mais atrativo e significativo.

Alunos lendo livros didáticos relacionados à Matemática

Estudantes brincando com os Jogos matemáticos


1º Sarau Apresentação de atividades artísticas e culturais.

Dirigente discursando no evento

Apresentação musical dos alunos no Sarau com a participação do músico Marcelo Vox


Gestão Democrática Participação ativa de toda comunidade escolar no Projeto Gestão Democrática.

Participação dos alunos no Projeto Gestão Democrática

Participação de pais, alunos, funcionários e comunidade no Projeto Gestão Democrática


Agita São Paulo Atividades físicas e reflexões sobre o esporte e a saúde, incentivando a todos para uma vida equilibrada e saudável.

Alongamento dos alunos com a Professora Eliana de Educação Física na Orla

Registrando a caminhada do Agita São Paulo


Projeto Horta Situações de aprendizagem diferenciadas com plantio, com aulas teóricas e práticas.

Plantio com os alunos na horta escolar

Alfaces colhidas da horta sendo entregues na cozinha


Semana da Independência Atividades reflexivas e Independência do Brasil.

apresentações

culturais

sobre

Apresentação de poema com os alunos

Apresentação de poesia com alunas do 7º ano do Ensino Fundamental

a


Analisando os resultados da AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo) Estudo reflexivo de habilidades e competências e desenvolvimento de plano de ação para recuperação da aprendizagem.

Devolutiva da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP)

Alunos envolvidos na devolutiva da AAP


Parceria com os Desbravadores da Juréia Saídas de campo para estudos ambientais.

Recepção dos “Desbravadores” na escola

Momento hasteamento das bandeiras pelos Desbravadores


Projeto Família Este projeto consiste em aproximar a comunidade escolar, fortalecendo o contato e responsabilizando pais e familiares sobre a importância de acompanhar a vida escolar dos estudantes.

Evento “Dia da Família” com a presença da Ronda Escolar

Participação da família dos estudantes na escola


EE CLODONIL CARDOSO IGUAPE-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Projeto Galera Iniciativa que visa a transformação dos alunos que cumprem medidas socioeducativas.

Professor Mediador estabelecendo parceria para o projeto


Dia da Criança com a parceria do Grêmio Estudantil

A ação tem por finalidade promover o desenvolvimento da criatividade, da expressão, do respeito e cooperação entre os alunos, promovendo a valorização das brincadeiras infantis e promoção de uma cultura de paz. A iniciativa teve a colaboração do Grêmio Estudantil.

Grêmio Estudantil e sua contribuição para uma cultura da paz


Acompanhamento nos intervalos Ação que visa a prevenção de conflitos durante os intervalos, onde o professor mediador participa junto com os alunos, estabelecendo o diálogo, com intuito de promover o respeito e a boa convivência entre os estudantes.

Maior interação com os alunos para prevenção de conflitos


Busca Ativa Iniciativa da Secretaria da Educação, apoiada pela Diretoria de Ensino e Unidade Escolar visando o direito à educação aos estudantes. Com iniciativas que procuram promover a permanência de crianças e adolescentes na escola, que se encontram com faltas excessivas, com risco de abandono.

Professor Mediador realizando visita na residência de alunos com faltas excessivas


Divulgação na rádio local sobre reunião bimestral

Iniciativa que pretende ampliar a comunicação da escola com a comunidade escolar, para que haja maior participação dos pais e responsáveis na vida escolar de seus filhos.

Divulgação na rádio local com impacto positivo nas reuniões bimestrais


Ação de reconhecimento pelo esforço e dedicação aos estudos A ação visa o reconhecimento do esforço e empenho dos estudantes para com os estudos, com a entrega de certificados alunos com os melhores rendimentos e frequência a partir de uma meta de desempenho escolar. Com esta iniciativa espera-se incentivar os estudantes em relação à dedicação aos estudos.

Alunos recebendo seus certificados de reconhecimento


Projeto Gestão Democrática Ações incentivada pela Secretaria da Educação e Diretoria de Ensino que propõem a participação democrática de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões da escola.

Participação de todos os seguimentos da comunidade escolar em encontros


EE JOSÉ MUNIZ TEIXEIRA IGUAPE-SP ETI - Ensino Fundamental Anos Finais

Reuso do Óleo O projeto oportuniza o descarte de óleo de maneira correta e incentiva a reflexão dos estudantes sobre questões ambientais.

