Page 1

INOCULANTE LIQUIDO BIAGRONG PARA PRÉ-INOCULAÇÃO DA SOJA

BIAGRONG, uma nova geração de inoculante líquido para pré- inoculação da soja. TECNOLIGA DESENVOLVIDA PELA PARCERIA EMBRAPA E BIAGRO DO BRASIL.

Fig.1: (A) soja inoculada com BIAGRONG e (B) Controle sem inoculação, Dr. J. E. Zilli,, experimento em área de Cerrados de Roraima. Embrapa Roraima 2010.

Sua formulação especial garante uma alta taxa de sobrevivência das bactérias nas sementes, facilita a inoculação, reduz as despesas com a mão de obra, facilita e agiliza a semeadura e promove aumentos médios de rendimento da soja em 5,7%. Devido à presença de protetores celulares naturais em sua composição o BIAGRONG é um produto inovador que viabiliza a inoculação das sementes de soja, por até 15 dias antes da semeadura, permitindo altíssima infectividade e nodulação, bem como, nodulação e fixação biológica de nitrogênio precoce, que resulta em altas taxas de fixação biológica de nitrogênio.


FIXA TÉCNICA DO BIAGRONG COMPOSIÇÃO: inoculante líquido para soja com protetor celular, com concentração de cinco bilhões de células/mL (5 x 109 ufc/ml) na data do vencimento, composto pelas estirpes SEMIA 5079 e SEMIA 5080 de Bradyrhizobum japonicum. DOSE RECOMENDADA: 150 mL do produto por 50 kg de semente de soja. EMBALAGEM: embalagens com 10 ou 30 doses. CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DO PRODUTO: formulação especial com protetor natural de bactérias de alta compatibilidade, que permite aplicação por até 15 dias antes da semeadura. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: O inoculante BIAGRONG é um produto de altíssima infectividade, resultando em uma nodulação e fixação biológica de N2 precoces (Fig. 2A e Fig. 2B). Os resultados mostram que aos 35 dias após semeadura (DAS) as sementes inoculadas com BIAGRONG e armazenadas por sete dias antes da semeadura apresentam uma nodulação de 28,4% (Fig. 2A) e nitrogênio fixado de 55,3% (Fig. 2B) superiores à testemunha inoculação com o inoculante turfoso (padrão MAPA), comprovando a altíssima infectividade e precocidade de nodulação e de fixação biológica do N dessa nova tecnologia.

Fig. 2. (A) Nodulação e (B) Nitrogênio Total da parte aérea da soja aos 35 DAS inoculado com BIAGRONG no dia e 7 dias antes da semeadura, em comparação com a inoculação padrão (turfoso FEPAGRO) no dia da semeadura, em área de Cerrados de Roraima. Dr. J. E. Zilli, Relatório Técnico, Embrapa Roraima 2010.

BIAGRONG proporcionou aumentos substanciais no rendimento de grãos, com incrementos de 15,7% e de 5,7%, respectivamente, quando inoculado no dia da semeadura e sete dias antes da semeadura em comparação com o inoculante turfoso (padrão MAPA) no dia da semeadura, como pode ser observado na Fig. 3.


Fig. 3. Rendimento de Grãos de Soja inoculado com o BIAGRONG no dia e sete dias antes da semeadura, em comparação com a inoculação padrão (turfoso FEPAGRO) no dia da semeadura, em área de Cerrados de Roraima. Zilli, J.E., Relatório Técnico, Embrapa Roraima 2010.

O inoculante líquido BIAGRONG possui elevada sobrevivência de células nas sementes. Mesmo após 30 dias da inoculação ele apresentou 11.800 células viáveis e infectivas por semente (Fig. 4).

Fig. 4. Sobrevivência do Bradyrhizobium em sementes de soja inoculadas com BIAGRONG em comparação com um inoculante comercial por até 30 dias de armazenamento. Os valores são expressos em logaritmo na base 10 (por exemplo, 6 indica 106 ou 1.000.000 células.semente-1). Dra. M. Hungria. & Dr. M. A. Nogueira., Relatório Técnico, Embrapa Soja, 2012.

As características especiais do BIAGRONG permitem uma boa compatibilidade da bactéria com agrotóxicos, quando comparado a inoculantes comerciais (Fig. 5).


Fig. 5. Recuperação de células de Bradyrhizobium em sementes de soja do BIAGRONG, em comparação com inoculante comercial na presença de agrotóxicos. Resultados de 2 horas e 7 dias após a aplicação e a inoculação das sementes. Os valores são expressos em logaritmo na base 10 (por exemplo, 6 indica 10 6 ou 1.000.000 células.semente-1), BIAGRO do Brasil, 2012.

Informações adicionais sobre essa tecnologia podem ser obtidas na Biagro do Brasil Ltda. www.biagro.com.br Rua Afonso Figueiró, 214 - Pq. Ind. José Garcia Gimenes Cambé, PR, CEP 86 183-752 – TELEFONE: (43) 3154-3155 rubens@biagro.com.br

BIAGRO NG  
BIAGRO NG  

INOCULANTE LIQUIDO BIAGRONG PARA PRÉ-INOCULAÇÃO DA SOJA

Advertisement