Page 1


A Deriva Fotográfica do Bem é uma expedição que reúne um grupo de pessoas que tem, como interesse comum, a cidade, a fotografia e a memória, e, como obje vo, promover o encontro com o centro da cidade u lizando o registro imagé co como forma de expressão da memória.


A a vidade nasceu em 2008, em uma disciplina opta va do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os alunos divididos em grupos andavam pelas ruas do centro da cidade, conhecendo e reconhecendo seu traçado histórico. O obje vo da Deriva era propiciar uma visita ao centro da cidade de Goiânia e o registro através de fotografias e vídeos da cidade, da arquitetura e das pessoas que habitam, trabalham e passam pelas ruas visitadas.


Em 2010, a disciplina acadêmica deixou de ser oferecida e, dando con nuidade ao projeto, um grupo de 10 alunos, juntamente com o professor Bráulio Vinícius Ferreira, resolveu unir a fotografia à ação beneficente. Cada pessoa levou gêneros alimen cios e roupas usadas, para serem doados à Missão Pão e Vida, que assiste moradores de ruas e dependentes químicos. Desta forma, nasceu a Deriva Fotográfica do Bem.


Em 2011, a Deriva, ainda realizada de maneira informal, tendo como premissa de divulgação a internet e as redes sociais, contou com a par cipação de 140 inscritos. Não foi cobrado nenhum valor de inscrição: a única contrapar da era a doação de dois litros de leite longa‐vida. Assim, foram arrecadados 185 litros.


Em 2012, o evento, que então começava a ganhar formatação própria, alcançou a surpreendente marca de 203 inscritos e arrecadou 225 litros de leite.

Em 2013 a Deriva consolidou como evento cultural em Goiânia e apresentou o tema “O Centro que eu nunca vi”. O principal mote foi a promoção do encontro das pessoas com o centro da cidade e no centro de Goiânia, permi ndo, além de uma experiência urbana sensorial, a percepção de todos os elementos que compõem a região e que, quo dianamente, são despercebidos pela maioria.


Em 2013 a Deriva alcançou a surpreendente marca de mais de 400 par cipantes nos dois dias de evento. Um bate papo no Centro Cultural da UFG reuniu mais de 180 pessoas, na Sexta feira, dia 17 de agosto. Neste encontro par ciparam, a arquiteta Márcia Metran, o fotógrafo Hélio de Oliveira e o poeta Alxandre Marino. No Sábado dia 18 de agosto, mais de 250 pessoas se encontraram para juntos caminharem pela cidade, fotografarem ou simplesmente passearem pelas ruas do centro de Goiânia. No final da manhã o grupo se reuniu novamente no saguão do Teatro Goiânia para um encerramento emocionante.


Em 2014 a Deriva Fotográfica do Bem acontecerá em dois momentos: ‐ Dia 29 de agosto – Bate Papo , cujo obje vo é provocar o debate sobre arquitetura, fotografia e cultura urbana. ‐ Dia 30 de agosto ‐ A Deriva terá início com a concentração dos par cipantes às 9h00 na Vila Cultural, ao lado do Teatro Goiânia. Neste momento é realizada a entrega dos litros de leite, são divididos os grupos, boas‐vindas e orientações aos par cipantes e às 10h00 começa a caminhada. O encerramento será às 13h00 no saguão de entrada do Teatro Goiânia para o fechamento do evento e entrega dos cer ficados.


Este ano a Deriva contará com o apoio de 30 orientadores, dentre eles professores de arquitetura da Universidade Federal de Goiás, Pon cia Universidade Católica de Goiás e Universidade Estadual de Goiás, além de arquitetos e fotógrafos. Cada orientador acompanhará um grupo de 10 a 15 pessoas, que receberão orientações sobre a arquitetura, história e relação do centro da cidade com o povo goiano. Além da presença do orientador a PM GO será devidamente avisada da a vidade, sendo solicitado um alerta ao efe vo que trabalha no centro da cidade. Lembrando que em quatro anos de a vidades da Deriva do bem, não foi registrado nenhum incidente com nossos par cipantes.


Como nas edições anteriores, a Expoderiva, a exposição virtual da Deriva, poderá ser visitada no blog do Prof. Bráulio Ferreira (www.blogdobraulio.com), onde também terá um lugar reservado para as logomarcas dos parceiros patrocinadores.


derivafotograficadobem.com.br facebook.com/derivafotograficadobem FOTOGRAFIA : BRÁULIO VINÍCIUS FERREIRA . PROJETO GRÁFICO: ZEBRA DESIGN


REALIZAÇÃO

Deriva Fotográfica do Bem 2014  

A Deriva Fotográfica do Bem é uma expedição que reúne um grupo de pessoas que tem, como interesse comum, a cidade, a fotografia e a memória,...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you