Alunos atuando no projeto com a coleta de óleo


Patrono da Escola José Muniz Teixeira

Realização de atividades diferenciadas sobre a história do Patrono.

Entrevista com José Marcio Teixeira e Luiz Márcio Teixeira, filhos do Patrono

Homenagem ao Patrono da escola


Sarau Cultural da Cidade de Iguape Apresentações artísticas e culturais articuladas com o currículo oficial do estado de São Paulo.

Apresentações de poesias no sarau


Contadores de Histórias II - Quem conta um conto aumenta um ponto Iniciativa incentivada pela Diretoria de Ensino com foco no trabalho pedagógico com apresentações artísticas, culturais e literárias com a realização de performances na escola e na sede da Diretoria de Ensino.

Realização de apresentações na escola

Exposição

Participação efetiva da comunidade escolar


EE JUDITH SANT'ANA DIEGUES ILHA COMPRIDA-SP Ensino Médio

Adsumus

Projeto com atividades experimentais que abordam vários aspectos do conhecimento científico, com aulas de laboratório e campo. São realizadas iniciativas onde todas as áreas de Ciências se conectam.

Aulas práticas de laboratório com o professor de Biologia


Despertando para oportunidades Iniciativas que visam despertar o interesse dos estudantes pelos estudos e para o ingresso em cursos técnicos ou superiores. Preparando-os e incentivando-os para processos seletivos por meio de palestras e visitações em feiras de profissões.

Estudantes em visitação em Feira de Profissões


Projeto expressão livre de música

Este projeto oportuniza aos alunos entrar em contato diversas manifestações musicais da cultura tradicional e proporciona a expressão através da combinação de sons. E envolve também a comunidade escolar em atividades alternativas, que incentivam a expressão e dedicação dos alunos em sala de aula.

Registro de um dos encontros do projeto

Alunos e professor em atividade artística


Dia do Patrono

Apresentação e homenagem à história a patrona da escola. O evento contou com o encontro dos familiares com os alunos na escola, produção de poemas painéis, desenhos e poesias. A exposição permanente, após pesquisa realizada sobre a vida da nossa Patrona, contou com a produção de 28 painéis fixos que narram toda a trajetória de nossa homenageada.

Dia da apresentação sobre a patronesse da escola


Sarau cultural Apresentações artísticas e culturais, em articulação com o Programa da Escola da Família e Grêmio Estudantil. As ações consistem na troca de experiências culturais e na valorização do potencial criativo da comunidade escolar

Realização de apresentações artísticas


EE SEBASTIANA MUNIZ PAIVA IGUAPE-SP ETI - Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Busca Ativa

O trabalho realizado através de visitas domiciliares pelo mediador Eronil Fontes, visando atender alunos que estão matriculados, mas que não conseguem deixar os conteúdos de sala de aula em dia, devido ao excessivo número de faltas. Foram feitos levantamentos e diálogos com os pais para identificar as possíveis causas da infrequência. A ação do mediador se deu em questões ligadas a assiduidade e preocupação com o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos.

Professor Mediador Eronil de Andrade Fontes realizando visita às famílias e auxiliando os alunos no embarque de sua condução


Projeto caiçara Entendendo a caiçara como um habitante do litoral que preserva tradições como a pesca, a roça, o artesanato e a culinária para viver na comunidade em que está inserido. Apresenta-se o presente projeto que visa resgatar, valorizar e dar continuidade a cultura caiçara local em que está inserida a unidade escola.

Iniciativas do projeto para apresentar a cultura local


EE PREFEITO JOFRE MANOEL IGUAPE-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Culto à Bandeira Em todos os bimestres aconteceu o culto a bandeira, com apresentação de temas diversos, como dia do livro, dia da matemática, dia das crianças e consciência negra. As atividades foram realizadas pelos alunos e professores responsáveis. Essas ações foram planejadas no início do ano, durante o planejamento escolar.

Culto à bandeira e comemoração do dia da consciência negra

Culto à Bandeira e comemoração do Dia do Livro


Sarau Literário

No mês de Junho de 2017 foi realizado o Sarau Literário homenageando Cora Coralina, as atividades foram realizadas pelos alunos , com a orientação da Professora de Língua Portuguesa, entre as atividades , poemas de autoria, poemas de famosos autores, música e Teatro.

Realização do Sarau Literário


Mini-olimpíadas No mês de novembro de 2017 aconteceu a II Mini-Olimpíadas. Organizada pelo professor de educação Física, foram realizadas diversas modalidades esportivas, como apresentações de danças e palestra com um jogador de futebol profissional.

MINI OLIMPÍADAS

Certificação de participação nas propostas do projeto

Estudantes organizando-se para dar início a um evento esportivo


EE PROFESSOR VEIGA JÚNIOR IGUAPE-SP Ensino Fundamental Anos Finais

COM-VIDA O COM-VIDA potencializa ações de Educação Ambiental nas escolas do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de ensino médio, por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo que congregue toda a comunidade escolar a fomentar iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos.

Proposta de papa pilhas e baterias promovida pelo COM-VIDA da unidade escolar


Sarau Cultural Apresentações literárias, de danças e músicas.

Apresentação musical de violeiros

Apresentação musical de estudantes


Incentivo à Matemática Realização de situações de aprendizagem lúdicas e diferenciadas de matemática ao longo do ano letivo.

Gincana de matemática

Foto dos participantes da Gincana


PAAM O Projeto Agente Ambiental Mirim (PAAM) visa formar agentes mirins com encontros aos sábados no horário do Programa Escola da Família, com ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e comunidade, assim como, no diálogo sobre temas ambientais contemporâneos.

Representantes do PAAM

Alunos realizando plantio de mudas


EE BIGUÁ MIRACATU-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Projeto Guinada Iniciativa realizada com as turmas dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais e 3ª séries do Ensino Médio. As ações do Projeto Guinada são relacionadas à motivação estudantil, autonomia na aprendizagem, protagonismo juvenil e vivência da cidadania. Uma iniciativa da Diretoria de Ensino que atende unidades escolares do ensino regular da Rede Estadual de Educação. Os temas norteadores são: autoconhecimento, competências socioemocionais, análise de rotina, situação e hábitos, construção de Projeto de Vida e elaboração de Projetos Coletivos.

Estudantes participando das propostas do projeto


A matemática e o meio ambiente O projeto foi iniciado no dia da matemática e desenvolvido ao longo do ano em sala de aula, de acordo com o currículo. Tendo sua culminância com a Visita ao Museu Catavento no município de São Paulo. A visitação visou o aprendizado de forma lúdica, nas exposições, por exemplo, os estudantes puderam observar as transformações geométricas nas bolhas de sabão.

Estudantes participando das propostas do projeto


Produção e Fruição das Artes Realização de grafite, artes visuais, paisagismo, moda, dança e música com intuito de restaurar a cultura regional e os valores individuais e coletivos dos estudantes.

Estudantes participando de atividade artística do projeto

Aluna realizando apresentação


Comunicação, uso de mídias e cultura digital Este projeto visa inserir os alunos na Cultura Digital para que desenvolvam habilidades para a utilização das mídias digitais e reconhecimento de sua importância, não só para entretenimento, mas principalmente para meios eficazes de comunicação como pesquisas e utilização de softwares e suas ferramentas. Além do desenvolvimento do letramento digital, favorecendo caminhos para a formação profissional e posterior colocação no mercado de trabalho.

Estudantes participando das propostas


Mundo do Trabalho A ação visa promover reflexões sobre o que os jovens pensam do futuro para que elaborem planos, organizando de forma a vencer os desafios futuros, com a possibilidade de escolha da carreira profissional em direção à materialização de aspirações pessoais. Foram realizadas apresentações sobre Projeto de vida, onde os estudantes foram incentivados a formalizarem seus projetos de vida sobre os eixos da vida profissional, pessoal e acadêmica.

Alunos participando das ações promovidas pela iniciativa


Iniciativa foco no SARESP Apresentação de estratégias de estudo e reflexão sobre as habilidades e competências requeridas no SARESP.

Gestores Escolares e representantes da Diretoria de Ensino participando da iniciativa


Projeto Integrado Planejamento de ações transdisciplinares visando atingir a meta escolar no IDESP.

Docentes discutindo como realizar ações integradas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem


Iniciação Científica e Pesquisa Iniciativa que visa promover ações de estímulo à iniciação científica, levando os alunos a refletirem sobre a importância dos estudos. A proposta tem como norte a análise e identificação das causas que motivam a evasão escolar na comunidade. A partir destas análises são propostas das aulas diferenciadas que estão articuladas com o Currículo do Estado de São Paulo.

Estudantes e professora discutindo as ações do projeto


EE PEDRO BARROS MIRACATU-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Dia da Mulher Comemoração do dia da mulher com apresentações em slides, exposição de faixa elaboradas por alunos e apresentações de vídeos com fotos de todas as mulheres da escola. Além de declamações de poemas e apresentações musicais. Tudo realizado no pátio da escola, com a colaboração de todos os professores e funcionários.

Alunos, professores e funcionários no dia do evento


Internet Segura Foram desenvolvidas com todos os alunos ações para que nossos alunos usem a internet com segurança. Ocorreram apresentações sobre a internet segura, confecção de cartazes, teatro e apresentações em slides.

Estudantes, professores e gestores realizando ações da iniciativa apresentada

Sala Ambiente de Informática preparada para apresentações sobre Internet Segura


Projeto Contadores de Histórias Projeto incentivado pela Diretoria de Ensino, onde foram desenvolvidas as seguintes ações: roda de leitura, relato de experiência, produção de textos narrativos e relato de vida da professora responsável sobre a sua relação com a leitura. Após a realização destas iniciativas na escola, foram realizadas apresentações no evento proporcionado pela regional de ensino.

Alunos, professora responsável e integrantes da Diretoria de Ensino no dia do Encontro Regional do Projeto


Dia da Consciência Negra Dia com performance musical de alunos do Projeto Guri. Além de apresentações de capoeira e vídeos sobre Zumbi dos Palmares, com declamação do poema “Navio Negreiro” realizada pela professora de Português Arlinda Mariana e Dança Afro com a professora de Educação Física Maila Zanela.

Apresentação do Projeto Guri

Painel do dia do evento


EE POETA DOMINGOS BAUER LEITE MIRACATU-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Geometria no dia a dia Estudos sobre captação de elementos geométricos nas casas, ruas, praças e objetos através da fotografia e explicitação por meio de apresentação em slides.

Sala ambiente da iniciativa


Glossário Temático À medida que os alunos vão se deparando com termos desconhecidos são orientados a buscar o significado no dicionário, transpondo o significado para um glossário temático.

Estudantes elaborando seus glossários


Matemática todo tempo e em todo lugar Os alunos divididos em grupo realizam semanalmente duas situações problema que necessitam ser resolvidas por uma intervenção matemática. Cada grupo resolve a situação problema e apresenta para a classe.

Alunos resolvendo problemas matemáticos em times


Cartaz organizador do projeto


Diversão sem evasão Realização de torneios esportivos ao longo do ano durante o horário dos intervalos, organizados pela 3ª série do Ensino Médio

Estudantes participantes dos torneios


Educação Ambiental Recolhimento de papel descartado tanto nas salas de aula, como no restante do ambiente escolar e seu encaminhamento para reciclagem.

Alunos colaborando com a coleta seletiva


Concurso literário e dia do Patrono Dia do Patrono da escola e realização de concurso literário após trabalho realizado em sala de aula com os diversos gêneros, culminando com um Sarau em homenagem ao dia do Patrono da escola.

Alunos se apresentando no Sarau e Comemoração do Dia do Patrono


EE SANTA RITA DE CÁSSIA MIRACATU-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Dia do Livro Apresentação da história de Monteiro Lobato e obras-vídeos no dia do livro.

Alunos apreciando histórias


Páscoa Apresentações de teatro, comemoração à Páscoa.

músicas

e

cultura

Alunos realizando apresentações sobre à Pascoa

diversas

em


Dia da Família Apresentações musicais, palestras e jogos com a participação de pais ou responsáveis dos alunos.

Realização de apresentações


Chá Literário Leitura de obras e apresentações artísticas e culturais.

Alunos interagindo com as propostas do projeto


EE PROFESSOR ARMANDO GONÇALVES MIRACATU-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Café Poético Este projeto visa desenvolver habilidades e competências por meio de práticas de leitura e escrita literárias com apresentações artísticas e culturais protagonizadas pelos alunos.

Estudantes participando e apreciando o evento


Festa Junina Este projeto tem a intencionalidade de promover estudo sobre as características das festas juninas em diferentes regiões do país, valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. Para compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro. Destacando seus aspectos sociais e religiosos e perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.

Barraca dos formandos durante a Festa Junina


Centro de Estudos de Línguas (CEL): comemoração do 6º aniversário O CEL Prof. Armando Gonçalves oferece cursos de Espanhol para alunos do 7º ano a 3ª série do Ensino Médio e Inglês para o Ensino Médio para todos os alunos da rede Estadual. A comemoração aconteceu no dia 01 de novembro de 2017 envolvendo alunos de todas as turmas dos cursos, onde apresentaram danças, músicas, teatro, jogos e vídeos elaborados por eles com orientação das professoras do CEL abordando temas da Cultura Inglesa e Espanhola. O evento contou com a participação de 256 alunos matriculados no CEL.

Alunos e professoras do Centro de Estudos de Língua


Internet Segura O projeto teve início com as palestras e discussão sobre o uso consciente da internet e os principais problemas no ambiente virtual. Em um segundo momento, os alunos elaboraram um cartaz de divulgação sobre o foi aprendido na palestra, com o objetivo de alertar as pessoas sobre os riscos do uso indevido da internet.

Estudantes participando das ações sobre Internet Segura


EE USHISUKE MIADAIRA JUQUIÁ-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Projeto Xadrez O do projeto é a utilização do jogo como um instrumento pedagógico e social, visando auxiliar no desenvolvimento dos alunos envolvidos. Convidando-os de uma forma sutil a trabalhar suas mentes, e auxiliando-os a pensar de forma estratégica. Os benefícios que o xadrez proporciona são de grande relevância para os estudantes como o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro.

Alunos socializando por meio do xadrez


Visitação ao Lar dos Idosos A ação objetiva proporcionar momentos de atenção, carinho, esperança, companheirismo e cooperação aos idosos. E sensibilizar os alunos para a questão do envelhecimento, como fase natural na vida humana, criando assim uma base sólida de valores. A proposta foi realizada pelos alunos envolvidos no projeto com apresentações musicais, exposição de desenhos, recitação de poemas, momento para perguntas para ouvir as experiências de vida dos idosos.

Leitura de textos poéticos

Aluna cantando para os idosos


Programa Novo Mais Educação A proposta tem como finalidade maior contribuir para melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, proporcionando aos alunos incentivos a permanência na escola. Proporcionando aos estudantes o gosto pelos estudos e redução nos índices de abandono escolar e da reprovação. As oficinas são diversificadas e dinâmicas, sendo ministradas por professores envolvidos e comprometidos com a melhoria no rendimento da aprendizagem dos alunos, visando a melhoria da competência leitora e escritora dos estudantes. São oferecidas oficinas de Língua Portuguesa, Matemática e Judô.

Elaboração do livro “A Escrita do Amor, realizada durante as oficinas


EE PROFESSORA ALICE R. MOTTA JUQUIÁ-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Projeto Biodiversidade O Projeto biodiversidade promove o protagonismo juvenil na construção do conhecimento sobre a biodiversidade local.

Alunos participando de exposição do projeto


Gestão Democrática

Participação da unidade escolar no projeto da Secretaria da Educação, unindo forças para ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade.

Comunidade escolar participando das propostas do projeto


Palestra com o Pastor RogĂŠrio Bispo

Realização de palestra para levar aos alunos a refletirem com base relato de vida, com o tema transformar o sonho em projeto de vida.

Palestra para os estudantes


Arraial da EE Alice

Momento de enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes das festas juninas, com atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.

Alunas e professoras interagindo na realização do projeto


Dia das Mães Comemoração em homenagem ao Dia das Mães no Programa Escola da Família E.E. Professora Alice R. Motta

Painel do Dia das Mães


Desfile Cívico Participação da escola nas festividades do Aniversário de nossa querida cidade Juquiá.

Participação da escola no desfile cívico


EE BAIRRO NOVA ITARIRI ITARIRI-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Papo de Garota O projeto é realizado no mês de outubro, mês de referência do câncer de mama. Nesta ação é realizada parceria com os servidores locais da saúde, cabeleireiros e palestrantes. Com iniciativas esportivas e sorteios de prêmios.

Palestra com a palestrante da área de Saúde

Aplicações de maquiagem por profissional parceira


Papo de Garoto O projeto tem a intencionalidade de promover ações lúdicas específicas para os alunos, com a realização de palestras de profissionais da área da saúde, esporte, estética e artes, com realização de sorteios de prêmios.

Oficina de música

Oficina de capoeira


EE ENG.º CLAY PRESGRAVE DO AMARAL ITARIRI-SP Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio

Todos contra o Aedes aegypti Conjunto de ações interdisciplinares objetivando conscientizar toda a comunidade escolar sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

Alunos realizando produções do projeto


Cartaz produzidos pelos estudantes sobre o tema do projeto


Semana da Internet Segura

A internet é uma rica ferramenta que pode contribuir muito com o desenvolvimento cognitivo, social e cultural de crianças e adolescentes, além de aproximar as pessoas. Porém, também pode colocar em risco a saúde e a segurança das pessoas. A ação desenvolvida pela escola visa orientar e conscientizar os alunos a fazerem o uso correto, seguro e adequado da internet.

Alunos realizando encenação sobre Internet Segura

Alunos dos Anos Iniciais lendo a cartilha da Internet Segura


Sorriso Brilhante

Ação desenvolvida em parceria com o Rotary (Itariri e Pedro de Toledo) ressaltando a importância de uma escovação adequada e diária. Conscientizando as crianças sobre os riscos à saúde dos maus hábitos alimentares aos dentes.

Dentista palestrante da iniciativa realizando formação aos alunos

Incentivo a escovação dental correta


Gestão Democrática

Iniciativa da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo com o objetivo de fortalecer os valores da democracia no cotidiano da escola e nas relações dos segmentos que compõem a comunidade escolar.

Comunidade escolar participando das propostas do Projeto Gestão Democrática na Educação


O Indígena na atualidade Iniciativa idealizada pela mãe de indígena, parceira e membro do Conselho de Escola Débora Dionísio que visa estreitar os laços étnicos entre as comunidades indígenas do Estado de São Paulo, especialmente da Aldeia Bananal, localizada em Peruíbe.

Palestras e oficinas sobre a cultura indígena


Páscoa solidária

Ação anual da unidade escolar onde os alunos do Ensino Médio preparam atividades diferenciadas e proporcionam aos alunos do Ensino Fundamental uma tarde divertida. A proposta é a de proporcionar espaços para o protagonismo juvenil e a solidariedade entre alunos.

Alunos participando ativamente da Páscoa Solidária


1º Café Poético Clay

O evento ajudou a despertar a emoção e a sensibilidade dos alunos, além de promover a criatividade e o gosto por diferentes gêneros textuais.

Estudantes participando e apreciando o café poético

Alunos realizando apresentações musicais


Festa Agostina Festa tradicional que busca valorizar e apresentar a história do país e o seu desenvolvimento sócio cultural por meio expressões artísticas e culturais tais como danças, artes plásticas, música, comidas típicas e crenças.

Performance e produções artísticas dos estudantes

Exposição das criações dos estudantes


Semana da Pátria Evento cívico que tem por finalidade despertar o sentimento de patriotismo e pertencimento à nação, com o reconhecimento da história brasileira.

Alunos participando da Semana da Pátria


Dia das Crianças Ação realizada em comemoração ao dia das crianças com gincanas, jogos e brincadeiras. Além da oferta de comidas e bebidas diferenciadas. Com a organização liderada pelo Grêmio Estudantil, em parceria com a os alunos mais velhos, visando despertar o senso de solidariedade e oportunizar espaços para o protagonismo juvenil.

Partilha de bolo em comemoração ao Dia das Crianças

Estudantes participando da gincana


Jornada da Matemática Competição entre equipes em jogos matemáticos, realizada com os alunos de 5º ano do Ensino Fundamental em parceria com a Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico Márcia Castro, dos Anos Iniciais, com o objetivo de despertar o interesse e entusiasmo pelos jogos de lógica e pela matemática.

Estudantes participantes da jornada da matemática com a representante da Diretoria de Ensino

Estudantes realizando desafios matemáticos


Semana da Consciência Negra Ação realizada para ressaltar a importância do dia da Consciência Negra, com a valorização da cultura Afro-brasileira e ampliação do debate sobre questões raciais no Brasil.

Realização de propostas diversificadas com os estudantes sobre a cultura Afro-brasileira


EE RAPOSO TAVARES ITARIRI-SP Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio

Participação na Feira do Centro de Integração Empresa-Escola(CIEE) em São Paulo A E.E. Raposo Tavares participou da maior feira estudantil da América Latina focada na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional do público jovem. O evento promoveu em único espaço um encontro entre empresas e instituições de ensino, que visam a juventude brasileira como o futuro do país, proporcionando a troca de informações que direcionam e ampliam a visão dos jovens acerca da formação e do crescimento profissional. A unidade escolar participou pelo segundo ano consecutivo, levando estudantes do Ensino Médio, tendo como resultado um aluno estagiando na Caixa Econômica e cinco estudantes inscritos em vestibulares de diferentes faculdades.

Estudantes sendo entrevistados pela TV do CIEE

Alunos da escola participando do evento


Feira da Profissões da UNISEP (Faculdade de Peruíbe)

Os alunos do Ensino Médio foram convidados por Instituição de Ensino Superior para visitação dos stands dos cursos oferecidos em sua Feira de Profissões. Alguns alunos participaram de palestras sobre as áreas de Psicologia e Estética. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o campus e a oportunidade de se inscrever em cursos, em localidade próxima de suas casas.

Alunos na saída do campus da faculdade

Sala destinada aos professores, onde os alunos do Curso de Estética, realizam massagem e designer de sobrancelhas.


Quem conta um conto, aumenta um ponto

Participação em iniciativa organizada pela Diretoria de Ensino com foco em literatura. A unidade escolar realizou reprodução artística “O Terapeuta de Magritte”, com foco na análise da relação entre a obra e o espectador. Oportunizando ao público a possibilidade de realizar inferências e impressões. Nesta iniciativa também foi realizada a leitura do conto "História do passarinho" de Ligya Fagundes Telles. E foi produzida a peça teatral “Reinações de Narizinho, com adaptações e produções organizadas pelos estudantes.

Reprodução de obra artística

Diretor Escolar e alunos participantes da peça teatral


EE ITARIRI ITARIRI-SP Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Atletismo Proposta para alunos do Ensino Fundamental e Médio realizarem atividades de atletismo, descobrindo novas perspectivas esportivas.

Estudantes preparando-se para práticas esportivas

Alunos realizando práticas de atletismo


Campeonato de futsal Campeonato de futsal organizado por alunos e professores promovem o espĂ­rito esportivo entre os alunos.

Professora e estudantes apreciando o evento participativo

Alunos disputando o campeonato de futebol


VII Feira de Ciências Realização de evento com foco em conhecimentos científicos. Com apresentações lideradas por estudantes em ambientes temáticos, tratando de curiosidades científicas, investigações e reprodução de experimentos. O evento promove o desenvolvimento do saber científico, norte da tradicional Feira de Ciências da E.E de Itariri, que se encontra em sua sétima edição.

Alunos apresentando experiências ao público

Estudantes em ambiente temático da Feira de Ciências


World Café

Durante as ATPC foi apresentada uma nova metodologia chamada World Café, onde valoriza-se o processo criativo por meio de diálogos entre os participantes, com foco colaborativo, utilizando a inteligência coletiva para responder questões relevantes para a organização, visando facilitar a prática cotidiana dos educadores.

Professor Coordenador Pedagógico apresentando a dinâmica do World Café

Professores praticando a dinâmica do World Café


Uso do aplicativo Kahoot

Incentivo à utilização de nova tecnologia em app de celular com foco em gamificação muda o cotidiano de alunos e professores diante da aprendizagem.

Alunos respondendo questões por meio de app de celular

Estudantes divertindo-se enquanto aprendem


Arraiá da E.E. Itariri Festa junina tradicional na unidade escolar aproximando gerações e suas raízes.

Comunidade escolar participando da festa junina


Incentivo Ă leitura Unidade escolar realiza iniciativas onde professores e alunos renovam e difundem o prazer pela leitura.

Escola disponibiliza pontos de incentivo Ă leitura


Jovens embaixadores Professores proporcionando novos horizontes e possibilidades aos estudantes com o Programa Jovens Embaixadores, ofertado pela Secretaria da Educação.

Alunos recebendo certificados


Filosofando

Docentes apresentam temas da filosofia com novas abordagens ligadas ao cotidiano dos alunos.

Produçþes dos estudantes

Portfólio Escolas DER Miracatu 2017  

Ações e Projetos realizados pelas unidades escolares pertencentes à Diretoria de Ensino Região de Miracatu - 2017

Portfólio Escolas DER Miracatu 2017  

Ações e Projetos realizados pelas unidades escolares pertencentes à Diretoria de Ensino Região de Miracatu - 2017

Advertisement